Avaliação do consumo alimentar de idosos acamados pertencentes a duas estratégias de saúde da família em Batatais-SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação do consumo alimentar de idosos acamados pertencentes a duas estratégias de saúde da família em Batatais-SP"

Transcrição

1 57 Avaliação do consumo alimentar de idosos acamados pertencentes a duas estratégias de saúde da família em Batatais-SP Halayne Silva MENDES 1 Giseli Cristina Galati TOLEDO 2 Resumo: O consumo alimentar de idosos apresenta importantes relações com o perfil nutricional e de morbimortalidade nessa população; por isso, a avaliação do consumo alimentar é fundamental para prevenção de agravos de saúde. O presente estudo teve como objetivo avaliar o consumo alimentar de idosos acamados, pertencentes às Estratégias de Saúde da Família III e IV de Batatais- SP. Participaram do estudo todos idosos acamados (n=17) acompanhados pelas estratégias de saúde da família. O consumo alimentar foi avaliado no domicílio por meio do preenchimento de Registro Alimentar de três dias feito pelo cuidador. Foram analisados dados qualitativos em relação aos grupos de alimentos e porções diárias consumidas e dados quantitativos em relação à ingestão de energia (Kcal), macronutrientes e micronutrientes (Cálcio, Ferro, Vitamina B12, Vitamina D). A análise do consumo foi realizada com a utilização do software Diet Pro 5.1, e os resultados foram comparados com as recomendações do Guia Alimentar para a população Brasileira (2014) e com as Dietary References Intakes. Doze idosos finalizaram o estudo. A análise da qualidade da dieta dos idosos acamados evidenciou que o consumo médio de porções de frutas (0,8 porção) e leite (1,33 porções) ficou abaixo do mínimo recomendado pelo Guia Alimentar para população brasileira (2006). A média de ingestão de energia (1380,69 Kcal ± 430,96), carboidrato (57,9% ± 11,14), proteína (18,65% ± 5,21) e lipídeos (26,96% ± 7,36) esteve adequada às recomendações percentuais das DRIs, mas a ingestão de micronutrientes como Ca, Vit B12 e Vit D ficaram abaixo dos valores recomendados. Portanto, torna-se necessário estabelecer estratégias de intervenção nutricional para melhorar as condições nutricionais e prevenir complicações e agravos na saúde desses idosos, que podem estar relacionados a má alimentação. Palavras-chave: Consumo Alimentar. Estado Nutricional do Idoso. Qualidade da Dieta. 1 Halayne Silva Mendes. Bacharel em Nutrição pelo Claretiano Centro Universitário. <halaynemendes2010@hotmail.com>. 2 Giseli Cristina Galati Toledo. Doutora e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos cursos de Nutrição da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e do Claretiano Centro Universitário. <giseligalati@gmail.com>.

2 58 Assessment of dietary intake in elderly bedridden patients assisted by the family health strategy in Batatais-SP, Brazil Halayne Silva MENDES Giseli Cristina Galati TOLEDO Abstract: Food intake is closely related to nutritional status, morbidity and mortality in the elderly and assessment of dietary intake is essential for preventing impairment of health. This study aimed to assess dietary intake in elderly bedridden patients assisted by the Family Health Strategy programs III and IV in Batatais, SP, Brazil. The study included all bedridden elderly (n = 17) followed by the family health strategies. Food intake was assessed by a threeday food record, completed by their caregivers at patients homes. Qualitative data of food groups and servings consumed per day, and quantitative data of energy (kcal), macronutrient and micronutrient (calcium, iron, vitamin B12 and vitamin D) intake were assessed using the software Diet Pro 5.1. The results were compared with the Brazilian Dietary Guidelines for the Brazilian population (2014) and the Dietary Reference Intakes recommendations. Twelve seniors finished the study. The mean number of servings of fruits (0.8 serving) and milk (1.3 serving) were lower than those recommended for the Brazilian population. Although the mean intake of energy ( Kcal ± 431.0), carbohydrates (57.9 ± 11.1%), proteins (18.7 ± 5.2%) and lipids (27.0 ± 7.4%) met the DRI values, the intake of micronutrients was lower than recommended levels. Therefore, nutritional intervention strategies are needed to improve nutritional status and prevent poor diet-related health concerns and complications. Keywords: Food Intake. Nutritional Status. Elderly. Diet Quality.

3 59 1. INTRODUÇÃO A alimentação saudável para a população idosa tem sido umas das atuais preocupações de saúde pública e deve ser uma das principais medidas para a garantia da qualidade de vida dos idosos, sendo para isso necessário que orientações nutricionais sejam trabalhadas pelos profissionais da saúde com as famílias desses idosos (BRASIL, 2010). No entanto, a garantia de uma alimentação saudável depende que os profissionais da saúde responsáveis por sua assistência tenham conhecimento sobre os diversos fatores que podem interferir em uma alimentação adequada. Com o avanço da idade, ocorrem alterações no funcionamento do sistema gastrointestinal, com redução da capacidade de mastigação, deglutição e absorção de nutrientes, redução da percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede e utilização de medicamentos a longo prazo, o que compromete a ingestão adequada de alimentos, assim como digestão e metabolismo de diversos nutrientes (CAMPOS; MONTEIRO; OR- GANELAS, 2000; PFRIMER; FERRIOLI, 2008; MAIA, 2005). Além dessas alterações fisiológicas, é importante que os profissionais da saúde também conheçam os aspectos qualitativos e quantitativos da dieta de idosos, pois, segundo dados do Inquérito Nacional de Alimentação ( ), que avaliou o consumo alimentar de idosos com 60 anos ou mais com registro alimentar de dois dias, foi evidenciado que os idosos brasileiros apresentam elevada inadequação da ingestão de nutrientes, reconhecidos como protetores contra doenças crônicas (FISBERG et al., 2013). Portanto, considerando a importância da alimentação do idoso como determinante nas suas condições de saúde, o objetivo deste artigo é apresentar dados qualitativos e quantitativos do consumo alimentar de idosos acamados assistidos por duas Estratégias de Saúde da Família no município de Batatais-SP.

