RELATÓRIO DA OFICINA DE TRABALHO: Fortalecimento da Bancada dos Trabalhadores na Construção da Agenda Nacional de Trabalho Decente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DA OFICINA DE TRABALHO: Fortalecimento da Bancada dos Trabalhadores na Construção da Agenda Nacional de Trabalho Decente"

Transcrição

1 RELATÓRIO DA OFICINA DE TRABALHO: Fortalecimento da Bancada dos Trabalhadores na Construção da Agenda Nacional de Trabalho Decente São Paulo, 26 de Novembro de 2008 Coordenação: Apoio: - dezembro/2008 -

2 INTRODUÇÃO Nos dias 25 e 26 de junho de 2007, as Centrais Sindicais CAT, CGT, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST, SDS participaram do Seminário A agenda Nacional Sindical do Trabalho Decente e as Ações das Centrais Sindicais, junto com DIEESE e ACTRAV/OIT. Nesta atividade foi construído um Plano de Ação conjunto das Centrais No Anexo 1 encontra-se o Plano com os encaminhamentos dados. Entre essas ações estava a demanda da participação dos trabalhadores na elaboração e monitoramento do Programa Nacional do Trabalho Decente (PNTD). As Centrais encaminharam a demanda ao Ministério do Trabalho e emprego e em 07 de novembro de 2007, foi publicada no DOU de 08 de novembro de 2007, Seção I, pág. 81, a Portaria nº 540, de que cria o GT Tripartite do MTE que tem por finalidade o assessoramento do Comitê Executivo Interministerial previsto no Memorando de Entendimento firmado entre a República Federativa do Brasil e a Organização Internacional do Trabalho - OIT, para implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente. Esta atividade contou com o financiamento do Projeto Fortalecimiento de los sindicatos ante los nuevos retos de la integración en América Latina - FSAL/ACTRAV/OIT. A UGT foi responsável pela logística do evento. Objetivos: Esta atividade tem como objetivos: Identificar as principais dificuldades e desafios da atuação da bancada dos trabalhadores no GT Tripartite. Definir estratégias que fortaleçam a intervenção da bancada laboral na construção de uma Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD) que represente os interesses dos trabalhadores.

3 Participantes: Foram convidados para participar dessa Oficina os titulares e suplentes da Bancada dos Trabalhadores no GT Tripartite, mais cinco dirigentes envolvidos com o tema, indicados pelas Centrais. Compõem a Bancada dos Trabalhadores do GT tripartite as centrais: CGTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT. A CTB demandou a sua entrada no GT e também participou da atividade. A lista de presença encontra-se no Anexo 2 deste relatório. Participaram da atividade 18 dirigentes e assessores sindicais, além dos convidados e técnicos do DIEESE. Convidados: Foram convidadas as seguintes instituições: Ministério do Trabalho e Emprego, representado pelo Assessor Especial Sr. Mário dos Santos Barbosa, que coordena o Grupo de Trabalho Tripartite para assessorar a implementação da Agenda Nacional do TD. OIT/Brasil, representada pelo Especialista Principal em Normas Internacionais do Trabalho da OIT, Sr. Christian Ramos Veloz. A atividade também contou com a Participação do Sr. Eduardo Rodriguez Calderón, Especialista Principal em Actividades para los Trabajadores en la Oficina Subregional de la OIT para el Cono Sur, ACTRAV/OIT. Coordenação: A Oficina foi coordenada pelas técnicas do DIEESE Andréa Muchão, Lilian Marques e Lavínia Moura.

4 PERCURSO DA ATIVIDADE MANHÃ Apresentação da programação e combinados (DIEESE) Painel sobre: Agenda do Trabalho Decente no mundo (OIT) Iniciativas do MTE sobre o Trabalho Decente: foco no Grupo de Trabalho Tripartite que debate a Agenda Nacional de Trabalho Decente (MTE) TARDE Avaliação da atuação da bancada dos trabalhadores no Grupo Tripartite do MTE sobre Trabalho Decente: dificuldades e desafios. (apresentação dos titulares do GT tripartite: CGTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT) Definição das estratégias das Centrais no GT Tripartite do MTE sobre Trabalho Decente e construção de uma agenda de trabalho (coord. DIEESE) ATIVIDADE APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO E COMBINADOS Foi feita uma rodada de apresentação junto aos participantes e em seguida, apresentada a proposta de trabalho. AGENDA DO TRABALHO DECENTE NO MUNDO (OIT) O Sr. Christian Ramos Veloz, OIT/Brasil inicia a apresentação contextualizando a constituição da OIT e a construção do conceito de Trabalho Decente (Anexo 3). A OIT, desde que começou, teve a preocupação com o trabalho digno. Foi fundada após a 1ª Guerra Mundial. Antes os trabalhadores não tinham um patamar mínimo de condições de trabalho.

5 Christian evidencia a importância da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Equitativa, de 10 de junho de 2008, que seria a terceira declaração de princípios da OIT (a primeira é a Declaração da Filadélfia, e a segunda a referente aos Direitos Fundamentais do Trabalho). Segundo a OIT 1 a declaração é a expressão da visão contemporânea da OIT na era da Globalização e reafirmação dos valores da Organização. Há 182 estados membros, que, através das suas representações (governo, empregadores e trabalhadores), se comprometeram a unir esforços para reforçar a capacidade da OIT em avançar nas metas da Agenda do Trabalho Decente. A Declaração Institucionaliza o conceito do TD desenvolvido pela OIT desde 1999 e o situa no centro das políticas da Organização para alcançar seus objetivos constitucionais. A Declaração, em espanhol, encontra-se no Anexo 04 deste relatório. Também aborda a criação das Agendas Hemisférica e Nacional do TD e as discussões e implementações de agendas regionais e setoriais. Por fim, apresenta os mecanismos de implementação do Trabalho Decente. O Sr. Eduardo Rodrigues, da Actrav/OIT, destaca o artigo 23 da Declaração dos Direitos Humanos em que: 1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego. 2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual. 3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social. 4. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para defesa dos seus interesses. Porém, avalia que muitas organizações consideram mais os direitos civis e políticos do que os direitos humanos. relevância. Para ele, com a crise global, a discussão do trabalho decente ganha maior 1 WCMS_099768/index.htm, em 16 de dezembro de 2008, versão não oficial para o português.

6 INICIATIVAS DO MTE SOBRE O TRABALHO DECENTE O Sr. Mário dos Santos Barbosa, Assessor Especial para Assuntos Internacionais do MTE, coordenador do GT tripartite responsável pela implementação da Agenda Nacional do Trabalho Decente, inicia sua apresentação relatando o trabalho de elaboração da agenda. Em 2003 foi firmado um memorando de cooperação técnica entre Brasil e OIT para implementação de uma Agenda Nacional do Trabalho Decente (ANTD). Para ele a gestão tripartite da agenda é um dos avanços que o Brasil tem feito em relação ao Diálogo Social. Hoje, no governo, há várias comissões e grupos de trabalho tripartites, sendo que um deles é a comissão tripartite para a construção do Programa Nacional do Trabalho Decente (PNTD), a partir da ANTD, já construída. A ANTD tem 3 prioridades: Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento. Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial em suas piores formas. Fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática Para o Sr. Barbosa, embora a aplicação dos direitos fundamentais não esteja nas Diretrizes da Agenda, eles devem estar no PNTD. A apresentação (Anexo 5) trata da estratégia de construção do PNTD, marco institucional, instalação dos grupos de trabalho tripartite e interministerial e a matriz lógica do PNTD. Além disso, recupera a discussão atual do Trabalho Decente na OIT e outras iniciativas de agendas setoriais ou regionais, além da parceria do MTE para a construção de indicadores de Trabalho Decente com DIEESE, MTE, OIT e Unicamp. Por fim, apresenta o site do MTE sobre a ANTD. A intenção do governo é fechar o PNTD no começo de Ele avalia que o programa poderá contribuir para a articulação das ações dos Ministérios que compõe o Comitê Interministerial. Ainda falta o parecer favorável do Planejamento e Desenvolvimento Social para a constituição dos Programas e Ações que comporão o PNTD.

7 Em relação ao andamento do Grupo de Trabalho Tripartite, informa que já ocorreram cinco reuniões, sendo que quatro foram para discutir o regimento interno e o caráter da participação dos atores sociais. O Sr. Mário Barbosa afirmou que irá verificar se o MTE pode fazer uma parceria com a OIT para a publicação, em português, da Declaração de Justiça Social para uma Globalização Equitativa. Debate Principais pontos levantados: Dificuldade em entrar em um acordo durante as reuniões do GT Tripartite. O Grupo passou quase um ano só discutindo o regimento interno. Gostariam de avançar na discussão no próximo ano. Solicitação que as reuniões sejam mais próximas uma das outras (hoje a periodicidade é trimestral) de forma que o governo possa, de fato, chegar com um projeto mais avançado para apresentar à sociedade e à OIT. Não podemos perder a oportunidade de implementar a agenda neste governo e torná-la uma política de Estado. Sugestões foram feitas para que a Bancada Laboral possa se reunir antes das reuniões do GT Tripartite, em Brasília, para trocar informações. Também foi sugerido que o DIEESE, mesmo sem o direito de voto e voz, possa assessorar a bancada dos trabalhadores. Foi solicitado que o MTE dê um aporte e espaço para que as Centrais possam se reunir antes para se prepararem para a reunião, de preferência, dentro do próprio MTE. As pessoas que compõe a bancada dos empregadores moram em Brasília, tem uma maior integração, os trabalhadores gostariam de ter essa integração. Há mudança no dinamismo das lutas sociais. Nós nos apropriamos do Conceito de Trabalho Decente, tendo como eixo os Direitos Fundamentais. No Brasil, sob o marco do governo Lula, avançamos nessa discussão. Houve uma defasagem no tempo entre o que foi pensado e o que foi realizado pelo MTE. Ações regionais avançaram muito mais do que as ações articuladas pelo governo. Perdemos um tempo

8 e poderíamos estar melhor. A construção do PNTD é urgente e está para além da sua apresentação em junho na reunião da OIT. No MTE há uma comissão tripartite de igualdade e oportunidade (que está no coração do TD). Não sei se elas estão dialogando. Não seria o caso de todas essas ações estarem integradas com a Comissão de Trabalho Decente? Talvez o que tenha mais evoluído em relação ao TD seja a criação das comissões e das discussões estaduais. Mesmo assim, acho que se avançou muito pouco no tema. A grande perseguição à organização sindical no Brasil enfraquece a discussão do TD. Com a crise, já começam as demissões e poderemos ter alguns retrocessos novamente. O Congresso tem vindo no sentido oposto da aprovação da 158, como vimos na votação da Comissão que apreciou o tema na Câmara dos Deputados. No Brasil tem os trabalhadores que tem todos os direitos e os que não direito nenhum. Queremos mais do que gerar empregos, queremos empregos de qualidade. O governo faz sua parte em relação ao diálogo social, mas queremos políticas específicas. Em que medida se avançou na construção real da implementação do TD no Brasil? Até que ponto se avança nesta Declaração da Justiça Social? O Sr. Mário Barbosa, responde e faz algumas considerações em relação às questões levantadas nessa primeira rodada: Para ele, gastar mais tempo do que o desejado na discussão do regimento foi deliberado. O regimento não poderia ser uma justificativa do empresariado para se retirar do GT. Acha que não se perdeu tempo nesta discussão, mas ganhou tempo precioso sobre as regras do trabalho no futuro. Esclarece que no regimento as reuniões ficaram previstas para acontecerem a cada 3 meses, o que considera razoável, pela agenda de trabalho. Independente disso, sempre que houver necessidade de reunião extraordinária, há a possibilidade de uma convocação extraordinária.

9 Houve resistência dos empresários no início sobre a existência de um observador. Cada bancada tem o direito de chamar como assessor quem achar que deve. Em relação à reunião prévia da bancada dos trabalhadores, o MTE pode articular um local. O fortalecimento do diálogo social é um fato destacado e deve ser consolidado independente do governo de plantão. Deve-se aproveitar a força que o termo do trabalho decente tem no mundo Avalia, em relação ao TD, que há boas iniciativas regionais e vê a necessidade de ter ações pensadas também tematicamente, aprofundadas verticalmente. Acha que era possível ter avançado mais na discussão do TD no MTE, porém, houve uma instabilidade muito grande no Ministério, com muitas trocas de ministros. Uma mudança ministerial significa perder o passo de muitas ações. Por outro lado, a criação do GT tripartite e o Grupo Interministerial vai no sentido de buscar recuperar esse tempo. A agenda do TD é muito pouco conhecida ainda. Poderíamos nos comprometer a fazer uma campanha forte sobre o Trabalho Decente, quem sabe isso ajude na discussão das PAS, nos níveis regionais e nacional. O Sr. Eduardo Rodrigues, da OIT, tece as seguintes considerações: Ressalta a importância da construção de indicadores de trabalho decente, que tenham a ver com liberdade sindical, negociação coletiva e greve. Não há informação sobre violações das práticas anti-sindicais. Aquilo que não é visto e reconhecido não pode ser resolvido. Para isso é necessário estabelecer alguma forma de registro de práticas anti-sindicais, no sentido não só de sanção, mas de gerar uma cultura de respeito aos direitos humanos. Como as centrais/entidades sindicais integram as ações realizadas para alimentar e dar insumos para o combate das PAS? Seria importante que pudessem constituir, no interior das centrais e entidades sindicais, equipes de TD, que tenha capacidade de dar seguimento a este tema para ser estabelecido como política de Estado.

10 Há entidades sindicais que incorporam o conceito do TD nos seus documentos, como ferramenta político institucional. A CUT-Chile fez isso. A Argentina fez uma avaliação do programa de TD e elaboraram um 2º. Plano de TD. O governo Argentino está dando insumos públicos à instalação do programa. Na segunda rodada do debate foram feitas as seguintes observações: Na Agenda Nacional dos Trabalhadores para o Desenvolvimento, elaborada pelas Centrais Sindicais, o Trabalho Decente está contemplado. Há uma pesquisa do governo federal, divulgada no dia 24 de novembro, que revela que os trabalhadores no Pará vivem em péssimas condições. Há um questionamento sobre como pensar no TD se a educação do país não está adequada para o movimento global, adequada para competir com o mercado internacional. Um dos representantes dos trabalhadores na OIT avalia que há uma desarticulação entre as centrais durante as Conferências da OIT. Ele vai solicitar ao DIEESE organizar uma reunião anterior à Conferência para que as Centrais possam articular suas intervenções. O órgão fiscalizador do TD é o sindicato. Esses sindicatos hoje estão sofrendo ataques vorazes de um órgão chamado Ministério Público do Trabalho (MPT), no sistema que financia o sindicato, em relação às greves, além de buscar falhas para fechar o sindicato. Enquanto não se decidir a forma do custeio das entidades sindicais, como vamos pensar em TD? Quando o GT que está construindo os indicadores de trabalho poderia apresentar alguma coisa? 2009 é um ano que está apontando para muita dificuldade no sentido de avançar com uma agenda mais propositiva. Provavelmente fiquemos mais na defensiva. Como esta agenda do trabalho decente se comporta no cenário mais propositivo, como o governo brasileiro está prevendo a implantação dessa agenda em um cenário de crise econômica? O Sr Mário Barbosa faz as seguintes considerações:

11 Se não diminuirmos as disparidades, as assimetrias em relação ao emprego e renda, sabemos que teremos dificuldades em avançar no TD. Se olharmos as três diretrizes da ANTD vemos que houve avanço. Ainda não temos os indicadores para mostrar estes avanços Houve um avanço na geração do emprego, que está ameaçado pelo contexto atual. Neste sentido está havendo mobilização grande do governo brasileiro com os outros atores, pensando não só na crise mas no pós Crise também. Em relação aos indicadores a idéia é tentar fazer uma oficina em dezembro para poder apresentar, no primeiro semestre de 2009, a proposta final ao GT Tripartite. Ainda foram feitos os seguintes comentários: Problemas sobre o tema da ingerência e da, violação da Convenção 98 devem ser motivo de conversa com entidades que estão realizando o debate e com o MTE. Só com o diálogo o problema não é facilmente resolvido, há outros mecanismos para de pressão. A crise é o resultado de um processo não democrático, pela expulsão do Estado e dos próprios atores sociais. Há uma grande oportunidade nesse contexto, entre elas: 1) através do diálogo social fortalecer o diálogo e a institucionalidade democrática, participativa; 2) no nível local a) enfrentar a crise através da elaboração de consensos; b) pedir a OIT assessoria no desenvolvimento de políticas ativas de emprego; c) fortalecimento das políticas de proteção social. O grupo que está aqui é diferente do grupo que participou da oficina o ano passado. É importante começar a formar quadros dentro das centrais que acompanhem as discussões, dêem seqüência as deliberações. Senão, temos que estar sempre retomando as discussões. O GT do MTE pode ser esse grupo. Qual o papel do DIEESE nessa assessoria? Temos que nos organizar senão seremos atropelados por outras questões e perdemos a oportunidade de avançar no tema. Daqui dois anos não sabemos o que virá.

12 AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DA BANCADA DOS TRABALHADORES NO GRUPO TRIPARTITE DO MTE SOBRE TRABALHO DECENTE: DIFICULDADES E DESAFIOS. Grande parte da avaliação da atuação da bancada laboral no GT tripartite já apareceu e foi sistematizada no item anterior, somam-se a ela os seguintes comentários: O governo paga a passagem no mesmo dia (bate e volta), as pessoas ficam preocupadas em não perder o vôo e a bancada dos trabalhadores acaba não trocando idéias. Esta atividade foi demandada para que a bancada pudesse melhorar sua atuação. Os recursos foram conseguidos, preparou-se a atividade e não estão todos aqui. As ações referentes ao Trabalho Decente estão sendo realizadas nas Centrais. Pode ser que não esteja andando em relação ao Grupo Tripartite. As centrais precisam propor uma pauta de discussão para o GT Tripartite, preparar a intervenção. DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DAS CENTRAIS NO GT TRIPARTITE DO MTE SOBRE TRABALHO DECENTE E CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA DE TRABALHO. Em plenária, foi construído um Plano de Trabalho para o fortalecimento da Bancada dos Trabalhadores e articulação das ações sobre Trabalho Decente entre as centrais nos níveis regionais, setoriais e nacional.

13 Plano de Trabalho 2009 Trabalho Decente Prioridades Ações Responsáveis Prazo Criar um grupo de assessores das centrais para, com apoio do DIEESE, realizar mapeamento/sistematização das ações de TD jan Realizar mapeamento das ações das centrais sobre trabalho decente O titular da bancada dos trabalhadores do GT Tripartite indica o assessor conversam com os titulares que não estavam presentes: Fernanda conversa com Anísio (CUT), Andréa (Dieese) conversa com CGTB, CTB e NCST. 15/dez Realização da primeira reunião do grupo de assessores para discutir método de mapeamento das ações (janeiro - indicativo) Realização de uma oficina (de 03 dias) de aprofundamento, socialização, articulação e encaminhamentos (criação de um cronograma de ações prioritárias) sobre o tema TD nos âmbitos nacional, regional e setorial Articular com os titulares da bancada dos trabalhadores do GT Tripartite, quem elabora os projeto (sugestão que seja o DIEESE), e quais os parâmetros para elaboração do mesmo. Articulação da bancada dos trabalhadores para buscar financiamento Neco e Josineide Neco antes do FSM Preparação oficina (com Assessoria das centrais) fev/mar/abr Realização da oficina maio ou julho Encaminha os projetos/programas da OIT sobre os temas relacionados ao TD (para o Grupo de assessores) Eduardo Rodrigues e Antonio Mello jan jan/fev Ver com Luis Furtes - FSAL possibilidade de recursos para essa oficina Andréa Dezembro Construção de um projeto de ações permanentes sobre a Agenda de TD para circular entre as centrais Sugere como tema da Oficina a discussão dos indicadores. Realiza compendio sobre o que tem a OIT sobre o tema OIT (Eduardo, Luis e Antonio) e DIEESE (Lilian e Ademir) Eduardo Rodrigues março/abril

14 Prioridades Ações Responsáveis Prazo Busca de financiamento de reuniões da bancada dos trabalhadores antes e após a reunião do GT Tripartite, pelo MTE (com base na C.144, se não for possível pode-se tentar viabilizar hospedagem com a OIT) Na próxima reunião do GT Tripartite a bancada insere o tema como reivindicação Neco Dezembro Articular a intervenção das Centrais sobre TD no FSM O Fórum Sindical Mundial deve pontuar a questão do TD em um dos 04 grandes painéis. Será junto com CSI e CSA abrangendo todas as centrais. Compromisso de que todas as atividades sindicais aconteçam no Portal Sindical (se tiver financiamento) Janeiro

Agenda Nacional do. Novembro 2008

Agenda Nacional do. Novembro 2008 Agenda Nacional do Trabalho Decente Novembro 2008 Prioridades Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil,

Leia mais

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD Paulo Sergio Muçouçah Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes Escritório da OIT no Brasil Roteiro da apresentação

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA DE TRABALHO: Articulação de Ações de Combate às Práticas Anti-Sindicais no Brasil

RELATÓRIO DA OFICINA DE TRABALHO: Articulação de Ações de Combate às Práticas Anti-Sindicais no Brasil RELATÓRIO DA OFICINA DE TRABALHO: Articulação de Ações de Combate às Práticas Anti-Sindicais no Brasil São Paulo, 25 de Novembro de 2008 Realização: Apoio: - dezembro/2008 INTRODUÇÃO Antecedentes No dias

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

O conceito de Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente O Trabalho Decente O conceito de Trabalho Decente Atualmente a metade dos trabalhadores de todo o mundo (1,4 bilhão de pessoas) vive com menos de 2 dólares ao dia e portanto, é pobre quase 20% é extremamente

Leia mais

A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente

A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente A OIT e as Agendas de Trabalho Decente Oficina de Troca de Experiências para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 26 de

Leia mais

Pesquisa Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil

Pesquisa Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Pesquisa Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Desafios Disseminar o conceito de Trabalho Decente junto às direções e lideranças sindicais: Emprego, Normas, Proteção

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 1994,

Leia mais

SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS. Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011

SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS. Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011 SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011 ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DEL TRABAJO Oficina Regional para América Latina y el Caribe Oficina de

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Realizada de 08 a 11 de agosto de 2012 MÁRIO DOS SANTOS BARBOSA Assessor Especial para Assuntos Internacionais Coordenador da I CNETD

Leia mais

AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO Fortalecimiento de los sindicatos ante los nuevos retos de la integración en América Latina - FSAL ACTRAV/OIT

AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO Fortalecimiento de los sindicatos ante los nuevos retos de la integración en América Latina - FSAL ACTRAV/OIT AVALIAÇÃO PARCIAL DO PROJETO Fortalecimiento de los sindicatos ante los nuevos retos de la integración en América Latina - FSAL ACTRAV/OIT Agosto de 2010 À Luis Fuertes CTP Proyecto FSAL/ACTRAV/OIT Ref.:

Leia mais

DIÁLOGO SOCIAL E TRIPARTISMO NO BRASIL

DIÁLOGO SOCIAL E TRIPARTISMO NO BRASIL DIÁLOGO SOCIAL E TRIPARTISMO NO BRASIL Diálogo social e Tripartismo no Brasil Conceito de Diálogo Social Diálogo social é o processo no qual atores sociais, econômicos, políticos, ou grupos sociais, legitimamente

Leia mais

Objetivo Geral. Objetivos Específicos

Objetivo Geral. Objetivos Específicos Apresentação A promoção do trabalho decente é condição para um crescimento econômico inclusivo, redutor da pobreza e das desigualdades sociais e promotor do desenvolvimento humano. O trabalho decente significa

Leia mais

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente Boletim Econômico Edição nº 61 maio de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A visão da OIT sobre o Trabalho Decente 1 1. CONCEITO DE TRABALHO DECENTE O conceito de Trabalho

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.773, DE 7 DE JULHO DE 2003. Revogado pelo Decreto nº 6.412, de 2008. Texto para impressão Dispõe sobre a composição,

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Estado de Santa Catarina Camboriú, 31 de outubro de 2011 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito de

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2011 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito

Leia mais

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência 22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência Em plenária realizada na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Fetrafi, os representantes no Estado das principais

Leia mais

Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical da CNC

Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical da CNC RELAÇÕES INTERNACIONAIS Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 105ª Conferência Internacional do Trabalho Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical

Leia mais

El aporte de los procesos participativos: la experiencia de las conferencias nacionales de políticas públicas en Brasil

El aporte de los procesos participativos: la experiencia de las conferencias nacionales de políticas públicas en Brasil El aporte de los procesos participativos: la experiencia de las conferencias nacionales de políticas públicas en Brasil Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Seminário Internacional Pactos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.388, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho Nacional

Leia mais

Relatório da atividade: Igualdade de oportunidade e não discriminação nas relações de trabalho DIEESE, OIT e INSPIR 01 e 02 de outubro de 2009

Relatório da atividade: Igualdade de oportunidade e não discriminação nas relações de trabalho DIEESE, OIT e INSPIR 01 e 02 de outubro de 2009 Relatório da atividade: Igualdade de oportunidade e não discriminação nas relações de trabalho DIEESE, OIT e INSPIR 01 e 02 de outubro de 2009 Acordo DIEESE/ OIT Apresentação A atividade teve como objetivos

Leia mais

AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE

AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE AGENDA ESTADUAL DO TRABALHO DECENTE Segundo definição da OIT, Trabalho Decente é um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FPES

REGIMENTO INTERNO DO FPES REGIMENTO INTERNO DO FPES CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Fórum Paulista de Economia Solidária, doravante denominada FPES, é um espaço de articulação, mobilização, debate, desenvolvimento

Leia mais

TRABALHO DECENTE um conceito em disputa. Roni Barbosa Maio 2013

TRABALHO DECENTE um conceito em disputa. Roni Barbosa Maio 2013 TRABALHO DECENTE um conceito em disputa Roni Barbosa Maio 2013 CONTEXTO DO SURGIMENTO DA RECOMENDAÇÃO DE TRABALHO DECENTE Visão flexibilizadora do projeto neoliberal conduziu a mudanças no papel do Estado

Leia mais

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág.

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Portaria Nº 372, de 25 de agosto de 2015 Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. 9) Dispõe

Leia mais

ABRIL DE Apoio

ABRIL DE Apoio PROPOSTA DE TRABALHO CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS ABRIL DE 2008 Apoio I. IDENTIFICAÇÃO DO PROJ ETO Título: Campanha Sindical contra as Práticas Anti-Sindicais (PAS) Duração do Projeto: 24

Leia mais

Suplente Lidiane Duarte Nogueira. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 3 de dezembro de 2014

Suplente Lidiane Duarte Nogueira. Ações Reunião Ordinária realizada no dia 3 de dezembro de 2014 R E L A Ç Õ E S D O T R A B A L H O Órgão Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Representação Efetiva Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) para Implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD)

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Ana Lúcia Monteiro Organização Internacional do Trabalho 28 de outubro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso

Leia mais

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD

A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD A Agenda do Trabalho Decente no Brasil e a I CNETD Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Salvador, 22 de setembro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES E ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS ESTADUAIS ENCAT R E G I M E N T O Aprovado no ENCAT Pará, realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2002. Alterações aprovadas

Leia mais

CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES

CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social CLXV Reunião Ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES Natal RN, 27 de julho de 2017 Etapas da Agenda 2030 ETAPA DE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/.htm Page 1 of 6 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.885, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Vide texto compilado

Leia mais

REGIMENTO INTERNO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE CAPÍTULO I DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE CAPÍTULO I DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS Versão Final 11 de março de 2011 REGIMENTO INTERNO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE CAPÍTULO I DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS Art. 1º A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. Art. 1º A Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada nos dias 5 e 6 de abril de 2016.

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada nos dias 5 e 6 de abril de 2016. RELAÇÕES DO TRABALHO Órgão Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Representação Efetiva Comissão Tripartite de Revisão do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD) Representantes

Leia mais

Índice do diário. De Emprego e Trabalho Decente. A PREFEITA MUNICIPAL DE ANTONIO CARDOSO, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

Índice do diário. De Emprego e Trabalho Decente. A PREFEITA MUNICIPAL DE ANTONIO CARDOSO, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, Diário Oficial Ano: 1 Páginas: 6 Atos Oficiais Decreto - Decreto 421 de 2011 Índice do diário Atos Oficiais Decreto Decreto 421 de 2011 DECRETO Nº 421/2011 DE 27 DE MAIO DE 2011. Convoca a I Conferência

Leia mais

Primeira Reunião da Rede de Pontos Focais da Iniciativa Regional América Latina e o Caribe livre de trabalho infantil

Primeira Reunião da Rede de Pontos Focais da Iniciativa Regional América Latina e o Caribe livre de trabalho infantil Primeira Reunião da Rede de Pontos Focais da Iniciativa Regional América Latina e o Caribe livre de trabalho infantil 16, 17 e 18 de setembro de 2014 Brasília, Brasil AGENDA ÍNDICE GERAL I. Antecedentes...

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS OU REGIONAIS E ESTADUAIS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA O TEMA PROPOSTO OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO

ORIENTAÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS OU REGIONAIS E ESTADUAIS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA O TEMA PROPOSTO OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO ORIENTAÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS OU REGIONAIS E ESTADUAIS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA O TEMA PROPOSTO OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Eixos: 1.Direitos

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

Ações Reunião Ordinária realizada no dia 18 de julho de 2014

Ações Reunião Ordinária realizada no dia 18 de julho de 2014 R E L A Ç Õ E S D O T R A B A L H O Órgão Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Representação Efetiva Grupo de Trabalho Tripartite para Implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente Representante

Leia mais

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores Plano de trabalho 2016-2017 1. JUSTIFICATIVA O Subprograma de Empresas Juniores, vinculado ao PDI PROGRAMA 10 PROGRAMA UNESP

Leia mais

CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUM ENTO

CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUM ENTO CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUMENTO As práticas anti-sindicais O Brasil é signatário da Convenção 98 da OIT sobre a aplicação dos princípios do direito de sindicalização e de negociação

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil

A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil A Trajetória ria da Agenda de Trabalho Decente no Brasil Andrea Rivero de Araújo Oficial de Projeto Programas de Trabalho Decente em Países do Mercosul Organização Internacional do Trabalho Boa Vista,

Leia mais

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I)

OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I) Identificação do Projeto OPAS/OMS Representação do Brasil Programa de Cooperação Internacional em Saúde - TC 41 Resumo Executivo de Projeto (Modelo I) Rede de Cooperação Técnica em Saúde da União de Nações

Leia mais

Nesta reunião foram debatidos os seguintes temas:

Nesta reunião foram debatidos os seguintes temas: R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Mercado Comum do Sul (Mercosul) Representação Efetiva Comissão Temática I - Relações Trabalhistas Representante Titular Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

Informacão para as atividades no México na semana do IAMRECON 2015

Informacão para as atividades no México na semana do IAMRECON 2015 Informacão para as atividades no México na semana do IAMRECON 2015 Uma série de atividades e reuniões precederão a Conferência Regional Interamericana 2015, o IAMRECON, na sigla em Inglês. O IAMRECON ocorre

Leia mais

A reunião de instalação do Grupo de Trabalho (GT) foi realizada no edifício-sede do MTE, em Brasília DF.

A reunião de instalação do Grupo de Trabalho (GT) foi realizada no edifício-sede do MTE, em Brasília DF. E C O N O M I A Órgão Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Representação Efetiva Grupo de Trabalho para discutir a facilitação da transição da economia informal para a formalidade Representante Lidiane

Leia mais

IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA NA AGENDA DO TRABALHO DECENTE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Outubro 2011

IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA NA AGENDA DO TRABALHO DECENTE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Outubro 2011 IGUALDADE DE GÊNERO E RAÇA NA AGENDA DO TRABALHO DECENTE Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Outubro 2011 O conceito de TRABALHO DECENTE Formalizado pela OIT em 1999 Sintetiza sua missão

Leia mais

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ Coordenação Geral Ministério Público do Trabalho Ministério do Trabalho Alcopar Fundação Isis Bruder Maringá, 09 de abril de 2009 FÓRUM DE

Leia mais

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13 Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro PARTICIPAÇÃO NA ABERTURA OFICIAL DO EVENTO O SEBRAE/PR foi representado pelas participações de João

Leia mais

III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA

III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA Art. 1º. O Colegiado de Educação da AMERIOS, através da Comissão Central Organizadora (CCO),

Leia mais

Ministério da Saúde AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 115, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2005

Ministério da Saúde AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 115, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2005 Ministério da Saúde AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 115, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2005 Aprova o Regimento Interno da Câmara de Saúde Suplementar CSS. A Diretoria Colegiada

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim REGULAMENTO DOS

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009

PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009 PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações para a implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, e dá outras

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Abril/ Secretaria Executiva: (96) /

REGIMENTO INTERNO. Abril/ Secretaria Executiva: (96) / REGIMENTO INTERNO Abril/2017 1. DA NATUREZA E DAS ATRIBUIÇÕES 2. DOS OBJETIVOS 3. DA COMPOSIÇÃO 4. DOS DIREITOS E DEVERES 5. DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO 6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS DA NATUREZA

Leia mais

Decreto n , de 16 de novembro de 2016.

Decreto n , de 16 de novembro de 2016. Decreto n. 8.903, de 16 de novembro de 2016. - Programa de Proteção Integrada de Fronteiras / PPIF E-book DECRETO Nº 8.903, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016 Institui o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Representação Efetiva Comissão Tripartite de Relações Internacionais - CTRI Representantes: Titular Darci Piana

Leia mais

Teresópolis, 12 de junho de 2019.

Teresópolis, 12 de junho de 2019. Teresópolis, 12 de junho de 2019. Considerando o disposto no artigo 38 da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que determina que compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área

Leia mais

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO SUMÁRIO UM MUNDO EM PLENA MUDANÇA A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO COMO FUNCIONA

Leia mais

XIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP 30 de Abril a 1 de Maio, Timor-Leste

XIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP 30 de Abril a 1 de Maio, Timor-Leste XIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP 30 de Abril a 1 de Maio, TimorLeste PLANO DE AÇÃO DE TÍBAR Para concretização e cumprimento das deliberações constantes da Declaração

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA PLENÁRIA NACIONAL

PROGRAMAÇÃO DA PLENÁRIA NACIONAL DEZ-01 Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil Fundada em 19 de dezembro de 1978 Brasília, 03 de dezembro de 2018. PLENÁRIA

Leia mais

DECRETA: Capítulo I DOS OBJETIVOS DA VI CMS

DECRETA: Capítulo I DOS OBJETIVOS DA VI CMS DECRETO Nº 51/2014, DE 20 DE JUNHO DE 2014. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORRENTE, ESTADO DO PIAUÍ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 74, IV, da Lei Orgânica do Município, e atendendo o disposto

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL ÍNDICE TÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E FINS TÍTULO II DOS MEMBROS TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

Eixo 4: Gestão Regional Integrada

Eixo 4: Gestão Regional Integrada Eixo 4: Gestão Regional Integrada 1 AGENDA REGIONAL E AGENDAS MUNICIPAIS Estrutura: 1. Princípios 2. Eixos (a partir de questões integradoras) 3. Diretrizes ( o que fazer) 4. Ações ( como fazer e quem

Leia mais

Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva

Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva Proposta de Regimento Considerando o compromisso da UFRJ com a afirmação dos direitos humanos das pessoas com deficiência e com a necessidade de erradicar definitivamente

Leia mais

AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD

AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD Agenda Curitiba de Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego - ACTD Remuneração justa Igualdade Liberdade Segurança Gênero Raça/etnia Pessoa com deficiência

Leia mais

CENTROS PÚBLICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

CENTROS PÚBLICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Secretaria Nacional de Economia Solidária Departamento de Fomento à Economia Solidária Esplanada dos Ministérios, bloco F, sala 347 70.059-900 - Brasília DF - Brasil - Tel.: 61-317-6882 - senaes@mte.gov.br

Leia mais

A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES

A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES A Experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES Construção de Governança para o Projeto Nacional de Desenvolvimento Apresentação : Jaques Wagner Governador da Bahia CDES situação atual

Leia mais

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO Art.1 º A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Campo Limpo Paulista terá como tema: Quem Muda a Cidade Somos

Leia mais

Edição Número 87 de 09/05/2006 Atos do Poder Executivo

Edição Número 87 de 09/05/2006 Atos do Poder Executivo Edição Número 87 de 09/05/2006 Atos do Poder Executivo MEDIDA PROVISÓRIA Nº 294, DE 8 DE MAIO DE 2006 Cria o Conselho Nacional de Relações do Trabalho - CNRT e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

MESA REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL - BRASIL/UNIÃO EUROPÉIA

MESA REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL - BRASIL/UNIÃO EUROPÉIA Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Comité Económico e Social Europeu - CESE MESA REDONDA DA SOCIEDADE CIVIL - BRASIL/UNIÃO EUROPÉIA MAIO / 2009 OBJETIVO: A Mesa Redonda da Sociedade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM SERGIPE Introdução A articulação para reativação do FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Acordo de Acionistas. da CPFL Energia S.A. de Assessoramento do. Conselho da de Draft Administração. Atual Denominação Social. II Participações S.A.

Acordo de Acionistas. da CPFL Energia S.A. de Assessoramento do. Conselho da de Draft Administração. Atual Denominação Social. II Participações S.A. Acordo de Acionistas Regimento da Interno CPFL dos Energia Comitês S.A. de Assessoramento do Atual Denominação Social Conselho da de Draft Administração II Participações S.A. da CPFL Energia S.A. 1 Sumário

Leia mais

CONSULTA AOS ORGANISMOS OFICIAIS DE JUVENTUDE

CONSULTA AOS ORGANISMOS OFICIAIS DE JUVENTUDE CONSULTA AOS ORGANISMOS OFICIAIS DE JUVENTUDE Com o intuito de estabelecer um plano operativo sobre o qual se basearão as ações da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ) nos próximos anos, elaborou

Leia mais

REGULAMENTO 9 CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DO PARANÁ (9 COREP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO 9 CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DO PARANÁ (9 COREP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO 9 CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DO PARANÁ (9 COREP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - São objetivos do 9 Congresso Regional da Psicologia do Paraná: a) Promover a organização e mobilização

Leia mais

[MOVIMENTO SINDICAL] Imposto sindical incrementa centrais; dirigentes querem melhorar estruturas nos estados

[MOVIMENTO SINDICAL] Imposto sindical incrementa centrais; dirigentes querem melhorar estruturas nos estados O reconhecimento legal das centrais sindicais e a garantia de um percentual do imposto sindical possibilitaram um aumento significativo dos recursos dessas entidades. O Ministério do Trabalho reconheceu

Leia mais

LEI N , DE 25 DE AGOSTO DE 2011

LEI N , DE 25 DE AGOSTO DE 2011 LEI N. 4.102, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Institui o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e dá outras providências. seguinte lei: A Câmara Municipal de Ituiutaba decreta e eu sanciono a Art. 1º Fica instituído

Leia mais

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES FORMAÇÃO SINDICAL PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE. Módulo 3 PROGRAMAÇÃO

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES FORMAÇÃO SINDICAL PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE. Módulo 3 PROGRAMAÇÃO FORMAÇÃO SINDICAL PARA A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE Módulo 3 PROGRAMAÇÃO 29/03/12 30/03/12 31/03/12 Abertura Resgate dos Módulos Anteriores Campanha CUT Liberdade e Autonomia Sindical Trabalho Decente

Leia mais

Número 22 Maio 2006 NOTA TÉCNICA AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR PÚBLICO: RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 E RESOLUÇÃO 159 DA OIT

Número 22 Maio 2006 NOTA TÉCNICA AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR PÚBLICO: RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 E RESOLUÇÃO 159 DA OIT Número 22 Maio 2006 NOTA TÉCNICA AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR PÚBLICO: RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 E RESOLUÇÃO 159 DA OIT AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SETOR PÚBLICO: RATIFICAÇAO DA CONVENÇÃO 151 E RESOLUÇÃO

Leia mais

Portaria MMA nº 113, de (Ministério do Meio Ambiente)

Portaria MMA nº 113, de (Ministério do Meio Ambiente) A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010, resolve: Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Comitê Orientador

Leia mais

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE 2018 Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC A necessidade da elaboração de um Plano Nacional de Educação foi estabelecida

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 Reunião da Equipe 27 de fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Capítulo I DA FINALIDADE

Capítulo I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE CORROSÃO, DE MANUTENÇÃO, PREVENIR, MECSHOW, NEGOCIAÇÃO COLETIVA, PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE DO SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO

Leia mais

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art. 1º - A Secretaria de Relações Institucionais SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem

Leia mais

MODELO DE LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

MODELO DE LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE MODELO DE LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE Estado Súmula : Institui o Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências. DA INSTITUIÇÃO CAPÍTULO I Art. 1º. Em conformidade

Leia mais

Trabalho no SUS. Programa Sala Virtual de Apoio

Trabalho no SUS. Programa Sala Virtual de Apoio Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS Conteúdos para suporte, monitoramento e atividades de formação no âmbito do Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS Regimento Interno

Leia mais

FÓRUM DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM REGIME DE ABRIGO NO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE FÓRUM DE ABRIGOS REGIMENTO INTERNO

FÓRUM DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM REGIME DE ABRIGO NO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE FÓRUM DE ABRIGOS REGIMENTO INTERNO FÓRUM DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM REGIME DE ABRIGO NO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE FÓRUM DE ABRIGOS REGIMENTO INTERNO TITULO I Da natureza e das diretrizes Art.1º O Fórum

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Brasília, 14 de dezembro de 2017

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Brasília, 14 de dezembro de 2017 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR Brasília, 14 de dezembro de 2017 Etapas da Agenda 2030 Etapa da INTERNALIZAÇÃO (em andamento) Os atores-chave na implementação

Leia mais

DISCURSO DA DIRETORA REGIONAL DA OIT, ELIZABETH TINOCO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE BRASÍLIA, DF, 8 DE AGOSTO DE 2012

DISCURSO DA DIRETORA REGIONAL DA OIT, ELIZABETH TINOCO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE BRASÍLIA, DF, 8 DE AGOSTO DE 2012 DISCURSO DA DIRETORA REGIONAL DA OIT, ELIZABETH TINOCO I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE BRASÍLIA, DF, 8 DE AGOSTO DE 2012 1. É uma grande satisfação e honra dirigir-me a esta Primeira

Leia mais

AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 27 de junho de 2012

AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 27 de junho de 2012 AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Brasília, 27 de junho de 2012 Esquema da apresentação A. Por que uma agenda de trabalho decente

Leia mais

Trabalho Decente no Brasil. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil

Trabalho Decente no Brasil. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Trabalho Decente no Brasil Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre, 31 de outubro de 2011 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O Conceito de Trabalho Decente 2. O compromisso do Brasil com

Leia mais