Teologia Sistemática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teologia Sistemática"

Transcrição

1 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

2 Tema da sessão Os Sacramentos da Cura O Sacramento da Penitência Os nomes do sacramento Evolução histórica Breve sistematização teológica O Sacramento da Unção dos Doentes Nome do sacramento Evolução histórica Breve sistematização teológica

3 O Sacramento da Penitência Os nomes do sacramento: Confissão. Confissão da glória de Deus. Confissão dos pecados. Penitência Caminhada pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador. Indica conversão, mudança de mente e de vida, exterior e interior. Reconciliação O amor de Deus que reconcilia A reconciliação com os irmãos, a comunidade, Deus.

4 O Sacramento da Penitência Evolução histórica: A penitência antiga ou canónica (Séc. II-VI). Trata-se de uma penitência pública (mas não de uma confissão pública) para pecados particularmente graves como a apostasia, o homicídio ou o adultério; era particularmente rigorosa e só podia receber-se uma vez na vida. A celebração da penitência canónica compreendia 3 momentos distintos: a entrada no grupo dos penitentes e a imposição da penitência, numa celebração comunitária; o período de penitência ou expiação; a reconciliação pública e reintegração na comunidade. Era claramente um percurso que imitava a preparação para o Batismo, dada a sua característica de segundo Batismo, renovação e prolongamento daquele sacramento.

5 O Sacramento da Penitência Evolução histórica: A penitência privada (Séc. VI-XII) O século VI assiste ao aparecimento da chamada penitência tarifada. Tratava-se de uma prática penitencial usada por monges britânicos e irlandeses. Tinha como característica o ser privada e reiterável. O monge confessava ao prior ou a outro monge os seus pecados; era imposta uma penitência que depois de cumprida possibilitava o ser reconciliado. A partir de 580, os monges irlandeses começaram a difundir esta prática abrindo-a a todos os cristãos. Os confessores, para o seu ministério, dispunham dos chamados penitenciais, livros que indicavam para cada falta a respetiva penitência (daí o nome de penitência tarifada ).

6 O Sacramento da Penitência Evolução histórica: A confissão auricular privada (a partir do Séc. XII) Progressivamente, começa a admitir-se o dar a absolvição de imediato, no ato da confissão, deixando para depois a penitência. Se até aqui o dinamismo era sempre: confissão penitência reconciliação / absolvição, progressivamente começa a admitir-se confissão absolvição - penitência. Com esta inversão, o foco passa da penitência para a confissão dos pecados (daí o generalizar-se a designação de confissão ). Com o aparecimento das Ordens mendicantes dos Franciscanos (1210) e dos Dominicanos (1216) favoreceu-se a confissão privada e fez-se do sacramento da penitência um meio de purificação e de progresso espiritual.

7 O Sacramento da Penitência Evolução histórica: O Concílio Vaticano II O Concílio Vaticano II determinou a reforma do rito da Penitência (SC 72). Embora a prática, em muitos aspetos, tenha permanecido quase inalterada, a verdade é que as alterações são significativas. A edição típica do Ordo Paenitentiae foi promulgado a 2 de Dezembro de A novidade introduzida é dupla: de ordem ritual e de ordem doutrinal (aspeto comunitário e eclesial do pecado e da reconciliação, importância dada à conversão e à Palavra de Deus). Nos preliminares do Ritual da Penitência, a conversão do coração é o elemento unificador das várias partes da penitência.

8 O Sacramento da Penitência Breve sistematização teológica: Dimensão eclesial da penitência. A penitência é um ato litúrgico, com essencial dimensão comunitária. Dimensão pessoal da penitência. O penitente não recebe o sacramento passivamente: celebra-o ativamente com o sacerdote. O itinerário passa pela contrição (desejo de conversão), pela confissão e pela satisfação (vida conforme a conversão). Dimensão teológica do sacramento. É no confronto da própria vida com Deus que o crente toma consciência da rutura. O pecado não é a desobediência a uma regra, mas sim rutura de uma relação.

9 O Sacramento da Penitência Breve sistematização teológica: A acentuação da ação de Deus Uno e Trino na celebração deste sacramento, revela-nos a sua natureza própria: o sacramento não se centra no pecado, mas em Deus e na sua misericórdia Este é o mistério celebrado! Não celebramos o pecado nem a fragilidade humana; celebramos sim a infinita misericórdia de Deus que nos oferece a reconciliação como dom que se acolhe com gratidão.

10 O Sacramento da Unção dos Doentes Nome do sacramento: Quanto à designação deste sacramento, não oferece dúvidas: Unção dos Doentes (ou dos Enfermos) ou Santa Unção. Unção porque é esse o sinal sacramental: a unção daquele que se encontra numa situação de doença com óleo dos enfermos. É de evitar a designação, em uso durante séculos, a partir do século XII, de Extrema Unção, por desvirtuar a realidade do sacramento, que é destinado aos cristãos em situação de doença grave e não especificamente aos moribundos.

11 O Sacramento da Unção dos Doentes Evolução histórica: Séc. III - VIII Se bem que o testemunho da Carta de S. Tiago deixe claro que esta prática sacramental acompanha a Igreja desde as suas origens, é necessário esperar pelo século III para encontrarmos as outras referências explícitas a esta prática. Em finais do século IV e no século V encontramos fórmulas explícitas de bênção de óleo para uso dos enfermos. Neste período não são conhecidos rituais da Unção dos doentes, mas apenas as orações de bênção do óleo pelo bispo. O óleo é que é considerado o sacramento e não a sua aplicação, pelo que o ministro, em sentido estrito, era o bispo.

12 O Sacramento da Unção dos Doentes Evolução histórica: Séc. VIII ao Concílio Vaticano II Os rituais da Unção dos doentes são de 3 tipos. Os primeiros rituais (finais do século VIII e inícios do século IX) apresentam uma só fórmula para todas as unções. Fazia-se a unção dos 5 sentidos e/ou da parte do corpo onde a dor é mais forte. Entre os séculos IX e XII surge o segundo tipo de rituais, que têm como característica a multiplicação das unções, correspondendo a cada uma delas uma fórmula própria. O terceiro tipo de rituais (a partir do século X) apresenta apenas a unção dos cinco sentidos, com uma fórmula própria para cada um.

13 Evolução histórica: O Sacramento da Unção dos Doentes Séc. VIII ao Concílio Vaticano II No entanto, mais interessante que estas características rituais, é de destacar a evolução da teologia da Unção dos doentes neste período: nos rituais do primeiro tipo, este sacramento aparece como remédio contra a doença; nos rituais do segundo tipo, começa a suplicar-se, para além da cura corporal, o perdão dos pecados cometidos com as várias partes do corpo; nos rituais de terceiro tipo, as fórmulas de unção são já praticamente só fórmulas de absolvição penitencial.

14 O Sacramento da Unção dos Doentes Evolução histórica: Séc. VIII ao Concílio Vaticano II Ora, tal como a Penitência também a Unção dos doentes se começou a adiar para o fim da vida, quando já dificilmente se poderia obter a cura corporal. Por este motivo, vai desaparecendo a súplica pela cura da doença e insiste-se sobre o efeito espiritual. A unção dos doentes passa a ser a unção dos moribundos, o sacramento dos que vão morrer (por isso Extrema Unção ). Ora, os teólogos da Idade Média vão refletir sobre este sacramento a partir da prática que conhecem. Assim, falam explicitamente da Unção dos que partem, dos moribundos.

15 Evolução histórica: O Sacramento da Unção dos Doentes Depois do Concílio Vaticano II Dando cumprimento à decisão conciliar, o novo Ritual da Unção e Pastoral dos Doentes foi publicado em Este Ritual é antecedido da Constituição Apostólica «Sacram Unctionem Infirmorum», do Papa Paulo VI, que determina: "O Sacramento da Unção dos Doentes é administrado aos que se encontram enfermos em perigo de vida, ungindo-os na fronte e nas mãos com óleo de oliveira ou, segundo as circunstâncias, com outro óleo de origem vegetal, devidamente benzido, proferindo uma só vez as palavras: «por esta santa unção e pela sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos»" (Ritual da Unção e Pastoral dos Doentes, 14).

16 O Sacramento da Unção dos Doentes Breve sistematização teológica: Por este sacramento, Cristo aproxima-se do cristão doente, por ação do Espírito Santo, ajudando-o na situação de doença, auxiliando-o na vivência da sua condição batismal no meio das dificuldades próprias da situação de sofrimento que atravessa. A verdadeira e original ação «curativa» da Igreja consiste precisamente em ajudar o doente a lutar contra a enfermidade a partir da sua própria situação, sem cair nem no dolorismo, nem na exaltação do sofrimento. Como ato eclesial, a unção não pode ser entendida como consagração da doença ou da resignação passiva. Pela unção, a Igreja diz ao enfermo que não foi chamado ao sofrimento, mas à vida, à salvação; e a salvação não coincide necessariamente com a cura corporal.

17 O Sacramento da Unção dos Doentes Breve sistematização teológica: A Unção é o sacramento dos doentes. Como tal, é ação de Deus, gesto do seu amor, na situação concreta de sofrimento em que a pessoa está mergulhada. A salvação que faz experimentar diz respeito à totalidade da pessoa, porque a situação de enfermidade grave afeta também a pessoa toda, quer a nível somático, quer psicológico, quer espiritual, quer relacional. Ao carácter totalizante da situação de enfermidade, responde o sacramento da Unção, tornando Deus presente no mistério profundo do ser contingente e frágil que caracteriza o ser humano.

18 Orientações Bibliográficas Carlos Cabecinhas, Teologia dos Sacramentos. Fundamentos e iniciação, Texto para uso dos alunos da Licenciatura de Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, ano letivo de

19 Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

Unção dos Enfermos. Um dos sacramentos de que nada se fala, De que pouco se sabe, De que se tem medo, Mas que é muito importante. A muito curto prazo

Unção dos Enfermos. Um dos sacramentos de que nada se fala, De que pouco se sabe, De que se tem medo, Mas que é muito importante. A muito curto prazo Unção dos Enfermos Um dos sacramentos de que nada se fala, De que pouco se sabe, De que se tem medo, Mas que é muito importante A muito curto prazo Para a salvação eterna! A Unção dos Enfermos é um dos

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação José Jacinto Ferreira de Farias, scj A Unção dos Doentes O Sacramento do Conforto e da Consolação UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2010 In t ro d u ç ã o No conjunto dos manuais que a Faculdade de

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Iniciação cristã Noção

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A noção de Salvação.

Leia mais

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OUSAR FAZER TEOLOGIA 3. O MÉTODO TEOLÓGICO 3.1. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS 3.2. RITMO BINÁRIO 3.3. MAGISTÉRIO 3.4. A COMPREENSÃO DA PALAVRA 3.5. O TEÓLOGO 3.6. TEOLOGIA,MAGISTÉRIO,

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 9 e 10 Reconciliação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 9 e 10 Reconciliação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aulas 9 e 10 Reconciliação Fundamentação Bíblica A penitência é sinal de vida Moisés transmite ao povo o sacrifício de reparação Lv 5, 14-16 O bode expiatório Lv 16 Jonas e os

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE

ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE Preâmbulo 1. A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado constitui uma realidade relevante

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO

INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO (PARÓQUIA DE SANTA SUZANA - ESCOLA SANTO AGOSTINHO) O QUE É SACRAMENTO? 1 IDÉIA BÁSICA DEUS NÃO QUER VIVER LONGE DO HOMEM; AO CONTRÁRIO, QUER FICAR UNIDO

Leia mais

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a Neste mês ocorrerá a abertura do Ano Santo da Misericórdia: O jubileu dedicado à misericórdia de Deus. O rosto da misericórdia é o título da bula pela qual o Santo Padre convoca toda a Igreja para viver

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

O sacramento da Reconciliação. Capítulo terceiro Dom Manoel João Francisco

O sacramento da Reconciliação. Capítulo terceiro Dom Manoel João Francisco O sacramento da Reconciliação Capítulo terceiro Dom Manoel João Francisco Crise do sacramento: Falta de reconciliação real na vida pessoal e social; Desritualização do perdão; É preciso encontrar formas

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1. A morte de Jesus. 1.1.

Leia mais

José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro. Liturgia da Igreja

José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro. Liturgia da Igreja José Fernando Caldas Esteves José Manuel Garcia Cordeiro Liturgia da Igreja UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2008 In t ro d u ç ã o Liturgia da Igreja é o título que nos foi confiado para apresentar

Leia mais

Índice Introdução... 13 Abreviaturas... 17 1. Natureza da liturgia cristã... 21 1.1. O termo liturgia... 21 1.1.1. No helenismo... 22 1.1.2. No Antigo Testamento... 22 1.1.3. No Novo Testamento... 23 1.1.4.

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Batismo O que é o Batismo? O Batismo é o caminho do reino da morte para a Vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoira

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A eucaristia Meta da iniciação

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Teologia Sistemática. Fernando Catarino

Teologia Sistemática. Fernando Catarino Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão 1.Cristologia e História.

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Fundamentação Bíblica O Espírito de Deus é um dom transformador Juízes são fortalecidos Jz 6,34 Reis são consagrados para governar 1Sm 10,1; 16,13 Profetas

Leia mais

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA FÉ Um olhar pelos textos JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 LUMEN FIDEI www.teologiafundamental.weebly.com Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã LUMEN FIDEI

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Teologia dos Sacramentos.

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

CATEQUESE COM ADULTOS

CATEQUESE COM ADULTOS CATEQUESE COM ADULTOS DESDE MUITO TEMPO Desde o concílio Vaticano II (1961-1965), a Igreja convoca os catequistas a adotar um novo jeito de fazer catequese. Pensar uma catequese com adultos, cristocêntrica,

Leia mais

O sacramento da Unção dos enfermos. Capítulo terceiro Dom Manoel João Francisco

O sacramento da Unção dos enfermos. Capítulo terceiro Dom Manoel João Francisco O sacramento da Unção dos enfermos Capítulo terceiro Dom Manoel João Francisco Na visão bíblica, o homem é apresentado como uma unidade viva e unitária. A doença, porém, rompe essa unidade, levando a consciência

Leia mais

ÍNDICE GERAL A QUARESMA PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

ÍNDICE GERAL A QUARESMA PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA ÍNDCE GERAL Apresentação... 5 A QUARESMA PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA ntrodução... 8 ORGEM E EVOLUÇÃO HSTÓRCA DA QUARESMA 1.1 O sentido da Quaresma... 9 1.2 A duração da Quaresma: do jejum pascal aos quarenta

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Definição À imitação dos Sacramentos A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

MENSAGEM. «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima de Julho 2016

MENSAGEM. «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima de Julho 2016 [Prot. n. 144/16] MENSAGEM «La liturgie, sommet et source de la miséricorde» A liturgia cume e fonte da misericórdia Fátima 25-29 de Julho 2016 No centro da Revelação de Jesus Cristo, encontramos como

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres Cantemos Músicas para cantar a liturgia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial Jacqueline Mendes Fontes Organização

Leia mais

Março de 2007 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes. Rede Nacional de Intercessão

Março de 2007 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes. Rede Nacional de Intercessão RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA 2007 Jubileu 40 anos Celebrando Pentecostes Rede Nacional de Intercessão Março de 2007 O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate

Leia mais

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO Síntese elaborada por Ir. Jeane B. Aguiar, SJBP. É preciso contemplar o mistério da misericórdia! Contemplar

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

Grupo de Acólitos. São João da Madeira

Grupo de Acólitos. São João da Madeira Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente perceber como

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 5

ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 5 ÍNDICE GERAL INTRODUÇÃO 5 CAPÍTULO I: A Penitência eclesiástica do início ao século X. 9 1. A experiência da penitência na Sagrada Escritura 9 1.1 Antigo Testamento 9 1.2 Novo Testamento 10 1.2.1 O poder

Leia mais

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes...

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O que é RICA? O Rito de Iniciação Cristã é destinado a adultos que ouviram o anúncio do mistério

Leia mais

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira Ano B Livro de Partituras Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DA QUARESMA ENTRADA - Hino Da Campanha Da Fraternidade

Leia mais

Quaresma. Tempo de Misericórdia. QUANDO ELE NOS ABRE AS ESCRITURAS Domingo após Domingo - Uma leitura bíblica do lecionário - Ano C

Quaresma. Tempo de Misericórdia. QUANDO ELE NOS ABRE AS ESCRITURAS Domingo após Domingo - Uma leitura bíblica do lecionário - Ano C QUANDO ELE NOS ABRE AS ESCRITURAS Domingo após Domingo - Uma leitura bíblica do lecionário - Ano C Quaresma Este livro apresenta as reflexões de D. António Couto biblista e bispo de Lamego sobre os textos

Leia mais

ENFERMIDADE, VIÁTICO E MORTE SENTIDO SALVÍFICO DA ENFERMIDADE

ENFERMIDADE, VIÁTICO E MORTE SENTIDO SALVÍFICO DA ENFERMIDADE ENFERMIDADE, VIÁTICO E MORTE SENTIDO SALVÍFICO DA ENFERMIDADE A enfermidade, a dor, a morte, são situações que certamente o homem deve enfrentar em sua vida e que lhe mostra sua fragilidade, seus limites

Leia mais

Ano Jubilar e suas graças

Ano Jubilar e suas graças Ano Jubilar e suas graças O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração

Leia mais

No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza de Maria em 22 de Agosto. Maria é invocada como : * Rainha dos Anjos. * Rainha dos Patriarcas.

