TRANSTORNOS MENTAIS E TRABALHO. Dr Gabriel Quintella de Mattos Psiquiatra Seção de Perícias da Justiça Federal do Rio de Janeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSTORNOS MENTAIS E TRABALHO. Dr Gabriel Quintella de Mattos Psiquiatra Seção de Perícias da Justiça Federal do Rio de Janeiro"

Transcrição

1 TRANSTORNOS MENTAIS E TRABALHO Dr Gabriel Quintella de Mattos Psiquiatra Seção de Perícias da Justiça Federal do Rio de Janeiro

2 Definição Transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho são aqueles resultantes de situações do processo de trabalho, provenientes de fatores pontuais como exposição a determinados agentes tóxicos, até a complexa articulação de fatores relativos à organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas, assédio moral no trabalho e a estrutura hierárquica organizacional. Transtornos mentais e do comportamento, para uso deste instrumento, serão considerados os estados de estresses pós-traumáticos decorrentes do trabalho.

3 Fontes Doenças Relacionadas Ao Trabalho Manual de Procedimentos Para os Serviços de Saúde. Ministério da Saúde / OPAS-BR 2001 Cap. 10 Psiquiatria Ocupacional - Aspectos Conceituais, Diagnósticos e Periciais dos Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho. Duílio Antero de Camargo, Dorgival Caetano Liliana Magalhães Guimarães. Atheneu 2010.

4 Relação do Trabalho com Saúde Mental Trabalho ocupa boa parte do dia do cidadão médio. O trabalho age como importante fator de construção de subjetividade; na percepção própria do indivíduo, na sua relação com pares, com autoridade, com o território. Devido a essa relevância, o trabalho (ou a falta dele) pode funcionar como um dos principais fatores de promoção ou de deterioração da saúde em geral, e em particular da saúde mental.

5 Relações de Trabalho e o Modo de Produção Em nossa economia, parâmetros de sucesso são ligados a lucro, eficiência e produtividade, que devem estar em constante crescimento. Pressão por maior eficiência é transmitida até os trabalhadores, que podem chegar a competir entre si por metas e resultados. Organização científica do trabalho visa a extrair o máximo de resultados com o menor custo. Em geral os trabalhadores são pensados como máquinas, ignorando seu caráter subjetivo.

6 Relações de Trabalho e Modo de Produção Mudança de eixo da economia: desindustrialização e terciarização. Sistema de eficiência gera exigências contraditórias máxima eficácia no mínimo de tempo. Exigências tendem a não levar em conta o desgaste do trabalhador. Competição por mercado e busca pelo menor custo levam ao descaso com a saúde do trabalhador apenas a força da lei é capaz de minimizar os danos. Transnacionalização da produção atividades desgastantes são deslocadas ao Sul geopolítico

7 Máquina de Moer Gente Trabalho escravo e mercado internacional. Desgaste do escravizado e reposição de peças do gentio ou da Guiné. Exemplo de empresas de telemarketing metas, desgaste. Neotaylorismo de empregado a colaborador que veste a camisa. Turnos extenuantes, supressão de horário de refeições, submissão do trabalhador ao ritmo e condições da máquina. Especialização (engenharia de produção) pretende retirar do trabalhador qualquer controle sobre o processo de trabalho, priorizando a máxima eficiência.

8 A Importância da Saúde Mental no Trabalho Quatro das 10 doenças mais incapacitantes (OMS), são transtornos mentais. Afastamentos por transtornos mentais são a segunda maior causa de afastamento pelo INSS Segundo a OMS, depressão será a principal causa de afastamento do trabalho em Muitos quadros tendem a se cronificar, prolongando o sofrimento. Treatmentgap: muitas pessoas doentes não estão em tratamento, por estigma e falta de acesso.

9 Fatores Ligados a T. Mentais Relacionados ao Trabalho Exposição a substâncias tóxicas que podem causar transtornos mentais. Organização do trabalho hierarquia, modificações na estrutura, pressões sociais. Fatores singulares ao indivíduo - predisposição individual, vida pessoal. Fatores não são isolados, tendem a se interinfluenciar. Ambiente de trabalho reproduz relações da sociedade em geral, com seus sitemas de cooperação, competição e opressão.

