Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes"

Transcrição

1 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO FEIJOEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE VERÔNICA ALVES MOTA

2 Olá pessoal. A nossa aula de hoje é sobre a cultura do feijão. Por ser importante na alimentação, principalmente do brasileiro, o feijão é plantado em todo o país. Nós temos diferentes tipos de feijões cultivados no Brasil

3 Amigos, o feijão entra em vários pratos típicos brasileiros e o mais conhecido é a famosa feijoada.

4 Entretanto, a cultura do feijão é atacada por várias pragas. Na aula de hoje vocês irão aprender sobre elas, os seus danos, como amostrar as pragas e como controlar estas pragas. Nós vamos começar a falar sobre uma das pragas mais importantes na cultura do feijão, nós estamos falando da cigarrinha verde.

5 Amigos, a cigarrinha verde tem 3 mm de tamanho, tanto os adultos como as ninfas andam com rapidez e em geral em zique zaque.

6 Pessoal, a cigarrinha verde suga a seiva da planta e injeta toxinas, o que ocasiona o enfezamento das plantas, parecendo sintoma de virose. Essa praga é problema sério até o florescimento do feijoeiro, principalmente em épocas mais secas ou em plantio da seca. Plantas com enfezamento

7 Amigos, uma outra praga importante na cultura do feijão é a mosca branca. A mosca branca é um inseto pequeno, com 0,8 mm de tamanho. Essa praga tem 4 asas recobertas por uma pulverulência branca, colocando os seus ovos na parte debaixo das folhas de feijão.

8 Amigos, os filhotes de mosca branca não andam e estão localizados na parte debaixo das folhas.

9 Amigos, a mosca branca suga a seiva das plantas e transmitem os vírus do mosaico dourado e do mosaico anão para as plantas de feijão. A mosca branca também é maior problema até o florescimento do feijoeiro, principalmente em época de pouca chuva.

10 Pessoal, a mosca minadora também ataca o feijoeiro.

11 A mosca minadora é pequena, medindo 2 mm de tamanho, tem a cor preta com abdome amarelo. Já a sua larva é branca amarelada, sem pernas, sendo que a larva da mosca minadora abre galerias no interior das folhas.

12 Amigos, a mosca minadora faz minas nas folhas de feijão, o que acarreta o secamento e a queda das folhas. Essa praga é problema até o florescimento do feijão

13 Pessoal, agora nós vamos falar de alguns besouros que comem as folhas do feijoeiro.

14 Esses besouros são conhecidos como vaquinhas por ocasionar desfolha nas plantas.

15 Além disso, as suas formas jovens atacam as raízes do feijoeiro e até mesmo as sementes no solo enquanto germinam. Isso pode ocasionar a morte das plantas quando estão germinando. Foto: Ivan Cruz e Paulo Viana Já quanto à desfolha, é importante até o florescimento, depois disso, as vaquinhas já não são tão importantes.

16 Pessoal, a lagarta elasmo, como no arroz, também ataca o feijão. A sua mariposa tem 2 cm de envergadura de asa cuja coloração é pardo avermelhado. Amigos, a lagarta elasmo tem cerca de 2 cm de comprimento, são muito ativas e de coloração verde azulada. Elas se jogam no chão quando colocadas na palma da mão.

17 Pessoal, esta praga pode causar grandes prejuízos porque esta lagarta abre galerias na região do caule da plantas recém-brotadas, causando secamento e morte.

18 Ou seja, é problema no início do cultivo do feijão. Nós temos maiores problemas com a lagarta elasmo nas épocas secas e em solos de cerrado.

19 Amigos, uma outra praga que fica no solo e que ataca a lavoura de feijão é a lagarta rosca.

20 O adulto é uma mariposa de cor marrom com algumas manchas pretas. Já as asas posteriores são semitransparentes.

21 Pessoal, as lagartas roscas são de cor cinza escuro, com 4 cm de tamanho. A lagarta rosca fica junto à base da planta, enterrada a poucos centímetros no solo. Amigos, a lagarta rosca corta as plântulas de feijão no início do plantio, ocorrendo falhas no campo, o que reduz a produtividade da lavoura de feijão. Ataque em milho, parecido com o que ocorre em feijão

22 Após a fase de lagarta, transforma em pupa no próprio solo, de onde, em duas ou três semanas, torna-se adultas.

23 Amigos, as plantas de feijão também são atacadas por pulgões, sendo que nós temos duas espécies, uma que ataca a parte aérea e a outra que ataca as raízes. Pulgão que ataca a parte aérea do feijoeiro

24 Os pulgões da parte aérea vivem em grandes colônias, atacando as brotações novas, folhas e hastes do feijoeiro.

25 Amigos, o ataque intenso desse pulgão ocasiona deformação dos brotos e das folhas, sendo mais importante nos primeiros 30 dias de cultivo do feijão

26 Amigos, já o pulgão da raiz vive na raiz do feijão.

27 Pessoal, o pulgão das raízes tem coloração preta quando tem asas e os sem asas são branco-peroládos.

28 O pulgão da raiz causa murchamento e morte da plantas com até 30 dias de idade.

29 Agora nós vamos falar dos tripes que atacam as plantas de feijão.

30 Os tripes são insetos pequenos, medindo em torno de 1 mm de tamanho. Tem a coloração preta com duas faixas brancas nas asas, sendo que as suas asas são franjadas.

31

32 Os tripes sugam a seiva da planta e quando o ataque é intenso as folhas ficam amareladas e caem. Sintoma de ataque de tripes em amendoim

33 Amigos, agora nós vamos falar das lagartas desfolhadoras que atacam as plantas de feijão. Nós temos uma lagarta que é a falsa medideira. abdominais. Ela tem esse nome por andar medindo palmo. São lagartas verdes com três patas

34 O seu adulto é uma mariposa de 3 cm de asa a asa. As suas asas anteriores são escuras com pequeno desenho prateado semelhante a letra Y.

35 Amigos, a outra lagarta que ataca as plantas de feijão é a lagarta enroladeira. A lagarta enroladeira é verde e tem o hábito de enrolar nas folhas de feijão. lagarta enroladeira anteriores. O adulto da lagarta enroladeira é amarronzada, com três estrias escuras nas asas

36 Amigos, nós ainda temos a lagarta cabeça de fósforo. O adulto é uma borboleta marrom com reflexos azulados na base das asas posteriores, o qual é prolongada. As asas anteriores dessa mariposa tem várias manchas brancas.

37 Já as suas lagartas têm o nome de cabeça de fósforo por ter a cabeça grande e avermelhada. As suas lagartas são de coloração esverdeada com estrias longitudinais amarelas.

38 Pessoal, as lagartas desfolhadoras são problema da germinação até o florescimento do feijoeiro por comerem bastante folha. Pessoal, nós também temos lagartas que atacam as vagens das plantas de feijão. Uma delas se chama a broca da vagem.

39 Amigos, o adulto da broca da vagem é uma mariposa de 2 cm de envergadura de asa. As suas asas anteriores são de cor cinza, já as asas posteriores são claras e tem franjas brancas nas bordas. Amigos, a lagarta broca da vagem tem o corpo verde claro com a cabeça escura quando nova, ficando rosada quando vai crescendo, podendo medir até 2 cm de tamanho.

40 A broca da vagem danifica os grãos em formação. Sendo visível o seu ataque do lado de fora da vagem, por apresentar excreções.

41 Uma outra praga que ataca as vagens de feijão é a lagarta da vagem. Amigos, os adultos tem 3 cm de envergadura de asa. Os machos tem a cor azul e as fêmeas tem a cor marrom clara. Amigos, as lagartas das vagens são verdes e vivem no interior das vagens em formação. A lagarta da vagem tem o corpo achatado parecendo uma lesma. Essa lagarta também destrói os grãos de feijão em formação.

42 Bem meus amigos, agora nos vamos falar sobre as pragas tardias, ou seja, as pragas que aparecem no final do cultivo do feijão. Nós temos o ÁCARO-RAJADO. Ele tem esse nome pelo fato de serem esverdeados com duas manchas escuras de cada lado das costas, porem eles são muito, mais muito pequenos, mas se consegue ver a olho nu.

43 Pessoal, os ovos do ácaro rajado são amarelos, estão indicados pelas setas vermelhas na foto, e ficam presos na folha por fios de teia que os adultos tecem na face inferior das folhas de feijão.

44 Amigos, o ácaro rajado reduz a capacidade da planta em realizar fotossíntese porque as folhas vão ficando amareladas, ocorrendo morte prematura das folhas.

45 Gente, outro ácaro importante, praga também que ataca mais no final do cultivo, é o ÁCARO-BRANCO. Esse ácaro não tece teia como o anterior. Ele tem coloração branco-esverdeado e não são visíveis a olho nu.

46 O ácaro branco ataca as folhas do ponteiro do feijoeiro, deixando as folhas coriáceas e quebradiças. Sintoma de ácaro branco

47 prateadas. Amigos, o ácaro branco também pode atacar as vagens do feijão, deixando-as

48 Bom pessoal, depois de nós termos aprendido sobre as pragas do feijão e suas formas de ataque, nós vamos ensinar agora como fazer a amostragem delas, ou seja, como contálas no campo.

49 Primeiro nós temos que dividir a nossa lavoura de feijão em talhões de 10 hectares. Talhão de 10 hectares onde irá amostrar cinco pontos.

50 Amigos, para nós coletarmos os nossos dados, ou seja, a quantidade de ataque das pragas, nós vamos caminhar em ziquezaque dentro de cada talhão.

51 Pessoal, para amostrar as pragas de solo que atacam a cultura do feijão como a larva alfinete, lagarta elasmo e lagarta rosca, nós vamos avaliar em cada ponto um metro de fileira o número de plantas mortas bem como o número de plantas vivas, calculando a percentagem de plantas mortas por ponto amostral. Larva elasmo Larva alfinete Lagarta rosca

52 O mesmo nós vamos fazer para os pulgões que atacam as raízes do feijoeiro.

53 Amigos, se nós encontrarmos 5% de plantas com sintoma no talhão, nós teremos que fazer o controle. Depois dos 30 dias não precisa mais se preocupar com essas pragas.

54 Amigos, ainda em relação a estas pragas de solo, nós podemos também fazer uma préamostragem, o que é isto? Nós podemos para fazer a pré-amostragem para pragas de solo colocando, novamente em cinco pontos a cada 10 hectares, em covas abertas no solo 200 grãos de milho, tampa com terra. Cinco dias depois abrimos os buracos e contamos as pragas de solo presente comendo estes grãos. Se encontrarmos 1 ou mais larvas destas pragas, qualquer uma delas, teremos que usar inseticida sistêmico no plantio do feijão. Covas com sementes de milho.

55 Pessoal, para as vaquinhas e as lagartas desfolhadoras, nós vamos avaliar em cada ponto amostral um metro de fileira nós vamos estimar a percentagem de desfolha de cada planta.

56 Pessoal, o mesmo procedimento que nós fazemos para os desfolhadores nós vamos fazer para os minadores de folhas.

57 Amigos, se nós encontrarmos 20% de desfolha ou de minas até os 20 dias ou 30% de desfolha ou de minas após os 30 dias de plantio por talhão, nós devemos entrar com o controle destas pragas. É importante identificar quem é o desfolhador ou minador para escolher melhor a tática de controle.

58 Amigos, tanto a mosca branca, tripes, cigarrinha verde e pulgões da parte aérea nós vamos avaliar 5 folíolos apicais, ou seja, da parte de cima da planta de feijão, por ponto amostral, contando cada uma dessas pragas até o florescimento do feijão. Depois disso, não precisa mais avaliar estas pragas. Cigarrinha verde Mosca branca Tripes Pulgão

59 Pessoal, se nós encontrarmos, por talhão, 2 ou mais insetos como a mosca branca, tripes, cigarrinha verde ou pulão, nós devemos entrar com o controle.

