Guia de Instalação DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Instalação DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012"

Transcrição

1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Resumir os procedimentos de instalação relacionados aos sistemas abrangidos pela empresa Teorema Sistemas. 1.2 AMBIENTE: Antes de instalar o sistema fornecido pela Teorema Sistemas, leia atentamente este guia de instalação, que contém as informações necessárias que afetam o processo de instalação e consequentemente seu uso posterior. Ao utilizar essas informações para realizar a instalação, é assegurado que o processo de instalação ocorra sem problemas e que o sistema funcione corretamente. 1.3 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: AMBIENTE: ÍNDICE INSTRUÇÕES CONFIGURAÇÃO MÍNIMA SISTEMA MONOUSUÁRIO SISTEMA MULTIUSUÁRIO IMPRESSORAS CUIDADOS PROCESSOS DE INSTALAÇÃO INSTALAÇÃO DIRECIONAMENTO BACKUP INDICAÇÃO TEOREMA SISTEMAS ANTIVÍRUS INDICAÇÃO TEOREMA SISTEMAS SUPORTE TÉCNICO REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS Site: / / Fone: (42)

3 2. INSTRUÇÕES 2.1 CONFIGURAÇÃO MÍNIMA Antes de iniciar a instalação do sistema, certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados. O usuário deve ainda obter informação sobre rede caso a instalação do sistema seja para multiusuário. Rede Local Energia Elétrica Servidor Dedicado Estações de Trabalho 2.2 SISTEMA MONOUSUÁRIO INFRAESTRUTURA Em caso de dois ou mais equipamentos. Estabilizada e aterrada. EQUIPAMENTOS Esse equipamento será utilizado para o uso do Gerenciador de Banco de Dados, no caso de Rede Local. Processador Pentium IV ou superior AMD 2.2 ou superior; Memória RAM 2.0 GB ou mais; No-break; Sistema Operacional (Windows 2003 / Windows 8 ou Linux Server atualizado); Espaço em disco de 300MB até o tamanho necessário da base de dados; Banco de Dados Firebird versão configurado. Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; Memória RAM 1.0 GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP / Windows 8); Disco Rígido de 120 GB ou mais; Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Se o ambiente em que o sistema será utilizado atender a somente um usuário, deverão ser obedecidos os parâmetros de configuração mínima e observar que a máquina na qual será instalado o sistema deve seguir as recomendações para servidor, pois além desta máquina ser uma estação de trabalho, também servirá como servidor. 2.3 SISTEMA MULTIUSUÁRIO Se o ambiente em que o sistema será utilizado atender a mais de um usuário em mais de um computador, será necessário atender também aos requisitos apresentados a seguir: Servidor - o sistema operacional que deverá estar instalado no computador que será destinado como servidor deverá ser algum dos seguintes: Windows 2000, Windows XP Professional, Linux Server atualizado. Rede local deve estar em plenas condições de funcionamento, obedecendo às normas existentes. Site: / / Fone: (42)

4 Se o ambiente de trabalho necessitar de mais de quatro computadores com o sistema instalado, deverá ter um servidor dedicado 1 e um no-break. 2.4 IMPRESSORAS Existem diversos modelos de impressoras no mercado, classificados de acordo com o mecanismo de impressão utilizado e a finalidade de uso das mesmas. Vamos falar somente da finalidade de uso, para que o usuário possa obter um melhor desempenho do sistema ao escolher o tipo de impressora a ser utilizada. Impressoras matriciais: seu uso é mais indicado para a impressão de folhas com diversas vias em papel carbono (notas fiscais, orçamentos, etc.). Essa impressora não é indicada quando for necessária alguma configuração de tamanho e tipo de papel. O relatório poderá ser impresso, mas sua legibilidade ficará comprometida. Impressoras a jato de tinta: é o tipo mais comum de impressora e atende a várias finalidades, a qualidade de impressão é melhor que a matricial. No entanto, esse tipo de impressora é inviável para a impressão de documentos que necessitem de várias vias. Seu uso é mais indicado para trabalhos que necessitem de uma resolução mais precisa como, a impressão de relatórios no formato de gráfico, documentos com código de barras, etc. Impressora a laser: segue as mesmas diretrizes da impressora a jato de tinta. O usuário poderá ainda, ter quantas impressoras necessitar, instaladas em seu computador, bastando apenas selecionar em qual delas será impresso determinado trabalho. 2.5 CUIDADOS Para que não ocorram problemas como, perda ou danos de equipamentos e conseqüentemente perda das informações que constam nestes equipamentos são necessários alguns cuidados. Instale o computador em local protegido, onde ninguém possa pisar ou tropeçar nos fios, sem danificar os fios. Se não houver uma tomada próxima ao computador, providencie a instalação, que deve ser feita por profissional qualificado. Não use Ts (conector para várias tomadas), a tomada deverá ser exclusiva para o computador. É possível que ocorram descargas elétricas, por esse motivo, é necessário, além do estabilizador ou no-break ligado ao computador, fazer o aterramento. Normalmente as casas e edifícios não possuem instalações específicas para aterramento, por isso não ligue o fio terra em canos de água, parte metálica de janelas, ferros ou fio de pára-raios, solicite a um profissional eletricista para fazer a instalação conforme as normas existentes. 1 Servidor dedicado: computador que terá o sistema com a base de dados da empresa, este computador compartilhará a base de dados com o restante dos computadores e não deve ser usado para outro fim. Site: / / Fone: (42)

5 3. PROCESSOS DE INSTALAÇÃO 3.1 INSTALAÇÃO A Após iniciar o instalador, a tela de instalação iniciará automaticamente, Figura 1. Existe uma seqüência lógica para a instalação correta do sistema. Primeiro deverá ser instalado o banco de dados, depois a instalação do módulo(s) de sistema adquirido(s) e por último a instalação do gerador de relatórios. Figura 1 Tela do Instalador. O banco de dados é o local onde fica armazenado todo conjunto de informações da empresa. Quando a máquina em que se está instalando for destinada para ser um servidor deve-se instalar o banco de dados utilizando o instalador Firebird Server, assinalado na Figura 1. Ao executá-lo é iniciado o Assistente de Instalação, conforme o mostrado na Figura 2. Figura 2 Assistente de instalação. Site: / / Fone: (42)

6 Deve-se clicar no botão Avançar para prosseguir com a instalação. Quando o instalador estiver pronto para instalar o Firebird clique no botão Instalar, destaque da Figura 3. Figura 3 Instala o Banco Firebird. Na sequência o instalador processa a instalação do Banco Firebird, Figura 4. Figura 4 Processo de instalação. Quando a máquina em que se está instalando for destinada a um terminal deve-se instalar o banco de dados com o instalador Firebird Client, assinalado na Figura 5. Ao executá-lo é iniciado o Assistente de Site: / / Fone: (42)

7 Instalação, conforme o mostrado anteriormente na Figura 2. Esse Assistente de Instalação segue o mesmo roteiro da instalação do Firebird Server. Figura 5 Tela do Instalador. O próximo passo é instalar o Gerador de Relatórios, o instalador encontra-se na Lista de Utilitários assinalada na Figura 6. Figura 6 Tela do Instalador. Ao executar o instalador do Gerador de Relatórios é iniciado um novo assistente de instalação para dar ínicio a instalação click em Avançar, conforme visto na Figura 7. Site: / / Fone: (42)

8 Figura 7 Instalador do Gerador de Relatórios. A partir daqui deve-se instalar o Módulo adquirido do Sistema. Para isso basta clicar na colméia Pitágoras no pentagrama representativo do Sistema adquirido. Neste exemplo é mostrada a instalação do Módulo de Gestão Administrativa, destaque da Figura 8. Figura 8 Tela de instalação. O assistente de instalação notifica a instalação do Módulo de Gestão Administrativa, conforme a Figura 9. Prosseguir a instalação utilizado o botão Avançar. Site: / / Fone: (42)

9 Figura 9 Instalador Gestão Administrativa. Ao Avançar o instalador prepara-se para processar a instalação do Módulo de Gestão Administrativa, então para prosseguir clicar no botão Instalar para efetivamente instalar o Sistema na máquina, Figura 10. Figura 10 Gerenciador pronto para instalar. Quando o instalador termina o processo de instalação do Módulo basta Concluir para finalizar o Gerenciador da instalação, Figura 11, e começar a utilizar o Sistema. Site: / / Fone: (42)

10 Figura 11 Conclusão da instalação Gestão Administrativa. Depois executadas as devidas instalações, passa a existir uma pasta no Disco Rígido da máquina chamada Teorema, como mostra a Figura 12: Figura 12 Pastas utilizadas pelo sistema Teorema. Site: / / Fone: (42)

11 Dentro da pasta Teorema, devem existir outras pastas utilizadas cada qual para armazenar determinado conteúdo. Atualiza: pasta que contém o(s) atalho(s) do(s) módulo(s) instalado(s); Bin: pasta que contém o(s) arquivo(s) executável (is); Grids: grava as grids salvas como default pelo usuário; Relatórios: pasta que contém os arquivos referentes aos relatórios do(s) módulo(s) instalado(s); Utilitários: pasta que contém arquivos de instalação do banco de dados; Windados: pasta que contém o arquivo da base de dados utilizada. 3.2 DIRECIONAMENTO Na pasta Atualiza ao executar o Módulo a primeira vez é aberta uma tela para direcionar o Sistema ao Servidor, Figura 13. Figura 13 Pasta Atualiza. A tela aberta é idêntica a Figura 14 e caso a máquina seja um Servidor deve-se colocar no campo LOCAL: o endereço da pasta Local (a pasta Local deve ser criada preferencialmente na unidade de disco C:), no campo SERVIDOR deve-se indicar o caminho para a pasta Bin. No Servidor não é necessário indicar o caminho para os relatórios. Adicionadas as informações necessárias utilize o botão Gravar. Site: / / Fone: (42)

12 Figura 14 Endereçamento do Servidor. Caso a máquina em que foi instalado o Sistema for um terminal o endereçamento deve apontar o Servidor para que quando o Servidor for atualizado os Terminais sejam atualizados automaticamente. A Figura 15 mostra como o endereçamento deve ser feito. No campo LOCAL deve ser apontada a pasta Bin do próprio Terminal, no campo SERVIDOR deve ser preenchido da seguinte forma: \\Servidor\Teorema\Bin\ e o campo Relatórios deve apontar a pasta de relatórios do Servidor da seguinte forma: \\Servidor\Teorema\relatorios. Adicionadas as informações necessárias utilize o botão Gravar. Figura 15 Endereçamento do Terminal. O arquivo teorema.ini também deve ser alterado, deve ser informado o direcionamento de banco. Veja os detalhamentos para a alteração do arquivo teorema.ini. Abra o arquivo por meio da caixa Executar encontrada no menu Iniciar, Figura 16. Site: / / Fone: (42)

13 Figura 16 Abrir arquivo "teorema.ini". Este arquivo deve conter informações para direcionar os demais programas de forma correta tornando operacional o funcionamento de todo o sistema. No arquivo teorema.ini é necessário informar o direcionamento do banco de dados. Vamos ver o exemplo da figura abaixo, que é o conteúdo do arquivo: [Direcionamento de Banco] Pitágoras=SERVIDOR:C:\TEOREMA\WINDADOS\TEOREMA.FDB ou Pitágoras= :C:\TEOREMA\WINDADOS\TEOREMA.FDB, onde: Pitágoras - indica que qualquer programa da Teorema Sistemas desenvolvido através do sistema Pitágoras poderá ser executado; SERVIDOR - nome da máquina utilizada como servidor, seguido de dois pontos (:); número do IP (se o mesmo for fixo) da máquina que será utilizada como servidor, seguido de dois pontos (:); C:\TEOREMA\WINDADOS\ - indica o caminho para o banco de dados; TEOREMA.FDB arquivo que contém a base de dados; Para máquina Servidor e máquina Terminal existe uma pequena diferença, verifique no destaque da tabela abaixo: No Servidor No Terminal Site: / / Fone: (42)

14 Note que pode ser colocado o nome da máquina (não o nome do compartilhamento de rede), mas é aconselhável que a máquina Servidora seja identificada por seu número IP fixo. Se for utilizado o nome da máquina ao invés do IP, poderá ocorrer um atraso na comunicação, o IP funciona de forma mais otimizada. Depois de alterado o arquivo teorema.ini e gravadas as informações do cadastro do servidor, na próxima vez que abrir por meio do ícone o módulo instalado, o sistema estará habilitado para funcionar corretamente. Site: / / Fone: (42)

15 4. BACKUP Este termo é sinônimo de recuperação, refere-se ao processo de fazer uma cópia (um arquivo auxiliar, imagem do arquivo fonte) para posterior utilização como base de recuperação de dados quando da ocorrência de um defeito ou perda de dados. Assim como existe uma proteção para o patrimônio físico empresa, também deve existir uma proteção para o patrimônio não físico da empresa (informações, dados de computadores), essa proteção deve ser feita através do backup. Se este cuidado para a proteção não for tomado, podem ocorrer danos irreversíveis para a empresa. Se um equipamento sofre algum dano, é possível repará-lo ou trocá-lo, mas sem o backup, as informações não poderão ser recuperadas. O backup deverá ser feito em CD, disco rígido extra (não é recomendável fazer a cópia dos dados no mesmo HD que esta sendo usado) ou em fita dat. É altamente recomendável retirar diariamente a cópia do backup das instalações da empresa, pois caso ocorra algum acidente (como um incêndio, alagamento e outros) a cópia poderá ser perdida e não haverá nenhum meio de recuperar as informações. 4.1 INDICAÇÃO TEOREMA SISTEMAS Para a realização do backup é necessário utilizar uma ferramenta (programa) à parte do sistema da Teorema Sistemas. É indicado utilizar a ferramenta Cobian Backup, que é gratuita e em português para realizar cópias de segurança de arquivos e pastas. Esta ferramenta pode ser configurada para fazer cópias regularmente a cada intervalo de tempo (diário, a cada X horas), como o usuário achar mais conveniente, desde que haja no mínimo uma cópia diária, e que o computador esteja ligado no horário programado para a realização da cópia. Além dessa flexibilidade, a ferramenta também permite realizar cópias progressivas, isto é, adicionam somente os arquivos novos ou alterados à cópia já existente. Ver instalação do Cobian em manual à parte. Realizar a cópia dos dados em Fita DAT DDS, Pen Drive, CD, HD extra ou externo. 5. ANTIVÍRUS Para eliminação e segurança prévia contra vírus deverá ser instalado algum antivírus em TODAS as estações de trabalho e no servidor. Primeiramente, vírus é uma rotina ou sub-rotina que causa danos em arquivos ou na área de inicialização do computador. Existem várias fontes de infecção de vírus, a principal é a Internet, pois através dela o computador troca informações todo o tempo, transmitindo e recebendo dados. Outra forma do computador ser infectado é através das portas de entrada (CD, disquete, arquivos baixados da Internet, entre outros.). Um programa antivírus permite identificar e eliminar programas viróticos que tentem se infiltrar no sistema detecta e remove o vírus. Estes programas devem ser atualizados constantemente à medida que novos vírus se tornam conhecidos. A maioria dos programas antivírus tem a opção de atualização automática, desde que esteja conectado a Internet. Site: / / Fone: (42)

16 Existem várias versões de Anti-Vírus no mercado como o Norton, AVG, Avast e outros, além dos Anti-Trojans, programas especializados em combater os cavalos de Tróia. Podemos citar algumas opções gratuitas como os Anti-Vírus AVG, Avast. Existem também outros tipos diferenciados de infecção do computador, que popularmente são conhecidos como vírus, mas eles agem diferentes do vírus em si, a seguir serão descritos os tipos mais conhecidos e sua forma de agir: Spyware: código que monitora usuários de alguns programas e envia as informações pela Internet. Muitos programas baixados da Internet instalam spyware no computador sem que o usuário saiba. Deve ser instalado um programa especializado para limpar o registro do Windows de spyware. Algumas opções de programas: Spybot, AD-Aware (gratuitos e em português). Trojans: ou comumente conhecido como cavalo de tróia, um programa que abre as portas do computador para invasores. Os trojans podem representar um problema maior que outros tipos de vírus, pois são desenvolvidos para serem destrutivos, eles permitem o acesso remoto ao computador da vítima e podem fazer captura de senhas e dados confidenciais, podem destruir ou modificar dados, como apagar uma unidade de disco rígido, no momento em que são ativados. Existem atualmente programas firewall e antivírus que detectam trojans, ainda assim é recomendável usar algum programa específico para este fim, porque a maioria dos antivírus existentes detecta somente os trojans mais comuns. Um programa de antivírus é também uma forma de proteger o patrimônio não físico (proteger as informações) e o patrimônio físico da empresa (caso seja capturada uma senha de banco). Além de ter instalado o programa de antivírus, também são necessários alguns cuidados adicionais. Passar o antivírus em todos os disquetes/cds/pendrives que receber, vírus são extremamente comuns nos discos que são passados de mão em mão, mesmo que entre amigos e colegas de trabalho. Sempre que fizer um download de algum arquivo ou programa, passe o antivírus logo em seguida ao final do download. Programe o programa de antivírus para fazer o escaneamento constante da memória, de tal forma a ter uma segunda chance de pegar um vírus quando o usuário se esquecer de passar o antivírus (escanear) um novo programa ou arquivo. Programe o antivírus para fazer atualização automática, dessa forma o computador estará sempre atualizado contra os novos vírus. 5.1 INDICAÇÃO TEOREMA SISTEMAS É essencial que o programa antivírus seja instalado em todas as estações de trabalho inclusive no servidor. Site: / / Fone: (42)

17 6. SUPORTE TÉCNICO Caso ocorrerem dúvidas quanto a qualquer processo de instalação, o usuário poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através: Endereço: Rua Frei Caneca, 1713 Santana CEP Guarapuava Paraná Brasil Fone/Fax: (0xx42) Segunda a Sexta 8h30min às 12h / 13h30min às 18h Celular: (0xx42) Segunda a Sexta 8h30min às 12h / 13h30min às 18h Sábado 9h às 18h (suporte telefônico) Home-Page: 7. REFERÊNCIAS Cobian. Disponível em: Acesso em: 28 de dezembro de Firebird. Disponível em: Acesso em: 28 de dezembro de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices; CD - Compact Disc; DAT Digital Audio Tape; DDS - Digital Data Storage; GB Gigabyte; HD Hard Disk; IP Internet Protocol; MB Megabyte; RAM Random Access Memory; Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas (42) Site: / / Fone: (42)

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013.

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Framework Daruma para ECF

Manual Framework Daruma para ECF Manual Framework Daruma para ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

Ordens de Produção Vinculadas

Ordens de Produção Vinculadas Ordens de Produção Vinculadas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Marcelo Barby Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1

Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1 Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Antonio Marcos Zampier Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Julho de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Fechamento Fiscal

Manual Fechamento Fiscal Manual Fechamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Silmara Rebeca e Mauro Martinelli Aprovado em: março de 2013 Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manifestação do Destinatário da NF-e

Manifestação do Destinatário da NF-e Manifestação do Destinatário da NF-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções para Remessa Bancária

Instruções para Remessa Bancária Bancária DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: novembro de 2012 Atualizado em: 24 de dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

SCPI 8.0. Guia Rápido. Instalação e Configurações Iniciais. Introdução. 1-Sistema Recomendável. Instalando o SCPI. Nesta Edição

SCPI 8.0. Guia Rápido. Instalação e Configurações Iniciais. Introdução. 1-Sistema Recomendável. Instalando o SCPI. Nesta Edição SCPI 8.0 Guia Rápido Instalação e Configurações Iniciais Introdução Nesta Edição 1 Sistema Recomendável 2 Instalando o SCPI e Firebird 1.5 3 Instalando o SCPI e Firebird 2.1 4 Configurando o Servidor 5

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO MDMED

MANUAL INSTALAÇÃO MDMED MANUAL INSTALAÇÃO MDMED Contents 3 Indice 0 Part I Instalação MDMED 1 Equipamentos... necessários Part II 1 - Instalando 4 4 4 1 1.1 - CD... de instalação 4 2 1.2 - Escolha... o micro "Servidor" 4 3 1.3

Leia mais

Instruções para Área Restrita site Teorema

Instruções para Área Restrita site Teorema Instruções para Área Restrita site Teorema DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Janeiro de 2015 Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Aprovado em: Novembro de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema

Leia mais

SIAFRO Módulo de Devolução 1.0

SIAFRO Módulo de Devolução 1.0 Conteúdo do Manual. Introdução. Capítulo Requisitos. Capítulo Instalação 4. Capítulo Configuração 5. Capítulo 4 Cadastro de Devolução 6. Capítulo 5 Relatório 7. Capítulo 6 Backup 8. Capítulo 7 Atualização

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Cuidados com Banco de Dados

Cuidados com Banco de Dados Cuidados com Banco de Dados DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: agosto de 2011 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 www.vesoftware.com.

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 www.vesoftware.com. Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 www.vesoftware.com.br 1-15 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior,

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

SUMÁRIO 3 DAJE. 3 cartórios online E cartórios off-line

SUMÁRIO 3 DAJE. 3 cartórios online E cartórios off-line SUMÁRIO 3 introdução 3 DEFINIÇÕES 3 DAJE 3 cartórios online E cartórios off-line 4 instalação 4 Requisitos básicos de equipamentos para a instalação 4 Verificações a serem feitas antes de instalar o sistema

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 18/10/2006 Última modificação: 27/09/2008 Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação

Leia mais

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR 1 of 23 *HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR O manual do usuário tem como objetivo, detalhar o funcionamento do Sistema de Gerenciamento e Monitoramento On-Line de Obras, de forma clara para seus usuários. Clique

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

Importância do Backup

Importância do Backup Importância do Backup Qual é a importância do Backup? Qual é a importância dos dados para a empresa? O que aconteceria se a empresa perdesse todas as informações? Estas perguntas transmitem um sentido

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0

Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 2014 Innova Soluções Tecnológicas Este documento contém 28 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Novembro de 2014. Impresso

Leia mais

Manual Acordos Comerciais

Manual Acordos Comerciais Manual Acordos Comerciais DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Bruno Conrado Hertzel Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Junho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

É possível rodar o Klavix com o Interbase ou com o Firebird. Baixe da página da Loureiro um dos gerenciadores disponíveis e instale em sua máquina.

É possível rodar o Klavix com o Interbase ou com o Firebird. Baixe da página da Loureiro um dos gerenciadores disponíveis e instale em sua máquina. Como colocar o Klavix em rede Passo 1 Instalando o Gerenciador do Banco de dados É possível rodar o Klavix com o Interbase ou com o Firebird. Baixe da página da Loureiro um dos gerenciadores disponíveis

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

CIH01. Comunicação de Internação Hospitar. Manual de Instalação e Administração. Versão do produto: 4.0.1.1. Edição do documento: 1.

CIH01. Comunicação de Internação Hospitar. Manual de Instalação e Administração. Versão do produto: 4.0.1.1. Edição do documento: 1. CIH01 Comunicação de Internação Hospitar Manual de Instalação e Administração Versão do produto: 4.0.1.1 Edição do documento: 1.0 Agosto de 2008 MS - SE - DATASUS CIH01 Comunicação de Internação Hospitar

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual Sistema WEB 1

Manual Sistema WEB 1 Manual Sistema WEB 1 APRESENTAÇÃO Nosso site na internet é o www.tercred.com.br onde apresentamos um pouco da nossa história, nossos produtos, a rede credenciada e outros serviços. Para acessar o Sistema

Leia mais

ESET SMART SECURITY 9

ESET SMART SECURITY 9 ESET SMART SECURITY 9 Microsoft Windows 10 / 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento o ESET Smart Security é um software

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema SGPV - Versão 7.1

Manual de Instalação do Sistema SGPV - Versão 7.1 Manual de Instalação do Sistema SGPV - Versão 7.1 Antes de iniciar a instalação ou atualização do sistema SGPV, recomendamos a leitura na íntegra deste manual. REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAÇÃO: a) Sistema

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) GUIA DE EXPORTAÇÃO

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) GUIA DE EXPORTAÇÃO Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) GUIA DE EXPORTAÇÃO Guia CD-13 Público EXPORTAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Pré Requisitos para exportação do certificado digital A1.

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Somente revendas podem utilizar o SIAFRO?

Somente revendas podem utilizar o SIAFRO? SIAFRO.0 Introdução Tela de Instalação O SIAFRO é um programa (software) fornecido pela IDARON para ser utilizado nas revendas de agrotóxicos. Um dos principais objetivos do SIAFRO é tornar o controle

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES FAQ PERGUNTAS FREQUENTES 1 SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1.Quais são as características do Programa?...4 2.Quais são os pré-requisitos para instalação do Sigep Web?...4 3.Como obter o aplicativo para instalação?...4

Leia mais

SIAI Despesa de Pessoal (DP) MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0

SIAI Despesa de Pessoal (DP) MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 Natal, Maio de 2013 Sumário 1. O que é o SIAI DP... 3 2. Requisitos mínimos de instalação... 4 2. Como instalar o SIAI DP Módulo Coleta... 4 3. Acessando o SIAI DP... 8

Leia mais

APRESENTAÇÃO...Página 05. LICENÇA...Página 07. GUIA DE INSTALAÇÃO DO SERVIDOR...Página 09. GUIA DE INSTALAÇÃO DO PONTO DE REDE...

