Guilherme de Berredo-Peixoto a Departamento de Física, Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora, MG RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guilherme de Berredo-Peixoto a Departamento de Física, Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora, MG RESUMO"

Transcrição

1 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 1 A PROPOSTA PAIDEIA E A EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA Guilherme de Berredo-Peixoto a Departamento de Física, Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora, MG RESUMO A proposta Paideia é um projeto educacional baseado nos ensinamentos do filósofo e humanista americano Mortimer Adler, que visa a uma educação integral baseada na leitura de obras clássicas que constituem as fontes culturais da civilização ocidental. O processo de leitura e a capacidade de raciocínio original são aspectos centrais abordados pela proposta. Neste trabalho, mostramos que esse projeto de educação integral não deve ser colocado em oposição à educação especializada, mas deve ser pensado como seu ingrediente necessário e fundamental. Essa demanda atinge proporções alarmantes para o ensino de Física, e é precisamente neste ramo que a contribuição de Adler pode proporcionar uma injeção de qualidade intelectual ímpar. Palavras-chaves: Educação especializada e integral, proposta Paideia, ensino de física, interdisciplinaridade. ABSTRACT Paideia proposal is an educational project, which can be considered as a practical development of theories formulated by philosopher and humanist Mortimer Adler, with a solid and integral education as a byproduct. The great books responsible for the cultural level of the occidental civilization are fundamental pieces to the realization of this educational theory, with also a singular growing of individual capacity of original thought. In this paper, we argue that this project (integral education) should not be placed in opposition to the specialized education (which is necessary to modern society); instead it is a necessary step towards a better education. We think that the Adler s program is seriously required to improve scientific education. 1. INTRODUÇÃO A proposta Paideia é um projeto de educação integral, cujas raízes teóricas surgiram na década de 40, e que propõe princípios básicos norteadores da educação nos EUA. O maior defensor e expoente dessa linha de pensamento foi o filósofo americano Mortimer J. Adler, que ao longo de sua vida desenvolveu uma interessante formulação teórica e sistemática sobre o aprendizado, a guilherme@fisica.ufjf.br

2 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 2 especialmente do processo da leitura. O projeto Paideia é executado por uma organização norteamericana sem fins lucrativos, iniciado em algumas universidades americanas, em especial na Universidade de Chicago. Um elemento central da proposta é a interdisciplinaridade. Normalmente esse conceito está associado a aspectos confinados a interfaces entre duas ou mais áreas do conhecimento. Aqui, este conceito está relacionado a todas as disciplinas, e ao mesmo tempo a nenhuma em particular, pois nessa perspectiva, o conhecimento é concebido como coisa única e indivisível 1. Nesse sentido, a proposta Adleriana é um projeto de educação integral, e consequentemente não está vinculado a determinada disciplina específica. Alguns de seus defensores são fortes opositores da educação especializada, o que dá margem à equivocada idéia do antagonismo entre educação integral e educação especializada. Pretendemos mostrar que, pelo contrário, a educação integral (na perspectiva de Adler) é uma etapa necessária à uma educação especializada de maior qualidade. De fato, os objetivos de ambos os programas são bem distintos. A educação especializada pretende munir o indivíduo de habilidades específicas que são necessárias à execução de tarefas que correspondem à sua profissão. Ela prepara o indivíduo para o mercado de trabalho. Podemos prescindir da educação especializada? Obviamente não. Ela é essencial para as sociedades modernas, com seus intrincados mecanismos econômicos, seus sistemas jurídicos, e complexo aparato tecnológico e cultural. Por outro lado, a educação integral se ocupa da preparação de condições para qualquer aprendizado; não é um aprendizado propriamente dito, mas um sistema integrado de aprendizados desprovido de sentido prático imediato: o único fim é a formação de uma mentalidade munida de raciocínio original e imersa num cenário de alta cultura (é o ambiente próprio para o processo genuinamente criativo). O mercado de trabalho não possui sentido algum para a educação integral. É evidente que as pessoas devem constantemente receber educação específica, mas também é interessante notar que só a educação integral possui o poder de melhorá-la de um modo realmente diferenciado. Afinal, precisamos melhorar a educação específica? Certamente sim. Essa necessidade é imperativa, particularmente no ensino de física (e ciências de modo geral). No Brasil, praticamente não existe trabalho em periódico científico sobre esse tema. Por outro lado, o leitor pode verificar alguns textos isolados que defendem a concepção Adleriana da educação integral (veja por exemplo as refs. [2-4]. 1 O leitor pode identificar aqui um aspecto da concepção holística do mundo. Veja por exemplo [1], cujo enfoque dado a vários aspectos interdisciplinares em física teórica pressupõe essa visão.

3 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA Dificuldades no ensino da física Já são corriqueiras as queixas de professores com relação ao fraco desempenho do aluno médio, que vem se agravando sistematicamente com o avanço dos anos. O problema se agrava ainda mais no ensino público fundamental, onde a maioria nem sequer será incluída no ensino superior. E mesmo no ensino superior (público e privado), a impressão geral dos docentes é que o aluno médio possui sérias dificuldades no processo de leitura, interpretação de textos e raciocínio de modo geral, advindas de buracos na sua formação acadêmica ao longo de sua história. Dentre inúmeros casos que costumamos ouvir, podemos citar um episódio envolvendo um aluno do último período do curso de bacharelado em física, que ao ser interrogado sobre uma determinada questão conceitual de física, perguntou se devia responder de acordo com a física ou com o que ele achava de fato. Isso sugere a existência de sérias fragmentações presentes na mentalidade do aluno de modo geral. Ele não reconhece a física como uma estrutura lógica, que possui um significado histórico e um papel concreto no conhecimento humano, mas sim uma estrutura fabricada sob encomenda, fragmentada e que consiste num depositório de fórmulas e algoritmos caídos do céu. Nesse cenário, é óbvio que qualquer mente saudável necessariamente vai providenciar a ruptura entre essa física monstruosa e seu senso próprio de julgamento. A figura quase mitológica do bicho de sete cabeças, quase sempre representando a física ou a matemática, é reveladora: trata-se de um monstro que tem várias faces. Somente a educação integral é capaz de colocar toda a individualidade intelectual do aluno a serviço do aprendizado da física. 2. A PROPOSTA PAIDEIA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL A concepção de Adler da educação tem exercido, há décadas, uma considerável influência na comunidade intelectual norte-americana, se estendendo à sociedade através da proposta Paideia. Destacamos dois dos principais princípios da proposta Paideia [2], traduzido para o Português: 1. A causa primária do aprendizado genuíno é a atividade mental exclusiva do aprendiz, muitas vezes com a ajuda do professor atuando como uma causa secundária e cooperativa. 2. Os três tipos de ensinamento que devem ocorrer nas nossas escolas são o ensinamento didático do objeto a ser aprendido; o acompanhamento direcionado a criar uma habilidade de aprendizado; e o questionamento Socrático em seminários.

4 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 4 O processo da leitura constitui o elemento essencial através do qual esses princípios vão se realizar. Primeiramente, deve-se preparar o aluno dando-lhe subsídios e estímulos à sua atividade mental, para que ele tenha as condições necessárias para aprender genuinamente as matérias. Em outras palavras, deve-se preparar o aluno para a leitura num nível culturalmente aceitável. Como consequência natural, o aluno estará apto e preparado a aprender de fato, com o uso de toda a sua capacidade de raciocínio original, alcançando graus de entendimento do mundo cada vez mais elevados. Portanto, a unidade operacional, teórica, formal e pedagógica da proposta Paideia e do presente trabalho pode ser resumida na arte de ler. O famoso livro de Adler [5] é um clássico que aborda o processo da leitura de modo sério, seguindo a perspectiva individualizada e construtivista do aprendizado real. 2.1 A arte de ler No seu livro A arte de ler [5], Adler classifica sistematicamente os tipos de leitura em diferentes níveis qualitativos: Leitura Elementar, Leitura Inspecional, Leitura Analítica e Leitura Sintópica. Seus níveis são crescentes em qualidade, de modo que, por exemplo, é impossível ocorrer a leitura inspecional sem a leitura elementar. A leitura elementar é a leitura vulgarmente concebida, compreendendo o processo da comunicação no seu nível mais simples. O requisito fundamental para a leitura elementar é o conhecimento completo da língua. Quando lemos um texto escrito numa língua estrangeira, a leitura elementar se torna mais difícil. É notável que a maioria dos alunos do ensino médio e superior ainda tem sérios problemas nesse estágio de leitura (na língua nativa!). Normalmente, aquele que demonstra realizar a leitura elementar na sua plenitude é considerado portador de boa capacidade intelectual. No entanto, esse é apenas o estágio inicial para uma preparação séria e minimamente intelectual: aquele que só domina a leitura elementar é antes de mais nada um principiante. A leitura inspecional requer alto grau de concentração: como o próprio nome diz, o leitor deve fazer uma inspeção em determinado livro, de modo que em dez a vinte minutos ele tenha a capacidade de saber de que tipo é o livro, do que se trata o livro, quem é o autor, etc. Uma certa experiência e bom poder de síntese são elementos importantes para esse nível de atividade. A leitura analítica é a leitura propriamente dita. É uma atividade extremamente ativa, que requer esforço mental direcionado especificamente àquilo que se lê. Na leitura analítica, se faz a análise conceitual, racional e formal do que está escrito. Aqui o livro é mastigado e digerido. O