60 A amostragem das lagartas das vagens deve ser feita em uma fileira de 1m, da mesma forma que os desfolhadores, nos 5 pontos por talhão, mas avaliando as vagens. Se nós acharmos 5% de vagens atacadas por talhão, nós devemos entrar com o controle.

61 Amigos, para nós avaliarmos os ácaros nos pontos amostrais dentro de cada talhão, nós podemos avaliar 5 folíolos apicais e 5 folíolos medianos, contando e diferenciando os ácaros rajados dos brancos. Ácaro rajado Ácaro branco

62 Como os ácaros são muito pequenos, nós devemos usar uma lupa de bolso para contálos. Se nós encontrarmos 2 ou mais ácaros por folíolo, nós devemos fazer o controle.

63 Uma outra possibilidade é avaliar os sintomas de ataque. Detectando os sintomas nós já devemos entrar com o controle. Contudo, pode já ser tarde, ocasionando redução da produção quando se avaliam os danos. Dano do ácaro rajado Sintoma de ácaro branco

64 Pessoal, agora nós vamos ensinar a vocês algumas práticas que devem ser tomadas de forma integrada para que a gente reduza o ataque de pragas e conseqüentemente o uso de inseticidas.

65 Nós devemos destruir os restos culturais, incorporando ao solo, logo após a colheita, pois assim reduzimos bastante o ataque de pragas no próximo cultivo. Fazer uma boa aração e gradagem, assim nós também matamos muitas pragas, principalmente as pragas de solo ou lagartas que empupam no solo. Nós não devemos plantar feijão perto de outras lavouras de feijão ou de soja, pois uma vai fornecer praga para a outra. Soja

66 Amigos, nós temos que fazer a rotação de cultura. Ou seja, depois que se planta feijão não se deve plantar feijão ou soja no mesmo local. Uma boa opção é o milho ou o sorgo, assim nós quebramos o ciclo da praga por não ter o que comer. Uma outra coisa boa é plantar sorgo ou milho em torno da lavoura de feijão, pois dificulta a localização das pragas bem como aumenta a quantidade de inimigos naturais.

67 Amigos, uma outra boa opção para pequenos produtores é o policultivo de feijão com milho, pois assim a gente reduz a quantidade de pragas em ambas às culturas.

68 Pessoal, as sementes de feijão a serem plantadas devem ser inoculadas com rizóbio, pois ele forma nódulos nas raízes do feijão fixando o nitrogênio atmosférico, sendo aproveitado pelas plantas de feijão, aumentando bastante a produtividade. Também nós devemos pulverizar com molibdênio as plantas quando jovens para aumentar a eficiência dos rizóbios na fixação de nitrogênio. Sementes de feijão inoculados com rizóbio.

69 Amigos, nós devemos usar variedades de feijão resistentes a pragas e doenças. Nós já temos algumas variedades resistentes a doenças como o vírus mosaico dourado transmitido pela mosca branca. Instituto Agronomico do Paraná. Direita é resistente.

70 Amigos, nós devemos fazer a correta adubação da lavoura de feijão, nem faltando, o que prejudica a planta e nem em excesso, o que favorece o ataque de pragas. Deficiência de nitrogênio

71 Nós podemos aumentar a densidade de plantio de feijão em regiões ou épocas de alta incidência de lagarta elasmo e demais pragas de solo. Assim, o que essas pragas cortarem de plântulas as plantas a mais compensam a produção de feijão. Larva elasmo Larva alfinete Lagarta rosca

72 A lavoura de feijão quando irrigado, além de produzir mais, pois tem a quantidade de água ideal para o seu desenvolvimento, também será menos atacado por pragas de solo já que as mesmas serão atacadas por fungos de solo, morrendo. Outra coisa importante é o uso de cultivares precoces, assim o feijão fica menos tempo no campo exposto ao ataque de pragas. Amigos, a irrigação da cultura do feijão também reduz o ataque de ácaros pragas pois eles também são atacados por fungos, morrendo. ácaro à esquerda morto por fungo

73 Amigos, para o controle das vaquinhas, nós podemos coletar 700 adultos de vaquinhas, bater no liquidificador e diluir em 200 litros de água, pulverizando um hectare.

74 Outra possibilidade é pegar pedaços de abóbora d água e mergulhar estes pedaços em calda de inseticida. Depois distribui esses pedaços em vários pontos no talhão a uma altura de 40 cm. Assim, os adultos de vaquinhas são atraídos para essas iscas, se alimentam e morrem, não sendo necessário pulverizar toda a lavoura.

75 Amigos, para o controle da mosca minadora, a gente também pode utilizar uma isca atrativa. A isca é feita com banana amassada, suco de laranja e suco de folha de feijão, que serão misturados a um inseticida, sendo pulverizada uma fileira sim e quatro fileiras não.

76 Amigos, para o controle da mosca branca, colocar um pouco de detergente ou sabão na calda inseticida auxiliar na mortalidade desta praga.

77 Nós podemos intercalar a plantação de feijão com a abobrinha italiana Caserta, pois a Caserta funciona como planta isca para as vaquinhas, sendo assim a gente pulveriza apenas as plantas de Caserta, reduzindo a pulverização na área total.

78 Amigos, nós podemos usar armadilhas de cor amarela para pegar adultos de mosca minadora, pulgões, tripes e mosca branca. Para isso, basta pegar uma tábua lisa, pintar com a cor amarela e passar óleo. Uma vez por semana se faz a limpeza e coloca óleo novamente para continuar pegando as pragas. Distribui as armadilhas em diferentes pontos do talhão.

79 Agora nós vamos falar sobre o controle das lagartas desfolhadoras pessoal! No caso de avaliarmos os adultos, ou seja, as mariposas, ou massas de ovos, nós devemos usar uma vespinha parasitóide de ovos de mariposas, o Trichogramma, produzido por algumas empresas no Brasil. A vespinha Trichogramma é produzido no Brasil Pessoal, pode ser feita liberação preventiva também. É bem mais barato do que usar inseticidas, além de preservar o ambiente e os inimigos naturais. Vespinha Trichogramma parasitando ovos de mariposas

80 vespinha. Nós devemos liberar 100 mil vespinhas por hectare, ou seja, três cartelas com Pessoal, as cartelas com as vespinhas Trichogramma são muito práticas!

81 Mas caso nós já tenhamos lagartas desfolhadoras no campo de feijão, nós podemos usar uma bactéria mortal a estas lagartas, a bactéria Bacillus thuringiensis. Pessoal, o Brasil já produz a Bactéria, tem várias empresas, sendo fácil de adquirir. Contudo, nós devemos pulverizar a tarde, porque o sol da manhã mata esta bactéria, reduzindo a sua eficiência. Amigos fiquem tranqüilos! Essa bactéria mata apenas lagartas.

82 Se o tempo estiver chuvoso ou muito úmido, nós podemos também aplicar fungos que matam as lagartas, pulverizando no final do dia. O Brasil também já produz fungos que matam lagartas e que não nos faz mal. Lagarta morta por fungo

83 Amigos, o controle químico para as pragas de solo, mosca branca, cigarrinha verde, pulgões da parte área e radicular, mosca minadora, tripes pode ser via inseticida sistêmico no sulco de plantio ou sementes tratadas com inseticidas. Para tanto, se for o caso de usar inseticidas, consultar um extensionista da EMATER ou um agrônomo, para lhe recomendar o mais adequado. Além disso, nós devemos usar inseticidas seletivos, ou seja, que mata a praga e preserva os inimigos naturais. Pessoal, evite de usar piretroides no início do cultivo de feijão, pois pode ocorrer surtos de ácaros fitófagos. Usando inseticida, não se esqueça de usar equipamento de proteção individual.

84 Pessoal, quando a gente usa a amostragem, aplicando inseticida somente quando necessário, juntamente com as práticas agrícolas em conjunto falado nesta aula, faz com que aumente os inimigos naturais das pragas, o que é muito bom, pois os inimigos naturais nos ajudam a controlar as pragas de graça. Amigos, nós temos vespas que comem as lagartas e larvas, como as da mosca minadora.

85 Nós também temos percevejos que comem as lagartas, amigos!

86 Como também larvas de bicho lixeiro. Pessoal, também existem vespas que parasitam lagartas e larvas, como as da mosca minadora. Parasitoide de mosca minadora

87 Quanto aos pulgões, nós temos as joaninhas, tanto adultos como formas jovens, que predam pulgões, mosca branca e tripes.

88 Também os adultos e jovens de bicho lixeiro comem pulgões, mosca branca e tripes. Pessoal, existem vespas que colocam seus ovos dentro dos pulgões, nos quais irão sair larvar que irão comer o pulgão por dentro.

89 A mosca branca, além dos predadores acima relatados, nós também temos uma pequena vespa que parasita os filhotes da mosca branca.

90 Pessoal, as aranhas, percevejos e outros são excelentes predadores de vaquinhas.

91 Bem como amigos o tripes também tem tripes pradadores que os comem. Tripes predador Em relação aos ácaros pragas, estes também tem ácaros que os comem. ácaro comendo ácaro praga

92 Amigos, depois de falar de tanta praga e manejo delas, nós chegamos mais uma vez no final de uma aula, nós esperamos que vocês tenham gostado. Vamos fazer uma pequena revisão sobre o que foi visto hoje?

93 Vocês virão que a cultura do feijão é atacada por algumas pragas de solo, como pulgões, lagarta rosca, lagarta elasmo e larva alfinete. Lagarta elasmo Lagarta rosca Larva alfinete Pulgão da raiz

94 Vocês virão a importância da mosca branca, cigarrinha verde, tripes e pulgões no início do cultivo do feijão. Cigarrinha verde Mosca branca Tripes Pulgões

95 Amigos, existem várias pragas desfolhadoras como as vaquinhas, as lagartas cabeça de fósforo e a medideira bem como uma mosca minadora, todas importantes na cultura do feijão. Vaquinhas Lagarta cabeça de fósforo Lagarta medideira Mosca Minadora

96 É amigos, mas não para por aí! Ainda nós temos as lagartas que atacam as vagens e os ácaros que atacam folhas e vagens também. Broca da vagem Ácaro rajado Lagarta da vagem Ácaro branco

97 Mas se nós temos muita praga que ataca o feijão, agora vocês já sabem como amostrar estas pragas e quando se deve controlar as mesmas.

98 Vocês aprenderam como é importante algumas práticas como eliminar restos culturais, o uso de armadilhas para capturar pragas, rotação de cultura, irrigação bem feita, dentre outras, tudo fazendo com que reduza as pragas na lavoura de feijão Rotação de cultura Plantio milho e feijão para capturar pragas Armadilha Ir

99 Você virão que todas essas práticas juntas aumenta a quantidade de predadores que comem as pragas. predadora de lagartas vespa predador de lagarta Perc lixeiro comendo lagarta Bicho Joaninha comendo pulgão ácaro comendo ácaro praga

100 Que existem insetos que colocam os seus ovos dentro das pragas. Esses ovos saem larvas que comem a praga por dentro. de ovos de mariposas pragas parasitoide Parasitoide de mosca minadora parasitoide de pulgão vespa parasitoide de mosca branca

101 E que as pragas também ficam doentes e morrem. Que já existem formulações comerciais de bactérias, fungos e vírus que matam as pragas, sendo fácil comprar e não nos faz mal. morta por bactéria Lagarta Lagarta morta por fungo ácaro à esquerda morto por fungo

102 Amigos, agora vocês vão fazer um pequeno teste. Boa prova e até a próxima aula. Fiquem com Deus. Um abraço.

103 TESTE Questão 1: quais as pragas que são muito importantes no início da cultura do feijão e que nós devemos ficar atentos por meio de amostragens? a) ácaros b) lagartas que atacam as vagens c) mosca branca, tripes, cigarrinha verde d) lagarta elasmo e ácaros Questão 2: quais destas culturas abaixo a gente deve plantar logo após uma lavoura de feijão? a) feijão e soja b) milho e soja c) milho e sorgo d) amendoim Questão 3: Qual a quantidade de cigarrinhas presentes em um folíolo que a gente deve iniciar o controle? a) uma cigarrinha b) duas cigarrinhas c) três cigarrinhas d) quatro cigarrinhas

104 GABARITO QUESTÃO RESPOSTA 1 C 2 C 3 B

105 Referências consultadas ou indicadas GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrícola. Ed. Agronômica Ceres. São Paulo, p. PICANÇO Apostila Didática. UFV- Viçosa, 308p. Literatura Indicada para crianças que aborda pragas e como combatê-las: Demolin, G. A grande Guerra. Ed. Armazém de Idéias, Belo Horizonte, p. Demolin, G. Um conto no Velho Chico. Ed. Armazém de Idéias, Belo Horizonte, p.

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas da Soja Germano Leão Demolin Leite Sérgio Monteze Alves Amigos, bom dia. Hoje nós vamos falar sobra

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas de Cucurbitáceas Germano Leão Demolin Leite Verônica Alves Mota Olá amigos! Hoje nós iremos falar sobre

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas da Mandioca Germano Leão Demolin Leite Sérgio Monteze Alves Cultura da Mandioca Amigos, hoje nós vamos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO ARROZ Germano Leão Demolin Leite Verônica Alves Mota Bom dia pessoal! Hoje nós iremos falar de uma

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas da Batata Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento Bom dia turma!!! Na aula de hoje nós

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DAS BRÁSSICAS Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia! Pessoal, na aula de hoje

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DA CANA-DE-AÇÚCAR Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia pessoal!! Na aula de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas do Maracujazeiro Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento Oi pessoal! Na aula de hoje

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas do Pêssego Germano Leão Demolin Leite Vinícius de Abre D Ávila Pêssegueiro Bom dia amigos! O tema da

Leia mais

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN ISSN 1678-1945 INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE 56 Circular Técnica Aracaju, SE Março, 2009 INTRODUÇÃO No Nordeste brasileiro, a cultura do milho é de grande importância na economia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO CAFEEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE VERÔNICA ALVES MOTA Olá amigos, hoje nós vamos falar de uma

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DAS LILIÁCEAS GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA Bom dia turma! Hoje nós vamos

Leia mais

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em:

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em: Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Fertilidade de solos Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Referências Glossário Autores Expediente Pragas

Leia mais

A Cultura da Cana-de-Açúcar

A Cultura da Cana-de-Açúcar A Cultura da Cana-de-Açúcar Saul Carvalho 85 espécies no Brasil pragas importantes (nacional/regional) Variável com fenologia e região Manejo ecológico: Controle biológico Controle cultural Cultivares

Leia mais

E por fim nós vamos falar sobre o monitoramento das coleobrocas. Detectando sinais de

E por fim nós vamos falar sobre o monitoramento das coleobrocas. Detectando sinais de E por fim nós vamos falar sobre o monitoramento das coleobrocas. Detectando sinais de ataque, nós entramos com o controle. Nós vamos ensinar isso daqui a pouco. Broca do tronco Broca do pessegueiro Broca

Leia mais

Cultivo do Feijão-Caupi. Reconhecimento e Controle de Pragas

Cultivo do Feijão-Caupi. Reconhecimento e Controle de Pragas Cultivo do Feijão-Caupi Reconhecimento e Controle de Pragas Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na: Embrapa Meio-Norte Av. Duque de Caxias, 5.650, Bairro Buenos Aires Caixa Postal 01 CEP 64008-780,

Leia mais

08/04/2013 PRAGAS DO FEIJOEIRO. Broca do caule (Elasmopalpus legnosellus) Lagarta rosca (Agrotis ipsilon)

08/04/2013 PRAGAS DO FEIJOEIRO. Broca do caule (Elasmopalpus legnosellus) Lagarta rosca (Agrotis ipsilon) Pragas que atacam as plântulas PRAGAS DO FEIJOEIRO Pragas que atacam as folhas Lagarta enroladeira (Omiodes indicata) Pragas que atacam as vargens Lagarta elasmo (ataca também a soja, algodão, milho, arroz,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas de Bananeira Germano Leão Demolin Leite Sérgio Monteze Alves Bom dia pessoal. Na aula de hoje nós vamos

Leia mais

Pragas e Doenças. Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim

Pragas e Doenças. Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim Pragas e Doenças Vamos conhecer primeiro as principais pragas do jardim Pragas Trips Trata-se de insetos de pequeno tamanho, corpo alongado e com aparelho bucal sugador. Apresentam atividade maior com

Leia mais

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima Nº. 007Nov./98 P.1-5 Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima Marcos Antônio Barbosa Moreira 1 O cultivo do milho é bastante explorado em Roraima em diversos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas de Roseiras Germano Leão Demolin Leite Vinicius de Abreu D Ávila Olá amigos! Na nossa aula de hoje

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO MAMOEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA Bom dia turma! Hoje nós vamos falar

Leia mais

5.9 Controle de Pragas e Doenças

5.9 Controle de Pragas e Doenças 5.9 Controle de Pragas e Doenças 1 5.9.1 Medidas gerais de controle de pragas 2 a) Métodos Legislativos -Realizado pelo serviço de vigilância sanitária; - Consiste na fiscalização de portos, aeroportos,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO ALGODOEIRO Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia pessoal! Hoje vamos falar

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

Reconheça o psilídeo

Reconheça o psilídeo Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto que transmite as bactérias associadas ao grenning (Huanglongbing/HLB), uma das principais doenças que afetam a citricultura. De origem asiática,

Leia mais

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS.

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 2 MAIO 2013 COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. 1 - O COMPLEXO SPODOPTERA Spodoptera frugiperda

Leia mais

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana Tecnologias para Produção de Citros na Propriedade de Base Familiar 63 7. Manejo de pragas Dori Edson Nava A cultura dos citros possui no Brasil mais de 50 espécies de artrópodes-praga, das quais pelo

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Agrárias. Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DO ABACAXIZEIRO GERMANO LEÃO DEMOLIN LEITE ELWIRA DAPHINN SILVA MOREIRA Bom dia turma. Na aula de hoje

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Praga dos Citros Germano Leão Demolin Leite Vinícius de Abreu D Ávila Bom dia amigos estudantes! Na aula de

Leia mais

BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS

BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS 1. DESCRIÇÃO DA PRAGA A broca-da-cana é uma mariposa em que a fêmea coloca os ovos nas folhas da cana, de preferência na parte debaixo da folha. O número de

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Origem Abrangência nacional Alerta nas lavouras Características e hábitos Ciclo biológico Curiosidade 01 02 03 04 05 06 10

Leia mais

Manual de Manejo Integrado de Pragas e Doenças - MIPD Café Conilon (Coffea canephora)

Manual de Manejo Integrado de Pragas e Doenças - MIPD Café Conilon (Coffea canephora) Manual de Manejo Integrado de Pragas e Doenças - MIPD Café Conilon (Coffea canephora) Na parte inferior das folhas aparecem manchas de coloração amarelo pálido, pequenas, que depois crescem e formam uma

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS NA BATATA

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS NA BATATA CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS NA BATATA Manejo Convencional Controle Biológico Aplicado Agentes Biológicos Disponíveis Mercado Visão de Futuro VI Seminário Brasileiro da Batata Campinas/SP 26.10.16 SISTEMA

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado.

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado. Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB), a principal doença que afeta a citricultura do estado de São Paulo. Ele vive em plantas

Leia mais

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis Complexo Spodoptera Identificação das espécies O Complexo Spodoptera Spodoptera frugiperda (Lagarta-do-cartucho) Esta praga ocorre em todas as fases da cultura do milho e pode atacar outras culturas, como

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Pragas do Tomateiro Germano Leão Demolin Leite Amanda Fialho Quem de Nós consegue ficar uma semana sem ter

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde José Carlos Cruz Paulo César Magalhães Israel

Leia mais

CONTROLE DA LAGARTA ELASMO (Elasmopalpus lignosellus)

CONTROLE DA LAGARTA ELASMO (Elasmopalpus lignosellus) CONTROLE DA LAGARTA ELASMO (Elasmopalpus lignosellus) Fabiano Victor Siqueri Engº. Agr. Pesquisador da área de Proteção de Plantas. fabiano.ata@fundacaomt.com.br Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária

Leia mais

Manejo Integrado de Pragas de Grandes Culturas

Manejo Integrado de Pragas de Grandes Culturas Manejo Integrado de Pragas de Grandes Culturas Marcelo C. Picanço Prof. de Entomologia Universidade Federal de Viçosa Telefone: (31)38994009 E-mail: picanco@ufv.br Situação do Controle de Pragas de Grandes

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa AgrQpecuária. E:mbrapa Milho e Sorqo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento'

Empresa Brasileira de Pesquisa AgrQpecuária. E:mbrapa Milho e Sorqo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento' " Empresa Brasileira de Pesquisa AgrQpecuária. E:mbrapa Milho e Sorqo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento' I o produtor pergunta, a' fmbrapa responde é Israel Alexandre Pereira Filho José

Leia mais

Manejo de tripes em batata

Manejo de tripes em batata Mirtes F. Lima Manejo de tripes em batata Miguel Michereff Filho Entomologia Alice Kazuko Inoue-Nagata - Virologia Tripes Inseto sugador conteúdo celular Ordem: Thysanoptera Família: Thripidae Bayer Frankliniella

Leia mais

9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO

9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO 9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO 9.5.1 Controle de Pragas PRINCIPAIS PRAGAS -Lagarta elasmo -Vaquinhas - Mosca branca -Ácaro branco -Carunchos LAGARTA ELASMO Feijão da seca aumento da população

Leia mais

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros Comunicado Técnico 29 ISSN 1414-9850 Dezembro, 2005 Brasília, DF Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros A traça-do-tomateiro

Leia mais

Controle de Pragas. Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ

Controle de Pragas. Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ Controle de Pragas Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ Helicoverpa armigera Traça-do-tomate Tuta absoluta Broca-grande-do-fruto Helicoverpa zea Broca-pequena-do-fruto

Leia mais

Colheita e armazenamento

Colheita e armazenamento 1 de 5 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Arroz Irrigado Nome Cultura do arroz irrigado Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a cultura

Leia mais

O que é o Bicho-Furão. Prejuízos

O que é o Bicho-Furão. Prejuízos O que é o Bicho-Furão Uma praga cuja lagarta ataca os frutos das plantas cítricas, provocando queda e apodrecimento, tornando-os impróprios tanto para o consumo in natura quanto para o processamento pela

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DO-CARTUCHO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05

Leia mais

Posicionamento de Cultivares Convencionais

Posicionamento de Cultivares Convencionais DIA DE CAMPO SOBRE MILHO CATI -MANDURI - 15/03/2017 Posicionamento de Cultivares Convencionais e Diferenças de Manejo em Relação às Transgênicas Aildson Pereira Duarte Programa Milho IAC/APTA Milho Safrinha

Leia mais

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de plantio definido e monitoramento

Leia mais

Guilherme dos Reis Vasconcelos Engenheiro Agrônomo Professor; Consultor em MIP e Agricultura Sustentável; Horticultor.

Guilherme dos Reis Vasconcelos Engenheiro Agrônomo Professor; Consultor em MIP e Agricultura Sustentável; Horticultor. em pequenas culturas Guilherme dos Reis Vasconcelos Engenheiro Agrônomo Professor; Consultor em MIP e Agricultura Sustentável; Horticultor. Hortaliça Hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais

Leia mais

Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados. Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados

Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados. Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados Ameaças Fitossanitárias Segundo a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), 150 Pragas Quarentenárias

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO Propostas de ações de manejo da Helicoverpa armigera

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO Propostas de ações de manejo da Helicoverpa armigera PROGRAMA FITOSSANITÁRIO Propostas de ações de manejo da Helicoverpa armigera Grupo Gestor Grupos Técnicos PROPOSTAS 1. Calendário de Plantio e Vazio Sanitário Safra 2013/2014 Cultura / Sistema 2013 agosto

Leia mais

S U M Á R I O. 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras para o Controle das Pragas? 4 Referências.

