2 - Qual a onda de superfície mais rápida? Love ou Rayleigh? Como a onda de superfície pode auxiliar na estimativa da profundidade focal do evento?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 - Qual a onda de superfície mais rápida? Love ou Rayleigh? Como a onda de superfície pode auxiliar na estimativa da profundidade focal do evento?"

Transcrição

1 Lista de Sismologia 1 - Defina onda de corpo e onda de superfície. Mostre os tipos. 2 - Qual a onda de superfície mais rápida? Love ou Rayleigh? Como a onda de superfície pode auxiliar na estimativa da profundidade focal do evento? 3 - A Figura 1 mostra como se propagam as ondas sísmicas P e S. Neste exemplo as ondas se propagam na direção x. Cada partícula do meio se desloca (vibra) durante a passagem da onda. O deslocamento de cada partícula na onda P é paralelo à direção de propagação (a onda P é longitudinal), e o deslocamento das partículas na passagem da onda S é perpendicular à direção de propagação (a onda S é transversal). Note também que durante a passagem das ondas sísmicas, o meio se deforma, como pode ser observado pelo cubinho pintado. As ondas sísmicas, portanto, propagam não apenas vibrações, mas também deformações, tensões e energia. Figura 1 Examine um canto qualquer do cubinho durante a passagem da onda P e faça um gráfico do movimento de partícula em função do tempo (desenhe um sismograma). Chame o deslocamento da partícula de d(vetor) cujas componentes são (dx, dy). Para a onda P use uma amplitude máxima arbitrária qualquer. Faça o mesmo para a onda S. Note que a amplitude máxima do deslocamento da onda S é indicada na Figura 1 como 1 mm. No caso da onda S, use a linha tracejada como referência para a situação sem deformação. Nos dois casos indique o período da onda nos seus sismogramas

2 4. Prove a expressão do slide 50, R=Vp/Vs D= t s t p R 1 v P 5. Os sismogramas na Figura 2 foram registrados por uma estação sismográfica em Valinhos, SP, e mostram as três componentes do movimento do chão (componentes vertical, horizontal EW e horizontal NS). As ondas vieram de um terremoto do norte da Argentina ocorrido em janeiro de 1997 com magnitude 6,4 mb. a) Faça a composição do movimento do solo para a primeira onda e demonstre que ela é uma onda longitudinal (i.e., onda P). Isto é, combine as duas componentes horizontais e faça o diagrama de movimento de partícula entre 220s e 280s. Repita para as componentes vertical e EW. Analise os dois diagramas e mostre que a vibração das partículas é paralela à direção de propagação da onda. b) Onde você identificaria a chegada da onda S? Por quê? 6. Os sismogramas na Figura 3 mostram as ondas P, S e as de superfície (Love e Rayleigh) de um sismo a 3570 km de distância de uma estação em Poços de Caldas, MG. Analise a vibração da onda P e determine a direção do epicentro (i.e., faça o diagrama de movimento da partícula no plano horizontal EW-NS, e no plano vertical-ns). Os sismogramas foram deslocados verticalmente e portanto a escala de amplitudes é apenas relativa. Rg é onda de superfície Rayleigh, Lv é a Love. 7. (Figura 4) Em 1997 um pequeno tremor de terra ocorreu na cidade de Guapé, MG, a 70 km da estação sismográfica de Areado. Os sismogramas abaixo mostram as componentes vertical, NS e EW, e o tempo referem-se à hora de ocorrência do evento ( hora de origem''). Note que os sismogramas estão deslocados verticalmente, i.e., a linha zero de cada sismograma é arbitrária. a) Suponha que o foco tenha sido bem superficial, e que as ondas P e S propagaram-se pela crosta superior. Calcule a velocidade da onda P e da onda S nesta região, use razão Vp/Vs igual 1,73 e Vp igual 6.4 km/s. b) Analise a vibração da onda P nas três componentes. Desenhe esquematicamente o movimento de partícula no plano horizontal e num dos planos verticais, e deduza a orientação do epicentro em relação à estação. Identifique o primeiro movimento da onda S nas componentes horizontais (i.e., o deslocamento do primeiro pico da S) e veja que esta onda SH é mesmo transversal. c) Analise as ondas que chegam entre 24s e 28s e diga que tipos são. Que características você pode usar para identificá-las?

3 Figura 2 8. Tremores de terra são frequentes em Caruaru, PE, onde surtos de sismicidade costumam ocorrer por alguns meses, a cada 5 ou 10 anos, em média. Uma estação sismográfica em Caruaru registrou um destes tremores em 08 de janeiro de Nos sismogramas na Figura 5, a origem da escala de tempo não é a hora de ocorrência do sismo: tempo 0s nesta escala refere-se à hora absoluta 20h 23min 00s (tempo universal). a) Analise a polarização da onda P e determine a direção do epicentro. b) Identifique a onda S. Analise a polarização das outras duas ondas para confirmar a sua correta identificação! c) A geologia na região de Caruaru é caracterizada por granitos que têm velocidade de onda P, Vp, de 6,0 km/s. Use uma razão Vp/Vs adequada, e determine a distância epicentral. Determine também o instante exato de ocorrência do sismo (hora de origem).

