Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica"

Transcrição

1 IV Curso de Radioproteção - HUAP Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica Thaiana Cordeiro Física Médica FM 0312

2 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente contra os possíveis danos provocados pelo uso da radiação ionizante.

3 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO - Princípio da justificação - Princípio da otimização - Princípio da limitação de doses

4 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO JUSTIFICAÇÃO Nenhuma prática ou fonte associada a essa prática será aceita pela CNEN, a não ser que a prática produza benefícios, para os indivíduos expostos ou para a sociedade, suficientes para compensar o detrimento correspondente, tendo-se em conta fatores sociais e econômicos, assim como outros fatores pertinentes.

5 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO JUSTIFICAÇÃO Exposições médicas de pacientes devem ser justificadas; Pondera-se os benefícios diagnósticos ou terapêuticos que elas venham a produzir em relação ao detrimento; Riscos/benefícios de técnicas alternativas disponíveis, que não envolvam exposição.

6 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO JUSTIFICAÇÃO Proibições

7 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO OTIMIZAÇÃO A magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de ocorrência de exposições devemse manter tão baixas quanto possa ser razoavelmente exequível, tendo em conta os fatores econômicos e sociais (Princípio ALARA - As Low As Reasonably Achievable).

8 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO OTIMIZAÇÃO - EXEMPLOS - Uso de armário embaixo da bancada de manipulação para o armazenamento de rejeitos radioativos - desnecessário? - Acréscimo indefinido de placas de chumbo em parede de sala onde se faz uso de equipamento emissor de raios X. - Exposições médicas de pacientes: dose de radiação necessária e suficiente para atingir os propósitos a que se destina.

9 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO OTIMIZAÇÃO Demonstração de otimização é dispensável quando o projeto do sistema assegura que se cumpram as condições:

10 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO LIMITAÇÃO DAS DOSES A exposição deve ser restringida de modo que nem a dose efetiva nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificado.

11 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO Evolução dos Limites Anuais de Dose

12

13 GRANDEZAS E UNIDADES PARA RADIAÇÕES IONIZANTES

14 Grandezas e Unidades em Radiações Ionizantes ICRP (1950) LIMITES DE EXPOSIÇÃO EXTERNA Estuda os Riscos da Radiação ICRU (1985) LIMITES DE EXPOSIÇÃO EXTERNA Conceitos Grandezas de monitoração

15 Grandezas e Unidades em Radiações Ionizantes Grandezas e Unidades para Radiação Ionizante, LMNRI, IRD/CNEN

16 Radioatividade Emissão de energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética, para alcançar a estabilidade. A grandeza é a ATIVIDADE.

17 Lei do Decaimento Radioativo Quantos núcleos radioativos existem em uma amostra a partir do conhecimento do número inicial de núcleos radioativos e da taxa de decaimento.

18 A taxa de mudanças dos átomos instáveis em um determinado instante é denominada ATIVIDADE. Constante de Decaimento

19 Atividade, A Unidade: Becquerel (Bq) => uma transformação por segundo, ou s -1. Unidade antiga, Curie ( Ci ) = 3, Bq, é ainda utilizada em algumas situações. OBS: uma transformação por segundo não significa a emissão de uma radiação por segundo, pois, numa transformação nuclear, podem ser emitidas várias radiações de vários tipos e várias energias.

20 Meia Vida Física de alguns Radionuclídeos utilizados em Medicina Nuclear

21 Medidor de Atividade - Curiômetro

22 Exposição, X Quantifica o quanto o indivíduo foi exposto à radiação: X = dq/dm [ C/kg ] (SI) 1R (Roentgen)= 2, C/kg SOMENTE PARA FÓTONS!!! PARTÍCULAS CARREGADAS NÃO!!!

23 Dose Absorvida, D A unidade antiga da grandeza dose absorvida é o rad (radiation absorved dose) que é relacionado com a unidade do SI por: 1 Gy = 100 rad

24 Dose equivalente, H T onde w R é o fator de peso de cada radiação R que permite converter a dose absorvida D T,R no tecido T, em dose equivalente no tecido T, devido à radiação do tipo R. A unidade antiga é o rem (röntgen equivament man) 1 Sv = 100 rem

25 Dose equivalente, H T Fator de Peso da Radiação (w R ) ICRP-60 (1990) ICRP-103 (2007)

26 Dose Efetiva, E Os fatores w T são relacionados com a sensibilidade de um dado tecido ou órgão à radiação, no que concerne à indução de câncer e a efeitos hereditários

27 Fatores de Peso w T ICRP-26 (1977) ICRP-60 (1990) ICRP-103(2007)

28 Grandezas Limitantes Indica o RISCO À SAÚDE HUMANA devido à radiação ionizante. Diferenças na ionização, penetração e, consequente dano biológico produzido, introduz-se fatores de peso associados às grandezas dosimétricas e, assim, se obtém a Dose equivalente e a Dose Efetiva.

29 Grandezas Operacionais Grandezas de Limitação não Mensuráveis diretamente. ICRU e ICRP criaram métodos eficientes para estimar as grandezas de Limitação de Risco; Grandezas de Monitoração de área e pessoal definidas para serem utilizadas com auxílio de coeficientes de conversão. O Hp(d) pode ser medido com um detector encostado na superfície do corpo, envolvido com uma espessura apropriada de material tecido-equivalente.

30 Grandezas Operacionais Monitoração Pessoal: Valores podem variar de pessoa para pessoa e com o local do corpo onde são feitas as medições; É necessário se obter valores que sirvam de referência. Dosímetros individuais não podem ser calibrados diretamente sobre o corpo humano. Expostos sobre fantomas.

31 Recomendações Gerais para a Proteção Radiológica 1) Durante a Jornada de Trabalho, utilizar o monitor individual. 2) Manter as portas fechadas durante os exames. 3) Sempre que possível utilizar proteção para os pacientes. 4) Evitar pessoas desnecessárias dentro da sala de exames. 5) Qualquer alteração na imagem avisar a manutenção.

32 Recomendações Gerais para a Proteção Radiológica 7) O operador deve: - Aumentar a distância entre o técnico e a fonte; - Minimizar o tempo de exposição. 8) Em caso de dúvida, suspeita ou gravidez confirmada comunique o responsável na instituição.

33 Restrição de Dose Indivíduos com idade inferior a 18 anos não podem estar sujeitos a exposições ocupacionais. Os limites não se aplicam a exposições médicas de acompanhantes e voluntários. Restrição: máximo de 5 msv durante o período de exame diagnóstico ou tratamento do paciente. Crianças em visita a pacientes em que foram administrados materiais radioativos: não exceder 1 msv.

34 Gravidez - IOE Tarefas devem ser controladas de maneira que seja improvável que, a partir da notificação da gravidez, o feto receba dose efetiva superior a 1 msv durante o resto do período de gestação. CNEN NN 3.01

35 Portaria 453/98 MS Gravidez - IOE

36 Gravidez - IOE

37

38

39 Distância

40

41 Blindagem

42

43

44

45

46

47 Classificação de Áreas

48 CNEN NN 3.05

49 Dosimetria Pessoal Monitoração durante a jornada de trabalho por IOE à radiação ionizante. Pessoal e intransferível; Uso apenas durante e no local da jornada de trabalho pelo indivíduo cadastrado Manter longe de qualquer fonte de radiação quando não utilizado. Não deve ficar exposto nem ao sol e nem a umidade, devendo ser guardado junto ao monitor padrão.

50 Dosimetria Pessoal Vantagens e Limitações de Dosímetros TL

51 Dosimetria Pessoal Quando expostos à radiação, cristais acumulam a energia da radiação incidente durante longos períodos (meses) e a liberam em forma de luz somente quando lidos no Laboratório.

52 Dosimetria Pessoal

53 Dosimetria Pessoal

54 Monitoração de Área - Radiometria A partir da medida dos níveis de radiação junto ao comando do aparelho e nas áreas circunvizinhas à sala de uso de radiação, avalia-se se estes níveis são compatíveis com os Limites de Tolerância para as radiações ionizantes.

55 Monitoração de Área - Radiometria

56 Monitoração de Área - Radiometria

57

58 Referências Bibliográficas 1. Eisber&Resnick. Fisica Quantica Ed. Campus (20a tiragem, 1979) 2. J. Sorenson, M. E. Phelps. Physics in Nuclear Medicine (2nd Ed.). W.B. Saunders Co. 3. ATTIX, F.H. Introduction to radiological physics and radiation dosimetry. John Wiley & Sons, New York, GANDHI, O.P. Biological effects and medical applications of eletromagnetic energy. Prentice Hall, New York, JOHNS, H.N.; CUNNIGHAN, J.R. The physics of radiology. Charles C. Thomaz Pu-blisher, Illinois, USA, EVANS, R. D. The atomic nucleus. Krieger, Malabar, FL,

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente contra os possíveis danos provocados pelo uso da radiação ionizante. 1 FILOSOFIA

