SHADOW BOX. Tutorial ZBRUSH 4R6 Disciplina: Modelagem 3D, 2014/2 Prof.: Adolfo Schedler Bittencourt Artes Visuais/UFRGS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SHADOW BOX. Tutorial ZBRUSH 4R6 Disciplina: Modelagem 3D, 2014/2 Prof.: Adolfo Schedler Bittencourt Artes Visuais/UFRGS"

Transcrição

1 SHADOW BOX Tutorial ZBRUSH 4R6 Disciplina: Modelagem 3D, 2014/2 Prof.: Adolfo Schedler Bittencourt Artes Visuais/UFRGS

2 Procedimento Inicial. 1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha 3D, clique em MakePolimesh3D Tool, 2- Clique e arraste na área de trabalho para adicionar a forma. Ative Edit Object, no menu superior. Conteúdo da aula 1. Disponível no Tutorial Criando uma malha 3D.

3 Abra ShadowBox em Tool/Geometry e ajuste a resolução desejada. Para trabalhos detalhados é importante que a malha tenha uma boa resolução.

4 Para ativar a ShadowBox, clique no botão ShadowBox.

5 Observe que quando a ShadowBox foi ativada criou-se uma caixa com os planos ortogonais do objeto, estes planos correspondem aos eixos X,Y e Z. O objeto está projetado nos planos ortogonais ( X, Y e Z) através de uma máscara.

6 Ative Floor para que a grid fique visível. Através dessa grid você poderá orientar melhor sua modelagem.

7 Para retirar o objeto e ficar somente com a ShadowBox é preciso limpar a máscara. Pressione a tecla CTRL para que o brush Mask fique ativo e clique fora do objeto.

8 Com a tecla CTRL pressionada e clicando sobre a área de trabalho, fora do objeto, arraste a caneta (PEN) ou mouse até aparecer um retângulo e depois solte.

9 Pronto, você limpou a máscara e a malha que estava no interior da ShadowBox desapareceu. Agora a ShadowBox está pronta para você modelar o que deseja.

10 Com a Máscara você pode criar objetos. O objeto será projetado sobre o eixo do plano ortogonal em que você colocar a máscara.

11 Você pode utilizar máscaras geométricas, pois quando você clicar em CTRL ficarão disponíveis para você os Strokes Circle e Rect, entre outros. Se você ativar Square, a proporção será mantida e Center, a máscara será criada a partir do centro do Brush.

12 Breve explicação sobre Strokes Com a tecla CTRL pressionada você ativa o Brush MaskPen e são disponibilizados para utilização vários Strokes como aparece na imagem abaixo. A seguir faremos uma breve explanação sobre a função dos Strokes mais utilizados na ShadowBox.

13 Stroke Rect Com o Stroke Rect você poderá fazer formas geométricas quadradas e retangulares. Para obter um quadrado perfeito selecione Square, desta forma a proporção será mantida. Com a opção ativa a máscara será desenhada a partir do centro do Brush.

14 Stroke Circle O Stroke Circle possibilita o desenho de formas geométricas circulares. Para obter um círculo perfeito selecione Square, desta forma a proporção será mantida. Se você ativar a opção center a máscara será desenhada a partir do centro do brush.

15 Strokes Lasso Com o Stroke Lasso é possível desenhar formas curvas facilmente.

16 Stroke DragRect O Stroke DragRect permite que você aumente ou reduza o tamanho da figura enquanto desenha. Este stroke é recomendado para aplicação de alphas.

17 Stroke Curve Com o Stroke curve você pode desenhar linhas retas e curvas. Com a tecla CRTL pressionada e o Stroke Curve ativo pressionando Alt uma vez você obterá uma curva, se pressionar duas vezes a linha fará um ângulo reto. Note que o objeto será projetado para o lado onde se projeta a sombra sobre a linha.

18 Utilizando a Mask Circle, com o Square e Center ativados, faremos um círculo perfeito. Use a grid para orientar seu desenho.

19 Neste caso estamos criando uma superfície esférica para modelar uma Mandala. Perceba que ela foi projetada no eixo Z (em azul).

20 Rememorando, o eixo Y está em vermelho, o X em verde e o Z em azul.

21 Para esculpir a Mandala abra o menu Transform e ative a Simetria Radial [R] no eixo >Z<, sobre o qual está projetado nosso objeto. Escolha o número de pontos que deseja em simetria em Radial Count.

22 Aplique a máscara pressionando CTRL e observe que o mesmo número de pontos que você escolheu corresponde ao número de vezes que a máscara será aplicada simetricamente.

23 Pressione Alt junto com o CTRL para subtrair partes da máscara. A tecla Alt inverte o Brush.

24 Se você desativar a opção center do Stroke da Mascára, o desenho será feito a partir do canto onde estiver o cursor do mouse ou caneta (PEN).

25 Tente criar desenhos na máscara como o que está no exemplo abaixo para exercitar.

26 Você pode também adicionar máscara com outros strokes mantendo a simetria. Para adicionar máscara pressione CTRL, para subtrair CTRL+ALT.

27 Agora gire a ShadowBox e veja como ficou o objeto.

28 Se desejar modelar livremente o objeto é só desativar a ShadowBox. Obs.: Se você desejar reativar a ShadowBox é possível, mas a modelagem sofrerá alterações.

29 Escolha um brush e modele livremente a malha acrescentando detalhes, movendo, esticando pontas. Para tanto mantenha ativa a Simetria em >Z<.

30 Veja como ficam os eixos ortogonais da sua malha.

31 É possível duplicar o objeto, no menu Subtool, pressione Duplicate.

32 Veja que agora foi adicionada outra Subtool com um objeto idêntico ao anterior.

33 Caso queira mover este segundo objeto desative a simetria para que não ocorram deformações na malha.

34 Se deseja alterar o tamanho clique em Scale e redimensione-o utilizando a régua, como segue.

35 Se desejar rotacionar o objeto ative Rotate na barra de ferramentas superior e rotacione-o utilizando a régua.

36 Caso deseje continuar modelando após redimensionar e rotacionar o objeto, reative a Simetria Radial [R] em >Z<.

37 Você poderá dividir a malha em que está trabalhando acrescentando outros níveis. Desta forma obterá uma resolução melhor para modelar detalhes.

38 Utilizando o brush que desejar você poderá mover, acrescentar ou esticar a malha.

39 Cada Subtool poderá ser modelada separadamente, bastando para isso que você selecione a Subtool que deseja modelar.

40 No exemplo abaixo a primeira Subtool está selecionada.

41 Se desejar juntar os dois objetos numa mesma Subtool clique na primeira subtool e pressione Merge Down.

42 Você poderá escolher outro tipo de material para renderizar o objeto modelado. Por exemplo um material com aspecto metálico como na imagem abaixo.

43 Caso deseje, você poderá utilizar esta modelagem em outra malha, para tanto deve salvá-la como Tool clicando em Save As, no menu Tool.

44 Abrirá uma tela solicitando que você dê um nome para essa tool, que será salva na pasta que você escolher.

45 A seguir abra a outra malha onde deseja acrescentar a modelagem anterior. Como demonstração estamos utilizando uma malha disponível no ZBRUSH.

46 No menu SubTool clique em Append ou Insert. Você notará que uma janela pop-up se abrirá disponibilizando para você as tools que estão ativas, então escolha a subtool que você modelou anteriormente, que (uma vez aberta) ficará disponível neste menu.

47 Pronto, foi inserida uma nova subtool com o objeto modelado. Se você clicou em Append a subtool foi inserida no final, neste caso role o Subtool Scroobal até localizála.

48 Veja que a subtool foi inserida no final de todas as outras após você ter clicado em Append.

49 Se você clicar em insert, a subtool será inserida imediatamente após a subtool que estiver selecionada.

50 Neste caso inserimos o nosso objeto modelado após a primeira subtool, pressionando Insert.

51 Perceba que objeto foi inserido exatamente no centro da malha principal.

52 Para melhor visualizá-lo clique em Activate Edit Opacity, na barra de ferramentas lateral.

53 Para mover o objeto clique em move. Cuide para que a SubTool do objeto esteja selecionada e visível (com o ícone em forma de olho ativo no canto direito da subtool).

54 Atenção: Para que a malha não sofra deformações, desative a Simetria para movê-la.

55 Mova o objeto utilizando a régua que aparece disponível. Nota: instruções sobre como utilizar a régua estão disponíveis no Tutorial Como fazer Olhos no ZBRUSH.

56 O Brush MatchMaker possibilita que você adapte o seu objeto à malha principal. Isso é útil se você quiser fazer acessório para uma roupa ou armadura, por exemplo.

57 Com o brush MatchMaker e o Stroke DragRect selecionados, clique no centro do objeto e arraste de dentro para fora para que ele adapte a sua forma a da a malha principal. Perceba que é necessário que ele esteja posicionado próximo a essa malha.

58 Neste caso reduzimos o objeto para que suas bordas também possam ser justapostas à malha, pois este brush funciona para justaposições adaptando uma malha à outra.

59 A ação deste Brush é adaptar a superfície do objeto que modelamos à superfície da malha principal.

60 Para visualizar melhor o resultado desativamos a opacidade.

61 SHADOW BOX Make Alpha Utilizando imagens na Shadow Box.

62 Para adicionar a imagem: Importe a imagem como textura, ou escolha alguma imagem disponível em Texture.

63 Com a imagem escolhida selecionada, clique em Make Alpha nos botões que se encontram logo abaixo da caixa de menu.

64 Perceba que agora a imagem se transformou num Alpha que você poderá utilizar para fazer máscaras na Shadow Box.

65 Para aplicar esse alpha como Máscara, abra o menu Masking/Masking by Alpha e pressione o botão Masking by Alpha. Perceba que o Alpha foi aplicado sobre todos os planos.

66 Para uma modelagem eficiente do logotipo do Zbrush é preciso que você aplique o alpha em apenas um dos planos. Para que isso ocorra é necessário abrir as UVs. Abra o menu UV Map e escolha UV Planar.

67 Pressione novamente Masking by Alpha no menu Masking e note que agora o alpha aparece somente em um dos planos, mas ainda sem projetar nenhum objeto 3D.

68 Para que a projeção do logotipo em 3D ocorra é preciso criar uma Máscara retangular no plano que corresponde ao eixo X com a mesma altura da imagem e na espessura desejada.

69 Abaixo criamos uma máscara com uma espessura fina para que dar leveza ao logo.

70 Girando a ShadowBox perceba como foi projetado o logotipo agora como objeto 3D.

71 Você poderá mudar o aspecto do logotipo escolhendo um Material Metálico, dando assim um acabamento melhor para sua Renderização.

72 Veja como ficou o logo metálico:

73 Desative a Shadow Box e veja o resultado final.

1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha D, c 3 lique em MakePolimesh3D Tool,

1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha D, c 3 lique em MakePolimesh3D Tool, 1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha D, c 3 lique em MakePolimesh3D Tool, 2- Clique e arraste na área de trabalho para adicionar a forma. Ative Edit

Leia mais

2 - Como inserir a esfera que corresponde ao globo ocular.

2 - Como inserir a esfera que corresponde ao globo ocular. 1 - Como fazer a cavidade dos olhos Faça a cavidade dos olhos, utilizando Standard/Sub. Ativando o botão Sub ou pressionando a tecla Alt. Obs.: Com a tecla Alt pressionada você inverte a função de qualquer

Leia mais

Para criar pincéis. Ativar edição do objeto e acionar Make PolyMesh.

Para criar pincéis. Ativar edição do objeto e acionar Make PolyMesh. Para criar pincéis Ativar edição do objeto e acionar Make PolyMesh. Selecionar o menu horizontal Brush a clicar em Create Insert Mesch. Clicar em New. Foi inserido um novo pincel com a forma de uma esfera.

Leia mais

Para começar a modelagem devemos clicar em TOOL, novamente em TOOL e escolher a Sphere3D (esfera). Obs.: Toda a modelagem orgânica deve ser iniciada

Para começar a modelagem devemos clicar em TOOL, novamente em TOOL e escolher a Sphere3D (esfera). Obs.: Toda a modelagem orgânica deve ser iniciada Para começar a modelagem devemos clicar em TOOL, novamente em TOOL e escolher a Sphere3D (esfera). Obs.: Toda a modelagem orgânica deve ser iniciada com a esfera. Após clicar escolhe a esfera clique e

Leia mais

Insira uma Tool, clique em Edit e depois em Make Poly mesh 3D.

Insira uma Tool, clique em Edit e depois em Make Poly mesh 3D. Insira uma Tool, clique em Edit e depois em Make Poly mesh 3D. No menu Tool, clique no sub-menu Initialize. Clique em Draw PolyFrame para visualizar melhor os polígonos. O sub-menu Initialize contém cinco

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Neste caso escolhemos o alpha 19 utilizando o stroke DragRect, ao passar o pincel Standard em cima do objeto obtemos o resultado abaixo.

Neste caso escolhemos o alpha 19 utilizando o stroke DragRect, ao passar o pincel Standard em cima do objeto obtemos o resultado abaixo. TEXTURAS Você poderá aplicar texturas nos seus objetos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos. Começaremos por um objeto inorgânico. Um pequeno pote modelado utilizando a simetria radial (R) em Y. Para fazer

Leia mais

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. Desenhando um avião no Flash por Alex Falcão Introdução. 1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. 2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Dicas Básicas sobre Blender

Dicas Básicas sobre Blender Dicas Básicas sobre Blender Para criar um modelo veja o tutorial de criação de modelo de nave. Aqui seguem muitas das teclas de atalho que usei e mais algumas, que podem ser úteis. Seleção o botão direito

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006 MINICURSO: Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D. Introdução Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

COLORIZAÇÃO ZBRUSH. Tutorial passo-a-passo para colorização no ZBRUSH

COLORIZAÇÃO ZBRUSH. Tutorial passo-a-passo para colorização no ZBRUSH COLORIZAÇÃO ZBRUSH Tutorial passo-a-passo para colorização no ZBRUSH Desative o Zadd ou Zsub Ative o Rgb Troque o material para SkinShade4 Os strokes apropriados são Color Spray ou Spray O stroke Color

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

OmniPC 4.2 Guia do usuário

OmniPC 4.2 Guia do usuário OmniPC 4.2 Guia do usuário Utilização prevista O OmniPC é um software destinado aos produtos OmniScan usados em ensaios não destrutivos de materiais comerciais e industriais. Não use o OmniPC para fins

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Simulação da Fundição

SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Simulação da Fundição SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica Prof. Marcelo Falcão de Oliveira Aula Prática Simulação da Fundição Objetivo: Projetar um molde para fundição utilizando simulação numérica. Procedimento: 1)

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha

Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha http://www.coreldraw.com/br/pages/items/14300092.html Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha A ferramenta Preenchimento de malha é um dos recursos mais potentes do CorelDRAW. Ela permite

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

AULA 7 - Tela Acoplada

AULA 7 - Tela Acoplada 7.1 AULA 7 - Tela Acoplada Nessa aula será apresentada a ferramenta Conectar Vista que permite ao usuário visualizar simultaneamente diferentes informações geográficas contidas em duas vistas do banco

Leia mais

Criando uma montagem no Photoshop

Criando uma montagem no Photoshop Criando uma montagem no Photoshop Descrição: Neste tutorial veremos como criaruma montagem usando diversos elementos como imagens, filtros, modos de mistura e ferramentas diversificadas. Pressione Ctrl+N

Leia mais

Básico do Gimp. Passo 1. Execute o GIMP, após instalação do aplicativo no seu computador;

Básico do Gimp. Passo 1. Execute o GIMP, após instalação do aplicativo no seu computador; Básico do Gimp. O GIMP é uma alternativa grátis para editar e criar imagens, gráficos, apresentações multimídia e muito mais. O aplicativo possui os principais recursos e ferramentas disponíveis dos melhores

Leia mais

Caixa de Ferramentas do InDesign.

Caixa de Ferramentas do InDesign. Caixa de Ferramentas do InDesign. Na 1ª linha as ferramentas de seleção: Selection Tool (Seleção) atalho: V Como o próprio nome diz, essa ferramenta seleciona os objetos; basta clicar no objeto ou clicar

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

AUTOCAD: COMANDOS 2D

AUTOCAD: COMANDOS 2D UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA AMBIENTAL PROFA. ARQ. PATRÍCIA BIASI CAVALCANTI

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica.

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. PHOTOSHOP MÓDULO 7 - AULA 7 Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. Gerando arquivo no formato PDF O arquivo foi editado no Photoshop com modelo de cores CMYK. Vamos gerar um

Leia mais

TUTORIAL CACOO: Criando mapas mentais. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL CACOO: Criando mapas mentais. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL CACOO: Criando mapas mentais Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um mapa mental

Leia mais

Como colocar rótulo em garrafas e copos.

Como colocar rótulo em garrafas e copos. Como colocar rótulo em garrafas e copos. 01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina um tamanho de 1000x1200 pixels, 72 dpi s e modo de cor em RGB, pressione Ok, pressione a letra G do teclado

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Montagem com o planeta Terra.

Montagem com o planeta Terra. Montagem com o planeta Terra. 01. Pressione Ctrl+O e abra a imagem do planeta Terra, neste tutorial iremos usar a imagem abaixo, caso queira baixar a mesma imagem clique com o botão direito do mouse sobre

Leia mais

Tutorial Modelagem 3D Rhinoceros 4.0

Tutorial Modelagem 3D Rhinoceros 4.0 Tutorial Modelagem 3D Rhinoceros 4.0 Andrew Santos da Rosa UFRGS - Design Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2012/1 Abra um novo arquivo no Rhinoceros. Selecione a ferramenta Polyline e ative

Leia mais

Trabalhando com o Gimp. Passos Básicos:

Trabalhando com o Gimp. Passos Básicos: Passos Básicos: Trabalhando com o Gimp Passos básicos para todas as tarefas a serem realizadas no Gimp: - Vá em Aplicações - Aplicativos - The Gimp - Fechar Dica GIMP do dia - Vá em: Arquivo - Novo Aparecerá

Leia mais

MP3 Player do tipo ipod em 3D

MP3 Player do tipo ipod em 3D Página 1 de 9 MP3 Player do tipo ipod em 3D Meu objetivo é mostrar o uso básico de algumas ferramentas do Fireworks e demonstrar que é possível criar um desenho no fireworks bem interessante de modo bem

Leia mais

VISUALIZANDO O DESENHO NA TELA

VISUALIZANDO O DESENHO NA TELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA VISUALIZANDO O DESENHO NA TELA Professor: João Carmo Os Comandos de Zoom e Posicionamento Os comandos

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

Tutorial Second Life. Configurações. e Primeiros Passos

Tutorial Second Life. Configurações. e Primeiros Passos Tutorial Second Life Configurações e Primeiros Passos Em seu computador, conecte o microfone na entrada de cor rosa (1) e o fone de ouvido na entrada de cor verde (2). Para acessar o Second Life, preencha

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_01 Humanização e Render

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gráfica_Digital. LUMION_01 Humanização e Render Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Gráfica_Digital LUMION_01 Humanização e Render Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de DIG de 2015-2 Aline Loura,

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

Tutorial 3ds Max Modelar e texturizar maçãs

Tutorial 3ds Max Modelar e texturizar maçãs Tutorial 3ds Max Modelar e texturizar maçãs Olá a todos Sejam bem vindos a mais um tutorial de 3ds Max. O tema de hoje é a modelagem e a texturização de uma maçã. Vamos conhecer alguns critérios adotados

Leia mais

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS

TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS TOPCON SCANMASTER GUIA PRÁTICO REGISTRO DE NUVENS POR TIE POINTS O registro de nuvens de pontos por tie points é realizado pelo ScanMaster em escaneamentos onde, em campo, no momento do escaneamento foram

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 8 Estruturas Metálicas

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza.

Flash. Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza. Flash Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza Flash Programa destinado para a criação de animações. Conceitos Importantes Linha do tempo: Correspondem a quadros que podemos trabalhar um a um. Flash -> Padrão

Leia mais

Corel Draw X7. Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas

Corel Draw X7. Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas Corel Draw X7 Modulo 1 Aula 1 Conhecendo o Corel Draw Desenhando com formas básicas Introdução Considerado como o software de computação gráfica mais popular para PC s, o CorelDraw 7 é sem dúvida um estúdio

Leia mais

Renderização Fácil com o DataCAD

Renderização Fácil com o DataCAD Renderização Fácil com o DataCAD Para obter a apresentação de um material de acabamento para um objeto criado dentro do DataCAD, o renderizador o2c aceita dois critérios independentes a cor do objeto dentro

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

3D Modeler Criação de Símbolos Personalizados em myhouse

3D Modeler Criação de Símbolos Personalizados em myhouse 3D Modeler Criação de Símbolos Personalizados em myhouse myhouse inclui um grande número de símbolos pré-desenhados. Para a maioria dos desenhos e planos de planta, estes seriam suficientes. Caso seus

Leia mais

AI: Procedimentos básicos. Mais algumas dicas úteis de apoio aos trabalhos a desenvolver com recurso ao AI

AI: Procedimentos básicos. Mais algumas dicas úteis de apoio aos trabalhos a desenvolver com recurso ao AI AI: Procedimentos básicos Mais algumas dicas úteis de apoio aos trabalhos a desenvolver com recurso ao AI A Selection Tool (seta preta) permite selecionar um objeto ou grupo de objetos clicando duas vezes

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

DESENHO 2D NO INVENTOR. Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2

DESENHO 2D NO INVENTOR. Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2 DESENHO 2D NO INVENTOR Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2 INFORMAÇÕES DA AULA Cada peça/componentes deverá ter o seu desenho detalhado (desenho 2D). Não é recomendado que em uma folha

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. SEGMENTOS CAD Nesta aula você aprenderá a dividir um segmento em partes iguais e também a inserir em cada divisão um desenho qualquer. Este exercício é muito útil em projetos de arquitetura,

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) LibreOffice Writer AULA 6 INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Leia mais

Flash CS5 Flash CS5 Flash CS5

Flash CS5 Flash CS5 Flash CS5 FLASH CS5 INTRODUÇÃO O Flash CS5 é uma ferramenta profi ssional utilizada na criação de elementos para a web, com alta qualidade em criação multimídia, principalmente de imagens vetoriais animadas, podendo

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan.

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. Criação de modelos com uma só feature (base feature) 1) Procure a Pasta Base Feature na

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Novembro Novembro2016 2016 1 Sumário 1 Ações...3 1.1 Sinalizador de importância das ações...3 1.2 Reaver ação de um processo finalizado...5 2 Layout...6

Leia mais

Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim

Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi Menu da obra Este é o menu da obra. Ele permite que você navegue por áreas selecionadas de cada livro, como seções, boxes, obras

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a), 1. Conhecendo a Caixa de Ferramentas. 2. Trabalhando com textos. UnidadeB

Prezado(a) Aluno(a), 1. Conhecendo a Caixa de Ferramentas. 2. Trabalhando com textos. UnidadeB UnidadeB Prezado(a) Aluno(a), O Flash CS5 facilita qualquer pessoa na criação de desenhos e formas simples. Ao manipular formas retangulares e ovais, você poderá criar uma enorme coleção de desenhos complexos.

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 7 Solid Works Crie uma nova peça, crie um esboço na vista superior. No menu suspenso aplique Ferramentas Ferramentas de Esboço Imagem de esboço..., na

Leia mais

Prof Panda Seu portal de Informática Como se tornar um Na vi

Prof Panda Seu portal de Informática  Como se tornar um Na vi Como se tornar um Na vi 01. Abaixo seguem algumas imagens do filme Avatar para referência durante a criação. 02. Agora pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer (de preferência use fotos em alta resolução

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem:

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem: SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Criando um layout para se u site.. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N

Criando um layout para se u site.. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N Criando um layout para se u site. Click no Arquivo > novo para abrir um novo documento, ou simplesmente pressione CTRL + N 2. Crie um retângulo para o topo do site com o tamanho de 779 Largura X 134 Altura

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS Vamos criar uma ilustração com uma cena do espaço parecida com a dos desenhos animados usando formas vetoriais simplificadas e cores sólidas. Veja como ilustrações

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando três sofás. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando três sofás. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando três sofás Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa: Configurações

Leia mais