4 60 2. METODOLOGIA O presente trabalho é um estudo transversal e descritivo, no qual foi avaliado o consumo alimentar de todos os idosos acamados (n=17), pertencentes às Estratégias de Saúde da Família (ESF) III e IV, nas Unidades Básicas de Saúde João de Souza Marques e Luís Cândido Alves, localizadas na cidade de Batatais (SP). O estudo consolidou-se dentro de um ano, de outubro de 2013 até outubro de A coleta de dados foi realizada após a apreciação e autorização do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Claretiano de Batatais, nº A avaliação do consumo alimentar foi realizada no domicílio dos idosos, a partir de uma visita agendada com o agente de saúde comunitário. Foram coletados dados qualitativos e quantitativos do consumo alimentar utilizando-se o Registro Alimentar de Três Dias (FISBERG; MARTINI; SLATER, 2005). O método consistiu na anotação diária de tudo o que foi consumido de forma prospectiva. Foram realizadas orientações ao cuidador ou responsável pelo idoso sobre o modo correto de registrar os alimentos e as quantidades ingeridas, sendo instruídos a determinar o tamanho das porções dos alimentos consumidos para que as informações coletadas fossem mais fidedignas (FISBERG; MAR- TINI; SLATER, 2005). O cuidador ou responsável pelo idoso foi treinado para fazer o registro dos horários e da quantidade dos alimentos ingeridos logo após o término das refeições, diminuindo, assim, os erros associados à deficiência de memória. Após uma semana da primeira visita, foi realizada uma nova visita, em que os registros foram coletados para análise. A análise quantitativa do consumo alimentar foi realizada com o software Diet Pro 5.1., sendo calculada a ingestão de energia, macronutrientes e comparada com as AMDRs Acceptable Macronutrient Distribution Ranges (INSTITUTE OF MEDICINE, 2002), que recomendam ingestão calórica, proveniente de carboidrato entre 45 e 65%; de proteínas entre 10 e 35%; e de lipídeos entre 20 e 35%. Os dados de ingestão

5 de micronutrientes foram comparados com as recomendações das DRIs Dietary Reference Intakes (2005) de EAR Estimated Average Requirements, que recomendam, para indivíduos com as idades e sexos analisados, as seguintes quantidades de nutrientes: Cálcio ( mg/dia), Ferro (5-6mg/dia), Vitamina D (10mcg), Vitamina B 12 (2mcg) (INSTITUTE OF MEDICINE, 2002). O cálculo das necessidades de energia foi realizado com EER Necessidade Energética Estimada (INSTITUTE OF MEDICINE, 2002). A análise qualitativa foi feita a partir de um comparativo entre as porções consumidas e as porções recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2006) (BRASIL, 2008). As quantidades foram comparadas com as seguintes porções recomendadas: cereais (6 porções), leite e derivados (3 porções), carnes, peixes e ovos (1 porção), leguminosas (1 porção), frutas (3 porções), hortaliças (3 porções), açúcares e doces (1 porção) e óleos e gorduras (1 porção). 3. RESULTADOS 61 Caracterização da população estudada A pesquisa iniciou-se com dezessete (n=17) idosos e finalizou com doze (n=12), sendo oito (n=8) mulheres (67%) e quatro (n=4) homens (33%). Três (n=3) participantes foram excluídos por não haver preenchimento do registro alimentar por parte dos cuidadores, e outros dois (n=2) faleceram antes da coleta de dados. A idade média dos idosos avaliados foi de 77 anos (DP±6,48). Os idosos participantes da pesquisa apresentavam como doenças mais frequentes: enfisema pulmonar, chagas, doenças cardiovasculares, câncer de próstata e pele, hiperuricemia, infecção renal, hipertireoidismo, Alzheimer, fratura do fêmur, AVC, derrame, diabetes mellitus tipo II, artrite, artrose, hipertensão arterial sistêmica.

6 62 Análise qualitativa da dieta A análise da qualidade da dieta dos idosos acamados evidenciou que o número de porções de frutas, hortaliças, leite e derivados e cereais avaliados no pelo registro alimentar (Gráfico 1) estava abaixo do mínimo de porções recomendadas para cada um desses grupos de alimentos conforme o Guia Alimentar para População Brasileira (2006); já o consumo de alimentos do grupo dos açúcares, óleos e gorduras estava acima das recomendações. Gráfico 1. Médias de ingestão de porções de grupos de alimentos e comparação com as quantidades recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2006) avaliada pelo registro alimentar de três dias de idosos acamados das Estratégias de Saúde da Família III e IV do município de Batatais-SP, Fonte: elaborado pelos autores.

7 63 Análise quantitativa da dieta A análise quantitativa da dieta evidenciou que a média de ingestão de energia (1380,69 Kcal ± 430,96), carboidrato (57,9% ± 11,14), proteína (18,65% ± 5,21) e lipídeos (26,96% ± 7,36) esteve adequada às recomendações percentuais das DRIs, mas a ingestão de micronutrientes como Ca, Vitamina D e Vitamina B12 estavam abaixo dos valores recomendados. A baixa ingestão de cálcio pode estar associada ao baixo consumo de porções de leite e derivados, conforme verificado na avaliação qualitativa (Figura 1). O consumo médio de Cálcio e Vitamina D ficaram abaixo dos valores de Estimativas Adequadas de Ingestão (EAR) na dieta de todos os idosos avaliados; além disso, 50% apresentaram ingestão insuficiente de Vitamina B12, e 83% consumiam Ferro acima da quantidade recomendada (RDA = 8mg/dia) para a população idosa (INSTITUTE OF MEDICINE, 2001) (Tabela 1 e Gráfico 2). Tabela 1. Ingestão alimentar média de macro e micronutrientes e comparação com os as recomendações das DRIs, avaliada pelo registro alimentar de três dias de idosos acamados na Estratégias de Saúde da Família III e IV do município de Batatais-SP, NUTRIENTES % RECOMENDADA AMDR MÉDIA(±) DP MACRO/ EAR MICRO (mg/ mcg) CARBOIDRATO (%) (45-65%) PROTEÍNA (%) 19 5 (10-35%) LIPÍDEO (%) 27 8 (20-35%) CÁLCIO (mg) mg FERRO (mg) mg VITAMINA D (ucg) mcg VITAMINA B 12 (mg) mcg Fonte: elaborado pelos autores.

8 64 Gráfico 2. Adequação de ingestão de macro e micronutrientes avaliada pelo registro alimentar de três dias de idosos acamados na Estratégias de Saúde da Família III e IV do município de Batatais- -SP, Fonte: elaborado pelos autores. Com relação à ingestão de energia (Kcal) nas dietas dos idosos acamados, verificou-se que a maioria dos avaliados 42% (n=5) apresentou baixa ingestão energética (EER), 33% (n= 4) consumia mais quilocalorias do que as necessidades e 25% (n=3) apresentaram adequada ingestão de energia (Gráfico 3).

9 Gráfico 3. Comparação das necessidades nutricionais estimada pelo gasto energético total com a da média de ingestão de energia (Kcal) avaliada pelo registro alimentar de três dias dos idosos acamados na Estratégias de Saúde da Família III e IV do município de Batatais-SP, Fonte: elaborado pelos autores. 4. DISCUSSÃO Caracterização da população estudada A renda média dos idosos somada à dos familiares (residentes na mesma moradia) foi de 2,29 salários mínimos (±6,48). Segundo o Ministério da Previdência Social (BRASIL, 2014), para ser considerada baixa renda familiar, os rendimentos mensais não podem ultrapassar do limite estabelecido de até dois salários mínimos vigentes (R$1148,00), e o per capita da renda mensal deve ser até R$441,00, de acordo com a classificação da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS, 2013). No entanto, considerando os regulamentos descritos, apenas na residência de um (n=1) idoso foi caracterizada uma renda fami-

10 66 liar baixa, e os outros onze (n11) pesquisados apresentavam renda familiar média. Análise qualitativa da dieta Assim como no presente estudo, uma pesquisa realizada na Espanha com 190 idosos institucionalizados em centros de cuidados ao idoso na Espanha verificou que o número de porções de alimentos como cereais, frutas e vegetais estava abaixo das recomendações necessárias (FERNANDES-BARRÉS, 2015). No estudo de Papini, Malta e Corrente (2013), o consumo médio das porções de frutas e hortaliças também esteve abaixo do recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2006); o mesmo foi observado para o consumo diário de porções de leite e derivados. Os autores ainda destacam a importância desse grupo de alimento para os idosos, visto que são importantes fonte de cálcio. Viebig et al. (2009), em um estudo de base populacional com 2066 idosos de baixa renda na cidade de São Paulo, avaliaram o consumo de frutas e hortaliças dessa população e também identificaram que cerca de um terço dos idosos (n=723; 35,0%) não consumiam diariamente nenhum tipo de fruta ou hortaliça, e que esse baixo consumo esteve positivamente associado à renda e à escolaridade. Outros fatores também foram identificados, como fatores para o consumo inadequado de frutas e hortaliças, como dificuldades de locomoção, problemas de mastigação e deglutição, bem como depressão e demência, que influenciam diretamente no consumo adequado de frutas e hortaliças e na qualidade da dieta. Esses achados talvez possam justificar o baixo consumo de porções desses alimentos no presente estudo. Análise quantitativa da dieta Diversos estudos que avaliaram o consumo alimentar de idosos mostram que a ingestão alimentar de diversos micronutrientes,

11 principalmente como o cálcio e a vitamina D, estão abaixo das recomendações estabelecidas. Os dados encontrados no presente estudo corroboram com os achados de Fisberg et al. (2013) no Inquérito Nacional de Alimentação ( ), em que se mostra que existem elevadas prevalências de ingestão insuficiente de vitamina D e cálcio na população idosa. A inadequação da ingestão de Vitamina D é próxima de 100% em todas as regiões do Brasil, exceto para a região Norte; já para o Cálcio, a ingestão inadequada é maior que 80% em todas as regiões. Segundo os autores, o consumo insuficiente de micronutrientes pode estar ligado ao baixo consumo de leite e derivados, frutas, verduras, legumes, pescados e devido à pouca variedade nas refeições habituais dos idosos (FISBERG et al., 2013). É de grande importância que os grupos dos alimentos sejam consumidos nas porções corretas, pois estes fornecem os nutrientes essenciais (Vit. D, Vit. B12, Cálcio e Ferro) para um envelhecimento saudável. Um outro estudo realizado em Viçosa (MG) que avaliou o consumo alimentar de idosos participantes de um programa municipal para a terceira idade evidenciou que o consumo mediano de cálcio foi cerca de 1/3 do valor recomendado (ABREU et al., 2008). Lopes et al. (2005) também encontraram ingestão insuficiente de cálcio, chegando a 98% de inadequação; dessa forma, há um risco elevado de osteoporose e fraturas. No estudo de Schmaltz (2011), a ingestão de vitamina D também estava bem abaixo da recomendação; essa inadequação de cálcio é agravada principalmente em mulheres acima de 80 anos, devido a alterações hormonais que reduzem a absorção desse nutriente para 26%. Nesse estudo de ambos os sexos, apenas 12% dos idosos atingiram os valores recomendados. A baixa ingestão de Vitamina B12 merece atenção neste estudo, pois, segundo Park e Johnson (2006), com o envelhecimento, há associações que podem causar a deficiência de Vitamina B12, como atrofia gástrica, o uso de alguns medicamentos e a anemia perniciosa, podendo, assim, influenciar na redução da cognição e 67

12 68 na doença de Alzheimer (PFRIMER, 2008). Sendo assim, o baixo consumo pode agravar ainda mais as condições clínicas do idoso. No estudo de Tinôco (2007), a porcentagem foi separada de acordo com o sexo, sendo que 94,2% das idosas ingeriam energia abaixo da EER, e todos os idosos ingeriam quantidade abaixo do recomendado. Já no estudo de Costa, Fonseca e Lopes (2010), a inadequação da ingestão energética das idosas chegaram a 100%. Os resultados de Galesi et al. (2008) também não foram diferentes: a ingestão de energia não atingiu a recomendação. Abreu et al. (2008) afirmam que a ingestão de energia dos idosos pode ser afetada pelo fato de eles serem edêntulos, por utilizarem algum medicamento e por viverem sozinhos. No presente estudo, os principais fatores associados foram: baixa ingestão de energia, podendo estar associada à baixa condição socioeconômica; às poucas refeições diárias, devido à anorexia; e à dependência por parte dos idosos debilitados de seus familiares para realizar a aquisição e preparações de alimentos. 5. CONCLUSÃO A avaliação do consumo alimentar dos idosos acamados evidenciou ingestão insuficiente de porções de frutas, hortaliças, leite e derivados e cereais, fatores esses que podem estar associados aos déficits de energia e micronutrientes como Ca, vitamina D e vitamina B12. Esses achados talvez possam estar associados ao uso de medicamentos, à dependência familiar para aquisição e preparo dos alimentos, à preferência por alimentos de fácil preparo e mastigação, aliados, ainda, à baixa condição socioeconômica dos idosos do presente estudo. Os resultados sugerem que a população idosa acamada assistida em Estratégias de Saúde da Família requer uma assistência maior de ações preventivas e promoção da alimentação saudável, para manutenção de boas condições de saúde e prevenção de doenças, de maneira que contribua efetivamente para uma melhor qualidade de vida.

13 69 REFERÊNCIAS ABREU, W. C. et al. Inadequação no consumo alimentar e fatores interferentes na ingestão energética de idosos matriculados no programa municipal da terceira idade de Viçosa (MG). Revista Baiana de Saúde Pública, v. 32, n. 2, Disponível em: < viewfile/1432/1069>. Acesso: 14 out BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Promovendo a Alimentação Saudável. Brasília, 2008, p Disponível em: < Acesso em: 25 out Ministério da Previdência Social. Benefícios: Dona de casa de famílias de baixa renda podem se cadastrar na Previdência Social. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 1 nov CAMPOS, M. T. F. S; MONTEIRO, J. B. R; ORGANELAS, A. P. R. C. Fatores que afetam o consumo alimentar e a nutrição do idoso. Rev. Nutr., Campinas, v. 13, n. 3, p , Disponível em: < v13n3/7902.pdf>. Acesso em: 6 maio COSTA, B. V. L.; FONSECA, L. M.; LOPES, A. C. S. Evolução antropométrica de idosos residentes em instituição geriátrica de Belo Horizonte, MG. Geriatria & Gerontologia, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, Disponível em: < sbgg.org.br/profissionais/arquivo/revista/volume4-numero1/artigo03.pdf>. Acesso em: 14 out FERNÁNDEZ-BARRÉS, J. et al. Dietary intake in dependent elderly: evaluation of the risk of nutritional deficit. J Hum Nutr Diet, v. 29, p , apr Disponível em: < abstract>. Acesso em: 14 out LOPES, A. C. S. et al. Consumo de nutrientes em adultos e idosos em estudo de base populacional: Projeto Bambuí. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, Disponível em: < >. Acesso em: 12 out MAIA, R. G. F. Avaliação do estado nutricional de idosos de uma unidade do programa de saúde da família Fortaleza: Escola de Saúde Pública

14 70 do Ceará, Disponível em: < cadernosesp/article/download/21/19>. Acesso em: 5 out MONTEIRO, M. A. M. Percepção sensorial dos alimentos em idosos. Rev. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 10, n. 2, p , Disponível em: < Acesso em: 29 set MOURA, R. L; REYES, G. R. Interação fármaco-nutriente: uma revisão. Rev. Nutrição, v. 15, n. 2, p , Disponível em: < pdf/rn/v15n2/11839.pdf>. Acesso em: 17 set PAPALÉO NETTO, M.; CARVALHO FILHO, E. T.; SALLES, R. F. N. Fisiologia do Envelhecimento. In: CARVALHO FILHO, E. T.; PAPALÉO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. 2. ed. São Paulo. Atheneu, Cap. 4, p PAPINI, S. J.; MALTA, M. B.; CORRENTE, J. E. Avaliação da alimentação de idosos de município paulista aplicação do Índice de Alimentação Saudável. Rev. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, Disponível em: < =S >. Acesso em: 2 out PFRIMER, K.; FERRIOLLI, E. Fatores de interferem no estado nutricional do idoso. In: VITOLO, M. R. Nutrição da Gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, Cap. 47, p SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS. Classes de Renda no Brasil. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 16 nov SCHMALTZ, R. M. L. C. Avaliação do consumo alimentar de idosos institucionalizados da cidade de Paracatu, MG. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 16, n. 32, Disponível em: <apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php./ revistaaugustus/article/view/36/31>. Acesso em: 12 out TINÔCO, A. L. A. Caracterização do padrão alimentar, da ingestão de energia e nutrientes da dieta de idosos de um município da Zona da Mata Mineira. Rev. Bras. Geriatria Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, Disponível em: < Acesso em: 8 out VIEBIG, R. F. et al. Consumo de frutas e hortaliças por idosos de baixa renda na cidade de São Paulo. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 5, Disponível em: < Acesso em: 29 set

15 71

Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS. Unidade I:

Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS. Unidade I: Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS Unidade I: 0 Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS ESTUDO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

Leia mais

NUTRIÇÃO DO IDOSO. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana

NUTRIÇÃO DO IDOSO. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana NUTRIÇÃO DO IDOSO Prof. Dr. Jacqueline Pontes Monteiro Aluna PAE Camila Mira Sandy Definição Países

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1

CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Aline Bernard 2, Eva Teresinha De Oliveira Boff 3. 1 Pesquisa resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Nutrição da Unijuí 2 Nutricionista, Aluna

Leia mais

3. Material e Métodos

3. Material e Métodos Avaliação do estado nutricional de escolares do ensino fundamental, composição química e aceitabilidade da merenda escolar ofertada por escolas públicas do município de Barbacena, MG. Natália Cristina

Leia mais

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Autores Bruna Mungai Sartori Orientador Miriam Coelho de Souza 1. Introdução Para que a criança tenha um

Leia mais

QUANTO CUSTA PARA AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA OBTEREM UMA DIETA SAUDÁVEL NO BRASIL?

QUANTO CUSTA PARA AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA OBTEREM UMA DIETA SAUDÁVEL NO BRASIL? XIV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Reunião do Programa Bolsa Família na Saúde QUANTO CUSTA PARA AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA OBTEREM UMA DIETA SAUDÁVEL NO BRASIL? Camila Borges

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

PERFIL DE CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE NATAL/RN

PERFIL DE CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE NATAL/RN PERFIL DE CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE NATAL/RN INTRODUÇÃO Aline Lopes Marques de Sousa; Renata Nayane Fernandes dos Santos. Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência

Leia mais

HÁBITOS ALIMENTARES DE ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

HÁBITOS ALIMENTARES DE ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR HÁBITOS ALIMENTARES DE ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR LEMOS, Aline G. 1 ; VIEIRA, Camilla C. 2 ; NUNES,Giovana R. 3 ; PALOMINO, Monica 4; ROCKENBACH, Reni 5 ¹Universidade da Região da

Leia mais

Inquérito Alimentar. Profa. Assoc. Regina Mara Fisberg 2012

Inquérito Alimentar. Profa. Assoc. Regina Mara Fisberg 2012 Inquérito Alimentar Profa. Assoc. Regina Mara Fisberg 2012 Por que Avaliamos o Consumo Alimentar? Investigar a relação entre estado nutricional e saúde Identificar padrões de consumo Planejar políticas

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

HÁBITO ALIMENTAR E O ESTADO DE SAÚDE DO IDOSO FLÁVIA CARINA SILVA; ANA HELENA GOMES ANDRADE

HÁBITO ALIMENTAR E O ESTADO DE SAÚDE DO IDOSO FLÁVIA CARINA SILVA; ANA HELENA GOMES ANDRADE HÁBITO ALIMENTAR E O ESTADO DE SAÚDE DO IDOSO FLÁVIA CARINA SILVA; ANA HELENA GOMES ANDRADE RESUMO Objetivo: Verificar a influência da alimentação dos idosos e o surgimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III Thiago Onofre Freire Alimentação e Nutrição Nutrição Necessidades Adequada Salário mínimo de 600 reais Água Luz Telefone Moradia Prestações Transporte 100 100 100 100 100 100

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA DE CULINÁRIA SAUDÁVEL COM IDOSOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA DE CULINÁRIA SAUDÁVEL COM IDOSOS CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 1 XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA DE CULINÁRIA SAUDÁVEL COM IDOSOS Raiane Costa Lima Danielle Maria Freitas

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABOLISMO RENAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESTINADOS À ATLETAS.

TÍTULO: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABOLISMO RENAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESTINADOS À ATLETAS. TÍTULO: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABOLISMO RENAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESTINADOS À ATLETAS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

PIRÂMIDE ALIMENTAR DO IDOSO E PRINCIPAIS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO

PIRÂMIDE ALIMENTAR DO IDOSO E PRINCIPAIS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO PIRÂMIDE ALIMENTAR DO IDOSO E PRINCIPAIS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO Área Temática: Ciências da Saúde Autor(es): Karen Larissa Zene (PIBEX Fundação Araucária) 1, Dayane Kanarski (UNICENTRO) 2, Daniele

Leia mais

Resumo INTRODUÇÃO. , Tatiana Uchôa Passos

Resumo INTRODUÇÃO. , Tatiana Uchôa Passos , Tatiana Uchôa Passos Resumo : INTRODUÇÃO Os guias alimentares são instrumentos para a promoção de escolhas alimentares saudáveis de uma população 1. Atualmente, no Brasil, há dois guias publicados, o

Leia mais

Pesquisa de Orçamentos Familiares Disponibilidade domiciliar de alimentos e estado nutricional no Brasil

Pesquisa de Orçamentos Familiares Disponibilidade domiciliar de alimentos e estado nutricional no Brasil Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 Disponibilidade domiciliar de alimentos e estado nutricional no Brasil Disponibilidade de Informações Brasil IBGE Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF)

Leia mais

Avaliação do consumo alimentar de idosos institucionalizados da cidade de Paracatu, MG

Avaliação do consumo alimentar de idosos institucionalizados da cidade de Paracatu, MG Avaliação do consumo alimentar de idosos institucionalizados da cidade de Paracatu, MG Mestre em Promoção de Saúde UNIFRAN; Professora Faculdade Tecsoma; Nutricionista da Prefeitura Municipal de Paracatu.

Leia mais

PERFIL CLÍNICO, ANTROPOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN

PERFIL CLÍNICO, ANTROPOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN PERFIL CLÍNICO, ANTROPOMÉTRICO E AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN Muriele Marques Job Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Faculdade

Leia mais

- avaliar os hábitos alimentares e o consumo de energia e nutrientes de adultos e idosos; - analisar e adequar macro e micronutrientes de planos

- avaliar os hábitos alimentares e o consumo de energia e nutrientes de adultos e idosos; - analisar e adequar macro e micronutrientes de planos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO: UNIDADE ACADÊMICA: FANUT CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Nutrição e Dietética II GRADE: 2009

Leia mais

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de Janeiro - 2016 É considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os

Leia mais

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA

PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA PAPEL DA NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UMA REVISÃO NA LITERATURA João Paulo da Silva Lima¹; Carla Kilenny Tavares dos Santos²; Luana Suely Albuquerque de Lima³. INTRODUÇÃO Centro Universitário Tiradentes

Leia mais

À minha namorada Patrícia, por ser luz na minha vida e neste trabalho.

À minha namorada Patrícia, por ser luz na minha vida e neste trabalho. Agradecimentos A realização deste trabalho só foi possível com a colaboração e ajuda de várias pessoas, assim, e sem nenhuma ordem em particular, expresso os meus sentidos agradecimentos: À minha família,

Leia mais

Locais: Asa Sul, turno matutino e Taguatinga Sul, turno noturno.

Locais: Asa Sul, turno matutino e Taguatinga Sul, turno noturno. Curso presencial Curso presencial preparatório para concursos públicos e residências em nutrição, abordagem completa de todas as disciplinas especificas e disponibilização de materiais completos, esquematizados

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 Transição nutricional no Brasil Josué de Castro Geografia da Fome (1946) Brasil regionalizado em quatro

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

PERFIL NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB PERFIL NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB Clara Cabral Fernandes Vieira; Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves; Chariara Taha Mahd Ibrahim Issa Universidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL COM ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANÁLISE BROMATOLÓGICA - UNIMED CAMPINAS

DESENVOLVIMENTO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL COM ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANÁLISE BROMATOLÓGICA - UNIMED CAMPINAS DESENVOLVIMENTO DE DIETA ENTERAL ARTESANAL COM ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANÁLISE BROMATOLÓGICA - UNIMED CAMPINAS Autor Principal: Márcia Cerqueira Boteon Co-Autores: Dayse Mara Bueno Monteiro Pamella Diani

Leia mais

Brícia Baião de Laia et all AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DE JEQUERI, MG1

Brícia Baião de Laia et all AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DE JEQUERI, MG1 444 Brícia Baião de Laia et all AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DE JEQUERI, MG1 Brícia Baião de Laia2, Luanna Kelly França de Queiroga3, Rafaela Fernandes da Silva⁴, Eliene da Silva

Leia mais

EXIN Nutrição SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada. Nutriçao Social

EXIN Nutrição SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada. Nutriçao Social EXIN Nutrição 2016.2 SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada Nutriçao Social Módulo Integrado de analise em Tecnologia de Aliemntos I Desnutrição e suas consequências DCNT (diabetes e HAS)

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG Tiago H. PEDROSA 1 ; Renata B. KLEHM 2 ; Elisângela SILVA³; Wagner Z. FREITAS⁴ ; Bruno P. SILVA⁵ ; Rafael

Leia mais

Índice de massa corporal e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos institucionalizados

Índice de massa corporal e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos institucionalizados Índice de massa corporal e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis em idosos institucionalizados Cadimiel Gomes¹; Raíla Dornelas Toledo²; Rosimar Regina da Silva Araujo³ ¹ Acadêmico do Curso

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DAS MULHERES DO CENTRO DE MELHOR IDADE E SUA CORRELAÇÃO COM AS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (OSTEOPOROSE)

CONSUMO ALIMENTAR DAS MULHERES DO CENTRO DE MELHOR IDADE E SUA CORRELAÇÃO COM AS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (OSTEOPOROSE) CONSUMO ALIMENTAR DAS MULHERES DO CENTRO DE MELHOR IDADE E SUA CORRELAÇÃO COM AS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (OSTEOPOROSE) Resumo SILVA, I. M.; PAGNAN M. F. A osteoporose afeta 35% das mulheres acima de

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE MICRONUTRIENTES CONTIDOS EM RECEITA DE PANQUECA INTEGRAL DE PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA

AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE MICRONUTRIENTES CONTIDOS EM RECEITA DE PANQUECA INTEGRAL DE PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA 93 AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE MICRONUTRIENTES CONTIDOS EM RECEITA DE PANQUECA INTEGRAL DE PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA Gabriela de Souza Oliveira¹,Vânia Mayumi Nakajima² Resumo: Considerando a importância

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS (macro e micronutrientes)

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS (macro e micronutrientes) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO HNT- 130 Nutrição Normal Conceitos fundamentais RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS (macro e micronutrientes) condição saudável conceitos,

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

Estudo Multicêntrico do Consumo Alimentar de Pré-escolares

Estudo Multicêntrico do Consumo Alimentar de Pré-escolares Estudo Multicêntrico do Consumo Alimentar de Pré-escolares Nutri-Brasil Infância: Estudo multicêntrico do consumo alimentar de pré-escolares. Os escassos dados a respeito da alimentação infantil atual

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

A Biodiversidade no Prato

A Biodiversidade no Prato A Biodiversidade no Prato A presente proposta de trabalho integra-se no projeto Mochila Verde, implementado pela Agência de Energia e Ambiente Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, que pretende

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ- MA FOOD CONSUMPTION OF GARBAGE COLLECTORS OF MUNICIPAL IMPERATRIZ- MA

CONSUMO ALIMENTAR DE COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ- MA FOOD CONSUMPTION OF GARBAGE COLLECTORS OF MUNICIPAL IMPERATRIZ- MA 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 CONSUMO ALIMENTAR DE COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO

Leia mais

UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE

UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2014-2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NASCIMENTO¹, Denise da Silva Centro de Ciências Exatas e da Natureza,

Leia mais

Campus Universitário Caixa Postal 354 CEP INTRODUÇÃO

Campus Universitário Caixa Postal 354 CEP INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO DA BIODISPONIBILIDADE DE FERRO NA ALIMENTAÇÃO DE PRÉ- ESCOLARES SCHÄFER, Antônio Augusto 1 ; ASSUNÇÂO, Maria Cecília Formoso 2. 1 Graduando- Faculdade de Nutrição-UFPel; 2 Professor Adjunto-Faculdade

Leia mais

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Quanto de exercício físico estamos realizando? Em 2016, cerca de uma em cada três mulheres (32%) e um em

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIETAS RESTRITAS EM CARBOIDRATOS NO HUMOR DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA.

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIETAS RESTRITAS EM CARBOIDRATOS NO HUMOR DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIETAS RESTRITAS EM CARBOIDRATOS NO HUMOR DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO TÍTULO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM MULHERES DE UMA COMUNIDADE CARENTE DO DISTRITO DE BONFIM PAULISTA, RIBEIRÃO PRETO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

CONSUMO DE ÔMEGA 3 EM HIPERTENSOS DE MACEIÓ-AL

CONSUMO DE ÔMEGA 3 EM HIPERTENSOS DE MACEIÓ-AL CONSUMO DE ÔMEGA 3 EM HIPERTENSOS DE MACEIÓ-AL Isadora Bianco Cardoso 1 isadora_bianco@hotmail.com Lídia Bezerra Barbosa 1 bezerrabarbosa@gmail.com Jordane Gomes dos Santos Garrido 1 jordanegarrido@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL ALIMENTAR DE IDOSOS SUBMETIDOS A CIRURGIAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA CIDADE DE JOAO PESSOA - PB

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL ALIMENTAR DE IDOSOS SUBMETIDOS A CIRURGIAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA CIDADE DE JOAO PESSOA - PB AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL ALIMENTAR DE IDOSOS SUBMETIDOS A CIRURGIAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA CIDADE DE JOAO PESSOA - PB Márlya Mayra Oliveira Da Silva Orientador(a): Maria da Conceição

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS EM CRECHES BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS EM CRECHES BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS EM CRECHES BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Anna Virgínia Souto de Miranda¹; Jaielison Yandro Pereira da Silva 1 ; Sylmara Clementino Barbosa

Leia mais

AVALIAÇÃO IMC E DE CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA, VITAMINA C E MAGNÉSIO POR ESCOLARES

AVALIAÇÃO IMC E DE CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA, VITAMINA C E MAGNÉSIO POR ESCOLARES AVALIAÇÃO IMC E DE CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA, VITAMINA C E MAGNÉSIO POR ESCOLARES RODRIGUES, Fernanda Nunes (UNITRI) nanda-nutricao@hotmail.com ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz (UNITRI) anacrisnutricao@yahoo.com.br

Leia mais

Autor(es) ALINE MARIA TEIXEIRA DE LIMA. Orientador(es) PATRÍCIA CARREIRA NOGUEIRA. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. Introdução

Autor(es) ALINE MARIA TEIXEIRA DE LIMA. Orientador(es) PATRÍCIA CARREIRA NOGUEIRA. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. Introdução 17º Congresso de Iniciação Científica EFEITOS DA HISTÓRIA DE VIDA E DA (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR SOBRE O ESTADO NUTRICIONAL E O CONSUMO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR

Leia mais

CONSUMO DE LEITE POR INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1

CONSUMO DE LEITE POR INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 CONSUMO DE LEITE POR INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Débora Adriana Knoll Wagner 2, Maria Cristina Roppa Garcia 3, Franciéli Aline Conte

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO Ciências Naturais, 6º Ano Escola: Nome: Turma: N.º: Aula n.º: Conteúdo: Alimentação Saudável Data: / / FICHA DE TRABALHO Para cada questão, assinala a ou as opções corretas. ❶ A alimentação é saudável

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL. Palavras-chave: Keywords: doi: / v56n1p

ARTIGO ORIGINAL. Palavras-chave: Keywords: doi: / v56n1p doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n1p18-23 18 ARTIGO ORIGINAL Jéssica Maria Moura Cassimiro 1. Claudio Abreu Barreto Junior 2. Gabriella Pequeno Costa Gomes de Aguiar 3. Otilio José Nicolau de Oliveira 4.

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Área Temática: Ciências da Saúde - Nutrição Autor(es): Brenda Alana Ribas 1 (UNICENTRO), Paula Chuproski Saldan 2 (Orientador).

Leia mais

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO Vale a pena gastar tanto recurso financeiro para a realização de pesquisas para diagnóstico populacional? Evidências para mudanças políticas Desafios Definição

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DE ADOLESCENTES

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DE ADOLESCENTES AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DE ADOLESCENTES CASTILHO, G.C.; PIRES, C.R. RESUMO O perfil alimentar de uma população está ligado aos aspectos culturais, nutricionais, sócios

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO CLÍNICO E EDUCACIONAL EM HORIZONTE CE

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO CLÍNICO E EDUCACIONAL EM HORIZONTE CE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO CLÍNICO E EDUCACIONAL EM HORIZONTE CE Layane Monithelle Lima Pontes 1, Julliete Raulino Alcântara 2 1 Nutricionista,

Leia mais

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação MÓDULO I NUTRIÇÃO CLÍNICA 1. Nutrientes 2. Metabolismo dos Macronutrientes 3. Vitaminas 4. Função Fisiológica e Deficiência de Minerais 5. Biodisponibilidade de Minerais 6. Metabolismo de Água e Eletrólitos

Leia mais

17/10/2010. Você tem certeza que isso é suficiente? Mirtallo et al., 2004; Sriram & Lonchyna, 2009; Visser, ANVISA, 2005; DRI Otten et al.

17/10/2010. Você tem certeza que isso é suficiente? Mirtallo et al., 2004; Sriram & Lonchyna, 2009; Visser, ANVISA, 2005; DRI Otten et al. ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR OS BENEFÍCIOS E MINIMIZAR OS RISCOS EM TN Aporte de vitaminas e minerais e Minerais: O Excesso e a Falta na Recuperação do Paciente Helena Sampaio Você tem certeza que isso é

Leia mais

Índice de Qualidade da Dieta Revisado para população brasileira

Índice de Qualidade da Dieta Revisado para população brasileira Ágatha Nogueira Previdelli Samantha Caesar de Andrade Milena Monfort Pires Sandra Roberta Gouvea Ferreira Regina Mara Fisberg Dirce Maria Marchioni Índice de Qualidade da Dieta Revisado para população

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CAMBIRA- PR BON, A. D; CECERE, P. F. F. P. RESUMO: Objetivou-se realizar avaliação antropométrica de estudantes de uma escola municipal de Cambira PR.

Leia mais

Os escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Os escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental 16 Estado nutricional das crianças de 7 a 10 anos de idade do Município de Vinhedo (SP) em 2005 e 2008, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (2007) Estela Marina Alves Boccaletto Doutoranda

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM UM CMEI NA CIDADE DE APUCARANA

PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM UM CMEI NA CIDADE DE APUCARANA PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM UM CMEI NA CIDADE DE APUCARANA GANASCIM, A.C.G.G.; ANDRADE, A.H.G. Resumo: A alimentação no pré - escolar é um indicador de saúde por refletir suas condições

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016 Incentivo à Alimentação Saudável Julho de 2016 Como é o hábito alimentar do brasileiro PERFIL ALIMENTAR DO ADULTO Apesar de incluir mais frutas e hortaliças na rotina, os brasileiros consomem doces e refrigerantes

Leia mais

Frutas, Legumes e Verduras

Frutas, Legumes e Verduras Frutas, Legumes e Verduras Revisão da PNAN 26 seminários estaduais + 1 nacional (2010) Parceria com CIAN/CNS PNAN pactuada e aprovada na Reunião Ordinária da CIT 27 de outubro de 2011 Portaria nº 2.715,

Leia mais

Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR. Unidade I:

Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR. Unidade I: Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR Unidade I: 0 Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR Introdução O consumo de alimentos é uma etapa importante da avaliação nutricional de indivíduos ou coletividades.

Leia mais

Fome Oculta. Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017

Fome Oculta. Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017 Fome Oculta Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017 Fome oculta Deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais) Ausência de manifestações e sintomas evidentes Deficiência isolada ou associada

Leia mais

Nutrition Fact Sheet Hidratos de Carbono e Saúde

Nutrition Fact Sheet Hidratos de Carbono e Saúde Nutrition Fact Sheet Hidratos de Carbono e Saúde A controvérsia ao redor do tema dos hidratos de carbono tem sido uma constante nos últimos tempos, na medida que uma franja populacional tem vindo a advogar

Leia mais

ABRANGÊNCIA METODOLOGIA

ABRANGÊNCIA METODOLOGIA PNS Pesquisa Nacional de Saúde 2013 Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas, Brasil, grandes regiões e unidades da federação Volume 1 ABRANGÊNCIA A Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Leia mais

CONSUMO E PADRÃO ALIMENTAR DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PRIVADA 1

CONSUMO E PADRÃO ALIMENTAR DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PRIVADA 1 CONSUMO E PADRÃO ALIMENTAR DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PRIVADA 1 Marjana Manenti 2, Joicinara Teixeira Do Amaral 3, Aline Bianca Lisboa Queiróz 4, Lígia Beatriz Bento Franz 5, Maristela Borin Busnello 6,

Leia mais

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 1º DIA - 13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA 08:00-09:00 ABERTURA 09:00-1030 VITAMINA D e SAÚDE 09:00-09:25 - Panorama da Adequação no Brasil 09:25-09:50 - Metabolismo e Catabolismo da vitamina D 09:50-10:15 -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA INGERIDA POR UNIVERSITÁRIOS: ÊNFASE NO CONSUMO DE PRODUTOS LÁCTEOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA INGERIDA POR UNIVERSITÁRIOS: ÊNFASE NO CONSUMO DE PRODUTOS LÁCTEOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Santiago Tavares Paes AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA INGERIDA POR UNIVERSITÁRIOS: ÊNFASE NO CONSUMO DE PRODUTOS LÁCTEOS Juiz

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA DA UNIFRA 1

PERFIL NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA DA UNIFRA 1 PERFIL NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA DA UNIFRA 1 TEIXEIRA, Giselle 2 ; BOSI, Greice 2 ; FONTOURA, Ethiene 2 ; MUSSOI, Thiago 2 ; BLASI,

Leia mais

Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos

Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos Januse Nogueira de Carvalho 1* ; Samuel de Sousa Nantes 2# ; Paolla Jessica da Cunha 3# ;Larissa Guerra Oliveira

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR Juciane Tonon Chinarelli 1 ; Renata Cristina Casale

Leia mais

Perfil socioeconômico e nutricional das crianças inscritas no programa de suplementação alimentar do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira

Perfil socioeconômico e nutricional das crianças inscritas no programa de suplementação alimentar do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira Perfil socioeconômico e nutricional das crianças inscritas no programa de suplementação alimentar do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira Juliana Mayo Helena Recht Pombo 1 Sandra M. M. Rodrigues

Leia mais

Recomendações Nutricionais, DRIs, Biodisponibilidade e Nutrigenômica

Recomendações Nutricionais, DRIs, Biodisponibilidade e Nutrigenômica 1 Recomendações Nutricionais, DRIs, Biodisponibilidade e Nutrigenômica Prof. Carlos Ovalle Introdução 2 O ser vivo alimenta-se para satisfazer duas necessidades básicas: Obter substâncias que lhe são essenciais

Leia mais

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância.

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância. Nas sociedades tradicionais, a alimentação é utilizada como componente fundamental da manutenção e recuperação da saúde, através de um código rigoroso de escolha e combinação de alimentos. Nas sociedades

Leia mais

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável CARTILHA TÉCNICA Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável Helen Mara dos Santos Gomes Mestranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo

Leia mais

Trabalho de Conclusão da Disciplina-TCD

Trabalho de Conclusão da Disciplina-TCD Trabalho de Conclusão da Disciplina-TCD História Anos 50: Era das proteínas Anos 70: Fiasco da proteínas Natureza multifatorial Descrição Desnutrição Energético- Proteico Definição Causas Ingestão insuficiente

Leia mais

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Avaliação Dados de 2013 Periodicidade: anual desde 2006 Público: maiores de 18 anos e residentes nas 26

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE IDOSOS QUE PARTICIPAM DE ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS DA CIDADE DE SABÁUDIA - PR

PERFIL NUTRICIONAL DE IDOSOS QUE PARTICIPAM DE ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS DA CIDADE DE SABÁUDIA - PR PERFIL NUTRICIONAL DE IDOSOS QUE PARTICIPAM DE ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS DA CIDADE DE SABÁUDIA - PR CASTILHO, D.; LOURIVAL, N. B. S. Resumo: O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil nutricional

Leia mais

A Nutrição e a Idade

A Nutrição e a Idade A Nutrição e a Idade ACTIS Universidade da Terceira Idade de Sintra Apresentação Licenciado em Ciências da Nutrição ISCSEM Mestre e Doutorando em Nutrição Clínica FCNAUP Docente na Licenciatura em Nutrição

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS SOUZA, J. P.; MARIN, T. Resumo O diabetes vem sendo considerado um grave problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi

Leia mais