Redes Industriais HART

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redes Industriais HART"

Transcrição

1

2 Introduzido em 1989, tinha a intenção inicial de permitir fácil calibração, ajustes de range e damping de equipamentos analógicos. Foi o primeiro protocolo digital de comunicação bidirecional que não afetava o sinal analógico de controle. O protocolo de comunicação HART é mundialmente reconhecido como um padrão da indústria para comunicação de instrumentos de campo inteligentes 4-20mA, microprocessados. O protocolo HART permite a sobreposição do sinal de comunicação digital aos sinais analógicos de 4-20mA, sem interferência, na mesma fiação. O HART proporciona alguns dos benefícios apontados pelo fieldbus, mantendo ainda a compatibilidade com a instrumentação analógica e aproveitando o conhecimento já dominado sobre os sistemas 4-20mA existentes.

3 O protocolo de comunicação de campo HART estende o padrão 4-20mA ao permitir também a medição de processos de forma mais inteligente que a instrumentação de controle analógica, proporcionando um salto na evolução do controle de processos. As características dos instrumentos podem ser vistas via comunicação digital que são refletidas na denominação do protocolo, HART, que significa Highway Addressable Remote Transducer. O Protocolo HART possibilita a comunicação digital bidirecional em instrumentos de campo inteligentes sem interferir no sinal analógico de 4-20mA. Tanto o sinal analógico 4-20mA como o sinal digital de comunicação HART, podem ser transmitidos simultaneamente na mesma fiação. A variável primária e a informação do sinal de controle podem ser transmitidos pelo 4-20mA, se desejado, enquanto que as medições adicionais, parâmetros de processo, configuração do instrumento, calibração e as informações de diagnóstico são disponibilizadas ao mesmo tempo.

4 Em termos de performance, podemos citar como características do HART: Comprovado na prática, projeto simples, fácil operação e manutenção. Compatível com a instrumentação analógica; Sinal analógico e comunicação digital; Opção de comunicação ponto-a-ponto ou multidrop; Flexível acesso de dados usando-se até dois mestres; Suporta equipamentos multivariáveis; 500ms de tempo de resposta(com até duas transações); Totalmente aberto com vários fornecedores;

5 Comunicação Analógica Há vários anos, a comunicação de campo padrão usada pelos equipamentos de controle de processos tem sido o sinal analógico de corrente, o miliampére (ma). Na maioria das aplicações, esse sinal de corrente varia dentro da faixa de 4-20mA proporcionalmente à variável de processo representada.

6 Comunicação Analógica + Digital Ambas terminações do loop possuem um modem e um amplificador de recepção, sendo que este possui alta impedância de tal forma a não carregar o loop de corrente. Note ainda que o transmissor possui uma fonte de corrente com acoplamento AC e o controlador uma fonte de tensão com acoplamento AC. A chave em série com a fonte de tensão no controlador HART em operação normal, fica aberta. No controlador HART os componentes adicionais podem ser conectados no loop de corrente, como mostrado ou através do resistor sensor de corrente.

7 Do ponto de vista AC, o resultado é o mesmo, uma vez que a fonte de alimentação é um curto-circuito. Note que o sinal analógico não é afetado, uma vez que os componentes adicionados são acoplados em AC. O amplificador de recepção frequentemente é considerado como parte do modem e usualmente não é mostrado separadamente. O sinal de recepção não é somente AC, nem no controlador ou mesmo no transmissor.

8

9 A Tecnologia HART O Protocolo HART usa o padrão Bell 202, de chaveamento por deslocamentos de frequência (FSK) para sobrepor os sinais de comunicação digital ao de 4-20mA. Por ser o sinal digital FSK simétrico em relação ao zero, não existe nível DC associado ao sinal e portanto ele não interfere no sinal de 4-20mA. A lógica 1 é representada por uma freqüência de 1200Hz e a lógica 0 é representada por uma freqüência de 2200Hz, como mostrado abaixo. O sinal HART FSK possibilita a comunicação digital em duas vias, o que torna possível a transmissão e recepção de informações adicionais, além da normal que é a variável de processo em instrumentos de campo inteligentes. O protocolo HART se propaga há uma taxa de 1200 bits por segundo, sem interromper o sinal 4-20mA e permite uma aplicação tipo mestre possibilitando duas ou mais atualizações por segundo vindas de um único instrumento de campo.

10

11

12

13 Cabeamento Utiliza-se um par de cabos trançados onde deve-se estar atento à resistência total já que esta colabora diretamente com a carga total, e agindo na atenuação e distorção do sinal. Em longas linhas e sujeitas a interferências, recomenda-se o cabo com shield, sendo este aterrado em um único ponto, preferencialmente no negativo da fonte de alimentação. Segue algumas dicas de distribuição do cabeamento, aterramento e shield (blindagem): Para curtas distancias, pode-se usar cabos com 0,2 mm2 e sem shield. Para distancias até 1500m, recomenda-se usar cabos de par trançados com 0,2 mm2 e com shield.

