Aula 3. Planejamento de Custos em Projetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 3. Planejamento de Custos em Projetos"

Transcrição

1 Aula 3 Planejamento de Custos em Projetos

2 Objetivos Detalhes sobre Juros Simples e Compostos. Equivalência de taxas. Detalhes sobre Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback.

3 O Valor do Dinheiro no Tempo Cenário 1: Em um cenário sem inflação e nenhuma outra forma de reajuste de preços, em que o poder de compra de R$ hoje será o mesmo daqui um ano. É sensato dizer que o dinheiro mantém o mesmo valor ao longo do tempo, já que a quantidade comprada hoje será a mesma que se comprará daqui um ano? Em uma primeira análise, parece uma ideia razoável.

4 O Valor do Dinheiro no Tempo Cenário 2: No mesmo cenário sem inflação e nenhuma outra forma de reajuste de preços, você tem R$ disponíveis e investe por um ano em uma instituição financeira. Parece razoável que seu dinheiro mantenha o mesmovaloraolongodoano? Agora, a ideia de ficar com o dinheiro indisponível por tanto tempo, sem nenhuma remuneração, não parece tão razoável.

5 O Valor do Dinheiro no Tempo Desta forma, estabelece-se o custo de oportunidade, em que o indivíduo só está disposto a poupar, e por consequência investir, se houver uma remuneração sobre o seu capital, caso contrário, ele preferirá manter seu dinheiro consigo, com liquidez imediata. Continua

6 O Valor do Dinheiro no Tempo Cada indivíduo e cada empresa têm um custo de oportunidade diferente. Para uma pessoa física, uma remuneração de 1% ao mês pode ser atrativa, mas para uma empresa que lucra 20% mensais com sua operação, é preferível investir seu dinheiro na sua produção à mantêlo investido no banco.

7 Juros Simples Desta forma: FV = PV + J Substituindo: FV = PV (1 + n.i) Onde FV é o Valor Futuro do Regime de Capitalização. As aplicações dos juros simples são restritas, mas importantes, pois são utilizados em cobrança de juros para saldos negativos de cheques especiais e conta garantida, descontos comerciais e export-note (nota promissória de exportação).

8 Juros Compostos Ao contrário do regime de capitalização de juros simples, o composto incide juros sobre juros acumulados, fazendo com que o crescimento do montante (saldo) seja mais acelerado. A capitalização dos juros compostos é feita por uma Progressão Geométrica, por isso diz-se que seu crescimento não é linear, é exponencial. Continua

9 Juros Compostos No curto prazo, a capitalização de juros simples é maior que a composta, mas em poucos períodos (em geral 30) a capitalização composta acelera mais rápido do que a simples.

10 Juros Compostos Juros Simples Juros Compostos

11 Juros Compostos A notação utilizada para as fórmulas será a mesma apresentada anteriormente, que está alinhada com a literatura internacional e a utilização de calculadoras financeiras e planilha eletrônicas. Afórmulageralé: FV = PV (1 + i) n Importante: A taxa e o período devem sempre estar na mesma unidade de tempo, ou seja, sempre em dias, meses, trimestres.

12 Taxas Equivalentes São taxas, aplicadas em regime de juros compostos, que oferecem o mesmo retorno sobre o mesmo capital em determinado período. Fórmula Geral: i q = ( 1 + i t ) ( nq / nt ) 1 Onde: i q i t = Taxa que quero. = Taxa que tenho. nq = Período que quero. nt = Período que tenho.

13 Taxas Equivalentes Como converter uma taxa de 15,8% ao ano para uma taxa mensal? Aplicando a fórmula: i q = ( 1 + i t ) (nq/nt) 1 i q = ( 1 + 0,158) (1/12) 1 i q = (1,158) 0, i q = 1, i q = 0,01230 ou 1,23%a.m.

14 Valor Presente Líquido O valor do dinheiro no tempo deve ser respeitado. Para cada oportunidade de investimento sempre há, no mínimo, duas opções: Investir. Não investir. Não fazer nada é uma opção, e deve ser analisada como um cenário possível.

15 Valor Presente Líquido Os recursos são escassos e limitados, não é possível realizar todos os projetos imaginados. Para selecionar um, dentre muitos projetos de investimento, deve-se trazê-los para a mesma data, através de uma taxa de desconto. A taxa utilizada é a Taxa Mínima de Atratividade, que é a melhor taxa que a empresa ou investidor pode obter para seus recursos.

16 Taxa Mínima de Atratividade É a melhor taxa obtida pelo investidor. Sua mensuração pode ser através da melhor aplicação bancária em instituição financeira disponível ou derivada da operação produtiva da empresa, onde ela aplica seus recursos. A TMA é única para a empresa e é utilizada em todos os projetos.

17 Valor Presente Líquido No Excel utiliza-se a função VPL: =VPL(taxa;valor1; valor2;...) Valor do Investimento Esta função é utilizada no Fluxo de Caixa Líquido (entradas custos), descontada pela TMA e subtraída do valor do investimento (valor no instante 0).

