FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira"

Transcrição

1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 3 Prof.ª Marivaldo Oliveira

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Aplicar os conhecimentos e as recomendações técnicas para prover Equipamento de Proteção Coletiva EPC s e EPI s aos trabalhos na construção civil.

3 NR ALVENARIA, REVESTIMENTOS E ACABAMENTOS

4 NR ALVENARIA, REVESTIMENTOS E Proteção a baixo das áreas de colocação de vidro. Marcação dos vidros de maneira visível. ACABAMENTOS Proteção dos quadros fixos de tomadas energizadas.

5 NR TELHADOS E COBERTURAS Sinalizar, isolar a área e utilizar cabos de segurança para fixação do EPI; Proibir atividades sobre fornos ou qualquer equipamento que emane gases; Proibir trabalhos em dias de chuvas, ventos fortes ou superfícies escorregadias;

6 NR TELHADOS E COBERTURAS Inspecionar e elaborar permissões para o trabalho; Evitar concentração de carga num único ponto.

7 NR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Ligar máquinas ou equipamentos elétricos móveis por intermédio de conjunto de plugue e tomada. Instalar DR Dispositivo Diferencial Residual e, disjuntores ou chaves magnéticas;

8 NR INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Proteger contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos e fechamento acidental do circuito; Retirar instalações inoperante e identificar os circuitos; Chave individual para cada circuito de derivação; Aterrar partes metálicas; Realizar serviços em instalações desenergizado;

9 NR SERVIÇOS EM FLUTUANTES Plataformas de trabalho com guarda-corpo, ancoradas em terra firme, piso antiderrapante, e coletes salva-vidas(cor laranja) para todos os trabalhadores; Sinalização de segurança e o equipamento de salvamento iluminados com lâmpadas à prova d'água.

10 NR SERVIÇOS EM FLUTUANTES Seguir orientação do Ministério da Marinha quanto ao tráfego marítimo; Não ter a bordo trapos embebidos em óleo ou qualquer outra substância volátil; Instalar extintores de incêndio em número e capacidade adequados; Uso obrigatório de botas com elástico lateral.

11 NR-18. ESCADAS RAMPAS E PASSARELAS A transposição de pisos com diferença de nível superior a 0,40m deve ser feita por meio de escadas ou rampas; Usar madeira de boa qualidade, sem apresentar nós e rachaduras, estar seca e sem pintura que pode encobrir as imperfeições;

12 CUIDADOS COM AS ESCADAS PROVISÓRIAS Escadas provisórias de uso coletivo: Largura mínima de 0,80m, patamar intermediário a cada 2,90m. Ser dotadas de corrimão e rodapé.

13 CUIDADOS COM AS ESCADAS DE MÃO Ter, no máximo, 7m de extensão; Espaçamento uniforme entre os degraus; Ultrapassar o piso superior; Fixada nos pisos inferior e superior ou com antiderrapante; Apoiada em piso resistente.

14 CUIDADOS COM AS ESCADAS Escada de abrir deve ser rígida, estável e provida de dispositivos que a mantenham com abertura constante Comprimento máximo de 6m, quando fechada.

15 CUIDADOS COM AS ESCADAS Escada extensível deve ser dotada de dispositivo limitador de curso; Permitir uma sobreposição de no mínimo 1m.

16 CUIDADOS COM AS ESCADAS MARINHEIRO Se tiver 6m ou mais de altura, deve ser provida de gaiola protetora a partir de 2m; Para cada lance de 9m, deve existir um patamar intermediário de descanso, protegido por guarda-corpo e rodapé.

17 CUIDADOS COM AS RAMPAS Rampa Passarela

18 CUIDADOS COM AS RAMPAS Fixadas no piso inferior e superior, não ultrapassar 30 de inclinação em relação ao piso; Ter peças transversais, espaçadas em 0,40m, no máximo, para apoio dos pés; Quando for para trânsito de caminhões devem ter largura mínima de 4m e ser fixadas em suas extremidades; Não devem existir ressaltos entre o piso da passarela e o piso do terreno.

19 NR TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES Meios de transportes normalizados e com autorização prévia; Condutor habilitado

20 NR TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES Se não tiver vias em condição de tráfego poderá ser utilizado um veículo precário desde que: Fechamento do perímetro da carroceria, cobertura, escada para acesso; Assentos, barras de apoio para as mãos e cinto de segurança; Materiais em compartimentos separados dos trabalhadores; Sistemas de ventilação e comunicação entre a cobertura e a cabine do veículo;

21 NR LOCAIS CONFINADOS Tubulão Caixa d água

22 NR LOCAIS CONFINADOS Treinar e orientar os trabalhadores quanto aos riscos, formas de preveni-los e para o resgate; Utilizar EPIs adequados, inclusive, quando se utilizar produtos químicos Inspecionar, elaborar ordem de serviço, retirar os contaminantes e monitorar ; Sinalizar durante os trabalhos, fazer ventilação, insufladora ou exaustora, sendo proibido o uso de oxigênio; Uso de cordas ou cabos de segurança e armaduras para amarração que possibilitem meios seguros de resgate;

23 CABOS DE AÇO

24 NR CABOS DE AÇO E CABOS DE FIBRA SINTÉTICA Não podem ter emendas nem pernas quebradas e serem substituídos quando apresentarem sinais que comprometam a sua integridade; Carga de ruptura equivalente a, no mínimo, 5(cinco) vezes a carga máxima de trabalho; Os cabos de fibra sintética usados na sustentação de cadeira suspensa ou como cabo-guia para fixação do trava-quedas do cinto de segurança tipo pára-quedista, deverá ter alerta visual amarelo;

25 NR SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Identificar locais de apoio que compõem o canteiro de obras e manter comunicação através de avisos, cartazes ou similares; Advertir contra perigo: partes móveis de máquinas, transporte de materiais, risco de queda; Identificar acessos, saídas, circulação de veículos, equipamentos na obra e locais com substâncias perigosas. Uso de colete ou tiras refletivas nos serviços em vias públicas ou em movimentação e transporte vertical de materiais.

26 NR MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DIVERSAS MÁQUINAS - dispositivo que depende de uma fonte de energia fazendo a transformação de algo. Ex: Betoneira, serra circular. EQUIPAMENTOS - auxiliam nas tarefas e nos transporte de materiais e pessoas. Ex: Carro de mão. FERRAMENTAS - utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado, geralmente de forma manual. Ex: Colher de pedreiro, chave de fenda.

27 NR MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DIVERSAS Operadas por trabalhador qualificado e identificado por crachá. Proteção de partes móveis dos motores, transmissões e partes perigosas. Inspeção e manutenção de acordo com as normas técnicas registradas em documento específico, constando as datas e falhas observadas, as medidas corretivas adotadas e a indicação de pessoa, técnico ou empresa habilitada que as realizou.

28 NR TAPUMES E GALERIAS Construído no alinhamento da calçada de forma resistente, com altura mínima de 2m para impedir o acesso de pessoas estranhas.

29 NR ACIDENTE FATAL E NR DADOS ESTATÍSTICOS Comunicar o acidente fatal à autoridade policial competente e ao órgão regional do MTE; Isolar o local diretamente relacionado ao acidente, mantendo suas características até sua liberação pela autoridade policial competente e pelo órgão regional do MTE. Encaminhar os dados estatísticos à FUNDACENTRO: Anexo I - Ficha de Acidente do Trabalho; Anexo II - Resumo Estatístico Anual.

30 NR CIPA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Organizar a CIPA por canteiro - mais de 70 funcionários; Organizar CIPA Centralizada menos de 70 funcionários nos canteiros de obra da mesma cidade; Constituir comissão provisória, através de eleição, 1 membro efetivo e 1 suplente, para cada grupo de 50 funcionário, nas obras que não exceda 180 dias de duração.

31 NR CPN COMITÊ PERMANENTE NACIONAL Compostos por representantes titulares do governo, dos empregadores e dos empregados Atribuições: Deliberar a respeito das propostas apresentadas pelos CPR, ouvidos os demais CPR; Encaminhar ao MTE as propostas aprovadas e justificar aos CPR as não aprovadas; Elaborar propostas, encaminhando cópia aos CPR; Aprovar as RTP Recomendação Técnica de Procedimento.

32 NR CPR COMITÊ PERMANENTE REGIONAL Atribuições: Estudar e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho; Implementar a coleta de dados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais propondo campanhas de prevenção de acidentes;

33 ATIVIDADE 1ª Parte: Apresente um levantamento sobre os perigos/riscos dos serviços abaixo e as suas respectivas medidas de controle baseando-se, também, no item da NR-18.17: - Colocação de forro de gesso; - Revestimento de piso em cerâmica; - Pintura com rolo e tinta látex/pva; - Impermeabilização.

34 ATIVIDADE Responda a tarefa seguindo o modelo da tabela abaixo e utilize as informações da NR-09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais para auxiliar na identificação dos agentes de risco: Perigo/ Riscos ATIVIDADE Agente Causa EPI Medidas de controle coletiva

35 ATIVIDADE 2º Parte: Faça uma lista com 5(cinco) materiais que são utilizados na construção de uma edificação e escreva as recomendações quanto ao armazenamento e estocagem desses materiais.

36 ATIVIDADE A pesquisa sobre os materiais pode ser realizada num armazém e para descrever as medidas de controle deve ser levando em consideração o item da NR e as recomendações do fabricante que consta as embalagens. Procure apresentar qual foi o material através de fotos ou figuras.

37 ATIVIDADE 3ª Parte: Faça uma pesquisa sobre as RTP Recomendação Técnica de Procedimento, escreva o título das que você encontrou e descreva sobre o conteúdo que uma das RTPs. Essa descrição deve conter, no mínimo, 30 linhas.

38 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA

39 ATIVIDADE Prazo de entrega: até 10/03/2012 até às 18h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

40 Dúvidas Fórum Chat dia 02/02/12 no horário: das 20h30 às 22 h

SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho REGRAS DE SEGURANÇA A madeira a ser usada para construção de escadas, rampas

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

Normativas Gerais da NR-18

Normativas Gerais da NR-18 Normativas Gerais da NR-18 18.12 - ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS 2 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS - A transposição de pisos com diferença de nível superior a 40cm deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

Leia mais

FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois

FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I. Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL I Slide 8 Prof Eng. e Arq. Marcos R. Frois Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Prevenção de Acidentes ACI Prof.ª Cleverson Luis Lima de souza

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Prevenção de Acidentes ACI Prof.ª Cleverson Luis Lima de souza FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Prevenção de Acidentes ACI Prof.ª Cleverson Luis Lima de souza OBJETIVO Consolidar todo o conhecimento construído durante o módulo A Legislação

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões)

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Carpintaria Versão_CPN. TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR 18 18.7. Carpintaria Versão_CPN TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA (discussões) 18.7.1. As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de

Leia mais

Trabalhos em altura Nº 12

Trabalhos em altura Nº 12 1. Campo de Aplicação Este Anexo compõe o Procedimento Empresarial de Segurança e Saúde do Trabalho em Obras e Serviços Contratados - PE-RH0003 e aplica-se à CONTRATADA para a realização de atividades

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 19/05/10 Empresa: Mandinho Obra Restinga Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Carlos Nunes (Mandinho) Aberturas no piso sem proteção contra queda

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 02/03/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) Data da entrega do relatório: 10/03/2010 Plataforma de trabalho irregular. O trabalhador

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 32 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM SERVIÇOS EM EQUIPAMENTOS FLUTUANTES

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 32 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM SERVIÇOS EM EQUIPAMENTOS FLUTUANTES LISTA DE CHECAGEM DE SERVIÇOS EM EQUIPAMENTOS FLUTUANTES 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 18.16. Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA 18.16.1 É obrigatória a observância das 18.16.1 É obrigatória

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 16/04/2010 Empresa: Construtora Mandinho Obra Restinga Participantes: Eng. Fabiana e TST Carla (Fabbro), Eng. Carlos Nunes (Mandinho) Valas abertas no

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite ENGº CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO LUIZ ANTÔNIO VIÉGAS DA SILVA luizviegasrj@gmail.com DISCIPLINA Prevenção em Máquinas e Equipamentos I Aula 11 Slides

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA TRABALHOS EM ALTURA

PROCEDIMENTO PARA TRABALHOS EM ALTURA 1 de 10 SUMÁRIO I. OBJETIVO II. LEGISLAÇÃO PERTINENTE III. DETALHAMENTO 1. Campo de Aplicação 2. Procedimentos 3. Responsabilidades 4. Recomendações Gerais de Segurança IV. EPI S NECESSÁRIOS V. REGISTROS

Leia mais

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR

O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR O USO DE ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR 18 A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 22/01/2010 Empresa: HS Obra Caixa Econômica Federal Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Mestres Casinei e Nereu (HS) Data da entrega do relatório:

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral Curso Técnico Segurança do Trabalho Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral A NR18 é a norma que regulamenta a Segurança e Medicina do Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Prevenção de Acidentes AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Prevenção de Acidentes AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Prevenção de Acidentes AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento Competências a serem trabalhadas nesta aula Fixar o conhecimento sobre os fatores que

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX Andaime Multidirecional...03 Instruções de Montagem...04 Componentes do Sistema...06 Informações Técnicas...08 Modos e Pontos de Ancoragem...09 Dicas

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 1 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Desenvolver e aplicar os conceitos de

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 TEXTO APROVADO EM REUNIÃO DO CPN de 07/10/2010. ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 28/04/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) Data da entrega do relatório: Valas abertas sem proteção, com água acumulada

Leia mais

PORTARIA MTE Nº 644, DE DOU Altera os itens 18.6, e da Norma Regulamentadora nº 18.

PORTARIA MTE Nº 644, DE DOU Altera os itens 18.6, e da Norma Regulamentadora nº 18. PORTARIA MTE Nº 644, DE 09-05-2013 DOU 10-05-2013 Altera os itens 18.6, 18.14 e 18.17 da Norma Regulamentadora nº 18. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS 11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. 11.1.1 Os

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 63 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM BATE-ESTACAS

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 63 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM BATE-ESTACAS LISTA DE CHECAGEM DE BATE-ESTACAS 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de construções: Hidrelétrica;

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 19/05/2010 Empresa: Mandinho Obra Vila Nova Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) Proteção de taludes arrebentada, caída. 03 Manter as proteções em perfeito

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho

Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho 15º CONGRESSO NACIONAL DA ANAMT 2013 Panorama da Construção civil no Brasil e os avanços na Legislação em Saúde, Segurança no Trabalho Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

MEIOS DE ACESSOS PERMANENTES: ESCADAS, PLATAFORMAS E RAMPAS

MEIOS DE ACESSOS PERMANENTES: ESCADAS, PLATAFORMAS E RAMPAS NT-03B 01 26/06/2019 NOTA TÉCNICA 1 9 1. OBJETIVO Esta nota técnica tem o objetivo de apresentar as exigências técnicas referentes aos estudos, aos projetos e às especificações de equipamentos de estruturas

Leia mais

Inspeção de Segurança

Inspeção de Segurança Inspeção de Segurança Disciplina: Segurança do Trabalho Professora: Elizabeth Spengler Cox de Moura Acadêmicos: Daniel Baldasso Rolón Daniel Humberto Carvalho Conceito Atividade que busca identificar condições

Leia mais

Procedimento para trabalho em Altura NR 35

Procedimento para trabalho em Altura NR 35 Procedimento para trabalho em Altura NR 35 Trabalho em Altura NR 35 - SST Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PORTARIA N. 1.893, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2013 Altera a Norma Regulamentadora n. 12 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO,no uso das atribuições que lhe conferem o inciso

Leia mais

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT RELATÓRIO DE INSPEÇÃO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO DO PCMAT Data da inspeção: 25/06/2010 Empresa: EMI Empreendimentos Imobiliários/Casenco Engenharia Participantes: Eng. João (Fabbro), (Casenco) Data da entrega

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad

ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12. Bruno Caruso Bilbao Adad ASPECTOS BÁSICOS DA NR-12 Bruno Caruso Bilbao Adad Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações D.O.U. Portaria SSST n.º 12, de 06 de junho de 1983 14/06/83 Portaria

Leia mais

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav.

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 09/05/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: Verificado:

Leia mais

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção . Objetivo. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos

Leia mais

PROCEDIMENTOS SEGUROS PARA MONTAGEM E TRABALHOS EM ANDAIME TUBULAR

PROCEDIMENTOS SEGUROS PARA MONTAGEM E TRABALHOS EM ANDAIME TUBULAR PROCEDIMENTOS SEGUROS PARA MONTAGEM E TRABALHOS EM ANDAIME TUBULAR ITEM CUIDADOS A SEREM SEGUIDOS: Piso Guarda corpo gaiola c/ Rodapé Travamento Amarração Cinto de segurança Apoio do andaime Andaime móvel

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 1.896 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág. 153) Altera a Norma Regulamentadora n.º 31. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 31/03/2010 Empresa: Mandinho Obra Lomba do Pinheiro Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) / Eng. Carlos (Mandinho) Data da entrega do relatório:

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro.

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro. Aberturas em pisos e paredes. Revisão: 00 Folha: 1 de 5 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras efetuem a montagem e a colocação das proteções de acordo com as especificações da NR -18 e

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática

FTIN Formação Técnica em Informática FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório Prof. Fábio Diniz Temas da aula anterior: Automação de Escritório. Processadores de Texto. Ilustração Vetorial. Edição de Fotos. Paginadores

Leia mais

Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2

Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2 Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras PARTE 2 Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): 2 Áreas vazadas: Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) 18.13.1. É obrigatória a instalação de proteção coletiva

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 01/06/2010 Empresa: Mandinho Obra Lomba do Pinheiro Participantes: Técnica de Segurança Carla (Fabbro) / Eng. Carlos (Mandinho) Data da entrega do relatório:

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Porque este assunto preocupa? Impacto dos Acidentes envolvendo Quedas - 40% das fatalidades

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª M a. K A R E N W R O B E L S T

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 592, DE 28 DE ABRIL DE 2014

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 592, DE 28 DE ABRIL DE 2014 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREO ABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 592, DE 28 DE ABRIL DE 2014 Altera a Norma Regulamentadora n.º 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 DOU de 24/01/2011 (nº 16, Seção 1, pág. 100) Altera a Norma Regulamentadora nº 18. A SECRETÁRIA

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: INCÊNDIO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. Apresentação... 03 2. Extintores... 04 3. Iluminação de Emergência...

Leia mais

Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades

Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades Conhecendo a NR-12 e Suas Obrigatoriedades CLT Consolidação das Leis do Trabalho É de obrigação legal para os empregadores a Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 relativa a segurança e medicina do trabalho

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula Norma NR 12 Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo da aula Informar, formar e orientar Engenheiros e técnicos no que diz

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES OBJETIVO Este anexo estabelece requisitos mínimos de segurança

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 29/08/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório:

Leia mais

PORTARIA Nº 30, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2001

PORTARIA Nº 30, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2001 PORTARIA Nº 30, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2001 A SECRETÁRIA DE INSPEÇAO DO TRABALHO e o DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso das atribuições legais que lhe conferem o Decreto n.º

Leia mais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos adicionais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos adicionais Riscos adicionais Riscos adicionais De altura; De ambientes confinados; De áreas classificadas; De umidade; Condições atmosféricas. Altura Trabalho em altura é qualquer atividade onde o trabalhador atue

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 10/10/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego, Alex,, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: 10/10/2012 Durante

Leia mais

Segurança no trabalho e responsabilidade

Segurança no trabalho e responsabilidade Segurança no trabalho e responsabilidade Introdução A segurança no trabalho é um item de bastante relevância na construção civil, já que este setor apresenta grandes índices de acidentes. O conhecimento

Leia mais

CONFORME NM 207:99 E NBR ATUALIZAÇÃO NORMATIVAS DE SEGURANÇA KIT DE SEGURANÇA Instalação de Kit de Segurança, que reúne todas as exigências da

CONFORME NM 207:99 E NBR ATUALIZAÇÃO NORMATIVAS DE SEGURANÇA KIT DE SEGURANÇA Instalação de Kit de Segurança, que reúne todas as exigências da KIT DE SEGURANÇA Instalação de Kit de Segurança, que reúne todas as exigências da NBR NM 207 Elevadores elétricos de passageiros Requisitos de segurança para construção e instalação, além de exigências

Leia mais

Cabo Óptico de Acesso - DROP

Cabo Óptico de Acesso - DROP BOAS PRÁTICAS PARA INSTALAÇÃO DO CABO ÓPTICO DE ACESSO DROP FIGURA 8 OBJETIVO Este documento foi redigido pela Área Técnica da Cablena do Brasil, buscando orientar seus clientes quanto às boas práticas

Leia mais

LISTA DE CHECAGEM. TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES (Caminhões)

LISTA DE CHECAGEM. TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES (Caminhões) LISTA DE CHECAGEM DE TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES (Caminhões) 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança

Leia mais

Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho NOÇÕES DE ESTRUTURAS ESCADAS E RAMPAS Definição de Escada Série de degraus para subiredescer Dicionário Aurélio Construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira

Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. NR 8 e NR-10. Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 8 e NR-10 Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-8 Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações

Leia mais

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)

Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança

Leia mais

NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. (Redação dada pela Portaria SIT n.º 197, de 17/12/10)

NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. (Redação dada pela Portaria SIT n.º 197, de 17/12/10) NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Princípios Gerais (Redação dada pela Portaria SIT n.º 197, de 17/12/10) 12.5. A concepção de máquinas deve atender ao principio da falha segura. 12.17.

Leia mais

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007)

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007) NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ANEXO I (Incluído pela Portaria SIT n.º 15, de 03 de julho de 2007) ANEXO IV PLATAFORMAS DE TRABALHO AÉREO (Alterado pela Portaria

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho EPC e EPI Medidas de Proteção EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva 1 São aqueles que neutralizam a fonte do risco no lugar em que ele se manifesta. É todo dispositivo,

Leia mais

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Arranjo Físico e Instalações, Aspectos Ergonômicos, Sinalização, Procedimentos de Trabalho e Segurança e Capacitação Clarice I. Lorenzi Eng. de

Leia mais

CONVITE N.º 25/12 CV ANEXO I - RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NA ESCOLA FLUTUANTE JOSÉ ROBERTO TADROS CONTEMPLANDO MATERIAL E MÃO-DE-OBRA

CONVITE N.º 25/12 CV ANEXO I - RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NA ESCOLA FLUTUANTE JOSÉ ROBERTO TADROS CONTEMPLANDO MATERIAL E MÃO-DE-OBRA CONVITE N.º 25/12 CV ANEXO I - RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NA ESCOLA FLUTUANTE JOSÉ ROBERTO TADROS CONTEMPLANDO MATERIAL E MÃO-DE-OBRA ITEM ESPECIFICAÇÃO PREÇO R$ 01 CASCO UNITARIO TOTAL 1.1

Leia mais

RCB Rental Company do Brasil. Assunto:. NR-18

RCB Rental Company do Brasil. Assunto:. NR-18 RCB Rental Company do Brasil Assunto:. NR-18 Diário Oficial da União - Seção 1-4 de julho de 2007 - página 124 SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 15, DE 3 DE JULHO DE 2007 Aprova o Anexo I

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-043 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO ST 06 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM CARPINTARIA NBR ISO 90:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: Caroline Ribeiro

Leia mais

PORTARIA Nº 15, DE 3 DE JULHO DE 2007 DOU

PORTARIA Nº 15, DE 3 DE JULHO DE 2007 DOU PORTARIA Nº 15, DE 3 DE JULHO DE 2007 DOU 04-07-2007 Aprova o Anexo I e altera a redação do item 18.14.19 da Norma Regulamentadora nº 18 A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO e o DIRETOR DO DEPARTAMENTO

Leia mais

SEGURANÇA PARA TERCEIROS

SEGURANÇA PARA TERCEIROS 1 de 8 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de revisão e Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial J.S.C 1 Objetivo Este protocolo fixa os requisitos a serem observados quando

Leia mais

Indústria da Construção Foco NR-12. Engº Seg. Bruno C. Bilbao Adad

Indústria da Construção Foco NR-12. Engº Seg. Bruno C. Bilbao Adad Máquinas e Equipamentos na Indústria da Construção Foco NR-12 Engº Seg. Bruno C. Bilbao Adad CENÁRIO Estimativas indicam que Máquinas e equipamentos participam com aproximadamente 50% do total de

Leia mais

- A sinalização com piso tátil não seguia o Projeto de Padronização de Calçadas da Prefeitura de Belo Horizonte, o que deve ser regularizado;

- A sinalização com piso tátil não seguia o Projeto de Padronização de Calçadas da Prefeitura de Belo Horizonte, o que deve ser regularizado; LAUDO DE 3 DE JULHO DE 2013 1. CALÇADAS Não havia sinalização com piso tátil de alerta junto às entradas de alguns dos estacionamentos, em desacordo com a NBR 9050, bem como não havia sinalização sonora

Leia mais

Memorial de Cálculo de um Balancim Suspenso Série G2 C3BG ART N

Memorial de Cálculo de um Balancim Suspenso Série G2 C3BG ART N Telefone: 54 3211 8700 www.c3equipamentos.com.br Memorial de Cálculo de um Balancim Suspenso Série G2 C3BG2040515 ART N 7927159 Data: segunda-feira, 04 de maio de 2015 Engenheiro: Nome do estudo: Cálculo

Leia mais

LINHA DE VIDA CONSULTORIA E PROJETOS PARA

LINHA DE VIDA CONSULTORIA E PROJETOS PARA 2019 CONSULTORIA E PROJETOS PARA LINHA DE VIDA A Danny possui uma equipe de engenharia altamente especializada com profissionais capacitados para desenvolver os mais diversos projetos de linha de vida.

Leia mais

NR 26 Sinalização de Segurança

NR 26 Sinalização de Segurança NR 26 Sinalização de Segurança Tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando

Leia mais

NR35 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR35 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6317 - NR35 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 e 2 - Introdução e Noções Básicas de Segurança do Trabalho 1.1. Riscos do Trabalho em Altura... 24 1.2. Segurança no Trabalho em

Leia mais

ST 03 SEGURANÇA NOS TRABALHOS DE ESCAVAÇÃO CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

ST 03 SEGURANÇA NOS TRABALHOS DE ESCAVAÇÃO CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO ST 03 SEGURANÇA NOS TRABALHOS DE ESCAVAÇÃO NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: Lenize Dias

Leia mais

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA MTE Nº 01

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA MTE Nº 01 RECOMENDAÇÃO TÉCNICA MTE Nº 01 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS DE ALTURA APRESENTAÇÃO A reformulação da Norma Regulamentar nº 18 - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção,

Leia mais

6.2 ACESSOS - Condições gerais

6.2 ACESSOS - Condições gerais 6.2 ACESSOS - Condições gerais 6.2.1 Nas edificações e equipamentos urbanos todas as entradas devem ser acessíveis, bem como as rotas de interligação às principais funções do edifício. 6.2.2 Na adaptação

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

COMO RECONHECER UM BOM ANDAIME? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER O SEU ANDAIME.

COMO RECONHECER UM BOM ANDAIME? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER O SEU ANDAIME. COMO RECONHECER UM BOM ANDAIME? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NA HORA DE ESCOLHER O SEU ANDAIME WWW.MONTEEUSE.com.br FABRICANTE REGISTRO NO CREA Esse é o primeiro ponto de avaliação. Você precisa saber se:

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA COM PROTEÇÃO COMBINADA FR&AE ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA COM PROTEÇÃO COMBINADA FR&AE ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-044 SMS CLIENTE: : d - 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 3 Prof.º Cleverson Luis

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 3 Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 3 Prof.º Cleverson Luis Competências a serem trabalhadas nesta aula Detalhar agentes biológicos e biossegurança

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Ocupacional Procedimento para instalações elétricas provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Ocupacional Procedimento para instalações elétricas provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18 provisórias. Revisão: 00 Folha: 1 de 18 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras tenham maior embasamento técnico sobre instalações elétricas temporárias, orientar profissionais presentes

Leia mais

31.12 Máquinas, equipamentos e implementos As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos: a) utilizados

31.12 Máquinas, equipamentos e implementos As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos: a) utilizados 31.12 Máquinas, equipamentos e implementos 31.12.1 As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos: a) utilizados unicamente para os fins concebidos, segundo as especificações

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO 1. OBJETIVO Esta especificação tem por objetivo fixar as características técnicas mínimas exigíveis na fabricação e no recebimento de conjunto composto de LANCE EM FIBRA DE VIDRO PARA ESCADA GIRATÓRIA

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA SSST N. 20, DE 17 DE ABRIL DE 1998 Altera dispositivos da NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS TÉRMICOS (INCÊNDIOS E QUEIMADURAS) A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra incêndios e queimaduras que

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios Normas pertinentes - NBR 9077/1993-2001 (Saídas de Emergência

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO

MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO MEMORIAL DESCRITIVO ACESSIBILIDADE RESPONSÁVEL: ARQ. CÉSAR LUIZ BASSO CREA/CAU: A5819-0 CONTRATANTE: OBRA: CAMPUS EIRUNEPÉ LOCAL: AMAZONAS 1 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 26/08/2016 EMISSÃO

Leia mais