Instruções para preparação de documentos para requerimento de matrícula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instruções para preparação de documentos para requerimento de matrícula"

Transcrição

1 Instruções para preparação de documentos para requerimento de matrícula (Conforme Edital 001/2017 PROGRAD) Este manual tem o objetivo de facilitar a preparação dos documentos para o requerimento de matrícula, mas NÃO SUBSTITUI a leitura completa do edital. Em azul está o documento como solicitado pelo edital. Na sequência você encontrará algumas instruções para saber se preparou as cópias dos documentos corretamente. Se você trouxer seus documentos organizados o processo de requerimento de matrícula será mais rápido e mais eficiente. 1. Procedimentos para preparação dos documentos acadêmicos (PARA TODOS OS CANDIDATOS) Anexo IV Item 6.1: Sempre que o edital pedir CÓPIA AUTENTICADA o candidato deverá procurar um Cartório ANTES da matrícula. O cartório fará a cópia com um selo (semelhante ao abaixo) e este serviço tem custo, portanto autentique apenas o que está especificado em Edital. a) Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente Leia o seu Certificado e verifique se ele diz que você concluiu o ENSINO MÉDIO (ou segundo grau em casos mais antigos, ou ainda o curso técnico integrado). Caso o certificado diga que você terminou o terceiro ano do ensino médio o seu histórico deve conter todos os anos cursados claramente no documento.

2 b) Fotocópia autenticada do Histórico Escolar completo do Ensino Médio, ou equivalente Leia seu histórico para ter certeza que constam todos os anos do Ensino Médio no documento. Caso a escola não emita o histórico em tempo para o requerimento de matrícula peça uma Declaração que informe o prazo em que o documento será emitido. ATENÇÃO CANDIDATOS COTISTAS Todos os cotistas (categorias C1c, C1s, C2c, C2s, C3c, C3s, C4c e C4s) deverão preencher a declaração de não ter cursado em escolas particulares parte do ensino médio. Basta imprimir a declaração 7.4 (anexo ao Edital), preencher com seus dados e assinar. A comprovação de que você estudou TODOS os anos do Ensino Médio em escola pública deve constar do Certificado e Histórico e deve ser feita no ato do requerimento de matrícula. Verifique se o(s) nome(s) da(s) escola(s) que você estudou deixa claro que é escola pública. Caso a escola não emita o histórico em tempo para o requerimento de matrícula peça uma Declaração que informe o prazo em que o documento será emitido e que o aluno estudou todos os anos do ensino médio em escola pública. c) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto. Embora o Edital permita o requerimento de matrícula com a CNH ou outro documento de identificação com foto prefira o RG, pois ele é necessário para o Registro de Diploma no futuro.

3 d) Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou de Casamento. e) Comprovação da inscrição no CPF O candidato poderá apresentar fotocópia de documento que contenha a inscrição no CPF ou imprimir o comprovante da inscrição no CPF a partir do Portal da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, no endereço Este documento não precisa ser autenticado. Fique atento porque cada autenticação tem um custo. f) Declaração assinada pelo candidato de que não ocupa vaga em Instituição Pública de Ensino (Item 7.1). Todos os candidatos precisam preencher esta declaração. Basta imprimir a declaração 7.1 (Anexo ao edital) e preencher com os seus dados.

4 g) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, se maior de 18 anos. Se você já tem 18 anos o documento é obrigatório. Caso não tenha completado 18 anos você assinará um documento no requerimento de matrícula se comprometendo a trazê-lo tão logo complete a idade obrigatória. h) Fotocópia autenticada de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para o candidato do sexo masculino maior de 18 anos. Se você já tem 18 anos o documento é obrigatório. Caso não tenha completado 18 anos você assinará um documento no requerimento de matrícula se comprometendo a trazê-lo tão logo complete a idade obrigatória. Você também pode apresentar o Certificado de Alistamento, mas deverá apresentar cópia autenticada também do Certificado de Reserva quando este ficar pronto.

5 Os itens i e j do edital são específicos para quem estudou no exterior. Se for o seu caso entre em contato com o DERAC do campus para mais instruções. i) Para os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente no exterior, exceto Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, deverão, também, apresentar fotocópia autenticada do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil. j) Para candidatos estrangeiros, apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil. ATENÇÃO: As cópias autenticadas só tem validade com o selo original (não podem ser xerocadas novamente). Terminando de juntar os documentos, já com as cópias autenticadas, coloque na ordem que aparecem no check list a seguir. Para facilitar o uso do check list anote em cada item se você precisa apresentar o documento, ou se não o motivo, e marque aqueles que já estão prontos. 1.1 Check list documentos acadêmicos ( ) Fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Técnico de Nível Médio, 2 o Grau, Magistério ou Educação de Jovens e Adultos), expedidos por Instituição de Ensino reconhecida por órgão oficial competente. ( ) Fotocópia autenticada do Histórico Escolar completo do Ensino Médio, ou equivalente (Técnico de Nível Médio, 2 o Grau, Magistério ou Educação de Jovens e Adultos), com os anexos quando houver, expedidos por Instituição de Ensino reconhecida por órgão oficial competente. ( ) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto. ( ) Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou de Casamento. ( ) Comprovação da inscrição no CPF ( ) Declaração assinada pelo candidato de que não ocupa vaga em Instituição Pública de Ensino ( ) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, se maior de 18 anos. ( ) Fotocópia autenticada de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para o candidato do sexo masculino maior de 18 anos.

6 2. Procedimentos para os candidatos cotistas das categorias C3c, C3s, C4s e C4s Anexo IV Item 6.2 e 6.3: Se você se declarou cotista pela categoria C3c - cotista que possa comprovar ser Pessoa com deficiência, independente de renda (sem necessidade de comprovação) e que não se declarou preto, pardo, indígena, você precisa comprovar: - Pelos documentos acadêmicos (veja as instruções anteriores) que estudou TODOS os anos do Ensino Médio em escola pública. - Declaração onde o candidato se declara Pessoas com deficiência (Item 7.3 Anexo ao Edital); - Laudo médico que comprove a deficiência (constando o CID, conforme art. 4o do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999); O candidato deverá solicitar ao médico com o qual realiza acompanhamento o referido documento, ANTES do requerimento de matrícula. Se você se declarou cotista pela categoria C3s - cotista independente de renda (sem necessidade de comprovação) e que não se declarou preto, pardo, indígena você precisa apenas comprovar, nos documentos acadêmicos (veja as instruções anteriores) que estudou TODOS os anos do Ensino Médio em escola pública. Se você se declarou cotista pela categoria C4c cotista que possa comprovar ser Pessoa com deficiência, independente de renda (sem necessidade de comprovação) e autodeclarado preto, pardo, indígena ou Pessoas com deficiência. Você precisa comprovar: - Pelos documentos acadêmicos (veja as instruções anteriores) que estudou TODOS os anos do Ensino Médio em escola pública. - Declaração onde o candidato se declara preto, pardo, indígena ou Pessoas com deficiência (Item 7.2 anexo ao Edital). - Declaração onde o candidato se declara Pessoas com deficiência (Item 7.3 Anexo ao Edital); - Laudo médico que comprove a deficiência (constando o CID, conforme art. 4o do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999); O candidato deverá solicitar ao médico com o qual realiza acompanhamento o referido documento, ANTES do requerimento de matrícula. Se você se declarou cotista pela categoria C4s cotista independente de renda (sem necessidade de comprovação) e autodeclarado preto, pardo, indígena ou Pessoas com deficiência. Você deverá apresentar: - Pelos documentos acadêmicos (veja as instruções anteriores) que estudou TODOS os anos do Ensino Médio em escola pública. - Declaração onde o candidato se declara preto, pardo, indígena ou Pessoas com deficiência (Item 7.2 anexo ao Edital). Basta imprimir as declarações anexas ao edital e preencher com os seus dados.

7 3. Procedimentos para os candidatos cotistas das categorias C1c, C1s, C2c e C2s Anexo IV Item 6.4: Se você se declarou cotista pelas categorias C1c, C1s, C2c e C2s, deverá também comprovar que a renda familiar per capita bruta é igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$1405,50). A UTFPR conta com uma comissão em cada campus para fazer a análise dos documentos e o cálculo da renda. Todos os membros da comissão seguirão os mesmos procedimentos. Para facilitar seu atendimento e não perder o requerimento por falta de documento fique atento às instruções a seguir. Você tem duas opções para comprovação da renda. Utilizar o Cadastro Único ou a documentação completa. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. ( I) Para aqueles que possuem o Cadastro Único (Cad Único) atualizado (válido por dois anos): Folha Resumo do Cadastro Único (Cad Único), obtido nos CRAS das Prefeituras Municipais. A Folha Resumo tem validade a partir da data da entrevista (que consta do documento) e deve estar assinada e conter data de emissão, como no modelo a seguir: Observe a data da entrevista para saber se o documento está dentro da validade (até 02 anos) Confira se o local e data foram preenchidos e se o documento foi carimbado e assinado pelo responsável pelo cadastramento. Não existe outro modelo de Folha Resumo, se o documento que você possui não é igual ao modelo retorne ao CRAS e solicite novamente a emissão.

8 Se você estiver com esse documento não precisa juntar nenhum outro para comprovação de renda. O Cadastro Único é feito normalmente no CRAS (ou órgão similar) da sua cidade. O responsável pelo cadastro é que vai orientar os documentos necessários para fazê-lo. Caso sua família não possua o Cadastro Único pode não haver tempo para providencia-lo, neste caso você deverá seguir as instruções a seguir e juntas TODOS os documentos mínimos obrigatórios listados. Não é necessário autenticar estas cópias. Fique atento, pois cada autenticação tem um custo. II) Para aqueles que NÃO possuem o Cadastro Único (Cad Único) atualizado: Caso o candidato não apresente o Cadastro Único (CAD único) deverá, obrigatoriamente, apresentar: a) A Declaração da Composição e Renda Bruta Familiar (Item 7.4 deste Anexo), contendo todos os membros da composição familiar, especificando o grau de parentesco e renda mensal bruta quando houver, inclusive dos menores de idade e dos componentes familiares que estejam desempregados. O primeiro passo será preencher completamente a Declaração, com todos os dados da SUA família. Será a partir deste documento que você deverá providenciar os outros. Apresentamos a seguir um modelo de preenchimento que vai direcionar as próximas orientações.

9 Os próximos documentos devem ser apresentados para TODOS os membros da família, estando trabalhando ou não. Comece organizando a documentação por pessoa.

10 Para cada membro da composição familiar, apresentar os documentos a seguir: I) Fotocópia do RG ou da Certidão de Nascimento Você só deverá usar Certidão de Nascimento para menores de idade. II) Fotocópia do comprovante de inscrição no CPF Pode ser cópia do cartão do CPF ou do comprovante emitido no site da receita federal. Para imprimir no site acesse o link a seguir e preencha os dados solicitados. mpressao.asp III) Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada (constando as páginas de foto, identificação, última página com registro de trabalho assinado e a próxima em branco). A cópia da Carteira de Trabalho requer atenção, existindo diversos modelos diferentes de carteira em circulação no país. Observe se as cópias serão semelhantes aos modelos a seguir, em caso de dúvida traga o documento original para completar possíveis cópias faltantes.

11 Observe a página em que está o último CONTRATO DE TRABALHO preenchido.

12 Se for a página da esquerda, tire cópia da CTPS aberta. Se for a página da direita, tire cópia do verso. IV) Fotocópia dos comprovantes de renda bruta, de no mínimo dos últimos três (3) meses, anteriores à data de inscrição do candidato no Sisu (março, abril e maio/2017), para todos os membros da composição familiar com idade igual ou superior a 18 anos. Fique atento, pois cada forma de trabalho exige um tipo diferente de documentação. Identifique primeiro em qual categoria cada membro da sua família se enquadra e então providencie TODOS os documentos pedidos na categoria. V) Extratos bancários, no mínimo, dos últimos três meses anteriores à data de inscrição do candidato no Sisu (março, abril e maio/2017), da pessoa física. Independente do tipo de conta (poupança, corrente ou conta pagamento) e mesmo que não haja movimentação na conta ou o saldo esteja zerado o extrato deve ser apresentado. VI) Fotocópia da Declaração de Imposto de Renda 2017, ano de referência 2016, de todos os membros da composição familiar maiores de 18 anos, inclusive do candidato. No caso de membros serem isentos, apresentar Situação das Declarações IRPF 2016 que pode ser obtido no site: No caso dos isentos de declaração a consulta ao link, com o número do CPF e data de nascimento, vai apresentar resultado semelhante a seguir:

13 Esta é a resposta correta para os isentos de declaração. ATENÇÃO: ser isento de pagar ou não ter saldo a restituir não é a mesma coisa. Qualquer resposta diferente desta indica que o contribuinte apresentou declaração, mesmo sem saldo a pagar ou restituir. Neste caso deverá ser apresentado a declaração de imposto (semelhante ao modelo a seguir). O número de páginas da declaração varia de acordo com a condição de cada contribuinte.

14

15 b) Fotocópia da Declaração de Imposto de Renda 2017, ano de referência 2016, do pai e da mãe, acompanhadas dos recibos de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver, independente destes fazerem parte ou não da composição familiar do candidato, para candidato com idade igual ou inferior a 24 anos. No caso do pai e/ou da mãe serem isentos, apresentar Situação das Declarações IRPF 2016 que pode ser obtido no site: Deve-se seguir os mesmos padrões apresentados anteriormente, tanto em caso de isenção de declaração quanto para declaração apresentada.

16 Documentos comprobatórios dos membros familiares conforme sua ocupação: Observe que cada categoria apresenta documentos distintos. Quando a categoria apresentar mais de um documento, TODOS devem ser apresentados. Lembre-se que as justificativas por ausência de documentos vão ser analisadas por comissão e podem não ser aceitas. a) Para candidatos economicamente independentes: I) Declaração de Independência Econômica devidamente preenchida e assinada pelos pais e ou responsáveis para os candidatos com menos de 24 anos de idade; II) declaração de imposto de renda do pai e da mãe ou dos responsáveis legais (somente para o estudante com idade inferior a 24 anos) conforme especificado no item 6.4.2,b deste anexo; III) comprovação da fonte de rendimento para sua sobrevivência; IV) comprovantes de residência do candidato e de seus pais. O candidato ainda deverá apresentar os documentos comprobatórios da sua forma de subsistência. Caso viva da renda de outra pessoa que não os pais, por exemplo, deverá indicar essa pessoa no grupo familiar e apresentar os documentos na categoria correspondente. Caso viva do próprio trabalho deverá apresentar os documentos na categoria correspondente. b) Para membros familiares Trabalhadores Assalariados: Contracheques no mínimo dos últimos três meses, anteriores à data de inscrição do candidato no SiSU (março, abril e maio/2017). O contracheque ou holerite é o documento de detalhamento do salário do trabalhador. Caso o trabalhador tenha perdido ou não tenha recebido o comprovante em algum dos meses determinados pelo edital deverá solicitar segunda via ao empregador ANTES do requerimento de matrícula. c) Para membros familiares Trabalhadores da Atividade Rural: 1) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ. 2) Declaração atualizada de Aptidão do Agricultor Familiar ao Pronaf (DAP) - fornecida por empresas de Assistência Técnica do município (Emater, Epagri) e/ou Sindicato de Trabalhadores Rurais. 3) Na ausência de DAP, apresentar Declaração emitida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais informando a atividade que realiza e a renda líquida anual com base nas notas do produtor rural. 4) Declaração do Imposto Territorial Rural - ITR referente ao ano Para os trabalhadores nesta categoria deverão ser apresentados (ou devidamente justificados), NO MÍNIMO, três dos documentos listados. Para confirmar se existe DAP ativa ou não para o trabalhador, pode-se consultar o CPF através do link: O extrato emitido pelo link NÃO substitui a DAP, que se não estiver de posse do trabalhador, pode ser solicita a EMATER ou órgão similar competente no estado.

17 d) Para membros familiares Aposentados e Pensionistas Extrato do pagamento de benefício de no mínimo dos últimos três meses, anteriores à data de inscrição do candidato no SiSU (março, abril e maio/2017). Os aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC, auxílio doença deverão providenciar o extrato de pagamento do benefício de acordo com o período solicitado pelo edital. Não poderá ser utilizado extrato bancário (que também é documento obrigatório) para a confirmação do benefício, pois não permite que se analise a composição do benefício. Observe o modelo: O Demonstrativo de Crédito do Benefício pode ter pequenas variações de um banco para outro, mas é imprescindível que esteja legível, que seja possível identificar o mês de competência e os valores. Pode-se utilizar o demonstrativo de pagamento emitido pelo banco, no caixa eletrônico, ou ainda o extrato emitido pelo INSS ou órgão competente pelo pagamento do benefício.

18 e) Para membros familiares Autônomos e Profissionais Liberais Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso. Neste caso não é possível determinar o documento a ser apresentado, podendo-se optar pelo comprovante de pagamento do INSS, notas emitidas no período correspondente, recibo de pagamento de autônomo, entre outros. f) Para membros familiares com Rendimentos de Aluguel ou Arrendamentos de Bens Móveis e Imóveis Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos, anteriores à data de inscrição do candidato no SiSU (março, abril e maio/2017), da pessoa física. Os documentos devem constar o valor recebido e o nome completo e contato do locatário. g) Para membros familiares Trabalhadores inseridos no Mercado Informal Renda mensal bruta dos trabalhadores inseridos no mercado informal comprovada mediante declaração firmada pelo trabalhador e, no mínimo, duas testemunhas que não sejam do seu grupo familiar (conforme modelo da declaração (Item 7.5 deste Anexo). Em caso de apresentação desta declaração a Comissão de reserva o direito de verificar, através dos meios disponíveis, se o trabalhador não se caracteriza em outra categoria (MEI, sócio proprietário etc.). h) Para membro familiar Empresário, Microempresário, Sócio ou Cooperado 1) Extratos bancários da conta corrente Pessoa Jurídica no mínimo dos últimos três meses, anteriores à data de inscrição do candidato no SiSU (março, abril e maio/2017). 2) Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) emitida por contador ou escritório contábil, devendo constar, no mínimo, as informações dos últimos três meses, anteriores à data de inscrição do candidato no SiSU (março, abril e maio/2017), referentes à entrada bruta de recursos financeiros do empreendimento e os pagamentos efetuados mensalmente, incluindo o pró-labore e divisão de lucros. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade: A Declaração Comprobatória de Rendimentos DECORE -, instituída pela Resolução CFC nº 872/2000, é o documento hábil para fazer prova de informações sobre percepção de rendimentos de qualquer natureza. A sua forma de emissão é por meio eletrônico, estando o programa disponível na página do CRC de sua Região. (Fonte: Se o contador ou escritório contábil responsável pela empresa optar pela DECORE convencional a mesma deverá estar devidamente assinada. Se optar pela DECORE eletrônica deverá estar acompanhada da devida assinatura eletrônica.

19 Não se esqueça de verificar o período e a assinatura. i) Para membro familiar Micro Empreendedor Individual (MEI): Declaração de Rendimento Mensal (valor aproximado) ciente das penalidades previstas em lei, com assinatura de 2 (duas) testemunhas, (nome completo e número do CPF e telefone para contato) e que não sejam componentes do mesmo grupo familiar (Anexo I); e ficha de inscrição e de situação cadastral (disponível no site da Receita Federal); e Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) o qual pode ser preenchido e obtido por meio do link: /; Os três documentos solicitados deverão levar em conta, no mínimo, o prazo de três meses anteriores a inscrição do candidato, conforme solicitado em todas as categorias de trabalho.

20 Obs. 1 - Caso o componente do grupo familiar, não possua algum dos documentos relacionados, deverá preencher o MODELO DE DECLARAÇÃO E JUSTIFICATIVA PELA NÃO APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO (Item 7.6 deste Anexo). Obs. 2 - O candidato deve estar ciente que a comprovação de renda será analisada por Comissão Especial da UTFPR e o Requerimento de Matrícula para ser deferido depende de análise, e que, uma vez não comprovada a condição desta categoria de cotista o candidato perderá o direito à vaga. Obs. 3- Não serão devolvidos os documentos apresentados. Caso haja necessidade de justificar documentos (Obs. 1) a justificativa será analisada pela Comissão do campus, que avaliará se é cabível para cada documento. Todos os membros da Comissão seguem as mesmas instruções do edital. Em caso de dúvida quanto a algum documento mais de um membro da Comissão se pronunciará para uma decisão. O cálculo da renda familiar bruta per capita segue a determinação que consta do edital. A comissão vai conferir os cálculos previamente realizados pelo candidato em cada comprovante de rendimento. Caso a renda exceda o limite para a inscrição na categoria 1 e 2 o requerimento de matricula será indeferido. NÃO HÁ MARGEM DE ERRO QUANTO A RENDA.

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 22/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor em exercício do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso da competência que lhe confere a Portaria nº 976 de 26 de julho de 2016,

Leia mais

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas *A instituição optou por manter as ações afirmativas próprias na lista de espera. OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER APRESENTADOS

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

ANEXO III DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA ANEXO III DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA PARA TODOS OS CANDIDATOS a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; c) Certidão de nascimento ou

Leia mais

LISTA DE ESPERA SISU DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

LISTA DE ESPERA SISU DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP IFSP CÂMPUS CAPIVARI LISTA DE ESPERA SISU DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 CURSO AMPLA L1 L2 L3 L4 L5 L6 L7 L8 L9 L10 L11 L12 L13 L14 TOTAL

Leia mais

6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DO CANDIDATO COTISTA CATEGORIA C1:

6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DO CANDIDATO COTISTA CATEGORIA C1: 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DO CANDIDATO COTISTA CATEGORIA C1: Candidatos Cotistas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo e que tenham cursado

Leia mais

ANEXO IV DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (PARA TODOS OS CANDIDATOS)

ANEXO IV DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (PARA TODOS OS CANDIDATOS) ANEXO IV DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (PARA TODOS OS CANDIDATOS) a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; c) Certidão de nascimento

Leia mais

ANEXO I- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA 1 INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

MATRÍCULA 2019/01 CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS LISTA DE CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

MATRÍCULA 2019/01 CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS LISTA DE CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS MATRÍCULA 2019/01 CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS LISTA DE CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS Listagem para simples conferência de documentos dos alunos. Não substitui o Anexo I e o Anexo II publicados na Área do Candidato.

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos Sumá rio 1. Documentos de Identificação e Comprovantes... 2 2. Documentos do Ensino Médio...

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo;

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo; ANEXO II Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o responsável legal/financeiro deverá apresentar

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR ANEXO II Relação de documentos comprobatórios Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

ANEXO II DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE ENSINO ERRATA Nº 1 AO EDITAL N.º 125, DE 14 DE

Leia mais

Os candidatos aprovados devem comparecer para a matrícula respeitando o cronograma e a documentação exigida para matrícula.

Os candidatos aprovados devem comparecer para a matrícula respeitando o cronograma e a documentação exigida para matrícula. Os candidatos aprovados devem comparecer para a matrícula respeitando o cronograma e a documentação exigida para matrícula. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (TODOS OS CANDIDATOS): a) Certificado de Conclusão

Leia mais

Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU

Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU 2016.2 Preparação do envelope de Solicitação de matrícula. 1. Em um envelope de dimensões 260 mm x 360 mm ou similar, DEVIDAMENTE IDENTIFICADO COM O NOME,

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 1) DOCUMENTOS GERAIS (para todos os candidatos) Na Confirmação de Vaga, o candidato deverá entregar

Leia mais

ANEXO V - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: d) Cédula de identidade (RG) ou cédula de identidade para estrangeiros;

ANEXO V - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: d) Cédula de identidade (RG) ou cédula de identidade para estrangeiros; ANEXO V - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. TODOS OS CANDIDATOS: a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; c) Certidão de nascimento ou

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA Ministério da Educação INFORMAÇÕES GERAIS: a) Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃODA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃODA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃODA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA 1 INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

GRAU DE PARENTESCO IDADE SITUAÇÃO DE TRABALHO ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE

GRAU DE PARENTESCO IDADE SITUAÇÃO DE TRABALHO ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE FORMULÁRIO 1 COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO FAMILIAR E CONDIÇÃO DE RENDA Eu,, telefone ( ) candidato ao Processo Seletivo UFV Sisu/MEC 2018, para o curso de, campus de declaro que minha família é composta de pessoas

Leia mais

Para os cursos Técnico Subsequente além dos documentos listados no item 3.1. é necessária a apresentação do certificado e histórico do ensino médio.

Para os cursos Técnico Subsequente além dos documentos listados no item 3.1. é necessária a apresentação do certificado e histórico do ensino médio. 1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA: 1.1 Vagas Ampla Concorrência a. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente; b. Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente

Leia mais

Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU Preparação do envelope de Solicitação de matrícula.

Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU Preparação do envelope de Solicitação de matrícula. Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU 2016.1 Preparação do envelope de Solicitação de matrícula. 1. Em um envelope de dimensões 260 mm x 360 mm ou similar DEVIDAMENTE IDENTIFICADO COM O NOME,

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA 1 INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 Para a comprovação da renda deverão ser entregues os documentos constantes neste anexo,

Leia mais

EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016

EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 EDITAL IFPR Nº 27/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL IFPR Nº 019/2016 O Reitor Pro tempore do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR no uso da competência que lhe confere a Portaria/MEC nº 603 de 08 de julho de 2016,

Leia mais

ANEXO IV Informativo - IFPR DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA PER CAPITA

ANEXO IV Informativo - IFPR DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA PER CAPITA ANEXO IV Informativo - IFPR DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA PER CAPITA 1. Conforme o item que trata sobre a renda desta chamada pública, o candidato deverá comprovar renda familiar per capita não

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA 1ª CHAMADA REGULAR PROCESSO SELETIVO 2018 (PS UNIFAP2018)

CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA 1ª CHAMADA REGULAR PROCESSO SELETIVO 2018 (PS UNIFAP2018) CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA 1ª CHAMADA REGULAR PROCESSO SELETIVO 2018 (PS UNIFAP2018) A Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 157/2016, de 20/12/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2017 1º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA EDITAL N.º 004/2017. PROCESSO SELETIVO SiSU/UFG MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA EDITAL N.º 004/2017. PROCESSO SELETIVO SiSU/UFG MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA EDITAL N.º 004/2017 PROCESSO SELETIVO SiSU/UFG 2017- MATRÍCULA ANEXO IV DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

Leia mais

Breves/PA, 29 de março de 2019.

Breves/PA, 29 de março de 2019. Caro(a) candidato(a), Processo Seletivo Técnico 2019 Breves/PA, 29 de março de 2019. A Comissão do Processo Seletivo Técnico Edital 07/2019 Campus Breves orienta os candidatos aprovados no processo seletivo

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMPROVAÇÃO DE RENDA NO PROCESSO SELETIVO UFFS/2016.1

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMPROVAÇÃO DE RENDA NO PROCESSO SELETIVO UFFS/2016.1 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMPROVAÇÃO DE RENDA NO PROCESSO SELETIVO UFFS/2016.1 1. Em quais opções de escolha preciso comprovar a renda? Conforme o Edital Nº 952/UFFS/2015 PROCESSO SELETIVO UFFS 2016/1,

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos 1. Documentos de Identificação e Comprovantes Os documentos abaixo relacionados podem

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 71/2016, de 25/05/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2016 2º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 04/2016, DE 27 DE JUNHO DE 2016.

ERRATA DO EDITAL Nº 04/2016, DE 27 DE JUNHO DE 2016. ERRATA DO EDITAL Nº 04/2016, DE 27 DE JUNHO DE 2016. A DIRETORIA- GERAL DO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna pública a presente retificação

Leia mais

ANEXO I VAGAS 2ª CHAMADA EDITAL 385/2017 PROCESSO SELETIVO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ANEXO I VAGAS 2ª CHAMADA EDITAL 385/2017 PROCESSO SELETIVO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL ANEXO I VAGAS 2ª CHAMADA EDITAL 385/2017 PROCESSO SELETIVO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Câmpus Curso Período A0 L7 L2 L5 L1 L8 L4 L6 L3 CUBATÃO Técnico em Automação Industrial Noturno 20 1 3 2 2 0 3

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal ANEXO 1

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal ANEXO 1 ANEXO 1 Os candidatos convocados por reserva de vagas (cotas), deverão, obrigatoriamente, estar munidos dos documentos descritos no item 10.1 do Edital 22/2018 e dos documentos abaixo descritos, por grupo,

Leia mais

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior.

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior. Item 8 do Edital nº 02/2015 1 ANÁLISE DOCUMENTAL (Check-list)/ Processo Seletivo de Ingresso em Cursos de Graduação da UFT por meio do SISU para o 1º semestre de 2015 GRUPO L1:Lei nº 12.711/12; Renda Familiar

Leia mais

ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS

ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS ENSINO TÉCNICO CONCOMITANTE a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental e atestado de matrícula

Leia mais

(2 CÓPIAS + DOCUMENTO ORIGINAL PARA TODOS OS ITENS DESCRITOS A BAIXO):

(2 CÓPIAS + DOCUMENTO ORIGINAL PARA TODOS OS ITENS DESCRITOS A BAIXO): DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DO CANDIDATO (2 CÓPIAS + DOCUMENTO ORIGINAL PARA TODOS OS ITENS DESCRITOS A BAIXO): 1 Foto 3x4 atual; Cédula de Identidade (RG); Título de Eleitor (obrigatório para os maiores de

Leia mais

SISU 2º SEMESTRE DE 2017 CÂMPUS SÃO PAULO CRONOGRAMA DE MATRÍCULA 1ª CHAMADA

SISU 2º SEMESTRE DE 2017 CÂMPUS SÃO PAULO CRONOGRAMA DE MATRÍCULA 1ª CHAMADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGISTRO ESCOLAR DOS CURSOS SUPERIORES SISU 2º SEMESTRE DE 2017 CÂMPUS SÃO PAULO

Leia mais

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA Edital 001/2017-PROGRAD Sisu - 1º semestre de 2017 1 ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA 3 CANDIDATO COTISTA - CATEGORIA 2 Candidatos Cotistas autodeclarados pretos, pardos

Leia mais

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DO CAMPUS MANAUS CENTRO 2º SEMESTRE 2015

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DO CAMPUS MANAUS CENTRO 2º SEMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DO CAMPUS MANAUS CENTRO 2º SEMESTRE 2015 EDITAL/CURSO/FORMA/MODALIDADE DATA HORÁRIO LOCAL EDITAL 05/2015 CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE 20,21 e 22 de JULHO (1ª Chamada) 8h às 17h SALA

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA ANEXO I DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA Os candidatos deverão apresentar no ato da sua matrícula na UFMS todos os documentos originais para autenticação na Secretaria Acadêmica da UFMS. Não é necessário

Leia mais

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a abertura de CHAMADA PÚBLICA para preenchimento da vaga remanescente L1 do processo seletivo do 2º semestre 2017 para o curso superior de

Leia mais

c) Cédula de identidade (RG) ou cédula de identidade para estrangeiros;

c) Cédula de identidade (RG) ou cédula de identidade para estrangeiros; DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental; c) Cédula de identidade

Leia mais

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5.1 - Ampla concorrência: Documentos para matrícula Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte

Leia mais

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA

ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA Edital 001/2017-PROGRAD Sisu - 1º semestre de 2017 1 ANEXO IV DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA PARA REQUERER A MATRÍCULA 2 CANDIDATO COTISTA - CATEGORIA 1 Candidatos Cotistas com renda familiar bruta per

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA (Para preenchimento do candidato) Eu, CPF, inscrição (para candidato aprovado) matrícula nº, turno do curso, câmpus, solicito análise das

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

CURSO EAD DESIGN EDUCACIONAL CONVOCADOS DA 5ª CHAMADA

CURSO EAD DESIGN EDUCACIONAL CONVOCADOS DA 5ª CHAMADA CURSO EAD DESIGN EDUCACIONAL CONVOCADOS DA 5ª CHAMADA A - UNIFESP - divulga a relação dos candidatos do Vestibular EAD UNIFESP 2018 convocados em 5ª Chamada para matrícula no curso de graduação da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (A CÓPIA DOS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO

Leia mais

FAQ SOLICITAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODA DOCUMENTAÇÃO

FAQ SOLICITAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODA DOCUMENTAÇÃO FAQ SOLICITAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODA DOCUMENTAÇÃO 1. Todos os membros do grupo familiar são maiores de idade? Menores de idade: solicitar apenas RG, Certidão de Nascimento e CPF; Maiores de idade:

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS - MATRÍCULA SISU 2015

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS - MATRÍCULA SISU 2015 ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS - MATRÍCULA SISU 2015 Com o intuito de agilizarmos o processo de matrícula dos candidatos aprovados em primeira chamada pelo SISU, solicitamos aos candidatos que realizem a conferência

Leia mais

EDITAL Nº. 004/2018-DERCA/UNIFAP

EDITAL Nº. 004/2018-DERCA/UNIFAP CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS APROVADOS NA CHAMADA REGULAR DO 1º PROCESSO SELETIVO DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU/2018 A Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Somente será aceita cópia legível dos documentos. Os documentos do grupo familiar deverão ser entregues de forma organizada por membro do grupo familiar. Para

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA

ANEXO I DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA ANEXO I DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A MATRÍCULA Os candidatos deverão apresentar no ato da sua matrícula na UFMS todos os documentos originais para autenticação na Secretaria Acadêmica da UFMS. Não é necessário

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI

ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI 12.711 1. Não será aceita documentação incompleta. 2. Modalidade 1 Reserva de Vagas: Escola Pública, Cor/Etnia e Renda

Leia mais

EDITAL Nº 209/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2018 PARA OS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE DE 2018 Onde se lê:

EDITAL Nº 209/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2018 PARA OS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE DE 2018 Onde se lê: EDITAL Nº 209/2017 RETIFICAÇÃO 01 Dispõe sobre o Exame de Classificação para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), na forma integrada ao ensino

Leia mais

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II,

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II, ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 Candidatos Cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012),

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2016- CCM/UFPB

EDITAL Nº. 01/2016- CCM/UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS DIREÇÃO DE CENTRO GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EDITAL Nº. 01/2016- CCM/UFPB O Centro de Ciências Médicas (CCM),

Leia mais

1. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UFVJM ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DA SELEÇÃO SERIADA (SASI) - 2018 EDITAL N.º 19/2018 A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM torna público o período para solicitação de isenção

Leia mais

DECLARAÇÃO DE EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA (TERMO DE ESCOLA PÚBLICA)

DECLARAÇÃO DE EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA (TERMO DE ESCOLA PÚBLICA) DECLARAÇÃO DE EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA (TERMO DE ESCOLA PÚBLICA) Eu,, portador (a) d o CPF, aprovado (a) dentro das vagas reservadas para o c u r s o, campus, do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

MEC- SETEC SERVIÇO PUBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MEC- SETEC SERVIÇO PUBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ MEC- SETEC SERVIÇO PUBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO SELETIVO DE CHAMADA PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

SISTEMA MISTO CONVOCADOS DA 4ª CHAMADA

SISTEMA MISTO CONVOCADOS DA 4ª CHAMADA SISTEMA MISTO CONVOCADOS DA 4ª CHAMADA A - UNIFESP - divulga a relação dos candidatos do Vestibular UNIFESP 2018 Sistema Misto, convocados em 4ª Chamada para matrícula nos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS CONVOCADOS NA 3ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO EaD PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2017 APROVADOS PELO APROVEITAMENTO DA NOTA DO ENEM I ORIENTAÇÕES PARA TODOS OS CANDIDATOS

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

CURSO EAD- DESIGN EDUCACIONAL - Convocados da 1ª Chamada

CURSO EAD- DESIGN EDUCACIONAL - Convocados da 1ª Chamada CURSO EAD- DESIGN EDUCACIONAL - Convocados da 1ª Chamada A Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - divulga a relação dos candidatos do Vestibular EAD UNIFESP 2018 convocados em 1ª Chamada para matrícula

Leia mais

ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS ENSINO TÉCNICO CONCOMITANTE a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental e atestado de matrícula

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL UniBRAS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500 - www.itpac.br CNPJ:

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. ATENÇÃO! O atendimento somente será realizado com horário agendado. Para agendar, favor entrar em contato pelo telefone 3244-7212 ou pelo nosso e-mail setordebolsas@izabelahendrix.edu.br. DOCUMENTOS DO

Leia mais

Check-list PROUNI100%

Check-list PROUNI100% Check-list PROUNI100% NOME: GRUPO FAMILIAR E-MAIL: TELEFONES: CURSO: Candidato ainda NÃO POSSUI bolsa PROUNI. Candidato POSSUI BOLSA PROUNI em outra IES. Se aprovado no Uniftec, candidato (a) concorda

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMPROVAÇÃO DE RENDA NO PROCESSO SELETIVO UFFS2015/2.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMPROVAÇÃO DE RENDA NO PROCESSO SELETIVO UFFS2015/2. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A COMPROVAÇÃO DE RENDA NO PROCESSO SELETIVO UFFS2015/2. 1. Em quais opções de escolha preciso comprovar a renda? Conforme o Edital Nº 479/UFFS/2015 PROCESSO SELETIVO UFFS2015.2

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2017-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2018 - Nos dias 21 e 22 de março/18, TODOS os candidatos que manifestaram interesse na lista

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CONVOCADOS NA LISTA DE ESPERA DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU/2019

CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CONVOCADOS NA LISTA DE ESPERA DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU/2019 CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CONVOCADOS NA LISTA DE ESPERA DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU/2019 A Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP,

Leia mais

2. Os candidatos deverão apresentar originais e fotocópias LEGÍVEIS dos seguintes documentos:

2. Os candidatos deverão apresentar originais e fotocópias LEGÍVEIS dos seguintes documentos: CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO ESTENDIDO DO CURSO DE MATEMÁTICA PSE 2018 A Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI PROCESSSOS QUIMICOS L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual

Leia mais

SISTEMA MISTO CONVOCADOS DA 3ª CHAMADA

SISTEMA MISTO CONVOCADOS DA 3ª CHAMADA SISTEMA MISTO CONVOCADOS DA 3ª CHAMADA A - UNIFESP - divulga a relação dos candidatos do Vestibular UNIFESP 2018 Sistema Misto, convocados em 3ª Chamada para matrícula nos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO III DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL GABINETE DO REITOR Avenida Fernando Machado, 108-E, Centro, Chapecó-SC, CEP 89802-112, 49 2049-3700 gabinete@uffs.edu.br, www.uffs.edu.br ANEXO

Leia mais

1.1. Os candidatos selecionados na Lista de Espera SISU/2018 está disponível no site

1.1. Os candidatos selecionados na Lista de Espera SISU/2018 está disponível no site CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CONVOCADOS NA LISTA DE ESPERA DO 1º PROCESSO SELETIVO DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU/2018 A Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE MATRÍCULAS PARA VAGAS REMANESCENTES MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA O CURSO DE VENDAS - EAD

CHAMADA PÚBLICA DE MATRÍCULAS PARA VAGAS REMANESCENTES MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA O CURSO DE VENDAS - EAD CHAMADA PÚBLICA DE MATRÍCULAS 2019.2 PARA VAGAS REMANESCENTES MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA O CURSO DE VENDAS - EAD O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira abaixo

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente Nome: CPF: Matrícula: Inscrição: Câmpus: Turno: Curso: Solicito análise das informações prestadas

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 13/2018

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 13/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - CAMPUS SANTA INÊS DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO

Leia mais

7. A Lista de Espera que trata o item 5 observará a nota do candidato obtida no Enem 2014 nos termos da Portaria Normativa MEC nº 21/2012.

7. A Lista de Espera que trata o item 5 observará a nota do candidato obtida no Enem 2014 nos termos da Portaria Normativa MEC nº 21/2012. EDITAL Nº 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS PELA UFMS PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015 A CHEFE DA COORDENADORIA DE APOIO À FORMAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ Campus ÓBIDOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ Campus ÓBIDOS EDITAL Nº 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SUBSEQUENTE SEGUNDA CHAMADA O Instituto Federal do Pará Campus Óbidos, convoca os candidatos da lista de espera abaixo relacionados, a

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos ANEXO I ANEXO I DA COMPROVAÇÃO DE RENDA DO CANDIDATO CLASSIFICADO EM VAGAS RESERVADAS DE QUE TRATA O INCISO I DO ART. 3º DA PORTARIA NORMATIVA Nº 18 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 E DA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA

Leia mais

Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI

Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI O candidato deverá apresentar SOMENTE CÓPIA de seus documentos e de todo grupo familiar. Declarações que vierem a ser necessárias para

Leia mais