O surgimento das línguas vulgares, como parte do processo de formação das monarquias nacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O surgimento das línguas vulgares, como parte do processo de formação das monarquias nacionais"

Transcrição

1 HISTÓRIA O surgimento das línguas vulgares, como parte do processo de formação das monarquias nacionais

2 Atualmente a grande maioria da humanidade vive sob a autoridade de um Estado nacional, caracterizado pela delimitação de fronteiras territoriais, pela unificação de leis, pesos, medidas e o controle do Estado sobre a justiça, as forças armadas e a emissão de moedas.

3 É comum ouvirmos um europeu dizer: sou francês, sou inglês ou sou português. Mas, nem sempre foi assim... Na Europa medieval (século V a XV) por exemplo, isso soaria estranho. Os Estados Nacionais como França, Inglaterra, ou Portugal, ainda não tinham se formado. Naquele período, a pessoa que nascesse em um aldeia, vila ou cidade, se considerava um membro daquela comunidade, não mais que isso.

4 Antes de se constituir como Estados Nações, o território geográfico conhecido atualmente como Continente Europeu, estava estruturado social e politicamente de uma forma distinta do que conhecemos hoje.

5 Na Europa Medieval não existia os países que conhecemos hoje e sim vários reinos compostos pelos povos bárbaros.

6 Em cada um destes reinos falava-se uma língua específica. A maior parte delas foi misturada ao latim que foi introduzido na região europeia a partir do século III a. C. Com o tempo, foram formando-se novas línguas nestas regiões.

7 Durante a Idade Média, outras formas de organização do espaço europeu foram estabelecidas e não haviam os Estados da forma como os conhecemos na atualidade.

8 Neste período o poder local dos senhores feudais prevaleceu sobre a figura política do rei. Cada senhor feudal, fosse ele rei, conde ou marquês, possuía plenos poderes em suas terras, que funcionavam como entidades independentes, com suas próprias leis, costumes, línguas, exércitos, tributos e, em alguns casos, até moedas. Os reis não desempenhavam grande influência política, exercendo algum poder apenas sobre os nobres que recebiam porções de terra das suas propriedades. Essa situação começou a mudar a partir do século XI...

9 A partir do século XI algumas mudanças ocorreram na Europa: Inovações tecnológicas como a invenção da charrua e uso de adubos Aumento da produção agrícola Alimentos excedentes passaram a ser vendidos nas cidades (burgos) Reaquecimento do comércio e monetarização da economia impulsionados após as Cruzadas Enfraquecimento do poder político dos senhores feudais Fortalecimento do poder dos reis

10 O processo de formação das monarquias nacionais europeias está relacionado com as transformações decorrentes da crise do feudalismo. Crise do Feudalismo Ascensão da burguesia e decadência do poder dos senhores feudais Setores da burguesia e nobreza se unem para apoiar a centralização política nas mãos dos reis Necessidade do rei em garantir seus privilégios e interesses Formação das monarquias nacionais

11 A crise do feudalismo marcada pelos levantes sociais urbanos, os conflitos entre a nobreza, a diminuição da produção agrícola, a Guerra dos Cem Anos e a peste impulsionaram o colapso desse modelo de produção. Ao mesmo tempo, o novo papel assumido pelo comércio e pelas cidades fez surgir um grupo que começou a rivalizar em grau de importância com a nobreza: a burguesia. A atuação dos diferentes grupos sociais a partir de interesses às vezes complementares e às vezes conflitantes entre si foi determinante para o surgimento dos Estados modernos em algumas regiões da Europa. (BRAICK, 2010, p. 195)

12 Os Estados Nacionais resultaram de um longo processo de unificação política, que se iniciou na Europa no século XIV. Até esse momento o poder político estava descentralizado nas mãos dos senhores feudais.

13 ?

14 A composição de uma aliança entre a nobreza, a burguesia e o Rei O mercadores tinham dificuldades em comercializar seus produtos pois nos feudos existiam regras próprias, como moeda e sistema de pesos e medidas. Alguns setores da burguesia e da nobreza começaram a se preocupar com o desenvolvimento econômico e a construção de sociedades que garantissem a ordem social. Assim, a constituição de um poder centralizado na pessoa do rei, atenderia simultaneamente aos interesses dos nobres e burgueses e o Estado se transformaria num instrumento mais poderoso e eficiente na implantação de diversas medidas de seu interesse.

15 O Rei centralizava o poder utilizando o apoio político da nobreza e os recursos da burguesia. A Burguesia apoiou o rei para se favorecer com o comércio, tendo em vista a padronização da moeda, pesos, medidas, impostos e unificação das leis. A Nobreza também deu apoio ao rei em troca da proteção contra as revoltas populares e manter suas terras e privilégios.

16 O processo de formação das monarquias nacionais ocorreu em razão dos múltiplos interesses políticos e econômicos convergentes entre o rei, a burguesia e parcela da nobreza.

17 ?

18 Principais características da formação das monarquias nacionais: Centralização do Poder Real com a unificação política e jurídica Organização do aparelho administrativo do Estado Consolidação do território nacional e de uma língua oficial Elaboração de leis e normas Aparelhamento do Exército nacional Criação dos impostos e unificação do sistema monetário (moeda única) e métrico (pesos e medidas)

19 ? A formação de Portugal e Espanha está relacionada com a luta pela expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, as chamadas Guerras de Reconquista. Em Portugal, os territórios reconquistados ficavam sob a administração de condes, sendo por isso chamados de condados. Já na Espanha, eles deram origem a diversos reinos. No século XV estes povos foram totalmente expulsos e desde então iniciouse a formação da monarquia portuguesa e espanhola.

20 Organização territorial da Península Ibérica:

21 Portugal Portugal nasceu exatamente a partir de uma faixa de terra retomada por cristãos sob o comando do rei Afonso VI de Leão, que passou sua administração ao nobre francês Henrique de Borgonha, em reconhecimento por seu empenho na luta contra os muçulmanos. O território recebeu o nome de Condado Portucalense e permaneceu nessa condição até 1139, quando o filho de Henrique de Borgonha Afonso Henriques e o grupo político que o apoiava conquistaram a independência do condado, dando início ao Reino de Portugal. (BRAICK, 2010, p )

22 Espanha Do mesmo modo que Portugal, a formação da Espanha deu-se a partir da expulsão dos muçulmanos de seu território. Os territórios reconquistados tornaram-se reinos: Leão e Castela, Navarra e Aragão. Aos poucos, alguns deles foram incorporados por meio de lutas ou então anexados por alianças de casamento. Foi assim, por exemplo, com o Reino de Leão e Castela e o Reino de Aragão. Fernando herdeiro do trono de Aragão casou-se com Isabel irmã do rei de Leão e Castela, promovendo a união desses reinos e consolidando o domínio sobre quase todo o território que hoje corresponde à Espanha. (BRAICK, 2010, p.197)

23 Inglaterra Antes de tornar-se uma Monarquia centralizada, as Ilhas Britânicas eram formadas por quatro reinos. A centralização ocorreu no século XII com o rei Henrique II. Seu sucessor, Ricardo Coração de Leão, passou a maior parte de seu reinado lutando nas cruzadas ou contra os franceses. A ausência do rei e os altos custos militares provocaram um sentimento de insatisfação entre os nobres, os quais conseguiram limitar a ação dos sucessores de Ricardo por meio da Magna Carta, assinada em 1215 pelo rei João Sem Terra. A Monarquia constitucional, regime de governo em vigor hoje na Inglaterra, teve sua origem nesse documento. (BRAICK, 2010, p.197)

24 França As disputas com a Inglaterra pelo controle da região de Flandres e pela sucessão do trono francês (que resultaram na Guerra dos Cem Anos) possibilitaram aos reis franceses criar mecanismos que fortaleceram seu poder. As alianças com setores da nobreza, enfraquecida pela guerra, e a criação de um exército assalariado controlado pelo rei permitiram a concentração de poderes nas mãos reais. A vitória francesa sobre os ingleses na Guerra dos Cem Anos foi fundamental para a consolidação da Monarquia e a unificação do território. Na Europa do Ocidente, a França despontou não somente como a maior e mais povoada nação europeia, mas também como a mais solidamente centralizada. (BRAICK, 2010, p.198)

25 As monarquias europeias nos idos do século XVI A EUROPA NO SÉCULO XVI 180 km

26 A conjuntura de todos estes fatores foi indispensável para a formação das monarquias nacionais. Porém, um elemento de extrema importância para estabelecer a unidade e criar uma identidade para aqueles que viviam nos Estados recém criados, foi a imposição de uma língua oficial a ser falada em todo o território nacional.

27 Como surgiram tais línguas Durante o Império Romano o uso do latim, principalmente, o latim vulgar ou popular (sermo vulgaris) foi somado as línguas dos chamados povos bárbaros. Muitas das línguas faladas na Europa evoluíram a partir do latim e receberam influências dos dialetos dos povos invasores.

28 Com a queda do Império Romano no século V, o latim culto foi preservado pela Igreja Católica. Na Idade Média, o latim foi usado pelas chancelarias e cientistas. A partir de um processo longo e permeado por assimilações e resistências linguísticas, foram surgindo alguns idiomas falados ainda hoje, como o Português, Espanhol, Inglês e Francês.

29 Existem 2 famílias linguísticas: À família das línguas românicas pertencem os idiomas italiano, francês, espanhol, português e romeno o resultado da campanha romana bem sucedida no século II. Dentre as línguas germânicas estão: Inglês, holandês, flamengo, alemão, dinamarquês, norueguês, sueco e islandês.

30 Portugal e a consolidação de sua língua nacional Na região, onde fora fundada a monarquia portuguesa, falava-se um dialeto denominado galaico-português, expressão linguística comum à Galiza e Portugal. Mas, à medida que Portugal alargava os seus domínios para Sul, ia absorvendo os falares (ou romances) que aí existiam e, consequentemente, ia-se diferenciando do galego, até se constituírem como línguas independentes: o galego acabou por ser absorvido pela unidade castelhana, e o português, continuando a sua evolução, tornar-se-ia a língua de uma nação.

31 A Espanha e a consolidação de sua língua nacional O atual espanhol originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião da residência dos reis no reino medieval de Castilla (Castela). Nos dias de hoje, embora o nome ainda seja referência, após a constituição da Espanha como nação e a tentativa de uniformizar o idioma do país, a língua foi oficializada como espanhol.

32 A França e a consolidação de sua língua nacional Os primeiros habitantes da França foram os gauleses que abandonaram a língua celta e adotaram o idioma das legiões romanas, o latim popular. No século VII, o latim havia sofrido numerosas modificações devido à invasão dos povos bárbaros de origem germânica e à adoção de palavras gregas. Durante a alta Idade Média, começaram a evoluir duas línguas diferentes: a langue d'oïl, ao norte do rio Loire, e a langue d'oc, ao sul. De cada uma delas originaram-se vários dialetos. Os principais da última língua mencionada são o provençal, o gascão, o languedociano, o auvernês, o lemosino e o bearnês.

33 Os dialetos da langue d'oïl receberam o nome das províncias setentrionais nas quais eram falados: frâncico, Île-de-France, região de Paris, normando, picardo (Picardia), pictavino (Poitou) e borgonhês. O francês moderno é a forma derivada diretamente do dialeto da Île-de-France. No início do século XVII, François de Malherbe triunfou ao definir uma norma exata para usar palavras francesas em suas obras poéticas e críticas. Um passo decisivo para a reforma foi a compilação do Dicionário patrocinado pelo cardeal Richelieu no século XVII, na fundação da Académie Française (1635). Durante o reinado de Luís XIV, o idioma alcançou o ponto culminante de sua história, convertendo-se em língua internacional da Europa, sobretudo no âmbito diplomático e científico.

34 A História em debate: Você sabe como se escreve a palavra verdade em francês e espanhol? Vamos investigar? Além dos Estados onde surgiram (o português, o espanhol, o francês e o inglês), estas línguas também se instalaram em outros países. Faça uma pesquisa e descubra quais são esses países e porque estas línguas foram neles introduzidas.

35 A Inglaterra e a consolidação de sua língua nacional O inglês surge com os idiomas falados pelos povos germanos que a partir do século V ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões. O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de "Old English", "Anglo-Saxão" ou ainda "Englisc" no original, significando "língua dos anglos". Em 1362 o inglês foi instituído como língua oficial na Inglaterra. Sua evolução divide-se em: Old English - a primeira forma do idioma, em voga entre os séculos V e XI Middle English - seu desenvolvimento médio, do séculos XI ao XVI Modern English - a forma moderna do idioma, do século XVI aos dias atuais.

36 As línguas continuam passando por um lento e demorado processo de evolução. A cada dia as pessoas criam e recriam termos que passam a ser falados em regiões e que conferem um caráter distinto à sua versão linguística. As línguas vulgares (faladas pelos populares) foi um elemento muito importante no processo de formação das monarquias nacionais. O projeto da Monarquia Nacional foi vitorioso mas é importante lembrar que outras línguas e costumes foram sufocados pela imposição de um único falar.

A consolidação das monarquias na Europa moderna

A consolidação das monarquias na Europa moderna A consolidação das monarquias na Europa moderna 12.1 A centralização do poder Colapso do feudalismo Ascensão da burguesia e decadência da nobreza Ambas não tinham força para impor sua hegemonia Necessidade

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA CAPÍTULO 9 CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA A centralização do poder Colapso do feudalismo. Ascensão da burguesia e declínio da nobreza (ambas sem força para impor sua hegemonia). Necessidades

Leia mais

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS Professor: Eustáquio BURGUESIA E O REI Situação a partir do século XI Revigoramento do comércio Revigoramento das cidades Surgimento de uma nova classe social Burguesia

Leia mais

Prof. José Augusto Fiorin

Prof. José Augusto Fiorin Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO Conceito de ABSOLUTISMO MONÁRQUICO IDADE MÉDIA -Apesar do prestígio, o rei medieval era apenas um entre outros condes e duques, dependia dos exércitos

Leia mais

A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano

A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano Busca de mais terras para cultivo. 1) A Baixa idade Média e a

Leia mais

Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra

Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra Bimestre 2 Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra 1 A formação das monarquias europeias Aulas 28 e 29 2 A trajetória da monarquia francesa 3 A Guerra dos Cem Anos 4 A trajetória da monarquia

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Preparatório EsPCEx História Geral Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Antecedentes (I) Eventos da Baixa Idade Média Emergência burguesia Revitalização feiras e comércio Crise do Feudalismo

Leia mais

A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV)

A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV) A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Auge e decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado;

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO QUESTÃO 1. Renascimento comercial e urbano. O fim das invasões bárbaras na Europa, por volta do século X, trouxe certa paz ao continente. Do período que

Leia mais

A Europa na época das Grandes Navegações

A Europa na época das Grandes Navegações Aula 1 e 2 A Europa na época das Grandes Navegações 1 - Século XV: O Nascimento do Mundo Moderno Setor 1621 2 - A formação do Reino de Portugal 3 - A Expansão Ultramarina Europeia Aula 1 e 2 A Europa na

Leia mais

BAIXA IDADE MÉDIA. Professora: Schirley Pimentel FATORES: GRANDE FOME; PESTE NEGRA; GUERRAS MEDIEVAIS; REVOLTAS CAMPONESAS;

BAIXA IDADE MÉDIA. Professora: Schirley Pimentel FATORES: GRANDE FOME; PESTE NEGRA; GUERRAS MEDIEVAIS; REVOLTAS CAMPONESAS; Professora: Schirley Pimentel FATORES: GRANDE FOME; PESTE NEGRA; GUERRAS MEDIEVAIS; REVOLTAS CAMPONESAS; FATORES: O esgotamento das terras As cruzadas (mercadores que abasteciam os viajantes com suas

Leia mais

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje )

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) FRANÇA O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) Durante toda a Idade Média os países europeus de hoje, não existiam. Eles começaram a se formar no final da Idade Média

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO CADEIRA INQUISITÓRIA ESMAGA CRÂNEOS CINTO DE ESTRANGULAMENTO ESMAGA SEIOS FORQUILHA DO HEREGE Sucesso comercial

Leia mais

Território e gove go r ve n r o

Território e gove go r ve n r o Território e governo As monarquias europeias Entre os séculos XI e XV teve início o processo histórico de formação dos Estados europeus como conhecemos hoje. Os primeiros Estados são chamados de Monarquias

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL DOMÍNIO A DOMÍNIO B A PENÍNSULA IBÉRICA: LOCALIZAÇÃO E QUADRO NATURAL A PENÍNSULA IBÉRICA:

Leia mais

Baixa Idade Média 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Baixa Idade Média 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Baixa Idade Média 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado; novo grupo social:

Leia mais

H14 - A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO

H14 - A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO H14 - A FORMAÇÃO DO FEUDALISMO Desagregação do Império Romano do Ocidente Povos germânicos habitavam da região além do Rio Reno até o sul da Escandinávia hábitos seminômades viviam do pastoreio e agricultura

Leia mais

O FIM DO FEUDALISMO E A CENTRALIZAÇAO POLÍTICA

O FIM DO FEUDALISMO E A CENTRALIZAÇAO POLÍTICA O FIM DO FEUDALISMO E A CENTRALIZAÇAO POLÍTICA O sistema feudal entra em crise com o advento das cidades e a expansão do comércio, somados a outros fatores. 1) Necessidade de moedas, crescimento das cidades

Leia mais

As transformações no modo de viver feudal. Profª Ms Ariane Pereira

As transformações no modo de viver feudal. Profª Ms Ariane Pereira As transformações no modo de viver feudal Profª Ms Ariane Pereira Introdução Idade Média do século V ao XV; Período compreendido entre a Idade Antiga e a Idade Moderna; Sistema feudal baseado nas relações

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO Transição... ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Alta idade média (Séculos v AO X) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Baixa Idade Média (SÉCULOS

Leia mais

Expansão Marítima: Fatores e Ciclo Oriental. Módulo 1

Expansão Marítima: Fatores e Ciclo Oriental. Módulo 1 Expansão Marítima: Fatores e Ciclo Oriental Módulo 1 1. Transição do Feudalismo para o Capitalismo Expansão marítimo-comercial: um dos principais momentos de transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS O REI FOI O ELEMENTO UNIFICADOR DE UMA NOBREZA EM CRISE, CONCILIANDO, QUANDO POSSÍVELCOM A RICA BURGUESIA, CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O FINANCIAMENTO DO PRÓPRIO ESTADO NACIONAL.

Leia mais

Prof. Alexandre Goicochea História

Prof. Alexandre Goicochea História FRANCO Merovíngia Carolíngio ISLÂMICO Maomé Xiitas (alcorão) e Sunitas (suna e alcorão) BIZÂNTINO Justiniano Igreja Santa Sofia Iconoclastia Monoticismo (Jesus Cristo só espírito) Corpus Juris Civilis

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL- 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL- 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2013/2014 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL- 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA FEUDAL

AS TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA FEUDAL AS TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA FEUDAL RELEMBRANDO: A DIVISÃO DA IDADE MÉDIA ALTA IDADE MÉDIA V- X BAIXA IDADE MÉDIA X XIV :enfraquecimento das estruturas feudais, ou seja, das principais caraterísticas do

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 7

HISTÓRIA GERAL AULA 7 HISTÓRIA GERAL AULA 7 Alta Idade Média Ocidental Europa Medieval Reino Franco Feudalismo Igreja Medieval Idade Média 2 fases : Alto Idade Média ( século V - século X) Baixa Idade Média ( século X século

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2º CICLO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de Portugal

Leia mais

A O R I G E M D A L Í N G U A P O R T U G U E S A P R O F E S S O R A L E N I S E C O L É G I O O B J E T I V O

A O R I G E M D A L Í N G U A P O R T U G U E S A P R O F E S S O R A L E N I S E C O L É G I O O B J E T I V O A O R I G E M D A L Í N G U A P O R T U G U E S A P R O F E S S O R A L E N I S E C O L É G I O O B J E T I V O A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO O português é uma das línguas mais faladas do mundo, existindo

Leia mais

Fortalecimento do poder dos reis

Fortalecimento do poder dos reis Fortalecimento do poder dos reis C A P Í T U L O 0 7 Prof: Diego Gomes Disciplina: História Turma: 7 Ano Fortalecimento do poder Real Com revigoramento do comércio e das cidade, formou-se um novo grupo

Leia mais

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos A IDADE MÉDIA Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos. 1453 d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos Idade Média Idade das Trevas Duração +/- 1000 anos.

Leia mais

A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano

A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano 1) As tribos Germânicas (p. 12 e 13): Francos, Anglos, Saxões, Ostrogodos, Hunos e etc... Bárbaros: povos fora das

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O Absolutismo ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Conceito de Feudalismo: Sistema político, econômico e social que vigorou na Idade Média.

Conceito de Feudalismo: Sistema político, econômico e social que vigorou na Idade Média. Conceito de Feudalismo: Sistema político, econômico e social que vigorou na Idade Média. 1.Decadência do Império Romano fragmentação do poder político. Ruralização da Sociedade; Enfraquecimento comercial;

Leia mais

ESTADOS NACIONAIS SOBERANOS

ESTADOS NACIONAIS SOBERANOS ESTADOS NACIONAIS SOBERANOS e uma breve história de sua formação Material elaborado pelo prof. Nilton Aguilar DeCosta, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Reprodução integral ou parcial

Leia mais

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá

A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA. Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá A FORMAÇÃO DA EUROPA CONTEMPORÂNEA Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Instituição: Colégio Mauá IMPÉRIO ROMANO Início da unidade europeia no século II; INSTABILIDADE DO IMPÉRIO ROMANO Migrações

Leia mais

1. A multiplicidade de poderes

1. A multiplicidade de poderes 1. A multiplicidade de poderes Europa dividida - senhorios (terras de um senhor) - poder sobre a terra e os homens - propriedade (lati)fundiária - por vezes, descontinuada - aldeias, bosques, igrejas -

Leia mais

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA.

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA. MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA SÉC. XVI: OS VALOIS NO PODER Guerras de religião: católicos X protestantes; Obstáculo para a centralização; Absolutistas

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva IMPÉRIO FRANCOS Prof. Filipe Viana da Silva 1. OS REINO FRANCO Invasões germânicos abriram as portas do Império Romano para os francos; Reino mais poderoso da Europa Ocidental; Origem remete à figura mítica

Leia mais

FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS Os Estados Nacionais Os Estados Nacionais surgiram da unificação dos feudos em uma determinada região. Suas características são: 1 Poder centralizado nas mãos do rei (executivo,

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof. Marcelo Simões PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO:

Um abraço fraterno. Prof. Marcelo Simões PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Disciplina: História Segmento: Fundamental II Ano/Série: 7º anos Turmas: BA - BE Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Marcelo

Leia mais

Planificação Anual de História e Geografia de Portugal 5º Ano (Ano letivo: 2017/2018)

Planificação Anual de História e Geografia de Portugal 5º Ano (Ano letivo: 2017/2018) Planificação Anual de História e Geografia de Portugal 5º Ano (Ano letivo: 2017/2018) METAS CURRICULARES AULAS (90 minutos) Domínio 1 A Península Ibérica: localização e quadro natural 8 Subdomínio 1A A

Leia mais

Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos

Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos Deus faz o rei, o Rei faz a lei Prof. Alan Carlos Ghedini A Crise do Sistema Feudal Na Baixa Idade Média o feudalismo entra em sua mais séria crise.

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO. Absolutismo ANA CRISTINA.

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO. Absolutismo ANA CRISTINA. Absolutismo DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo e o capitalismo. Nova adequação

Leia mais

1. Formação do Feudalismo

1. Formação do Feudalismo 1. Formação do Feudalismo 1.1. Herança Romana O COLONATO foi uma instituição de fins do Império Romano, em que trabalhadores (colonos) recebiam um lote de terra para seu sustento, em grandes propriedades

Leia mais

O período pré-românico

O período pré-românico O período pré-românico Um grande número de línguas da Europa e da Ásia provêm de uma mesma língua de origem, designada pelo termo indoeuropeu. Indo-Europeu Helénico Eslavo Germânico Românico Céltico Inglês

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO História e Geografia de Portugal

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO História e Geografia de Portugal PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO História e Geografia de Portugal Tema 0 - Conhecer o Manual 2012/2013 Aulas previstas-5 1º Período Apresentação Material necessário para o

Leia mais

ABSOLUTISMO INGLÊS.

ABSOLUTISMO INGLÊS. ABSOLUTISMO INGLÊS 1. INTRODUÇÃO: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) Guerra das Duas Rosas (1455-1485) Enfraquecimento da Nobreza. Fortalecimento da Dinastia Tudor. Rei Tudor: apoio da Burguesia + controle

Leia mais

INFORMAÇÃO-EXAME PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História e Geografia de Portugal

INFORMAÇÃO-EXAME PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História e Geografia de Portugal INFORMAÇÃO-EXAME PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História e Geografia de Portugal 2012 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita 1.Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais

A Formação dos Estados Nacionais. Prof. André Vinícius

A Formação dos Estados Nacionais. Prof. André Vinícius A Formação dos Estados Nacionais Prof. André Vinícius Você sabe o que é um Estado? Sabia que na Idade Média não existiam país? Ninguém afirmava ser inglês ou ter nascido em Portugal, por exemplo. Os Reis

Leia mais

A EUROPA FEUDAL PROFESSOR OTÁ

A EUROPA FEUDAL PROFESSOR OTÁ A EUROPA FEUDAL PROFESSOR OTÁ REINOS GERMÂNICOS OS GERMÂNICOS ERAM POVOS GUERREIROS. OS GUERREIROS JURAVAM PRESTAVAM JURAMENTO DE FIDELIDADE AO CHEFE, ESSE GRUPO DE GUERREIROS RECEBIA O NOME DE COMITATUS.

Leia mais

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18 Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História e Geografia de Portugal

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História e Geografia de Portugal INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História e Geografia de Portugal 2013 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita 1.Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova final

Leia mais

DE HENRIQUE DE BORGONHA A DOM AFONSO HENRIQUES NASCIMENTO DE UM NOVO REINO

DE HENRIQUE DE BORGONHA A DOM AFONSO HENRIQUES NASCIMENTO DE UM NOVO REINO DE HENRIQUE DE BORGONHA A DOM AFONSO HENRIQUES NASCIMENTO DE UM NOVO REINO Entre os séculos XI e XIII, durante um período histórico chamado de Reconquista, os Cristãos lutavam para reconquistar as terras

Leia mais

O Período Napoleônico ( ) A Consolidação das conquistas burguesas. Professor: Leopoldo Gollner

O Período Napoleônico ( ) A Consolidação das conquistas burguesas. Professor: Leopoldo Gollner O Período Napoleônico (1799-1815) A Consolidação das conquistas burguesas Professor: Leopoldo Gollner Sobre Napoleão, o mais poderoso sopro de vida humana que já tinha passado pela face da Terra. François

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS Geografia de Portugal

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Fundamental II Série: 7º Anos

Disciplina: HISTÓRIA Segmento: Fundamental II Série: 7º Anos Disciplina: HISTÓRIA Valor: Segmento: Fundamental II Série: 7º Anos Turma: BA, BE 5,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

Alta idade média (Séculos v AO X)

Alta idade média (Séculos v AO X) Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

HISTÓRIA Marcelo Lameirão

HISTÓRIA Marcelo Lameirão HISTÓRIA Marcelo Lameirão 1. DA RECONQUISTA À EXPANSÃO MARÍTIMA Península Ibérica - Século VII Povo germânico convertido ao Cristianismo (visigodos); - Século VIII Península conquistada pelos muçulmanos

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

Fim dos regime feudal

Fim dos regime feudal Fim dos regime feudal O Estado Moderno formou-se em oposição as características dos senhores feudais: A política descentralizada; A influência Católica; A Falta de mobilidade social; Nos séculos finais

Leia mais

EXTERNATO DA LUZ ANO LECTIVO DE 2010 / 2011

EXTERNATO DA LUZ ANO LECTIVO DE 2010 / 2011 XII A XIV O Dinamismo Rural e a Ocupação de Novos Espaços 1. Como se explica o aumento demográfico europeu entre os séculos XI e XIII? 2. O que entendes por arroteias? 3. Que consequências teve a pressão

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL ANO: 5º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: A

Leia mais

Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano

Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano Baixa Idade Média Igreja medieval Cruzadas Renascimento: Comercial e Urbano Cristianismo Surge com a crucificação de Cristo. Se difunde pela necessidade do povo em acreditar em algo além da vida terrena.

Leia mais

IDADE MÉDIA ALTA IDADE MÉDIA (SÉC. V X) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS:

IDADE MÉDIA ALTA IDADE MÉDIA (SÉC. V X) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos populacionais. Síntese de elementos do antigo Império Romano + povos bárbaros + cristianismo. 2

Leia mais

Origens do Estado-Nação

Origens do Estado-Nação Geografia Política Geo B Aula 10 Origens do Estado-Nação a Europa Medieval (séc V-XIV) Queda do Império Romano, na segunda metade do século V, devido a crise econômica e invasões bárbaras. Processo de

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

D. Afonso Henriques O Conquistador ( )

D. Afonso Henriques O Conquistador ( ) Pro of. Pedro Simões D. Afonso Henriques O Conquistador (1109 1185) 1 Miguel de Carvalho Passeira Peredo Nº 108º B Índice Introdução... 3 O início do caminho para a independência portuguesa... 4 D. Henrique...

Leia mais

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média: Sociedade fechada; Passou a ter contato com novas formas de pensar:

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

AULA DADA, AULA ESTUDADA!!!

AULA DADA, AULA ESTUDADA!!! AULA DADA, AULA ESTUDADA!!! Expansão Marítima Embarcaremos em uma longa e perigosa viagem a bordo dos navios lusitanos e espanhóis rumo à terra das especiarias. Você vai saber quais foram os fatores das

Leia mais

Baixa Idade Média. Professoras: Martha Silva e Andréia Stival

Baixa Idade Média. Professoras: Martha Silva e Andréia Stival Baixa Idade Média Professoras: Martha Silva e Andréia Stival Baixa Idade Média A Baixa Idade Média foi o período da história Medieval que vai do século XI ao XV. Corresponde a fase em que as principais

Leia mais

Capacete de um chefe saxão

Capacete de um chefe saxão Capacete de um chefe saxão Fivela de ouro (séc. VI, Museu Britânico, A Europa no início do século VI Londres, Inglaterra). 2 Fim do Império Romano do Ocidente Guerras civis. Descrédito do Imperador. Fixação

Leia mais

Aula 20- Crise do século XIV

Aula 20- Crise do século XIV FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL Aula 20- Crise do século XIV DeOlhoNoEnem H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.(peste e fome) H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5.º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR A Península Ibérica: Localização e quadro -Conhecer e utilizar mapas em Geografia e em História -Conhecer a localização

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano 2017-2018 Disciplina: História e Geografia de Portugal (5º e 6º Anos) Critérios de Avaliação ENSINO BÁSICO - 5º E 6º ANOS MATERIAL NECESSÁRIO Manual, caderno

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI XV)

IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI XV) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado; novo grupo social: burguesia; formação

Leia mais

O que é produção do espaço?

O que é produção do espaço? O que é produção do espaço? É o espaço onde há a interação entre as sociedades humanas e seu meio ambiente. Evoluiu principalmente após o século XVIII, com a Revolução Industrial, do qual o aumento da

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri

Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Colégio Ser! Sorocaba História 8º ano Profª Marilia C Camillo Coltri Primeira Fase Campanhas sob o Diretório (1796-1799) Enquanto a França organizava-se sob o regime do Diretório (3ª fase da Revolução

Leia mais

Correção Ficha Formativa - 5 -

Correção Ficha Formativa - 5 - Correção Ficha Formativa - 5 - 1. Indica as obrigações estabelecidas entre suseranos e vassalos. O suserano tinha que defender e proteger o vassalo e dar-lhe um feudo. O vassalo tinha de prestar auxílio

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

Lisboa não é a capital de Portugal e outros 9 factos que não aprendeu nas aulas de História

Lisboa não é a capital de Portugal e outros 9 factos que não aprendeu nas aulas de História Lisboa não é a capital de Portugal e outros 9 factos que não aprendeu nas aulas de História [artigo de Marta Leite Ferreira, retirado do jornal Observador] "1143, quem não sabe esta data não é bom português"

Leia mais

Linha do Tempo. Linha do Tempo

Linha do Tempo. Linha do Tempo Prof.. Hilário Rosa Invenção da Escrita 3200 A.C. Nasc. de Cristo Ano 1 Fim da queda de Roma Século V 476 Mundo Medieval X XI XII XIII Renascimento 1453 XIV XV XVI XVII XVIII XIX XX XXI Egito, Vale do

Leia mais

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos Idade Média Parte 1 Os povos bárbaros Bárbaros Estrangeiros Para os romanos Povos que não partilhavam da cultura greco-romana Viviam em clãs. Economia agrícola/pastoril Não tinham propriedade privada.

Leia mais

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA 07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes

Leia mais

IDADE MÉDIA POESIA TROVADORESCA CONTEXTUALIZAÇÃO

IDADE MÉDIA POESIA TROVADORESCA CONTEXTUALIZAÇÃO IDADE MÉDIA Espaço de tempo compreendido entre a queda do Império Romano no Ocidente, no século V, e a queda do Império Romano no Oriente, no século XV. Apesar de bastante longo, trata-se de um período

Leia mais

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Índice Clique sobre tema desejado: A origem dos Estados Nacionais Contexto Histórico: crise feudal (séc. XIV-XVI) Idade Média Idade Moderna transição Sociedade

Leia mais

Introdução A Alta Idade Média

Introdução A Alta Idade Média ALTA IDADE MÉDIA Introdução A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (Queda do Império Romano do Ocidente) ao ano de 1453 (Queda de Constantinopla) esse peródo apresenta um

Leia mais

FEUDALISMO. CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção.

FEUDALISMO. CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção. Idade Média Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.c. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com

Leia mais

2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. Páginas 17 à 28.

2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. Páginas 17 à 28. 2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS Páginas 17 à 28. Fortalecimento da burguesia e absolutismo REI único líder Diminuição da população = falta de mão de obra nos campos e cidades; Revolta da população por melhores

Leia mais