CORROSÃO DE ARMADURAS. Causas, Mecanismo, Recuperação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CORROSÃO DE ARMADURAS. Causas, Mecanismo, Recuperação"

Transcrição

1 CORROSÃO DE ARMADURAS Causas, Mecanismo, Recuperação

2 GENERALIDADES Corrosão: interação destrutiva de um material com o ambiente, entendida como o inverso do processo metalúrgico (transformação de um metal em íon metálico). Corrosão química: o metal reage com o meio de forma homogênea, em toda a sua superfície, não havendo geração de correntes elétricas. Corrosão eletroquímica: em geral localizada, resultado da formação de uma pilha ou célula de corrosão.

3 GENERALIDADES O fenômeno de corrosão da armadura no concreto é de natureza eletroquímica. Pode ser acelerado pela presença de agentes agressivos externos, internos, incorporados ao concreto ou gerados pelo meio ambiente. Para haver corrosão, devem concorrer alguns fatores tais como presença de oxigênio, umidade e o estabelecimento de uma célula de corrosão eletroquímica.

4 GENERALIDADES

5 GENERALIDADES

6 GENERALIDADES Os cuidados de projeto devem começar pelo estudo do cobrimento correto que cada elemento estrutural tem de receber. Com relação ao meio ambiente, devemos observar as características climáticas do local onde será implantada a obra. O índice de umidade e a variação de temperatura são outros fatores que devem ser observados. Cuidados devem ser tomados com obras executadas em regiões com atmosfera marinha, em que a proximidade do mar proporciona um meio ambiente mais agressivo.

7 PASSIVAÇÃO DA ARMADURA O concreto oferece ao aço uma dupla proteção; Física: separa o aço do contato direto com o meio externo; Química: conferida pelo elevado ph do concreto, o qual promove a formação de uma película passivadora que envolve o aço; A formação e estabilidade dessa película têm relação com a elevada alcalinidade da solução aquosa presente nos poros do concreto. A película passivadora protetora do aço é gerada a partir da reação eletroquímica que resulta na formação de uma fina camada de óxidos, transparente e aderente ao aço.

8 PASSIVAÇÃO DA ARMADURA

9 PASSIVAÇÃO DA ARMADURA Essa película impede o acesso de umidade, oxigênio e agentes agressivos à superfície do aço; A ação de proteção exercida pela película passivadora é garantida pela alta alcalinidade do concreto; A perda de estabilidade da camada passivadora é que conduz o ferro ao processo de corrosão.

10 PASSIVAÇÃO DA ARMADURA

11 PROCESSO DE CORROSÃO O processo de corrosão ocorre pela penetração de substâncias agressivas que atuam através dos seguintes mecanismos: A carbonatação do concreto, que reduz seu ph a níveis insuficientes para manter o estado passivo das armaduras; A presença do agente despassivador íon cloreto em quantidade suficiente para romper localizadamente a camada passivadora; A combinação dos dois fatores anteriormente citados. Desta forma, a camada de cobrimento desempenha um importante papel porque, além de ser uma barreira química, também se constitui em uma barreira física.

12 PROCESSO DE CORROSÃO

13 COBRIMENTO DAS ARMADURAS Cobrimento é a camada de proteção da armadura, é a camada de concreto que fica entre a armadura e a face externa do componente estrutural. É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura.

14 COBRIMENTO DAS ARMADURAS Um cobrimento de boa qualidade, com baixa porosidade, além de dificultar a penetração dos agentes agressivos, constitui-se em uma barreira adicional, reduzindo a presença da água e do oxigênio, elementos necessários à existência da corrosão eletroquímica.

15 COBRIMENTO DAS ARMADURAS Nos casos especiais em que poderemos ter uma situação mais agressiva: Dimensionar a estrutura de forma a ter um mínimo de fissuras. Estudar o agente agressivo para definir o tipo de concreto ideal. Definir corretamente o cobrimento para cada microrregião. Para cobrimento maior que 6 cm, prever ferragem de pele.

16 COBRIMENTO DAS ARMADURAS Cuidados na execução da obra: Colocação de pastilhas na ferragem; As pastilhas devem ser uniformes e distribuídas ao longo de todo o elemento estrutural, e fixadas adequadamente para não caírem durante a concretagem; Existem diferentes tipos de pastilhas, sendo as mais indicadas as de argamassa, devido à melhor aderência no concreto, além de serem as mais baratas e de fácil execução na obra.

17 COBRIMENTO DAS ARMADURAS

18 COBRIMENTO DAS ARMADURAS COBRIMENTO DEFICIENTE

19 COBRIMENTO DAS ARMADURAS COBRIMENTO DEFICIENTE

20 COBRIMENTO DAS ARMADURAS Tabela de cobrimento mínimo

21 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Despassivação da armadura por ação do gás carbônico da atmosfera que penetra por difusão e reage com os hidróxidos alcalinos da solução dos poros do concreto reduzindo o ph dessa solução. MECANISMO CO 2 + H 2 O + Ca(OH) 2 = reação de carbonatação Reação de carbonatação redução do ph Redução do ph despassivação da armadura

22 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Característica do processo Existência de uma frente de avanço que separa duas zonas com ph muito diferente: ph > 13 zona não carbonatada ou alcalina ph < 9 zona carbonatada

23 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Teste de fenolftaleína incolor = zona carbonatada vermelho carmim = zona alcalina

24 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Conseqüências Armadura + Umidade + O 2 Corrosão Despassivada Generalizada

25 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Sintomatologia Fissuração, lascamento e delaminação do concreto; Redução da área de seção transversal de aço.

26 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Fatores Influentes no Processo de Carbonatação

27 CARBONATAÇÃO DO CONCRETO Fatores Atenuantes Redução da permeabilidade do concreto fator a/c menor incorporação de adições ativas cura do concreto - molhagem contínua Espessura do cobrimento aumento da barreira física

28 ATAQUE POR CLORETOS Ação de cloretos, que penetram o concreto através de processos de absorção capilar, de impregnação e difusão, e que ao superarem, na solução dos poros do concreto, um certo limite em relação à concentração de hidroxilas, despassivam a superfície do aço. Cl - acima de um limite Despassivação da armadura

29 ATAQUE POR CLORETOS Consequências Armadura + Umidade + O 2 Corrosão Despassivada Localizada

30 ATAQUE POR CLORETOS Corrosão provoca: Redução substancial da área de seção transversal de aço podendo chegar a ruptura do mesmo; Fissuração e destacamento do concreto. Presença de cloretos no concreto Execução do próprio concreto Agregados contaminados Água de amassamento Aditivos Pior para o concreto - presença de cloretos desde o início.

31 ATAQUE POR CLORETOS

32 ATAQUE POR CLORETOS Fatores Influentes no Processo de Ataque por Cloretos Qualidade do concreto na superfície Difusividade da pasta de cimento hidratada Fatores Atenuantes Redução da permeabilidade do concreto fator a/c menor incorporação de adições ativas cura do concreto - molhagem contínua Espessura de cobrimento - aumento da barreira física Aditivos inibidores de corrosão nitritos de sódio e cálcio dificuldade - tempo de ação dos inibidores Pintura da armadura com epóxi Custo elevado

33 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS O mecanismo de corrosão eletroquímico ocorre basicamente devido à presença de água no concreto, que aliada a outros elementos é a grande responsável pelo ataque das armaduras. A umidade relativa do ar é responsável pela quantidade de água no interior do concreto, sendo que para uma temperatura ambiente de 25 podemos ter os seguintes valores de umidade para um concreto comum:

34 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS O produto da corrosão é expansivo e provoca aumento de tensão (15 MPa), consequentemente fissuração do concreto e lascamento do mesmo, favorecendo a penetração de agentes agressivos acelerando ainda mais o processo de corrosão.

35 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS O primeiro indício se percebe pelo ataque dos estribos de vigas e pilares, pois são eles que acabam ficando mais próximos da face externa da peça de concreto. O risco será sempre maior nos locais de maior umidade e mais quentes, pois estão sujeitas a ciclos de secagem e molhagem.

36 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS

37 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS

38 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS O risco de corrosão aumenta nos elementos de concreto que estão sujeitos a deformações, situação que favorece o surgimento de trincas, acentuando os perigos de contaminação das armaduras. Devemos evitar também as estruturas que apresentem locais angulosos, ou cantos e arestas pronunciados, dando sempre preferência para um arredondamento dos cantos e arestas, de forma a se evitarem pontos favoráveis ao ataque do aço.

39 PROCESSO DE CORROSÃO DAS ARMADURAS

40 O QUE A CORROSÃO DE ARMADURAS PODE CAUSASR

41 Ataque por água do mar - Água do mar contribui para expansão, fissuração e desagregação do concreto devido à ação dos sulfatos, além de lixiviação e corrosão de armaduras pela ação de cloretos.

42 Pequeno cobrimento do concreto expõe armaduras a produtos químicos ácidos usados para branquear tecidos em indústria têxtil. Ocorre exposição dos agregados pela lixiviação da pasta de cimento.

43 Corrosão de armadura por cloretos em estrutura de concreto em zona marítima.

44 Estrutura danificada por corrosão da armadura, oriunda do ataque de cloretos incorporados ao concreto.

45 Aspecto externo da evolução da corrosão da armadura no concreto

46 RECUPERAÇÃO DAS ESTRUTURAS

47 RECUPERAÇÃO DAS ESTRUTURAS A recuperação deste tipo de fenômeno patológico - corrosão de armaduras é delicada e requer mão-de-obra especializada. Consiste basicamente de cinco etapas, descritas a seguir: 1. Determinar a causa do defeito. Somente após eliminá-la, executar o reparo no concreto, exceto em casos de emergência. 2. Selecionar um material de qualidade reconhecida, apropriado para as recuperações em concreto, que possua características físico-químicas e performances compatíveis com o projeto original. 3. Escolher o método de aplicação adequado ao material selecionado acima, objetivando obter seu melhor desempenho.

48 RECUPERAÇÃO DAS ESTRUTURAS 4. Preparar corretamente o substrato a ser reparado, deixando-o livre de concreto solto, óleos, graxas, etc. e com forma geometricamente simples. No caso de materiais base mineral (cimento portland), saturá-lo com água. Já no caso de materiais a base de epóxi, esse substrato deverá estar seco. 5. Uma aplicação bem executada e uma cura eficiente irão proporcionar um reparo duradouro, e, na maioria das vezes, melhor até que a estrutura de concreto original.

49

50 RECUPERAÇÃO DAS ESTRUTURAS 4. Preparar corretamente o substrato a ser reparado, deixando-o livre de concreto solto, óleos, graxas, etc. e com forma geometricamente simples. No caso de materiais base mineral (cimento portland), saturá-lo com água. Já no caso de materiais a base de epóxi, esse substrato deverá estar seco. 5. Uma aplicação bem executada e uma cura eficiente irão proporcionar um reparo duradouro, e, na maioria das vezes, melhor até que a estrutura de concreto original.

51 PROTEÇÃO CATÓDICA Na recuperação de estrutura tradicional, executa-se um tratamento físico (barreira), procurando-se, com isso, tentar eliminar a entrada de água para o interior do concreto e por conseqüência, imagina-se que o aço está protegido. Este sistema, na realidade, provoca uma inversão de polaridade, ou seja, onde era anodo (corrosão) vira catodo, e onde era catodo vira anodo.

52 PROTEÇÃO CATÓDICA A proteção catódica por corrente galvânica leva em consideração que a corrosão é um processo eletroquímico (oxi-redução), sendo necessário um outro processo eletroquímico para neutralizá-la. A proteção Catódica por corrente galvânica consiste em colocar uma liga de metais (mais eletronegativa que o aço da construção) interligada por um fio metálico, fazendo com que o aço da construção se transforme, na área de influência do anodo, em catodo, e CATODO NUNCA CORRÓI.

53 PROTEÇÃO CATÓDICA

54 DESSALINIZAÇÃO E REALCALINIZAÇÃO

55 DESSALINIZAÇÃO E REALCALINIZAÇÃO

56 DESSALINIZAÇÃO E REALCALINIZAÇÃO

57 DESSALINIZAÇÃO E REALCALINIZAÇÃO

58 DESSALINIZAÇÃO E REALCALINIZAÇÃO

FISSURAÇÃO DO CONCRETO

FISSURAÇÃO DO CONCRETO FISSURAÇÃO DO CONCRETO FISSURAS DEVIDO AO CISALHAMENTO FISSURAS DEVIDO À COMPRESSÃO FISSURAS DEVIDO À TORÇÃO FISSURAS DEVIDO À PUNÇÃO FISSURAS DEVIDO À CORROSÃO DE ARMADURAS FISSURAS NO CONCRETO DEVIDO

Leia mais

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05 AULA 05 Prof. Mazer PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES 2 FUNDAMENTOS GERAIS: O concreto protege a armadura de duas formas: - Confere uma barreira física separando o aço do meio-ambiente - A água no

Leia mais

Carbonatação do concreto (despassiva a armadura porque reduz o ph do concreto)

Carbonatação do concreto (despassiva a armadura porque reduz o ph do concreto) CAUSAS DA CORROSÃO, FATORES DESENCADEADORES E FATORES ACELERANTES Profa. Eliana Barreto Monteiro CAUSAS DA CORROSÃO, FATORES DESENCADEADORES E FATORES ACELERANTES CAUSAS DA CORROSÃO A perda da passivação

Leia mais

Corrosão das Armaduras das Estruturas de Concreto

Corrosão das Armaduras das Estruturas de Concreto Corrosão das Armaduras das Estruturas de Concreto FELIPE KOBUS, FRANCINE FERNANDES, GIOVANNI GUIDELLI, JAQUELINE F. SOARES, JULYANA ROCHA E MARINA D. TRENTIN Passivação da Armadura no Concreto Passivação

Leia mais

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º.

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Concreto Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Abril / 2006 1 Programação SEMANA DATA TÓPICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 06/mar 09/mar 13/mar 16/mar 20/mar 23/mar 27/mar 30/mar 3/abr 6/abr 10/abr

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS, PISOS DE CONCRETO E DOS REVESTIMENTOS. CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA "A patologia na construção

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E GEOTÉCNICA INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO Prof. Dr. Claudius Barbosa DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE CONCRETO I CÓDIGO: PEF 3303 São Paulo,

Leia mais

TÉCNICAS USUAIS EM SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

TÉCNICAS USUAIS EM SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO TÉCNICAS USUAIS EM SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO GENERALIDADES SERVIÇOS PRELIMINARES RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DEGRADADAS POR CORROSÃO DE ARMADURAS INTRODUÇÃO Recuperação de Estruturas

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I ÁGUA, ADITIVOS E ADIÇÕES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I ÁGUA, ADITIVOS E ADIÇÕES MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I, ADITIVOS E ADIÇÕES UNIDADE 04 [2018/2] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: MACO I IFBA FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO HABILIDADES: Ampliação dos conhecimentos sobre materiais

Leia mais

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle Curso Técnico Integrado em Química Físico-química III VÍDEO AULA Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle 1 Professor: Me. Sebastião Junior T. Vasconcelos

Leia mais

Corrosão e degradação de materiais. Modificação aparência. Interação Comprometimento pp mecânicas

Corrosão e degradação de materiais. Modificação aparência. Interação Comprometimento pp mecânicas Corrosão e degradação de materiais Modificação aparência Interação Comprometimento pp mecânicas Deterioração é diferente para os diversos tipos de materiais: M Dissolução (corrosão) Formação de crosta

Leia mais

Durabilidade do concreto versus Agressividade do meio

Durabilidade do concreto versus Agressividade do meio Durabilidade do concreto versus Agressividade do meio CONCEITUAÇÃO Vida útil É o período de tempo após a instalação de um material ou componente da edificação, durante o qual todas as propriedades excedem

Leia mais

Materiais utilizados na Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto

Materiais utilizados na Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Materiais utilizados na Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Critérios para seleção de materiais Existem no mercado vários produtos que auxiliam os especialistas a sanar os problemas estruturais

Leia mais

Corrosão e degradação em estruturas de concreto - 2ª ed

Corrosão e degradação em estruturas de concreto - 2ª ed Corrosão e degradação em estruturas de concreto - 2ª ed Capítulo 1 Introdução..................................... 1 1.1. Corrosão das armaduras................................. 1 1.2. Visão sistêmica

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I PROGRAMA

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I PROGRAMA Válter Lúcio Mar.06 1 PROGRAMA 1.Introdução ao betão armado 2.Bases de Projecto e Acções 3.Propriedades dos materiais 4.Durabilidade 5.Estados limite últimos de resistência à tracção e à compressão 6.Estado

Leia mais

fct - UNL ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 4 DURABILIDADE Válter Lúcio Mar

fct - UNL ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I 4 DURABILIDADE Válter Lúcio Mar ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I Válter Lúcio Mar.06 1 PROGRAMA 1.Introdução ao betão armado 2.Bases de Projecto e Acções 3.Propriedades dos materiais 4.Durabilidade 5.Estados limite últimos de resistência

Leia mais

REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING

REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT &

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Materiais de Construção Civil III

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Materiais de Construção Civil III SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL MATERIAIS E TÉCNICAS PARA REPARO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 PLANEJAMENTO 1. Durabilidade

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC TC083 PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS TC083 PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS 1 - INTRODUÇÃO À PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Prof. Dr. Marcelo Medeiros ÁGUA COMO AGENTE

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 PARTE 01 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III MATERIAIS E TÉCNICAS PARA REPARO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO PARTE 1 Profª.: MSc.:

Leia mais

Introdução. Recuperação de Estruturas. Engº Maurício L. G. Garcia.

Introdução. Recuperação de Estruturas. Engº Maurício L. G. Garcia. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica PEF 2503 - Estruturas Danificadas: Segurança e Ações Corretivas Recuperação de Estruturas Engº

Leia mais

Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Corrosão no Concreto e no Aço Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Introdução Desde o início da utilização do concreto armado, nos meados

Leia mais

ACÇÕES AGRESSIVAS. TEMPERATURA GELO / DEGELO FOGO CRISTALIZAÇÃO DE SAIS ACÇÕES DIRECTAS (desgaste)

ACÇÕES AGRESSIVAS. TEMPERATURA GELO / DEGELO FOGO CRISTALIZAÇÃO DE SAIS ACÇÕES DIRECTAS (desgaste) ACÇÕES AGRESSIVAS FÍSICAS TEMPERATURA GELO / DEGELO FOGO CRISTALIZAÇÃO DE SAIS ACÇÕES DIRECTAS (desgaste) QUÍMICAS CO 2 - corrosão das armaduras CLORETOS - corrosão das armaduras O 2 corrosão das armaduras

Leia mais

O Concreto nas Construções para Suínos. Jefferson de Santana Jacob Analista Engenheiro Civil, Me 05/12/2018

O Concreto nas Construções para Suínos. Jefferson de Santana Jacob Analista Engenheiro Civil, Me 05/12/2018 O Concreto nas Construções para Suínos Jefferson de Santana Jacob Analista Engenheiro Civil, Me 05/12/2018 Devido à importância da suinocultura para o Brasil, é necessária a preocupação com detalhes tais

Leia mais

CAUSAS E ALTERNATIVAS DE REPARO DA CORROSÃO EM ARMADURAS PARA CONCRETO ARMADO

CAUSAS E ALTERNATIVAS DE REPARO DA CORROSÃO EM ARMADURAS PARA CONCRETO ARMADO Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC ISSN 2318-6127 (online) Escola de Engenharia da UFMG ISSN 2175-7143 (impressa) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Recebido para

Leia mais

Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 7.1: Corrosão do aço e deterioração do betão.

Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 7.1: Corrosão do aço e deterioração do betão. Mestrado em Engenharia Civil 2011 / 2012 Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 7.1: Corrosão do aço e deterioração do betão. António Costa 1/53 ACÇÕES AGRESSIVAS FÍSICAS TEMPERATURA GELO / DEGELO FOGO

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA NORMA DE DESEMPENHO: COMO PROJETAR VIDA ÚTIL DE 75 ANOS

IMPLICAÇÕES DA NORMA DE DESEMPENHO: COMO PROJETAR VIDA ÚTIL DE 75 ANOS IMPLICAÇÕES DA NORMA DE DESEMPENHO: COMO PROJETAR VIDA ÚTIL DE 75 ANOS Prof. Dr. Bernardo Tutikian btutikian@terra.com.br / bftutikian@unisinos.br Head of Itt Performance / Unisinos Presidente Alconpat

Leia mais

Análise estrutural de cortina atirantada em iminência de colapso devido à corrosão de armaduras

Análise estrutural de cortina atirantada em iminência de colapso devido à corrosão de armaduras Figura 1 - Corrosão dos tirantes da cortina apresentando perda de seção Figura 2 - Parede da cortina com perda de seção das armaduras com indicação de presença de cloretos (cor marrom, após aspersão de

Leia mais

ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO

ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO Valentim M B Nunes, 2003 ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO CORROSÃO 1. Corrosão Podemos definir como corrosão a interacção físico-química de um metal com o meio do qual resultam alterações das propriedades do

Leia mais

Avaliação da profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado de uma refinaria de petroleo com vida útil maior de 40 anos

Avaliação da profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado de uma refinaria de petroleo com vida útil maior de 40 anos ISSN 2526-7248 artigo 2SPPC1022, pp. 266-274, 2017 Avaliação da profundidade de carbonatação em estruturas de concreto armado de uma refinaria de petroleo com vida útil maior de 40 anos Renata Araujo 1

Leia mais

duratinet ESTRUTURAS DE BETÃO Processos de deterioração Guia Técnico Parte IV - VOL 2 - Estruturas de Betão - Deterioração

duratinet ESTRUTURAS DE BETÃO Processos de deterioração Guia Técnico Parte IV - VOL 2 - Estruturas de Betão - Deterioração Seminário Manutenção e Reparação de Estruturas ESTRUTURAS DE BETÃO Processos de deterioração M. Salta e A. Santos Silva LNEC Investing in our common future Guia Técnico Parte IV - VOL 2 - Estruturas de

Leia mais

Inovação e P&D SEFE 8

Inovação e P&D SEFE 8 Inovação e P&D SEFE 8 Nossos Valores Votorantim Cimentos Nossos Valores Nossa cultura sempre foi baseada na ética e nossos Valores e Crenças refletem o compromisso de todos que fazem parte da Votorantim,

Leia mais

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO António Costa Instituto Superior Técnico MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO Desenvolvimento da deterioração no tempo Nível de deterioração 3 4 1 despassivação

Leia mais

GEOACTIVE RAPID B 548 Sistema reabilitação de betão

GEOACTIVE RAPID B 548 Sistema reabilitação de betão Microbetão fibroreforçado tixotrópico, de presa rápida, de retração compensada para recuperação de betão e reforço estrutural Interior/exterior Saco Aplicação manual Espátula de plástico Composição é um

Leia mais

Recuperação Estrutural. Edificações - MC-Bauchemie

Recuperação Estrutural. Edificações - MC-Bauchemie Recuperação Estrutural Edificações - MC-Bauchemie Manifestações Patológicas Alguns exemplos... Onde está o problema? Ausência de pingadeira; Ausência de pintura de proteção. Onde está o problema? Espaçamento

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná. DCC Departamento de Construção Civil

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná. DCC Departamento de Construção Civil Prof. Dr. Marcelo Medeiros 1 DISTRITO FEDERAL (Nince, 1996) 30% RIO GRANDE DO SUL (Dal Molin, 1988) 11% Incidência da corrosão de armaduras (Carmona e Marega, 1988) 27% PERNAMBUCO (Andrade, 1997) 64% REGIÃO

Leia mais

Patologias estruturais

Patologias estruturais Patologias estruturais Quanto maior a anterioridade da patologia considerando as etapas seqüenciais de concepção, modelagem, dimensionamento, detalhamento, execução, operação e manutenção maiores as dificuldades

Leia mais

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8 Sumário 1 Concreto como um Material Estrutural 1 O que é o concreto? 2 O bom concreto 3 Materiais compósitos 4 Papel das interfaces 5 Forma de abordagem do estudo do concreto 6 2 Cimento 8 Produção do

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Histórico Aditivos para argamassas e concretos Romanos e incas: albumina (sangue e clara de ovos); álcalis (cal); Brasil: óleo de baleia; gesso cru e cloreto de cálcio; Alemanha e França: graxa de cal.

Leia mais

ANÁLISE DO EFEITO DA CARBONATAÇÃO NO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO DA CIDADE DE PELOTAS/RS

ANÁLISE DO EFEITO DA CARBONATAÇÃO NO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO DA CIDADE DE PELOTAS/RS ANÁLISE DO EFEITO DA CARBONATAÇÃO NO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO DA CIDADE DE PELOTAS/RS NICOLINI,N.G.¹; FERREIRA,C.F.²;PALIGA,C.M.³;TORRES,A.S. 4 1 Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

CORROSÃO. Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal

CORROSÃO. Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal CORROSÃO Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal Corrosão Química: reacção superficial de transferência de carga em ambiente seco

Leia mais

MELHORIA DA DURABILIDADE DO BETÃO POR TRATAMENTO DA COFRAGEM

MELHORIA DA DURABILIDADE DO BETÃO POR TRATAMENTO DA COFRAGEM Excertos de MELHORIA DA DURABILIDADE DO BETÃO POR TRATAMENTO DA COFRAGEM Joana de Sousa Coutinho FEUP, 1998. Capítulo 1 Figura 1.45 - Ataque biológico em sistema de águas residuais (CEB, 1992) Um dos modos

Leia mais

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5 Sumário 1 Introdução................................ 1 2 Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica........ 5 2.1 POTENCIAIS ELETROQUÍMICOS............................ 5 2.2 PILHAS DE CORROSÃO...................................17

Leia mais

JORGE ANTONIO DA CUNHA OLIVEIRA RAÍSSA SOARES DO NASCIMENTO BÁRBARA CICUTO GONÇALVES PEREIRA AMANDA ROSA TEIXEIRA ÉRICA SILVA DA NÓBREGA

JORGE ANTONIO DA CUNHA OLIVEIRA RAÍSSA SOARES DO NASCIMENTO BÁRBARA CICUTO GONÇALVES PEREIRA AMANDA ROSA TEIXEIRA ÉRICA SILVA DA NÓBREGA INSPEÇÃO PREDIAL E AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DO SUBSOLO EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL ESTUDO DE CASO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL 116 NORTE JORGE ANTONIO DA CUNHA OLIVEIRA

Leia mais

Controle de fissuração: exemplos práticos

Controle de fissuração: exemplos práticos Controle de fissuração: exemplos práticos Introdução Qual a origem das fissuras em elementos de concreto armado? Como controlar este surgimento? Quais são as práticas mais recomendadas para tal situação?

Leia mais

RENOVA BR 575 Sistema reabilitação de betão

RENOVA BR 575 Sistema reabilitação de betão Microbetão fibroreforçado, tixotrópico, de presa rápida, retração controlada, de altas prestações para reparação e acabamento Interior/exterior Saco Aplicação manual Espátula de plástico Esponja Composição

Leia mais

GEOACTIVE TOP B 525 Sistema reabilitação de betão

GEOACTIVE TOP B 525 Sistema reabilitação de betão Microbetão fibroreforçado tixotrópico de retração compensada para recuperação de betão e reforço estrutural Interior/exterior Projetado à máquina Aplicação manual Saco Espátula de plástico Composição é

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB ELETROQUÍMICA Estuda os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons em reações de óxido-redução, e a utilização de corrente

Leia mais

PILARES DE CONCRETO ARMADO COM ARMADURAS CORROÍDAS SUBMETIDAS A ALTAS TEMPERATURAS: CAPACIDADE PORTANTE PÓS DETERIORAÇÃO

PILARES DE CONCRETO ARMADO COM ARMADURAS CORROÍDAS SUBMETIDAS A ALTAS TEMPERATURAS: CAPACIDADE PORTANTE PÓS DETERIORAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Vinícius Pereira Farias PILARES DE CONCRETO ARMADO COM ARMADURAS CORROÍDAS SUBMETIDAS A ALTAS TEMPERATURAS:

Leia mais

Corrosão Metálica. Introdução. O que é corrosão? Classificação dos processos de corrosão. Principais tipos de corrosão

Corrosão Metálica. Introdução. O que é corrosão? Classificação dos processos de corrosão. Principais tipos de corrosão Corrosão Metálica Introdução O estudo da corrosão de superfícies é importante para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os seus

Leia mais

Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação. M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC

Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação. M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC Enquadramento (atividade LNEC) >estudo de investigação programado do NB do DM sobre Sistemas de

Leia mais

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO

PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO PATOLOGIA DO BETÃO ARMADO MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO António Costa Instituto Superior Técnico MODELAÇÃO DA DETERIORAÇÃO Desenvolvimento da deterioração no tempo Nível de deterioração 3 4 1 despassivação

Leia mais

01) O elemento X reage com o elemento Z, conforme o processo: Nesse processo: Z 3 + X Z 1 + X 2. b) X ganha elétrons de Z. d) X e Z perdem elétrons.

01) O elemento X reage com o elemento Z, conforme o processo: Nesse processo: Z 3 + X Z 1 + X 2. b) X ganha elétrons de Z. d) X e Z perdem elétrons. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: TURMA(S): 2º anos

Leia mais

VIGAS DE CONCRETO ARMADO EM SERVIÇO, SUBMETIDAS À CARBONATAÇÃO

VIGAS DE CONCRETO ARMADO EM SERVIÇO, SUBMETIDAS À CARBONATAÇÃO ISSN 189-86 VIGAS DE CONCRETO ARMADO EM SERVIÇO, SUBMETIDAS À CARBONATAÇÃO Valdirene Maria Silva 1 & Jefferson Benedicto Libardi Liborio 2 Resumo Este trabalho apresenta uma análise do comportamento da

Leia mais

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Causas Mecanismos de formação Configuração

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Causas Mecanismos de formação Configuração EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Causas Mecanismos de formação Configuração Definição Tanto em alvenarias quanto nas estruturas de concreto, a fissura é originada por atuação

Leia mais

ESTUDO DA CORROSÃO DE ARMADURAS EM CONCRETO ARMADO ATRAVÉS DO MÉTODO ACELERADO CAIM

ESTUDO DA CORROSÃO DE ARMADURAS EM CONCRETO ARMADO ATRAVÉS DO MÉTODO ACELERADO CAIM ESTUDO DA CORROSÃO DE ARMADURAS EM CONCRETO ARMADO ATRAVÉS DO MÉTODO ACELERADO CAIM A. Freiberger ¹; S.G.M. dos Santos ²; N. Seidler ³ Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões¹²³ alenarafreiberger2@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CARBONATAÇÃO DO CONCRETO EM OBRAS INTERROMPIDAS NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

AVALIAÇÃO DA CARBONATAÇÃO DO CONCRETO EM OBRAS INTERROMPIDAS NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 8-89478-08-4. AVALIAÇÃO DA CARBONATAÇÃO DO CONCRETO EM

Leia mais

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição.

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Ocorre sob um filme fino de eletrólito adsorvido à superfície do metal É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Classificação das atmosferas:

Leia mais

Reparo, reforço e recuperação de concreto

Reparo, reforço e recuperação de concreto http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/146/artigo139046-2.asp Artigo técnico Revista Techne Reparo, reforço e recuperação de concreto Variedade de técnicas para reparo, reforço e recuperação

Leia mais

Fonte:TUTIKIAN, Bernardo. Prova comentada: Diagnosticar e recuperar. Revista Téchne. São Paulo; edição 203; p. 45, fev

Fonte:TUTIKIAN, Bernardo. Prova comentada: Diagnosticar e recuperar. Revista Téchne. São Paulo; edição 203; p. 45, fev Fonte:TUTIKIAN, Bernardo. Prova comentada: Diagnosticar e recuperar. Revista Téchne. São Paulo; edição 203; p. 45, fev. 2014. Fonte: ARAÚJO, Adriana; PANOSSIAN, Zehbour. Resistividade elétrica do concreto

Leia mais

Reforço com concreto e adição de armaduras

Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço com concreto e adição de armaduras Reforço é a correção de problemas patológicos com aumento da resistência ou ampliação da capacidade portante da estrutura. GENERALIDADES ASPECTOS DE PROJETO

Leia mais

56º CBC IBRACON SEMINÁRIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Natal, Prof. Dr. Enio Pazini Figueiredo Universidade Federal de Goiás

56º CBC IBRACON SEMINÁRIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Natal, Prof. Dr. Enio Pazini Figueiredo Universidade Federal de Goiás 56º CBC IBRACON SEMINÁRIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Natal, 2014 Prof. Dr. Enio Pazini Figueiredo Universidade Federal de Goiás Vigas jacarés e degraus pré-moldados do Maracanã INTRODUÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

CORROSÃO DE ARMADURAS

CORROSÃO DE ARMADURAS CORROSÃO DE ARMADURAS Veja mais apostilas em: WWW.MEIACOLHER.COM Generalidades Pode-se definir corrosão como a interação destrutiva de um material com o ambiente, seja por reação química, ou eletroquímica.

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS ESTUDO DE CASO

RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS ESTUDO DE CASO RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS ESTUDO DE CASO CASO 1 Recuperação de casa de corrida de alto forno de siderurgia Características das Estruturas Localização: Cubatão/SP. Área Industrial: Siderurgia. Data dos

Leia mais

Artigo. Durabilidade de Estruturas de Betão Armado Degradação do Betão e Corrosão de Armaduras Importância da Inspecção Periódica

Artigo. Durabilidade de Estruturas de Betão Armado Degradação do Betão e Corrosão de Armaduras Importância da Inspecção Periódica Artigo Publicado na revista Arte e Cimento, nº 37, Out. 2005, pp. 70-73 Março 2005 AC05101LIS/ENG Durabilidade de Estruturas de Betão Armado Degradação do Betão e Corrosão de Armaduras Importância da Inspecção

Leia mais

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS Consideráveis investimentos em obras de infraestrutura e habitacionais Crescimento populacional em centros urbanos Complexas estruturas industriais e de grande porte

Leia mais

O que esses dispositivos tem em comum? São dispositivos móveis. O que faz os dispositivos móveis funcionarem?

O que esses dispositivos tem em comum? São dispositivos móveis. O que faz os dispositivos móveis funcionarem? O que esses dispositivos tem em comum? São dispositivos móveis O que faz os dispositivos móveis funcionarem? Eletroquímica Relação entre reações químicas (oxirredução) e a energia elétrica Pilhas Eletrólise

Leia mais

com que o módulo de resiliência varie pontualmente dentro de um material específico. Alternativa C é Correta.

com que o módulo de resiliência varie pontualmente dentro de um material específico. Alternativa C é Correta. 33.(UFSCAR/UFSCAR/2016) A abordagem de dimensionamento de pavimentos pelo método mecanístico-empírico emprega a teoria da elasticidade. São mais gerais que os métodos empíricos, mas exigem o conhecimento

Leia mais

Corrosão de armadura em estruturas de concreto armado devido a

Corrosão de armadura em estruturas de concreto armado devido a Corrosão de armadura em estruturas de concreto armado devido a carbonatação Aleílson Vilas-Bôas dos Santos aleilson.santos@bonfim.ifbaiano.edu.br MBA Projeto, execução e controle de estruturas e Fundações

Leia mais

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Profa. Eliana Barreto Monteiro INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Levantamento (visual e/ou instrumentado) das características e do estado de conservação de uma estrutura

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção Vigência: a partir de 2017/1 Período letivo: 1º ano Carga horária total: 90 h Código: PF.EC.004 Ementa: Estudo das propriedades físicas dos materiais de

Leia mais

MONITORIZAÇÃO DA DETERIORAÇÃO

MONITORIZAÇÃO DA DETERIORAÇÃO MONITORIZAÇÃO DA DETERIORAÇÃO António Costa Instituto Superior Técnico Monitorização do Mecanismo de Corrosão de Armaduras Consiste na instalação de sensores no interior do betão com o objectivo de fornecerem

Leia mais

Projeto e Consultoria Estrutural

Projeto e Consultoria Estrutural reduzida, principalmente nas que apresentam fissuração elevada, permitindo que os agentes agressivos penetrem para o interior do concreto, provocando uma série de danos, sendo o mais notável a corrosão

Leia mais

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS 1- ARMADURA DE PELE (item 18.3.5) Quando a altura útil da viga ultrapassar 60cm e o aço da armadura de tração for CA-50 ou CA-60, deve dispor-se longitudinalmente

Leia mais

TÉCNICAS USUAIS EM SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

TÉCNICAS USUAIS EM SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO TÉCNICAS USUAIS EM SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO INTERVENÇÕES EM SUPERFÍCIES DE CONCRETO DEMOLIÇÃO DE CONCRETO TRATAMENTO DE FISSURAS FURAÇÃO DO CONCRETO PARA ANCORAGEM DE BARRAS INTRODUÇÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Paulo Helene PhD Engenharia Conceitos As estruturas devem ser adequadas para sua correta utilização durante a vida útil de projeto VUP: Seguras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Roseane Shimomukay

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Roseane Shimomukay UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Roseane Shimomukay MODELOS DE PREVISÃO DE VIDA ÚTIL PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO NO ESTADO DE PROPAGAÇÃO

Leia mais

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS MATERIAIS DE REPARO Arthur

Leia mais

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio...

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... Índice Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... VII IX XI CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 Definição da Corrosão... 1 1.2 Importância Econômica da Corrosão... 3 1.3 Análise Econômica

Leia mais

DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Acadêmicos: Guilherme Schroeder Gustavo Aurélio Karol Bot Disciplina: Materiais de Construção Civil II Professora: Carmeane Effting, Dra. Importância

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

Conheça as principais causas de patologias de concreto provocadas por elementos químicos presentes no ar e na água Por Heloisa Medeiros

Conheça as principais causas de patologias de concreto provocadas por elementos químicos presentes no ar e na água Por Heloisa Medeiros Tecnologia 13 Doenças concretas Conheça as principais causas de patologias de concreto provocadas por elementos químicos presentes no ar e na água Por Heloisa Medeiros Edição 160 - Julho/2010 As patologias

Leia mais

Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado Escolha do tipo de reforço

Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado Escolha do tipo de reforço Aspectos de projeto 5/06/206 Quando se deve recuperar/reforçar? Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado Escolha do tipo de reforço Leila Cristina Meneghetti Valverdes Abril,

Leia mais

PMT 2507 Corrosão e Proteção dos Materiais Segunda Lista de Exercício Prof. Dr. Hercílio Gomes de Melo

PMT 2507 Corrosão e Proteção dos Materiais Segunda Lista de Exercício Prof. Dr. Hercílio Gomes de Melo PMT 2507 Corrosão e Proteção dos Materiais Segunda Lista de Exercício 2015 Prof. Dr. Hercílio Gomes de Melo 1 Esquematize um sistema de proteção catódica por anodo de sacrifício. Indique claramente o fluxo

Leia mais

Corrosão e Eletroquímica

Corrosão e Eletroquímica Química Aplicada Corrosão e Eletroquímica O corrosionista tem por objetivo estudar a deterioração dos materiais pela ação do meio em que são usados. Existe um grande interesse prático neste estudo uma

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL

CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL OBJETO: Contratação de Empresa para Obra de Reforma e Manutenção Predial das Edificações do Campus

Leia mais

PATOLOGIAS DO CONCRETO

PATOLOGIAS DO CONCRETO Tecnologia da Construção I PATOLOGIAS DO CONCRETO Docente: Thalita Lima Email:thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Maio - 2017 Corrosão de Armaduras Corrosão de Armaduras É o processo de enfraquecimento

Leia mais

FICHA TECNICA. - Assentamento em sacadas, terraços, em ambientes sujeitos à intempéries e mudanças de temperatura;

FICHA TECNICA. - Assentamento em sacadas, terraços, em ambientes sujeitos à intempéries e mudanças de temperatura; Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Argamassa Macx/Flex ACII Fachadas Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula S/N

Leia mais

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO Em Sistemas Críticos de Alta Pureza TIPOS DE CONTAMINAÇÃO (FONTES) Contaminação Orgânica Sujidade oriunda de resíduos dos produtos, gorduras, proteínas, óleos, etc. Contaminação

Leia mais

Recuperação, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto Armado.

Recuperação, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto Armado. Recuperação, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto Armado. Sika Líder Mundial em Químicos para Construção Sika AG sediada em Baar, Suíça, é uma companhia integrada globalmente para o fornecimento

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL ABECE NOVIDADES SOBRE OS EFEITOS DA CORROSÃO NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

ENCONTRO REGIONAL ABECE NOVIDADES SOBRE OS EFEITOS DA CORROSÃO NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO ENCONTRO REGIONAL ABECE NOVIDADES SOBRE OS EFEITOS DA CORROSÃO NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO ESCOPO DA APRESENTAÇÃO POR QUE O PROJETO POR DURABILIDADE? NORMAS BRASILEIRAS x NORMAS ESTRANGEIRAS ESTADO

Leia mais

Dia do Betão 2018 Vila Franca de Xira 24 de Maio 2018

Dia do Betão 2018 Vila Franca de Xira 24 de Maio 2018 Dia do Betão 2018 Vila Franca de Xira 24 de Maio 2018 Introdução Conceitos básicos Apresentação de um conjunto de obras para ilustrar Anomalias Técnicas de reparação Evolução do estado das obras após reabilitação

Leia mais

FISSURAÇÃO. Causas Mecanismos de formação

FISSURAÇÃO. Causas Mecanismos de formação FISSURAÇÃO Causas Mecanismos de formação Definição As trincas e fissuras são fenômenos próprios e inevitáveis do concreto armado e que podem se manifestar em cada uma das três fases de sua vida: fase plástica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MESTRADO EM ENGENHARIAL AMBIENTAL URBANA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MESTRADO EM ENGENHARIAL AMBIENTAL URBANA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MESTRADO EM ENGENHARIAL AMBIENTAL URBANA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE MATERIAIS POZOLÂNICOS NA CORROSIBILIDADE DO CONCRETO ARMADO POR MEIO DE TÉCNICAS

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AS FISSURAS NOS REVESTIMENTOS RESPONDEM EM MÉDIA POR 15% DOS CHAMADOS PARA ATENDIMENTO PÓS-OBRA DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA ORIGEM E INCIDÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES

Leia mais

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES SINTOMATOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Considerações Gerais Os problemas patológicos têm suas origens motivadas por falhas que ocorrem em uma das três etapas básicas do processo

Leia mais

Inspeção técnica do píer de atracação de Tambaú

Inspeção técnica do píer de atracação de Tambaú lições aprendidas com inspeção de píer Inspeção técnica do píer de atracação de Tambaú ANTONIO NEREU CAVALCANTI ENGENHEIRO CIVIL GUILHERME AUGUSTO D ARAÚJO CAVALCANTI ENGENHEIRO CIVIL TECNCON TECNOLOGIA

Leia mais

ANÁLISE DO COBRIMENTO E CARBONATAÇÃO EM OBRAS DE ARTE ESPECIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

ANÁLISE DO COBRIMENTO E CARBONATAÇÃO EM OBRAS DE ARTE ESPECIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO GISELLE CHRISTINE DA GRAÇA BAZZAN ANÁLISE DO COBRIMENTO E CARBONATAÇÃO EM OBRAS DE ARTE ESPECIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO Monografia apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo como requisito

Leia mais