REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA"

Transcrição

1 REGULAMENTO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA I. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º As Provas de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) são um projeto de extensão mantido pelos docentes do Departamento de Línguas Estrangeiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia e, por conseguinte, o gerenciamento financeiro destas segue as normas da instituição. 1º O objetivo do projeto é elaborar, aplicar e corrigir provas de proficiência em língua estrangeira para a comunidade acadêmica, bem como divulgar os resultados das mesmas; 2º As línguas estrangeiras para as quais são oferecidos exames de proficiência são: espanhol, inglês e português língua estrangeira; 3º O PROLE é ofertado três vezes ao ano; 4º Em cada uma das três edições serão oferecidas vagas limitadas que serão divulgadas previamente na página As vagas serão ocupadas conforme a ordem em que as inscrições ocorrerem junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras; 5º O PROLE não tem validade determinada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras, cabendo aos Programas de Pós-Graduação aos quais os alunos submeterão os certificados determinar o período de validade dos mesmos; 6º Os certificados são disponibilizados no Departamento de Línguas Estrangeiras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia no seguinte endereço: Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus José

2 Ribeiro Filho, BR sentido Rio Branco - KM 9,5, Bloco 2C, sala 117. Os candidatos que desejarem que seus certificados sejam retirados por outras pessoas, devem autorizar de forma escrita. Na autorização deve constar o nome completo do candidato, seu respectivo endereço, seu número de RG e de CPF, bem como o nome completo da pessoa autorizada a retirar o certificado, seu respectivo endereço, seu número de RG e de CPF. Não é necessário que a declaração seja registrada em cartório, porém deve ter firma reconhecida. Art. 2º O PROLE consiste em uma prova com um ou mais textos. 1º A prova poderá contemplar questões objetivas e/ou discursivas; 2º As respostas para as questões discursivas devem ser em língua portuguesa, salvo quando o enunciado da questão solicitar o emprego da língua estrangeira. As respostas devem ser redigidas com letra legível e com caneta esferográfica preta ou azul. 3º É permitido apenas o uso de dicionário impresso durante a realização do prova. Não é permitido que os candidatos emprestem ou tomem emprestado dicionários ou quaisquer outros materiais durante a realização da prova. 4º O candidato deve trazer materiais como caneta azul ou preta, lápis, borracha e dicionário. Esses não serão fornecidos pela comissão no dia da realização da prova. 5º A realização das provas terá a duração máxima de 3 horas, improrrogáveis. II. INSCRIÇÕES Art. 3º Poderão inscrever-se para realizar o PROLE candidatos que já tenham concluído uma Graduação e candidatos que se encontrem no último semestre de um Curso de Graduação.

3 Art. 4º Para realizar a inscrição o Candidato deve apresentar: 1. Ficha de inscrição disponível na página devidamente preenchida e assinada; 2. Cópia do diploma ou de um documento que comprove a conclusão de um Curso de Graduação (no caso de já ter concluído um Curso de Graduação); 3. Cópia do histórico escolar e de uma declaração/ atestado de provável concluinte (no caso de ser concluinte de um Curso de Graduação). Art. 5º As inscrições são realizadas exclusivamente no Departamento de Línguas Estrangeiras localizado no seguinte endereço: Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, BR sentido Rio Branco - KM 9,5, Bloco 2C, sala 117, conforme as datas divulgadas na página ao início de cada ano letivo. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. 1º É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento da ficha de inscrição. 2º O candidato é responsável pela veracidade das informações contidas na ficha. 3º O candidato que não puder realizar pessoalmente sua inscrição, poderá constituir um procurador para fazê-la. Neste caso, além dos documentos solicitados, deverá ser apresentada uma procuração com firma reconhecida autorizando a realização de sua inscrição. 4º Não serão aceitas inscrições via correio e/ou . Art. 6º O Departamento de Línguas Estrangeiras publicará na página uma lista com as inscrições homologadas até três dias depois do término do prazo de inscrições. 1º Não caberá recurso quanto à homologação das inscrições.

4 Art. 7º Dúvidas no processo de inscrição e/ou no processo de realização das provas devem ser enviadas para o proficiencia.dle@gmail.com. III. REALIZAÇÃO DAS PROVAS Art. 8º O local e a data de realização das provas serão previamente indicados na página Art. 9º No dia da realização das provas, o candidato deverá comparecer ao local previamente indicado com 01 (uma) hora de antecedência em relação ao horário previsto para a realização da prova com a seguinte documentação e materiais: a) documento oficial de identidade com fotografia e assinatura; b) materiais para a realização da prova como: caneta, lápis, borracha, dicionário impresso. Serão considerados documentos oficiais de identidade: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares (ex-ministérios Militares), pelas Secretarias de Segurança, pelos Corpos de Bombeiros, pelas Polícias Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); Carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; Carteiras funcionais expedidas pelas Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal; carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto e dentro do prazo de validade); Carteira de Trabalho e Previdência Social. 1º Após se identificar para a Comissão e assinar a lista de presença, os candidatos somente poderão ausentar-se da sala com o acompanhamento de um membro da Banca Examinadora. Art. 10 Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para qualquer prova, bem como sua aplicação fora do horário, data e local previamente estabelecido; Art. 11 Será impedido de realizar a provas o candidato que: a. Desrespeitar o Art. 9º deste Regulamento.

5 b. Durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; c. For descortês com os membros da Banca Examinadora ou com qualquer outra autoridade presente; Art. 13 Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente a um dos membros da Banca Examinadora a prova acompanhada das folhas de respostas e dos rascunhos utilizados para a elaboração da prova; 1º Depois de entregar a prova, o candidato deverá sair da sala, sendo impedido de retornar ao ambiente antes do final da prova. Art. 14 Não será permitida a permanência de candidato, no local das provas, portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador etc.). IV. CERTIFICAÇÃO DA PROLE Art. 15 As notas das provas de proficiência serão atribuídas entre zero (0) e cem (100). A média exigida para a emissão dos certificados é de nota igual ou superior a 60 (sessenta). Não serão emitidos certificados para os candidatos que alcançarem nota inferior. Art. 16 Após a emissão dos certificados, os candidatos terão até seis meses para fazerem a retirada dos mesmos junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras. Depois desse período, os certificados serão descartados. 1º Não serão emitidas segundas vias de certificados. 2º É de responsabilidade do candidato fazer a retirada de seu certificado. Os candidatos que não puderem retirar seus certificados poderão autorizar, através de procuração com firma reconhecida, outra pessoa a fazer a retirada.

6 3º O Departamento de Línguas Estrangeiras não enviará, sob hipótese alguma, certificados via correio ou . V. RESULTADOS DO PROLE Art. 17 Os resultados das provas serão disponibilizados na página Não serão divulgados os nomes dos candidatos, apenas seus números de inscrição e respectivas notas. A Banca Examinadora tem o prazo de até quinze dias a partir da realização do PROLE para divulgar os resultados. 1º É de responsabilidade dos candidatos conservarem seus números de inscrição. Caso o candidato perca seu número de inscrição, ele deverá comparecer junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras para obtê-lo novamente. Não serão fornecidos números de inscrição por ou por telefone. Art. 18 Não serão aceitos pedidos de revisão, recurso, ou vista de prova. Art. 19 Será emitida uma nota na página informando quando os certificados estarão prontos para serem retirados. VII- NECESSIDADES ESPECIAIS Art. 20 Os candidatos com necessidades especiais devem informar no ato da inscrição sua especificidade, para que as devidas providências sejam tomadas. Art. 21 Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo Conselho do Departamento de Línguas Estrangeiras.

7 ANEXO I CALENDÁRIO DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ANO ª Oferta Prova de Proficiência em Língua Inglesa Inscrições: De 14/03/2016 a 24/03/ de abril de 2016 Prova de Proficiência em Língua Espanhola Inscrições: De 14/03/2016 a 24/03/ de abril de 2016 Prova de Proficiência em Português- Língua Estrangeira Inscrições: De 14/03/2016 a 24/03/ de abril de ª Oferta Prova de Proficiência em Língua Inglesa Inscrições: De 09/05/2016 a 20/05/ de junho de 2016 Prova de Proficiência em Língua Espanhola Inscrições: De 09/05/2016 a 20/05/ de junho de 2016 Prova de Proficiência em Português- Língua Estrangeira

8 Inscrições: De 09/05/2016 a 20/05/ de junho de ª Oferta Prova de Proficiência em Língua Inglesa Inscrições: De 05 a 16 de setembro de de outubro de 2016 Prova de Proficiência em Língua Espanhola Inscrições: De 05 a 16 de setembro de de outubro de 2016 Prova de Proficiência em Português- Língua Estrangeira Inscrições: De 05 a 16 de setembro de de outubro de 2016 Atenção: Para cada umas das ofertas de Prova de Proficiência, o número de vagas é de 100 para a Língua Inglesa, 100 para a Língua Espanhola e 20 para o Português-Língua Estrangeira.

Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE)

Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE) . Campus Mata Norte Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE) O Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE), da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte é coordenado pelo Programa

Leia mais

Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE)

Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE) D Ç ç ç. Campus Mata Norte Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE) O Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras (TEPLE), da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte, é coordenado pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL MESTRADO / UNIARP N 001/2018

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL MESTRADO / UNIARP N 001/2018 UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL MESTRADO / UNIARP N 001/2018 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Departamento de Letras da Universidade Alto Vale do Rio do

Leia mais

EDITAL Nº 023/2018 CELTO

EDITAL Nº 023/2018 CELTO EDITAL Nº 023/2018 CELTO PUBLICA A NORMATIZAÇÃO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O 2 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA E COMPREENSÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA DE 2018. A Coordenadora do Centro de Ensino de Línguas

Leia mais

EDITAL N 001/2017 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL N 001/2017 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL N 001/2017 DO DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, projeto de extensão da Unidade Acadêmica Especial de Letras

Leia mais

EDITAL N 004/ 2014 DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM BIODIVERSIDADE E AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS PPGBIOAGRO

EDITAL N 004/ 2014 DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM BIODIVERSIDADE E AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS PPGBIOAGRO EDITAL N 004/ 2014 DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM BIODIVERSIDADE E AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS PPGBIOAGRO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Programa de Pós Graduação Strictu

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 01/ EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 01/ EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 01/ 2018.1 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Centro de Ciências Humanas e Letras CCHL da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA (PPGEAA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA (PPGEAA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS ANTRÓPICOS NA AMAZÔNIA (PPGEAA) EDITAL 02/2017 PPGEAA EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA E-Prof

Leia mais

EDITAL N 001/2019 DO CENTRO DE LÍNGUAS DA UFG/RC EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL N 001/2019 DO CENTRO DE LÍNGUAS DA UFG/RC EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL N 001/2019 DO DA UFG/RC EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, projeto de extensão da Unidade Acadêmica Especial de Letras

Leia mais

EDITAL N 003/2015 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL N 003/2015 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMCIA ESPECIAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA CENTRO DE LÍNGUAS EDITAL N 003/2015 DO CENTRO DE LÍNGUAS DO CAC/UFG EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS E ESPANHOL) EDIÇÃO 01/2016 1. DO OBJETO 1.1 O Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL N 001/ 2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL N 001/ 2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL N 001/ 2016 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Departamento de Letras da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP),

Leia mais

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

EDITAL PARA TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS TEPLE Nº 01/2018.1

EDITAL PARA TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS TEPLE Nº 01/2018.1 EDITAL PARA TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS TEPLE Nº 01/2018.1 Convocação para Inscrição e avaliação de candidatos ao TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS TEPLE da UPE Campus Petrolina.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 02/ EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 02/ EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 02/ 2019.1 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA O Centro de Ciências Humanas e Letras CCHL da Universidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28)

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28) INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce 29285-000 Piúma ES (28) 3520-0600 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR Km 16, Rodovia Jorge Amado 4º andar Torre Administrativa Salobrinho CEP 45.662-900 Ilhéus/BA

Leia mais

EDITAL N.º 01/2017 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

EDITAL N.º 01/2017 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EDITAL N.º 01/2017 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O Instituto Federal do Paraná Campus Palmas, através do projeto NEPLLI (Núcleo de Ensino e Pesquisa em Língua e Literatura) do Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR. Edital 01/2016 Exame de Proficiência de Leitura em Língua Inglesa / 2016 O Coordenador do curso de Pós Graduação em Tecnologia Agroalimentar do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CAMPUS POETA TORQUATO NETO PIRAJÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CAMPUS POETA TORQUATO NETO PIRAJÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI CAMPUS POETA TORQUATO NETO PIRAJÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CCHL EDITAL N 002/ 2013 DO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Leia mais

EDITAL Nº 20/2017-DPG/UNIFAP DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO 2018/1

EDITAL Nº 20/2017-DPG/UNIFAP DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO 2018/1 EDITAL Nº 20/2017-DPG/UNIFAP DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO 2018/1 A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), através do Departamento de Pósgraduação (DPG), torna

Leia mais

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno.

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno. Edital do Processo Seletivo 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 18/10 às 21h do dia 05/11/2010, e poderão ser efetuadas, via WEB,

Leia mais

EDITAL Nº 003/2017/DG/IFMT, CAMPUS CUIABÁ OCTAYDE JORGE DA SILVA EXAME DE COMPETÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

EDITAL Nº 003/2017/DG/IFMT, CAMPUS CUIABÁ OCTAYDE JORGE DA SILVA EXAME DE COMPETÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL Nº 003/2017/DG/IFMT, CAMPUS CUIABÁ OCTAYDE JORGE DA SILVA EXAME DE COMPETÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 2017-1 O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2011/1 EDITAL Nº 01 DE 27 DE JANEIRO DE Campus Sertão

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR 2011/1 EDITAL Nº 01 DE 27 DE JANEIRO DE Campus Sertão SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR

Leia mais

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição.

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição. 1 - DAS INSCRIÇÕES A inscrição ao Processo Seletivo do curso de Medicina, da Faculdade São Lucas 2014 está aberta aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente. 1.1 - Período:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS EDITAL Nº 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS EDITAL Nº 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS EDITAL Nº 01/2015 PROVA DE PROFICIEÊNCIA EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP

EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP 1. Das inscrições 1.1 As inscrições para ingresso nos Cursos Técnicos do SENAI-SP estarão abertas no período de 08

Leia mais

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno EDITAL Nº. 2/2014 Abre inscrições ao vestibular para ingresso nos Cursos Superiores de, a serem oferecidos pela Faculdade de Pedro Rogério Garcia Fattep, no segundo semestre de 2014.. A Diretora da Faculdade

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL

FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL PORTARIA 002/2018.2 PROCESSO DE BOLSAS DE ESTUDO2º SEMESTRE DE 2018. As Faculdades Integradas Potencial FIP, credenciada através da Portaria MEC nº 6, de 05/01/2018, D.O.U 08/01/2018, torna público esta

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 ADMISSÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

Curso Atos Legais Turno Vagas. Administração (Bacharelado) nº 266, de 03/04/2017, publicada no D.O.U. Diurno* 24. em 04/04/2017.

Curso Atos Legais Turno Vagas. Administração (Bacharelado) nº 266, de 03/04/2017, publicada no D.O.U. Diurno* 24. em 04/04/2017. ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2019-1 VAGAS REMANESCENTES A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

EDITAL Nº 045/2018 Referente ao Aviso Nº 068/2018, publicado no D.O.E. de 21/04/2018

EDITAL Nº 045/2018 Referente ao Aviso Nº 068/2018, publicado no D.O.E. de 21/04/2018 EDITAL Nº 045/2018 Referente ao Aviso Nº 068/2018, publicado no D.O.E. de 21/04/2018 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, e de acordo com

Leia mais

EDITAL No. 04 de 04 de agosto de 2017.

EDITAL No. 04 de 04 de agosto de 2017. EDITAL No. 04 de 04 de agosto de 2017. A Coordenação da Atividade de Extensão Prestação de Serviço de Certificação em Línguas Estrangeiras, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO: As normas para inscrição

Leia mais

HOSPITAL OFTALMOLÓGICO SANTA BEATRIZ HOSB CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICA DE OLHOS SANTA BEATRIZ

HOSPITAL OFTALMOLÓGICO SANTA BEATRIZ HOSB CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICA DE OLHOS SANTA BEATRIZ HOSPITAL OFTALMOLÓGICO SANTA BEATRIZ HOSB CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICA DE OLHOS SANTA BEATRIZ C o n c u r s o p a r a R e s i d ê n c i a M é d i c a e m O f t a l m o l o g i a 2 0 1 7 HOSB Diretor Médico

Leia mais

Edital Nº 02/ Processo seletivo agendado

Edital Nº 02/ Processo seletivo agendado Edital Nº 02/2018 - Processo seletivo agendado A FACULDADE RODOLFO TEÓFILO - FRT, credenciada pelo parecer CNE/CES nº 537/2017 homologado pela Portaria N o 1.582, de 22 de dezembro de 2017, publicada na

Leia mais

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno.

1.3 O candidato poderá inscrever-se também para a mesma habilitação pretendida na 1 a opção, se ofertada pela mesma escola em outro turno. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 01/03 às 21h do dia 21/03/2012, e poderão ser efetuadas, via WEB,

Leia mais

EDITAL No. 01 de 06 de junho de 2016.

EDITAL No. 01 de 06 de junho de 2016. EDITAL No. 01 de 06 de junho de 2016. A Coordenação da Atividade de Extensão Prestação de Serviço de Certificação em Línguas Estrangeiras, no uso de suas atribuições, considerando a Deliberação No. 077/2016

Leia mais

EDITAL Nº 04/ Processo Seletivo Agendado

EDITAL Nº 04/ Processo Seletivo Agendado EDITAL Nº 04/2018 - Processo Seletivo Agendado A FACULDADE RODOLFO TEÓFILO - FRT, credenciada pelo parecer CNE/CES nº 537/2017 homologado pela Portaria N o 1.582, de 22 de dezembro de 2017, publicada na

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração noturno, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura noturno, Ciências Contábeis noturno, Fisioterapia diurno

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019.2 O Diretor Geral da FALOG - Faculdade Logos, em consonância com o regimento da instituição, torna público o edital do processo seletivo classificatório para o Vestibular

Leia mais

EDITAL Nº 041/2017 Referente ao Aviso Nº 069/2017, publicado no D.O.E. de 28/04/2017.

EDITAL Nº 041/2017 Referente ao Aviso Nº 069/2017, publicado no D.O.E. de 28/04/2017. EDITAL Nº 041/2017 Referente ao Aviso Nº 069/2017, publicado no D.O.E. de 28/04/2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB),no uso de suas atribuições legais e regimentais, e ainda, considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 VAGAS RESTANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Federal

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO VAGAS REMANESCENTES

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO VAGAS REMANESCENTES ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2016-2 VAGAS REMANESCENTES A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

EDITAL N 10/2017. QUADRO DE VAGAS Curso Turno Nº de vagas Período

EDITAL N 10/2017. QUADRO DE VAGAS Curso Turno Nº de vagas Período EDITAL N 10/2017 O Presidente da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico ASCES, mantenedora do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), torna público que, no período de 22/07/2017

Leia mais

FACULDADE DOM BOSCO CURITIBA / PARANÁ. PROCESSO SELETIVO EaD EDITAL Nº. 005/2017 SG

FACULDADE DOM BOSCO CURITIBA / PARANÁ. PROCESSO SELETIVO EaD EDITAL Nº. 005/2017 SG FACULDADE DOM BOSCO CURITIBA / PARANÁ PROCESSO SELETIVO EaD EDITAL Nº. 005/2017 SG A diretora da Faculdade Dom Bosco de Curitiba-PR, mantida por Dom Bosco Ensino Superior Ltda., considerando os termos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE EDITAL N.º 004/2008 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

a- Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

a- Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso. CURSO TÉCNICO DE QUALIDADE 2º SEMESTRE 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico estarão abertas das 8h do dia

Leia mais

IMPORTANTE: O envelope contendo os documentos solicitados não poderá ser enviado pelos Correios.

IMPORTANTE: O envelope contendo os documentos solicitados não poderá ser enviado pelos Correios. ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS NA 3ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO SiSU PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2016 CAMPUS DIAMANTINA I- ORIENTAÇÕES PARA TODOS OS CANDIDATOS (CLASSIFICADOS e EXCEDENTES)

Leia mais

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016

EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 EDITAL PRPPGE Nº 023/2016 Dispõe sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado UnC O Pró-Reitor de Pesquisa, da Universidade

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL

FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL EDITAL Nº02/2018 PROCESSO SELETIVO 2ºSEMESTRE DE 2018 As Faculdades Integradas Potencial FIP, credenciada através da Portaria MEC nº 6, de 05/01/2018, D.O.U 08/01/2018 atendendo às Portarias Ministeriais

Leia mais

1 DO PRÉ-REQUISITO que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2016, 2 DAS INSCRIÇÕES 2.1 Período: 2.2 Horário: 2.

1 DO PRÉ-REQUISITO que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2016, 2 DAS INSCRIÇÕES 2.1 Período: 2.2 Horário: 2. EDITAL 26/2017, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA OFERTA DE VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Leia mais

2.1. Documentos digitalizados exigidos deverão ser enviados para:

2.1. Documentos digitalizados exigidos deverão ser enviados para: Publicado em DOE de 08/03/2018 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

EDITAL No. 01 de 25 de abril de A Coordenação da Atividade de Extensão - Certificação em Línguas Estrangeiras, no uso de suas atribuições,

EDITAL No. 01 de 25 de abril de A Coordenação da Atividade de Extensão - Certificação em Línguas Estrangeiras, no uso de suas atribuições, EDITAL No. 01 de 25 de abril de 2018. A Coordenação da Atividade de Extensão - Certificação em Línguas Estrangeiras, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO: As normas para inscrição e realização dos

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA Pelo presente edital, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia CBO informa que estarão

Leia mais

Núcleo de Vestibulares e Concursos

Núcleo de Vestibulares e Concursos EDITAL Nº 02/2019 ANEXO II EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO PUC-SP 2º SEMESTRE/2019 O, unidade da Fundação São Paulo, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.º 01/16 Por este edital, o Dr. José Cerqueira Dantas, responsável pelo Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 002/2016 PROVA DE PROFICIÊNCIA JULHO/2016 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite)

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal EDITAL - 2018 A em

Leia mais

EDITAL Nº 32/2016 DGCAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ DA BASE LEGAL

EDITAL Nº 32/2016 DGCAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ DA BASE LEGAL EDITAL Nº 32/2016 DGCAMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS REMANESCENTES PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC O Diretor Geral do Instituto Federal do Paraná IFPR Campos

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO PAULO mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

FUNDAÇÃO SÃO PAULO mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo EDITAL Nº 02/2018 ANEXO II EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO PUC-SP 2º SEMESTRE/2018 A Fundação São Paulo,, faz saber aos interessados que as inscrições para o Exame

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 005/2018

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 005/2018 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 005/2018 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO O Programa de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 IRMÃOS ATUALMENTE MATRICULADOS NO COLÉGIO, FILHOS DE MEMBROS DO CORPO DOCENTE E AMPLA CONCORRÊNCIA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013 ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP Processo Seletivo - 2º semestre/2012 Início das aulas - 1º semestre/2013 Julho/2012 Ensino Articulado SESI-SENAI-SP EBEP Desde 2007, o Ensino Médio do SESI-SP é articulado

Leia mais

EDITAL Nº 205/2016 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA/2016

EDITAL Nº 205/2016 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA/2016 EDITAL Nº 205/2016 EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA/2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando os

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS Estado de São Paulo www.campinas.sp.leg.br CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 Edital de convocação para realização das provas objetivas A Câmara Municipal de Campinas torna

Leia mais

CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO

CURSOS OFERTADOS. LOCAL DE OFERTA: Quadra 1102 SUL Av. Joaquim Teotônio Segurado Conjunto 1 - Lotes 1 e 2 Plano Diretor Sul - Cidade: Palmas - TO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO TOCANTINS Mantido pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia 1 Processo Seletivo de 2019 ATO EDITAL 01/2018 Em 19 de Dezembro de 2018 O Presidente da Comissão

Leia mais

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO UnB IDIOMAS NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EXAME DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.bre

Leia mais

EDITAL Nº 02/ PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DO EDITAL Nº 01/2018 / PERÍODO LETIVO

EDITAL Nº 02/ PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DO EDITAL Nº 01/2018 / PERÍODO LETIVO EDITAL Nº 02/2018 - PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES DO EDITAL Nº 01/2018 / PERÍODO LETIVO 2018.1 A FACULDADE INTERNACIONAL CIDADE VIVA FICV torna público, pelo presente EDITAL, que as inscrições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PROVAS O MUNICÍPIO DE, por meio de sua Prefeita, no uso das atribuições legais, e mediantes as condições estipuladas nos Editais e Comunicados oficiais publicados nos sites www.laurodefreitas.ba.gov.br

Leia mais

EDITAL Nº 28/2019 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES

EDITAL Nº 28/2019 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 28/2019 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 001/08 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA 2º SEMESTRE DE 2019

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA 2º SEMESTRE DE 2019 UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA 2º SEMESTRE DE 2019 EDITAL DE INSCRIÇÃO As Coordenações dos Cursos de Medicina da Universidade

Leia mais

Publicação do Edital 09/02/2017 Matrícula (somente presencial) 09/02 a 17/02/2017

Publicação do Edital 09/02/2017 Matrícula (somente presencial) 09/02 a 17/02/2017 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 005/2017 CONVOCAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES REFERENTE AO EDITAL Nº 02/2016 CURSO QUALIFICAÇÃO EM AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO 2017/1 O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 002/08 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS DA COMUNIDADE 2SEM12 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial,

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 36/201 8 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

EDITAL 38/2018 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

EDITAL 38/2018 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL) Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás Regional Catalão Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química Nível Doutorado EDITAL 38/2018 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2018 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Sul

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Sul EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2017 1 COMPLEMENTAR ESPM Sul O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

1.2 A transferência interna é destinada apenas aos estudantes do IFC que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso ou de Campus.

1.2 A transferência interna é destinada apenas aos estudantes do IFC que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso ou de Campus. EDITAL Nº 25/2016 IFC Campus Santa Rosa do Sul Divulga a abertura do período de inscrições para ingresso nos cursos superiores do IFC Campus Santa Rosa do Sul por meio de transferência interna, transferência

Leia mais

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA. EDITAL N o 02/2018

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA. EDITAL N o 02/2018 HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA Endereço: Rua Dr. Edilberto Luiz Pereira da Silva, 929 - Cidade Universitária, Campinas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO STELLA MATUTINA JUIZ DE FORA

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO STELLA MATUTINA JUIZ DE FORA EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO STELLA MATUTINA JUIZ DE FORA A DIRETORA DO COLÉGIO STELLA MATUTINA JF, Lílian Correia Sedlmayer, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância

Leia mais