INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES"

Transcrição

1

2 INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no campo indicado. 2. No verso desta folha, há uma cópia do cartão-resposta para que você use como rascunho. Preencha primeiro essa cópia e depois transfira os resultados para o cartão-resposta. Faça-o com bastante cuidado, porque não serão distribuídos cartões-resposta extras. Use somente caneta azul ou preta. 3. Faça as marcações para cada letra como exemplificado ao lado. Preencha completamente os campos. 4. A prova é em Língua de Sinais, com uma versão em Língua Portuguesa, que está em seu caderno de prova. A prova contém 20 questões, assim distribuídas: questões de 01 a 04, Compreensão e Interpretação de Texto em Língua de Sinais; 05 a 08, Língua de Sinais; 09 a 12, Legislação; 13 a 16, Compreensão e Interpretação de Texto em Língua Portuguesa; 17 a 20, Aspectos da Cultura Surda. As questões em Língua de Sinais aparecerão uma vez, com tempo de 30 segundos entre as questões. Após passar todas as 20 questões, a prova inteira será repassada quantas vezes o tempo permitir. Quanto à versão em português, se faltar alguma folha ou se alguma questão estiver ilegível em algum ponto, chame o fiscal de sala. 5. O cartão-resposta contém questões numeradas de 01 a Cada questão apresenta cinco alternativas A, B, C, D e E das quais apenas uma é correta. Duas marcações para uma mesma questão farão com que a resposta seja considerada incorreta. 7. Cuide para não rasurar o cartão-resposta e para não anotar nele nada além das respostas das questões. 8. A duração da prova será de 3 horas, das 9h às 12h, incluído nesse período o tempo para as instruções iniciais e para o preenchimento do cartão-resposta. A entrega do cartão-resposta ao fiscal de sala poderá ser feita, somente, a partir das 10h30min, ou seja, depois de decorrida uma hora e trinta minutos do tempo previsto para a realização da prova. 9. Não esqueça da coleta da sua impressão digital no digisselo do cartão-resposta. 10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, até que todos concluam as provas e possam sair juntos. 11. Ao terminar a prova, você deverá devolver ao fiscal de sala apenas o cartão-resposta. Leve o caderno de prova com você. 1

3 2 RASCUNHO DO CARTÃO-RESPOSTA IMPORTANTE: O cartão acima é apenas o rascunho. A leitora ótica não pode processá-lo. Portanto, até às 12h, impreterivelmente, você deverá ter transferido suas respostas para o cartão-resposta.

4 1 Assista a história em LIBRAS e depois responda as perguntas. Questão 01 Por que a tartaruga se sentia triste? (A) queria namorar o coelho. (B) queria voar como a borboleta. (C) queria se sentir livre e leve como os outros animais. (D) queria viajar para encontrar sua família. (E) tinha muitos amigos que estavam sempre junto dela. Questão 02 O que a tartaruga fez para se sentir livre? (A) A tartaruga procurou um mágico para fazer sua casa sumir. (B) A tartaruga abandonou sua casa. (C) A tartaruga vendeu sua casa e comprou uma casa nova. (D) A tartaruga foi morar com o cachorro e o gato. (E) A tartaruga foi nadar junto com os peixes no rio. Questão 03 O que aconteceu com a tartaruga quando ela abandonou sua casa? (A) A tartaruga ficou com o corpo sujo de lama, cheia de bolhas, queimada do sol e arrependida. (B) A tartaruga foi morar em uma casa nova. (C) A tartaruga colocou uma roupa nova. (D) A tartaruga se sentiu livre para correr, brincar com os animais, não sentiu falta de sua casa. (E) A tartaruga se sentiu feliz, porque não precisava de casa.

5 2 Questão 04 O que a tartaruga fez quando encontrou sua casa? (A) Entrou rapidamente em sua casa e ficou triste. (B) Não queria entrar na casa e chorou muito. (C) A tartaruga não conseguiu encontrar sua casa. Procurou mas não encontrou nada. (D) A tartaruga brigou com o cachorro e o gato porque ela não queria aquela casa. (E) Quando encontrou sua casa, entrou rapidamente e se sentiu aliviada. Questão 05 Quais são os três principais parâmetros da Língua de Sinais? (A) Direção da palma da mão, configuração de mão e expressão facial. (B) Marcações não manuais, movimento e uso do espaço. (C) Configuração de mão, uso do espaço e expressões faciais. (D) Configuração de mão, ponto de articulação e movimento. (E) Ponto de articulação, direção da palma da mão e marcações não manuais. Questão 06 O que são os classificadores (CL) na LIBRAS? (A) sinais que descrevem objetos, verbos e sentimentos. (B) um conjunto de verbos especiais da LIBRAS. (C) um conjunto de sinais manuais com movimento. (D) um conjunto de sinais adjetivos, substantivos com movimento. (E) expressões que conferem emoções aos sinais.

6 3 Questão 07 Veja o trecho retirada da história A casa de Tatá na prova em Libras, depois escolha a opção CORRETA sobre o sinal para tartaruga: (A) O sinal para tartaruga é um sinal complexo, pois precisa das duas mãos aliadas à expressão facial adequada. (B) É um sinal icônico, pois se faz a expressão imitando o movimento da tartaruga. (C) É um classificador descritivo, porque imita o jeito da tartaruga. (D) É um verbo, porque mostra como a tartaruga anda. (E) É um sinal icônico, porque a configuração das mãos imita a forma de uma tartaruga. Questão 08 Sobre LIBRAS é CORRETO afirmar: (A) Os principais aspectos da língua são expressão facial, dramatização e encenação. (B) É uma língua simplória, em que os sinais são icônicos. (C) É uma língua com sintaxe como qualquer outra língua. (D) É uma língua sem metáforas, pois sua perspectiva está no concreto. (E) É uma língua sem variação dialetal em todo Brasil. Questão 09 Considerando o Decreto 5.626/05, marque a opção CORRETA sobre a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais. (A) A LIBRAS é obrigatória em todos os cursos superiores. (B) A LIBRAS é obrigatória no Ensino Médio. (C) A LIBRAS é obrigatória na Educação Básica. (D) A LIBRAS é obrigatória nos cursos de Licenciatura e Fonoaudiologia. (E) A LIBRAS é obrigatória nos cursos técnicos.

7 4 Questão 10 Para garantir o direito dos surdos à educação, as redes de educação devem ofertar: (A) escolas de educação especial, onde o português oral e escrito são a Língua de Instrução. (B) escola ou classes de educação bilíngue, onde a LIBRAS e o português escrito são a Língua de Instrução. (C) escolas regulares, com surdos e ouvintes, em uma pedagogia oralista. (D) escolas comuns, com atendimento fonoaudiológico e intérprete de língua de sinais. (E) escolas bilíngues, onde as línguas usadas são o português, o inglês e o espanhol. Questão 11 Sobre o intérprete de Língua de Sinais é CORRETO afirmar: (A) O intérprete de língua de sinais não precisa ter formação específica em interpretação, pois se aprende a língua de sinais junto com os surdos. (B) Desde dezembro de 2006, as Instituições Federais de Educação Básica e Superior devem ter intérpretes no seu quadro de servidores. (C) As instituições particulares de ensino não precisam ofertar o serviço de interpretação para seus alunos surdos. (D) Na sala de aula, não é necessária a atuação de intérprete de língua de sinais, pois os professores devem ser bilíngues e atender tanto a alunos surdos quanto ouvintes. (E) Qualquer instituição pode ofertar curso de formação em interpretação.

8 5 Questão 12 Considerando a legislação brasileira sobre a Língua de Sinais, é CORRETO afirmar: (A) Entende-se a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS como uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico é de natureza visual motora e com estrutura gramatical própria. (B) A LIBRAS é um código baseado no português que auxilia o surdo a aprender a escrever. (C) A LIBRAS é uma língua criada pelos índios e era usada para se comunicar com as pessoas brancas. (D) No Brasil, a LIBRAS ainda não é uma língua reconhecida pelo Governo Federal. (E) Para o Estado Brasileiro, a LIBRAS tem prioridade sobre o português.

9 6 Analise a tirinha com a história e responda a pergunta: Fonte: Acesso em: 31 out Questão 13 Por que o Menino Maluquinho se escondeu dentro da panela? (A) O Menino Maluquinho foi verificar se a panela estava limpa. (B) O Menino Maluquinho estava com sono. (C) O Menino Maluquinho queria tomar banho. (D) O Menino Maluquinho estava brincando de esconde-esconde. (E) O Menino Maluquinho queria se esconder do Junim.

