O que ele não é? Um método ou técnica definitiva para desenvolvimento de um produto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que ele não é? Um método ou técnica definitiva para desenvolvimento de um produto."

Transcrição

1 Scrum Lucas Roque

2

3 1. Visão Geral

4 O que é Scrum? Um framework desenvolvido para que pessoas possam solucionar problemas complexos e adaptativos, ao mesmo tempo que produzem produtos de alto valor.

5 Características? O que ele é? Leve; Simples de entender; Difícil de dominar. O que ele não é? Um método ou técnica definitiva para desenvolvimento de um produto.

6 Características? Papéis Eventos Equipe Regras Artefatos

7 Ciclo de Vida

8 2. Teoria

9 Mas de onde veio isso? Rugby.

10 Teoria do Scrum O Scrum é fundamentado no empirismo, nas teorias de controle empírico de processo. O conhecimento vem das experiências e das decisões tomadas em cima desse conhecimento.

11 Pilares do processo empírico Transparência Inspeção Adaptação

12 Transparência Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Transparência precisa de um padrão comum compartilhado e entendido por todos.

13 Inspeção Inspeções frequentes nos artefatos e no progresso, visando identificar indesejáveis variações. Os inspetores devem ser especialistas no trabalho a ser verificado.

14 Adaptacão Se um inspetor detectar desvio em algum aspecto do processo, e este desvio pode afetar a qualidade do produto, ele precisa ser ajustado. A ajuste deve ser realizado o mais breve possível.

15 Inspeção e Adaptacão O Scrum oferece quatro oportunidades para serem realizadas: Planejamento da Sprint;. Reunião diária; Revisão da Sprint; Retrospectiva da Sprint.

16 3. Pessoas

17 O Time Scrum O time Scrum é composto por: Product Owner; Equipe de Desenvolvimento; Scrum Master. Times devem ser auto-organizáveis e multifuncionais.

18 O Time Scrum Visa aperfeiçoar: Flexibilidade; Criatividade; Produtividade. Entregam produtos de forma iterativa e incremental.

19 Product Owner O Product Owner, ou dono do produto, é o responsável pro maximizar o valor do produto. Ele é apenas uma pessoa, e não um comitê.

20 Product Owner Responsável por gerenciar o Backlog do produto, o que inclui: Expressar claramente os itens; Ordenar os itens para alcançar melhor as metas; Garantir valor no trabalho da equipe de desenvolvimento; Garantir que o Backlog seja visível e transparente a todos; Garantir o entendimento detodos os itens do Backlog.

21 Product Owner Para que haja sucesso todos no time devem respeitar suas decisões, e mais ninguém tem permissão para direcionar a equipe de desenvolvimento. Ele pode fazer todo o trabalho ou delegar para a equipe, porém ele sempre será o responsável.

22 Equipe de Desenvolvimento A equipe de desenvolvimento são os reponsáveis pela entrega de uma versão usável e incrementada do produto ao fim de casa sprint. São estruturadas e autorizadas para organizar e gerenciar seu próprio trabalho.

23 Equipe de Desenvolvimento Características: Auto-organizadas; Multifuncionais; Todos são desenvolvedores; Responsabilidade coletiva; Não existem sub-equipes;

24 Tamanho da Equipe Pequena o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar uma parcela significativa do trabalho. Equipes pequenas podem encontrar restrições de habilidades. Equipes grandes aumentam a complexidade de gerenciamento.

25 Scrum Master É responsável por garantir o entendimento e a aplicação do Scrum. Que a teoria, prática e regras sejam aderidas pela equipe. Também é responsável pela interação daqueles que estão fora com o time Scrum.

26 Scrum Master É responsável por garantir o entendimento e a aplicação do Scrum. Que a teoria, prática e regras sejam aderidas pela equipe. Também é responsável pela interação daqueles que estão fora com o time Scrum.

27 Trabalhando para o Product Owner Encontrando técnicas de gerenciamento do Backlog; Comunicar a visão, objetivo e itens do Backlog para equipe; Ensinar ao time como criar itens de forma clara e concisa; Compreender a longo-prazo o planejamento do Produto; Praticar agilidade; Facilitar os eventos Scrum.

28 Trabalhando para a Equipe de Desenvolvimento Treinar a equipe em auto-gerenciamento e interdisciplinaridade; Ensinar e liderar na criação de produtos de alto valor; Remover impedimentos; Facilitar eventos; Treinar equipe que não adota ou não compreende o Scrum.

29 Trabalhando para a Organização Liderando adoção de Scrum; Planejando implementações; Ajudando na compreensão do Scrum e do desenvolvimento empírico; Causando mudanças que aumentem a produtividade; Trabalhando com outro Scrum Master para aumentar a eficácia do Scrum na organização.

30 4. Eventos

31 Eventos O objetivo dos eventos é criar uma rotina e minimizar a necessidade de reuniões não definidas. São Time-Boxed, onde todo evento tem uma duração máxima.

32 Eventos Cada evento é uma oportunidades de análise e adaptação. São projetados para permitir transparência e inspeção.

33 Sprint É o coração do Scrum, é um periodo de um mês ou menos, onde uma release do sistema é entregue. Ao fim de uma sprint, uma nova é imediatamente iniciada.

