Computação em nuvem: Conceitos e Perspectivas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação em nuvem: Conceitos e Perspectivas"

Transcrição

1 IETEC INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Computação em nuvem: Conceitos e Perspectivas Augusto Carvalho dos Santos Bruno Gil Pedrosa Henrique Santos Higor Gonçalves Godinho Leandro Silva Rafael do Carmo Schettino Rodrigo Carvalho dos Santos Sérgio Henrique Amaral Mendes Belo Horizonte, 25 de agosto de 2010

2 AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO AUTORIZAMOS A PUBLICAÇÃO DE NOSSO TRABALHO NA INTERNET, JORNAIS E REVISTAS TÉCNICAS DO IETEC. TRABALHO. NÃO AUTORIZAMOS A PUBLICAÇÃO OU DIVULGAÇÃO DO NOSSO BELO HORIZONTE, / / CURSO: Gestão e Tecnologia da Informação SEMESTRE/ANO: 1º / 2010 TURMA: 14 TÍTULO DO TRABALHO: Computação em Nuvem: Conceitos e Perspectivas NOME DOS PARTICIPANTES (LEGÍVEL) ASSINATURA

3 1 SUMÁRIO 1 - RESUMO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM? PREPARANDO O AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM MIGRANDO PARA UM AMBIENTE DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO AMBIENTE CORPORATIVO TIPOS DE OFERTA DE SERVIÇO EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÕES EM NUVEM SEGURANÇA PERSPECTIVAS FUTURAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO BRASIL CONCLUSÃO GLOSSÁRIO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA... 30

4 2 1 - RESUMO Esse trabalho tem por objetivo conceituar o termo Computação em Nuvem, que cada vez mais atrai a atenção dos gestores e profissionais de TI com a premissa de ser um novo paradigma que irá mudar a forma como os serviços serão estruturados e oferecidos. Serão abordados temas relacionados ao ambiente corporativo, visando analisar de uma forma macro se as expectativas com esta nova tecnologia irão suprir as necessidades de negócios das organizações. Analisaremos se as empresas estão preparadas para adotar e migrar para a computação em nuvem, além de abordarmos sobre os pontos essenciais em relação à segurança, que é um dos mais relevantes entraves na implantação dos serviços em nuvem. Destacaremos também os principais serviços e aplicativos que existem atualmente e as perspectivas futuras no mundo e no Brasil. Palavras-chave: Computação em Nuvem, Cloud Computing, Segurança nas Nuvens.

5 3 2 - INTRODUÇÃO Em uma economia globalizada e com constantes entradas de novas tecnologias, as empresas se deparam frequentemente com o seguinte dilema: quando migrar para uma tecnologia ainda emergente? Por toda parte vemos mudanças tecnológicas: o crescimento do comércio eletrônico, as operações bancárias pela internet e a transformação de algumas indústrias, como a fonográfica, em negócios voltados para a internet. Como analisar uma tecnologia emergente e os impactos que ela terá nos negócios? Como comprar este idéia sem termos certeza sobre sua real aplicabilidade e benefícios que ela trará? O uso de uma nova tecnologia deve estar alinhado com os objetivos estratégicos da empresa. O desafio para a correta tomada de decisões é descobrir como essa tecnologia será inserida no contexto dos negócios e quais vantagens competitivas ela trará. Existem muitos riscos a serem avaliados: riscos de mercado, riscos de viabilidade técnica e os próprios riscos organizacionais. Muitos CIOs já analisam o uso da computação em nuvem, apesar de ainda tomarem poucas decisões. Muitos receios ainda existem e podemos citar alguns: A nuvem é estável? Existe a possibilidade de acordos de níveis de serviço com provedores de nuvens? Os provedores são bem conceituados no mercado ou são empresas pouco conhecidas e de pouca tradição em TI? Os provedores têm um plano sólido e sustentável para o negócio de computação em nuvem? O provedor vai continuar no mercado? A computação em nuvem já é um conceito maduro?

6 4 Como fica a segurança das aplicações em nuvem? Existem aplicações prontas para a nuvem que atenderão meu negócio? A nuvem vai oferecer disponibilidade adequada ao meu negócio? Meu negócio vai ficar amarrado a um provedor ou software específico? Disponibilizar os dados do meu negócio na nuvem é legalmente válido e aceito? Pretendemos discutir isso neste trabalho para fundamentar conceitos sobre esta tecnologia e chegarmos a uma conclusão sobre a viabilidade de utilização a nuvem no momento de transição no qual nos encontramos.

7 5 3 - REFERENCIAL TEÓRICO O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM? A Computação em Nuvem - ou Cloud Computing - pode ser definida como um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet. (TAURION, 2009, p. 2). De acordo com Moreira (2008), Cloud Computing pode ser definido como um modelo no qual a computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via internet..

8 PREPARANDO O AMBIENTE PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Taurion (2009, p. 58) dispõe sobre o contexto no qual está inserido a computação em nuvem: No caso da computação em nuvem, a sustentação tecnológica pode ser analisada pelas tecnologias básicas que a impulsionam. Claramente a disposição de comunicações por banda larga e a diminuição dos custos de computação a tornam bastante atrativa para explorar seu potencial. Uma variável importante para analisarmos o potencial de uma tecnologia emergente é analisando o ecossistema de negócios no qual ela se encontra. Segundo Taurion (2009, p. 59): Ecossistema de negócios é como uma empresa colabora com a outra para chegar a determinado fim, por exemplo, quando empresas colaboram umas com as outras para trazer eletricidade às casas, escritórios e fábricas. O mesmo acontece no ramo da tecnologia da informação. Seja com qualquer Hardware ou software existem várias empresas atuando para fazer com que esse produto chegue a empresas e usuários. De acordo com Taurion (2009, p. 59) é necessário que todos os elos de um ecossistema estejam saudáveis em termos de negócios, ou seja, sendo rentáveis. A boa saúde do ecossistema depende da boa saúde de todos os elos envolvidos e existem formas (indicadores) para avaliar isso: O principal é a capacidade de o ecossistema gerar receita para todas as partes, fazendo com que a tecnologia evolua. A solidez do ecossistema é um fator importante. Quanto mais estabelecida a tecnologia dificilmente ela será substituída. Na maioria dos casos um ecossistema tem organizações pilares que provêm as bases e sustentações tecnológicas e comerciais. No caso da computação em nuvem, Taurion (2009, p. 60) acredita que:

9 7 [...] o ecossistema é constituído por empresas que fornecem tecnologias básicas de hardware e software, middleware (camada de software que cria a nuvem), serviços de educação, implementação e integração, aplicações e consultorias e um mercado receptivo a esse conceito. Um fator exponencial para o crescimento do mercado de computação em nuvem é o visível aumento no uso de tecnologias de computação social, tais como blogs e sites de compartilhamento de fotos e vídeos. Para acessar estes serviços não são mais necessários poderosos desktops, pois cada vez mais o acesso pode ser feito também através de smartphones e netbooks. Com essa gama de dispositivos na mão dos usuários, está se tornando comum a busca pelo acesso instantâneo e remoto a informações e arquivos, o que impulsiona, de certa forma, o uso de tecnologia em nuvem. Esta demanda proporciona também a queda dos custos da tecnologia, em função do ganho em escala. Já existem alguns ecossistemas de computação em nuvem, organizados em torno de empresas pilares como IBM, HP, Sun, Google, Amazon e outras. (TAURION, 2009, p. 61) As empresas podem adotar ações entre as seguintes estratégias extremas para adoção de tecnologias emergentes, como Computação em Nuvem (TAURION, 2009, p. 63): Observar e aguardar: Ação sugerida quando a empresa prefere esperar que a tecnologia amadureça. Essa estratégia não deve tomar tempo demais pois a empresa pode estar perdendo oportunidade competitiva com uso estratégico da tecnologia. Acreditar e liderar: Quando a oportunidade é muito promissora e a empresa pode começar a explorá-la de maneira pioneira. Segundo Taurion (2009, p. 63), muitos CIOs já analisam o uso da computação em nuvem apesar de ainda tomarem poucas decisões. Muitos receios ainda existem e podemos citar alguns: A estabilidade da nuvem ainda é questionável. [...] à medida que o mercado amadureça, os provedores vão sofisticar cada vez mais sua oferta de serviços e as questões de estabilidade, desempenho e disponibilidade passarão a ser mais exigidas. (TAURION, 2009, p.63).

10 8 Os provedores são bem conceituados no mercado ou são empresas pouco conhecidas e de pouca tradição em TI? Os provedores têm um plano sólido e sustentável para o negócio de computação em nuvem? Importante analisar o que pode acontecer com suas aplicações se o provedor sair do mercado Computação em Nuvem ainda não é um conceito maduro. Ainda são poucos os casos de sucesso e os CIOs tendem a ser bastante conservadores e se afastam de experimentações. (TAURION, 2009, p. 64). A proteção dos dados na nuvem é adequada? Entretanto, muitas vezes os procedimentos de segurança do provedor são mais adequados que os de muitas empresas de pequeno a médio porte (TAURION, 2009, p. 64). Pouca oferta de aplicações. De acordo com Taurion (2009, p. 64), a maioria dos aplicativos ainda não está preparada para rodar em nuvens. Disponibilidade adequada ao meu negócio? Vale ressaltar que, de acordo com Taurion (2009, p. 64), muitos data centers de empresas apresentam problemas de indisponibilidade e muitas nuvens apresentam altos níveis de disponibilidade. A falta de integração entre aplicativos pode ser um problema na computação em nuvem devido ao uso de softwares proprietários. Com o tempo esse problema tende a acabar devido a necessidade de integração. É importante observar a legalidade do armazenamento de informações nas nuvens. Conforme Taurion (2009, p. 64), determinadas leis exigem que a empresa mantenha dados dentro de casa ou mesmo dentro do próprio país. Neste caso deve-se verificar os data centers do provedor e verificar a localidade dos mesmos. Taurion (2009, p. 65) afirma que: Como a computação em nuvem esta em um início de sua evolução o cenário futuro deverá ser diferente e os CIOs devem ter como preocupação é a sustentabilidade do negócio dos seus provedores de serviço.

11 9 Na maior parte das vezes mercados novos fazem com que inúmeras pequenas empresas sejam criadas e nem todas consigam sobreviver, como aconteceu com várias ponto-com no início da internet. Cuidados devem ser tomados na implantação da computação em nuvem, deve ser feita de forma gradual e não no estilo big-bang. Pode-se começar com alguns serviços e ao longo do tempo aumentando sua abrangência na operação de TI da corporação. Segundo Taurion (2009, p.66), adotar internamente o conceito de nuvem implica em um plano de ação que deve contemplar profundas analises referentes a sua infraestrutura, efetuando, como primeiro passo, um due diligence, para entender as potencialidades e restrições do ambiente tecnológico atual do data Center. As colocar servidores em nuvem, os níveis de serviço atuais serão mantidos, melhorados ou piorados? Qual relação de custo x benefício? A infraestrutura tem capacidade tal que permita ao Data Center operar em nuvem de forma eficaz com custo menor que o modelo anterior? Que serviços poderão ser ofertados em nuvem? Quais as restrições de banda do Data Center atual? Que tecnologias deverão ser adquiridas?

12 MIGRANDO PARA UM AMBIENTE DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM Os principais fornecedores de computação em nuvem são Microsoft, Salesforce, Skytap, HP, IBM, Amazon e Google, onde seus clientes para ter acesso a serviços completos precisam pagar pelos recursos que utilizam. Porem para se confiar nos serviços é necessário visualizar a nuvem profundamente, e isso é algo que nem todos os fornecedores permitem, pois alguns adotam em seu modelo de negocio o sigilo sobre parte dos requisitos como arquitetura, políticas, estrutura virtual, entre outros, destaca Ritcher. (apud GREENE, 2010) Outro fato importante a ser considerado na seleção do fornecedor é como é feito o gerenciamento de acesso aos dados, o que impede que os usuários não autorizados de acessem informações importantes ao negócio da sua empresa? Este requisito tem que ser bem avaliado e garantido, pois com certeza ele será alvo de auditorias dentro da empresa. Uma forma de garantir e minimizar o impacto deste requisito é a contratação de um modelo de nuvem privada, pois permite um maior nível de controle sobre os dados, aplicações e infraestrutura, afirma Ritcher. (apud GREENE, 2010) Porem segundo Ritcher, a equipe de TI não pode abrir mão da responsabilidade de proteger os dados, devendo manter dentro da empresa o controle sobre os ambientes de forma a ajudar as empresas a evitar qualquer surpresa, portanto na escolha do fornecedor é indicado que se avalie oito passos para a migração para o modelo de computação em nuvem (apud GREENE, 2010): 1º Avalie profundamente cada aplicação. As aplicações que serão migradas para a nuvem devem ser analisadas profundamente para assegurar que não haverá falhas de segurança, uma vez que elas estarão mais expostas a ataques, deve se também verificar se as aplicações estão em conformidade com o ambiente da nuvem, assegurando que são suportadas pelos serviços contratados. Em muitos casos são necessário alterações nestas aplicações para se adequar ao ambiente de nuvem. "Algumas delas estão enraizadas no sistema da corporação e a nuvem nunca atingirá o grau necessário de conformidade e segurança", destaca Richter (apud GREENE, 2010).

13 11 2º Classifique os dados e determine tudo o que é dado e processo sensível. Deve ser feito um levantamento dos dados e dos processos que serão migrados para a nuvem, identificando assim os processos mais críticos e as informações relevantes e sigilosas, para determinar o tipo de nuvem que será contratada. Desta forma o cliente assegura que os processos não serão interrompidos e as informações estão disponíveis para os usuários corretos. 3º Determine o tipo de nuvem que melhor se enquadra na corporação. Após a análise das aplicações, dados e processos, é possível determinar o consumo e a utilização que será necessário contratar de um provedor de computação em nuvem, e assim determinar o tipo de nuvem para o melhor aproveitamento da empresa. Os tipos podem variar de software como serviço, plataforma como serviço ou infraestrutura como serviço de acordo com a necessidade da corporação. 4º Escolha o modelo de implantação, que pode ser um dos seguintes: Para os tipos de nuvem que foram contratados é necessário escolher o modelo de implantação que determina o grau de segurança, gerenciamento, terceirização e compartilhamento das informações com outros clientes do provedor. O modelo de implantação pode ser em nuvem privada, nuvem auto-gerenciada, gerenciada, nuvem pública terceirizada, nuvem pública corporativa ou nuvem híbrida. Segundo Mell & Grance, os modelos mais comuns podem ser conceituados como: Modelo de implantação Privado - A infra-estrutura de nuvem é operada exclusivamente pela organização. Pode ser geridos pela organização ou por terceiro e seu acesso pode ser local ou remoto (MELL et al., 2009). Modelo de implantação Público - A infra-estrutura de nuvem é disponibilizada ao público em geral ou de um grupo grande indústria que é disponibilizada por um provedor de serviços em nuvem (MELL et al., 2009).

14 12 Modelo de implantação Comunidade - A infra-estrutura de nuvem é compartilhada por diversas organizações e suporta o compartilhamento de uma determinada comunidade conforme os interesses (por exemplo, a missão, os requisitos de segurança, política e considerações de compliance). Pode ser geridos pela organização ou por terceiro e seu acesso pode ser local ou remoto (MELL et al., 2009). Modelo de implantação Híbrido - A infra-estrutura de nuvem é uma composição de duas ou mais nuvens (privado, comunidade ou público) que permanecem em uma entidades únicas, mas estão unidos pela tecnologia padronizada ou proprietária que permite a portabilidade de dados e aplicativo. (MELL et al., 2009). 5º Especifique uma arquitetura para a plataforma. É necessário especificar os requisitos de arquitetura como armazenamento, backup, roteamento de rede, virtualização e hardware dedicado, para garantir que a plataforma para onde as aplicações serão migradas esteja de acordo com os requisitos da aplicação e da quantidade de informação e processamento que será disponibilizada no ambiente de nuvem. 6º Especifique cuidadosamente todos os serviços de segurança. Na contratação de serviço de infraestrutura e software, os requisitos de segurança devem estar bem analisados e descritos com relação à utilização firewalls, detecção de intrusos, gerenciamento de identidade, prevenção a perda de dados, criptografia, buscas por vulnerabilidade, entre outros, garantindo assim a segurança necessária para as informações relevantes e sigilosas da empresa. 7º Confira cuidadosamente todas as políticas do fornecedor de computação em nuvem para verificar se tudo está enquadrado nos requerimentos da empresa. As políticas do provedor de computação em nuvem devem ser analisadas profundamente para avaliar se está de acordo com os requisitos da empresa com relação à segurança da informação, gerenciamento, configurações e upgrade de todo o ambiente que será migrada para a nuvem, evitando assim qualquer surpresa futura. "Esse fator varia absurdamente em diferentes fornecedores", afirma Richter.

15 13 8º Analise bem o provedor de serviço. O provedor deve ser cuidadosamente avaliado levando em conta aspectos geográficos e de segurança, para garantir a capacidade para atender um crescimento futuro do negocio, permitindo que seus usuários possam atribuir recursos de forma autônoma, e com monitoramento do tráfego, evitando os ataques de negação de serviço. É fundamental avaliar também se os acordos de nível de serviços (SLAs) estão de conforme os requisitos suportados pela empresa e se o provedor tem capacidade financeira para futuros investimentos e multas contratuais.

16 COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO AMBIENTE CORPORATIVO De acordo com Taurion (2010, p. 91), o ambiente corporativo demanda uma série de exigências que são diferentes das necessárias ao mundo dos usuários domésticos. O primeiro passo para uma empresa optar pela computação em nuvem é determinar se, de fato, trará algum benefício. Existem várias razões para as empresas optarem pela nuvem, principalmente o fato de poder simplificar suas operações. Em nível de comparação, podemos dizer que este é um argumento parecido ao que leva uma empresa e decidir pela contratação de outsource. Computação em Nuvem se refere essencialmente à idéia de utilização, independente da plataforma ou lugar, de variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores (Alecrim, 2008). Esta mesma facilidade incentiva e acelera a procura pela implantação da nuvem num ambiente corporativo e, desta forma, conforme afirma Alves (2010), o serviço começa a ganhar mais espaço no ambiente corporativo, especialmente nas áreas de desenvolvimento, aplicativos menos críticos e serviços. Durante este processo crescente de desenvolvimento, um grande desafio para as empresas tornou-se a escolha do fornecedor do serviço. Taurion (2010, p. 91), afirma que: [...] as ofertas de computação em nuvem para empresas foram desenvolvidas de forma independente e cada uma traz suas características e posicionamentos tecnológicos próprios. O fato é que ainda não existem padrões para Computação em Nuvem, de modo que as empresas enfrentarão algumas barreiras de saída ao migrar de um serviço para o outro. Uma empresa pode decidir mover para as nuvens seus aplicativos que rodam em cerca de 20 servidores diferentes para passar a utilizar o serviço de apenas uma fornecedora de soluções para computação em nuvens, onde seus aplicativos passariam a rodar em quatro servidores virtuais, onde, conforme Korzienowski (2009): O baixo custo é o maior atrativo para escolha. A computação em nuvem muda o modelo de gasto de capital-investimento em hardware, gastos em equipamentos de rede e licenças de software, por gasto em operação com base em taxas mensais.

17 15 Christen (2010) afirma que a computação em nuvem é sem dúvida uma grande inovação e está mudando os paradigmas da computação como conhecemos, mas para as empresas não é só a facilidade e os baixos custos que chamam a atenção. As empresas estão preocupadas com o controle e o monitoramento nas nuvens por parte dos fornecedores. Para isso, Taurion (2009, p. 92) lista alguns pontos de atenção na escolha do fornecedor deste serviço: Que plataformas são suportadas pelo provedor de nuvem? Existem serviços de portabilidade ou a aplicação desenhada para um ambiente computacional ficará restrita a este ambiente? O provedor é responsável por manter atualizada a plataforma tecnológica? Como serão resolvidas as atualizações nos aplicativos? Qual é a unidade de trabalho enviada à nuvem? Por exemplo, esta unidade de trabalho é uma imagem completa de uma máquina virtual, compreendendo sistema operacional e aplicativo, ou é um container, incluindo apenas a aplicação e o código de suporte como drivers e DLL s? Onde a unidade de trabalho reside quando não está sendo executada? Fica armazenada na nuvem ou nos servidores da empresa? Se a unidade de trabalho demandar um pacote aplicativo, o fornecedor deste pacote suporta o seu processamento em nuvem? Além destes cuidados, é importante ressaltar que a maturidade da empresa é de grande importância para o sucesso deste serviço no ambiente corporativo. Segundo Christen (2010), se a empresa tem hoje um nível baixo de maturidade e automatização na organização de TI, o impacto da integração da computação em nuvem pode aumentar o esforço de trabalho, reduzindo os benefícios imediatos da computação em nuvem. Seria necessário, nestes casos, um pré-avaliação da maturidade da empresa na gerencia de TI para evitar um fracasso tecnológico e financeiro completo da empresa. Como vimos, o mercado de computação em nuvens está crescendo e tende a tomar o espaço do ambiente de TI tradicional. Segundo Taurion (2009, p. 93) [...] o modelo de computação

18 16 em nuvem vai se disseminar, pois as empresas poderão usar as nuvens de terceiros em vez de manter seus próprios Data Centers. O futuro aponta para este caminho: facilidade, agilidade, menos custos, resta às companhias avaliar e adotar ou não esta tecnologia.

19 TIPOS DE OFERTA DE SERVIÇO EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM Conforme Martinez (2010), até o momento a denominação Computação em Nuvem divide-se em 11 categorias de serviços. As mais estudadas e mais populares são 3: Saas, PaaS e IaaS. As outras categorias estão sendo aprimoradas e aperfeiçoadas com o passar dos anos. Em um curto prazo de tempo, outras vertentes serão idealizadas de acordo com as necessidades do mercado. No entanto, é possível analisar mais de perto as três categorias mais populares quando o assunto é Computação em Nuvem: SaaS (Software como Serviço) - É um tipo de computação em nuvem onde o sistema/software é oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software roda remotamente em um servidor na web. Não é preciso instalar nada na maquina do cliente, basta conectá-lo pela internet. Neste tipo de serviço, paga-se um valor periódico como se fosse uma assinatura somente pelos recursos que utilizar e/ou pelo tempo de uso. Os serviços do tipo SaaS mais comuns no mercado são Google Docs, Gmail e SalesForce. PaaS (Plataforma como Serviço) - Este tipo de cloud oferece um ambiente de desenvolvimento de aplicações. Ou seja: ações como compilar, desenvolver, depurar e testar em um desenvolvimento passaram a ser executadas na nuvem. Segundo Martinez (2010): [...] pode parecer que estamos voltando à época dos mainframes e, de certa forma é isso mesmo, porém de forma organizada e escalar. A vantagem deste serviço é poupar custos, não alocar hardware desnecessariamente e poder escalar dados de forma simples sem ter que lidar com o ambiente físico diretamente. Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são: Google AppEngine e Force.com da Salesforce. IaaS (Infraestrutura como Serviço) - o IaaS refere-se a disponibilidade de uma infraestrutura computacional como um serviço. O cliente/usuário para de se preocupar com servidores para uma determinada aplicação, ele contrata este serviço que estará hospedado em um datacenter apropriado e com as especificações necessárias para o momento atual. Este tipo de serviço e escalonável. É cobrado de acordo com a

20 18 utilização ou pela quantidade de recursos contratados. EC2, da Amazon e BlueCloud, da IBM, são serviços que se encaixam nessa modalidade. Figura 1 - Exemplo simples da relação entre os cenários, onde dois IaaS são usados para a construção de um PaaS, que, por sua vez, é utilizado para a implementação de duas aplicações (SaaS). Banco de Dados como Serviço - O banco de dados como Serviço tem a capacidade de oferecer serviços de um banco de dados hospedado remotamente. Funcionaria como se fosse um banco de dados local porém estará hospedado em um datacenter. Sua principal vantagem está na economia com licenças de software e aquisição de hardwares. Governança como Serviço - A governança como Serviço auxilia no gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualização via internet, com base em políticas definidas para dados e serviços. Informação como Serviço - A informação como Serviço tem como conceito e como objetivo de consumir informações hospedadas remotamente, assim como uma integração de softwares, utilizando, por exemplo, APIs.

21 19 Integração como Serviço - A integração como serviço tende a oferecer as funções e os recursos de um EAI - Enterprise Application Integration porém, operando em nuvem. Processo como Serviço - Processo como Serviço oferece um recurso remoto que pode reunir muitos outros, criando assim processos de negócio. O aplicativo pode interagir tais como serviços e dados, que combinados, geram uma seqüência de processos empresariais. Segurança como Serviço - Segurança como serviço tem a capacidade de oferecer serviços de segurança aplicados a , navegação entre outros, acoplando uma interface de monitoramento via internet. Armazenamento como Serviço - Armazenamento como Serviço seria o componente mais primitivo da computação em nuvem, explorado pela maioria das outras modalidades. Esta modalidade oferece o armazenamento como serviço dentro de um DataCenter, podendo ser acessado por aplicações externas. Testes como Serviço - Testes como Serviço é a capacidade de testar sistemas locais ou mesmo sistemas em nuvem em um ambiente para testes de aplicações nas nuvens também. Segundo Martinez (2010), o conceito vem evoluindo constantemente, tanto que já se fala até em Everything as a Service (EaaS ou XaaS), ou seja, tudo como serviço rodando na nuvem. O caminho, sem dúvida, tende a esse final, visto que a rede pode, de fato, viabilizar essa tendência.

22 ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÕES EM NUVEM Os termos Cloud Computing e Computação nas Nuvens são, de certa forma, bem recentes, mas quando analisamos bem, a idéia não é relativamente muito nova. De forma mais abrangente, podemos citar uma variedade de aplicações que a maioria das pessoas já utilizou sem se dar conta. Serviços de Webmail como Gmail e Yahoo!Mail, discos virtuais na Internet, sites de armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos como o Flickr e Youtube, aplicações de escritório (planilhas e processadores de texto) como as disponibilizadas pelo Google através do GoogleDocs, e aplicações no âmbito corporativo como as aplicações de CRM fornecidas pela Salesforce e Microsoft. Ou seja, são serviços que não executam na máquina do usuário e são acessados de qualquer lugar, basta ter um dispositivo compatível e com acesso a Internet. Atualmente possuímos vários provedores de serviços nas nuvens, dentro dos quais podemos citar as grandes corporações como a Amazon, que oferece serviço de IaaS (Infrastructure as a Service - Infraestrutura como serviço) chamado de AWS (Amazon Web Services), o Google com ofertas de SaaS (Software as a Service Software como serviço), Paas ( Plataform as a Service Plataforma como serviço) chamado Google ApplicationEngine (GAE) e a Microsoft, com a plataforma de desenvolvimento Azure. Em relação a DaaS (Database as a service Banco de dados como serviço), Taurion (2009, p ) contextualiza que: Hoje temos algumas ofertas pioneiras como o SimpleDB da própria Amazon, o EnterpriseDB (Cloud Edition) e MySQL, oferecidos também em cima da nuvem da Amazon. Além disso, empresas tradicionais de banco de dados como IBM, Oracle e Microsoft já começam a endereçar este mercado. A IBM oferece na nuvem da Amazon os produtos DB2 Express-C e Informix Developer Edition. A Microsoft anunciou o SQL Server Data Services (SSDS), ainda em beta, para serviços DaaS embarcados nos data centers da própria Microsoft. O Google apresenta o BigTable. Um banco de dados projetado para trabalhar com imenso volume de dados. Atualmente, mais de 60 produtos e projetos do Google utilizam essa tecnologia tais como o Analytics, Finance e Earth.

23 21 Conforme Taurion (2009, p. 138), ainda sobre serviços na computação em nuvem no serviço de BaaS (Backup as a Service Backup como serviço), podemos citar a IBM que entrou neste segmento após a aquisição da Arsenal Digital Solutions. E não só grandes empresas estão no mercado de soluções de backup e recuperação, empresas de menores dimensões oferecem seus serviços em cima da nuvem da Amazon, como Zmanda e JungleDisk. No exterior, empresas de telefonia como a AT&T e BT (British Telecom), estão aproveitando a própria estrutura de Data Centers e recursos de comunicação para entrar neste segmento. No caso da BT, seus serviços de BaaS são oferecidos para os PC s de seus clientes corporativos de Banda Larga. No serviço SaaS (Software as a Service Software como serviço) que está intimamente ligado a computação nas nuvens, podemos citar a IBM e HP que já oferecerem suas soluções: IBM SaaS e HP SaaS. Além dessas empresas mencionadas, companhias como Dell, Intel, Oracle e Microsoft já estão trabalhando nas mais variadas soluções para Computação em Nuvem. Esta última, por exemplo, anunciou o Azure, uma plataforma própria para a execução de aplicações nas "nuvens" que simplesmente pode ser definido com um sistema operacional on-line com um variado leque de serviços tais como CRM, Gerenciador de banco de dados entre outros.

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Conceitos principais Nuvem Local Dados (informações) Profissional Pessoal Procedimento padrão (modelo) Produzir Armazenar Como era... Como

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.com² INTRODUÇÃO O modelo de software como um serviço (SaaS)

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar?

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 03/04/2015 Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Paulo Fernando Martins Kreppel Analista de Sistemas

Leia mais

Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS

Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS 1 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação/ IFTI 1402 Turma 25 09 de abril de 2015 Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS Raphael Henrique Duarte

Leia mais

CLOUD. tendências CLOUD. entendendo e contratando assertivamente. Agosto/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 02

CLOUD. tendências CLOUD. entendendo e contratando assertivamente. Agosto/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 02 tendências CLOUD EDIÇÃO 02 Agosto/2012 CLOUD O conceito de nuvem é nebuloso Como uma organização pode contratar assertivamente Serviços em Cloud? Quais são os principais riscos de um contrato de Cloud

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Segurança e Computação em Nuvem

Segurança e Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma nº 25 09 de abril de 2015 Segurança e Computação em Nuvem Jean Poinho Malard Coordenador em Tecnologia da Informação

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO.

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. Muitas empresas brasileiras estão interessadas nas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem, como flexibilidade, agilidade e escalabilidade,

Leia mais

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton Computação em Nuvem Alunos: Allan e Clayton 1 - Introdução 2 - Como Funciona? 3 - Sistemas Operacionais na Nuvem 4 - Empresas e a Computação em Nuvem 5 - Segurança da Informação na Nuvem 6 - Dicas de Segurança

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Por Antonio Couto. Autor: Antonio Couto Enterprise Architect

Por Antonio Couto. Autor: Antonio Couto Enterprise Architect Cloud Computing e HP Converged Infrastructure Para fazer uso de uma private cloud, é necessário crescer em maturidade na direção de uma infraestrutura convergente. Por Antonio Couto O que é Cloud Computing?

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM Pedro Victor Fortunato Lima, Ricardo Ribeiro Rufino Universidade Paranaense UNIPAR Paranavaí Paraná Brasil pedrin_victor@hotmail.com, ricardo@unipar.br

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 12 Computação em Nuvem Sumário Introdução Arquitetura Provedores

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

EMBRATEL ENTREVISTA: Pietro Delai IDC Brasil DATA CENTER VIRTUAL - DCV

EMBRATEL ENTREVISTA: Pietro Delai IDC Brasil DATA CENTER VIRTUAL - DCV EMBRATEL ENTREVISTA: Pietro Delai IDC Brasil DATA CENTER VIRTUAL - DCV DATA CENTER VIRTUAL - DCV Em entrevista, Pietro Delai, Gerente de Pesquisa e Consultoria da IDC Brasil relata os principais avanços

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Fernando Seabra Chirigati Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Introdução Grid x Nuvem Componentes Arquitetura Vantagens

Leia mais

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Em TI, o fracasso não é uma opção. Não surpreendentemente, as organizações tornaram uma prioridade alta desenvolver e implementar planos

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas.

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. 7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. Neste Guia, vamos mostrar algumas dicas para que a implantação da tendência BYOD nas empresas

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Cloud Computing (Computação nas Nuvens) 2 Cloud Computing Vocês

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Qual servidor é o mais adequado para você?

Qual servidor é o mais adequado para você? Qual servidor é o mais adequado para você? Proteção de dados Tenho medo de perder dados se e o meu computador travar Preciso proteger dados confidenciais Preciso de acesso restrito a dados Acesso a dados

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

[ Empowering Business, Architecting IT. ]

[ Empowering Business, Architecting IT. ] SOA coloca TI da Rede Ipiranga em linha com os negócios Setembro/2012 Sumário Matéria publicada na Information Week... 4 Artigo Case Ipiranga... 7 SOA coloca TI da Rede Ipiranga em linha com os negócios

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Virtualização de Sistemas Operacionais

Virtualização de Sistemas Operacionais Virtualização de Sistemas Operacionais Felipe Antonio de Sousa 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil felipeantoniodesousa@gmail.com, juliocesarp@unipar.br Resumo.

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail.com² Há algum tempo o termo computação em nuvem ou Cloud Computing

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens Computação nas Nuvens TÓPICOS Introdução Internet: O fundamento principal O que é Computação em Nuvens Vantagens Dúvidas Corrida pela tecnologia Trabalhos Futuros Conclusão Referências 2 TÓPICOS Introdução

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ TRIBUTAÇÃO NA NUVEM Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS APLICÁVEIS 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS INTRODUÇÃO À

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE Andressa T.R. Fenilli 1, Késsia R.C.Marchi 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil andressa.trf@gmail.com, kessia@unipar.br Resumo. Computação em

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Curso Plano de Continuidade de Negócios

Curso Plano de Continuidade de Negócios Curso Plano de Continuidade de Negócios Em um cenário mundial de alto risco e volatilidade, com uma interconexão e interdependência de todas as cadeias de suprimento, a segurança e continuidade dos negócios

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Esclarecimento: Não, a operação de matching ocorre no lado cliente da solução, de forma distribuída.

Esclarecimento: Não, a operação de matching ocorre no lado cliente da solução, de forma distribuída. 1 Dúvida: - Em relação ao item 1.2 da Seção 2 - Requisitos funcionais, entendemos que a solução proposta poderá funcionar em uma arquitetura Web e que na parte cliente estará apenas o componente de captura

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo Desafios da convergência em um mundo totalmente IP Sidney Longo 13 de abril de 2011 Agenda O CPqD Cenário Roadmap Tecnológico Tendências Tecnológicas Computação em Nuvem Mobilidade e Redes Sociais Multiplos

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Desafios de TI Arquitetura da VMware Estratégia da VMware Sucesso

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Rogério Schueroff Vandresen¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense(UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil rogeriovandresen@gmail.com, wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud CAPA Comparamos os melhores serviços de Cloud Computing do Brasil em três categorias de ofertas. Leia e descubra qual é o mais adequado para suas necessidades.

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA SEGURANÇA CIBERNÉTICA Fevereiro/2015 SOBRE A PESQUISA Esta pesquisa tem como objetivo entender o nível de maturidade em que as indústrias paulistas se encontram em relação

Leia mais

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI

Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Oracle Financing: A Maneira Mais Rápida e Acessível de Adquirir Soluções de TI Para competir com eficácia, as empresas da atualidade precisam se adaptar a um ambiente tecnológico que sofre rápidas mudanças.

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados Como as empresas podem usar a nuvem para se adaptar e prosperar em um mercado financeiro em rápida mudança Por Sherwin Uretsky, Aron Dutta

Leia mais

Soluções em Documentação

Soluções em Documentação Desafios das empresas no que se refere à documentação de infraestrutura de TI Realizar e manter atualizado o inventário de recursos de Hardware e software da empresa, bem como a topologia de rede Possuir

Leia mais

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 a computação na nuvem está presente em todos os lugares e está crescendo 72% das empresas

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil)

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Company Profile Índice Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Missão A SEVEN Consultoria Tecnologia è uma empresa na área da Tecnologia e Informação

Leia mais