DESAFIOS E O IMPACTO DAS GRANDES OBRAS PÚBLICAS NA GOVERNAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESAFIOS E O IMPACTO DAS GRANDES OBRAS PÚBLICAS NA GOVERNAÇÃO"

Transcrição

1 DESAFIOS E O IMPACTO DAS GRANDES OBRAS PÚBLICAS NA GOVERNAÇÃO

2 INDICE 1. Introdução 2. Planificação 3. Projecto 4. Licitação 5. Execução Papel da fiscalização 6. Operação e manutenção 7. Problemas relacionados com o Sector público 8. Supervisão e inspecção de obras

3 Indice (cont.) 8.1 Supervisão 8.2 Inpecção 9. Conclusões

4 1. INTRODUÇÃO O sistema de governação moçambicano sua planificação de longo prazo em períodos de cinco anos: Programa Quinquenal do Governo (PQG.

5 Introdução (cont.) O PQG-materializado por projectos e actividades que se desdobram através dos PES (Planos Económicos e Sociais), No caso do sector de Obras Públicas, muitos projectos de grande impacto foram inscritos. Alguns exemplos: barragem da Moamba Major; ponte Maputo- KaTembe;

6 Introdução (cont.) estrada KaTembe- Ponta de Ouro (Distrito de Matutuíne); estrada Bela Vista- Boane; Circular de Maputo; ponte sobre o Rio Muira (Província de Manica); estrada Nampula- Cuamba estrada Nacional nº. 6 (beira- Machipanda); Sistema de Abastecimento de Água a Grande Maputo.

7 Introdução (cont.) Alguns grandes projectos recentemente concluídos: ponte Armando Guebuza, sobre o Rio Zambeze (Sofala e Zambézia); ponte Kassuende, também sobre o Rio Zambeze (Tete); barragem de Nacala; estrada Chimoio- Espungabera.

8 Introdução (cont.) Estes empreendimentos têm em comum as fases do ciclo de vida, nomeadamente: A planificação; A concepção; O projecto; A execução; A operação (uso) e manutenção.

9 2. PLANIFICAÇÃO O exercício da planificação é sempre um processo de reflexão e de tomada de decisão sobre o que há a realizar. Nesta fase é crucial a previsão de necessidades e a racionalização do emprego dos meios e recursos disponíveis para se atingir os objectivos propostos, em prazos determinados, com a qualidade pretendida.

10 3. PROJECTO O projecto de engenharia é um elemento fundamental para: Definir o objecto a ser construído; Definir a durabilidade do empreendimento; Definir o compromisso entre segurança e economicidade; Determinar as quantidades dos materiais a empregar e serviços a realizar; Avaliar o custo e os prazos de execução da obra;

11 PROJECTO (cont.) Realizar estudos de avaliação de impacto ambiental decorrente da produção do empreendimento; Avaliar os riscos do empreendimento; Possibilitar o controlo da execução quanto à qualidade, prazos e custos. Em suma, o projecto deve ser de boa qualidade: não deve conter erros nem omissões.

12 PROJECTO (cont.) O projecto deve ser capaz de subsidiar as actividades de produção em estaleiro com informações de alto nível e que não poderiam ser geradas no ambiente de obra; a partir de um bom projecto tornar-se possivel elaborar um planeamento e uma programação eficientes, assim como um programa efectivo de controlo da qualidade para materiais e execução. Também a tecnologia construtiva deve estar detalhadamente definida na etapa de projecto, pois nessa etapa deve-se ser capaz de formular alternativas, estudálas e propor técnicas de construção racionalizadas, dentro de um processo de criação e optimização que visa antecipar no papel o acto de construir.

13 PROJECTO (cont.) Qualquer esforço dispensado durante o projecto repercurte-se em ganhos sensíveis e possui custos reduzidos quando comparados aos que advêm das modificações feitas posteriormente durante a execução, pois as modificações feitas no papel são mais simples de serem efectuadas. Da eficiência na elaboração do projecto depende a qualidade do empreendimento resultante.

14 4. LICITAÇÃO Após a elaboração do projecto, é promovido um processo de selecção da entidade que vai materializar o previsto no projecto. Esta fase é crítica, pois exige muita competência e integridade das pessoas que vão conduzir o processo, sobretudo as pessoas que irão integrar as comissões de avaliação.

15 5. EXECUÇÃO Após a selecção do empreiteiro que vai executar a obra, bem como da empresa de consultoria que vai realizar serviços de fiscalização inicia-se a execução da obra. À fiscalização cabe fazer o acompanhamento contínuo da execução, intervindo sempre que constate que os preceitos do projecto são infringidos. Fiscalização é uma entidade (empresa ou pessoa singular) designada pela entidade contratante para controlar o desenvolvimento de uma obra.

16 EXECUÇÃO (cont.) O papel da fiscalização é de vigiar e verificar o exacto cumprimento do projecto e suas alterações, do contrato, do caderno de encargos e do plano de trabalhos em vigor. Além dos assuntos de carácter técnico atrás enumerados, a fiscalização deve tratar de assuntos: Relacionados com a coordenação da segurança e saúde; Económicos da obra; Financeiros da obra; Ambientais; Regularidade do empreiteiro.

17 6. OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO Esta fase é muito importante por ser aquela em que, por um lado, se revela a perfeição do empreendimento acabado de construir e, por outro, a atitude dos utentes na sua conservação. O comportamento dos utentes pode condicionar o tempo de vida útil previsto para o empreendimento.

