Introdução PP Unisalesiano. Aula 11: Meios de comunicação e veículos de comunicação: definições e funções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução PP Unisalesiano. Aula 11: Meios de comunicação e veículos de comunicação: definições e funções"

Transcrição

1 Introdução PP Unisalesiano Aula 11: Meios de comunicação e veículos de comunicação: definições e funções

2 Meios e veículos Meio de comunicação: um conjunto de empresas que utiliza uma plataforma tecnológica comum (televisão, internet, jornal, rádio,cinema) para oferecer acesso a conteúdos audiovisuais diversos, através de um dispositivo, para levar uma mensagem publicitária do anunciante ao consumidor. Veículo de comunicação: uma instituição ou empresa específica dentro de um conjunto de um meio (LUPETTI, 2003) onde serão veiculadas as campanhas publicitárias e conteúdo. De acordo com Armando Santanna, todo veículo apresenta vantagens e limitações. O melhor veículo é uma combinação de todos (convergência das mídias). Para um uso eficiente, é preciso conhecer as características e saber selecionar aqueles que se adaptam à natureza da mensagem, sempre buscando uma boa cobertura. No Brasil, a tv é o meio que tem maior participação no bolo publicitário. O melhor veículo para uma campanha é aquele que atinge o maior número de consumidores, do modo mais impressivo, mais rapidamente e ao menor preço.

3 Características Existem veículos com enormes audiências e outros segmentados e dirigidos a públicos específicos e segmentados, aficionados; Há veículos com receita totalmente da propaganda e outros cuja receita, em parte, é proveniente da venda de exemplares (jornais, revistas) e tickets (cinema) aos consumidores além do suporte da publicidade; Também na internet, algumas plataformas mistas somam receitas da publicidade e de conteúdo pago (assinantes, venda avulsa); Há veículos com a veiculação limitada de publicidade, como as rádios e tvs educativas (SAMPAIO).

4 Um ponto importante na seleção de mídia é a relação da audiência com o veículo. Desde a relação fria de um transeunte com um outdoor, até o leitor que espera a revista, ou o espectador, por seu programa preferido na tv aberta ou ainda, o consumidor que busca informações para compra na internet (SAMPAIO)

5 Quanto mais próximo estiver o veículo da sua audiência e quanto mais adequada for a mensagem `as características do veículo, mais eficiente será a publicidade (SAMPAIO)

6

7 ¹Grandes portais como UOL, Globo, ig, Terra e as empresas de internet Google, FB e Twitter não foram auditados

8 Características de alguns meios: Tv: grande capacidade de cobertura a curto prazo. Eficiente mídia de caráter nacional, regional e local para a veiculação de filmes publicitários, merchandising e product placement. Segmentação de públicos em canais da tv por assinatura (NET, Sky, Vivo, Claro). Revistas: o maior destaque deste meio de comunicação é a identificação do leitor com a revista. Normalmente é lida mais de uma vez e por mais de uma pessoa (a audiência é superior à circulação). A diversidade de títulos segmentados é uma possibilidade de trabalhar públicos-alvo específicos. Os jornais econômicos (como o Valor Econômico, ed. Globo), populares e esportivos são bem-sucedidos. Outro movimento é o da expansão dos gratuitos. Os maiores pagos do país: Super Notícia (O Tempo), O Globo, Folha de São Paulo, O Estado de S.Paulo, Daqui (GO), Zero Hora, Diário Gaúcho, Extra, Correio do Povo (RS), Meia Hora (ANJ, 2015). Todos com presença on-line.

9 OOH (out of home) e DOOH (digital): atinge rapidamente a população (impacto) e tem tempo máximo de duas semanas. Painéis eletrônicos digitais, laterais e parte traseira externa de ônibus, parte externa dos vagões de metrô, painéis em estádios, videowall (projeção em edifícios). Nos pontos de venda Listas e guias: mídia de caráter diretivo (consumidor decidido a comprar) em versão digital e impressa. Caráter indutivo (estimula o consumo).

10 Kantar Ibope: crescimento da Tv por assinatura

11 A interação com os veículos A interação da agência com os veículos é de responsabilidade do departamento de mídia de cada agência, que define a duração e frequência além do alcance da campanha nos veículos (TV aberta e por assinatura, internet, jornal, revista, rádio, mídias sociais, cinema) em determinadas regiões geográficas do país ou concentradas em uma única cidade, área (OOH). Durante o planejamento da campanha são definidos os veículos para a exibição. Também é o momento de definir a estratégia de veiculação (cross media, privilegiando a tv, ou as mídias sociais?) sempre em adequação ao orçamento previsto. Nos veículos de comunicação, os contatos, gerentes e diretores comerciais e de publicidade são a interface com a agência de publicidade e o anunciante.

12 A Globo é o 14º grupo de mídia do mundo (Zenith Optimedia). No Brasil a principal problemática dos grupos de comunicação é o crescente endividamento e a perda de audiência principalmente da geração de nativos digitais, com a fragmentação da audiência e a disrupção no mercado jornalístico além do crescimento de novas formas de jornalismo on-line e TV on demand (fenômeno You Tubers, Netflix). O Alphabet é o maior grupo do mundo, seguido de Walt Disney, Comcast (Tv a cabo, internet, telefonia), 21st Century Fox e Facebook.

13 Os setores que mais investiram nos meios de comunicação (IBOPE KANTAR< 2017)

14 (Observacom.org)

15 Nova ecologia dos meios e concentração nos meios A convergência das mídias e a criação dos novos players e o crescimento das empresas globais de mídia altera a ecologia dos meios de comunicação com a concentração da publicidade em mídias das plataformas Google e FB, criando novas formas de consumo de conteúdo fragmentado. O mercado brasileiro é um dos maiores do mundo: em 2014, o Brasil era o sexto maior mercado publicitário mundial, superado pelos EUA, China, Japão, Alemanha e Reino Unidos (M&M, 2014). A esperada democratização na televisão digital não aconteceu em grande parte dos países da América Central e no México. Apenas tem ocorrido a consolidação dos grandes grupos com o fortalecimento de presenças locais e a expansão dos grupos internacionais no segmento de TV por assinatura (OBSERVACOM.ORG)

16 Mercados regionais (Lins) Jornal Debate: circulação 3a e 5a feira (21 anos no mercado) Jornal Tribuna de Lins: tiragem exemplares (sábado) CityNews (quarta-feira e sábado): Guaiçara, Lins, Sabino e Promissão Jornal A Cidade: exemplares (sábado), Promissão Revista Comunica (gratuita) Revista Mais Magazine! (Caras?): público de alto poder aquisitivo e formador de opinião, gratuita Greco Mag: mensal exemplares (gratuita) Rádio Regência Lins Rádio Regional Esperança Rádio Alvorada (cobertura hab). Público A, B e C (insuficiente para identificação do público-alvo) Rádio Cidade Rádio Band FM: Promissão (12 anos no mercado, abrangência em mapa) J. Serafin Show ( seguiradores)

17 (Bauru) Jornal da Cidade (diário) Rádio Auriverde Rádio 96,9 FM Rádio 94,5 FM Rádio Unesp TVTEM TV Unesp (conteúdo não comercial, espaço para reportagens diferenciadas, publicidade institucional) TV TEM TV Record TV Prevê Portal G1 (Bauru, Marília) Site Social Bauru (posts pagos, eventos, site) Site Vivendo Bauru

18 (Pirajuí) Jornal Gazeta de Pirajuí (semanal. Circulação: Pirajuí, Balbinos, Reginópolis, Pongaí, Uru, Presidente Alves, Avaí, Iacanga, Arealva, Piratininga e Jacuba) Jornal O Alfinete (on-line mantendo a linha de oposição com o objetivo para a solução dos problemas locais ). Banners clicáveis (FB, site ou janela para o próprio Alfinete) Site Pirajui.net (sem atualização de notícias para a região). Transição para banners clicáveis Rádio Pirajuí em migração para FM Rádio FM Jornal.

19 (Marília) Jornal da Manhã (não atualiza FB, sem informações sobre o jornal, circulação) Site Marília Notícias (55 mil visitas diárias e 80 mil curtidas no FB) em três anos (conteúdo próprio e do Estadão) Site Giro Marília (conteúdo pluralista) Visão Notícias (destaca a agilidade no jornalismo on-line): site, FB, Twitter, Instagram (5 anos) O Dia (circulação diária em Marília, Oriente, Pompéia, Quintana, Queiroz, Ocauçu, Alvinlândia, Lupércio, Garça, Gália e Vera Cruz) TVTEM Marília Rádio ItaipuFM Marília FM (site clicável para FB ou site do anunciante) JovemPan FM Marília

20 Migração das rádios AM para FM A frequência modulada (FM) possui melhor qualidade na comparação com a frequência modulação em amplitude (AM) que tem longo alcance e também sofrem mais interferências eletromagnéticas. Não é obrigatória a migração mas as rádios AM deverão ter potência mínima de mil watts. Há 1,7 mil rádios AM no país e mais de 70% decidiram migrar de AM para FM (

21 Tendências Crescimento exponencial da publicidade mobile Integração, migração e convergência da mídia off line e on line Novas mídias digitais (TV digitais, coletivos jornalísticos, start ups de jornalismo e entretenimento) Consumo on demand e on line

Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016

Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016 Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016 A FORÇA DA ZERO HORA: somos relevantes! LOCALISMO. Buscamos o que é daqui. Zero Hora é o jornal mais lido do Brasil em pequenas cidades,

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2017

conversa afiada mídia-kit V2.2017 conversa afiada mídia-kit V2.2017 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V3.2017

conversa afiada mídia-kit V3.2017 conversa afiada mídia-kit V3.2017 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2006 nasce Conversa Afiada como um blog no Uol 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários

Leia mais

INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA

INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA Plataforma de mídia exterior com melhor formato comercial engajando os consumidores com as marcas nas ruas BELO HORIZONTE Através da parceria com a Frontti,

Leia mais

Penetração dos Meios. A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 59% dos brasileiros. 96%

Penetração dos Meios. A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 59% dos brasileiros. 96% MÍDIA KIT Penetração dos Meios A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 59% dos brasileiros. 96% 73% 59% TV Aberta - 7 dias Rádio AM/FM - 7 dias Internet - 7 dias TV Paga - 7 dias

Leia mais

MÍDIA KIT - O SUL. Validade: Abril/2017 a Setembro/2017

MÍDIA KIT - O SUL. Validade: Abril/2017 a Setembro/2017 MÍDIA KIT - O SUL Validade: Abril/2017 a Setembro/2017 O Sul Mídia Kit O Sul é o portal de notícias da Rede Pampa de Comunicação, empresa com 50 anos de atividade com sede em Porto Alegre, Rio Grande do

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

Publicidade em Mídias digitais Out-of-Home

Publicidade em Mídias digitais Out-of-Home Publicidade em Mídias digitais Out-of-Home O que é Digital Out-of-Home- DOOH? Em linhas gerais, as mídias digitais Out-of- Home, também conhecidas como Digital Signage, podem ser definidas como um conjunto

Leia mais

APRESENTAÇÃO - O SUL. Validade: Abril/2017 a Setembro/2017

APRESENTAÇÃO - O SUL. Validade: Abril/2017 a Setembro/2017 APRESENTAÇÃO - O SUL Validade: Abril/2017 a Setembro/2017 O Sul Mídia Kit O Sul é o portal de notícias da Rede Pampa de Comunicação, empresa com 50 anos de atividade com sede em Porto Alegre, Rio Grande

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16 O PROGRAMA Um jornal ágil e dinâmico que traz, logo cedo, tudo o que acontece no Brasil e no mundo para o telespectador começar o dia muito bem informado. Apresentado

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2016

conversa afiada mídia-kit V2.2016 conversa afiada mídia-kit V2.2016 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

Penetração dos Meios. A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 56% dos brasileiros. 56% Fonte: Target Group Index

Penetração dos Meios. A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 56% dos brasileiros. 56% Fonte: Target Group Index MÍDIA KIT Penetração dos Meios A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 56% dos brasileiros. 96% 74% 56% TV Aberta - 7 dias Rádio AM/FM - 7 dias Internet - 7 dias TV Paga - 7 dias

Leia mais

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016 Sistema Brasileiro de Televisão Atualizado em junho/2016 Dados do Mercado de OTT e VOD no Brasil Tamanho de Mercado Outros México Brasil Argentina Netflix Claro Vídeo Vivendi NetMovies DirecTV Outros

Leia mais

MEDIA KIT. Valores e Formatos Válidos para Abril/Maio de 2016

MEDIA KIT. Valores e Formatos Válidos para Abril/Maio de 2016 MEDIA KIT Valores e Formatos Válidos para Abril/Maio de 2016 1 ÍNDICE O SITE 3 RESPONSIVIDADE 4 FORMATOS E PREÇOS 5 Fullbanner Cabeçalho 6 Banner Barra Lateral 7 Fullbanner Corpo da Home 8 Fullbanner Posts

Leia mais

o Gastronomia o Decoração o Life Style o Dicas de atividades físicas o Esportes radicais o Moda e beleza

o Gastronomia o Decoração o Life Style o Dicas de atividades físicas o Esportes radicais o Moda e beleza Exibição: Segunda a Sexta, às 16h30 Reexibição: Segunda a Sexta, às 08h30 Bate-papo com especialistas das mais diversas áreas, quadros com curiosidades, deliciosas e saudáveis receitas, combinando INFORMAÇÃO

Leia mais

Audiência. Conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação.

Audiência. Conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação. Audiência Conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação. Pode ser subdividida em: Audiência Acumulada oma das pessoas atingidas

Leia mais

JORNAL O JORNAL 100% NOSSO

JORNAL O JORNAL 100% NOSSO JORNAL O JORNAL 100% NOSSO Um grande JORNAL para uma O Jornal Bom Dia é o maior veículo de mídia impressa de Erechim e de toda a Região do Alto Uruguai, com circulação diária de 17 mil exemplares em mais

Leia mais

spjornal jornal carrão jornal jornal tatuapé formosa de vila de vila

spjornal jornal carrão jornal jornal tatuapé formosa de vila de vila spjornal jornal de vila jornal de vila carrão formosa 2018 jornal do tatuapé SOBRE NÓS O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes.

Leia mais

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit Inovação Publicidade Entretenimento Opinião Mídia Kit - 2016 Apresentação O Geek Publicitário nasceu em 2013, quando eu estava no último ano da faculdade e acreditei que tinha algo diferente e relevante

Leia mais

SOBRE NÓS. O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de. São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes.

SOBRE NÓS. O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de. São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. SOBRE NÓS O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. A publicação pertence ao Grupo Raiz que também edita os títulos impressos

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

Manual definitivo das Mídias Offline

Manual definitivo das Mídias Offline Manual definitivo das Mídias Offline A publicidade como conhecemos e como se popularizou no mercado, tem passado por constantes mudanças e inovações. Com o auxílio da tecnologia, as mídias, tanto online

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 O PROGRAMA A informação em tempo real, direta e ao vivo. Apresentado por Reinaldo Gottino na edição da tarde, o Balanço Geral é um jornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2018 a ANEPAC comemora 22 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

CANNES LIONS. Data: 17 a 21/06/2019

CANNES LIONS. Data: 17 a 21/06/2019 Projeto CANNES 2019 CANNES LIONS CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento que busca

Leia mais

Assessoria de Imprensa. Principais Resultados

Assessoria de Imprensa. Principais Resultados Assessoria de Imprensa Principais Resultados - 2018 ATIVIDADES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA ASSESSORIA DE IMPRENSA Os resultados na mídia mostram que seis dias foram suficientes para comprovar a qualidade

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUT/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUT/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUT/16 O PROGRAMA De segunda a sexta, Marcelo Rezende, um dos maiores jornalistas investigativos e irreverentes do país, apresenta o telejornal Cidade Alerta. Aos sábados, Luiz

Leia mais

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR APRESENTAÇÃO Nos últimos anos as séries de TV têm se tornado um verdadeiro fenômeno. Com público cada vez maior e crescentes lançamentos de

Leia mais

Mídia Kit2019

Mídia Kit2019 Mídia Kit2019 JA JA7 WWW.JA7.COM.BR Mídia Kit Jornal JA7 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média 8h56m por dia navegando. 49% dos brasileiros

Leia mais

Departamento de Marketing e Pesquisa

Departamento de Marketing e Pesquisa 2017 Departamento de Marketing e Pesquisa PORQUE ANUNCIAR EM RÁDIO: LINGUAGEM CLARA AGILIDADE COM A INFORMAÇÃO ATINGE LOCAIS ONDE OUTRAS MÍDIAS NÃO ALCANÇAM MAIOR INTERAÇÃO COM O PÚBLICO O Rádio é o meio

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o projeto realiza

Leia mais

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário.

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. INSTITUCIONAL 2018 O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. Desde 2002, o DCI faz parte das empresas de comunicação do GRUPO

Leia mais

A MTV. Assinantes: Potencial de impactar mais de 40MM pessoas Estimativa Viacom com base em 3.2 pessoas/domicílio.

A MTV. Assinantes: Potencial de impactar mais de 40MM pessoas Estimativa Viacom com base em 3.2 pessoas/domicílio. A MTV Assinantes: + 12.600.000 POTENCIAL DE IMPACTO Potencial de impactar mais de 40MM pessoas Estimativa Viacom com base em 3.2 pessoas/domicílio. Com base no IBGE CANAIS NET 88/121 ; HD 525/621 SKY -

Leia mais

CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA. 24 de agosto a 1º de setembro. fonte:

CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA. 24 de agosto a 1º de setembro. fonte: CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA 24 de agosto a 1º de setembro fonte: http://www.expointer.rs.gov.br/historia EXPOINTER FEIRA AGROPECUÁRIA DE DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC IMPAR Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o IMPAR vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o

Leia mais

Como anda o mercado de trabalho?

Como anda o mercado de trabalho? ÉTICA E CRÍTICA DA MÍDIA Faculdade de Comunicação e Artes Curso de Jornalismo - Unidade Coração Eucarístico Professor: Andre Stangl Como anda o mercado de trabalho? Washington Post Cenário Financeiro Antes

Leia mais

JORNAL DO COMÉRCIO SITE + RESPONSIVO + REDES SOCIAIS + APP + FLIP. Jornal de economia e negócios do RS. //Público

JORNAL DO COMÉRCIO SITE + RESPONSIVO + REDES SOCIAIS + APP + FLIP. Jornal de economia e negócios do RS. //Público Mídia Kit Digital //Mídia Kit Digital JORNAL DO COMÉRCIO Jornal de economia e negócios do RS O Jornal do Comércio é um veículo diferenciado, que atinge mais de 214 mil leitores diários em todo o Rio Grande

Leia mais

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012 NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012 1 O IBGE MEDE A IMPORTÂNCIA DE TODAS AS EMPRESAS LIGADAS À COMUNICAÇÃO DENTRO DO CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL. 2 3 O IBGE SOMA AS RECEITAS REGISTRADAS EM BALANÇOS

Leia mais

Jornal.

Jornal. O piniãao Goiáas ~ ~ ~ Jornal www.opiniaogoias.com.br MídiaKit 2019 Mídia Kit Jornal Opinião Goiás 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUL/16 O PROGRAMA O programa que é uma lenda na televisão brasileira! Marcos Mion traz o seu bom humor e irreverência aliada a um elenco especial, em quadros que vão fazer

Leia mais

Mídia-kit. spjornal.com.br

Mídia-kit. spjornal.com.br Mídia-kit 2017 spjornal.com.br publicidade@spjornal.com.br SOBRE NÓS O SP Grupo de Jornais circula há 19 anos na zona leste da cidade de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. O

Leia mais

Mídia diferenciada e inovadora. Versão Mobile. 31 anos de circulação. Conteúdo qualificado. Público formador de opinião. Publicação Técnica Mensal

Mídia diferenciada e inovadora. Versão Mobile. 31 anos de circulação. Conteúdo qualificado. Público formador de opinião. Publicação Técnica Mensal Mídia Kit 016 1 Mídia diferenciada e inovadora 31 anos de circulação Publicação Técnica Mensal Conteúdo qualificado Versão Mobile Todo conteúdo publicado na Revista está disponível para tablet e smartfone*,

Leia mais

CANNES LIONS. Data: 18 a 22/06/2018

CANNES LIONS. Data: 18 a 22/06/2018 Projeto CANNES 2018 CANNES LIONS CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento que busca

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16 O PROGRAMA As primeiras notícias do dia podem ser muito boas para você. Com apresentação de Luiz Bacci, O telejornal São Paulo no Ar leva todas as manhãs aos telespectadores

Leia mais

JORNALISMO POPULAR NA ERA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO EXTRA

JORNALISMO POPULAR NA ERA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO EXTRA JORNALISMO POPULAR NA ERA DIGITAL: A EXPERIÊNCIA DO EXTRA Antonio Rocha Filho Mestrando em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP, é professor do curso de Jornalismo da ESPM-SP. Graduado pela Cásper

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - 24/NOV/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - 24/NOV/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - 24/NOV/16 O PROGRAMA Confiável, ágil e moderno, o Jornal da Record traz a notícia apurada para o telespectador. Celso Freitas e Adriana Araújo estão na bancada do telejornal

Leia mais

Conectando você à natação. swimchannel.net

Conectando você à natação. swimchannel.net swimchannel.net A Swim Channel é hoje o maior e principal canal de conteúdo e serviços da natação no Brasil. Nossa missão é profissionalizar o segmento, oferecendo soluções que atendam os praticantes do

Leia mais

Projeto MARCAS CONTROEM NEGÓCIOS

Projeto MARCAS CONTROEM NEGÓCIOS Projeto MARCAS CONTROEM NEGÓCIOS O PROJETO Em 2018 o Meio & Mensagem lançará um inédito Ranking de Marcas Brasileiras mais Valiosas, em parceria com a empresa de consultoria Brand X. Resultado de uma pesquisa

Leia mais

Jornal filiado 2018 MÍDIA KIT

Jornal filiado 2018 MÍDIA KIT Jornal filiado 2018 MÍDIA KIT A REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC) tem a missão de levar a milhares de pessoas a cobertura completa dos acontecimentos do Amazonas e do mundo. Com um jeito diferente de fazer

Leia mais

A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES

A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES ABA Insights 27 de Outubro de 26 CONTEÚDO GERAÇÕES Y Z 2 3 Quem são eles? O que eles pensam sobre publicidade? Como eles evitam a publicidade? 2 GERAÇÕES GERAÇÕES Y Z Gen

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC 2018 Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Em sua 11ª edição, o IMPAR vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o

Leia mais

o reconhecimento das marcas mais lembradas e preferidas das lideranças e dos gestores de negócios no rs.

o reconhecimento das marcas mais lembradas e preferidas das lideranças e dos gestores de negócios no rs. o reconhecimento das marcas mais lembradas e preferidas das lideranças e dos gestores de negócios no rs. marcasdequemdecide.com.br com/marcasdequemdecide MULTICANAIS E MULTIRESULTADOS ÚNICOS PARA SUA MARCA.

Leia mais

PESQUISAMOS TENDÊNCIAS OUSAMOS E INOVAMOS PRODUZIMOS DESENVOLVEMOS SOLUÇÕES PLANEJAMENTO

PESQUISAMOS TENDÊNCIAS OUSAMOS E INOVAMOS PRODUZIMOS DESENVOLVEMOS SOLUÇÕES PLANEJAMENTO MÍDIA KIT PESQUISAMOS TENDÊNCIAS OUSAMOS E INOVAMOS DESENVOLVEMOS SOLUÇÕES PRODUZIMOS PLANEJAMENTO POR QUE MÍDIA OOH? 271% É O CRESCIMENTO DA PUBLICIDADE EM OOH NESSE SEMESTRE*. SEGUNDO MONITOR EVOLUTION,

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018 Confiável, ágil e moderno, o Jornal da Record traz a notícia apurada para o telespectador. Celso Freitas e Adriana Araújo estão na bancada do telejornal que conta

Leia mais

digital ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS.

digital ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. digital ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. Plásticos em Revista Digital PACOTE PLÁSTICOS EM REVISTA* Audiência Anual Visualizações (newsletter

Leia mais

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017 PROJETO ESPECIAL CANNES Janeiro/2017 O Festival CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019 A informação em tempo real, direta e ao vivo. Apresentado por Reinaldo Gottino na edição da tarde, o Balanço Geral é um jornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

O que buscamos 1. Abordaremos desde as últimas discussões em pauta até insights e projetos que procuram mudar a forma de pensar e viver em comunidade.

O que buscamos 1. Abordaremos desde as últimas discussões em pauta até insights e projetos que procuram mudar a forma de pensar e viver em comunidade. O Foco Ambiental é uma editoria inteiramente dedicada ao meio ambiente e às práticas sustentáveis, para trazer ao leitor o que há de mais atual e relevante sobre o tema. Abordaremos desde as últimas discussões

Leia mais

Mídia Kit2019. Ver7

Mídia Kit2019. Ver7 Mídia Kit2019 Ver7 WWW.VER7.COM.BR Mídia Kit Jornal VER7 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média 8h56m por dia navegando. 49% dos brasileiros

Leia mais

MÍDIAS DIGITAIS. + de 120 mil seguidores e 800 mil acessos por mês. Média mensal de 620 mil envolvimentos com as publicações

MÍDIAS DIGITAIS. + de 120 mil seguidores e 800 mil acessos por mês. Média mensal de 620 mil envolvimentos com as publicações MÍDIAS DIGITAIS O Grupo Chapecó de Comunicação realiza um intenso trabalho de informação através de mídias digitais, das quais destacam-se o seu portal de notícias, totalmente responsivo em tablets e smartphones,

Leia mais

TABELA DE 20 PREÇOS 19

TABELA DE 20 PREÇOS 19 TABELA DE PREÇOS 20 19 Seu portal de informação e entretenimento. portal a tarde O Portal A TARDE sempre se destacou pela qualidade do seu conteúdo, pelos colunistas de referência e pelos temas de relevância

Leia mais

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento)

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Se há 20 anos imprensa produzia a mensagem População e empresas recebiam a mensagem Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Imprensa População empresa Quem produz a notícia Imprensa População

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL AGO/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL AGO/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL AGO/16 O PROGRAMA A informação em tempo real, direta e ao vivo Apresentado por Luiz Bacci na edição da manhã, o Balanço Geral é um telejornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

M Í D I A K I T G U I A D E I N F O R M A Ç Õ E S P A R A A N U N C I A N T E S

M Í D I A K I T G U I A D E I N F O R M A Ç Õ E S P A R A A N U N C I A N T E S M Í D I A K I T G U I A D E I N F O R M A Ç Õ E S P A R A A N U N C I A N T E S 2017 P O R Q U E D E V O A N U N C I A R O MEU P R O D U T O O U S E R V I Ç O N O AGORA RIBEIRÃO? POR QUE ANUNCIAR? / O

Leia mais

Projeto desenvolvido para conectar a marca com a audiência Eletromidia, potencializando as oportunidades para o segmento varejista.

Projeto desenvolvido para conectar a marca com a audiência Eletromidia, potencializando as oportunidades para o segmento varejista. Dia dos Pais 2017 Projeto desenvolvido para conectar a marca com a audiência Eletromidia, potencializando as oportunidades para o segmento varejista. Aproveitando uma das melhores datas comerciais do ano,

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018 A informação em tempo real, direta e ao vivo. Apresentado por Reinaldo Gottino na edição da tarde, o Balanço Geral é um jornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

TABELA DE ABRANGÊNCIA

TABELA DE ABRANGÊNCIA TABELA DE ABRANGÊNCIA A Rádio Mega 94 é a 40 anos a primeira no dia a dia dos sul-matogrossenses*. Seu alcance chega a um raio de 200km da Capital, atingindo as cidades de Jaraguari, Bandeirantes, São

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JULHO 2018 Um jornal ágil e dinâmico que traz, logo cedo, tudo o que acontece no Brasil e no mundo para o telespectador começar o dia muito bem informado. Apresentado por Roberta

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL JANEIRO 2019 Um jornal ágil e dinâmico que traz, logo cedo, tudo o que acontece no Brasil e no mundo para o telespectador começar o dia muito bem informado. Apresentado por Carla

Leia mais

Comunhão A revista da família Cristã. Uma publicação

Comunhão A revista da família Cristã. Uma publicação Comunhão A revista da família Cristã Uma publicação ApresentAção: Comunhão é a mais expressiva e frequente publicação do país para o segmento evangélico. Um veículo editorial moderno e formador de opinião

Leia mais

Revista Seguros em Foco - 28 Anos. Anuncie!

Revista Seguros em Foco - 28 Anos. Anuncie! Anuncie! A Seguros em Foco está sempre inovando, buscando oferecer não apenas informação de qualidade e com agilidade, mas também uma nova forma de interação e integração do mercado de seguros. Além de

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUN/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUN/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - JUN/16 O PROGRAMA Apresentado por Lucas Pereira, Mylena Ciribelli, Cláudia Reis e Juliana Rios com participação especial de Fernando Scherer, o Esporte Fantástico é, cada vez

Leia mais

A plataforma digital do Grupo Solar de Comunicação

A plataforma digital do Grupo Solar de Comunicação Midia Kit A plataforma digital do Grupo Solar de Comunicação Com uma visualização de páginas na ordem de 4 milhões por mês, a Tribuna de Minas On Line é uma grande força do Grupo Solar de Comunicação.

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

Jornal da Manhã. Diferenciais. Formato Berliner ( 53,7CM X 40,9 CM ) 100% colorido. Jornal é uma peça única. Reportagens aprofundadas.

Jornal da Manhã. Diferenciais. Formato Berliner ( 53,7CM X 40,9 CM ) 100% colorido. Jornal é uma peça única. Reportagens aprofundadas. 2017 Jornal da Manhã Tradição e modernidade caminham juntas Mais antigo jornal em circulação ininterrupta de Ponta Grossa e região Centro-Sul do Paraná, o JM é um dos veículos que mais se destacam neste

Leia mais

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Enviado por DA REDAÇÃO 10-Jun-2016 PQN - O Portal da Comunicação A receita global do setor de mídia e entretenimento deve

Leia mais

NSC JORNAIS MÍDIA KIT

NSC JORNAIS MÍDIA KIT NSC JORNAIS MÍDIA KIT AGOSTO 2018 Conheça um pouco mais sobre a relevância e credibilidade dos jornais VOCÊ SABIA? O JORNAL É CONFIÁVEL... 63% das pessoas afirmam que os anúncios em jornais têm mais credibilidade

Leia mais

Crescendo em papel e digital: como diferentes mídias podem conviver e se beneficiar umas das outras

Crescendo em papel e digital: como diferentes mídias podem conviver e se beneficiar umas das outras Crescendo em papel e digital: como diferentes mídias podem conviver e se beneficiar umas das outras San$ago, Chile, 25 de abril de 2012 Ricardo Gandour Diretor de Conteúdo ricardo.gandour@grupoestado.com.br

Leia mais

Jornal. Folha de Goiás.

Jornal. Folha de Goiás. Jornal Folha de Goiás www.folhadegoias.info MídiaKit 2019 Mídia Kit Jornal Folha de Goiás 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média 8h56m

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL ABR/18 O PROGRAMA A informação em tempo real, direta e ao vivo. Apresentado por Reinaldo Gottino na edição da tarde, o Balanço Geral é um jornal dinâmico, com notícias e reportagens

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUT/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUT/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUT/16 O PROGRAMA Em formato talk show, Roberto Justus reúne em seu programa entrevistados de perfis bem diferentes. A cada semana, um tema é abordado pela atração. Para complementar

Leia mais

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário.

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. INSTITUCIONAL 2017 O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. Desde 2002, o DCI faz parte das empresas de comunicação do GRUPO

Leia mais

Credibilidade e Interatividade

Credibilidade e Interatividade Credibilidade e Interatividade Ao mesmo tempo em que possui profundidade jornalística e qualidade editorial de um jornal, também possui informação rápida e multimídia da internet. O site do Correio Braziliense

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL - OUT/16 O PROGRAMA Informação, análise e profundidade. A lente do Câmera Record são os olhos do telespectador. Com apresentação de Marcos Hummel, Câmera Record exibe, semanalmente,

Leia mais

TABELA DE PREÇOS O SUL

TABELA DE PREÇOS O SUL TABELA DE PREÇOS O SUL Validade de Abril a Setembro/2016 O Sul Mídia Kit O Sul é o portal de notícias da Rede Pampa de Comunicação, empresa com 50 anos de atividade com sede em Porto Alegre, Rio Grande

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL 02/AGO/17

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL 02/AGO/17 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL 02/AGO/17 O PROGRAMA As noites de quarta-feira estão muito mais animadas e emocionantes com o GUGU! Convidados especiais, entrevistas exclusivas, grandes reportagens, atrações

Leia mais

Informação multimídia e ampla cobertura

Informação multimídia e ampla cobertura Informação multimídia e ampla cobertura O Super Esportes é agilidade de informação e qualidade de conteúdo jornalístico. Presente no Distrito Federal e nos estados de Minas Geriais, Rio de Janeiro e Pernambuco,

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUTUBRO 2018

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUTUBRO 2018 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL OUTUBRO 2018 O PROGRAMA De segunda a sexta, Luiz Bacci apresenta o telejornal Cidade Alerta e aos sábados, Matheus Furlan assume o comando do Cidade Alerta Especial. Eles levam

Leia mais

COMPROVADAMENTE A MAIOR CIRCULAÇÃO DA REGIÃO

COMPROVADAMENTE A MAIOR CIRCULAÇÃO DA REGIÃO MÍDIA KIT 2019 COMPROVADAMENTE A MAIOR CIRCULAÇÃO DA REGIÃO O Novo Dia Notícias tem tiragem comprovada (auditoria da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI-SP) de 25 mil exemplares

Leia mais

FORMATO MÍDIA TEMPO VALOR INDIVIDUAL PRAZO FECHAMENTO COBERTURAS EM COMBO FOTOS, PUBLIEDITORIAL NO SITE, TV, DE UM A DOIS DIAS APÓS A REALIZAÇÃO DO REVISTA, NEWSLETTER E DIVULGAÇÃO EM EVENTO, DIVULGAÇÃO

Leia mais

13907 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA AMAZONAS ENERGIA OANA REVISTA OLHOS DA AMAZÔNIA * / INSTITUCIONAL R$ ,77

13907 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA AMAZONAS ENERGIA OANA REVISTA OLHOS DA AMAZÔNIA * / INSTITUCIONAL R$ ,77 Período de veiculação: de 01/2004 até 12/2004 13862 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA AMAZONAS ENERGIA OANA JORNAL A CRÍTICA * 04.354.908/0001-54 R$ 40.794,65 13863 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA AMAZONAS ENERGIA

Leia mais