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente

Leia mais

Introdução à Proteção Radiológica

Introdução à Proteção Radiológica Proteção Radiológica Introdução à Proteção Radiológica PROF. LUIZ CONTI Programa Nacional de Formação em Radioterapia FONTES DE RADIAÇÃO Naturais: Radiação cósmica Urânio, Tório e Potássio Radônio Artificiais:

Leia mais

Efeitos Biológicos da radiação Ionizante. Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA

Efeitos Biológicos da radiação Ionizante. Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA Efeitos Biológicos da radiação Ionizante Proteção e higiene das Radiações Profª: Marina de Carvalho CETEA Efeitos Biológicos da Radiação Ionizante Há muitos anos verificou-se que as radiações ionizantes

Leia mais

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Por: Luciano Santa Rita Oliveira Mestre em Radioproteção e Dosimetria Tecnólogo em Radiologia Sumário Definição de IOE Proteção Radiológica Áreas

Leia mais

Proteção Radiológica. Prof. Altem Nascimento Pontes. Período: 18 a 24 de Janeiro de 2010

Proteção Radiológica. Prof. Altem Nascimento Pontes. Período: 18 a 24 de Janeiro de 2010 Proteção Radiológica Prof. Altem Nascimento Pontes Período: 18 a 4 de Janeiro de 010 Normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN-NN-3.01: Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. CNEN-NN-3.03:

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PRÉ-REQUISITOS: CÓ-REQUISITOS: OBJETIVOS

FICHA DE DISCIPLINA. UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PRÉ-REQUISITOS: CÓ-REQUISITOS: OBJETIVOS 173 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: Física das Radiações FICHA DE DISCIPLINA CÓDIGO: GFC101 PERÍODO/SÉRIE: UNIDADE ACADÊMICA: Instituto

Leia mais

23/10/2014. DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - CNEN-NN-3.01 jan/05 COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR

23/10/2014. DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - CNEN-NN-3.01 jan/05 COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR Tabela 13.1 Recomendações sobre os limites de dose de radiação para IOE Ss (ou trabalhadores com radiação na nomenclatura das recomendações mais antigas). Na 1ª coluna está o ano, na 2ª coluna o país (comissão

Leia mais

Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS

Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS Dosimetria Pessoal n O SMIE METROBRAS é um dos 11 laboratórios do Brasil credenciados junto ao IRD/CNEN para executar o serviço de dosimetria pessoal;

Leia mais

GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS

GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS (7 ª aula) Existem várias unidades que medem diversas características das radiações ionizantes e, também, das substâncias radioativas. 1)ATIVIDADE 2)EXPOSIÇÃO 3)DOSE ABSORVIDA

Leia mais

GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO

GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO Prof. André L. C. Conceição DAFIS GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO Os raios X foram descobertos por Roentgen em 1895 e a radioatividade por Becquerel em 1896. Iniciou-se, assim, o

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA O ser humano não dispõe de sistemas próprios para a detecção da presença de radiação ionizante. O uso desenfreado das radiações mostrou que: A radiação ionizante é capaz de produzir

Leia mais

Introd. Física Médica 2012

Introd. Física Médica 2012 Introd. Física Médica 2012 Aula 3 Produção de RX Produção de Raios X Os RX são produzidos quando elétrons são acelerados por DDP da ordem de 10 3 a 10 6 V e colidem com alvos metálicos (Fig. 4). Bremsstrahlung

Leia mais

Prof. Luciano Santa Rita - MSc.

Prof. Luciano Santa Rita - MSc. Dosimetria e Cálculo de Blindagem Prof. Luciano Santa Rita - MSc www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br 1 Conteudo programático Notação de uma grandeza, grandezas de base, unidade

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS Walter Siqueira Paes Tel: (19) 3429-4836 walterpaes@gmail.com gtprusp@gmail.com www.usp.br/protecaoradiologica

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL. Yvone M. Mascarenhas

IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL. Yvone M. Mascarenhas IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL Yvone M. Mascarenhas SUMÁRIO Proteção Radiológica - princípios O que avaliar - Grandezas Dosimetria Individual Externa Como atribuir uma dose com dosímetros

Leia mais

Técnicas Experimentais

Técnicas Experimentais Técnicas Experimentais Grandezas Radiológicas e Unidades Prof. Altem Nascimento Pontes Período: 18 a 24 de Janeiro de 2010 Evolução Conceitual das Grandezas A quantificação da radiação ionizante Campo

Leia mais

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 1 1º. Semestre/2017 PAULO R. COSTA

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 1 1º. Semestre/2017 PAULO R. COSTA FÍSICA DAS RADIAÇÕES 1 1º. Semestre/2017 PAULO R. COSTA OBJETIVO O objetivo principal da disciplina é fornecer bases físicas para os que pretendam, posteriormente, empregar radiações ionizantes na sua

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Paulo Roberto Costa

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Paulo Roberto Costa PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Paulo Roberto Costa SISTEMA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Efeitos biológicos das RI Estrutura do Sistema de Proteção Radiológica SITUAÇÕES DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO NATURAIS INTRODUZIDAS

Leia mais

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA Proteção e higiene das Radiações II Profª: Marina de Carvalho CETEA Processamento do Filme O processamento apropriado do filme é necessário para um ótimo contraste do receptor de imagem, porque o processamento

Leia mais

Proteção Radiológica no Diagnóstico por Imagem

Proteção Radiológica no Diagnóstico por Imagem NÚCLEO DE PROTEÇÃO RADIOLÓGI CA DA UNIFESP Proteção Radiológica no Diagnóstico por Imagem Profª.. Dra. Regina Bitelli Medeiros http://protecaoradiologica protecaoradiologica.unifesp.br email: : rbitelli.ddi@epm.br

Leia mais

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear Renato Di Prinzio, D. Sc. Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear CNEN rprinzio@cnen.gov.br

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS O PAPEL DA LEGISLAÇÃO Imposição de Regras - Benefício referente à prática de determinada atividade. ORGANISMOS INTERNACIONAIS Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) - Elaborar recomendações

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES

PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES PROFESSORES: Priscila Carmo Santana Lucas Paixão Reis 1. EMENTA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES

PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES PROFESSORES: Priscila Carmo Santana Marcio Alves de Oliveira

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES

PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA PLANO DE TRABALHO FÍSICA DAS RADIAÇÕES PROFESSORES: Priscila Carmo Santana Lucas Paixão Reis 1. EMENTA

Leia mais

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Física (2013.2) Disciplina: Laboratório de Física moderna Professor: Lucio Sartori Farenzena Acadêmico: Jaime, Paulo e Wanderson. PRÉ-RELATÓRIO DIOATIVIDADE

Leia mais

GRANDEZAS E UNIDADES PARTE 2 PAULO R. COSTA

GRANDEZAS E UNIDADES PARTE 2 PAULO R. COSTA GRANDEZAS E UNIDADES PARTE 2 PAULO R. COSTA GRANDEZAS FÍSICAS: FLUÊNCIA, DOSE ABSORVIDA E KERMA Dose absorvida i Energia depositada em uma única interação in out Q Definida no ponto de transferência Energia

Leia mais

GRANDEZAS E UNIDADES USADAS EM RADIOPROTEÇÃO

GRANDEZAS E UNIDADES USADAS EM RADIOPROTEÇÃO GRANDEZAS E UNIDADES USADAS EM RADIOPROTEÇÃO RADIOPROTEÇÃO - HISTÓRICO 1895 Wilhelm Conrad Röentgen descobre os Raios X - revolução na medicina 1896 Marie e Pierre Curie e Henry Becquerel descobrem as

Leia mais

E responsabilidade do operador assegurar o uso de proteção máxima para si e para o paciente.

E responsabilidade do operador assegurar o uso de proteção máxima para si e para o paciente. AULA 1 Proteção Radiológica INTRODUÇÃO A Radiologia e uma especialidade difícil e perigosa que exclui toda improvisação. E imperativo que somente a pessoas com relevantes conhecimentos técnicos em radiologia

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I. 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

Concurso Público Medicina Nuclear Caderno de Questões Prova Objetiva 2015

Concurso Público Medicina Nuclear Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 Medicina Nuclear Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Na realização de estudos de cintilografia renal dinâmica com Tc-99m DTPA em pacientes com malformações renais ou rins transplantados, as aquisições

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE 2015 jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos para diferentes tipos

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL SEÇÃO TÉCNICA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Oficinas sobre Física das Radiações e Radiologia Industrial

Oficinas sobre Física das Radiações e Radiologia Industrial Oficinas sobre Física das Radiações e Radiologia Industrial Prof. Luciano Santa Rita www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br Sumário - Física das Radiações Oficinas tópicos 1a 2a

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PROFESSORES: Jony Marques Geraldo Marcio Alves de Oliveira 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

Luciano Santa Rita. Mestre em Radioproteção e Dosimetria. 1

Luciano Santa Rita. Mestre em Radioproteção e Dosimetria.  1 Proteção Radiológica no Radiodiagnóstico Luciano Santa Rita Mestre em Radioproteção e Dosimetria www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br 1 Apresentação do conteúdo da aula Histórico

Leia mais

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica FÍSICA MÉDICA Aula 03 - Proteção Radiológica Introdução Tendo em vista os danos biológicos causados nos seres vivos pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção aos que

Leia mais

Risco de Gestantes na Medicina Nuclear. André Luiz Alberti Leitão Sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Risco de Gestantes na Medicina Nuclear. André Luiz Alberti Leitão Sexta-feira, 25 de agosto de 2017 Risco de Gestantes na Medicina Nuclear André Luiz Alberti Leitão Sexta-feira, 25 de agosto de 2017 Entendendo os Efeitos da Radiação no Tecido Danos físicos, químicos e biológicos Físicos Aumento de temperatura

Leia mais

Padronização Metrológica e Calibração de Monitores de Área e Contaminação

Padronização Metrológica e Calibração de Monitores de Área e Contaminação UFPE GDOIN - DEN/UFPE LPR - DEN/UFPE Padronização Metrológica e Calibração de Monitores de Área e Contaminação Metrologia 2016 Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2016 Qualidade Melhoria da eficiência e

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA

TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA Prof. Luciano Santa Rita E-mail: tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Site: www.lucianosantarita.pro.br Sumário Radioatividade Radiações diretamente

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. CNEN NN 3.01 janeiro/2005

DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. CNEN NN 3.01 janeiro/2005 DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA CNEN NN 3.01 janeiro/2005 Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica Resolução CNEN/ CD 27 de 17/12/2004 Publicação D.O.U de 06/01/2005 Resolução CNEN/ CD 27

Leia mais

Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica

Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica CNEN-NN-3.01:2011 Setembro/2011 Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica Resolução CNEN 27/2004 (Aprovação da Norma) Publicação D.O.U. em 06/01/2005 Resolução CNEN 48/2005 (Alteração dos itens 1.2.5,

Leia mais

NOÇÕES SOBRE DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES - 1. Alwin Elbern, Ph.D.

NOÇÕES SOBRE DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES - 1. Alwin Elbern, Ph.D. NOÇÕES SOBRE DOSIMETRIA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES - 1 Alwin Elbern, Ph.D. Aulas baseadas no Livro: L.Tahuata et.al. Radioproteção e Dosimetria Fundamentos Capítulo 5 www.ird.org.br 1 Introdução Quer no

Leia mais

ÍNDICE DE APLICABILIDADE DA PORTARIA 453/98 DA ANVISA EM HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS

ÍNDICE DE APLICABILIDADE DA PORTARIA 453/98 DA ANVISA EM HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS ÍNDICE DE APLICABILIDADE DA PORTARIA 453/98 DA ANVISA EM HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS André João 1 Ygor Júlio 2 Paula Frassinetti 3 Radiologia ciências biológicas e da saúde Facipe ISSN IMPRESSO 1980-1769

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA

TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA TÓPICOS ESPECIAIS: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA A INDÚSTRIA Prof. Luciano Santa Rita E-mail: tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Site: www.lucianosantarita.pro.br Sumário Radioatividade Radiações diretamente

Leia mais

Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques

Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Produção de raios-x, Interação com a Matéria, Proteção Radiológica, Instrumental Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Centro de Ciências das Imagens e Física Médica Departamento de Clínica Médica

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS Walter Siqueira Paes DIVISÃO DE HIGIENE, SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SETOR DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

APROVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO Decreto-Lei n.º 227/2008, de 25 de Novembro (n.º 5 do artigo 4.º)

APROVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO Decreto-Lei n.º 227/2008, de 25 de Novembro (n.º 5 do artigo 4.º) PROCESSO N.º Identificação da entidade: Morada: Email: Contacto telefónico: NIF/NIPC: Nome do responsável: APROVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO Decreto-Lei n.º 227/2008, de 25 de Novembro (n.º 5 do artigo

Leia mais

Decaimentos radioativos. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Decaimentos radioativos. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Decaimentos radioativos FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Sumário Atividade de uma amostra radioativa Crescimento radioativo Decaimentos sucessivos Tipos de decaimento Radioisótopos na Medicina Radioproteção

Leia mais

Prof. Luciano Santa Rita - MSc.

