PROPRIEDADES DA MATÉRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPRIEDADES DA MATÉRIA"

Transcrição

1 1 PROPRIEDADES DA MATÉRIA 1. O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a a) fusão. b) liquefação. c) evaporação. d) solidificação. e) condensação. 2. Considere os seguintes processos. I. Formação de neve em condições adequadas de temperatura, umidade e pressão. II. Clareamento dos pelos com água oxigenada. III. Adição de adoçante do tipo aspartame no café. Quais processos envolvem uma reação química? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III. 3. A figura representa a curva de aquecimento de uma amostra, em que S, L e G significam, respectivamente, sólido, líquido e gasoso. Com base nas informações da figura é CORRETO afirmar que a amostra consiste em uma a) substância pura. b) mistura coloidal. c) mistura heterogênea. d) mistura homogênea azeotrópica. e) mistura homogênea eutética. 4. Leia as afirmações sobre reciclagem de resíduos. I. Cortados em lascas, os pneus velhos são transformados em pó de borracha, sendo purificado por um sistema de peneiras e moído até atingir a granulação desejada. II. Na usina de fundição, a sucata de latas de aço é submetida a ºC em fornos elétricos e, após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material obtido é moldado em tarugos ou placas metálicas.

2 2 III. Uma das etapas da reciclagem do papel contendo aparas provenientes de escritórios é o branqueamento com agentes alvejantes para retirar as tintas de impressão. Das afirmações que se referem a fenômenos físicos, está correto apenas o contido em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 5. Na Química, para se caracterizar um determinado material são utilizadas, dentre outras, quatro constantes físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade que constituem um quarteto fantástico. Em um laboratório, foram obtidos os dados da tabela abaixo, relativos a propriedades específicas de amostras de alguns materiais. Materiais Massa (g) a 20 C Volume 3 (cm ) Temperatura de Fusão ( C) A B C D Temperatura Ebulição ( C) de Considerando os dados da tabela, analise as afirmações seguintes. I. À temperatura de 25 C, os materiais C e D estão no estado líquido. II. Massa e volume são propriedades específicas de cada material. III. Se o material B for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D ele deverá afundar. IV. Se o material A for insolúvel em D, quando for adicionado a um recipiente que contenha o material D ele deverá flutuar. V. À temperatura de 20 C, a densidade do material C é igual a 0,74 g ml. Das afirmações acima, são corretas, apenas: a) I, III e V. b) II, III e IV. c) III, IV e V. d) I e V. e) I, III e IV. 6. A manutenção do ciclo da água na natureza, representado na figura abaixo, é imprescindível para garantir a vida na Terra.

3 3 De acordo com a figura, é correto afirmar: a) O ciclo da água envolve fenômenos físicos e químicos. b) A formação de nuvens envolve liberação de calor. c) A precipitação resulta da condensação do vapor de água. d) A precipitação envolve absorção de calor. e) A evaporação das águas dos rios, lagos e oceanos é um fenômeno químico. 7. Observe atentamente os processos cotidianos abaixo: I. A secagem da roupa no varal; II. A queima do carvão; III. A filtração da água pela vela do filtro; IV. Enferrujamento de uma peça de ferro; V. Azedamento do leite. Constituem fenômenos químicos: a) II e V apenas. b) II, IV e V apenas. c) I, III e IV apenas. d) I, II e III apenas. e) I, II, III, IV e V. 8. A tabela abaixo apresenta os valores de algumas propriedades físicas de 3 substâncias: Substância Temperatura Temperatura de Densidade de Fusão ºC Ebulição ºC g/cm 3 Álcool - 114,5 78,4 0,789 Acetona - 94,8 56,2 0,791 Naftalina 80,2 218,5 1,145 Analisando-se os dados contidos na tabela, é correto afirmar-se que a) a acetona evapora mais dificilmente que o álcool. b) as 3 substâncias encontram-se no estado líquido a 60 ºC. c) a pressão normal 1kg de água entraria em ebulição com maior dificuldade que 1kg de álcool. d) a densidade é a propriedade mais adequada, para distinguir o álcool da acetona. e) a naftalina, a temperatura ambiente, ficaria boiando na superfície da água. 9. No campo da metalurgia é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E este é o caso de uma microempresa de reciclagem, na qual desejava-se desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63 % de estanho e 37 % de chumbo, usando aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, foram comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho. Considerando as informações das figuras, é correto afirmar que a sucata é constituída por uma a) mistura eutética, pois funde a temperatura constante.

4 4 b) mistura azeotrópica, pois funde a temperatura constante. c) substância pura, pois funde a temperatura constante. d) suspensão coloidal que se decompõe pelo aquecimento. e) substância contendo impurezas e com temperatura de ebulição constante. 10. Pirita (FeS2) é um mineral conhecido como ouro dos tolos por ser amarelo e apresentar brilho metálico semelhante ao do ouro (Au), embora não seja um metal. Entretanto, é possível saber facilmente se uma amostra é de ouro puro ou é de pirita. Para isso, basta I. determinar a massa; II. testar a condutibilidade elétrica; III. medir o volume. É correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. 11. Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por esferas e cada tamanho representa um átomo diferente. Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA: a) Nas figuras 1 e 2 encontramos somente substâncias simples. b) As figuras 1 e 3 representam misturas. c) Na figura 2 estão representados 14 elementos químicos. d) Durante uma mudança de estado físico, a temperatura permanece constante para as amostras representadas nas figuras 2 e 3. e) Na figura 3 estão presentes 6 substâncias. 12. Numa proveta de 100 ml, foram colocados 25 ml de CCl4, 25 ml de água destilada e 25 ml de tolueno (C7H8). A seguir, foi adicionada uma pequena quantidade de iodo sólido (I2) ao sistema. O aspecto final pode ser visto na figura a seguir:

5 5 Pode-se dizer que o número de fases, o número de componentes e o número de elementos químicos presentes no sistema esquematizado é de: a) 3, 4 e 6. b) 1, 3 e 5. c) 1, 5 e 6. d) 3, 4 e 5. e) 2, 3 e As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro são divididas em Organolépticas, Físicas e Químicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas. PRIMEIRA COLUNA (A) Propriedade Organoléptica (B) Propriedade Física (C) Propriedade Química SEGUNDA COLUNA ( ) Sabor ( ) Ponto de Fusão ( ) Combustibilidade ( ) Reatividade ( ) Densidade ( ) Odor ( ) Estados da Matéria a) A, B, C, C, B, A, B b) A, B, C, A, B, C, B c) A, C, B, C, B, C, B d) A, B, C, B, B, A, B e) C, B, A, C, B, A, B 14. A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite: (I) a evaporação de um ou mais de seus componentes; (II) a decomposição e consequente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo; (III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde. A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como: a) física, física e química. b) física, química e química. c) química, física e física. d) química, física e química. e) química, química e física. 15. A naftalina, nome comercial do hidrocarboneto naftaleno, é utilizada em gavetas e armários para proteger tecidos, papéis e livros do ataque de traças e outros insetos. Assim como outros compostos, a naftalina tem a propriedade de passar do estado sólido para o gasoso sem fundir-se. Esse fenômeno é chamado de: a) liquefação. b) sublimação. c) combustão. d) ebulição.

6 6 e) solidificação. 16. Uma mistura eutética é definida como aquela que funde à temperatura constante. O gráfico que melhor representa o comportamento dessa mistura até sua completa vaporização é 17. Uma pessoa comprou um frasco de álcool anidro. Para se certificar de que o conteúdo do frasco não foi fraudado com a adição de água, basta que ela determine, com exatidão, I. a densidade II. o volume III. a temperatura de ebulição IV. a massa Dessas afirmações, são corretas SOMENTE a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV 18. Uma barra de certo metal, de massa igual a 37,8g, foi introduzida num cilindro graduado contendo água. O nível da água contida no cilindro, antes (1) e após (2) a imersão da barra metálica é mostrado na figura. Analisando-se a figura, pode-se afirmar que o metal da barra metálica é provavelmente o a) Ag, d = 10,50 g/cm 3 b) Al, d = 2,70 g/cm 3 c) Fe, d = 7,87 g/m 3 d) Mg, d = 1,74 g/m 3

7 7 e) Pb, d = 11,30 g/cm Relativamente às substâncias moleculares esquematizadas na figura, podemos afirmar que: a) todas são compostas. b) todas são moléculas monoatômicas. c) todas são formadas por átomos que possuem o mesmo número atômico. d) somente uma delas é formada por átomos de elementos químicos diferentes. e) somente uma delas é formada por átomos de mesmo elemento químico. 20. Considere os seguintes sistemas: Os sistemas I, II e III correspondem, respectivamente, a: a) substância simples, mistura homogênea, mistura heterogênea. b) substância composta, mistura heterogênea, mistura heterogênea. c) substância composta, mistura homogênea, mistura heterogênea. d) substância simples, mistura homogênea, mistura homogênea. e) substância composta, mistura heterogênea, mistura homogênea. 21. Comparando as situações INICIAL e FINAL nos sistemas I, II e III, observa-se:

8 8 a) a ocorrência de um fenômeno químico no sistema I. b) a formação de uma mistura no sistema II. c) uma mudança de estado no sistema III. d) a formação de uma mistura no sistema I. e) a ocorrência de um fenômeno químico no sistema II. 22. O filamento metálico de alguns fusíveis é constituído por uma mistura de bismuto, estanho, chumbo e cádmio, que se funde aproximadamente a 70 C, enquanto que seus componentes isoladamente se fundem a partir de 270 C. O filamento é exemplo de: a) mistura azeotrópica; b) mistura heterogênea; c) substância pura simples; d) mistura eutética; e) substância pura composta. 23. Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que são saudáveis por serem naturais, isentos de QUÍMICA. Um aluno atento percebe que essa afirmação é: a) verdadeira, pois o produto é dito natural porque não é formado por substâncias químicas. b) falsa, pois as substâncias químicas são sempre benéficas. c) verdadeira, pois a Química só estuda materiais artificiais. d) enganosa, pois confunde o leitor, levando-o a crer que "química" significa não saudável, artificial. e) verdadeira, somente se o produto oferecido não contiver água. 24. Um sistema contendo uma mistura: a) nunca pode ser monofásico. b) é sempre monofásico. c) pode apresentar uma ou mais fases. d) é sempre polifásico. e) é monofásico se for formado por líquidos imiscíveis. 25. A respeito das fórmulas KOH e Na2SO4 pode-se dizer que a única alternativa falsa é: a) ambas são constituídas por 3 elementos químicos. b) ambas são substâncias compostas. c) ambas são substâncias simples. d) apresentam um elemento químico comum. e) na segunda fórmula há somente um átomo de enxofre. 26. É característica de substância pura: a) ser solúvel em água. b) ter constantes físicas definidas. c) ter ponto de fusão e ponto de ebulição variáveis. d) sofrer combustão. e) ser sólida à temperatura ambiente.

9 9 27. O sistema construído por água líquida, ferro sólido, gelo e vapor d'água apresenta. a) 3 fases b) 5 fases c) 4 fases d) 2 fases e) 1 fase 28. Assinalar a alternativa FALSA: a) O sangue é uma mistura heterogênea. b) As misturas são formadas por dois ou mais componentes. c) As misturas eutéticas se comportam como substâncias puras durante a fusão. d) As misturas azeotrópicas se comportam como substâncias puras durante a fusão. e) A mistura de gases constitui sempre uma única fase ) Substância elementar (simples) 2) substância composta 3) mistura homogênea 4) mistura heterogênea ( ) ar ( ) água ( ) ferro ( ) granito Lendo de cima para baixo, forma-se a seguinte sequência numérica: a) 4, 3, 2, 1. b) 1, 3, 4, 2. c) 3, 2, 1, 4. d) 2, 3, 4, 1. e) 3, 4, 1, Leia atentamente as afirmações a seguir: I - Toda solução é uma mistura homogênea. II - As misturas não conservam as propriedades das substâncias componentes. III - A água é uma mistura de hidrogênio e oxigênio. Assinale: a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas a afirmativa II estiver correta. c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1. O aspirador de pó é um eletrodoméstico que permite separar misturas do tipo sólido-gás por a) centrifugação. b) filtração. c) destilação. d) decantação.

10 10 e) levigação. 2. Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio aderem. O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a a) flotação. b) levigação. c) ventilação. d) peneiração. e) centrifugação. 3. Separação de misturas é uma operação muito comum no setor de petróleo e combustíveis. Diversos métodos são aplicados para atender a essa necessidade. Sabendo-se que a água e o álcool são miscíveis e o óleo imiscível nestes e que o álcool tem o menor e o óleo o maior ponto de ebulição, o método adequado para separar essas três substâncias é a) decantação e filtração. b) filtração e fusão fracionada. c) decantação e centrifugação. d) filtração simples e evaporação. e) decantação e destilação fracionada. 4. Uma solução aquosa de cloreto de sódio é adicionada a uma mistura composta de areia e azeite. Para separar cada componente da mistura final, que apresenta três fases, a sequência correta de procedimentos é: a) centrifugação, filtração e destilação. b) destilação, filtração e centrifugação. c) cristalização, destilação e decantação. d) filtração, cristalização e destilação. e) filtração, decantação e destilação. 5. Associe a coluna I (fenômenos) com a coluna II (descrição). Coluna I ( 1 ) Tamisação ou peneiração. ( 2 ) Levigação. ( 3 ) Filtração. ( 4 ) Decantação. ( 5 ) Evaporação. Coluna II ( ) Obtenção de sal a partir da água do mar. ( ) Separação da areia grossa da fina. ( ) Separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água corrente (ou outro líquido). ( ) Obtenção do café a partir do pó e água quente. ( ) Remoção das impurezas sólidas da água em estações de tratamento de água deixando a mistura em repouso por algum tempo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. a) 3, 1, 2, 4, 5. b) 1, 3, 2, 5, 4. c) 5, 1, 2, 3, 4. d) 1, 2, 3, 4, 5. e) 1, 5, 3, 4, Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio. O Liberal. 8 jul Disponível em:

11 11 O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a a) filtração. b) cloração. c) coagulação. d) fluoretação. e) decantação. 7. Tingir os cabelos e pintar o corpo são manifestações culturais muito antigas, comuns a mulheres e homens, que surgiram muito antes de qualquer forma de escrita. A pele do corpo foi a primeira "tela" usada pelos humanos, antes mesmo de pintarem as paredes das cavernas onde viviam. A pintura corporal dos índios brasileiros foi uma das primeiras coisas que chamou a atenção do colonizador português. Pero Vaz de Caminha, em sua famosa carta ao rei D. Manoel I, já falava de uns pequenos ouriços que os índios traziam nas mãos e da nudeza colorida das índias. Para obter o corante vermelho que utilizam para pintar o corpo, os índios brasileiros amassam sementes de urucum, fervendo o pó formado com água. Os processos utilizados pelos índios, para obtenção do corante vermelho, são a) peneiração e destilação. b) trituração e extração. c) sublimação e evaporação. d) levigação e sintetização. e) sifonação e dissolução. 8. Em um experimento, preparou-se uma solução aquosa com uma quantidade excessiva de um soluto sólido. Após um período de repouso, observou-se a formação de um depósito cristalino no fundo do recipiente. Para recuperar todo o sólido inicialmente adicionado, é necessário a) aquecer e filtrar a solução. b) deixar a solução decantar por um período mais longo. c) evaporar totalmente o solvente. d) resfriar e centrifugar a solução. e) adicionar à solução inicial outro solvente no qual o soluto seja insolúvel. 9. O processo de destilação de bebidas surgiu no Oriente e só foi levado para a Europa na Idade Média. Esse processo proporcionava teores alcoólicos mais altos do que os obtidos por meio da fermentação, o que fez com que os destilados passassem a ser considerados também remédios para todo tipo de doença. (Adaptado de: < acessado em: fev ) Considere as afirmações sobre o processo de destilação. I. É baseado na diferença de temperatura de ebulição dos componentes de uma mistura. II. Nele ocorrem duas mudanças de estado: vaporização e condensação. III. Nele é vaporizado, inicialmente, o componente da mistura que tem maior temperatura de ebulição. IV. Nele a água é obtida misturando-se os gases oxigênio e hidrogênio. Está correto o contido em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV. 10. Considere uma amostra nas condições ambientes que contém uma mistura racêmica constituída das substâncias dextrógira e levógira do tartarato duplo de sódio e amônio. Assinale a opção que contém o método mais adequado para a separação destas substâncias.

12 12 a) Catação. b) Filtração. c) Destilação. d) Centrifugação. e) Levigação. 11. Grande parte do desperdício de matéria prima em obras de construção civil poderia ser evitada se o entulho de material de construção pudesse ser reaproveitado na própria obra. Uma parte da matéria prima que é desperdiçada é a areia misturada com cal hidratada, conhecida como argamassa, ou massa branca, utilizada para assentar tijolos e dar acabamento às paredes e vigas de concreto. Os restos dessa argamassa misturados com cacos de tijolos, pedra, madeira e outros materiais encontrados no canteiro de obras normalmente são jogados fora. Com base nestas informações, qual dos processos físicos listados a seguir poderia ser utilizado para separar a areia (ou argamassa) dos outros materiais encontrados no canteiro de obras? a) Filtração. b) Peneiramento. c) Decantação. d) Levigação. e) Flotação. 12. A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente abundante, às vezes é necessário submetê-la a algum tipo de tratamento antes de distribuí-la para consumo humano. O tratamento pode, além de outros processos, envolver as seguintes etapas: I. manter a água em repouso por um tempo adequado, para a deposição, no fundo do recipiente, do material em suspensão mecânica. II. remoção das partículas menores, em suspensão, não separáveis pelo processo descrito na etapa I. III. evaporação e condensação da água, para diminuição da concentração de sais (no caso de água salobra ou do mar). Neste caso, pode ser necessária a adição de quantidade conveniente de sais minerais após o processo. Às etapas I, II e III correspondem, respectivamente, os processos de separação denominados a) filtração, decantação e dissolução. b) destilação, filtração e decantação. c) decantação, filtração e dissolução. d) decantação, filtração e destilação. e) filtração, destilação e dissolução. 13. O sal de cozinha é usado, muitas vezes, na conservação dos alimentos. Ele pode ser obtido nas salinas, sendo removido da água do mar por evaporação. Se o sal estiver contaminado com areia, a mistura será, e um dos métodos para purificá-lo pode ser a. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) heterogênea - filtração b) heterogênea - dissolução fracionada c) homogênea - filtração a vácuo d) homogênea - decantação e) heterogênea - destilação fracionada 14. Ao se preparar o tradicional cafezinho, executam-se dois processos físicos que são, respectivamente: a) extração e filtração. b) decantação e destilação. c) evaporação e filtração. d) filtração e liquefação. e) dissolução e liquefação. 15. Uma técnica usada para limpar aves cobertas por petróleo consiste em pulverizá-las com limalha de ferro. A limalha que fica impregnada de óleo é, então, retirada das penas das aves por um processo chamado de:

13 13 a) decantação. b) peneiração. c) sublimação. d) centrifugação. e) separação magnética. 16. Para se isolar a cafeína (sólido, em condições ambientais) de uma bebida que a contenha (exemplos: café, chá, refrigerante etc.) pode-se usar o procedimento simplificado seguinte. "Agita-se um certo volume da bebida com dicloroetano e deixa-se em repouso algum tempo. Separa-se, então, a parte orgânica, contendo a cafeína, da aquosa. Em seguida, destila-se o solvente e submete-se o resíduo da destilação a um aquecimento, recebendo-se os seus vapores em uma superfície fria, onde a cafeína deve cristalizar." Além da destilação e da decantação, quais operações são utilizadas no isolamento da cafeína? a) Flotação e ebulição. b) Flotação e sublimação. c) Extração e ebulição. d) Extração e sublimação. e) Levigação e condensação. 17. Boa parte da água consumida no Rio de Janeiro é proveniente do Rio Paraíba do Sul e é rica em materiais em suspensão. Chegando à estação de tratamento, esta água é conduzida através de canais contendo telas, para reter materiais como galhos e folhas, e transportada para grandes tanques, onde é mantida em repouso. Esta água, agora mais clara, é levada a um outro tanque, onde são adicionados agentes coagulantes, que fazem com que as partículas menores se agreguem e depositem no fundo. A água, então clareada, está pronta para receber o cloro e ser distribuída para a população. Entre os processos de separação descritos estão, em sequência: a) transporte e clareamento. b) transporte e flotação. c) filtração e transporte. d) decantação e cloração. e) filtração e decantação. 18. Na extração industrial do açúcar, utiliza-se hidróxido de magnésio que, junto com o suco de cana, forma um composto insolúvel. Este, tratado com gás carbônico, precipita carbonato de magnésio, ficando o açúcar em solução. O açúcar pode ser separado dessa mistura através dos processos sucessivos denominados, respectivamente, a) decantação e fusão fracionada. b) dissolução fracionada e filtração. c) evaporação e liquefação fracionada. d) ventilação e evaporação do solvente. e) filtração e destilação simples. 19. Dentro de um frasco, estão bem misturados pó de ferro, areia e sal de cozinha, todos finamente divididos. Baseado nas operações de I - Filtração, II - Centrifugação, III - Solubilização em água, IV - Separação magnética, V - Decantação, indique a ordem de procedimentos que separará os três componentes desta mistura: a) I, II, III. b) I, III, II. c) IV, III, I.

14 14 d) IV, III, II. e) III, I, V. 20. O esquema a seguir representa a técnica, usada comumente em navios, para dessalinizar a água do mar. Trata-se da a) evaporação. b) condensação. c) destilação. d) sifonação. e) filtração. QUANTIDADE DE MATÉRIA - MOL 1. Em uma partida de futebol, um atleta gasta cerca de 720 kcal, o que equivale a 180 g do carboidrato C3H6O3. A partir dessas informações, é correto afirmar que essa quantidade de carboidrato corresponde a: a) 2 mol b) 1 mol c) 3 mol d) 0,5 mol e) 4 mol 2. Ferormônios são compostos orgânicos secretados pelas fêmeas de determinadas espécies de insetos com diversas funções, como a reprodutiva, por exemplo. Considerando que um determinado ferormônio possui fórmula molecular 12 C19H38 O, e normalmente a quantidade secretada é cerca de 1,0 10 g, o número de moléculas existentes nessa massa é de aproximadamente: Número de Avogrado: a) b) c) d) 1, , , , , Qual massa total da mistura formada por 20,0 g de água com 0,2 mol de glicose (C6H12O6)? Dado: C6H12O6 = 180. a) 18,2 g. b) 20,2 g. c) 200 g. d) 58 g.

15 15 e) 56 g. 4. 3, moléculas de oxigênio (O2) correspondem a uma massa, em gramas, de oxigênio molecular igual a: Dados: Massa molar do Oxigênio = 16 g.mol -1 Constante de Avogadro = 6, mol -1 a) 32 b) 64 c) 96 d) 128 e) Considere 1,0 litro de álcool etílico (CH3CH2OH), cuja densidade é 0,80 g.cm -3. O número de moléculas contidas em um litro desta substância é: a) 6, b) 1, c) 2, d) 3, e) 2, Estudos apontam que a amônia (NH3) adicionada ao tabaco aumenta os níveis de absorção de nicotina pelo organismo. Os cigarros canadenses têm, em média, 8,5mg de amônia por cigarro, valor bem mais baixo do que a média nacional. Veja 29/05/96 A quantidade de mols de moléculas existentes em 8,5mg de amônia é igual a: Dadas as massas molares (g/mol): N = 14; H = 1 a) 2, mol de moléculas. b) 5, mol de moléculas. c) 5, mol de moléculas. d) 8, mol de moléculas. e) 3, mol de moléculas. 7. Considere as seguintes amostras: I. 1 mol de ácido sulfúrico (H2SO4); II. 44,8 litros de gás oxigênio (O2) nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP); III. 9, moléculas de ácido acético (C2H4O2); IV. 70 g de glicose (C6H12O6). Massas molares (g/mol): H2SO4=98; O2=32; C2H4O2=60; C6H12O6=180. A opção em ordem CRESCENTE de massa de cada substância é: a) IV < III < II < I b) II < III < I < IV c) II < IV < I < III d) I < II < III < IV e) II < IV < III < I 8. Considerando que a taxa de glicose (C6H12O6) no sangue de um indivíduo é de 90mg em 100mL de sangue e que o volume sanguíneo desse indivíduo é 4 litros, o número de moléculas de glicose existente nos 4 litros de sangue é, aproximadamente, igual a: a) 6, b) 2, c) 2,

16 16 d) 1, e) 1, Em 100 gramas de alumínio, quantos átomos deste elemento estão presentes? Dados: M(Al) = 27 g/mol 1 mol = 6, átomos a) 2, b) 27, c) 3, d) e) 3, Em 600g de H2O, existem: Dadas as massas molares (g/mol): H=1 e O=16 a) 2, moléculas. b) 18 moléculas. c) 6, moléculas. d) 16 moléculas. e) 3 moléculas. 11. A porcentagem ponderal de enxofre existente no SO2 é igual a Dado: O = 16 u, S = 32,1 u a) 2,0 b) 16,0 c) 32,0 d) 33,3 e) 50,0 12. A embalagem de um sal de cozinha comercial com reduzido teor de sódio, o chamado "sal light", traz a seguinte informação: "Cada 100g contém 20g de sódio...". Isto significa que a porcentagem (em massa) de NaCl nesse sal é aproximadamente igual a Massas molares (g/mol) Na = 23 NaCl = 58 a) 20 b) 40 c) 50 d) 60 e) Considere as amostras: I. 10,0g de N2 II. 5,0 mols de H2 III. 6, moléculas de O3 IV. 1,0 mol de CO V. 32,0g de O2 Dados: Massas molares N = 14 g/mol; O = 16 g/mol Há maior quantidade de moléculas em

17 17 a) I b) II c) III d) IV e) V 14. Em 146g de ácido clorídrico (HCl) encontramos: a) 2 mol b) moléculas c) átomos d) 2, moléculas e) 2, átomos Dados: H = 1 u; Cl = 35,5 u 15. Considere a mistura de 0,5 mol de CH4 e 1,5 mol de C2H6, contidos num recipiente de 30,0 litros a 300k. O número total de moléculas no sistema é a) 2,0 b) 2, c) 6, d) 9, e) Silicatos são compostos de grande importância nas indústrias de cimento, cerâmica e vidro. Quantos gramas de silício há em 2,0 mols do silicato natural Mg2SiO4? Dado: Massa molar do Si = 28 g/mol a) 56,2 b) 42,1 c) 28,1 d) 14,0 e) 10,2 17. A massa molecular da espécie CxH6O é 46u, logo, o valor de "x" é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Dados: H = 1 u; C = 12 u; O = 16 u 18. A massa molecular da espécie H4P2Ox é 146u, logo o valor de "x" é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Dados: H = 1 u; O = 16 u; P = 31 u 19. A quantidade de mols existentes em 1, moléculas de ácido fosfórico (H3PO4) é igual a: a) 0,5 b) 1,0 c) 1,5 d) 2,0 e) 2,5 20. Considere que a cotação do ouro seja R$11,40 por grama. Que quantidade de átomos de ouro, em mols, pode ser adquirida com R$9.000,00?

18 18 (Dado: Massa molar do Au = 197g/mol.) a) 2,0 b) 2,5 c) 3,0 d) 3,4 e) 4,0 21. Considerando 20g de cada substância a seguir, indique a alternativa que apresenta maior quantidade de moléculas: (Dados: H = 1, N = 14, O = 16, Na = 23) a) N2O5. b) NaNO3. c) HNO3. d) NaOH. e) H2O. 22. Sabendo-se que a massa molecular da sacarose (C12H22O11) é de 342 u.m.a., pode-se afirmar que: Dados: C = 12 H = 1 O = 16 a) uma molécula de sacarose pesa 342g. b) uma molécula de sacarose pesa 342mg. c) 6,02 x moléculas de sacarose pesam 342g. d) 342 moléculas de sacarose pesam 6,02 x g. e) 6,02 x moléculas de sacarose pesam 342 u.m.a. 23. Um frasco contém uma mistura de 16 gramas de oxigênio e 55 gramas de gás carbônico. O número total de moléculas dos 2 gases no frasco é de: Dados: C = 12 O = 16 a) 1,05 x b) 1,05 x c) 1,05 x d) 1,35 x e) 1,35 x Em 1 mol de molécula de H3PO4 tem-se: a) átomos de hidrogênio e átomos de fósforo. b) 1 átomo de cada elemento. c) 3 íons H + e 1 íon (PO4) 3-. d) 1 mol de cada elemento. e) 4 mols de átomos de oxigênio e 1 mol de átomos de fósforo. 25. O minério usado na fabricação de ferro em algumas siderúrgicas brasileiras contém cerca de 80% de óxido de ferro (III). Quantas toneladas de ferro podem ser obtidas pela redução de 20 toneladas desse minério? (Dados: Massas molares: Fe = 56g/mol; O = 16g/mol) a) 11,2. b) 11,6. c) 12,4. d) 14,0. e) 16,0.

19 19 ESTRUTURA ATÔMICA 1. Os trabalhos de Joseph John Thomson e Ernest Rutherford resultaram em importantes contribuições na história da evolução dos modelos atômicos e no estudo de fenômenos relacionados à matéria. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o autor e uma de suas contribuições é: a) Thomson Concluiu que o átomo e suas partículas formam um modelo semelhante ao sistema solar. b) Thomson Constatou a indivisibilidade do átomo. c) Rutherford Pela primeira vez, constatou a natureza elétrica da matéria. d) Thomson A partir de experimentos com raios catódicos, comprovou a existência de partículas subatômicas. e) Rutherford Reconheceu a existência das partículas nucleares sem carga elétrica, denominadas nêutrons. 2. Sabendo-se que dois elementos químicos 6x 8 3x 3 A de A e o número atômico de B são, respectivamente, a) 15 e 32. b) 32 e 16. c) 15 e 17. d) 20 e 18. e) 17 e 16. e 3x 20 2x 8 B são isóbaros, é correto afirmar que o número de nêutrons 3. Assinale a alternativa correta sobre o modelo atômico atual. a) O número de prótons é sempre igual ao número de nêutrons, em todos os átomos. b) Os elétrons se comportam como partículas carregadas, girando ao redor do núcleo em órbitas definidas. c) A descrição probabilística de um elétron em um orbital p gera uma forma esférica em torno do núcleo. d) Orbital é a região mais provável de se encontrar o elétron a uma certa distância do núcleo. e) Os átomos são formados pelas partículas elétrons, prótons e nêutrons, cujas massas são semelhantes. 4. Um isótopo radioativo de Urânio U, de número atômico 92 e número de massa 238, emite uma partícula alfa, transformando-se num átomo X, o qual emite uma partícula beta, produzindo um átomo Z, que por sua vez emite uma partícula beta, transformando-se num átomo M. Um estudante analisando essas situações faz as seguintes observações: I. Os átomos X e Z são isóbaros; U; II. O átomo M é isótopo do Urânio-238 III. O átomo Z possui 143 nêutrons; IV. O átomo X possui 90 prótons. Das observações feitas, utilizando os dados acima, estão corretas: a) apenas I e II. b) apenas I e IV. c) apenas III e IV. d) apenas I, II e IV. e) todas. 5. Considere a tabela abaixo, que fornece características de cinco átomos (I, II, III, IV e V). Átomo Número atômico Número de massa Número de elétrons na camada de valência I II III IV V São isótopos entre si os átomos a) I e II. b) II e III. c) I, II e III. d) III e IV.

20 20 e) IV e V. 6. Os radioisótopos são hoje largamente utilizados na medicina para diagnóstico, estudo e tratamento de doenças. Por exemplo, o cobalto - 60 é usado para destruir e impedir o crescimento de células cancerosas. O número de prótons, de nêutrons e de elétrons no nuclídeo a) 33, 27 e 24 b) 27, 60 e 24 c) 60, 33 e 27 d) 27, 33 e 27 e) 27, 33 e Co são, respectivamente: 7. A tabela seguinte apresenta dados referentes às espécies K, K, 2 Ca, e 2 S. Espécie Z Nêutrons K K 2 Ca 2 S Em relação a essas espécies, são feitas as seguintes afirmações: I. K e 2 Ca 2 Ca são isótonos; II. K e são isóbaros; III. K tem mais prótons que K; IV. K e têm o mesmo número de elétrons. 2 S É correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. 8. Assinale a alternativa correta. Os isótopos são átomos: a) de um mesmo elemento químico, apresentam propriedades químicas praticamente idênticas, mas têm um número diferente de nêutrons no seu núcleo. b) que têm o mesmo número de prótons e um número diferente de nêutrons no seu núcleo, apresentando propriedades químicas totalmente distintas. c) de um mesmo elemento químico, apresentam propriedades químicas idênticas, mas têm um número diferente de prótons no seu núcleo. d) de elementos químicos diferentes, com o mesmo número de nêutrons no seu núcleo e apresentam propriedades químicas semelhantes. e) de elementos químicos diferentes, apresentam propriedades químicas distintas, mas têm o mesmo número de nêutrons no seu núcleo. 9. Comemora-se, neste ano de 2011, o centenário do modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford ( ), prêmio Nobel da Química em Em 1911, Rutherford, bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa, oriundas de uma amostra contendo o elemento químico polônio. De acordo com o seu experimento, Rutherford concluiu que a) o átomo é uma partícula maciça e indestrutível. b) existe, no centro do átomo, um núcleo pequeno, denso e negativamente carregado. c) os elétrons estão mergulhados em uma massa homogênea de carga positiva. d) a maioria das partículas alfa sofria um desvio ao atravessar a lâmina de ouro. e) existem, no átomo, mais espaços vazios do que preenchidos.

21 Um laboratório brasileiro desenvolveu uma técnica destinada à identificação da origem de balas perdidas, comuns nos confrontos entre policiais e bandidos. Trata-se de uma munição especial, fabricada com a adição de corantes fluorescentes, visíveis apenas sob luz ultravioleta. Ao se disparar a arma carregada com essa munição, são liberados os pigmentos no atirador, no alvo e em tudo o que atravessar, permitindo rastrear a trajetória do tiro. Adaptado de MOUTINHO, Sofia. À caça de evidências. Ciência Hoje, maio, 24-31, Qual dos modelos atômicos a seguir oferece melhores fundamentos para a escolha de um equipamento a ser utilizado na busca por evidências dos vestígios desse tipo de bala? a) Modelo de Dalton. b) Modelo de Thompson. c) Modelo de Rutherford-Bohr. d) Modelo de Dalton-Thompson. e) Modelo de Rutherford- Thompson. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Existem mais de cem elementos químicos conhecidos na natureza. Muitos são comuns na indústria, agricultura e saúde, dentre outras áreas. Cada um é formado por partículas subatômicas, possuem o seu próprio lugar na tabela periódica e são agrupados em períodos e grupos ou famílias por apresentarem propriedades similares. Através da configuração eletrônica, pode-se localizar um elemento químico na tabela periódica. 11. A tabela a seguir, apresenta os valores das partículas subatômicas e número de massa. Espécie Partículas por átomo Número de Química Prótons Elétrons Nêutrons Massa Ca a 20 b 40 Ca c 20 d Os valores de a, b, c e d são, respectivamente, a) 18, 22, 18, 40. b) 20, 20, 18, 40. c) 20, 20, 20, 40. d) 20, 22, 20, 42. e) 20, 20, 22, As espécies químicas iônicas 2 82 Pb e 4 82 Pb natureza, apresentam a) massas atômicas iguais. b) número de massa e de nêutrons iguais. c) número atômico e de prótons diferentes. d) raios iônicos e configurações eletrônicas iguais. e) configurações eletrônicas com diferentes números de elétrons., provenientes de isótopos distintos de chumbo encontrados na 13. A distribuição eletrônica do átomo de ferro (Fe), no estado fundamental, segundo o diagrama de Linus Pauling, em ordem energética, é. 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d Sobre esse átomo, considere as seguintes afirmações: I. O número atômico do ferro (Fe) é II. O nível/subnível 3d contém os elétrons mais energéticos do átomo de ferro (Fe), no estado fundamental. 6 III. O átomo de ferro (Fe), no nível/subnível 3d, possui 3 elétrons desemparelhados, no estado fundamental. 2 IV. O átomo de ferro (Fe) possui 2 elétrons de valência no nível 4 ( 4s ), no estado fundamental. Das afirmações feitas, está(ão) correta(s) a) apenas I.

22 22 b) apenas II e III. c) apenas III e IV. d) apenas I, II e IV. e) todas. 14. A eletricidade (do grego elétron, que significa âmbar ) é um fenômeno físico originado por cargas elétricas. Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. As cargas de nomes iguais (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. De acordo com a informação, assinale a alternativa correta. a) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Dalton. b) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Thomson. c) Os prótons possuem carga elétrica negativa. d) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Rutherford. e) Os elétrons possuem carga elétrica positiva. 15. Considere as seguintes afirmações, referentes à evolução dos modelos atômicos: I. No modelo de Dalton, o átomo é dividido em prótons e elétrons. II. No modelo de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo muito pequeno e denso e carregado positivamente. Ao redor do núcleo estão distribuídos os elétrons, como planetas em torno do Sol. III. O físico inglês Thomson afirma, em seu modelo atômico, que um elétron, ao passar de uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum (fóton) de energia. Das afirmações feitas, está(ão) correta(s) a) apenas III. b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas II. e) todas. 16. O ferro é bastante utilizado pelo homem em todo o mundo. Foram identificados artefatos de ferro produzidos em torno de 4000 a 3500 a.c. Nos dias atuais, o ferro pode ser obtido por intermédio da redução de óxidos ou hidróxidos, por um fluxo gasoso de hidrogênio molecular H2 ou monóxido de carbono. O Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial de minério de ferro. Na natureza, o ferro ocorre, principalmente, em compostos, tais como: hematita Fe2O 3, magnetita mineral. 3 4 Fe O, siderita FeCO 3, limonita Fe O H O FeS 2 e pirita, sendo a hematita o seu principal Assim, segundo o diagrama de Linus Pauling, a distribuição eletrônica para o íon ferro (+3), nesse mineral, é representada da seguinte maneira: a) b) c) d) e) s 2s 2p 3s 3p 3d s 2s 2p 3s 3p 4s 3d s 2s 2p 3s 3p 4s 3d s 2s 2p 3s 3p 4s 3d s 2s 2p 3s 3p 3d 17. Ao longo da história da humanidade, muitos cientistas se envolveram na tentativa de explicar do que a matéria era formada. Desse modo, muitos modelos foram sendo sugeridos, na tentativa de solucionar essa questão. O modelo da estrutura atômica formulado por Rutherford apresentou como novidade a noção de a) núcleo. b) massa atômica. c) energia quantizada. d) orbital.

23 23 e) spin. 18. Toda a matéria é constituída de átomos. Atualmente essa afirmação suporta todo o desenvolvimento da química. Ao longo dos anos, foram propostos vários modelos para descrever o átomo. Em 1911, Rutherford realizou um experimento com o qual fazia um feixe de partículas alfa, de carga positiva, incidir sobre uma fina lâmina de ouro. Com esse experimento, observou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer qualquer desvio. Diante dessa evidência experimental, é correto afirmar que: a) o átomo não é maciço, mas contém muitos espaços vazios. b) o átomo é maciço e indivisível. c) os elétrons são partículas de carga negativa e se localizam no núcleo do átomo. d) o núcleo do átomo é constituído de cargas positivas e negativas. e) o átomo é formado por uma massa de carga positiva, recheada de partículas de carga negativa: os elétrons. 19. Analise as assertivas abaixo. I. O volume do núcleo de um átomo é aproximadamente igual à metade do volume do átomo todo. II. O núcleo de um átomo qualquer tem sempre carga elétrica positiva. III. A massa do núcleo de um átomo é aproximadamente igual à metade da massa de todo o átomo. IV. A carga do elétron depende da órbita em que ele se encontra. Assinale a alternativa correta. a) Todas estão corretas. b) Apenas II e III estão corretas. c) Apenas I e IV estão corretas. d) Apenas I e III estão corretas. e) Apenas II está correta. 20. Isótopos radioativos do iodo têm grande importância na medicina. São usados no diagnóstico e no tratamento de problemas da tireoide. O isótopo do iodeto e elétrons, respectivamente: a) 131; 53; 78 b) 53; 53; 132 c) 53; 78; 54 d) 54; 131; 53 e) 131; 78; Considere as espécies químicas monoatômicas indicadas na tabela abaixo. Espécie química monoatômica Prótons Nêutrons elétrons I II III IV V I usado para esse fim apresenta os seguintes números de prótons, nêutrons Em relação às espécies químicas monoatômicas apresentadas na tabela, pode-se afirmar que: a) III e IV são de mesmo elemento químico. b) V é cátion. c) III é ânion. d) II é eletricamente neutro. e) I e II não são isótopos. 22. Um modelo relativamente simples para o átomo o descreve como sendo constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons, e elétrons girando ao redor do núcleo. Um dos isótopos do elemento Ferro é representado pelo símbolo 56 Fe26. Em alguns compostos, como a hemoglobina do sangue, o Ferro encontra-se no estado de oxidação 2+ (Fe 2+ ). Considerandose somente o isótopo mencionado, é correto afirmar que no íon Fe 2+ : a) o número de nêutrons é 56, o de prótons é 26 e o de elétrons é 24. b) o número de nêutrons + prótons é 56 e o número de elétrons é 24.

24 24 c) o número de nêutrons + prótons é 56 e o número de elétrons é 26. d) o número de prótons é 26 e o número de elétrons é 56. e) o número de nêutrons + prótons + elétrons é 56 e o número de prótons é Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que I. o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia. As afirmativas corretas são, apenas, a) I e II b) I e III c) II e IV d) III e IV e) I, II e III 24. O urânio, fonte de energia para usinas nucleares, é um mineral muito importante, encontrado em rochas sedimentares na crosta terrestre. No urânio presente na natureza, são encontrados átomos que têm em seu núcleo 92 prótons e 143 nêutrons (U-235), átomos com 92 prótons e 142 nêutrons (U-234) e outros, ainda, com 92 prótons e 146 nêutrons (U-238). Quanto às características, os átomos de urânio descritos são a) isóbaros. b) isótopos. c) isótonos. d) alótropos. e) isômeros. 25. Na indústria de alimentos, as radiações são usadas para a preservação de diferentes alimentos, como a batata, o morango, a cebola, o tomate e o trigo. A conservação ocorre porque as radiações inibem ou destroem as bactérias e os microorganismos presentes nos produtos agrícolas, provocando sua inativação ou morte. Os alimentos, contudo, não sofrem efeitos nocivos nem se tornam radiativos. Nas instalações industriais, usualmente, utilizam-se radiações provenientes do 27Co 60, que se transforma no elemento 28X 60. Em relação aos elementos 27Co 60 e 28X. 60, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) O elemento X formado é o níquel (Ni), isóbaro do 27Co 60. ( ) O elemento X formado é o neodímio (Nd), isótopo do 27Co 60. ( ) O elemento X possui o mesmo número de nêutrons que o elemento 27Co 60. ( ) O elemento X possui maior número de prótons que o elemento 27Co 60. A sequência correta é a) V - F - F - V. b) F - V - V - F. c) F - F - V - F. d) F - V - F - V. e) V - F - V - V.

25 25 PROPRIEDADES DA MATÉRIA 01. C 02. B 03. E 04. D 05. A 06. C 07. B 08. C 09. A 10. B 11. D 12. D 13. A 14. B 15. B 16. C 17. B 18. B 19. D 20. C 21. E 22. D 23. D 24. C 25. C 26. B 27. C 28. D 29. C 30. A SEPARAÇÃO DE MISTURAS 01. B 02. A 03. E 04. E 05. C 06. B 07. B 08. C 09. A 10. A 11. B 12. D 13. B 14. A 15. E 16. D 17. E 18. E 19. C 20. C QUANTIDADE DE MATÉRIA 01. A 02. C 03. E 04. E 05. B 06. B 07. E 08. D 09. A 10. A 11. E 12. C 13. B 14. D 15. E 16. A 17. B 18. E 19. E 20. E 21. E 22. C 23. C 24. E 25. A ESTRUTURA ATÔMICA 01. D 02. E 03. D 04. E 05. A 06. E 07. C 08. A 09. E 10. C 11. B 12. E 13. D 14. A 15. D 16. A 17. A 18. A 19. E 20. C 21. A 22. B 23. A 24. B 25. A

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa:

2. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: COLÉGIO JOÃO PAULO I QUÍMICA 8ª Série Nome: Turma: Data: Professor (a): Nota Máxima: 6,0 Nota: 1. Assinale a ÚNICA proposição CORRETA que contém o melhor método para separar os três componentes de uma

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios SEI Ensina - MILITAR Química SEPARAÇÃO DE MISTURAS Exercícios 1.A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente

Leia mais

O interesse da Química é analisar as...

O interesse da Química é analisar as... O interesse da Química é analisar as... PROPRIEDADES CONSTITUINTES SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS TRANSFORMAÇÕES ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS Os materiais podem se apresentar na natureza em 3 estados físicos

Leia mais

Química SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Química SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Átomos ligados entre si são chamados de moléculas, e representam substâncias químicas. Cada molécula é identificada por uma

Leia mais

Introdução. Gerais. Funcionais. Propriedades. da Matéria Organolépticas. Específicas. Químicas. Físicas. Química. Rômulo

Introdução. Gerais. Funcionais. Propriedades. da Matéria Organolépticas. Específicas. Químicas. Físicas. Química. Rômulo Introdução Gerais Propriedades Funcionais da Matéria Organolépticas Específicas s Físicas Propriedades Gerais São propriedades comuns a todo tipo de matéria massa extensão impenetrabilidade divisibilidade

Leia mais

LOGO. Separação de misturas. Profa. Samara Garcia Profa. Núria Galacini Março/Abril/2012

LOGO. Separação de misturas. Profa. Samara Garcia Profa. Núria Galacini Março/Abril/2012 LOGO Separação de misturas Profa. Samara Garcia Profa. Núria Galacini Março/Abril/2012 Misturas Homogêneas Destilação simples (sólido + líquido): Por aquecimento, só o líquido entra em ebulição, vaporiza-se

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Professor: Antonio Sorrentino

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Professor: Antonio Sorrentino SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Professor: Antonio Sorrentino Substância pura e tipos de misturas Substâncias puras: Apresentam propriedades físicas bem definidas. Têm pontos de fusão e de ebulição. Ponto de fusão:

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 6º Data: 14/11/2012 Bimestre: 4 Professor: Vanildo Disciplina: Química Orientações para estudo: Esta atividade deverá ser entregue no dia da avaliação de recuperação,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 1ª série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014. 1ª série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Professora: Maria Luiza 1ª série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

ESTUDO DA MATÉRIA. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações.

ESTUDO DA MATÉRIA. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações. MATÉRIA: é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Exemplo: O ar Um balão de festas (bexiga) aumenta

Leia mais

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010

Prova de Recuperação Bimestral de Ciências Nome Completo: Data: / /2010 COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 248 4768 SITE: www.cmidf.com.br VALOR:10 pontos. NOTA: 9ºano 2º PERÍODO Prova de Recuperação Bimestral de Ciências

Leia mais

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL PROPRIEDADES DA MATÉRIA CONCEITOS BÁSICOS MATÉRIA: tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço. CORPO/OBJETO: porção limitada da matéria. MASSA: quantidade matéria,

Leia mais

Teoria Atômica. Constituição da matéria. Raízes históricas da composição da matéria. Modelos atômicos. Composição de um átomo.

Teoria Atômica. Constituição da matéria. Raízes históricas da composição da matéria. Modelos atômicos. Composição de um átomo. Teoria Atômica Constituição da matéria Raízes históricas da composição da matéria Modelos atômicos Composição de um átomo Tabela periódica Raízes Históricas 6000 a.c.: descoberta do fogo 4000 a.c.: vidros,

Leia mais

A) a existência do oceano líquido é uma hipótese possível, pois um sal solúvel só forma uma mistura homogênea com a água, quando ela está líquida.

A) a existência do oceano líquido é uma hipótese possível, pois um sal solúvel só forma uma mistura homogênea com a água, quando ela está líquida. TEXTO PARA A QUESTÃO 1. Sonda espacial detecta sal de cozinha em lua de Saturno A análise da composição química do anel mais externo de Saturno revelou a presença de 98% de água, 1% de cloreto de sódio,

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

PROPRIEDADES DA MATÉRIA Profª Msc.Anna Carolina A. Ribeiro PROPRIEDADES DA MATÉRIA RELEMBRANDO Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Corpo- Trata-se de uma porção

Leia mais

Aluno (a): Nº. Disciplina: Química Goiânia, / / 2014

Aluno (a): Nº. Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 Lista de Exercícios Aluno (a): Nº. Professora: Núbia de Andrade Série: 1º ano (Ensino médio) Turma: Disciplina: Química Goiânia, / / 2014 01) A mudança de fase denominada sublimação ocorre quando a) o

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 1- quais os métodos mais indicados para separa os componentes das misturas abaixo:

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 1- quais os métodos mais indicados para separa os componentes das misturas abaixo: EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1- quais os métodos mais indicados para separa os componentes das misturas abaixo: a) areia e ferro na forma de lâmina separação magnética b) água

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização bem definida, dependendo do tipo e das propriedades

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos

Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos Química Materiais, suas propriedades e usos Estados Físicos Estado vem do latim status (posição,situação, condição,modo de estar). O estado físico

Leia mais

Material Extra: Modelos atômicos e atomística Química professor Cicero # Modelos Atômicos e atomística - Palavras chaves

Material Extra: Modelos atômicos e atomística Química professor Cicero # Modelos Atômicos e atomística - Palavras chaves Material Extra: Modelos atômicos e atomística Química professor Cicero # Modelos Atômicos e atomística - Palavras chaves Evolução da ideia do átomo 1) Partícula maciça, indivisível e indestrutível; 2)

Leia mais

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA.

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. 1)Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais. Com respeito a estes materiais,

Leia mais

QUÍMICA DESCOMPLICADA

QUÍMICA DESCOMPLICADA DISCIPLINA DE QUÍMICA SISTEMAS MATERIAIS 1. (UFRGS/01) - Analise os sistemas materiais abaixo, estando ambos na temperatura ambiente. I - Mistura de 10 g de sal de cozinha, 30 g de areia fina, 20 ml de

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 01 Propriedades e aplicação dos materiais H55/H56 02 Propriedades específicas, físicas

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas

Leia mais

Química Atomística Profª: Bruna Villas Bôas. Exercícios

Química Atomística Profª: Bruna Villas Bôas. Exercícios NÚMERO ATÔMICO (Z) Os diferentes tipos de átomos (elementos químicos) são identificados pela quantidade de prótons (P) que possui. Esta quantidade de prótons recebe o nome de número atômico e é representado

Leia mais

SOLUÇÕES SOLUÇÕES MISTURAS

SOLUÇÕES SOLUÇÕES MISTURAS MISTURAS SOLUÇÕES Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma mistura. Exemplos: Mistura de

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os materiais encontrados na natureza são, em geral, misturas de várias substâncias. Mesmo em laboratório, quando tentamos preparar uma só substância, acabamos, normalmente, chegando

Leia mais

1º trimestre Ciências Sala de estudos Data: Abril/2015 Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª Elisete Nome: nº

1º trimestre Ciências Sala de estudos Data: Abril/2015 Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª Elisete Nome: nº 1º trimestre Ciências Sala de estudos Data: Abril/2015 Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª Elisete Nome: nº Valor: 10 Nota:.. Conteúdo: Atomística e MRU 1) Observe o trecho da história em quadrinhos

Leia mais

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra

LISTA 1 NÍVEL 1. Material Extra LISTA 1 NÍVEL 1 01. (UEMA) Das três fases de uma substância, a que possui menor energia cinética é a fase, cuja característica é apresentar. Os termos que preenchem corretamente as lacunas são: a) Sólida

Leia mais

MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS

MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS 01- Leia o texto: Quando se acende uma vela, pode-se observar que: I- A parafina derrete e logo depois se consolida. II- Aparece fuligem quando colocamos um prato logo acima da

Leia mais

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 11 Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 4 ), para que a água esteja em conformidade com

Leia mais

Próton Nêutron Elétron

Próton Nêutron Elétron Próton Nêutron Elétron Próton Nêutron Elétron Número de prótons: 54 2 Nome do elemento: BORO BERÍLIO HÉLIO Esta Os quantidade diferentes tipos de prótons de átomos recebe (elementos o nome químicos) de

Leia mais

Propriedades da Matéria

Propriedades da Matéria Professor: Robinho AULA 1 QMC E Propriedades da Matéria Matéria Massa Volume AR Matéria/Propriedades Pág. 263 DENSIDADE d = m V Matéria/Propriedades Pág. 263 Med (UFSC 2011)Uma medalha, supostamente de

Leia mais

Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos

Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos SOLUÇÕES Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma MISTURA Quando na mistura tiver apenas

Leia mais

Atividade 1: Grandezas Químicas

Atividade 1: Grandezas Químicas COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Hélen Cristina Disciplina Química Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / / Valor: Nota: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas,

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica

Química. Resolução das atividades complementares. Q42 Ligação metálica Resolução das atividades complementares 3 Química Q42 Ligação metálica p. 59 1 (Cefet-PR) Analise as afirmações a seguir: I. O metal X é leve, sofre pouca corrosão e é bastante utilizado na construção

Leia mais

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza

Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza Lista de Exercícios 4 Indústrias Químicas Resolução pelo Monitor: Rodrigo Papai de Souza 1) a-) Calcular a solubilidade do BaSO 4 em uma solução 0,01 M de Na 2 SO 4 Dissolução do Na 2 SO 4 : Dado: BaSO

Leia mais

Escola Secundária Anselmo de Andrade Teste Sumativo de Ciências Físico - Químicas 9º Ano Ano Lectivo 08/09

Escola Secundária Anselmo de Andrade Teste Sumativo de Ciências Físico - Químicas 9º Ano Ano Lectivo 08/09 Escola Secundária Anselmo de Andrade Teste Sumativo de Ciências Físico - Químicas 9º Ano Ano Lectivo 08/09 2ºTeste Sumativo 1ºPeríodo Duração do Teste:60 minutos Data: 05 / 12 / 08 Prof. Dulce Godinho

Leia mais

Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas Química Atividade 1 - Revisão 1 os anos Décio ago/09 Nome: Nº: Turma: Substâncias e Misturas Objetivo O objetivo desta ficha é revisar alguns dos tópicos trabalhados no 1º semestre. As dúvidas devem ser

Leia mais

Conceitos Preliminares. Introdução a Química. Conceitos Preliminares. Conceitos Preliminares. Universo. Conceitos Preliminares. Fenômenos Substâncias

Conceitos Preliminares. Introdução a Química. Conceitos Preliminares. Conceitos Preliminares. Universo. Conceitos Preliminares. Fenômenos Substâncias Introdução a Química Conceitos Preliminares Universo É o conjunto TOTAL de toda a MATÉRIA e ENERGIA que existe... Conceitos Preliminares Fenômenos Substâncias Conceitos Preliminares Matéria É tudo o que

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Num laboratório químico, havia três frascos que continham, respectivamente, um alcano, um álcool e um alqueno. Foram realizados experimentos que envolviam

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS 1. ELEMENTO QUÍMICO É um conjunto de átomos de mesmo número atômico(z). 1 2 3 H H H 1 1 1 2. SUBSTÂNCIA Z Todo material formado por um tipo apenas de componente (molécula ou aglomerado

Leia mais

478 a.c. Leucipo e seu discípulo Demócrito

478 a.c. Leucipo e seu discípulo Demócrito MODELOS ATÔMICOS 478 a.c. Leucipo e seu discípulo Demócrito - A matéria após sofrer várias subdivisões, chegaria a uma partícula indivisível a que chamaram de átomo. - ÁTOMO a = sem tomos = divisão - Esta

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

Thomson denominou este segundo modelo atômico de Pudim de Passas.

Thomson denominou este segundo modelo atômico de Pudim de Passas. EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade do que era constituída a matéria parecia ser impossível de ser desvendada. Até que em 450 a.c. o filósofo grego Leucipo de Mileto afirmava

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais

Próton Nêutron Elétron

Próton Nêutron Elétron Próton Nêutron Elétron ARNOLD SOMMERFELD MODELO ATÔMICO DE ARNOLD SOMMERFELD - 1916 Ao pesquisar o átomo, Sommerfeld concluiu que os elétrons de um mesmo nível, ocupam órbitas de trajetórias diferentes

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Fase 01 Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Leia mais

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação...

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação... PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Mudanças de estado

Leia mais

UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE

UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE UFU 2014 VESTIBULAR DE MAIO 1ª FASE 1-O iodo-132, devido à sua emissão de partículas beta e radiação gama, tem sido muito empregado no tratamento de problemas na tireoide. A curva abaixo ilustra o decaimento

Leia mais

O que é Água Filtrada?

O que é Água Filtrada? O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante

Leia mais

REVISÃO QUÍMICA. Profº JURANDIR QUÍMICA

REVISÃO QUÍMICA. Profº JURANDIR QUÍMICA REVISÃO QUÍMICA Profº JURANDIR QUÍMICA DADOS 01. (ENEM 2004) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUâNTICOS TEORIA - PARTE II. Elétron de diferenciação e elétrons de valência. Distribuição eletrônica de íons

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUâNTICOS TEORIA - PARTE II. Elétron de diferenciação e elétrons de valência. Distribuição eletrônica de íons DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUâNTICOS TEORIA - PARTE II Elétron de diferenciação e elétrons de valência O elétron de diferenciação é definido como o último elétron do subnível mais energético de um

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS

PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS 3 PROCESSO SELETIVO 2006 QUESTÕES OBJETIVAS QUÍMICA 01 - O dispositivo de segurança que conhecemos como air-bag utiliza como principal reagente para fornecer o gás N 2 (massa molar igual a 28 g mol -1

Leia mais

a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio?

a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio? Questão 1: O Brasil é o campeão mundial da reciclagem de alumínio, colaborando com a preservação do meio ambiente. Por outro lado, a obtenção industrial do alumínio sempre foi um processo caro, consumindo

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas 1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.

Leia mais

ATIVIDADE II COLÉGIO TIA IVONE - CTI. PROFESSOR: NEW CRISTIAN SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): 1. Conceitue:

ATIVIDADE II COLÉGIO TIA IVONE - CTI. PROFESSOR: NEW CRISTIAN SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): 1. Conceitue: COLÉGIO TIA IVONE - CTI DISCIPLINA: QUÍMICA Data: / /2012 PROFESSOR: NEW CRISTIAN SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): ATIVIDADE II 1. Conceitue: a) Matéria b) Energia 2. Qual a relação entre matéria

Leia mais

RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014

RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 1-Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo

Leia mais

2º ANO QUÍMICA 1 PROFª ELAINE CRISTINA. Educação para toda a vida. Colégio Santo Inácio. Jesuítas

2º ANO QUÍMICA 1 PROFª ELAINE CRISTINA. Educação para toda a vida. Colégio Santo Inácio. Jesuítas 2º ANO QUÍMICA 1 1 mol 6,02.10 23 partículas Massa (g)? Massa molar Cálculo do número de mols (n) Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não

Leia mais

Separação de Misturas II Parte

Separação de Misturas II Parte Separação de Misturas II Parte Fracionamento de misturas heterogêneas Catação ou escolha É um método rudimentar de separação de mistura baseado na diferença de tamanho e de aspecto das partículas de uma

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo II 2 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

A Matéria e Diagrama de Fases. Profº André Montillo www.montillo.com.br

A Matéria e Diagrama de Fases. Profº André Montillo www.montillo.com.br A Matéria e Diagrama de Fases Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído,

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q49 Polaridade das moléculas

Química. Resolução das atividades complementares. Q49 Polaridade das moléculas Resolução das atividades complementares 4 Química Q49 Polaridade das moléculas p 7 1 Em relação à polaridade das moléculas, responda: a) Quais as condições para que uma molécula seja polar? b) Uma molécula

Leia mais

ESTADOS DA MATÉRIA. O átomo é composto por outras partículas ainda menores.

ESTADOS DA MATÉRIA. O átomo é composto por outras partículas ainda menores. ESTADOS DA MATÉRIA A matéria que temos a nossa volta é formada de moléculas que são constituídas por átomos. Uma combinação destes átomos forma as substâncias que conhecemos, porém, devemos salientar que

Leia mais

Aula 2: O estudo da matéria

Aula 2: O estudo da matéria KROTON S.A. UNIC EDUCACIONAL LTDA. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2015/1 Aula 2: O estudo da matéria A Matéria Conceitos; Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. - O que é massa? - Como se afere a massa de

Leia mais

Qualidade Ambiental Química

Qualidade Ambiental Química Qualidade Ambiental Química Programa Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Estatística Poluição o Ar e a Química da Troposfera Reações Químicas ligadas à Emissão de Poluentes da Atmosfera Bibliografia

Leia mais

MATÉRIA- PROPRIEDADES DA MATÉRIA- SUBSTÂNICAS (Pura e Composta)- MISTURAS- ANÁLISE IMEDIATA.

MATÉRIA- PROPRIEDADES DA MATÉRIA- SUBSTÂNICAS (Pura e Composta)- MISTURAS- ANÁLISE IMEDIATA. ATENÇÃO: Não sou o detentor dos direitos e também não tenho a intenção de violá-los de nenhuma imagem, exemplo prático ou material de terceiros que porventura venham a ser utilizados neste ou em qualquer

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 2ª SÉRIE Ensino Médio -2015. Roteiro de estudos para recuperação trimestral

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 2ª SÉRIE Ensino Médio -2015. Roteiro de estudos para recuperação trimestral COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 2ª SÉRIE Ensino Médio -2015 Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUÍS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação trimestral Conteúdo: Referência para estudo: Sites recomendados:

Leia mais

Decantação sólido - líquido

Decantação sólido - líquido Processos de separação Decantação sólido - líquido Possível devido à diferença de densidades dos componentes da mistura. Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado

Leia mais

Ano: 9º Turma: 91 / 92

Ano: 9º Turma: 91 / 92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): SUELI COSTA Ano: 9º Turma: 91 / 92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO INTRODUÇÃO OS METAIS SÃO ATUALMENTE ESSENCIAIS PARA O NOSSO COTIDIANO. OS QUE SÃO MAIS UTILIZADOS SÃO O ALUMÍNIO (EM LATAS), O COBRE (NOS CABOS DE TELEFONE), O CHUMBO (EM BATERIAS DE AUTOMÓVEIS), O NÍQUEL

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 1 Teoria atômica básica e leis ponderais Evolução dos modelos atômicos Modelo atômico atual 1 Módulo 2 Números quânticos; Distribuição eletrônica Paramagnetismo,

Leia mais

Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar:

Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar: 8 GABARITO 1 1 O DIA 2 o PROCESSO SELETIVO/2005 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Devido à sua importância como catalisadores, haletos de boro (especialmente B 3 ) são produzidos na escala de toneladas por

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS FENÔMENOS 1- A queima da gasolina; a sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o derretimento de um bloco de gelo são respectivamente, fenômenos: A) Químico; físico; químico e físico. B) Físico;

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

Conteúdo: Substancias e misturas

Conteúdo: Substancias e misturas LISTA 1º. ANO - Substâncias Conteúdo: Substancias e misturas 1- Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. As alternativas correlacionam adequadamente

Leia mais

Leis Históricas da Estequiometria

Leis Históricas da Estequiometria Estequiometria A proporção correta da mistura ar-combustível para o motor de uma carro de corrida pode ser tão importante quanto a habilidade do piloto para ganhar a corrida. As substâncias químicas, como

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

QIE0001 Química Inorgânica Experimental Prof. Fernando R. Xavier. Prática 09 Síntese do cloreto de pentaaminoclorocobalto(iii)

QIE0001 Química Inorgânica Experimental Prof. Fernando R. Xavier. Prática 09 Síntese do cloreto de pentaaminoclorocobalto(iii) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC QIE0001 Química Inorgânica Experimental Prof. Fernando R. Xavier Prática 09 Síntese do cloreto

Leia mais

Resumos. 1) Aula L1 - O Lixo e Conceitos Químicos a. Aulas. 1) Aula L1 - Lixo e Conceitos Gerais. 2) Aula L2 - Estados Físicos da Matéria

Resumos. 1) Aula L1 - O Lixo e Conceitos Químicos a. Aulas. 1) Aula L1 - Lixo e Conceitos Gerais. 2) Aula L2 - Estados Físicos da Matéria Resumo Teórico 1 Fala Gás Nobre! Tudo bem? Já assistimos todos os vídeos sobre o Lixo. Estamos cada vez mais próximos do sucesso. Por isso quero te entregar esse material que contém o resumo das aulas

Leia mais

Lista 1 - Substância/Mistura/Separação de mistura/alotropia

Lista 1 - Substância/Mistura/Separação de mistura/alotropia Lista 1 - Substância/Mistura/Separação de mistura/alotropia 1) (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química? 1) O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe

Leia mais

Como distinguir misturas homogéneas de misturas heterogéneas. Uma mistura é constituída por dois ou mais componentes

Como distinguir misturas homogéneas de misturas heterogéneas. Uma mistura é constituída por dois ou mais componentes Como distinguir misturas homogéneas de misturas heterogéneas Uma mistura é constituída por dois ou mais componentes Homogéneas As pizzas são misturas heterogéneas Heterogéneas coloidais A espuma para o

Leia mais

Lista 1 de Exercícios Professor Pedro Maia

Lista 1 de Exercícios Professor Pedro Maia Lista 1 de Exercícios Professor Pedro Maia Questão 01 - (UEPG PR) As mudanças de estado físico, classificadas como fenômenos físicos, ocorrem com a variação de entalpia ( ). Sobre esses processos, assinale

Leia mais

A Matéria Química Geral

A Matéria Química Geral Química Geral A Matéria Tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa. A matéria nem sempre é visível Noções Preliminares Prof. Patrícia Andrade Mestre em Agricultura Tropical Massa, Inércia e Peso Massa:

Leia mais

Sabendo-se que a substancia em questão é composta de apenas Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, podemos esquematizar a seguinte equação:

Sabendo-se que a substancia em questão é composta de apenas Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, podemos esquematizar a seguinte equação: QUíMICA Alan, Kaires e Neuzimar Dados que poderão ser utilizados nas questões da prova de Química: Número atômico: H = 1; C = 6; N = 7; 0= 8; F = 9; Na :: 11; Si = 14; S = 16 e Ca :: 20. Massa atômica:

Leia mais

01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: 01) (ACAFE) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais Alcalinos e) Gases Nobres 02) (UFF-RJ)

Leia mais

Propriedades da matéria (Continuação)

Propriedades da matéria (Continuação) Propriedades da matéria (Continuação) Densidade m/v Experimentos / discussão Exercício 1) Um bloco de metal tem volume de 200 ml e massa de 1792 g. a) Qual a densidade desse metal, expressa em g / cm3?

Leia mais

Esse grupo já foi conhecido como gases raros e gases inertes.

Esse grupo já foi conhecido como gases raros e gases inertes. GASES NOBRES GRUPO 18 OU VIIIA Esse grupo já foi conhecido como gases raros e gases inertes. Gases raros não é apropriado porque o argônio (Ar) não é raro (é mais abundante que o CO 2 no ar). Gases Inertes

Leia mais

Matéria e Estados da Matéria

Matéria e Estados da Matéria Matéria e Estados da Matéria A matéria é o material físico do universo. Matéria é tudo que tem massa e ocupa certo lugar no espaço. Na antiguidade, o homem chegou a acreditar que toda matéria existente

Leia mais

MATÉRIA Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da Madeira I

MATÉRIA Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da Madeira I PROPRIEDADES DA MATÉRIA Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da Madeira I Química É a ciência que estuda a constituição da matéria; ESTRUTURA INTERNA RELAÇÕES ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS

Leia mais