18 Valor Presente Líquido Através da calculadora HP-12C, utiliza-se: (f) (REG) Valor inicial(chs) (g) (CF 0 ) Primeiro fluxo (g) (CF j ); Demais fluxos(g) (CF j ) individual para cada um; TMA (i) (f) (NPV) para obter o VPL do fluxo de caixa.

19 Taxa Interna de Retorno A TIR é uma taxa de desconto que iguala o VPL do Fluxo de Caixa a zero. Maior facilidade de comparação com a TMA, não se fala mais em recursos monetários, e sim e grandeza de taxas. Fórmula Geral: = A TIR deve ser calculada através de calculadoras financeiras ou planilhas eletrônicas, visto seu complicado cálculo manual.

20 Taxa Interna de Retorno Cálculo da TIR usando o Excel: = TIR(valores;estimativa). OqueoExcelchamadevalores éofluxodecaixa de todos os momentos, com exceção do instante zero, pois este é chamado de estimativa. A vantagem da planilha é a possibilidade de simular diversos cenários, aproveitando-se do desenho previamente feito do fluxo de caixa, assim como alteração de seus componentes.

21 Taxa Interna de Retorno Através da calculadora HP-12C, utiliza-se: (f) (REG) Valor inicial(chs) (g) (CF 0 ) Primeiro fluxo (g) (CF j ); Demais fluxos(g) (CF j ) individual para cada um; (f) (IRR) para obter a TIR do fluxo de caixa.

22 VPL x TIR Em geral, os executivos financeiros preferem a utilização da TIR, pois discute-se taxas em relação àtma. O VPL fornece valores, que podem ser altos ou baixos, sem ter significado imediato para quem está analisando os resultados, sem que haja uma comparação com outros valores. Continua

23 VPL x TIR A TIR pressupõe o reinvestimento dos fluxos positivos à sua taxa elevada, o que não é necessariamente verdade e pode contaminar a análise, enquanto o VPL reinveste os fluxos positivos à uma taxa mais conservadora e exequível, que é a TMA.

24 Payback Payback é a mais intuitiva das análises, pois avalia em quanto tempo o valor do investimento é devolvido ao investidor. Tem como grave defeito a não consideração do valor do dinheiro no tempo, limitando-se apenas à soma dos fluxos periódicos até que iguale o valor investido, neste caso, vendo em quantos períodos eles se igualam. Continua

25 Payback Para evitar este problema, deve-se utilizar o payback descontado, que traz cada período à Valor Presente e permite comparar todos os valores em um mesmo período.

26 Payback Descontado Através da TMA, cada valor do fluxo é descontado pelo seu período e trazido até o instante zero, a fim de compará-lo com o investimento inicial. Como característica, o payback descontado tem resultados maiores que o payback convencional, pois os valores, quando trazidos a valor presente, tendem a ser menores e isso faz com que se necessite de mais períodos para zerar o investimento. Continua

27 Payback Descontado Por ser simples e não conclusivo quando analisado de forma singular, o payback éútilemcombinação com VPL ou com a TIR, pois é capaz de medir o riscodoinvestimento.

28 Plano de Projeto O plano de projeto é uma coleção de documentos que será constantemente aprimorada durante o projeto todo. Entretanto, é na fase de planejamento que o plano de projeto começa a ser detalhado de formaefetivaedentrodeumroteiroqueprocura viabilizar a sua criação. Continua

29 Plano de Projeto A função do plano de projeto é guiar a execução do projeto, pois seu conteúdo apresenta os registros adequados para o estabelecimento de uma linha de base para medida de progresso e controle do projeto.

30 Plano de Projeto O plano de projeto é o instrumento utilizado pelo gerente de projeto para facilitar e viabilizar a comunicação entre os envolvidos, definindo como serão realizadas as revisões relativas a conteúdo, amplitude e alocação de recursos em geral. O plano de projeto é composto por um conjunto de outros planos, obtidos através das técnicas, ferramentas e métodos desenvolvidos nas áreas de conhecimento associadas ao gerenciamento de projetos.

31 Plano de Projeto O escopo é tratado em quase todas as etapas do ciclo de vida do projeto, desde a etapa de iniciação, onde o Project Charter deve conter obrigatoriamente uma definição do produto do projeto. O resultado final do processo de definição do escopo é a EAP (Estrutura Analítica do Projeto), ou o termo em inglês WBS (Work Breakdown Structure), que é uma subdivisão lógica do projeto em vários níveis de detalhamento. Continua

32 Plano de Projeto A lista de atividades ou tarefas deve incluir todas as atividades que serão realizadas no projeto, sendo uma extensão da WBS; há a garantia que está completa em relação ao escopo.

33 Planejamento de Recursos O processo de planejamento de recursos determina quais recursos, tanto humanos como materiais, são necessários e em que quantidade, para a realização das atividades do projeto. O processo de planejamento de recursos, como o próprio nome indica, pertence ao grupo de processos de planejamento na versão atual do PMBOK.

34 Planejamento de Recursos Para que haja uma melhor compreensão dos processos de gestão, estes serão apresentados como entrada, ferramentas do processo e saída, conforme: Entrada Processo Saída Processo de planejamento : ENTRADAS WBS Declaração escopo Histórico Recursos Políticas FERRAMENTAS Especialistas Alternativas Software SAÍDAS Necessidades de Recursos nas Atividades

35 Planejamento de Recursos A estimativa de alocação de recursos é feita para cada atividade do projeto e, geralmente, é suportada por informações históricas obtidas em outros projetos e pelo apoio de consultores e especialistas. A alocação de recursos pode implicar na alteração da duração das atividades, na qualidade final do produto do projeto e no custo envolvido com o projeto. Continua

36 Planejamento de Recursos A quantidade de recursos necessários para cada pacote de trabalho é obtida através de consulta a especialistas dentro da própria organização, de utilização de consultorias externas e de consulta a associações ou publicações técnicas.

37 Planejamento de Recursos Exemplo de alocação de recursos: Produto XX Pesquisa de Mercado Consultoria Desenhos Engenharia Equipe = D, E Equipamentos = P, Q Materiais = U Projeto do Produto Projeto do Processo Protótipo Especificações Engenharia Equipe = A, B, C Equipamentos = M, N Materiais = U Engenharia/Produç ão Equipe = C, F, G Equipamentos = M, R Materiais = U, V Engenharia/Produç ão Equipe = C, F, H, I Equipamentos = S, T Materiais = W, X, Y

38 Estimativa dos Custos A estimativa dos custos pode ser obtida através de duas ferramentas: estimativas por analogia (topdown) e estimativas por levantamento (bottom-up). Exemplo de estimativa por levantamento:

39 Estimativa dos Custos Estimativa de custos por analogia: 2 Projeto 1.560,00 Cabeamento 3 Estudo de 840,00 Necessidades 4 Dimensionamento 660,00 5 Back-up 600,00 6 Acesso 600,00 7 Equipamento 3.000,00 8 Tubulação Elétrica 1590,00 9 Tomadas 600,00 10 Fiação Elétrica 1.500,00

40 Referências bibliográficas KAPLAN, Robert S. Custo e desempenho: Administre seus custos para ser mais competitivo. 2. ed. São Paulo: Futura, MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Aula 01 Valor do Dinheiro e Juros Tema 01 Dinheiro no Tempo

Aula 01 Valor do Dinheiro e Juros Tema 01 Dinheiro no Tempo Aula 01 Valor do Dinheiro e Juros Tema 01 Dinheiro no Tempo Mario Henrique Trentim, MSc Objetivos da Aula 01 1. Introduzir elementos essenciais de matemática financeira. 2. Iniciar o debate sobre custo

Leia mais

Avaliação de Investimentos e financiamentos

Avaliação de Investimentos e financiamentos Avaliação de Investimentos e financiamentos 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova fábrica

Leia mais

Fluxo de caixa, valor presente líquido e taxa interna de retorno 1

Fluxo de caixa, valor presente líquido e taxa interna de retorno 1 Fluxo de caixa, valor presente líquido e taxa interna de retorno 1 Métodos de análise de investimentos Os chamados métodos exatos são os mais aceitos no mercado para avaliar investimentos. Serão analisados

Leia mais

Avaliação de Investimentos

Avaliação de Investimentos Avaliação de Investimentos 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova fábrica Lançamento de

Leia mais

Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais

Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais Os processos de iniciação são os mesmos para empresas ETO e de produção seriada? Iniciação e Gestão de Portfólio Empresa de Produção seriada Empresa

Leia mais

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos FEA RP - USP Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Séries uniformes - Juros Compostos Series uniformes são

Leia mais

Avaliação de Investimentos. Prof. Adriano Paranaiba

Avaliação de Investimentos. Prof. Adriano Paranaiba Avaliação de Investimentos Prof. Adriano Paranaiba 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova

Leia mais

PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos

PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos 1. Definições e nomenclatura A Matemática Financeira

Leia mais

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula Gestão de Projetos Mestrado UFRGS Istefani Carísio de Paula Tarefas pendentes Ler capítulo 3 PMBoK Processos e áreas de conhecimento em GP (concluir leitura) Ler Slides da aula 2 consolidação da oficina

Leia mais

Reunião 10. Análise Financeira

Reunião 10. Análise Financeira Reunião 10 Análise Financeira Pauta Respostas às perguntas sobre o plano financeiro, ou seja, análise do negócio: É um bom negócio? É um bom investimento? A Análise Intuitiva Investimento Inicial R$ 47.500,00

Leia mais

COM A HP 12 C. 8º encontro

COM A HP 12 C. 8º encontro MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A HP 12 C 8º encontro 09/09/2016 1 admfreeeork@yahoo.com.br 16 981057062 (Tim, WhatsApp) Blog admfreework.wordpress.com Facebook admfreework 09/09/2016 2 3 O VPL e a TIR permitem

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira 2016.2 Sumário Capítulo I. Introdução à Apostila... 4 Capítulo II. Fundamentos da Matemática Financeira... 5 2.1. INTRODUÇÃO... 5 2.2. CAPITAL, NÚMERO DE PERÍODOS, JURO, MONTANTE,

Leia mais

AFLP Análise Financeira de Longo Prazo. Assunto: Valor Presente Líquido (VPL)

AFLP Análise Financeira de Longo Prazo. Assunto: Valor Presente Líquido (VPL) AFLP Análise Financeira de Longo Prazo Assunto: Valor Presente Líquido (VPL) Fonte: Prof. Chiesa Economia Empresa : Prof. Volney CURTO E LONGO PRAZO Investimentos Operacionais. Curto Prazo: capital de

Leia mais

05/06/2017. Representar graficamente uma análise econômica de investimentos;

05/06/2017. Representar graficamente uma análise econômica de investimentos; As decisões de investimento em alternativas e projetos de economia e uso eficiente da energia passam, necessariamente, por uma análise de viabilidade econômica. Estas análises, em geral, utilizam-se de

Leia mais

Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS

Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS 4.1 Juros simples 4.2 Juros compostos 4.3 Valor do dinheiro no tempo 4.4 Equivalência de capitais Administração Financeira: uma abordagem prática (HOJI) 4.1 Juros

Leia mais

[Ano] Análise de Longo Prazo. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Análise de Longo Prazo. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Análise de Longo Prazo Unidade - Análise de Longo Prazo MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Andressa Guimarães Rego 2 Fluxo de Caixa de Projetos O orçamento de capital envolve avaliar,

Leia mais

GST0071- Administração Financeira

GST0071- Administração Financeira GST0071- Administração Financeira Objetivos üentender o valor do dinheiro no tempo; üsaber como decidir sobre um projeto; üidentificar a Taxa interna de retorno do investimento. 4 October 2016 CCE0370

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Orçamento de Capital Sem Riscos Orçamento de capital refere-se aos métodos para avaliar, comparar e selecionar projetos que obtenham o máximo retorno (lucro) ou, a máxima riqueza (valor das ações no mercado)

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Conceitos básicos O valor do dinheiro ao longo do tempo Principais variáveis e simbologia...

SUMÁRIO. 1 Introdução Conceitos básicos O valor do dinheiro ao longo do tempo Principais variáveis e simbologia... SUMÁRIO 1 Introdução..................................................... 1 1.1 O crédito e o juro......................................................... 1 1.2 O surgimento do crédito e do sistema financeiro..............................

Leia mais

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos FEA RP - USP Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Séries uniformes - Juros Compostos Series uniformes são

Leia mais

Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, ENG 1920 Análise Econômica de Investimentos

Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, ENG 1920 Análise Econômica de Investimentos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engª de Produção Métodos de Payback Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, 2000 ENG

Leia mais

MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 05 Dinheiro no tempo

MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 05 Dinheiro no tempo MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 05 Dinheiro no tempo 1 djmachado@uol.com.br Mini Currículo do professor Daniel J. Machado, Ph.D. 60 anos 29/jan/2017 Doutorado

Leia mais

Taxa Interna de Retorno

Taxa Interna de Retorno Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engª de Produção Taxa Interna de Retorno Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, 2000

Leia mais

O valor do dinheiro no tempo

O valor do dinheiro no tempo 2011 O valor do dinheiro no tempo O valor do dinheiro no tempo A matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. O seu objetivo básico é o de efetuar análises e comparações

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA prof. Nivaldo Cândido de Oliveira Jr.

MATEMÁTICA FINANCEIRA prof. Nivaldo Cândido de Oliveira Jr. MATEMÁTICA FINANCEIRA prof. Nivaldo Cândido de Oliveira Jr. AGENDA 1. Conceitos Básicos 2. Juros Simples Exemplo 3. Desconto Comercial Exemplo Desconto Bancário 4. Juros Compostos Aplicações 5. Fator de

Leia mais

Métodos de Payback. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia. Fonte: Projetos de Invest. Na Empresa, J.C.

Métodos de Payback. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia. Fonte: Projetos de Invest. Na Empresa, J.C. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Métodos de Payback Fonte: Projetos de Invest. Na Empresa, J.C. Lapponi, 2000 Elaborado por: Prof. Ricardo Rezende, D.S. Adaptado por

Leia mais

Contabilidade. Fluxo de Caixa. Professor Jacó Braatz.

Contabilidade. Fluxo de Caixa. Professor Jacó Braatz. Contabilidade Fluxo de Caixa Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Contabilidade FLUXO DE CAIXA Taxa interna de retorno / Valor futuro e valor presente Fluxo de Caixa O que é um fluxo de

Leia mais

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento ANÁLISE DE CENÁRIOS Prof. Luciel Henrique de Oliveira - luciel@fae.br UNIFAE - São João da Boa Vista http://gp2unifae.wikispaces.com Análise

Leia mais

Matemática Financeira e Análise de Investimentos

Matemática Financeira e Análise de Investimentos e Análise de Investimentos 1 Parte 2 (Continuação) 7. Técnicas de Investimento de Capital. 2 Métodos para seleção de alternativas Valor Presente Líquido (VPL ou NPV Net Present Value) Pay-Back descontado

Leia mais

Matemática Financeira Aulas 3 e 4. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aulas 3 e 4. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aulas 3 e 4 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Utilizar a calculadora HP12c

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Prefácio, xiii 1 Função dos juros na economia, 1 1.1 Consumo e poupança, 1 1.1.1 Necessidade natural de poupar, 2 1.1.2 Consumo antecipado paga juro, 2 1.2 Formação da taxa de juro, 4 1.2.1 Juro e inflação,

Leia mais

MÓDULO 1 - Exercícios complementares

MÓDULO 1 - Exercícios complementares MÓDULO 1 - Exercícios complementares a. Juros Simples 1. As ações do Banco Porto apresentam uma taxa de rentabilidade de 20% ao ano. Qual será o valor futuro obtido, se você aplicar R$ 2.000,00 a juros

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 00 Matemática Financeira A Créditos/horas-aula Súmula 04 /

Leia mais

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Análise Econômica de Projetos Aplicada à Eficiência Energética. Prof. André L. V. Gimenes

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Análise Econômica de Projetos Aplicada à Eficiência Energética. Prof. André L. V. Gimenes Análise Econômica de Projetos Aplicada à Eficiência Energética Prof. André L. V. Gimenes gimenes@gmail.com Métodos de Avaliação de Projetos de Conservação de Energia Alguns métodos de análise: Método do

Leia mais

Módulo 6 Gestão Econômica e Financeira

Módulo 6 Gestão Econômica e Financeira Módulo 6 Gestão Econômica e Financeira Gestão do Pipeline Projeção de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL Estratégia e Inteligência Universo Competitiva Geração Suspects e Qualificação de Leads Prospects Argumentação

Leia mais

Análise de projetos de investimentos

Análise de projetos de investimentos Análise de projetos de investimentos Prof. Alexandre Wander Introdução Os métodos de análise de investimentos dividem-se em dois grandes segmentos: Modelos quantitativos de análise de viabilidade econômica

Leia mais

Matemática Financeira 5ª edição

Matemática Financeira 5ª edição Capítulo 5 Matemática Financeira 5ª edição por Carlos Patricio Samanez 1 11. Todos os reservados. Séries periódicas uniformes As séries periódicas uniformes (ou rendas certas) podem ser divididas em séries

Leia mais

Tema: Análise de Investimentos

Tema: Análise de Investimentos Tema: Análise de Investimentos Aula - Métodos e dinâmica de avaliação de investimentos Agosto de 2016 Conteúdo Conteúdo Decisões de investimentos na empresa Origem das propostas Tipos de investimento Fluxos

Leia mais

Análise da Taxa de Retorno: Alternativa Única

Análise da Taxa de Retorno: Alternativa Única ENGINEERING ECONOMY, Sixth Edition by Blank and Tarquin Análise da Taxa de Retorno: Alternativa Única Aula 14 Objetivos 2 1. Definição da Taxa de Retorno (TIR) 2. TIR usando VP e VF 3. Cuidados ao se utilizar

Leia mais

PREPARATÓRIO EXAME CFC MATEMÁTICA FINANCEIRA

PREPARATÓRIO EXAME CFC MATEMÁTICA FINANCEIRA PREPARATÓRIO EXAME CFC 2017.1 MATEMÁTICA FINANCEIRA EDITAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 7. MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA a) Juros Simples e Compostos. b) Taxas Nominal, Proporcional, Efetiva e Equivalente.

Leia mais

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS Aula 3: Modelos Financeiros e Avaliação de Projetos Apresentação. Prof. Rodolfo Leandro de Faria Olivo

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS Aula 3: Modelos Financeiros e Avaliação de Projetos Apresentação. Prof. Rodolfo Leandro de Faria Olivo GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS Aula 3: Modelos Financeiros e Avaliação de Projetos Apresentação Prof. Rodolfo Leandro de Faria Olivo OBJETIVO DA AULA O objetivo da aula 1 é introduzir os conceitos básicos de

Leia mais

A depreciação real de um ativo destes, num determinado período, é a diferença entre o seu valor de aquisição e o seu valor de revenda.

A depreciação real de um ativo destes, num determinado período, é a diferença entre o seu valor de aquisição e o seu valor de revenda. PARTE 7 DEPRECIAÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução 2. Método Linear 3. Método de Cole ou da Soma dos Dígitos 4. Método Exponencial 5. Exercícios resolvidos 1. Introdução Depreciação significa desvalorização.

Leia mais

Gestão Financeira. Conceitos Gerais Juros Simples Regimes de Capitalização. Matemática Financeira Prof. Fabio Lima - fabionl.wordpress.

Gestão Financeira. Conceitos Gerais Juros Simples Regimes de Capitalização. Matemática Financeira Prof. Fabio Lima - fabionl.wordpress. Gestão Financeira Conceitos Gerais Juros Simples Regimes de Capitalização 1 - Conceito Na sua opinião, pra que serve a Matemática Financeira? A trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Objetiva

Leia mais

Solução dos Problemas Propostos CAPÍTULO 7 e CAPÍTULO 8

Solução dos Problemas Propostos CAPÍTULO 7 e CAPÍTULO 8 Solução dos Problemas Propostos CAPÍTULO 7 e CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 7 1) Cálculo do Valor Futuro de 10 parcelas mensais de $1.000,00 10 1,00 0,00-1.000,00 10.462,21 que fornece o Valor Futuro de $9.368,53

Leia mais

AULA 9 SUMÁRIO. Critérios de avaliação de investimentos reais. Comparação de critérios

AULA 9 SUMÁRIO. Critérios de avaliação de investimentos reais. Comparação de critérios AULA 9 SUMÁRIO Critérios de avaliação de investimentos reais O Valor Actual Líquido (VAL) [ou Net Present Value (NPV)] A Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) [ou Internal Rate of Return (IRR)] O Índice

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Prof Panesi São Paulo 2017 Sumário INTRODUÇÃO... 1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO... 3 1) Tempo de Retorno (Tr ) ou Payback... 3 2) Taxa interna de retorno

Leia mais

08/08/2017 MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira

08/08/2017 MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa Três objetivos do capítulo Entender os propósitos da Matemática Financeira; Saber construir

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Professor: Renê Coppe Pimentel Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS (ORÇAMENTO DE CAPITAL) Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 2 O QUE É ORÇAMENTO DE CAPITAL? Análise

Leia mais

VALOR PRESENTE C C * (1 + 0,025)

VALOR PRESENTE C C * (1 + 0,025) VALOR PRESENTE Um televisor está sendo ofertado a $800 para pagamento daqui a um mês por cheque pré-datado. A melhor aplicação financeira que você poderia fazer está rendendo 2,5% ao mês. Você considera

Leia mais

Capítulo 15 Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos

Capítulo 15 Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos ANÁLISE Financeira Capítulo 15 Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos Introdução Os métodos de análise de investimentos dividem-se em dois grandes segmentos: 1 Modelos quantitativos de análise

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA - SUPERINTENSIVO 8 AULAS

MATEMÁTICA FINANCEIRA - SUPERINTENSIVO 8 AULAS MATEMÁTICA FINANCEIRA - SUPERINTENSIVO 8 AULAS SEFAZ-SALVADOR BANCA: FUNCAB 1. Juros simples. 2. Juros compostos. Taxa nominal, taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. Capitalizacao

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira AULA 00 Matemática Financeira Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Henrique Tiezzi 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo

Leia mais

Critérios alternativos para orçamento de capital

Critérios alternativos para orçamento de capital Critérios alternativos para orçamento de capital Roberto Guena de Oliveira 15 de setembro de 2014 Roberto Guena de Oliveira Critérios alternativos 15 de setembro de 2014 1 / 34 Tempo de payback O tempo

Leia mais

Critérios alternativos para orçamento de capital

Critérios alternativos para orçamento de capital Critérios alternativos para orçamento de capital Roberto Guena de Oliveira 15 de setembro de 2014 Roberto Guena de Oliveira Critérios alternativos 15 de setembro de 2014 1 / 34 Tempo de payback O tempo

Leia mais

Juros Compostos Capitalização e Desconto

Juros Compostos Capitalização e Desconto Capítulo 5 Juros Compostos Capitalização e Desconto 5.1. Introdução O objetivo deste capítulo é desenvolver as fórmulas básicas de juros compostos e mostrar suas aplicações por meio de exemplos numéricos.

Leia mais

Matemática Financeira Aula 1. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aula 1. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aula 1 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Fazer contas utilizando a regra

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL. Profª. Gizele Munim

Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL. Profª. Gizele Munim Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL Profª. Gizele Munim Apresentação do módulo ii Desconto Simples Relação entre Taxa de Desconto e Juros Simples Juros Compostos Desconto simples Desconto simples ou comercial

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada

Matemática Financeira Aplicada MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA... 4 1.1 Introdução... 4 1.2 Conceitos básicos da Matemática Financeira... 4 1.2.1) Valor do dinheiro no tempo... 4 1.2.2) Capital inicial, montante e prazo... 5 1.2.3) Operação

Leia mais

Método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD

Método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD 1 Método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD Michele Nascimento Jucá José Savoia 2 Agenda 5 Método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) 5.1 Introdução 5.2 Princípios Gerais 5.3 Metodologia de Cálculo 5.4

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA Unidade I MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Luiz Felix Matemática financeira A Matemática Financeira estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Capital é o valor principal de uma operação, ou seja,

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Maurício Felippe Manzalli Taxa Efetiva nos Descontos Comercial e Bancário Definição: i Denomina-se efetiva a taxa de juros à qual devemos aplicar os valores descontados

Leia mais

JUROS COMPOSTOS. VERSÃO RÁPIDA orientação para leitura: 1º. Resumo (p. 61), 2º. Termos Importantes (p. 62) e 3º. Exemplos Desenvolvidos (p. 52).

JUROS COMPOSTOS. VERSÃO RÁPIDA orientação para leitura: 1º. Resumo (p. 61), 2º. Termos Importantes (p. 62) e 3º. Exemplos Desenvolvidos (p. 52). 4 JUROS COMPOSTOS Este capítulo apresenta os principais conceitos e aplicações relacionadas ao regime de capitalização de juros compostos tratando de questões relativas a: - aplicação em operações bancárias

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Lucas S. Macoris PROF. LUCAS S. MACORIS lucasmacoris@gmail.com Lucas Macoris lucasmacoris Currículo Lattes EXPERIÊNCIA & EDUCAÇÃO Graduado em Administração

Leia mais

Respostas Capítulo 2: Juros Simples e Compostos - Conceitos

Respostas Capítulo 2: Juros Simples e Compostos - Conceitos Respostas Capítulo 2: Juros Simples e Compostos - Conceitos Seção Problemas Propostos (2.6) 1) Um investidor aplicou $ 1.000,00 numa instituição financeira que remunera seus depósitos a uma taxa de 5%

Leia mais

Cálculo da Taxa de Juros

Cálculo da Taxa de Juros 1 Conceito Cálculo da Taxa de Juros A taxa de juros de qualquer operação (empréstimo ou aplicação) é aquela que faz com que as entradas de caixa sejam equivalentes a TODAS as saídas de caixa da operação.

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 09 Matemática Financeira. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 09 Matemática Financeira. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 09 Matemática Financeira Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Matemática Financeira Conceito/Objetivos Analisar

Leia mais

FEA RP USP. Matemática Financeira 2 Capitalização composta

FEA RP USP. Matemática Financeira 2 Capitalização composta FEA RP USP Matemática Financeira 2 Capitalização composta Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Regime de capitalização Composta No regime de capitalização simples somente

Leia mais

Aula 04. Bibliografia: RWJ, cap. 6 e BE, caps, 8 e 13. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 04

Aula 04. Bibliografia: RWJ, cap. 6 e BE, caps, 8 e 13. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 04 Bibliografia: RWJ, cap. 6 e BE, caps, 8 e 13 Objetivos da Aula 1 Retornos Semestrais e Outros Períodos de Capitalização Objetivos da Aula 1 Retornos Semestrais e Outros Períodos de Capitalização 2 O VPL

Leia mais

Calculando um valor futuro. Uma aula preparada por Luiz A. Bertolo IMES-FAFICA

Calculando um valor futuro. Uma aula preparada por Luiz A. Bertolo IMES-FAFICA Calculando um valor futuro Uma aula preparada por Luiz A. Bertolo IMES-FAFICA O fundamental Supomhamos que você coloque $100 numa conta que paga 4% de juros por ano. Quanto você terá na conta no final

Leia mais

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo

Leia mais

Matemática Financeira e Análise de Investimentos

Matemática Financeira e Análise de Investimentos e Análise de Investimentos Evanivaldo Castro Silva Júnior 1 Pós-Graduação em Gestão Contábil T2 (SOMAY) UNIFEV 2011 e Análise de Investimentos Objetivos 1. Conceitos fundamentais em capitalização simples

Leia mais

Disciplina: Economia Para Engenharia Elétrica (TE142) Capítulo II. ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS

Disciplina: Economia Para Engenharia Elétrica (TE142) Capítulo II. ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS Universidade Federal de Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Economia Para Engenharia Elétrica (TE142) Capítulo II. ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS Professor:

Leia mais

Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS

Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Os bens podem ser classificados em bens de consumo corrente e durável e ativos. Os bens de consumo corrente

Leia mais

Aula 2 - Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido

Aula 2 - Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido Avaliação da Viabilidade Econômico- Financeira em Projetos Aula 2 - Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido Elias Pereira Avaliação da Viabilidade Econômico- Ementa e Datas

Leia mais

Engenharia Econômica. Prof. Fernando Deschamps

Engenharia Econômica. Prof. Fernando Deschamps Engenharia Econômica Prof. Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Pergunta #1 Você tem R$100.000,00 aplicados em uma caderneta de poupança que tem uma expectativa de render, mensalmente, em torno

Leia mais

Matemática Financeira Aula 1. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aula 1. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aula 1 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Mini Currículo Professora: Érica Siqueira Formação: Doutoranda em Administração pela FGV. Mestre em Administração pela FEA USP (2014), Especialista

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA Aula 01 CONCEITOS BÁSICOS Classificação dos tipos de juros; O valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa. 2 Introdução Ramo da Matemática que estuda o comportamento

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial

Leia mais

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Prof. Regis A. Ely Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Regis A. Ely Matemática

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE VIABILIDADE DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE VIABILIDADE DE PROJETOS FUNDAMENTOS DE FINANÇAS E VIABILIDADE AULA 2 AULA 2 GERENCIAMENTO DE VIABILIDADE DE PROJETOS Neste módulo veremos os processos envolvidos no planejamento, na estimativa, na determinação e no controle de

Leia mais

Valor Presente Líquido

Valor Presente Líquido Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engª de Produção 1 Valor Presente Líquido Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, 2000

Leia mais

Capítulo 11 Métodos de Análise de Investimentos

Capítulo 11 Métodos de Análise de Investimentos Capítulo 11 Métodos de Análise de Investimentos Copyright@ Abelardo Puccini. 2009. Editora Saraiva. Taxa Mínima de Atratividade - 1 Taxa Mínima de Atratividade (i Min ) é o custo de oportunidadedo investidor.

Leia mais

Prof. Luiz Felix. Unidade II MATEMÁTICA APLICADA

Prof. Luiz Felix. Unidade II MATEMÁTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Unidade II MATEMÁTICA APLICADA Ajuste de curvas É um método que consiste em encontrar uma curva que se ajuste a uma série de pontos e que, possivelmente, cumpra uma série de parâmetros

Leia mais

Matemática Financeira Conteúdo Juros Compostos. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Conteúdo Juros Compostos. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Conteúdo Juros Compostos 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Mini Currículo Professora: Érica Siqueira Formação: Doutoranda em Administração pela FGV. Mestre em Administração pela FEA USP

Leia mais

FEA RP USP. Matemática Financeira

FEA RP USP. Matemática Financeira FEA RP USP Matemática Financeira 1 Cálculos Financeiros Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Valor x Tempo Os valores de bens, direitos, conhecimento, etc. variam ao longo

Leia mais

Matemática Financeira Aula 2. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aula 2. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aula 2 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Calcular valores futuros e presente

Leia mais

Engenharia Econômica BC1711

Engenharia Econômica BC1711 Engenharia Econômica BC1711 #1 Prof. Dr. Ricardo Reolon Jorge reolon.ricardo@ufabc.edu.br (*) Agradeço ao Prof. Dr. Evandir Megliorini pelo apoio na elaboração deste material. Conceitos de Engenharia Econômica:

Leia mais

Valor Presente Líquido

Valor Presente Líquido Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engª de Produção 1 Valor Presente Líquido Fonte: Adaptado de Avaliação de Projetos de Invest., J.C. Lapponi, 2000

Leia mais

Matemática Financeira Aulas 2. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aulas 2. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aulas 2 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Mini Currículo Professora: Érica Siqueira Formação: Doutoranda em Administração pela FGV. Mestre em Administração pela FEA USP (2014), Especialista

Leia mais

Apresentação da série Manuais Práticos para Negócios, V. Parte I Conceitos e Ferramentas Essenciais para Análise de Investimentos, 1

Apresentação da série Manuais Práticos para Negócios, V. Parte I Conceitos e Ferramentas Essenciais para Análise de Investimentos, 1 Apresentação da série Manuais Práticos para Negócios, V Prefácio, VII SUMÁRIO Parte I Conceitos e Ferramentas Essenciais para Análise de Investimentos, 1 1 CONCEITOS ESSENCIAS SOBRE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS,

Leia mais

Seleção e Viabilidade de Projetos GESTÃO DE PROJETOS

Seleção e Viabilidade de Projetos GESTÃO DE PROJETOS Seleção e Viabilidade de Projetos GESTÃO DE PROJETOS Prof. Lucas S. Macoris PROF. ESP. LUCAS S. MACORIS lucasmacoris@gmail.com Lucas Macoris lucasmacoris Currículo Lattes EXPERIÊNCIA & EDUCAÇÃO Graduado

Leia mais

Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$

Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$ Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$ 2.000,00; o primeiro foi feito no dia 1.º/3/2009. II Dois

Leia mais

Gestão Capítulo 6: Avaliação de projectos de investimento

Gestão Capítulo 6: Avaliação de projectos de investimento Gestão Capítulo 6: Avaliação de projectos de investimento Inflação aumento generalizado do nível de preço medida a posteriori (1,5% valor da inflação) Preço corrente etiqueta dos produtos sem inflação

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Aula 1 Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Aula 1 Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Aula 1 Mercado Financeiro Tempo dessincronizar renda e consumo Consumo define o padrão de vida O salário é pago 1x/mês e o consumo ocorre todo dia A capacidade de gerar

Leia mais

Seja Bem-Vindo ao Curso Matemática Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar!

Seja Bem-Vindo ao Curso Matemática Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! Seja Bem-Vindo ao Curso Matemática Financeiro Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! 1 - Capitalização Composta Parte 1 No regime de capitalização composta, os

Leia mais

Exercício Avaliativo

Exercício Avaliativo 1 Exercício Avaliativo Alunos: Data: / / Data: / / Fórmulas: Juros simples: Juros Compostos: ou ou Taxas De uma taxa menor para uma taxa maior: { } { ( ) } ou De uma taxa maior para uma taxa menor: {[

Leia mais