Palavras-chaves: Ética; Formação Profissional; Serviço Social; Diretrizes Curriculares.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chaves: Ética; Formação Profissional; Serviço Social; Diretrizes Curriculares."

Transcrição

1 A CENTRALIDADE DA ÉTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ABEPSS Thaisa Silva Martins 1 RESUMO: O presente artigo parte da nossa trajetória enquanto estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pretendemos socializar algumas reflexões que estamos desenvolvendo para a construção da nossa pesquisa sobre a centralidade da ética na formação profissional do assistente social. Objetivamos demonstrar a relevância da ética para esta formação, partindo do pressuposto de que as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social (ABEPSS, 1996), explicita-a como central nesse processo. Inicialmente, abordaremos considerações acerca da concepção de ética a partir do debate da ontologia do ser social referencial prioritário da literatura profissional do Serviço Social brasileiro na atualidade, especialmente, quando se propõe a discutir a ética com base no pensamento de raiz marxiana. Logo depois, abordaremos o histórico das Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 19996) e problematizaremos a centralidade da ética para a afirmação de uma formação profissional consonante com o atual projeto crítico do Serviço Social brasileiro, o projeto ético-político profissional. Palavras-chaves: Ética; Formação Profissional; Serviço Social; Diretrizes Curriculares. 1 Assistente Social, com registro no CRESS-MG. A autora possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM, 2012) em Teófilo Otoni-MG. Desde 2014, é mestranda do Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

2 1. Introdução No Serviço Social brasileiro, tem sido recorrente a preocupação com os rumos da formação profissional, principalmente, se levarmos em consideração o crescente processo de expansão e mercantilização de cursos superiores no Brasil, sobretudo, na modalidade à distancia (EAD). Tal cenário, inclusive, favorece para que possamos afirmar, com base em Braz e Rodrigues (2013), que os cursos de Serviço Social quintuplicaram de 1995 a 2010, passando de 72 para 333 cursos, uma quantidade muito significativa. Além disso, há exatas duas décadas, tornou-se orientação para essa profissão, principalmente, através das Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social (ABEPSS, 1996), que a dimensão ética deva ser transversal aos conteúdos curriculares da formação profissional do assistente social. Portanto, a discussão da ética, em tal processo, não deve se limitar a uma única disciplina, muito menos ao ensino de normas e deveres profissionais. Essas Diretrizes explicitam um patamar comum que deve ser direcionado para as unidades de ensino de Serviço Social, indicando a flexibilidade e descentralização, principalmente, no que tange a formulação dos currículos plenos. Estes, por sua vez, são elaborados por cada curso que se pretende formar assistentes sociais. Isso significa que tal documento deve ser o elemento norteador dos projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social no Brasil. A graduação é um momento, no qual o estudante entra em contato com as diferentes formas de compreender a realidade, o que favorece a compreensão do seu lugar diante dessa. Ou seja, esse sujeito tende a refletir sobre os seus valores, princípios, sobre moral dominante na sociedade etc, logo, pode vir a refletir sobre a ética e sua relação com as profissões. Isso revela que a graduação é um momento primordial em nossa trajetória profissional, por contribuir para a formação de um pensamento crítico que ultrapasse o senso comum, e possa ir ao encontro de reflexões sobre novos valores, bem como de uma ética articulada a valores emancipatórios, como prevê o Código de Ética profissional do assistente social (CFESS, 1993). Por isso, consideramos a necessidade da centralidade da ética em nossa formação profissional. Embora existam muitos conceitos e formas de compreender a ética, acreditamos que o caminho a partir da ontologia do ser social, possibilita ir ao encontro do referencial teórico prioritário na literatura do Serviço Social brasileiro assumido desde os anos O mesmo fundamentou as Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social (ABEPSS, 1996),

3 entre outras normativas da profissão que materializam a direção social crítica do projeto éticopolítico profissional. Tal referencial teórico permite estudar a ética como uma capacidade humana construída no processo de autoconstrução do ser social que tem seu fundamento no trabalho. Este é um elemento ontológico que permite a conformação do mundo dos homens, por proporcionar, a partir da relação do homem com a natureza, o surgimento de capacidades e qualidades humanas, nas quais, inclui-se a ética. 2. Ética: uma abordagem a partir da ontologia do ser social para refletir sobre a sua pertinência nas profissões Comumente, a ética é apresentada, no campo da filosofia e das ciências sociais, como a teoria ou a ciência que estuda a moral, se traduzindo em uma disciplina que reflete o comportamento moral do ser humano, a partir do estabelecimento de determinadas regras, normas, valores e costumes. De maneira geral, o conjunto de normas e regras que atravessam a sociabilidade, é compreendido, pela tradição filosófica, como a própria moral, estabelecendo a relação entre o individuo e a sociedade e fazendo com que a moral diga respeito ao comportamento dos indivíduos no convívio social. 2 Desse modo, [...] embora a moral seja o conjunto de normas e regras sociais, efetivamente ela só se objetiva através da ação dos indivíduos a partir das escolhas e atitudes, com base nas condições objetivas e subjetivas dos vários aspectos e esferas de sua vida (CARDOSO, 2013, p.43). Já a ética é uma reflexão sobre isso, portanto, a moral como o objeto de estudo da ética. Compreendemos a ética como uma capacidade humana, uma dimensão da vida social captada na ontologia do ser social elaborada na tradição marxista. A ética está organicamente associada às formas de sociabilidade que, por sua vez, são calcadas na categoria trabalho o fundamento ontológico do ser social. Podemos afirmar que o trabalho se situa na apropriação pelo homem da natureza externa a ele para a satisfação das suas necessidades, anseios, carências etc. O homem ao atuar, por meio desse movimento, sobre a natureza externa a ele e ao modificá-la, ele 2 Em nossa sociedade a moral dominante é a moral burguesa, e o cotidiano nesta sociabilidade tende a nos afastar de posturas críticas e reflexivas, o que nos aproxima de um cunho moralista e conservador. Isto facilita para que haja a redução da moral à esfera individual, responsabilizando os indivíduos pelas suas condições sociais.

