Direito Penal III. Aula 10 04/04/2012. Exercícios de Revisão para a prova 11/04/2012 1ª V.A. Aula 11 18/04/ Difamação art.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Penal III. Aula 10 04/04/2012. Exercícios de Revisão para a prova 11/04/2012 1ª V.A. Aula 11 18/04/ Difamação art."

Transcrição

1 Aula 10 04/04/2012 Exercícios de Revisão para a prova 11/04/2012 1ª V.A Aula 11 18/04/ Difamação art. 139 a) Objeto jurídico honra objetiva. b) Tipo Objetivo Difamar é o ato imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação (fama). Imputar atribuir. A imputação tem que ser determinada e verossímil. Exige a descrição do fato ofensivo à reputação. Exemplo, chamar alguém de vagabundo é injúria, ao contrário que dizer que essa pessoa faltou determinado dia ao trabalho para ficar no bar consumindo bebidas alcoólicas, visando ofender-lhe a honra, é crime de difamação. Crime de forma livre; É irrelevante ser o fato narrado verdadeiro ou falso. c) Tipo Subjetivo dolo específico. d) Sujeito ativo qualquer pessoa. Quem propaga ou divulga a difamação também é sujeito ativo. Exceto aqueles que tem imunidade, por exemplo, os parlamentares e os advogados no desempenho de suas atividades (art. 7º, 2º do Estatuto da OAB). e) Sujeito passivo qualquer pessoa, desde que determinada. Não há difamação contra os mortos, exceto quando reflexamente se pretenda atingir os vivos. Também podem ser sujeitos passivo do crime os menores e os doentes mentais. Admite-se também que a pessoa jurídica pode ser sujeito passivo do crime de difamação. f) Consumação quando terceiro toma conhecimento da imputação.

2 g) Tentativa não se admite, exceto quando puder fracionar o inter criminis, como nos casos de difamação escrita. h) Exceção da verdade somente será cabível quando a difamação for contra funcionário público no exercício de suas funções, admite-se esta para fim de apuração de medida administrativa. Principais semelhanças da difamação com a calúnia: - em ambas exige-se a reputação de um fato determinado; - ambos delitos atingem a honra objetiva e por tal razão só se consumam quando 3ª pessoa toma conhecimento da imputação. Principais diferenças: CALÚNIA O fato imputado é definido como crime; Só existe se a imputação for falsa DIFAMAÇÃO Ocorre a imputação de qualquer outra espécie de fato desonroso Existe ainda que a imputação seja verdadeira Injúria art. 140 a) Objeto jurídico honra subjetiva, ou seja, a opinião que a pessoa tem de si, de seus atributos físicos, morais e intelectuais. b) Tipo objetivo a injúria se dá com a ofensa a outrem atingindo-lhe em sua dignidade ou decoro. Dignidade: sentimento de honorabilidade ou valor moral, exemplos: desonesto, corrupto, egoísta, canalha. Decoro: refere-se à consciência de nossa respeitabilidade pessoal, exemplos: lesado mental, anta, imbecil. Dignidade ou decoro ofensa à dignidade se refere a atributos morais, como por exemplo, chamar alguém de safado, canalha, corrupto, prostituta (sem narrar fato concreto). Ofensa ao decoro é aquela que se refere aos atributos físicos ou intelectuais da vítima. Pode se dar por ação ou omissão (quando que, de maneira ostensiva, se recusa a cumprimentar quem lhe estendeu a mão). É crime de forma livre: exemplos: Imitar som de gases intestinais durante a fala de um orador; Entregar milho a alguém e dizer: coma;

3 Mimetizar o ornejo de asno; Espécies de injúria: A injúria pode ser imediata ou mediata; direta ou indireta (reflexa); oblíqua; explícita e equívoca. Imediata quando praticada pelo próprio agente. Mediata quando se usa algum meio para cometê-la, exemplo, criança ou papagaio. Direta atinge a vítima unicamente. Indireta ou reflexa além da pessoa a que se dirige a ofensa, atinge terceiro, por exemplo, chamar alguém de CORNO. Oblíqua quando atinge pessoa diversa do ofendido, mas que lhe é muito querida, exemplo: seu filho é um vagabundo. Explícita é a que não da margem à dúvida quanto à ofensa. Equívoca a que contém dois sentidos, não sendo clara a intenção do agente (chamar uma mulher de cara). Distinção com outros crimes Desacato (art. 331) exige que o funcionário público esteja presente no ato do desacato. Ultrage a culto (art. 208) exige que a ofensa seja contra o sentimento religioso e que ainda seja praticado publicamente. c) Tipo Subjetivo dolo específico. d) Sujeito ativo mesmo que calúnia e difamação. e) Sujeito passivo mesmo que calúnia e difamação. Os mortos e pessoas jurídicas não possuem honra subjetiva e por isso não podem ser sujeito passivo. Menores de idade e deficientes mentais podem ser sujeito passivos de injúria, desde que tenham capacidade de entender o significado, pois só assim sua honra subjetiva pode ser ofendida. f) Consumação ocorre quando o ofendido toma conhecimento da imputação. g) Tentativa de regra, não se admite, exceto quando na forma escrita. h) Curiosidades Exceção da Verdade não é cabível na injúria. Art. 141, 1º - Perdão Judicial poderá ocorrer quando houver provocação e retorsão. Nesses casos não será faculdade do juiz e sim dever de conceder o perdão judicial. Art. 141, 2º - Injúria Real ocorre quando a ofensa à honra da vítima é feita por meio de violência ou vias de fato, por exemplo, quando alguém dá um tapa da cara de outro, quando cospe na face etc. Art. 141, 3º - Injúria qualificada pelo preconceito Raça divisão dos seres humanos segundo critérios político-sociais de deficiência. Exemplo: Raças arianas, judia, negra, branca. Chamar alguém, com intenção de injuriar, chamar outro de judeuzinho.

4 Nestes a ação será pública condicionada à representação do ofendido. Diferença com o racismo: na injúria qualificada pelo preconceito há a ofensa por expressões ofensivas (atinge a autoestima da vítima), já no racismo o agente nega exercício de algum direito ao ofendido por motivo de raça, cor, religião, etnia, ou procedência nacional ou ainda, quando incita o preconceito (Lei 7.716/89). Ou seja, na injúria é ofensa a determinada pessoa, já no racismo é contra um grupo de pessoas. Art Causas de aumento de pena a) Contra Presidente da República e Chefes de governo estrangeiro o aumento de pena se dá em proteção à pessoa ofendida, mas principalmente à dignidade de seu cargo, indiretamente ao país que represente. Na lei de segurança nacional (7.170/83) há a tipificação a ofensa à honra destes ofendidos, mas exige-se que a conduta seja dirigida com o objetivo de atingir a segurança nacional. b) Contra funcionário público em razão de suas funções protege-se a dignidade da função exercida. A ação será pública condicionada à representação, podendo o ofendido, optar pela ação penal privada, conforme a súmula 714 do STF. c) Quando praticado na presença de várias pessoas ou por meio que facilite a divulgação do crime a doutrina diz que deve ser no mínimo três pessoas, não se incluindo a vítima e pessoas incapazes de entender o ato. d) Contra maior de 60 anos ou pessoa portadora de deficiência e) Mediante paga ou promessa de recompensa. Art. 142 Imunidades Na CF há outras imunidades, como as de deputados federais e senadores, a qual abrange qualquer infração penal, porém, desde que seja imprescindível a relação com a atividade. Da mesma forma, gozam de imunidades os deputados estaduais e vereadores nos limites de suas circunscrições. Tais imunidades não abrangem a calúnia. Quanto ao inciso I é necessário que as ofensas tenham estrita vinculação com a discussão da causa. O advogado, por força do Estatuto da OAB, possui imunidade no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele, o que também se aplica aos membros do MP. Art. 143 Retratação exiges-se que seja durante a ação penal e antes da sentença de primeira instância. Art. 145 Ação Penal Regra: a ação é privada.

5 Exceções: 1. Se a ofensa for contra Presidente da República ou contra Chefe de Governo estrangeiro a ação é pública condicionada a requisição do Ministro da Justiça. 2. Se a ofensa for contra funcionário público e referente ao desempenho de suas funções, a ação é pública condicionada à representação. Entende-se que nessa hipótese o legislador estabeleceu que a ação é pública para que o funcionário público ofendido não tenha que arcar com as despesas processuais. Acontece que o STF abriu mão dessa prerrogativa e ingressar com a ação privada e é por isso que a Súmula 714 do STF diz que nesses casos a legitimidade é concorrente, ou seja, do MP, mediante representação ou do ofendido. 3. Se da injúria real resulta lesão corporal, a ação é pública incondicionada. A finalidade do dispositivo é que a espécie de ação penal fosse a mesma para o delito, de modo que após o advento da lei 9.099/95, passou a ser feita a seguinte destinção: Se a lesão causada for leve, ambos os delitos dependem de representação; Se a lesão for grave, a ação será incondicionada para os dois crimes.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno. CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA 1-BEM JURÍDICO TUTELADO - Honra objetiva e honra subjetiva. 2-ELEMENTO SUBJETIVO ESPECIAL- 3-CONSENTIMENTO DO OFENDIDO- 1 Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe

Leia mais

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores LEGALE Rixa Rixa Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores Rixa Trata-se de uma briga generalizada, uma contenda entre três ou mais pessoas com vias de fato recíprocas Foi criada para

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima O advogado criminalista na maioria das vezes atua em favor do réu... Atuando em favor da vítima Porém, há muitos casos

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes Direito Penal Art. 130 e Seguintes Artigos 130 e 131 Perigo de Contágio Venéreo (Art. 130) e Perigo de Contágio de Moléstia Grave (Art. 131) - Crimes de perigo individual (e não de perigo comum); - A consumação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br. Injúria racial. Gilbran Queiroz de Vasconcelos. 1. Considerações iniciais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br. Injúria racial. Gilbran Queiroz de Vasconcelos. 1. Considerações iniciais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Injúria racial Gilbran Queiroz de Vasconcelos 1. Considerações iniciais O crime de Injúria Racial está alocado no artigo 140, 3º, no Título I, capítulo V, da Parte Especial do Código

Leia mais

PONTO 1: Introdução PONTO 2: Crimes contra honra PONTO 3: Crimes contra honra em espécie. 1. Introdução:

PONTO 1: Introdução PONTO 2: Crimes contra honra PONTO 3: Crimes contra honra em espécie. 1. Introdução: 1 PONTO 1: Introdução PONTO 2: Crimes contra honra PONTO 3: Crimes contra honra em espécie 1. Introdução: Informativo nº 639 do STF: Desclassificação do crime no trânsito - de doloso para culposo - só

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte V. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte V. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Parte V Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Crimes relacionados a propaganda eleitoral Código Eleitoral Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 5ª fase

Direito Penal CERT Regular 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 5ª fase Crimes contra a Honra e Crimes contra a Liberdade Individual Período 2013 2016 1) Com. Exam. Juiz do Trabalho - TRT2 (2013) Qual das

Leia mais

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido... Sumário Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Exame de corpo de delito...3 Elemento subjetivo...3 Modalidades

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Honra Profª. Liz Rodrigues - Inviolabilidade da honra e da imagem: honra pode ser entendida como a reputação do indivíduo perante o meio social em

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 13/04 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 1.2. Procedimento nos crimes contra a honra (arts. 519 a 523 do CPP) - Procedimento Especial que

Leia mais

Nº da aula 03 CRIMES CONTRA A HONRA

Nº da aula 03 CRIMES CONTRA A HONRA Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais Direito Penal para Tribunais. Aula: Crimes contra honra - Direito Penal para Tribunais 03. Professor (a): Leonardo Galardo Monitor (a): Amanda Ibiapina

Leia mais

Temas de hoje, Crimes contra a honra: Calúnia, Difamação e Injuria, bem como o crime de ameaça.

Temas de hoje, Crimes contra a honra: Calúnia, Difamação e Injuria, bem como o crime de ameaça. Temas de hoje, Crimes contra a honra: Calúnia, Difamação e Injuria, bem como o crime de ameaça. Vamos iniciar pelo crime de CALÚNIA. 1- Dr. Ney Gutemberg, gostaria que explicasse como se configura o crime

Leia mais

É o dolo, direto ou eventual. Não há previsão de modalidade culposa.

É o dolo, direto ou eventual. Não há previsão de modalidade culposa. Rogério Greco Sujeitos Consumação e tentativa Ativo: qualquer pessoa. Passivo: qualquer pessoa (inclusive pessoa jurídica, se o crime imputado estiver previsto na Lei n o 9.605/1998). A calúnia se consuma

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A HONRA

DOS CRIMES CONTRA A HONRA . CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO PENAL III SEMESTRE 4º Turma 2015.1 DOS CRIMES CONTRA A HONRA Questão 01 - (Prova: FGV - 2012 - OAB - Primeira Fase ) Ana Maria, aluna de uma Universidade Federal, afirma

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais - Parte 4. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais - Parte 4. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL - Parte 4 Prof. Karina Jaques Art. 318. Efetuar a mesa receptora a contagem dos votos da urna quando qualquer eleitor houver votado sob impugnação (art. 190): Pena - detenção até um mês

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade PLANO DE ENSINO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Unidade DOS CRIMES CONTRA A VIDA Carga Horária Sub-unidade Crimes contra a pessoa 02 h/a proteção penal da pessoa humana

Leia mais

Direito Penal. Da Ação Processual Penal

Direito Penal. Da Ação Processual Penal Direito Penal Da Ação Processual Penal Ação Processual Penal Conceito: - Poder ou direito de apresentar em juízo uma pretensão acusatória. Fundamento: - Princípio da inafastabilidade do poder jurisdicional

Leia mais

Objeto Material Os próprios contendores (rixosos) que participam da agressão tumultuária, praticando condutas contrapostas uns contra os outros.

Objeto Material Os próprios contendores (rixosos) que participam da agressão tumultuária, praticando condutas contrapostas uns contra os outros. Turma e Ano: Direito Penal 2015 Matéria / Aula: Crime de Rixa e Crimes contra a Honra Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Flávia Garcia Aula 11 RIXA CP, Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 PLANO DE ENSINO CURSO DE DIREITO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Objetivos Específicos da Disciplina Inicialmente, concluir-se-á a matéria da parte geral. Em seguida,

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. PROCESSO PENAL ii

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. PROCESSO PENAL ii I 16ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 ii Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 CRIME CONTRA A HONRA. MENOR POTENCIAL OFENSIVO. COMPETENCIA. JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. Conflito de

Leia mais

Caros amigos, trago hoje a resolução da prova de Direito Penal aplicada pela Fundação Carlos Chagas no último domingo, dia 4 de março de 2007.

Caros amigos, trago hoje a resolução da prova de Direito Penal aplicada pela Fundação Carlos Chagas no último domingo, dia 4 de março de 2007. Caros amigos, trago hoje a resolução da prova de Direito Penal aplicada pela Fundação Carlos Chagas no último domingo, dia 4 de março de 2007. Nesta prova, a FCC elaborou questões um pouco mais difíceis

Leia mais

MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO Volume 8

MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO Volume 8 MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO Volume 8 ROGÉRIO SANCHES CUNHA Promotor de Justiça em São Paulo e professor nas áreas de Direito Penal e Processual Penal em cursos e institutos jurídicos. DIREITO PENAL

Leia mais

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA Ivan Carlos De Lorenci RESUMO: O presente estudo aborda de maneira simples quais são os crimes contra a honra e quais as consequências

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia Calúnia CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. 1º - Na mesma pena incorre

Leia mais

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho

QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho QUAIS SÃO OS DIREITOS DAS PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA? Inclusão escolar, social e no trabalho Profª. Drª. Elessandra Santos Marques Válio Advogada, Mestre e doutora em Direito Princípio da Igualdade

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Homicídio simples art. 205 Minoração facultativa da pena 1º. Homicídio qualificado 2º A Lei 9299/96, alterou dispositivos do CPM, operando verdadeiro deslocamento de competência

Leia mais

Direito Penal. Lesão Corporal

Direito Penal. Lesão Corporal Direito Penal Lesão Corporal Lesão Corporal Art. 129 do CP Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. Lesão Corporal Noção Geral: todo e qualquer dano

Leia mais

Dos Crime Contra a Honra Parte III. Aula 10

Dos Crime Contra a Honra Parte III. Aula 10 Dos Crime Contra a Honra Parte III Aula 10 Injúria Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. 1º - O juiz pode deixar de aplicar a

Leia mais

Direito Penal TEORIA DO CRIME TEORIA DO CRIME. Professor Rafael Machado. Culpabilidade: grau de reprovabilidade da conduta.

Direito Penal TEORIA DO CRIME TEORIA DO CRIME. Professor Rafael Machado. Culpabilidade: grau de reprovabilidade da conduta. Direito Penal Professor Rafael Machado Culpabilidade: grau de reprovabilidade da conduta. Elementos: imputabilidade: Causa de exclusão: critério biológico: menor de 18 anos art. 27 do CP critério Biopsicológico:

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 19/03/2019 Número: 0801203-32.2019.8.15.0251 Classe: AÇÃO PENAL - PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO Órgão julgador: 1º Juizado

Leia mais

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 08 Ação penal privada Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

XINGAMENTOS EM RAZÃO DA COR À UMA PESSOA. CARACTERIZAÇÃO DE INJÚRIA RACIAL DO ART º DO CP. NÃO INCIDÊNCIA DA LEI 7716/89

XINGAMENTOS EM RAZÃO DA COR À UMA PESSOA. CARACTERIZAÇÃO DE INJÚRIA RACIAL DO ART º DO CP. NÃO INCIDÊNCIA DA LEI 7716/89 JURISPRUDENCIAS XINGAMENTOS EM RAZÃO DA COR À UMA PESSOA. CARACTERIZAÇÃO DE INJÚRIA RACIAL DO ART. 140 3º DO CP. NÃO INCIDÊNCIA DA LEI 7716/89 PENAL. PROCESSUAL PENAL. RECURSO EM HABEAS CORPUS. CRIME DE

Leia mais

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação)

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) LEGALE Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) Crimes de Periclitação de Vida e Saúde Abandono de incapaz Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por

Leia mais

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA Ivan Carlos De Lorenci RESUMO O presente estudo aborda de maneira simples quais são os crimes contra a honra e quais as consequências

Leia mais

- INQUÉRITO POLICIAL -

- INQUÉRITO POLICIAL - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial - INQUÉRITO POLICIAL - 4. INSTAURAÇÃO DO IP: a) Ação Penal Pública Incondicionada:

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Acadêmico: Rafael Mota Reis EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Leia mais

DIREITO PENAL - AULA 5 CRIMES CONTRA A HONRA QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO PENAL - AULA 5 CRIMES CONTRA A HONRA QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO PENAL - AULA 5 CRIMES CONTRA A HONRA QUESTÕES COMENTADAS 1. (FCC - 2012 - TRT - 18ª Região (GO) - Juiz do Trabalho) A ofensa irrogada em juízo, na

Leia mais

PONTO 1: Prisão 1. PRISÃO. Quanto às espécies de prisão, podemos falar em:

PONTO 1: Prisão 1. PRISÃO. Quanto às espécies de prisão, podemos falar em: 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Prisão 1. PRISÃO Segundo o art. 5º, LXI, da CF/88, é possível a prisão mediante flagrante delito ou ordem escrita e fundamentada da autoridade competente, salvo transgressão

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Introdução

SUMÁRIO. Parte I Introdução SUMÁRIO Parte I Introdução 1 Parte geral e parte especial 1.1 Generalidades 1.1.1 Distinção 1.1.2 Teoria geral da Parte Especial 1.2 Classificação da parte especial 1.2.1 Critérios 1.2.2 Classificação

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P AÇÃO PENAL Tratado nos artigos 100 a 106 do CP. Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado. CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução Art.

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 19 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA... 21 1. Dos crimes contra a vida... 24 1.1. Homicídio... 24 1.1.1. Bem jurídico... 24

Leia mais

Prof. Luis Fernando Alves

Prof. Luis Fernando Alves 1 Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 PARTE I - TEORIA 1º PASSO - COMPREENDENDO O PROBLEMA 1. DICAS INICIAIS 3 Compreensão do problema: é a partir dos dados nele contidos que

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Processo Penal. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Processo Penal. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Penal Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Direito Processual Penal... 3 Inquérito Policial... 3 Ação penal pública incondicionada...

Leia mais

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE/TO - 2012 Jair, dirigindo de maneira imprudente, causou a

Leia mais

Ponto 6: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica como bem jurídico digno de guarida penal: condutas criminalizadas (CP, arts. 138 a 140).

Ponto 6: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica como bem jurídico digno de guarida penal: condutas criminalizadas (CP, arts. 138 a 140). Ponto 6: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica como bem jurídico digno de guarida penal: condutas criminalizadas (CP, arts. 138 a 140). Ponto 7: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica

Leia mais

A pederastia é crime no CPM!!!

A pederastia é crime no CPM!!! CRIMES CONTRA A HONRA No CP há os crimes contra a honra genéricos, há também em outras leis especiais, como na Lei de Imprensa, Código Bras. De Telecomunicações, CPM, Cód. Eleitoral (4737/65 art. 324/326

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP)

CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP) CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP) 1 PEDIDO DE EXPLICAÇÕES - não está disciplinado no CPP - art. 144, CP Se, de referências, alusões ou frases, se infere calúnia, difamação

Leia mais

Aula 2- Art. 129 a 154 do Código Penal. Livro Base: Guilherme Souza Nucci Curso de Direito Penal volume 2 (págs: 123/149, 199/246)

Aula 2- Art. 129 a 154 do Código Penal. Livro Base: Guilherme Souza Nucci Curso de Direito Penal volume 2 (págs: 123/149, 199/246) Aula 2- Art. 129 a 154 do Código Penal Livro Base: Guilherme Souza Nucci Curso de Direito Penal volume 2 (págs: 123/149, 199/246) I Lesão Corporal Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARTE ESPECIAL DO CÓDIGO PENAL 1. DOS CRIMES CONTRA A PESSOA

Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARTE ESPECIAL DO CÓDIGO PENAL 1. DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARTE ESPECIAL DO CÓDIGO PENAL I. Divisão do Código Penal em partes II. Precedência histórica da Parte Especial III. Importância da Parte Especial IV. Título do crime V.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARTE ESPECIAL DO CÓDIGO PENAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARTE ESPECIAL DO CÓDIGO PENAL Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARTE ESPECIAL DO CÓDIGO PENAL I. Divisão do Código Penal em partes II. Precedência histórica da Parte Especial III. Importância da Parte Especial IV. Título do crime V.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 10.2.5. Características - Procedimento escrito: não se permite uma investigação verbal. Todas

Leia mais

Professor Wisley Aula 06

Professor Wisley Aula 06 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PÚBLICA 1. PRINCÍPIOS a) PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE: presente

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

Rixa e Crimes contra Honra

Rixa e Crimes contra Honra CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 5ª Fase Período: 2013-2016 1) CESPE - Primeiro-Tenente - CBM CE (2014) Com relação aos dispositivos previstos na parte especial do Código Penal, julgue o próximo

Leia mais

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução...1 Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 2.1. Início do IP... 17 2.2. Indiciamento... 24 2.3. Identificação Criminal a Nova Lei nº 12.037/2009... 27 2.4. Demais Providências...

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual III Estupro de Vulnerável Art. 217-A do CP: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena reclusão, de oito a quinze anos.

Leia mais

Na forma escrita, contudo, é possível o conatus. Exemplo: bilhete contendo imputação ofensiva à honra alheia que se extravia. Exceção da verdade Como

Na forma escrita, contudo, é possível o conatus. Exemplo: bilhete contendo imputação ofensiva à honra alheia que se extravia. Exceção da verdade Como Art. 139 Difamação Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Exceção da verdade Parágrafo único - A exceção da verdade somente

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 2.848/1940 CÓDIGO PENAL

DECRETO-LEI Nº 2.848/1940 CÓDIGO PENAL ALTERAÇÕES DO CURSO DE ACORDO COM EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 144/2016 MP/RS Secretário de Diligências LEGISLAÇÃO: Processo Civil: - Desconsiderar os artigos 70 ao 138 e 188 ao 235 do Código de Processo Civil.

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. AULAS 1 e 2:

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. AULAS 1 e 2: 1 NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO AULAS 1 e 2: DIREITO PENAL O Direito Penal tem como principal objetivo, reprimir determinadas condutas, denominadas infrações penais, as quais

Leia mais

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Extraterritorialidade Art. 2º. A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. Tentativa

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

Professor Wisley Aula 08

Professor Wisley Aula 08 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA 1. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL Previsto na Constituição Federal no art.

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento especial: crimes contra a honra

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento especial: crimes contra a honra Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento especial: crimes contra a honra Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de 24 de março de 2011 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Cabimento

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal III 2 1 Art 129 Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

direito penal e processo penal

direito penal e processo penal PRÉ-PROVA TJ-RS Analista Judiciário direito penal e processo penal Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br direito penal e processo penal PRÉ-PROVA PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL

Leia mais

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4.

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4. Sumario CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL CAPÍTULO 2 DIREITOS DE PROTEÇÃO: EXCESSO E PROIBIÇÃO DE INSUFICIÊNCIA CAPÍTULO 3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 3.1 Princípios da Legalidade e da Anterioridade da Lei Penal 3.2 Garantismo

Leia mais

A hipótese dos autos é de absolvição sumária, por evidente atipicidade das condutas descritas na queixa.

A hipótese dos autos é de absolvição sumária, por evidente atipicidade das condutas descritas na queixa. fls. 440 SENTENÇA Processo nº: 1000911-15.2018.8.26.0050 Classe Assunto: Crimes de Calúnia, Injúria e Difamação de Competência do Juiz Singular - Difamação Querelante: Associação Nacional das Distribuidoras

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. 15 1. Nova denominação do Título VI.... 15 2. Os capítulos do Título VI.. 21 3. Ação penal. 22 3.1 A Súmula 60S do STF.. 23 3.2 Direito intertemporal.. 25 4. Segredo de Justiça.. 27

Leia mais

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções:

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: Aula 11 25/04/2012 2.6 DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: 1. Dos crimes

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA IV

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA IV JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA IV - FORO PRIVILEGIADO (POR PRERROGATIVA DA FUNÇÃO) é o direito de uma pessoa, ocupante de determinado cargo, ser julgada e processada criminalmente por órgãos jurisdicionais superiores,

Leia mais

Direito Penal. Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Ação Penal Pública no crime de lesão corporal. Prof.ª Maria Cristina Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. de natureza grave

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: DIREITO PENAL 8. CRIMES CONTRA A PESSOA 8. CRIMES CONTRA A VIDA 8.1 Homicídio

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição e competência: Jurisdição é o poder e a competência é a delimitação desse poder. 1 Competência em razão da matéria: 1) Competência da Justiça Especial: o Justiça Militar

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO PENAL I 2º período: 80 h/a Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. OBJETIVOS Habilitar

Leia mais

Registro: ACÓRDÃO

Registro: ACÓRDÃO Registro: 2017.0000674952 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Conflito de Jurisdição 0010650-19.2017.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é suscitante MM JUIZ DE DIREITO VARA JUIZADO

Leia mais

TABELA COMPARATIVA ENTRE A LEI DE IMPRENSA (LEI 5250/67) E A LEI DA RADIODIFUSÃO CONTIDA NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES (LEI 4117/62)

TABELA COMPARATIVA ENTRE A LEI DE IMPRENSA (LEI 5250/67) E A LEI DA RADIODIFUSÃO CONTIDA NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES (LEI 4117/62) TABELA COMPARATIVA ENTRE A LEI DE IMPRENSA (LEI 5250/67) E A LEI DA RADIODIFUSÃO CONTIDA NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES (LEI 4117/62) Lei 4117/62, (com a redação do DL 236/67, de 28/02/67) O

Leia mais

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O A U L A 1 1 L E S Ã O C O R P O R A L BINA, Ricardo Ambrosio

Leia mais

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul fls. 55 Autos nº: 1401500-53.2016.8.12.0000 - Representação Criminal/notícia de Crime Representação Criminal/notícia de Crime Autor: Andre Puccinelli Réu: Luiza Ribeiro Gonçalves Vistos. André Puccinelli,

Leia mais

07/10/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

07/10/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 14ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CONCEITO: Jurisdição X competência = poder X permissão para exercer o poder EX: TRIBUNAL DO JURI HOUVE UM CRIME DOLOSO IP + DENÚNCIA

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

DIREITO PENAL. Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina.

DIREITO PENAL. Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina. DIREITO PENAL Crimes decorrentes de preconceito de raça ou cor. Lei nº 7.716/1989. Parte 2 Prof.ª Maria Cristina. Art. 5º Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial*, negando-se a servir, atender

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais