Fonte(s): Boa Vista Serviços/CDL POA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fonte(s): Boa Vista Serviços/CDL POA."

Transcrição

1

2 Os Registros de Inadimplência no SCPC apresentaram comportamento dissonante entre RS e Porto Alegre em outubro. Os indicadores medem o crescimento da entrada (Inclusões) e saída (Exclusões) de registros de pagamentos em atraso no SCPC, de acordo com amostra representativa selecionada nacionalmente pela Boa Vista Serviços. contra igual mês ano anterior: +15,7% no RS, e -2,3% em Porto Alegre; contra mês imediatamente anterior: +6,9% no RS e +4,8% em POA (com ajuste sazonal); acumulado do ano: +7,1% (RS) e -0,3% (POA); acumulado em 12 meses: +7% (RS) e +0,5% (POA).

3 contra igual mês ano anterior: -3,2% no RS, e -9,2% em Porto Alegre; contra mês imediatamente anterior: -8,1% no RS e -7,2% em POA (com ajuste sazonal); acumulado do ano: +1,8% (RS) e -4% (POA); acumulado em 12 meses: +3,1% (RS) e -2,1% (POA). Na comparação com as demais regiões, o RS apresentou comportamento similar à região Sudeste onde as Inclusões cresceram 7,4%, e as Exclusões caíram 4,4%. Em comparação à média nacional foi POA que apresentou movimentos similares com Inclusões e Exclusões variando -2,4% e -7,4% no Brasil (na variação mensal). O indicador mede o crescimento nas entradas (Inclusões) e saídas (Exclusões) de registros no SCPC de devedores em atraso (inadimplentes). Em outubro/2014, no Rio Grande do Sul o indicador mostra que as Inclusões cresceram 15,7% frente a igual mês do ano anterior (outubro/2013), e acumularam nos últimos 12 meses aumento de 7%. Já as Exclusões, no Rio Grande do Sul, caíram 3,2% frente a igual mês do ano anterior (outubro/2013), e acumuluram nos últimos 12 meses aumento de 3,1%. Como o volume de Inclusões cresceu a taxas mais altas que as Exclusões, no Rio Grande do Sul, isso significa que o volume de inadimplentes no SCPC cresceu em outubro. O comportamento das Inclusões e Exclusões de Registros em Porto Alegre teve desempenho similar à média do Brasil (-2,4% e -7,4%, respectivamente), apresentando queda (-2,3% e -9,2%) frente a igual período do ano passado.

4 Esse resultado contrasta com o desempenho no RS, onde as Inclusões cresceram 15,7%, e as Exclusões caíram 3,2% na média do Estado (desempenho no mesmo sentido do que ocorreu na região Sudeste). Uma hipótese para tal comportamento é a forma de utilização diferente dos registros entre Interior e Capital, onde as empresas desta normalmente efetuam registros de inadimplentes no SCPC com maior freqüência (uma vez confirmado o atraso do pagamento e respeitado o prazo legal). Desta forma, o indicador na Capital acaba apresentando ritmo de crescimento mais atenuado ao longo dos meses enquanto a média do Estado seria afetada mais fortemente algum tempo depois. Apesar da queda nas Inclusões em quase todas as regiões, o cenário não pode ser considerado positivo pois as Exclusões de Registros caíram a taxas mais negativas que as Inclusões. Assim, o volume de registros dentro do SCPC segue em crescimento. Entre os fundamentos que afetam o aumento moderado da inadimplência desde o início do ano estão: taxas de juros mais elevadas (e com perspectiva de novos aumentos, dada a última decisão do Banco Central); inflação em 6,59%, e com risco de manter-se acima da margem de tolerância da meta; mercado de trabalho já apresenta sinais de desaquecimento, especialmente na demanda por trabalho - o que significa desaceleração da renda; comprometimento da renda mensal das famílias com dívidas, em atraso ou não, mantém-se relativamente estável, próximo a 20% já há vários meses. Por fim, lembramos que o movimento de aumento nos registros de inadimplência não foi acompanhado pela inadimplência em valores, medida pelo Banco Central, que se mantém estável em patamar de 6% para as pessoas físicas. Nossa análise é que tal comportamento reflete as melhores condições de crédito dentro do Sistema Financeiro, com melhor seleção dos consumidores. Caso seja de seu interesse receber esse informativo em versão digital, por favor entre em contato através do gabriel.torres@cdlpoa.com.br. A CDL POA permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste informativo, desde que devidamente citada a fonte e elaboração. As análises contidas nessa nota são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto. A CDL POA e autor(es) dessa nota não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

5 O indicador de é elaborado pela Boa Vista Serviços (administradora do SCPC) a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à pelas empresas credoras à Boa Vista e suas associadas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Para mais informações entre em contato com a área econômica da Boa Vista Serviços, ou acesse

6

7

8 O Percentual de Inadimplentes fechou outubro 1 de 2014 em 11,3%. O indicador subiu 0,67 ponto percentual (p.p.) em relação a igual mês no ano anterior. O índice que verifica o percentual de pessoas que se tornaram inadimplentes após 3 meses aponta no Rio Grande do Sul: aumento de 0,67 ponto percentual (p.p.), frente a outubro/13 (11,3% contra 10,6% no ano anterior); aumento de 0,1 p.p. na média-móvel 12 meses - que atenua efeitos sazonais - na comparação com setembro/14 (11,1% contra 11%); queda de 0,3 p.p. na comparação do índice cheio com relação a setembro/14: 11,3% contra 11,6%. Na segmentação por regiões novamente houve movimento similar entre Interior e Porto Alegre: Porto Alegre: aumento de 0,6 p.p. contra outubro/13, e aumento de 0,1 p.p. frente a setembro/14 na média-móvel 12 meses; Interior: aumento de 0,6 p.p. contra outubro/13, e estabilidade (0,0 p.p.) contra setembro/14 na média-móvel 12 meses. O indicador de outubro/2014 apontou que 11,3% das pessoas que foram consultadas há três meses no SCPC no Rio Grande do Sul, e que não estavam inadimplentes, foram incluídas no sistema com ao menos um registro em seu nome ao longo de outubro/2014. A variação do índice na comparação com outubro/13 foi de +0,67 ponto percentual, ou seja, subiu de aproximadamente 10,6% para 11,3%. Já na segmentação por atividade econômica, os estabelecimentos com menor percentual de inadimplentes em outubro foram Farmácias (4,1%), Produtos para a Área de Saúde (4,8%), e Serviços Sociais, Fundações e Associações (5,7%). 1 Ver Nota Explicativa, acima.

9 Fonte:SCPC; AE/CDL POA. Fonte:SCPC; AE/CDL POA. O percentual de pessoas que se tornaram inadimplentes subiu mais uma vez em outubro, na comparação com igual período de Os aumentos contínuos do indicador novamente afetaram a média-móvel em 12 meses: crescimento de 0,1 ponto percentual, atingindo 11,1% - maior resultado da série histórica iniciada em Apesar da pequena variação, o indicador mantém sua tendência de crescimento moderado do percentual de pessoas que se tornam inadimplentes após 3 meses (em outubro/13, o indicador apontava 10,3% nessa medida). O cenário com taxas de juros mais elevadas, inflação sempre próxima a 6,5% e desaceleração nas concessões de crédito e no nível de renda (em função do esfriamento do mercado de trabalho) contribui para o crescimento do indicador. Apesar das melhores condições de crédito dentro do Sistema Financeiro é importante manter o alerta para uma piora nesse indicador caso a economia permaneca por tempo prolongado em estagnação ou recessão.

10 Fonte:SCPC; AE/CDL POA. O Percentual de Inadimplentes CDL Porto Alegre mede a porcentagem de pessoas que se tornaram inadimplentes após 3 meses, dado que foram consultadas (em determinado local, ou por loja de um segmento específico) há 3 meses e não apresentavam nenhum registro no SCPC naquele momento. Desta forma, por exemplo, dados referentes amaio, consideram as consultas sem registros realizadas emfevereiro. Os dados não consideram qual a forma de pagamento desejada pelo cliente na hora de sua realização. A classificação de uma pessoa em Porto Alegre ou Interior ocorre pelo local onde ela foi consultada há 3 meses. Assim, se uma pessoa foi consultada no Interior e na Capital ela contará para cada uma dessas estatísticas. Isso ocorre pois supomos que cada consulta é uma operação diferente e, portanto, essa pessoa deve contar nas operações de ambas localidades. Assim, quanto mais uma pessoa for consultada mais isso influenciará a probabilidade de se tornar inadimplente. O mesmo ocorre para a classificação entre segmentos. Uma pessoa consultada, por exemplo, por uma Financeira e por uma Loja de Departamentos contará para cada um desses segmentos. Entretanto, para o total de Porto Alegre, essa mesma pessoa deverá contar apenas uma vez. No caso de faixas etárias, a contagem de uma mesma pessoa em mais de uma faixa só ocorrerá quando, no intervalo de 3 meses desde a consulta observada, essa pessoa completou seu aniversário. Caso seja de seu interesse receber esse informativo em versão digital, por favor entre em contato através do gabriel.torres@cdlpoa.com.br. A CDL POA permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste informativo, desde que devidamente citada a fonte e elaboração. As análises contidas nessa nota são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto.a CDL POA e autor(es) dessa nota não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

11 Fonte:SCPC; AE/CDL POA. OBS: MM12 refere-se à media-móvel em 12 meses, calculadas pela razão entre as médis-móveis dos números absolutos.

12 Fonte:SCPC; AE/CDL POA. Fonte:SCPC; AE/CDL POA. *Tamanho de amostra insuficiente para inferência sobre esse grupo, pelo baixo número de consultas Fontes:SCPC; AE/CDL POA; Banco Central do Brasil.

13 Fonte:SCPC; AE/CDL POA. Considera os segmentos com volume de consultas grande o suficiente em termos amostrais

NOTA EXPLICATIVA SOBRE A MUDANÇA NO MÊS DE REFERÊNCIA DOS INDICADORES

NOTA EXPLICATIVA SOBRE A MUDANÇA NO MÊS DE REFERÊNCIA DOS INDICADORES NOTA EXPLICATIVA SOBRE A MUDANÇA NO MÊS DE REFERÊNCIA DOS INDICADORES Para melhorar a leitura do indicador, desde maio/14 os dados são tratados como sendo do mês anterior à divulgação, e não como do mês

Leia mais

Elevação na taxa de juros média

Elevação na taxa de juros média Elevação na taxa de juros média Carteira de Crédito no SFN Apesar da projeção de um crescimento nominal de 2,0% em 2017 pelo Banco Central, o ritmo de queda do estoque de crédito intensificou-se em janeiro.

Leia mais

Carteira do SFN recua 3,5% em 2016

Carteira do SFN recua 3,5% em 2016 Carteira do SFN recua 3,5% em 2016 Carteira de Crédito no SFN Em 2016, o mercado de crédito fechou com retração de 3,5%. Esta performance frustrante reflete o processo de desalavancagem das famílias e

Leia mais

Selic e Cartão Rotativo reduzem taxa de juros

Selic e Cartão Rotativo reduzem taxa de juros Selic e Cartão Rotativo reduzem taxa de juros Em abril, o saldo das operações do mercado de crédito voltou a mostrar retração na comparação mensal (0,2%). Entretanto, em termos anuais, novamente desacelerou-se

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC NOVEMBRO 2013

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC NOVEMBRO 2013 4 de dezembro de 2013 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC NOVEMBRO 2013 A PEIC é uma pesquisa realizada pela CNC e divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS. Apesar de, muitas

Leia mais

Juros ainda não refletem a queda da Selic

Juros ainda não refletem a queda da Selic Juros ainda não refletem a queda da Selic Carteira de Crédito no SFN Em março, o volume de crédito total do SFN cresceu 0,2% em relação ao mês anterior e registrou um ritmo de redução de 2,7%, com queda

Leia mais

Regiões Norte e Sudeste apresentam aumento expressivo de dívidas atrasadas e menor crescimento econômico

Regiões Norte e Sudeste apresentam aumento expressivo de dívidas atrasadas e menor crescimento econômico Resumo Regiões Norte e Sudeste apresentam aumento expressivo de dívidas atrasadas e menor crescimento econômico A alta do número de dívidas em atraso em fevereiro no Brasil (0,80% na comparação com janeiro)

Leia mais

Na atualização do trimestre junho-agosto de 2015, os dados apontaram ligeira recuperação frente ao período anterior (maio-julho), com

Na atualização do trimestre junho-agosto de 2015, os dados apontaram ligeira recuperação frente ao período anterior (maio-julho), com Informe ubro de 2015 Lançamentos, vendas e entregas crescem frente ao período anterior Em relação ao mesmo período de 2014, entretanto, apenas os lançamentos acumularam alta Na atualização do trimestre

Leia mais

a.a. Pessoa Física Pessoa Jurídica 18% 13% 8% 3% 10% -2% -5% -10% -15% a.a. 10% 5,3% -5% -3,3% -10%

a.a. Pessoa Física Pessoa Jurídica 18% 13% 8% 3% 10% -2% -5% -10% -15% a.a. 10% 5,3% -5% -3,3% -10% 55, 53, 51, 49, 47, 45, Informativo Assessoria Econômica Estoque de Crédito SFN Crédito/PIB 13,4% Variação do crédito em 12 meses 11,2% 3,2% 0,1% 52,4% 52,4% 50,3% -2,6% 48, 46,6% Recursos Direcionados

Leia mais

a.a. 19% 14% Crédito/PIB -1% a.a. 12% Pessoa Jurídica Pessoa Física Total 5,3% -1,8% -4% -9,6% -8%

a.a. 19% 14% Crédito/PIB -1% a.a. 12% Pessoa Jurídica Pessoa Física Total 5,3% -1,8% -4% -9,6% -8% Estoque de crédito SFN Evolução por tipo de instituição 11,7% 51,4% 7,4% 53,1% Variação do Crédito em 12 meses 3,6% -2, -1,2% Crédito/PIB 50, 46,9% 46,8% 19% 14% 9% 4% -1% Públicas Privadas 11,7% -1,6%

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Real perde para seus pares Expectativas No aguardo do encaminhamento da PEC da Previdência na CCJ, o dólar encerrou a semana cotado a R$ 3,93, com o real se depreciando em 1,17%. Isso significou um pior

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC FEVEREIRO 2014

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC FEVEREIRO 2014 28 de fevereiro de 2014 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC FEVEREIRO 2014 A PEIC é uma pesquisa realizada pela CNC e divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS. Apesar de, muitas

Leia mais

Spread: riscos prevalecem à queda na Selic

Spread: riscos prevalecem à queda na Selic Spread: riscos prevalecem à queda na Selic Carteira de Crédito no SFN Apesar de uma leve perda de intensidade, o estoque de crédito permaneceu em retração no mês de fevereiro. Os número apontam quedas

Leia mais

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2016

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2016 O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2016 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que em 2016 houve redução de 3,9% no número médio de famílias com dívidas, com

Leia mais

Melhor desempenho da carteira PJ e queda da inadimplência

Melhor desempenho da carteira PJ e queda da inadimplência Carteira - Crédito no SFN Melhor desempenho da carteira PJ e queda da inadimplência Em junho, o total das operações de crédito apontou uma melhora na margem, registrando um acréscimo de 0,4%. Com isto,

Leia mais

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18.

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18. Janeiro 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/18 apresenta variação positiva de 0,7%

Leia mais

a.a. 30% 20% 14,7% 9,6% 5,2% fev/11 ago/15 fev/11 ago/15 mai/15

a.a. 30% 20% 14,7% 9,6% 5,2% fev/11 ago/15 fev/11 ago/15 mai/15 fev/11 fev/11 Perda de dinamismo, juros em elevação e inadimplência confortável Em agosto, o crédito do SFN correspondeu a 54,6% do PIB. O crescimento anual das operações foi de 9,6%, o que significou

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC 03 de junho de 2013 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC A PEIC é uma pesquisa realizada pela CNC e divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS. Apesar de, muitas vezes, ser apresentada

Leia mais

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Dezembro de 2016

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Dezembro de 2016 Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Dezembro de 2016 BRASIL Fevereiro/2017 A produtividade física do trabalho da Indústria de Transformação apresentou uma alta de 0,5% em

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Novembro de 2017 SUMÁRIO ANÁLISE

Leia mais

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre Resultado da atividade industrial paulista em março Em março com relação a fevereiro a atividade da indústria paulista, mensurada pelo

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Janeiro de 2014 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Publicado em fevereiro de 2014 1 Inadimplência abre

Leia mais

Outubro Divulgado em 16 de novembro de 2015.

Outubro Divulgado em 16 de novembro de 2015. Outubro - 2015 Divulgado em 16 de novembro de 2015. ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,3% NO VAREJO EM OUTUBRO Indicador considera a receita de vendas do varejo deflacionada pelo IPCA em relação a outubro de

Leia mais

a.a. 24% 14% a.a. 12% 5,7% -0,6% -4% -7,7% -12%

a.a. 24% 14% a.a. 12% 5,7% -0,6% -4% -7,7% -12% Estoque de crédito SFN Evolução por tipo de instituição 11,3% 6,7% Variação do Crédito em 12 meses 5,5% -3,5% -0,5% 24% 14% Públicas Privadas 12,4% 53,7% 52,2% 49,6% Recursos Direcionados Crédito/PIB 47,2%

Leia mais

Maior desaceleração e alerta para inadimplência

Maior desaceleração e alerta para inadimplência jan/11 jul/11 jan/11 jul/11 Maior desaceleração e alerta para inadimplência O crescimento do crédito total do SFN em 12 meses desacelerou 0,7 p.p. em abril, fechando em 10,, totalizando R$ 3,1 trilhões,

Leia mais

Inadimplência PF no setor de Comércio Dados referentes a março de 2014 Release de Imprensa

Inadimplência PF no setor de Comércio Dados referentes a março de 2014 Release de Imprensa Inadimplência PF no setor de Comércio Dados referentes a março de 2014 Release de Imprensa Dívidas com o comércio têm o quinto recuo anual consecutivo, revela SPC Brasil No mês de março, os atrasos no

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Abril/2016

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Abril/2016 Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH Abril/2016 Equipe Técnica: Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André Correia Analista de Economia Amanda Santos Técnico de Pesquisa

Leia mais

Recursos Livres (R$ bilhões) Recursos Direcionados (R$ bilhões) Crescimento do Total (% em 12 meses)

Recursos Livres (R$ bilhões) Recursos Direcionados (R$ bilhões) Crescimento do Total (% em 12 meses) Desaceleração e inadimplência em baixa A última nota técnica, contemplando os números relativos a dezembro, continua indicando a desaceleração do crescimento do saldo das operações de crédito (14,6% ante

Leia mais

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Nota de Crédito PF Fevereiro 2015 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Incertezas para renda e inadimplência Em 2014, o aumento próximo de 2,7% da renda real e a redução do desemprego em dezembro para 4,8%,

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Maio de 2016 SUMÁRIO ANÁLISE DO

Leia mais

Retomada nas concessões para pessoas físicas?

Retomada nas concessões para pessoas físicas? Retomada nas concessões para pessoas físicas? O mercado de crédito continua a mostrar o processo de desalavancagem das famílias e empresas em um ambiente de recessão econômica. Em doze meses, a variação

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Belo Horizonte PESSOA FÍSICA SPC CDL/BH. Dezembro 2016

Indicador de Dívidas em Atraso Belo Horizonte PESSOA FÍSICA SPC CDL/BH. Dezembro 2016 Indicador de Dívidas em Atraso Belo Horizonte PESSOA FÍSICA SPC CDL/BH Dezembro 2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Simone Montenegro Gerente Ana Paula Bastos Economista Sarah

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Fevereiro de 2018 SUMÁRIO ANÁLISE

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF. Intenção de Consumo das Famílias

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF. Intenção de Consumo das Famílias Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF Intenção de Consumo das Famílias Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Junho de 2016 SUMÁRIO EMPREGO, RENDA E CONSUMO ATUAIS...

Leia mais

Nota de Crédito. Junho 2017 Fonte: BACEN Base: Abril de 2017

Nota de Crédito. Junho 2017 Fonte: BACEN Base: Abril de 2017 Nota de Junho 2017 Fonte: BACEN Base: Abril de 2017 Sumário Executivo Em abril, houve deterioração nos indicadores de Confiança do Consumidor (FGV) e de Demanda do Consumidor e das Empresas por (Serasa

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2014 Janeiro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta crescer De acordo com o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS),

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS

INDICADORES INDUSTRIAIS INDICADORES INDUSTRIAIS Informativo da Confederação Nacional da Indústria Indústria encerra 2013 em ritmo lento À exceção do emprego, todos os indicadores apresentaram retração em dezembro. As horas trabalhadas

Leia mais

Nota de Crédito PF. Dezembro Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014

Nota de Crédito PF. Dezembro Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014 Nota de Crédito PF Dezembro 2014 Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014 ago/11 fev/12 ago/12 jan/11 jan/11 Desaceleração e comprometimento de renda Os efeitos da elevação da taxa de juros e as incertezas quanto

Leia mais

Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a novembro de 2014

Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a novembro de 2014 Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a novembro de 2014 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA Pessoas jurídicas inadimplentes

Leia mais

O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013

O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013 O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que, em 2013, houve crescimento de 7,5% do número médio de famílias endividadas,

Leia mais

a.a. 25% 20% 15,0% 15% 10,0% 10% 5,0% 0,0% -5,0% *Estrangeiras+Nacionais

a.a. 25% 20% 15,0% 15% 10,0% 10% 5,0% 0,0% -5,0% *Estrangeiras+Nacionais Recuperação avança Dados de janeiro exibiram retração anual do saldo total de crédito de 0,3%. Por causa da gradual melhora do ambiente econômico e da baixa base de comparação o menor montante desde abr/15

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL Maio de 2017 +2,4% +10,8% +3,4% -0,3% -0,4% 79,8% +1,5 p.p. Atividade cresce na base anual após 38 Em maio de 2017, o IDI/RS cresceu 2,4% ante abril, na série

Leia mais

a.a. 18% 15% 5,0% 12% 9% 6% 3% Pessoa Jurídica Pessoa Física Total 16% 5,3% -1,0% -4% -8,3% -8%

a.a. 18% 15% 5,0% 12% 9% 6% 3% Pessoa Jurídica Pessoa Física Total 16% 5,3% -1,0% -4% -8,3% -8% Estoque de crédito SFN 11, 52, 53,3% 6,1% 48,8% -3,8% Recursos Direcionados 3-0,1% 46,8% 46,8% Crédito/PIB Variação do Crédito em 12 meses 5, - 5,3% -1, -8,3% Evolução por tipo de instituição 18% Públicas

Leia mais

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Fevereiro de 2017

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Fevereiro de 2017 Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Fevereiro de 2017 BRASIL Abril/2017 A produtividade física do trabalho da Indústria de Transformação apresentou uma alta de 0,1% em fevereiro

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF. Intenção de Consumo das Famílias

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF. Intenção de Consumo das Famílias Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF Intenção de Consumo das Famílias Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Agosto de 2016 SUMÁRIO EMPREGO, REN DA E CONSUMO ATUAIS...

Leia mais

Inadimplência de Pessoas Físicas no Setor de Educação

Inadimplência de Pessoas Físicas no Setor de Educação Inadimplência de Pessoas Físicas no Setor de Educação Junho 2015 Visão Geral É dispensável discorrer sobre a importância da educação para o crescimento sustentável da economia brasileira. A qualificação

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL MARÇO DE 2014 Março de 2014 www.fiergs.org.br Indústria gaúcha encerrou primeiro trimestre em queda Após recuperar um pouco de fôlego nos dois primeiros meses

Leia mais

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 24 de julho e 28 de julho Crédito O estoque total de crédito do sistema financeiro nacional (incluindo recursos livres e direcionados) registrou variação

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Novembro de 2016 SUMÁRIO ANÁLISE

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE Novembro de www.fiergs.org.br Após quatro meses de alta, atividade volta a cair Após quatro meses de crescimento, o conjunto dos Indicadores Industriais

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Março de 2016 SUMÁRIO ANÁLISE DO

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a junho de 2016 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes

Leia mais

Maio Divulgado em 16 de junho de 2015.

Maio Divulgado em 16 de junho de 2015. Maio - 2015 Divulgado em 16 de junho de 2015. VAREJO AMPLIADO CRESCE 0,4% EM MAIO, APONTA ICVA Percentual é calculado a partir da receita de vendas deflacionada pelo IPCA em comparação com maio de 2014;

Leia mais

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2015

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2015 O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2015 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que em 2015 houve redução de 1,3% no número médio de famílias com dívidas, com

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC 21 de fevereiro de 2013 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC A PEIC é uma pesquisa realizada pela CNC e divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS. Apesar de, muitas vezes, ser

Leia mais

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Setembro de 2016

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Setembro de 2016 Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Setembro de 2016 BRASIL Novembro/2016 A produtividade física do trabalho da Indústria de Transformação apresentou uma queda de 0,7% em

Leia mais

Aceleração relativizada

Aceleração relativizada jan/11 jan/11 Aceleração relativizada Em outubro, o crescimento do saldo do crédito total mostrou recuperação pela segunda vez consecutiva, avançando para 12,2% em 12 meses ante 11,7% em setembro. O movimento

Leia mais

a.a. 30% 25% 20% 15% 4,9% mar/11

a.a. 30% 25% 20% 15% 4,9% mar/11 mar/11 jun/11 set/11 dez/11 mar/12 jun/12 set/12 dez/12 mar/11 jun/11 set/11 dez/11 mar/12 jun/12 set/12 dez/12 Evolução em linha com as percepções das instituições financeiras Em setembro, a carteira

Leia mais

Banco Central reduz projeção de crescimento para 2015

Banco Central reduz projeção de crescimento para 2015 fev/11 mai/11 ago/11 nov/11 fev/11 mai/11 ago/11 nov/11 Banco Central reduz projeção de crescimento para 2015 Em maio, com total de R$ 3,1 trilhões, a carteira de crédito do SFN apresentou crescimento

Leia mais

Nota de Crédito PJ. Novembro Fonte: BACEN. Base: Setembro/2014

Nota de Crédito PJ. Novembro Fonte: BACEN. Base: Setembro/2014 Nota de Crédito PJ Novembro 2014 Fonte: BACEN Base: Setembro/2014 jul/11 nov/11 jan/12 jan/11 mar/11 mai/11 jul/11 nov/11 jan/12 Carteira de Crédito PJ mantém tendência de desaceleração... Carteira de

Leia mais

a.a. 15,0% 20% 15% 10,0% 10% 5,0% 1,3% 0,0% -5% -10% -5,0% a.a. Pessoa Física 9% 7% Pessoa Jurídica 3% 1% -1% -3% 4,6% -5% -3,5% -7% -9% -11,7%

a.a. 15,0% 20% 15% 10,0% 10% 5,0% 1,3% 0,0% -5% -10% -5,0% a.a. Pessoa Física 9% 7% Pessoa Jurídica 3% 1% -1% -3% 4,6% -5% -3,5% -7% -9% -11,7% 53, 52, 51, 50, 49, 48, 47, 46, 45, 44, 43, 15, 10, 5, 0, -5, Estoque de Crédito SFN 12, Crédito/PIB Variação do crédito em 12 meses 10,2% 52, 51,8% 50,4% 2,1% Recursos Direcionados 47,9% 46,6% -2,6% 1,3%

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF. Intenção de Consumo das Famílias

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF. Intenção de Consumo das Famílias Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina ICF Intenção de Consumo das Famílias Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Março de 2016 SUMÁRIO EMPREGO, REN DA E CONSUMO ATUAIS...

Leia mais

PESQUISA DE INADIMPLÊNCIA Assessoria Econômica Semesp

PESQUISA DE INADIMPLÊNCIA Assessoria Econômica Semesp PESQUISA DE INADIMPLÊNCIA 2016 Assessoria Econômica Semesp INADIMPLÊNCIA DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR AUMENTOU EM 2015 Índice de inadimplência do setor, medido pelo Semesp, chegou a 8,8% no país em mensalidades

Leia mais

a.a. 14% -6% a.a. Pessoa Jurídica Pessoa Física Total 12% 5,5% -0,9% -4% -8% -8,5% -14% abr/15 abr/16 abr/17 abr/18 abr/19 -12%

a.a. 14% -6% a.a. Pessoa Jurídica Pessoa Física Total 12% 5,5% -0,9% -4% -8% -8,5% -14% abr/15 abr/16 abr/17 abr/18 abr/19 -12% Crédito ampliado setor não financeiro Evolução por tipo de instituição 1 Públicas Privadas nacionais e estrangeiras 12,9% 5, -1,1% Recursos Direcionados -6% Recursos Livres 16% 12% 8% 13,2% 11,3% 9, 6%

Leia mais

Nota de Crédito PF. Outubro Fonte: BACEN

Nota de Crédito PF. Outubro Fonte: BACEN Nota de Crédito PF Outubro 2014 Fonte: BACEN fev/11 fev/11 Recursos livres mostram desaceleração para : é necessário aguardar os efeitos das medidas... Carteira de Crédito PF Como reflexo do cenário macroeconômico,

Leia mais

Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Abril/2016

Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Abril/2016 Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH Abril/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Julho de 2016 SUMÁRIO ANÁLISE DO

Leia mais

COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL

COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL Indicadores CNI COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL Importância do mercado externo para as vendas da indústria mantém-se inalterada No acumulado do ano (até junho de 2018), a indústria não aumenta foco

Leia mais

a.a. 19% 3,4% 14% -1% 4,3% -2,2% -9,0% -8% -20% ago/14 ago/15 ago/16 ago/17 ago/18

a.a. 19% 3,4% 14% -1% 4,3% -2,2% -9,0% -8% -20% ago/14 ago/15 ago/16 ago/17 ago/18 54, 53, 52, 51, 50, 49, 48, 47, 46, 45, 44, 43, Estoque de Crédito SFN Evolução por tipo de instituição 16,1% 10,9% 9,7% Variação do Crédito em 12 meses -0,6% 3,4% -2, 19% 14% 9% Públicas Privadas 10,2%

Leia mais

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA Setembro/15

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA Setembro/15 VILÕES DA INADIMPLÊNCIA Setembro/15 Empréstimo e cartão de loja são os principais instrumentos financeiros que levam à inadimplência O estudo conduzido pelo SPC Brasil e Meu Bolso Feliz, tem como objetivo

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Focus: Selic estável até ago/19 Com o aumento da percepção do desaquecimento da economia global e, consequentemente, do seu impacto no processo de normalização monetária, o dólar perdeu força no mercado

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) BLUMENAU FECOMÉRCIO SC SUMÁRIO Endividamento em Blumenau 7 Considerações

Leia mais

Nota de Crédito. Setembro 2016 Fonte: BACEN Base: Julho de 2016

Nota de Crédito. Setembro 2016 Fonte: BACEN Base: Julho de 2016 Nota de Crédito Setembro 2016 Fonte: BACEN Base: Julho de 2016 Sumário Executivo Índices de confiança menos desfavoráveis para o empresariado e para as famílias ainda não são refletidos na atividade real

Leia mais

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Janeiro de 2017

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Janeiro de 2017 Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Janeiro de 2017 Março/2017 BRASIL A produtividade física do trabalho da Indústria de Transformação apresentou uma alta de 0,5% em janeiro

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL Junho de 2017-0,9% -1,4% -1,1% -0,1% +1,7% 78,6% -1,2 p.p. Atividade industrial gaúcha caiu 1,4% no primeiro semestre de 2017 A atividade industrial gaúcha, aferida

Leia mais

PRODUTIVIDADE FÍSICA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EM JANEIRO DE 2018

PRODUTIVIDADE FÍSICA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EM JANEIRO DE 2018 PRODUTIVIDADE FÍSICA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EM JANEIRO DE 2018 PRODUTIVIDADE FÍSICA DO TRABALHO CUSTO UNITÁRIO DO TRABALHO 1 BRASIL A produtividade física do trabalho da Indústria de

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Setembro 2016

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Setembro 2016 Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH Setembro 2016 Equipe Técnica: Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André Correia Analista de Economia Amanda Santos Técnico de Pesquisa

Leia mais

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,6% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,6% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO I C V A N O V E M BRO D E 2 0 1 6 CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,6% PARA O VAREJO EM NOVEMBRO Indicador considera a receita deflacionada de vendas

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF. Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016

Nota de Crédito PJ-PF. Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016 Nota de Crédito PJ-PF Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016 Sumário Executivo A equipe da Assessoria Econômica da ABBC prepara este relatório com base nas informações divulgadas pelo Banco Central

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Março de 2017 SUMÁRIO ANÁLISE DO

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF. Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016

Nota de Crédito PJ-PF. Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016 Nota de Crédito PJ-PF Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016 Sumário Executivo Com base nos dados disponibilizados pelo Banco Central acerca das operações do sistema financeiro nacional (SFN) e

Leia mais

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 98,9 pontos em novembro, ante os 97,3 pontos observados em outubro. Na série

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS

INDICADORES INDUSTRIAIS INDICADORES INDUSTRIAIS Informativo da Confederação Nacional da Indústria ISSN 1983-621X Ano 25 Número 2 Fevereiro de 2014 www.cni.org.br Indústria tem desempenho positivo em fevereiro Todos os indicadores

Leia mais

(série iniciada em 2000)*

(série iniciada em 2000)* A carteira total de crédito no sistema financeiro nacional (SFN), avançou 0,4% em fevereiro ultrapassando os R$ 2,03 trilhões e equivalendo a 48,8% do PIB. No paralelo com igual mês de 2011, a taxa de

Leia mais

Relatório de Economia Bancária e Crédito. Fonte: Banco Central - Dados de 2013

Relatório de Economia Bancária e Crédito. Fonte: Banco Central - Dados de 2013 Relatório de Economia Bancária e Crédito Fonte: Banco Central - Dados de 21 abr/5 ago/5 dez/5 abr/6 ago/6 dez/6 abr/7 ago/7 dez/7 abr/8 ago/8 dez/8 abr/9 ago/9 dez/9 abr/1 ago/1 dez/1 abr/11 ago/11 dez/11

Leia mais

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 4,8% PARA O VAREJO EM 2016

ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 4,8% PARA O VAREJO EM 2016 CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado ICVA REGISTRA RETRAÇÃO DE 4,8% PARA O VAREJO EM 2016 Indicador considera a receita deflacionada de vendas do varejo em relação ao ano de 2015.

Leia mais

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Dezembro 2018

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Dezembro 2018 INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE Dezembro 2018 Pessoa Física DEVEDORES base mensal Dezembro.18 / Novembro.18 Número de CPF na base de inadimplentes do SPC Brasil 0,43% -0,22% -1,09% -1,35% -1,54% dez-14 dez-15

Leia mais

COMENTÁRIOS comércio varejista comércio varejista ampliado

COMENTÁRIOS comércio varejista comércio varejista ampliado COMENTÁRIOS Em junho de 2015, o comércio varejista nacional registrou variação de -0,4% no volume de vendas frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, quinta taxa negativa

Leia mais

Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18.

Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18. Maio 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/18 apresenta variação positiva de 0,1% em relação

Leia mais

Boletim de Serviços. Setembro de 2017

Boletim de Serviços. Setembro de 2017 Boletim de Serviços Setembro de 17 www.economiadeservicos.com Economia de Serviços Destaques O volume do setor de serviços registrou queda de,% em julho na comparação anual, com destaque positivo para

Leia mais

Fevereiro Divulgado em 15 de março de 2016.

Fevereiro Divulgado em 15 de março de 2016. Fevereiro - 2016 Divulgado em 15 de março de 2016. ICVA: BENEFICIADO PELO CALENDÁRIO, VAREJO AMPLIADO REGISTRA RETRAÇÃO DE 3,4% EM FEVEREIRO Indicador considera a receita deflacionada de vendas do varejo

Leia mais

+1,4% -0,9% -1,8% -0,2% -0,5% 79,0% -0,6 p.p. +6,3% Julho de Atividade industrial gaúcha inicia o segundo semestre em alta

+1,4% -0,9% -1,8% -0,2% -0,5% 79,0% -0,6 p.p. +6,3% Julho de Atividade industrial gaúcha inicia o segundo semestre em alta Julho de 2017 Atividade industrial gaúcha inicia o segundo semestre em alta +1,4% -0,9% -1,8% -0,2% -0,5% O IDI/RS voltou a crescer em julho, 1,4%, na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice, que

Leia mais

Abril Divulgado em 16 de maio de 2016.

Abril Divulgado em 16 de maio de 2016. Abril - 2016 Divulgado em 16 de maio de 2016. VAREJO REGISTRA RETRAÇÃO DE 5,2% EM ABRIL, APONTA ICVA Indicador considera a receita deflacionada de vendas do varejo em relação a abril de 2015. Descontados

Leia mais

Boletim de Serviços. Fevereiro de 2018

Boletim de Serviços. Fevereiro de 2018 Boletim de Serviços Fevereiro de 218 www.economiadeservicos.com Economia de Serviços Destaques O volume do setor de serviços apresentou crescimento de,9% em dezembro de 217 na comparação anual, com destaque

Leia mais

Março Divulgado em 14 de abril de 2015.

Março Divulgado em 14 de abril de 2015. Março - 2015 Divulgado em 14 de abril de 2015. VAREJO AMPLIADO CRESCE 3,3% EM MARÇO, APONTA ICVA O comércio varejista brasileiro apresentou alta de 3,3% em março em relação ao mesmo período do ano passado,

Leia mais

VENDAS NO VAREJO DEIXAM DE CAIR PELA PRIMEIRA VEZ EM DOIS ANOS

VENDAS NO VAREJO DEIXAM DE CAIR PELA PRIMEIRA VEZ EM DOIS ANOS I C V A J U L H O D E 2 0 1 7 CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado VENDAS NO VAREJO DEIXAM DE CAIR PELA PRIMEIRA VEZ EM DOIS ANOS Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) não apontou

Leia mais

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Março de 2017

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Março de 2017 Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Março de 2017 Maio/2017 BRASIL A produtividade física do trabalho da Indústria de Transformação apresentou uma queda de 1,0% em março de

Leia mais

a.a. 19% 3,9% 14% -1% a.a. 12% Pessoa Física Total -2,0% -4% -9,2% -8%

a.a. 19% 3,9% 14% -1% a.a. 12% Pessoa Física Total -2,0% -4% -9,2% -8% Estoque de Crédito SFN Evolução por tipo de instituição 15,7% 11,5% 9,2% Variação do Crédito em 12 meses 3,9% 19% Públicas Privadas 14% -1,7% -1,9% Crédito/PIB 50, 51, 53,2% 50,3% 47, 46,6% 9% 4% 10,8%

Leia mais

Boletim de Serviços. Maio de Economia de Serviços

Boletim de Serviços. Maio de Economia de Serviços Boletim de Serviços Maio de 17 www.economiadeservicos.com Economia de Serviços Destaques O volume do setor de serviços registrou contração de % em fevereiro na comparação anual, com destaque negativo para

Leia mais

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Setembro de 2014

Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Setembro de 2014 BRASIL Produtividade Física do Trabalho na Indústria de Transformação em Setembro de 2014 Novembro/2014 A produtividade física do trabalho da Indústria de Transformação ficou estável em Setembro de 2014,

Leia mais