4 modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza (MARX, 2004, p.29), conformando-se como ser social. Através do trabalho, o ser social vai construindo sua capacidade de fazer escolhas, projetá-las e materializá-las na sociedade, para que as mesmas venham suprir as suas carências e necessidades, e a espécie humana possa ser reproduzida. Disso decorre o surgimento da teleologia, da comunicação, da linguagem articulada, dos conhecimentos, das alternativas etc., que acentuam a complexidade do processo de formação do ser social. A partir dessa consideração, afirmamos com base em Braz e Netto (2006), a importância de compreendermos a riqueza do ser social desenvolvido, o que nos permite mencionar a categoria práxis elemento que abarca as outras possibilidades do ser social adquiridas através do trabalho. O trabalho, ao permitir o desenvolvimento da capacidade de prévia-ideação do ser social, implica a necessidade de conhecimento da natureza ao seu redor, impondo o processo de valoração. Com isso, surgem as características denominadas de belo, feio, mau, bom etc., sendo todas elas produtos da práxis, o que demonstra que a gênese dos valores é parte da construção social dos homens como seres sociais. Ao poder valorar, o ser social demarca a possibilidade de fazer escolhas entre as alternativas existentes, revelando a sua autonomia e realizando as suas capacidades. Para Barroco (2008), é aí que se concentra o núcleo gerador da ética. Afinal, é com a produção de conhecimentos e valores construídos socialmente que são criadas as formas de convívio social, sendo a moral uma dessas formas. Por isso, ratificamos a moral como objeto de estudo da ética. Segundo Lukács (apud Lessa 2007), a moral permite, ao ser concebida como o conjunto de normas e regras que regulam as relações entre os indivíduos e a sociedade, a articulação das necessidades advindas da esfera individual com aquelas relacionadas ao âmbito da generalidade humana. 3 Já a ética, de acordo com esse pensamento, favorece a possibilidade de superação do dualismo indivíduo versus sociedade. Desse modo, reforçamos a concepção da ética como 3 Tal expressão trata-se da realização do ser social no sentido universal, ou seja, a mesma diz respeito à ultrapassagem da dimensão singular do individuo, associando-o, portanto, ao gênero humano. Quanto ao tema sugerimos consultar: Lessa (2007a), Lessa (2007b), Lukács (2012), Lukács (1968).

5 (2008). 4 A reflexão ética, nessa perspectiva, nos possibilita desvendar de forma crítica o uma capacidade humana, o que a vincula a um modo de ser ethos como afirma Barroco comportamento moral e a sua relação com as regras estabelecidas em determinado contexto histórico, no intuito de compreender ou sistematizar criticamente, as ações humanas diante da moral estabelecida. Isto posto, a ética favorece o encontro com os valores que são próprios do gênero humano, desvelando as esferas da vida cotidiana, suspendendo-a, para alçar a dimensão genérica. Com base em Lukács (1968), isso seria a realização de uma individualidade autêntica, que mantêm uma relação consciente com o gênero humano. Portanto, por entendemos a ética como uma mediação indissociável da vida social, a compreendemos como inerente às profissões. Voltando nosso debate para o âmbito profissional, nos cabe mencionar que a ação do ser social, ao produzir os meios para sua reprodução, constitui a sociedade e os modos de sociabilidade. Cabe destacar que estes estão intimamente relacionados com o desenvolvimento das forças produtivas e com as projeções sociais, sendo estas marcadas por projetos individuais e coletivos. Essa afirmação estabelece o vínculo dessa discussão com os projetos das profissões, ou seja, com uma das formas de se projetar coletivamente. Todo projeto profissional elege valores que explicitam as escolhas pertinentes à direção social ao qual se vincula, demonstrando, portanto, que os mesmos são vinculados a projetos societários. Estes oferecem as referências para as profissões se orientarem na sociedade, apontado uma direção para o exercício profissional e indicando a construção de uma determinada teleologia, por parte dos profissionais. [...] Pode-se afirmar que os projetos profissionais relacionam-se tanto com a estrutura macrossocietária quanto com os aspectos particulares da profissão, ou seja, com a História, o desenvolvimento histórico da profissão e com as expressões teórico-prática e ético-política da profissão [...] (FORTI; COELHO, 2015, p. 20). Por isso, com base em Netto (2007) e Braz (2000), podemos afirmar que os projetos profissionais são constituídos por dimensões que explicitam a sua relação com os projetos de sociedade, sendo essas denominadas de ética, política, teórico-metodológica e jurídica. As mesmas se traduzem, respectivamente, sob a forma de ética profissional, de organização política, da produção de conhecimento e do aparato jurídico/normativo das profissões. No 4 Isso denota que esta concepção de ética se articula ao conceito marxiano de emancipação humana, que, segundo Marx (2000), prevê a possibilidade das objetivações de todas as potencialidades do gênero humano, dentre elas, destacamos a liberdade o principal fundamento da ética de acordo com a tradição marxista. Dada a complexidade do tema, não temos condições de aprofundar aqui. Para melhor compreensão cf: MARX. K. A Questão Judaica. São Paulo: Centauro. Editora: 2000