18 7. PROBLEMAS RELACIONADOS COM O SECTOR PÚBLICO A experiência acumulada na. área da construção revela haver necessidade de continuamente se insistir na melhoria de alguns aspectos, entre os quais os seguintes: Não cumprimento dos prazos acordados para os pagamentos das facturas apresentadas pelo empreiteiro; Não pagamento atempado do IVA; Dificuldade de nomeação de um gestor de projecto competente para lidar com o decurso da obra; Nomeação de fiscal sem capacidade de decisão sobre as questões que afectam a obra.

19 8. SUPERVISÃO E INSPECÇÃO DE OBRAS 8.1 Supervisão Tratando-se de obras referentes a edifícios, a Direcção nacional de Edfifícios desempenha um papel importante de apoiar as diversas instituições do Estado a preparar o projecto ou avaliar a sua qualidade com vista fazê-los disponíveis para a fase da execução das respectivas empreitadas. A DNE também desempenha um papel importante na formação dos funcionários do Estado que se dedicam à área de licitação e contratação de obras do Estado.

20 8. SUPERVISÃO E INSPECÇÃO DE OBRAS (cont.) 8.2 Inspecção O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos dispõe da Inspecção de Obras Públicas, instrumento de que se serve para inspecção do cumprimento das disposições legais, regulamentares e normas técnicas no âmbito das obras públicas, construção civil, indústria da construção e urbanismo. Em muitas ocasiões, a IOP associa-se ao Laboratório de Engenharia de Moçambique, quando a complexidade do assunto a verificar o aconselha.

21 9. CONCLUSÕES Estamos em bom caminho na senda do desenvolvimento do País na área da construção; É necessário incutir sempre nos intervenientes na materialização de empreendimentos a necessidade da melhoria contínua da qualidade; É necessário cultivar o sentido de responsabilidade na utilização dos empreendimentos e na sua conservação.

22 PELA ATENÇÃO DISPENSADA, O NOSSO MUITO OBRIGADO!

POLÍTICAS DE INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES EM PAÍSES DA CPLP CASO DE MOÇAMBIQUE

POLÍTICAS DE INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES EM PAÍSES DA CPLP CASO DE MOÇAMBIQUE POLÍTICAS DE INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES EM PAÍSES DA CPLP CASO DE MOÇAMBIQUE Titulo da Comunicação, Título da Comunicação Nome do Orador Empresa/Instituição Rede de Estradas Classificadas (DM. 03/2005)

Leia mais

MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. Vitor Brito

MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. Vitor Brito MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO Vitor Brito vbrito@betar.pt 2 / 30 BETAR - APRESENTAÇÃO 1973 Sector dos edifícios e utilities 1988 Sector da obras de arte e estruturas especiais 1998 Sistema

Leia mais

INTEGRATED INVESTMENT PROGRAM (PII)

INTEGRATED INVESTMENT PROGRAM (PII) REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS INTEGRATED INVESTMENT PROGRAM (PII) Nature and Evolution Paraguay, Abril de 2017 I. INTRODUÇÃO Objectivos do PII: Identificar as propostas de investimentos

Leia mais

Moçambique Negócios e Internacionalização

Moçambique Negócios e Internacionalização Moçambique Negócios e Internacionalização Lisboa, 1 de Abril 2011 PONTO DE PARTIDA: Além da área ferroviária, Portugal e Moçambique podem cooperar na área do transporte marítimo, dos estaleiros navais,

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TERRAS

Leia mais

KATEMBE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE INVESTIMENTO

KATEMBE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE INVESTIMENTO KATEMBE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE INVESTIMENTO Tiago Mendonça t m e n d o n c a @ b e t a r. p t ÍNDICE 1. GRUPO BETAR 2. KATEMBE - PROVAVELMENTE O MELHOR PROJECTO URBANO DE ÁFRICA Acessibilidades - A

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE III SEMINARIO DOS CNSULES HONORARIOS DA REPUBLICA DE MOCAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE III SEMINARIO DOS CNSULES HONORARIOS DA REPUBLICA DE MOCAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE III SEMINARIO DOS CNSULES HONORARIOS DA REPUBLICA DE MOCAMBIQUE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS RODOVIARIAS, DE ABASTECIMENTO DE AGUA E SANEAMENTO, DE GESTAO DE

Leia mais

Apresentado por: Tiago Mendonça

Apresentado por: Tiago Mendonça Apresentado por: Tiago Mendonça Lisboa, 19 de Novembro 2014 KaTembe Melhor Projecto Transversal de África Mapa Ferroviário de Moçambique Moçambique Mapa Ferroviário Moçambique Rede Ferroviária de Moçambique

Leia mais

MOÇAMBIQUE AERLIS - Oeiras

MOÇAMBIQUE AERLIS - Oeiras MOÇAMBIQUE AERLIS - Oeiras 13.03.2012 Moçambique NIASSA CABO DELGADO TETE NAMPULA ZAMBÉZIA MANICA SOFALA GAZA INHAMBANE MAPUTO Moçambique Economia Dados Básicos Superfície: 800 mil km 2 População: 23,9

Leia mais

Estratégias de Melhoria da Gestão Escolar em Moçambique TANZÂNIA

Estratégias de Melhoria da Gestão Escolar em Moçambique TANZÂNIA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA Estratégias de Melhoria da Gestão Escolar em Moçambique TANZÂNIA C A B O N I A S S A D E L G A D O ZÂMBIA Lichinga Pemba T E T E MALAWI N A M P

Leia mais

Escrito por {ga=aderito-caldeira} Quinta, 13 Setembro :46 - Actualizado em Quinta, 13 Setembro :55

Escrito por {ga=aderito-caldeira} Quinta, 13 Setembro :46 - Actualizado em Quinta, 13 Setembro :55 O Presidente Filipe Nyusi não está a conseguir tirar proveito do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), desde a cimeira que aconteceu em 2015 o país obteve pouco mais de 335 milhões de dólares de financiamentos,

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AUTÁRQUICO TERMOS DE REFERÊNCIA SOBRE A CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO

Leia mais

ORÇAMENTO CIDADÃO ª Edição

ORÇAMENTO CIDADÃO ª Edição ESTRADAS Neste sector destacam-se os seguintes projectos: Prosseguimento das obras de construção da Ponte Maputo- REPÚBLICA Ka Tembe; DE MOÇAMBIQUE Asfaltagem MINISTÉRIO de 200 Km de DA estradas ECONOMIA

Leia mais

Rede Nacional das ADELs. Balanço das Actividades

Rede Nacional das ADELs. Balanço das Actividades Rede Nacional das ADELs Balanço das Actividades 1. Introdução A REDE DAS ADELs foi constituido através de um protocolo de entendimento a luz de um estatuto firmado no dia 2 de Julho de 2004 na cidade de

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ------ MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO

Leia mais

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Conferência Comemorativa de 20 anos da Lei de Terras. Maputo, 19 de Outubro de 2017 Contextualização

Leia mais

Elaborar ou Mandar Elaborar a Compilação Técnica da Obra

Elaborar ou Mandar Elaborar a Compilação Técnica da Obra Entregar à Entidade Executante Cópia da Comunicação Prévia da Abertura do Estaleiro, bem como as Respectivas Actualizações ----------------------------------------10 Elaborar ou Mandar Elaborar a Compilação

Leia mais

PRINCIPAIS INTERVENIENTES E FUNÇÕES, NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL J. AMORIM FARIA FEUP

PRINCIPAIS INTERVENIENTES E FUNÇÕES, NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL J. AMORIM FARIA FEUP PRINCIPAIS INTERVENIENTES E FUNÇÕES, NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL J. AMORIM FARIA FEUP 2008 / Fevereiro 1 Objecto da apresentação Definir principais áreas de actividade dos engenheiros civis Definir principais

Leia mais

Plano de Acção da Estratégia para a Fiscalização Participativa de Florestas e Fauna Bravia em Moçambique. Primeiro Draft

Plano de Acção da Estratégia para a Fiscalização Participativa de Florestas e Fauna Bravia em Moçambique. Primeiro Draft Plano de Acção da Estratégia para a Fiscalização Participativa de Florestas e Fauna Bravia em Moçambique Primeiro Draft Meta estratégica Lograr no prazo de cinco anos (2006-2010) que todas a províncias

Leia mais

Maputo Sul extinta com dívidas bilionárias à China e à banca moçambicana. Escrito por {ga=aderito-caldeira} Terça, 05 Março :31 -

Maputo Sul extinta com dívidas bilionárias à China e à banca moçambicana. Escrito por {ga=aderito-caldeira} Terça, 05 Março :31 - O Governo decretou no passado dia 20 a extinção da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, cuja missão foi dada como cumprida após inauguração da ponte Maputo Katembe e da estrada Circular da capital

Leia mais

PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO COORDENAÇÃO SEGURANÇA EM OBRA. José Delgado PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS

PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO COORDENAÇÃO SEGURANÇA EM OBRA. José Delgado PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO COORDENAÇÃO SEGURANÇA EM OBRA José Delgado PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS 1 Evitar os riscos 2 Avaliar os riscos 3 Combater os riscos na origem 4

Leia mais

A missão do WWF é prevenir a degradação do ambiente natural da Terra e construir um futuro em que os Humanos vivam em harmonia com a Natureza.

A missão do WWF é prevenir a degradação do ambiente natural da Terra e construir um futuro em que os Humanos vivam em harmonia com a Natureza. Termos de Referência para contratação de um empresa e/ou consultor para produção de Video/Documentário sobre as Actividades Implementadas pelo Projecto Limitando os Impactos Negativos de Petróleo e Gás

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A CIRCULAÇÃO INTERNA DE PRODUTOS DA PESCA

RELATÓRIO SOBRE A CIRCULAÇÃO INTERNA DE PRODUTOS DA PESCA RELATÓRIO SOBRE A CIRCULAÇÃO INTERNA DE PRODUTOS DA PESCA I. INTRODUÇÃO O controlo da circulação interna dos produtos da pesca, é preconizado pelo artigo 22 do Regulamento de Inspecção e Garantia de Qualidade

Leia mais

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector

PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector PARCERIA PORTUGUESA PARA A ÁGUA Um Projecto de Internacionalização do Sector Criação de Redes para a Água Moçambique Portugal 30 de Maio de 2013 Francisco Nunes Correia Componentes da Parceria Empresas

Leia mais

TERMOS DE REFERENCIA ECTO PROJEC

TERMOS DE REFERENCIA ECTO PROJEC TERMOS DE REFERENCIA Fiscalizador de Const trução do Gabinete de Cadastro astro do Municipio o de Mueda PROJEC ECTO Fortalecimento institucional local em diagnóstico e planificação territorial, reforço

Leia mais

Promessa de Moçambique sulcado de vias de acesso transitáveis cada vez mais uma miragem

Promessa de Moçambique sulcado de vias de acesso transitáveis cada vez mais uma miragem A promessa do Presidente Filipe Nyusi de não descansar enquanto não tiver um país sulcado de vias de acesso transitáveis é cada vez mais uma miragem. Em 2018 apenas 150 dos 455 quilómetros de estradas

Leia mais

º 2

º 2 1 º 2 3 º 4 5 º º º º º º º º º º º º O Moza é um Banco com posicionamento relevante no sistema financeiro Moçambicano, encontrando-se no Top 5 dos maiores Bancos a operar em Moçambique, no tocante ao

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP)

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) I - INTRODUÇÃO A Fundação para a Conservação da Biodiversidade

Leia mais

IV SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL COMUNICADO DE IMPRENSA

IV SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL COMUNICADO DE IMPRENSA IV SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL COMUNICADO DE IMPRENSA Sob o lema 50 Anos Unidos na Luta contra a Pobreza; FRELIMO a Força da Mudança, decorreu de 26 a 29 de Março de 2015, na Escola Central do Partido,

Leia mais

BALANÇO DO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL DO ANO 2011

BALANÇO DO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL DO ANO 2011 MINISTÉRIO DA ENERGIA BALANÇO DO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL DO ANO 2011 " Racionalizemos o Uso dos Recursos Energéticos para Desenvolver Moçambique Nampula, 15 a 17 de Agosto de 2012 I. INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 190/14, de 6 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 190/14, de 6 de Agosto Decreto Presidencial n.º 190/14, de 6 de Agosto Página 1 de 16 Considerando que as transformações que a Província de Luanda vem sofrendo como resultado dos processos de requalificação e investimentos na

Leia mais

BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Estatuto Orgânico do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Estatuto Orgânico do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos Sexta-feira, 17 de Julho de 2015 I SÉRIE Número 57 BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE IMPRENSA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE, E.P. A V I S O A matéria a publicar no «Boletim da

Leia mais

GESTÃO E CONTROLO DA QUALIDADE NA OBRA 1. INTRODUÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE. Como obter a qualidade ao custo mínimo? PLANO DE QUALIDADE

GESTÃO E CONTROLO DA QUALIDADE NA OBRA 1. INTRODUÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE. Como obter a qualidade ao custo mínimo? PLANO DE QUALIDADE TEMAS GESTÃO E CONTROLO DA QUALIDADE NA OBRA Nuno Almeida 3. CUSTOS DA NÃO QUALIDADE 6. PREPARAÇÃO DA OBRA 1 2 GESTÃO DA QUALIDADE Como obter a qualidade ao custo mínimo? 3 4 GESTÃO DA QUALIDADE PLANO

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRECÇÃO NACIONAL DE ORDENAMENTO TERRITORIAL E REASSENTAMENTO CONTRATAÇÃO DE CONSUTORES PARA PREPARAÇÃO DO GUIÃO METODOLÓGICO

Leia mais

Decreto n.º 38/1993 Acordo de Cooperação no Domínio da Indústria entre a República Portuguesa e a República de Moçambique

Decreto n.º 38/1993 Acordo de Cooperação no Domínio da Indústria entre a República Portuguesa e a República de Moçambique Decreto n.º 38/1993 Acordo de Cooperação no Domínio da Indústria entre a República Portuguesa e a República de Moçambique Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Governo decreta

Leia mais

º 2

º 2 1 º 2 3 º 4 5 º º º º º º º º º º º º O Moza é um Banco com posicionamento relevante no sistema financeiro Moçambicano, encontrando-se no Top 5 dos maiores Bancos a operar em Moçambique, no tocante ao

Leia mais

Ministério da Comunicação Social;

Ministério da Comunicação Social; Ministério da Comunicação Social Decreto Executivo N. 75 / 2007 de 2 de Julho Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete de Inspecção do Ministério da Comunicação Social; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção Missões: Especialização em Segurança no Trabalho da Construção JANTAR-DEBATE Ordem dos Engenheiros (Lisboa) - 3 de Fevereiro de 2011 Ricardo da Cunha Reis Artigo 3.º, Alínea 1.º Preambulo, Alínea 1.º A

Leia mais

Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros Abril 2011 Carlos Matias Ramos A Engenharia exige: A Engenharia e os media A engenharia sempre teve dificuldade em lidar com os órgãos de comunicação social. As realizações de sucesso não são notícia Exemplo:

Leia mais

Conferência da Associação Lusófona de Energias Renováveis. Energias Renováveis na Electrificação de Moçambique

Conferência da Associação Lusófona de Energias Renováveis. Energias Renováveis na Electrificação de Moçambique Conferência da Associação Lusófona de Energias Renováveis Energias Renováveis na Electrificação de Moçambique Carteira de Projectos de Energias Renováveis Recurso Hídrico e Solar Maputo, 25 e 26 de Outubro

Leia mais

CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES. Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012

CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES. Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DIRECÇÃO NACIONAL DE TERRAS E FLORESTAS CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012 Conteúdo da apresentação I. Objectivos

Leia mais

MINISTÉRIO DOS ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DE GUERRA

MINISTÉRIO DOS ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DE GUERRA MINISTÉRIO DOS ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DE GUERRA Decreto lei n.º 14/99 de 16 de Setembro Havendo necessidade de se dotar o Ministério dos Amigos Combatentes e Veteranos de Guerra de um estatuto

Leia mais

PONTE MAPUTO KATEMBE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Apresentação por Ocasião da Investidura dos Órgãos Directivos da OrdEM

PONTE MAPUTO KATEMBE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Apresentação por Ocasião da Investidura dos Órgãos Directivos da OrdEM PONTE MAPUTO KATEMBE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Apresentação por Ocasião da Investidura dos Órgãos Directivos da OrdEM Hotel Cardoso, Maputo, 5 de Maio de 2016 1 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO (1/2) 1 Maputo Sul,

Leia mais

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E

C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E C O N S U L T O R E S D E E N G E N H A R I A E A M B I E N T E Fundada em 1962, a COBA é hoje a maior empresa portuguesa de Consultores de Engenharia 250 colaboradores. 400 colaboradores ao serviço do

Leia mais

Workshop Sobre Segurança de Barragens 2014 LEGISLAÇÃO SOBRE BARRAGENS EM MOÇAMBIQUE. Direcção Nacional de Águas

Workshop Sobre Segurança de Barragens 2014 LEGISLAÇÃO SOBRE BARRAGENS EM MOÇAMBIQUE. Direcção Nacional de Águas Workshop Sobre Segurança de Barragens 2014 LEGISLAÇÃO SOBRE BARRAGENS EM MOÇAMBIQUE Direcção Nacional de Águas Maputo, 17 e 18 de Novembro de 2014 Direcção Nacional de Águas Instrumentos para Segurança

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE TRIBUNAL ADMINISTRATIVO Contadoria de Contas e Auditorias RELATÓRIO FINAL DA AUDITORIA DE REGULARIDADE AO

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE TRIBUNAL ADMINISTRATIVO Contadoria de Contas e Auditorias RELATÓRIO FINAL DA AUDITORIA DE REGULARIDADE AO Public Disclosure Authorized Public Disclosure Authorized REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE TRIBUNAL ADMINISTRATIVO RELATÓRIO FINAL DA AUDITORIA DE REGULARIDADE AO Public Disclosure Authorized PROJECTO POLOS INTEGRADOS

Leia mais

Gasolina subiu para 75,18 meticais e gasóleo para 71,33 meticais no Norte de Moçambique

Gasolina subiu para 75,18 meticais e gasóleo para 71,33 meticais no Norte de Moçambique Enquanto os privilegiados que vivem em Maputo vão murmurando que o preço dos combustíveis estão altos a gasolina que na capital custa 65,01 é vendida a 73,18 no distrito de Zumbo e chega aos 75,18 meticais

Leia mais

Projecto formativo Urbanatur: "Quem faz, ensina"

Projecto formativo Urbanatur: Quem faz, ensina Projecto formativo Urbanatur: "Quem faz, ensina" Formação em Reabilitação do Edificado e da Infra-estrutura. Conservação e Restauro do Património Arquitectónico. Projecto formativo Urbanatur À medida que

Leia mais

Oportunidades de Investimentos no Sector de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

Oportunidades de Investimentos no Sector de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos FÓRUM DE INFRAESTRUTURAS Oportunidades de Investimentos no Sector de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos 2 ÁREA DE ESTRADAS E PONTES Matchedje Ministério das Obras 3 Mandimba Zóbuè Cuamba Gurue

Leia mais

Reflorestamento em Moçambique

Reflorestamento em Moçambique Mozambique ZAMBIA TANZANIA MALAWI Niassa Cabo Delgado Tete Nampula Zambezia Reflorestamento em Moçambique ZIMBABWE SOUTH AFRICA Gaza Maputo Sofala SWAZILAND II. Potencial Florestal em Moçambique 1. Moçambique

Leia mais

Curricullum Vitae Dino M.P. Rendição. Apelido: Rendição. Nome: Dino Manuel Pedro. Nascimento: 18 de Outubro/1984, Gondola-Manica

Curricullum Vitae Dino M.P. Rendição. Apelido: Rendição. Nome: Dino Manuel Pedro. Nascimento: 18 de Outubro/1984, Gondola-Manica Curricullum Vitae Dino M.P. Rendição Dino M.P. Rendição E.N. 259, Tofo Bairro Chamane, Cidade de Inhambane 824038722/ 846327350 dinomanuel2003@gmail.com Objectivo Trabalhar em empresa nas áreas ligadas

Leia mais

BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Quarta-feira, 10 de de Dezembro Fevereiro de 2010 I SÉRIE I Número 485 SUMÁRIO

BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Quarta-feira, 10 de de Dezembro Fevereiro de 2010 I SÉRIE I Número 485 SUMÁRIO Quarta-feira, 0 de de Dezembro Fevereiro de 00 I SÉRIE I Número 85 BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE SUMÁRIO Conselho de Ministros: Decreto n.º 57/00: Cria uma Zona de

Leia mais

Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3).

Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3). Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3). Ajuste directo (art. 19.º) a) A escolha do ajuste directo só permite a celebração de contratos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. Designação: Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) Área de Negócio: Enquadramento:

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. Designação: Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) Área de Negócio: Enquadramento: CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Designação: Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) Área de Negócio: Serviço público de emprego nacional responsável pela execução das políticas activas

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL

ECONOMIA INTERNACIONAL 1 ECONOMIA INTERNACIONAL 2 MOÇAMBIQUE: OVERVIEW 3 MOÇAMBIQUE 4 MOÇAMBIQUE Fonte: IMF, Mozambique, Mar-18; INE 5 MOÇAMBIQUE º 6 MOÇAMBIQUE 7 º 8 9 º 10 11 º º º º º º º º º º º º Em 2017, o Moza Banco manteve

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO DA REDE DE TRANSPORTE DE ELETRICIDADE PARA O PERÍODO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO DA REDE DE TRANSPORTE DE ELETRICIDADE PARA O PERÍODO RT-2018-1155 PDIRT E 2017 - Comentários da EDP Distribuição à Consulta Pública da ERSE PLANO DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO DA REDE DE TRANSPORTE DE ELETRICIDADE PARA O PERÍODO 2018-2027 Comentários

Leia mais

VI EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA. 6.1 Enquadramento Legal

VI EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA. 6.1 Enquadramento Legal VI EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal A despesa pública é definida no n.º 1 do artigo 15 da Lei n.º 9/2002, de 12 de Fevereiro, que cria o Sistema de Administração Financeira do Estado

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social Inspecção Geral do Trabalho

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social Inspecção Geral do Trabalho REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social Inspecção Geral do Trabalho 1 Moçambique é um Estado de Direito baseado no primado da Lei, ou seja, na subordinação de todos à

Leia mais

VI - EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal

VI - EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal VI - EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal O n.º 1 do artigo 15 da Lei n.º 9/2002, de 12 de Fevereiro, que cria o Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE), define a despesa

Leia mais

Código: CHCB.PI.COMHQ.01 Edição: 1 Revisão: 1 Páginas:1 de Objectivo

Código: CHCB.PI.COMHQ.01 Edição: 1 Revisão: 1 Páginas:1 de Objectivo e Qualidade de Código: CHCB.PI.COMHQ.01 Edição: 1 Revisão: 1 Páginas:1 de 8 1. Objectivo Constitui objectivo do presente regulamento definir a missão, os princípios orientadores, a constituição. As competências,

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS

FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS EDIÇÃO Nº2/2014 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fiscalização de obra ferramentas e metodologias 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER A construção

Leia mais

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP PL OT 19, ,4 Competências

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 81,9 T TP PL OT 19, ,4 Competências Unidade Curricular: Planeamento e Gestão de Obras Área Científica: Engenharia Civil Curso / Ciclo: Licenciatura em Engenharia Civil - 1º Ciclo Docente Responsável: Ugo Berardinelli Ano Regime Tipo 3º Semestral

Leia mais

Informe 4 Novembro de 2008

Informe 4 Novembro de 2008 Parceria para os Direitos da Criança em Moçambique Informe 4 Novembro de 2008 O QUE DIZ A PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2009 SOBRE A PREVISÃO DE RECURSOS NO SECTOR DE EDUCAÇÃO? Mensagens Chave Decréscimo

Leia mais

São Tomé e Príncipe e o Setor da Água

São Tomé e Príncipe e o Setor da Água São Tomé e Príncipe e o Setor da Água Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Porto, 18 de Outubro de 2016 Manuel Madeira Agenda 1 A CONSULGAL 2 Experiência em São Tomé 3 Experiência nos Países

Leia mais

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 18 / SI / 2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO (SI INOVAÇÃO) REFERENCIAL EMPRESAS DE SERVIÇOS DE ENERGIA (ESCO) PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO 1.

Leia mais

2009 a 2014: Licenciatura em Engenharia do Ambiente na Universidade Eduardo Mondlane.

2009 a 2014: Licenciatura em Engenharia do Ambiente na Universidade Eduardo Mondlane. Data de Nascimento: 26 de Janeiro de 1990 Formação 2009 a 2014: Licenciatura em Engenharia do Ambiente na Universidade Eduardo Mondlane. Formação Complementar 2015 Curso: Curso de Inglês na British Council-Mozambique

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA TERMOS DE REFERÊNCIA IDENTIFICAÇÃO DE UM TÉCNICO AVALIADOR DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS TURISTICOS A NIVEL DAS DIRECÇÕES PROVINCIAIS DA CULTURA E TURISMO 1 I. INTRODUÇÃO Foi aprovado e publicado

Leia mais

Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias

Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias GOVERNO DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA Direcção Nacional de Terras e Florestas Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias 2008 Nampula, 9-11 de Março de 2010 Estrutura da apresentação

Leia mais

Anexo Único. Estrutura e modelo de funcionamento de Co- Governação para os Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária

Anexo Único. Estrutura e modelo de funcionamento de Co- Governação para os Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária Anexo Único Estrutura e modelo de funcionamento de Co- Governação para os Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária Artigo 1º - Definição Um GABIP é uma estrutura de iniciativa municipal,

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS

ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS ABORDAGEM DAS INFRAESTRUTURAS DO PONTO DE VISTA DAS ENGENHARIAS INFRAESTRUTURAS ESPECIFICAMENTE FERROVIÁRIAS INFRAESTRUTURAS COMUNS

Leia mais

Apoio Financeiro das Unidades TER no período: 1988/93

Apoio Financeiro das Unidades TER no período: 1988/93 Apoio Financeiro das Unidades TER no período: 1988/93 1. Introdução 2. Projectos entrados no fundo de turismo. 3. Projectos seleccionados 4. Apoio financeiro 5. Conclusões Dra. Maria Helena de Carvalho

Leia mais

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Rita Teixeira d Azevedo O planeamento e a gestão de resíduos de construção e demolição pretende identificar e implementar os elementos necessários

Leia mais

DESEMPENHO DO SECTOR DA ENERGIA I SEMESTRE

DESEMPENHO DO SECTOR DA ENERGIA I SEMESTRE DESEMPENHO DO SECTOR DA ENERGIA I SEMESTRE aapresentacao ao VIII Conselho Coordenador Nampula, 15.08.2012 CONTEÚDO i. Principais realizaoes; ii. Balanco Energético; iii. Avaliacao da Execucao do PES 2012,

Leia mais

Políticas Pública de Redução da Pobreza

Políticas Pública de Redução da Pobreza Políticas Pública de Redução da Pobreza Ministério da Planificação e Desenvolvimento Direcção Nacional de Planificação Por: Cristina Matusse (Técnica de Planificação) Maputo, 16 de Abril de 2009 Estrutura

Leia mais

VI - EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal

VI - EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal VI - EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA DESPESA 6.1 Enquadramento Legal O n.º 1 do artigo 15 da Lei n.º 9/2002, de 12 de Fevereiro, que cria o Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE), define a despesa

Leia mais

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 27 de Outubro RAUL MOTA CERVEIRA

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 27 de Outubro RAUL MOTA CERVEIRA Auditório SIBS CONTRATAÇÃO PÚBLICA 27 de Outubro RAUL MOTA CERVEIRA PASSAPORTE PARA MOÇAMBIQUE Enquadramento Legal Regulamento da Contratação de Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Prestação

Leia mais

Ficha do Contraditório da Avaliação do PIC de Moçambique ( )

Ficha do Contraditório da Avaliação do PIC de Moçambique ( ) Ficha do Contraditório da Avaliação do PIC de Moçambique (2004-2006) Recomendações 1 - Adoptar sistemas de programação adaptados às realidades específicas de cada país beneficiário, em termos de concepção,

Leia mais

CONFERÊNCIA ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORTUGAL - BRASIL AUDITÓRIO DA SEDE NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS LISBOA 18 DE JULHO DE 2018

CONFERÊNCIA ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORTUGAL - BRASIL AUDITÓRIO DA SEDE NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS LISBOA 18 DE JULHO DE 2018 CONFERÊNCIA ENGENHARIA DE SEGURANÇA PORTUGAL - BRASIL AUDITÓRIO DA SEDE NACIONAL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS LISBOA 18 DE JULHO DE 2018 Painel Paralelo 1 Segurança na Construção A intervenção da Entidade

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA POSTO DE ABASTECIMENTO DE A CANDIDATURA A PROMOTOR DA ÁREA RESIDENCIAL DE CAMAMA PRODUTOS PETROLÍFEROS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA POSTO DE ABASTECIMENTO DE A CANDIDATURA A PROMOTOR DA ÁREA RESIDENCIAL DE CAMAMA PRODUTOS PETROLÍFEROS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CANDIDATURA A PROMOTOR DA ÁREA RESIDENCIAL DE CAMAMA POSTO DE ABASTECIMENTO DE PRODUTOS PETROLÍFEROS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CANDIDATURA A PROMOTOR DA ÁREA RESIDENCIAL

Leia mais

Mais Barragens: que soluções e a que custo?

Mais Barragens: que soluções e a que custo? TÉCNICA Engenheiros Consultores, Lda. Moçambique Mais Barragens: que soluções e a que custo? por Carlos Quadros Eng. Civil e Geotécnico, PhD SEMINÁRIO Barragens no Espaço CPLP Maputo 17 18 Novembro de

Leia mais

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA COMISSÃO DE NOMEAÇÕES, AVALIAÇÃO E REMUNERAÇÕES REGULAMENTO

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA COMISSÃO DE NOMEAÇÕES, AVALIAÇÃO E REMUNERAÇÕES REGULAMENTO 19 de outubro 2017 CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA COMISSÃO DE NOMEAÇÕES, AVALIAÇÃO E REMUNERAÇÕES REGULAMENTO ÍNDICE 1. OBJECTO... 3 2. NOMEAÇÃO E COMPOSIÇÃO... 3 3. COMPETÊNCIAS... 3 4. REUNIÕES E REGIME

Leia mais

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO SUB- SECTOR INDUSTRIAL METALOMECÂNICO

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO SUB- SECTOR INDUSTRIAL METALOMECÂNICO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO SUB- SECTOR INDUSTRIAL METALOMECÂNICO Santarém, 28 Outubro de 2014 Porto, 29 Outubro de 2014 2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. Situação da epidemia de Cólera em Moçambique em 2009

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA. Situação da epidemia de Cólera em Moçambique em 2009 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Situação da epidemia de Cólera em Moçambique em 2009 Maputo, Janeiro de 2010 I. Introdução Tradicionalmente, a epidemia de

Leia mais

Oportunidades de Investimento nos principais setores em Moçambique Rui Andrade Maputo, 8/12/12

Oportunidades de Investimento nos principais setores em Moçambique Rui Andrade Maputo, 8/12/12 Seminário Oportunidades de Investimento nos principais setores em Moçambique Rui Andrade Maputo, 8/12/12 Oportunidades de Investimento Crescimento Sustentado Ciclo até 2011 Potencial de Crescimento Novo

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE EM AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE EM AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBIQUE EM AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO Art. 228 Constituição da República O controlo da legalidade dos actos administrativos e da aplicação das

Leia mais

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Projeto de Reabilitação e Ampliação de Moradia em Perafita

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Projeto de Reabilitação e Ampliação de Moradia em Perafita PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Projeto de Reabilitação e Ampliação de Moradia em Perafita Assunto: Proposta de Prestação de Serviços de Arquitetura 1. Âmbito dos serviços Os serviços referidos no presente

Leia mais

IV PROCESSO ORÇAMENTAL. 4.1 Enquadramento Legal Orçamento do Estado

IV PROCESSO ORÇAMENTAL. 4.1 Enquadramento Legal Orçamento do Estado IV PROCESSO ORÇAMENTAL 4.1 Enquadramento Legal 4.1.1 Orçamento do Estado O Orçamento do Estado é o documento no qual estão previstas as receitas a arrecadar e fixadas as despesas a realizar num determinado

Leia mais

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique . REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique Seminário: Fiscalidade e Desenvolvimento: A relevância da Experiência

Leia mais

WISDOM Moçambique. Mapeamento geral integrando oferta/demanda de combustível lenhosos

WISDOM Moçambique. Mapeamento geral integrando oferta/demanda de combustível lenhosos WISDOM Moçambique Mapeamento geral integrando oferta/demanda de combustível lenhosos R. Drigo, M. Lorenzini, A. Marzoli C. Cuambe, J. Macuaqua, C. Banze, P. Mugas, D. Cunhete WISDOM - Base racional Aspectos

Leia mais

O PAPEL DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DA MINERAÇÃO ARTESANAL E DE PEQUENA ESCALA (MAPE) COMO PARTE INTEGRANTE DO DESENVOLVIMENTO RURAL

O PAPEL DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DA MINERAÇÃO ARTESANAL E DE PEQUENA ESCALA (MAPE) COMO PARTE INTEGRANTE DO DESENVOLVIMENTO RURAL O PAPEL DO GOVERNO NA PROMOÇÃO DA MINERAÇÃO ARTESANAL E DE PEQUENA ESCALA (MAPE) COMO PARTE INTEGRANTE DO DESENVOLVIMENTO RURAL Apresentado Por: Eduardo Alexandre Director Nacional de Minas Moçambique

Leia mais

Decreto-Lei n.º 65/2010. de 11 de Junho

Decreto-Lei n.º 65/2010. de 11 de Junho Decreto-Lei n.º 65/2010 de 11 de Junho O Decreto-Lei n.º 18/2010, de 19 de Março, instituiu um novo programa de estágios profissionais na Administração Pública, com o objectivo de promover a integração

Leia mais

GUIOMAR LOPES SÓCIA FBL ADVOGADOS ANGOLA

GUIOMAR LOPES SÓCIA FBL ADVOGADOS ANGOLA GUIOMAR LOPES SÓCIA FBL ADVOGADOS ANGOLA 3 a 5 de Julho de 2012 Hotel EPIC Sana Luanda Angola ENQUADRAMENTO LEGAL, REGULAMENTAR, BUROCRÁTICO E FISCAL MÓDULO I ENQUADRAMENTO LEGAL, ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS

Leia mais

Custo das Actividades PEC-Zonal em Moçambique Análise dos Custos dos Contractos de 2008 a 2011

Custo das Actividades PEC-Zonal em Moçambique Análise dos Custos dos Contractos de 2008 a 2011 Folheto Informativo Moç. D 01 das Actividades PEC-Zonal em Moçambique Análise dos s dos Contractos de 2008 a 2011 Júlia Zita, Arjen Naafs (moz.washcost@gmail.com) WASHCost Agosto, 2011 Em 2008 foi introduzida

Leia mais

IV PROCESSO ORÇAMENTAL. 4.1 Enquadramento Legal Orçamento do Estado

IV PROCESSO ORÇAMENTAL. 4.1 Enquadramento Legal Orçamento do Estado IV PROCESSO ORÇAMENTAL 4.1 Enquadramento Legal 4.1.1 Orçamento do Estado O Orçamento do Estado é o documento no qual estão previstas as receitas a arrecadar e fixadas as despesas a realizar num determinado

Leia mais

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Projeto para construção de Moradia em Gondomar Rio Tinto

PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Projeto para construção de Moradia em Gondomar Rio Tinto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Projeto para construção de Moradia em Gondomar Rio Tinto Assunto: Proposta de Prestação de Serviços de Arquitetura e especialidades 1. Âmbito dos serviços Os serviços

Leia mais

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada.

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada. 6. AVALIAÇÃO Quadro regulamentar da avaliação do QCAIII De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1260/1999 do Conselho, de 21 de Junho de 1999, que estabelece disposições gerais sobre os Fundos estruturais,

Leia mais

Circular Informativa

Circular Informativa N.º 03/2010 Data 18/06/2010 Para conhecimento dos serviços e organismos do Ministério da Saúde ASSUNTO: Normas a observar pelos dirigentes da Administração Directa e Indirecta do Estado Em cumprimento

Leia mais

REGULAMENTO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE EMPREITEIROS E DE CONSULTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

REGULAMENTO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE EMPREITEIROS E DE CONSULTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL Flash Informativo Flash News 28/04/2015 REGULAMENTO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE EMPREITEIROS E DE CONSULTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL Foi publicado no Boletim da República n.º 104. I Série, 24.º Suplemento,

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho A empresarialização dos sistemas multimunicipais e municipais de captação, tratamento e distribuição de água para consumo

Leia mais