S U M Á R I O. 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras para o Controle das Pragas? 4 Referências. AGRONOMIA MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O CONTROLE DE PRAGAS EM HORTALIÇAS POR PROFESSORA DRª CRISTINA SILVEIRA GRAVINA S U M Á R I O 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras

Leia mais

Tecnologias de Manejo As cinco principais lagartas da cultura do milho no Brasil

Tecnologias de Manejo As cinco principais lagartas da cultura do milho no Brasil A cultura do milho é uma das mais importantes na agricultura brasileira. Presente em mais de 14 milhões de hectares, representa uma importante fonte de renda e desenvolvimento para muitas regiões produtoras

Leia mais

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da soja em Roraima

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da soja em Roraima Nº. 005Nov./98 P.1-4 Recomendações técnicas para controle das principais pragas da soja em Roraima Marcos Antônio Barbosa Moreira 1 A cultura da soja apresenta-se como uma alternativa para a produção de

Leia mais

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Revisão de 16/06/2014 Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de

Leia mais

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp)

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) Éley Rute Oliveira da Costa 1 ; Edivânia de Oliveira Santana 2 ; Ricardo Aparecido Bento 3 ; Evandro

Leia mais

Cultivo do Milho. Sumário. Doenças. Rayado Fino Virus)

Cultivo do Milho. Sumário. Doenças. Rayado Fino Virus) E~ Cultivo do Milho Embrapa Milho e Sorgo Sistemas de Produção, 2 ISSN 1679-012X Versão Eletrônica - 3 a edição Set./2007 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes Praga das Pastagens Germano Leão Demolin Leite Vinicius de Abreu D Ávila Bom dia amigos! Na aula de hoje falaremos

Leia mais

MANEJO DE PRAGAS. Leila L. Dinardo-Miranda

MANEJO DE PRAGAS. Leila L. Dinardo-Miranda MANEJO DE PRAGAS Leila L. Dinardo-Miranda Manejo integrado de pragas Kogan (1998) Sistema de decisão para uso de táticas de controle, isoladas ou associadas harmoniosamente, numa estratégia de manejo baseada

Leia mais

AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL.

AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 1 ABRIL 2013 AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL. A cultura do milho é uma das mais importantes na agricultura brasileira,

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05 09 10

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DESSECAÇÃO ANTECIPADA TRATAMENTO DE SEMENTES INFORMATIVO TÉCNICO ROTAÇÃO DE CULTURAS MANEJO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E VOLUNTÁRIAS MONITORAMENTO ÁREAS DE REFÚGIO A integração de culturas já faz parte

Leia mais

PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS

PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS PRINCIPAIS GRUPOS DE PRAGAS PULGÕES SIFÚNCULOS Pulgão: Myzus persicae http://entomologreuni.blogspot.com.br/2011_0 9_01_archive.html http://aphid.aphidnet.org/toxopte ra_citricidus.php http://www.invasive.org/browse/subthumb.cf

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: BROCA-DA-CANA-DE-AÇÚCAR BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02

Leia mais

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA Sete Lagoas, MG Transgênico Organismo que recebeu gene exógeno por engenharia genética Organismo

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO IHARA INSETICIDA

BOLETIM TÉCNICO IHARA INSETICIDA BOLETIM TÉCNICO IHARA INSETICIDA INOVAÇÃO E QUALIDADE JAPONESAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA BRASILEIRA Há mais de 50 anos, trabalhamos com os agricultores brasileiros para proteger suas lavouras contra pragas,

Leia mais

Cigarrinhas CIGARRINHAS > MONITORAMENTO

Cigarrinhas CIGARRINHAS > MONITORAMENTO Cigarrinhas As cigarrinhas são insetos sugadores que se alimentam em vários tecidos vegetais, principalmente no sistema vascular dos citros. Da ordem Hemíptera, elas se dividem em mais de 70 espécies,

Leia mais

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 Guilherme Souza de Avellar 2 e Ivan Cruz 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq/Fapemig 2 Estudante do Curso

Leia mais

Fundamentos do Controle Biológico

Fundamentos do Controle Biológico Fundamentos do Controle Biológico Fundamentos do Controle Biológico O que é o controle biológico? É a ação de organismos (biocontroladores) que mantém as densidades de outros organismos (organismo alvo)

Leia mais

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO

BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO INFORMATIVO Nº 17 FEVEREIRO/219 INÍCIO DA FASE REPRODUTIVA GERA BOAS EXPECTATIVAS NA SAFRA BOAS PRÁTICAS FITOSSANITÁRIAS DO ALGODÃO www.ampasul.org.br Nº DE APLICAÇÃO O retorno das adequadas condições

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO FEIJÃO. O desafio de produzir! Piracicaba, 27 de setembro de 2017 Fábio Aurélio Dias Martins

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO FEIJÃO. O desafio de produzir! Piracicaba, 27 de setembro de 2017 Fábio Aurélio Dias Martins SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO FEIJÃO O desafio de produzir! Piracicaba, 27 de setembro de 2017 Fábio Aurélio Dias Martins Conceito de Sustentabilidade Relatório Brundtland (Comissão Mundial para

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 290 O novo híbrido para altas

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Aspectos Biológicos de Ceraeochrysa dislepis (Freitas & Penny) (Neuroptera: Chrysopidae) Alimentada com Ovos de Anagasta

Leia mais

Manejo. Broca. Rizoma. Manejo. Bananeira. da broca do rizoma da

Manejo. Broca. Rizoma. Manejo. Bananeira. da broca do rizoma da Manejo Manejo da broca do rizoma da Bananeira Broca Rizoma Broca-do-rizoma Adulto e Larvas Broca-do-rizoma Cosmopolites sordidus (Germ.) (Coleoptera: Curculionidae) Foto: Nilton F. Sanches Adulto: besouro

Leia mais

NUTRIÇÃO DE PLANTAS PIMENTÃO. Romério José de Andrade Engº Agrônomo EMATER/DF - GAMA Fone: (61)