No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza de Maria em 22 de Agosto. Maria é invocada como : * Rainha dos Anjos. * Rainha dos Patriarcas. À Santíssima Virgem foi dado o título de "Rainha" pelo papa Pio XII durante o Primeiro Ano Mariano que foi de 8 de Dezembro de 1953 a 8 de Dezembro de 1954. No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Ordem cronológica dos documentos... 7 Siglas Tra le sollecitudini Mo t u Pr o p r i o d o Pa pa Pio X

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Ordem cronológica dos documentos... 7 Siglas Tra le sollecitudini Mo t u Pr o p r i o d o Pa pa Pio X Apresentação... 5 Ordem cronológica dos documentos... 7 Siglas... 8 Tra le sollecitudini Mo t u Pr o p r i o d o Pa pa Pio X sobre a restauração da música sacra Introdução... 9 I. Princípios gerais...

Leia mais

Ousar evangelizar os Pais

Ousar evangelizar os Pais Ousar evangelizar os Pais Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo Conferência na Assembleia Diocesana dos Catequistas Benedita, 18 de Fevereiro de 2006 1. O problema da evangelização dos

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé.

Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Encontro de Formação e Preparação para Pentecostes e para o Tempo Comum II. 08/05/2010 Comissão de Liturgia da Região Episcopal Sé. Pentecostes O Significado de Pentecostes O surgimento da festa de Pentecostes

Leia mais

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante RITOS INICIAIS Refrão meditativo : É uma pequena peça musical, de fácil assimilação, cantada repetidas vezes com o objetivo de criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante,

Leia mais

«Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48).

«Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48). «Aquele a quem eu beijar, é Esse. Prendei-O»(Mt.26,48). «Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem?»(Lc.22,48). A Semana Santa é o período que vai do Domingo da Ramos na Paixão do Senhor até

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA

DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE CAPELÃES NAVAIS DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA / PS-CapNav/2009) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO

SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO SACRAMENTO DO BATISMO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO Cân. 849 - O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado,

Leia mais

SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS

SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS 1 1. COMO SE DISTINGUE UM SINAL SACRAMENTAL DE UM SINAL NATURAL? 2 OS SACRAMENTOS CRIAM O QUE ELES SIGNIFICAM, ASSIM COMO AS PALAVRAS E AÇÕES DE NOSSO SENHOR TINHAM UM EFEITO

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Duas faces do mesmo Mistério

Duas faces do mesmo Mistério Duas faces do mesmo Mistério C A T E Q U E S E MISTÉRIO PASCAL L I T U R G I A AMADURECIMENTO E VIVÊNCIA DA FÉ CATEQUESE Explicitação do Mistério Como posso entender as Escrituras, se não há alguém que

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Celebrar a festa de São Bento é para todos nós uma oportunidade a mais para refletir se, de fato, vivemos com seriedade

Leia mais

Projeto do Curso de Pós-Graduação em Liturgia PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITURGIA PROJETO PEDAGÓGICO

Projeto do Curso de Pós-Graduação em Liturgia PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITURGIA PROJETO PEDAGÓGICO Projeto do Curso de Pós-Graduação em Liturgia PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITURGIA PROJETO PEDAGÓGICO Março de 2018 a Novembro de 2019 1 Características Gerais do Curso Nome do curso: Liturgia: teologia,

Leia mais

Coleção Liturgia e teologia

Coleção Liturgia e teologia A MISSA DE PAULO VI Coleção Liturgia e teologia Dimensão estética da liturgia (A): arte sagrada e espaços para celebração, Dionísio Borobio Festas cristãs (As): história, sentido e tradição, Edith Momméja

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho Encontro de Formação de Catequistas Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho - 2013 Conteúdos de cada Etapa Catequese 1ª Comunhão 1ª Etapa (5 à 6 anos) Nessa etapa o catequizando deve ser introduzido nas maravilhas

Leia mais

Missas e procissões celebram a Semana Santa em Maceió

Missas e procissões celebram a Semana Santa em Maceió Alagoas 24 Horas - Maceió - AL 11/04/2014-15:42 Missas e procissões celebram a Semana Santa em Maceió DITEAL DITEAL A Arquidiocese de Maceió preparou uma vasta programação para as celebrações da Semana

Leia mais

III. Estrutura Curricular

III. Estrutura Curricular III. Estrutura Curricular 1. Visão de Conjunto das Disciplinas dos Cursos de Graduação em Teologia Aconselhamento Pastoral Antropologia da Religião Antropologia Teológica (Criação) Antropologia Teológica

Leia mais

ANO DO LAICATO. Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de Cristo Rei de 2018

ANO DO LAICATO. Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de Cristo Rei de 2018 ANO DO LAICATO Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de Cristo Rei de 2018 Tema e Lema Tema: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino. Lema: Sal da Terra e Luz

Leia mais

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS

HOMILIA NA EUCARISTIA DOS 50 ANOS DA ULTREIA DE MATOSINHOS 1.Celebramos esta Eucaristia na Igreja de S. Miguel de Leça da Palmeira, em cuja paróquia, há precisamente 50 anos, se iniciaram as Ultreias do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, na Vigararia de Matosinhos.

Leia mais

A FÉ QUE PROFESSAMOS

A FÉ QUE PROFESSAMOS A FÉ QUE PROFESSAMOS ORAÇÃO INICIAL REFRÃO: A nós descei divina luz.. TODOS: Senhor, concedei-nos o dom da fé. Na alegria de crer, queremos com a tua graça comunicar a tua Palavra e resplandecer a tua

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

SEMANA SANTA /03 a 01/04 PARÓQUIA SANTA RITA DE CASSIA PRESIDENTE OLEGÁRIO

SEMANA SANTA /03 a 01/04 PARÓQUIA SANTA RITA DE CASSIA PRESIDENTE OLEGÁRIO SEMANA SANTA 2018 24/03 a 01/04 PARÓQUIA SANTA RITA DE CASSIA PRESIDENTE OLEGÁRIO Oração da Campanha da Fraternidade 2018 Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

DIA MUNDIAL DO DOENTE

DIA MUNDIAL DO DOENTE DIA MUNDIAL DO DOENTE 1. O Papa Francisco escolheu as palavras de Jesus: Recebestes de graça, dai de graça (Mt 10,8) para nos convidar a celebrar o 27º Dia Mundial do Doente, no dia 11 de fevereiro de

Leia mais

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos)

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos Camilianos Estatuto das Paróquias Camilianas Brasileiras Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos

Leia mais

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos)

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos Camilianos Estatuto das Paróquias Camilianas Brasileiras Estatuto das Paróquias e Reitorias Confiadas aos

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7)

Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7) Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7) A Caminhada Quaresma-Páscoa, que agora apresentamos, integra-se na pedagogia de ação pastoral que desejamos implementar

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

TEMA 22. A Penitência (I)

TEMA 22. A Penitência (I) TEMA 22. A Penitência (I) Cristo instituiu o sacramento da Penitência oferecendo-nos uma nova possibilidade de nos convertermos e de recuperarmos, depois do Baptismo, a graça da justificação. PDF: A Penitência

Leia mais

Florianópolis Santa Catarina. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra

Florianópolis Santa Catarina. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1.524 CEP 88040-001 Florianópolis Santa Catarina Fone/Fax: (48) 3234.0400 E-mail: secretaria@facasc.edu.br Florianópolis Santa

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

PROPOSIÇÃO TRANSMISSÃO. Patriarcado de Lisboa DA FÉ JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO PRESSUPOSTOS 2.

PROPOSIÇÃO TRANSMISSÃO. Patriarcado de Lisboa DA FÉ JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO PRESSUPOSTOS 2. PROPOSIÇÃO E TRANSMISSÃO DA FÉ 1. PRESSUPOSTOS 2. QUESTÕES 3. PROPOSIÇÃO E TRANSMISSÃO DA FÉ 4. TPC JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano

Leia mais

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico

Leia mais

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações.

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações. Novena de Natal O tempo do Advento é constituído das quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. É, portanto, tempo de piedosa espera. Ora, esperar uma pessoa querida requer alegre e cuidadosa preparação.

Leia mais