TRANSPORTE DE MATERIAL PARTICULADO DE QUEIMADAS PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSPORTE DE MATERIAL PARTICULADO DE QUEIMADAS PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO."

Transcrição

1 TRANSPORTE DE MATERIAL PARTICULADO DE QUEIMADAS PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO. Marcio G. L. Oliveira 1, R. S. Silva Júnior 1, M. F. Andrade 1, E. D. Freitas 1, E. Landulfo 2, S. T. Uehara 2. RESUMO: O transporte de material particulado e gases na atmosfera, oriundos de regiões onde ocorrem muitas queimadas, podem influenciar diretamente a qualidade do ar em regiões onde não há queimadas. É mostrado um estudo de caso para o dia 30 de agosto de 2005 na região metropolitana de São Paulo, onde pode-se perceber que as concentrações de material particulado em superfície se elevaram bastante com a passagem de uma pluma de aerossóis entre 2000 e 3500m de altura. Para a caracterização da origem da pluma foi utilizado o modelo de trajetórias HYSPLIT- NOAA, juntamente com imagens de satélite e espessura ótica do aerossol. Foi mostrado que a pluma estudada se origina na região amazônica. A determinação da altura da pluma e o tempo de permanência sobre a região metropolitana de São Paulo foram identificados com dados obtidos pelo LIDAR (Light Detection and Ranging). O processo dinâmico de transporte vertical do material particulado é mais bem compreendido com uma simulação atmosférica utilizando-se o modelo RAMS (Regional Atmospheric Modeling System), onde são mostradas células de convecção que trazem o material particulado para níveis mais baixos na atmosfera, influenciando as concentrações locais. ABSTRACT: Transport of particulate material and gases in the atmosphere, originating from areas with biomass burning, can influence the air quality directly in areas not affected by this source. A case study is shown for August 30, 2005 in the São Paulo metropolitan area, Brazil, where is it was noticed an increase in the concentrations of particulate material at surface, at the same time of the aerosols plume among 2000 and 3500m height. For the characterization of the origin of plume the model of trajectories used was the HYSPLIT-NOAA, with satellite images and aerosol optical thickness. It was shown that the studied plume was originated from the Amazon area. The determination of the plume height and the time of its permanence on São Paulo Metropolitan Area were identified with data obtained by LIDAR (Light Detection and Ranging). The dynamic process 1 Aluno de mestrado (marcio@model.iag.usp.br) e doutorado (rosiberto@model.iag.usp.br), Prof. (mftandra@model.iag.usp.br, efreitas@model.iag.usp.br) Departamento de Ciências Atmosféricas IAG USP, Rua do Matão, 1226, Cid Universitária, São Paulo, SP, Fone: (11) Aluno de mestrado (naka_s@yahoo.com.br), Prof. (elandulf@ipen.br) Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN, Av. Lineu Prestes 2242, Cid Universitária, São Paulo, SP, , Brasil.

2 of particulate mater vertical transport is better understood with an atmospheric simulation with the model RAMS (Regional Atmospheric Modeling System). The simulations showed that the convection cells brought particulate material for lower levels in the atmosphere, influencing the local concentrations. Palavras-Chave: Transporte de aerossóis, poluição do ar, queima de biomassa. Muitos autores (Freitas et al. 2005; Boian e Kirchhoff, 2004; Landulfo et al. 2003) têm trabalhado com transporte de emissões da queima de biomassa na América do Sul, focando principalmente o transporte dado por massas de ar na atmosfera. Em Freitas et al. (2005), é discutida a implementação de um sistema de monitoramento em tempo real do transporte de aerossóis e gases traços, originados da queima de biomassa, utilizando o modelo RAMS acoplado com um modelo de emissões. Boian e Kirchhoff (2004), através de medidas de avião sobre as regiões Nordeste, Centro-oeste, e Sul, encontraram valores de concentração de CO entre 100 e 450 ppbv, entre regiões de ar limpo e áreas fontes de queima de biomassa. Mostraram que através de comparações entre a razão de CO, imagens de satélite e modelo de trajetórias de massas de ar, havia regiões fortemente afetadas pelo transporte de CO através de massas de ar. Outra importante ferramenta para estudar e determinar alturas de plumas de aerossóis que chegam a São Paulo vindas de outras regiões é o LIDAR (Light Detection and Ranging). Landulfo et al. (2003) usou dados do LIDAR em conjunto com medidas de espessura ótica do aerossol obtidas pelo CIMEL, um fotômetro solar usado pela AERONET, medidas de satélite obtidas pelo sensor MODIS e modelo de trajetórias de massas de ar para determinar camadas de aerossóis entre 2500 e 4000m (2001), e entre 4000 e 7500m (2002). Foi discutido que não somente fontes locais influenciam essas camadas, mas também fontes de outras regiões que tenham intensa atividade de queima de biomassa durante este mesmo período do ano. As concentrações de poluentes são afetadas por fatores externos à região de interesse como as massas de ar que chegam a São Paulo após passarem por vários locais que têm diferentes emissões de compostos, inclusive aqueles vindos de regiões com queimadas. Para traçar a história de uma massa de ar, trajetórias de chegada ao local do receptor são construídas e dão subsídios para a identificação das fontes regionais de poluição do ar e das fontes específicas (Man e Shih 2001). Neste trabalho é feito um estudo de caso sobre o transporte de material particulado (MP) vindo da Região Amazônica e do Brasil Central para a região metropolitana de São Paulo (RMSP). Mostra-se

3 que a dinâmica da atmosfera afeta as concentrações em superfície. Analisando alguns artigos citados anteriormente, decidiu-se realizar um estudo de caso para o dia 30 de agosto de 2005, com relação ao transporte de material particulado, visto que nesse dia houve uma significativa elevação nas concentrações do material particulado em superfície, não havendo algo localmente que pudesse ser diretamente relacionado a esse aumento. Vale ressaltar que os dados das concentrações em massa do carbono elementar (black carbon), indicam que esse MP pode ter sido oriundo de queimadas. Foram analisados os campos de w e linhas de corrente do vento em vários níveis de pressão, juntamente com a espessura ótica do aerossol e os dados de concentração do material particulado. Também foram utilizadas imagens de satélites no período, simulações com o modelo de trajetórias HYSPLIT NOAA e dados do LIDAR. Pode-se observar na figura 1, uma grande quantidade de focos de calor associada com as queimadas que ocorrem próximo a localidade de Alta Floresta MT, nesta época do ano (agosto). Ainda pode-se observar o deslocamento da pluma de aerossóis na direção sudoeste, indicando a direção do vento no local. Na figura 2, observa-se possíveis trajetórias das parcelas de ar vindas do Brasil central e da Região Amazônica (Alta Floresta), simuladas pelo HYSPLIT, no período de 28 a 30 de agosto de Nota-se que dependendo da altura de deslocamento das parcelas, estas podem vir de diferentes localizações. Figura 1. Imagem de Alta Floresta (círculo azul) medida pelo satélite Terra, dia 28/08/05. Ao longo do dia 30 a pluma se desloca sobre a RMSP, como se observa acompanhando o aumento da espessura ótica do aerossol registrado nesse dia e mostrado na figura 3. Nota-se ainda na figura 3, que até o início da tarde, os valores de espessura ótica do aerossol não são tão elevados. Durante toda a tarde percebe-se um aumento rápido na espessura ótica, atingindo os maiores valores no início da noite. Esse aumento deve estar relacionado com a passagem da pluma de aerossóis sobre a RMSP.

4 Figura 2. Trajetória da parcela simulada pelo modelo HYSPLIT - NOAA, partindo do dia 28 e chegando a RMSP no dia 30/08/05 as 17:00h (local). Figura 3: Variação da espessura ótica do aerossol ao longo do dia 30 de agosto de 2005, (AERONET). Na figura 4, é mostrada uma imagem gerada com dados do LIDAR para o dia em estudo, fica clara a entrada da pluma de aerossóis sobre a RMSP, percebe-se que a pluma que passou sobre a região no período da tarde, encontrava-se a uma altura que varia entre 2000 e 3500m. Sabe-se que o material particulado medido em superfície sofre um aumento elevado de sua concentração, ao mesmo tempo, uma pluma de aerossóis passa sobre a RMSP. Então, surgiu-se à idéia de investigar a relação entre os dois eventos. Essa investigação se faz necessária, pois não há indícios locais que justifiquem tais variações nas concentrações, o horário dos picos de concentrações não coincide com o de maior tráfego de veículos, sugerindo que esse material particulado deve ter sido trazido por massas de ar através de movimentos na atmosfera.

5 Figura 4. Imagem gerada com dados do LIDAR em 30/08/05 sobre a região metropolitana de São Paulo. Foi feita uma análise nos movimentos verticais na atmosfera (campos de w ) e nos movimentos horizontais (campos de linhas de corrente e intensidade do vento) com o modelo RAMS para o dia analisado. Sabendo-se que o local do experimento localiza-se aproximadamente a uma latitude de 23 o e 33min e uma longitude de 46 o e 44min, pode-se observar na figura 5, que as células de convecção podem variar de 20 a 60km de extensão na horizontal e que havia subsidência de ar em praticamente todos os níveis verticais abaixo de 2400m nos horários analisados e sobre o local do experimento. É possível supor que parte da pluma de aerossóis, a qual se encontrava sobre a região no mesmo instante, tenha descido acompanhando a massa de ar. Esse transporte vertical pode estar relacionado com os aumentos de concentrações em superfície (figura 6) de black carbon. Os resultados mostram que é possível medir MP em superfície na RMSP, oriundo de queimadas na Amazônia e Brasil Central. Figura 5. Campos verticais de w e horizontais de u, com suas respectivas intensidades (14 e 15Z de 30 de agosto de 2005).

6 Figura 6. Variação diária da concentração de black carbon para o período de 24 a 31 de agosto de 2005, medido com o Aetalometro. AGRADECIMENTOS: Esse estudo recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP. Os autores são gratos a NOAA e AERONET por disponibilizar dados utilizados no trabalho. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS Freitas, S. R., K. M. Longo, M. A. F. Silva Dias, P. L. Silva Dias, R. Chatfield, E. Prins, P. E. Artaxo, G. Grell, e F. S. Recuero, 2005: Monitoring the transport of biomass burning emissions in South America. Environ. Fluid Mech., 5, Boian, C. e V. W. J. H. Kirchhoff, 2004: Measurements of CO in an aircraft experiment and their correlation with biomass burning and air mass origin in South America. Atmospheric Environment 38, Landulfo, E., A. Papayannis, P. Artaxo, A. D. A. Castanho, A. Z. de Freitas, R. F. Souza, N. D. Vieira Junior, M. P. M. P. Jorge, O. R. Sánchez-Ccoyllo, and D. S. Moreira, 2003: Synergetic measurements of aerosols over São Paulo, Brazil using LIDAR, sunphotometer and satellite data during the dry season. Atmos. Chem. Phys., 3, , Man, C. K. e M. Y. Shih, 2001: Identification of sources of pm10 aerosols in Hong Kong by wind trajectory analysis. J. Aerosol Sci., 32,

EFEITOS LOCAIS E REMOTOS DA POLUIÇÃO ORIGINADA EM REGIÕES DE QUEIMADA E ÁREAS URBANAS

EFEITOS LOCAIS E REMOTOS DA POLUIÇÃO ORIGINADA EM REGIÕES DE QUEIMADA E ÁREAS URBANAS EFEITOS LOCAIS E REMOTOS DA POLUIÇÃO ORIGINADA EM REGIÕES DE QUEIMADA E ÁREAS URBANAS Éder Paulo Vendrasco 1, Pedro Leite da Silva Dias 2, Edmilson Dias de Freitas 3, Saulo Ribeiro de Freitas 4 e Karla

Leia mais

Análise da espessura ótica dos aerossóis durante eventos de queimada advectada para o Rio Grande do Sul

Análise da espessura ótica dos aerossóis durante eventos de queimada advectada para o Rio Grande do Sul Análise da espessura ótica dos aerossóis durante eventos de queimada advectada para o Rio Grande do Sul Rudinei L. Machado¹, Thiago G. Ferreira², Glauber L. Mariano³ ¹ ² ³ Faculdade de Meteorologia Universidade

Leia mais

Maria de Fatima Andrade

Maria de Fatima Andrade Maria de Fatima Andrade NARROWING THE UNCERTAINTIES ON AEROSOL AND CLIMATE CHANGE IN SAO PAULO STATE NUANCE-SPS Projeto Temático FAPESP 2008/58104-8 Neste projeto a Megacidade de São Paulo é considerada

Leia mais

AVALIAÇÃO FOTOQUÍMICA DA QUALIDADE DO AR PARA OZÔNIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

AVALIAÇÃO FOTOQUÍMICA DA QUALIDADE DO AR PARA OZÔNIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS AVALIAÇÃO FOTOQUÍMICA DA QUALIDADE DO AR PARA OZÔNIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS BOIAN, C. 1 ; ANDRADE, M.F. 1 RESUMO O objetivo deste trabalho é determinar os parâmetros químicos, meteorológicos

Leia mais

ESTUDO DO IMPACTO DAS EMISSÕES DE POLUENTES NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE RS

ESTUDO DO IMPACTO DAS EMISSÕES DE POLUENTES NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE RS ESTUDO DO IMPACTO DAS EMISSÕES DE POLUENTES NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE RS Ludmila P. de Souza; Marcelo F. Alonso; Jonas da C. Carvalho; Gustavo C. Cuchiara RESUMO: Foi realizado o estudo do

Leia mais

MODELAGEM DO IMPACTO DAS QUEIMADAS E DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRECIPITAÇÃO USANDO UM MODELO ATMOSFÉRICO COM VEGETAÇÃO DINÂMICA

MODELAGEM DO IMPACTO DAS QUEIMADAS E DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRECIPITAÇÃO USANDO UM MODELO ATMOSFÉRICO COM VEGETAÇÃO DINÂMICA MODELAGEM DO IMPACTO DAS QUEIMADAS E DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRECIPITAÇÃO USANDO UM MODELO ATMOSFÉRICO COM VEGETAÇÃO DINÂMICA Éder Paulo Vendrasco 1 ; Pedro Leite da Silva Dias 2,3 ; Demerval S. Moreira 4

Leia mais

PREVISÕES DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NO CICLO OPERACIONAL DO LABORATÓRIO MASTER

PREVISÕES DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NO CICLO OPERACIONAL DO LABORATÓRIO MASTER PREVISÕES DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NO CICLO OPERACIONAL DO LABORATÓRIO MASTER Melissa Santi Itimura 1 Edmilson Dias de Freitas 2 Leila Droprinchinski Martins 3 Pedro Leite da Silva Dias 4 Saulo Ribeiro

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PM10 DURANTE UM EVENTO DE INVERSÃO TÉRMICA EM VITÓRIA-ES UTILIZANDO O MODELO CMAQ

DISTRIBUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PM10 DURANTE UM EVENTO DE INVERSÃO TÉRMICA EM VITÓRIA-ES UTILIZANDO O MODELO CMAQ DISTRIBUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PM10 DURANTE UM EVENTO DE INVERSÃO TÉRMICA EM VITÓRIA-ES UTILIZANDO O MODELO CMAQ Alexandre S. Magalhães, Elson S. Galvão e Rita C. Feroni e Taciana T. A. Albuquerque Departamento

Leia mais

Avaliação inicial dos dados de variabilidade da concentração de aerossóis do AERONET de Petrolina

Avaliação inicial dos dados de variabilidade da concentração de aerossóis do AERONET de Petrolina Avaliação inicial dos dados de variabilidade da concentração de aerossóis do AERONET de Petrolina Cíntia Carolina Mota Menezes 1, Gerson Paiva Almeida 2, Vinícius Milanez Couto 1, João Bosco Verçosa Leal

Leia mais

Meteorologia Ambiental 2017

Meteorologia Ambiental 2017 Meteorologia Ambiental 2017 Meteorologia Ambiental Programa do curso: Introdução: composição atmosférica, tempo de residência dos compostos; poluentes atmosféricos: definição dos poluentes, estabelecimentos

Leia mais

ESTIMATIVA DOS FLUXOS TURBULENTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Maria Helena M. MARTINS 1,2 e Amauri P. de OLIVEIRA 1

ESTIMATIVA DOS FLUXOS TURBULENTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Maria Helena M. MARTINS 1,2 e Amauri P. de OLIVEIRA 1 ESTIMATIVA DOS FLUXOS TURBULENTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Maria Helena M. MARTINS 1,2 e Amauri P. de OLIVEIRA 1 1 IAG/USP São Paulo, SP; 2 mia.mmartins@hotmail.com RESUMO: Os transportes turbulentos

Leia mais

Análise da entrada de uma pluma de queimada sobre a cidade de São Paulo-SP através de fotômetro solar e de um LIDAR elástico

Análise da entrada de uma pluma de queimada sobre a cidade de São Paulo-SP através de fotômetro solar e de um LIDAR elástico Análise da entrada de uma pluma de queimada sobre a cidade de São Paulo-SP através de fotômetro solar e de um LIDAR elástico Glauber Lopes Mariano 1, Maria Paulete Pereira Martins 1, Eduardo Landulfo 2,

Leia mais

EMISSÃO DOS AEROSSÓIS VEICULARES MEDIDA NO TÚNEL JÂNIO QUADROS EM SÃO PAULO

EMISSÃO DOS AEROSSÓIS VEICULARES MEDIDA NO TÚNEL JÂNIO QUADROS EM SÃO PAULO EMISSÃO DOS AEROSSÓIS VEICULARES MEDIDA NO TÚNEL JÂNIO QUADROS EM SÃO PAULO Odón R. Sánchez-Ccoyllo 1, Rita Y. Ynoue 2, Leila D. Martins 1, Rosana Astolfo 1, Regina M. Miranda 3, Edmilson D. Freitas 1,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA RADIAÇÃO SOLAR EM ÁREA URBANA E RURAL

ESTUDO COMPARATIVO DA RADIAÇÃO SOLAR EM ÁREA URBANA E RURAL ESTUDO COMPARATIVO DA RADIAÇÃO SOLAR EM ÁREA URBANA E RURAL RESUMO Georgia Codato 1, Amauri P. Oliveira 2, Jacyra Soares 3 João F. Escobedo 4 Neste trabalho são comparadas as evoluções temporal dos valores

Leia mais

O TRANSPORTE DE POLUENTES EMITIDOS EM CUBATÃO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: Estudo de caso de agosto de 1999

O TRANSPORTE DE POLUENTES EMITIDOS EM CUBATÃO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: Estudo de caso de agosto de 1999 O TRANSPORTE DE POLUENTES EMITIDOS EM CUBATÃO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: Estudo de caso de agosto de 1999 Odón R. Sánchez-Ccoyllo Dep. to de Ciências Atmosféricas, IAG, USP. e-mail: osanchez@model.iag.usp.br)

Leia mais

Palavras-Chave: propriedades ópticas de aerossol, AERONET, queimadas.

Palavras-Chave: propriedades ópticas de aerossol, AERONET, queimadas. CLIMATOLOGIA DAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DO AEROSSOL NA AMAZÔNIA COM BASE NA REDE AERONET Melina Andrade Paixão 1, Carlos Pires 1,2, Paulo Artaxo 1, Alexandre Correia 2 RESUMO: A AERONET (Aerosol Robotic

Leia mais

INFLUÊNCIA DE QUEIMADAS NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS NA BANDA DO UV NO EXTREMO SUL DO BRASIL:

INFLUÊNCIA DE QUEIMADAS NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS NA BANDA DO UV NO EXTREMO SUL DO BRASIL: INFLUÊNCIA DE QUEIMADAS NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS NA BANDA DO UV NO EXTREMO SUL DO BRASIL: 2002 2006. Germano Possani 1,3, Samara Carbone 2, Damaris K. Pinheiro 3, Plinio C. Alvalá 4 & Nelson J.

Leia mais

1246 Fortaleza, CE. Palavras-chave: Circulação de brisa, RAMS, modelagem atmosférica.

1246 Fortaleza, CE. Palavras-chave: Circulação de brisa, RAMS, modelagem atmosférica. Uso de modelo computacional atmosférico para verificar as circulações de brisa na cidade de Fortaleza CE Vinícius Milanez Couto 1, João Bosco Verçosa Leal Junior 1, Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior

Leia mais

Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR),

Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR), Efeito dos aerossóis de queimadas e das mudanças de uso da terra no ciclo hidrológico e nos fluxos de superfície no período de 2007 a 2030 na Amazônia simulados com o CCATT-BRAMS Ricardo A. Siqueira 1,

Leia mais

Transporte de Gases Traços Emitidos por Queimadas no Brasil Central Utilizando o Modelo RAMS

Transporte de Gases Traços Emitidos por Queimadas no Brasil Central Utilizando o Modelo RAMS Transporte de Gases Traços Emitidos por Queimadas no Brasil Central Utilizando o Modelo RAMS Saulo Ribeiro de Freitas (1) Maria Assunção F. Silva Dias (2) Karla Maria Longo(1) Paulo Artaxo (3) (1) Centro

Leia mais

Marina Avena Maia 1, 2 ; Damaris Kirsch Pinheiro 2,3 ; Lucas Vaz Peres 2,3 ; Otávio Krauspenhar da Silva 1,2 ; Nelson Jorge Shuch 1.

Marina Avena Maia 1, 2 ; Damaris Kirsch Pinheiro 2,3 ; Lucas Vaz Peres 2,3 ; Otávio Krauspenhar da Silva 1,2 ; Nelson Jorge Shuch 1. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA QUEIMA DE BIOMASSA NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS NO DIA 09/09/2007NA REGIÃO SUL DO BRASIL Marina Avena Maia 1, 2 ; Damaris Kirsch Pinheiro 2,3 ; Lucas Vaz Peres 2,3 ; Otávio

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA EMISSÃO E DO TRANSPORTE DE BIOMASSA QUEIMADA DURANTE O INCÊNDIO DE RORAIMA EM 1998

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA EMISSÃO E DO TRANSPORTE DE BIOMASSA QUEIMADA DURANTE O INCÊNDIO DE RORAIMA EM 1998 SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA EMISSÃO E DO TRANSPORTE DE BIOMASSA QUEIMADA DURANTE O INCÊNDIO DE RORAIMA EM 1998 Rodrigo Gevaerd 1, Saulo R. Freitas 2, Karla Longo 2 RESUMO. Este trabalho analisa o transporte

Leia mais

APLICAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS POR SODAR NO ESTUDO DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

APLICAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS POR SODAR NO ESTUDO DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO APLICAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS POR SODAR NO ESTUDO DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Rita Yuri Ynoue, K. Narayanan Nair, Maria de Fátima Andrade e Odón R. Sánchez-Ccoyllo Instituto

Leia mais

Palavras-chave: poluição fotoquímica e modelos de qualidade do ar.

Palavras-chave: poluição fotoquímica e modelos de qualidade do ar. Previsão de concentração de ozônio na Camada Limite Planetária na Região Metropolitana de São Paulo no contexto de um projeto de políticas públicas. Parte II: estudo de caso para outubro de 22. Maria de

Leia mais

Variabilidade da concentração de monóxido de carbono em torno da cidade de Manaus observada a partir de sondagens AQUA

Variabilidade da concentração de monóxido de carbono em torno da cidade de Manaus observada a partir de sondagens AQUA Variabilidade da concentração de monóxido de carbono em torno da cidade de Manaus observada a partir de sondagens AQUA Patrícia dos Santos Costa 1, Rodrigo A. Ferreira de Souza 2, Rita Valéria Andreoli

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ATRAVÉS DO NÚMERO DE RICHARDSON GRADIENTE

CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ATRAVÉS DO NÚMERO DE RICHARDSON GRADIENTE CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ATRAVÉS DO NÚMERO DE RICHARDSON GRADIENTE Alexandre Soares dos Santos 1, Manoel da Rocha Toledo Filho e Marco A. Maringolo Leme 3 RESUMO. Conhecer os movimentos

Leia mais

*CO 2-equivalente é a quantidade de CO 2 que causaria a mesma força radiativa** que certa quantidade emitida de outro gás do efeito estuda.

*CO 2-equivalente é a quantidade de CO 2 que causaria a mesma força radiativa** que certa quantidade emitida de outro gás do efeito estuda. 1 Introdução Atualmente é inegável a preocupação mundial com questões ecológicas e ambientais, principalmente no que se refere às mudanças climáticas. O aquecimento no sistema climático mundial vem sendo

Leia mais

Climatologia de Cubatão

Climatologia de Cubatão Climatologia de Cubatão Simone Valarini e Rita Yuri Ynoue 1 1 Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo- IAG-USP- Rua do Matão, 1226 São Paulo SP Brasil, email:

Leia mais

SITUAÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS ÀS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DA ATMOSFERA EM AMBIENTE URBANO

SITUAÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS ÀS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DA ATMOSFERA EM AMBIENTE URBANO SITUAÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS ÀS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DA ATMOSFERA EM AMBIENTE URBANO Luciene Natali 1 Willians Bini 2 Edmilson Dias de Freitas 3 RESUMO: Neste trabalho é feita uma investigação

Leia mais

Modelagem Numérica de Alta Resolução para Análise do Transporte de Poluentes Emitidos por Fogos

Modelagem Numérica de Alta Resolução para Análise do Transporte de Poluentes Emitidos por Fogos Modelagem Numérica de Alta Resolução para Análise do Transporte de Poluentes Emitidos por Fogos A. M. Ramos (1), S. Freitas (2), K. Longo (2), J. Corte-Real (1), F. C. Conde (1), F. S. Recuero (2), D.

Leia mais

Dinâmica dos aerossóis orgânicos em regiões impactadas por emissões urbanas e emissões de queimada

Dinâmica dos aerossóis orgânicos em regiões impactadas por emissões urbanas e emissões de queimada Dinâmica dos aerossóis orgânicos em regiões impactadas por emissões urbanas e emissões de queimada Joel Brito 1, Luciana V. Rizzo 2, Paulo Artaxo 1 1 - Instituto de Física USP 2 Universidade Federal de

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS MASSAS DE AR NAS CONCENTRAÇÕES DOS GASES DE EFEITO ESTUFA NA COSTA BRASILEIRA

INFLUÊNCIA DAS MASSAS DE AR NAS CONCENTRAÇÕES DOS GASES DE EFEITO ESTUFA NA COSTA BRASILEIRA INFLUÊNCIA DAS MASSAS DE AR NAS CONCENTRAÇÕES DOS GASES DE EFEITO ESTUFA NA COSTA BRASILEIRA Viviane F. BORGES 1 ; Luciana V. GATTI 1 ; Alexandre MARTINEWSKI 1 ; Luana S. BASSO 1 ; Caio S. C. CORREIA 1

Leia mais

Detecção de queimadas em Mato Grosso do Sul e concentração de gases no pantanal sul-mato-grossense

Detecção de queimadas em Mato Grosso do Sul e concentração de gases no pantanal sul-mato-grossense Detecção de queimadas em Mato Grosso do Sul e concentração de gases no pantanal sul-mato-grossense Abstrat Amaury de Souza, Hamiltom G. Pavão e Keli C. Henn Depto de Física -Universidade Federal de Mato

Leia mais

WRF-Chem skill in simulating a Saharan dust event over Portugal

WRF-Chem skill in simulating a Saharan dust event over Portugal WRF-Chem skill in simulating a Saharan dust event over Portugal CESAM Departamento de Física Universidade de Aveiro J. C. Teixeira -- A. C. Carvalho -- A. Rocha Introdução Camada Limite Planetária (CLP)

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS DATAS DO INÍCIO E FIM DAS ESTAÇÕES QUENTE E FRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

DETERMINAÇÃO DAS DATAS DO INÍCIO E FIM DAS ESTAÇÕES QUENTE E FRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO DETERMINAÇÃO DAS DATAS DO INÍCIO E FIM DAS ESTAÇÕES QUENTE E FRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO Manoel Alonso Gan, Bruno Miranda de Brito, Sérgio Henrique Franchito Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos,

Leia mais

Os sistemas convectivos, principalmente a convecção de cúmulos, são os principais

Os sistemas convectivos, principalmente a convecção de cúmulos, são os principais ESTUDO DA FONTE APARENTE DE CALOR E DO SUMIDOURO APARENTE DE UMIDADE SOBRE A AMAZÔNIA E O NORDESTE DO BRASIL EM ALGUNS ANOS DE EL NIÑO, LA NIÑA E NORMAIS Janduy Guerra Araújo 1, Ênio P. de Souza 2, Francinete

Leia mais

Estudo de um evento convectivo intenso sobre o estado de Alagoas

Estudo de um evento convectivo intenso sobre o estado de Alagoas Estudo de um evento convectivo intenso sobre o estado de Alagoas Rafaela Lisboa Costa 1, Enio Pereira de Souza 2 1 Aluna de Pós-Graduação em Meteorologia, Departamento de Ciências Atmosféricas, Universidade

Leia mais

SONDAGENS DE OZÔNIO NA CIDADE DE SÃO PAULO: TRAJETÓRIAS E PERFIS VERTICAIS TROPOSFÉRICOS

SONDAGENS DE OZÔNIO NA CIDADE DE SÃO PAULO: TRAJETÓRIAS E PERFIS VERTICAIS TROPOSFÉRICOS SONDAGENS DE OZÔNIO NA CIDADE DE SÃO PAULO: TRAJETÓRIAS E PERFIS VERTICAIS TROPOSFÉRICOS Pinheiro, S. L. L. A. 1 ; Andrade, M. F. 2 ; Paes Leme, N. M. 3 RESUMO O ozônio tem se mostrado como um preocupante

Leia mais

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE Programação do Curso Carga horária Formação Específica Tecnologias limpas 48 Gerenciamento das emissões 96 Disposição no meio ambiente 36 Análise de risco e segurança industrial 36 Gerenciamento estratégico

Leia mais

ESTUDO CLIMATOLÓGICO DA VELOCIDADE E DIREÇÃO DO VENTO ATRAVÉS DOS DADOS DE REANÁLISES PARA O ESTADO DE ALAGOAS

ESTUDO CLIMATOLÓGICO DA VELOCIDADE E DIREÇÃO DO VENTO ATRAVÉS DOS DADOS DE REANÁLISES PARA O ESTADO DE ALAGOAS ESTUDO CLIMATOLÓGICO DA VELOCIDADE E DIREÇÃO DO VENTO ATRAVÉS DOS DADOS DE REANÁLISES PARA O ESTADO DE ALAGOAS Adriano Correia de Marchi 1, Rosiberto Salustiano da Silva Junior 2, Ricardo Ferreira Carlos

Leia mais

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO 2 ), METANO (CH 4 ) E MONÓXIDO DE CARBONO (CO) NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL DO ESTADO DO PARÁ

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO 2 ), METANO (CH 4 ) E MONÓXIDO DE CARBONO (CO) NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL DO ESTADO DO PARÁ INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO 2 ), METANO (CH 4 ) E MONÓXIDO DE CARBONO (CO) NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL DO ESTADO DO PARÁ Hilton Eduardo de OLIVEIRA NETO 1, 4, Igor Ramon Nascimento

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS NO CAMPUS DA UFSM NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS EM DEZEMBRO DE 2011 E JANEIRO DE 2012

INFLUÊNCIA DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS NO CAMPUS DA UFSM NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS EM DEZEMBRO DE 2011 E JANEIRO DE 2012 INFLUÊNCIA DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS NO CAMPUS DA UFSM NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS EM DEZEMBRO DE 2011 E JANEIRO DE 2012 Marina Avena Maia 1, 2 ; Damaris Kirsch Pinheiro 2,3 ; Nelson Jorge Shuch 1 ;

Leia mais

Aline Bilhalva da Silva 1 2, Manoel Alonso Gan 1. 2

Aline Bilhalva da Silva 1 2, Manoel Alonso Gan 1. 2 ESTUDO DE TENDÊNCIA LINEAR APLICADA ÀS REANÁLISES CFSR E ERA- INTERIM PARA PRECIPITAÇÃO OBSERVADA SOBRE AS PRINCIPAIS REGIÕES DO PAÍS, DURANTE O PERÍODO CHUVOSO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 1989 A 2007.

Leia mais

SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA USANDO O MODELO MM5

SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA USANDO O MODELO MM5 SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA USANDO O MODELO MM5 GILSANE MARI DA COSTA PINHEIRO 1, ROGÉRIO DE SOUZA E SILVA¹, GABRIEL BONOW MÜNCHOW 2, BRUNA BARBOSA SILVEIRA² RESUMO - Neste trabalho foi feita uma similação

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 ESTUDO DE TEMPESTADES DO VERÃO 2001/2002 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ASPECTOS OBSERVACIONAIS E NUMÉRICOS Igor Cerqueira Oliveira UFRJ - Dept. de Meteorologia - Laboratório de Prognósticos em Mesoescala

Leia mais

SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA COM O BRAMS: SENSIBILIDADE AO FECHAMENTO DO ESQUEMA DE CONVECÇÃO

SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA COM O BRAMS: SENSIBILIDADE AO FECHAMENTO DO ESQUEMA DE CONVECÇÃO SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA COM O BRAMS: SENSIBILIDADE AO FECHAMENTO DO ESQUEMA DE CONVECÇÃO Rita Micheline Dantas Ricarte 1, Enio Pereira de Souza 2, RESUMO Este trabalho investiga a sensibilidade do

Leia mais

Os Efeitos Diretos dos Aerossóis de Queimadas no Clima

Os Efeitos Diretos dos Aerossóis de Queimadas no Clima II Simpósio Internacional de Climatologia da SBMET Detecção e Atribuição de Causas para as Mudanças as Climáticas na América do Sul" Os Efeitos Diretos dos Aerossóis de Queimadas no Clima Aline S. Procopio

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA COM MODELO DE ALTA RESOLUÇÃO DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS EM CAXIUANÃ

SIMULAÇÃO NUMÉRICA COM MODELO DE ALTA RESOLUÇÃO DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS EM CAXIUANÃ SIMULAÇÃO NUMÉRICA COM MODELO DE ALTA RESOLUÇÃO DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS EM CAXIUANÃ Bolsista PIBIC/CNPQ: José Augusto de Souza Junior - jun086@gmail.com Orientadora: Julia Clarinda Paiva Cohen - jcpcohen@ufpa.br

Leia mais

Condições atmosféricas no semi-árido nordestino durante a penetração de um sistema frontal

Condições atmosféricas no semi-árido nordestino durante a penetração de um sistema frontal Condições atmosféricas no semi-árido nordestino durante a penetração de um sistema frontal Alexandra Lima Tavares1, Nilzele de Vilhena Gomes2, Ana Paula Nunes da Silva3, Magaly de Fátima Correia4 1 Departamento

Leia mais

Notas de aula Ozônio troposférico

Notas de aula Ozônio troposférico Notas de aula - 018 - Ozônio troposférico Eventos de poluição por alta concentração de ozônio estão associados principalmente com temperaturas altas e radiação solar, e ainda com ventos calmos e condições

Leia mais

USO DO MODELO WRF PARA A SIMULAÇÃO DA DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO INCIDENTE NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA (ES)

USO DO MODELO WRF PARA A SIMULAÇÃO DA DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO INCIDENTE NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA (ES) USO DO MODELO WRF PARA A SIMULAÇÃO DA DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO INCIDENTE NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA (ES) ANDERSON DA SILVA. SIMÕES 1, WESLEY SOUZA CAMPOS CORREA 2, EBERVAL MARCHIORO 3. 1 Graduando

Leia mais

Análise das Condições de Tempo Observadas no dia 10/11/2009.

Análise das Condições de Tempo Observadas no dia 10/11/2009. RELATÓRIO PREPARADO PELO CPTEC A PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Análise das Condições de Tempo Observadas no dia 10/11/2009. RESUMO Este relatório descreve as condições meteorológicas observadas durante

Leia mais

II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação

II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação Evolução da poluição atmosférica na Regional Petrovale, município de Betim, MG e sua relação com o Sistema de Classificação de Qualidade do Ar da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM). Fernanda Raggi

Leia mais

Modelagem da Distribuição Espacial e da Forçante Radiativa Direta das Partículas de Aerossóis de Queimadas na América do Sul

Modelagem da Distribuição Espacial e da Forçante Radiativa Direta das Partículas de Aerossóis de Queimadas na América do Sul Modelagem da Distribuição Espacial e da Forçante Radiativa Direta das Partículas de Aerossóis de Queimadas na América do Sul Nilton Évora do Rosário (UNIFESP) Marcia Yamasoe(USP); Karla Longo (INPE); Saulo

Leia mais

Tempestades severas, tornados e mortes em Buenos Aires. Um evento meteorológico sem precedentes?

Tempestades severas, tornados e mortes em Buenos Aires. Um evento meteorológico sem precedentes? Tempestades severas, tornados e mortes em Buenos Aires. Um evento meteorológico sem precedentes? O dia 4 de abril de 2012 já está marcado na história dos portenhos, quando tormentas severas atingiram o

Leia mais

Comparação de perfis verticais observados e simulados obtidos com o modelo WRF

Comparação de perfis verticais observados e simulados obtidos com o modelo WRF Comparação de perfis verticais observados e simulados obtidos com o modelo WRF Juliana Resende Silva¹; Aline Macedo Oliveira²; Roseli Gueths Gomes³ ¹²³ Departamento de Meteorologia Faculdade de Meteorologia

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS - INCLINE

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS - INCLINE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS - INCLINE Tércio Ambrizzi Departamento de Ciências Atmosféricas IAG/USP Coordenador INCLINE Workshop Adaptação climática em megacidades: refletindo sobre

Leia mais

METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA COBERTURA DE NUVENS ATRAVÉS DE IMAGEM DE SATÉLITE

METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA COBERTURA DE NUVENS ATRAVÉS DE IMAGEM DE SATÉLITE METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA COBERTURA DE NUVENS ATRAVÉS DE IMAGEM DE SATÉLITE Alice dos S. MACEDO 1,2, Jefferson G. de SOUZA 1, Fernando R. MARTINS 1, Enio B. PEREIRA 1 ¹CCST/INPE - São José dos Campos

Leia mais

SIMULAÇÕES DO EL-NIÑO 97/98 COM UM MODELO SIMPLES DE EQUAÇÕES PRIMITIVAS

SIMULAÇÕES DO EL-NIÑO 97/98 COM UM MODELO SIMPLES DE EQUAÇÕES PRIMITIVAS SIMULAÇÕES DO EL-NIÑO 97/98 COM UM MODELO SIMPLES DE EQUAÇÕES PRIMITIVAS Adilson W. Gandu Departamento de Ciências Atmosféricas Instituto Astronômico e Geofísico - USP Abstract The tropospheric upper circulation

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IMPACTO NAS CONCENTRAÇÕES DE OZONIO TROPOSFÉRICO DE CENÁRIOS DE EMISSÃO DE GASOLINAS REFORMULADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

AVALIAÇÃO DO IMPACTO NAS CONCENTRAÇÕES DE OZONIO TROPOSFÉRICO DE CENÁRIOS DE EMISSÃO DE GASOLINAS REFORMULADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DO IMPACTO NAS CONCENTRAÇÕES DE OZONIO TROPOSFÉRICO DE CENÁRIOS DE EMISSÃO DE GASOLINAS REFORMULADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Leila Droprinchinski Martins 1 Maria de Fátima Andrade

Leia mais

Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental

Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental 13 Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental Sandra Furlan Nogueira Gustavo Bayma Silva 429 Os satélites e seus sensores podem auxiliar em temáticas relativas às mudanças climáticas? Sim. Imagens orbitais

Leia mais

SENSIBILIDADE DO MODELO BRAMS PARA RODADAS MENSAIS E DIÁRIAS PARA A ESTIMATIVA DO VENTO

SENSIBILIDADE DO MODELO BRAMS PARA RODADAS MENSAIS E DIÁRIAS PARA A ESTIMATIVA DO VENTO SENSIBILIDADE DO MODELO BRAMS PARA RODADAS MENSAIS E DIÁRIAS PARA A ESTIMATIVA DO VENTO Lucía I. Chipponelli Pinto 1,2, Fernando R. Martins 1, Enio B. Perreira 1 1 CCST/INPE, São Jose dos Campos - São

Leia mais

Atmosférica, São Paulo - SP, Universidade Estadual do Rio de Janeiro Resende - RJ

Atmosférica, São Paulo - SP, Universidade Estadual do Rio de Janeiro Resende - RJ Compostos Orgânicos Voláteis: Principais Precursores de Ozônio na Região Metropolitana de São Paulo Débora Souza ALVIM 1, Luciana Vanni GATTI 1, Carlos Eduardo R. de SOUZA 1, João Paulo ORLANDO 1, Sergio

Leia mais

O IMPACTO DAS QUEIMADAS DE CANA DE AÇUCAR NA QUALIDADE DE AR NA REGIÃO DE OURINHOS, SP. Campanha Piloto para Agosto de 2010

O IMPACTO DAS QUEIMADAS DE CANA DE AÇUCAR NA QUALIDADE DE AR NA REGIÃO DE OURINHOS, SP. Campanha Piloto para Agosto de 2010 O IMPACTO DAS QUEIMADAS DE CANA DE AÇUCAR NA QUALIDADE DE AR NA REGIÃO DE OURINHOS, SP. Campanha Piloto para Agosto de 2010 1. INTRODUÇÃO Ourinhos é uma das maiores regiões de plantação de cana de açúcar

Leia mais

ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E MENSURAÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA DE ORIGEM VEICULAR NO MUNICÍPIO DO NATAL RN

ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E MENSURAÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA DE ORIGEM VEICULAR NO MUNICÍPIO DO NATAL RN ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E MENSURAÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA DE ORIGEM VEICULAR NO MUNICÍPIO DO NATAL RN J. L. TAVARES 1 ; A.G. FERREIRA 2, FERNANDES, S. F. e W. M. A. COSTA E-mail: jean.tavaresl@ifrn.edu.br

Leia mais

Fernanda Batista Silva 1,4, Edilson Marton 2, Gustavo Bodstein 3, Karla Longo 1

Fernanda Batista Silva 1,4, Edilson Marton 2, Gustavo Bodstein 3, Karla Longo 1 ESTUDO DE ILHA DE CALOR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: ASPECTOS DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS COM A UTILIZAÇÃO DO MODELO ATMOSFÉRICO BRAMS ACOPLADO AO ESQUEMA DE ÁREA URBANA Fernanda Batista Silva

Leia mais

ANÁLISE DA PASSAGEM DE UMA FRENTRE FRIA NA REGIÃO SUL DO PAÍS NOS DIAS DE JULHO DE 2006, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO

ANÁLISE DA PASSAGEM DE UMA FRENTRE FRIA NA REGIÃO SUL DO PAÍS NOS DIAS DE JULHO DE 2006, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO ANÁLISE DA PASSAGEM DE UMA FRENTRE FRIA NA REGIÃO SUL DO PAÍS NOS DIAS 08-10 DE JULHO DE 2006, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO Aline Schneider Falck 1, Paulo Roberto Pelufo Foster 2 RESUMO - Este trabalho

Leia mais

1 Universidade do Estado do Amazonas/Escola Superior de Tecnologia (UEA/EST)

1 Universidade do Estado do Amazonas/Escola Superior de Tecnologia (UEA/EST) SIMULAÇÃO DE UM CASO DE EVENTO EXTREMO DE CHUVA NA CIDADE DE MANAUS-AM COM O MODELO WRF: O CASO 17 DE FEVEREIRO DE 2011 Adriane Lima Brito¹ José Augusto Paixão Veiga 1 André Ferreira Aranha 1 1 Universidade

Leia mais

ESTUDO DE CASO DE ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS OBTIDOS A PARTIR DO ESPECTROFOTÔMETRO BREWER EM SÃO PAULO CAMPANHA OUTONO 2006

ESTUDO DE CASO DE ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS OBTIDOS A PARTIR DO ESPECTROFOTÔMETRO BREWER EM SÃO PAULO CAMPANHA OUTONO 2006 ESTUDO DE CASO DE ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSÓIS OBTIDOS A PARTIR DO ESPECTROFOTÔMETRO BREWER EM SÃO PAULO CAMPANHA OUTONO 2006 Samara Carbone 1, Adalgiza Fornaro 1, Maria de Fátima Andrade 1, Neusa Paes

Leia mais

3. DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS

3. DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS 3.1 Introdução: - Modelos de dispersão de poluentes; 3.2 Modelos de Dispersão: - Representação Matemática dos processos de transporte e difusão que ocorrem na atmosfera; - Simulação da realidade; - Prognosticar

Leia mais

Recursos Atmosfericos

Recursos Atmosfericos Recursos Atmosfericos Professor: Neyval Costa Reis Jr. Departamento de Engenharia Ambiental Centro Tecnológico UFES Programa Detalhado Atmosfera Camadas Constituintes Balanço de energia Ventos na atmosfera

Leia mais

o TRANSPORTE DO S02 NA CIDADE UNIVERSITARIA.

o TRANSPORTE DO S02 NA CIDADE UNIVERSITARIA. 885 o TRANSPORTE DO S02 NA CIDADE UNIVERSITARIA. Maria de Fátima Andrade* e Celso Orsini# *Departamento de Ciências Atmosféricas - Caixa Postal 9638, CEP 01050 #Grupo de Estudos de Poluição do Ar - Instituto

Leia mais

Relatório de Pesquisa de Mestrado

Relatório de Pesquisa de Mestrado Relatório de Pesquisa de Mestrado Ajuste topográfico do campo do vento na CLP da região da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz (EACF) Mariana FadigattiPicolo Orientadora: Profª. Dra. Jacyra

Leia mais

Emissão de gases poluentes com a queima de casca de café

Emissão de gases poluentes com a queima de casca de café Emissão de gases poluentes com a queima de casca de café J. E. F. CIESLINSKI 1, M. A. M. COSTA 2, J. J. P. MELO 3, F. A. FILHO 4 1 Professora Doutora - UNESP Campus de Itapeva - Engenharia Industrial Madeireira

Leia mais

Identificação de entrada de plumas de queimada e principais áreas afetadas na região Sul do Brasil

Identificação de entrada de plumas de queimada e principais áreas afetadas na região Sul do Brasil Artigo Original DOI:10.5902/2179460X12806 Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36 n. 2 mai-ago. 2014, p. 241 249 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM ISSN impressa: 0100-8307 ISSN on-line:

Leia mais

Study of Dispersion of Carbon Monoxide emitted by biomass burning in the Amazon on August 19, 2010 based on WRF-CHEM simulation And Remote Sensing.

Study of Dispersion of Carbon Monoxide emitted by biomass burning in the Amazon on August 19, 2010 based on WRF-CHEM simulation And Remote Sensing. Artigo Original DOI:10.5902/2179460X16230 Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37 Ed. Especial SIC, 2015, p. 144 152 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM ISSN impressa: 0100-8307 ISSN on-line:

Leia mais

Avaliação preliminar de um downscaling dinâmico para estimativa dos recursos eólicos em regiões litorâneas do Ceará

Avaliação preliminar de um downscaling dinâmico para estimativa dos recursos eólicos em regiões litorâneas do Ceará Avaliação preliminar de um downscaling dinâmico para estimativa dos recursos eólicos em regiões litorâneas do Ceará Emerson Mariano da Silva 1,2, Luiz Martins de Araújo Júnior 1,2, Bruno Pires Sombra 1,2,

Leia mais

SAZONALIDADE DO CONFORTO TÉRMICO NA ILHA DO MARAJÓ PA

SAZONALIDADE DO CONFORTO TÉRMICO NA ILHA DO MARAJÓ PA SAZONALIDADE DO CONFORTO TÉRMICO NA ILHA DO MARAJÓ PA Priscilla Nascimento Barreto¹; Antonio Carlos Lôla da Costa¹;Selma Maria Castro de Menezes¹;Hildo Jiuseppe Garcia Caldas Nunes¹;Heloisa Márcia dos

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL PARA ANOS DE EL NIÑO NA AMÉRICA DO SUL ATRAVÉS DO MODELO ETAHADCM40KM (Cenários presentes e projeções futuras) DANIELA CARNEIRO RODRIGUES 1, NICOLE COSTA

Leia mais

ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE VENDAVAIS NO RIO GRANDE DO SUL Elisângela Finotti¹, *, Daniel Caetano Santos² 1 Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Maria *lizfinotti@gmail.com RESUMO O objetivo

Leia mais

Classificação Termodinâmica das Radiossondagens em Belém durante o experimento BARCA

Classificação Termodinâmica das Radiossondagens em Belém durante o experimento BARCA Classificação Termodinâmica das Radiossondagens em Belém durante o experimento BARCA ¹Thiago Melo Souza, ² Fabrício Martins Silva, ³Maria Aurora Santos da Mota ¹Bolsista PIBIC Universidade Federal do Pará,

Leia mais

A PRELIMINARY EVALUATION OF THE DYNAMIC CONTROL OF GLOBAL TELECONNECTION PATTERNS

A PRELIMINARY EVALUATION OF THE DYNAMIC CONTROL OF GLOBAL TELECONNECTION PATTERNS UMA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO CONTROLE DINÂMICO DOS PADRÕES GLOBAIS DE TELECONEXÃO Isimar de A. Santos 1 isimar@acd.ufrj.br Michelle S. Reboita 2 mireboita@gmail.com Nilo José do Nascimento Franco 1 nilo_jose@hotmail.com

Leia mais

Dados Modelo ETA (INPE) Espaçamento de 40Km de 12 em 12 horas com 32 níveis na vertical. Corta-se a grade de estudo

Dados Modelo ETA (INPE) Espaçamento de 40Km de 12 em 12 horas com 32 níveis na vertical. Corta-se a grade de estudo 30 Dados Modelo ETA (INPE) Espaçamento de 40Km de 12 em 12 horas com 32 níveis na vertical Corta-se a grade de estudo São Gerados os Arquivos de inicialização do RAMS (DP s) Pré-Processamento Makesfc (solo,

Leia mais

POLUIÇÃO AMBIENTAL II (LOB1211) Aula 1. Meio Atmosférico

POLUIÇÃO AMBIENTAL II (LOB1211) Aula 1. Meio Atmosférico POLUIÇÃO AMBIENTAL II (LOB1211) Aula 1 Meio Atmosférico PARTE I QUÍMICA DA ATMOSFERA Brasil-2018 https://www.airvisual.com/earth Brasil -2016 EUA-2018 https://www.airvisual.com/earth Brasil

Leia mais

MONITORAMENTO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL (ZCIT) ATRAVÉS DE DADOS DE TEMPERATURA DE BRILHO (TB) E RADIAÇÃO DE ONDA LONGA (ROL)

MONITORAMENTO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL (ZCIT) ATRAVÉS DE DADOS DE TEMPERATURA DE BRILHO (TB) E RADIAÇÃO DE ONDA LONGA (ROL) MONITORAMENTO DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL (ZCIT) ATRAVÉS DE DADOS DE TEMPERATURA DE BRILHO (TB) E RADIAÇÃO DE ONDA LONGA (ROL) David Mendes, Cristopher A. C. Castro, Hélio Camargo Jr., Marcos

Leia mais

EXPERIMENTO DE LARGA ESCALA DA BIOSFERA-ATMOSFERA NA AMAZÔNIA

EXPERIMENTO DE LARGA ESCALA DA BIOSFERA-ATMOSFERA NA AMAZÔNIA Objetivo subjacente do LBA: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA, através de: - conhecimento ampliado; - qualificação de pessoal EXPERIMENTO DE LARGA ESCALA DA BIOSFERA-ATMOSFERA NA

Leia mais

UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO. Conteúdo

UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO. Conteúdo UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO Conteúdo 4.1 POR QUE A ATMOSFERA E O OCEANO SE MOVEM CONTINUAMENTE?... 2 4.2 BALANÇO DE CALOR DO OCEANO E ATMOSFERA... 4 4.3 BALANÇO DE

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

INVESTIGAÇÃO DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO INVESTIGAÇÃO DAS CIRCULAÇÕES LOCAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Carine Malagolini Gama 1,3, Amauri Pereira de OLIVEIRA 1 1 IAG/USP São Paulo, SP; 2 carine_gama@hotmail.com RESUMO: Estudos observacionais

Leia mais

TESTE PRÁTICO (TP-3) UM PERÍODO DE POLUIÇÃO NA EUROPA OCIDENTAL

TESTE PRÁTICO (TP-3) UM PERÍODO DE POLUIÇÃO NA EUROPA OCIDENTAL TESTE PRÁTICO (TP-3) UM PERÍODO DE POLUIÇÃO NA EUROPA OCIDENTAL Na década passada os problemas de saúde pública (doenças crónicas, alergias) relacionadas com a qualidade do ar se multiplicaram. A Organização

Leia mais

RELATÓRIO PREPARADO PELO ELAT A PEDIDO DO MINITÉRIO PÚBLICO RESUMO

RELATÓRIO PREPARADO PELO ELAT A PEDIDO DO MINITÉRIO PÚBLICO RESUMO RELATÓRIO PREPARADO PELO ELAT A PEDIDO DO MINITÉRIO PÚBLICO Incidência de descargas atmosféricas associadas à interrupção de suprimento de energia elétrica ocorrida no dia 10/11/2009 na região do sistema

Leia mais

Estudo da Evolução Temporal dos Aerossóis em Cuiabá MT

Estudo da Evolução Temporal dos Aerossóis em Cuiabá MT Estudo da Evolução Temporal dos Aerossóis em Cuiabá MT Franciele Bonfiglio Santanna 1, Paulo H. Z. de Arruda 1, Guilherme Barros Seixas 1, Flair José Carrilho 1, André F. Z. de Arruda 1, Eduardo H. Z.

Leia mais

Título: Determinação das Concentrações de Sulfatos e Nitratos Particulados na Cidade do Rio Grande-RS, Brasil, a Partir de Sensores Remotos

Título: Determinação das Concentrações de Sulfatos e Nitratos Particulados na Cidade do Rio Grande-RS, Brasil, a Partir de Sensores Remotos Título: Determinação das Concentrações de Sulfatos e Nitratos Particulados na Cidade do Rio Grande-RS, Brasil, a Partir de Sensores Remotos Autores: Miguel G. Albuquerque ( ¹ ),Jean MA Espinoza ( ¹ ),Silvia

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA ALTURA DA CAMADA LIMITE PLANETÁRIA EM CASOS DE TRANSIÇÃO DE CONVECÇÃO RASA PARA PROFUNDA DURANTE O EXPERIMENTO GOAMAZON

DETERMINAÇÃO DA ALTURA DA CAMADA LIMITE PLANETÁRIA EM CASOS DE TRANSIÇÃO DE CONVECÇÃO RASA PARA PROFUNDA DURANTE O EXPERIMENTO GOAMAZON DETERMINAÇÃO DA ALTURA DA CAMADA LIMITE PLANETÁRIA EM CASOS DE TRANSIÇÃO DE CONVECÇÃO RASA PARA PROFUNDA DURANTE O EXPERIMENTO GOAMAZON 2014/15 Alice Henkes 1, Rayonil Gomes Carneiro 1 e Gilberto Fisch

Leia mais

ALGORITMO AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS UTILIZANDO DADOS MODIS: RESULTADOS PRELIMINARES

ALGORITMO AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS UTILIZANDO DADOS MODIS: RESULTADOS PRELIMINARES ALGORITMO AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS UTILIZANDO DADOS MODIS: RESULTADOS PRELIMINARES Renata Libonati 1,2, Alberto W. Setzer 1, Fabiano Morelli 1, Carlos DaCamara 3, Teresa Calado 3 1 CPTEC/INPE

Leia mais

ANÁLISE DAS CONCENTRAÇÕES DE OZÔNIO EM SUPERFÍCIE E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM DADOS DE ALTURA DA CAMADA LIMITE OBTIDA ATRAVÉS DO SODAR DOPPLER

ANÁLISE DAS CONCENTRAÇÕES DE OZÔNIO EM SUPERFÍCIE E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM DADOS DE ALTURA DA CAMADA LIMITE OBTIDA ATRAVÉS DO SODAR DOPPLER ANÁLISE DAS CONCENTRAÇÕES DE OZÔNIO EM SUPERFÍCIE E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM DADOS DE ALTURA DA CAMADA LIMITE OBTIDA ATRAVÉS DO SODAR DOPPLER Edmilson Dias de Freitas, Maria de Fátima Andrade e Pedro Leite

Leia mais

MEDIÇÕES IN SITU DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 EM UM RESERVATÓRIO TROPICAL USANDO LI-7500A E UMA BOIA METEOROLÓGICA. Doutorando em Clima e Ambiente INPA/UEA

MEDIÇÕES IN SITU DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 EM UM RESERVATÓRIO TROPICAL USANDO LI-7500A E UMA BOIA METEOROLÓGICA. Doutorando em Clima e Ambiente INPA/UEA MEDIÇÕES IN SITU DA CONCENTRAÇÃO DE CO2 EM UM RESERVATÓRIO TROPICAL USANDO LI-7500A E UMA BOIA METEOROLÓGICA Roseilson do Vale 1, Raoni Santana 1, Júlio Tota 2, Newton Lima 1 1 Doutorando em Clima e Ambiente

Leia mais

Acoplamento do JULES ao BRAMS Demerval S. Moreira Saulo R. Freitas

Acoplamento do JULES ao BRAMS Demerval S. Moreira Saulo R. Freitas Acoplamento do JULES ao BRAMS Demerval S. Moreira Saulo R. Freitas Março/2016 O Modelo JULES 2 O Modelo JULES O modelo JULES atualmente é estado-da-arte em termos de representações dos processos de superfície;

Leia mais

PERFIL VERTICAL DO VENTO NA BAIXA ATMOSFERA NA ILHA DO MARAJO-PA. Elizabeth Diane de Jesus Reuter Júlia Clarinda Paiva Cohen

PERFIL VERTICAL DO VENTO NA BAIXA ATMOSFERA NA ILHA DO MARAJO-PA. Elizabeth Diane de Jesus Reuter Júlia Clarinda Paiva Cohen PERFIL VERTICAL DO VENTO NA BAIXA ATMOSFERA NA ILHA DO MARAJO-PA. Elizabeth Diane de Jesus Reuter Júlia Clarinda Paiva Cohen Departamento de Meteorologia Centro de Geociências Universidade Federal do Pará

Leia mais

Naiara Hupfer 1,3 ; Lucas Vaz Peres 2,3 ; Damaris K. Pinheiro 3 ; Nelson Jorge Schuch 1 ; Neusa Maria Paes Lemes 4

Naiara Hupfer 1,3 ; Lucas Vaz Peres 2,3 ; Damaris K. Pinheiro 3 ; Nelson Jorge Schuch 1 ; Neusa Maria Paes Lemes 4 Comportamento da Radiação Ultravioleta em Decorrência do Efeito Secundário do Buraco de Ozônio Antártico sobre o Sul do Brasil no dia 29/09/2005 Naiara Hupfer 1,3 ; Lucas Vaz Peres 2,3 ; Damaris K. Pinheiro

Leia mais