Compartilhe este ideal.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Compartilhe este ideal."

Transcrição

1 Imagem ilustrativa. Integrar tecnologia, experiências e conteúdos a favor do aprendizado. Compartilhe este ideal.

2 A tradição em ensinar aliada à tradição em inovar. Os alunos deste século estão conectados com novas ideias, necessidades e comportamentos tão mutáveis que a relação com o conhecimento adquire uma nova configuração. Por isso, a maior preocupação da educação escolar é prepará-los para serem aprendizes constantes, autônomos e éticos. Nesse cenário surge o projeto Moderna.Compartilha, uma proposta de apoio às escolas que são comprometidas com uma educação sólida e responsável e que se preocupam com o futuro de seus alunos. Propomos o desenvolvimento de um aluno do século XXI: protagonista, capaz de gerir sua própria rotina de aprendizagem e que consiga ampliar seu potencial, estando motivado e engajado com os estudos. Compartilhe esse ideal de educação, conheça o Moderna.Compartilha.

3 CONTEÚDOS PARA APRENDIZAGEM Livros didáticos + Rede.Compartilha* Portfólio de conteúdos educacionais para alunos e professores, desenvolvido pelo Moderna.Compartilha e por parceiros especialistas. INFRAESTRUTURA Recursos para ampliar a sala de aula e possibilitar a gestão do processo de aprendizagem de forma coletiva e individual tecnologia educacional Uso pedagógico da tecnologia para potencializar a aprendizagem Ao pensarmos um projeto na área de educação, devemos considerar todos os atores desse contexto: professores, escola e alunos. Com o Moderna.Compartilha não é diferente. Todas os eixos do projeto são pensados para gerar benefícios aos envolvidos. No caso dos alunos, sua aprendizagem é o nosso maior objetivo. * Anteriormente denominada Chave Compartilha.

4 CONTEÚDOS PARA APRENDIZAGEM O Projeto Moderna.Compartilha trabalha a favor dos alunos de hoje, totalmente conectados e antenados com as novidades do mundo. Por esse motivo, conta com recursos digitais e impressos que integram a experiência da Editora Moderna na elaboração de livros, reconhecidos por escolas de todo Brasil, com a Rede.Compartilha*, um conjunto de componentes educacionais desenvolvidos pelo projeto e por parceiros selecionados a partir de uma curadoria especializada em pedagogia. A Rede.Compartilha*, junto aos livros impressos, compõe o material didático necessário para o desenvolvimento das atividades que fazem parte do currículo da escola. A produção e a seleção desses conteúdos seguem o critério de busca por um aprendizado de valor e de maior significado para o aluno, visando um estudante autônomo e comprometido com o seu desenvolvimento. livros DIDÁTICoS Livros do portfólio da Editora Moderna, escolhidos e validados pela equipe pedagógica a partir do objetivo educativo da escola. REDE.COMPARTILHA* Conteúdos digitais e impressos que trabalham em conjunto com os livros didáticos para ampliar as oportunidades de aprendizagem do aluno. Imagem ilustrativa. * Anteriormente denominada Chave Compartilha.

5 REDE.COMPARTILHA* Conheça os componentes. Ensino Fundamental I A proposta da Xmile Learning é utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem, por meio de games interativos e atividades desafiadoras. A Xmile considera os diferentes ritmos e níveis de aprendizado sem fomentar a competição e propõe a resolução de problemas multidisciplinares que contemplam a diversidade e pluralidade do mundo. Sistema on-line acessível pelo portal Moderna.Compartilha e por aplicativos para ios e Android, disponíveis para os que adquirirem a Rede.Compartilha*, tanto no perfil de compra A quanto no B.** Conteúdo pedagógico São 160 desafios para cada ano escolar que abordam Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza de forma interdisciplinar. Dinâmica do jogo As narrativas acontecem em mundos imaginários, mas os problemas representam situações do mundo real. Assim, proporcionam a prática do conteúdo escolar, estimulando um nível de compreensão mais profundo e significativo. Imagem ilustrativa.

6 Ensino Fund. I Ensino Fund. II (6º e 7º anos) O cotidiano dos alunos está repleto de novas tecnologias. Saber utilizá -las com criatividade, responsabilidade, ética e segurança é essencial. Essa coleção trabalha habilidades que levam à melhor inserção das crianças no mundo real e virtual, proporcionando o desenvolvimento de competências importantes para o ambiente escolar/universitário e o mercado de trabalho. Um livro impresso e um livro digital por ano, do 1 ao 7 ano. Todos os materiais estarão disponíveis para os que adquirirem a Rede.Compartilha*, tanto no perfil de compra A quanto no B.** Imagem ilustrativa. Ensino Fundamental II Ensino Médio A plataforma English Attack combina vídeo, fotos, jogos e rede social para atender às demandas do aluno atual, que convive diariamente com estas mídias. Além de mantê-lo motivado, seus recursos provêm um contexto real do uso da língua e fornece a prática suficiente para diversos níveis e estilos de aprendizagem. Imagens ilustrativas. video booster Filmes, seriados e música. Trabalha compreensão global e detalhada, habilidades leitoras e auditivas, além de gramática e vocabulário. Photo vocab Dicionários visuais com vocabulário, collocations, expressões idiomáticas e gírias. Cada item é ilustrado, conceituado, usado em contexto e possui áudio para correção de pronúncia. Practice game O conteúdo aprendido anteriormente é praticado por meio de diversos jogos. Inglês para uma geração digital Atividades interativas apresentam conteúdo atual e feedback instantâneo, motivando o aluno a ir até o final. Autonomia O aluno escolhe a atividade compatível com o seu nível, dentro do assunto que mais o interessar. Sistema on-line acessível pelo portal Moderna.Compartilha, disponível para os que adquirirem a Rede.Compartilha*, tanto no perfil de compra A quanto no B.** * Anteriormente denominada Chave Compartilha. ** Informações sobre os perfis de compra estão disponíveis na página intitulada Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha.

7 REDE.COMPARTILHA* Ensino Fund. II (8º e 9º anos) Ensino Médio Entre Letras Hoje, a informação chega ao aluno por diversos canais, mas nem sempre são temas aprofundados ou fidedignos. Por isso, é necessário oferecer aos jovens conteúdos de fontes confiáveis. Por meio de uma parceria com um grande meio de comunicação, o Moderna.Compartilha oferece uma solução com: boletins periódicos Contextualização dos temas de maior relevância da atualidade para maior compreensão dos alunos. proposta e modelo de produção textual Um desafio de construção de texto com base no assunto do boletim, sempre baseado nos critérios do Enem. Folha de S.Paulo Assinatura anual da versão digital do jornal impresso. hemeroteca da Folha Acervo completo de um dos maiores jornais do Brasil desde Assinatura anual do jornal impresso digitalizado, acompanhada da hemeroteca, e acesso a outros recursos didáticos on-line por meio do portal Moderna.Compartilha, disponíveis para os que adquirirem a Rede.Compartilha*, tanto no perfil de compra A quanto no B.** Imagem ilustrativa. Ensino Médio A Geekie oferece soluções que adaptam o ensino ao perfil do aluno por meio de ferramentas de diagnóstico, estudo individualizado e aprendizado adaptativo. Com a aplicação de testes on -line, baseados na metodologia utilizada pelo Enem, o aluno obtém relatórios e gráficos comparativos sobre seus conhecimentos e, a partir disso, pode se dedicar aos pontos que precisam de mais atenção. Sistema on-line acessível pelo portal Moderna.Compartilha, disponível para os que adquirirem a Rede.Compartilha*, tanto no perfil de compra A quanto no B.** Autoavaliação Conhecendo seus pontos fortes e pontos a melhorar, o estudante saberá quais áreas do conhecimento deve priorizar para atingir seus objetivos. Preparação pré-vestibular Saber a quais temas se dedicar mais para ingressar na faculdade escolhida estimula o aluno a construir seu senso de responsabilidade e prioridade. Proposta com certificação do MEC. Imagem ilustrativa. * Anteriormente denominada Chave Compartilha. ** Informações sobre os perfis de compra estão disponíveis na página intitulada Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha.

8 INFRAESTRUTURa A cultura digital que compõe o mundo atual deve estar presente no contexto escolar e permear a aprendizagem, a qualquer hora e em qualquer lugar. Por sua vez, o aluno precisa ter recursos para acessar os conteúdos necessários ao seu estudo, além de mecanismos de gestão da sua aprendizagem em um ambiente virtual. Por isso, o Moderna.Compartilha prevê uma plataforma de acesso aos livros digitais, links, material multimídia, atividades e leituras para ampliar a sala de aula, acompanhar o ritmo de aprendizagem do aluno e engajá-lo com os estudos. tecnologia educacional Cerca de 80% dos jovens brasileiros afirmam utilizar a internet para realizar atividades escolares. Este é um dado que demonstra que a tecnologia já faz parte da rotina de estudos do aluno. Isso é positivo, já que estudos comprovam que a tecnologia educacional estimula os alunos a aprenderem mais e melhor por diversas razões: Personaliza o estudo leva em conta diferentes ritmos e níveis de aprendizagem. É multimídia o psicólogo norte-americano Richard E. Mayer verificou que o uso combinado de sons e imagens potencializa a compreensão e absorção de novos conteúdos. Motiva os alunos pesquisas também apontam que os estudantes preferem professores que fazem uso de tecnologias em sala de aula. Desenvolve competências e habilidades exigidas pelo mundo atual criatividade, colaboração, autonomia e flexibilidade permitem a crianças e adolescentes serem capazes de tomar decisões mais assertivas em uma sociedade em constantes mudanças. Torna a educação uma experiência única para cada estudante.

9 COMO ADQUIRIR OS materiais didáticos DO MODERNA.COMPARTILHA 1 acesse o site 2 selecione o aluno Pesquise o primeiro nome do aluno e, quando os resultados aparecerem, selecione o item com o nome completo dele. Automaticamente, aparecerá sua lista de materiais didáticos. Na página inicial, clique no menu COMPRE AQUI. Dica: você poderá incluir todos os alunos sob sua responsabilidade em uma mesma compra, se assim desejar. 3 escolha perfil de compra ou A. Livros didáticos + Rede.Compartilha* Livros didáticos Ao comprar os livros no portal, os valores praticados seguirão a tabela oficial da Editora Moderna, sugerida para as livrarias que revendem os nossos materiais. Rede.Compartilha* Esta opção garante um valor diferenciado, sempre menor em comparação à compra desse item separadamente. Os valores estarão disponíveis na plataforma de compras. Formas de pagamento Cartão de crédito em até 10 parcelas sem juros Boleto à vista Transferência bancária à vista B. Somente Rede.Compartilha* Livros didáticos Nesta escolha, os livros são adquiridos em qualquer livraria, sem as condições especiais do portal Moderna.Compartilha. Rede.Compartilha* Compra sem condição especial. Os valores estarão disponíveis na plataforma de compras. Formas de pagamento Cartão de crédito sem parcelamento Boleto à vista Transferência bancária à vista A Rede.Compartilha* é composta por materiais impressos e digitais exclusivos do Moderna.Compartilha e somente poderá ser adquirida pelo portal de compras do projeto. * Anteriormente denominada Chave Compartilha. 4 receba acesso ao portal Moderna.Compartilha 5 login ****** senha ****** ENTRAR Após a confirmação do pagamento, feita pela instituição bancária ou pela operadora de cartão de crédito, as informações de login e senha para acesso ao livros digitais e demais componentes da Rede.Compartilha* serão entregues via . Os conteúdos digitais adquiridos estarão liberados no início do ano letivo, a partir de 30 de janeiro. retire os materiais impressos perfil de compra A Os livros didáticos e o livro impresso Habilidades Digitais da Rede.Compartilha* estarão à disposição para retirada na escola. perfil de compra B Apenas o livro Habilidades Digitais da Rede.Compartilha* estará disponível para ser retirado na escola. Em caso de dúvidas, ligue para

10

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha

Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha MODERNA.COMPARTILHA: INTEGRAR TECNOLOGIA E CONTEÚDOS A FAVOR DO APRENDIZADO. Os alunos deste século estão conectados com novas ideias, novas

Leia mais

Relação do Material. 2ª Série - Ensino Médio Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/ blocos de papel timbrado, para provas, trabalhos e redações.

Relação do Material. 2ª Série - Ensino Médio Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/ blocos de papel timbrado, para provas, trabalhos e redações. Relação do Material Material de Papelaria 2ª Série - Ensino Médio Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17 MATERIAIS EM GERAL 12 cadernos, tipo universitário, 100 folhas, sendo: - 01 para Português; - 01 para

Leia mais

Relação do Material. 8º Ano - Ensino Fundamental Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17

Relação do Material. 8º Ano - Ensino Fundamental Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17 Relação do Material 8º Ano - Ensino Fundamental Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17 MATERIAL DE PAPELARIA A) Materiais em geral 09 Cadernos, tipo universitário, 100 folhas, sendo: - 02 para Português;

Leia mais

Relação do Material. 1ª Série - Ensino Médio Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17

Relação do Material. 1ª Série - Ensino Médio Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17 Relação do Material 1ª Série - Ensino Médio Ano: 2017 Início das aulas: 26/01/17 Material de Papelaria A) Materiais em geral 12 cadernos, tipo universitário, 100 folhas, sendo: - 01 para Português; - 01

Leia mais

Relação do Material. 9º Ano - Ensino Fundamental Ano: 2017 Início das aulas: 26 / 01 / 17

Relação do Material. 9º Ano - Ensino Fundamental Ano: 2017 Início das aulas: 26 / 01 / 17 Relação do Material MATERIAL DE PAPELARIA 9º Ano - Ensino Fundamental Ano: 2017 Início das aulas: 26 / 01 / 17 A) Materiais em geral 08 Cadernos, tipo universitário, 100 folhas, sendo: - 01 para Português;

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

ACESSO AOS SERVIÇOS ELETRÔNICOS DO DARWIN

ACESSO AOS SERVIÇOS ELETRÔNICOS DO DARWIN ACESSO AOS SERVIÇOS ELETRÔNICOS DO DARWIN CANAIS ELETRÔNICOS DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL II *EM BREVE PORTAL ELEVA E EDIFY!* (ANTES DO ACESSO) PORTAL DO RESPONSÁVEL AMBIENTE DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Edusoft, líder global em inovação tecnológica e soluções em English Learning,

Edusoft, líder global em inovação tecnológica e soluções em English Learning, Quem somos A FCE Faculdade Campos Elíseos, Instituição com mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais, com cursos de graduação e pós-graduação, acredita que a possibilidade de realizar

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS COLEÇÕES COC ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais (6º ao 9º Ano) Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos

Leia mais

ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO SAS PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO O SAS acredita que o estudo precisa estar integrado à vida, por isso nossos alunos dispõem de uma plataforma de produtos e serviços desenvolvidos para colaborar

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Hoje disponibilizamos mais de 50 Cursos

Hoje disponibilizamos mais de 50 Cursos APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, ficamos como Escola Local até dezembro

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, ficamos como Escola Local até dezembro

Leia mais

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. esco autonomia para as lhas só o é anglo. O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E AS REFLEXÕES PRATICADAS TODOS OS DIAS AJUDAM A CRIAR INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS,

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Escola Modelo está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, Temos Escritório Operacional na cidade de Votuporanga - SP. Hoje a Multiensino

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSO AOS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS Pelo Computador (online) ACESSE O SITE EDU.EDEBE.COM.BR Entrar com Usuário e Senha Caso não tenha, solicitar no e-mail ti@auxiliadora.g12.br,

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ( ) modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ( ) modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ( ) modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação,

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Straioto Diniz Universidade Federal do Paraná criss@seed.or.gov.br Marco Aurélio Kalinke Universidade

Leia mais

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola 6 ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola A atividade docente exige, além de vocação, conhecimento técnico e atualização profissional constante, que deve andar lado a lado das

Leia mais

Guia de Tecnologia 2019

Guia de Tecnologia 2019 Guia de Tecnologia 2019 Apresentação Caros pais e alunos: Por meio do presente guia, apresentaremos todos os recursos e plataformas digitais oferecidos aos alunos e as devidas instruções para acesso e

Leia mais

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira MANUAL DE USO Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa... 3 1.1. Instalando o aplicativo Sistema Etapa... 3 1.2. Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira vez... 4 1.3. Ativando o Etapa Digital...

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS CARACTERÍSTICAS Desenvolvido por especialista com prática em sala de aula; Proposta Pedagógica Eficiente; Foco no preparação para vestibulares e ENEM; Exercícios associados às habilidades e aos vestibulares;

Leia mais

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também.

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. Proposta Pedagógica: Propomos uma Educação Humanista, em que o aluno seja o centro do processo. Em torno do aluno trabalham, de forma integrada,

Leia mais

PROJETO. Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie

PROJETO. Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie PROJETO Geekie - Caxias do Sul RGE - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Prefeitura de Caxias do Sul - Geekie AGENDA - REUNIÃO PEDAGÓGICA 1. Apresentação do Projeto 2. Plataformas Geekie Lab e Geekie

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual;

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual; MANUAL DE USO Sumário Meios de acesso à Biblioteca Virtual... 3 Definição de interesses... 7 Exploração de conteúdo por categorias... 8 Progresso de leitura... 9 Listas de leitura... 10 Inclusão de títulos

Leia mais

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula

CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula CADERNOS VIRTUAIS A Cultura Digital Presente na Sala de Aula Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI. Jéssica

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES LISTA DE MATERIAL ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES LISTA DE MATERIAL ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES LISTA DE MATERIAL 2015 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO LITERATURA: História da arte - Volume único - 17ª edição - 2009 Autora: Graça Proença OBS.: O livro de Literatura será utilizado

Leia mais

1. M A TEMÁTICA DIDÁTICO: Título: Compreensão e Prática 9º ano Autores: Ênio Silveira e Cláudio Marques Editora: Moderna DIDÁTICO:

1. M A TEMÁTICA DIDÁTICO: Título: Compreensão e Prática 9º ano Autores: Ênio Silveira e Cláudio Marques Editora: Moderna DIDÁTICO: 1. M A TEMÁTICA Título: Compreensão e Prática 9º ano Autores: Ênio Silveira e Cláudio Marques 2. CIÊNCIAS Título: Matéria e Energia 9º ano Autor: Fernando Gewandsznajder Editora: Ática Projeto Teláris

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Guia de Vida Saudável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Guia de Suporte Básico de Vida e-manual Premium

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

ACONTECEU. Informativo 001 Março Srs. Pais / Responsáveis e Alunos.

ACONTECEU. Informativo 001 Março Srs. Pais / Responsáveis e Alunos. Informativo 001 Março 2018 Srs. Pais / Responsáveis e Alunos. ACONTECEU Palestra com Mariana Marco Psicóloga, Analista do Comportamento, Especialista em Clínica - Analítico Comportamental e Coach. Tema:

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado pelo

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR / EXTENSIVO INTEGRAL POR ÁREAS

PRÉ-VESTIBULAR / EXTENSIVO INTEGRAL POR ÁREAS Exatas PRÉ-VESTIBULAR / EXTENSIVO INTEGRAL POR ÁREAS Humanas Biológicas personalizado para o seu futuro SEGURO APROVAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR / EXTENSIVO INTEGRAL POR ÁREAS Com o objetivo de trazer para Indaiatuba

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 2017 1. Justificativa: No cumprimento de sua missão, o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG organizou

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ABERTURA DE UNIDADE As páginas de abertura levantam

Leia mais

FORMAÇÃO ONLINE Data 5 de outubro de 2017

FORMAÇÃO ONLINE Data 5 de outubro de 2017 FORMAÇÃO ONLINE Data 5 de outubro de 2017 ENSINAR A PROGRAMAR PARA APRENDER DIVERSOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Formadora: Helena Andrade Mendonça Nesse curso, iremos explorar

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

Projeto Wi-Fi para alunos da Escola Padre Afonso Braz

Projeto Wi-Fi para alunos da Escola Padre Afonso Braz Projeto Wi-Fi para alunos da Escola Padre Afonso Braz 1- Apresentação Em fevereiro de 2016 o Secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha anunciou o lançamento do programa Sedu Digit@l, que entre as

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade estética,

Leia mais

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola Britannica Escola Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola 325 N LASALLE ST, SUITE 200 CHICAGO, IL 60654 Britannica Escola, uma ferramenta para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.

Leia mais

Dinâmica de Mercados e Produtos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA

Dinâmica de Mercados e Produtos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

SPE-EM DISPOSITIVOS - PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS LOJAS DE APLICATIVO

SPE-EM DISPOSITIVOS - PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS LOJAS DE APLICATIVO SPE-EM DISPOSITIVOS - PRÉ-REQUISITOS MÍNIMOS Tablets com sistema operacional ANDROID versão 4.4 ou superior (exemplo: Tablets Positivo T1060, Samsumg Galaxy TAB 4.0); tablets com sistema operacional IOS

Leia mais

PORTAL PARA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

PORTAL PARA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. PORTAL PARA FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA http://pacto.portalceel.com.br 2013 O portal para formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta informações

Leia mais

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. PROJETO BURITI O PROJETO Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. NOVIDADE EM 2011: BURITI 1º ANO ORGANIZADO POR DISCIPLINA! PRINCÍPIOS

Leia mais

Disponibiliza para todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, a plataforma Hora do Enem.

Disponibiliza para todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, a plataforma Hora do Enem. Em parceria com o MEC Disponibiliza para todos os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, a plataforma Hora do Enem. /2*2 REUNIÃO CONSED 14 DE ABRIL 2016 LOGO O QUE É HORA DO ENEM? PROGRAMA NACIONAL DE PREPARAÇÃO

Leia mais

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA ebook 30 RECURSOS + PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA OTÁVIO BRETAS OBRIGADO! SEU DOWNLOAD É MUITO IMPORTANTE. Agora você tem disponível um poderoso guia de recursos para aprender idiomas sozinho. São mais

Leia mais

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular CARACTERÍSTICAS Desenvolvido por especialista com prática em sala de aula; Proposta Pedagógica Eficiente; Foco no preparação para vestibulares e ENEM; Exercícios

Leia mais

Para ter acesso à renovação de matrícula on-line, o interessado deverá seguir os seguintes passos:

Para ter acesso à renovação de matrícula on-line, o interessado deverá seguir os seguintes passos: Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2017 Senhores Pais ou Responsáveis, Vila Velha/ES, 13 de outubro de 2016. Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo.

Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo. Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo www.empreende.com.br emp@empreende.com.br O que estamos oferecendo nesta parceria Pacote com solução multimídia para complementar o seu curso de empreendedorismo

Leia mais

SUMÁRIO SHOPPING CNA MANUAL PARA COMPRADORES 1. SHOPPING CNA Acessar o SHOPPING CNA Esqueceu a senha... 3

SUMÁRIO SHOPPING CNA MANUAL PARA COMPRADORES 1. SHOPPING CNA Acessar o SHOPPING CNA Esqueceu a senha... 3 SUMÁRIO 1. SHOPPING CNA... 2 1.1. Acessar o SHOPPING CNA... 2 1.2. Esqueceu a senha... 3 2. Navegação do sistema... 4 2.1. Home... 5 2.2. Carrinho... 6 2.2.1. Realizar pedido... 6 2.2.2. Pague com seu

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD

AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS GRADUAÇÃO - EAD Ler o informe da sua modalidade é uma ótima forma de começar a entender o funcionamento do seu curso! Nele você vai encontrar um resumo dos principais procedimentos

Leia mais

Aula 6 Livro físico.

Aula 6 Livro físico. Conteúdos da aula 1. Material didático 2. Formatos 3. 2 1. Material didático Nessa aula, teremos como foco a apresentação do material didático da etb Material didático pode ser definido amplamente como

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 Prezado (a) estudante, Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2018.

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ACESSO AO PORTAL MENU INÍCIO MENU FINANCEIRO BOLETO HISTÓRICO ESCOLAR...

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ACESSO AO PORTAL MENU INÍCIO MENU FINANCEIRO BOLETO HISTÓRICO ESCOLAR... 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSO AO PORTAL... 3 3. MENU INÍCIO... 4 4. MENU FINANCEIRO... 5 5. BOLETO... 5 6. HISTÓRICO ESCOLAR... 6 7. DADOS CADASTRAIS... 11 7.1 DADOS PESSOAIS... 11 7.2 ENDEREÇO

Leia mais

1. M A TEMÁTICA. DIDÁTICO: Título: Compreensão e Prática 8º ano Autores: Ênio Silveira e Cláudio Marques Editora: Moderna

1. M A TEMÁTICA. DIDÁTICO: Título: Compreensão e Prática 8º ano Autores: Ênio Silveira e Cláudio Marques Editora: Moderna 1. M A TEMÁTICA Título: Compreensão e Prática 8º ano Autores: Ênio Silveira e Cláudio Marques 2. CIÊNCIAS Título: Nosso Corpo 8º ano Autor: Fernando Gewandsznajder Editora: Ática Projeto Teláris (2ª edição)

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O ACESSO AOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA DO SALTO 2014 ESCOLAS ESTADUAIS

ORIENTAÇÕES SOBRE O ACESSO AOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA DO SALTO 2014 ESCOLAS ESTADUAIS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DO ESTADO DO TOCANTINS SALTO ORIENTAÇÕES SOBRE O ACESSO AOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA DO SALTO 2014 ESCOLAS ESTADUAIS Por

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 PASSO A PASSO Passo 1 Localizar o AVA através do site UniProjeção 1.1 Acessar o site através do link https://projecao.br ou através de pesquisa direta ao google por site

Leia mais

Guia de Navegação PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO. www. plannetaeducacao.com.br. transformando o aprendizado

Guia de Navegação PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO. www. plannetaeducacao.com.br. transformando o aprendizado Guia de Navegação PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO transformando o aprendizado www. plannetaeducacao.com.br APRESENTAÇÃO Olá! Seja bem-vindo ao portal Planneta Educação. O Guia de Navegação é um documento que

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Ensino Médio 2018/2019

Ensino Médio 2018/2019 Ensino Médio 2018/2019 Equipe Técnico-Pedagógica Diretora Ir. Lenize de Nazaré Sena de Abreu Coordenadora Pedagógica Cristina de Souza Silva Orientadora Educacional Irmã Miriam Santos dos Santos SOEP Psicóloga

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Carla de Araújo Universidade Estadual da Paraíba tapcarla@gmail.com Profª. Dra. Abigail Fregni Lins Universidade Estadual

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA

SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD SEBRAE-SP CURSOS E VIDEOAULAS GRATUITOS PELA INTERNET Para gerir o seu negócio, você precisa estar preparado para enfrentar o mercado e os desafios

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE

TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE CONSELHEIRO LAFAIETE 2016 2º Semestre 1 Caro aluno, Seja bem-vindo às disciplinas do NÚCLEO DE ESTUDOS ON-LINE (NEO) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro

Leia mais

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Arlete Ajudarte Realização: Foco do Projeto A Sala de Leitura do Programa Ensino Integral deve ter, como principal foco,

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

Oficina. Ensino com excelência para não restar dúvidas.

Oficina. Ensino com excelência para não restar dúvidas. Oficina Ensino com excelência para não restar dúvidas. Mais educação, muito mais resultados. Hoje, para conseguir uma vaga em uma instituição de qualidade, pública ou privada, de 3º grau, o estudante tem

Leia mais

na empresa A solução definitiva de inglês e espanhol para a sua organização.

na empresa A solução definitiva de inglês e espanhol para a sua organização. na empresa A solução definitiva de inglês e espanhol para a sua organização. SOMOS UMA DAS MAIORES REDES DE ESCOLAS DE IDIOMAS DO PAÍS Em um mundo globalizado, ter fluência em idiomas é essencial para

Leia mais

FORMAÇÃO ONLINE Data 17 de agosto de 2017

FORMAÇÃO ONLINE Data 17 de agosto de 2017 FORMAÇÃO ONLINE Data 17 de agosto de 2017 O TRABALHO EM AMBIENTES VIRTUAIS E O MODELO TÉCNICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA VILA Formadora: Helena Mendonça Os ambientes virtuais abrem portas para um universo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais