Formação de Empregados Forenses. de Agentes de Execução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação de Empregados Forenses. de Agentes de Execução"

Transcrição

1 Formação de Empregados Forenses de Agentes de Execução CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES Exame A Duração: 1 hora 1 de fevereiro de 2013 Nome completo e legível do Empregado Forense Nome e cédula do Agente de Execução (a preencher pelo formador) Nome do corretor Nota

2 Ler antes de iniciar. Deverá assinar a resposta correta com um círculo. Caso pretenda alterar rasure e escolha uma nova resposta. Cada pergunta tem apenas uma resposta correta. 1 - A obrigação de segredo profissional a que o agente de execução e os empregados forenses do agente de execução estão sujeitos: a) Abrange todos os factos de que tenham conhecimento no decorrer da sua atividade profissional, bem como todos os atos processuais efetivamente praticados pelo Agente de Execução. b) Existe independentemente de o serviço solicitado pelo cliente envolver representação judicial ou extrajudicial e de ter sido remunerada, bem como de o serviço ter sido aceite ou não. c) Cessa em tudo quanto seja absolutamente necessário à defesa da dignidade, direitos e interesses legítimos do agente de execução, do cliente ou seus representantes, não sendo, nesta situação, necessária qualquer autorização para o efeito. d) Todas as anteriores. 2 - Cessando a relação de trabalho ou a colaboração do empregado forense com o agente de execução e, consequentemente, a sua inscrição como empregado forense: a) O empregado forense tem de devolver o seu cartão de identificação de empregado forense de agente de execução, no prazo de dois dias úteis, após ter ocorrido a cessação da sua inscrição. b) Inscrevendo-se de novo como empregado forense é-lhe atribuído outro número interno de referência. c) O empregado forense tem de devolver de imediato o cartão de identificação de empregado forense de agente de execução. d) O empregado forense tem de devolver o seu cartão de identificação de empregado forense de agente de execução, se lhe for solicitado pela sua entidade patronal ou pela Câmara dos Solicitadores, no prazo que lhe vier a ser indicado.

3 Numa providência cautelar de arresto, intentada a 2 de Dezembro de 2012, nos Juízos Cíveis de Lisboa, a secretaria designa o agente de execução A para promover a citação prévia do requerido B, pessoa singular, na morada da sua residência, sita em Lisboa. 3 - Considerando que a citação foi concretizada no dia 21 de Dezembro de 2012, na sua residência, na própria pessoa do requerido: a) A contagem do prazo, de que o requerido dispõe para oferecer a sua oposição, iniciase no dia 22 de Dezembro de b) A contagem do prazo, de que o requerido dispõe para deduzir oposição, inicia-se no dia 21 de Dezembro de 2012, mas suspender-se-á durante o período de férias judiciais. c) A contagem do prazo, de que o requerido dispõe para oferecer a sua oposição, iniciase a 4 de Janeiro de 2013, uma vez que do dia 22 de Dezembro ao dia 3 de Janeiro existe um período de férias judiciais. d) A contagem do prazo, de que o Requerido dispõe para oferecer a sua oposição, iniciase no dia 22 de Dezembro de 2012, mas suspender-se-á durante o período de férias judiciais. Fig. 1 - MAPA DAS FÉRIAS JUDICIAIS Numa ação declarativa ordinária intentada a 10 de Janeiro de 2013, frustrando-se a citação postal do réu, a secretaria designa o agente de execução A para promover à citação do réu B, na morada da sua residência. 4 - Considerando que se trata de pessoa a citar na sua residência e que na mesma residem os filhos e cônjuge do réu, o agente de execução: a) Não poderá citar nos dias em que os tribunais estiverem encerrados, nem durante o período de férias judiciais.

4 b) Uma vez que a diligência é efetuada em casa habitada, só poderá realizá-la entre as 7 e as 21 horas. c) Pode citar em qualquer dia da semana e a qualquer hora, mas deverá apelar ao seu bom senso, nomeadamente suscitando essa questão ao Juiz, de forma a não colocar em causa o direito ao descanso e privacidade do citando. d) Não deverá citar no período de férias judiciais, nem durante os dias em que os tribunais estiverem encerrados e, uma vez que a diligência é efetuada em casa habitada, só poderá realizá-la entre as 7 e as 21 horas. Numa ação declarativa sumária, intentada a 8 de janeiro de 2013, a secretaria designa o agente de execução A para proceder à citação de B, pessoa singular, na qualidade de ré no processo. 5 - Ao receber o ofício de nomeação do ato deve o agente de execução: a) Promover a citação da ré por carta registada com aviso de receção. b) Promover a citação da ré, por contacto pessoal, depois de confirmada a morada indicada por pesquisas no SISAAE/GPESE. c) Promover a citação da ré por carta registada e, vindo recusada, promover a citação por contacto pessoal. d) Promover a citação da ré, por contacto pessoal, na morada indicada no ofício de nomeação do tribunal. Numa ação declarativa ordinária, intentada em 12 de janeiro de 2013, a secretaria designa o agente de execução A para promover a citação do réu, C, pessoa singular, na morada de sua residência No ato promovido por empregado forense de agente de execução, não se encontrando C em casa, mas tendo confirmado que o mesmo reside no local deve: a) Lavrar certidão negativa do ato. b) Deixar afixado aviso para dia e hora certa. c) Afixar nota de citação na presença de duas testemunhas. d) Deixar afixado aviso de que os duplicados se encontram à sua disposição no escritório do agente de execução Ao deslocar-se à morada indicada, o empregado forense, depara-se com o réu C que aceita assinar e receber a citação. Deverá o empregado forense: a) Identificar-se com o cartão de empregado forense e entregar ao citando nota de citação e documentos anexos à mesma.

5 b) Identificar-se com o documento de identificação do agente de execução, previamente impresso através do SISAAE e entregar o mesmo ao citando. c) Identificar-se com o cartão de empregado forense e entregar ao citando nota de citação, documento de identificação do agente de execução e documentos anexos à mesma. d) Identificar-se com o cartão de agente de execução e entregar ao citando nota de citação, documento de identificação de agente de execução e documentos anexos à mesma. Numa ação declarativa ordinária, a secretaria designa o agente de execução A para promover a citação do réu, D, pessoa singular, na morada de sua residência. O agente de execução deixou aviso para dia e hora certo por ter confirmado, junto de vizinhos, que o mesmo residia no local. 7 - No dia agendado encontra a esposa do réu D que se recusa a receber a citação: a) D considera-se citado lavrando o agente de execução certidão com a recusa da esposa do réu. b) D considera-se citado devendo o agente de execução proceder à afixação da nota de citação e lavrar ocorrência na certidão de citação que vai assinar. c) D não se considera citado devendo o agente de execução lavrar certidão negativa e juntar à secretaria. d) D considera-se citado devendo o agente de execução afixar a nota de citação, na presença de duas testemunhas, e lavrar ocorrência na certidão de citação que vai assinada pelo agente de execução e pelas duas testemunhas. No âmbito de uma execução para entrega de coisa certa, intentada a 25 de Janeiro de 2013, o agente de execução A desloca-se à residência do executado E para proceder à sua citação por contacto pessoal. Chegado ao local, é atendido pelo irmão do executado E que confirma que moram ambos naquela residência. O irmão do executado E aceita, prontamente, receber a citação Se a citação for feita, naquelas condições, pelo agente de execução A, é: a) Válida se o irmão do executado E receber a nota de citação e demais documentos e se se comprometer a entregá-la ao irmão logo que seja possível, assinando a certidão da citação. b) Válida se o irmão do executado E receber a nota de citação e demais documentos e se se comprometer a entregá-la ao irmão logo que seja possível, assinando a certidão da citação. Posto isto, terá o agente de execução que proceder à notificação nos termos do artigo 241.º do Código de Processo Civil.

6 c) Inválida porque, uma vez que foi citado o irmão do executado E, o agente de execução deveria ter duas testemunhas que atestassem que se tratava mesmo do irmão do executado E. d) Inválida porque foi feita em terceira pessoa na primeira tentativa de citação por contacto pessoal Se a citação for feita, nas referidas condições, pelo empregado forense do agente de execução, é: a) Válida se o irmão do executado E receber a nota de citação e demais documentos e se se comprometer a entregá-la ao irmão logo que seja possível, assinando a certidão da citação que, posteriormente, também terá de ser assinada pelo agente de execução. b) Válida se o irmão do executado E receber a nota de citação e demais documentos e se se comprometer a entregá-la ao irmão logo que seja possível, assinando a certidão da citação que, posteriormente, também terá de ser assinada pelo agente de execução. Posto isto, terá o agente de execução que proceder à notificação nos termos do artigo 241.º do Código de Processo Civil. c) Inválida porque, uma vez que foi citado o irmão do executado E, o empregado forense deveria ter duas testemunhas que atestassem que se trata mesmo do irmão do executado E. d) Inválida porque foi feita em terceira pessoa. No âmbito de uma execução para pagamento de quantia certa, intentada a 26 de Janeiro de 2013, foi penhorado um imóvel sito em Vila Real, propriedade do executado. Essa penhora foi registada, presumindo-se que o valor do bem será suficiente para garantir a quantia exequenda e demais despesas da execução Nestes termos, o agente de execução procede, no prazo de cinco dias, à citação: a) Do Instituto de Segurança Social, I. P., da Fazenda Nacional, da Câmara Municipal e da Alfândega por correio registado com aviso de receção. b) Do Instituto de Segurança Social, I. P. e da Fazenda Nacional eletronicamente e da Câmara Municipal e da Alfândega por correio registado com aviso de receção. c) Do Instituto de Segurança Social, I. P., da Fazenda Nacional, da Câmara Municipal e da Alfândega por via eletrónica. d) Do Instituto de Segurança Social, da Fazenda Nacional, da Alfândega e da Câmara Municipal da forma que lhe der mais jeito. Poderá inclusivamente entregar estas citações em mão.

7 9.2 - Admitindo que o agente de execução tem de promover a citação do cônjuge do executado, no prazo de cinco dias, fá-lo-á: a) Exclusivamente por via postal. b) Por via postal e, caso esta se fruste, por contacto pessoal e, eventualmente com dia e hora certa. Caso o cônjuge esteja ausente em parte incerta, procede-se à citação edital. c) Exclusivamente por contacto pessoal. d) Nenhuma das anteriores Numa ação executiva para entrega de coisa certa, intentada em 15 de Março de 2011, tendo-se frustrado as citações por via postal e por contacto pessoal, por incerteza do lugar onde o executado reside, o agente de execução irá promover a citação edital do executado. Para o efeito, deve: a) Promover a publicação de um anúncio no jornal mais lido na localidade correspondente à última residência conhecida do executado no País, em dois dias seguidos. b) Através da afixação de nota de citação da última residência conhecida do executado no País. c) Gerar a citação edital electrónica no SISAAE e afixar, no mesmo dia, dois editais, um na porta da última residência conhecida do executado no País e outro na porta da sede da respetiva junta de freguesia. d) Gerar a citação edital eletrónica no SISAAE, comunicando de seguida o dia da sua publicação ao Tribunal. Numa ação executiva para pagamento de quantia certa, que o Banco de Fomento Industrial, S.A. moveu contra a Sociedade de Alumínios da Beira, Lda., foi dada à execução uma sentença após o seu trânsito em julgado. A exequente nomeou à penhora, no requerimento executivo, um crédito que a Construtora Beleza, Lda era devedora à executada O agente de execução promove a competente notificação para penhora de créditos: a) Através de notificação por contacto pessoal de empregado forense. b) Por correio registado simples. c) Por correio registado, de acordo com as formalidades da citação pessoal. d) Através de citação por contacto pessoal do agente de execução.

8 Após resposta positiva da sociedade notificada e a penhora daquele crédito, o agente de execução cita a executada, na sua sede, por via postal, tendo rececionado o aviso de receção dos correios assinado por um funcionário. a) A citação é válida. b) Para ser considerada válida aquela citação, o agente de execução deverá cumprir com o disposto no artigo 241.º do Código de Processo Civil. c) Para ser considerada válida, o agente de execução deve cumprir com o disposto no artigo 241.º do Código de Processo Civil, na pessoa do legal representante. d) Para ser considerada válida, o aviso de receção dos correios deveria ter sido assinado pelo legal representante da executada e não por funcionário Nomeado para promover uma notificação avulsa à requerida X, o agente de execução: a) Envia carta registada com as formalidades da citação pessoal, lavrando certidão do ato. b) Pode promover a mesma pelo empregado forense, na própria pessoa do notificando, à vista do requerimento, entregando à requerida o duplicado e cópia dos documentos que o acompanhem, lavrando certidão do ato. c) Envia carta registada com as formalidades da citação pessoal mas, sendo o aviso de receção assinado por terceira pessoa, compete à secretaria notificar a requerida, no prazo de dois dias úteis, com a notificação a que alude o artigo 241.º do Código de Processo Civil, lavrando certidão do ato. d) Notifica pessoalmente a requerida, na própria pessoa do notificando, à vista do requerimento, entregando à requerida o duplicado e cópia dos documentos que o acompanhem, lavrando certidão do ato. Bom trabalho!

Grupo I. c identificar-se através da cédula profissional de agente de execução, emitida

Grupo I. c identificar-se através da cédula profissional de agente de execução, emitida Grupo I Numa ação declarativa com processo ordinário, intentada a 16 de Janeiro de 2012, a secretaria designa o Agente de Execução A para proceder à citação de B, pessoa singular, na qualidade de ré no

Leia mais

A contagem do prazo, de que o executado dispõe para oferecer a sua

A contagem do prazo, de que o executado dispõe para oferecer a sua 1. No âmbito de uma ação executiva, intentada a 2 de dezembro de 2012, nos Juízos Cíveis de Lisboa, a secretaria designa o agente de execução A para promover a citação prévia do executado, pessoa singular,

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES.

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES Duração: 1 hora 16 de Março de 2012 Nome completo e legível Identificação do Agente de Execução Instruções de preenchimento: Resposta: A resposta a cada uma das questões deve

Leia mais

Formação de Empregados Forenses. de Agentes de Execução

Formação de Empregados Forenses. de Agentes de Execução Formação de Empregados Forenses de Agentes de Execução SISAAE Exame A Duração: 1 hora 1 de fevereiro de 2013 Nome completo e legível do Empregado Forense Nome e cédula do Agente de Execução (a preencher

Leia mais

Introdução de Referencias MB em notificações de penhora

Introdução de Referencias MB em notificações de penhora Introdução de Referencias MB em notificações de penhora Implementação de referências MB nas notificações para penhora de créditos, salário, etc. Modelos no SISAAE/GPESE Data: 20 de Setembro de 2011 V1.1

Leia mais

CURSO DE EMPREGADOS FORENSES

CURSO DE EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA E CONDIÇÕES CURSO DE EMPREGADOS FORENSES DE AGENTE DE EXECUÇÃO Candidatos a Empregados Forenses Fevereiro/Março 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores 2011 Avenida José Malhoa, 16-1B2 1070 159 Lisboa-Portugal

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Janeiro/Fevereiro 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Março 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores

Leia mais

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março

- PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março DIPLOMAS - LEI N.º 41/2013, de 26 de junho: aprova o CPC - PORTARIA N.º 225/2013, de 10 de julho: alteração à Portaria n.º 331- B/2009, de 30 de março - DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 36/2013, de 12 de

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Janeiro/Fevereiro 2012 Lisboa Porto Leiria Portimão Março 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores

Leia mais

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010.

1 P. Descarregue gratuitamente actualizações online em  Processo Civil Col. Legislação ( ). Novembro, 2010. Porquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a PORTO

Leia mais

Relação dos Documentos para inscrição EMPREGADO FORENSE DE SOLICITADOR

Relação dos Documentos para inscrição EMPREGADO FORENSE DE SOLICITADOR Relação dos Documentos para inscrição 1- Requerimento do Solicitador (IMPRESSO) 2- Documentos referidos no impresso 3- Modelos aplicados ao caso 4- Fotocópia do B.I e Nº fiscal 5- Duas fotografias do Empregado

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ao CIRE Alterações Aplicação da lei no tempo Aplica-se a todos os processos pendentes à data da entrada em vigor do diploma - 20 de maio de 2012 142 C.P.C.

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2018 6ª Edição Atualização nº 2 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 2 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

O Solicitador Mandatário - Ação Executiva -

O Solicitador Mandatário - Ação Executiva - O Solicitador Mandatário - Ação Executiva - Transmissão Processual Eletrónica Práticas Forenses e Aconselhamento Jurídico MÓDULO I 1 INTRODUÇÃO 2 - CITIUS ENTREGA DE PEÇAS PROCESSUAIS (Ação declarativa)

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça

Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça Texto de apoio à formação de Oficiais de Justiça DGAJ/Centro de Formação de Oficiais de Justiça - Todos os direitos reservados Av. 5 Outubro 125, 1º e 2º pisos, 1069-044 LISBOA Telef. 217 906 421 -

Leia mais

AUTO DE PENHORA Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto

AUTO DE PENHORA Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto AUTO DE PENHORA Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto PE/533/2013 1 Tribunal da execução Vila Franca de Xira - Fam. Menores e Comarca 3º Juízo Cível 2 Tribunal deprecado ---- 3 Processo n.º 1803/13.1TBVFX

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 13H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 13H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 13H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

Código de Processo Penal

Código de Processo Penal Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Penal 2019 19ª Edição Atualização nº 4 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 4 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes

Leia mais

Inspeções e contraordenações

Inspeções e contraordenações Inspeções e contraordenações A empresa pode ser objeto de inspeções e da aplicação de contraordenações. Depois de ser notificada da aplicação destas, a sua resposta pode variar em função do tipo de infração

Leia mais

TJRJ Oficial de Justiça

TJRJ Oficial de Justiça TJRJ Oficial de Justiça - Dicas para a prova discursiva Professora Claudete Pessôa TEMA: CAUTELAS FUNCIONAIS NO DESEMPENHO DO CARGO DE OFICIAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO CGJ Nº 22, de 13/03/2009 Identificado

Leia mais

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa

Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa Módulos 3 e 4 A Desocupação e a Execução de Quantia Certa A desocupação do locado pelo oficial de justiça. - Síntese formativa - O oficial de justiça do tribunal da situação do locado será designado pelo

Leia mais

São estas as principais razões que subjazem à definição das medidas de agilização do conjunto de procedimentos que, de seguida, se elencam:

São estas as principais razões que subjazem à definição das medidas de agilização do conjunto de procedimentos que, de seguida, se elencam: MEDIDA DE AGILIZAÇÃO NO ÂMBITO DA JURISDIÇÃO DA SECÇÃO DE EXECUÇÃO 1. RAZÃO DE SER No seguimento da reforma do sistema judiciário que se encontra em curso entende-se absolutamente relevante proceder à

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 13H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 13H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 13H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis

Agenda da Sessão. 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis. 2. Processos Executivos Cíveis Agenda da Sessão 1. Breve abordagem acerca das Ações Executivas Cíveis 2. Processos Executivos Cíveis 3. Aviso n.º 7530-A/2016 D.R., 2.ª Série, n.º 113, de 15 de junho de 2016 4. Novos Deveres dos Agentes

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013

CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 CIRCULAR N.º 1/IGEC/2013 DESTINATÁRIOS: Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares Serviços Centrais e Equipas Multidisciplinares da IGEC Assunto: I NOTIFICAÇÃO DAS DECISÕES DE PROCESSOS DISCIPLINARES

Leia mais

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO

PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO ( Até às alterações do DL n.º 34/2008, de 26 de Fevereiro) PROCEDIMENTOS P/CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES EMERGENTES DE CONTRATOS. INJUNÇÃO Artigo 1.º Procedimentos especiais É aprovado o regime dos procedimentos

Leia mais

Apreciação na especialidade das alterações ao Projecto de lei 310/XIII GTHRUPC

Apreciação na especialidade das alterações ao Projecto de lei 310/XIII GTHRUPC Apreciação na especialidade das alterações ao Projecto de lei 310/XIII GTHRUPC 15.3.2017 Apreciação na especialidade do pjl 310/XIII e propostas de alteração Metodologia Atendendo à quantidade de alterações

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

REQUERIMENTO DE EXECUÇÃO DE DECISÃO JUDICIAL CONDENATÓRIA Aprovado pela Portaria n.º 282/2013, de 29 de agosto

REQUERIMENTO DE EXECUÇÃO DE DECISÃO JUDICIAL CONDENATÓRIA Aprovado pela Portaria n.º 282/2013, de 29 de agosto CAPA 01 01 CARACTERIZAÇÃO DO REQUERIMENTO Processo N.º: 02 Tribunal: 03 Fim da execução : 04 Forma do processo: 05 Data da decisão judicial condenatória : 06 NIP: 07 Valor da execução: 08 [Nas ações de

Leia mais

Anteprojeto de portaria que altera a Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março

Anteprojeto de portaria que altera a Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março Anteprojeto de portaria que altera a Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março Sumário: Procede à 4ª alteração da Portaria n.º 331-B/2009, de 30 de março, que regulamenta vários aspetos da ação executiva,

Leia mais

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora

Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Remunerações dos Serviços Prestados no Âmbito da Penhora Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática,

Leia mais

PROCEDIMENTOS JUDICIAIS I OBJECTIVOS DA PROPOSTA DE REFORMA APRESENTADA PELO GOVERNO:

PROCEDIMENTOS JUDICIAIS I OBJECTIVOS DA PROPOSTA DE REFORMA APRESENTADA PELO GOVERNO: PROCEDIMENTOS JUDICIAIS I OBJECTIVOS DA PROPOSTA DE REFORMA APRESENTADA PELO GOVERNO: Neste particular, os objectivos da reforma resumem-se, em síntese: A) Previsão de novos procedimentos judiciais, no

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

NORMAS APLICÁVEIS À ALIENAÇÃO EM HASTA PÚBLICA

NORMAS APLICÁVEIS À ALIENAÇÃO EM HASTA PÚBLICA ! Município da Nazaré - Câmara Municipal NORMAS APLICÁVEIS À ALIENAÇÃO EM HASTA PÚBLICA DE UM VEÍCULO AUTOMÓVEL DA CÂMARA MUNICIPAL DA NAZARÉ (AUTOCARRO) Página! 1 de 13! ÍNDICE 1 Identificação da Entidade

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO 20 MAIO 2016 Área de Prática Processual Civil (5,5 Valores) GRELHA DE CORREÇÃO Grupo I (4 Valores) Imagine que a sua Cliente, sedeado no Cacém,

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

AUTO DE PENHORA Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto

AUTO DE PENHORA Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto AUTO DE PENHORA Portaria n.º 282/2013 de 29 de Agosto PE/816/2012 1 Tribunal da execução Sesimbra - Tribunal Judicial Secção Única 2 Tribunal deprecado ---- 3 Processo n.º 1077/12.1TBSSB Ofício n.º 4 Exequente(s)

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis

Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação de Vários Aspectos das Acções Executivas Cíveis (2013) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2011 22ª Edição Actualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Actualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código de Processo Civil 2017 31ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

H. 1. Selecione a opção correta na venda de quotas de sociedade por quotas.

H. 1. Selecione a opção correta na venda de quotas de sociedade por quotas. 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 1/2013, de 7 de janeiro

Decreto-Lei n.º 1/2013, de 7 de janeiro Decreto-Lei n.º 1/2013, de 7 de janeiro Procede à instalação e à definição das regras do funcionamento do Balcão Nacional do Arrendamento e do procedimento especial de despejo A Lei n.º 31/2012, de 14

Leia mais

H. 1. Em que situações deve o agente de execução recusar receber o requerimento?

H. 1. Em que situações deve o agente de execução recusar receber o requerimento? 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

H. 1. Selecione a opção correta na venda de quotas de sociedade por quotas.

H. 1. Selecione a opção correta na venda de quotas de sociedade por quotas. 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II PATROCÍNIO

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Nova Ação Executiva. Sintese de Diplomas CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Sintese de Diplomas CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Nova Ação Executiva Síntese dos Diplomas Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que bem se pode apelidar de

Leia mais

Síntese da atividade do Ministério Público da comarca de Santarém. Período de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016

Síntese da atividade do Ministério Público da comarca de Santarém. Período de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016 Síntese da atividade do Ministério Público da comarca de Santarém Período de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016 Áreas Cível, do Comércio e de Execução Âmbito da síntese A presente síntese estatística

Leia mais

Portaria 279/2013 de 26.08

Portaria 279/2013 de 26.08 Portaria 279/2013 de 26.08 Em destaque : Alterações aos procedimentos para inclusão na lista pública de execuções Artºs 2º, 3º e 4º Início do procedimento : Notificação/citação ( consoante o caso ), de

Leia mais

PROVIMENTO N.º 2/2013. (Juízo de Execução

PROVIMENTO N.º 2/2013. (Juízo de Execução PROVIMENTO N.º 2/2013 (Juízo de Execução de Ovar) Considerando a entrada em vigor no pretérito dia 1 de setembro do novo Código de Processo Civil, aprovado em anexo à Lei n.º 41/2013, de 26 de junho, que

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 31 ÍNDICE-SUMÁRIO

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 31 ÍNDICE-SUMÁRIO ÍNDICE-SUMÁRIO NOTA PRÉVIA 5 NOTA PRÉVIA À 16ª EDIÇÃO 6 NOTA PRÉVIA À 15ª EDIÇÃO 7 NOTA PRÉVIA À 14ª EDIÇÃO 9 NOTA PRÉVIA À 13ª EDIÇÃO 10 NOTA PRÉVIA À 12ª EDIÇÃO 11 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 13 CÓDIGO DE PROCESSO

Leia mais

DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL Época Especial 9 Novembro 2013

DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL Época Especial 9 Novembro 2013 DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL Época Especial 9 Novembro 2013 Imagine a seguinte situação: I A sociedade Tijolos e Telhas, SA, com sede em Aveiro, forneceu equipamentos a António, residente em Ovar no

Leia mais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais (2013) Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO H 1/8 1/8 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO 3.º ESTÁGIO DE AGENTE DE EXECUÇÃO 28.04.2012 17H O exame tem a duração de duas horas, com quinze minutos de tolerância. O exame é composto por 20 questões de escolha múltipla,

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Noções gerais Contraditório Partes Litisconsórcio Titulo executivo Procedimento A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do

Leia mais

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL

A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Os direitos e as garantias dos Contribuintes e as prerrogativas da Administração Fiscal A REVERSÃO FISCAL A REVERSÃO FISCAL Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas Lisboa e Faro 13 e 14 de Julho de 2007

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER 01 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa,

Leia mais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais

Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamentação da Tramitação Electrónica dos Processos Judiciais (2013) Todos os direitos reservados à DATAJURIS,

Leia mais

REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR VIA ELECTRÓNICA ÍNDICE

REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR VIA ELECTRÓNICA ÍNDICE REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR VIA ELECTRÓNICA ÍNDICE CAPÍTULO I Disposições gerais... 2 Artigo 1º - Objeto... 2 Artigo 2º - Imóveis... 2 Artigo 3º - Transparência... 2 Artigo 4º - Consulta

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do art. 46 do CPC/73), já se admite no sistema atual, institui-se a possibilidade de limitação do litisconsórcio na fase

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais UMA NOVA VISÃO PARA A AÇÃO EXECUTIVA Armando A Oliveira Câmara dos Solicitadores As crises O agente de execução

Leia mais

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação

Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Simplificação da Acção Executiva Regulamentação Perguntas & Respostas 27 de Março de 2009 1. Porque razão é importante ter uma acção executiva/cobrança judicial de dívidas célere e eficaz? Uma acção executiva

Leia mais

Projecto de Decreto-Lei que estabelece a sétima alteração ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (...)

Projecto de Decreto-Lei que estabelece a sétima alteração ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (...) Projecto de Decreto-Lei que estabelece a sétima alteração ao Decreto-Lei n. 269/98, de 1 de Setembro (...) Foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público,

Leia mais

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 Foi solicitado à ASCR pelo Dr. Inácio Peres uma breve exposição sobre algumas questões notariais e registrais no âmbito da insolvência. Como

Leia mais

OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROGRAMA E CONDIÇÕES OS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DO DL N.º 269/98, DE 1 DE SETEMBRO - A INJUNÇÃO - Solicitadores Agentes de execução Solicitadores e Agentes de Execução Estagiários Janeiro Porto Departamento

Leia mais

Proposta de Emenda. Artigo 2.º. «Artigo 1083.º

Proposta de Emenda. Artigo 2.º. «Artigo 1083.º Proposta de Emenda Artigo 2.º «Artigo 1083.º 1. 2 : a) ; b) ; c) Manter a redação proposta; d) ; e) Manter a redação proposta. 3 É inexigível ao senhorio a manutenção do arrendamento em caso de mora superior

Leia mais

Juros de mora e prestação de garantia

Juros de mora e prestação de garantia 16-05-12- Juros de mora e prestação de garantia Com vista à uniformização de procedimentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) veio prestar alguns esclarecimentos sobre o regime de prestação de garantia,

Leia mais

Proposta de Programa de Concurso. Artigo 1.º. Artigo 2.º. (Entidade Promotora) Artigo 3.º. (Do envio das propostas)

Proposta de Programa de Concurso. Artigo 1.º. Artigo 2.º. (Entidade Promotora) Artigo 3.º. (Do envio das propostas) CONCURSO PÚBLICO PARA CONCESSÃO, EM REGIME DE LOCAÇÃO DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL, DO PARQUE DE CAMPISMO DA BARRAGEM DO VILAR, SITO NA FREGUESIA DE VILAR, MUNICÍPIO DE MOIMENTA DA BEIRA Proposta de Programa

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE RECURSOS EM ESPÉCIE Apelação Conceito Interposição Efeitos Juízo de retratação Ação rescisória Conceito Cabimento Requisitos Ação rescisória Diferenças - Recursos Processamento Considerações

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Especial Conceito Cabimento Pressupostos Especial Prequestionamento Efeitos Prazo Especial Preparo Agravo Considerações AÇÃO RESCISÓRIA Conceito Cabimento Requisitos Diferença de

Leia mais

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO

EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE [ ] EXMO. SENHOR DR. JUIZ DE DIREITO [, S.A.], com sede na Rua [ ], [ ], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de [ ] sob o número único de matricula e de

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Processos judiciais tributários A Fazenda poderá promover ação judicial em face do contribuinte devedor por meio das médias: Execução fiscal. Ação cautelar fiscal.

Leia mais

Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007

Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007 Citações e Notificações no Quadro do Regulamento (CE) Nº 1393/2007 de 13 de novembro de 2007 JORNADAS DE ESTUDOS DOS AGENTES DE EXECUÇÃO Carvoeiro 5/6 outubro 2012 CARLOS DE MATOS O Regulamento (CE) n.

Leia mais

CONCURSO Nº 2/DGS/2017

CONCURSO Nº 2/DGS/2017 CONCURSO Nº 2/DGS/2017 VENDA DE UMA MORADIA NO BAIRRO DA MADRE DE DEUS CONCELHO DE LISBOA REGULAMENTO ÍNDICE 1. Objeto do concurso 2. Consulta do processo 3. Concorrentes 4. Visita ao imóvel 5. Caracterização

Leia mais

Exame de Admissão Exame A

Exame de Admissão Exame A Exame de Admissão Exame A Lisboa, 29 de Janeiro de 2011 A Parte I do exame é constituída por uma hipótese prática com nove perguntas; A Parte II do exame é constituída por dezoito perguntas individuais;

Leia mais

Exame de Admissão Exame B

Exame de Admissão Exame B Exame de Admissão Exame B Lisboa, 29 de Janeiro de 2011 A Parte I do exame é constituída por dezoito perguntas individuais; A Parte II do exame é constituída por uma hipótese prática com nove perguntas;

Leia mais

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução

ACÇÃO EXECUTIVA actos dos agentes de execução ACÇÃO EXECUTIVA - 2009 NOVOS PROCEDIMENTOS E FUNCIONALIDADES H@BILUS - destino dos actos dos agentes de execução Lista Pública de Execuções (art.ºs 16.-A, 16.º-B e 16.º-C do DL n.º 201/2003, de 10/09,

Leia mais

Título de injunção europeu

Título de injunção europeu PATRÍCIA PINTO ALVES Título de injunção europeu VERBO jurídico VERBO jurídico Título de injunção europeu: 2 Título de injunção europeu PATRÍCIA PINTO ALVES Mestre em Direito pela Escola de Direito da Universidade

Leia mais

Município de Fafe. Procedimento para atribuição, por sorteio, do direito de ocupação dos lugares da feira Semanal de Fafe. Programa de procedimento

Município de Fafe. Procedimento para atribuição, por sorteio, do direito de ocupação dos lugares da feira Semanal de Fafe. Programa de procedimento Procedimento para atribuição, por sorteio, do direito de ocupação dos lugares da feira Semanal de Fafe Programa de procedimento Secção I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto do Procedimento 1- O presente

Leia mais

Coimbra - Juízos Cíveis de Coimbra ,50 (Quinze Mil e Vinte e Cinco Euros e Cinquenta Cêntimos) Un. Orgânica: 1º Juízo Cível

Coimbra - Juízos Cíveis de Coimbra ,50 (Quinze Mil e Vinte e Cinco Euros e Cinquenta Cêntimos) Un. Orgânica: 1º Juízo Cível REFª: 4157380 REQUERIMENTO EXECUTIVO TRIBUNAL COMPETENTE, TÍTULO EXECUTIVO E FACTOS Finalidade: Tribunal Competente: Forma: Especie: Valor da Execução: Nº Processo: Objecto da Execução: Título Executivo:

Leia mais

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição Deliberação pública Deliberação 20140510.11.5 Definição do procedimento adotado pela Câmara dos Solicitadores quando lhe é diretamente solicitado uma desassociação de agente de execução Tendo em consideração

Leia mais

REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS

REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS REGULAMENTO DE ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece as normas pelas quais o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P.

Leia mais

TRAMITAÇÃO ELETRÓNICA DOS PROCESSOS JUDICIAIS - CITIUS

TRAMITAÇÃO ELETRÓNICA DOS PROCESSOS JUDICIAIS - CITIUS TRAMITAÇÃO ELETRÓNICA DOS PROCESSOS JUDICIAIS - CITIUS (Portaria n.º 280/2013, de 26 de agosto) A entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, aprovado pela Lei n.º 41/2013, de 26 de junho, implica

Leia mais