10 Satisfação no Trabalho O sentimento do indivíduo em relação ao seu trabalho está ligado à diferença entre o trabalho prescrito e o efetivamente realizado (Déjours). O trabalho satisfatório combina bom canal de comunicação de insatisfações, condições razoáveis de realizá-lo, sucessos e fracassos. Sentimento de utilidade e relevância do trabalho são fundamentais para a satisfação no trabalho. Insatisfação no trabalho não se manifesta apenas pelo adoecimento mental, mas por absenteísmo, uso de substâncias, conflitos interpessoais e mesmo na vida pessoal do trabalhador. Transtorno mental provocando afastamento é apenas o resultado de um processo de adoecimento.

11 Parâmetros Para Avaliação de Disfunção Limitações de atividades de vida diária autocuidado, comunicação, lazer. Exercício de funções sociais capacidade de convivência dentro e fora do trabalho. Concentração, persistência e ritmo conclusão de tarefas (pode necessitar de testagem neuropsicológica) Deterioração ou descompensação no trabalho falhas repetidas na realização de tarefas mais estressantes do trabalho, manifestação de sintomas de transtorno mental, retirar-se do local de trabalho frente a essas situações.

12 Importância da Equipe de Saúde do Trabalho Entende as especificidades do sofrimento no trabalho. Muitas vezes é o primeiro contato que o trabalhador tem com serviços de saúde. Pode contribuir para detecção precoce dos transtornos, reduzindo a lacuna entre os primeiros sintomas e o tratamento. Acompanha o tratamento do trabalhador, reduzindo evasão em momentos críticos. Pode contribuir com o empregador na construção de ambiente mais saudável para o trabalhador.

13 Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho Demências, Delirium, Transtorno Cognitivo Leve Transtorno orgânico de personalidade Transtorno mental orgânico não especificado Alcoolismo crônico relacionado ao trabalho Episódios depressivos Estado de estresse pós-traumático; síndrome do esgotamento profissional (burnout) Neurastenia (inc. sd da fadiga) e outros transtornos neuróticos Transtorno do ciclo sono-vigília devido a fatores não-orgânicos

14 Demência Perda progressiva de funções cognitivas, em geral começando pela memória recente. Expande-se para outras funções, como orientação, linguagem, atenção, cálculo. Sem alteração da consciência: alterações cognitivas ocorrem em consciência clara. Podem ocorrem alterações no afeto e na volição. Maioria dos casos é por Doença de Alzheimer ou Demência Vascular. Hipotireoidismo, doença de Parkinson e Doença de Huntington são outras causas. Substâncias asfixiantes, manganês, Hg, Pb, As

15 Transtorno Cognitivo Leve Alterações na memória, capacidade de aprendizado e funções executivas. Diferentemente da demência, não é comum aparecerem alterações típicas em exames de imagem. Não tem o caráter progressivo da demência. Solventes orgânicos, metais pesados e seus compostos. Níveis elevados de ruído.

16 Delirium Alteração aguda da consciência, com comprometimento secundário de outras funções psíquicas. Lentificação difusa no EEG. Pode se sobrepor a outras síndromes não relacionadas ao trabalho. Intoxicações agudas com gases, solventes, metais pesados, TCE.

17 Avaliação da Consciência Avaliar ciclo sono-vigília. No delirium, consciência varia ao longo do dia, tende a ser pior no cair da noite. Dificuldade de manter-se acordado. Alteração da atenção (foco da consciência), da orientação, principalmente alopsíquica (tempo e espaço). Alterações do nível de consciência modificam TODO o raciocínio diagnóstico e em geral indicam gravidade aguda.

18 Transtorno Orgânico de Personalidade Alterações no padrão de resposta e comportamento do indivíduo em relação ao seu funcionamento anterior, principalmente na expressão das emoções (labilidade afetiva), respeito a regras sociais e controle dos impulsos. TCE. Agentes tóxicos. A classificação admite outros transtornos mentais orgânicos (com causas demonstráveis) relacionados ao trabalho.

19 T. Cognitivos Relacionados ao Trabalho - Tratamento Prevenção. Caso seja detectada causa específica, afastar a causa. Identificar risco de exposição após avaliação do ambiente e organização real de trabalho uso de EPI, formas de minimizar exposição por distribuição em turnos. Frequentemente é necessária a aposentadoria por invalidez. Informar o trabalhador e familiares do diagnóstico. Notificar os órgãos de vigilância. Tratamentos específicos. Tratamentos sintomáticos.

20 Alcoolismo Crônico Relacionado ao Trabalho Uso crônico e continuado de derivados etílicos apesar dos problemas causados pelo uso da substância; dificuldade para controlar esse consumo. Tolerância e abstinência caracterizam dependência da substância. Álcool pode ser consumido como medicamento e para viabilizar inclusão no grupo de colegas de trabalho. Trabalhos desprestigiados socialmente ou muito arriscados são fatores de risco para alcoolismo (agente penitenciário, pessoas que trabalham com lixo, dejetos, cadáveres, etc.) nexo epidemiológico. O uso nocivo ou dependência de substâncias frequentemente se apresenta em comorbidade com outros transtornos mentais.

21 Tratamento -Alcoolismo Necessariamente multidisciplinar difícil prognóstico, com alta chance de recaída. Engajamento de familiares e colegas. Abstinência completa não é consenso. Ajuda mútua. Psicoterapia. Tratamento farmacológico específico e de transtornos associados. Centros de atenção intensiva. Melhora das condições de trabalho pausas para aliviar tensões, inclusão dos trabalhadores na proposição de soluções para os fatores desencadeantes.

22 Episódios Depressivos Humor triste, perda de vontade, lentificação psicomotora, perda de prazer e fadiga são os sintomas mais comuns de depressão, quando presentes por muitos dias, na maior parte do dia. Insônia, hipersonia, alterações do apetite, ideias de culpa e de morte, até com ideação suicida também fazem parte do quadro. Insatisfação no trabalho e mesmo desemprego contribuem como precipitantes ou desencadeantes. Certos agentes tóxicos funcionam como causadores de depressão, em geral associada a sintomas neurológicos.

23 Depressão -Tratamento Avaliar cuidadosamente necessidade de afastamento do trabalho. Acompanhar o trabalhador em seu período de tratamento e durante o afastamentoprevenção de recaídas. Auxiliar nas dificuldades relacionadas ao retorno ao ambiente de trabalho ou em outros desfechos, como aposentadoria, relotação, readaptação. Psicoterapias. Farmacoterapia.

24 Transtorno de Estresse Pós-Traumático Resposta tardia e prolongada a situações de grande estresse ambiental, vivido pessoalmente ou presenciado em terceiros. Comum em militares, profissionais de salvamento, profissões que envolvem muito risco de acidentes e confrontos ou atividades violentas. Evento excede a capacidade de coping do indivíduo. Rememorações ou revivescências persistentes e recorrentes. Hiperexcitabilidade Indiferença afetiva

25 TEPT -Tratamento Psicoterapia; farmacoterapia Intervenções psicossociais: o evento gerador pode provocar sintomas fóbicos relacionados ao retorno ao trabalho (reencontrar pessoas / situações ligadas ao trauma), o que deve ser trabalhado. Estabelecimento de nexo causal nem sempre é óbvio. Prevenção : análise do trabalho real equipe multidisciplinar. Relações interpessoais, hierárquicas e organização do trabalho. Assédio moral.

26 Burnout(esgotamento) Resultante de interações complexas entre vivência profissional, relações sociais e personalidade. O trabalho passa a não ser mais tolerado, indivíduo se desgasta e se queima totalmente. Trabalho deixa de ser interessante, qualquer esforço parece inútil. Condutas negativas afastamento e diminuição do envolvimento pessoal.

27 Burnout Afeta profissionais de cuidado direto com outras pessoas, em especial em situação de grande demanda. Mudanças no esquema de trabalho e reorganização em empresas. Maior relação com o trabalho propriamente do que com fatores biográficos. Exaustão emocional Sentimento de redução da competência História de grande envolvimento prévio com a atividade.

28 Burnout -Tratamento Psicoterapia. Psicofarmacologia antidepressivos e ansiolíticos como adjuvantes no alívio dos sintomas. Suporte social. Acompanhamento durante o tratamento e afastamento do trabalho. Esgotamento pode provocar mudança significativa na vida profissional. Ocorrência de um caso de esgotamento deve ser encarado como evento sentinela.

29 Filme Carne e Osso (2011) Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros

30 Caso dos Fumageiros-RS Agricultores do RS deixam culturas tradicionais para plantar tabaco, sob orientação de grandes empresas do fumo. Sementes, equipamentos e aditivos são adquiridos na empresa, que será paga com a produção. Produção nem sempre é suficiente para cobrir todos os custos, gerando endividamento e até perda da posse da terra. Uso inadequado de agrotóxicos (defensivos agrícolas). Casos de depressão e suicídio.

31 Caso dos Fumageiros-RS Contexto socioeconômico e cultural. Presença de fatores orgânicos - defensivos (organofosforados). Surgimento de casos de depressão como tratar e prevenir desfechos trágicos.

32

33 Obrigado!

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos

TRABALHO E SAÚDE MENTAL. Cargas de trabalho e possíveis transtornos TRABALHO E SAÚDE MENTAL Cargas de trabalho e possíveis transtornos A influência das características atuais do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores pode decorrer de inúmeros fatores e situações:

Leia mais

Maria Dionísia do Amaral Dias

Maria Dionísia do Amaral Dias Maria Dionísia do Amaral Dias OBJETIVO Compreender as relações entre condições de vida e de trabalho e o surgimento, a frequência ou a gravidade dos transtornos mentais. Modelo proposto pelo Ministério

Leia mais

Andréia de Conto Garbin

Andréia de Conto Garbin Andréia de Conto Garbin Promoção: DVST - CEREST ESTADUAL/SP São Paulo, 12 de novembro de 2015 O nexo causal dos Transtornos mentais relacionados ao trabalho e a importância da anamnese ocupacional Por

Leia mais

DOENÇAS MENTAIS E OS RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO

DOENÇAS MENTAIS E OS RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO DOENÇAS MENTAIS E OS RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO Prof. Duílio Antero de Camargo Psiquiatra clínico e forense Médico do Trabalho Instituto de Psiquiatria HC FM USP Núcleo de Psiquiatria Forense (NUFOR)

Leia mais

Depressão, vamos virar este jogo?

Depressão, vamos virar este jogo? 1 2 Olhar diferenciado para a possibilidade do diagnóstico de depressão em idosos: sintomas depressivos e o processo do envelhecimento Idade: maior prevalência em jovens Sexo: Mulheres liberdade para

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Seminário Empresarial de Segurança e Saúde no Trabalho Porto Alegre, Novembro/2010 Especialista em Medicina do Trabalho, Doutora pela USP, Diretora

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

SÍNDROME DE BURNOUT SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL BETYNA SALDANHA CORBAL Perita Médica Previdenciária DPSSO/SPPS/MTPS dpsso@previdencia.gov.br 1 Termo Burnout: derivado do verbo inglês to burn out: queimar por completo

Leia mais

Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho

Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho Profª Drª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública FMB-UNESP dionisia@fmb.unesp.br Definição de caso Transtornos mentais

Leia mais

TRANSTORNOS DE HUMOR

TRANSTORNOS DE HUMOR SAÚDE MENTAL TRANSTORNOS DE HUMOR TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR: Caracterizase por episódios depressivos que podem ser únicos ou que tendem a se repetir ao longo da vida. TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR: Caracteriza-se

Leia mais

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins

SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES. Luiz Antonio Nogueira Martins SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS RESIDENTES Luiz Antonio Nogueira Martins PRIVAÇÃO DO SONO teste de atenção sustentada - 14 R1 detecção de arritmias em ECG resultados: aumento do número de erros 7,3 minutos a

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Desafio 1: Epidemiologia

Leia mais

XX Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Transtornos Mentais e Trabalho. Criciúma Agosto 2017

XX Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. Transtornos Mentais e Trabalho. Criciúma Agosto 2017 XX Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Transtornos Mentais e Trabalho. Criciúma Agosto 2017 Trabalho X Saúde Trabalho fonte de saúde e pertença! Trabalho X Saúde Trabalho fonte de doença e exclusão!