APRESENTAÇÃO...Página 05. LICENÇA...Página 07. GUIA DE INSTALAÇÃO DO SERVIDOR...Página 09. GUIA DE INSTALAÇÃO DO PONTO DE REDE... GUIA DE INSTALAÇÃO GUIA DE INSTALAÇÃO ÍNDICE - 4 ÍNDICE PASSO - APRESENTAÇÃO...Página 05 - Aproveite o XDental 2012 LICENÇA...Página 07 - Contrato de Licenciamento de Uso do Software GUIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-client Versão: 4.2 Versão do Doc.:1.2 Autor: Bárbara Vieira Souza Data: 26/07/2010 Aplica-se à: NDDigital n-billing Alterado por: Release Note: Detalhamento de Alteração

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

ESET SMART SECURITY 8

ESET SMART SECURITY 8 ESET SMART SECURITY 8 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

Lei da Transparência - Lei 12741/2012

Lei da Transparência - Lei 12741/2012 Lei da Transparência - Lei 12741/2012 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Marcelo Barby Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila M G Gechele e Gustavo Ribas Aprovado em: maio de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.0 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

ESET SMART SECURITY 7

ESET SMART SECURITY 7 ESET SMART SECURITY 7 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

Grifon Alerta. Manual do Usuário

Grifon Alerta. Manual do Usuário Grifon Alerta Manual do Usuário Sumário Sobre a Grifon Brasil... 4 Recortes eletrônicos... 4 Grifon Alerta Cliente... 4 Visão Geral... 4 Instalação... 5 Pré-requisitos... 5 Passo a passo para a instalação...

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Abril/ Certificado Digital A1 Geração Página 1 de 32 Abril/ Pré requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013)

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013) FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 () 1 Sumário: PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO VERSÃO 5.8... 4 ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA VIA CD... 6 1º Passo Atualizações e Alterações da Versão 5.8...

Leia mais

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 jfinanças Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFINANÇAS PESSOAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfinanças Pessoal...

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

V O C Ê N O C O N T R O L E.

V O C Ê N O C O N T R O L E. VOCÊ NO CONTROLE. VOCÊ NO CONTROLE. O que é o Frota Fácil? A Iveco sempre coloca o desejo de seus clientes à frente quando oferece ao mercado novas soluções em transportes. Pensando nisso, foi desenvolvido

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-client MSI Versão: 4.2.3 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 19/11/2010 Documento destinado à: Clientes e Parceiros Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS

CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS CONFIGURAÇÃO DE REDE SISTEMA IDEAGRI - FAQ CONCEITOS GERAIS Servidor: O servidor é todo computador no qual um banco de dados ou um programa (aplicação) está instalado e será COMPARTILHADO para outros computadores,

Leia mais

Manual para conexão e utilização do VETORH (Sistema de Recursos Humanos) via acesso ao terminal remoto

Manual para conexão e utilização do VETORH (Sistema de Recursos Humanos) via acesso ao terminal remoto Manual para conexão e utilização do VETORH (Sistema de Recursos Humanos) via acesso ao terminal remoto Objetivo: Fornecer informações técnicas necessárias aos administradores e helpdesk dos usuários do

Leia mais

Índice. Mamut Gravador Telefônico Digital MGC Manual de Instalação Procedimento de Instalação do Gravador Digital Mamut. V 1.0

Índice. Mamut Gravador Telefônico Digital MGC Manual de Instalação Procedimento de Instalação do Gravador Digital Mamut. V 1.0 Procedimento de Instalação do Gravador Digital Mamut. V 1.0 Índice 1- Preparação da CPU para o funcionamento do Gravador Digital Mamut 1.1 - Preparação da CPU 1.2 - Instalação do Firebird 2 - Instalação

Leia mais

AVG File Server. Manual do Usuário. Revisão do documento 2013.07 (03/12/2013)

AVG File Server. Manual do Usuário. Revisão do documento 2013.07 (03/12/2013) AVG File Server Manual do Usuário Revisão do documento 2013.07 (03/12/2013) Copyright AVG Technologies CZ, s.r.o. Todos os direitos reservados. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos

Leia mais

9. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU UTILITÁRIOS...2

9. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU UTILITÁRIOS...2 1 9. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU UTILITÁRIOS...2 9.1 Cópia de Segurança (Backup)...2 9.1.a Adicionar ou Remover Empresas da Lista... 2 9.1.b Empresas Cadastradas no Sistema... 2 9.1.c Inserir uma Empresa...

Leia mais

Boolean Sistemas 2 MANUAL DA ROTINA MENU DOS SISTEMAS Atualizado em Maio/2006

Boolean Sistemas 2 MANUAL DA ROTINA MENU DOS SISTEMAS Atualizado em Maio/2006 Boolean Sistemas 2 MANUAL DA ROTINA DE MENU DOS SISTEMAS Atualizado em Maio/2006 Empresas Especiais Suporte 2.01. Cadastro das empresas 2.02. Relação das empresas 2.03. Controle das emissões 2.04. Exclusão

Leia mais

COPYRIGHT 2011 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil.

COPYRIGHT 2011 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. COPYRIGHT 2011 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. De acordo com as leis de Copyright, nenhuma parte desta publicação ou do software pode ser copiada,

Leia mais

Manual de backup SigemLoja 2.0 (firebird)

Manual de backup SigemLoja 2.0 (firebird) Manual de backup SigemLoja 2.0 (firebird) 1 Manual Backup SigemLoja 2.0 (Firebird) 1. Sumário 2. Apresentação... 3 2.1. Qual a importância do backup?... 3 2.1. Com que frequência realizar o backup?...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. - INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Microsoft Windows 7 / Vista / XP / 2000 / Home Server. Guia de Inicialização Rápida

Microsoft Windows 7 / Vista / XP / 2000 / Home Server. Guia de Inicialização Rápida Microsoft Windows 7 / Vista / XP / 2000 / Home Server Guia de Inicialização Rápida O ESET Smart Security fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no ThreatSense,

Leia mais

Objetivo. Requisitos. Resumo. Processo de Instalação PS4E e PS4B

Objetivo. Requisitos. Resumo. Processo de Instalação PS4E e PS4B Objetivo Este documento tem como objetivo instruir os processos de instalação do Panda Security for Enterprise e Panda Security for Business e sua distribuição e configuração mais simples em uma rede.

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 8

ESET NOD32 ANTIVIRUS 8 ESET NOD32 ANTIVIRUS 8 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux

Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux dez/2011 Créditos: Sérgio Luiz Solusoft Solução em Informática Ltda Rua Desemb. Alarico Barroso, no. 87 - Ouro Preto - Pampulha - CEP: 31.310-380

Leia mais

MSYS - Cópia de segurança

MSYS - Cópia de segurança O Sistema MSYS integra os controles financeiros e de custos de sua empresa, além de controles adicionais e os cadastros de clientes e fornecedores. Assim, muitas informações extremamente importantes são

Leia mais

Instalação Titulo Titulo

Instalação Titulo Titulo Instalação Titulo Titulo Índice 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SAGE START.... 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Instalação Sage Start... 2 Acessando o Sage Start Comercial, Estoque e Financeiro... 6 Acessando

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro?

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Existem vários programas para isso, entre eles o Parallels que é pago, o VMWare, o Virtual Box e outros. Hoje vamos abordar o Virtual

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 9

ESET NOD32 ANTIVIRUS 9 ESET NOD32 ANTIVIRUS 9 Microsoft Windows 10 / 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento O ESET NOD32 Antivirus fornece

Leia mais

SOFTWARE DE APLICAÇÃO: Essencialmente o SISTEMA OPERATIVO - conjunto

SOFTWARE DE APLICAÇÃO: Essencialmente o SISTEMA OPERATIVO - conjunto Módulo A Instituto de Emprego e Formação Profissional 1 Software Como já vimos, o software de um sistema informático é um conjunto de instruções ou programas (codificados em binário) capazes de fazerem

Leia mais

QuarkXPress 9.3 ReadMe

QuarkXPress 9.3 ReadMe QuarkXPress 9.3 ReadMe CONTEÚDO Conteúdo QuarkXPress 9.3 ReadMe...4 Requisitos de Sistema...5 Requisitos de sistema: Mac OS...5 Requisitos de sistema: Windows...5 Instalação: Mac OS...7 Execução de uma

Leia mais