LIBERTAR-SE A SI E AOS OPRESSORES: A TAREFA HUMANISTA DOS OPRIMIDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIBERTAR-SE A SI E AOS OPRESSORES: A TAREFA HUMANISTA DOS OPRIMIDOS"

Transcrição

1 LIBERTAR-SE A SI E AOS OPRESSORES: A TAREFA HUMANISTA DOS OPRIMIDOS Gilnei da Rosa 1 Introdução O Homem nasce com possibilidade de tornar-se humano, mas somente chega a sê-lo, efetivamente, na e através da educação e da inserção cultural no mundo. Tornar-se humano é a vocação central da humanidade. (FREIRE, 1987). Se, tornar-se humano é uma possibilidade, o seu contrário - a desumanização, também é uma possibilidade, não somente ontológica, mas também uma realidade histórica. Para Freire, Humanização e desumanização, dentro da história, num contexto real, concreto, objetivo, são possibilidades dos homens como seres inconclusos e conscientes de sua inconclusão. (ibidem, p. 16). A história humana, entretanto, têm desenvolvido estruturas de opressão, de injustiça, exploração e violência do Homem sobre o próprio Homem, impossibilitando a realização de sua vocação central: a de tornar-se humano. Entretanto, a própria negação dessa vocação, afirma-a através do anseio de libertação e da luta dos oprimidos para recuperar a sua humanidade roubada. (ibidem). A luta dos oprimidos que ganha expressão através dos movimentos sociais, embora assuma bandeiras e objetivos diversos, clama pela mesma questão subjacente: a dignidade da vida humana, sendo imbuída, portanto, de um projeto profundamente humanizador. (BOFF, 2000). Entretanto, a luta pela libertação dos oprimidos somente tem sentido quando [...] os oprimidos ao buscarem recuperar sua humanidade [...] não se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. (FREIRE, 1987, p. 16). Libertar-se a si e aos opressores é, para Freire, a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos. O problema está em como o 1 Professor de Filosofia e Mestrando PPGEDU-UFRGS. gilneidarosa@hotmail.com. (55)

2 oprimido que hospeda em si o opressor e, vê nele o seu modelo de libertação, pode ser autor de sua própria libertação? Nesse sentido, o presente ensaio, pretende discutir a partir da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, os caminhos para a libertação dos oprimidos em sua tarefa humanista e histórica de libertarem-se a si mesmos e aos opressores. A superação da contradição oprimido-opressor O ideal de libertação do oprimido tem sido, invariavelmente, tornar-se igual ao opressor, ao que Freire designa como aderência ao opressor. Isso acontece pela imersão em que os oprimidos se encontram na realidade opressora, onde o seu pensar e seu agir se encontram condicionados pelas estruturas concretas de opressão, que inferem, inclusive, seu conteúdo existencial. O seu ideal é, realmente, ser homens, mas, para eles, ser homens, na contradição em que sempre estiveram e cuja superação não lhes está clara, é ser opressores. Estes são o seu testemunho de humanidade. (FREIRE, 1987 p. 17). Dessa forma, os oprimidos lutam, não para libertar-se, mas, para alcançarem o mesmo padrão de vida dos opressores e, com eles, passarem a oprimir também ou ainda tornarem-se sub-opressores. Entretanto: [...] a superação autêntica da contradição opressoresoprimidos não está na pura troca de lugar, na passagem de um pólo a outro. (ibidem, p. 24). Quando isso acontece é um indicativo de que a situação concreta de opressão não foi transformada, não foi superada. A libertação para Freire só é possível se o oprimido não reproduzir a lógica do opressor. (FREIRE, 1999). Freire apresenta alguns aspectos para a construção de uma Pedagogia do Oprimido que deve ser forjada com eles e não para eles (ibidem), para forjar uma libertação autêntica e efetiva. Essa pedagogia deve fazer da opressão e de suas causas, objetos de reflexão dos oprimidos, o que resultará no seu posicionamento crítico perante a realidade e no engajamento pela luta de libertação, tornando-se práxis cotidiana e constante. Essa Pedagogia deve partir dos oprimidos, pois, Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; (55)

3 pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. (FREIRE, 1987, p. 17). A impossibilidade dos agentes opressores tornarem-se agentes de libertação advém do fato de que ao oprimirem tornam-se também eles desumanizados. [...] Estes que oprimem, exploram e violentam, não podem ter, este poder, à força de libertação dos oprimidos nem de si mesmos. (ibidem, p. 17). Toda pedagogia que partindo dos interesses egoístas dos opressores, revela-se num egoísmo camuflado de falsa generosidade e, faz dos oprimidos objeto de seu humanitarismo mantendo e escarnando a própria opressão. Essa pedagogia manifesta em uma educação bancária e elitista é instrumento de desumanização. Somente a pedagogia que nasce na debilidade dos oprimidos pode libertar a ambos, numa luta que deve ser um ato de amor para se opor ao desamor produzido pela violência da opressão. O ponto de partida para uma pedagogia libertadora, segundo Freire, parte do momento em que o oprimido descobre-se como hospedeiro do opressor, hospedeiro de sua consciência opressora. Através do reconhecimento crítico dessa razão dominadora, é que o oprimido poderá subverter essa lógica através de uma nova lógica, da busca do ser mais e do engajamento na luta pela sua libertação. Entretanto, para isso, precisa enfrentar o medo da libertação que paralisa e causa desconforto ao exigir que o oprimido preencha o vazio existencial deixado pela separação do ideal opressor com o conteúdo de sua autonomia. É indispensável aos oprimidos na luta pela sua libertação, que compreendam a realidade da opressão não como um mundo fechado do qual não podem sair, mas como apenas uma realidade que os limita e que é preciso ser transformada. Para isso é preciso combater os imobilismos subjetivistas que transformam a consciência da opressão numa espera paciente de que a opressão desapareça por si mesma. Demo (2006) denuncia esse imobilismo na política quando se espera que um político, assim como um super herói, suba ao poder e resolva todos os problemas do estado e do país. Um dos problemas graves que se apresenta à tarefa de libertação é que a realidade opressora funciona como uma força de imersão das consciências tornando-se profundamente domesticadora. Libertar-se exige uma emersão sobre essa realidade o que exige uma práxis autêntica: a ação e a reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Isso exige uma inserção crítica dos oprimidos na realidade opressora, atuando sobre ela. Ainda, é uma tarefa (55)

4 coletiva, pois segundo Freire, os homens não se libertam sozinhos, mas somente em comunhão. Para Freire, a pedagogia humanista e libertadora tem dois momentos distintos: [...] O primeiro, em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se na práxis, com a sua transformação; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação. (FREIRE, p. 23). Freire ainda destaca que nesses dois momentos distintos dessa pedagogia será sempre uma ação profunda com a qual se enfrentará, culturalmente, a cultura da dominação. Os oprimidos, na sua luta por tornarem-se humanos, retiram o poder do opressor de oprimir, lhes restaurando, portanto, a humanidade que haviam perdido no uso da opressão. Por isto é que, somente os oprimidos, libertando-se, podem libertar os opressores. Estes, enquanto classe que oprime, nem libertam, nem se libertam. (ibidem, p. 24). Conclusão Na construção de uma pedagogia, de uma educação com e não somente para os oprimidos, é preciso ter claro que A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige uma permanente busca. (FREIRE, 1987, p. 18). Essa consciência de inconclusão, de processo e projeto constante de humanização deve ser uma constante na construção dos projetos de educação e no fazer educativo dos educadores e educadoras. Educar os homens para prática da liberdade e para a libertação é uma tarefa árdua, pois, exige dos educadores e dos educandos uma práxis profunda que, partindo da realidade e das estruturas opressoras, visem a sua superação pela afirmação de um projeto humanista e libertador. Libertar a si e aos opressores, enquanto tarefa dos oprimidos é um projeto que vem carregado de uma forte dimensão humanista. Para Freire, A libertação [...] é um parto. E um parto doloroso. O homem que nasce deste parto é um homem novo que só é viável na e pela superação da contradição opressoresoprimidos, que é a libertação de todos. A superação da contradição é o parto que traz ao mundo este homem novo não mais opressor; não mais oprimido, mas homem libertando-se. (FREIRE, p. 19). (55)

5 A mudança é difícil, mas altamente necessária e o caminho da educação se impõe. Não uma educação bancária, mas sim, uma educação libertadora, contextualizada e dialógica, capaz de dialogar com a realidade e as vivências dos oprimidos, fazendo-os protagonistas e construtores do conhecimento e de sua libertação. Só assim, traçar-se-á, vias de efetiva libertação, quando o oprimido, não mais sonha tornar-se opressor, mas superando a realidade do opressor, restaura a humanidade em ambos. Referências BOFF, Leonardo. Ética da Vida. 2.ed. Brasília: Letraviva, DEMO, Pedro. Pobreza Política: a pobreza mais intensa da pobreza brasileira. Campinas SP: Armazém do Ipê (Autores associados), FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987., Paulo: Educação como prática da liberdade. 23.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (55)

Resenha EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Resenha EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Resenha EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Simone Alexandre Martins Corbiniano 1 Em sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, escrita no exilo em 1968, Paulo Freire aborda a educação mediante

Leia mais

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO POR QUE PAULO FREIRE? Estamos numa escola nova, que visa desenvolver alunos

Leia mais

NEPAFRA: NÚCLEO DE ESTUDOS PAULO FREIRE DE RONDA ALTA/RS.

NEPAFRA: NÚCLEO DE ESTUDOS PAULO FREIRE DE RONDA ALTA/RS. NEPAFRA: NÚCLEO DE ESTUDOS PAULO FREIRE DE RONDA ALTA/RS. COMPONENTES: CLAUDETE B. ROMANI DULCE M. DA SILVA ELEDI H. F. BERNARDI GILSON L. VOLOSKI RODRIGO F. BEATRICI SORAIA F. TREVISAN VALERIO BERNARDI

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA. ENSINO SUPERIOR DE COELHO CESCN. PROGRAMA ENSINAR. CURSO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA. ENSINO SUPERIOR DE COELHO CESCN. PROGRAMA ENSINAR. CURSO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA. ENSINO SUPERIOR DE COELHO CESCN. PROGRAMA ENSINAR. CURSO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ACADÊMICO: ALCIDES

Leia mais

COMPROMISSO SOCIAL E EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA PAULO FREIRE

COMPROMISSO SOCIAL E EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA PAULO FREIRE COMPROMISSO SOCIAL E EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA PAULO FREIRE Eliane Brandão da SILVA Fernanda dos Santos PAULO RESUMO O trabalho trata da luta da classe popular por um espaço na sociedade, onde seja possível

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM PAULO FREIRE

A CONSTITUIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM PAULO FREIRE 1 A CONSTITUIÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM PAULO FREIRE Antonio Oziêlton de Brito Sousa Universidade Estadual do Ceará - UECE Paulo Martins Pio Universidade Estadual do Ceará - UECE RESUMO:

Leia mais

Paulo Freire (36.ª ed. 2003; 1.ª ed. 1970) Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 184 p.

Paulo Freire (36.ª ed. 2003; 1.ª ed. 1970) Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 184 p. 200 Paulo Freire (36.ª ed. 2003; 1.ª ed. 1970) Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 184 p. Neste livro, Paulo Freire propõe uma explicação da importância e necessidade de uma pedagogia

Leia mais

IDEIAS E PENSAMENTOS PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE

IDEIAS E PENSAMENTOS PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE IDEIAS E PENSAMENTOS PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE Larissa Duarte Costa Diniz (Universidade Católica Dom Bosco) INTRODUÇÃO Com base em uma pesquisa bibliográfica nos livros, Pedagogia do Oprimido e Professores

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO Ellen Karolyne da Silva Pinho¹; Jefferson Santos Oliveira¹; Cleuma Maria Chaves de Almeida² ¹ Acadêmico(a) de Licenciatura em

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017

XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017 XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017 Possibilidades freireanas em Educação Física escolar Maria de Fátima de Lacerda¹ Arliene Stephanie Menezes

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 EDUCAÇÃO E DIÁLOGO: O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 EDUCAÇÃO E DIÁLOGO: O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 EDUCAÇÃO E DIÁLOGO: O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE Ivo Dickmann 1 Resumo: O presente trabalho é uma tentativa de expor a concepção

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NO MOVIMENTO DOS SEM TERRA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA EM PAULO FREIRE Juliano André Kreutz 1 Carolina Pereira Lobato 2 Maria Helena Gehlen Saurin 3 Vivemos num mundo marcado por injustiças

Leia mais

Da Pedagogia do Oprimido à Pedagogia da Esperança: Paulo Freire e a luta pelos esfarrapados do mundo.

Da Pedagogia do Oprimido à Pedagogia da Esperança: Paulo Freire e a luta pelos esfarrapados do mundo. Da Pedagogia do Oprimido à Pedagogia da Esperança: Paulo Freire e a luta pelos esfarrapados do mundo. Deloíze Lorenzet Felipe Andreolla RESUMO: Este artigo tem por objetivo investigar as concepções de

Leia mais

Paulo Freire: construtor de uma Educação Transformadora. ( Paulo Freire: construtor de una Educación de Mudanza) Indice 1. Introdução 2.

Paulo Freire: construtor de uma Educação Transformadora. ( Paulo Freire: construtor de una Educación de Mudanza) Indice 1. Introdução 2. Paulo Freire: construtor de uma Educação Transformadora. ( Paulo Freire: construtor de una Educación de Mudanza) Indice 1. Introdução 2. Conceito de Teoria e Prática. 3. Educação Problematizadora X Educação

Leia mais

AS VISÕES OPRESSORA E LIBERTADORA EM PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

AS VISÕES OPRESSORA E LIBERTADORA EM PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ISSN: 2175-6600 Vol. 9 Nº. 18 Mai./Ago. Ano 2017 AS VISÕES OPRESSORA E LIBERTADORA EM PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Marco Aurélio Cosmo Machado Centro Universitário CESMAC marcoaureliocosmomachado@hotmail.com

Leia mais

PROPOSTA TRANSFORMADORA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO

PROPOSTA TRANSFORMADORA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO FINALIDADE DA EDUCAÇÃO Proporcionar aos homens e as mulheres o desenvolvimento da vivacidade, da invenção e reinvenção, a participação política, a sua condição de sujeito histórico. O saber sistematizado

Leia mais

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: MAFALDA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: MAFALDA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: MAFALDA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Raquel Alves do Nascimento UNIPÊ Centro Universitário de João Pessoa raquel_aan@hotmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

A UTOPIA EM PAULO FREIRE E O PARADIGMA DA INCLUSÃO

A UTOPIA EM PAULO FREIRE E O PARADIGMA DA INCLUSÃO A UTOPIA EM PAULO FREIRE E O PARADIGMA DA INCLUSÃO Eixo 1 - A educação que emancipa frente às injustiças, desigualdades e vulnerabilidades MARQUES, Luciana Pacheco UFJF - luciana.marques65@gmail.com ROMUALDO,

Leia mais

03/04/2017. Narração de conteúdos pelo professor; Discorrer sobre a realidade como algo estático, compartimentado;

03/04/2017. Narração de conteúdos pelo professor; Discorrer sobre a realidade como algo estático, compartimentado; FREIRE, P.(1997). Educação Bancária e Educação Libertadora. In M.H.S. Patto (org), Introdução a Psicologia escolar. (pp.61-67). São Paulo: Casa do Psicólogo. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem

Leia mais

TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EJA: TEMAS PARA A PRÁTICA EDUCATIVA TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA Uma abordagem Freireana da Educação Popular no projeto de extensão da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) PROELART (Projeto de Educação Leitura

Leia mais

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pedagogia da Autonomia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pressupostos a Educação é libertadora desde que o seu sujeito seja

Leia mais

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À DEMOCRACIA

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À DEMOCRACIA 898 EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À DEMOCRACIA Danilo Trombetta Neves Discente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente/SP

Leia mais

HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO Jacques Andre Grings¹ Shirlei Alexandra Fetter² Resumo: O presente artigo compõe-se de reflexões sobre o referencial teórico freiriano objetivando descrever

Leia mais

A Mística do Educador:

A Mística do Educador: A Mística do Educador: A educação popular é um ato de amor. É um gesto humano e político de entrega a fim de que as pessoas se realizem como gente, como classe e como povo. A missão educativa junto a sujeitos

Leia mais

Assessoria da Área Pedagógica

Assessoria da Área Pedagógica Assessoria da Área Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin jtosin@positivo.com.br 0800 725 3536 Ramal 1171 Imagem: http://escolakids.uol.com.br/dia-das-comunicacoes.htm acesso em 04/05/2016 Educação humanizada

Leia mais

POR UMA VERDADEIRA PRÁXIS EDUCATIVA: APROXIMAÇÕES DAS TEORIAS DE PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI

POR UMA VERDADEIRA PRÁXIS EDUCATIVA: APROXIMAÇÕES DAS TEORIAS DE PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI POR UMA VERDADEIRA PRÁXIS EDUCATIVA: APROXIMAÇÕES DAS TEORIAS DE PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI VILLA *, Vivian PUCPR vivianvilla09@gmail.com MIGUEL **, Maria Elisabeth Blanck PUCPR maria.elisabeth@pucpr.br

Leia mais

A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: DA OPRESSÃO À LIBERTAÇÃO

A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: DA OPRESSÃO À LIBERTAÇÃO A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: DA OPRESSÃO À LIBERTAÇÃO ROYER, Arcielli 1 SILVA, Tânia Pereira da 2 Este artigo tem por objetivo fazer uma análise acerca da idéia central do livro intitulado Pedagogia do

Leia mais

RESENHA DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E ANÁLISE DO ENSINO PÚBLICO NO RIO GRANDE DO SUL

RESENHA DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E ANÁLISE DO ENSINO PÚBLICO NO RIO GRANDE DO SUL RESENHA DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E ANÁLISE DO ENSINO PÚBLICO NO RIO GRANDE DO SUL Introdução Paulo Menegat 1 Livro dedicado aos esfarrapados do mundo, mostra a opressão contida na sociedade e no universo

Leia mais

O DIÁLOGO EM FREIRE: Caminho para a humanização

O DIÁLOGO EM FREIRE: Caminho para a humanização O DIÁLOGO EM FREIRE: Caminho para a humanização Prof. Jaime José Zitkoski/Unisinos 1 Resumo: Um dos objetivos centrais desse trabalho é mostrar a fundamentação de uma racionalidade dialógica que se encontra

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO EM PAULO FREIRE: CONSCIÊNCIA, TRANSFORMAÇÃO E LIBERDADE

CONSCIENTIZAÇÃO EM PAULO FREIRE: CONSCIÊNCIA, TRANSFORMAÇÃO E LIBERDADE Enero 2011 CONSCIENTIZAÇÃO EM PAULO FREIRE: CONSCIÊNCIA, TRANSFORMAÇÃO E LIBERDADE Andreisa Damo 1 Danieli Veleda Moura 2 Ricardo Gauterio Cruz 3 Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA IV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Tema: ENSINO POR PROJETOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

Leia mais

A PRÁTICA DOCENTE. Aline Batista Ferreira 1

A PRÁTICA DOCENTE. Aline Batista Ferreira 1 RESUMO: A PRÁTICA DOCENTE Aline Batista Ferreira 1 Célia dos Santos Soares Orema da Silva O presente artigo relata algumas ideias de Paulo Freire, e como as mesmas são utilizadas na ação docente, bem como

Leia mais

ÉTICA E EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE

ÉTICA E EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE ÉTICA E EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE Cleiton Santos Nunes 43 Jorge Miranda de Almeida 44 Introdução Muito tem se escrito sobre ética e educação no Brasil. Anualmente dezenas de congressos, seminários

Leia mais

DIMENSÃO TEOLOGIA NA OBRA DE PAULO FREIRE. Resumo

DIMENSÃO TEOLOGIA NA OBRA DE PAULO FREIRE. Resumo 1 DIMENSÃO TEOLOGIA NA OBRA DE PAULO FREIRE Josinaldo Dantas Resumo O objetivo deste estudo é abordar a dimensão teológica na obra de Paulo Freire partindo do surgimento de obras teológicas que em tempos

Leia mais

A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A PRÁXIS EDUCATIVA CRÍTICA.

A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A PRÁXIS EDUCATIVA CRÍTICA. A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMINHO PARA A PRÁXIS EDUCATIVA CRÍTICA. Alan Tassio Galdino, José Eudes Ferreira da Silva. UEPB allantassio@hotmail.com, eudes.story@hotmail.com O artigo

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE CONSCIENTIZATION AND EMANCIPATION IN PAULO FREIRE

CONSCIENTIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE CONSCIENTIZATION AND EMANCIPATION IN PAULO FREIRE CONSCIENTIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE CONSCIENTIZATION AND EMANCIPATION IN PAULO FREIRE RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir o papel da prática educacional no processo de conscientização

Leia mais

Palavras-chave: Pedagogia; Opressor; Oprimido; Questionário; Escolas de Ensino Médio;

Palavras-chave: Pedagogia; Opressor; Oprimido; Questionário; Escolas de Ensino Médio; APLICAÇÃO DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: Uma proposta de análise do nível de seu emprego nas escolas de Ensino Médio da periferia do município de Santa Maria-RS Luciana Rodrigues Vieira 1 Rodrigo Gehrke Tonin

Leia mais

A constituição de inéditos viáveis na formação contínua do educador matemático da Educação de Jovens e Adultos

A constituição de inéditos viáveis na formação contínua do educador matemático da Educação de Jovens e Adultos 1 MESA REDONDA: "SER EDUCADOR MATEMÁTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" A constituição de inéditos viáveis na formação contínua do educador matemático da Educação de Jovens e Adultos Rejane

Leia mais

A HUMANIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS POVOS INDÍGENAS UM DESAFIO PARA O NOVO SÉCULO

A HUMANIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS POVOS INDÍGENAS UM DESAFIO PARA O NOVO SÉCULO A HUMANIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL DOS POVOS INDÍGENAS UM DESAFIO PARA O NOVO SÉCULO BRUM, Ana Lúcia Castro.¹ RESUMO Este artigo propõe-se discutir sobre a desumanização com os povos indígenas, desde o

Leia mais

A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA Vilma Ribeiro de Almeida 1 Pôster GT Diálogos Abertos sobre Educação Básica Resumo: Este texto é um estudo bibliográfico acerca da pedagogia

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 80 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 80 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) O TRABALHO EDUCATIVO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES EMANCIPADORAS NA ESCOLA: A ATIVIDADE PRÁTICA DA CULTURA CORPORAL COMO EXPRESSÃO DA LIBERDADE HUMANA. IRINEU ALIPRANDO TUIM

Leia mais

A HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO EM PAULO FREIRE: a busca do ser mais

A HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO EM PAULO FREIRE: a busca do ser mais 1 A HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO EM PAULO FREIRE: a busca do ser mais Ebenezer da Silva Melo Júnior 1 Marlice de Oliveira Nogueira 2 Resumo A compreensão de Paulo Freire sobre a Humanização do Ser Humano

Leia mais

POR UMA HISTÓRIA MAIS DIVERSA: A RIQUEZA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO COTIDIANO BRASILEIRO

POR UMA HISTÓRIA MAIS DIVERSA: A RIQUEZA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO COTIDIANO BRASILEIRO POR UMA HISTÓRIA MAIS DIVERSA: A RIQUEZA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO COTIDIANO BRASILEIRO Eva Lacerda de Oliveira E-mail: eva_lacerda@hotmail.com Joselha Moreira da Cruz E-mail: jmc0506@outlook.com

Leia mais

EDUCAÇÃO LIBERTADORA E LIBERDADE EXISTENCIALISTA: UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE E JEAN-PAUL SARTRE

EDUCAÇÃO LIBERTADORA E LIBERDADE EXISTENCIALISTA: UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE E JEAN-PAUL SARTRE EDUCAÇÃO LIBERTADORA E LIBERDADE EXISTENCIALISTA: UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE E JEAN-PAUL SARTRE MOREIRA, Janine UNESC jmo@unesc.net ROSA, Marisa de S. Thiago FURB marisa@furb.br Resumo A teoria educativa

Leia mais

A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos

A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human

Leia mais

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS 1 A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1

Leia mais

A EDUCAÇÃO POPULAR COMO LEITURA DO MUNDO

A EDUCAÇÃO POPULAR COMO LEITURA DO MUNDO A EDUCAÇÃO POPULAR COMO LEITURA DO MUNDO 19/09/1921 02/05/1997 Paulo Reglus Neves Freire Nasceu no Recife em 1921. Cursou a escola primária em Jaboatão e completou o ensino secundário no Colégio Oswaldo

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR: O DESAFIO DA PRÁTICA1. Resumo:

EDUCAÇÃO POPULAR: O DESAFIO DA PRÁTICA1. Resumo: EDUCAÇÃO POPULAR: O DESAFIO DA PRÁTICA1 Cristina Bandeira Coelho Ingrid Andrade Nunes2 UERGS Resumo: Neste trabalho buscamos abordar a educação popular e sua relação com a formação da cidadania. Num primeiro

Leia mais

MAP Curso de Pedagogia Núcleo II

MAP Curso de Pedagogia Núcleo II MAPAS em C onceituais Curso de Pedagogia Núcleo II Didática: processos de aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br

Leia mais

A EJA E SEUS DESAFIOS: UMA REALIDADE ATUAL NO MODELO EDUCACIONAL

A EJA E SEUS DESAFIOS: UMA REALIDADE ATUAL NO MODELO EDUCACIONAL A EJA E SEUS DESAFIOS: UMA REALIDADE ATUAL NO MODELO EDUCACIONAL Ms. Silvio César Lopes da Silva * Prof. Dra. Maria das Graças Pinto Coelho ** Introdução Partindo de uma contextualização sobre a escola,

Leia mais

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE ESCOLA MUNICIPAL ABRÃO RASSI Coordenação Pedagógica: Glaucia Maria Morais França Avelar EDUCAÇÃO DIALOGICIDADE SITUAÇÕES LIMITES ATOS LIMITES INÉDITO VIÁVEL TRANSFORMAÇÃO

Leia mais

POR ENTRE TRAMAS CONCEITUAIS: A EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB A PERSPECTIVA FREIREANA Gisllayne Cristina de Araújo Brandão 1 RESUMO

POR ENTRE TRAMAS CONCEITUAIS: A EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB A PERSPECTIVA FREIREANA Gisllayne Cristina de Araújo Brandão 1 RESUMO POR ENTRE TRAMAS CONCEITUAIS: A EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB A PERSPECTIVA FREIREANA Gisllayne Cristina de Araújo Brandão 1 RESUMO No presente trabalho foram construídas tramas conceituais, segundo o texto Tramas

Leia mais

Pedagogia da Autonomia Capítulo 1 Não há docência sem discência Paulo Freire. Délia Dilena Isabel Isaura Geovana Paulo Stéfany

Pedagogia da Autonomia Capítulo 1 Não há docência sem discência Paulo Freire. Délia Dilena Isabel Isaura Geovana Paulo Stéfany Pedagogia da Autonomia Capítulo 1 Não há docência sem discência Paulo Freire Délia Dilena Isabel Isaura Geovana Paulo Stéfany IDEIA CENTRAL A formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa

Leia mais

DIÁLOGO PEDAGÓGICO ENTRE PAULO FREIRE E ENRIQUE DUSSEL. UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO POPULAR!

DIÁLOGO PEDAGÓGICO ENTRE PAULO FREIRE E ENRIQUE DUSSEL. UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO POPULAR! DIÁLOGO PEDAGÓGICO ENTRE PAULO FREIRE E ENRIQUE DUSSEL. UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO POPULAR! Rudimar Barea Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Resumo Este artigo tem por objetivo mostrar o diálogo

Leia mais

Introdução. Referencial Teórico

Introdução. Referencial Teórico 1 A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE DIADEMA: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL CONSTRUÍDA A PARTIR DE PRESSUPOSTOS FREIREANOS AGUIAR, Denise Regina da Costa PMSP GT-05: Estado e

Leia mais

GRAMSCI: uma educação da práxis

GRAMSCI: uma educação da práxis GRAMSCI: uma educação da práxis Odorico Ferreira Cardoso Neto 1 Resumo Gramsci, comunista italiano, propõe uma transformação da sociedade capitalista a partir da luta contra-hegemônica, ou seja, em uma

Leia mais

resultados obtidos, aos poucos foi se espalhando pelo país, com posterior incentivo do Governo Federal. Porém, o movimento começou a ser criticado

resultados obtidos, aos poucos foi se espalhando pelo país, com posterior incentivo do Governo Federal. Porém, o movimento começou a ser criticado Resenha do livro: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Morales, 1979. Francielli

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR: OS SENTIDOS DA RESISTÊNCIA E DA LUTA, EMANCIPAÇÃO PELO CAMINHO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E TRANSFORMADORA.

EDUCAÇÃO POPULAR: OS SENTIDOS DA RESISTÊNCIA E DA LUTA, EMANCIPAÇÃO PELO CAMINHO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E TRANSFORMADORA. EDUCAÇÃO POPULAR: OS SENTIDOS DA RESISTÊNCIA E DA LUTA, EMANCIPAÇÃO PELO CAMINHO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E TRANSFORMADORA. Letícia Pinheiro Guimarães Vilmar Ferreira Alves 09 de agosto de 05. RESUMO O

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DESIGN. Método Dialético. Profª: Kátia Paulino

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DESIGN. Método Dialético. Profª: Kátia Paulino CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DESIGN Método Dialético Profª: Kátia Paulino Dialética No dicionário Aurélio, encontramos dialética como sendo: "[Do gr. dialektiké (téchne), pelo lat. dialectica.]

Leia mais

- 2 - ro aponta para o registro, qualquer registro, como condição essencial de existência no universo cultural, sem o que não lhe é garantido

- 2 - ro aponta para o registro, qualquer registro, como condição essencial de existência no universo cultural, sem o que não lhe é garantido APRESENTAÇÃO O Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Concentração: Estudos Literários - concretiza, com este primeiro número de "Itinerários", seu plano de publicação, plano que começou a amadurecer

Leia mais

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI Rafael Hahn 1 Elizandra Aguiar da Rosa 2 Catiane Paniz 3 Resumo: Este trabalho visa relatar brevemente o que é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de

Leia mais

O papel do educador na PUCPR. Clemente Ivo Juliatto

O papel do educador na PUCPR. Clemente Ivo Juliatto O papel do educador na PUCPR Clemente Ivo Juliatto Palestra aos Professores Fevereiro de 2008 O professor da PUCPR não realiza apenas um projeto individual, mas insere-se numa missão institucional. Missão

Leia mais

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1.

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1. RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. PAULO EDUARDO DIAS TADDEI1; PROFESSORA Drª. CONCEIÇÃO PALUDO2 1Universidade

Leia mais

EMANCIPAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

EMANCIPAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE EMANCIPAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE RESUMO RAMBO, Ricardo Albino 1 O presente trabalho, tem por objetivo apresentar algumas ideias e conceitos, primeiramente sobre a Emancipação e, na continuidade,

Leia mais

Leituras de Paulo Freire: (ou) considerações sobre os conceitos de teleologia, axiologia e epistemologia

Leituras de Paulo Freire: (ou) considerações sobre os conceitos de teleologia, axiologia e epistemologia Leituras de Paulo Freire: (ou) considerações sobre os conceitos de teleologia, axiologia e epistemologia Filipi Vieira Amorim 1 Júlia Guimarães Neves 2 Resumo: O ensaio, de natureza teórica, busca dialogar

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 O SIGNIFICADO SOCIAL DO PENSAMENTO FREIRIANO PARA A EDUCAÇÃO 1 Cristina Bohn Samantha Dias de Lima Taís Schmitz RESUMO O presente artigo traz

Leia mais

A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire

A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire The education of subjectivity in Kierkegaard and Paulo Freire Cleiton Santos Nunes UESB ns_zeus@hotmail.com Resumo: Este ensaio pretende estabelecer um paralelo entre o filosofo dinamarquês Soren Aybe

Leia mais

A concepção de ética na Educação Popular e o pensamento de Paulo Freire 1

A concepção de ética na Educação Popular e o pensamento de Paulo Freire 1 Educação Unisinos 15(3):224-232, setembro/dezembro 2011 2011 by Unisinos - doi: 10.4013/edu.2011.153.07 A concepção de ética na Educação Popular e o pensamento de Paulo Freire 1 The conception of ethics

Leia mais

Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.1-6, set/2015

Educon, Aracaju, Volume 09, n. 01, p.1-6, set/2015 A HUMANIZAÇÃO EM PAULO FREIRE COMO VOCAÇÃO ONTOLÓGICA ANDRE LUIS CASTRO DE FREITAS LUCIANE ALBERNAZ DE ARAUJO FREITAS EIXO: 9. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. EDUCAÇÃO PARA A PAZ. Resumo O presente texto

Leia mais

Pa u l o Fr e i r e e a Ed u c a ç ã o d a In f â n c i a:

Pa u l o Fr e i r e e a Ed u c a ç ã o d a In f â n c i a: Pa u l o Fr e i r e e a Ed u c a ç ã o d a In f â n c i a: Co n t r i b u i ç õ e s à Ed u c a ç ã o So c i a l a Pa r t i r d a Obra Pedagogia do Oprimido Franciele Clara Peloso 1 Re s u m o Paulo Freire

Leia mais

DIÁLOGO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NO ENSINO SUPERIOR

DIÁLOGO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NO ENSINO SUPERIOR DIÁLOGO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NO ENSINO SUPERIOR Thamiris Martins da Silva 1, Darcíso N. Muraro 2 Resumo O diálogo tem sido objeto de estudo atualmente para as mais diversas áreas de conhecimento. Estudos

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG A EDUCAÇÃO COMO PROJETO EDUCAÇÃO COLONIZADORA (EDUCAÇÃO BANCÁRIA) EM DISPUTA

Leia mais

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica

Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica V CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Psicopedagogia e constituição do humano: uma abordagem sistêmica Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma visão inter

Leia mais

A EDUCAÇÃO COMO ESPERANÇA DO OPRIMIDO A CAMINHO DA AUTONOMIA: UMA LEITURA DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE

A EDUCAÇÃO COMO ESPERANÇA DO OPRIMIDO A CAMINHO DA AUTONOMIA: UMA LEITURA DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE A EDUCAÇÃO COMO ESPERANÇA DO OPRIMIDO A CAMINHO DA AUTONOMIA: UMA LEITURA DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE Emmeliny de Almeida Rufino (1); Emmanoel de Almeida Rufino (2) 1 Universidade Federal

Leia mais

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO Mayara Viviane Silva de Sousa (1); Lavínia Maria Silva Queiroz (2). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e-mail: mayara.sousa0@hotmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVES: Práxis. Práxis educativa. Emancipação humana.

PALAVRAS-CHAVES: Práxis. Práxis educativa. Emancipação humana. PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA EM PAULO FREIRE: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA Prof. Paulo Martins Pio, (SME-Fortaleza) paulupio@gmail.com.br Profª. Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho, (MAIE-UECE)

Leia mais

O diálogo entre Bakhtin, Freire, Caldart e o MST: tecendo sentidos e construindo um novo contexto...

O diálogo entre Bakhtin, Freire, Caldart e o MST: tecendo sentidos e construindo um novo contexto... O diálogo entre Bakhtin, Freire, Caldart e o MST: tecendo sentidos e construindo um novo contexto... Raquel de Oliveira Fragoso* 1 Quando o ser humano está por um fio, o ser humano é mexido desde a raiz

Leia mais

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ENVOLTA DA OPRESSÃO E DO EMBRUTECIMENTO:CAMINHOS PARA LIBERTAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ENVOLTA DA OPRESSÃO E DO EMBRUTECIMENTO:CAMINHOS PARA LIBERTAÇÃO E EMANCIPAÇÃO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ENVOLTA DA OPRESSÃO E DO EMBRUTECIMENTO:CAMINHOS PARA LIBERTAÇÃO E EMANCIPAÇÃO Martha Milene Fontenelle Carvalho Universidade Do Estado do Rio Grande do Norte; marthainclusao@hotmail.com

Leia mais

Pedagogia do Oprimido: implicações para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores

Pedagogia do Oprimido: implicações para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores Pedagogia do Oprimido: implicações para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores Pedagogy of the Oppressed: implications for Science Teaching and Teacher Education Aline Juliana Oja Persicheto

Leia mais

GADOTTI, Moacir. Educação e ordem classista. In: FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GADOTTI, Moacir. Educação e ordem classista. In: FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. GADOTTI, Moacir. Educação e ordem classista. In: FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Prefácio por Moacir Gadotti Educação e ordem classista O lançamento desta obra de

Leia mais

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR NO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR NO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR NO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE Autor (1); Francisca Natália da Silva Ramos (1); Antonia Camila Viana Batista (2). Faculdades Integradas de Patos. www.fiponline.edu.br

Leia mais

Uma abordagem inicial sobre Paulo Freire e o existencialismo cristão. Palavras-Chave: Paulo Freire; Existencialismo Cristão; Epistemologia.

Uma abordagem inicial sobre Paulo Freire e o existencialismo cristão. Palavras-Chave: Paulo Freire; Existencialismo Cristão; Epistemologia. Uma abordagem inicial sobre Paulo Freire e o existencialismo cristão Sandra Moraes da Silva Cardozo 1 Ana Luiza Salgado Cunha 2 Edgar Pereira Coelho 3 Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os

Leia mais

Palavras-chave: educação crítica; criticidade freiriana ;educação emancipadora.

Palavras-chave: educação crítica; criticidade freiriana ;educação emancipadora. A PEDAGOGIA CRÍTICA NO BRASIL: A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE Dayanne Vicentini (UEL) dayannevicentini@hotmail.com Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui (UEL) rosaguilar@hotmail.com RESUMO: A pesquisa tem

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto Uma reflexão da prática educativa em Paulo Freire e John Dewey

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto Uma reflexão da prática educativa em Paulo Freire e John Dewey Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 2 Nº 2 Agosto 2006 Uma reflexão da prática educativa em Paulo Freire e John Dewey Carla Simone Batista Rodrigues - UFPEL E-mail: karlasymone@yahoo.com.br Resumo:

Leia mais

O ENSINO E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

O ENSINO E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO F. A. A. ¹; D. F. S. ² (Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Principais autores PAULO FREIRE Prof. Stephanie Gurgel Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco. Formou-se em Direito, mas preferiu

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO. Método Dialético. Profª: Kátia Paulino

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO. Método Dialético. Profª: Kátia Paulino CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Método Dialético Profª: Kátia Paulino Dialética No dicionário Aurélio, encontramos dialética como sendo: "[Do gr. dialektiké (téchne), pelo lat. dialectica.]

Leia mais

PROFESSORA OU TIA? IMPRESSÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU

PROFESSORA OU TIA? IMPRESSÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU 70 PROFESSORA OU TIA? IMPRESSÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU INTRODUÇÃO Jessica Rautenberg ¹ Júlia Graciela de Souza ² Antônio José Müller ³ A educação passou

Leia mais

COMPREENDENDO AS INTERRELAÇÕES DO CONCEITO ANTROPOLÓGICO DO INACABAMENTO FREIRIANO COM O DE CRESCIMENTO DEWEYANO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

COMPREENDENDO AS INTERRELAÇÕES DO CONCEITO ANTROPOLÓGICO DO INACABAMENTO FREIRIANO COM O DE CRESCIMENTO DEWEYANO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE COMPREENDENDO AS INTERRELAÇÕES DO CONCEITO ANTROPOLÓGICO DO INACABAMENTO FREIRIANO COM O DE CRESCIMENTO DEWEYANO: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE CARVALHO, Andressa Coelho Righi de 1 - UEL HENNING, Leoni

Leia mais

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA

AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA AÇÕES COMPARTILHADAS NA ESCOLA Gadotti (1996) relata que dentre as mudanças estruturais mais importantes introduzidas nas escolas, destacaramse o restabelecimento dos Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis,

Leia mais

A educação popular e a vocação ontológica do ser mais: um estudo da trajetória de Carlos Rodrigues Brandão na Universidade

A educação popular e a vocação ontológica do ser mais: um estudo da trajetória de Carlos Rodrigues Brandão na Universidade A educação popular e a vocação ontológica do ser mais: um estudo da trajetória de Carlos Rodrigues Brandão na Universidade Popular Education and Calling Being Ontological More: a Carlos Path Study Rodrigues

Leia mais

O SABER se CONSTRUINDO para a L I B E R D A D E na LIBERDADE o H O M E M. se CONSTRÓI C O N S T R U I N D O o S A B E R

O SABER se CONSTRUINDO para a L I B E R D A D E na LIBERDADE o H O M E M. se CONSTRÓI C O N S T R U I N D O o S A B E R ESPERANÇA Saúdo-te, Esperança, tu que vens de longe, inundas com teu canto os tristes corações, tu que dás novas asas aos sonhos mais antigos, tu que nos enches a alma de brancas ilusões. Saúdo-te, Esperança.

Leia mais

A ESPERANÇA EM PAULO FREIRE:DIÁLOGO COM OUTROS AUTORES

A ESPERANÇA EM PAULO FREIRE:DIÁLOGO COM OUTROS AUTORES A ESPERANÇA EM PAULO FREIRE:DIÁLOGO COM OUTROS AUTORES Resumo Luciane Albernaz de Araujo Freitas 1 - FURG André Luis Castro de Freitas 2 - IFSUL Grupo de Trabalho Educação e Direitos Humanos Agência Financiadora:

Leia mais

REVISTA REFLEXÕES, FORTALEZA-Ce Ano2, Nº 3- Julho a Dezembro de 2013 ISSN

REVISTA REFLEXÕES, FORTALEZA-Ce Ano2, Nº 3- Julho a Dezembro de 2013 ISSN HUMANIZAÇÃO VERSUS DESUMANIZAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Alexsandro Medeiros 1 Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre um dos problemas que inquietaram de tal forma o

Leia mais

Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade. Comunicação

Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade. Comunicação Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade Comunicação Mariana Barbosa Ament CEUCLAR marianabament@gmail.com Natália Búrigo Severino UFSCar nataliabseverino@gmail.com

Leia mais

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA ATUALIDADE: PSICOLOGIA DO EDUCADOR*

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA ATUALIDADE: PSICOLOGIA DO EDUCADOR* A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA ATUALIDADE: PSICOLOGIA DO EDUCADOR* MARIA BERNADETE AMENDOLA CONTART DE ASSIS** Há uns vinte anos atrás, ainda fazia sucesso entre X Educação Problematizadora, introduzida

Leia mais

Produção de conhecimento e aprendizado em Teoria das Relações Internacionais no Brasil: aplicando Paulo Freire

Produção de conhecimento e aprendizado em Teoria das Relações Internacionais no Brasil: aplicando Paulo Freire 5 ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REDEFININDO A DIPLOMACIA NUM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO BELO HORIZONTE, 29 A 31 DE JULHO DE 2015 ÁREA TEMÁTICA: ENSINO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais