Sandoz Uma decisão saudável A pílula do dia seguinte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sandoz Uma decisão saudável A pílula do dia seguinte"

Transcrição

1 Sandoz Uma decisão saudável A pílula do dia seguinte

2 1 O que é um anticonceptivo de emergência ou a "pílula do dia seguinte"? A "pílula do dia seguinte" é um anticonceptivo que previne uma gravidez não desejada depois de ter mantido relações sexuais sem protecção ou sem protecção suficiente. Este método consiste na ingestão de 1 comprimido. O comprimido deve ser ingerido o mais rápido possível depois do coito. O anticonceptivo de emergência só deve ser utilizado em situações extraordinárias, porque a sobredosagem hormonal não é indicada para uma ingestão regular e, portanto, não serve como alternativa a um método anticoncepcional permanente. A utilização da "pílula do dia seguinte" não é um método de interrupção voluntária da gravidez. 2 Quando devo utilizar NorLevo Uno? Depois de ter mantido relações sexuais sem protecção, protecção insuficiente ou imprevistas, e quando não deseja ficar grávida. Por exemplo: Após relações sexuais sem método anticoncepcional; Em caso de problemas com preservativos (utilização ou remoção incorrecta, ruptura); Quando esqueceu tomar a pílula; Em caso de interromper as relações sexuais demasiado tarde, com o método de coito interrupto; Após uma violação. 3 Como actua NorLevo Uno? Não se conhece o modo de actuação exacto de NorLevo Uno. Contudo, supõe-se que suprime a ovulação, evitando assim a fertilização e a nidificação. Após a nidificação do óvulo fertilizado na mucosa do útero já não é possível impedir a gravidez com a "pílula do dia seguinte". NorLevo Uno por isso não é nenhum método para praticar a interrupção da gravidez. 4 A partir de que momento do ciclo menstrual posso utilizar NorLevo Uno? NorLevo Uno pode ser tomado em qualquer altura do ciclo menstrual. Como o momento da ovulação nunca se conhece com exactidão, qualquer coito sem protecção significa o risco de uma gravidez.

3 5 Quando não devo tomar NorLevo Uno? NorLevo Uno produz efeitos secundários? NorLevo Uno não deve ser ingerido em caso de hipersensibilidade ao levonorgestrel ou a uma das substâncias auxiliares, durante a gravidez, casos de gravidez extra-uterina no passado ou graves deficiências da função hepática. Efeitos secundários: Os efeitos secundários reportados com mais frequências são enjoos, dores de cabeça, dores abdominais, cansaço, náuseas e vómitos. Dor mamária, menstruações irregulares e manchado podem ocorrer e durar até à menstruação seguinte. 6 Qual é a eficácia de NorLevo Uno? Se o comprimido for ingerido no prazo de horas após o coito, a sua eficácia é cerca de 95%. Esta diminui nos 2 dias seguintes. Por esta razão, não é eficaz em todos os casos. Em caso de um atraso da hemorragia vaginal mensal superior a 5 dias, deveria ser efectuado antes um teste de gravidez. 7 O que devo fazer depois de 72 horas ou mais tarde? Se passaram 72 horas (3 dias) após o coito já não é indicado tomar NorLevo Uno. Se tomou NorLevo Uno durante uma gravidez existente, mas não conhecida, não terá efeito, mas também não deve esperar efeitos negativos para o bebé. 8 Posso tomar NorLevo Uno várias vezes durante o mesmo ciclo menstrual? NorLevo Uno é um anticonceptivo para situações de emergência: Não é aconselhável tomar NorLevo Uno várias vezes durante o mesmo ciclo menstrual, porque pode interferir no ciclo. Até à hemorragia menstrual seguinte deverá ser usado um anticonceptivo de aplicação local (preservativo, espermicidas e/ ou pessário cervical). Além disso não deve ser esquecido que a "pílula do dia seguinte" não protege contra doenças infecciosas sexualmente transmitidas, nomeadamente o HIV (SIDA).

4 9 Como e quando devo tomar NorLevo Uno? Observe por favor o diagrama seguinte. Depois de ter ingerido NorLevo Uno deve usar, até ocorrer a hemorragia menstrual seguinte, um método de protecção local (p.ex., preservativo) cada vez que tiver relações sexuais. Caso NorLevo Uno foi usado por causa de esquecimento de tomar a pílula, deve continuar a tomar a pílula regular como de costume. Nesta altura, o médico deveria procurar manter uma conversa com a paciente acerca do método anticoncepcional mais indicado para ela. NorLevo Uno Nunca é cedo demais! Ingerir o comprimido o antes possível De preferência, no prazo de 12 h. Mais tardar, 72 h depois de ter tido as relações sexuais. NorLevo Uno é mais eficaz quanto antes é ingerido. Eficácia 95% 85% 58% 1. Dia 2. Dia 3. Dia Após ter tidos as respectivas relações sexuais Não protege do SIDA ou quaisquer outras doenças sexualmente transmitidas NorLevo Uno serve para a prevenção da gravidez em situações de emergência e não substitui a contracepção permanente.

5 10 Onde pode ser adquirido NorLevo Uno? Aviso importante: O anticonceptivo hormonal de emergência só deve ser utilizado em situações extremas. Não serve como anticonceptivo de longo prazo. Este método não impede em todos os casos uma gravidez. Em caso de dúvida (atraso da hemorragia vaginal mensal superior a 5 dias, hemorragias anormais no momento da menstruação, sintomas de gravidez) portanto deveria ser excluída a hipótese de uma gravidez. Em todas as farmácias, sem receita médica. O que é NorLevo Uno e quando é utilizado? NorLevo Uno contém o agente levonorgestrel e é um medicamento para prevenção da gravidez em casos de emergência, p.ex., até 72 horas após ter tido relações sexuais sem protecção ou no caso de falha de outro método anticoncepcional, como, p. ex., um preservativo que foi esquecido ou que rebentou, um anticonceptivo oral ("a pílula") tomado fora do prazo máximo de tolerância, um pessário intra-uterino expulso, um diafragma ou barreira vaginal deslocado ou precipitadamente removido, falha do método de coito interrupto, relações sexuais durante a fase supostamente fértil em métodos de controlo da temperatura, violação. Estes medicamentos também são designados "pílula do dia seguinte". Não se conhece o modo de actuação exacto de NorLevo Uno. Contudo, supõese que suprime a ovulação, evitando assim a fertilização e a nidificação. Após a nidificação do óvulo fertilizado na mucosa do útero já não é possível impedir a gravidez com a "pílula do dia seguinte". NorLevo Uno por isso não é nenhum método para praticar a interrupção da gravidez. NorLevo Uno destina-se exclusivamente a casos de emergência e não deve ser utilizado, de maneira nenhuma, como anticonceptivo de uso regular. Este medicamento deve ser administrado exclusivamente pelo médico ou farmacêutico. Antes da administração, deverá ser esclarecido numa conversa de consulta, se o preparado é indicado para a paciente ou não. Em caso de ausência da hemorragia vaginal mensal deverá ser consultado um médico. O que é preciso ter em conta? A utilização de NorLevo Uno não substitui os métodos de prevenção necessários para evitar a infecção com doenças sexualmente transmitidas. Quando não se deve tomar NorLevo Uno? Em caso de hipersensibilidade ao agente levenorgestrel ou a uma das substâncias auxiliares, NorLevo Uno não deve ser tomado. O medicamento não deve ser ingerido durante a gravidez, em casos de gravidez extrauterina no passado e graves deficiências da função hepática. Em caso de dúvida, quando a menstruação se atrasa mais de 5 dias, quando ocorrem hemorragias anormais no momento da menstruação, deveria ser excluída obrigatoriamente a hipótese de uma gravidez antes de tomar NorLevo Uno. Quando é preciso ter cuidado antes de tomar NorLevo? Em caso de doenças intestinais com distúrbios da ingestão de alimentos, como Morbus Crohn, não existe certeza absoluta se o comprimido a tomar terá o efeito desejado. A eficácia de NorLevo Uno pode ser diminuída aquando da utilização, em

6 simultâneo, de preparados de erva de São João, antibióticos (rifampicina, rifabotina), antimicóticos (griseofulvina), medicamentos HIV (p. ex., ritonavir) e medicamentos contra a epilepsia (fenobarbital, fenitoina, primidona, carbamazepina). Como não é possível impedir com toda a certeza uma gravidez mediante a ingestão de NorLevo Uno, deverá ser evitado, desde que possível, tomar outros medicamento também após a ingestão de NorLevo Uno. Este medicamento pode diminuir a capacidade de reacção, a capacidade de guiar veículos ou de operar ferramentas ou máquinas! Informe o seu médico ou farmacêutico quando padecer de outras doenças, sofrer de alergias ou tomar outros medicamentos (incluindo aqueles comprados sem receita médica!)! NorLevo Uno pode ser tomado durante a gravidez ou durante o aleitamento? NorLevo Uno por princípio não deve ser tomado durante uma gravidez. Se ocorrer uma gravidez apesar da utilização de NorLevo Uno, diversos estudos demonstraram que não são de esperar efeitos nocivos para o bebé. O levonorgestrel entra no leite maternal. O aleitamento após a ingestão de NorLevo Uno é possível, mas o momento de aleitação imediatamente seguinte à ingestão de NorLevo Uno deveria ser omitido (bombear e deitar o leite fora). Como utilizar NorLevo Uno? O comprimido deve ser ingerido, de preferência, no prazo de 12 horas, mas não mais tarde de 72 horas (3 dias) depois de ter tido relações sexuais sem protecção. O efeito anticoncepcional é mais eficaz quanto antes é ingerido o comprimido. NorLevo Uno pode ser tomado em qualquer altura do ciclo menstrual. Se nas primeiras 3 horas após a ingestão do comprimido ocorrerem vómitos, aconselha-se tomar de imediato outro comprimido. NorLevo Uno deveria ser tomado antes das refeições. Após a utilização de NorLevo Uno utilizar, até à próxima hemorragia menstrual, um anticonceptivo local (preservativo, métodos de barreira, espermicidas). Em caso de utilizar NorLevo Uno adicionalmente a um anticonceptivo hormonal (pílula), continuar a utilização da pílula como de costume. Se no intervalo de não ingestão que segue não ocorrer nenhuma hemorragia vaginal, pode ser excluída a hipótese de uma gravidez. Depois de tomar NorLevo Uno, a hemorragia menstrual ocorre, na maior parte dos casos, no momento esperado e com a intensidade normal. Mas também pode ocorrer antes ou depois do momento esperado. Se no momento esperado da menstruação ocorrer uma hemorragia atípica, ou a hemorragia menstrual falhar durante mais de 5 dias, deverá ser excluída a hipótese de uma gravidez. Os anticonceptivos de emergência como NorLevo Uno destinam-se à utilização em situações extremas. Não servem para a utilização como anticonceptivo regular, porque a sua fiabilidade é inferior em comparação com outros métodos. Deixe-se aconselhar pelo seu médico sobre outros métodos de prevenção da gravidez a longo prazo. Acerca da utilização de NorLevo Uno em mulheres com idade inferior a 16 anos existem poucos dados. Respeite a dosagem indicada no folheto informativo ou a que foi prescrita pelo médico. Caso achar que o medicamento actua de forma demasiado fraca ou forte, consulte o seu médico ou farmacêutico. Quais são os possíveis efeitos secundários de NorLevo Uno? Os seguintes efeitos secundários podem ocorrer durante a ingestão ou utilização de NorLevo Uno: Os efeitos secundários reportados com mais frequências são enjoos, dores de cabeça, dores abdominais, cansaço, náuseas e vómitos. Dor mamária, menstruações irregulares e manchado podem ocorrer e durar até à menstruação seguinte. Caso observar efeitos secundários que não foram mencionados aqui, deverá informar o seu médico ou farmacêutico. Existem outros aspectos a observar?

7 Guardar NorLevo Uno fora do alcance das crianças, a uma temperatura inferior a 30 ºC e protegido da luz, na embalagem genuína. O medicamento só deve ser usado até à data designada com "Exp.", que se encontra indicada na embalagem. Mais informações poderá obter junto do seu médico ou farmacêutico. Estas pessoas dispõem de amplos conhecimentos específicos. O que contém NorLevo Uno? Um comprimido contém, como substância activa, 1,5mg levenorgestrel e outros agentes. Onde pode adquirir NorLevo Uno? Que tamanhos de embalagem estão disponíveis? Em farmácias, sem receita médica, embalagens com 1 comprimido, cada. Titular da autorização de introdução no mercado: Sandoz Pharmaceuticals AG. Sandoz Pharmaceuticals AG Hinterbergstrasse Cham 2 Tel Fax a Novartis company

APROVADO EM 07-10-2005 INFARMED

APROVADO EM 07-10-2005 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Norlevo, 1,5 mg, Comprimido Levonorgestrel Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto,

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada. Quais os contributos da Ciência e da Tecnologia para a regulação dos nascimentos? São utilizados para prevenir uma São utilizados para prevenir uma gravidez indesejada. Mét. Contracepção A - Não Naturais

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Norlevo 1,5 mg comprimido 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 1,5 mg de levonorgestrel. Excipiente: lactose

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Informação para o paciente

Informação para o paciente Informação para o paciente Viramune - nevirapina 18355 BI Viramune brochure POR_V2.indd 1 14-12-11 14:19 Introdução Viramune é um medicamento para o tratamento do HIV. Este prospecto contém informação

Leia mais

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA A Pílula é o método contraceptivo hormonal mais utilizado, pelas mulheres em todo o mundo. O QUE É? Um método contraceptivo que contém hormonas sintéticas que são semelhantes

Leia mais

B. FOLHETO INFORMATIVO

B. FOLHETO INFORMATIVO B. FOLHETO INFORMATIVO 18 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ellaone 30 mg comprimido Acetato de ulipristal Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados.

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados. MÉTODOS HORMONAIS 1 - ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS ORAIS (PÍLULAS) É o método mais difundido e usado no mundo. As pílulas são consideradas um método reversível muito eficaz e o mais efetivo dos métodos

Leia mais

Informação para o paciente

Informação para o paciente Informação para o paciente Introdução Viramune é um medicamento para tratar as infecções de VIH (HIV). Este folheto é apenas uma informação básica sobre o Viramune. Esta publicação oferece-lhe informações

Leia mais

BENFLUX / BENFLUX FORTE (Cloridrato de ambroxol)

BENFLUX / BENFLUX FORTE (Cloridrato de ambroxol) FOLHETO INFORMATIVO BENFLUX / BENFLUX FORTE (Cloridrato de ambroxol) Leia atentamente este folheto ANTES de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II Métodos Contraceptivos ou Anticoncepcionais 1 Coito Interrompido (Onanismo): Consiste

Leia mais

APROVADO EM 01-10-2004 INFARMED

APROVADO EM 01-10-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Antibiophilus, 250 mg, Cápsulas Lactobacillus casei variedade rhamnosus Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS

CETIRIZINA HISTACET 10 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento -Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. -Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -Este

Leia mais

M t é o t d o os o Contraceptivos

M t é o t d o os o Contraceptivos Métodos Contraceptivos São meios utilizados para evitar a gravidez quando esta não é desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma responsável. Permitem o planeamento familiar. 2 Como se classificam

Leia mais

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR floxedol 3 mg/ml Gel oftálmico Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS 1. MÉTODOS COMPORTAMENTAIS Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, alguns

Leia mais

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica O que são? A utilização de técnicas, dispositivos ou substâncias capazes de impedir a gestação, temporariamente ou definitivamente.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cincofarm 100 mg Cápsulas APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge :

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge : Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge : Informação importante sobre a prevenção de gravidez e contraceção para mulheres e homens que estão a tomar Erivedge Erivedge pode causar defeitos congénitos

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Excipientes com efeito conhecido: cada comprimido contém 154 mg de lactose mono-hidratada.

Excipientes com efeito conhecido: cada comprimido contém 154 mg de lactose mono-hidratada. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Levonorgestrel Famy Care 1,5 mg Comprimidos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém 1,5 mg de levonorgestrel. Excipientes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Androcur 10 mg comprimidos Acetato de ciproterona

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Androcur 10 mg comprimidos Acetato de ciproterona Folheto informativo: Informação para o utilizador Androcur 10 mg comprimidos Acetato de ciproterona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

CISTICID. praziquantel. Merck S/A. Comprimidos 500 mg

CISTICID. praziquantel. Merck S/A. Comprimidos 500 mg CISTICID praziquantel Merck S/A Comprimidos 500 mg Cisticid praziquantel APRESENTAÇÕES Embalagens contendo 50 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DOS 4 ANOS DE IDADE COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucobay 50 mg comprimidos Glucobay 100 mg comprimidos Acarbose Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozoides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e ocorrer a fecundação. Espermicidas

Leia mais

Contracepção Resumo de diretriz NHG M02 (dezembro 2011)

Contracepção Resumo de diretriz NHG M02 (dezembro 2011) Contracepção Resumo de diretriz NHG M02 (dezembro 2011) Anke Brand, Anita Bruinsma, Kitty van Groeningen, Sandra Kalmijn, Ineke Kardolus, Monique Peerden, Rob Smeenk, Suzy de Swart, Miranda Kurver, Lex

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Saúde Área Técnica de Saúde da Mulher

Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Saúde Área Técnica de Saúde da Mulher Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Saúde Área Técnica de Saúde da Mulher PROTOCOLO PARA O FORNECIMENTO DE CONTRACEPTIVOS REVERSÍVEIS NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

ESF Dr. MAURO NETO REALIZAÇÃO: Kamila Paula Lopes Acadêmica do 8º Período- Curso de Bacharel em Enfermagem Estagio Supervisionado II

ESF Dr. MAURO NETO REALIZAÇÃO: Kamila Paula Lopes Acadêmica do 8º Período- Curso de Bacharel em Enfermagem Estagio Supervisionado II REALIZAÇÃO: Kamila Paula Lopes Acadêmica do 8º Período- Curso de Bacharel em Enfermagem Estagio Supervisionado II ESF Dr. MAURO NETO Profª. Enfª. Drª. Isabel Cristina Belasco Coordenadora do Curso de Enfermagem

Leia mais

Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos Métodos contraceptivos O que são métodos contraceptivos? São processos que permitem evitar uma gravidez não desejada. Todas as pessoas usam o mesmo método contraceptivo? Existem vários métodos contraceptivos.

Leia mais

Tipos de Anticoncepcionais

Tipos de Anticoncepcionais Tipos de Anticoncepcionais Dr. Orlando de Castro Neto Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Muitas vezes o método

Leia mais

Previdez 2 levonorgestrel

Previdez 2 levonorgestrel Previdez 2 levonorgestrel FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Embalagem contendo 2 comprimidos. Uso Adulto Uso oral COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: levonorgestrel... 0,75 mg excipiente* q.s.p.... 1 com

Leia mais

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

O Nicorette Goma para mascar medicamentosa de 2 mg ou 4 mg. apresenta-se sob a forma farmacêutica de goma para mascar medicamentosa.

O Nicorette Goma para mascar medicamentosa de 2 mg ou 4 mg. apresenta-se sob a forma farmacêutica de goma para mascar medicamentosa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. Espermicidas (sob a forma de óvulos,

Leia mais

Cromoglicato de sódio

Cromoglicato de sódio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CROMABAK 20 mg/ml, colírio, solução Cromoglicato de sódio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Bisoltussin Tosse Seca, 2 mg/ml, solução oral Bromidrato de dextrometorfano Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este

Leia mais

Naxogin nimorazol. Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. Cada comprimido de Naxogin contém 500 mg de nimorazol.

Naxogin nimorazol. Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. Cada comprimido de Naxogin contém 500 mg de nimorazol. Naxogin nimorazol PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Naxogin Nome genérico: nimorazol Forma farmacêutica e apresentações: Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. USO ADULTO USO ORAL Composição:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Primolut Nor, 10 mg, comprimidos Acetato de noretisterona Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ENDOFALK pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Preservativo Feminino

Preservativo Feminino Preservativo Feminino Há milhares de anos que as mulheres usam os métodos contraceptivos de que dispõem. Na bíblia, há referência ao coito interrompido e nos registos do Egipto antigo existem descrições

Leia mais

Adalat A.P. destina-se: - ao tratamento da doença coronária - angina de peito crónica estável (angina de esforço). - ao tratamento da hipertensão.

Adalat A.P. destina-se: - ao tratamento da doença coronária - angina de peito crónica estável (angina de esforço). - ao tratamento da hipertensão. Folheto informativo: Informação para o utilizador Adalat A.P. 20 mg comprimidos de libertação prolongada Nifedipina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Viabom 50 mg comprimidos Dimenidrinato APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

Planeamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trabalho realizado por: Ana Filipa Sobral Diliana Rosa

Planeamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trabalho realizado por: Ana Filipa Sobral Diliana Rosa Planeamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis Trabalho realizado por: Ana Filipa Sobral Diliana Rosa Aparelho Reprodutor Feminino O aparelho reprodutor feminino é constituído pelos órgãos genitais

Leia mais

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273)

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273) Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273) -DST (no passado conhecidas como doenças venéreas ou doenças de rua ); - São doenças transmitidas por meio de ato sexual ou contato com sangue do doente; -

Leia mais

Betaserc dicloridrato de betaistina

Betaserc dicloridrato de betaistina Betaserc dicloridrato de betaistina MODELO DE BULA PARA O PACIENTE FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES BETASERC (dicloridrato de betaistina) 16 mg: cartuchos com 30 comprimidos. BETASERC (dicloridrato de

Leia mais

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 10 mg/g Creme Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM 31-01-2009 INFARMED

APROVADO EM 31-01-2009 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lercanidipina Jaba 10 mg Comprimidos revestidos por película Lercanidipina Jaba 20 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de Lercanidipina Leia

Leia mais

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher Saúde da Mulher Realizado por: Ana Cristina Pinheiro (Maio de 2007) Saúde da Mulher Uma família equilibrada não pode ser produto do acaso ou da ignorância. O nascimento de uma criança deve ser o resultado

Leia mais

Capilarema. Laboratórios Baldacci Ltda. Comprimidos. 75 mg

Capilarema. Laboratórios Baldacci Ltda. Comprimidos. 75 mg Capilarema Laboratórios Baldacci Ltda. Comprimidos 75 mg CAPILAREMA aminaftona APRESENTAÇÕES Comprimidos simples de 75 mg cartucho contendo 30 ou 60 comprimidos. VIA ORAL - USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos contendo 1,5 mg de levonorgestrel. Embalagem contendo 1 comprimido revestido.

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos contendo 1,5 mg de levonorgestrel. Embalagem contendo 1 comprimido revestido. POZATO UNI levonorgestrel 1,5 mg comprimidos revestidos USO ORAL USO ADULTO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos contendo 1,5 mg de levonorgestrel. Embalagem contendo 1 comprimido

Leia mais

APROVADO EM 31-07-2006 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona

APROVADO EM 31-07-2006 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona Folheto Informativo: Informação para o utilizador Betadine 40mg/ml Espuma cutânea Iodopovidona Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS)

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) ANEXO III 58 ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) Adições aparecem em itálico e sublinhado; rasuras

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Montelucaste Generis 10 mg Comprimidos Montelucaste de sódio Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada 1 g de pó contém: benzocaína... 0,006 g bicarbonato de sódio... 0,884 g clorato de potássio... 0,11g

COMPOSIÇÃO Cada 1 g de pó contém: benzocaína... 0,006 g bicarbonato de sódio... 0,884 g clorato de potássio... 0,11g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Albicon benzocaína, bicarbonato de sódio, clorato de potássio APRESENTAÇÕES Pó para uso tópico. Cada grama contém 0,006 g de benzocaína, 0,884 g de bicarbonato de sódio e

Leia mais

Guia para o doente Informação de segurança sobre o seu tratamento com Xalkori (crizotinib)

Guia para o doente Informação de segurança sobre o seu tratamento com Xalkori (crizotinib) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Guia para o doente Informação de segurança sobre o seu tratamento com Xalkori (crizotinib) Este guia destina-se a doentes a quem tenha sido receitado

Leia mais

1 ml de Testoviron Depot contém 250 mg de enantato de testosterona (o equivalente a cerca de 180 mg de testosterona) em solução oleosa.

1 ml de Testoviron Depot contém 250 mg de enantato de testosterona (o equivalente a cerca de 180 mg de testosterona) em solução oleosa. Folheto informativo: Informação para o utilizador Testoviron Depot 250 mg/ml solução injetável Enantato de testosterona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

maleato de trimebutina

maleato de trimebutina maleato de trimebutina Althaia S.A. Indústria Farmacêutica Cápsulas Gelatinosas Mole 200 mg maleato de trimebutina Medicamento genérico Lei n o 9.787, de 1999. I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÃO:

Leia mais