5 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 5 leitor deve elaborar perguntas, durante a leitura, e também fornecer respostas. Qual é o argumento do autor? Parece coerente? Qual a importância? Na leitura analítica, o leitor tem um papel tão ativo quanto o escritor: ele não lê passivamente, como se fosse um receptáculo e tradutor de sinais gráficos, mas também escreve, apenas lendo. Por fim, a leitura sintópica é o estágio final de uma leitura exigente. Ela requer uma análise crítica de vários livros simultaneamente, com sínteses sobre suas relações, normalmente ausentes em qualquer outro livro. O indivíduo treinado até esse estágio tem capacidade para fazer pesquisa original e independente. É interessante mencionar que esse seria o estágio intelectual normalmente esperado do aluno formado em qualquer curso superior. Hoje em dia, infelizmente, esse requisito raramente é preenchido, e sequer exigido, seja em cursos superiores ou até em programas de mestrado ou doutorado. Atualmente, os cursos superiores (que se multiplicaram de um modo extraordinário, não só em diversidade de cursos mas também pela quantidade de estabelecimentos) desempenham o papel de adestramento técnico para o mercado de trabalho. Trata-se de uma educação específica patológica, pois está desacompanhada de qualquer mecanismo educacional voltado à formação integral, o que daria legitimidade única ao uso do termo curso superior. 3 PROPOSTA PARA O ENSINO DA FÍSICA A leitura nos quatro níveis acima abordados é suficiente? O que devemos ler? Quais são os livros relevantes para uma educação integral? Existem dois tipos de textos, segundo Adler: i) textos informativos ou para entretenimento são os textos que fornecem informação ou diversão, normalmente lidos como passatempo e divertimento; ii) textos educativos são textos que mudam o grau de entendimento do mundo. Normalmente são textos difíceis, acima da compreensão do leitor. Os livros dignos de uma leitura exigente devem pertencer à classe dos livros educativos. A coleção The great books of the western world [6] reúne em torno de 50 volumes que definem os livros essenciais para a compreensão da cultura ocidental. Autores como Homero, Platão, Euclides, Santo Agostinho, Descartes, Dostoievsky, Sartre e Einstein formam uma pequena amostra desse conteúdo. Com a leitura de grandes obras, o aluno experimenta um crescimento intelectual ímpar à medida que ele vai reconstruindo o conhecimento e a cultura humana, fortalecendo seu poder de