NUTRIÇÃO DE PLANTAS PIMENTÃO. Romério José de Andrade Engº Agrônomo EMATER/DF - GAMA Fone: (61) NUTRIÇÃO DE PLANTAS CULTURA DE PIMENTÃO Romério José de Andrade Engº Agrônomo EMATER/DF - GAMA Fone: (61) 3556-4323 e-mail: romerioandrade@ig.com.br set/2009 ANÁLISE DE SOLO: EQUILÍBRIO DE BASES. Cálcio

Leia mais

Controle químico de doenças fúngicas do milho

Controle químico de doenças fúngicas do milho INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 152/2017 6 de abril de 2017 Controle químico de doenças fúngicas do milho Com base nas recomendações da Embrapa Milho e Sorgo, a Aprosoja orienta seus associados sobre o controle

Leia mais

Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar

Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar 47 Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar Sergio Delmar dos Anjos e Silva; Dori Edson Nava; Cândida Raquel Scherrer Montero; Vinicius Soares Sturza A cana-de-açúcar ( é uma espécie

Leia mais

QUEREMOS NÃO TER PRAGA??

QUEREMOS NÃO TER PRAGA?? 07/11/2017 Perspectivas no Manejo integrado de Pragas de Olericolas Profa Dra Maria Aparecida Cassilha Zawadneak UFPR Mosca-branca Bemisia tabaci O que é Praga-chave? São aqueles organismos que frequentemente

Leia mais

Pragas e Inimigos Naturais Presentes nas Folhas das Plantas de Feijão-Caupi e Milho-Verde em Cultivo Consorciado e com Sistema Orgânico de Produção

Pragas e Inimigos Naturais Presentes nas Folhas das Plantas de Feijão-Caupi e Milho-Verde em Cultivo Consorciado e com Sistema Orgânico de Produção ISSN 1678-1945 40 Pragas e Inimigos Naturais Presentes nas Folhas das Plantas de Feijão-Caupi e Milho-Verde em Cultivo Consorciado e com Introdução Dezembro, 2006 Autores Ivênio Rubens de Oliveira Pesquisador,

Leia mais

passos para a produtividade

passos para a produtividade MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 5 passos para a produtividade Campanha Nacional para o Aumento da Produtividade de Milho Sumário 1. Época de plantio... 5 2. Sementes... 7 3. Densidade

Leia mais

Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Borboletas e mariposas

Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Borboletas e mariposas Borboletas e mariposas Asas membranosas cobertas por escamas que se destacam facilmente Aparelho bucal sugador maxilar que fica enrolado em repouso (espirotromba) As formas jovens (larvas) são denominadas

Leia mais

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda.

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda. CONTROLE DA LAGARTA-DO-CARTUCHO DO MILHO COM INSETICIDAS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS. Wagner Cruvinel Ribeiro 1,3 ; Nilton Cezar Bellizzi 2,3 ; Diego do Amaral 1,3 ; Faber de Souza Pereira 1,3 ; Fabio Ferreira

Leia mais

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos 1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos enfezamentos em campos de produção de sementes de milho, discutidas entre os participantes da reunião da APPS realizada em Uberlândia,

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 310 Alto potencial produtivo

Leia mais

Manejo Integrado de Pragas: Cultura da Soja Glycine max (Aula 09)

Manejo Integrado de Pragas: Cultura da Soja Glycine max (Aula 09) Manejo Integrado de Pragas: Cultura da Soja Glycine max (Aula 09) Eng. Agr. Igor Forigo Beloti FUCAMP 2016 Introdução Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Fabales Família:

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DE EUCALIPTO

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DE EUCALIPTO Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes PRAGAS DE EUCALIPTO Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira Bom dia pessoal! Hoje nós vamos

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 0104-866 X Dezembro, 2001 Documentos 57 Cultivo do Feijão

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA. Rodolfo Bianco

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA. Rodolfo Bianco ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA Rodolfo Bianco Eng. Agr. Dr. / Entomologia - Instituto Agronômico do Paraná Reconstruindo o Manejo

Leia mais

DO BRASIL. Destaque pra as safras 2015/16 e 2016/17.

DO BRASIL. Destaque pra as safras 2015/16 e 2016/17. AUMENTO DOS PROBLEMAS COM PRAGAS NO CERRADO DO BRASIL. Destaque pra as safras 2015/16 e 2016/17. Walter Jorge dos Santos. AGRICULTURA BRASILEIRA & CENÁRIOS > oportunidades e desafios! HOSPEDEIROS CULTIVADOS

Leia mais

7 Consórcio. Dino Magalhães Soares Tomás de Aquino Portes

7 Consórcio. Dino Magalhães Soares Tomás de Aquino Portes 7 Consórcio Dino Magalhães Soares Tomás de Aquino Portes 153 Desde quando o consórcio é utilizado no Brasil? O cultivo em consórcio é empregado, na prática, no Brasil, há muito tempo, mas, só a partir

Leia mais

Desafios do Manejo Integrado de Pragas da Soja no Brasil Central

Desafios do Manejo Integrado de Pragas da Soja no Brasil Central 149 ISSN 1678-961X Santo Antônio de Goiás, GO Dezembro, 2007 Desafios do Manejo Integrado de Pragas da Soja no Brasil Central Eliane Dias Quintela 1 Sônia Milagres Teixeira 2 Simone Borges Ferreira 3 Wdson

Leia mais

DOENÇAS DO QUIABEIRO

DOENÇAS DO QUIABEIRO DOENÇAS DO QUIABEIRO ÍNDICE: A Cultura do Quiabo Doenças Causada por Fungos Oídio (Erysiphe cichoraceaarum de Candolle - Oidium ambrosiae thum.) Cercosporiose (Cercospora malayensis, Cercospora hibiscina)

Leia mais

Pragas da cultura da erva-mate. ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae

Pragas da cultura da erva-mate. ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae Pragas da cultura da erva-mate ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil., Família Aquifolíaceae ÁREA DE OCORRÊNCIA NO BRASIL Mato Grosso do Sul,Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

Leia mais