Algumas aplicações das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algumas aplicações das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem"

Transcrição

1 Algumas aplicações das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem Rebello Out/1999 (rev. Mar/2015, Ago/2015) - Modelamento - Crescimento e decrescimento Admitindo que uma quantidade Q de uma substância ( ou população ) cresce ou decresce a uma taxa proporcional à quantidade de substância presente, então: dq dt k. Q onde k é a constante de proporcionalidade. Obs: Como a função Q(t) é diferenciável (contínua no tempo). Os problemas de população por trabalharem com realidade discreta não se adaptam totalmente a este modelo, embora dê uma boa aproximação. Este mesmo conceito pode ser usado para decaimento de uma massa radioativa: dm dt k. M, onde M é massa Pode ser usada para datação de fóssil, neste caso, o carbono 14 - carbono 12 - (estável). (instável) decai para Explicando melhor: O carbono 14 é produzido constantemente na atmosfera por interação de raios cósmicos que são bombardeados nas altas camadas. Existe um equilibrio entre sua formação e seu decaimento, com isso, a relação entre é sempre constante. Os seres vivos apresentam também a mesma relação. Com a morte, a fonte de é cortada, e assim, essa relação começa reduzir por conta do seu decaimento. A meia vida do é de 5730.

2 Ex.: A amostra do uma ossada de uma criança, localizada na Etiópia, foi enviada para laboratório e revelou a presença de carbono 14 com percentual de 62 % em relação ao carbono 14 encontrada normalmente em seres vivos. Sabendo que a vida média do carbono 14 é de 5730 anos, estime a idade do achado ( tempo estimado da morte da criança).

3 Vamos agora verificar uma evolução do modelo anterior: Modelo de crescimento com restrição ou crescimento logistico Considere a evolução de uma epidemia num universo (fechado) com L pessoas. Podemos adotar as hipóteses: * Se pessoas estão infectadas, então,, não estão infectadas; ** A variação é proporcional a e simultaneamente., onde: { Obs.: Este mesmo modelo apresenta sua aplicação na química. Considere num processo quimico onde uma substância é transformada, quando em contado de um reagente que apresenta uma quantidade limitada. A reação será rápida no inicio, porém, perderá sua intensidade por falta de reagente. O mesmo se aplica a corrosão de depende de uma superfície exposta ao ar. A evolução de pessoas que pretendem assistir um evento (show, futebol) Propagação de uma notícia bombastica na internet, enfim... Obs.: É lógico que o modelo acima, pode sofrer alguma variáriação para atender determinado evento. O resultado gráfico típico é mostrado abaixo. Chamada de curva logistica

4 Ex.: Num vilarejo, foi verificado o aumento de uma doença, a princípio, provocada por algum tipo de rotavirus. Segundo relato do lider comunitário tinha começado a 5 dias atras com 2 pessoas, e no momento já se tinha notícia de 8 indivíduos infectados. Por precaução, foi feito o total isolamento desta comunidade composta por 400 individuos. Sabendo que a taxa de crescimento de infectados, é simultaneamente proporcional ao número de indivíduos contaminados e aos números dos não contaminados, dê a estimativa para o número de infectados no decorrer de 30 dias. Considere o tempo a partir do inicio da doença. Para integrar o termo da esquerda será inevitável o uso de franções parciais. Logo:, isso para qualquer valor de. Solução: Reescrevendo a equação acima de integrando, temos: Ou ainda: Usando propriedade de logaritmo *. / + ( )

5 Aplicando exponencial, temos:, Veja que estamos diante uma equação modular e para continuarmos, precisamos fazer algumas considerações isso para : Claro que nossa condição será a segunda e faremos Agora sim, podemos seguir: { solução geral } Aplicando as condições dadas:. / Finalmente, temos a solução particular: Assim, para

6 Ainda na linha de crescimento restringido, podemos imaginar um produto P que é transformado pela mistura de duas substâncias A e B. Como exemplo, digamos que para forma um grama de usamos Escrevendo a equação, usando como massa de, temos Obs.: como no caso anterior, a integração envolverá frações parciais. Variação de temperatura A lei da variação de temperatura de Newton afirma que a taxa de variação de temperatura de um corpo é proporcional à diferença de temperatura entre o corpo e o meio ambiente. Sendo T a temperatura do corpo e Ta a temperatura do meio ambiente, podemos formular como: dt dt k.( T Ta) onde k é uma constante de proporcionalidade. Fluxo térmico por condução ( regime estacionário ) Considerando um corpo homogêneo, em virtude da diferença de temperatura entre as faces opostas, um fluxo térmico se estabelece através da seção transversal. Dizemos que o fluxo térmico está em regime estacionário quando ele é igual em qualquer seção transversal do corpo, em outras palavras, não há mais variação térmica em função do tempo. Assim podemos dizer que o fluxo térmico é proporcional a área A e ao gradiente térmico estabelecido numa distância longitudinal Obs: O sentido do fluxo será adotado como perpendicular às faces (seção transversal) com sentido da menor temperatura ( contrário ao gradiente térmico ). Assim podemos fazer a seguinte formulação: Onde k é a condutividade térmica com unidade usual no SI ( J s.m.k ).