34 Sprint Composição: Reunião de Planejamento; Reuniões diárias; Desenvolvimento; Revisão; Retrospectiva.

35 Sprint Mudanças que mudem o objetivo estão proibidas; Equipe permanece constante; Metas não diminuem; Escopo pode ser negociado.

36 Sprint A sprint funciona como um projeto, e deve realizar algo. Não deve durar mais do que um mês.

37 Cancelamento da Sprint Uma sprint só pode ser cancelada pelo Product Owner, e antes do fim de sua time-box. O trabalho que o PO considerar finalizado pode ser aceito, enquanto os incompletos são colocados de volta no Backlog.

38 Cancelamento da Sprint Devido sua curta duração, sprints raramente são canceladas. Consome recursos, e geralmente são traumáticas para o time.

39 Reunião de Planejamento Em um time-box de oito horas (ajustável) toda a equipe planeja aquilo que será desenvolvido. Divido em: O que será entregue? Como será entregue?

40 O que será entregue? Nesta fase é apresentado: O Backlog do produto; O mais recente incremento; A projeção da capacidade da Equipe; Desempenho passado da Equipe; Após a estimativa da equipe de desenvolvimento, o time define a meta da sprint.

41 Como será entregue? A equipe de desenvolvimento decide como irá transformar as funcionalidades escolhidas em um incremento para produto. As atividades são decompostas em unidades de um dia ou menos.

42 Como será entregue? O Product Owner, e outras pessoas podem participar desta fase para auxiliar em domínios espeíficos. Ao fim da reunião a equipe deve ser capaz de explicar ao Product Owner e Scrum Master, como pretende de forma auto-organizada completar a meta da sprint.

43 Meta Flexível. Caso a equipe de desenvolvimento enfrente algo não esperado, o escopo pode ser negóciado com o Product Owner.

44 Reunião Diária Time-boxed de 15 minutos onde é discutido os acontecimentos desde a ultima, até a proxima reunião diária. É esclarecido: O que foi completado; O que será feito; E quais os obstáculos.

45 Reunião Diária A Reunião Diária é de responsabilidade da equipe de desenvolvimento, e é onde é avaliada a tendência de cumprimento da Meta. Melhora a comunicação e elimina a necessidade de outras reuniões. É um evento chave para inspeção e adaptação.

46 Revisão da Sprint Realizada para inspecionar o incremento ao produto, e de maneira informal o time e interessados colaboram sobre o que foi feito e discutem sobre as próximas coisas a serem feitas. Geralmente possui um time-boxed de quatro horas.

47 Revisão da Sprint São discutidos: O que foi "Pronto" e o que não; O que correu bem e o que gerou problema; Apresentação do que foi "Pronto"; Projeção das datas de conclusão; Colaboração sobre o que será feito.

48 Retrospectiva da Sprint Ocorre entre a revisão e o planejamento da próxima sprint, com time-boxed de três horas, funciona como uma autoavaliação do time. Propósito: Avaliar a relação em entre as pessoas, processos e ferramenta; Identificar e ordenar melhorias; Criar um plano de implementar essas melhorias.

49 Retrospectiva da Sprint O Scrum Master encoraja o Time Scrum a melhorar, tanto em relação ao processo do framework, como na qualidade do produto. Ao fim dessa fase o time deve ter identificado melhorias para próximas sprints.

50 5. Artefatos

51 Artefatos São especificamente projetados para maximizar a transparência das informações chave necessárias para asegurar que a meta seja atingida. Backlog do Produto; Backlog da Sprint; Incremento.

52 Backlog do Produto É uma lista ordenada de tudo que é necessário ao produto, e a única origem de requisitos. Um Backlog nunca está pronto, e evolui tanto quando o produto e o ambiente utilizado. Essa mudança ocorre para manter o produto apropriado, competitivo e útil, e existirá enquanto o produto existir.

53 Backlog do Produto Lista todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções para as futuras versões do produto. É geralmente ordenado por valor, risco, prioridade e necessidade. Quanto mais no topo da lista mais claros e detalhados devem ser os itens, pois serão os primeiros a serem implementados.

54 Backlog do Produto Os itens que podem ser escolhidos para a próxima sprint são considerados "diponíveis" ou "executáveis", para serem refinados na reunião de planejamento da Sprint. O Backlog é um artefato vivo, e ganha valor conforme o produto é usado e recebe retorno do mercado.

55 Backlog do Produto Deve ser constantemente preparado e cuidado, adicionando detalhes, analisando e revisando estimativas e ordem dos itens. Este trabalho é responsabilidade do Product Owner junto com a equipe de desenvolvimento.

56 Backlog do Produto A cada reunião de revisão da sprint, o progresso em cima do Backlog é analisado pelo Product Owner. Este processo pode ser feito com práticas de estimativa, contudo não substituem a importância do empirismo.

57 Backlog da Sprint Composto por: Um subconjunto de itens do Backlog do Produto selecionados para a sprint; Um plano de entrega; Um objetivo. É uma previsão de que funcionalidades serão incrementadas ao produto.

58 Backlog da Sprint O plano descreve como os itens serão transformados em incremento, e precisa ter detalhes suficientes para que o progresso seja entendido. Assim como o Backlog do produto, está em constante mudança.

59 Backlog da Sprint Quando a equipe empiricamente percebe que itens precisam ser adicionados ou removidos, o Backlog da sprint é atualizado, visando sempre alcançar o objetivo. Este trabalho so pode ser realizado pela equipe de desenvolvimento, e a estimativa deve ser sempre atualizada após alguma mudança.

60 Backlog da Sprint A reunião diária é o momento onde a sprint é monitorada, projetando a possibilidade de alcance do objetivo. O trabalho restante e a data são as únicas variáveis que interessam.

61 Incremento É a soma de todos os itens do Backlog do Produto completado durante a sprint, somado as entregas das sprints anteriores. Independente do Product Owner decidir liberar ou não, ele deve estar "Pronto" e em condição de ser utilizado.

62 Pronto? Embora esta definição possa variar, de maneira geral define quando o trabalho esta completado no incremento do produto. Todos devem entender claramente o seu significado, assegurando a transparência ao time.

63 Pronto? A equipe deve usar esta definição para orientá-los na seleção de itens do Backlog do produto durante a Reunião de Planejamento. A cada incremento adicionado, todos os anteriores são juntamente testados. Espera-se que a definição evolua de acordo com a maturidade do time Scrum.

64 Obrigado! Perguntas?

SCRUM Prof. Jair Galvão

SCRUM Prof. Jair Galvão 1 SCRUM Prof. Jair Galvão 2 Definição do Scrum Scrum é um framework estrutural que está sendo usado para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos; Surgiu em 1990; Scrum não é um processo, é um

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. SCRUM Carlos Mar, Msc. Maio/2014

ENGENHARIA DE SOFTWARE. SCRUM Carlos Mar, Msc. Maio/2014 ENGENHARIA DE SOFTWARE SCRUM Carlos Mar, Msc. Maio/2014 SCRUM Is a simple yet incredibly powerful set of principles and practices that help teams deliver products in short cycles, enabling fast feedback,

Leia mais

Metodologia SCRUM. Figura 1 - Estrutura de processo do Scrum. [2]

Metodologia SCRUM. Figura 1 - Estrutura de processo do Scrum. [2] Guia SCRUM Sumário Metodologia SCRUM... 3 1. Time Scrum... 4 1.1. Proprietário do Produto... 4 1.2. Time de Desenvolvimento... 4 1.3. Líder Scrum... 5 2. Eventos Scrum... 6 2.1. Sprint... 6 2.2. Reunião

Leia mais

Coti Informática Scrum. Professor Edson Belém Coti Informática

Coti Informática Scrum. Professor Edson Belém Coti Informática Coti Informática Scrum Professor Edson Belém profedsonbelem@gmail.com Coti Informática Certificações Professional Scrum Master (PSM I) do Scrum.org Certified Scrum Master (CSM) da Scrum Alliance Agile

Leia mais

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018 SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018 1. O Scrum Master é responsável por promover e suportar o Scrum como definido no Guia Scrum. 2. Scrum é um(a) que está sendo utilizado para gerenciar o trabalho em

Leia mais

GPS Gestão de projeto de software Aula 7a - Scrum. Professor Emiliano S. Monteiro

GPS Gestão de projeto de software Aula 7a - Scrum. Professor Emiliano S. Monteiro GPS Gestão de projeto de software Aula 7a - Scrum Professor Emiliano S. Monteiro http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/ Esquema Scrum Definição É um framework para gerenciar o desenvolvimento de

Leia mais

Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Julho de Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland

Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Julho de Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland Guia do Scrum Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo Julho de 2013 Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland Índice O propósito do Guia do Scrum... 3 Definição do Scrum... 3

Leia mais

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018 SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018 1. Se a reunião diária do Scrum tem uma duração de 15 minutos, então... A. A Revisão da Sprint tem duração de 4 horas. B. A Revisão da Sprint tem duração de 1 hora.

Leia mais

Guia do Scrum MR. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Julho de Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland

Guia do Scrum MR. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Julho de Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland Guia do Scrum MR Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo Julho de 2016 Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland I ndice O propósito do Guia do Scrum... 3 Definição do Scrum...

Leia mais

PDS. Aula 1.10 SCRUM. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.10 SCRUM. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.10 SCRUM Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Visão Geral 2 Artefatos Estórias; Product Backlog; Sprint Backlog; Gráfico Burndown; 3 Artefatos Estórias; Product Backlog; Sprint Backlog;

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

Engenharia de Software. Herbert Rausch Fernandes

Engenharia de Software. Herbert Rausch Fernandes Engenharia de Software Herbert Rausch Fernandes Scrum Não é uma metodologia que fará você desenvolver produtos melhores; Não te dá as respostas e não é uma bala de prata; Scrum é simplesmente um framework;

Leia mais

Fazendo MAIS em MENOS TEMPO: Metodologia SCRUM Guia completo

Fazendo MAIS em MENOS TEMPO: Metodologia SCRUM Guia completo Fazendo MAIS em MENOS TEMPO: Metodologia SCRUM Guia completo TREINAMENTO SCRUM APLICADO A TIMES ENACTUS Como todo ambiente de trabalho dinâmico, desafiador e passível a mudança, o ambiente Enactus exige

Leia mais

Scrum Foundations. Fundamentos de Scrum

Scrum Foundations. Fundamentos de Scrum Scrum Foundations Fundamentos de Scrum Sobre o curso Curso base para as funções de Scrum Developer e Scrum Master Histórico, Estrutura e Funções Scrum Product Owner Scrum Developer Scrum Master Artefatos

Leia mais

Papel do PO Métodos Ágeis. Fonte: Adaptworks

Papel do PO Métodos Ágeis. Fonte: Adaptworks Papel do PO Métodos Ágeis Fonte: Adaptworks Scrum - Visão Geral Manifesto Ágil Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

Leia mais

Scrum e Extreme Programming

Scrum e Extreme Programming Scrum e Extreme Programming CODEX Sumário Objetivo 3 Scrum 4 Papéis de Atuação 4 Eventos do Scrum 5 Artefatos do Scrum 5 Porque Scrum? 5 Extreme Programming 6 Práticas do Extreme Programming 6 Porque XP?

Leia mais

Scrum. Daniel Krauze

Scrum. Daniel Krauze Scrum Daniel Krauze daniel.krauze@gmail.com http://danielkrauze.wordpress.com/ Quem eu sou... Porque Scrum?? Fundamentos do Scrum Valores e Princípios Pilares do Scrum Time Scrum Eventos do Scrum Daily

Leia mais

Engenharia de Software DESENVOLVIMENTO ÁGIL

Engenharia de Software DESENVOLVIMENTO ÁGIL Engenharia de Software DESENVOLVIMENTO ÁGIL Em 2001, Kent Beck e outros dezesseis renomados desenvolvedores, autores e consultores da área de software assinaram o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de

Leia mais

Anexo C Complemento Scrum

Anexo C Complemento Scrum Anexo C Complemento Scrum Índice Índice de Tabelas... iii Anexo C Complemento Scrum... 1 C1 Equipas Scrum... 1 C2 Sprints Scrum... 4 ii Índice de Tabelas Tabela 1 - Tarefas do Scrum Master adaptado de

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade Estadual Vale do Acaraú INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE : Prof. Raquel Silveira Métodos ágeis focam em simplicidade, software funcional no início das iterações, flexibilidade e intensa

Leia mais

Uma breve visão sobre a metodologia scrum dos discentes de sistema de informação da faculdade projeção de Sobradinho/DF

Uma breve visão sobre a metodologia scrum dos discentes de sistema de informação da faculdade projeção de Sobradinho/DF Uma breve visão sobre a metodologia scrum dos discentes de sistema de informação da faculdade projeção de Sobradinho/DF Douglas Martins Neves Leonardo Paiva Campos de Melo Rogério Oliveira da Silva Resumo:

Leia mais

Metodologia Ágil com Scrum. Como uma ideia pode se tornar um software com a ajuda de boas práticas

Metodologia Ágil com Scrum. Como uma ideia pode se tornar um software com a ajuda de boas práticas Metodologia Ágil com Scrum Como uma ideia pode se tornar um software com a ajuda de boas práticas Quem sou eu Sou o Cristiano de Moraes, 38 anos, formado em Engenharia de Software, pós-graduado em Java

Leia mais

O Guia do Scrum. O guia definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. Julho de Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland

O Guia do Scrum. O guia definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. Julho de Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland O Guia do Scrum O guia definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo Julho de 2016 Desenvolvido e mantido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland Índice Propósito do Guia Scrum... 3 Definição de Scrum... 3 Teoria

Leia mais

São eventos Time-box do Scrum, ou seja, não podem ultrapassar o limite de tempo estabelecido no processo Scrum.

São eventos Time-box do Scrum, ou seja, não podem ultrapassar o limite de tempo estabelecido no processo Scrum. 1) O que é correto afirmar sobre eventos Time Box no Scrum? A) Uma Reunião de Retrospectiva do Sprint é Time-boxed em 4 horas para um Sprint de um mês; Uma Reunião Diária é Time-boxed em 15 minutos; Um

Leia mais

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog {aula # 1} Workshop Como criar, priorizar e manter o Product Backlog www.etcnologia.com.br (11) 9123-5358 (11) 9962-4260 Rildo F Santos twitter: @rildosan skype: rildo.f.santos http://rildosan.blogspot.com/

Leia mais

Scrum. Projeto de. Desenvolvimento. Software. Prof.: Ari Oliveira

Scrum. Projeto de. Desenvolvimento. Software. Prof.: Ari Oliveira Projeto de Desenvolvimento Software Prof.: Ari Oliveira As Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software são indicadas como sendo uma opção às abordagens tradicionais para desenvolver softwares; Comparadas

Leia mais

Manifesto Ágil Princípios

Manifesto Ágil Princípios Manifesto Ágil Princípios Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas. Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada. Colaboração com o cliente

Leia mais

Projeto para o IV semestre TADS

Projeto para o IV semestre TADS Projeto para o IV semestre TADS 02 2016 Conceito Já abordados Conceitos 2 Cronograma de atividades Sprints, documentos e apresentações Instrumentos Avaliativos Peso Avaliação das atividades 60,00 Avaliação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS BACHARELADO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TÓPICOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DOCENTE: FLÁVIO BARROS

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS BACHARELADO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TÓPICOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DOCENTE: FLÁVIO BARROS INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS BACHARELADO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - 2015.1 TÓPICOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DOCENTE: FLÁVIO BARROS Desenvolvimento de Ágil de Sistemas SCRUM 1 Desenvolvimento

Leia mais

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog {aula # 3} Workshop Como criar, priorizar e manter o Product Backlog www.etcnologia.com.br (11) 9123-5358 (11) 9962-4260 Rildo F Santos twitter: @rildosan skype: rildo.f.santos http://rildosan.blogspot.com/

Leia mais

Scrum. Adriano J. Holanda 18/10/2016. [Fundamentos de Sistemas de Informação II]

Scrum. Adriano J. Holanda 18/10/2016. [Fundamentos de Sistemas de Informação II] Scrum [Fundamentos de Sistemas de Informação II] Adriano J. Holanda 18/10/2016 Referências Reusable Scrum Presentation. Mountain Goat Software. Scrum (desenvolvimento de software). Wikipedia. Scrum: a

Leia mais

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SCRUM MASTER S M P C

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SCRUM MASTER S M P C SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) VERSÃO 022019 SCRUM MASTER S M P C CERTIPROF é uma marca registrada da CertiProf, LLC nos Estados Unidos e/ou outros países.

Leia mais

Métodos Ágeis e o SCRUM. Bruno Henrique Oliveira

Métodos Ágeis e o SCRUM. Bruno Henrique Oliveira Métodos Ágeis e o SCRUM Bruno Henrique Oliveira Apresentação Formado em BCC Consultoria Gestão de projetos e implantação de escritório de projetos ITIL e ECM Candidato a título de mestre em Engenharia

Leia mais

2 Processos Ágeis Scrum

2 Processos Ágeis Scrum 2 Processos Ágeis Processos ágeis, também conhecidos como métodos ágeis, referem-se a um grupo de processos de desenvolvimento de software baseados em desenvolvimento iterativo, onde os requisitos e as

Leia mais

PDS. Aula 1.9 SCRUM. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.9 SCRUM. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.9 SCRUM Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Introdução O nome SCRUM é derivado do Rugby É um método de reinício de jogada; Os jogadores se empurram para pegar a bola; Envolve o

Leia mais

Adoção de metodologia ágil baseada em Scrum - Case da Procergs

Adoção de metodologia ágil baseada em Scrum - Case da Procergs Adoção de metodologia ágil baseada em Scrum - Case da Procergs Outubro / 2014 Fundamentos do Scrum Pilares do Scrum Procergs Procergs - Setor de Fábrica SD1 Quem sou... Porque mudar a forma de trabalho?

Leia mais

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog {aula # 4} Workshop Como criar, priorizar e manter o Product www.etcnologia.com.br (11) 9123-5358 (11) 9962-4260 Rildo F Santos twitter: @rildosan skype: rildo.f.santos http://rildosan.blogspot.com/ Todos

Leia mais

Halison Miguel Edvan Pontes

Halison Miguel Edvan Pontes Halison Miguel Edvan Pontes Apresentação Surgimento; Conceitos; Características; Elementos Básicos; Estrutura; Disciplina. Surgimento O Processo Unificado Aberto, do inglês Open Unified Process (OpenUP)

Leia mais

SIGEPRO - Mini Curso sobre Métodos Ágeis de Gestão de Projetos

SIGEPRO - Mini Curso sobre Métodos Ágeis de Gestão de Projetos SIGEPRO - Mini Curso sobre Métodos Ágeis de Gestão de Projetos Jonas Analista de Negócios e Gerente de Projetos Fone:5184298411 Jonas.dc.cardoso@gmail.com 1 PROJETO Esforço temporário* para criar um produto,

Leia mais

O guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. Novembro de Desenvolvido e mantido pelos criadores do Scrum: Ken Schwaber e Jeff Sutherland

O guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. Novembro de Desenvolvido e mantido pelos criadores do Scrum: Ken Schwaber e Jeff Sutherland Guia do Scrum TM O guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo Novembro de 2017 Desenvolvido e mantido pelos criadores do Scrum: Ken Schwaber e Jeff Sutherland Versão em português Portuguese European

Leia mais

1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços:

1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços: Questões de múltipla escolha 1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços: a) Desenvolvimento Ágil b) Melhoria Contínua c) Automatizar tudo d) Centralizar o Desenvolvimento

Leia mais

PRODUCT BACKLOG. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

PRODUCT BACKLOG. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos PRODUCT BACKLOG Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Product Backlog Introdução O PO é a única pessoa responsável por gerir o Product Backlog e assegurar o valor do trabalho feito pelo Team. Este

Leia mais

Product Backlog Building

Product Backlog Building SESSÃO PRÁTICA ELABORAÇÃO DE UM PRODUCT BACKLOG EFETIVO Product Backlog Building Fábio Aguiar Agile Coach & Trainer @fabyogr fabiogr.com Backlog do Produto SCRUM PRODUCT BACKLOG? O Product Backlog é uma

Leia mais

SCRUM aplicado na Gerência de Projetos

SCRUM aplicado na Gerência de Projetos SCRUM aplicado na Gerência de Projetos Processo Conjunto de atividades ordenadas, restrições e recursos que produzem um resultado de algum tipo. (Pfleeger) Em software: Processo de desenvolvimento Define

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software

Desenvolvimento Ágil de Software DCC / ICEx / UFMG Desenvolvimento Ágil de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Agenda Métodos ágeis Histórico e Motivação Manifesto ágil Desenvolvimento dirigido a planos e ágil

Leia mais

BENEFÍCIOS DA AGILIDADE

BENEFÍCIOS DA AGILIDADE BENEFÍCIOS DA AGILIDADE COMO O ÁGIL PODE MELHORAR OS SEUS PROJETOS AGILEIT COACH INSTITUTE TABELA DE CONTEÚDOS 01 Há muitos projetos falhando! 03 ANTECIPAR Valor de Negócios 05 Como ANTECIPAR O ROI é POSSÍVEL?

Leia mais

METODOLOGIA ÁGEIS FDD FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

METODOLOGIA ÁGEIS FDD FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT. Prof. Fabiano Papaiz IFRN METODOLOGIA ÁGEIS FDD FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT Prof. Fabiano Papaiz IFRN Feature Driven Development = Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades FDD é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento

Leia mais

SCRUM Agilidade na Gestão de Projetos

SCRUM Agilidade na Gestão de Projetos SCRUM Agilidade na Gestão de Projetos Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com 2 www.flaviobarros.com.br 3 MOTIVAÇÃO POR QUE OS PROJETOS FALHAM 4 POR QUE OS PROJETOS FALHAM 5 http://metaconsulting.blogspot.com.br/2016/03/blog-post.html

Leia mais

METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP

METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP Definição, aplicações, vantagens e desvantagens Marcelo Buratti de Freitas Vitor Matheus Buratti

Leia mais

EXIN Agile Scrum Master

EXIN Agile Scrum Master EXIN Agile Scrum Master Guia de Preparação Edição 201607 Copyright 2016 EXIN Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser publicada, reproduzida, copiada ou armazenada em um sistema

Leia mais

Marketing Promotions Review

Marketing Promotions Review Marketing Promotions Review Conheça mais sobre o instrutor Leonardo Sanches Fundador do IGNIÇÃO GP Consultoria, Treinamentos e Certificações em Gerenciamento de Projetos Coach de Produtividade Certificações

Leia mais

Desenvolvimento Ágil no Governo. Produtos de Software. Luís Dosso. Outubro/2011. Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio.

Desenvolvimento Ágil no Governo. Produtos de Software. Luís Dosso. Outubro/2011. Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio. Desenvolvimento Ágil no Governo Luís Dosso Outubro/2011 Produtos de Software Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio. A Dextra Soluções de Software Projetos de software complexos

Leia mais

O Guia eduscrum. As regras do jogo. Desenvolvido pelo time eduscrum

O Guia eduscrum. As regras do jogo. Desenvolvido pelo time eduscrum O Guia eduscrum As regras do jogo Desenvolvido pelo time eduscrum Novembro de 2016 Escrito por Arno Delhij, Rini van Solingen e Willy Wijnands Revisado por Jeff Sutherland Versão 1.2 novembro de 2016 Revisado

Leia mais

Visão Geral do Processo de Desenvolvimento de Software Introdução aos Sistemas de Informação

Visão Geral do Processo de Desenvolvimento de Software Introdução aos Sistemas de Informação - Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Visão Geral do Processo de Desenvolvimento de Software Introdução aos Sistemas de Informação COM06852 - Introdução aos SI Prof.

Leia mais

Implementação de um sistema para gerenciamento de projetos baseado no Framework Scrum: um estudo de caso

Implementação de um sistema para gerenciamento de projetos baseado no Framework Scrum: um estudo de caso ISSN 23162872 T.I.S. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 8290, jul. 2012 Tecnologias, Infraestrutura e Software Implementação de um sistema para gerenciamento de projetos baseado no Framework Scrum: um estudo de

Leia mais

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC)

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) VERSÃO 092018 SCRUM MASTER S M P C SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) Objetivos de Aprendizagem do Curso (SMPC) VERSÃO

Leia mais

Processos Ágeis de Desenvolvimento de Software. Yuri Pereira

Processos Ágeis de Desenvolvimento de Software. Yuri Pereira Processos Ágeis de Desenvolvimento de Software Yuri Pereira ycssp@cin.ufpe.br Contexto Processos ágeis surgiram como alternativa aos processos tradicionais...... que apresentam restrições principalmente

Leia mais

SCRUMBUT. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

SCRUMBUT. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos SCRUMBUT Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Agenda ScrumBut Mitos ágeis Você utiliza Scrum ou não? Introdução A resposta é sim? Então segue todas as práticas, papéis, artefatos, regras. A resposta

Leia mais

Aula 03 Gestão de projetos em arquitetura

Aula 03 Gestão de projetos em arquitetura Aula 03 Gestão de projetos em arquitetura AUT 0593 1 Semestre 2019 Projeto: iniciativa planejada para atingir objetivo específico Temporário: início e fim definidos Resultado único: diferente dos anteriores

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Sobre a Metodologia de Desenvolvimento de Software Extreme Programming (XP), explique e cite os benefícios

Leia mais

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog

Como criar, priorizar e manter o Product Backlog {aula # 2} Workshop Como criar, priorizar e manter o Product Backlog www.etcnologia.com.br (11) 9123-5358 (11) 9962-4260 Rildo F Santos twitter: @rildosan skype: rildo.f.santos http://rildosan.blogspot.com/

Leia mais

19/03/2018. Engenharia de Software. Prof. Luís Fernando GARCIA.

19/03/2018. Engenharia de Software. Prof. Luís Fernando GARCIA. Engenharia de Software 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br 1 Parte 3 Processos de Desenvolvimento Ágeis Bibliografia Leituras ALTAMENTE recomendadas! 2 5 6 3 Descontraindo...

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 3 Modelos de Ciclo de Vida de Software Introdução Software Como construir? Produção de Software Hoje,

Leia mais

Como IMPLANTAR. Na Prática

Como IMPLANTAR. Na Prática Como IMPLANTAR Na Prática QUEM SOMOS NÓS Executivo com mais de 16 anos de experiência com projetos Ágeis e Tradicionais Executivo com mais de 15 anos de experiência com projetos Ágeis e Tradicionais Autor

Leia mais

Professional Scrum Master. Especializando em Scrum Master

Professional Scrum Master. Especializando em Scrum Master Professional Scrum Master Especializando em Scrum Master Sobre o curso Curso de especialização para Scrum Master Histórico, Estrutura e Funções Scrum Artefatos Scrum Foco em relatórios Escalando Scrum

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Desenvolvimento Ágil de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa Desenvolvimento Ágil de Software Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Métodos Ágeis História Na início da década de 90 havia uma visão de que a melhor maneira para se criar software era

Leia mais

Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)

Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP) Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP) 1 Métodos Ágeis A insatisfação com os overheads envolvidos em métodos tradicionais de desenvolvimento levou à criação dos métodos ágeis. Esses métodos: Focam no

Leia mais

SCRUM na prática com TANGRAN

SCRUM na prática com TANGRAN SCRUM na prática com TANGRAN Prof. Msc. Bruno Andrade da Silva ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 Reflexão A ciência, como um todo, não é nada mais do que um refinamento do pensar Albert Einstein SCRUM

Leia mais

PDS. Aula 1.6 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.6 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.6 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; RAD; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário; Desenvolvimento

Leia mais

! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado

! Introdução.  Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP)  Definições  RUP x USDP  Características do Processo Unificado Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!

Leia mais

Planejamento e Gerenciamento Iterativo de Projetos de Software

Planejamento e Gerenciamento Iterativo de Projetos de Software Planejamento e Gerenciamento Iterativo de Projetos de Software 1 1. Introdução Motivação e Conceitos Básicos 2 Preocupações do Gerente de TI Melhorar a qualidade do desenvolvimento de software Principais

Leia mais

Aula 3.1 Introdução e Visão Geral do Processo Unificado

Aula 3.1 Introdução e Visão Geral do Processo Unificado PDS Aula 3.1 Introdução e Visão Geral do Processo Unificado Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Definição O Processo Unificado (Unified Process, UP) é um tipo de processo de desenvolvimento de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

Gestão Ágil de Projetos

Gestão Ágil de Projetos Gestão Ágil de Projetos Certificações Ágeis de Base Conheça os fundamentos do mundo ágil, suas técnicas e métodos e ainda prepare-se para os exames das várias certificações de base. Cada vez mais, as empresas

Leia mais

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Campus: Data: / / Nome:

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Campus: Data: / / Nome: ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Engenharia de Software) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome: RA: Turma: Questão 1: Assinale a função correta de engenharia de requisitos:

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I - Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I - Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão Unidade I - Metodologia de desenvolvimento a ser adotada Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Exposição das metodologias possíveis, conforme o tipo de projeto; Fundamentação

Leia mais

Cultura Ágil e SCRUM. Bruno Oliveira.

Cultura Ágil e SCRUM. Bruno Oliveira. Cultura Ágil e SCRUM Bruno Oliveira bruno@arquivei.com.br Mas o que são MÉTODOS ÁGEIS? Motivação Requirements Design Implementation Verification Maintenance Abordagem Funciona...as vezes!!!! Contratos

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

5. Qual é a primeira execução do desenvolvimento orientado a testes?

5. Qual é a primeira execução do desenvolvimento orientado a testes? 1. Técnicas de facilitação ajudam na colaboração efetiva e compreensão. Qual das opções abaixo não pode ser considerada como uma técnica de facilitação? A. Brainstorming B. Planning Poker C. Revisão da

Leia mais

Desenvolvimento ágil de software

Desenvolvimento ágil de software Desenvolvimento ágil de software Prof. Cristiane Aparecida Lana slide 1 Bibliografia utilizada: Mais opções visite meu site, clique aqui para acessá-lo. slide 2 2011 Pearson 2011 Pearson Prentice Prentice