10 7 Analise a tirinha com a história e responda a pergunta: Fonte: Acesso em: 31 out Questão 14 Qual era a preocupação do amigo do Menino Maluquinho? (A) Estava preocupado se o Menino Maluquinho continuaria ou não a ser seu amigo. (B) Estava preocupado porque o Menino Maluquinho sempre quebrava seus carrinhos. (C) Estava preocupado se no futuro, quando adulto, teria que emprestar o carro ao Menino Maluquinho. (D) Estava preocupado se o Menino Maluquinho mudasse para outra cidade. (E) Estava preocupado se o Menino Maluquinho sempre cuidaria bem dos carros.

11 8 Analise a tirinha com a história e responda a pergunta: Fonte: Acesso 31 out Questão 15 Lendo a história acima, escolha a alternativa CORRETA. (A) Para a mãe, doces e balas não são itens de primeira necessidade. (B) Para a mãe, doces e balas são itens indispensáveis na lista de compras. (C) O Menino Maluquinho finge que é o Congresso porque esse tem autoridade para alterar a lista de compras da mãe. (D) Pela história acima, emendas, são costuras feitas na roupa rasgada. (E) Chocolate é um tema de muita importância discutido no Congresso Nacional.

12 9 Analise a tirinha com a história e responda a pergunta: Fonte: Acesso em: 31 out Questão 16 Assinale a resposta CORRETA. Por que o amigo do Menino Maluquinho demonstrou preocupação? (A) Porque o Menino Maluquinho iria sofrer insolação. (B) Porque era verão! (C) Porque o Menino Maluquinho faz muita bagunça. (D) Porque havia uma epidemia de cólera. (E) Porque a praia estava cheia de tubarões.

13 10 Questão 17 Segundo Vilhalva (2004), o que é cultura surda? (A) Não existe cultura surda. (B) É a experiência oralista, com o português como primeira língua e identidade única. (C) É o uso de próteses auditivas e o treino fonoarticulatório para a fala oralizada. (D) São as doenças que levam a perda da audição e a deficiência auditiva. (E) Constitui-se na experiência visual, no uso da Língua de Sinais como primeira língua e na existência de múltiplas identidades. Questão 18 Qual a condição necessária para os surdos terem conforto linguístico? (A) O uso do português escrito. (B) O uso do português oral. (C) O uso da Língua de Sinais. (D) O uso de mímica e gesticulação. (E) A percepção das expressões faciais e a leitura labial.

14 11 Questão 19 Como surge a identidade surda? (A) A identidade dos surdos e dos ouvintes é igual. (B) A identidade surda surge na cultura oralista. (C) A identidade surda se manifesta no uso do português. (D) A identidade surda se manifesta na cultura visual. (E) Apenas no contado com as pessoas ouvintes é que se manifesta a identidade surda. Questão 20 Segundo Vilhalva (2004), o que é cultura? (A) Cultura são diferentes comportamentos adquiridos dentro de um grupo, com sua língua, valores, regras e história. (B) Na cultura não há valores, regras, comportamentos específicos e mesma língua compartilhada. (C) Na cultura surda, não há uma história construída, objetivos semelhantes, uma língua compartilhada e comportamentos semelhantes. (D) A cultura surda é algo impossível de ser explicado, pois os surdos vivem junto com as pessoas ouvintes. (E) Cultura surda significa os surdos poderem estar juntos em lugares onde não haja pessoas ouvintes.

15 12

16 13

17 14

18

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

Exame de Classificação. Subsequente 2013/2

Exame de Classificação. Subsequente 2013/2 Exame de Classificação Subsequente 2013/2 CADERNO DE PROVA Produção de Materiais Didáticos Bilíngue - Libras/Português INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver

Leia mais

INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO ASSINATURA

INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO ASSINATURA EDITAL Nº 45/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS INSTRUÇÕES 1. Coloque seu numero de inscrição e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS Nome do Candidato Número de Inscrição - Assinatura do Candidato Instruções LEIA COM ATENÇÃO 1. Este Caderno de Provas, com páginas numeradas