6 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 6 raciocínio crítico e inteligência criadora. Aquele aluno formado nesses parâmetros não é um aluno normal: é acima de tudo um aluno destinado aos mais altos quadros profissionais, educado para o ingresso numa elite intelectual genuína. Para a física, esse programa de educação integral possui uma importância e um poder de penetração muito maiores do que se supõe. Um aluno que conhece aspectos da história da física, da física Aristotélica e da filosofia de Descartes, está numa posição de expressiva vantagem com relação àquele aluno que desconhece esses assuntos, diante do aprendizado da física Newtoniana. Os conceitos, as argumentações e por conseqüência os aspectos técnicos apresentados ao aluno mais erudito ganham significados substancialmente mais profundos, com contextualização genuína, ao mesmo tempo que para o aluno comum esse material cai do céu, com significações fragmentadas que serão incorporadas à mente através de processos artificiais de memorização, do mesmo modo que a areia enche o caminhão. É conveniente ressaltar a necessidade de leituras mais abrangentes, além das mais intimamente relacionadas ao desenvolvimento da ciência. Ainda que o aluno se proponha a seguir a carreira de cientista, ou professor de ciências, seu livre trânsito por outras áreas do pensamento humano, como literatura, história, latim, psicanálise, metafísica, política, estética e lógica, será um diferencial considerável na sua formação intelectual e preparação para a atividade científica. Todas essas matérias refletem facetas do filé mignon da experiência humana, passada de gerações a gerações. Um automóvel com defeito no motor continuará com o mesmo defeito mesmo que todos os demais constituintes sejam substituídos por peças e equipamentos excepcionais. A atividade do aprendizado ou geração de conhecimento não segue a mesma lógica: todas as peças da engrenagem mental integram uma mecânica indecifrável, num oceano de redes ocultas de interconexões. É evidente que a etapa primordial para a educação integral, conforme sugerido na seção precedente, compreende um adequado letramento do aluno, que para aprender qualquer coisa deve saber ler e interpretar corretamente os textos. Embora essa exigência aparente ser uma redundância, ela é uma exigência ambiciosa, lamentavelmente. A maior parte dos universitários brasileiros não domina a leitura no seu nível mais básico, a leitura elementar. Acreditamos que o ensino sólido da física, dentro da concepção adotada pela proposta Paideia, admite várias possibilidades na escolha das obras clássicas. Podemos sugerir, a título ilustrativo, a leitura dos textos de Aristóteles, especialmente sobre Lógica e Metafísica. Em seguida, o aluno já familiarizado com o sistema Aristotélico pode partir para obras de Descartes, Galileu e

7 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 7 Newton 2. Esse programa fornece uma idéia bastante sólida sobre o que era a filosofia natural e como essa disciplina evoluiu para a física moderna. A obra de Euclides é uma importante leitura nesse estágio, pois, sendo a primeira obra da humanidade sobre matemática, coloca em evidência a significação precisa da matemática, como um sistema axiomático que contém julgamentos que podem ser classificados de verdadeiros ou falsos, para toda a eternidade. Aqui o aluno se depara com o argumento de uma demonstração matemática, percebendo um sentido transcendental no conceito de teorema. O aluno mais adiantado deve prosseguir seus estudos e ler obras mais modernas, como por exemplo, livros de autores como Einstein, Feynman (e.g. Eletrodinâmica Quântica: A estranha teoria da luz e da matéria ), Paul Davies, Stephen Hawking, Bertrand Russell, Karl Popper e outros. 3.1 Dificuldades operacionais A despeito da grande necessidade e importância de um programa educacional Adleriano, devemos reconhecer algumas dificuldades no seu processo de implantação, em particular quando concebido num domínio global e abrangente. O programa aplicado em larga escala requer um grande número de profissionais qualificados para supervisão e coordenação (aqueles que vão selecionar livros, por exemplo). Ao mesmo tempo que uma ação demasiadamente centralizada oferece sério risco de eventuais distorções oriundas do contraste com as diferentes realidades locais, uma ação muito abrangente e descentralizada pode representar um sistema fora do controle e sujeito a imperfeições aleatórias que potencialmente podem descaracterizar o projeto, esbarrando também em problemas de ordem prática como dificuldades na compra de livros, ou falta de tempo livre para determinado grupo de alunos. Desta forma, é prudente e razoável imaginar a versão brasileira da proposta Paideia como uma ação provisória de teste em poucos centros de educação, preferencialmente reconhecidos pela sua excelência acadêmica. É bom lembrar que não se deve limitar o emprego do projeto unicamente ao ensino médio ou superior, mas apenas sua parte inicial no ensino médio e a sua conclusão no ensino superior (por exemplo, treinar o aluno do ensino médio para a leitura elementar e inspecional, e o aluno universitário para os demais níveis de leitura). O material utilizado para o desenvolvimento dessas habilidades seriam algumas das obras clássicas pré-selecionadas (veja por exemplo algumas sugestões em [5]). 2 A obra Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, de Newton, pode ser considerada como o primeiro livro de física moderna da humanidade.