14 Para distancias até 3000m, recomenda-se usar cabos de par trançados com 0,5 mm2 e com shield. Deve-se assegurar a continuidade da blindagem(shield) do cabo em mais do que 90% do comprimento total do cabo. O shield deve cobrir completamente os circuitos elétricos através dos conectores, acopladores, splices e caixas de distribuição e junção. Isolar sinal HART de fontes de ruídos, como cabos de força, motores, inversores de freqüência.colocá-los em guias e calhas separadas. Quando utilizar cabos multivias, não misturar sinais de vários protocolos. Em relação ao aterramento, deve-se ter uma impedância de terra suficientemente baixa com capacidade de dreno suficiente para conduzir e prevenir picos de tensão.deve-se evitar múltiplos terras.

15 Em sistemas considerado grandes, pode-se utilizar-se de multiplexadores para acessar grandes quantidades de equipamentos HART, onde o usuário deverá selecionar o loop de corrente para comunicar via Host. Nesta situação em cascata, o host pode comunicar com vários equipamentos (mais do que 1000), todos com endereços zero.

16 Na conexão em multidrop, observe que podem ser ligados no máximo até 15 transmissores em paralelo na mesma linha. A corrente que passa pelo resistor de 250 Ohms será alta, causando uma alta queda de tensão. Portanto, deve-se assegurar que a tensão da fonte de alimentação seja adequada para suprir a tensão mínima de operação. No modo multidrop a corrente fica fixa em 4mA, servindo apenas para energizar os equipamentos no loop.

17 Endereçamento em redes densas Para endereçar os equipamentos em redes densas, um formato especial chamado de long form adressing é usado. Durante a configuração,o endereço e o tag de cada equipamento, via ponto-aponto são enviados aos equipamentos. Na operação, os equipamentos operam com o endereço no formato long.usando o comando 11, o host pode acessar os equipamentos via tags.

18 O HART foi desenvolvido segundo o modelo OSI, o meio físico como visto anteriormente, o HART se utiliza do sinal de 4-20mA, sobrepondo um sinal em técnica FSK. Cada byte individual do telegrama do layer 2 é transmitido em 11bits, usando-se 1200 khz.

19 O protocolo HART opera segundo o padrão Mestre-Escravo, onde o escravo somente transmitirá uma mensagem se houver uma requisição do mestre. Toda comunicação é iniciada pelo mestre e o escravo só responde algo na linha se houve um pedido para ele. Existe todo um controle de tempo entre envios de comandos pelo mestre. Inclusive existe um controle de tempo entre mestres quando se tem dois mestres no barramento. Em termos de serviços de comunicação, o HART provê 3 tipos: Comandos padrões: onde se tem a troca de dados entre mestres/escravos; Modo burst: onde alguns equipamentos ciclicamente a cada 75ms envia na linha o valor de processo medido. Comandos em broadcast: que são comandos que todos os equipamentos recebem;

20

21 Frame HART Preâmbulo: pode ser 3 ou mais bytes FF de sincronismo dos sinais da mensagem. SD: é o byte que indica quem está enviando o frame: mestre, escravo ou o escravo em burst mode e ainda, qual o formato, long or short. AD: é o campo de endereço onde no formato short com um byte, possui um bit de distinção entre os dois mestres possíveis e um para indicar burst mode. Em equipamentos de campo, 4 bits são usados para o endereço, de 0 a 15.No caso do formato long, o endereço tem 38 bits. CD: este é o byte que identifica o comando HART que vai depender do layer 7, isto é, da aplicação. Os comandos são divididos em classes: universais, comuns e de acordo com o fabricante.

22 Frame HART BC: indica o comprimento da mensagem.no HART o comprimento máximo é 25 bytes. Status: são dois bytes que indicam a condição do equipamento. Quando iguais a zero, o equipamento está OK. Data: são os dados transmitidos e que podem ser em vários formatos onde os equipamentos converterão convenientemente. Parity: contem o checksum, atendo HD = 4 (Hamming distance).

23 Em um frame usando formato short, teremos 25 bytes mais 10 bytes de controle. Como usa 11 bits, teríamos: 11*35 = 385 bits transmitidos o tempo por bit é de : 1/1200 bit/s = 0.83ms o tempo total de transação é de = 385*0.83ms = 0.319s

24 Application Layer(Camada de Aplicação) Como explicado anteriormente, o HART é baseado em comandos que uma vez recebidos pelos escravos, permitem certas ações.estes comandos estão divididos em classes: Universais: comandos usados e compreendidos por todos equipamentos HART; Práticos e Comuns: suportados pela maioria dos equipamentos HART e de acordo com a função do equipamento; Específicos de cada equipamento conforme o fabricante: são dependentes das características particulares de cada equipamento/ fabricante.

25 ddinstal.ini

26 Wireless HART O protocolo HART é o barramento de campo mais antigo e um dos mais bem sucedidos. Os primeiros dispositivos foram instalados há mais de 20 anos. Existe uma base instalada de +/- 25 milhões de dispositivos Cerca de 2 milhões de dispositivos HART são vendidos a cada ano.mais de 170 empresas fazem parte da HCF Novas empresas e entidades estão se associando a HCF WirelessHART começou a ser discutido em Novembro de Simplificar e garantir a interoperabilidade entre produtos HART ou wirelesshart. Novas capacidades, aplicações e estratégias de migração para alavancar a inteligência de diapositivos HART. Conexão simples e de baixo custo com dispositivos e hosts HART. Aproveitar a inteligência de milhões de dispositivos HART instalados.

27

28 O Wireless HART (WiHART) serve para complementar ou substituir os sinais digitais; Trabalha em conjunto com o ISA SP-100, pode vir a ser uma das tecnologias recomendadas ; Adotou o IEEE como interface ao meio físico e endereçamento; Dedicado especificamente a soluções industriais; Especificação HART versão 7 aprovada em Junho de 2007 pelos membros inclui toda a parte de Wireless;

29

30 Protocolo desenvolvido pela DUST Networks TSMP = Time Synchronized Mesh Protocol Cinco pontos principais para garantir a confiabilidade da rede, facilidade de instalação e eficiência no consumo de energia. - Comunicações sincronizadas no tempo - Frequency hopping - Inclusão automática de nó e formação de rede - Roteamento totalmente redundante na malha - Transferência segura de mensagens

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues.

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues. HART/4-20mA Atualmente muitas aplicações estão rodando em HART (Highway Addressable Remote Transducer), tendo vantagens com os equipamentos inteligentes e utilizandose da comunicação digital de forma flexível

Leia mais

ELT030 Instrumentação 1

ELT030 Instrumentação 1 ELT030 Instrumentação Universidade Federal de Itajubá Engenharia Eletrônica Sensores Inteligentes ELT030 Instrumentação 1 Transmissor eletrônico Um transdutor converte uma grandeza física qualquer para

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou transdutor, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento e condicionamento

Leia mais

HART 7 : DETALHANDO O PROTOCOLO

HART 7 : DETALHANDO O PROTOCOLO HART 7 : DETALHANDO O PROTOCOLO INTRODUÇÃO HART (Highway Addressablee Remote Transducer) é um protocolo de comunicação bidirecional, introduzido em 1990. Utilizado em plantas industriais, no qual controla

Leia mais

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial Prof. Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) DEE Departamento de Engenharia Elétrica Escola Politécnica - UFBA 1 Introdução Muitas

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e supervisórios. Método de Acesso da Rede

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e supervisórios. Método de Acesso da Rede Método de Acesso da Rede Mais do que comunicação digital Sistema 4 a 20 ma Sistema PROFIBUS PA Todos os dados do instrumento disponíveis no nível de controle. 15,3 ma Tag = LIC- 012 Valor = 70,34 Unidade=

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Aplicação em HART Envolvendo Sensores de Temperatura

Aplicação em HART Envolvendo Sensores de Temperatura IV SAISEE SEMINÁRIO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS ELETRO-ELETRÔNICOS INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES INATEL ISSN 2319-0280 MARÇO DE 2016 Aplicação em HART Envolvendo Sensores de Temperatura

Leia mais

Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+

Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+ Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+ Salvador Fernandes de Jesus Júnior * Sérgio José Gonçalves e Silva ** salvadorjr@petrobras.com.br sergiojose@petrobras.com.br

Leia mais

Módulo 16 ED 125 Vdc Opto

Módulo 16 ED 125 Vdc Opto Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 16 pontos de entrada digital para tensão de 125 Vdc. O módulos é de lógica positiva (tipo sink ) e destina-se ao uso com sensores tipo 1

Leia mais

Módulo 16 SD Relé NA Contato Seco

Módulo 16 SD Relé NA Contato Seco Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 16 pontos de saída digital com contatos secos. Ideal para acionamento de cargas em corrente contínua ou alternada e para inserção no intertravamento

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou elemento primário, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento dos

Leia mais

Algumas dicas de soluções de problemas em PROFIBUS-DP

Algumas dicas de soluções de problemas em PROFIBUS-DP Algumas dicas de soluções de problemas em PROFIBUS-DP INTRODUÇÃO Apesar de muito simples, ainda vemos alguns detalhes (com o meio físico RS485) em campo que poderiam ser evitados e que poderiam diminuir

Leia mais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Sistemas de Transmissão de Dados, 2015.1 Heitor Medeiros

Leia mais

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0 IO-Link O papel dos sensores na Indústria 4.0 Conectar ao invés de ligar 2 IIot Escassez de endereços IPv4 (2^32 = 4 bi) 3 Dispositivos inteligentes Conexão Endereçamento único Inteligência nos sentidos

Leia mais

O protocolo digital HART

O protocolo digital HART O protocolo digital HART César Cassiolato - Diretor de Marketing - cesarcass@smar.com.br SMAR Equipamentos Industriais Ltda Introdução Atualmente muito se fala em termos de redes fieldbus mas temse muitas

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais Profibus DP PROFIBUS - DP (Distributed Peripherals) O RS-485 é o meio de transmissão mais utilizado no Profibus DP. Apresenta como características principais: altas taxas de transmissão; e instalação simples

Leia mais

Manual do Leitor ATG25L-CT

Manual do Leitor ATG25L-CT Manual do Leitor ATG25L-CT Esse leitor é para ser usado conectado à uma controladora através das interfaces Wiegand, Abatrack, RS232 ou RS485. Ao colocar-se o tag ativo dentro do seu limite de leitura,

Leia mais

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Recomendações Técnicas para instalação de CLP s. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Recomendações Técnicas para instalação de CLP s HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.0021 Versão 1.01 novembro-2013 HI Tecnologia Recomendações Técnicas para instalação de CLP

Leia mais

Métodos de Transmissão. Padrões RS

Métodos de Transmissão. Padrões RS Métodos de Transmissão Padrões RS O padrão RS A Eletronics Industry Association (EIA) foi quem produziu os padrões RS232, RS422 e RS485. EIA Standards eram antes marcados com o prefixo RS para indicar

Leia mais

Descrição. Além disso, recupera o sinal garantindo sua qualidade, evitando intermitências na rede de comunicação PROFIBUS-DP.

Descrição. Além disso, recupera o sinal garantindo sua qualidade, evitando intermitências na rede de comunicação PROFIBUS-DP. Regenerador isolado de sinal; Atua também como repetidor; Classificação IP 20; 1 canal isolado; Transparente para todas as versões do protocolo PROFIBUS-DP; Especificações RS-485; Taxa de comunicação máxima

Leia mais

Módulo 32 ED 24 Vdc Opto

Módulo 32 ED 24 Vdc Opto Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 32 pontos de entrada digital para tensão de 24 Vdc. O módulo é do tipo lógica positiva ( tipo `sink`) e destina-se ao uso com sensores com

Leia mais

Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes. Código do Produto. Produtos Relacionados

Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes. Código do Produto. Produtos Relacionados Descrição do Produto Os módulos PO1000 e PO1003, integrantes da Série Ponto, possuem 16 pontos de entrada digital para tensões de 24 Vdc e 48Vdc, respectivamente. Os módulos são de lógica positiva (tipo

Leia mais

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um.

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um. Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica Periodo: Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Periodo: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

Manual de instalação e configuração do módulo de entradas NER-08

Manual de instalação e configuração do módulo de entradas NER-08 Manual de instalação e configuração do módulo de entradas NER-08 Sumário DESCRIÇÃO GERAL...4 VANTAGENS...4 CARACTERÍSTICAS...4 LED DE STATUS DO MODULO...4 ESQUEMA DE LIGAÇÕES...5 LIGAÇÃO DO CABO DE COMUNICAÇÃO...6

Leia mais

Manual do Leitor ATG25L-CTX

Manual do Leitor ATG25L-CTX Manual do Leitor ATG25L-CTX O leitor ATG25L-CTX foi desenvolvido para ser usado nas seguintes aplicações especiais: 1) MODO BAIAS PARALELAS: Para esse modo de operação o ATG25C-CTX necessita estar ligado

Leia mais

Detecção de gás da Danfoss Módulo de expansão

Detecção de gás da Danfoss Módulo de expansão Ficha técnica Detecção de gás da Módulo de expansão O módulo de Expansão do controlador de detecção de gás é utilizado para expansão da cobertura do cabo em termos de número de ciclos de fieldbus e o comprimento

Leia mais

Estabelecendo a comunicação Profibus & algumas dicas

Estabelecendo a comunicação Profibus & algumas dicas Estabelecendo a comunicação Profibus & algumas dicas INTRODUÇÃO O Profibus é um protocolo digital utilizado em sistemas de controle, que permite a conexão com interoperabilidade de diversos equipamentos

Leia mais

TxBlock-USB INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO MECÂNICA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. TRANSMISSOR DE TEMPERATURA - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x I

TxBlock-USB INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO MECÂNICA INSTALAÇÃO ELÉTRICA. TRANSMISSOR DE TEMPERATURA - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x I TRANSMISSOR DE TEMPERATURA - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x I INTRODUÇÃO O é um transmissor de temperatura tipo 4-20 ma a dois fios para montagem em cabeçote, alimentado pelo loop de corrente. A corrente de

Leia mais

SI INTERFACE EIA-232/ EIA-485

SI INTERFACE EIA-232/ EIA-485 MANUAL DO USUÁRIO SI-700 - INTERFACE EIA-232/ EIA-485 JUL / 05 SI-700 VERSÃO 1 TM FOUNDATION S I 7 0 0 M P smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2.

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2. PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1 Rafael Ruppenthal 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijui 2 Aluno do curso de Engenharia Elétrica da Unijui Com o desenvolvimento

Leia mais

Redes de Processo e Comunicação Digital

Redes de Processo e Comunicação Digital PTC3421 Instrumentação Industrial Redes de Processo e Comunicação Digital V2017A PROF. R. P. MARQUES Comunicação Analógica Possivelmente ainda o meio de transmissão mais utilizado, transmissão por corrente

Leia mais

Cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP

Cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, é uma cabeça escrava para redes PROFIBUS-DP do tipo modular, podendo usar todos os módulos de E/S da série. Pode ser interligada a IHMs (visores

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos

Leia mais

Classificação IP 20 5 canais isolados Transparente para todas as versões do protocolo PROFIBUS-DP Especificações RS-485 para cada canal Taxa de

Classificação IP 20 5 canais isolados Transparente para todas as versões do protocolo PROFIBUS-DP Especificações RS-485 para cada canal Taxa de Classificação IP 20 5 canais isolados Transparente para todas as versões do protocolo PROFIBUS-DP Especificações RS-485 para cada canal Taxa de comunicação máxima de 12 Mbps Suporta até 31 dispositivos

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO CONVERSORES DE SINAIS SERIAIS

CATÁLOGO TÉCNICO CONVERSORES DE SINAIS SERIAIS CATÁLOGO TÉCNICO CONVERSORES DE SINAIS SERIAIS 1 vendas@electron.com.br A ELECTRON A Electron Tecnologia Digital produz equipamentos de proteção, supervisão e controle do tipo IED (Intelligent Electronic

Leia mais

Sistemas Embarcados/ Redes Industriais/ Comunicação Serial

Sistemas Embarcados/ Redes Industriais/ Comunicação Serial 1 Sistemas Embarcados/ Redes Industriais/ Comunicação Serial César Yutaka Ofuchi ofuchi@utfpr.edu.br 2 Pirâmide da Automação ERP (Entreprise Resource Planning) MES (Manufacturing Execution Systems) 3 Pirâmide

Leia mais

Terminador com Diagnóstico de Fonte

Terminador com Diagnóstico de Fonte Descrição do Produto O módulo é uma terminação ativa para redes PROFIBUS, com diagnóstico de fontes redundantes. É aplicado nas extremidades de segmentos de redes PROFIBUS-DP para assegurar o perfeito

Leia mais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Aula 03 - Protocolos Industriais Heitor Medeiros Florencio 1 heitorm@dca.ufrn.br 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento

Leia mais

Multiplexadores Linha MUX

Multiplexadores Linha MUX Os Multiplexadores (concentradores) e conversores de sinais analógicos da Linha MUX são utilizados para adaptarem e concentrarem em uma única saída analógica ou de rede os sinais de diversos equipamentos.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Janeiro/2016 VCI10-UH INTERFACE DE COMUNICAÇÃO HART USB

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Janeiro/2016 VCI10-UH INTERFACE DE COMUNICAÇÃO HART USB Janeiro/2016 VCI10-UH INTERFACE DE COMUNICAÇÃO HART USB COPYRIGHT Todos os direitos reservados, inclusive traduções, reimpressões, reproduções integrais ou parciais deste manual, concessão de patente ou

Leia mais

Sumário. 1. Introdução 2. Características. 3. Funcionamento físico. 4. Aplicações. 5. Referências

Sumário. 1. Introdução 2. Características. 3. Funcionamento físico. 4. Aplicações. 5. Referências Universidade de Brasília Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciências da Computação Disciplina de Transmissão de Dados Professor Jacir L Bordim RS-485 Grupo 10 Eduardo de Morais V Silva 02/81859

Leia mais

Detecção de gás da Danfoss Unidade de controle

Detecção de gás da Danfoss Unidade de controle Ficha técnica Detecção de gás da Danfoss Unidade de controle A Unidade do controlador de detecção de gás é utilizada para monitoramento centralizado e alerta de concentrações perigosas de gases. Os sinais

Leia mais

Manual do Leitor ATG-Premium

Manual do Leitor ATG-Premium Manual do Leitor ATG-Premium O leitor ATG-Premium foi desenvolvido para uso em controle de acesso veicular. Esse leitor é para ser usado conectado à uma controladora através das interfaces Wiegand, Abatrack,

Leia mais

Leitor ATG25A-PC (Cabo Preto)

Leitor ATG25A-PC (Cabo Preto) Leitor ATG25A-PC (Cabo Preto) Esse leitor é para ser usado conectado à um PC rodando o SW esheriff O leitor é controlado pelo aplicativo esheriff através das interfaces RS232 ou RS485. Quando o tag lido

Leia mais

Barramento CoreConnect

Barramento CoreConnect Barramento CoreConnect MO801 1º semestre de 2006 Prof. Rodolfo Jardim de Azevedo Fabiana Bellette Gil - RA 028671 CoreConnect Agenda Conceitos básicos Introdução ao CoreConnect Arquitetura Referências

Leia mais

Descrição. Áreas de Aplicação

Descrição. Áreas de Aplicação Classificação IP 20; 1 canal isolado; Transparente para todas as versões do protocolo PROFIBUS-DP; Especificações RS-485; Taxa de comunicação máxima de 12 Mbps; Suporta até 31 dispositivos; Suporta até

Leia mais

Base E/S Digital Mola c/ Fusível Base E/S Analógica Mola c/ Fusível Base E/S Digital Mola c/ Fusível e Linha Comum Base E/S Vac Mola c/ Fusível

Base E/S Digital Mola c/ Fusível Base E/S Analógica Mola c/ Fusível Base E/S Digital Mola c/ Fusível e Linha Comum Base E/S Vac Mola c/ Fusível Descrição do Produto O conjunto de bases integrantes da Série Ponto possibilita a conexão direta dos sinais de campo aos módulos eletrônicos. Este sistema elimina a necessidade do uso de bornes intermediários

Leia mais

Linha de Transdutores de Corrente RMI

Linha de Transdutores de Corrente RMI I - Medidas de Corrente DC (Página 2) - Medida de corrente somente DC com mudança de polaridade ( DC) II - Medidas de Corrente AC e DC (Página 10) - Medida de corrente AC (qualquer formato de onda). Saída

Leia mais

Módulo de Expansão Entradas Analógicas

Módulo de Expansão Entradas Analógicas Descrição do Produto O módulo de entrada analógico destina-se a conversão analógico para digital de sinais sob a forma de corrente ou tensão fornecidos por equipamentos como sensores analógicos e equipamentos

Leia mais

Módulo 8 EA Isoladas - 12 Bits

Módulo 8 EA Isoladas - 12 Bits 1. Descrição do Produto O módulo de entrada analógico destina-se à conversão analógico-digital de sinais sob a forma de corrente ou tensão, presentes em cada um dos 8 canais de entrada, fornecidas por

Leia mais

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem duas saídas

Leia mais

Interface de Rede PROFIBUS

Interface de Rede PROFIBUS Descrição do Produto A Interface de Rede permite conectar a rede de campo PROFIBUS-DP à UCP. A interface para barramento PROFIBUS mestre possibilita a conexão a redes de comunicações abertas que seguem

Leia mais

Módulo 16 SD 24 Vdc Transist. Opto

Módulo 16 SD 24 Vdc Transist. Opto Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 16 pontos de saída digital transistorizados isolados e com alimentação comum. A foto mostra o produto montado sobre uma base para E/S digitais

Leia mais

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria Aquisição de Dados Profa. Tania Regina Tronco Conceito É a coleta de informações para fins de análise dos dados e consequente controle e monitoramento de um processo;

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Sem data Sheet online. S30A-xxxxDP S3000 PROFINET IO Professional SCANNER DE SEGURANÇA A LASER

Sem data Sheet online. S30A-xxxxDP S3000 PROFINET IO Professional SCANNER DE SEGURANÇA A LASER Sem data Sheet online S30A-xxxxDP S3000 PROFINET IO Professional S30A-xxxxDP S3000 PROFINET IO Professional A B C D E F Dados técnicos em detalhe Características Número de campos de proteção monitorados

Leia mais

WG 21. A Tarefa A fonte de alimentação repetidora WG 21 é usada para alimentar transmissores

WG 21. A Tarefa A fonte de alimentação repetidora WG 21 é usada para alimentar transmissores ProLine Tecnologia de Interface Fontes de Repetidoras (Ex) Para alimentar transmissores a 2 fios intrinsecamente seguros e transmissores inteligentes. As Vantagens A tem separação protetora e alta isolação

Leia mais

Unidade Remota CANopen RUW-03. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00

Unidade Remota CANopen RUW-03. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Unidade Remota CANopen RUW-03 Guia de Instalação, Configuração e Operação Documento: 10003207637 / 00 Índice ÍNDICE 1 INSTRUÇÕES DE

Leia mais

REDES INDÚSTRIAIS SENSOR BUS ASI HART. Disciplina Ministrada por: Prof.

REDES INDÚSTRIAIS SENSOR BUS ASI HART. Disciplina Ministrada por: Prof. REDES INDÚSTRIAIS SENSOR BUS ASI HART Disciplina Ministrada por: Prof. FACULDADE ESTÁCIO FIB ENGENHARIA ELÉTRICA SENSOR BUS Este trabalho apresenta à utilização de redes industriais, em estudo a rede sensor

Leia mais

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Redes Industriais Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Criado na década de 1970 pela Modicon. É um dos mais antigos protocolos utilizados em redes de CLPs para aquisição de sinais de instrumentos e comandar

Leia mais

VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA. Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA

VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA. Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA 7 Faixas de Pressão: 765 mmh2o a 210 kgf/cm 2 Totalização com Persistência Extração de Raiz Quadrada

Leia mais

LEB 5030 Instrumentação e Automação para Sistemas Agrícolas. Sensores e atuadores. Prof. Dr. Rubens Tabile

LEB 5030 Instrumentação e Automação para Sistemas Agrícolas. Sensores e atuadores. Prof. Dr. Rubens Tabile LEB 5030 Instrumentação e Automação para Sistemas Agrícolas Sensores e atuadores Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP Em um sistema de controle, basicamente, temos uma variável que precisa

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

SOLUÇÃO DA Lista de Exercícios E3-B

SOLUÇÃO DA Lista de Exercícios E3-B SOLUÇÃO DA Lista de Exercícios E3-B Exercícios de Instrumentação Básica - Introdução 1. Associe a primeira coluna com a segunda. Termo Definição a) erro (F) É a razão entre a variação do valor indicado

Leia mais

CAPÍTULO 5. Interfaces I 2 C e SPI. Interface I 2 C. Interfaces e Periféricos 37

CAPÍTULO 5. Interfaces I 2 C e SPI. Interface I 2 C. Interfaces e Periféricos 37 Interfaces e Periféricos 37 CAPÍTULO 5 Interfaces I 2 C e SPI Interface I 2 C Nos anos 80 a Philips desenvolveu um novo padrão de barramento chamado I²C, cujo objetivo era facilitar a comunicação entre

Leia mais

Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC Em 2003: IEC

Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC Em 2003: IEC PROcess FIeldBUS 1 Profibus Vagner S. Vasconcelos vsvasconcelos@gmail.com @vsvasconcelos Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC 61158 Em 2003:

Leia mais

Detecção de gás da Danfoss Unidade de controle

Detecção de gás da Danfoss Unidade de controle Ficha técnica Detecção de gás da Danfoss Unidade de controle A Unidade do controlador de detecção de gás é utilizada para monitoramento centralizado e alerta de concentrações perigosas de gases. Os sinais

Leia mais

Módulo 4 SA Universal Isolado

Módulo 4 SA Universal Isolado do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, possui 4 pontos de saídas analógicas isoladas no padrão tensão ou corrente. A foto mostra o produto montado sobre uma base para E/S analógicas com bornes

Leia mais

Documento: Descritivo Simplificado do Projeto SPDMAI

Documento: Descritivo Simplificado do Projeto SPDMAI 1/5 Descritivo Simplificado do Projeto SPDMAI O Sistema de Processamento Digital para Medição e Automação Industrial (SPDMAI) é baseado no kit de desenvolvimento DSP TMS320C6711 DSK da Texas Instruments,

Leia mais

ELT030. 2º Semestre-2016

ELT030. 2º Semestre-2016 ELT030 Instrumentação 2º Semestre-2016 Estrutura típica de um instrumento de medição Em geral, um instrumento de medição possui um elemento sensor ou transdutor, um tratamento de sinais e um elemento de

Leia mais

PROFIBUS: Dicas para manter a integridade dos sinais INTRODUÇÃO

PROFIBUS: Dicas para manter a integridade dos sinais INTRODUÇÃO PROFIBUS: Dicas para manter a integridade dos sinais INTRODUÇÃO O PROFIBUS é um protocolo digital utilizado em sistemas de controle, que permite a conexão com interoperabilidade de diversos equipamentos

Leia mais

LD301DTM - Device Type Manager

LD301DTM - Device Type Manager MANUAL DO USUÁRIO LD301DTM - Device Type Manager JAN / 09 LD301DTM L D 3 0 1 D T M M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas

Leia mais

Fonte Bivolt 24 Vdc / 5 A

Fonte Bivolt 24 Vdc / 5 A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem uma saída

Leia mais

6. Protocolos Digitais de Comunicação de Chão de Fábrica HART e Modbus

6. Protocolos Digitais de Comunicação de Chão de Fábrica HART e Modbus 6. Protocolos Digitais de Comunicação de Chão de Fábrica HART e Modbus Diante de sistemas de automação compostos por múltiplos controladores de processos, CLPs, transmissores de campo e elementos finais

Leia mais

Motivação: Decentralização e Distribuição de Inteligência Evolução das Arquiteturas

Motivação: Decentralização e Distribuição de Inteligência Evolução das Arquiteturas Motivação: Decentralização e Distribuição de Inteligência Evolução das Arquiteturas dos Sistemas de Automação Sistemas de Automação Industrial insumos matéria, energia e informação Sistema de Automação

Leia mais

Linha ROGLF Transdutores para medidas de corrente AC 40Hz à 500Hz (Bobina Rogowski).

Linha ROGLF Transdutores para medidas de corrente AC 40Hz à 500Hz (Bobina Rogowski). Os transdutores da LINHA ROGLF se caracterizam por realizarem, com total isolamento galvânico (utilizam tecnologia do tipo Bobina de Rogowski), medidas proporcionais RMS de sinais em corrente AC senoidais

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

INSTALAÇÃO FISICA DE TERMINAIS UTILIZANDO O PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO RS-485

INSTALAÇÃO FISICA DE TERMINAIS UTILIZANDO O PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO RS-485 INSTALAÇÃO FISICA DE TERMINAIS UTILIZANDO O PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO RS-485 Conexão URANET Destinada à aplicações que envolvam até 32 equipamentos que são conectados à porta serial RS-232C do microcomputador,

Leia mais

TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO

TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS - Implementação

Leia mais

Módulo de Expansão Saídas Analógicas

Módulo de Expansão Saídas Analógicas Descrição do Produto Os módulos E/S analógicas FBs-2DA e FBs-4DA apresentam, respectivamente, modelos de 2 e 4 saídas analógicas. As saídas analógicas possuem resolução de até 14 bits e faixa de valores

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Interfaces de E/S Heitor Medeiros Florencio Interfaces de Entrada e Saída Interfaces de E/S A seção

Leia mais

IsoAmp PWR A A Solução A Knick é o primeiro fabricante a fornecer

IsoAmp PWR A A Solução A Knick é o primeiro fabricante a fornecer ProLine Tecnologia de Interface Fontes de Repetidoras Fonte de alimentação repetidora em alojamento de 6 mm com sinais de saída calibrados comutáveis, transmissão HART e separação protetora. A Tarefa flexível

Leia mais

ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO

ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS - Implementação

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606124 A 03/10/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Sistemas Embebidos I , Tiago Miguel Dias ISEL, ADEETC - Secção de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores

Sistemas Embebidos I , Tiago Miguel Dias ISEL, ADEETC - Secção de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores Sistemas Embebidos I Licenciatura em Eng. de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Mestrado em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações

Leia mais

Linha TFF Transdutores para Medidas de Corrente AC 50/60Hz.

Linha TFF Transdutores para Medidas de Corrente AC 50/60Hz. Os transdutores da LINHA TFF se caracterizam por realizarem medidas de sinais em corrente AC 50/60Hz em conjunto com TCs (Transformadores de Corrente). Montados em um encapsulamento padrão DIN para fixação

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Nos últimos anos, a tecnologia de redes sem fio vem sofrendo grandes avanços tecnológicos, o que

Leia mais

INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA

INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10 30/10/2017 TURMA: 0063- A HORÁRIO: 2N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1/66 Objetivos da Aula Conhecer os principais protocolos de comunicação

Leia mais

Leitor ATG25A-LISTA (Cabo Preto)

Leitor ATG25A-LISTA (Cabo Preto) Leitor ATG25A-LISTA (Cabo Preto) Esse leitor é para ser usado stand alone O leitor possui uma lista com capacidade para 600 tags. Quando o tag lido estiver cadastrado o relé interno será acionado. A carga

Leia mais

Descrição do Produto. As fotos ilustram alguns dos modelos disponíveis:

Descrição do Produto. As fotos ilustram alguns dos modelos disponíveis: Descrição do Produto Os inversores de freqüência da da Altus são extremamente compactos, permitindo ao usuário fácil instalação e integração com a sua aplicação. A abrange potências entre 0,33 até 7,5

Leia mais

VPW10 - PROFIWISER ANALISADOR DE REDE E INTERFACE DE COMUNICAÇÃO PROFIBUS-PA. Analisador de Rede PROFIBUS-PA. Interface de Comunicação PROFIBUS-PA

VPW10 - PROFIWISER ANALISADOR DE REDE E INTERFACE DE COMUNICAÇÃO PROFIBUS-PA. Analisador de Rede PROFIBUS-PA. Interface de Comunicação PROFIBUS-PA VPW10 - PROFIWISER ANALISADOR DE REDE E INTERFACE DE COMUNICAÇÃO PROFIBUS-PA Analisador de Rede PROFIBUS-PA Captura e Análise Automática de Frames Osciloscópio com Captura e Análise Automática do Sinal

Leia mais

Linha RLF Transdutores para Medidas de corrente AC 40Hz à 500Hz (Sensores Externos).

Linha RLF Transdutores para Medidas de corrente AC 40Hz à 500Hz (Sensores Externos). Os transdutores da LINHA RLF se caracterizam por realizarem, com total isolamento galvânico (utilizam tecnologia hall), medidas proporcionais RMS de sinais em corrente AC senoidais com qualquer frequências

Leia mais

Linha de Transdutores de Corrente CMI

Linha de Transdutores de Corrente CMI I - Medidas de Corrente DC (Página 2) - Medida de corrente somente DC com mudança de polaridade ( DC) II - Medidas de Corrente AC e DC (Página 7) - Medida de corrente AC (qualquer formato de onda). Saída

Leia mais

Cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP Redundante PO5063V4

Cabeça de rede de campo PROFIBUS-DP Redundante PO5063V4 Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, é uma cabeça escrava para redes PROFIBUS-DP do tipo modular, podendo usar todos os módulos de E/S da série. Pode ser interligada a IHMs (visores

Leia mais

TRANSMISSOR DE PRESSÃO SÉRIE MTP TRANSMISSOR DE PRESSÃO MOVIMATIC SÉRIE MTP MOVIMATIC ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E COMÉRCIO LTDA

TRANSMISSOR DE PRESSÃO SÉRIE MTP TRANSMISSOR DE PRESSÃO MOVIMATIC SÉRIE MTP MOVIMATIC ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E COMÉRCIO LTDA TRANSMISSOR DE PRESSÃO SÉRIE MTP 1 INTRODUÇÃO O Transmissor de Pressão Diferencial a dois fios é um polivalente instrumento inteligente digitalizado desenvolvido que e de a pressão através de um sensor

Leia mais

Camada Física. Camada Física

Camada Física. Camada Física Camada Física Camada Física lida com a transmissão pura de bits definição do meio físico, níveis de tensão, duração de um bit, taxa de transmissão,comprimento máximo, construção dos conectores Camada Física

Leia mais