Leia mais

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira CONCEITO Estado de excitação mental e de atividade motora aumentada, associada a uma experiência subjetiva

Leia mais

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida

O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida O ambiente hospitalar e o entusiasmo pela vida Gestor em Saúde Gerir o maior recurso da empresa enorme cobrança por parte do acionista cobrança por parte do colaborador Gestor em Saúde função, por vezes,

Leia mais

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos,

Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Alguns sintomas físicos ocorrem sem nenhuma causa física e nesses casos, Diretrizes Gerais de Abordagem das Somatizações, Síndromes ansiosas e depressivas Alexandre de Araújo Pereira Patologias psiquiátricas mais prevalentes na atenção básica: Somatizações Transtornos Depressivos

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Formação: - Técnica em Eletrônica; - Graduada em Engenharia de Produção; - Especialista em Engenharia

Leia mais

Programa Trabalho Seguro - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. Escola Judicial TRT SC. Florianópolis 13 de maio de 2016.

Programa Trabalho Seguro - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. Escola Judicial TRT SC. Florianópolis 13 de maio de 2016. Programa Trabalho Seguro - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. Escola Judicial TRT SC. Florianópolis 13 de maio de 2016. Transtornos Mentais e o Trabalho. Trabalho X Saúde Trabalho fonte de saúde

Leia mais

SUICÍDIO NO TRABALHO. Rosylane N. das Mercês Rocha

SUICÍDIO NO TRABALHO. Rosylane N. das Mercês Rocha Médica graduada pela Universidade do Rio de Janeiro; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela ABMLPM/AMB; Pós-graduada

Leia mais

DICAS DE SAÚDE. Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão?

DICAS DE SAÚDE. Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão? DICAS DE SAÚDE Quais as opções de tratamento disponíveis para depressão? André Gordilho, Pisiquiatria, Depressão O tratamento principal é feito à base de medicações, através do uso isolado ou combinado

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS

GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- Saúde Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social (OMS) Saúde mental tampouco é definida como ausência de transtornos mentais, mas

Leia mais

Introdução à Saúde do Trabalhador

Introdução à Saúde do Trabalhador Introdução à Saúde do Trabalhador Papéis das equipes de Saúde do Trabalhador na atenção individual e coletiva Trabalho e usos do corpo Eventos e exposições potenciais de risco x possibilidades e capacidades

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS de Higiene e Segurança no Trabalho STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS Sara Ponte Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa ICBAS UP Medicina Geral e Familiar - Médica Interna de Formação Especifica

Leia mais

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER

Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Síndrome de Burnout MARIA BETÂNIA BEPPLER Herbert Freudenberger (1926 1999) Christina Maslach (1946 ) Conceito(s) Burnout é um "incêndio interno", um "esgotamento dos recursos físicos e mentais. É "esgotar-se

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer

SÍNDROME DE BURNOUT. Profª Giselle Sailer SÍNDROME DE BURNOUT Profª Giselle Sailer INTRODUÇÃO A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento profissional, é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado

Leia mais

Depressão e Exercício

Depressão e Exercício Depressão e Exercício Claudia Forjaz baseada na aula de Carolina Kimie A depressão é uma condição comum, crônica e recorrente. Está frequentemente associada a incapacitação funcional e comprometimento

Leia mais

Acidente do Trabalho e CAT. V Fórum de Medicina do Trabalho do CFM

Acidente do Trabalho e CAT. V Fórum de Medicina do Trabalho do CFM V Fórum de Medicina do Trabalho do CFM 1 Acidente do Trabalho Nexo Causal CAT 2 3 Primeira Geração: Acidente tipo Nexo Risco Dano 4 Primeira Geração: Acidente tipo 5 Nexo Risco Dano 6 Segunda e terceira

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I

Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2018 MÓDULO I Aula 1: Transtornos mentais e comportamentais pelo uso de múltiplas substâncias. Dependência Química: conceitos e critérios diagnósticos

Leia mais

Burnout. Debate Câmara dos Deputados. Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS. 10 de dezembro de 2015

Burnout. Debate Câmara dos Deputados. Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS. 10 de dezembro de 2015 Burnout Debate Câmara dos Deputados Ministério da Saúde CGST-DSAST-SVS 10 de dezembro de 2015 OBJETIVOS DA PNST PORTARIA GM/MS 1.823/2012 Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador e a integração

Leia mais

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra.

Transtornos Mentais no Trabalho. Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR Psiquiatra. Transtornos Mentais no Trabalho Carlos Augusto Maranhão de Loyola CRM-PR 20879. Psiquiatra. carlosamloyola@icloud.com No período Medieval - caráter de Possuído. O tratamento: pregações, exorcismo, santificação

Leia mais

Independente de sua configuração, a Família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças.

Independente de sua configuração, a Família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças. LACO LACO Família É constituída por um grupo de pessoas que compartilham uma relação de cuidados (proteção, alimentação e socialização), vínculos afetivos (relacionais), de convivência, de parentesco consangüíneo

Leia mais

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL

MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL MÓDULO 6 - USO NOCIVO DE SUBSTÂNCIAS - ÁLCOOL GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS (Aspectos que devem ser contemplados na resposta das questões norteadoras) PERGUNTA NORTEADORA 1: Neste caso temos cinco

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES Cognição - Definição Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Objetivo do Planejamento do Sistema de Assistência para a Saúde (WHO,

Leia mais

Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da

Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da Dra Rossandra Sampaio Psicóloga Clínica CRP 02-10159 Especialista em Gestão de Sistemas e serviços de Saúde (FIOCRUZ) Mestranda em Psicologia da Saúde (FPS) Qualidade de vida, Conceito da OMS: A percepção

Leia mais

Saúde Mental do Trabalhador. Grazieli Barbier Barros Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Pública e da família.

Saúde Mental do Trabalhador. Grazieli Barbier Barros Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Pública e da família. Saúde Mental do Trabalhador Grazieli Barbier Barros Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Pública e da família. Definição Para a OMS: Saúde é um estado de completo bem-estar físico mental e social,

Leia mais

Psicologia Aplicada em

Psicologia Aplicada em Psicologia Aplicada em Segurança do Trabalho Destaque na Avaliação Psicossocial da NR-33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) e NR-35 (Trabalho em Altura) 1ª edição 2007 2ª edição 2010

Leia mais

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Estudos de Psicologia Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Marcela Luísa Manetti Maria Helena Palucci Marziale Universidade de São Paulo Ribeirão Preto Resumo ao trabalho

Leia mais

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016).

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

Lesões músculo- esqueléticas/dort & Saúde Mental

Lesões músculo- esqueléticas/dort & Saúde Mental Lesões músculo- esqueléticas/dort & Saúde Mental Sergio Roberto de Lucca Área de Saúde do Trabalhador Saúde Coletiva/FCM/UNICAMP 1 Lesões músculo- esqueléticas/dort & Saúde mental As relações de DORT e

Leia mais

Farmacoterapia na Depressão

Farmacoterapia na Depressão Farmacoterapia na Depressão TRANSTORNOS MENTAIS Entendem-se como transtornos mentais e comportamentais condições clinicamente significativas caracterizadas por alterações do modo de pensar e do humor (emoções)

Leia mais

DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO

DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI DEPRESSÃO TRATAR É PRECISO ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI O QUE É A DEPRESSÃO? A depressão é uma perturbação do humor que interfere na capacidade para funcionar

Leia mais

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos

Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos Segundo OMS, o transtorno afetivo afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo a primeira causa de incapacidade para o trabalho entre todos os problemas de saúde (Murray e Lopez, 1996) e a quarta

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho Stress e a caracterização de doenças psicológicas Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho camila@azevedonetto.com.br Definição Uma força que deforma corpos processo corporal para se adaptar a todas

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral

Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral Dependência Química Transtorno por Uso de Substâncias Por Silvia Tavares Cabral A característica essencial por uso de substâncias consiste na presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil 73 milhões de brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono 1 a cada 3 brasileiros não dormem bem Distúrbios do Sono mais frequentes Insônia Apneia Ronco

Leia mais

Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde. Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho

Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde. Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho Fórum de Avaliação da Violência no Trabalho Em Saúde Salvador, 15 de dezembro de 2017 Elias Abdalla-Filho Declaração Não há conflito de interesses. Impacto da violência na saúde do trabalhador em saúde

Leia mais

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: O que é Insônia? Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: Dificuldade em cair no sono Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade

Leia mais

Transtorno do Estresse Pós- Traumático Conceitos e Implicações Médicolegais

Transtorno do Estresse Pós- Traumático Conceitos e Implicações Médicolegais Transtorno do Estresse Pós- Traumático Conceitos e Implicações Médicolegais Dr. Richard Rigolino 11 de Agosto 2018 Relevância Modelo didático do Dano Psíquico Causalidade em Psiquiatria BIOLOGIA Sintoma

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Programa Volvo de Dependência Química

Programa Volvo de Dependência Química Programa Volvo de Dependência Química Por que criar um Programa de Dependência Química na empresa? Pesquisas do NIDA EUA: 68% dos usuários de drogas ilícitas estão empregados OMS: 10% da população = dependente

Leia mais

Raphael Frota Aguiar Gadelha

Raphael Frota Aguiar Gadelha Raphael Frota Aguiar Gadelha Transtornos de humor correspondem ao grupo de transtornos em que o humor patológico e perturbações associadas dominam o quadro clínico Suicídio( do latim sui próprio e caedere

Leia mais

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral

Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Capítulo 1 Uso de Substâncias e Dependência: Visão Geral Do ponto de vista comportamental, dependência pode ser conceitualizada como um prejuízo na capacidade de inibir a busca por determinada droga em

Leia mais

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO

Transtorno Afetivo Bipolar. Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar Esquizofrenia PROFª ESP. LETICIA PEDROSO Transtorno Afetivo Bipolar- TAB É uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE

QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE QUALIDADE DE VIDA & PRODUTIVIDADE Lamís kabad Coach / Psicóloga Organizacional / MBA FGV / Mestra em Psicologia da Saúde Autora do livro: Qualidade de Vida de Funcionários ADM 67-9 9997 3464 psicologalamis@hotmail.com

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS PROJETO: ANÁLISE TÉCNICA NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO - NTEP Vulnerabilidades Empresariais da decreto 6042 do INSS ANEXO II AGENTES PATOGÊNICOS CAUSADORES DE DOENÇAS

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Debates GV Saúde Daniel Elia Consultor Nacional de Saúde Mental, Álcool e Drogas OPAS/OMS 2017 OPAS/OMS A Organização Pan-americana da Saúde/Organização

Leia mais

UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL

UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL ESTUDO EM POPULAÇÕES HUMANAS da distribuição e dos determinantes dos fenômenos ou

Leia mais

Heloisa Pacheco-Ferreira

Heloisa Pacheco-Ferreira 2015, Setembro, SP, Brasil Seminário Hospitais Saudáveis O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas Tratado de Minamata, o perigo do mercúrio e o desafio da sua eliminação no setor saúde até

Leia mais

bipolar Tel: (11)

bipolar Tel: (11) Conheça a ABRATA CONVERSANDO SOBRE TRANSTORNO BIPOLAR 4 1624014 Produzido em Maio de 2014 Tratamento do transtorno ABRATA Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS UMA VISÃO GERAL Feinstein, 1970 DEFINIÇÃO Presença

Leia mais

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016)

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016) Compartilhe conhecimento: Além de cuidar das crianças, precisamos estar atentos à saúde psicológica das mães. Entenda os sintomas e os tratamentos da depressão pós-parto. Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez

Leia mais

saiba MAIs sobre o transtorno AFetIVo BIpoLAr TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

saiba MAIs sobre o transtorno AFetIVo BIpoLAr TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR saiba MAIs sobre o transtorno AFetIVo BIpoLAr Apresentação O conteúdo deste folheto foi elaborado por profissionais do conselho científico da ABRATA, Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO Condições de Trabalho e o Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho O trabalho e as condições em que este se desenvolve, constituem um

Leia mais

Como Prevenir o Suicídio?