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

Gestão Ágil de Projetos através do Scrum

Gestão Ágil de Projetos através do Scrum Gestão Ágil de Projetos através do Scrum Caxias do Sul, 16 de Agosto 2012 Gustavo Casarotto Agenda O Scrum Product Backlog Planejamento do Projeto Planejamento da Sprint Execução da Sprint Retrospectiva

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS Prof. Fabiano Papaiz IFRN O RUP recomenda as seguintes práticas que devem ser utilizadas no desenvolvimento de um software: 1. Desenvolver de forma iterativa

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Engenharia de Software. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino

Engenharia de Software. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino Engenharia de Software Prof. Me. Clodoaldo Brasilino clodoaldo.neto@ifpi.edu.br Acompanhamento da Disciplina 1. Introdução à Engenharia de Software 2. Processos de Software e Projetos 3. Metodologia Ágil

Leia mais

SCRUM Na Prática o que importa são os Valores. Danilo Bardusco Gerente Geral de Desenvolvimento

SCRUM Na Prática o que importa são os Valores. Danilo Bardusco Gerente Geral de Desenvolvimento SCRUM Na Prática o que importa são os Valores. Danilo Bardusco Gerente Geral de Desenvolvimento Abstract Nessa palestra você vai descobrir por que os Princípios e Valores do SCRUM

Leia mais

Agilidade & Cia. Engº Adail Muniz Retamal. adail@heptagon.com.br

Agilidade & Cia. Engº Adail Muniz Retamal. adail@heptagon.com.br Agilidade & Cia Engº Adail Muniz Retamal adail@heptagon.com.br Café com Leite... Fotos: Irene Muller www.pbase.com/daria90 No Mundo Físico É Assim! Uma ação... causa uma reação... que causa outra reação...

Leia mais

[...] Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza.

[...] Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza. [...] Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza. Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente

Leia mais

MODELOS DE PROCESSO TÉCNICAS INTELIGENTES QUE APOIAM A CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE

MODELOS DE PROCESSO TÉCNICAS INTELIGENTES QUE APOIAM A CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE MODELOS DE PROCESSO TÉCNICAS INTELIGENTES QUE APOIAM A CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE Ana Paula Carrion 1, Claudete Werner 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil anapaulacarrion@hotmail.com,

Leia mais

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1

PROVAS DISCURSIVAS P 3 (questões) e P 4 (parecer) RASCUNHO QUESTÃO 1 PROVAS DISCURSIVAS P (questões) e P (parecer) Nestas provas, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO

Leia mais

WESAAC 2019 SCRUMIE: JOGO ORIENTADO A AGENTES PARA ENSINO DE SCRUM. Suelen Regina Cordeiro dos Santos

WESAAC 2019 SCRUMIE: JOGO ORIENTADO A AGENTES PARA ENSINO DE SCRUM. Suelen Regina Cordeiro dos Santos WESAAC 2019 Programa de Pós-graduação em Ciências Computacionais 13th Workshop-School on Agents, Environments, and Applications 02-04 May, 2019 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis,

Leia mais

Desenvolvimento de Projetos

Desenvolvimento de Projetos Desenvolvimento de Projetos Aula 1.3 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário;

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Contextualizando Por que Análise e Projeto? Análise versus Projeto Análise e Projeto OO Processo de Desenvolvimento de Software Alguns Processos de Desenvolvimento

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento. As práticas denominadas ágeis vêm sendo cada vez mais utilizadas na gerência de projetos de software.

Prof. Luiz A. Nascimento. As práticas denominadas ágeis vêm sendo cada vez mais utilizadas na gerência de projetos de software. Prof. Luiz A. Nascimento As práticas denominadas ágeis vêm sendo cada vez mais utilizadas na gerência de projetos de software. Porque metodologias ágeis? A história dos fracassos no desenvolvimento de

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PDS-UFPR

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PDS-UFPR PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PDS-UFPR 1. Apresentação 1.2 Descricao principal O PDS/UFPR é um processo de desenvolvimento de software inspirado em metodologias

Leia mais

MÉTODOS ÁGEIS SERVEM PARA MIM?

MÉTODOS ÁGEIS SERVEM PARA MIM? MÉTODOS ÁGEIS SERVEM PARA MIM? WEBINAR 12/09/2017 Sonia Lopes, PMP, MSc, PhD, CSM sonia.lopes@tipprojetos.com.br 1 AGENDA DO WEBINAR Conceitos Introdutórios - Origem - Principais frameworks: lean, scrum

Leia mais

Scrum o quê? Gerindo projetos de forma eficiente (e sem perder os cabelos)

Scrum o quê? Gerindo projetos de forma eficiente (e sem perder os cabelos) INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE Campus Tobias Barreto Scrum o quê? Gerindo projetos de forma eficiente (e sem perder os cabelos) Prof. Me. Christiano Lima Santos Que tal começarmos pelo começo? Dã! É Claro!

Leia mais

Trilha Gestão de Produtos

Trilha Gestão de Produtos Globalcode Open4education Trilha Gestão de Produtos Liliane da Silva Os desafios na realização da concepção ágil de produtos digitais na perspectiva do facilitador Globalcode Open4education Consultora

Leia mais