A folha branca. 2ª feira, 03 de novembro de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A folha branca. 2ª feira, 03 de novembro de 2014"

Transcrição

1 2ª feira, 03 de novembro de 2014 A folha branca Bom dia. Estamos no início do mês de novembro e de mais uma semana de aulas. Por tal, o nosso diretor, o Pe. Tarcízio Morais quer deixar-nos uma mensagem. Vamos ver e escutar. Para aceder dentro da escola: Ctrl + clique sobre o link Mensagem do Diretor - Novembro 2014 Para aceder fora da escola: Ctrl + clique sobre o link Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso São João Bosco. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia!

2 3ª feira, 04 de novembro de 2014 Bem-aventurados! Porém Bom dia. O mês de Novembro está associado aos santos; àqueles que partiram deste mundo e estão junto de Deus a interceder por nós. São todos aqueles que Jesus declarou «bemaventurados», ou por outras palavras, «felizes», porque Deus está com eles. As Bem-aventuranças são uma exigente proposta de vida a partir do mandamento de amor deixado por Jesus: «amai-vos uns aos outros como Eu vos amei». Contudo, o mundo oferece-nos outras propostas que, sendo mais fáceis de cumprir, nem sempre trazem felicidade verdadeira. Bem-aventurados! Porém o mundo diz Jesus disse: Felizes os pobres, porque vosso é o Reino de Deus Porém o mundo diz: Felizes os que possuem e gastam grandes fortunas insensíveis aos mais necessitados. Jesus disse: Felizes os que choram, porque serão consolados Porém o mundo diz: Felizes os que se riem e se divertem às custas dos outros. Jesus disse: Felizes os mansos porque possuirão a terra Porém o mundo diz: Felizes os violentos, os poderosos, os orgulhosos, que esmagam o seu semelhante, sem olhar a meios. Jesus disse: Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia Porém o mundo diz: Felizes os que, incapazes de perdoar, fazem justiça com as próprias mãos. Jesus disse: Felizes os puros, porque verão a Deus. Porém o mundo diz: Felizes os usam a vingança para acalmar o seu coração. Jesus disse: Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus Porém o mundo diz: Felizes os que promovem a guerra e destroem as alegrias e esperanças dos seus semelhantes. Jesus disse: Felizes os que são perseguidos por causa de Mim Porém o mundo diz: Felizes os que são indiferentes e os que vivem como se Deus não existisse. (adaptado de Pedrosa Ferreira, As bem-aventuranças hoje, pp ) Esta adaptação das Bem-aventuranças permite-nos compreender melhor a proposta de Jesus em comparação às propostas egocêntricas do mundo. Peçamos a Deus que nos ajude a encontrar e a seguir a verdadeira proposta de felicidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai nosso São João Bosco. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia!

3 4ª feira, 05 de novembro de 2014 O vendedor de balões Bom dia. Quantas vezes já comparámos a nossa vida à de outros, tentando medir quem é mais feliz? O texto que vamos escutar convida-nos a valorizar o que somos e o que temos. O vendedor de balões Certo dia, um grupo de meninos contemplava um vendedor de balões na festa da aldeia. O povoado era pequeno e o vendedor havia chegado há poucos dias. No entanto, não era uma pessoa muito conhecida. Em poucos dias, as pessoas deram conta que era um excelente vendedor e que usava uma técnica muito pouco comum, que acabava por captar a atenção de todos, pequenos e grandes. Num momento soltou um balão grande, vermelho, e toda a gente, especialmente os potenciais clientes, as crianças, olhavam como o balão subia até ao céu. Logo depois soltou um balão azul, depois um verde, depois um amarelo, Todos subiam ao céu de forma semelhante ao primeiro balão. Entre as crianças, um menino pequenino, olhava fixamente sem desviar a sua atenção, para um balão mais pequeno que os restantes, que o vendedor mantinha preso por um fio. A certa altura, ganhou coragem, aproximou-se do vendedor e perguntou-lhe: «Senhor, se soltasse esse balão mais pequeno, ele subiria igualmente aos restantes?». O vendedor sorriu para o menino, soltou o cordel com que mantinha seguro o balão e, enquanto este subia até ao céu, disse-lhe: «Não é a forma, o tamanho, ou a cor que faz subir os balões, mas sim o que têm lá dentro!» (retirado de a ) O que importa não são as diferenças exteriores, mas os bons princípios, os valores e conhecimentos que estão dentro de cada um e que nos fazem ir mais além. É o que está dentro de nós que nos torna únicos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria. Santo António. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia!

4 5ª feira, 06 de novembro de 2014 Obediência no caminho da felicidade Bom dia. Temos vindo a falar do alcance da verdadeira felicidade. Hoje D. Bosco fala-nos que a felicidade também passa pela obediência. Escutemos. (para o 1º e 2º ciclos) A primeira virtude de um jovem é a obediência aos pais Imaginem que a nossa vida é semelhante à de uma planta. Se não cuidarmos dela, ela seca e morre. O mesmo acontece se não seguirmos a boa educação que nos é dada: não seremos felizes. Por isso, devemos respeitar e obedecer aos nossos pais e professores. Há aquelas crianças e jovens que, quando os pais lhes pedem um favor, mostram má vontade, respondendo de forma mal-educada ou encolhem os ombros. Isto ofende os pais e ofende a Deus. Sejam sinceros com os vossos superiores; não lhes mintam. A mentira, quando descoberta, faz com que deixem de confiar em vocês. Sigam os conselhos dos vossos educadores, e tenham o cuidado de lhes pedir autorização para fazer alguma coisa. Se fizerem tudo isto agora, serão sempre felizes. (para o 3º ciclo e E. Secundário) A primeira virtude de um jovem é a obediência Assim como, se não cuidarmos duma planta, ela seca e morre, também acontece com cada um de nós, se não nos deixarmos educar pelos nossos superiores. Diz a Bíblia: Honra teu pai e tua mãe e serás feliz (Ex 20, 12). Honrar significa respeitar e obedecer aos vossos pais sem mostrar má vontade. Tenham cuidado para não serem daqueles que encolhem os ombros, abanam a cabeça e, pior ainda, respondem de forma mal educada. Esses ofendem gravemente os seus pais e o próprio Deus, que, por meio deles, nos quer educar. Devemos mostrar respeito, tendo o cuidado de nada fazer sem a sua autorização. Ajudem os vossos pais sempre que precisarem, principalmente quando ficarem mais velhinhos. Rezem por eles, de manhã e à noite, para que Deus os acompanhe e ajude. Sejam sinceros; não se desculpem com mentiras ou negando o que fizeram. A mentira, além de ofender a Deus, faz com que vocês sejam considerados mentirosos e os outros não confiem mais em vocês. Que os conselhos e avisos dos vossos educadores sejam regra do vosso viver e agir. Felizes serão se assim o fizerem. Por isso termino dizendo-vos: entreguem-me um filho obediente e ele será santo. (adaptado de S. João Bosco, Ensinamentos de vida espiritual, pp ) Hoje, rezemos pelos nossos pais, professores, educadores, que fazem parte do nosso caminho de felicidade. Que Deus esteja sempre presente nas suas vidas; os ilumine para que sejam verdadeiros educadores, e esteja atento às suas necessidades. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Pai Nosso S. Nuno de Santa Maria. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia!

5 6ª feira, 07 de novembro de 2014 A vida é um diamante Bom dia. A história de hoje, baseada em relatos verdadeiros, ajudar-nos-á a pensar alguns aspetos da nossa vida e como os devemos encarar. O diamante com fissuras Um homem tinha um grande diamante. Contudo, apercebeu-se que esse diamante tinha algumas fendas, que desvalorizava a pedra preciosa. Muitos diziam que era um diamante com defeito e que o melhor seria vendê-lo ou cortá-lo em diamantes mais pequenos. Insatisfeito com os conselhos, o homem procurou alguém que lhe desse outra solução mais satisfatória. Um dia encontrou-se com um perito de diamantes, um verdadeiro mestre. Este pegou no diamante, contemplou e pôs mãos à obra. Com seus instrumentos e muita paciência foi dando forma ao duro objeto, alisando as fissuras, até que o apresentou ao seu proprietário. Este ficou chocado: tinha diante de si uma linda rosa. A partir daquele dia, a rosa talhada do diamante, passou a ser admirada por todos. Um dos ensinamentos desta história são as surpresas da vida. Em cada vida, como na superfície do diamante, existem fendas. São elas as dificuldades, adversidades, obstáculos que surgem Porém, este mesmo diamante visto por um especialista, orientado por um professor ou educador, pode ser transformado em algo que torne a realidade mais bonita. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Bom dia!

PAPA FRANCISCO RESPONDE SOBRE A FAMÍLIA

PAPA FRANCISCO RESPONDE SOBRE A FAMÍLIA 2ª FEIRA 05 novembro PAPA FRANCISCO RESPONDE SOBRE A FAMÍLIA E boa semana. O Papa Francisco, volta a surpreender uma menina que lje escreveu com uma pergunta muito interessante: Carta para o Papa Francisco

Leia mais

EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro

EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro 2ª FEIRA 29 de outubro Bom dia a todos e boa semana! Esta semana abreviada vamos dedica-la a preparar a Festa de Todos os Santos. Falar de santidade é acolher o dom maior que Deus tem para nos oferecer:

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 19 de novembro 2018 SEMINÁRIOS Ainda nos lembramos que a semana passada foi dedicada aos seminários! Hoje vamos ver um vídeo em que o Padre Bernardo Trocado nos fala.

Leia mais

Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb

Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb Exortação Apostólica do Santo Padre FRANCISCO SOBRE O CHAMAMENTO À SANTIDADE NO MUNDO ATUAL Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um

Leia mais

Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum Sede felizes!

Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum Sede felizes! Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum-2.2.2014 Sede felizes! Combatei a miséria e reparti do que é vosso com os outros. Sede pacientes, tolerantes, dialogantes, humildes. Tende esperança no meio da escuridão,

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE!

2ª FEIRA 29 de abril. I ll keep you safe REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO Bom dia! Boa semana a todos! Na semana passada falámos de serviço. Como vimos, estar em missão também é colocarmo-nos ao serviço. Esta semana vamos falar de outro exemplo de missão:

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro

2ª FEIRA 21 de janeiro 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um pequeno resumo

Leia mais

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO 2ª FEIRA 12 DE MARÇO INTRODUÇÃO Bom dia! Já passámos mais de metade da Quaresma. O tempo passa mesmo depressa! Dentro deste espírito quaresmal, gostaríamos de refletir sobre o que temos recebido de Deus.

Leia mais

PRIMEIRA EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA DAS FMA

PRIMEIRA EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA DAS FMA 14 de novembro PRIMEIRA EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA DAS FMA Bom dia. Hoje gostaríamos de partilhar convosco um acontecimento muito bonito e importante para as Irmãs Salesianas. Hoje, começaram as celebrações

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 2ª feira, dia 14 de janeiro de 2019 DOM BOSCO, PAI E MESTRE DOS JOVENS Bom dia! Mais um dia que nos é dado para vivermos bem uns com os outros. Todos nós temos uma história e todos

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ 16 de janeiro HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ Bom dia. E boa semana. Hoje começamos o nosso dia com a Palavra de Deus. Penso que sabes o que quer dizer A Palavra de Deus é aquela palavrinha que lemos e escutamos

Leia mais

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO 2ª FEIRA 12 DE MARÇO INTRODUÇÃO Bom dia! Já passámos mais de metade da Quaresma. O tempo passa mesmo depressa! Dentro deste espírito quaresmal, gostaríamos de refletir sobre o que temos recebido de Deus.

Leia mais

ALEGRIA. Oração Avé-Maria Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

ALEGRIA. Oração Avé-Maria Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 14 janeiro ALEGRIA E boa semana. Estamos no mês de Dom Bosco. A 31 de janeiro celebramos a sua festa, o dia em que Dom Bosco foi para o céu, para a vida eterna. Por isso, ele é Santo. Está junto

Leia mais

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO 2ª FEIRA 12 DE MARÇO Bom dia! Já passámos mais de metade da Quaresma. O tempo passa mesmo depressa! Dentro deste espírito quaresmal, gostaríamos de refletir sobre o que temos recebido de Jesus. Jesus é

Leia mais

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de fevereiro 2ª FEIRA 11 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar sobre o amor que o Pai do Céu tem por cada um de nós, e nos faz sentir como filhos amados. Vamos ouvir uma história contada pelo próprio

Leia mais

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz 2ª FEIRA 1 de abril E boa semana. Estamos na 4ª semana da quaresma. Ontem celebrámos o 4º domingo da quaresma que é também conhecido pelo Domingo da Alegria. O Nosso símbolo: Sentido único- o caminho é

Leia mais

COMENTÁRIO / REFLEXÃO

COMENTÁRIO / REFLEXÃO 2ª feira, 10 de novembro de 2014 Pensar positivo Bom dia. Por vezes, ao longo da nossa vida surgem-nos desafios que parecem dificeis de ultrapassar. Escutemos hoje uma fábula que traz um ensinamento muito

Leia mais

. Bom dia! 2ª FEIRA 03 dezembro TEMPO DE ADVENTO

. Bom dia! 2ª FEIRA 03 dezembro TEMPO DE ADVENTO 2ª FEIRA 03 dezembro TEMPO DE ADVENTO Iniciamos um novo tempo: o ADVENTO. Ainda se lembram o que quer dizer Advento? (Vinda; esperar Aquele que há de vir). É um tempo muito especial por isso tem de ser

Leia mais

Sede felizes! Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis.

Sede felizes! Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis. Sede felizes! Combatei a miséria e reparti do que é vosso com os outros. Sede pacientes, tolerantes, dialogantes, humildes. Tende esperança no meio da escuridão, aguardando a aurora. Conservai essa vossa

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA FAMÍLIA!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA FAMÍLIA! 2ª FEIRA 08 DE OUTUBRO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema que nos é muito próximo: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos. Mas primeiro

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO 2ª FEIRA 11 DE DEZEMBRO Bom dia e boa semana. Este ano, a cada dia 11, lembramos as Missões Salesianas. Hoje vamos saber um pouco mais sobre os primeiros missionários salesianos que chegaram a Portugal.

Leia mais

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO 3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO INTRODUÇÃO Boa tarde. Hoje é um dia novo aqui na escola! Tiveram um dia cheio de novidades e muita alegria. Se Deus quiser vai ser assim todos os dias deste novo ano escolar, basta

Leia mais

FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO 2ª FEIRA 08 outubro Bom dia! E boa semana. Esperamos que este fim de semana prolongada tenha dado para estar em família. E por falar em família, esta semana dedicaremos a nossa

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO

ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO 2ª FEIRA 26 novembro ABERTURA DO PRESÉPIO NO COLÉGIO E uma boa semana. Encontramo-nos na última semana de novembro e aproxima-se a passos largos um tempo muito especial, o Natal. Sabemos que nos aproxima

Leia mais

GUIÂO FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS 2014/2015. (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças)

GUIÂO FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS 2014/2015. (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças) (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças) Admonitor 1- Jovem da Maria da Luz Admonitor 2- Jovem da Jovem Bússola- Jovem da Mónica/Fátima ADMONIÇÃO INICIAL

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

2ª FEIRA 04 DE JUNHO

2ª FEIRA 04 DE JUNHO 2ª FEIRA 04 DE JUNHO INTRODUÇÃO Bom dia. Hoje vamos escutar uma pequena fábula que nos ensina a valorizar algo muito importante que recebemos aqui na escola. Vamos escutar. TEXTO A raposa e a pantera Uma

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões

Propedêutica Bíblica. 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões Propedêutica Bíblica 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões ORAÇÃO Lucas, 24, 13-33 13* Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas

Leia mais

4ª FEIRA 02 DE MAIO. P:\ BOM DIA\VDTP_I_II_Ciclos_JB.mpg

4ª FEIRA 02 DE MAIO. P:\ BOM DIA\VDTP_I_II_Ciclos_JB.mpg 4ª FEIRA 02 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Iniciamos hoje a nossa semana de aulas. Será uma semana curtinha mas, com certeza, cheia de trabalho e alegria da parte de todos. Lembramos, hoje, o evangelho

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,1-12)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,1-12) 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 29 de Janeiro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,1-12) Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO

2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO 2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO INTRODUÇÃO Bom dia. É com grande alegria que estamos todos aqui para iniciar mais um ano de escola. Que bom é ver os nossos amigos e educadores, todos felizes, com ar de quem teve

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4 2ª FEIRA 11 de Março INTRODUÇÃO Bom dia! Ao longo desta semana iremos ser acompanhados por colegas do Ensino Secundário, que estiveram em missão em Ulme durante uma semana, numa pequena freguesia do Concelho

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro

2ª FEIRA 07 de janeiro 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é! A 31 de janeiro celebramos a sua festa foi o dia em que Dom Bosco foi para o céu, para a vida eterna. Por isso, ele é Santo.

Leia mais

NÃO TEMAS NAS DIFICULDADES 2º CICLO

NÃO TEMAS NAS DIFICULDADES 2º CICLO 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO Bom Dia! Hoje é o Dia Internacional dos Direitos das Crianças. Infelizmente, há no mundo crianças que passam por muitas dificuldades e que não têm as mesmas condições de vida que

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começou ontem a semana de oração pelos seminários. Nesta semana, a nossa turma tem a missão de rezar por todos os seminaristas e por aqueles que os acompanham

Leia mais

2ª FEIRA 1 de Outubro

2ª FEIRA 1 de Outubro 2ª FEIRA 1 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje lembramos Santa Teresinha do Menino Jesus. Santa Teresinha descobriu que o que a fazia verdadeiramente feliz era o amor. Para amar e rezar por todos foi para

Leia mais

2ª FEIRA 04 DE JUNHO

2ª FEIRA 04 DE JUNHO 2ª FEIRA 04 DE JUNHO INTRODUÇÃO Bom dia. Hoje vamos escutar uma pequena fábula que nos ensina a valorizar algo muito importante que recebemos aqui na escola. Vamos escutar. TEXTO A raposa e a pantera Uma

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

2ª FEIRA 08 de outubro

2ª FEIRA 08 de outubro 2ª FEIRA 08 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção à família. O Papa Francisco diznos que a Família é lugar de perdão. Vamos ver um pequeno filme que mostra um pouco o que

Leia mais

2ª FEIRA 4 de fevereiro

2ª FEIRA 4 de fevereiro 2ª FEIRA 4 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

4ª FEIRA 02 DE MAIO. P:\ BOM DIA\RenderFinal_VDTP_III_Secundario_JF.mpg

4ª FEIRA 02 DE MAIO. P:\ BOM DIA\RenderFinal_VDTP_III_Secundario_JF.mpg 4ª FEIRA 02 DE MAIO INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Iniciamos hoje a nossa semana de aulas. Será uma semana curta mas, com certeza, cheia de trabalho e alegria da parte de todos. Lembramos hoje o evangelho

Leia mais

PAIS E FILHOS. Pai do Céu. E o que nos pode falar melhor sobre isso são alguns momentos bonitos entre pais e filhos!

PAIS E FILHOS. Pai do Céu. E o que nos pode falar melhor sobre isso são alguns momentos bonitos entre pais e filhos! 2ª FEIRA 18 fevereiro PAIS E FILHOS Bom dia! E boa semana. Hoje vamos falar sobre como nos podemos sentir amados e acompanhados pelo Pai do Céu. E o que nos pode falar melhor sobre isso são alguns momentos

Leia mais

QUARESMA. Reflexão Será um caminho onde falarão muitos sinais. Mas sobretudo deixa-te encontrar por Jesus. Ele tem algumas coisas para te dizer.

QUARESMA. Reflexão Será um caminho onde falarão muitos sinais. Mas sobretudo deixa-te encontrar por Jesus. Ele tem algumas coisas para te dizer. 19 de fevereiro QUARESMA Bom dia! Iniciamos um tempo muito importante a nível da vida da Igreja, da vida cristã: a QUARESMA. São 40 dias até chegarmos à grande festa cristã a PÁSCOA. Aqui na escola, vamos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM egunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum S 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

3ª FEIRA 26 de fevereiro

3ª FEIRA 26 de fevereiro 3ª FEIRA 26 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Eis-me aqui! Faça-se em mim segundo a Tua Palavra. 2ª FEIRA 21 janeiro

Eis-me aqui! Faça-se em mim segundo a Tua Palavra. 2ª FEIRA 21 janeiro 2ª FEIRA 21 janeiro ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS Começamos uma nova semana. E uma semana especial: é a Semana de pela unidade dos cristãos. Mas muitos de vocês devem estar a perguntar: mas o que é

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID

2ª FEIRA 1 de outubro. ONE LOVE BOB MARLEY TOWER OF DAVID 2ª FEIRA 1 de outubro NA ESCOLA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Hoje estamos perante uma dupla comemoração: o dia mundial da música e dia de Santa Teresa do Menino Jesus. Vamos aproveitar para

Leia mais

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE 2ª FEIRA 11 fevereiro Hoje celebramos Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial do Doente. O cuidado de Nossa Senhora pelos doentes, fez S. João Paulo II

Leia mais

2ª FEIRA 08 de outubro.

2ª FEIRA 08 de outubro. 2ª FEIRA 08 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção à família. O Papa Francisco diz-nos que a Família é lugar de perdão. Vamos ver um pequeno filme que mostra um pouco o

Leia mais

2ª FEIRA 18 de Fevereiro

2ª FEIRA 18 de Fevereiro 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção a uma realidade muito difícil. Neste momento em África há milhares de pessoas que, devido a guerras têm que fugir das

Leia mais

Nota: Lembramos que hoje, às haverá encontro de acólitos na Igreja e ensaio de coro no Auditório 1.

Nota: Lembramos que hoje, às haverá encontro de acólitos na Igreja e ensaio de coro no Auditório 1. 2ª FEIRA 23 DE JANEIRO DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #COM(O)DOMBOSCO Bom dia! Hoje termina a Novena de a Nossa Senhora Auxiliadora pelo P. TOM UZHUNALIL, m que rezámos pedindo a sua libertação. Rezemos,

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

AMEMOS COM OBRAS E NÃO SÓ COM PALAVRAS(Papa Francisco)

AMEMOS COM OBRAS E NÃO SÓ COM PALAVRAS(Papa Francisco) DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA 20 de novembro Bom dia! Hoje vamos dedicar o nosso Bom dia a todas as crianças. A Unicef, o organismo que protege os direitos da criança, celebra o Dia Mundial da

Leia mais

2ª FEIRA 11 DE JUNHO

2ª FEIRA 11 DE JUNHO 2ª FEIRA 11 DE JUNHO Bom dia! Entramos na última semana de aulas. Vamos aproveitar os momentos do nosso Bom dia para refletir sobre como devemos olhar para este ano letivo que passou. TEXTO As três maçãs

Leia mais

FÉRIAS

FÉRIAS 2ª FEIRA 17 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar a última semana de Escola. Alguns podem estar muito contentes porque estão desejosos de ir de férias, mas alguns até podem estar mais tristes

Leia mais

Bom dia! E boa semana. Continuamos com a preparação para o dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora

Bom dia! E boa semana. Continuamos com a preparação para o dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora 2ª FEIRA 20 de maio 4º DIA DA NOVENA E boa semana. Continuamos com a preparação para o dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Hoje recordamos Maria Mãe de Jesus! Quando Maria e José estavam

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Depois de, na semana passada, a escola ter dado um sinal muito bonito da sua generosidade com o povo de Moçambique,

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 4ª FEIRA 27 de Fevereiro Bom dia! No início desta semana terminámos a Semana Missionária Salesiana. Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários foi a importância de cuidarmos uns dos outros.

Leia mais

2ª FEIRA 24 de setembro

2ª FEIRA 24 de setembro 2ª FEIRA 24 de setembro Bom dia a todos e boa semana! No início desta semana vamos ver o que é ser cristão. Será que é apenas por andarmos numa escola católica ou porque lá em casa os nossos pais são cristãos?

Leia mais

2ª FEIRA 18 de fevereiro

2ª FEIRA 18 de fevereiro 2ª FEIRA 18 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção a uma realidade muito difícil. Neste momento em África há milhares de pessoas que, devido a guerras e conflitos armados,

Leia mais

NÃO TEMAS VIVER 3º CICLO

NÃO TEMAS VIVER 3º CICLO 2ª FEIRA 20 DE NOVEMBRO PÁRA! Bom dia. É verdade que ainda hoje é segunda-feira, mas, com certeza, já nos demos conta como às vezes iniciamos a semana já cansados. Hoje refletiremos sobre a importância

Leia mais

Desperta/ Reflexão. Deixa-te Iluminar/Oração. Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora,

Desperta/ Reflexão. Deixa-te Iluminar/Oração. Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora, A MENINA E O TAMBOR 31 de outubro Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora do Rosário. Com certeza que alguma LUZ

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

Vídeo

Vídeo 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Dom Bosco queria ajudar que todos os rapazes fossem bons cristãos e honestos

Leia mais

PINTURA DO TERÇO /

PINTURA DO TERÇO / 2ª FEIRA 27 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Neste início de semana como não recordar a grande Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, na última 6ªfeira? Quem daqui gostou da Festa? Foi um grande momento

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

COMO SER PARECIDO COM D.BOSCO?

COMO SER PARECIDO COM D.BOSCO? 2ª FEIRA 28 janeiro COMO SER PARECIDO COM D.BOSCO? Saímos de um grande acontecimento, o encontro do Papa Francisco com os jovens no Panamá e estamos a poucos dias da Festa de D. Bosco. Já ouvimos alguma

Leia mais

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 Evangelho As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 12 As Bem Aventuranças 1. Bem Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 2. Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

NÃO TEMAS! VÊM AÍ AS FÉRIAS! 1º CICLO 2ª FEIRA 18 DE JUNHO

NÃO TEMAS! VÊM AÍ AS FÉRIAS! 1º CICLO 2ª FEIRA 18 DE JUNHO 2ª FEIRA 18 DE JUNHO Bom dia. Esta é a nossa última semana de aulas. Aproximam-se as férias e precisamos saber como aproveitar bem o tempo. Um dia, D. Bosco escreveu aos seus jovens dando-lhes alguns conselhos

Leia mais