"O olho da História" O mito da Democracia Racial e o Sistema de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""O olho da História" O mito da Democracia Racial e o Sistema de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras"

Transcrição

1 O mito da Democracia Racial e o Sistema de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras Leandro de Campos Fonseca Psicólogo, Pesquisador, Mestre em Ciências (Psicologia Social) pela USP. profms.leandrocfonseca@gmail.com

2 BRANQUEAMENTO E IDENTIDADE NACIONAL "No Brasil, o branqueamento é frequentemente considerado como um problema do negro que, descontente e desconfortável com sua condição de negro, procura identificar-se como branco, miscigenar-se com ele para diluir suas características raciais. Na descrição desse processo o branco pouco aparece, exceto como modelo universal de humanidade, alvo da inveja e do desejo dos outros grupos raciais não-brancos e, portanto, encarados como não tão humanos. Na verdade, quando se estuda o branqueamento constata-se que foi um processo inventado e mantido pela elite branca brasileira, embora apontado por essa mesma elite como um problema do negro brasileiro. Considerando (ou quiçá inventando) seu grupo como padrão de referência de toda uma espécie, a elite fez uma apropriação simbólica crucial que vem fortalecendo a autoestima e o autoconceito do grupo branco em detrimento dos demais, e essa apropriação acaba legitimando sua supremacia econômica, política e social. O outro lado dessa moeda é o investimento na construção de um imaginário extremamente negativo sobre o negro, que solapa sua identidade racial, danifica sua autoestima, culpa-o pela discriminação que sofre e, por fim, justifica as desigualdades raciais." (BENTO, 2002 In: CARONE & BENTO, 2002, p.25-26).

3 UMA (RE)DEFINÇÃO DE RAÇA: As raças foram, pelo menos até recentemente, no período que vai de 1930 a 1970, abolidas do discurso erudito e popular (sancionadas, inclusive por interdições rituais e de etiqueta bastante sofisticada), mas, ao mesmo tempo, cresceram as desigualdades e queixas de discriminação atribuídas à cor. Essas eram as vozes abafadas. Para obterem reconhecimento, viram-se forçadas a recrudescer o discurso identitário, que resvalou para a reconstrução étnica e cultural. Tais identidades apenas hoje estão bem assentadas no terreno político. Mais ainda: a assunção da identidade negra significou, para os negros, atribuir à ideia de raça presente na população brasileira que se autodefine como branca a responsabilidade pelas discriminações e pelas desigualdades que eles efetivamente sofrem. Ou seja, correspondeu a uma acusação de racismo. E isso justamente porque tais discriminações e desigualdades não foram nunca reconhecidas como tendo motivação racial, quer pelas elites políticas e pelas classes médias, que se definem como brancas, quer pelas classes trabalhadoras. Assim, a retomada da categoria raça pelos negros correspondeu, na verdade, à retomada da luta antirracista em termos práticos e objetivos. (GUIMARÃES, [2002] 2006, p.51).

4 ESTUDOS SOBRE BRANQUITUDE (1990): O foco deixa de ser a negritude e passa a ser a branquitude, ou seja, a identidade étnico-racial que uma pessoa branca pode escolher ou não revelar (...). Trata-se de um modo de comportamento social a partir de uma situação estruturada de poder, baseada em uma racialidade neutra, não nomeada, percebida como não constitutiva da identidade imediata do sujeito, mas sustentada pelos privilégios sociais cotidianamente experimentados. (SANTOS, SCHUCMAN & MARTINS, 2012, p ).

5 ESTUDOS SOBRE BRANQUITUDE (1990): Evitar focalizar o branco é evitar discutir as diferentes dimensões do privilégio. Mesmo em situação de pobreza, o branco tem o privilégio simbólico da brancura, o que não é pouca coisa. (...) todos os mapas que comparem a situação de trabalhadores negros e brancos, nos últimos vinte anos, explicitem que entre os explorados, entre os pobres, os negros encontram um déficit muito maior em todas as dimensões da vida, na saúde, na educação, no trabalho. A pobreza tem cor, qualquer brasileiro minimamente informado foi exposto a essa afirmação, mas não é conveniente considerá-la. Assim o jargão repetitivo é que o problema limita-se à classe social. Com certeza este dado é importante, mas não é só isso. Na verdade, o legado da escravidão para o branco é um assunto que o país não quer discutir, pois os brancos saíram da escravidão com uma herança simbólica e concreta extremamente positiva, fruto da apropriação do trabalho de quatro séculos de outro grupo. Há benefícios concretos e simbólicos em se evitar caracterizar o lugar ocupado pelo branco na história do Brasil. (BENTO, 2002 In CARONE & BENTO, 2002, p.27).