7 Problema da difusão ( Lei de Fick ) Considere uma célula de volume V constante exposta a um meio contendo um soluto com concentração Co constante. Se dentro desta célula a concentração de soluto for diferente da concentração externa, espera-se um fluxo de moléculas através da membrana celular. A lei de Fick, expressa que a taxa de variação de massa, de soluto em relação ao tempo, é proporcional a área da membrana e à diferença de concentração entre o lado interno e o lado externo da membrana celular. Matematicamente:, { Como Substituindo na EDO acima temos:

8 Queda de corpos Supondo um corpo de Massa em queda livre, portanto sujeito à gravidade e à resistência do ar. Sabe-se que a força de atrito de um corpo é proporcional à velocidade, quando pequena e proporcional ao quadrado da velocidade, quando elevada. Usando a 2º lei de Newton para o movimento e considerando o sentido para baixo como positivo, podemos montar a equação: Newton propos que a taxa da quantidade de movimento ( ) é igual a força: Então: Considerando constante temos Simplificando a equação para ou ainda Sabe-se que Fr mg kv dv a e que a força resultante é o peso do corpo menos a força de atrito ou seja, dt dv m dt mg kv ou Obs: Para altas velocidades costuma-se usar a força de atrito proporcional a velocidade ao quadrado ( fat = k.v² ), que implicaria numa EDO de 1 ordem não linear. Para uma situação mais real: Onde:

9 Diluição Considerando um tanque contendo um volume inicial Vo de uma solução com uma concentração Co de um produto. Despeja-se no tanque outra solução do mesmo produto, agora com concentração Ce a uma vazão Qe, no mesmo instante há um escoamento da solução bem misturada com uma vazão Qs. Através de um modelamento adequado, podemos determinar a quantidade M do produto presente no Tanque para qualquer instante. A taxa de variação dm dt pode ser definida pela quantidade do produto que entra menos a quantidade do produto que sai por unidade de tempo, isto é: dm dt M ( t) Ce. Qe. Qs V ( t) Lembrando: concentração x vazão = quantidade de produto por unidade de tempo. Para determinação do volume da solução presente no tanque para qualquer instante pode ser feita considerando o volume inicial mais o volume que entra menos o volume que sai, ficando: V ( t) Vo Qet. Qst. Lembrando que vazão x tempo = volume. Substituindo na equação diferencial, vem: Q e.t dm dt M ( t) Ce. Qe. Qs Vo ( Qe Qs) t Vo Q s.t

10 Circuito Elétrico ( RL ) O circuito RL representa uma unidade básica para construção de diversos sistemas elétricos. Pela lei de Kirchoff, num circuito elétrico fechado, a tensão aplicada é igual à soma das quedas de tensão dos componentes. Então, vamos entender a quantificação da queda de tensão em cada componente: Obs.: Usaremos I(t) no lugar de i(t) para não confundir com a unidade imaginária. Resistor No resistor, a queda de tensão é proporcional à intensidade da corrente. Em simbologia matemática fica:, onde = Resistência elétrica ( - Ohm ) Indutor No indutor, a queda da tensão é proporcional à taxa de variação da corrente em função do tempo. Matematicamente pode ser representada por:, onde Indutância ( H Henry ) Pela Lei de Kirchoff : Portanto, finalmente a EDO :

11 Curvas Ortogonais A equação representa uma família de curvas, ou seja, temos uma curva para cada valor do parâmetro. Na engenharia, em muitas aplicações ( fluxos, trajetórias, campos eletromagnéticos, malhas para simulação numérica,...), dada uma família de curvas, temos a necessidade da determinação de outra família de curvas ortogonais a primeira, isto é, curvas cuja interseção se dá com ângulo reto. Malha usada no TCC ( IST ) Analise de escoamento em condutos forçados utilizando Maple Ruan T. Burgardt Da geometria sabemos que, dados dois ângulos : Se então Sabemos também, que a derivada de uma função f(x) contínua, representa o valor da tangente em qualquer ponto desta curva. Então, dada uma função, podemos determinar sua derivada (implicitamente) de forma a obter: ( ) Agora, usando o conceito de ortogonalidade, temos a EDO: Cuja solução, são famílias de curvas ortogonais a.

12 Ex.: Seja a função, determine as trajetórias ortogonais.. / Lembrete:, multiplicando toda equação por, temos: Note que, representa as tangentes das curvas dadas. Aplicando a condição de ortogonalidade para achar a nova família de curvas:. / Usando variáveis separáveis:, encontraremos a solução implícita: Resultado gráfico:

13 Curva de perseguição Vamos aqui, inverter o problema de perseguição de forma a torna-lo mais didático. Considere um pequeno bote ancorado a margem de um lago de água tranquila, num local sem vento. Em dado momento resolvemos puxa-lo com corda de comprimento fixo numa direção perpendicular a margem, conforme desenho. A ideia central é considerar as direções sempre tangente a curva de trajetória do bote. No esquema direito, temos a linha L tangente a trajetória a ser determinada. Com base na trigonometria básica e no conceito de derivada, podemos construir as seguintes relações: e Da primeira temos:, substituindo na segunda, vem:, para L constante Assim, o problema de perseguição, apresenta o mesmo modelo matemático. Como se o bote perseguisse a pessoa que está puxando. O problema pode ser aprimorado considerando velocidades distintas entre perseguidor e perseguido, neste caso, L não é constante, porém o problema assumiria uma EDO de 2 ordem.

14 Mecânica dos fluidos: Linhas de corrente Por definição, linha de corrente, em dado instante, é a linha tangente ao vetor velocidade, em todos os pontos do escoamento. Portanto, o conjunto de linhas de correntes não se cruzam entre si. Para um escoamento bidimensional, as linhas de correntes são governadas pela EDO: onde: são componentes da velocidade nas direções x e y respectivamente. Ex.: Dado o campo de velocidades, -. Determine a equação que representa as linhas de corrente. Resultado gráfico:

15 Escoamento de um reservatório Considere um tanque com fluido incompressível em equilíbrio, com a abertura de um orifício num ponto abaixo da superfície em repouso, dá-se o inicio ao escoamento, neste momento é desenvolvido um fluxo pelo orifício e simultaneamente a redução da coluna líquida. O modelamento deste pode ser desenvolvido de forma simples. Através da equação de Bernoulli, podemos comparar dois pontos P1 na superfície do fluido e P2 na altura do orifício. Considerando:, Concluímos que Essa aproximação é válida quando Sabemos que a coluna h decresce com a saída do fluido na base, dessa forma para garantir a continuidade podemos afirmar que:

16 Obs.: Como decresce temos, isso justifica o sinal negativo. Quando um fluido é forçado a passar por um estrangulamento, ocorre uma contração do fluxo. Esta contração é conhecida por Vena Contracta. Portanto,, onde é fator de contração, normalmente tabelado. Assim a EDO assume sua forma final: Bom estudo! Rebello

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações )

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações ) Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem ( Aplicações ) Vamos nos ater a duas aplicações de grande interesse na engenharia: Sistema massa-mola-amortecedor ( Oscilador Mecânico ) O Sistema

Leia mais

O termo modelo é utilizado freqüentemente como sinônimo de edo quando referida a aplicações. A seguir, apresentaremos alguns modelos:

O termo modelo é utilizado freqüentemente como sinônimo de edo quando referida a aplicações. A seguir, apresentaremos alguns modelos: Capítulo 2 Modelos O termo modelo é utilizado freqüentemente como sinônimo de edo quando referida a aplicações. A seguir, apresentaremos alguns modelos: 2.1 Molas Considere uma mola, de massa desprezível,

Leia mais

Operadores Diferenciais Aplicações Rebello 2014

Operadores Diferenciais Aplicações Rebello 2014 Operadores Diferenciais Aplicações Rebello 2014 Os operadores diferenciais representam um conjunto de ferramentas indispensáveis na engenharia não só na parte de avaliar e classificar um campo vetorial

Leia mais

Equações Diferenciais: Modelagem de problemas. Palavras chave: aplicações, equações diferenciais de primeira ordem, variáveis separáveis.

Equações Diferenciais: Modelagem de problemas. Palavras chave: aplicações, equações diferenciais de primeira ordem, variáveis separáveis. Equações Diferenciais: Modelagem de problemas Cleber de Oliveira dos Santos 1 Faculdade capivari - FUCAP, Capivari de Baixo, SC cleber_013@hotmail.com Resumo: Este artigo apresenta algumas modelagens matemática

Leia mais

Equações Diferenciais

Equações Diferenciais IFBA Equações Diferenciais Versão 1 Allan de Sousa Soares Graduação: Licenciatura em Matemática - UESB Especilização: Matemática Pura - UESB Mestrado: Matemática Pura - UFMG Vitória da Conquista - BA 2013

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2015

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2015 Professor do Magistério do

Leia mais

Capítulo 5 Derivadas Parciais e Direcionais

Capítulo 5 Derivadas Parciais e Direcionais Capítulo 5 Derivadas Parciais e Direcionais 1. Conceitos Sabe-se que dois problemas estão relacionados com derivadas: Problema I: Taxas de variação da função. Problema II: Coeficiente angular de reta tangente.

Leia mais

Equações Lineares de 1 a Ordem - Aplicações

Equações Lineares de 1 a Ordem - Aplicações Equações Lineares de 1 a Ordem - Aplicações Maria João Resende www.professores.uff.br/mjoao 2016-2 M. J. Resende (UFF) www.professores.uff.br/mjoao 2016-2 1 / 14 Modelos Matemáticos Chamamos de modelo

Leia mais

ESTE Aula 2- Introdução à convecção. As equações de camada limite

ESTE Aula 2- Introdução à convecção. As equações de camada limite Universidade Federal do ABC ESTE013-13 Aula - Introdução à convecção. As equações de camada limite EN 41: Aula As equações de camada limite Análise das equações que descrevem o escoamento em camada limite:

Leia mais

Instituto de Matemática Departamento de Métodos Matemáticos

Instituto de Matemática Departamento de Métodos Matemáticos ?????? @ @ @@ @@?????? @ @ @@ @@ Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática Departamento de Métodos Matemáticos Prova Final Unificada de Cálculo II Politécnica,Escola Química - 03/12/2013

Leia mais

Exemplos de Aplicações das Funções Exponencial e Logarítmica em Biologia (com uma introdução às equações diferenciais)

Exemplos de Aplicações das Funções Exponencial e Logarítmica em Biologia (com uma introdução às equações diferenciais) Exemplos de Aplicações das Funções Exponencial e Logarítmica em Biologia (com uma introdução às equações diferenciais) Vejamos o seguinte exemplo retirado do livro de Kaplan e Glass (veja a bibliografia

Leia mais

A Matemática e as Órbitas dos Satélites

A Matemática e as Órbitas dos Satélites A Matemática e as Órbitas dos Satélites Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos Instituto Superior Técnico Julho, 2009 Equações Diferenciais Equações Diferenciais Em matemática, uma

Leia mais

LISTA dy dx y x + y3 cos x = y = ky ay 3. dizemos que F (x, y) é homogênea de grau 0. Neste caso a equação diferencial y =

LISTA dy dx y x + y3 cos x = y = ky ay 3. dizemos que F (x, y) é homogênea de grau 0. Neste caso a equação diferencial y = MAT 01167 LISTA Equações Diferenciais Resolva: 1. y = y x + x y, y ( ) 1 8 =. (1 x ) dy dx (1 + x) y = y. dy dx y x + y cos x = 0 4. y = ky ay. Se uma função F (x, y) satisfaz a condição F (t x, t y) =

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 07 Equações básicas na forma integral para o volume de controle Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas

Leia mais

Exercícios Matemática I (M193)

Exercícios Matemática I (M193) Exercícios Matemática I (M93) Funções. Associe a cada uma das seguintes funções o gráfico que a representa. a) f(x) = 2x + 4. b) f(x) = 3x +. c) f(x) = x 2. d) f(x) = 2x 3. e) f(x) = 0 x. f) f(x) = (0,

Leia mais

d 2 h dt 2 = 9, 8 dh b) Para a altura inicial da massa h(0) = 200 metros e velocidade inicial v(0) = 9, 8m/s, onde v(t) = dh

d 2 h dt 2 = 9, 8 dh b) Para a altura inicial da massa h(0) = 200 metros e velocidade inicial v(0) = 9, 8m/s, onde v(t) = dh TURMA 202: Modelagem Matemática PRA3 Prof. José A. Dávalos Chuquipoma Questão LER 04 LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 04 Data para submissão na Plataforma Moodle: 22/09/204 Um objeto de massa m = se encontra

Leia mais

Equações Diferenciais

Equações Diferenciais IFBA Equações Diferenciais Versão 1 Allan de Sousa Soares Graduação: Licenciatura em Matemática - UESB Especilização: Matemática Pura - UESB Mestrado: Matemática Pura - UFMG Vitória da Conquista - BA 2013

Leia mais

Exercícios Complementares 5.2

Exercícios Complementares 5.2 Exercícios Complementares 5.2 5.2A Veri que se a função dada é ou não solução da EDO indicada: (a) y = 2e x + xe x ; y 00 + 2y 0 + y = 0: (b) x = C 1 e 2t + C 2 e 3t ; :: x 10 : x + 6x = 0: (c) y = ln

Leia mais

Licenciatura em Engenharia do Ambiente. Exercícios de Mecânica dos Fluidos

Licenciatura em Engenharia do Ambiente. Exercícios de Mecânica dos Fluidos Licenciatura em Engenharia do Ambiente Exercícios de Mecânica dos Fluidos 1 Propriedades dos fluidos 1. A hipótese de meio contínuo no estudo da mecânica dos Fluidos permite o uso do conceito de velocidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHRIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. 2ª Lista de SEL0417 Fundamentos de Controle.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHRIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. 2ª Lista de SEL0417 Fundamentos de Controle. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHRIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ª Lista de SEL0417 undamentos de Controle Professor: Rodrigo Andrade Ramos Questão 1 Suponha que um satélite

Leia mais

TÉCNICAS AVANÇADAS DE MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO

TÉCNICAS AVANÇADAS DE MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO Universidade de Coimbra Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Engenharia Química TÉCNICAS AVANÇADAS DE MODELAÇÃO E SIMULAÇÃO PROFESSOR NUNO DE OLIVEIRA MODELAGEM DE UM SEPARADOR POR MEMBRANA

Leia mais

Equações diferencias ordinárias - Exercícios

Equações diferencias ordinárias - Exercícios Página 1 de 5 Equações diferencias ordinárias - Exercícios 1) A lei do resfriamento de Newton diz que a temperatura de um corpo varia a uma taxa proporcional à diferença entre a temperatura do mesmo e

Leia mais

Respostas a lápis ou com caneta de cor distinta à mencionada no item acima serão desconsideradas.

Respostas a lápis ou com caneta de cor distinta à mencionada no item acima serão desconsideradas. Aluno: CPF: Matriculado no curso de Engenharia Data: 24/03/2011 Horário: Professor: Anibal Livramento da Silva Netto 1 a Avaliação de Física Teórica II Nas diversas questões desta avaliação, você deverá:

Leia mais

Lista 1 - Conceitos Iniciais e EDO s de Primeira Ordem

Lista 1 - Conceitos Iniciais e EDO s de Primeira Ordem Lista - Conceitos Iniciais e EDO s de Primeira Ordem. Classi que as EDO s como lineares ou não-lineares. E ainda, determine a ordem e o grau de cada equação diferencial. (a) x 2 00 + x + 2 = sen(x) ; (b)

Leia mais

Figura 4.1: Circuito elétrico tipo RL com o indutor inicialmente carregado.