4 Figura 3 Figura 4

5 Figura 5 9. O mapa da Figura 6 mostra algumas estações sismográficas e os epicentros de dois sismos ocorridos no sul de Minas Gerais em Os sismogramas destes sismos serão usados nos exercícios desta lista. Sismo de (magnitude 3,8) registrado por FRMB, FURB e CACB (estação no mapa da figura 6). Suponha que a crosta no sul de Minas Gerais tenha uma velocidade média Vp = 6,4 km/s e que o sismo tenha ocorrido na superfície. Use Vp/Vs = 1,7. Os sismogramas (Figura 7) do primeiro quadro são todos componentes verticais. a) Identifique a chegada da onda P e S em cada estação. Note que pode haver mais de uma chegada P (ou S) na mesma estação com percursos diferentes! Identifique sempre a primeira P e a primeira S! Veja se os tempos marcados estão coerentes entre si!! b) Determine o epicentro calculando a distância epicentral para cada estação com base na diferença de tempo entre P e S (use a primeira fase P e a primeira fase S!). Trace os arcos com um compasso no mapa. Para escala no mapa, lembre-se de que 1º de latitude = 111,1 km. c) Veja se a polarização das ondas P em FRMB (quadro de baixo) é consistente com a localização do epicentro. d) A segunda fase P (P2) em FRMB é uma reflexão da base da crosta. Use o tempo de percurso da onda P2 para determinar a espessura da crosta (use uma distância epicentral compatível com P1 viajando pela crosta superior). No quadro de baixo, estime os ângulos de incidência de P1 e P2 sob a estação. Estes ângulos são consistentes com a interpretação de que P1 viaja pela crosta superior e que P2 é uma reflexão de alguma interface mais profunda na crosta?

6 Figura 6 Figura 7

7 10. (Figura 8) Uma onda P de uma explosão no mar incide nos sedimentos do fundo marinho com um ângulo de 30º com a vertical, i, (ângulo de incidência). Determine as direções de todas as ondas refletidas e refratadas. Qual o tipo de onda S refratada (SV ou SH)? Faça o mesmo para o ângulo i = 45º. Figura (Figura 9) Idem para o caso da interface crosta/manto, com ângulo de incidência i = 30º. Suponha que a razão Vp/Vs = 1,73 para a crosta e para o manto superior. 12. Qual a diferença entre onda SV e SH? Figura Calcule os parâmetros de Lamé (λ e µ) para um basalto (ρ =3,3 g/cm 3 ), use a razão Vp/Vs = 1, Explique a dispersão das ondas de superfície? 15. O que é a Lei de Snell e como ela é fundamental para o estudo da estrutura da terra. Porque o interior da terra surge uma zona de sombra. 16. Descreva as velocidades da onda P no interior da terra? p.e. Crosta Continental? Manto? 17. Qual é a profundidade média da Crosta continental e oceânica? 18. Faça um gráfico de curva tempo-distância para onda P (Vp = 6,0 km/s) e onda S (Vs= 3,1 km/s) de 0 a 300 km. (para cada 10 km determine o tempo). 19. Represente graficamente a head wave''? 20. O que descontinuidade de Conrad?

8 21. Explique em termos de onda P o que acontece no manto? LVZ, 440 km, 660 km, camada D'' e D'. 22. Porque acontece a zona de sombra para onda P entre 103º e 140º? O que Pdiff? 23. Qual é o comportamento da onda P e S no núcleo da Terra? 24. Qual é a diferença entre a crosta e a litosfera? 25. O que é intensidade sísmica? 26. Calcule a magnitude para os seguintes eventos? a. Registrado a 5 km com amplitude de 100 µm. b. Registrado a 500 km com amplitude de 400 µm. c. Registrado a 40º de distância com amplitude de 800 µm e período de 2 s, a uma profundidade focal de 100 km. 27. O que momento sísmico? 28. Calcule o momento sísmico e energia liberada para um evento com magnitude mb = 4,0? 29. Como podemos calcular mecanismo de falha dos terremotos usando sismogramas? 30. Desenhe a bola de praia'' que represente a falha na Figura 10. Figura Onde a sismicidade global apresenta padrão de linha e de faixa? 32. O que é zona de Wadati-Benioff e falha transformante?

9 33. O que é sismicidade intraplaca e interplaca? 34. Qual foi a explicação da sismicidade no NE, SE e na Faixa Tocantins? 35. Como o homem pode provocar sismos? 36. Qual a causa da sismicidade induzida por reservatório?

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo / IAG - 1/5. Ondas P e S

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo / IAG - 1/5. Ondas P e S AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo / IAG - 1/5 Ondas P e S A Figura 1 mostra como se propagam as ondas sísmicas P e S. Neste exemplo as ondas se propagam na direção x. Cada

Leia mais

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo/IAG 1/11

AGG0232 Sísmica I Lista 1 Ondas P e S Universidade de São Paulo/IAG 1/11 Universidade de São Paulo/IAG 1/11 A Fig. 1.1 mostra como se propagam as ondas sísmicas P e S. Neste exemplo, as ondas se propagam na direção x. Cada partícula do meio se desloca (vibra) durante a passagem

Leia mais

Aula-00 (Introdução / Terremotos e Teoria do Rebote):

Aula-00 (Introdução / Terremotos e Teoria do Rebote): Roteiro de Estudo Neste roteiro vocês encontram mais de 100 perguntas que vocês devem estar tentando responder ao revisar o material apresentado em aula e mesmo as suas anotações para se prepararem para

Leia mais

5. Coeficientes de Reflexão e Transmissão Incidência normal

5. Coeficientes de Reflexão e Transmissão Incidência normal Propagação de Ondas Sísmicas, AGG 0305, coefs_rt.doc 5. Coeficientes de Reflexão e Transmissão Incidência normal 5.1 Introdução Quando uma onda sísmica (com amplitude A o ) incide numa interface, parte

Leia mais

ONDAS SÍSMICAS. Camila Deodato Fernando Prado Marcos Hortencio Tamy Oshiro

ONDAS SÍSMICAS. Camila Deodato Fernando Prado Marcos Hortencio Tamy Oshiro ONDAS SÍSMICAS Camila Deodato Fernando Prado Marcos Hortencio Tamy Oshiro Ondas de Volume Propagam se no interior da Terra Ondas P: Longitudinais com velocidade de propagação entre 4 e 7 km/s na crosta

Leia mais

SISMOLOGIA. Figura 1- Movimento das partículas do terreno durante a passagem das ondas de volume P e S.

SISMOLOGIA. Figura 1- Movimento das partículas do terreno durante a passagem das ondas de volume P e S. 1 1. INTRODUÇÃO SISMOLOGIA Apresentamos os conceitos básicos de Sismologia, a ciência que estuda os sismos. Sismologia é o ramo da geofísica que estuda os terremotos (ou sismos): suas causas e efeitos,

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 Sismologia Sismo Abalo brusco da superfície da Terra provocado por uma súbita libertação de energia no seu interior. Os sismos tectónicos originam-se

Leia mais

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE:

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE: 1 Terremoto (ou abalo sísmico) é a liberação instantânea de energia que gera ondas elásticas que se propagam pela Terra. Para ocorrer um terremoto, é necessário haver condições para o acúmulo de esforços

Leia mais

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE:

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE: 1 Terremoto (ou abalo sísmico) é a liberação instantânea de energia que gera ondas elásticas que se propagam pela Terra. Para ocorrer um terremoto, é necessário haver condições para o acúmulo de esforços

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 Sismologia Sismo Abalo brusco da superfície da Terra provocado por uma súbita libertação de energia no seu interior. Os sismos tectónicos originam-se

Leia mais

Sismologia Parte 3. Prof. George Sand França

Sismologia Parte 3. Prof. George Sand França Sismologia Parte 3 1 Intensidade sísmica e Magnitude Intensidade sísmica é uma classificação dos efeitos que as ondas sísmicas provocam em um determinado lugar. Escala Mercalli Modificada (MM) Mapa de

Leia mais

Ondas Sísmicas e a Estrutura da Terra

Ondas Sísmicas e a Estrutura da Terra AGG 0110 Elementos de Geofísica Ondas Sísmicas e a Estrutura da Terra Parte I Prof. Dr. Marcelo B. de Bianchi m.bianchi@iag.usp.br 2016 Parte I Ondas Sísmicas 178 km Paquistão, 7.7 em 2013 37 k m Modelo

Leia mais

A Terra estremece cerca de um milhão de vezes por ano

A Terra estremece cerca de um milhão de vezes por ano A Terra estremece cerca de um milhão de vezes por ano SISMO vibração das partículas dos materiais do globo terrestre originada pela libertação brusca de energia acumulada numa zona do interior da Terra,

Leia mais

Sismologia Parte 2. Prof. George Sand França

Sismologia Parte 2. Prof. George Sand França Sismologia Parte 2 1 2 Estrutura Interna da Terra: Crosta continental e oceânica; Litosfera e astenosfera e Núcleo externo e núcleo interno; Estudo do interior da terra é feito de maneira indireta. A análise

Leia mais

Ficha Formativa Sismologia 10º Ano

Ficha Formativa Sismologia 10º Ano Ficha Formativa Sismologia 10º Ano Os sismos representam uma série de fenómenos que têm lugar na maioria dos casos no interior da Terra. A actividade sísmica é um testemunho do dinamismo interno do nosso

Leia mais

SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA AS PRINCIPAIS CAMADAS DA TERRA # A maior parte do interior da Terra é inacessível às observações diretas. Para conhecer sua constituição interna, é necessário recorrer

Leia mais

Ano Lectivo: 2007/2008. Nome: Nº Turma: CT

Ano Lectivo: 2007/2008. Nome: Nº Turma: CT Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: / /2008 Docente: Catarina Reis 1. Os sismos são, provavelmente as catástrofes de origem natural

Leia mais

A ESTRUTURA DA TERRA Título determinada pela sismologia

A ESTRUTURA DA TERRA Título determinada pela sismologia A ESTRUTURA DA TERRA Título determinada pela sismologia eder@iag.usp.br Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo Ondas Título sísmicas Os principais tipos de ondas sísmicas são ondas de compressão,

Leia mais

Tremores de Dezembro de 2015 / Janeiro de 2016 em Londrina - PR

Tremores de Dezembro de 2015 / Janeiro de 2016 em Londrina - PR Tremores de Dezembro de 2015 / Janeiro de 2016 em Londrina - PR Relatório Técnico N 2 22/01/2016 Elaborado pelo Centro de Sismologia da USP IAG/IEE* (*) Serviço Técnico de Exploração Geofísica e Geológica

Leia mais

Manoel S. D Agrella Filho

Manoel S. D Agrella Filho Manoel S. D Agrella Filho Corpo de massa m N F Vamos pensar em um objeto que esteja sob a ação de uma força F, como mostrado na figura ao lado. Para que o objeto se mova, é necessário que: F > F at,max

Leia mais

Ficha Formativa Sismologia 10º Ano

Ficha Formativa Sismologia 10º Ano Ficha Formativa Sismologia 10º Ano Ficha do Professor Os sismos representam uma série de fenómenos que têm lugar na maioria dos casos no interior da Terra. A actividade sísmica é um testemunho do dinamismo

Leia mais

Atividade Sísmica Janeiro 2012 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Janeiro 2012 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Janeiro 212 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. 1 Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 6 Resumo da Sismicidade - Açores 9 Sismicidade

Leia mais

Relacionar o comportamento das ondas sísmicas com a existência de descontinuidades internas;

Relacionar o comportamento das ondas sísmicas com a existência de descontinuidades internas; Relacionar o comportamento das ondas sísmicas com a existência de descontinuidades internas; Identificar descontinuidades Mohorovicic, descontinuidades Gutenberg e descontinuidades de Lehmann; Compreender

Leia mais

FÍSICA DA TERRA E DO UNIVERSO PARA LICENCITURA EM GEOCIÊNCIAS SISMOLOGIA ONDAS SÍSMICAS E O INTERIOR DA TERRA

FÍSICA DA TERRA E DO UNIVERSO PARA LICENCITURA EM GEOCIÊNCIAS SISMOLOGIA ONDAS SÍSMICAS E O INTERIOR DA TERRA 1400200 - FÍSICA DA TERRA E DO UNIVERSO PARA LICENCITURA EM GEOCIÊNCIAS SISMOLOGIA ONDAS SÍSMICAS E O INTERIOR DA TERRA Professor Manoel Souza D Agrella Filho SISMOLOGIA ELASTICIDADE Quando uma força (F)

Leia mais

Cálculo probabilista da perigosidade sísmica

Cálculo probabilista da perigosidade sísmica Cálculo probabilista da perigosidade sísmica Susana Vilanova Lisboa, 1755 Núcleo de Engenharia Sísmica e Sismologia, ICIST, Instituto Superior Técnico Sismos: características e efeitos Características:

Leia mais

Atividade Sísmica Julho 2011 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Julho 2011 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Julho 2 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 6 Resumo da Sismicidade - Açores Sismicidade Global

Leia mais

SISMOLOGIA. Manoel S. D Agrella Filho

SISMOLOGIA. Manoel S. D Agrella Filho SISMOLOGIA Manoel S. D Agrella Filho ONDAS SÍSMICAS Quando ocorre uma ruptura na litosfera, são geradas vibrações sísmicas que se propagam em todas as direções na forma de ondas. O mesmo ocorre, por exemplo,

Leia mais

Localização de Epicentros de Terremoto: uma Comparação de dois Métodos Diferentes. Atividade 1 - Virtual Seismology Diploma de Sismólogo!

Localização de Epicentros de Terremoto: uma Comparação de dois Métodos Diferentes. Atividade 1 - Virtual Seismology Diploma de Sismólogo! Localização de Epicentros de Terremoto: uma Comparação de dois Métodos Diferentes Prof. George Sand França Atividade 1 - Virtual Seismology Diploma de Sismólogo! Antes de usar dados reais na atividade

Leia mais

Localização de Epicentros de Terremoto: uma Comparação de dois Métodos Diferentes. Atividade 1 - Virtual Seismology Diploma de Sismólogo!

Localização de Epicentros de Terremoto: uma Comparação de dois Métodos Diferentes. Atividade 1 - Virtual Seismology Diploma de Sismólogo! Localização de Epicentros de Terremoto: uma Comparação de dois Métodos Diferentes Prof. George Sand França Atividade 1 - Virtual Seismology Diploma de Sismólogo! Antes de usar dados reais na atividade

Leia mais

Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula. Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção

Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula. Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Fevereiro de 2010 Sísmica I Um curso teórico ou prático? A maior parte do curso oferece ênfase aos conceitos

Leia mais

FIS-26 Prova 03 Junho/2012

FIS-26 Prova 03 Junho/2012 FIS-26 Prova 03 Junho/2012 Nome: Turma: Duração máxima da prova: 120 min. 1. (10 pontos) Em um terremoto, ambas as ondas S (transversais) e P (longitudinais) se propagam a partir do foco do terremoto.

Leia mais

COMPREENDER A ESTRUTURA E A DINÂMICA DA GEOSFERA

COMPREENDER A ESTRUTURA E A DINÂMICA DA GEOSFERA Escola Secundária c/ 3º ciclo D. Manuel I Biologia Geologia (10º ano) COMPREENDER A ESTRUTURA E A DINÂMICA DA GEOSFERA ONDAS SÍSMICAS E DESCONTINUIDADES Quando um feixe luminoso passa de um meio (ar) para

Leia mais

Métodos de Localização de Terremotos

Métodos de Localização de Terremotos AGG 0110 Elementos de Geofísica Métodos de Localização de Terremotos Prof. Dr. Marcelo B. de Bianchi m.bianchi@iag.usp.br 2016 Revisando O que são ondas Ondas P Ondas S Ondas de Superfície Velocidade das

Leia mais

Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro

Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro Universidade de São Paulo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Departamento de Geofísica Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro Prof. Marcelo Assumpção Terremotos e vulcões no

Leia mais

Atividade Sísmica Junho 2012 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Junho 2012 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Junho 22 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade - Açores 9 Sismicidade Global Mensal Figura. Mapa de sismicidade

Leia mais

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Ondas em meios sólidos elásticos Uma onda é uma perturbação da matéria que se propaga em uma direção, ou seja, as partículas em um determinado ponto de um meio

Leia mais

Atividade Sísmica Setembro 2011 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Setembro 2011 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Setembro 2 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 7 Resumo da Sismicidade - Açores Sismicidade Global

Leia mais

CAUSAS DOS SISMOS. O material terrestre é sujeito a um nível de tensão e acumula progressivamente uma dada quantidade de energia.

CAUSAS DOS SISMOS. O material terrestre é sujeito a um nível de tensão e acumula progressivamente uma dada quantidade de energia. Estudo dos Sismos 1 O QUE É UM SISMO? É um movimento vibratório brusco da superfície terrestre, devido a uma libertação de energia em zonas instáveis do interior da Terra. 2 CAUSAS DOS SISMOS O material

Leia mais

Escalas de Magnitude

Escalas de Magnitude Escalas de Magnitude A partir da década de 30, com o aumento do número de estações sismográficas espalhadas Charles Richter e K. Wadati desenvolveram as chamadas escalas de magnitude. A magnitude é baseada

Leia mais

Teste de Avaliação. Turma: Nº: Duração 50 minutos. 1. Observe os esquemas da figura 1 que representam tipos de actividade vulcânica.

Teste de Avaliação. Turma: Nº: Duração 50 minutos. 1. Observe os esquemas da figura 1 que representam tipos de actividade vulcânica. 1. Observe os esquemas da figura 1 que representam tipos de actividade vulcânica. Figura 1 1.1 Identifique os tipos de actividades vulcânicas, representadas na figura 1 A Actividade vulcânica de tipo efusivo;

Leia mais

Atividade Sísmica Maio 2011 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Maio 2011 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Maio 2 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 6 Resumo da Sismicidade - Açores Sismicidade Global

Leia mais

Atividade Sísmica Abril 2012 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Abril 2012 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Abril 22 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 6 Resumo da Sismicidade - Açores 9 Sismicidade Global

Leia mais

Atividade Sísmica Maio 2012 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Maio 2012 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Maio 2012 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. 01 Resumo Mensal 02 Resumo da Sismicidade Continente 0 Resumo da Sismicidade Madeira 06 Resumo da Sismicidade - Açores 09 Sismicidade

Leia mais

Calor interno da Terra - Geotermismo

Calor interno da Terra - Geotermismo Calor interno da Terra - Geotermismo Gradiente geotérmico - taxa de variação da temperatura com a profundidade, ou seja o aumento da temperatura por quilómetro de profundidade. Para as profundidades em

Leia mais

Efeito dos sismos ondas sísmicas

Efeito dos sismos ondas sísmicas Efeito dos sismos ondas sísmicas A zona do interior do globo onde tem origem a ruptura ou simplesmente a deslocação das rochas denomina-se por foco sísmico ou hipocentro. A libertação de energia, lentamente

Leia mais

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a resposta ou a letra da opção correta no local da folha de respostas no final.

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a resposta ou a letra da opção correta no local da folha de respostas no final. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Dezembro 2018 Geologia Domínio 2: Sismologia e Estrutura Interna da Terra Leia atentamente os textos

Leia mais

Tremores de Maio de 2015 em Angra dos Reis-RJ

Tremores de Maio de 2015 em Angra dos Reis-RJ Relatório Técnico Complementar (Preliminar) Tremores de Maio de 2015 em Angra dos Reis-RJ 26/08/2015 Elaborado pelo Centro de Sismologia da USP IAG/IEE* (*) Serviço Técnico de Exploração Geofísica e Geológica

Leia mais

Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico. Belo Horizonte. Salvador. Rio de Janeiro Grande São Paulo

Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico. Belo Horizonte. Salvador. Rio de Janeiro Grande São Paulo A TERRA POR DENTRO E POR FORA PLANETA TERRA VISTA POR MEIO DE UM SATÉLITE Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Belo Horizonte Oceano Atlântico Salvador Rio de Janeiro Grande

Leia mais

Ondas sísmicas e o interior da Terra

Ondas sísmicas e o interior da Terra Ondas sísmicas e o interior da Terra O QUE É UMA ONDA SÍSMICA? O QUE É UMA ONDA SÍSMICA? Transferência de energia através do movimento das partículas Há somente um tipo de onda? Há somente um tipo de onda?

Leia mais

Actividade Sísmica Fevereiro 2011 Relatório-Síntese

Actividade Sísmica Fevereiro 2011 Relatório-Síntese Actividade Sísmica Fevereiro 211 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. 1 Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente 6 Resumo da Sismicidade no Arquipélago dos Açores 8 Sismicidade Global Mensal

Leia mais

1. Tensão - conceitos básicos e guia de estudo

1. Tensão - conceitos básicos e guia de estudo 1. Tensão - conceitos básicos e guia de estudo Recomenda- se estudar o Turcotte & Schubert: partes 2.1, 2.2 (até o problema 2.4), 2.3 e 2.4. Inclui aplicações importantes de isostasia! Bom entendimento

Leia mais

ONDAS ELÁSTICAS NO INTERIOR DA Título TERRA

ONDAS ELÁSTICAS NO INTERIOR DA Título TERRA ONDAS ELÁSTICAS NO INTERIOR DA Título TERRA Texto... eder@iag.usp.br Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo Energia Título Elástica Texto... A deformação dos sólidos armazena energia mecânica

Leia mais

Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Prof. Reynaldo dos Santos. Biologia e Geologia 10º Ano Turma A Teste Tema 3 Geologia P á g i n a 1

Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Prof. Reynaldo dos Santos. Biologia e Geologia 10º Ano Turma A Teste Tema 3 Geologia P á g i n a 1 Biologia e Geologia 10º Ano Turma A Teste Tema 3 Geologia P á g i n a 1 1. O conhecimento do interior da Geosfera recorre a diversos métodos de estudo, que fornecem indicações com diferentes níveis de

Leia mais

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: Estrutura da plataforma continental do sudeste com ondas de superfície do sismo de S. Vicente de 2008 AUTORES:

Leia mais

Geologia Geral. Discussão I. user 02/03/05. 1 Dimensões, composição e estrutura interna da Terra. Título aqui 1

Geologia Geral. Discussão I. user 02/03/05. 1 Dimensões, composição e estrutura interna da Terra. Título aqui 1 Geologia Geral Investigando o Interior de Terra. 1 Dimensões, composição e estrutura interna da Terra; 2 - Terremotos; 3 - Magnetismo terrestre. 1 Dimensões, composição e estrutura interna da Terra A maior

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS GEOLOGIA PROVA MODELO Nome: BI: Classificação:

Leia mais

III Estrutura e dinâmica da Geosfera

III Estrutura e dinâmica da Geosfera Biologia e Geologia 10º ano Natércia Charruadas III Estrutura e dinâmica da Geosfera 1. Métodos para o estudo do interior da Geosfera 2. Vulcanologia 3. Sismologia 4. Estrutura interna da Geosfera (Descon?nuidades)

Leia mais

Tremores de Maio de 2015 em Angra dos Reis-RJ

Tremores de Maio de 2015 em Angra dos Reis-RJ Relatório Técnico Tremores de Maio de 2015 em Angra dos Reis-RJ 15/05/2015 Elaborado pelo Centro de Sismologia da USP IAG*/IEE (*) Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências

Leia mais

Actividade Sísmica Março 2011 Relatório-Síntese

Actividade Sísmica Março 2011 Relatório-Síntese Actividade Sísmica Março 2 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente 6 Resumo da Sismicidade no Arquipélago dos Açores 8 Sismicidade Global Mensal Figura.

Leia mais

Ondas Sísmicas e a Estrutura da Terra

Ondas Sísmicas e a Estrutura da Terra AGG 0110 Elementos de Geofísica Ondas Sísmicas e a Estrutura da Terra Parte II Prof. Dr. Marcelo B. de Bianchi m.bianchi@iag.usp.br 2016 Fases Sísmicas (branches) nos sismogramas SS S SS ScS3 ScS2 ScS

Leia mais

CINEMÁTICA. Lista Extra 1 QUESTÕES. Introdução a Cinemática Escalar; Movimento Uniforme. Página1

CINEMÁTICA. Lista Extra 1 QUESTÕES. Introdução a Cinemática Escalar; Movimento Uniforme. Página1 Página1 QUESTÕES 01) Durante um teste, um carro moveu-se com velocidade igual a 108 km/h durante 12 s. Com relação ao teste efetuado, pode-se dizer que: A) sendo de 30 m/s sua velocidade, após 12 s o veículo

Leia mais

Ondas (Aula 1) Prof. Ettore Baldini-Neto

Ondas (Aula 1) Prof. Ettore Baldini-Neto Ondas (Aula 1) Prof. Ettore Baldini-Neto Tipos de ondas: Ondas mecânicas: Ondas sonoras, sísmicas, na água. São governadas pelas leis da mecânica e propagam-se em meios materiais: rochas, cordas, ar, água.

Leia mais

TREMORES DE TERRA EM LONDRINA, PARANÁ

TREMORES DE TERRA EM LONDRINA, PARANÁ TREMORES DE TERRA EM LONDRINA, PARANÁ José Paulo Peccinini Pinese Marcelo Assumpção Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (AGEPAR) Curitiba, 31 de Março

Leia mais

Ciências Naturais 7º ano - Sismologia. 1. Sismologia

Ciências Naturais 7º ano - Sismologia. 1. Sismologia 1. Sismologia A sismologia é o ramo da geofísica que estuda os fenómenos relacionados com a ocorrência de sismos. Os sismos correspondem a movimentos vibratórios, bruscos e breves da litosfera terrestre,

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O TESTE ESCRITO 10º ANO - Biologia e Geologia - MÓDULO 2 (dois) Data

Leia mais

Actividade Sísmica Janeiro 2011 Relatório-Síntese

Actividade Sísmica Janeiro 2011 Relatório-Síntese Actividade Sísmica Janeiro 211 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. 1 Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente 6 Resumo da Sismicidade no Arquipélago dos Açores 8 Sismicidade Global Mensal

Leia mais

Atividade Sísmica Junho 2011 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Junho 2011 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Junho 211 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. 1 Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 6 Resumo da Sismicidade - Açores Sismicidade Global

Leia mais

SISMICIDADE. Título. Texto... Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo.

SISMICIDADE. Título. Texto... Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo. SISMICIDADE Título eder@iag.usp.br Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo Sismicidade Título Sismicidade é um termo que admite algumas interpretações: Distribuição dos terremotos em uma região;

Leia mais

Atividade Sísmica Agosto 2011 Relatório-Síntese

Atividade Sísmica Agosto 2011 Relatório-Síntese Atividade Sísmica Agosto 211 Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. 1 Resumo Mensal 2 Resumo da Sismicidade Continente 6 Resumo da Sismicidade Madeira 7 Resumo da Sismicidade - Açores 1 Sismicidade

Leia mais

Sismo: Movimento vibração ou tremor da superfície terrestre que ocorre bruscamente e num curto período de tempo, correspondendo a uma súbita libertação de energia. ANTES DE UM SISMO Por vezes, antecedendo

Leia mais

PROPAGAÇÃO DE ONDAS SÍSMICAS E ESTRUTURA DO INTERIOR DA TERRA. Propagação de Ondas Sísmicas e Estrutura do Interior da Terra

PROPAGAÇÃO DE ONDAS SÍSMICAS E ESTRUTURA DO INTERIOR DA TERRA. Propagação de Ondas Sísmicas e Estrutura do Interior da Terra Semana 4 Propagação de Ondas Sísmicas e Estrutura do Interior da Terra 4. INTRODUÇÃO 4. PROPAGAÇÃO DE ONDAS NUMA PLANA 4.. Lei de Snell-Descartes 4..3 Curvas tempo-distância numa camada plana 4..3. A onda

Leia mais

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA QUESTÕES INICIAIS O que vocês já sabem sobre o tema? O que justifica a presença de diversos tipos de relevo na crosta terrestre? Por que estudar esse tema? O que se entende

Leia mais

Actividade Sísmica Abril 2011 Relatório-Síntese

Actividade Sísmica Abril 2011 Relatório-Síntese Actividade Sísmica Abril Relatório-Síntese CONTEÚDOS Sede do IM, I.P. Resumo Mensal Resumo da Sismicidade Continente Resumo da Sismicidade Madeira 6 Resumo da Sismicidade - Açores Sismicidade Global Mensal

Leia mais

COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO ANO LETIVO 2013/2014

COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 FICHA DE TRABALHO DE GEOLOGIA - SISMOLOGIA NOME: TURMA: N.º: DATA: 1. Durante o sismo de Loma Prieta (São Francisco, EUA, 1989), ocorreu o colapso do

Leia mais

Sequência de terremotos no Norte do Chile em Março-Abril de 2014

Sequência de terremotos no Norte do Chile em Março-Abril de 2014 !!!! Centro de Sismologia da USP IAG / IEE Sequência de terremotos no Norte do Chile em Março-Abril de 2014 Informe preparado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo 02-Abril-2014 1) Preparação

Leia mais

Cap 5 Prospecção sísmica

Cap 5 Prospecção sísmica Cap 5 Prospecção sísmica 5.1 Introdução Os estudos feitos a partir dos sismos naturais permitem-nos obter os detalhes gerais da estrutura das velocidades e das densidades da Terra. Para obter um maior

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Serra da Capivara Colegiado de Ciências da Natureza. Estrutura Interna da Terra

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Serra da Capivara Colegiado de Ciências da Natureza. Estrutura Interna da Terra Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Serra da Capivara Colegiado de Ciências da Natureza Estrutura Interna da Terra Sumário Terra Generalidades; Métodos de investigação do interior da Terra;

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Tubulações enterradas

1 Introdução. 1.1 Tubulações enterradas 1 Introdução 1.1 Tubulações enterradas A segurança de tubulações enterradas tem sido muito pesquisada nos últimos anos devido ao grande risco de dano ocasionado por deslocamentos e deformações do solo

Leia mais

Os tremores de terra de março de 2005 em Andes, município de Bebedouro. Relatório preliminar

Os tremores de terra de março de 2005 em Andes, município de Bebedouro. Relatório preliminar Os tremores de terra de março de 2005 em Andes, município de Bebedouro. Relatório preliminar 13-03-2005 IAG - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas USP - Universidade de São Paulo

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 6 CAPÍTULO 20 ONDAS MECÂNICAS. NOME: Turma:

EXERCÍCIOS PARA A LISTA 6 CAPÍTULO 20 ONDAS MECÂNICAS. NOME: Turma: Exercícios Conceituais QUESTÃO 1. As crianças montam um telefone de brinquedo fazendo passar as extremidades de um fio através de um orifício feito em um copo de papel e amarrando-as de modo que o fio

Leia mais

QiD 5 1ª SÉRIE PARTE 3 QUÍMICA

QiD 5 1ª SÉRIE PARTE 3 QUÍMICA QiD 5 1ª SÉRIE PARTE 3 QUÍMICA 1. (1,0) Caulinização - É o processo natural de formação do caulim, o qual consiste na alteração de rochas, in situ, característico de regiões de clima tropical (quente e

Leia mais

)XQGDPHQWRVGHDQiOLVHVtVPLFD

)XQGDPHQWRVGHDQiOLVHVtVPLFD )XQGDPHQWRVGHDQiOLVHVtVPLFD 7LSRVGHVLVPRV A teoria atualmente mais aceita para explicação dos movimentos sísmicos foi formulada em 1912 pelo cientista alemão Alfred Wegener, conhecida como a WHRULDGDGHULYDGRVFRQWLQHQWHV,

Leia mais

A estrutura da Terra. Prof. Eder C. Molina IAGUSP.

A estrutura da Terra. Prof. Eder C. Molina IAGUSP. 1 Prof. Eder C. Molina IAGUSP http://www.iag.usp.br/~eder/deriv.ppt 2 Raio médio: 6.371 km Densidade média: 5,5 g cm -3 Massa: 5,976 x10 24 kg Temperatura superficial média: 15 o C Pressão atmosférica

Leia mais

Estrutura interna da geosfera

Estrutura interna da geosfera Métodos para o estudo do interior da geosfera Vulcanologia Sismologia Estrutura interna da geosfera Causas e efeitos dos sismos Sismos são movimentos vibratórios na superfície terrestre originados por

Leia mais

Física IV. Prática: Reflexão e Refração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora

Física IV. Prática: Reflexão e Refração. Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Física IV Prática: Reflexão e Refração 1 Baseado no material preparado por Sandro Fonseca Helena Malbouisson Clemencia Mora Reflexão e Refração Reflexão e Refração 1 = 0 1 1 = c v 1 2 = c v 2 Reflexão:

Leia mais

Física I Prova 1 09/01/2016

Física I Prova 1 09/01/2016 Nota Física I Prova 1 09/01/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Exploração Sísmica 22

Exploração Sísmica 22 Exploração Sísmica 22 2 Exploração Sísmica Neste capítulo são mostrados alguns pontos importantes na exploração sísmica para a área de petróleo, uma definição para dados sísmicos de reflexão e como são

Leia mais

Processos Geológicos Internos -Aula 5-

Processos Geológicos Internos -Aula 5- Processos Geológicos Internos -Aula 5- Prof. Alexandre Paiva da Silva UACTA/CCTA/UFCG TECTÔNICA DE PLACAS INTRODUÇÃO Terra Planeta dinâmico Planeta azul se contorcendo Fragmentação da crosta PLACAS TECTÔNICAS

Leia mais

Prática da Estratigrafia de Sequências: Interpretação Sísmica, Afloramentos e Testemunhos

Prática da Estratigrafia de Sequências: Interpretação Sísmica, Afloramentos e Testemunhos Prática da Estratigrafia de Sequências: Interpretação Sísmica, Afloramentos e Testemunhos Sismoestratigrafia: conceitos básicos Definição - Sismoestratigrafia, ou estratigrafia sísmica, é o estudo de sucessões

Leia mais

3.1 Procedimentos e Características Básicas do Método de Refração Sísmica Profunda

3.1 Procedimentos e Características Básicas do Método de Refração Sísmica Profunda 22 3 Metodologia O método de refração sísmica profunda é amplamente utilizado desde a década de 1920. O primeiro trabalho utilizando este método, no Brasil, foi na década de 1970 por Giese (1975). Entretanto,

Leia mais

Óptica IME 2016 Prova 1 com correções e resolução

Óptica IME 2016 Prova 1 com correções e resolução 4300160 Óptica IME 2016 Prova 1 com correções e resolução Nome: Número USP: Turma: Q1 (1 ponto). Veja uma onda gerada numa cuba de ondas com uma barreira parabólica. A onda circular foi gerada no ponto

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 2 10º CTec ESTUDO DA ESTRUTURA E DINAMISMO DA GEOSFERA - SISMOLOGIA

BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 2 10º CTec ESTUDO DA ESTRUTURA E DINAMISMO DA GEOSFERA - SISMOLOGIA E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O V. N. G a i a BIOLOGIA E GEOLOGIA Módulo 2 10º CTec ESTUDO DA ESTRUTURA E DINAMISMO DA GEOSFERA - SISMOLOGIA CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Estrutura e dinâmica da geosfera

Estrutura e dinâmica da geosfera Biologia e Geologia 10º ano Domínio 2 Estrutura e dinâmica da geosfera 2018 Causas e efeitos dos sismos Sismos são movimentos vibratórios na superfície terrestre originados por uma libertação brusca de

Leia mais

Propagação e Antenas Teste 9 de Novembro de Duração: 2 horas 9 de Novembro de 2015

Propagação e Antenas Teste 9 de Novembro de Duração: 2 horas 9 de Novembro de 2015 Propagação e Antenas Teste 9 de Novembro de 5 Docente Responsável: Prof Carlos R Paiva Duração: horas 9 de Novembro de 5 Ano Lectivo: 5 / 6 PRIMEIRO TESTE Uma nave espacial deixa a Terra com uma velocidade

Leia mais

ASSUNTO: Produção e Propagação de Ondas Eletromagnéticas.

ASSUNTO: Produção e Propagação de Ondas Eletromagnéticas. UNIDADES DE TRANSMISSÃO 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE I ASSUNTO: Produção e Propagação de Ondas Eletromagnéticas. Nome: N o : Turma: Para cada período mencionado, analise seu conteúdo e marque " F " para uma

Leia mais

INTRODUÇÃO Título À GEOFÍSICA

INTRODUÇÃO Título À GEOFÍSICA INTRODUÇÃO Título À GEOFÍSICA Texto... eder@iag.usp.br Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo Geofísica Título Texto... A Geofísica é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades

Leia mais

Consequências da dinâmica interna da Terra

Consequências da dinâmica interna da Terra Consequências da dinâmica interna da Terra Testemunhos que evidenciam a dinâmica interna da Terra Sismos e Vulcões Estão entre os acontecimentos naturais mais devastadores, pondo em evidencia a dinâmica

Leia mais

3 Excitação Sísmica Conceitos Gerais Sobre Sismos e Sismicidade Definição e principais características dos sismos

3 Excitação Sísmica Conceitos Gerais Sobre Sismos e Sismicidade Definição e principais características dos sismos 86 3 Excitação Sísmica No presente Capítulo são descritos os aspectos mais importantes sobre excitação sísmica, conceitos gerais de sismicidade e eventos sísmicos. São analisados, de maneira qualitativa,

Leia mais

Interferência de ondas: está relacionada com a diferença de fase entre as ondas. A diferença de fase entre duas ondas pode mudar!!!!

Interferência de ondas: está relacionada com a diferença de fase entre as ondas. A diferença de fase entre duas ondas pode mudar!!!! Interferência de ondas: está relacionada com a diferença de fase entre as ondas. Construtiva: em fase Destrutiva: fora de fase A diferença de fase entre duas ondas pode mudar!!!! Coerência: para que duas

Leia mais

Porque é que alguns edifícios não caem?

Porque é que alguns edifícios não caem? Porque é que alguns edifícios não caem? Natureza da ação sísmica e os seus efeitos sobre os edifícios Ângela Mazau Arthur Freygang Diamantino Amaro Equipa 11MC04_3: Projeto FEUP 2016/2017 - Mestrado Integrado

Leia mais