6 TRAÇOS DA IDENTIDADE RACIAL BRANCA OU BRANQUITUDE: (1) há o reconhecimento da existência do racismo no Brasil, porém, não se nota a discriminação vivida pelo negro cotidianamente; (2) há uma tendência a culpabilizar o negro pelas dificuldades vividas por ele; (3) o tema das relações raciais é constantemente silenciado; dessa forma, a cor da pele do branco é vivida como neutra e como a norma; (4) não se nota os negros nos espaços sociais (...) porque reconhecer o sujeito negro como negro significa identificá-lo como sujeito discriminado e remeter-se a si próprio como branco e cúmplice ou beneficiário de uma situação moralmente condenável. (SANTOS, SHUCMAN & MARTINS, 2012, p.169).

7 PSICOLOGIA SOCIAL E RELAÇÕES RACIAIS: (...) podemos dizer que negros e brancos constroem a si mesmos e suas experiências em mundo racializado, tendo como contraponto um ao outro. No entanto, essa relação não é simétrica, já que o racismo confere aos brancos a ideia de representantes de uma humanidade desrracializada, com valores neutros e transparentes. Assim, o branco aparece no imaginário e, portanto, nas experiências concretas dos indivíduos de nossa sociedade, como sujeitos onde cor e raça não fazem parte de suas individualidades. Já o negro é percebido e significado como portador de uma raça ou seja, é 'o outro' racializado, representante de toda uma coletividade de sujeitos racializados em que tanto 'raça' quanto 'cor' fazem parte de suas experiências cotidianas. Neste sentido, o processo relacional resulta nas desigualdades de bens materiais e simbólicos da população negra, em contrapartida a privilégios (...) da população branca. (SHUCMAN, 2010, p.48).

8 AÇÕES AFIRMATIVAS E LUTA ANTIRRACISTA: (...) as políticas públicas voltadas para a igualdade racial, como as cotas, o reconhecimento da história, do espaço, a ação do movimento negro, são essenciais para que os brancos consigam se deslocar da posição de norma e hegemonia cultural e tentem se olhar como socialmente racializados, tentem adquirir uma crítica à branquitude. São, pois, as relações com os significados construídos, hora por sujeitos negros, hora pela estética negra ou pelo esforço das organizações negras, que determinam as fissuras entre a brancura e o poder da branquitude nos poucos brancos antirracistas apresentados neste estudo. (SCHUCMAN, 2012, p.110).

9 REFERÊNCIAS BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray & BENTO, Maria Aparecida Silva. (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 4a ed. Petrópolis/RJ, Vozes, [2002] 2009, p GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, Ed. 34, [2002] SANTOS, Alessandro de Oliveira; SCHUCMAN, Lia Vainer & MARTINS, Hildeberto Vieira. Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais. Psicologia Ciência e Profissão, vol. 32, 2012, pp SHUCMAN, Lia Vainer. Racismo e antirracismo: a categoria raça em questão. PSICOLOGIA POLÍTICA. VOL. 10. No 19. PP JAN. JUN SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o "encardido", o "branco" e o "branquíssimo": raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. (Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Social.). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012.

10 Referências audio-visuais Que tipo de cotas instituiu a chamada Lei de Cotas? O mito da democracia racial no Brasil

11 Leandro de Campos Fonseca Psicólogo, Pesquisador, Mestre em Ciências (Psicologia Social) pela USP.

DOENÇA FALCIFORME RACISMO

DOENÇA FALCIFORME RACISMO DOENÇA FALCIFORME RACISMO Retrospecto Histórico Um pouco de história... Definição de Conceitos Entendendo o que é racismo No século XVI, os portugueses iniciaram um massivo sequestro de negros na África

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. Racismo e desigualdades raciais no Brasil

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. Racismo e desigualdades raciais no Brasil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial Professora: Luciana Garcia de Mello PLANO DE ENSINO Racismo e desigualdades raciais no Brasil Período letivo: 2018/2 Créditos: 2 Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2014.2 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS Edu 311 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOL CURSO DEPARTAMENTO ÁREA PEDAGOGIA DEDU POLÍTICA CARGA HORÁRIA T 60 P 00 E 00 PROFESSOR(A)

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG A EDUCAÇÃO COMO PROJETO EDUCAÇÃO COLONIZADORA (EDUCAÇÃO BANCÁRIA) EM DISPUTA

Leia mais

Pensando as relações raciais no mundo do trabalho: Um olhar a partir da branquitude

Pensando as relações raciais no mundo do trabalho: Um olhar a partir da branquitude Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Pensando as relações raciais no mundo do trabalho: Um olhar a partir da branquitude Josiane Barbosa Gouvêa (UEM) - josidapper@hotmail.com Resumo: O que pretendo no presente

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva

Relações Étnico-Raciais no Brasil. Professor Guilherme Paiva Relações Étnico-Raciais no Brasil Professor Guilherme Paiva Unidade 1: Entender as relações étnico-raciais no Brasil através das legislações atuais Questões iniciais: a invisibilidade do negro e do índio

Leia mais

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil

Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais no Brasil Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 4 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Segundo Encontro Educação e Desigualdades Raciais

Leia mais

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AUTOIDENTIFICADOS COMO NEGROS: Identidade e acesso à educação

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AUTOIDENTIFICADOS COMO NEGROS: Identidade e acesso à educação ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AUTOIDENTIFICADOS COMO NEGROS: Identidade e acesso à educação Luana Ribeiro da Trindade Mestranda em Ciências Sociais- PPGSC /UFES Universidade Federal do Espírito Santo INTRODUÇÃO

Leia mais

Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo

Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA FSL0654: Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo Docente: Profa. Márcia Lima Horário:

Leia mais

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo EDITAL Nº 02/2014 Regulamenta o Processo Seletivo Simplificado de alunos e alunas para cursar disciplinas optativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Leia mais

Conceito de raça e relações étnico-raciais

Conceito de raça e relações étnico-raciais Conceito de raça e relações étnico-raciais Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP email: prof.dpastorelli@usjt.br blog: danilopastorelli.wordpress.com Você já sofreu ou conhece alguém que

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

Os conceitos de raça e racismo

Os conceitos de raça e racismo Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo Márcia Lima 14/08/2017 Os conceitos de raça e racismo A redenção de Cã. Modesto Brocos, 1895. Roteiro O conceito de raça O conceito de racismo (# discriminação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança.

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança. LEI 10.639/2003: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS EM BRAGANÇA-PA 1 Morgana da Silva Pereira

Leia mais

Curso Teórico-Vivencial de Psicologia e Relações Raciais

Curso Teórico-Vivencial de Psicologia e Relações Raciais 2018 Curso Teórico-Vivencial de Psicologia e Relações Raciais Em sua segunda edição, o curso se justifica a partir de uma lacuna ainda existente na formação inicial e continuada de grande parte dos(as)

Leia mais

POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA?

POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA? POR QUE É PRECISO TER CONSCIÊNCIA NEGRA? Qualquer sociedade que busca o desenvolvimento da democracia precisa dar especial atenção aos anseios sociais e colocá-los à frente de nossos anseios pessoais.

Leia mais

O QUE HÁ POR TRAS DO FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS

O QUE HÁ POR TRAS DO FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS O QUE HÁ POR TRAS DO FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS Resumo Autora: Gerusa Faria Rodrigues Professora SME Duque de Caxias Professora Curso de Pedagogia Universidade Católica de Petrópolisrodriguesgerusa@hotmail.com/gerusa.rodrigues@ucp.br

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Raça e classe no Brasil I: A tese de Florestan Fernandes

Raça e classe no Brasil I: A tese de Florestan Fernandes Há uma diferença entre viver e pertencer a uma sociedade de classes Raça e classe no Brasil I: A tese de Florestan Fernandes Raça, classe e Polí-ca no Brasil Contemporâneo Professora: Marcia Lima 2017/2

Leia mais

COMO A ESTRUTURA ESCOLAR PERPETUA O FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS

COMO A ESTRUTURA ESCOLAR PERPETUA O FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS Introdução COMO A ESTRUTURA ESCOLAR PERPETUA O FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS Eixo: Educação para as relações étnico raciais Autora: Gerusa Faria Rodrigues Professora SME Duque de Caxias Professora

Leia mais

Artigo. Breve Histórico do Pensamento Psicológico Brasileiro Sobre Relações Étnico-Raciais

Artigo. Breve Histórico do Pensamento Psicológico Brasileiro Sobre Relações Étnico-Raciais 166 166 Breve Histórico do Pensamento Psicológico Brasileiro Sobre Relações Étnico-Raciais Brief History Of Brazilian Psychological Thinking About Ethnic/Racial Relationships Breve Histórico Del Pensamiento

Leia mais

Palavras-chave: Reconhecimento. Nancy Fraser. Axel Honneth.

Palavras-chave: Reconhecimento. Nancy Fraser. Axel Honneth. A CONTROVÉRSIA FRASER HONNETH A PROPÓSITO DO BINÔMIO RECONHECIMENTO IDENTITÁRIO E REDISTRIBUIÇÃO NA GLOBALIZAÇÃO Péricles Stehmann Nunes Graduado em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior

Leia mais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais

Interseccionalidade nas Ciências Sociais Interseccionalidade nas Ciências Sociais Autora: Ilane Cavalcante Lobato Alves da Silva 2º semestre/ 2017 Texto Teórico A sociedade é composta por diferentes tipos de agrupamentos e organizações. A partir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ RACISMO NA UNIVERSIDADE? Orientações para promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo Elaboração do Conteúdo Luana Lazzeri Arantes (Consultora Proges)

Leia mais

Saiba Mais Aula-tema 10: As definições étnico-raciais e as políticas de ação afirmativa

Saiba Mais Aula-tema 10: As definições étnico-raciais e as políticas de ação afirmativa Saiba Mais Aula-tema 10: As definições étnico-raciais e as políticas de ação afirmativa Seguem algumas dicas que podem auxiliar você a aprofundar as temáticas tratadas! Dicas de livros Ações afirmativas.

Leia mais

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2003 EM TRÊS CONTEXTOS DIFERENTES VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, PORTO SEGURO-BA E SÃO CARLOS-SP

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2003 EM TRÊS CONTEXTOS DIFERENTES VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, PORTO SEGURO-BA E SÃO CARLOS-SP ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 EM TRÊS CONTEXTOS DIFERENTES VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, PORTO SEGURO-BA E SÃO CARLOS-SP Leonardo Lacerda Campos 1 Gabriela Guarnieri de Campos Tebet 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

TUTORIAL DO EDITAL SEPROMI 002/2016 Novembro Negro Edição 2016 As lutas de Dandara e Zumbi pela promoção da Igualdade Racial

TUTORIAL DO EDITAL SEPROMI 002/2016 Novembro Negro Edição 2016 As lutas de Dandara e Zumbi pela promoção da Igualdade Racial TUTORIAL DO EDITAL SEPROMI 002/2016 Novembro Negro Edição 2016 As lutas de Dandara e Zumbi pela promoção da Igualdade Racial Setembro/2016 EDITAL NOVEMBRO NEGRO EDIÇÃO 2016 AS LUTAS DE DANDARA E ZUMBIPELA

Leia mais

O ESTUDO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SUA INTERSECÇÃO COM RAÇA E CLASSE SOCIAL.

O ESTUDO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SUA INTERSECÇÃO COM RAÇA E CLASSE SOCIAL. O ESTUDO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SUA INTERSECÇÃO COM RAÇA E CLASSE SOCIAL. Ana Paula de Santana Correia 1 Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender o fenômeno da violência de gênero sob a perspectiva

Leia mais

OS IMPACTOS NEGATIVOS CAUSADOS PELO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR ATUAL: UM ESTUDO DE CASO

OS IMPACTOS NEGATIVOS CAUSADOS PELO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR ATUAL: UM ESTUDO DE CASO OS IMPACTOS NEGATIVOS CAUSADOS PELO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR ATUAL: UM ESTUDO DE CASO Paloma Maria Santos Fidelis da Silva (1) ; Ana Carla Costa Augusto (2) ; Alexandre Santos Lima (3) (1) Instituto

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

História e Cultura Afro-brasileira

História e Cultura Afro-brasileira História e Cultura Afro-brasileira Guia de Auto-estudo Aula 13 Percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI Profa. Mônica Quaresma I - HABILIDADES A DESENVOLVER 1 - Analisar os resultados

Leia mais

RAÇA E ETNIA. Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP

RAÇA E ETNIA. Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP RAÇA E ETNIA Prof. Robson Vieira Sociologia 1º ano EM - UP Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica

Leia mais

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 12/05

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 12/05 Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 12/05 Novo cronograma Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de

Leia mais

etnocentrismo e racismo

etnocentrismo e racismo etnocentrismo e racismo Prof. Doutora Rosa Cabecinhas Universidade do Minho AECA - Agrupamento de Escolas Carlos Amarante 6 Junho 2016 org. Clube Europeu e Biblioteca Escolar Enquadramento Esta tertúlia

Leia mais

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG

GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES. Marlise Matos - UFMG GÊNERO E EMPODERAMENTO DE MULHERES Marlise Matos - UFMG Uma proposta de percurso a ser brevemente desenvolvida aqui a partir de TRES pontos: 1 Uma abordagem FEMINISTA e pautada na luta dos movimentos feministas

Leia mais

Resumo. Palavras Chave: Diretrizes Curriculares. História e Cultura Africana. Afrobrasilidade. Relações Etnicorraciais. Educação Básica.

Resumo. Palavras Chave: Diretrizes Curriculares. História e Cultura Africana. Afrobrasilidade. Relações Etnicorraciais. Educação Básica. DEZ ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO/RESIGNIFICAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILIERA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ESTEIO/RS Wagner dos Santos Chagas

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Ouvintes e Telespectadores,

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Ouvintes e Telespectadores, 1 Discurso pronunciado pelo Deputado João Mendes de Jesus (PSL-RJ), em / /2005. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Ouvintes e Telespectadores, Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação

Leia mais

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO Nome do Campus/Unidade: Setor(es) responsável(eis): PROEX E PROEN Título da(s) ação(ões): I Seminário de Consciência Indígena e Afro-brasileira

Leia mais

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: O CONTEXTO DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: O CONTEXTO DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: O CONTEXTO DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR

Leia mais

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda

Leia mais

UM ENFOQUE TEÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DE MULHERES NEGRAS 1.

UM ENFOQUE TEÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DE MULHERES NEGRAS 1. UM ENFOQUE TEÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DE MULHERES NEGRAS 1. Agatha Leticia Eugênio da Luz Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará e Psicologia na Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GENERO, CLASSE, RAÇA E ETNIA

FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GENERO, CLASSE, RAÇA E ETNIA FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GENERO, CLASSE, RAÇA E ETNIA ICEAFRO EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO Rua da Mouraria n 55, Centro, Salvador. Cep. 40060-180. Tel. (55-71)3321-4688 E-mail: iceafro2012@gmail.com

Leia mais

A COR DOS CANDIDATOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E AFRO-BRASILEIROS.

A COR DOS CANDIDATOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E AFRO-BRASILEIROS. A COR DOS CANDIDATOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E AFRO-BRASILEIROS. Autor: José Marcos da Silva Universidade Federal Fluminense E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como

Leia mais

MEU CABELO É BONITO, SEU PRECONCEITO NÃO: questões étnico-raciais na educação infantil

MEU CABELO É BONITO, SEU PRECONCEITO NÃO: questões étnico-raciais na educação infantil MEU CABELO É BONITO, SEU PRECONCEITO NÃO: questões étnico-raciais na educação infantil Aline de Oliveira Silva UGB, PIC alineparatiense@gmail.com Beatriz Silva Moura UGB, PIC beatriz-moura@hotmail.com

Leia mais

Doença falciforme: uma doença étnica

Doença falciforme: uma doença étnica Doença falciforme: uma doença étnica Sobre o que vamos falar Aspectos gerais História HbS Diferenças na saúde Conceito Migrações Cehmob Doença Falciforme Herança genética Incidência Racismo Institucional

Leia mais

O LUGAR DOS SUJEITOS BRANCOS NA LUTA ANTIRRACISTA

O LUGAR DOS SUJEITOS BRANCOS NA LUTA ANTIRRACISTA O LUGAR DOS SUJEITOS BRANCOS NA LUTA ANTIRRACISTA Denise Carreira Provocações e pautas para conversas RESUMO Este artigo propõe a necessidade de maior engajamento de pessoas brancas e das instituições

Leia mais

[Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra]

[Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra] [Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra] Direito à Saúde A saúde é direito de todos e um dever do Estado, garantido por meio de políticas sociais e econômicas que tenham como objetivo: a redução

Leia mais

Diversidade, Etnia e Demandas Legais

Diversidade, Etnia e Demandas Legais Diversidade, Etnia e Demandas Legais Bel Santos Mayer Luiz Ramires Neto (Lula) Mércia Consolação Vera Lion Proposta para a tarde 13h30 14h00- Chegança: preenchimento de ficha, lista 14h00-14h10 Abertura

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

O ALCANCE DOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS/ POPULARES E INSTITUIÇÕES SOCIAIS NOS PROGRAMAS AFIRMATIVAS O CASO DA PUC-RIO

O ALCANCE DOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS/ POPULARES E INSTITUIÇÕES SOCIAIS NOS PROGRAMAS AFIRMATIVAS O CASO DA PUC-RIO O ALCANCE DOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS/ POPULARES E INSTITUIÇÕES SOCIAIS NOS PROGRAMAS AFIRMATIVAS O CASO DA PUC-RIO Aluna: Alessandra Soares Orientadora: Andreia Clapp Salvador Introdução O presente

Leia mais

TÍTULO: O ALCANCE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO. FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES. UM ESTUDO DE CASOS.

TÍTULO: O ALCANCE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO. FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES. UM ESTUDO DE CASOS. TÍTULO: O ALCANCE DAS POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS NO MERCADO DE TRABALHO. FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES. UM ESTUDO DE CASOS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA: Revista Eventos Pedagógicos Desigualdade e Diversidade étnico-racial na educação infantil v. 6, n. 4 (17. ed.), número regular, p. 482-488, nov./dez. 2015 SEÇÃO ENTREVISTA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMANCIPATÓRIA:

Leia mais

Reconhecimento, utopia, distopia. Os sentidos da política de cotas raciais

Reconhecimento, utopia, distopia. Os sentidos da política de cotas raciais 126 Reconhecimento, utopia, distopia. Os sentidos da política de cotas raciais SANTOS, Gislene Aparecida. Reconhecimento, utopia, distopia. Os sentidos da política de cotas raciais. São Paulo: Annablume;

Leia mais

Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais

Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais Papel dos movimentos sociais, em particular, do Movimento Negro:

Leia mais

ESTADO E SOCIEDADE NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL

ESTADO E SOCIEDADE NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL CAMINHOS CONVERGENTES ESTADO E SOCIEDADE NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL ORGANIZADORAS MARILENE DE PAULA ROSANA HERINGER JOSÉ MAURÍCIO ARRUTI RENATO FERREIRA NILMA LINO GOMES ROSANA HERINGER

Leia mais

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo

Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo Aula 26 Raça e Etnia / Gênero e Sexo RAÇA E ETNIA Raça A raça (do italiano razza) é um conceito que obedece a diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS AS AÇÕES AFIRMATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SISTEMA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS Elenita Moura Meireles Abe 1 Otoniel Araújo 2 RESUMO:O presente trabalho tem

Leia mais

Entrevistas. Artigos. Justiça Social e Justiça Histórica...33

Entrevistas. Artigos. Justiça Social e Justiça Histórica...33 S u m á r i o Entrevistas Entrevista com o Professor Carlos Roberto Siqueira Castro... 1 Entrevista com o Professor Fábio Konder Comparato...11 Entrevista com o Professor Luís Roberto Barroso...17 Artigos

Leia mais

RACISMO E INSERÇÃO DO NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO

RACISMO E INSERÇÃO DO NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO XV JORNADA CIENTÍFICA DOS CAMPOS GERAIS Ponta Grossa, 25 a 27 de outubro de 2017 RACISMO E INSERÇÃO DO NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO Eloisa de Souza Alves 1 Flawlein Stephanie Halles 2 Jorge Wylliam Breus

Leia mais

RACISMO E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA

RACISMO E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA RACISMO E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA Jessica Damiana dos Santos Silva¹; Mayara Patricia da Silva² Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste

Leia mais

Gênero e Igualdade MULHERES NA POLÍTICA. COORDENAÇÃO: Hildete Pereira de Melo Lucilene Morandi Ruth Helena Dweck

Gênero e Igualdade MULHERES NA POLÍTICA. COORDENAÇÃO: Hildete Pereira de Melo Lucilene Morandi Ruth Helena Dweck Gênero e Igualdade Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Economia Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da UFF Email: cpgess@vm.uff.br

Leia mais

EDITAL 004, de 11 de julho de 2016

EDITAL 004, de 11 de julho de 2016 EDITAL 004, de 11 de julho de 2016 Regulamenta o Processo Seletivo Simplificado de alunas e alunos para cursar disciplinas optativas do Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos

Leia mais

Os elementos apresentados por Darcy Ribeiro, em seu texto, evidenciam: Escolha uma: a. O território nacional.

Os elementos apresentados por Darcy Ribeiro, em seu texto, evidenciam: Escolha uma: a. O território nacional. Questão 1 "Uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais, menos remarcados que os dialetos de Portugal. Participando de um corpo de tradições

Leia mais

Aplicação simultânea de dois métodos de classificação étnico-racial. Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues 1

Aplicação simultânea de dois métodos de classificação étnico-racial. Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues 1 Aplicação simultânea de dois métodos de classificação étnico-racial Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues 1 aurelia@famat.ufu.br Corina Ilda Silva Ferreira 2 juventudesemfronteiras@yahoo.com.br Willian

Leia mais

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34,

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 6 Conclusão Propusemos analisar a dimensão educativa do Teatro Experimental do Negro e discutir a dificuldade de suas lideranças em conseguir impor o debate da questão racial negra, assim como o reconhecimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TAE 2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TAE 2019 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Edital nº 14/2018, de 20 de dezembro de 2018 A Comissão Organizadora

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Educação PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Cultura, Diferença e Diversidade: temas, problemas e abordagens em investigações acadêmicas Semestre Ano Letivo Primeiro 2013 Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Leia mais

EJA E A DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAIS. Profa. Angela Maria dos Santos- SEDUC

EJA E A DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAIS. Profa. Angela Maria dos Santos- SEDUC EJA E A DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAIS Profa. Angela Maria dos Santos- SEDUC Pensamento Racial brasileiro Mito da Democracia Racial Teoria do branqueamento Preconceito de Marca AS DIMENSÕES DO PRECONCEITO

Leia mais

AULA 5: COMO FUNCIONAM AS CATEGORIAS? Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo 2017/2 Márcia Lima

AULA 5: COMO FUNCIONAM AS CATEGORIAS? Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo 2017/2 Márcia Lima AULA 5: COMO FUNCIONAM AS CATEGORIAS? Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo 2017/2 Márcia Lima Aula de hoje Como funcionam as categorias? Relação entre racismo e sexismo Roteiro da prova

Leia mais

O BRANQUEAMENTO DA PESSOA NEGRA NO BRASIL 1. ARYCLENNYS Silva SOUSA 2 Claudomilson Fernandes BRAGA 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

O BRANQUEAMENTO DA PESSOA NEGRA NO BRASIL 1. ARYCLENNYS Silva SOUSA 2 Claudomilson Fernandes BRAGA 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO O BRANQUEAMENTO DA PESSOA NEGRA NO BRASIL 1 ARYCLENNYS Silva SOUSA 2 Claudomilson Fernandes BRAGA 3 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO RESUMO Através de uma revisão bibliográfica, o artigo apresenta

Leia mais

TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NEGRAS EM DELMIRO GOUVEIA/AL: MEMÓRIAS E IDENTIDADES

TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NEGRAS EM DELMIRO GOUVEIA/AL: MEMÓRIAS E IDENTIDADES TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NEGRAS EM DELMIRO GOUVEIA/AL: MEMÓRIAS E IDENTIDADES Lizandra Noia da Silva (1); Maria Aparecida Silva (2) (1) Graduanda do curso de Licenciatura em História pela Universidade

Leia mais

SILVA, Maurício - UNINOVE - maurisil@gmail.com RESUMO

SILVA, Maurício - UNINOVE - maurisil@gmail.com RESUMO AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS À LUZ DA REFLEXÃO FREIRIANA ACERCA DA EDUCAÇÃO POPULAR SILVA, Maurício - UNINOVE - maurisil@gmail.com

Leia mais

TÍTULO: 11 ANOS DA LEI 10639/2003 E O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO

TÍTULO: 11 ANOS DA LEI 10639/2003 E O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO TÍTULO: 11 ANOS DA LEI 10639/2003 E O ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES AUTOR(ES):

Leia mais

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1

Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena. Ementa. Aula 1 Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 1 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Ementa Conceitos básicos, como: escravo, escravizado,

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011 RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO 48.598/2011 QUALIDADE NO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE PROFª FRANCIELE RIEFFEL @franciele.rieffel Questão 1 O Decreto nº 48.598, de

Leia mais

ECO ECONOMIA POLÍTICA AFRO-BRASILEIRA PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM

ECO ECONOMIA POLÍTICA AFRO-BRASILEIRA PLANO DE ENSINO APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE MARABÁ Disciplina: Carga horária: 60h 4 créditos Período letivo: 4ª Período de 2018 Professor: Giliad de Souza Silva E-mail:

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ÂMBITO EDUCACIONAL DESTINADA A POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE E INDÍGENA Maria Luisa da Silva Borniotto(*) (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade

Leia mais

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada.

Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. Além de promovera igualdade entre desiguais, a política da equidade deve propiciar uma forma ética de lidar com a esfera pública e a esfera privada. A distinção entre público e privado é um dos valores

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Antropologia. Curso Estudos Afro-Brasileiros

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Instituto de Ciências Sociais. Departamento de Antropologia. Curso Estudos Afro-Brasileiros 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Curso 135364 - Estudos Afro-Brasileiros Professora: Lívia Dias Pinto Vitenti Período: 1º/2014 OBJETIVO DO CURSO O objetivo

Leia mais

CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO Ano Letivo: 2016/2017 Ciclo de Formação: 2016/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina 1º ANO CIDADANIA

Leia mais

Antirracismo. na América Latina. em uma era post-racial (LAPORA)

Antirracismo. na América Latina. em uma era post-racial (LAPORA) Antirracismo na América Latina em uma era post-racial () Na América Latina desde 2000 várias ações antirracistas começaram a aumentar. Políticas públicas voltadas para a eliminação da discriminação racial

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

QUESTÃO RACIAL E SERVIÇO SOCIAL: relato de experiência do estágio supervionado 2

QUESTÃO RACIAL E SERVIÇO SOCIAL: relato de experiência do estágio supervionado 2 QUESTÃO RACIAL E SERVIÇO SOCIAL: relato de experiência do estágio supervionado 2 SOUZA, Dyana Helena; GARCIA, Ana Miriam. RESUMO: O presente trabalho é um relato do projeto de intervenção do Estágio Supervisionado

Leia mais

Decenal de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. Esse processo, necessariamente, precisa ocorrer

Decenal de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. Esse processo, necessariamente, precisa ocorrer 3 As ações afirmativas na ufopa A UFOPA, desde sua criação, direcionou mais de 50% do total de vagas para ingresso na universidade a povos indígenas, quilombolas e população negra. Foram 2.292 vagas, sendo

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

Os Sentidos de uma Identidade Afro-Descendente nos Discursos de Ativistas dos Direitos Humanos em Piracicaba

Os Sentidos de uma Identidade Afro-Descendente nos Discursos de Ativistas dos Direitos Humanos em Piracicaba Os Sentidos de uma Identidade Afro-Descendente nos Discursos de Ativistas dos Direitos Humanos em Piracicaba Autores Fabiana Scussolino da Cunha Orientador Telma Regina de Paula Souza Apoio Financeiro

Leia mais

Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores. Módulo V A Universalidade dos Direitos Humanos.

Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores. Módulo V A Universalidade dos Direitos Humanos. Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência capacitação para multiplicadores Módulo V A Universalidade dos Direitos Cássio Filgueiras Reflexão sobre a Globalização Compreensão da Interdependência

Leia mais

A Ética e estética no trabalho do Psicólogo

A Ética e estética no trabalho do Psicólogo A Ética e estética no trabalho do Psicólogo Alunas: Dalva Honorato Jéssica Moraes Marilda Nascimento Trabalho de Epistemologia Orientador: Prof. Me. Pablo de Assis A Ética e estética no trabalho do Psicólogo

Leia mais

Educar para as relações étnicorraciais: o que a escola tem a ver com isso?

Educar para as relações étnicorraciais: o que a escola tem a ver com isso? Educar para as relações étnicorraciais: o que a escola tem a ver com isso? Rosemeire dos Santos Brito 1 (UNICENTRO) roseje4@yahoo.com Área Temática da Extensão Universitária: Cultura Linha Temática da

Leia mais

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 REVISÃO SOCIOLOGIA 2ª SÉRIE 4ª BIMESTRAL 2 1. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto

Leia mais

A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DO SER NEGRO NA OBRA SOU NEGRO DE NILDO LAGE

A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DO SER NEGRO NA OBRA SOU NEGRO DE NILDO LAGE A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DO SER NEGRO NA OBRA SOU NEGRO DE NILDO LAGE Valeska Nogueira de Lima 1 André Augusto Diniz Lira 2 Resumo Desde a infância há a internalização de modelos com base nas informações

Leia mais

A Psicologia da Universidade de São Paulo e as relações raciais: perspectivas emergentes

A Psicologia da Universidade de São Paulo e as relações raciais: perspectivas emergentes Psicologia USP 144 http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564a20132413 A Psicologia da Universidade de São Paulo e as relações raciais: perspectivas emergentes Lia Vainer Schucman a* Sylvia da Silveira Nunes

Leia mais

BRANQUIDADE E A TESSITURA DE UM POSICIONAMENTO ANTI- RACISTA

BRANQUIDADE E A TESSITURA DE UM POSICIONAMENTO ANTI- RACISTA BRANQUIDADE E A TESSITURA DE UM POSICIONAMENTO ANTI- RACISTA Adriana Lucinda de OLIVEIRA Doutoranda em Políticas Públicas, Professora da UFPR adriana_ufmt@yahoo.com.br Luiz Everson da SILVA Doutor, Professor

Leia mais

PÔSTER/BANNER - ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR, UM OUTRO OBJETO. HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL?

PÔSTER/BANNER - ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR, UM OUTRO OBJETO. HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL? PÔSTER/BANNER - ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM NOVO OLHAR, UM OUTRO OBJETO. HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL? ELAINE HELENA NASCIMENTO DOS SANTOS O objetivo deste trabalho é discutir sobre o preconceito

Leia mais

THE HELP : UM GRITO DE SOCORRO PELA IGUALDADE RACIAL

THE HELP : UM GRITO DE SOCORRO PELA IGUALDADE RACIAL 32 THE HELP : UM GRITO DE SOCORRO PELA IGUALDADE RACIAL THE HELP : A HELP SCREAM FOR RACIAL EQUALITY Francisco Thiago Silva 1 RESUMO Resenha do filme The Help (Histórias Cruzadas), dirigido por Tate Taylor,

Leia mais

Psicologia USP ISSN: Instituto de Psicologia Brasil

Psicologia USP ISSN: Instituto de Psicologia Brasil Psicologia USP ISSN: 0103-6564 revpsico@usp.br Instituto de Psicologia Brasil Vainer Schucman, Lia; da Silveira Nunes, Sylvia; Silvia Costa, Eliane A Psicologia da Universidade de São Paulo e as relações

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS SOCIOLOGIA 11) A Proposta Curricular de Santa Catarina - Formação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA CAMPUS ABAETETUBA PROJETO DE ENSINO NEGRITUDE EM FOCO PROF. MESTRE DOUGLAS DE OLIVEIRA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA CAMPUS ABAETETUBA PROJETO DE ENSINO NEGRITUDE EM FOCO PROF. MESTRE DOUGLAS DE OLIVEIRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA NEGRITUDE EM FOCO PROF. MESTRE DOUGLAS DE OLIVEIRA ABAETETUBA/2017 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. Título: projeto de ensino NEGRITUDE EM FOCO. 1.2. O

Leia mais