6 presente artigo, o destaque é a dimensão ética, pois se a mesma é inerente aos projetos profissionais, relaciona-se diretamente com a formação profissional. A dimensão ética do projeto de uma profissão indica um modo de ser (ethos) profissional e, consequentemente, envolve a reflexão sobre as finalidades, as necessidades, as metas etc. que compõem a particularidade dessa profissão, e realiza orientações para o exercício dos profissionais. Essas orientações, tradicionalmente, são expressas no Código de ética a partir de valores e princípios vinculados a um modo de conceber a vida social, que por sua vez, imprime fundamentos teórico-filosóficos os quais a profissão se vincula. Isto revela a necessidade de não reduzirmos a ética profissional à sua esfera normativa, ou seja, ao Código de ética profissional. Portanto, com base em Barroco (2008) consideramos as esferas constitutivas da ética profissional, tais sejam: a dimensão filosófica, a dimensão do modo de ser (ethos) e a dimensão normativa. Por isso, reforçamos que a concepção de ética, aqui explicitada, vincula-se a valores emancipatórios, justamente por favorecer a suspensão da esfera aparente, imediata, superficial etc. que permeia a vida cotidiana do modo de produção capitalista. Tal processo favorece a constituição de um ethos profissional que seja articulado a esses valores, o que reverbera na impressão de uma direção crítica, combativa, questionadora etc. ao exercício profissional do assistente social, desse modo, é necessário que a ética seja central na nossa formação profissional. 3. As Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social: A centralidade da ética Tendo em vista as transformações que aconteceram no Serviço Social devido ao Movimento de Renovação da profissão, a década de 80 do século XX é referida, por inúmeras publicações da literatura do Serviço Social, como o período que marcou a travessia para um significativo amadurecimento intelectual e profissional dos assistentes sociais, com a inserção da categoria profissional nas lutas mais amplas no horizonte da socialização da política e da economia. Todavia, Barroco (2008) esclarece que o avanço e o amadurecimento teórico em torno da ética ocorreram somente nos anos 1990, em decorrência do que se tinha de acúmulo teórico anterior sobre o tema. Nessa década, observamos profundas transformações nos processos de produção e reprodução da vida social, advindos da reestruturação produtiva, que são adensadas com a contrarreforma do Estado, com o aprofundamento do neoliberalismo e com as novas

7 configurações da questão social. Isto reverberou diretamente no trabalho do Assistente Social, exigindo que a profissão aprofundasse no debate da ética (ABESS/CEDEPSS, 1996). Além disso, Barroco (2008) afirma que os anos 1990 são marcados pela sensibilização da questão ética na vida pública, expressas em mobilizações, como as que levaram ao impeachment do presidente Fernando Collor de Melo em E ainda, nesse mesmo ano, pela primeira vez na história dos congressos brasileiros das profissões, a referida autora menciona que a questão ética passa a compor a temática central no VII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Neste, ocorreu a ampliação e a diversificação do debate de fundamentação teórica, a problematização da prática profissional, denúncias éticas em torno do exercício profissional e propostas de enfrentamento da questão social. Nesse período, as publicações da revista Serviço Social e Sociedade passaram a contar com inúmeros ensaios sobre a questão ética numa abordagem densa, plural e ampla. Nos anos 1990, as conquistas em torno da ética só foram possíveis pela aquisição de maior conhecimento filosófico, por parte do Serviço Social, especialmente no campo marxista. Ou seja, devido aos estudos e às consequentes produções da profissão voltadas para a reflexão sobre o método materialista histórico-dialético de Marx, que favoreceram a ampliação do conhecimento dos fundamentos filosóficos que sustentam a ética, bem como a apropriação da reflexão ética orientada pela ontologia do ser social na tradição marxista. Ao partir desta perspectiva, Barroco (2008) afirma que a reflexão ética no Serviço Social deve ser construída, historicamente, no âmbito da filosofia, tendo como objeto a moral uma forma de regulação da convivência social, conforme afirmamos no item anterior. Isto posto, observamos que os avanços obtidos em torno da ética possibilitaram o Serviço Social compreendê-la como componente indissociável e até central para a formação profissional. Assim, explicita-se a necessidade de entendermos o histórico que atravessa as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) e os seus rebatimentos na afirmação do projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro. As mesmas foram fruto de uma discussão nacional amplamente debatida no meio profissional do Serviço Social brasileiro, na primeira metade dos anos O ponto de partida se dá na XXVIII Convenção Nacional da ABESS que ocorreu em Londrina-PR, em outubro de 1993, evento que encaminhou a revisão do currículo mínimo de A partir daí, de 1994 a 1996 foram realizadas cerca de 200 (duzentas) oficinas locais nas 67 unidades de formação acadêmica filiadas à ABESS, 25 (vinte e cinco) regionais e duas nacionais.

8 Salientamos, como elemento desse central desse contexto, a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- lei 9394 (BRASIL, 1996), aprovada pelo MEC em 1996, a qual contribuiu para a formulação de diretrizes gerais para os cursos superiores. Tal lei permitiu que houvesse uma ampliação em relação às propostas de estrutura curricular, não mais no formato enxuto de currículo mínimo. Essa nova proposta tornou-se relevante para o processo de normatização e definição da revisão curricular que vinha sendo proposta pelo Serviço Social brasileiro. Como já sinalizamos, e é possível comprovar através Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), a ética é compreendida como um princípio formativo que deve ser transversal à lógica curricular. Sendo assim, central para a formação profissional do assistente social. Tal documento expressa os Núcleos de fundamentação da formação profissional (Núcleo dos fundamentos teórico-metodológicos da vida social, Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da realidade brasileira e Núcleo de fundamentos do trabalho profissional), o que permite compreender os conteúdos curriculares como indissociáveis. No primeiro, que diz respeito aos fundamentos teórico-metodológicos da vida social, e, inclusive, oferece os elementos basilares para os outros dois Núcleos é possível identificar a centralidade da ética. Tal Núcleo prioriza o entendimento da formação da vida social a partir do trabalho: categoria fundante do ser social, que, como já expomos, é indissociável da ética, dada a sua relação com a ontologia do ser social. Por meio do trabalho configuram-se as relações sociais, os modos de vida, as concepções de mundo, os valores etc. que permitem com que apareçam as capacidades e qualidades humanas. Isto, consequentemente, contribui para que a ética surja como uma mediação indissociável da vida social uma capacidade humana advinda através do trabalho. Isso se relaciona diretamente com o que já afirmamos, pois a ética, articulada à discussão da ontologia do ser social, visa à superação do dualismo indivíduo versus sociedade, conforme explicitamos, atuando na contradição que existe entre o âmbito particular e genérico. Segundo as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), tais fundamentos da vida social que aparecem no primeiro Núcleo de fundamentação da formação profissional oferecem as bases para os dois próximos Núcleos. Como se tratam de fundamentos que legitimam o processo de autoconstrução do ser social, é possível identificar a ética nesse processo, sendo, portanto, parte dos outros Núcleos também. Afinal, quando entendemos que a ética é uma

9 capacidade humana, a compreendemos como inerente à vida social, sendo, portanto, uma mediação desta, advinda do trabalho. Desse modo, isso significa que a ética atravessa o segundo Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira, pois a constituição econômica, política e cultural da formação do país, se relacionam diretamente aos diferentes ethos (modos de ser) que atravessam essa formação, a partir do entendimento das classes sociais fundamentais que estão em disputa. Estas, por sua vez, explicitam diferentes projetos societários que revelam a particularidade do Brasil no mundo capitalista. A ética também é inerente ao Núcleo de fundamentos do trabalho profissional porque o mesmo, obviamente, resgata a historicidade da profissão, o que inclui seu ethos profissional, seus códigos de ética, as dimensões constitutivas da profissão, como a ético-política etc. Isso denota que o referido Núcleo leva em consideração a dimensão intelectiva e ontológica do trabalho, ou seja, explicita o estudo de tal categoria, articulando-a com o trabalho do assistente social. Por isso, é tomada como relevante a compreensão da profissão inserida em processos de trabalho, o que, consequentemente, proporciona a constituição dos elementos simples que são inerentes aos mesmos, como: o objeto ou a matéria-prima, os meios de trabalho, a atividade (o próprio trabalho) e o seu produto, conforme esclarece Marx (2004). Ao delimitar os Núcleos que fundamentam a formação profissional do assistente social, as Diretrizes expressam as matérias básicas para a formulação das disciplinas que compõem os currículos plenos dos cursos de Serviço Social. Cabe destaque que essas matérias são compreendidas como áreas do conhecimento e não como disciplinas fechadas e acabadas. Assim, tal documento sinaliza que as matérias não devem se restringir somente em disciplinas, mas em seminários temáticos, oficinas e atividades complementares. O estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de curso também são vistos como atividades indispensáveis integradoras do currículo. Desse modo, torna-se possível identificar o principio da flexibilidade de organização dos currículos plenos, o que privilegia a dinamicidade do currículo. Isso, consequentemente, prioriza a necessidade do entendimento da dinâmica da realidade social, além de possibilitar a ampliação do conceito de estrutura curricular. As Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), colocam a ética profissional dentre as matérias básicas (áreas do conhecimento), que, por conseguinte, deve desdobrar-se em outras atividades, como as mencionadas acima.

10 Em tal documento, por meio dessa matéria básica dada a relação da ética com a categoria trabalho a ética profissional é articulada aos fundamentos ontológico-sociais da vida social. É a partir de tais fundamentos que as Diretrizes colocam a possibilidade de construção de um ethos profissional. Isso permite entender o significado de seus valores e as implicações ético-políticas do trabalho profissional, o que ratifica a discussão da ontologia do ser social como ponto de partida para o estudo da ética, conforme já afirmamos. Nessa parte também, é previsto o estudo dos Códigos de Ética profissional do assistente social existentes na trajetória da profissão, bem como a discussão teórico-filosófica sobre as questões éticas atuais. Tais considerações sobre a forma como a ética aparece nas Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) revelam que a mesma não deve fazer parte somente de uma única disciplina ao se apresentar nos currículos plenos dos cursos de Serviço Social no Brasil. Embora a ética seja reforçada nas Diretrizes, podemos observar que esta tende a ficar restrita a uma única disciplina ao se apresentar nas grades curriculares dos cursos de Serviço Social no Brasil. Com base em Cardoso (2006), mencionamos que a existência das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social (ABEPSS, 1996) não significa necessariamente uma incorporação homogênea da sua proposta em todas as instituições que possuem o referido curso. Da norma geral imersa nos pareceres e resoluções até a sala de aula existe um longo caminho mediado pelos projetos pedagógicos de cada curso nas escolas, pela característica de cada instituição, pela forma como é conduzida o ensino etc. Além do mais, há de se levar em consideração as divergências existentes entre a proposta para as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) e a que de fato foi aprovada e levada a vigor pelo Ministério da Educação (MEC) em Isso demonstra a dificuldade de se fazer valer a centralidade da ética na formação profissional em acordo com os fundamentos da proposta elaborada pela ABEPSS, tendo em vista que até mesmo o princípio que colocava a ética como transversal foi alterado na versão original do MEC. Na versão do MEC, o item Princípios da Formação Profissional é renomeado para o item Organização do Curso e o quesito que afirmava a ética como princípio formativo que deve atravessar toda a formação profissional, passa a ser denominado respeito à ética profissional. Isto demonstra uma concepção que reduz à ética ao aspecto normativo, e ainda, aparece esvaziada de crítica, o que, consequentemente, reverbera na forma como a mesma será transmitida nos cursos Serviço Social no Brasil.

11 4. Considerações Finais Finalizando a nossa discussão, cabe considerarmos que as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) foram um marco para a consolidação do projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro, calcado na tradição marxista. Consequentemente, as mesmas, que, inclusive, completam 20 anos neste ano de 2016, provocaram e ainda provocam muitas discussões na categoria profissional, sobretudo, se levarmos em consideração os embates ocorridos perante a necessidade de sua oficialização junto ao Ministério da Educação (MEC) em Também é necessário levarmos em consideração que a afirmação do espaço central que a ética deve ocupar na formação profissional dos assistentes sociais vai de encontro com a crescente mercantilização do ensino superior brasileiro. Braz e Rodrigues (2013) também trazem os dados relativos à área de Serviço Social presentes nos Censos de Ensino Superior do MEC de 1995 a Ao fazerem isto, os autores afirmam que a quantidade dos cursos de Serviço Social no Brasil tornou-se praticamente cinco vezes maior ao longo desse período, passando de 72 unidades de ensino, em 1995, para 333, em Ao acrescentar os cursos da EAD em suas análises, Braz e Rodrigues (2013) indicam que estes e os presenciais abrangiam, em 2010, o total de matrículas. Deste universo, apenas uma parcela muito pequena, isto é 22%, estava alocada em cursos de instituições universitárias, que devem estabelecer o acesso dos graduandos à pesquisa e a extensão, além da vivência do debate acadêmico universitário. Cabe explicitar que os primeiros cursos de Serviço Social na modalidade à distância surgiram no Brasil a partir de Com base nas informações do MEC (2013) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC, 2013), Ortiz (2013) afirma que em 2013 existiam 19 instituições que ofereciam a graduação à distancia em Serviço Social e sinaliza cerca de 80 mil matrículas nessa modalidade, em contraposição a 72 mil presentes nos cursos presenciais. Isso denota a predominância atual dessa modalidade de ensino na formação profissional em Serviço Social no Brasil, comprovando as previsões de Pereira (2012) ao tomar por base o ano de 2009 quando surgiram nas estatísticas educacionais os primeiros concluintes do curso de Serviço Social através da EAD. Tal fato indica significativas 5 Maiores detalhes poderão ser encontrados em: ORTIZ, F.S. G. Notas sobre as diretrizes curriculares: avanços, impasses e desafios. In: Temas contemporâneos: o Serviço Social em foco. São Paulo: Outras Expressões, 2013.

12 mudanças no perfil dos Assistentes Sociais, impactando o processo de implantação e acompanhamentos das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996), bem como a afirmação necessária da centralidade da ética na formação profissional do assistente social. Tendo em vista esses desafios, podemos finalizar afirmando, com base em Ortiz (2013) que os valores que estão presentes no atual projeto crítico do Serviço Social brasileiro, denominado de projeto ético-político profissional, com destaque para o Código de Ética profissional (CFESS, 1993) um dos documentos que o materializa marcam significativamente a nossa formação em Serviço Social. Esses valores se sustentam numa concepção de homem, de sociedade e de mundo, que se choca com as práticas hegemônicas do capitalismo, permeadas pela moralização da questão social, pelo preconceito, pela intolerância etc. Assim, afirmamos que a formação profissional, tendo a ética como central, é fundamental para a afirmação de novas práticas profissionais que questionem o contexto hegemônico. 5. Referências ABESS/ CEDEPSS. Proposta básica para o projeto de formação profissional. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, ano XVII, n.50, abr ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social (Com base no currículo Mínimo aprovado em Assembleia Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Disponível em< pdf> Acesso em: 27 de jul BARROCO, M. L. S. Ética: fundamentos ontológicos. São Paulo: Cortez, 2008a. BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social (aprovada em 26 de fevereiro de 1999). Disponível em: < Acesso em 27. jul BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (aprovada em 20 de dezembro de 1996). Disponível em: < Acesso em 11. Mar Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nª 15, de 13 de março de Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Disponível em: < Acesso em 27. jul BRAZ, M. Notas sobre o projeto ético-político da profissão. In: Assistente Social: ética e direitos. Rio de Janeiro, CRESS/ 7ª Região, 2000.

13 ; RODRIGUES. M. O ensino em serviço Social na era neoliberal ( ): avanços, retrocessos e enormes desafios. In: SILVA. J. F. S; SANT ANA. R.S; LOURENÇO, E. A. de. S. (Org.): Sociabilidade burguesa e Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, CARDOSO, P. F. G. Havia uma ética no meio do caminho? A afirmação necessária da centralidade da ética na formação profissional dos assistentes sociais p. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Ética e Projetos Profissionais: os diferentes caminhos do Serviço Social no Brasil. Campinas, SP: Papel Social, CARVALHO, R; IAMAMOTO. M. V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, CFESS. Código de Ética do Assistente Social. (Aprovado em Assembleia Geral do Conselho Federal de Serviço Social-Seção Brasília, em ). Disponível em < Acesso em: 27 jul. de FORTI, V. L. Ética, Crime e Loucura: reflexões sobre a Dimensão Ética no Trabalho Profissional. Rio de Janeiro: Lumem Juris, ; COELHO M. Contribuição à crítica do projeto ético-político do serviço social: considerações sobre fundamentos e cotidiano institucional. In: FORTI. V; GUERRA. Y. (Org.) Projeto Ético- Político do Serviço Social: contribuições à sua crítica. Rio de Janeiro, Lumen Juris, LESSA. S. Ética e Política em Lukács. Argos, São Paulo: 2007a.. Para compreender a ontologia de Lukács. São Paulo: Unijuí, disponível em < > Acesso em: 08. Dez.2015 LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. In: Cadernos NEAM/ PUC- SP: ontologia social, formação profissional e política, Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. In: LUKÁCS. G. Para uma Ontologia do Ser Social I. São Paulo: Boitempo editorial, MARX. K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Moraes, Processo de Trabalho e Processo de Valorização. In: ANTUNES, R. (org.). A Dialética do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, NETTO, J. P. A construção do Projeto Ético Político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: MOTA. A. E. (Org). Serviço Social e Saúde. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez Editora: 2007.

14 ; BRAZ. M. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, ORTIZ, F. G. Notas sobre as diretrizes curriculares: avanços, impasses e desafios. In: GUERRA, Y; LEITE, J. L; ORTIZ, F.G. (Org.). Temas contemporâneos: o Serviço Social em foco. São Paulo: Outras Expressões, PEREIRA, L. D. Expansão dos cursos de Serviço Social na modalidade de EAD no Brasil: análise da tendência à desqualificação profissional. In: PEREIRA, L. D; ALMEIDA, N. L.T. de. (Org). Serviço Social e Educação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Élidi Cristina Tinti SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros TINTI, ÉC. Referências bibliográficas. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho

Leia mais

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do

DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do DESIGUALDADES DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL Rosana Mirales 1 Resumo: O debate sobre gênero no Brasil se incorporou às áreas de conhecimento a partir do final da década de 1980 e mais firmemente

Leia mais

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson Trabalho e Educação 68 horas Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson EMENTA DA DISCIPLINA - Trabalho como fundamento do ser social. - Trabalho nas diferentes

Leia mais

Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social

Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social Seminário Cenário Contemporâneo: Polêmicas e Desafios ao Serviço Social PALESTRA 03: Investigação em Serviço Social: para quê, a

Leia mais

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ.

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. KNOPF, Jurema de Fatima (UNIOESTE) NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE A DIMENSÃO ÉTICA

PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE A DIMENSÃO ÉTICA PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE A DIMENSÃO ÉTICA Cristiana Lima A ética têm sua gênese no processo de autoconstrução do ser social. O ser social fundamenta-se em categorias ontológico-sociais, pois

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO 1 I. IDENTIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Jataí CURSO: Mestrado em Educação DISCIPLINA: Trabalho e Educação CARGA

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional VI Seminário Nacional de Capacitação das COFIs Brasília Julho/2011 ABEPSS Gestão 2011 2012 Estrutura da apresentação 1. Eixos norteadores

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

A CATEGORIA TRABALHO E A PRODUÇÃO INTELECTUAL DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO

A CATEGORIA TRABALHO E A PRODUÇÃO INTELECTUAL DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO A CATEGORIA TRABALHO E A PRODUÇÃO INTELECTUAL DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO Gracyelle Costa Ferreira 1 Thaisa Silva Martins 2 Resumo O presente artigo resgataremos o conceito da categoria trabalho e da

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. Campus do Mucuri

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. Campus do Mucuri INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR Campus do Mucuri CATEGORIA FUNCIONAL: Professor Ensino Superior. CLASSE: Professor Classe A Assistente A

Leia mais

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SILVA, Edna Denis da 1 ROCHA SILVA, Flora Regina da. 2 OLIVEIRA, Janine Maria de.

Leia mais

Currículo Integrado: Os desafios do PROEJA Componentes curriculares do processo ensino aprendizagem

Currículo Integrado: Os desafios do PROEJA Componentes curriculares do processo ensino aprendizagem 1 Currículo Integrado: Os desafios do PROEJA Componentes curriculares do processo ensino aprendizagem Edaguimar O. Viriato - UNIOESTE Mônica Ribeiro da Silva UFPR O Programa Nacional de Integração da Educação

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p )

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Trabalho e teoria do valor em Marx Créditos: 04 Semestre: 2019/01

Leia mais

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ESTÁGIO Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira.

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira. COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO Coordenadora de Graduação - Diurno Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira e-mail: liviapereira@unb.br Tel: 61 31077501 Horário de atendimento: Terça-feira: 10h às 12h Coordenadora de

Leia mais

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA.

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. SANTOS, Sayarah Carol Mesquita UFAL sayarahcarol@hotmail.com INTRODUÇÃO Colocamo-nos a fim de compreender o trabalho na dialética marxista,

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Autora: Karine Beletatti, ka_kuty@hotmail.com Karima Omar Hamdan (orientadora), karimamga@hotmail.com Unespar Campus

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Boitempo, 2017.

PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Boitempo, 2017. PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria geral do direito e marxismo. São Paulo: Boitempo, 2017. Thais Hoshika 1 Não há dúvidas de que Evguiéni B. Pachukanis (1891-1937) foi o filósofo que mais avançou na crítica

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Introdução ao Serviço Social A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional que a particulariza e identifica;

Leia mais

como se deu seu desenvolvimento e identificando quais fatores condicionaram sua manifestação. Duarte (2001), outro pesquisador representante dessa

como se deu seu desenvolvimento e identificando quais fatores condicionaram sua manifestação. Duarte (2001), outro pesquisador representante dessa 1 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E CATEGORIAS MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil UNESP GT-08: Formação de Professores Agência Financiadora: CNPq O presente texto consiste

Leia mais

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL

COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari, S/N - Campus Universitário Bairro Goiabeiras - Vitória ES CEP: 29060-900 - TeleFax: (27) 3335 2596 E-mail:

Leia mais

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1.

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1. RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. PAULO EDUARDO DIAS TADDEI1; PROFESSORA Drª. CONCEIÇÃO PALUDO2 1Universidade

Leia mais

CARTA DE RECIFE 2010

CARTA DE RECIFE 2010 CARTA DE RECIFE 2010 EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: PROCESSOS DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS Apresentação O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE As universidades são as mais antigas instituições em que se expressou um sentimento autonômico e de autogestão. Em rigor, são tão antigas que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA E AUTONOMIA PROFISSIONAL À LUZ DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1

FORMAÇÃO CONTINUADA E AUTONOMIA PROFISSIONAL À LUZ DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1 FORMAÇÃO CONTINUADA E AUTONOMIA PROFISSIONAL À LUZ DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1 Michelle Castro Silva 2. Universidade Federal do Pará silvamc30@gmail.com Introdução As reformas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 02/03/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL

OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL OS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E OS REBATIMENTOS NO SERVIÇO SOCIAL Keline Borges, RosaneSampaio, Solange Silva dos Santos Fidelis, Vânia Frigotto 1. Este trabalho foi elaborado a partir de estudos

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2006, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2006, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2006, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Reconhecido pelo Decreto nº 82.413, de 16.10.78, D.O.U. de 17.10.78. Para completar o currículo pleno do curso

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas tem por finalidade disciplinar os critérios e formas procedimentais que orientam

Leia mais

24/06/2014. Tema 5: O Serviço Social e a perspectiva de uma pedagogia emancipatória. Para Início de Conversa. Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

24/06/2014. Tema 5: O Serviço Social e a perspectiva de uma pedagogia emancipatória. Para Início de Conversa. Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Tema 5: O Serviço Social e a perspectiva de uma pedagogia emancipatória Profª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Para Início de Conversa Abreu (2011) ao trazer elementos para análise do perfil pedagógico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO 1 I. IDENTIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Jataí CURSO: Mestrado em Educação DISCIPLINA: Trabalho e Educação CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Andréa Monteiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO CURSO: SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: SERVIÇO SOCIAL DATA DE APROVAÇÃO (Art. n 91): PROFESSOR: Cleberson de Deus Silva e Adriana Ilha E-mail: cleberson1612@yahoo.com.br adrianailha@terra.com.br

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E MARXISMO

EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E MARXISMO EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E MARXISMO Introdução Gonçalves, Elaine Cristina S. Melo (Unicamp) elaynemellog@hotmail.com Essa pesquisa de mestrado, que se encontra em fase inicial, pretende

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BATILANI, Italo GASPARIN, João Luiz RESUMO Este trabalho apresenta elementos que indicam a função social da educação escolar na pedagogia

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Curso de Serviço Social DOCENTE: Profa. Dra. Janaina Bilate CARGA HORÁRIA: 60h NÚMERO

Leia mais

Educação e ensino na obra de Marx e Engels 1 Education and training in the work of Marx and Engels

Educação e ensino na obra de Marx e Engels 1 Education and training in the work of Marx and Engels Resenha Educação e ensino na obra de Marx e Engels 1 Education and training in the work of Marx and Engels José Claudinei LOMBARDI (AUTOR) 2 Cláudio Rodrigues da SILVA 3 O livro Educação e ensino na obra

Leia mais

A relação teoria e prática no exercício profissional da/o assistente social

A relação teoria e prática no exercício profissional da/o assistente social A relação teoria e prática no exercício profissional da/o assistente social PESQUISA: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DOS ESTÁGIOS NOS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016.

RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RESOLUÇÃO CEPT-14/16, de 28 de abril de 2016. Aprova

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA JOÃO ZANARDINI UNIOESTE - CASCAVEL PEDAGOGIA POR QUÊ UMA PREOCUPAÇÃO COM A PEDAGOGIA?

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Didática e Formação de Professores: provocações Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Vivemos tensões nas propostas e concretizações da formação inicial de professores, com padrões culturais formativos

Leia mais

Anais ISSN online:

Anais ISSN online: Anais ISSN online:2326-9435 XXIII SEMANA DE PEDAGOGIA-UEM XI Encontro de Pesquisa em Educação II Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTEÚDOS DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FMB REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2017 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FMB CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas

Leia mais

Renata Ramos da Silva Carvalho UEG/UFG Agência Financiadora: FAPEG e Apoio financeiro do Programa de Auxílio Eventos da UEG (Pró-Eventos)

Renata Ramos da Silva Carvalho UEG/UFG Agência Financiadora: FAPEG e Apoio financeiro do Programa de Auxílio Eventos da UEG (Pró-Eventos) GT11 - Política da Educação Superior Pôster 308 UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS: POLÍTICAS E DESAFIOS DE FINANCIAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIROS FRENTE ÀS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Fabiola Xavier

Leia mais

27/08/2014. Ética e o Projeto Emancipatório. Prof. Me. Maurício Dias. Ética e o Projeto Emancipatório

27/08/2014. Ética e o Projeto Emancipatório. Prof. Me. Maurício Dias. Ética e o Projeto Emancipatório Prof. Me. Maurício Dias Segundo Vinagre (2010), os valores morais balizam ou são as referências que parametrizam as escolhas e o agir dos sujeitos em seu cotidiano. Sob o capitalismo, a alienação do sujeito

Leia mais

25 anos do Código de Ética do Serviço Social. Cristiana Lima

25 anos do Código de Ética do Serviço Social. Cristiana Lima 25 anos do Código de Ética do Serviço Social Cristiana Lima 1 2018 comemoramos 25 anos do Código de Ética. Alguns pode estar se perguntado agora: comemorar o que, se temos visto o conservadorismo avançando

Leia mais

1- APRESENTAÇÃO e JUSTIFICATIVA:

1- APRESENTAÇÃO e JUSTIFICATIVA: A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DA HABILITAÇÃO DE EJA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA SOARES, Leôncio UFMG leonciosoares@uol.com.br GT: Educação de Pessoas Jovens e Adultas / n.18

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 957 CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Amanda Carlou Andrade Santos Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro Carla Fernanda

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA RELAÇÃO HISTÓRICA COM O MUNDO DO TRABALHO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO Physical education, historical relationship with work and possibilities for integrated

Leia mais

NECESSIDADE TEÓRICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

NECESSIDADE TEÓRICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADE TEÓRICA PARA A ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Introdução Vanessa da Silva da Silveira

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II - Caderno IV Área Linguagens 1- A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio Núcleo definidor: Conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL ESS Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I Carga Horária: 60h Créditos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Princípios que norteiam os cursos de licenciatura do IFESP vinculados ao PARFOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Princípios que norteiam os cursos de licenciatura do IFESP vinculados ao PARFOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Princípios que norteiam os cursos de licenciatura do IFESP vinculados ao PARFOR José Paulino Filho 1 IFESP josepaulinofilho@hotmail.com Márcia Maria Alves de Assis 2 IFESP marciageomat@ig.com.br

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo.

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Autora: Profª Valdilene Viana 1 Eixo Temático: Novos Métodos Pedagógicos Sub eixo

Leia mais

Entrevista / Interview

Entrevista / Interview Entrevista / Interview Entrevista com a presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), professora Cláudia Mônica dos Santos / Interview with the president of Associação

Leia mais

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia I SEEMAT Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia Formação do Professor Dando um tratamento hermenêutico ao assunto:

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE EJA E O MUNDO DO TRABALHO

RELAÇÕES ENTRE EJA E O MUNDO DO TRABALHO RELAÇÕES ENTRE EJA E O MUNDO DO TRABALHO Eliesér Toretta Zen elieserzen@hotmail.com TÓPICOS Dia 29 de setembro de 2014: Estudo do texto: as implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação

Leia mais

Serviço Social e Saúde

Serviço Social e Saúde 2 Para a análise do na atualidade é necessário recuperar os avanços e lacunas ocorridos na profissão a partir dos anos de 1980. Essa década marca o início da maturidade da tendência hegemônica intenção

Leia mais

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Raimunda Lucena Melo Soares Doutora em Educação Universidade Federal do Pará, e-mail: rlvida@hotmail.com Resumo Este texto investiga como o problema da

Leia mais

A REFLEXÃO COMO NÚCLEO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REFLEXÃO COMO NÚCLEO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REFLEXÃO COMO NÚCLEO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Doutoranda: Erika Barroso Dauanny Orientadora: Selma Garrido Pimenta GEPEFE/FEUSP: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PNEM PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTA E DESAFIOS Claudiane Aparecida Erram Universidade Estadual de Londrina UEL-PR. Resumo O presente trabalho apresenta

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp

Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp. 80-85 RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO FORMADOR NO

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PATRONATO DE PONTA GROSSA - PR

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PATRONATO DE PONTA GROSSA - PR ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas;

UNIDADE 3 Serviço Social e Educação - Atuação profissional; - Serviço Social e os IF S (desafios, dilemas e perspectivas); - Legislações/normativas; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUNS APONTAMENTOS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUNS APONTAMENTOS 01600 DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUNS APONTAMENTOS FERREIRA, Maria das Graças. BATISTÃO, Marci. PIO, Camila Aparecida. Resumo: O presente texto busca empreender

Leia mais

TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: uma síntese à reflexão

TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: uma síntese à reflexão TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: uma síntese à reflexão Esther Luiza de Souza Lemos 1 Mabile Caetano Cazela 2 Trabalho, questão social e Serviço Social INTRODUÇÃO O conteúdo do presente texto

Leia mais

DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFSJ

DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFSJ DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFSJ Prof. Orlando José de Almeida Filho (DECIS) Pesquisa realizada com alunos do curso de História do Departamento de Ciências Sociais

Leia mais