Figura 4.1: Circuito elétrico tipo RL com o indutor inicialmente carregado. Guia de Atividades para abordar Equações Diferenciais Ordinárias através da exploração de situações-problema que envolvem queda de corpos e circuitos elétricos. Nestas atividades temos como objetivo abordar

Leia mais

Equações Diferenciais

Equações Diferenciais Equações Diferenciais EQUAÇÕES DIFERENCIAS Talvez a aplicação mais importante do cálculo sejam as equações diferenciais. Quando cientistas físicos ou cientistas sociais usam cálculo, muitas vezes o fazem

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2 prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 1. Julgue os itens: verdadeiro ou falso. ( ) A lei de Stevin é válida para qualquer

Leia mais

Aula 15. Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente. Quando u = (1, 0) ou u = (0, 1), obtemos as derivadas parciais em relação a x ou y, respectivamente.

Aula 15. Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente. Quando u = (1, 0) ou u = (0, 1), obtemos as derivadas parciais em relação a x ou y, respectivamente. Aula 15 Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente Seja f(x, y) uma função de variáveis. Iremos usar a notação D u f(x 0, y 0 ) para: Derivada direcional de f no ponto (x 0, y 0 ), na direção do vetor unitário

Leia mais

1. Resolva as equações diferenciais: 2. Resolver os seguintes Problemas dos Valores Iniciais:

1. Resolva as equações diferenciais: 2. Resolver os seguintes Problemas dos Valores Iniciais: Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop Cálculo Diferencial e Integral III - FACET Lista 6 Profª Ma. Polyanna Possani da Costa Petry 1. Resolva as equações diferenciais: a) y + 2y = 2e

Leia mais

Variáveis Separáveis

Variáveis Separáveis Variáveis Separáveis Laura Goulart UESB 7 de Março de 2018 Laura Goulart (UESB) Variáveis Separáveis 7 de Março de 2018 1 / 11 Edo de 1a. ordem Uma edo de 1a. ordem se apresenta sob duas formas equivalentes:

Leia mais

Descrição de Sistemas LTI por Variáveis de Estados 1

Descrição de Sistemas LTI por Variáveis de Estados 1 Descrição de Sistemas LTI por Variáveis de Estado Os estados de um sistema podem ser definidos como o conjunto mínimo de sinais que descrevem o comportamento dinâmico do sistema. Sendo assim, dado o valor

Leia mais

Prefácio 11. Lista de Figuras 15. Lista de Tabelas Conceitos Iniciais 21

Prefácio 11. Lista de Figuras 15. Lista de Tabelas Conceitos Iniciais 21 Sumário Prefácio 11 Lista de Figuras 15 Lista de Tabelas 19 1 Conceitos Iniciais 21 2 Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem 39 2.1 Equações Diferenciais de Primeira Ordem Separáveis..........

Leia mais

Indução Magnética. E=N d Φ dt

Indução Magnética. E=N d Φ dt Indução Magnética Se uma bobina de N espiras é colocada em uma região onde o fluxo magnético está variando, existirá uma tensão elétrica induzida na bobina, e que pode ser calculada com o auxílio da Lei

Leia mais

Equações Diferenciais de 1ª ordem ALGUMAS APLICAÇÕES

Equações Diferenciais de 1ª ordem ALGUMAS APLICAÇÕES Equações Diferenciais de 1ª ordem ALGUMAS APLICAÇÕES APLICAÇÃO: MODELOS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL MODELO DE MALTHUS Problemas populacionais nos levam às perguntas: 1. Qual será a população de certo local

Leia mais

Escoamento completamente desenvolvido

Escoamento completamente desenvolvido Escoamento completamente desenvolvido A figura mostra um escoamento laminar na região de entrada de um tubo circular. Uma camada limite desenvolve-se ao longo das paredes do duto. A superfície do tubo

Leia mais

x + x x 3 + (a + x) x = 0

x + x x 3 + (a + x) x = 0 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 07/08 EIC000 FÍSIC I º NO, º SEMESTRE 7 de junho de 08 Nome: Duração horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário pode ocupar

Leia mais

Resolução comentada da questão 1 da P1 de 2015 da disciplina PME Mecânica dos Fluidos I

Resolução comentada da questão 1 da P1 de 2015 da disciplina PME Mecânica dos Fluidos I Resolução comentada da questão 1 da P1 de 2015 da disciplina PME3230 - Mecânica dos Fluidos I Caio Cancian Março 2016 Resumo A primeira questão da P1 de 2015 da disciplina PME3230 - Mecânica dos Fluidos

Leia mais

Tópico 3. Limites e continuidade de uma função (Parte 1)

Tópico 3. Limites e continuidade de uma função (Parte 1) Tópico 3. Limites e continuidade de uma função (Parte 1) O Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de Cálculo Infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido

Leia mais

ADL A Representação Geral no Espaço de Estados

ADL A Representação Geral no Espaço de Estados ADL14 3.3 A Representação Geral no Espaço de Estados definições Combinação linear: Uma combinação linear de n variáveis, x i, para r = 1 a n, é dada pela seguinte soma: (3.17) onde cada K i é uma constante.

Leia mais

Primeira Lista de Exercícios de Biofísica II. c n

Primeira Lista de Exercícios de Biofísica II. c n Primeira Lista de Exercícios de Biofísica II 1. Considere uma célula composta por um corpo celular ao qual está preso um longo e fino processo tubular (por exemplo, o axônio de um neurônio ou o flagelo

Leia mais

Capítulo 4 - Derivadas

Capítulo 4 - Derivadas Capítulo 4 - Derivadas 1. Problemas Relacionados com Derivadas Problema I: Coeficiente Angular de Reta tangente. Problema II: Taxas de variação. Problema I) Coeficiente Angular de Reta tangente I.1) Inclinação

Leia mais

GABARITO COMENTADO DE PROVAS DE FÍSICA CINEMÁTICA

GABARITO COMENTADO DE PROVAS DE FÍSICA CINEMÁTICA GABARITO COMENTADO DE PROVAS DE FÍSICA CINEMÁTICA 1ª Prova 2007 Questão 1: FÁCIL O valor de H é calculado pela equação de Torricelli: Para isso, deve-se calcular a velocidade inicial e final: (sinal negativo,

Leia mais

Elementos de Circuitos Elétricos

Elementos de Circuitos Elétricos Elementos de Circuitos Elétricos Corrente e Lei de Ohm Consideremos um condutor cilíndrico de seção reta de área S. Quando uma corrente flui pelo condutor, cargas se movem e existe um campo elétrico. A

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (Eletromagnetismo) Nos capítulos anteriores estudamos as propriedades de cargas em repouso, assunto da eletrostática. A partir deste capítulo

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves HIDROSTÁTICA Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br OBJETIVOS Exemplos a respeito da Lei de Newton para viscosidade. Variação da pressão em função da altura. Estática dos fluidos. Atividade de fixação.

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Equação da Quantidade de Movimento para Regime Permanente

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Equação da Quantidade de Movimento para Regime Permanente Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Equação da Quantidade de Movimento para Regime Permanente Introdução A revisão de Mecânica dos Fluidos discorreu, entre outros tópicos, sobre como é realizado o balanceamento

Leia mais

Disciplina : Mecânica dos fluidos I. Aula 4: Estática dos Fluidos

Disciplina : Mecânica dos fluidos I. Aula 4: Estática dos Fluidos Curso: Engenharia Mecânica Disciplina : Mecânica dos fluidos I Aula 4: Estática dos Fluidos Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Estática dos Fluidos A pressão gerada no interior de um fluido estático

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2015 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2015 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2015 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2

Questão 1. Questão 3. Questão 2 Questão 1 A autoindutância (ou simplesmente indutância) de uma bobina é igual a 0,02 H. A corrente que flui no indutor é dada por:, onde T = 0,04 s e t é dado em segundos. Obtenha a expressão da f.e.m.

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 10 Análise da massa e energia aplicadas a volumes de controle

Disciplina : Termodinâmica. Aula 10 Análise da massa e energia aplicadas a volumes de controle Disciplina : Termodinâmica Aula 10 Análise da massa e energia aplicadas a volumes de controle Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Conservação da Massa A massa, assim como a energia, é uma propriedade

Leia mais

Hidrodinâmica. A hidrodinâmica objetiva o estudo do movimento dos fluidos

Hidrodinâmica. A hidrodinâmica objetiva o estudo do movimento dos fluidos Hidrodinâmica A hidrodinâmica objetiva o estudo do movimento dos fluidos 1. Vazão ou Descarga. Vazão ou descarga numa determinada seção é o volume do líquido que atravessa essa seção, na unidade de tempo.

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 6 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS PROF.: KAIO DUTRA Conservação da Massa O primeiro princípio físico para o qual nós aplicamos a relação entre as formulações de sistema e de volume

Leia mais

Derivação Logarítmica

Derivação Logarítmica Derivação Implícita Derivação Logarítmica É uma técnica muito útil para derivar funções compostas de produtos, quocientes e potências. Exemplo 1: calcule a derivada de y = x2 3 7x 14 1 + x 2 4 Exemplo

Leia mais

1. Camada limite atmosférica

1. Camada limite atmosférica Meteorologia 1. Camada limite atmosférica Equações da dinâmica Num referencial em rotação, a atmosfera satisfaz as equações de Navier-Stokes para um fluido newtoniano: (1-1) (1-2) (1-3) onde é o operador

Leia mais

Cap. 8 - Indução Eletromagnética

Cap. 8 - Indução Eletromagnética Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 8 - Indução Eletromagnética Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos como um campo magnético variável pode induzir

Leia mais

a) ( ) b) ( ) ( ) 1. Resolva as equações diferenciais: 2. Resolver os seguintes Problemas dos Valores Iniciais:

a) ( ) b) ( ) ( ) 1. Resolva as equações diferenciais: 2. Resolver os seguintes Problemas dos Valores Iniciais: Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop Cálculo Diferencial e Integral III - FACET Lista 2 Profª Ma. Polyanna Possani da Costa Petry 1. Resolva as equações diferenciais: 2. Resolver os

Leia mais

CONDUÇÃO DE CALOR APLICADO AO ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Douglas Gonçalves Moçato*** Luiz Roberto Walesko*** Sumário

CONDUÇÃO DE CALOR APLICADO AO ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Douglas Gonçalves Moçato*** Luiz Roberto Walesko*** Sumário CONDUÇÃO DE CALOR APLICADO AO ESUDO DE CONCEIOS MAEMÁICOS DO ENSINO MÉDIO Douglas Gonçalves Moçato*** Luiz Roberto Walesko***. Introdução. Conceitos de transmissão de calor. Convecção. Radiação.3 Condução

Leia mais

[Pot] = = = M L 2 T 3

[Pot] = = = M L 2 T 3 1 e No Sistema Internacional, a unidade de potência é watt (W). Usando apenas unidades das grandezas fundamentais, o watt equivale a a) kg m/s b) kg m 2 /s c) kg m/s 2 d) kg m 2 /s 2 e) kg m 2 /s 3 A equação

Leia mais

Aula prática 09 a 12: CONDUTOS LIVRES

Aula prática 09 a 12: CONDUTOS LIVRES Aula prática 09 a 1: CONDUTOS LIVRES INTRODUÇÃO O escoamento em condutos livres é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Estes escoamentos têm um grande

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

FAÇA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE EM CADA QUESTÃO

FAÇA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE EM CADA QUESTÃO FAÇA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE EM CADA QUESTÃO 01) Um cano horizontal possui um diâmetro interno de 20 mm e a diferença de pressão entre suas extremidades é 1,0 atm. Por ele deverá passar 1,5 m 3 de

Leia mais

Corrente elétrica e Resistência

Corrente elétrica e Resistência Capítulo 9 Corrente elétrica e Resistência 9.1 Transporte de Carga e Densidade de Corrente As correntes elétricas são causadas pelo movimento de portadores de carga. A corrente elétrica num fio é a medida

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Exponenciais. Notas: Rodrigo Ramos

Exponenciais. Notas: Rodrigo Ramos Exponenciais Notas: Rodrigo Ramos 1 o. sem. 2015 Versão 1.0 Obs: Esse é um texto de matemática, você deve acompanhá-lo com atenção, com lápis e papel, e ir fazendo as coisas que são pedidas ao longo do

Leia mais

Teoria Experiência de Linhas de Transmissão

Teoria Experiência de Linhas de Transmissão Teoria Experiência de Linhas de Transmissão Objetivos Medir a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética numa linha de transmissão constituída por um cabo coaxial; Estudar os efeitos da impedância

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Mecânica dos Fluidos: Revisão Definições, Propriedades dos Fluidos, Estática dos Fluidos, Cinemática dos Fluidos, Equação da Energia para Regime Permanente. Definição

Leia mais

Universidade Federal de Rio de Janeiro. Gabarito da Segunda Prova de Cálculo II

Universidade Federal de Rio de Janeiro. Gabarito da Segunda Prova de Cálculo II Universidade Federal de Rio de Janeiro Instituto de Matemática Departamento de Métodos Matemáticos Prof. Jaime E. Muñoz Rivera Gabarito da Segunda Prova de Cálculo II Rio de Janeiro 5 de outubro de 007

Leia mais

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Engenharia Mecânica 4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Profa. Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva http://www.iem.unifei.edu.br/labtc/ana.html Objetivos

Leia mais

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18 Sumário CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1 Sistema de Coordenadas Lineares 1 Intervalos Finitos 3 Intervalos Infinitos 3 Desigualdades 3 CAPÍTULO 2 Sistemas de

Leia mais

2 Fundamentos Teóricos

2 Fundamentos Teóricos Fundamentos Teóricos.1.Propriedades Físicas dos Fluidos Fluidos (líquidos e gases) são corpos sem forma própria; podem se submeter a variações grandes da forma sob a ação de forças; quanto mais fraca a

Leia mais

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova.

Duração do exame: 2:30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas da prova. Problema Licenciatura em Engenharia e Arquitetura Naval Mestrado Integrado

Leia mais

CURSO DE RESOLUÇÃO DE PROVAS de MATEMÁTICA da ANPEC Tudo passo a passo com Teoria e em sequência a resolução da questão! Prof.

CURSO DE RESOLUÇÃO DE PROVAS de MATEMÁTICA da ANPEC Tudo passo a passo com Teoria e em sequência a resolução da questão! Prof. Prof. Chico Vieira MATEMÁTICA da ANPEC Tudo Passo a Passo Teoria e Questões FICHA com LIMITES, DERIVADAS, INTEGRAIS, EDO, SÉRIES Integrais Dupla e Tripla LIMITES ANPEC QUESTÕES JÁ GRAVADAS DERIVADAS ANPEC

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame)

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame) º Teste: Problemas 3, 4 e 5. Exame: Problemas,, 3, 4 e 5. Duração do teste: :3h; Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas

Leia mais

CTM P OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS 5 QUESTÕES PARA RESOLVER.

CTM P OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS 5 QUESTÕES PARA RESOLVER. Nome: Assinatura: CTM P1 2014.2 Matrícula: Turma: OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS 5 QUESTÕES PARA RESOLVER. VOCÊ DEVE RISCAR NA TABELA

Leia mais

Experiência 1. Linhas de Transmissão

Experiência 1. Linhas de Transmissão Experiência 1. Linhas de Transmissão Objetivos Medir a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética numa linha de transmissão constituída por um cabo coaxial; Estudar os efeitos da impedância de

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas)

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Livro Eletrônico 10 Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Professor: Vinicius Silva Prova EsPCEx 2017/2018 Sumário 1 Questões Comentadas... 1 2. Prova EsPCEx 2017/2018 sem comentários...

Leia mais

Trajetórias de objetos: Modelos. Moussa Reda Mansour

Trajetórias de objetos: Modelos. Moussa Reda Mansour Trajetórias de objetos: Modelos Moussa Reda Mansour Lembranças A aceleração translacional de um objeto é definida aplicando a segunda Lei de Newton ( ) A velocidade translacional e localização de um objeto

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 3 ROTEIRO Tópicos da aula 3:

Leia mais

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu eixo longitudinal são denominados vigas. Vigas são classificadas

Leia mais

Sessão 1: Generalidades

Sessão 1: Generalidades Sessão 1: Generalidades Uma equação diferencial é uma equação envolvendo derivadas. Fala-se em derivada de uma função. Portanto o que se procura em uma equação diferencial é uma função. Em lugar de começar

Leia mais

Complementos de Fluidos

Complementos de Fluidos Complementos de Fluidos A consequência mais visível da viscosidade de um fluido é o seu perfil de velocidades no interior de um tubo: Ver nota 1 A equação de Bernoulli é, então, substituída pela expressão:

Leia mais

Resistência e capacitância de sistemas de nível de líquido: Fluxo através de um pequeno cano interligando dois tanques. Definimos:

Resistência e capacitância de sistemas de nível de líquido: Fluxo através de um pequeno cano interligando dois tanques. Definimos: ADL09 SISTEMAS DE NÍVEL DE LÍQUIDO (K. OGATA 2ª Edição) Regimes de fluxo : Se o número de Reynolds > 3.000 ~ 4.000, -> fluxo turbulento => equações diferenciais não-lineares Se o número de Reynolds < 2000

Leia mais

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa)

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa) ENGENHARIA DE MATERIAIS Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais (Transferência de Calor e Massa) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br TRANSFERÊNCIA DE

Leia mais

AULA 5 FT I EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DE BERNOULLI. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro

AULA 5 FT I EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DE BERNOULLI. Prof. Gerônimo V. Tagliaferro AULA 5 FT I EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DE BERNOULLI Prof. Gerônimo V. Tagliaferro EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE EQUAÇÃO DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE Nas aulas anteriores

Leia mais

MAT Cálculo para Ciências Biológicas - Farmácia Prof. Gláucio Terra

MAT Cálculo para Ciências Biológicas - Farmácia Prof. Gláucio Terra MAT0143 - Cálculo para Ciências Biológicas - Farmácia - 2006 Prof. Gláucio Terra 4 a Lista de Exercícios: Integrais, Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias Parte I - Integrais 1-) Calcule as seguintes

Leia mais

Estudo do Indutor em Corrente Contínua

Estudo do Indutor em Corrente Contínua Unidade 5 Estudo do Indutor em Corrente Contínua Nesta unidade, você estudará os conceitos, características e comportamento do componente eletrônico chamado indutor. Objetivos da Unidade Enumerar as principais

Leia mais

Capítulo 8 Equações Diferenciais Parciais

Capítulo 8 Equações Diferenciais Parciais Capítulo 8 Equações Diferenciais Parciais Equação de Onda Transversal em Uma Dimensão Seja uma onda se propagando em 1 dimensão na direção. A deflexão dessa onda é descrita por uma função de 2 variáveis.

Leia mais

(*) livro Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis, de Diomara e Cândida

(*) livro Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis, de Diomara e Cândida Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática Departamento de Matemática Lista de Cálculo II- Funções de Várias Variáveis (*) livro Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias

Leia mais

Capítulo 2 - Hidrodinâmica

Capítulo 2 - Hidrodinâmica Capítulo 2 - Hidrodinâmica Para se descrever o escoamento de um fluido usa-se, comumente, o método de Euler que fixa um ponto do fluido e acompanha a evolução da velocidade com o tempo Chamamos de linha

Leia mais

EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES

EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES UFSC - CFM DEPTO. DE FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL I - FSC 5122 1 - OBJETIVOS EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES a) Medir a aceleração da gravidade local. b) Identificar o equipamento e entender seu funcionamento.

Leia mais

Resumo P1 Mecflu. Princípio da aderência completa: o fluido junto a uma superfície possui a mesma velocidade que a superfície.

Resumo P1 Mecflu. Princípio da aderência completa: o fluido junto a uma superfície possui a mesma velocidade que a superfície. Resumo P1 Mecflu 1. VISCOSIDADE E TENSÃO DE CISALHAMENTO Princípio da aderência completa: o fluido junto a uma superfície possui a mesma velocidade que a superfície. Viscosidade: resistência de um fluido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório AULA 05 SEGUNDA PARTE OSCILOSCÓPIO 1 INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores de laboratório

Leia mais

Seção 9: EDO s lineares de 2 a ordem

Seção 9: EDO s lineares de 2 a ordem Seção 9: EDO s lineares de a ordem Equações Homogêneas Definição. Uma equação diferencial linear de segunda ordem é uma equação da forma onde fx, gx e rx são funções definidas em um intervalo. y + fx y

Leia mais

O Sistema Massa-Mola

O Sistema Massa-Mola O Sistema Massa-Mola 1 O sistema massa mola, como vimos, é um exemplo de sistema oscilante que descreve um MHS. Como sabemos (aplicando a Segunda Lei de Newton) temos que F = ma Como sabemos, no caso massa-mola

Leia mais

MR Simulação. Simulação de Processos em Engenharia dos Materiais

MR Simulação. Simulação de Processos em Engenharia dos Materiais MR 0720 - Simulação Simulação de Processos em Engenharia dos Materiais MR0720 Simulação CRITÉRIO DE APROVEITAMENTO M = Prova única no final do semestre. Prova prática com consulta, realizada com o auxílio

Leia mais