Leia mais

NÍVEL ALFABETIZADO VIGIA

NÍVEL ALFABETIZADO VIGIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 07 de setembro de 2015 NÍVEL ALFABETIZADO VIGIA Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de graduação em: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS LETRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS: LICENCIATURA Prova de LIBRAS e Redação CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES GERAIS Caderno de Questões 1. Este

Leia mais

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR/EaD/LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR/EaD/LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR/EaD/LIBRAS PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos O tempo total concedido para a resolução das provas (LIBRAS e Língua

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 14. ASSISTENTE DE LABORATÓRIO. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 14. ASSISTENTE DE LABORATÓRIO. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Fundamental NF): CADERNO DE QUESTÕES 4. ASSISTENTE DE LABORATÓRIO PROVA

Leia mais

Disciplina de LIBRAS. Professora: Edileuza de A. Cardoso

Disciplina de LIBRAS. Professora: Edileuza de A. Cardoso Disciplina de LIBRAS Professora: Edileuza de A. Cardoso Apresentação Língua Brasileira de Sinais é uma Língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos,

Leia mais

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM Caderno de Questões PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM realização S18 - Médico Clínico Geral AT E N Ç Ã O 1. O caderno de questões contém 20 questões de múltipla-escolha, conforme distribuição abaixo,

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO REDAÇÃO SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém três questões abrangendo

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RUBELITA - EDITAL 1/2014 -

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RUBELITA - EDITAL 1/2014 - CADERNO 001 26/07/2015 9 Horas CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RUBELITA - EDITAL 1/2014 - ESTE CADERNO DE PROVAS DESTINA-SE AOS CANDIDATOS AOS SEGUINTES CARGOS:

Leia mais

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO Leticia dos reis de Oliveira¹ Alaides de Lima Gomes² Jéssica Jaíne Marques de Oliveira³ 1 Curso de Graduação em Psicologia. Faculdade Integrada de Santa Maria

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Especial na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Instrutor da Língua Brasileira de Sinais (9973)

Leia mais

O QUE PRECISO SABER DA. Lei de 24 de abril de 2002

O QUE PRECISO SABER DA. Lei de 24 de abril de 2002 O QUE PRECISO SABER DA Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 04. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ QUÍMICA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 04. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ QUÍMICA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Médio NM): 04. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ QUÍMICA CADERNO DE QUESTÕES PROVA

Leia mais

UNIFAP PROCESSO SELETIVO ESPECIAL LETRAS/LIBRAS 2018

UNIFAP PROCESSO SELETIVO ESPECIAL LETRAS/LIBRAS 2018 FONTE: https://goo.gl/images/1w2ehx PROVA OBJETIVA E PROVA DE REDAÇÃO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES: 1 - Confira se este boletim contém a prova de redação e mais 20 (Vinte) questões objetivas:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM / PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM / PA GRUPO MAGISTÉRIO CONCURSO PÚBLICO Cargo 122 - PROFESSOR DE CIÊNCIAS (5a a 8a Série) INSTRUÇÕES ESPECIAIS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Você está recebendo o seu Caderno de Questões, contendo 40 questões objetivas

Leia mais

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR EaD LETRAS LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos

PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR EaD LETRAS LIBRAS. PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos PROGRAMA VIVER SEM LIMITES VESTIBULAR EaD LETRAS LIBRAS PROVA DE LIBRAS E DE LÍNGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA E BACHARELADO) Candidatos Surdos I N S T R U Ç Õ E S 1 O tempo total concedido para a resolução

Leia mais

21/01/2015. Língua Brasileira de Sinais. Introdução. Introdução

21/01/2015. Língua Brasileira de Sinais. Introdução. Introdução Língua Brasileira de Sinais Aspectos Linguísticos da LIBRAS: Categorias Gramaticais e Sintaxe Tema 4 Profa. Ma. Kate Oliveira Kumada Introdução Assimcomoocorrenalínguaportuguesa,a LIBRAS também está organizada

Leia mais

Município de Palma Sola Estado de Santa Catarina Processo Seletivo nº 001/2018

Município de Palma Sola Estado de Santa Catarina Processo Seletivo nº 001/2018 1 Município de Palma Sola Estado de Santa Catarina Processo Seletivo nº 001/2018 TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Auxiliar de Serviços Gerais INSTRUÇÕES: Deixe sobre a carteira apenas o documento

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Especial na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (9972)

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017

Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 1 Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 Prova para provimento do cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Prova: Conhecimento Especifico

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 04/12 a 14/12/2018 Um Feliz Natal das professoras do 3º ano! TERÇA-FEIRA: 04/12/2018

Leia mais

Município de Itapiranga Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 03/2018

Município de Itapiranga Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 03/2018 1 Município de Itapiranga Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 03/2018 TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Professor de Matemática INSTRUÇÕES: Deixe sobre a carteira apenas o documento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de graduação em: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS LETRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS: LICENCIATURA Prova de LIBRAS, Língua Portuguesa e Redação CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES GERAIS Caderno

Leia mais

PROVA EM LIBRAS TODOS. Vestibular UFMG 2019 cursos com habilidades específicas SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

PROVA EM LIBRAS TODOS. Vestibular UFMG 2019 cursos com habilidades específicas SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. PROVA EM LIBRAS CADERNO TODOS SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - LIBRAS LICENCIATURA Leia atentamente o CARTAZ sobre ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA, afixado

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE Concurso Público da Prefeitura Municipal de Porto da Folha PORTUGUÊS MATEMÁTICA CARGO: VIGILANTE INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique

Leia mais

1 o PROCESSO SELETIVO/2011

1 o PROCESSO SELETIVO/2011 1 o PROCESSO SELETIVO/2011 PROVA DE REDAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova. 1. Este caderno contém a Prova de Redação. (A Prova Objetiva compõe um caderno à

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010

PROCESSO SELETIVO 2010 PROCESSO SELETIVO 2010 Prova: 06/12/2009 Início: 14h00 Duração: 4 horas Caderno de Questões Nome do(a) candidato(a): Nº de inscrição: ATENÇÃO: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 10. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 10. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Médio NM): CADERNO DE QUESTÕES 0. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA PROVA PRÁTICA

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL - 3 a ETAPA - CONTEÚDO: Fluência

Leia mais

Caderno de Prova P17. Libras (Língua Brasileira de Sinais) Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação

Caderno de Prova P17. Libras (Língua Brasileira de Sinais) Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo Edital 005/2014/SME http://educasaojose.fepese.org.br Caderno de Prova novembro 9 9 de novembro das 15 às 18 h 3 h de duração* 30 questões P17 Professor:

Leia mais

Hélio Fonseca de Araújo

Hélio Fonseca de Araújo Hélio Fonseca de Araújo L I B R A S Língua Brasileira de Sinais helio.libras@globomail.com Autores: Hélio Fonseca de Araújo Formado em Pedagogia Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua

Leia mais

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala Terapia da Fala Andreia Gomes Clara Silva Diana Domingues Cristiana Couto O PROGRAMA DE LINGUAGEM MAKATON Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação Abril de 2015 CONTEÚDOS Comunicação / Linguagem

Leia mais

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais.

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais. INSTRUÇÕES. Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa.. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação,

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

TELEFONISTA. PROVA DE PORTUGUÊS. 1) Assinale a alternativa onde a palavra destacada é um SUBSTANTIVO:

TELEFONISTA. PROVA DE PORTUGUÊS. 1) Assinale a alternativa onde a palavra destacada é um SUBSTANTIVO: TELEFONISTA. PROVA DE PORTUGUÊS. 1) Assinale a alternativa onde a palavra destacada é um SUBSTANTIVO: a) Perguntei aquele jovem onde ele quer chegar. b) Rio das Antas fica no Estado de Santa Catarina.

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Camargo

Unidade I. Profa. Ana Camargo Unidade I LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS Profa. Ana Camargo O que é a Libras? Língua Brasileira de Sinais reconhecida pela Lei 10.436/02 e pelo Decreto 5.626/05. Modalidade viso-gestual. Estrutura

Leia mais

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo.

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo. 1) Observe a imagem abaixo. Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro 2) Pinte os números que você encontrar na imagem. 3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA 1 REDAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA 18/01/2009 ASSINATURA DO CANDIDATO INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa. 2. Aguarde autorização

Leia mais

O pombo tem um automóvel

O pombo tem um automóvel 2º ANO INFORMAÇÃO: NOME: ESCOLA: DATA: RUBRICA DO DOCENTE: Lê o texto com atenção. O pombo tem um automóvel O Sr. Honório tinha um pombo chamado Tintim que não andava contente com a vida. O Tintim queria

Leia mais

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Cláudia de Arruda Sarturi

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Cláudia de Arruda Sarturi EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda IDENTIFICAÇÃO Nome: Cidade: Santa Maria Estado: Rio Grande do Sul País: Brasil Formação: Bacharel em Educação Física - FAMES Licenciada em Letras/Libras

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Dinis Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Educação Bilingue de Alunos Surdos

Agrupamento de Escolas D. Dinis Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Educação Bilingue de Alunos Surdos Agrupamento de Escolas D. Dinis Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Educação Bilingue de Alunos Surdos DL 3/2008 Capítulo V Modalidades específicas de educação Artigo 23.º Educação bilingue de alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA. Teste Prático Específico. Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA. Teste Prático Específico. Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Teste Prático Específico Curso Técnico em Produção de Moda EXAME DE SELEÇÃO ETA 2018.1 CADERNO DE ATIVIDADES

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de Anchieta SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 003/2017

Estado de Santa Catarina Município de Anchieta SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 003/2017 1 Estado de Santa Catarina Município de Anchieta SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 003/2017 Prova para provimento do cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Prova: Conhecimento Especifico

Leia mais

EDITAL N.º 001/2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUTI. PROVA OBJETIVA: 22 de agosto de 2010 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição:

EDITAL N.º 001/2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUTI. PROVA OBJETIVA: 22 de agosto de 2010 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição: EDITAL N.º 001/2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUTI PROVA OBJETIVA: 22 de agosto de 2010 NÍVEL ALFABETIZADO Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 1. Confira se a prova que

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 07. TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 07. TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Médio NM): CADERNO DE QUESTÕES 07. TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA PROVA PRÁTICA

Leia mais

NÍVEL ALFABETIZADO VIGIA (ZONA RURAL E URBANA)

NÍVEL ALFABETIZADO VIGIA (ZONA RURAL E URBANA) PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 29 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO VIGIA (ZONA RURAL E URBANA) Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de graduação em: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS LETRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS: LICENCIATURA Prova de LIBRAS e Redação CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES GERAIS Caderno de Questões 1. Este

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2011

PROCESSO SELETIVO 2011 PROCESSO SELETIVO 2011 Data da Prova: 05/12/2010 Início: 14h00 Duração: 5 horas Caderno de Questões Nome do candidato: Nº de inscrição: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instruções:

Leia mais

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA TRANSMISSÃO DE ENERGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA TRANSMISSÃO DE ENERGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 19 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. EDITAL N o 001/2012 - EPE 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 (cinquenta) questões das Provas Objetivas

Leia mais

C A D E R N O D E P R O V A S

C A D E R N O D E P R O V A S CONCURSO PÚBLICO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 9A ESPECIALIDADE: RELAÇÕES PÚBLICAS/ÁREA II CERIMONIAL PROVA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - DISCURSIVA

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO com uma proposta. Se este caderno não contiver integralmente o descrito no item anterior, notifique

Leia mais

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 1 Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 Prova para provimento do cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2º PROFESSOR Prova:

Leia mais

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 1 Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 Prova para provimento do cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2º PROFESSOR Prova:

Leia mais

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 1 Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 Prova para provimento do cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2º PROFESSOR Prova:

Leia mais

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016

Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 1 Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Belmonte Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 008/2016 Prova para provimento do cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2º PROFESSOR Prova:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS PROVA 2

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS PROVA 2 Autarquia Educacional do Vale do São Francisco - AEVSF Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS PROVA 2 SÉRIES

Leia mais

PUC - RIO Rio VESTIBULAR 2013 PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

PUC - RIO Rio VESTIBULAR 2013 PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. PUC - RIO - 2013 Rio VESTIBULAR 2013 2 o DIA TARDE GRUPO 1 Outubro / 2012 PROVAS DISCURSIVAS DE MATEMÁTICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este

Leia mais

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO CONCURSO PÚBLICO - EDITAIS N.º 001 E 002/2011 PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO PROVA OBJETIVA: 24 de julho de 2011 NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO Cargos: MERENDEIRA, SERVENTE, VIGIA Nome do Candidato: Nº de

Leia mais

Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018

Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018 1 Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018 TIPO DE PROVA: 02 CADERNO DE PROVA CARGO: Instrutor de Informática INSTRUÇÕES: Deixe sobre a carteira apenas o documento

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG

Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG R E F. E D I T A L D O P R O C E S S O S E L E T I V O / V E S T I B U L A R 2 0 0 9 / 1 INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA Você está recebendo do chefe de sala

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição: PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, CARPINTEIRO, ELETRICISTA CIVIL, PEDREIRO. Nome do Candidato: Nº

Leia mais

CARGO: MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES

CARGO: MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE TREZE TILIAS PROCESSO SELETIVO e EMPREGO PÚBLICO Edital nº 001, de 01 de novembro de 2017. CARGO: MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES CANDIDATO (A): FICA TERMINANTEMENTE PROIBIDO

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE PRINCESA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 PROVA TIPO 03 CADERNO DE PROVAS CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE PRINCESA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 PROVA TIPO 03 CADERNO DE PROVAS CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE PRINCESA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 PROVA TIPO 03 CADERNO DE PROVAS CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS NÃO HABILITADO Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE PRINCESA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE PRINCESA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS 1 Estado de Santa Catarina MUNICÍPIO DE PRINCESA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014 PROVA TIPO 02 CADERNO DE PROVAS CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS NÃO HABILITADO Nome do candidato... Data./.../2014 2 Leia atentamente

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017. Prova para provimento do cargo de GARI

Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017. Prova para provimento do cargo de GARI 1 Estado de Santa Catarina Município de Palma Sola SC Caderno de Provas Edital de Processo Seletivo nº 001/2017 Prova para provimento do cargo de GARI Prova: Conhecimento Especifico Língua Portuguesa Conhecimento

Leia mais

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA RECURSOS ENERGÉTICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA RECURSOS ENERGÉTICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 18 EDITAL N o 001/2012 - EPE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 (cinquenta) questões das Provas Objetivas

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 08. TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 08. TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Médio NM): 08. TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS CADERNO DE QUESTÕES PROVA

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Supermercados da França geram polêmica no preço de orgânicos Uma associação francesa de consumidores divulgou, na semana passada, os

LÍNGUA PORTUGUESA Supermercados da França geram polêmica no preço de orgânicos Uma associação francesa de consumidores divulgou, na semana passada, os PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATOS TEMPORÁRIOS IMEDIATOS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 006/2018/GS/SME INTÉRPRETE DE LIBRAS (NÍVEL MÉDIO) Duração:

Leia mais

MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 1 a Etapa CADERNO

MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 1 a Etapa CADERNO MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL 1 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. CADERNO 1 Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Antes de começar a fazer esta prova, Verifique se este Caderno de Prova

Leia mais

Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 1º SIMULADO/2016-1ª ETAPA MATEMÁTICA Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 01) Verifique o total de folhas (08) deste Simulado. Ele contém 20 (vinte)

Leia mais

Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018

Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018 1 Município de Mondaí Estado de Santa Catarina Edital de Processo Seletivo nº 001/2018 TIPO DE PROVA: 01 CADERNO DE PROVA CARGO: Professor de Geografia INSTRUÇÕES: Deixe sobre a carteira apenas o documento

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 204 PROVA TIPO Cargo de Nível Médio: Código: 07 Técnico de Laboratório FÍSICA 204 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº 025/204)

Leia mais

SIMULADO TIRANDO DE LETRA 2011

SIMULADO TIRANDO DE LETRA 2011 SIMULADO TIRANDO DE LETRA 2011 Executado por: APRESENTAÇÃO Prezado (a) professor (a) aplicador (a) do Simulado Tirando de Letra 2011, Você foi indicado (a) para trabalhar no processo que consiste na aplicação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 03/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

Processo Seletivo ª Etapa Teoria Musical

Processo Seletivo ª Etapa Teoria Musical UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Processo Seletivo 2012.1 2ª Etapa Teoria Musical Candidato (a): Feira de Santana, 27 de fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PRÉ-SAL PETRÓLEO - PPSA 2017

PROCESSO SELETIVO PRÉ-SAL PETRÓLEO - PPSA 2017 PROCESSO SELETIVO PRÉ-SAL PETRÓLEO - PPSA 2017 GESTÃO TÉCNICA E COMERCIAL DE CONTRATOS Assistente de Licitações e Contratos II GTC07 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A Prova Discursiva terá duração de

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 204 PROVA TIPO Cargo de Nível Médio: Código: 05 Técnico de Laboratório BIOTÉRIO 204 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº 025/204)

Leia mais

AGENTE DE SANEAMENTO OP. DE SISTEMAS / AUX. DE SERVIÇOS GERAIS Códigos 101 e 102

AGENTE DE SANEAMENTO OP. DE SISTEMAS / AUX. DE SERVIÇOS GERAIS Códigos 101 e 102 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Agente de Saneamento e Analista de Saneamento Edital nº 003/2014 COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A AGENTE DE SANEAMENTO OP. DE SISTEMAS

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 204 PROVA TIPO Cargo de Nível Médio: Código: 4 Técnico de Laboratório PARASITOLOGIA 204 Universidade Federal de Alagoas (Edital

Leia mais

Libras Língua Brasileira de Sinais. Prof (a): Julio Carmona e Fernando Rafaeli

Libras Língua Brasileira de Sinais. Prof (a): Julio Carmona e Fernando Rafaeli Libras Língua Brasileira de Sinais Prof (a): Julio Carmona e Fernando Rafaeli As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 História da educação dos surdos Você conhece a história

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPATAMENTO DE LETRAS LIBRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPATAMENTO DE LETRAS LIBRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR DEPATAMENTO DE LETRAS LIBRAS VESTIBULAR 2018 LETRAS LIBRAS INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique

Leia mais

5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA

5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA 5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 3º SIMULADO/14-1ª ETAPA MATEMÁTICA Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 01) Verifique o total de folhas (07) deste Simulado. Ele contém (vinte)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 PROCESSO SELETIVO Edital nº 37/2015 Programa Profuncionário Caderno

Leia mais

Caderno de Prova 2 AE05. LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ( ) prova de questões Objetivas. Auxiliar de Ensino de

Caderno de Prova 2 AE05. LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ( ) prova de questões Objetivas. Auxiliar de Ensino de Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 001/2009 Caderno de Prova 2 AE05 ( ) prova de questões Objetivas Auxiliar de Ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

Leia mais

Número de Inscrição: Nome:

Número de Inscrição: Nome: Concurso de Bolsa - Cursinho Pré-Vestibular e ENEM 2019 Disciplina de Matemática Local: Abatiá/PR Número de Inscrição: Nome: Instruções para realização da prova 1. Esta prova consta de: a) 1 (um) CADERNO

Leia mais

Teste de Habilidade Específica - THE

Teste de Habilidade Específica - THE LEIA COM ATENÇÃO 1. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 2. Preencha os dados pessoais. 3. Autorizado o inicio da prova, verifique se este caderno

Leia mais

Curso de Licenciatura em Enfermagem 2015/2016. Língua gestual portuguesa 2ºS. Componente: Teórica. AULA n.º: 1. Local: SJ2C17

Curso de Licenciatura em Enfermagem 2015/2016. Língua gestual portuguesa 2ºS. Componente: Teórica. AULA n.º: 1. Local: SJ2C17 AULA n.º: 1 Dia 18-02-2016 das 08:00 às 11:00 Apresentação do docente e dos alunos. Expectativas perante a Unidade Curricular. Apresentação dos conteúdos programáticos e sua relevância no contexto geral

Leia mais

PERCEPÇÃO VISUAL. 2 a Etapa SÓ ABRA O PACOTE E O CADERNO DE PROVA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: TRÊS HORAS.

PERCEPÇÃO VISUAL. 2 a Etapa SÓ ABRA O PACOTE E O CADERNO DE PROVA QUANDO AUTORIZADO. Duração da prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PERCEPÇÃO VISUAL a Etapa SÓ ABRA O PACOTE E O CADERNO DE PROVA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem.. Esse Caderno de Prova contém três questões,

Leia mais

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA MEIO AMBIENTE / RECURSOS HÍDRICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA MEIO AMBIENTE / RECURSOS HÍDRICOS LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 13 E P E MEIO AMBIENTE / RECURSOS HÍDRICOS EDITAL N o 001/2012 - EPE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 (cinquenta)

Leia mais