Como Prevenir o Suicídio? Como Prevenir o Suicídio? Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br

Leia mais

Riscos Psicossociais no Trabalho Stresse relacionado com o Trabalho

Riscos Psicossociais no Trabalho Stresse relacionado com o Trabalho Riscos Psicossociais no Trabalho Stresse relacionado com o Trabalho Os riscos psicossociais e o stresse relacionado com o trabalho são das questões que maiores desafios apresentam em matéria de Segurança

Leia mais

5. TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO QUE PODEM ESTAR RELACIONADOS COM O TRABALHO

5. TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO QUE PODEM ESTAR RELACIONADOS COM O TRABALHO 5. TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO QUE PODEM ESTAR RELACIONADOS COM O TRABALHO I. Demência em Outras Doenças Específicas Classificadas em Outros Locais (F02.8) II. Delirium, não Sobreposto a Demência

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

Gestão de Riscos Psicossociais

Gestão de Riscos Psicossociais Gestão de Riscos Psicossociais Lisboa, 04 de Julho de 2013 Lúcia Simões Costa Centro de Psicologia da Universidade do Porto; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Ao contrário de outros tipos

Leia mais

Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos

Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos Vigilância em Saúde Cuidado em Saúde Responsabilidade do profissional de saúde Questões éticas (prevenção, precaução, proteção da saúde) Sigilo médico

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Perturbações Afectivas

Perturbações Afectivas Perturbações Afectivas 1 Grupo das Grupo das Depressão endógena Mania endógena Equivalentes afectivos Personalidades afectivas (hipertímica, depressiva, ciclotímica mica) 2 Incidência 1,5% da população

Leia mais

FOZ DO IGUAÇÚ PR. 30/NOV á 02/12/2011

FOZ DO IGUAÇÚ PR. 30/NOV á 02/12/2011 FOZ DO IGUAÇÚ PR 30/NOV á 02/12/2011 Dr. Osni de Melo Martins Especialista em Medicina do Trabalho e Otorrinolaringologia Pós-graduado e Certificado pela AMB em Perícias Médicas Professor convidado do

Leia mais

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra

COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA. Dr Milton Commazzetto - Médico Psiquiatra COMPREENSÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS DO SER HUMANO, SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA O Homem conhece o átomo, a velocidade da luz, a distância dos planetas, domina cada vez mais o conhecimento técnico: o

Leia mais

PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO

PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO PSICÓLOGO RAFAEL A. PRADO As síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo; Entretanto, elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos

Leia mais

Trauma: quando tratar e como

Trauma: quando tratar e como Trauma: quando tratar e como Carolina Blaya Junho 2013 Aspectos Históricos Neurose traumática (Oppenheim 1889) Neurose de Guerra (Kardiner, 1941): hipervigilância, sensibilidade à ameaça, forma crônica.

Leia mais

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS

DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS EM DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E TRANSTORNOS PSICÓTICOS Felix Kessler Transtornos Psicóticos Esquizofrenia: pelo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Síndrome de Charles Bonnet

Síndrome de Charles Bonnet AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA ESCOLA EB 2,3/ES DE SÃO SEBASTIÃO ANO LETIVO 2012-2013 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL 2ºano Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia

Leia mais

22/03/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Sintoma comum a muitas doenças

22/03/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Sintoma comum a muitas doenças DOR EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Prof. Herval de L. Bonfante Dor - Significado DOR ASPECTOS IMPORTANTES Sintoma comum a muitas doenças Sintoma

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Ano DeMolay 2016/2017 Depressão não é frescura O QUE É DEPRESSÃO? De acordo com o doutor em psicobiologia

Leia mais

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica A L.E.R. é uma síndrome dolorosa e de incapacidade funcional, localizada nos membros superiores e inferiores, causada pelo uso deles em tarefas que implicam

Leia mais

ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR

ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR ALTERAÇÃO COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ORIENTANDO O FAMILIAR E O CUIDADOR Luciane Ponte Neuropsicóloga COGNIÇÃO Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em

Leia mais