Prof. Luciano Santa Rita - MSc. Dosimetria e Cálculo de Blindagem Prof. Luciano Santa Rita - MSc www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br 1 Conteudo programático Notação de uma grandeza, grandezas de base, unidade

Leia mais

BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES B (2018) 01-07

BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES B (2018) 01-07 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 06-02-B (2018) 01-07 Classificação de áreas considerando as doses efetivas devido a radônio, em ambientes fechados no Instituto de Defesa Química, Biológica,

Leia mais

Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária?

Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária? Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária? Esmeralci Ferreira Prof. Adjunto Disciplina de Cardiologia UERJ & UNIGRANRIO Coordenador Setor de Hemodinâmica do HC Mario Leoni Coordenador Setor

Leia mais

CENTRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES CMR

CENTRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES CMR 7.7.1 Atividades Desenvolvidas O Centro de Metrologia das Radiações (CMR) do ipen tem por objetivo agregar as atividades de calibração e dosimetria, e de radiometria ambiental. Desta forma, os laboratórios

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO Professor(es): Marcio Alves de Oliveira Paulo Márcio Campos de Oliveira 1. EMENTA Bases físicas que fundamentam a proteção radiológica. Fundamentos de proteção

Leia mais

Campus de Botucatu. SEMESTRE LETIVO: (X) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu. SEMESTRE LETIVO: (X) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Física Médica MODALIDADE: Bacharelado DISCIPLINA: Física Radiológica (X) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Física e Biofísica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr.

Leia mais

Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica

Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-01 (2015) 01-07 Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica L.K. Silva a ; D.S. Santos a a Divisão de Dosimetria/Dosimetria

Leia mais

Física Moderna II Aula 10

Física Moderna II Aula 10 Física Moderna II Aula 10 Marcelo G. Munhoz munhoz@if.usp.br Lab. Pelletron, sala 245 ramal 6940 Como podemos descrever o núcleo de maneira mais detalhada? n Propriedades estáticas: q Tamanho, q Massa,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO Professor: Paulo Márcio Campos de Oliveira 1. EMENTA Bases físicas que fundamentam a proteção radiológica. Fundamentos de proteção radiológica. Efeitos

Leia mais

Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010

Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-14 Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010 Renata Farias de Lira a,

Leia mais

Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca.

Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca. Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca. BEATRIZ RODRIGUES FERNANDES PEDERSANE¹; JAQUELINE DE OLIVEIRA SIMPLICIO¹; LUAN BERNARDO DA SILVA CONCEIÇÃO¹;

Leia mais

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS DOSÍMETROS Os dosímetros integradores são instrumentos que indicam a exposição ou a dose absorvido a que um indivíduo foi submetido. Características ideais para um bom desempenho de um dosímetro integrador

Leia mais

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL. Ana Maria Xavier Pesquisadora Titular

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL. Ana Maria Xavier Pesquisadora Titular CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL Ana Maria Xavier Pesquisadora Titular CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA GERAL: Física Atômica e Nuclear Efeitos Biológicos Grandezas

Leia mais

Instrumentação para a Física da Radiação I.F.R. - Dosimetria

Instrumentação para a Física da Radiação I.F.R. - Dosimetria Dosimetria Trabalho apresentado pelo aluno Rui R B Mendes, no âmbito da disciplina de Instrumentação para a Física da Radiação 2008-2009 (Docente: Prof. Rui Marques) Índice I. A importância da dosimetria

Leia mais

Estudo da influência do invólucro protetor de contaminação no frasco de radiofármacos na medição da atividade

Estudo da influência do invólucro protetor de contaminação no frasco de radiofármacos na medição da atividade BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-11 Estudo da influência do invólucro protetor de contaminação no frasco de radiofármacos na medição da atividade L. T. Kuahara; E. L. Corrêa;

Leia mais

Efeitos Biológicos - Programa. EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES E NÃO IONIZANTES ( ) 2013 Aula 1. Efeitos Biológicos - Programa

Efeitos Biológicos - Programa. EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES E NÃO IONIZANTES ( ) 2013 Aula 1. Efeitos Biológicos - Programa EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES E NÃO IONIZANTES (4300436) 2013 Aula 1 Efeitos Biológicos - Programa Módulo 1: Classificação das radiações; Conceituação sobre radiação ionizante e não ionizante.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DA UFU

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DA UFU 1 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EDITAL 024.2016 - FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DA UFU O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU,

Leia mais

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X?

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X? IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR POR QUE SÃO IMPORTANTES

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS Ábio V. A. Pinto Departamento de Física UFSC Núcleo de Proteção Radiológica Florianópolis SC UFSC Introdução O recente acidente com o reator nuclear

Leia mais

APLICAÇÃO DE MONITORES PORTÁTEIS PARA MONITORAÇÃO INTERNA EM MEDICINA NUCLEAR

APLICAÇÃO DE MONITORES PORTÁTEIS PARA MONITORAÇÃO INTERNA EM MEDICINA NUCLEAR X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

Exposição Ocupacional

Exposição Ocupacional Exposição Ocupacional É a exposição normal ou potencial de um indivíduo em decorrência de seu trabalho ou treinamento em práticas autorizadas ou intervenções, excluindo-se a radiação natural do local.

Leia mais

Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil

Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil C.P.V. Castro Luz a, L.V. Sá a, J.U. Delgado a, a Instituto de Radioproteção e Dosimetria, 22783-127, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Leia mais

IMPACTO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA REDUÇÃO DA RADIAÇÃO IONIZANTE. Carlos A.M. Gottschall, MD, PhD, FSCAI

IMPACTO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA REDUÇÃO DA RADIAÇÃO IONIZANTE. Carlos A.M. Gottschall, MD, PhD, FSCAI IMPACTO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA Carlos A.M. Gottschall, MD, PhD, FSCAI Radiação não é depurada do organismo (As Low As Reasonably Achievable) Pacientes somente devem ser expostos à radiação quando inevitável

Leia mais

PLANO DE CONTROLE DE QUALIDADE (PCQ) RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE CONTROLE DE QUALIDADE (PCQ) RADIOPROTEÇÃO Padrões de Controle Níveis Administrativos e Limites de Dose Controle da Contaminação Sinalização Níveis de Controle Administrativo Limite de Dose para Trabalhador Limite de Dose para Visita PG-IPN-1302

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento :IT-IPN-1307.06.01 Revisão 02 Data 15/04/2018 Título DETECTORES DE RADIAÇÃO CALIBRADOS Classificação Ostensivo n o de páginas 04 n o

Leia mais

Estudo da distribuição de dose equivalente em órgãos e tecidos em procedimento de radiografia odontológica periapical.

Estudo da distribuição de dose equivalente em órgãos e tecidos em procedimento de radiografia odontológica periapical. Estudo da distribuição de dose equivalente em órgãos e tecidos em procedimento de radiografia odontológica periapical. H.F.S. Santos a ; C. F. Bissoli b ; J. F. Cipeli a,c ; M.A.B Fortes a,c C. A. Federico

Leia mais

CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES

CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-07 A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica Francisca A. de Melo¹, ², Carla V. da Silva³, Décio

Leia mais

AS PRECAUÇÔES DA RADIOLOGIA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NAS SALAS DE EXAMES E COM OS ACOMPANHANTES

AS PRECAUÇÔES DA RADIOLOGIA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NAS SALAS DE EXAMES E COM OS ACOMPANHANTES AS PRECAUÇÔES DA RADIOLOGIA EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NAS SALAS DE EXAMES E COM OS ACOMPANHANTES Danieli Pereira Pruença Graduanda em Tecnologia em Radiologia, Faculdade Integrada de Três Lagoas FITL/AEMS

Leia mais

Irradiação e Contaminação

Irradiação e Contaminação Radioquímica Irradiação e Contaminação Irradiação é a exposição de um objecto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer à distância, sem necessidade de contacto. Irradiar contaminar. Irradiação e Contaminação

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO INVÓLUCRO PROTETOR DE CONTAMINAÇÃO NO FRASCO DE RADIOFÁRMACOS NA MEDIÇÃO DA ATIVIDADE

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO INVÓLUCRO PROTETOR DE CONTAMINAÇÃO NO FRASCO DE RADIOFÁRMACOS NA MEDIÇÃO DA ATIVIDADE International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO INVÓLUCRO PROTETOR DE CONTAMINAÇÃO NO FRASCO

Leia mais

VISA/MJM/2611/2009 RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO

VISA/MJM/2611/2009 RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO VISA/MJM/2611/2009 Somente profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária possuem a capacidade técnica reconhecida para executar e analisar as medidas relativas à proteção radiológica em radiodiagnóstico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU 1 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL 040.2014 - FÍSICA MÉDICA /HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU,

Leia mais

Física Moderna II Aula 14

Física Moderna II Aula 14 Física Moderna II Aula 14 Marcelo G. Munhoz munhoz@if.usp.br Lab. Pelletron, sala 245 ramal 6940 Como podemos descrever o núcleo de maneira mais detalhada? n Propriedades estáticas: q Tamanho, q Massa,

Leia mais

TRATAMENTO DO HIPERTIROIDISMO COM IODO-131 ANA CAROLINA GALVÃO, FELIPE GOBBI GONÇALVES, GUSTAVO TOLEDO, MATHEUS SENA

TRATAMENTO DO HIPERTIROIDISMO COM IODO-131 ANA CAROLINA GALVÃO, FELIPE GOBBI GONÇALVES, GUSTAVO TOLEDO, MATHEUS SENA TRATAMENTO DO HIPERTIROIDISMO COM IODO-131 ANA CAROLINA GALVÃO, FELIPE GOBBI GONÇALVES, GUSTAVO TOLEDO, MATHEUS SENA O HIPERTIREOIDISMO DESCRIÇÃO CAUSAS Excesso de Iodo Doença de Graves Infecção e tumores

Leia mais

CONTROLE REGULATÓRIO NACIONAL, ORG. INT. E CULTURA DE SEGURANÇA

CONTROLE REGULATÓRIO NACIONAL, ORG. INT. E CULTURA DE SEGURANÇA CONTROLE REGULATÓRIO NACIONAL, ORG. INT. E CULTURA DE SEGURANÇA Prof. Luciano Santa Rita E-mail: tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Site: www.lucianosantarita.pro.br Sumário Norma CNEN NN-3.01 e suas Posições

Leia mais

Radiólise da água DANO AO DNA CELULAR EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE 16/05/2013

Radiólise da água DANO AO DNA CELULAR EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE 16/05/2013 Radiólise da água rad rad + * H2O H2O + e ou H2O H2O e + ( H O) 2 n eaq + + H2O + H2O OH + H3O H2O* H + OH OH + OH H2O2 H + H H2 Radicais Livres EFEIOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANE DNA é o principal

Leia mais

Calibração de câmaras utilizadas em radiodiagnóstico para feixes de raios-x de baixa energia.

Calibração de câmaras utilizadas em radiodiagnóstico para feixes de raios-x de baixa energia. Calibração de câmaras utilizadas em radiodiagnóstico para feixes de raios-x de baixa energia. R.S. Cardoso 1, F. Bossio 1, J.G.P. Peixoto 1 1 Instituto de Radioproteção e Dosimetria-IRD E-mail: ricardo@ird.gov.br

Leia mais

Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em 2007

Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em 2007 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-01 (2015) 01-10 Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS ASSOCIADOS À MONITORAÇÃO IN VIVO DE ISÓTOPOS DE URÂNIO NOS PULMÕES

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS ASSOCIADOS À MONITORAÇÃO IN VIVO DE ISÓTOPOS DE URÂNIO NOS PULMÕES IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS

Leia mais

Análise de Desempenho de Sistemas Dosimétricos de Extremidade Tipo Anel

Análise de Desempenho de Sistemas Dosimétricos de Extremidade Tipo Anel Análise de Desempenho de Sistemas Dosimétricos de Extremidade Tipo Anel Bruna Lamis Alvarenga 1, Marcus Alexandre Vallim de Alencar 2 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2 Instituto de Radioproteção

Leia mais

Simp.TCC/ Sem.IC.2017(12);

Simp.TCC/ Sem.IC.2017(12); RADIOLOGIA PRINCÍPIOS BÁSICOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO RADIODIAGNÓSTICO: PROTEÇÃO PARA PACIENTES E IOE S BASIC PRINCIPLES OF RADIOLOGICAL PROTECTION IN RADIODIAGNOSIS: PROTECTION FOR PATIENTS AND IOE'S

Leia mais

Portaria 453/98 e Proteção Radiológica

Portaria 453/98 e Proteção Radiológica Portaria 453/98 e Proteção Radiológica Prof. Alwin Elbern, Ph.D. Escola de Engenharia da UFRGS - DENUC Portaria 453/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde "Diretrizes de Proteçã

Leia mais

Física das Radiações & Radioatividade. Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo

Física das Radiações & Radioatividade. Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo Física das Radiações & Radioatividade Tecnologia em Medicina Nuclear Prof. Leonardo ÁTOMO Menor porção da matéria que mantém as propriedades químicas do elemento químico correspondente. Possui um núcleo,

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS MEDIDORES DE RADIAÇÃO

CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS MEDIDORES DE RADIAÇÃO Universidade Federal de Sergipe CCET Departamento de Física Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Semana de Mini-Cursos em Física Médica 2010 De 01 a 04 de março de 2010 CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS

Leia mais