8 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 8 4 CONCLUSÕES O método baseado na proposta Paideia é um dos métodos mais confiáveis para uma educação integral, a julgar pela sua extensa maturidade. Através do contato direto com as fontes da alta cultura (os autores célebres), o aluno desenvolve o que há de mais fundamental em termos educacionais, que é o poder de raciocínio original sobre objetos culturalmente relevantes. Devemos lembrar sempre que a aprendizagem é um processo solitário por essência. O domínio sobre a linguagem formal e a familiaridade com as obras importantes da civilização ocidental são condições fundamentais para uma boa aprendizagem de qualquer matéria específica, em particular a física, objeto tratado neste trabalho. Quanto mais se cultivar a educação integral, melhor será a educação específica. A necessidade desse programa é imperativa, dado o cenário atual do sistema educacional brasileiro como um todo; o nível de preparo dos alunos vêm sistematicamente sofrendo um processo degenerativo, que corrói não só a motivação ao estudo como também o raciocínio bem fundamentado na lógica e na utilização correta da linguagem formal. Essa crise assume grandes proporções no ensino da física, com efeitos colaterais seríssimos na formação dos professores de física, alimentando um ciclo perverso. AGRADECIMENTO Este trabalho foi produzido com o financiamento da FAPEMIG. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] DAVIES, Paul, God and the new physics. Nova Iorque: Simon and Schuster, p. [2] PAIDEIA History, Disponível em: Paideia-Principles/index.htm. Acesso em: 22 abr [3] PAIM, Antônio. O papel do diretor na revolução da educação. In: O papel do diretor da escola segundo a proposta Paideia, Rio Estudos n. 30, 2001, Coleção Estudos da Cidade. [4] FLEMING, Henrique. Interdisciplinaridade. Disponível em: Acesso em: 21 abr

9 IX ENCONTRO N ACIONAL DE P ESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 9 [5] ADLER, M.; VAN DOREN, C. A arte de ler. Rio de Janeiro: Agir, p. [6] HUTCHINS, R. (ed). The great books of the western world (54 vol), 30. ed. Chicago: Universidade de Chicago, 1997.

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Letra Viva. Episódio: O Planejamento na Prática Pedagógica

Letra Viva. Episódio: O Planejamento na Prática Pedagógica Letra Viva Episódio: O Planejamento na Prática Pedagógica Resumo Vivemos em uma época de mudanças contínuas e rápidas devido ao progresso das ciências e conseqüente revolução tecnológica e industrial.

Leia mais

POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA

POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA José Fernandes Vilela (UFMG) Quando se indaga por que ensinar teoria gramatical, está-se, na verdade, indagando para que ensiná-la. Ou seja, estão-se buscando, em linguagem pedagógica,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATRIZES DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Flávia

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 3

Lógica Proposicional Parte 3 Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE ABRIL DE 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE ABRIL DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.036, DE 25 DE ABRIL DE 2018 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

Material Didático Estratégias de Ensinagem. Método do Caso e Workshop

Material Didático Estratégias de Ensinagem. Método do Caso e Workshop Material Didático Estratégias de Ensinagem Método do Caso e Workshop 2015 1 Sumário Método do Caso... 3 Definição de Workshop... 6 Referências... 7 2 Método do Caso Os casos de ensino (Teaching Cases)

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Investigação em Educação Matemática. Números

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Didática das Ciências Naturais

Didática das Ciências Naturais ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Didática das Ciências Naturais Prof. Nelson Luiz Reyes Marques ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Necessidades formativas do professor

Leia mais

IFG Departamento De Áreas Acadêmicas I Coordenação de Ciências Humanas

IFG Departamento De Áreas Acadêmicas I Coordenação de Ciências Humanas IFG Departamento De Áreas Acadêmicas I Coordenação de Ciências Humanas PROJETO PRÁTICA CURRICULAR Projeto desenvolvido em atendimento parcial à demanda estabelecida no Curso de Licenciatura Plena em História

Leia mais

SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO. Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo

SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO. Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo Agenda: 1. Princípios e objetivos das ST 2. Finalidades do período Probatório 3. Dispositivo

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: PERÍODO: 8º CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: PERÍODO: 8º CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: CARGA HORÁRIA SEMANAL: PERÍODO: 8º CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA A evolução

Leia mais

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM ÍNDICE 1. Introdução... pg. 3 2. Provas do ENEM: exigências e modelo referência em vestibulares... pg. 4 3. Como reforçar o valor do ENEM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Industria

Leia mais

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Tema: O Plano de Ensino estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2. Os Objetivos são: - Debater o Plano de

Leia mais

O que um professor de química precisa saber e saber fazer

O que um professor de química precisa saber e saber fazer O que um professor de química precisa saber e saber fazer Contribuições de estudos Visões de ensino como uma técnica, basta combinar, de modo eficaz, os meios e os fins. componentes afetivos processo de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA Anexo à Portaria nº 19, de 12 de fevereiro de 2007. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 2 CAPÍTULO II DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO Das disposições gerais REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de ROTEIRO SUGERIDO Pré-evento Antes que as atividades da Semana dos Indicadores Educacionais se iniciem, serão disponibilizadas ferramentas para que tudo possa acontecer dentro de um cronograma eficiente.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa Leitura e Produção de Texto I 30h Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos considerando os aspectos formal e estilístico e sua relação

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ENSINO: ÉTICA EM PESQUISA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens pesquisadores de diferentes

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia VERSÃO º Ano de Escolaridade. Prova 714/1.ª Fase. Entrelinha 1,5, sem figuras nem imagens, texto alinhado à esquerda

Prova Escrita de Filosofia VERSÃO º Ano de Escolaridade. Prova 714/1.ª Fase. Entrelinha 1,5, sem figuras nem imagens, texto alinhado à esquerda EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Prova 714/1.ª Fase 14 Páginas Entrelinha 1,5, sem figuras nem imagens, texto

Leia mais

UNATI. Considerações sobre Leitura e Escrita. Ricardo da Fonseca. 7 de abril de UNESP/Dracena

UNATI. Considerações sobre Leitura e Escrita. Ricardo da Fonseca. 7 de abril de UNESP/Dracena UNATI Considerações sobre Leitura e Escrita Ricardo da Fonseca UNESP/Dracena 7 de abril de 2016 Considerações Iniciais Considerações Iniciais Características de diminuição rápida: Coordenação motora; Agilidade;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO PRODUZIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que

Leia mais

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1

O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 O GÊNERO DIGITAL BLOG: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO PORTAL DO PROFESSOR (MEC) 1 Lenilda de Oliveira Silva*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; E-mail: lenildaoliveira.posifes@gmail.com **IFES; CEFET-MG;

Leia mais

Aprendizagem em Física

Aprendizagem em Física 1. Informações gerais 3. Conclusão Aula 1 04 / 03 / 2008 1. Informações gerais Professores: Marta Feijó Barroso sala A-307 marta@if.ufrj.br 2562-7473, 9941-3931 www.if.ufrj.br/~marta Susana de Souza Barroso

Leia mais

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE ZIMMERMANN, Paulo Introdução: Este Resumo Expandido tratará dos perfis, das competências, habilidades e dos credenciamentos dos

Leia mais

Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores

Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores Magda Raquel G. F. dos Santos (EA/UFRGS) mrgfsantos@ea.ufrgs.br Siusiane Lovato (EA/UFRGS) slovato@ea.ufrgs.br Objetivo do Artigo

Leia mais

PRÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA

PRÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA PRÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA Resumo Tatiana Dias Ferreira (PPGFP/ UEPB) thatdf@hotmail.com Nos dias atuais, no meio educacional, muito

Leia mais

Resolução n 258, de 05 de maio de 2017.

Resolução n 258, de 05 de maio de 2017. Resolução n 258, de 05 de maio de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão registrada no Parecer

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: São João de Meriti Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus São João de Meriti tem por missão a formação de profissionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Da

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 268, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

O que é Inteligência Artificial?

O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Prof. Hudson Costa Uma pequena história... Conta uma velha anedota que uma vez um famoso teólogo da idade Média foi visitar o rei Alberto, o Grande. Quando chegou ao palácio

Leia mais

A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO

A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO Moratelli, Aline Suelem 1 ; Ax, Rafael Henrique 2 ; Clebsch, Angelisa Benetti 3 1 Instituto Federal Catarinense, Rio do

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Ensino e Aprendizagem: os dois lados da formação docente. Profª. Ms. Cláudia Benedetti

Ensino e Aprendizagem: os dois lados da formação docente. Profª. Ms. Cláudia Benedetti Ensino e Aprendizagem: os dois lados da formação docente Profª. Ms. Cláudia Benedetti Profa. M.a. Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO AULA 2

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO AULA 2 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O PLANEJAMENTO DO ENSINO AULA 2 Lee Shulman (1940 Chicago) O que os professores precisam saber para poder ensinar e para que seu ensino possa conduzir à aprendizagem

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

David Ausubel ( )

David Ausubel ( ) David Ausubel (1918-2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional. Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem,

Leia mais

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Docência e Prática pedagógica

RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Docência e Prática pedagógica RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: Docência e Prática pedagógica Luciane Assis Ruiz de Sousa Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Adriana Zolandina Pinheiro Graduanda em Pedagogia,

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade estética,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Este documento é parte integrante do: Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas Profª Drª Sílvia Tamie Matsumoto Colegiado de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec:Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:Produção

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação,

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação, APRESENTAÇÃO Uma sala de aula, independentemente do perfil de estudantes que a ocupa, representa um universo inesgotável de possibilidades de ensino. É possível que, por exemplo, assim como livros, pincéis

Leia mais

Síntese. Modelo Livre

Síntese. Modelo Livre Síntese Modelo Livre A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA KIT AMIGO TEMA 4: PENSAMENTO LÓGICO

ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA KIT AMIGO TEMA 4: PENSAMENTO LÓGICO ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA KIT AMIGO TEMA 4: PENSAMENTO LÓGICO SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: PENSAMENTO LÓGICO 1-Título: Pensamento Lógico

Leia mais

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: QUE PRÁTICAS, QUE SABERES, QUE COMPETÊNCIAS, QUE MUDANÇAS?

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: QUE PRÁTICAS, QUE SABERES, QUE COMPETÊNCIAS, QUE MUDANÇAS? O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: QUE PRÁTICAS, QUE SABERES, QUE COMPETÊNCIAS, QUE MUDANÇAS? Marcos Antonio Ferreira Júnior 1 Josefa Aparecida Gonçalves Grígoli 2 O ensino profissionalizante

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO INTRODUÇÃO A mente humana parece ter sido desenhada para resolver questões simples de sobrevivência, possuindo estruturas que facilitam

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016.

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. Aprova

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Prova 714/1.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO AMAZONAS IFAM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. Este documento

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Cap. 4 - Implicação Lógica Implicação Lógica Antes de iniciar a leitura deste capítulo, verifique se de fato os capítulos anteriores ficaram claros e retome os tópicos abordados

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFESSORA NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias Componente

Leia mais

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário 55 13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02 Diretrizes para a realização de um seminário O seminário é formado por um grupo de estudos, em que se discute um tema a partir

Leia mais

MODELO DIDÁTICO PARA CIÊNCIAS FÍSICAS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. Model for teaching physical science in elementary and secondary

MODELO DIDÁTICO PARA CIÊNCIAS FÍSICAS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. Model for teaching physical science in elementary and secondary Page93 MODELO DIDÁTICO PARA CIÊNCIAS FÍSICAS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO Model for teaching physical science in elementary and secondary Page94 Modelo Didático para Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2014 EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2014 EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: LICENCIATURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec : Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Industria

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/includere ISSN 2359-5566 O MAPA CONCEITUAL

Leia mais

Currículo - Versão para Imprimir

Currículo - Versão para Imprimir Currículo LICENCIATURA EM FILOSOFIA - NOTURNO s Obrigatorios: 164 s Eletivos: 12 s Complementares: 14 Semestre selecionado: 2013/1 Etapa 1 HUM01059 HUM01502 HUM01060 HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA INTRODUÇÃO

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

PARADIGMAS, METODOLOGIA E CAMINHOS DA CIÊNCIA

PARADIGMAS, METODOLOGIA E CAMINHOS DA CIÊNCIA Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Presidente Prudente - SP PARADIGMAS, METODOLOGIA E CAMINHOS DA CIÊNCIA ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Maria Betânia de Castro Nunes Santos Escola Municipal Itália Cautiero Franco CAIC/Rede Municipal de Lavras, mbetaniacns@gmail.com

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 08 de março Atividade Motivacional: Apresentação do vídeo A menina que odiava livros https://goo.gl/aqgatv Formar

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais