CINEMÁTICA VETORIAL. EXERCÍCIOS Nível 1 1- Para se definir uma grandeza vetorial, é preciso ter:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CINEMÁTICA VETORIAL. EXERCÍCIOS Nível 1 1- Para se definir uma grandeza vetorial, é preciso ter:"

Transcrição

1 CINEMÁTICA VETORIAL EXERCÍCIOS Nível 1 1- Para se definir uma grandeza vetorial, é preciso ter: a) apenas um valor numérico e uma unidade física. b) apenas uma direção. c) uma direção e, se possível, um sentido. d) apenas um sentido. e) uma direção, um sentido e um módulo. 2- (PUC-BA) Quantas direções e quantos sentidos uma reta determina no espaço? 3- Na figura, temos três vetores coplanares formando uma linha poligonal fechada. A respeito, vale a relação: 4- Dados os vetores A e B, a melhor representação para o vetor A + B é: 1-5 Num plano, temos dois vetores a e b de mesma origem formando um ângulo. Se os módulos de a e de b são respectivamente iguais a 3 u e 4 u, determinar o módulo do vetor soma em cada um dos casos seguintes: a) = 0 ; b) = 90 ; c) = 180 o ; d) = 60 º 6- Dois vetores a e b, perpendiculares entre si e de módulos 6 unidades e 8 unidades, são somados. Qual o módulo do vetor soma? 2- Determine o módulo do vetor soma de a (a = 30 u) com b (b = 40 u) em cada caso: 8- Dois vetores a e b, de mesma origem, formam um ângulo = 60. Se os módulos desses vetores são a = 7 u e b = 8 u, qual o módulo do vetor soma? 9- ( UFRN) Qual é o módulo da resultante das forças coplanares M, N, P e Q aplicadas ao ponto O, se mostra na figura abaixo?

2 EXERCÍCIOS Nível (FMP-SP) A intensidade da resultante entre duas forças concorrentes, perpendiculares entre si, é de 75 N. Sendo a intensidade de uma das forças igual a 60 N, calcule a intensidade da outra. 11- Suponha dois vetores de mesmo módulo v. A respeito da soma desses vetores, podemos afirmar que: a) pode ter módulo v 10 d) é nula. b) pode ter módulo v. e) tem módulo v 2. c) tem módulo 2v. 12- A soma de dois vetores perpendiculares entre si tem módulo igual a 20. Se o módulo de um deles é o dobro do módulo do outro, qual o módulo do maior? 13- (MACK-SP) Um sistema é constituído por duas forças de direções perpendiculares entre si e de intensidades 60 N e 80 N. A forma resultante dessas duas forças forma com a força de intensidade 80 N um ângulo cujo seno vale: a) 0, 50. c) 0,75. e) 1,00. b) 0,60. d) 0, Duas forças F 1 e F 2 estão aplicadas sobre uma partícula de modo que a força resultante é perpendicular a F 1. Se F 1 = x e F 2 = 2x, qual o ângulo entre F 1 e F 2? 15- Na figura, representamos dois vetores a e b de mesma origem e módulos 14 u e 16 u, respectivamente: 16- No plano quadriculado a seguir, temos três vetores a, b e c: Qual é o módulo do vetor resultante da soma desses vetores?

3 17-Quatro vetores coplanares estão distribuídos no plano quadriculado mostrado a seguir: Qual é o módulo do vetor S, tal que S = a + b + c + d? 18- No esquema estão representados os vetores v 1 v 2, v 3 e v 4. A relação vetorial correta entre esses vetores é: 19- Dois vetores de mesma origem formam um ângulo de 60, como mostra a figura. Sendo a = 16 u e b = 10 u, determinar o módulo do vetor D = a b. 20- Dados os vetores u e v representados a seguir a alternativa que melhor traduz a diferença u v. 10- Dois vetores de módulos v 1 = 8 u e v 2 = 5 u formam um ângulo de 60 entre si, como mostra a figura. Determine o módulo de:

4 22- Na figura, observam-se dois vetores a e b de mesma origem e módulos iguais a 7 u e 8 u, respectivamente. O ângulo formado entre eles vale 120. Qual o módulo do vetor diferença D = b - a? 23- No plano quadriculado a seguir, dois vetores x e y. O módulo do vetor diferença x - y vale: a) 1 u. b) 2 u. c) 3 u d) 4 u e) 5 u. EXERCÍCIOS Nível Na figura, temos um vetor v de módulo igual a 10 u e duas retas perpendiculares x e y. Determinar os módulos das componentes v x e v y, segundo essas retas. Dados: sen 30 = 0,50 cos 30 = 0, São dados, na figura, duas retas perpendiculares x e y e um vetor v de módulo igual a 20 unidades: 26- No plano quadriculado a seguir estão representados dois vetores, a e b: Qual o módulo da soma desses vetores? 25- (UFSE) No esquema abaixo estão representadas duas forças aplicadas em um ponto P. Qual é o módulo da resultante dessas duas forças? (Neste esquema, um segmento de 1 cm de comprimento representa uma força de módulo igual a 1 unidade.)

5 EXERCÍCIOS Nível Considere uma partícula que percorre um quarto de uma circunferência de 2,0 m de raio em 10 s. Adotando 2 1,4 e 3,0, determinar: a) o módulo da velocidade escalar média da partícula; b) a intensidade da sua velocidade vetorial média. 29- Um ciclista percorre a metade de uma pista circular de 60 m de raio em 15 s. Adotando 3,0, calcule para esse ciclista: a) o módulo da velocidade escalar média; b) a intensidade da velocidade vetorial média. 30- Três cidades, A, B e C, ocupam os vértices de um triângulo eqüilátero de 60 km de lado. Um carro viaja de A para C, passando por B. Se o tempo gasto no percurso total é de 1,0 h 12 min, determine, em km/h: a) o valor absoluto da velocidade escalar média; b) a intensidade da velocidade vetorial média. 31- Se a aceleração vetorial de uma partícula é constantemente nula, suas componentes tangencial e centrípeta também o são. A respeito de um possível movimento executado por essa partícula, podemos afirmar que o mesmo pode ser: a) acelerado ou retardado, em trajetória retilínea. b) uniforme, em trajetória qualquer. c) apenas acelerado, em trajetória curva. d) apenas uniforme, em trajetória retilínea. e) acelerado, retardado ou uniforme, em trajetória curva. 32- A figura a seguir representa um instante do movimento retilíneo e retardado de uma partícula: Se o movimento ocorre da esquerda para a direita, os vetores que melhor representam a velocidade vetorial e a aceleração vetorial da partícula no instante considerado, e nessa ordem, são: a) 1 e 2. b) 2 e 3. c) 1 e 4. d) 1 e 5. e) 5 e Uma partícula movimenta-se ao longo de uma trajetória circular com velocidade escalar constante. A figura representa a partícula no instante em que passa pelo ponto P:

6 As setas que representam a velocidade vetorial e a aceleração vetorial da partícula em P são, respectivamente: a) 1 e2. b) 3 e 5. c) l e 4. d) 3 e 6. e) 1 e Em relação ao movimento circular e uniforme, analise as proposições a seguir: I- A velocidade vetorial é constante. II- A aceleração vetorial é variável. III- A aceleração vetorial tem intensidade constante. Responda mediante o código: a) Se todas forem corretas. b) Se todas forem incorretas. c) Se apenas I e II forem corretas. d) Se apenas I e III forem corretas. e) Se apenas II e III forem corretas. 35- Um garoto controla por controle remoto um aeromodelo que descreve uma circunferência de 18 m de raio com velocidade de intensidade constante e igual a 108 km/h. Determine: a) o deslocamento vetorial do aeromodelo ao completar uma volta; b) a intensidade de aceleração vetorial do aeromodelo num instante qualquer do movimento. 36- Uma partícula descreve uma circunferência de 12 m de raio com aceleração escalar constante e igual a 4,0 m/s 2. Determinar a intensidade da aceleração vetorial da partícula no instante em que sua velocidade for de 6,0 m/s. 37- Uma partícula percorre uma trajetória circular de 6,0 m de diâmetro, obedecendo à função: v = 1,0 + 4,0 t com v em m/s e t em s. Para o instante t = 0,50 s, determine: a) a intensidade da velocidade vetorial; b) a intensidade da aceleração vetorial. EXERCÍCIOS Nível Um ponto material, partindo do ponto A, desloca-se sobre o diagrama representado a seguir. Em seu movimento, esse ponto material caminha, inicialmente 3 cm para o norte; em seguida, 4 cm para o leste e, finalmente, 6 cm para o sul.

7 Qual o módulo do deslocamento vetorial sofrido pelo ponto material? 39- Um garoto, perdido numa região desértica plana, desloca-se seqüencialmente 4,0 km para o norte, 2,0 km para o leste e 2,5 km para o sul, gastando 10 h no percurso total. Determine: a) o módulo da velocidade escalar média do garoto; b) a intensidade da sua velocidade vetorial média. 40- Duas partículas, X e Y, partem simultaneamente do ponto A, indicado na figura, dirigindose para o ponto B. Enquanto a partícula X percorre a trajetória retilínea, AB, Y percorre a semicircunferência AB. Ambas tem juntas do ponto A e chegam juntas ao ponto B. Determine a razão entre: a) os módulos das velocidades escalares médias de Y e de X; b) as intensidades das velocidades vetoriais médias de Y de X. 41- Uma partícula parte do ponto A da trajetória ABC esquematizada abaixo, no instante t 0 = 0, atinge ponto B no instante t 1 = 3,0 s e pára no ponto C instante t 2 = 5,0 s. A variação de sua velocidade escalar pode ser observada no gráfico abaixo: Considerando o intervalo de 0 a 5,0 s, calcule a partícula: a) o valor absoluto da velocidade escalar média; b) a intensidade da velocidade vetorial média. 42- A figura ilustra a foto estroboscópica de uma partícula que percorre uma trajetória curvilínea da esquerda para a direita em movimento uniformemente variado:

8 O intervalo de tempo entre duas fotos consecutivas é constante e igual a 00,10 s. Que vetores, dentre os numerados de (1 ) a (5), você escolheria para representar a velocidade vetorial e a aceleração vetorial da partícula no ponto P? Analise as proposições: I No movimento retilíneo e acelerado, a aceleração tangencial é não-nula e a aceleração centrípeta é nula. II No movimento parabólico e retardado, as acelerações tangencial e centrípeta são nãonulas. III No movimento circular e uniforme, a aceleração tangencial é nula e a aceleração centrípeta é não-nula. Responda mediante o código: a) Se todas forem corretas. b) Se todas forem incorretas. c) Se somente I e II forem corretas. d) Se somente I e III forem corretas. e) Se somente II e III forem corretas. 44- O gráfico a seguir representa o módulo da velocidade (v) de um automóvel em função do tempo (t) quando o mesmo percorre um trecho circular de uma rodovia. Em relação a esse movimento, podemos afirmar que: a) entre A e B, a aceleração tangencial é nula. b) entre B e C, a aceleração tangencial é nula. c) entre B e C, a aceleração centrípeta é nula. d) entre C e D, a aceleração centrípeta é nula. e) entre C e D, a aceleração tangencial tem sentido oposto ao da velocidade. 45- Uma partícula percorre uma circunferência de 1,5 m de raio no sentido horário, como está representado na figura. No instante t 0, a velocidade vetorial da partícula é v e a aceleração vetorial é a. Sabendo que v = 3,0 m/s: a) calcule a ; b) diga se no instante t 0 o movimento é acelerado ou retardado. Justifique sua resposta. EXERCÍCIOS Nível 1

9 46- Um barco motorizado desce um rio deslocando-se de um porto A até um porto B, distante 36 km, em 0,90 h. Em seguida, esse mesmo barco sobe o rio deslocando-se do porto B até o porto A em 1,2 h. Sendo v B a velocidade do barco em relação às águas e v C a velocidade das águas em relação às margens, calcular v B e v C. 47- Considere um rio cujas águas correm com velocidades de intensidade 3,0 km/h em relação às margens. Um barco desce esse rio, deslocando-se de um porto A até um porto B, em 1,2 h. Em seguida, esse mesmo barco sobe o rio, deslocando-se do porto B até o porto A, em 1,8 h. Sendo v B a intensidade da velocidade do barco em relação às águas e D a distância entre os portos A e B, calcule v B e D. 48- Um artista de cinema, ao gravar uma das cenas um filme de aventura, vai de um extremo ao outro de um vagão de um trem, que se move em trilhos retilíneos com velocidade constante de 36 km/h gastando 20 s. Sabendo que o vagão tem comprimento de 100 m e que o artista se move no mesmo sentido do movimento do trem, calcule: a) a intensidade da velocidade do artista em relação ao trem; b) o tempo necessário para que o artista percorra 60 m em relação ao solo. 49- Ao fazer um vôo entre duas cidades, um avião é posicionado por seu piloto de sul para norte. O motor impulsiona o avião com velocidade constante de módulo igual a 100 km/h. Durante o trajeto, passa a soprar um vento de velocidade 100 km/h, de oeste para este. Se o piloto não mudar as condições iniciais do movimento do avião, qual será a nova velocidade desse avião em relação à Terra, em módulo, direção e sentido? 50- Uma pessoa deseja atravessar um rio, cujas águas correm com velocidade constante de 6,0 m/s em relação às margens. Para tanto, é usado um barco provido de motor de popa, capaz de impulsioná-lo com uma velocidade constante de módulo igual a 8,0 m/s em relação às águas. Se o barco é colocado perpendicularmente às margens, e sendo mantida essa direção, a velocidade desse barco em relação à Terra vale: a) 2,0 m/s c) 8,0 m/s. e) 14 m/s. b) 6,0 m/s. d) 1 0 m/s. 51- (UFMT) Um homem tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5 m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira. A largura da esteira é de 3,0 m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0 m/s. Calcule: a) o módulo da velocidade da pessoa em relação ao solo; b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira. 52- (MACK-SP) Um passageiro em um trem, que se move para sua direita em movimento retilíneo e uniforme, observa a chuva através da janela. Não há ventos e as gotas de chuva já atingiram sua velocidade limite. O aspecto da chuva observado pelo passageiro é:

10 53- Um garoto vai da base até o topo de uma escada rolante e volta do topo até a base da mesma num tempo total de 12 s. A velocidade dos degraus da escada rolante em relação ao solo é de 0,50 m/s e a velocidade do garoto em relação aos degraus é de 5 m/s. Desprezando o tempo gasto pelo garoto na inversão do sentido do seu movimento, calcule o comprimento da escada rolante. 54- Um barco provido de um motor que lhe imprime velocidade de 40 km/h em relação às águas é posto a navegar em um rio de margens paralelas e largura igual a 10 km, cujas águas correm com velocidade de 30 km/h em relação às margens. a) Qual o menor intervalo de tempo para que o barco atravesse o rio? Esse intervalo de tempo depende da velocidade da correnteza? b) Supondo que o barco atravesse o rio no menor intervalo de tempo possível, qual a distância percorrida por ele em relação às margens? 55- Seja v 1 a velocidade de um barco em relação às águas de um rio de margens paralelas e v 2 a velocidade das águas em relação às margens. Sabendo que v 1 = 40 km/h e que v 2 = 20 km/h, determine o ângulo entre v 1 e v 2 para que o barco atravesse o rio perpendicularmente às margens. Admita que v 2 seja paralela às margens. 56- Um carro se movimenta ao longo de uma estrada retilínea e horizontal com velocidade constante de intensidade v c. Está chovendo e as gotas da chuva descrevem, em relação ao solo, trajetórias retilíneas e verticais, com velocidade de intensidade v G. O motorista do carro, olhando pela janela lateral do veículo, observa que as linhas de chuva apresentam-se inclinadas de um ângulo em relação à vertical. a) Explicar por que, em relação ao carro, as linhas de chuva apresentam-se inclinadas em relação à vertical. b) Calcular a tg em função de v c e v G. 57- Um trem dotado de janelas laterais retangulares de dimensões 80 cm x 60 cm viaja ao longo de uma ferrovia retilínea e horizontal com velocidade constante de 40 km/h. Ao mesmo tempo, cai uma chuva vertical (chuva sem vento), de modo que as gotas apresentam, em relação ao solo, velocidade constante de intensidade v. Sabendo que o trajeto das gotas de chuva observado das janelas laterais do trem tem a direção da diagonal dessas janelas, determine: a) o valor de v; b) a intensidade da velocidade das gotas de chuva em relação a um observador no trem. 58- Um automóvel desenvolve, numa estrada plana e horizontal, movimento retilíneo e uniforme com velocidade de módulo v. Supondo que suas rodas rolem sem escorregar, calcular, em relação ao plano de rolamento, os módulos das velocidades instantâneas dos pontos A, B, C, D e O, indicados na figura a seguir: 59- Um carro trafega a 100 km/h sobre uma rodovia retilínea e horizontal. Na figura, está representada uma das rodas do carro, na qual estão destacados três pontos: A, B e C. EXERCÍCIOS Nível FUABC-SP) As grandezas físicas podem ser escalares ou vetoriais. As vetoriais são aquelas

11 que possuem caráter direcional. Das alternativas abaixo, assinale aquela que tem apenas grandezas vetoriais: a) Força, massa e tempo. b) Tempo, temperatura e velocidade. c) Potência, temperatura e densidade. d) Deslocamento, massa e trabalho. e) Velocidade, força e deslocamento. 61- Duas forças, F 1 e F 2, de mesma intensidade x são aplicadas numa partícula formando um ângulo de 120. Qual a intensidade da força resultante R, dada por R = F 1 + F 2? 62- Três forças coplanares, F 1, F 2 e F 3, de mesma intensidade x, são aplicadas num ponto material formando 120, duas a duas, como representa o esquema a seguir: 62- Considere duas forças, F 1 e F 2, de intensidades respectivamente iguais a 120 N e 90 N aplicadas num ponto material. a) Determine o intervalo de valores possíveis para a intensidade da resultante de F1 e F2. b) Calcule a intensidade da resultante, supondo que F 1 e F 2 sejam perpendiculares entre si. 63- (UnB-DF) Seis vetores fecham um hexágono regular, dando uma resultante nula. Se trocarmos o sentido de três deles, alternadamente, qual será o módulo da resultante? Admita que cada vetor componente tenha módulo a. 65- Considere os vetores A, B e C representados abaixo: 66- Considere uma partícula em movimento sobre o plano cartesiano Oxy. Suas coordenadas de posição variam em função do tempo conforme mostram os gráficos abaixo:

12 No intervalo de t o = 0 a t 1 = 2,0 s, calcule: a) a intensidade do deslocamento vetorial da partícula; b) a intensidade da sua velocidade vetorial média. 67- (FEI-SP) Um corpo percorre, com movimento uniforme, a trajetória ABCD. Os trechos AB e CD são relíneos e 0 trecho BC é circular: O diagrama da aceleração do corpo em função tempo tem o seguinte aspecto: 68- Um satélite descreve uma órbita circular de raio R em torno da Terra. Admitindo que o movimento uniforme de período igual a T, aponte a alternativa que traz o valor correto da intensidade da aceleração vetorial do satélite: 69- (FESP-SP) Em determinado instante, o vetor velocidade e o vetor aceleração de uma partícula são representados na figura abaixo. Qual dos pares oferecidos represental no instante considerado, os valores da aceleração escalar do raio de curvatura R da trajetória? a) = 4,0 m/s 2 e R = 0. b) = 4,0 m/s 2 er =. c) = 2,0 m/s 2 e R = 29 m. d) = 2,0 m/s 2 e R = 2,9 m. e) = 3,4 m/s 2 e R = 29 m. 70- (UNIP-SP) Um barco motorizado, navegando a favor da correnteza de um rio, vai de uma localidade A outra localidade B em 60 h. O mesmo barco vai da localidade B para a localidade A, caminhando contra a correnteza, em 80 h. Nos dois casos a velocidade do barco, em relação

13 às águas, tem a mesma intensidade. O tempo gasto por um bote, navegando exclusivamente ao sabor da correnteza para de A àté B é: a) 20 h. c) 20 dias e) 1 mês b) 140 h. d) 2 dias 71- um avião voa, em relação ao solo, com movimento retílineo e uniforme de velocidade 1000 km/h, no sentido de leste para oeste. O vento sopra no sentido de norte para sul com velocidade constante de 200 km/h. A velocidade do avião em relação ao vento tem orientação. 72- Na duas experiências esquematizadas abaixo, um trem de brinquedo, percorrendo trilhos retílineos fixos a uma toalha postada sobre uma mesa, vai de um ponto A a um ponto B com velocidade v 1 é medida em relação aos trilhos e os pontos A e B são pontos dos trilhos. Na experiência 1, o trem percorre 1,2 m de A até B. Na experiência 2, o garoto puxa a toalha, sem pertubar o movimento próprio do trem, com velocidade de v 2 de intensidade 10 cm/s. A velocidade v 2 é medida em relação à mesa e é perpendicular a v 1. Com relação à experiência 2 e considerando o percurso de A até B, responda: a) Qual a distância percorrida pelo trem na direção de v 2? b) Qual a distância percorrida pelo trem em relação à mesa? 73- (Fuvest-SP) Um cilindro de madeira de 4,0 cm de diâmetro rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis, A e B, como mostra a figura. Em determinado instante a tábua A se movimenta para a direita com velocidade de 40 cm/s e o centro do cilindro se move para a esquerda com velocidade de intensidade 10 cm/s. Qual é nesse instante a velocidade da tábua B em módulo e sentido?

14 74- O esquema representa um carretel de linha sendo puxado sem escorregamento sobre um plano horizontal. No instante considerado, o ponto A da linha tem velocidade horizontal para a direita, de intensidade v. A intensidade da velocidade do ponto A em relação ao eixo longitudinal do carretel que passa por C vale:

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL r P r 1 1 r 2 r 2 vm r 2 1 a a t Eixo tangente à trajetória a c a Fixação 1) Um móvel percorre 4,0km para leste e 3,0km para norte. Isso ocorre em 20 minutos.

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS

LISTA DE EXERCICIOS GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS horizontal um ângulo de 60. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade. 06) (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetória perpendiculares, com velocidades constantes, conforme

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

Composição de Movimento - Anual

Composição de Movimento - Anual Questão 01 - (UFRN/2011) Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado

Leia mais

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0

Leia mais

Curso: E.M. TURMA: 1101 / 1102 DATA:

Curso: E.M. TURMA: 1101 / 1102 DATA: 1) Determine o módulo do vetor soma de a (a = 60 u) com b (b = 80 u) em cada caso: a) b) EXERCÍCIOS ON LINE 1º Bimestre DISCIPLINA: FISICA 1 PROFESSOR(A): ANDERSON Curso: E.M. TURMA: 1101 / 1102 DATA:

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

MÓDULO 5 aula 51 (posição e deslocamento vetorial)

MÓDULO 5 aula 51 (posição e deslocamento vetorial) MÓDULO 5 aula 51 (posição e deslocamento vetorial) FERA, sempre bom lembrar que posição é o mesmo que localização, ok? E que a diferença entre duas posições corresponde ao deslocamento. Posição e deslocamento

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Física - vetores. Página 1 de 9

Física - vetores. Página 1 de 9 1. (Ita) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

Colégio Família Stella Profº João Escalari (Vetores Parte 1)

Colégio Família Stella Profº João Escalari (Vetores Parte 1) 1. (Fuvest 92) Adote: g = 10 m/s Uma pessoa sentada num trem, que se desloca numa trajetória retilínea a 20 m/s, lança uma bola verticalmente para cima e a pega de volta no mesmo nível do lançamento. A

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Uesc 2011) Considere um móvel que percorre a metade de uma pista circular de raio igual a 10,0m em 10,0s. Adotando-se 2 como sendo 1,4 e π igual a 3, é correto afirmar: a) O espaço percorrido pelo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 04 CINEMÁTICA VETORIAL E COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS PROF. BETO E PH CINEMÁTICA VETORIAL 1) Uma partícula de certa massa movimenta-se sobre um plano horizontal,

Leia mais

Existem duas formas de se pensar a questão da composição de movimento. Uma primeira forma de se entender a composição de movimentos (aqui é melhor

Existem duas formas de se pensar a questão da composição de movimento. Uma primeira forma de se entender a composição de movimentos (aqui é melhor Existem duas formas de se pensar a questão da composição de movimento. Uma primeira forma de se entender a composição de movimentos (aqui é melhor falar em decomposição de movimentos) é pensar o movimento

Leia mais

ALUNO(a): LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 2 o Bimestre L1

ALUNO(a): LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 2 o Bimestre L1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Fabrízio Gentil Bueno DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 1 o ALUNO(a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 2 o Bimestre L1 01 - (FGV) Um avião decola de

Leia mais

CINEMÁTICA VETORIAL. Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu. vetor posição.

CINEMÁTICA VETORIAL. Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu. vetor posição. CINEMÁTICA VETORIAL CINEMÁTICA VETORIAL Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu vetor posição. CINEMÁTICA VETORIAL O vetor posição da partícula, em

Leia mais

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x LISTA UERJ TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Três bolas X, Y e Z são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes

Leia mais

1. Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F 1 9 N e F2

1. Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F 1 9 N e F2 1. Sobre uma mesa sem atrito, um objeto sofre a ação de duas forças F 1 9 N e F2 15 N, que estão dispostas de modo a formar entre si um ângulo de 120. A intensidade da força resultante, em newtons, será

Leia mais

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015)

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Um garoto, do alto de uma árvore, deixa cair uma fruta de 50 g de uma

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Mecânica: Cinemática Introdução à Cinemática Conceitos Iniciais Prof. Murillo Nascente I- CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA 1. Cinemática: É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas

Leia mais

Velocidade: Variação da distância percorrida por um corpo no tempo.

Velocidade: Variação da distância percorrida por um corpo no tempo. Apostila de Revisão n 1 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - Cinemática 1. CINEMÁTICA: Nesse tópico, o foco principal é o conhecimento das relações entre deslocamento,

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9ª ano ( ) 65 Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Aluno (a):. No. Exercícios de recuperação Data: 17 /12/ 2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16 /08 /2016 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO 1) (PUC-MG) Um objeto, movendo-se em linha reta, tem, no instante

Leia mais

Tarefa online Física. Turmas: 8 EF. 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E):

Tarefa online Física. Turmas: 8 EF. 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E): Tarefa online Física Turmas: 8 EF 1 A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou errado (E): ( ) As grandezas escalares ficam definidas apenas pelo valor,

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Vetores. Fascículos. Cinemática Vetorial. Caderno. Movimento circular. Leis de Newton.

Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Vetores. Fascículos. Cinemática Vetorial. Caderno. Movimento circular. Leis de Newton. Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio Exercícios de Fixação Vetores Primeiro Ano Ensino Médio 1) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado? 2) O que são vetores iguais? E vetores opostos? Dê exemplo

Leia mais

REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO

REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO REVISÃO AULA 09 (01 / 03 / 2018) SOMA DE VETORES MÉTODO DO PARALELOGRAMO A NOVA TURMA MED ENEM 2018 VAI COMEÇAR OLHA SÓ QUANTA COISA VOCÊ VAI TER NESTA TURMA: ROTEIROS DE ESTUDO SEMANAIS EM PDF (RESUMO

Leia mais

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO 1 Duas partículas A e B estão do lado oposto de uma reta com 500 m de comprimento. A partícula A desloca-se na direção AB e no sentido de B, com uma velocidade constante

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 11 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - VETORES

LISTA DE EXERCÍCIOS - VETORES LISTA DE EXERCÍCIOS - VETORES 1. (Ita 2009) Na figura, um ciclista percorre o trecho AB com velocidade escalar média de 22,5 km/h e, em seguida, o trecho BC de 3,00 km de extensão. No retorno, ao passar

Leia mais

Lista de exercícios: Cinemática Vetorial

Lista de exercícios: Cinemática Vetorial Lista de exercícios: Cinemática Vetorial 1. (UFC 2006) Analisando a disposição dos vetores BA, EA, CB, CD e DE, conforme figura a seguir, assinale a alternativa que contém a relação vetorial CORRETA. A)

Leia mais

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético.

VETORES. Física. primeiro à extremidade do último vetor traçado. magnético. Prof. Paulino Mourão VETORES Física MARÇO/009 ursos C 1. GRANDEZAS FÍSICAS 3. SOMA DE VETORES º E.M. Master 11/03/09 1.1. Grandezas Escalares São totalmente definidas somente por um valor numérico associado

Leia mais

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor FÍSICA Professor(a): Rodrigo Alves LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: REVISÃO DIA: MÊS: 2017 ASSUNTOS: VETORES CINEMÁTICA VETORIAL MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME

Leia mais

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Vetores Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7

1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7 Sumário 1 Movimento Circular 3 1.1 Lista de Movimento circular................................... 3 2 Cinemática do Ponto Material 7 3 Equilíbrio de Corpos no Espaço 9 3.1 Equilíbrio de Partícula.....................................

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 22 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Considere o gráfico v(t) correspondente

Leia mais

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico

Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna. + contexto histórico Física Profª Camila Mecânica Termo Ondas Óptica Eletromagnetismo Física Moderna + contexto histórico Mecânica CINEMÁTICA Estuda os movimentos sem se preocupar com as causas CONCEITOS IMPORTANTES: tempo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA A PROVA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA A PROVA 1. (Fuvest 92) Adote: g = 10 m/s Uma pessoa sentada num trem, que se desloca numa trajetória retilínea a 20 m/s, lança uma bola verticalmente para cima e a pega de volta no mesmo nível do lançamento. A

Leia mais

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO - MRUV MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO MRUV

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO - MRUV MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO MRUV EDUCANDO: Nº: TURMA: DATA: / / LIVRES PARA PENSAR EDUCADOR: Rosiméri dos Santos ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO - MRUV MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO MRUV Movimento Uniformemente Variado A variação da velocidade

Leia mais

LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl

LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSICA 03 3.ª Série Ensino Médio Professor: SANDRO SANTANA Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático : LISTA COMPLEMENTAR MUV DIA: MÊS: 03 2018 Deus é amor e o amor é

Leia mais

Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE)

Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE) Me chamo Rafael Colucci, sou licenciado em física pela Universidade Federal de Itajubá e atuo no ensino de física e matemática nos níveis médio e superior Trabalho com criação de conteúdos digitais e possuo

Leia mais

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2 1. Um caminhão se desloca em movimento retilíneo e horizontal com velocidade constante de 20 m/s. Sobre sua carroceria está um canhão, postado para tiros verticais, conforme indica a figura. Despreze a

Leia mais

Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme.

Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme. Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme. 1) Um automóvel desacelera uniformemente até o repouso, em um intervalo de tempo de 30s, percorrendo uma distância em

Leia mais

Introdução à Cinemática

Introdução à Cinemática Mecânica: Cinemática Introdução à Cinemática Conceitos Iniciais Prof. Murillo Nascente 1. Cinemática: É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas sem se levar em conta o que

Leia mais

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME:

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

( ) Velocidade e Aceleração Vetorial. Gabarito: Página 1 A A B B. = Q= m v = 85 22= 1870 N s.

( ) Velocidade e Aceleração Vetorial. Gabarito:  Página 1 A A B B. = Q= m v = 85 22= 1870 N s. Gabarito: Velocidade e Aceleração Vetorial Resposta da questão 1: Todo movimento circular contém uma componente centrípeta voltada para o centro da circunferência de módulo não nulo. Resposta da questão

Leia mais

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE 1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante

Leia mais

Componente Química 11ºAno Professora Paula Melo Silva Unidade 1 Mecânica 1.1. Tempo, posição e velocidade

Componente Química 11ºAno Professora Paula Melo Silva Unidade 1 Mecânica 1.1. Tempo, posição e velocidade Referencial e posição: coordenadas cartesianas em movimentos retilíneos Componente Química 11ºAno Professora Paula Melo Silva Unidade 1 Mecânica 1.1. Tempo, posição e velocidade Distância percorrida sobre

Leia mais

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a

Leia mais

2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas)

2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas) Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.

Leia mais

Atividade de: FÍSICA 4ª UL / 2015 Série: 1ª (E. P.)

Atividade de: FÍSICA 4ª UL / 2015 Série: 1ª (E. P.) Atividade de: FÍSICA 4ª UL / 2015 Série: 1ª (E. P.) Professor: Thiago Alvarenga Ramos Nota: Valor da Atividade: 2,0 Nome do(a) aluno(a): Nº Turma: 1 C 1 3 Use caneta azul ou preta e escreva com letra legível.

Leia mais

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade.

Vetores. Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Vetores Grandeza Escalar precisa somente de um número e sua unidade. Grandeza Vetorial precisa de módulo, direção e sentido para ficar perfeitamente representado. VETOR É o ente matemático que nos ajuda

Leia mais

Recuperação de Física - Giovanni

Recuperação de Física - Giovanni Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física - Giovanni 1 - Qual a diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV)? 2 - A equação que representa

Leia mais

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS OPERAÇÕES ELEMENTARES Diariamente nos deparamos com muitas grandezas físicas. Algumas dessas grandezas ficam perfeitamente definidas com um valor numérico e sua unidade

Leia mais

Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019

Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019 Sumário Aplicações das leis de Newton ao Movimento Circular... 2 Um corpo em movimento circular uniforme... 2 1) RHK E4.21 Lançamento de funda... 2 2) Velocidade e aceleração dos ponteiros do relógio...

Leia mais

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico.

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. Grandezas Vetores É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. GRANDEZA ESCALAR São aquelas medidas que precisam

Leia mais

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física.

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Dione Dom Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Valor: 1 Ponto 1) A figura a seguir mostra seis vetores que formam

Leia mais

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS FÍSICA ºTA REPOSICAÇÃO 205 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS O QUE É A CINEMÁTICA A Cinemática estuda o movimento dos corpos, independentemente das causas desse movimento. Seu objetivo é descrever

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2018.1 Vetores Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

Importante: i. As cinco páginas seguintes contém

Importante: i. As cinco páginas seguintes contém Lista 2: Cinemática Bi e Tridimensional NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais

Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de

Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de Ano lectivo 2010-2011 Engenharia Civil Exercícios de Física Ficha 4 Movimento a uma Dimensão Capítulo 3 Conhecimentos e e capacidades a adquirir a adquirir pelo pelo aluno aluno Aplicação dos conceitos

Leia mais

FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série

Mecânica 2007/ ª Série Mecânica 007/008 ª Série Questões: 1. Se a velocidade média é nula durante um intervalo de tempo t e se v(t) é uma função contínua, mostre que a velocidade instantânea se deve anular em algum instante

Leia mais

FAP151 Fundamentos de Mecânica. 8ª Lista de Exercícios. Maio de 2008 Movimento Circular Uniforme e Movimento relativo

FAP151 Fundamentos de Mecânica. 8ª Lista de Exercícios. Maio de 2008 Movimento Circular Uniforme e Movimento relativo FAP151 Fundamentos de Mecânica. 8ª Lista de Exercícios. Maio de 008 Movimento Circular Uniforme e Movimento relativo Entregue as soluções dos exercícios 5 e 5. Note que não é suficiente fornecer apenas

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Cinemática III Gráficos do M.U. e M.U.V. 1. (Enem 01) Para melhorar a mobilidade urbana na rede

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2 DISCIPLINA FÍSICA I LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1 As extremidades de um segmento de reta AB tem coordenadas A(-80 cm, 80 cm) e B(80 cm, 160 cm). Trace o segmento de reta num referencial cartesiano (x,y)

Leia mais

A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme

A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme A Matéria em Movimento: Movimento Retilíneo e Uniforme Capítulo 2 1º bimestre Colégio Contato Farol Professora Thaís Freitas Ensino de Física MECÂNICA Estuda os movimentos. CINEMÁTICA Estuda o estado de

Leia mais

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias 1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade

Leia mais

MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: Aceleração constante e diferente de zero. O módulo da velocidade varia de modo uniforme

Leia mais

Revisão EsPCEx 2018 Cinemática Prof. Douglão

Revisão EsPCEx 2018 Cinemática Prof. Douglão Revisão EsPCEx 018 Cinemática Prof. Douglão 1. Considere a situação em que um jogador de futebol esteja treinando e, para isso, chute uma bola contra uma parede vertical. Suponhase que a bola realize um

Leia mais

COLÉGIO DOMINUS VIVENDI Lista de Exercícios MU e MUV Prof. Anderson (Física). Recuperação

COLÉGIO DOMINUS VIVENDI Lista de Exercícios MU e MUV Prof. Anderson (Física). Recuperação COLÉGIO DOMINUS VIVENDI Lista de Exercícios MU e MUV Prof. Anderson (Física). Recuperação 01 Dois ciclistas que movem-se com velocidade constante possuem funções horárias S 1 = 20 + 2.t e S 2 = -40 + 3.t;

Leia mais

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias!

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! 15 REVISÃO Nome Nº 1ª série Física βeth Data / /2019 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! PARA TODOS OS PROBLEMAS: Despreze a resistência do ar e

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS

COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS 1. (G1 1996) Um veleiro deseja se mover para o nordeste sendo que o vento sopra de leste para oeste. Na figura a seguir represente o barco e a posição em que deve ser colocada a sua vela. 2. (G1 1996)

Leia mais

Conceitos iniciais de Cinemática

Conceitos iniciais de Cinemática Conceitos iniciais de Cinemática [...] da porta até o fundo do elevador: tentou fazer uma estimativa da velocidade de descida, mas era impossível, pois não tinha qualquer ponto de referência. ARTHUR CLARK

Leia mais

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Movimentos em 2D 1) Você está operando um modelo de carro com controle remoto em um campo de tênis vazio. Sua posição é a origem

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER

LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER Câmara Escura e espelhos planos: exercícios 01 a 05 Espelhos Esféricos: exercícios 06 a 08 Lentes Esféricas: exercícios 09 a 11 Cinemática

Leia mais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais

Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Física B - Aula 3 Grandezas Escalares e Vetoriais Na Física tratamos de dois tipos principais de grandezas: as grandezas escalares e grandezas vetoriais. Grandezas Escalares A grandeza escalar é aquela

Leia mais

Mecânica 1.1 Tempo, posição e velocidade

Mecânica 1.1 Tempo, posição e velocidade Mecânica 1.1 Tempo, posição e velocidade REFERENCIAL E POSIÇÃO Estudar o movimento de um sistema mecânico pode ser muito complicado se implicar o estudo do movimento de todas as partículas que o constituem.

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 2 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

RETRÓGRADO OU REGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial.

RETRÓGRADO OU REGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial. MRU Movimento Retilíneo Uniforme MRU é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: O móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais Velocidade constante. Como não varia

Leia mais

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,

Leia mais

Para o propósito da definição de composição dos movimentos considere o seguinte:

Para o propósito da definição de composição dos movimentos considere o seguinte: COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS I) RESUMO SOBRE A COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTO Para o propósito da definição de composição dos movimentos considere o seguinte: Um móvel (barco, avião,...) que se movimenta em relação

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO e DIOGO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2

LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA FÍSICA I EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2 DISCIPLINA FÍSICA I LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1 As extremidades de um segmento de reta AB tem coordenadas A(-80 cm, 80 cm) e B(80 cm, 160 cm). Trace o segmento de reta num referencial cartesiano (x,y)

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 02 VETORES B a A B 5m A v - v a b b a s a b c b S a a s b s = a 2 + b 2 d = a - b d = a + (-b) d a -b b y a a x a y x Como pode cair no enem? (UFRJ) Sejam três cartazes idênticos

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2018 Valor: Nota: 1 - Um móvel percorre uma distância

Leia mais

Versão 1 Este teste é constituído por 25 questões de escolha múltipla valendo cada uma 8 pontos.

Versão 1 Este teste é constituído por 25 questões de escolha múltipla valendo cada uma 8 pontos. 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 10 de outubro Ano Letivo: 2018/2019 90 min + 15 min Versão 1 Este teste é constituído por

Leia mais