REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA"

Transcrição

1 REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA I. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º As Provas de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) são um projeto de extensão mantido pelos docentes do Departamento de Línguas Estrangeiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia e, por conseguinte, o gerenciamento financeiro destas segue as normas da instituição. 1º O objetivo do projeto é elaborar, aplicar e corrigir provas de proficiência em língua estrangeira para a comunidade acadêmica, bem como divulgar os resultados das mesmas; 2º As línguas estrangeiras para as quais são oferecidos exames de proficiência são: espanhol, inglês e português língua estrangeira; 3º O PROLE é ofertado três vezes ao ano; 4º Em cada uma das três edições serão oferecidas vagas limitadas que serão divulgadas previamente na página As vagas serão ocupadas conforme a ordem em que as inscrições ocorrerem junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras; 5º O PROLE não tem validade determinada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras, cabendo aos Programas de Pós-Graduação aos quais os alunos submeterão os certificados determinar o período de validade dos mesmos; 6º Os certificados são disponibilizados no Departamento de Línguas Estrangeiras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia no seguinte endereço: Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus José

2 Ribeiro Filho, BR sentido Rio Branco - KM 9,5, Bloco 2C, sala 117. Os candidatos que desejarem que seus certificados sejam retirados por outras pessoas, devem autorizar de forma escrita. Na autorização deve constar o nome completo do candidato, seu respectivo endereço, seu número de RG e de CPF, bem como o nome completo da pessoa autorizada a retirar o certificado, seu respectivo endereço, seu número de RG e de CPF. Não é necessário que a declaração seja registrada em cartório, porém deve ter firma reconhecida. Art. 2º O PROLE consiste em uma prova com um ou mais textos. 1º A prova poderá contemplar questões objetivas e/ou discursivas; 2º As respostas para as questões discursivas devem ser em língua portuguesa, salvo quando o enunciado da questão solicitar o emprego da língua estrangeira. As respostas devem ser redigidas com letra legível e com caneta esferográfica preta ou azul. 3º É permitido apenas o uso de dicionário impresso durante a realização do prova. Não é permitido que os candidatos emprestem ou tomem emprestado dicionários ou quaisquer outros materiais durante a realização da prova. 4º O candidato deve trazer materiais como caneta azul ou preta, lápis, borracha e dicionário. Esses não serão fornecidos pela comissão no dia da realização da prova. 5º A realização das provas terá a duração máxima de 3 horas, improrrogáveis. II. INSCRIÇÕES Art. 3º Poderão inscrever-se para realizar o PROLE candidatos que já tenham concluído uma Graduação e candidatos que se encontrem no último semestre de um Curso de Graduação.

3 Art. 4º Para realizar a inscrição o Candidato deve apresentar: 1. Ficha de inscrição disponível na página devidamente preenchida e assinada; 2. Cópia do diploma ou de um documento que comprove a conclusão de um Curso de Graduação (no caso de já ter concluído um Curso de Graduação); 3. Cópia do histórico escolar e de uma declaração/ atestado de provável concluinte (no caso de ser concluinte de um Curso de Graduação). Art. 5º As inscrições são realizadas exclusivamente no Departamento de Línguas Estrangeiras localizado no seguinte endereço: Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, BR sentido Rio Branco - KM 9,5, Bloco 2C, sala 117, conforme as datas divulgadas na página ao início de cada ano letivo. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. 1º É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento da ficha de inscrição. 2º O candidato é responsável pela veracidade das informações contidas na ficha. 3º O candidato que não puder realizar pessoalmente sua inscrição, poderá constituir um procurador para fazê-la. Neste caso, além dos documentos solicitados, deverá ser apresentada uma procuração com firma reconhecida autorizando a realização de sua inscrição. 4º Não serão aceitas inscrições via correio e/ou . Art. 6º O Departamento de Línguas Estrangeiras publicará na página uma lista com as inscrições homologadas até três dias depois do término do prazo de inscrições. 1º Não caberá recurso quanto à homologação das inscrições.

4 Art. 7º Dúvidas no processo de inscrição e/ou no processo de realização das provas devem ser enviadas para o III. REALIZAÇÃO DAS PROVAS Art. 8º O local e a data de realização das provas serão previamente indicados na página Art. 9º No dia da realização das provas, o candidato deverá comparecer ao local previamente indicado com 01 (uma) hora de antecedência em relação ao horário previsto para a realização da prova com a seguinte documentação e materiais: a) documento oficial de identidade com fotografia e assinatura; b) materiais para a realização da prova como: caneta, lápis, borracha, dicionário impresso. Serão considerados documentos oficiais de identidade: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares (ex-ministérios Militares), pelas Secretarias de Segurança, pelos Corpos de Bombeiros, pelas Polícias Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); Carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; Carteiras funcionais expedidas pelas Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal; carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto e dentro do prazo de validade); Carteira de Trabalho e Previdência Social. 1º Após se identificar para a Comissão e assinar a lista de presença, os candidatos somente poderão ausentar-se da sala com o acompanhamento de um membro da Banca Examinadora. Art. 10 Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para qualquer prova, bem como sua aplicação fora do horário, data e local previamente estabelecido; Art. 11 Será impedido de realizar a provas o candidato que: a. Desrespeitar o Art. 9º deste Regulamento.

5 b. Durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; c. For descortês com os membros da Banca Examinadora ou com qualquer outra autoridade presente; Art. 13 Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente a um dos membros da Banca Examinadora a prova acompanhada das folhas de respostas e dos rascunhos utilizados para a elaboração da prova; 1º Depois de entregar a prova, o candidato deverá sair da sala, sendo impedido de retornar ao ambiente antes do final da prova. Art. 14 Não será permitida a permanência de candidato, no local das provas, portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador etc.). IV. CERTIFICAÇÃO DA PROLE Art. 15 As notas das provas de proficiência serão atribuídas entre zero (0) e cem (100). A média exigida para a emissão dos certificados é de nota igual ou superior a 60 (sessenta). Não serão emitidos certificados para os candidatos que alcançarem nota inferior. Art. 16 Após a emissão dos certificados, os candidatos terão até seis meses para fazerem a retirada dos mesmos junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras. Depois desse período, os certificados serão descartados. 1º Não serão emitidas segundas vias de certificados. 2º É de responsabilidade do candidato fazer a retirada de seu certificado. Os candidatos que não puderem retirar seus certificados poderão autorizar, através de procuração com firma reconhecida, outra pessoa a fazer a retirada.

6 3º O Departamento de Línguas Estrangeiras não enviará, sob hipótese alguma, certificados via correio ou . V. RESULTADOS DO PROLE Art. 17 Os resultados das provas serão disponibilizados na página Não serão divulgados os nomes dos candidatos, apenas seus números de inscrição e respectivas notas. A Banca Examinadora tem o prazo de até quinze dias a partir da realização do PROLE para divulgar os resultados. 1º É de responsabilidade dos candidatos conservarem seus números de inscrição. Caso o candidato perca seu número de inscrição, ele deverá comparecer junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras para obtê-lo novamente. Não serão fornecidos números de inscrição por ou por telefone. Art. 18 Não serão aceitos pedidos de revisão, recurso, ou vista de prova. Art. 19 Será emitida uma nota na página informando quando os certificados estarão prontos para serem retirados. VII- NECESSIDADES ESPECIAIS Art. 20 Os candidatos com necessidades especiais devem informar no ato da inscrição sua especificidade, para que as devidas providências sejam tomadas. Art. 21 Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo Conselho do Departamento de Línguas Estrangeiras.

7 ANEXO I CALENDÁRIO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ANO ª Oferta Prova de Proficiência em Língua Inglesa Inscrições: De 14/03/2016 a 24/03/ de abril de 2016 Prova de Proficiência em Língua Espanhola Inscrições: De 14/03/2016 a 24/03/ de abril de 2016 Prova de Proficiência em Português- Língua Estrangeira Inscrições: De 14/03/2016 a 24/03/ de abril de ª Oferta Prova de Proficiência em Língua Inglesa Inscrições: De 09/05/2016 a 20/05/ de junho de 2016 Prova de Proficiência em Língua Espanhola Inscrições: De 09/05/2016 a 20/05/ de junho de 2016 Prova de Proficiência em Português- Língua Estrangeira

8 Inscrições: De 09/05/2016 a 20/05/ de junho de ª Oferta Prova de Proficiência em Língua Inglesa Inscrições: De 05 a 16 de setembro de de outubro de 2016 Prova de Proficiência em Língua Espanhola Inscrições: De 05 a 16 de setembro de de outubro de 2016 Prova de Proficiência em Português- Língua Estrangeira Inscrições: De 05 a 16 de setembro de de outubro de 2016 Atenção: Para cada umas das ofertas de Prova de Proficiência, o número de vagas é de 100 para a Língua Inglesa, 100 para a Língua Espanhola e 20 para o Português-Língua Estrangeira.

Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE)

Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE) D Ç ç ç. Campus Mata Norte Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE) O Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE), da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, é coordenado pelo

Leia mais

EDITAL N 001/2017 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL N 001/2017 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL N 001/2017 DO DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, projeto de extensão da Unidade Acadêmica Especial de Letras

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL N 001/ 2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL N 001/ 2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL N 001/ 2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Departamento de Letras da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP),

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CAMPUS POETA TORQUATO NETO PIRAJÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CAMPUS POETA TORQUATO NETO PIRAJÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CAMPUS POETA TORQUATO NETO PIRAJÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 002/ 2013 DO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP 1. Das inscrições 1.1 As inscrições para ingresso nos Cursos Técnicos do SENAI-SP estarão abertas no período de 08

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 ADMISSÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2011/1 EDITAL Nº 01 DE 27 DE JANEIRO DE Campus Sertão

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2011/1 EDITAL Nº 01 DE 27 DE JANEIRO DE Campus Sertão SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO VAGAS REMANESCENTES

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO VAGAS REMANESCENTES ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2016-2 VAGAS REMANESCENTES A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.º 01/16 Por este edital, o Dr. José Cerqueira Dantas, responsável pelo Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS EDITAL Nº 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS EDITAL Nº 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS EDITAL Nº 01/2015 PROVA DE PROFICIEÊNCIA EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Leia mais

EDITAL Nº 32/2016 DGCAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ DA BASE LEGAL

EDITAL Nº 32/2016 DGCAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ DA BASE LEGAL EDITAL Nº 32/2016 DGCAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS REMANESCENTES PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC O Diretor Geral do Instituto Federal do Paraná IFPR Campos

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO, FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE E AMPLA CONCORRÊNCIA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 002/08 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL Nº 002/2016 Campus Avançado Sombrio Divulga a abertura do período de inscrições para ingresso nos cursos superiores do IFC Campus Avançado de Sombrio por meio de transferência interna, transferência

Leia mais

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS O Diretor do Colégio Santo Agostinho - Barra da Tijuca - no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público este Edital e estabelece as normas regentes para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 VAGAS RESTANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Federal

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA PROCESSO SELETIVO º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DOUTORADO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA PROCESSO SELETIVO º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DOUTORADO PROCESSO SELETIVO 2013 1º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Turma especial de DINTER oferecida à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. EDITAL INSCRIÇÃO Início: 22/10 Término: 12/11/2012

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA Pelo presente edital, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia CBO informa que estarão

Leia mais

EDITAL Nº 019/2016 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO PEFRHEC RETIFICADO EM 16/09/2016 ÀS 12h

EDITAL Nº 019/2016 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO PEFRHEC RETIFICADO EM 16/09/2016 ÀS 12h MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS EDITAL Nº 019/2016 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Leia mais

Publicação do Edital 09/02/2017 Matrícula (somente presencial) 09/02 a 17/02/2017

Publicação do Edital 09/02/2017 Matrícula (somente presencial) 09/02 a 17/02/2017 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 005/2017 CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 02/2016 CURSO QUALIFICAÇÃO EM AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO 2017/1 O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO

Leia mais

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna:

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna: O Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade com a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L EDITAL N.º 01/2010 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS

Leia mais

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 34/2017 25 de abril de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO 2017

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Polo 15 UFF/IFRJ EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno.

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno. Edital do Processo Seletivo 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 18/10 às 21h do dia 05/11/2010, e poderão ser efetuadas, via WEB,

Leia mais

PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL PROFMAT UNEMAT SINOP

PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL PROFMAT UNEMAT SINOP PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PROFMAT UNEMAT SINOP EDITAL 001/2017 - PROFMAT UNEMAT SINOP 1. O presente Edital é exclusivo para alunos do PROFMAT UNEMAT SINOP. 2. As inscrições poderão

Leia mais

EDITAL Nº 05/2016 DG-CÂMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC DA BASE LEGAL

EDITAL Nº 05/2016 DG-CÂMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC DA BASE LEGAL EDITAL Nº 05/2016 DG-CÂMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC O Diretor do Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Avançado Goioerê,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão-TECPUC

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão-TECPUC EDITAL N.º 01/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES - ENSINO SUPERIOR 2 SEMESTRE de 2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão, situado

Leia mais

PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM COMPUTAC A O APLICADA Edital para Seleção de Alunos Regulares em

PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM COMPUTAC A O APLICADA Edital para Seleção de Alunos Regulares em Publicado em DOE 21/05/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno.

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 01/03 às 21h do dia 21/03/2012, e poderão ser efetuadas, via WEB,

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio O Diretor do Leblon no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 ADMISSÃO DE CANDIDATOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO DRCA

DIRETORIA DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO DRCA PRIMEIRA MATRÍCULA (Selecionados e Mudança de Nível) 01/08 a 05/08/2011 Período para envio dos documentos para matrícula 2011/1 25/07 a 29/07/2011 Matrícula nas disciplinas de nivelamento (secretaria do

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão EDITAL N.º 06/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 iiii INSTITUTO FEDERAL São Paulo Câmpus São josé dos Campos EDITAL N. 0 054 DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

REITORIA EDITAL Nº. 010/2017

REITORIA EDITAL Nº. 010/2017 EDITAL Nº. 010/2017 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR, em seu Art. 22, aprovado pelo Decreto nº 14.444-E de 15 de agosto de 2012, o

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 O presente Edital regulamenta a seleção pública para ingresso no

Leia mais

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, nomeada

Leia mais

EDITAL Nº 205/2016 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA/2016

EDITAL Nº 205/2016 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA/2016 EDITAL Nº 205/2016 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA/2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando os

Leia mais

EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS

EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.campinas.sp.leg.br CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 Edital de convocação para realização das provas objetivas A Câmara Municipal de Campinas torna

Leia mais

Concurso Residência Médica em Urologia e Cirurgia Vascular. Hospital Evangélico de Londrina

Concurso Residência Médica em Urologia e Cirurgia Vascular. Hospital Evangélico de Londrina Concurso Residência Médica em Urologia e Cirurgia Vascular. Hospital Evangélico de Londrina Programa Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) Número de Vagas UROLOGIA: 01 Número de

Leia mais

HOSPITAL OFTALMOLÓGICO SANTA BEATRIZ HOSB CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICA DE OLHOS SANTA BEATRIZ

HOSPITAL OFTALMOLÓGICO SANTA BEATRIZ HOSB CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICA DE OLHOS SANTA BEATRIZ HOSPITAL OFTALMOLÓGICO SANTA BEATRIZ HOSB CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICA DE OLHOS SANTA BEATRIZ C o n c u r s o p a r a R e s i d ê n c i a M é d i c a e m O f t a l m o l o g i a 2 0 1 7 HOSB Diretor Médico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2011 MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2011 MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO Edital SJC N. 033/2017 de 27 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015

EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2015 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES

Leia mais

IMPORTANTE: O envelope contendo os documentos solicitados não poderá ser enviado pelos Correios.

IMPORTANTE: O envelope contendo os documentos solicitados não poderá ser enviado pelos Correios. ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS NA 3ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO SiSU PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2016 CAMPUS DIAMANTINA I- ORIENTAÇÕES PARA TODOS OS CANDIDATOS (CLASSIFICADOS e EXCEDENTES)

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 146/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 146/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 146/UFFS/2017 89802112 ADMISSÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS ISOLADAS NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA O REITOR DA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES O Diretor-Geral do Campus Colatina do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 88/2017 20 de setembro de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

Curso de Aprendizagem Industrial

Curso de Aprendizagem Industrial Curso de Aprendizagem Industrial Auxiliar de linha de produção 800 horas (Duração do curso: 1 ano) Turno: Integral (das 7h às 11h e das 13h às 17h ou das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h) 1. Das Inscrições

Leia mais

ANEXO V - ETAPAS, TIPOS DE PROVA, NÚMERO DE QUESTÕES E PONTUAÇÃO

ANEXO V - ETAPAS, TIPOS DE PROVA, NÚMERO DE QUESTÕES E PONTUAÇÃO ANEXO V - ETAPAS, TIPOS DE PROVA, NÚMERO DE QUESTÕES E PONTUAÇÃO 1. O processo seletivo será constituído de 02 (duas) etapas distintas, que compreenderá: PARA TODAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS 1ª Etapa Prova

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA/HCTE CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

EDITAL PRPPGE Nº 016/2016

EDITAL PRPPGE Nº 016/2016 EDITAL PRPPGE Nº 016/2016 Dispõe sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado UnC A Pró-Reitora de Pesquisa, da

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC EDITAL Nº 01

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC EDITAL Nº 01 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC 2017.2 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO Edital nº 01 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação Ibmec...3 1. Da validade...3 2. Das Inscrições...3 3. Das Entrevistas,

Leia mais

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno EDITAL Nº. 2/2014 Abre inscrições ao vestibular para ingresso nos Cursos Superiores de, a serem oferecidos pela Faculdade de Pedro Rogério Garcia Fattep, no segundo semestre de 2014.. A Diretora da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO A Coordenação do Curso de Medicina da Universidade de São

Leia mais

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na modalidade Concomitante/Subsequente. O DIRETOR

Leia mais

Para Candidatos dos Cursos Técnicos:

Para Candidatos dos Cursos Técnicos: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA 2016 Para Candidatos dos Cursos Técnicos: No ato da matrícula, o candidato deverá entregar cópia e apresentar o documento original para comprovação dos seguintes documentos:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.bre

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão 1 EDITAL N.º 07/2015 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 002/2017

PROCESSO SELETIVO EDITAL 002/2017 PROCESSO SELETIVO 2017.02 EDITAL 002/2017 A Faculdade de Tecnologia Alpha Channel FATAC, torna público, para conhecimento dos interessados, o presente Edital contendo as normas, rotinas e procedimentos,

Leia mais

EDITAL 1.1 CURSOS, VAGAS OFERECIDAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, NORMAS DE ACESSO E PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO.

EDITAL 1.1 CURSOS, VAGAS OFERECIDAS, LOCAL DE FUNCIONAMENTO, NORMAS DE ACESSO E PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO. FACULDADE UBS- São Paulo -SP - Edital Processo Seletivo nº. 02/2016 em Abril de 2016. Em consonância à súmula publicada no DOU 18/12/2012 Em consonância-mec Nº 207, de 27 de junho de 2011, publ. no D.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 29/2016, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013 ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP Processo Seletivo - 2º semestre/2012 Início das aulas - 1º semestre/2013 Julho/2012 Ensino Articulado SESI-SENAI-SP EBEP Desde 2007, o Ensino Médio do SESI-SP é articulado

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2017 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

Edital nº 13/2010. FIC Presencial 40 Noite 1 ano Massoterapia FIC Presencial 40 Manhã e 3 meses Massoterapia. Presencial 20 Tarde 1 semestre

Edital nº 13/2010. FIC Presencial 40 Noite 1 ano Massoterapia FIC Presencial 40 Manhã e 3 meses Massoterapia. Presencial 20 Tarde 1 semestre INSTITUTO FEDERAL PARANÁ MINISTÉRIO DA Edital nº 13/2010 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFPR, torna públicas as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Formação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS DA COMUNIDADE 2SEM12 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial,

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA. Unidade Centro

CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA. Unidade Centro CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA Unidade Centro 2 CONCURSOS DE BOLSAS 2015 COLÉGIOS UNIVAP UNIDADE CENTRO EDITAL A Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE torna pública a realização

Leia mais

EDITAL nº 16/2015, de 25 de maio de PROCESSO SELETIVO DE MUDANÇA DE CURSO ª Edição

EDITAL nº 16/2015, de 25 de maio de PROCESSO SELETIVO DE MUDANÇA DE CURSO ª Edição MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL nº 16/2015, de 25 de maio de 2015 PROCESSO SELETIVO DE MUDANÇA DE CURSO 2015

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 026/2016 PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41)

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41) 1 EDITAL N.º 02/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO LIVRE DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA O Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela, torna pública a abertura do processo de matrícula para

Leia mais

EDITAL UnC - 038/2009

EDITAL UnC - 038/2009 EDITAL UnC - 038/2009 TORNA PÚBLICO Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA Casa de Napoleão Laureano Gabinete do Vereador Lucas de Brito Coordenação de Produção Legislativa EDITAL Nº 001/2016

CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA Casa de Napoleão Laureano Gabinete do Vereador Lucas de Brito Coordenação de Produção Legislativa EDITAL Nº 001/2016 CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA Casa de Napoleão Laureano Gabinete do Vereador Lucas de Brito Coordenação de Produção Legislativa EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA INGRESSO NO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR

Leia mais

Curso de Aprendizagem Industrial. Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min)

Curso de Aprendizagem Industrial. Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min) 1. Das Inscrições Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Manutenção 1600 horas (Duração do curso: 2 anos) Turno da Tarde (13h30min às 17h30min) 2º Semestre 2016 para a Empresa Honda Automóveis do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2011 DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2011 DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE 2014-1 A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins no uso de suas atribuições torna público que estarão abertas as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES EDITAL Nº 012/CCEI, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS CEILÂNDIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

Leia mais

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 A coordenadora

Leia mais

Os Cursos Técnicos - Manhã e Tarde são formados por 2 a 4 qualificações e, para concluir o curso, o aluno deverá concluir todas as qualificações.

Os Cursos Técnicos - Manhã e Tarde são formados por 2 a 4 qualificações e, para concluir o curso, o aluno deverá concluir todas as qualificações. CURSOS TÉCNICOS 2SEM16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CANDIDATOS DA REDE PÚBLICA - CURSOS MANHÃ E TARDE 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos

Leia mais