Professora titular de Filosofia da educação da UERJ. Autora, entre outros, de Os enigmas da educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora titular de Filosofia da educação da UERJ. Autora, entre outros, de Os enigmas da educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002."

Transcrição

1 Cornelius Castoriadis: pistas luminosas para pensar o humano Lílian do Valle «Ouvindo coisas»? Perdoem-me se volto ainda, ao final do primeiro dia de atividades deste encontro, a seu título, tão sugestivo, que funciona aqui diz o folheto, como uma convocação a «experimentações sensíveis», tanto quanto à reflexão e à autoformação e tudo isso sob a égide do imaginário: é que, pretendendo trazer algumas contribuições a partir do pensamento de Cornelius Castoriadis, pareceu-me que, talvez, este título pudesse fornecer um percurso suficientemente ilustrativo da relação que vimos mantendo com aquela que era, para este filósofo, a característica mais essencial e própria do humano: a imaginação. «Ela fica ouvindo coisas», diz-se de alguém que decididamente alucina, e afirma fazer a experiência direta de algo que não tem existência, ou cuja existência, ao menos, jamais poderá ser provada. Mas, o que ouvia ela, quando só para ela se manifestavam essas «coisas»? Coisas que ela imaginava. Delírio. Ilusão. Fantasia. A imaginação se intromete, diz-se então, na relação simples, direta e estável que o indivíduo mantém com seus sentidos, pervertendo-a, introduzindo o falso, o irreal. A sensação é corrompida pela imaginação, de modo que, pondo-se a «ouvir coisas», é bem possível que a pessoa esteja entregue à sua imaginação, e não mais a controle. Perda de controle: os humanos decerto são dotados de audição, mas só aos loucos ocorre de ouvir coisas. Professora titular de Filosofia da educação da UERJ. Autora, entre outros, de Os enigmas da educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.

2 Ou não? Pois é sempre possível invocar ainda o caso dos artistas, naturalmente dados a transes e a fabulações. Que o diga o velho Olavo Bilac, que, contemplando o infinito, pretendia ouvir estrelas! Estrelas existem e, sobre este ponto, o poeta não se engana. Sobretudo este poeta, lídimo representante do movimento que pretendia denunciar os excessos do romantismo, e seguir por uma via mais racional, menos emotiva, intelectualizada! Mas eis que, também a ele, aconteceu de sua imaginação o inflamar; e ele, cedendo a ela, tal como um «tresloucado», se pôs, ele também, a ouvir coisas que não são ditas 1. Ah, os poderes enganadores da imaginação, que confundem as exigências do real, fazendo com que o conhecimento seguro das coisas, aquele que se conquista na impessoalidade da razão, se altere e se perca em puro frenesi! O poeta definitivamente «perdeu o senso», ou neles perdeu-se, e encontra-se em um estado alterado; ele próprio confessa-se «pálido de espanto» pois seu arrebatamento não o impede de reconhecer que de fato não esperava o que ouviu; e que, normalmente, ele não deveria ouvir o que ouve. Bilac se alinhava a um movimento que pretendia romper com as marcas, da excessiva sensualidade, do transe, do devaneio que romantismo havia imposto aos sentidos; mesmo assim, obrigou-se um dia a declarar que «só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas.» Parece então que o problema é cultural, e que, pelos privilégios ou pelos sortilégios de nossa formação, somos irremediavelmente ligados às sensações e é bem possível que assim o seja! Pois, as estrelas que outrora Bilac dizia ouvir, Quintana as tinha, ainda há pouco tempo, em sua boca 2, convocando não mais a audição, mas o agora o paladar. Quintana sorri, e «um gosto de estrela», diz ele, vem à sua boca. As estrelas têm então um gosto, o gosto do sorriso. Mas, 1 «Ora (direis) ouvir estrelas! Certo / Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, / Que, para ouvi-las, muita vez desperto / E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto / A via láctea, como um pálio aberto, / Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, / Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! / Que conversas com elas? Que sentido / Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! / Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas.» Olavo Bilac, Via- Láctea, Soneto XIII in Poesias, «Não sei por que, sorri de repente. E um gosto de estrela me veio na boca». Mario Quintana, Noturno in: Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2005, p. 204.

3 aparecendo do nada, sem razão de ser, as estrelas marcam a presença da sensação, quando lá já não está presente o objeto que as provocava. É sob a forma de lembranças que as estrelas abruptamente intervêm no passeio do poeta, lembranças que nos trazem de volta um cheiro familiar, uma imagem que já não vemos. Por isso mesmo, não é tanto uma sensação, mas, de novo, o poder de sua imaginação aquilo que que Quintana experimenta. Ao desdobrar os sentidos e prolongá-los na ausência do objeto que um dia os havia despertado (em nosso caso, as estrelas) a imaginação faz-se memória. Contudo, ainda nesta acepção a imaginação pode nos pregar algumas peças, nos fazendo reviver o que jamais vivemos, nos lembrar do que jamais aconteceu, ouvir o que jamais nos foi contado. Decerto não saboreamos, nem jamais poderemos saborear as estrelas! O resto é loucura. Ou então é poesia. Se não, apenas engano, mistificação. Tudo indica, portanto, que ali onde há experiência sensível, tanto quanto ali onde busca se realizar o trabalho da razão, imiscui-se a imaginação, e com ela o risco de perda de controle, ou pelo menos de deturpação da sensação ou da atividade racional. De forma que, convocando-nos a «ouvir coisas», este encontro parece, pois, nos expor a uma série de perigos, dos quais o mais extremo e mais evidente é o da perda da razão. Porém, mais cotidiana e insidiosamente, o risco que corremos é o de que, à percepção dos objetos sensíveis, nossa imaginação acrescente uma ideia, uma forma, uma imagem que lá não estava; e de que, à atividade puramente intelectual, venha se somar por obra ainda da imaginação como que a sensação que o objeto examinado não autorizou e não provocou em nós. Ora, a expressão «pista luminosa» que aqui empreguei para assinalar as outras possibilidades de pensar o humano que, a meu ver, a obra de Cornelius Castoriadis oferece é, não por acaso, empregada pelo autor em um artigo que tem por questão principal, justamente, a «descoberta da imaginação» 3. O termo «descoberta» não tem evidentemente aqui o sentido que lhe atribui usualmente a 3 Cornelius Castoriadis, A descoberta da imaginação, in Encruzilhadas do labirinto II Domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, pp

4 ciência: não é da «invenção» de uma nova faculdade que Castoriadis vai falar, mas do encobrimento sistemático, em toda história do pensamento, da capacidade de criação humana. As «pistas luminosas» referem-se assim, neste artigo, à ruptura provocada nessa longa tradição filosófica, primeiramente pela elaboração de Aristóteles e, muitos séculos mais tarde, por Kant. Quanto ao encobrimento histórico, ele visou e visa ainda as duas faces da atividade criadora humana: na dimensão social-histórica, o imaginário radical, que é a forma social da imaginação, ou o imaginário instituinte das sociedades e dos tipos humanos que, a uma só vez, as fazem existir e por elas existem; e, na dimensão individual, a imaginação como forma de atividade psíquica, igualmente radical, porque capaz de fazer ser a alteridade, o novo. No plano social, isso implicou em excluir qualquer ideia de que a sociedade pudesse ser decorrente de uma atividade de auto-instituição, não se explicando nem pela vontade de Deus, dos deuses, nem pela força da natureza ou da história feita tradição ou feita Razão. A autocriação da sociedade foi inteiramente encoberta, absorvida por estas outras instâncias supra-humanas ou extra-sociais. Porém, no plano individual não era possível esconder a imaginação de forma tão acabada: aqui o encobrimento foi apenas parcial. Sob este aspecto, diz Castoriadis, a tradição limitou-se [e aqui eu passo a parafrasear o autor, para evitar a citação exaustiva] eu dizia, a tradição limitou-se a reproduzir a primeira formulação que a imaginação recebeu, no tratado [sobre a psique] de Aristóteles 4 : ali, inicialmente, o filósofo descreve a íntima relação que sempre se estabelece entre, por um lado, a imaginação e, por outro, a sensação ou a intelecção descrição esta que, enfatizando o caráter simplesmente reprodutivo e recombinatório da imaginação, a concebe como inteiramente dependente da experiência sensível. É desse modo que os produtos da imaginação aparecem, ou 4 Trata-se do De Anima, III, 3, onde Aristóteles «fixa aquelas que se tornarão, a seguir, as convenções segundo as quais será pensada ou seja, não será pensada a imaginação.» C. Castoriadis, A descoberta da imaginação, in Encruzilhadas do labirinto III Domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 346.

5 como inconsistentes, nada trazendo de novo à experiência, ou, na medida exatamente em que acrescentam algo que aí não estava, como ilusórios, falsos e delirantes. 5 Apesar disto, como Castoriadis se preocupa em destacar, já nesta primeira formulação a posição aristotélica supera de modo definitivo a forma toda negativa pela qual a imaginação aparece no uso comum da língua que a associa continuamente ao inexistente, ao sonho, ao delírio; e supera, muito especialmente, a concepção platônica para a qual a imaginação era essencialmente uma imitação daquilo que existe, acrescida de uma «falsa crença». E, de fato, em Aristóteles a imaginação é, já de saída, instalada entre as potências por meio das quais o humano julga e conhece a realidade. Isto significa que a imaginação conquista, no pensamento aristotélico, e pela primeira vez, um status de positividade. Porém, não é essa ainda a «descoberta» a que se refere Castoriadis já que, segundo esta definição, é essencial que a imaginação decorra da sensação, estando completamente subordinada a ela, tanto quanto à intelecção: de outra forma, a imaginação se faria apenas causa de erro e de ilusão que são, repita-se, para Aristóteles, possibilidades, e não uma característica intrínseca à atividade imaginativa. 6 Mas para que serve, então, a imaginação, é justo que nos perguntemos, se tudo que ela faz se resume bem na simples reprodução e recombinação do que já está dado? No que consistiria o «avanço» identificado por Castoriadis no tratado sobre a psique? Ele reside na dupla função que a teoria aristotélica, contrariamente à platônica, concede à imaginação. E, de fato, no pensamento de Aristóteles a imaginação é, para começar, poder de fixação da sensação, sob forma da produção de um correlato psíquico, de uma «representação» que permanece mesmo quando a sensação já se foi. É essa representação, e não a própria sensação tal como se ela se produz nos órgãos sensoriais, que é retida pela psique. A imaginação se converte e realiza, portanto, a simples memória, que nada mais é do que retenção da experiência da sensação, agora transformada, 5 Id., p Id., p. 348.

6 porém, em experiência psíquica. Pelo trabalho da imaginação, a memória se instala, permitindo ao sujeito a consciência das diversas experiências que faz de si, dos outros e do mundo que o rodeia; pelo trabalho da imaginação, ele escapa, assim, da infinita repetição, da frívola reiteração de sensações e de experiências que se extinguiriam sem nada deixar para trás, que jamais se acrescentariam umas as outras, mas simplesmente passariam, condenando o humano ao silêncio desta imediatez, tornando-o prisioneiro de um instante de experiências sem qualquer valor duradouro. Mas Aristóteles atribui, ainda, uma outra função para a imaginação: a evocação ou, em seus termos, a reminiscência, isso é, a capacidade convocar e de tornar presente a experiência sensível, e isto independentemente do ato da sensação. Em outras palavras, a atividade realizada pela psique é agora inteiramente causada pela imaginação do sujeito prescindindo do ato da sensação, tal como da presença do objeto sensível que o teria provocado. Era precisamente em virtude dessa possibilidade de presentificar o ausente, que a imaginação consistia, para Platão em uma forma de pensamento pouco seguro. Mas Aristóteles critica, como vimos, esta concepção: segundo ele, não faz sentido dizer que a evocação é falsa ou verdadeira, como se diria de um julgamento 7. A fórmula aristotélica é bastante conhecida: a imaginação «é o movimento que sobrevém a partir da sensação em ato». Os termos nos são pouco familiares, por isso convém que nos expliquemos: a imaginação é movimento, isto é, é atividade que ocorre à psique, é a psique pondo-se em ação, em seguida à atividade sensível, ao ato de se ter a sensação de um objeto sensível. Em primeiro lugar, a imaginação produz aquilo que corresponde, na psique, à atividade direta dos órgãos de sentido à audição, à visão, ao paladar, ao olfato e ao tato. O «movimento» ou a atividade da imaginação não é, pois, necessariamente falso ou ilusório, longe de lá: no caso da atividade que acompanha essas sensações mais simples, próprias a cada um dos cinco sentidos, a chance de erro é mesmo quase nenhuma. 7 Id., p. 350.

7 Mas a coisa já se complica bem mais quando se trata, para a imaginação, de julgar sobre sensações combinadas quando combinamos, por exemplo, a visão e a audição para imaginar a origem de um som ou, exemplo mais tradicional, quando vemos de longe uma sombra branca que imaginamos ser alguém que conhecemos Neste caso, não é possível separar claramente a sensação da imaginação, pois nem sequer há um órgão sensorial que corresponda à experiência sensorial que condensa uma série de sensações simples. No que se refere à esta combinataória dos sentidos, o erro e a falsidade já não podem ser descartados. E assim emerge, repentinamente, no tratado aristotélico dedicado à psique, uma segunda acepção para a imaginação, em ruptura com a tradição que o próprio filósofo acabava de inaugurar. Nesta passagem de difícil interpretação, que parece contrariar o que foi dito anteriormente, o que a imaginação produz, como bem assinala Castoriadis, já não pode ser descrito como mera conservação ou repetição daquilo que foi dado pelos sentidos (já que tudo que estes forneceram foram suas sensações próprias) mas deve, pelo contrário, ser entendido como uma autêntica criação como instauração de alguma coisa inteiramente nova, que não estava lá antes e que não tem outra fonte senão a própria atividade imaginativa. Os estreitos limites em que a imaginação se encontrava contida, como simples repetição e reiteração da sensação estão, segundo Castoriadis, rompidos, e essa ruptura é consolidada pela afirmação aristotélica de que o sujeito, ou a psique, jamais pensa sem imaginação 8. Portanto, conclui Castoriadis, em tudo que fazemos, «sempre há fantasia, nós imaginamos sempre». Vê-se logo que já não é mais de uma atividade particular, de uma experiência pontual que se está falando, mas da própria constituição do humano, para quem viver é o mesmo que dar sentido, é o mesmo que fazer existir para si, como sentido a si próprio, ao mundo, aos outros, às coisas, às ideias e valores, aos medos e aspirações. 8 O termo grego é phantasía, que foi correntemente traduzido por «imagem»: no entanto, não se trata tanto do que a psique precisa ver, quanto daquilo a que ela deve, mais amplamente, fornecer sentido. Cf. C. Castoriadis, A descoberta da imaginação, op. cit., p

8 E eis que, de atividade derivada e secundária em relação à sensação, a imaginação se torna a condição necessária para que possa haver, para o sujeito, isso que se pode denominar de experiência sensível e que vai sempre muito além do ato da sensação e para que possa haver o que, de forma bastante ampla, podemos denominar de pensamento. Nos dois casos, a imaginação implica na fixação do sentido na memória, entendida como capacidade de o sujeito se dar consciência e na evocação deste sentido na reminiscência, como livre possibilidade de mobilizar tal ou tal ideia ou noção, tal ou tal fantasia, ao invés de outra. Haveria, pois, diz Castoriadis, como atividade originária e constitutiva do sujeito, uma imaginação racional e deliberativa pela qual se conhecem e se julgam os dados da sensibilidade e uma imaginação sensível pela qual somente se pode conhecer e dar sentido ao que, sem isto, seria uma abstração não correspondendo a nada. 9 Mas não é exatamente a essa possibilidade de dar sentido ao que, de outro modo, não corresponderia a nada para nós, que alude o convite de que partimos, que enfatiza a necessidade de realização de «experimentações sensíveis»? Como, no humano, corpo e psique não são dimensões separadas, mas compostos, não existe para nós o que poderíamos chamar de uma «abstração pura», completamente independente da sensação, ou de um correlato psíquico que faça as vezes da sensação, da mesma forma que são inapreensíveis os objetos em sua «pura materialidade». É a imaginação que, a cada vez, realiza a possibilidade da apreensão, fornecendo o apoio necessário para que à materialidade, tanto quanto à abstração, corresponda um sentido pleno. Pela imaginação, o sensível e o inteligível se fundem na autoformação constante do composto humano. Nossas experimentações sensíveis não ocorrem, portanto, apesar de nosso pensamento, assim como nosso pensamento não se realiza «como se não tivéssemos corpo»: os dois só existem para nós como tal em virtude da atividade da imaginação radical. 9 Id., p. 355.

9 De formacastoriadis observa que, contrariamente à tradição filosófica, a sensação não é, para Aristóteles, pura receptividade de uma mente que passivamente registraria o que se passa por meio dos órgãos de sentido; e, mesmo quando é provocada pelo «encontro» do sujeito com o objeto sensível, a imaginação não é simples reprodução, ela acrescenta uma imagem, uma representação que não está no objeto. Como isto se dá já no nível mais elementar e aparentemente mais imediato da experiência sensível, acreditamos que o processo é automático e não percebemos que até mesmo a sensação é, no humano, instituída, que ela depende da imaginação. E, mesmo ali onde já não parece mais possível distinguir completamente a obra da imaginação da aquisição de uma noção, ou de um pensamento abstrato, a atividade criadora da imaginação tem um papel suplementar, que é, se assim posso dizer, o de integrar essa abstração, o conceito, a ideia em uma rede mais ampla de sentido, enfim, de unificá-la em um sujeito encarnado que todos somos, de forma que possa haver uma relação entre nossos pensamentos e nossos desejos, entre nossa atividade reflexiva e nossa vontade; de modo que possa haver, enfim, liberdade e deliberação. A má compreensão desta dinâmica, em grande parte alimentada pela tradição do pensamento, leva-nos a opor sensibilidade e inteligibilidade, acreditando que um possa existir sem o outro; leva-nos a supor que temos a opção entre a «pura abstração» e «realidade concreta», leva-nos a acreditar que possa haver uma apreensão do «puramente abstrato», assim como de «realidades concretas». Em um nível mais elementar, vale a pena repetir, a imaginação radical é o que permite que haja sensação, tanto quanto intelecção. Não há erro e, de modo geral, não há falha neste nível. Mas a atividade da imaginação não pára aí, pois ela é contínua e essencialmente um movimento de fazer existir a realidade sob a forma de sentido; de modo que a imaginação está na origem não apenas das percepções imediatas, das ideias mais simples, mas também de nossos pensamentos mais complexos, de nossa capacidade poética tanto quanto de nossa capacidade teórica.

10 Mas, assim como em múltiplas pequenas e grandes ocasiões, parecendo falhar, o acordo normalmente operante entre corpo e psique a nós se revela, revelando a real indissociabilidade das duas «dimensões», da mesma forma, reitera-se para nós a exigência de sentido a cada vez que ele parece faltar, e que o que se apresenta formalmente a nós como ideia, conceito ou teoria não encontra nenhuma correspondência em nós. O que, sem que o percebamos, a cada vez se mostra deficitário são as condições em que se realiza a imaginação criadora (pleonasmo aqui necessário); e então o que se tem do pensamento abstrato, da teoria, é apenas a casca, que não serve, nem para nos apoiar em nossas ações e deliberações coerência que fornece significação à atividade do pensamento nem para nos permitir, como diriam os psicanalistas, «dar um destino às nossas pulsões», decidir sobre quem somos e quem pretendemos ser, sobre o queremos e o que pretendemos rejeitar. É a imaginação que faz com que possamos fazernos um com nossos pensamentos e não ser apenas a imediatez de nossas sensações. Todas essas reflexões são, creio eu, de extrema importância para a formação humana, na medida em que nos indicam que, em toda parte, a existência humana é imaginação, é atividade criadora, ou auto-criadora. A «descoberta da imaginação» realizada por Aristóteles levou Castoriadis a insistir sobre o caráter instituído da sensação e da imaginação, abrindo assim uma enorme perspectiva para se pensar a educação. Não seria evidentemente possível tratar de todas as importantes implicações que uma «redescoberta da imaginação» teria para a crítica dos lugares comuns, dos limites e das falácias de muitas das teorias que vêm servindo correntemente à prática educativa, nem tampouco explorar toda a amplitude do verdadeiro programa investigativo que a questão da imaginação abre para aqueles que estão comprometidos com a prática da formação humana. Mas há ainda um aspecto da questão que não pode ser deixado em silêncio. Em virtude das necessidades de exposição, nos ocupamos até aqui da imaginação apenas da perspectiva da individuação, e deixamos de lado sua presença na outra face do mesmo processo de formação humana, que é a socialização. Fomos habituados a pensar que individuação e socialização se opõem, porque

11 acreditamos que a singularização se dá como reação àquilo que, no indivíduo, deveu-se à influência da sociedade, ou que a construção comum se realiza sempre sobre os destroços da individualidade. Esta perspectiva, inteiramente falsa, é uma herança que recebemos da modernidade, que confundiu a autonomia do sujeito com seu isolamento e foi criticada por muitos autores da filosofia e da psicanálise. Mas Castoriadis, em especial, que levou esta reflexão muito longe, em toda sua obra, costumava repetir que a oposição indivíduo e sociedade é, rigorosamente falando, um equívoco. «A oposição, a polaridade irredutível e inquebrantável é a da psique e da sociedade. Ora, a psique não é o indivíduo.» 10 A psique, segundo a concebe Castoriadis, apresenta-se como uma mônada, uma instância fechada nela mesma, que para sobreviver precisa abrir-se ao «exterior». Ora, do ponto de vista da psique primitiva, são «exteriores» tanto o mundo quanto o próprio corpo. O processo de ruptura do fechamento monádico implica na primeira forma de produção pela imaginação, de tais correlatos psíquicos de que falávamos, correspondentes ao corpo e suas sensações (fome, dor, satisfação) e ao mundo, geralmente representado pela figura materna. Para que a psique sobreviva, é preciso, pois, que ela seja capaz de investir em outros «objetos» além dela própria; este objetos que eram do ponto de vista da psique primitiva, imperceptíveis, inapreensíveis, deverão pela instituição da sensações, passar a existir, encontrando, portanto, primeiramente o corpo como apoio. Mas esta abertura ainda situa o humano no nível das necessidades fisiológicas e das sensações mais simples, que a espécie compartilha com a maioria dos seres vivos; o processo de formação deve prosseguir, levando paulatinamente os sujeitos a instituírem outros objetos de investimento pulsional, até que sejam capazes de investir em objetos imperceptíveis aos sentidos, objetos socialmente instituídos, que só existem em e pela sociedade, encontrando aí prazer (no sentido psíquico) e sentido. Tudo isto pode se realizar em razão da extraordinária labilidade da psique humana, que é capaz de se dar novos objetos de investimento, ao invés de 10 C. Castoriadis, Encruzilhadas do labirinto III. O mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 57.

12 persistir sempre nos mesmos. Esta labilidade permite a sublimação que é a passagem dos objetos mais imediatos e privados de investimento aos mais mediatos e públicos como a arte, a teoria, a justiça e a democracia. Mas labilidade, sublimação, deslocamento das pulsões e instituição de novos objetos de investimento pulsional nada disso seria possível sem o poder da imaginação, que faz ser o novo. Creio que jamais deixarei de me surpreender e me maravilhar com este simples fato de que a socialização da psique implica que os sentidos que existem para o humano são, a um só tempo, próprios a ele, que os institui, e necessariamente comuns, já que sua constituição depende da experiência no mundo. Podemos, assim, entender que, se a sensação é, como dissemos, instituída, ela define, concomitantemente a um modo de sentir próprio do sujeito, uma sensibilidade comum que, tal como a racionalidade, definem um modo de ser que ele partilha com a coletividade. É ainda aqui o milagre da imaginação, de nos permitir tecer juntos sensibilidade, vontade e razão, na construção de nossa autonomia individual; e o privado e o público na construção de um modo de ser, de agir, de esperar, de desejar que é nosso e que comprometemos na construção da autonomia coletiva. E é pelo milagre da imaginação que tudo isto que somos como indivíduos e como sociedade pode se oferecer constantemente à nossa reflexão: porque não estamos limitados ao aqui e agora, e não estamos presos à fatalidade do que somos, podemos ousar imaginar, para a frente, a alteridade, sob a forma de novas formas de sermos como sujeito e como sociedade.

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

2) Explique o que foi o chamado "Pré-Modernismo). (1 ponto)

2) Explique o que foi o chamado Pré-Modernismo). (1 ponto) 2º EM Literatura Fransergio Av. Mensal 14/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Prof Bruno Tamancoldi

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Prof Bruno Tamancoldi A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof Bruno Tamancoldi META DA AULA Apresentar conceitos sobre o Conhecimento, partindo da Filosofia, distinguindo Ciência e senso comum. OBJETIVOS conceituar lógica e raciocínio;

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

Descartando Descartes

Descartando Descartes Descartando Descartes Este livro foi criado com o proposito de ser independente e de ser, pessoalmente, o meu primeiro trabalho como escritor. Isaac Jansen - 2015 Quem foi René Descartes? Dono da razão,

Leia mais

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA.

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA. Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA Texto I Meninos Carvoeiros Manuel Bandeira Os meninos carvoeiros Passam a caminho

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

O PARNASIANISMO. Por Carlos Daniel Santos Vieira

O PARNASIANISMO. Por Carlos Daniel Santos Vieira O PARNASIANISMO Por Carlos Daniel Santos Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL Segunda metade do século XIX Progresso, ciência, revolução industrial Desapego à emoção CARACTERÍSTICAS Disciplina do bom gosto

Leia mais

CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE

CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE SERÁ QUE TUDO QUE VEJO É REAL e VERDADEIRO? Realidade Realismo A primeira opção, chamada provisoriamente de realismo : supõe que a realidade é uma dimensão objetiva,

Leia mais

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates PLATÃO Platão 432 347 a.c. Arístocles Platão (Amplo) Origem Aristocrática Um dos principais discípulos de Sócrates Platão foi o fundador da primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a

Leia mais

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão.

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Kant e a crítica da razão Nós s e as coisas Se todo ser humano nascesse com a mesma visão que você

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 77 5 Considerações finais A tese intelectualista da katharsis apóia-se fundamentalmente na Poética IV 1448b4-19, onde Aristóteles afirma que a mimesis é uma fonte de conhecimento prazerosa: tal é o motivo

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Pode-se afirmar que a prova não apresentou melhorias nem ficou aquém de suas versões anteriores. Os candidatos, sem dúvida, esperavam algo melhor, mais contextualizado,

Leia mais

Literatura, Poética e Crítica

Literatura, Poética e Crítica Literatura, Poética e Crítica Literatura Arte Literatura Arte verbal Texto artístico Texto artístico Finalidade estética Obras de arte Texto não artístico Finalidade utilitária Ciência Filosofia Informação

Leia mais

José Francisco da Rocha

José Francisco da Rocha Saudação a Poesia Biografia José Francisco da Rocha, nasceu no dia 04 de janeiro de 1932 em Cedro de São João SE. Filho de José Francisco da Rocha e Antônia Maria de Santana. Casado com Carmelita Souza

Leia mais

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo:

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo: John Locke (1632 1704) John Locke é o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita por que se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos a origem de nossas idéias e nossos

Leia mais

TEMPO, MEMÓRIA E FILOSOFIA

TEMPO, MEMÓRIA E FILOSOFIA TEMPO, MEMÓRIA E FILOSOFIA Leonardo Guedes Ferreira Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução A Idade Média é marcada na história principalmente pela grande influência da Igreja perante

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 1, Ano SOBRE A ARTE. Graça Castell

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 1, Ano SOBRE A ARTE. Graça Castell 72 SOBRE A ARTE Graça Castell graca.castell@bol.com.br Brasília-DF 2006 73 SOBRE A ARTE Resumo Graça Castell 1 graca.castell@bol.com.br Este é um pequeno comentário a respeito da Arte, seu significado,

Leia mais

Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2

Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2 Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2 Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2 (UFPR 2007) As questões 1, 2 e 3 referem-se ao texto a seguir. bem

Leia mais

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos

Leia mais

6 Conclusão. Ernildo Stein. São Paulo: Ed. Abril Cultural, (Col. Os pensadores). P. 368.

6 Conclusão. Ernildo Stein. São Paulo: Ed. Abril Cultural, (Col. Os pensadores). P. 368. 6 Conclusão A ética surge junto com a lógica e a física, pela primeira vez, na escola de Platão. As disciplinas surgem ao tempo que permite a transformação do pensar em filosofia, a filosofia em epistéme

Leia mais

ESPAÇO E TEMPO, DISTÂNCIA E PRESENÇA

ESPAÇO E TEMPO, DISTÂNCIA E PRESENÇA ESPAÇO E TEMPO, DISTÂNCIA E PRESENÇA Conceitos para pensar a formação humana Lílian do Valle UERJ «reflexão sobre a organização do ensino-aprendizagem na educação tradicional e na ead, com atenção especial

Leia mais

Pensar de modo autônomo e A filosofia, a curiosidade e o Capítulo 1: Decifra-me ou te devoro

Pensar de modo autônomo e A filosofia, a curiosidade e o Capítulo 1: Decifra-me ou te devoro PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO QUADRO CURRICULAR FILOSOFIA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES O olhar filosófico Pensar de modo autônomo e A filosofia, a curiosidade e o Capítulo 1: Decifra-me ou te devoro

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu

Leia mais

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL EVERARDO BACKHEUSER DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: CARLOS WEINMAN TURMA: 1ª, 2ª E 3ª SÉRIE ANO LETIVO: 2014 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

Ética e política da subjetividade: hermenêutica do sujeito e parrhesía em Michel Foucault.

Ética e política da subjetividade: hermenêutica do sujeito e parrhesía em Michel Foucault. Ética e política da subjetividade: hermenêutica do sujeito e parrhesía em Michel Foucault. André Pereira Almeida Os últimos cursos e trabalhos de Foucault acerca da constituição do sujeito ético e político

Leia mais

Resumo sobre a concepção de ensino em Agostinho de Hipona (do livro De Magistro )*

Resumo sobre a concepção de ensino em Agostinho de Hipona (do livro De Magistro )* Resumo sobre a concepção de ensino em Agostinho de Hipona (do livro De Magistro )* Afresco entre 1464 e 1465 intitulado St Augustine Teaching in Rome ( Santo Agostinho ensinando em Roma ), de Benozzo Gozzoli

Leia mais

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1 Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação VIVER DE BLOG Página 1 Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog, o site especializado em Marketing

Leia mais

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.)

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.) O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C.427-347 A.C.) Em 399 a.c., o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado à morte como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade

Leia mais

Descubra o Poder do VERMELHO

Descubra o Poder do VERMELHO Descubra o Poder do VERMELHO Por que ser Mary Kay? O que você fez para chegar até aqui? Você tem desejo ardente por esta carreira maravilhosa? Quando você será diretora? Mary Kay Ash já dizia... Se você

Leia mais

1 Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

1 Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O homem e a técnica r e s e n h a RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica. Porto Alegre: Sulinas, 2006, 247 p. por Valéria Marcondes 1 Martin Heidegger e a questão da técnica é fruto

Leia mais

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid Racionalismo René Descartes Prof. Deivid Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objetivo de Descartes A importância

Leia mais

Entre a razão e os sentidos

Entre a razão e os sentidos PHOTO SCALA, FLORENCE/GLOWIMAGES - GALERIA DA ACADEMIA, VENEZA - CORTESIA DO MINISTÉRIO PARA OS BENS E AS ATIVIDADES CULTURAIS Entre a razão e os sentidos Homem vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci,

Leia mais

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Amanda Andrade Lima Mestrado/UFF Orientadora:

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

Afirma que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas. Para Platão, estas ideias ou formas são objetos do verdadeiro

Afirma que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas. Para Platão, estas ideias ou formas são objetos do verdadeiro Afirma que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas. Para Platão, estas ideias ou formas são objetos do verdadeiro conhecimento. Elas residem no mundo inteligível e sua natureza

Leia mais

Maria Luiza Costa

Maria Luiza Costa 45 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Maria Luiza Costa m_luiza@pop.com.br Brasília-DF 2008 46 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Resumo Maria Luiza Costa 1 m_luiza@pop.com.br Este trabalho pretende

Leia mais

IMAGINÁRIO DO ESPELHO: espelho, espelho meu, sou eu?

IMAGINÁRIO DO ESPELHO: espelho, espelho meu, sou eu? IMAGINÁRIO DO ESPELHO: espelho, espelho meu, sou eu? Ionice da Silva Debus 1 Profª. Drª. Valeska Fortes de Oliveira 2 Este texto foi desenvolvido para a disciplina Imaginário e Narrativas de Formação do

Leia mais

Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou.

Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Aristóteles. Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Platão concebia a existência de dois mundos: O mundo

Leia mais

Eckhart Tolle. A Voz da Serenidade. Tradução de: José Manuel Leonardo. Pergaminho

Eckhart Tolle. A Voz da Serenidade. Tradução de: José Manuel Leonardo. Pergaminho A Voz da Serenidade Eckhart Tolle A Voz da Serenidade Tradução de: José Manuel Leonardo Pergaminho 1. Silêncio e Serenidade A serenidade constitui o elemento essencial da natureza humana. E o que é a

Leia mais

Filosofia tensa: o conceito: fragmentos, aforismos, frases curtas, insight

Filosofia tensa: o conceito: fragmentos, aforismos, frases curtas, insight Filosofia tensa: o conceito: fragmentos, aforismos, frases curtas, insight Antigo sistema de escrita usado em Creta (por volta do século IV A.C.) Abraão Carvalho 1 O conceito do que se convencionou pela

Leia mais

A filosofia de Espinosa

A filosofia de Espinosa A filosofia de Espinosa Para tratar de qualquer âmbito da filosofia de Espinosa, é necessário de antemão compreender a imagem de Deus feita pelo filósofo, bem como a importância d Ele para sua filosofia.

Leia mais

5 - A Linguagem do Reino

5 - A Linguagem do Reino 5 - A Linguagem do Reino Todo Reino tem uma cultura Uma maneira de pensar Uma maneira de falar Uma maneira de agir Uma maneira de se relacionar com as pessoas Você acha difícil ouvir a Deus, a Jesus, a

Leia mais

Platão 428/27 348/47 a.c.

Platão 428/27 348/47 a.c. Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio Platão 428/27 348/47 a.c. O corpo é inimigo do espírito, o sentido se opõe ao intelecto, a paixão contrasta com a razão. 1 Platão e Sócrates Representação

Leia mais

Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta

Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta 1. A filosofia é: a) Um conjunto de opiniões importantes. b) Um estudo da mente humana. c) Uma atividade que se baseia no uso crítico

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa. 1 A Conversa de Lucila De Cláudia Barral (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.) O anjo Lucila, quer montar nas minhas

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Aula 17. OI xuxuzinhos! Filosofia Moderna Descartes

Aula 17. OI xuxuzinhos! Filosofia Moderna Descartes Aula 17 OI xuxuzinhos! Filosofia Moderna Descartes O que é, afinal, conhecer? Conhecer é representar, cuidadosamente, o que é exterior à mente. No processo de conhecimento, dois elementos são indispensáveis:

Leia mais

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma CONCEITOS Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma QUEM É VOCÊ?! Você já pensou por que você acha que é o que é? Por que se define como sendo estudante, brincalhão, rapaz, bom jogador de futebol?

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos PROCESSO SELETIVO 2013 10/12/2012 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

Plano de Atividades Pós-Doutorado

Plano de Atividades Pós-Doutorado Plano de Atividades Pós-Doutorado O presente projeto de pesquisa tem a proposta de três bolsas de pósdoutorados, para candidatos selecionados com base em uma chamada internacional, de modo a desenvolverem

Leia mais

TESTE SEUS CONHECIMENTOS sobre o MESTRE GENEBRINO! Faça o teste, conte os pontos e veja no final comentários sobre a sua pontuação.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS sobre o MESTRE GENEBRINO! Faça o teste, conte os pontos e veja no final comentários sobre a sua pontuação. TESTE SEUS CONHECIMENTOS sobre o MESTRE GENEBRINO! Faça o teste, conte os pontos e veja no final comentários sobre a sua pontuação. Você encontra as leituras de apoio ao exercício neste link: http://www.revel.inf.br/pt/edicoes/?mode=especial&id=13

Leia mais

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33.

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 91 tornar-se tanto quanto possível imortal Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 92 5. Conclusão Qual é o objeto da vida humana? Qual é o seu propósito? Qual é o seu significado? De todas as respostas

Leia mais

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Sigmund Freud 1856-1839 Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Inconsciente Freud, no início do século XX, pôs em questão o otimismo racionalista. Fez descobertas que, até agora, continuam impondo

Leia mais

14 Fatos Que Você Não Sabia Sobre Sonhos

14 Fatos Que Você Não Sabia Sobre Sonhos https://www.significadodossonhosonline.com/sonhos/ 14 Fatos Que Você Não Sabia Sobre Sonhos Os sonhos são segredos na psique, explosões emocionais, desejos, um passado esquecido e frustrações ocultas.

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

SER TUDO QUE SONHA, REALIDADE QUE VIVE!

SER TUDO QUE SONHA, REALIDADE QUE VIVE! SER TUDO QUE SONHA, NA REALIDADE QUE VIVE! E cada dia ao ser vivido, na calada da noite lembrado, será sempre motivo de emoção, pois mesmo sendo a luta difícil, o resultado será sempre de prazer por tê-la

Leia mais

Igreja: Uma face em construção - XIII Uma nova mensagem a mensagem da cruz

Igreja: Uma face em construção - XIII Uma nova mensagem a mensagem da cruz Igreja: Uma face em construção - XIII Uma nova mensagem a mensagem da cruz I. A velha e a nova mensagem: uma base comum II. A nova mensagem: quem é quem? III. A nova mensagem: a justiça humana é frágil

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

10 Truques Simples para Ficar mais Inteligente

10 Truques Simples para Ficar mais Inteligente 10 Truques Simples para Ficar mais Inteligente O que faz uma pessoa ser mais inteligente que outra? Quais são os limites do cérebro? Ou será que não o tem? Dá para aumentar o potencial da sua mente? Saiba

Leia mais

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra.

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES DAVID HUME - COMPAIXÃO Nascimento: 7 de maio de 1711 Edimburgo, Reino Unido. Morte: 25 de agosto de 1776 (65 anos) Edimburgo, Reino Unido. Hume nega

Leia mais

O criador de ilusões

O criador de ilusões O criador de ilusões De repente do escuro ficou claro, deu para ver as roupas brancas entre aventais e máscaras e foi preciso chorar, logo uma voz familiar misturada com um cheiro doce e agradável de

Leia mais

História e Sistema de Arte

História e Sistema de Arte História e Sistema de Arte Professor Isaac Antonio Camargo.Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP.Mestre em Educação UEL/PR.Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP www.artevis.blogspot.com Ementa

Leia mais

7 GERAL DA RELAÇÃO Duas cartas que representam a essência da relação, a energia envolvida no relacionamento de ambas as partes.

7 GERAL DA RELAÇÃO Duas cartas que representam a essência da relação, a energia envolvida no relacionamento de ambas as partes. ANTÔNIO LEITURA PARA RELACIONAMENTO MÉTODO TEMPLO DE AFRODITE CASAS 1 E 2 MENTAL ELA E ELE Estas casas se referem a tudo que é pensamento racional, o que cada um pensa do outro e da relação, seus medos,

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Introdução 15 1 Problematização 21 2 Modos de presença 25 2.1 O conceito empírico de presença 26 2.2 Ciberespaço e presença virtual 28 2.3 Tecnologias da presença 37 3 Presença, ação

Leia mais

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA São Paulo 2009 Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA Tese de Livre

Leia mais

Seus Escritos no Site da Magrià a Antonio Márcio Uma rosa para a minha Rosa

Seus Escritos no Site da Magrià a Antonio Márcio Uma rosa para a minha Rosa Seus Escritos no Site da Magrià a Antonio Márcio Uma rosa para a minha Rosa Apanhei esta rosa Para o teu olhar. Apanhei esta rosa Para as tuas mãos. Apanhei esta rosa Para o teu olfato. Apanhei esta rosa

Leia mais

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidade e textos introdutórios de lisboa) antónio de castro

Leia mais

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma CONCEITOS Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma Mulher e Homem: seres sociais O homem é um ser social. Desde os mais primitivos, a necessidade de convivência é demonstrada em suas ações. Aristóteles

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Modelo. Português A

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Modelo. Português A Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Modelo Português A 1 Exame unificado de acesso (Línguas e Matemática) às 4 Instituições do Ensino Superior

Leia mais

VIRE A PÁGINA. A vontade forte vai sempre invadir e exercer sua força e poder onde existir um vácuo. Afinal de contas, é assim que a natureza atua.

VIRE A PÁGINA. A vontade forte vai sempre invadir e exercer sua força e poder onde existir um vácuo. Afinal de contas, é assim que a natureza atua. VIRE A PÁGINA Você pode de fato não estar escrevendo a história de sua vida, a menos que mantenha um registro diário. Mas está vivendo um capítulo por dia, mesmo permanecendo isolado e sozinho. Seu capítulo

Leia mais

UNESP 2013 (Questão 12)

UNESP 2013 (Questão 12) UNESP 2013 (Questão 12) Do lado oposto da caverna, Platão situa uma fogueira fonte da luz de onde se projetam as sombras e alguns homens que carregam objetos por cima de um muro, como num teatro de fantoches,

Leia mais

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA 1) Para Parmênides o devir ou movimento é uma mera aparência provocada pelos enganos de nossos sentidos. A realidade é constituída pelo Ser que é identificado

Leia mais

Planeje o seu dia e trabalhe seu plano!

Planeje o seu dia e trabalhe seu plano! Planeje o seu dia e trabalhe seu plano! Mary Kay disse: Se você quer apenas o que já possui, continue fazendo o que está fazendo. Comece a tratar o seu negocio Mary Kay como um negócio rentável ao invés

Leia mais

NÓTULA ACERCA DE "O QUE EM MIM 'STÁ PENSANDO"

NÓTULA ACERCA DE O QUE EM MIM 'STÁ PENSANDO NÓTULA ACERCA DE "O QUE EM MIM 'STÁ PENSANDO" Robert Herrón (*) Talvez o verso mais citado e discutido pelos críticos da poesia de Fernando Pessoa, excluindo " o poeta é um fingidor", seja "o que em mim'stá;

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Roteiro para a leitura do texto

Roteiro para a leitura do texto WEBER, Max - A "objetividade" do conhecimento nas Ciências Sociais In: Max Weber: A objetividade do conhecimento nas ciências sociais São Paulo: Ática, 2006 (: 13-107) Roteiro para a leitura do texto Data

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar.

Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar. O que é o mito da caverna? O que levou Platão a se decepcionar com a política? 3) Mas quem fosse inteligente (...) lembrar-se-ia de que as perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

ESTAR PRESENTE. Importância para o ritual umbandista. Resumo. Adérito Serafim Simões Junior https://www.facebook.com/aderitosimoesumbanda/

ESTAR PRESENTE. Importância para o ritual umbandista. Resumo. Adérito Serafim Simões Junior https://www.facebook.com/aderitosimoesumbanda/ ESTAR PRESENTE Importância para o ritual umbandista Resumo Estar atento tem relação com nossos hábitos e influencia na firmeza de coroa. Sem atenção ao que fazemos no cotidiano não teremos esta qualidade

Leia mais

CURTA, SIGA E COMPARTILHE!

CURTA, SIGA E COMPARTILHE! Esse material que você acaba de receber é parte do vasto repertório de assuntos abordados pela dupla Hermes & Browni em seus quadrinhos, textos e livros, além de conter pequenos trechos do livro CRIATIVIDADE

Leia mais

Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas... Qua, 20 de Junho de :28

Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas... Qua, 20 de Junho de :28 Confira a carta 08/2018 aos membros da Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. As cartas da presidente, escritas a cada bimestre,

Leia mais