Gerenciamento de crises

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de crises"

Transcrição

1 Gerenciamento de crises

2 2 Gerenciamento de crises Sua empresa foi alvo de vazamento de dados confidenciais? Você está enfrentando uma greve não prevista e precisa tomar ações para reduzir os danos causados pela interrupção de processos críticos de negócio? Sua empresa está exposta nas mídias sociais com um tema que se tornou viral e com potenciais riscos à continuidade da sua operação? A sua organização está totalmente preparada para reagir a uma dessas disrupções? Você pode lidar com ambas simultaneamente? Na economia global altamente interconectada de hoje, as organizações enfrentam uma série de desafios de disrupções internas e externas das operações do negócio. Alguns riscos podem ser antecipados, monitorados e mitigados; mas outros eventos, de alto impacto e difíceis de prever, estão ocorrendo com maior frequência. Crises ou eventos catastróficos normalmente ocorrem dentro de um período curto de tempo e têm o potencial de afetar significativamente a capacidade de uma empresa de realizar a sua missão; com frequência resultam em perdas financeiras ou de reputação, e quase sempre requerem uma reação multidisciplinar. As organizações que enfrentam uma crise podem ter que responder a desastres naturais, desastres causados pelo homem, perda de acesso a instalações críticas ou a sistemas empresariais, exposição negativa em mídias sociais, disrupção da cadeia de suprimentos e recalls de produtos, além de tratar os efeitos secundários adversos em termos financeiros e de reputação originados desses e de outros eventos. Ao mesmo tempo, a Administração tem o dever de manter suas operações diárias, ou rapidamente retomar às práticas normais de negócio (business as usual), mesmo quando elas estiverem no centro das atenções da mídia ou sob o constante exame de processos judiciais, sendo responsável em relação ao público, aos agentes reguladores, aos acionistas e a outros stakeholders.

3 Gerenciamento de crises 3

4 4 Gerenciamento de crises Preparando-se e respondendo a eventos potencialmente catastróficos As firmas-membro da KPMG auxiliam as organizações no planejamento, na resposta e na remediação dos efeitos oriundos de eventos críticos. Assessoramos nossos clientes na avaliação do impacto operacional e financeiro de uma crise, seja ela potencial ou real. Após a ocorrência de uma crise, as competências globais da KPMG e a experiência significativa adquirida trabalhando em ambientes de crise, interagindo com programas e agentes reguladores governamentais, tratando de sinistros e de litígios, e sugerindo melhorias de processos e controles, nos habilita a prestar uma ampla gama de serviços que resultam em soluções completas e adaptadas às circunstâncias de cada organização. A abordagem multidisciplinar necessária para o gerenciamento de crises se aplica não somente às organizações que estão em meio a uma crise. Ações preventivas devem ser adotadas pelas empresas, e equipes devem estar preparadas para dar assistência imediata, o que significa que tanto as ações quanto as equipes devem ser previamente definidas e treinadas. A KPMG sabe como trabalhar e formar equipes multidisciplinares, com assessores jurídicos, assessores de relações públicas, de tecnologia da informação, de mídia, de representação, e de outras áreas que podem ser envolvidas para responder de forma eficaz e criteriosa a uma crise. Além disso, as experiências e as competências de PMO (Project Management Office) das nossas firmas-membro permitem que a KPMG assessore as organizações, gerenciando prioridades conflitantes e múltiplos fluxos de trabalho, demandas e recursos, aliados a ferramentas e processos, prestando informações confiáveis e tempestivas a uma variedade de partes interessadas durante uma crise. Devido à natureza imprevisível de uma crise e ao impacto potencial sobre a viabilidade de uma organização, é importante que as empresas se preparem antecipadamente, tanto para a crise quanto para responder a ela. Como parte da nossa ampla gama de serviços de Advisory, as firmasmembro da KPMG auxiliam os clientes a responder perguntas difíceis: Estamos preparados para uma crise? Entendemos todos os nossos riscos potenciais? Pensamos fora da caixa sobre os riscos e as respostas? Temos respostas adequadas? Temos os recursos e os assessores certos prontamente disponíveis na eventualidade de uma crise? Eventos desencadeadores potenciais O tempo e o ambiente. Desastres naturais e desastres causados pelo homem. Ataques cibernéticos e violação da segurança de dados. Exposição negativa em mídias sociais. Insider Trading. Segurança e recall de produtos. Falhas operacionais ou de equipamentos. Perda de pessoal-chave. Interrupção na cadeia de suprimentos/distribuição. Ação regulatória significativa. Fraude de relatórios financeiros. Conduta ilícita da liderança.

5 Gerenciamento de crises 5 Estágios de uma crise Cada estágio de uma crise apresenta uma série única de fatos e eventos que requerem gestão ativa. As firmas-membro da KPMG podem assessorar as organizações a responder de forma mais eficaz em cada um desses estágios. Planejamento As ações adotadas pelas organizações nos momentos que antecedem a crise fazem uma diferença significativa no êxito da sua recuperação. Dessa forma, o planejamento de crise é uma parte integrante da estratégia geral de riscos. O planejamento de crise ou o desenvolvimento de um conjunto de estratégias é normalmente um processo multidisciplinar e dinâmico em que a empresa determina a equipe de liderança; que considera implicações potenciais em termos financeiros, jurídicos e operacionais de uma crise; que arregimenta os recursos internos, recursos externos e experiência que deverão estar prontos para responder rapidamente; e que desenvolve planos de comunicação externa e interna para manter as partes interessadas bem informadas. As firmas-membro da KPMG podem auxiliar as organizações no desenvolvimento de um plano e de um conjunto de estratégias de gerenciamento de crise que não apenas inclui uma resposta operacional para a crise, mas que também prepara para a gestão das ramificações do evento, tais como exposição em mídias, questões financeiras e contábeis, prejuízos fiscais, compliance regulatório e potenciais litígios. Resposta A resposta à crise abrange a execução de um plano, embora a resposta à crise possa evoluir e os planos em vigor possam precisar ser alterados em tempo real, conforme as circunstâncias se modifiquem. A resposta imediata normalmente prioriza o salvamento ou a proteção das pessoas e do patrimônio, o entendimento do fato gerador, e a contenção do dano ou do efeito secundário adverso. Dependendo da natureza da crise, a resposta emergencial poderá incluir a ativação de planos preexistentes relacionados às comunicações internas ou externas; a preservação, a realocação, e ao pareamento de sistemas de Tecnologia da Informação (TI); ou à descoberta de fornecedores ou de recursos financeiros suplementares, Planejamento A KPMG pode auxiliar no desenvolvimento de um plano de gerenciamento de crises abrangente, como parte de uma estratégia de gerenciamento de riscos mais ampla. Resposta No evento de uma crise, a KPMG pode estabelecer uma equipe de especialistas para avaliar a situação, ativar um plano de resposta emergencial, e auxiliar na comunicação deste plano para toda a organização. Recuperação/Restauração No período que se segue à crise, a KPMG pode dar assistência nas demandas ou nos processos, legais ou regulatórios, ou nas obrigações financeiras ou operacionais, enquanto auxilia a organização a restaurar suas operações. Remediação A KPMG pode dar assistência estabelecendo medidas de prevenção para mitigação de danos em crises futuras, e na construção ou no aprimoramento de planos para tratá-las de forma mais eficaz e eficiente.

6 6 Gerenciamento de crises somente para citar alguns desafios empresariais críticos que frequentemente se apresentam às empresas em momentos de crise. Como observamos acima, as firmas-membro da KPMG também podem implantar rapidamente um PMO para coordenar as atividades diárias, fornecer a estrutura e a direção, realizar o monitoramento sobre as principais métricas e aumentar a eficiência. Recuperação/Restauração A recuperação/restauração, incluindo a gestão do período que se segue à crise ocasionada por um evento catastrófico, é a fase em que a resposta emergencial é em grande parte implementada. Esse também é o período em que as organizações lidam com demandas ou processos legais ou regulatórios, tratam de obrigações financeiras e operacionais, de efeitos secundários relacionados à reputação, além de outros impactos negativos remanescentes. Durante essa fase, a organização restabelece, até o ponto praticável, o negócio como era conduzido anteriormente à crise, e busca o retorno à normalidade. As firmas-membro da KPMG têm experiência em assessorar os clientes durante investigações, em discussões judiciais, em atividades relacionadas à continuidade dos negócios, e em recuperação de dificuldades financeiras. Remediação/Resiliência A fase final da remediação inclui a reflexão sobre as lições aprendidas, a tomada de providências para prevenir ou para mitigar o dano de futuras crises, e a modificação de planos e de conjuntos de estratégias para tratar, gerir e mitigar crises futuras de uma maneira mais eficaz e eficiente. As firmasmembro da KPMG podem assessorar as organizações na atualização de políticas e procedimentos, e na avaliação e remediação de quaisquer deficiências dentro da estrutura de governança e do ambiente de controles internos. Serviços relevantes das firmas-membro da KPMG Gerenciamento de crise Social Media Governance Forensic Data & Analytics Serviços de Cyber Security Estruturação do Compliance Gestão de riscos Dispute Advisory Services e-discovery/enterprise Discovery Management Valuation Services Serviços financeiros regulatórios Gerenciamento de risco de fraude Proteção das informações e resiliência do negócio Auditoria interna, risco e controles Investigações Reestruturação operacional Remediação operacional Reestruturação e gestão da cadeia de suprimentos e da cadeia de valor Estratégia Tax A proteção da marca e a continuidade das atividades de negócio representam os principais direcionadores para a maioria das organizações.

7 O planejamento e a resposta eficaz à crise podem reduzir a interrupção do negócio e os custos relacionados a ela e ao período que se segue. As firmas-membro da KPMG podem prestar insights estratégicos e táticos para aprimorar a resposta das organizações a uma crise. O desvio dos recursos operacionais valiosos de uma empresa para responder à crise causa dificuldades às operações diárias. A KPMG tem, globalmente, recursos específicos para cada segmento, os quais podem complementar as competências de planejamento e de resposta à crise de uma organização, trabalhando de forma integrada. O nosso objetivo é o de prestar assistência escalável para uma organização em crise, por meio da ajuda rápida e eficaz, de boa relação custo-benefício, nas atividades de planejamento, de resposta, de recuperação e de restauro, e de remediação/resiliência para deixar a crise para trás e possibilitar que sua organização retorne à normalidade. Gerenciamento de crises 7

8 Fale com o nosso time Sidney Ito Sócio-líder de Risk Consulting Tel.: (11) sito@kpmg.com.br Rodrigo Gonzalez Sócio de Risk Consulting Tel.: (11) rlgonzalez@kpmg.com.br /kpmgbrasil 2017 KPMG Consultoria Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada, e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas à KPMG International Cooperative ( KPMG International ), uma entidade suíça. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. O nome KPMG e o logotipo são marcas registradas ou comerciais da KPMG International. Todas as informações apresentadas neste documento são de natureza genérica e não têm por finalidade abordar as circunstâncias de uma pessoa ou entidade específica. Embora tenhamos nos empenhado em prestar informações precisas e atualizadas, não há garantia de sua exatidão na data em que forem recebidas nem de que tal exatidão permanecerá no futuro. Essas informações não devem servir de base para se empreenderem ações sem orientação profissional qualificada, precedida de um exame minucioso da situação em pauta. Conteúdo traduzido para a língua portuguesa da publicação Crisis Planning, Response and Management Services. KPMG International Cooperative, 2015.

O futuro do compliance

O futuro do compliance Pesquisa Maturidade do 2 a edição Compliance no Brasil O futuro do compliance www.kpmg.com.br Metodologia da Pesquisa A Pesquisa sobre a Maturidade do Compliance no Brasil foi conduzida por meio de uma

Leia mais

Guia Prático IFRS 17. Apresentação das Demonstrações Financeiras

Guia Prático IFRS 17. Apresentação das Demonstrações Financeiras Guia Prático IFRS 17 Apresentação das Demonstrações Financeiras Junho de 2018 A série de publicações Guia Prático IFRS 17 da KPMG no Brasil trata, de maneira prática e objetiva, sobre tópicos diversos

Leia mais

Monitoramento de contratos com terceiros

Monitoramento de contratos com terceiros Monitoramento de contratos com terceiros Conheça a solução que permite o monitoramento adequado, visando à mitigação de riscos e à otimização dos contratos com terceiros www.kpmg.com.br Como funciona o

Leia mais

Risk University Executive

Risk University Executive Risk University Executive Conteúdo programático 0 Gestão de Riscos 32hs Abordagem: Modelado para criar o fundamento para a inserção da gestão Conceituação avançada de riscos Contextualização da gestão

Leia mais

Lei /2018. kpmg.com.br

Lei /2018. kpmg.com.br Lei 15.228/2018 Aplicação, no âmbito da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Lei 12.846/13 e do Decreto 8.420/15 e exigibilidade de implementação do Programa de Integridade. kpmg.com.br

Leia mais

Gerenciar crises com confiança

Gerenciar crises com confiança www.pwc.com.br Gerenciar crises com confiança Preparar. Responder. Recuperar Atualmente, as organizações enfrentam crises com mais frequência. O modo como elas se preparam para essas circunstâncias e respondem

Leia mais

Perfil dos Conselheiros Fiscais

Perfil dos Conselheiros Fiscais Perfil dos Conselheiros Fiscais www.kpmg.com.br Introdução Desde 2006, o ACI Institute acompanha o desenvolvimento e a evolução dos Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria

Leia mais

Inovação tecnológica PD&I para estar um passo à frente do mercado

Inovação tecnológica PD&I para estar um passo à frente do mercado Inovação tecnológica PD&I para estar um passo à frente do mercado www.kpmg.com.br Inovação tecnológica O mercado segue em constante transformação e exige que as empresas busquem na inovação formas de manter

Leia mais

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade Lei n o. 7.753/2017 Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade www.kpmg.com.br Introdução Em 17 de outubro de 2017, foi sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro a Lei Ordinária

Leia mais

A jornada de compliance em Life Sciences

A jornada de compliance em Life Sciences A jornada de compliance em Life Sciences 1 A jornada de compliance em Life Sciences Atualmente, as empresas enfrentam muitos desafios em suas jornadas de compliance. O ritmo das mudanças regulatórias é

Leia mais

Inovação tecnológica PD&I para estar um passo à frente do mercado

Inovação tecnológica PD&I para estar um passo à frente do mercado PD&I para estar um passo à frente do mercado www.kpmg.com.br Por que a KPMG? O mercado segue em constante transformação e exige que as empresas busquem na inovação formas de manter seus negócios competitivos,

Leia mais

Guia Prático IFRS 17. Fluxos de caixa futuros

Guia Prático IFRS 17. Fluxos de caixa futuros Guia Prático IFRS 17 Março de 2018 A série de publicações Guia Prático IFRS 17 da KPMG no Brasil trata, de maneira prática e objetiva, sobre tópicos diversos abordados pela norma. 1 Classificação do do

Leia mais

Gestão de riscos corporativos Como proteger e aumentar o valor

Gestão de riscos corporativos Como proteger e aumentar o valor Gestão de riscos corporativos Como proteger e aumentar o valor Advisory www.kpmg.com.br Gestão de riscos corporativos Como proteger e aumentar o valor Nos mercados de hoje, as empresas são submetidas a

Leia mais

Rota 2030 e perspectivas de curto prazo do setor automotivo Ricardo BACELLAR KPMG Brazil Head of Automotive Out / 2017

Rota 2030 e perspectivas de curto prazo do setor automotivo Ricardo BACELLAR KPMG Brazil Head of Automotive Out / 2017 Rota 2030 e perspectivas de curto prazo do setor automotivo Ricardo BACELLAR KPMG Brazil Head of Automotive Out / 2017 Source: KPMG Mobility 2030 Source: KPMG Mobility 2030 Source: OVUM Source:

Leia mais

Enfrentar crises com confiança. Você está preparado?

Enfrentar crises com confiança. Você está preparado? Organisations today face more frequent crises and the impacts of those crises are becoming more significant Enfrentar crises com confiança Você está preparado? Setembro 2017 O que é Crise? É um evento

Leia mais

Guia Prático IFRS 17. Ajuste ao risco não financeiro

Guia Prático IFRS 17. Ajuste ao risco não financeiro Guia Prático IFRS 17 Ajuste ao risco não financeiro Abril de 2018 A série de publicações Guia Prático IFRS 17 da KPMG no Brasil trata, de maneira prática e objetiva, sobre tópicos diversos abordados pela

Leia mais

Selo Agro + Integridade

Selo Agro + Integridade Selo Agro + Integridade KPMG pode ajudar as empresas do agronegócio que pretendem obter a certificação kpmg.com.br + no agronegócio Transparência e ética são pré-requisitos fundamentais para a condução

Leia mais

Guia Prático IFRS 17. Margem de serviço contratual (CSM)

Guia Prático IFRS 17. Margem de serviço contratual (CSM) Guia Prático IFRS 17 Abril de 2018 A série de publicações Guia Prático IFRS 17 da KPMG no Brasil trata, de maneira prática e objetiva, sobre tópicos diversos abordados pela norma. 1 Classificação do do

Leia mais

Dedicada ao Private Equity

Dedicada ao Private Equity Dedicada ao Private Equity ADVISORY Praia, Porto de Galinhas, Pernambuco 1 Foco no essencial O grupo de Private Equity da KPMG no Brasil As firmas-membro da KPMG International têm um compromisso antigo

Leia mais

Guia Prático IFRS 17. Desconto

Guia Prático IFRS 17. Desconto Guia Prático IFRS 17 Março de 2018 A série de publicações Guia Prático IFRS 17 da KPMG no Brasil trata, de maneira prática e objetiva, sobre tópicos diversos abordados pela norma. 1 Classificação do do

Leia mais

Guia Prático IFRS 17. Modelo Geral de Mensuração (GMM)

Guia Prático IFRS 17. Modelo Geral de Mensuração (GMM) Guia Prático IFRS 17 Março de 2018 A série de publicações Guia Prático IFRS 17 da KPMG no Brasil trata, de maneira prática e objetiva, sobre tópicos diversos abordados pela norma. 1 Classificação do do

Leia mais

Como fazer a gestão de riscos e oportunidades no desafiador ambiente trabalhista e previdenciário

Como fazer a gestão de riscos e oportunidades no desafiador ambiente trabalhista e previdenciário Consultoria Trabalhista e Previdenciária Como fazer a gestão de riscos e oportunidades no desafiador ambiente trabalhista e previdenciário www.kpmg.com.br A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério

Leia mais

Risk University.

Risk University. Risk University www.kpmg.com.br Risk University Quem somos Programa de capacitação executiva modelado para fornecer aos profissionais de áreas como riscos, auditoria, controles e compliance uma plataforma

Leia mais

Governo e Setor Público

Governo e Setor Público Inovação no Setor Público Com a crescente pressão sobre recursos, o setor público brasileiro deve buscar alternativas viáveis de investimento, que suportem e promovam o crescimento do País, sem esquecer

Leia mais

IFRS 17 - Contratos de seguro Não há tempo a perder

IFRS 17 - Contratos de seguro Não há tempo a perder 1 Contratos de seguro IFRS 17 - Contratos de seguro Não há tempo a perder Fevereiro de 2018 12 perguntas para iniciar uma transição bemsucedida Muitas seguradoras ainda não iniciaram o processo de convergência

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

KPMG lado a lado com seus clientes, entregando resultados reais. Apresentação institucional de 2017

KPMG lado a lado com seus clientes, entregando resultados reais. Apresentação institucional de 2017 KPMG lado a lado com seus clientes, entregando resultados reais Apresentação institucional de 2017 Plano Anual de Fiscalização - 2017 PAF - 2017 O índice de fiscalização com autuação continua alto (+ de

Leia mais

A Função de Compliance na Banca Comercial Objetivos Gerais: Já faz algum tempo que as Auditorias das organizações expandiram muito o escopo de seus trabalhos e a complexidade das suas atividades e, como

Leia mais

Corporativa e Compliance

Corporativa e Compliance Lei 13.303 Lei 13.303 - Aspectos de Governança Corporativa e Compliance Aspectos de Governança 25a CONVECON Corporativa e Eliete Martins Compliance Sócia- Diretora Governança Corporativa - KPMG 25a CONVECON

Leia mais

Certificação em Compliance

Certificação em Compliance Certificação em Compliance Treinamento Executivo www.kpmg.com.br Objetivos do treinamento Capacitar os profissionais de Governança, Riscos, Auditoria Interna, Controles Internos e Compliance (entre outras

Leia mais

Compliance analytics

Compliance analytics Compliance analytics Após a crise financeira e uma série de investigações de ampla repercussão, os órgãos regulatórios esperam que as organizações desenvolvam programas de compliance robustos e eficientes.

Leia mais

O Comércio Exterior como fonte de vantagem competitiva para sua empresa kpmg.com/br

O Comércio Exterior como fonte de vantagem competitiva para sua empresa kpmg.com/br Global Trade Excellence Center O Comércio Exterior como fonte de vantagem competitiva para sua empresa kpmg.com/br Cenário do Comércio Exterior Brasileiro Diante do cenário econômico desafiador, da constante

Leia mais

IFRS 17. Desafios e oportunidades na implementação

IFRS 17. Desafios e oportunidades na implementação IFRS 17 Desafios e oportunidades na implementação Muitas seguradoras ainda não iniciaram o processo de convergência para a IFRS 17. Este fato é compreensível, considerando o tempo decorrido até a publicação

Leia mais

Governança. Corporativa e. Gestão de Riscos

Governança. Corporativa e. Gestão de Riscos Governança Corporativa e Gestão de Riscos Século XX Linha do tempo 1992 1999 2018 Criado pelo Banco da Inglaterra o 1º código de boas práticas de Governança Corporativa. No mesmo ano foi elaborado o 1º

Leia mais

Prevenção e Gestão de Crises no mundo corporativo

Prevenção e Gestão de Crises no mundo corporativo Prevenção e Gestão de Crises no mundo corporativo kpmg.com.br Gerenciamento de Crises 1 Com 120 milhões de internautas, o Brasil é, hoje, o quarto país do mundo com mais usuários de internet. Essa comunidade

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios ZENITH ASSET MANAGEMENT LTDA.

Plano de Continuidade de Negócios ZENITH ASSET MANAGEMENT LTDA. Plano de Continuidade de Negócios ZENITH ASSET MANAGEMENT LTDA. Versão: 11/Fevereiro/2019 PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS 1.1. Objetivo O Presente Plano de Contingências e Continuidade do Negócio ( Plano

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI Versão: outubro/2016 1. OBJETIVO Em concordância com as diretrizes da Política de Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Setor Educação.

Setor Educação. Setor Educação Nossa equipe está capacitada para atender instituições de ensino (escolas de ensino fundamental, médio, faculdades e universidades, escolas de idiomas, escolas de cursos profissionalizantes

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Capítulo 1 Objetivo do documento A Política de Conformidade (Compliance) da cooperativa estabelece princípios e diretrizes de conduta corporativa, para que todos os dirigentes, empregados

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OBJETO A Política de Gestão de Riscos ( Política ) da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ) tem o propósito de estabelecer as regras de estruturas e práticas de gestão

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda.

JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda. JIVE Asset Gestão de Recursos Ltda. Plano de Continuidade de Negócios Este Plano de Continuidade de Negócios ( Plano de Continuidade de Negócios ) foi desenvolvida e é atualizada periodicamente pela Jive

Leia mais

Correa de Moraes Advogados é uma sociedade de advogados fundada em 1998, com escritórios em São Paulo e São José dos Campos.

Correa de Moraes Advogados é uma sociedade de advogados fundada em 1998, com escritórios em São Paulo e São José dos Campos. Correa de Moraes Advogados é uma sociedade de advogados fundada em 1998, com escritórios em São Paulo e São José dos Campos. Possui equipe multidisciplinar com sólida formação técnica e jurídica, atuando

Leia mais

Automação inteligente e auditoria interna

Automação inteligente e auditoria interna Automação inteligente e auditoria interna Agregando valor por meio de governança, gerenciamento de riscos e controles Segundo artigo da série www.kpmg.com.br Conteúdo Gerenciando a automação inteligente

Leia mais

O que precisa de ser feito para colocar o Brasil no radar dos investidores internacionais

O que precisa de ser feito para colocar o Brasil no radar dos investidores internacionais O que precisa de ser feito para colocar o Brasil no radar dos investidores internacionais ENIC, SALVADOR Setembro, 2015 kpmg.com.br 2014 KPMG Structured Finance S. A., uma sociedade anônima brasileira

Leia mais

POLÍTICA DE CIBERSEGURANÇA DO BANCO CETELEM S.A. ( CETELEM )

POLÍTICA DE CIBERSEGURANÇA DO BANCO CETELEM S.A. ( CETELEM ) Data de Versão Área(s) responsável (is) Classificação Código publicação 01.2019 DD/MM/AAAA TI Segurança da Informação Pública 1-SXXXX00.00 POLÍTICA DE CIBERSEGURANÇA DO BANCO CETELEM S.A. ( CETELEM ) Política

Leia mais

Lei das Estatais. Lei n o /16. Advisory.

Lei das Estatais. Lei n o /16. Advisory. Lei das Estatais Lei n o 13.303/16 Advisory www.kpmg.com.br 2 Lei das Estatais 2017 Introdução Em 30 de Junho de 2016 foi promulgada a lei 13.303, também conhecida como Lei das Estatais, que dispõe sobre

Leia mais

Trabalhando juntos para trabalhar melhor.

Trabalhando juntos para trabalhar melhor. Trabalhando juntos para trabalhar melhor. Deal Advisory / Brasil Assessoria em Transações Podemos ajudá-lo a estabelecer parcerias. www.kpmg.com.br Uma abordagem pragmática para incrementar o valor por

Leia mais

Certificado. Missão da Rosenberger. Visão da Rosenberger. Missão e Visão

Certificado. Missão da Rosenberger. Visão da Rosenberger. Missão e Visão Missão e Visão Missão da Rosenberger O cliente está no centro nosso pensar e agir Pensamento orientado à inovação para o benefício de nossos clientes Garantia de empregos seguros em um ambiente de trabalho

Leia mais

ENEVA S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta

ENEVA S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1. OBJETIVO 1.1. A Política de Gerenciamento de Riscos ( Politica ) visa estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados pela ( ENEVA ),

Leia mais

Norma 2110 Governança

Norma 2110 Governança Norma 2110 Governança A atividade de auditoria interna deve avaliar e propor recomendações apropriadas para a melhoria do processo de governança no seu cumprimento dos seguintes objetivos: Promover a ética

Leia mais

Automação inteligente e auditoria interna

Automação inteligente e auditoria interna Automação inteligente e auditoria interna Considerações para a avaliação e a implementação da automação inteligente www.kpmg.com.br Conteúdo A oportunidade da auditoria interna com a ascensão da automação

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERTNÉTICA, SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE.

POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERTNÉTICA, SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO E CONTINUIDADE. SEGURANÇA CIBERTNÉTICA,. Litus Gestão de Recursos Ltda. ( Litus ou Sociedade ) Este material foi elaborado pela LITUS Gestão de Recursos Ltda., não podendo ser copiado, reproduzido ou distribuído sem prévia

Leia mais

Due Diligence Operacional Asset Management

Due Diligence Operacional Asset Management Financial Services Due Diligence Operacional Asset Management kpmg.com/assetmanagement Como a KPMG pode ajudá-lo A Due Diligence Operacional (Operational Due Diligence - ODD) de gestores de recursos nunca

Leia mais

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos

Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Governança de Terceiros e Gestão de Riscos Parceiros por perto para uma melhor gestão e mitigação dos riscos Gestão de terceiros na era da transparência Entre os principais fatores que impulsionam a necessidade

Leia mais

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex.

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex. 1 POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Disposições Gerais Os sistemas de informação, a infraestrutura tecnológica, os arquivos de dados e as informações internas ou externas, são considerados importantes

Leia mais

18º. Congresso do IBGC Painel: Comitê de Auditoria: muito além da regra

18º. Congresso do IBGC Painel: Comitê de Auditoria: muito além da regra kpmg 18º. Congresso do IBGC Painel: Comitê de Auditoria: muito além da regra Um panorama sobre as regras e práticas de Comitês de Auditoria no Brasil Rogério Andrade Sócio líder Auditoria SP Marco regulatório

Leia mais

Plano Continuidade de Negócios Vinci Partners

Plano Continuidade de Negócios Vinci Partners Plano Continuidade de Negócios Vinci Partners Janeiro de 2015 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Responsabilidades... 3 3. Procedimentos... 3 Anexo I - Plano de Contingência de TI... 6 2 1. Objetivo O objetivo

Leia mais

Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças

Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças Relatório de Monitoramento 2017 Março de 2018 www.kpmg.com.br 2 Compromisso pela Publicidade Responsável para Criaças Sumário INTRODUÇÃO 5 METODOLOGIA

Leia mais

Catálogo dos cursos de Continuidade de Negócios

Catálogo dos cursos de Continuidade de Negócios Catálogo dos cursos de Continuidade de Negócios 1 Índice BCM 101 Introdução à Gestão da Continuidade de Negócios... 3 Imersão na Gestão da Continuidade de Negócios IGCN... 4 Resposta a Emergências e Gestão

Leia mais

Política de Gestão de Riscos. Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda.

Política de Gestão de Riscos. Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. Política de Gestão de Riscos Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1 ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS 1.1 Introdução A presente Política de Risco tem por objetivo descrever a estrutura e metodologia

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO CONCEITOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4

ÍNDICE 1. OBJETIVO CONCEITOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES CORPORATIVAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. CONCEITOS... 2 3. PRINCÍPIOS... 3 4. DIRETRIZES CORPORATIVAS... 3 5. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO... 4 5.1 Gestão de acessos às informações... 4 5.2 Proteção do ambiente... 4 5.3

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS. Roberto Zegarra Líder de Consultoria LATAM. 15 de fevereiro de 2017 São Paulo

GESTÃO DE RISCOS. Roberto Zegarra Líder de Consultoria LATAM. 15 de fevereiro de 2017 São Paulo GESTÃO DE RISCOS Roberto Zegarra Líder de Consultoria LATAM 15 de fevereiro de 2017 São Paulo Agenda Marsh Risk Consulting Gestão Estratégica de Riscos II Benchmark de Gestão de Riscos na América Latina

Leia mais

UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS JUNHO / 2016 SUMÁRIO 1 Objetivo... 3 2 Princípios Norteadores... 3 3 Diretrizes na Prevenção e Tratamento das Contingências...

Leia mais

COMPANHIA ABERTA (BRML3) CAPÍTULO I DEFINIÇÕES

COMPANHIA ABERTA (BRML3) CAPÍTULO I DEFINIÇÕES POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS br MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF Nº 06.977.745/0001-91 NIRE Nº 33.3.0028170-3 COMPANHIA ABERTA (BRML3) CAPÍTULO I DEFINIÇÕES 1.1. Os termos e expressões listados a seguir,

Leia mais

MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Introdução O Gerenciamento do Risco Operacional no Grupo Didier Levy, considerando as empresas BEXS Banco de Câmbio S/A e BEXS Corretora de Câmbio S/A está

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA 2018

POLÍTICA CORPORATIVA 2018 CONTEÚDO 1. OBJETIVO Esta política propõe-se a orientar todos empregados da Companhia quanto às ações que visam reduzir às exposições aos riscos (incertezas), com o objetivo de assegurar que a identificação,

Leia mais

IFRS 15: Receita de contratos com clientes

IFRS 15: Receita de contratos com clientes IFRS 15: Receita de contratos com clientes Qual é o impacto nas empresas de alimentos, bebidas e bens de consumo? A nova norma de receita aplicável a partir de 1º de janeiro de 2018 provavelmente impactará

Leia mais

Programas de Compliance. e Sistemas de Gestão Antissuborno

Programas de Compliance. e Sistemas de Gestão Antissuborno Programas de Compliance e Sistemas de Gestão Antissuborno 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Operacionais. 14 de fevereiro

Política de Gestão de Riscos Operacionais. 14 de fevereiro Política de Gestão de Riscos Operacionais 14 de fevereiro 2017 Define os objetivos, as responsabilidades e as diretrizes que orientam a Gestão de Riscos Operacionais na Cetip S.A. Versão da Política: 1ª

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

Governança para redução de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis José Francisco Compagno Sócio Lider FIDS

Governança para redução de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis José Francisco Compagno Sócio Lider FIDS Governança para redução de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis José Francisco Compagno Sócio Lider FIDS Visão geral de soluções que as empresas adotaram para evitar riscos de distorção

Leia mais

Acelere a performance dos seus negócios e os resultados dos contratos das suas obras.

Acelere a performance dos seus negócios e os resultados dos contratos das suas obras. Acelere a performance dos seus negócios e os resultados dos contratos das suas obras. Junte-se à líder global na gestão de riscos na construção e a pioneira em Claim no Brasil. Hill International e Embhel.

Leia mais

A força para transformar riscos em resultados

A força para transformar riscos em resultados A força para transformar riscos em resultados A empresa A Motrice é uma empresa de consultoria em engenharia voltada para a gestão de empreendimentos e tem como missão alavancar resultados desejados por

Leia mais

Política de Conformidade (Compliance) do Sistema CECRED

Política de Conformidade (Compliance) do Sistema CECRED Aprovado por: Conselho de Administração Data aprovação reunião: 23/ SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 2 Capítulo 2 Responsabilidades... 3 Capítulo 3 Glossário / Definições... 8 Capítulo 4 Regras...

Leia mais

Este documento está dividido nas seguintes seções:

Este documento está dividido nas seguintes seções: Assunto Política de Riscos Operacional Rio Bravo Investimentos DTVM Data 02 de março de 2017 Páginas. 6 De Rodrigo Gatti e Eros Henriques Dalhe Telefone 3509-6000 Área Diretoria de Operações Para Área

Leia mais

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto e como obter a qualificação para atender esta demanda.

Leia mais

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas.

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas. Plano de Contingência Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Faculdade Taboão da Serra 2 Procedimentos definidos formalmente para permitir que os serviços de processamento de dados

Leia mais

Escolhendo a melhor opção para sua empresa

Escolhendo a melhor opção para sua empresa www.pwc.com.br Escolhendo a melhor opção para sua empresa Auditoria Interna Auditoria Interna - Co-sourcing atende/supera as expectativas da alta administração? A função de Auditoria Interna compreende

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos JURISDIÇÃO GEOGRÁFICA AND BAH BRA ESP USA ISR LUX MEX MON PAN SUI URU X A informação contida neste documento é de uso interno e propriedade do Grupo Andbank sendo proibida

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

Bioflex Agroindustrial Ltda. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2011 (em fase pré-operacional)

Bioflex Agroindustrial Ltda. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2011 (em fase pré-operacional) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2011 (em fase pré-operacional) Demonstrações financeiras Período de 26 de maio de 2011 (data de constituição da Empresa) a 31 de dezembro de 2011 (em fase

Leia mais

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM Mapeamento e Modelagem de Processos Business Process Management - BPM 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação

Leia mais

Gestão de risco na cadeia de suprimentos. MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues Mestre em Engenharia de Produção

Gestão de risco na cadeia de suprimentos. MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues Mestre em Engenharia de Produção Gestão de risco na cadeia de suprimentos MSe. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.edu.br Mestre em Engenharia de Produção Enquanto no passado os gestores das redes de suprimento estavam predominantemente

Leia mais

CB.POL a. 1 / 7

CB.POL a. 1 / 7 CB.POL-.01 4 a. 1 / 7 1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles Internos integrado ao Gerenciamento de

Leia mais

OS DILEMAS ÉTICOS E LEGAIS DO IMPACTO DA TECNOLOGIA NO SETOR DE SAÚDE Alexandre Atheniense

OS DILEMAS ÉTICOS E LEGAIS DO IMPACTO DA TECNOLOGIA NO SETOR DE SAÚDE Alexandre Atheniense OS DILEMAS ÉTICOS E LEGAIS DO IMPACTO DA TECNOLOGIA NO SETOR DE SAÚDE Alexandre Atheniense 43% dos vazamentos de dados na área hospitalar ocorrem por falta de ética dos insiders Quem são os insiders? Colaboradores

Leia mais

Ernst & Young agora é EY. Assessoria em temas contábeis

Ernst & Young agora é EY. Assessoria em temas contábeis Ernst & Young agora é EY. Assessoria em temas contábeis Novas realidades. Novas complexidades. Como administrar os desafios contábeis, do princípio à prática: Desafios da empresa Como FAAS pode ajudar

Leia mais

Daniela Coelho Líder da prática de Supply Chain

Daniela Coelho Líder da prática de Supply Chain GESTÃO DE RISCOS NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS Março 2016 Daniela Coelho Líder da prática de Supply Chain ICTS Global Ltda. e ICTS Global de Serviços de Consultoria em Gestão de Riscos Ltda. são sociedades

Leia mais

SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT

SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT SUPORTE AO CLIENTE UM COMPROMISSO PARA TODA A VIDA No BEUMER Group, seu sucesso é o nosso sucesso. Não é o bastante simplesmente entregar um pedido mais valor pode ser

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Uma visão sobre a gestão de riscos socioambientais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Uma visão sobre a gestão de riscos socioambientais Sustentabilidade nas instituições financeiras Uma visão sobre a gestão de riscos socioambientais Como as instituições financeiras devem tratar a gestão de riscos socioambientais? O crescente processo de

Leia mais

Sem riscos, não há recompensas

Sem riscos, não há recompensas Sem riscos, não há recompensas Panorama Brasil Pesquisa global da EY sobre riscos, governança e conformidade, edição 2015 Como empresas de diferentes países gerenciam riscos? A nova edição da pesquisa

Leia mais

Regulatory Practice Insurance News

Regulatory Practice Insurance News INSURANCE Regulatory Practice Insurance News FINANCIAL SERVICES Março 2009 ANS Sistemas de Informações de Beneficiários Resolução Normativa - RN 187, de 09.03.2009 - Geração, transmissão e controle de

Leia mais