Plano de Formação para 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Formação para 2015"

Transcrição

1 1 Plano de Formação para ª Fase Ação D - A indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação Formadora: Isabel Mesquita Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário Local: Escola Secundária de Santa Maria Descrição: Os problemas da indisciplina em sala de aula têm, desde os tempos imemoriais, importunado professores e administradores escolares. Os professores referem-se a este problema como um dos aspetos mais difíceis e perturbadores para quem leciona. O professor pode encontrar-se ansioso e frequentemente stressado com a necessidade de manter a disciplina e controlar os alunos, podendo mesmo, em casos mais graves, temer diariamente pela sua integridade moral e física. Ligados diretamente à autoridade do professor, os problemas de indisciplina surgem muitas vezes associados ao campo da relação pedagógica. Quando o professor tem a perceção de que esta relação não é bem conseguida poderá viver momentos de permanente ansiedade e insatisfação. Ação D Alcançar resultados desejáveis. Os desafios da escola. Papel do Professor. Formadora: Constança Azevedo Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário Local: Escola Secundária de Santa Maria Descrição: Esta ação visa utilizar metodologias de ensino mais eficazes em contextos inclusivos e partilhar os diferentes instrumentos de trabalho produzidos de forma a potenciar os recursos materiais de cada formando e do grupo. Ação D A Origem histórica das expressões portuguesas Formador: Sérgio Carvalho Destinatários: Grupos de recrutamento: 100, 110, 200, 210, 300, 310, 320, 330, 340, 400, 410 e 420 Descrição: Permitir um maior conhecimento da História da língua portuguesa; potenciar uma melhor compreensão dos contextos políticos, sociais, económicos, morais, literários e religiosos na formação do nosso idioma; maximizar o estudo da língua materna como instrumento pedagógico fundamental; Analisar as influências de outros idiomas no desenvolvimento da língua portuguesa, favorecer a ideia da construção da língua portuguesa numa análise sincrónica.

2 2 Ação D Programas e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Formadora: Ana Pires Destinatários: Grupo de Recrutamento 300 Local: Escola Secundária Leal da Câmara Descrição: O novo programa de Português agrega as Metas Curriculares com o objetivo de se constituir como um documento único coerente, que tem em conta as finalidades da disciplina, os conteúdos e os objetivos a atingir. Esta ação destina-se a permitir aos professores a correspondente atualização e aprofundamento de conhecimentos que possam contribuir para uma melhor docência e melhor aprendizagem dos alunos do Ensino Secundário. Ação D Introdução à Folha de Cálculo Excel Ferramentas Indispensáveis na Perspectiva do Professor/Utilizador Formador: Fernando Faria Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário Local: Escola Secundária de Santa Maria Descrição: Esta ação destina-se a fornecer aos professores um conjunto de competências que lhes permita a utilização de uma das mais usadas folhas de cálculo, na elaboração de documentos de apoio às atividades letivas Ação D Sistemas e medidas de controlo interno e de prevenção de riscos Formador: Marco Pinho Destinatários: Direções das Escolas Descrição: Este curso pretende dotar os participantes de conhecimentos na área de auditoria e controlo interno que lhes permitam estimular, responsabilizar e gerir com rigor e êxito. Assim no fim do curso os formandos serão capazes: Dominar os principais fatores relacionados com o planeamento e/ou acompanhamento das Operações internas; Conceber e implementar um sistema de controlo de gestão; Efetuar o diagnóstico de um sistema de controlo de gestão; Conceber, utilizar e analisar instrumentos de pilotagem. Fomentar a instauração de um Ambiente de Controlo Interno Eficiente e Permanente. Evitar Erros mais Frequentes dos Sistemas de Auditoria e do Controlo Interno que aumentam a burocracia e diminuem a Eficácia do Sistema. Esclarecer acerca do Governo das Sociedades e sua ligação com o Modelo de Gestão de Riscos. Conhecer as Novas Exigências dos Gestores relativas ao estabelecimento de um adequado Ambiente de Controlo Interno.

3 Ação D Voz Leitura e Relação Pedagógica Formador: Marco Mascarenhas Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial Local: Escola Secundária Santa Maria Descrição: Esta ação destina-se a contribuir para a melhoria da compreensão da leitura de textos, aperfeiçoando as técnicas de expressividade, enriquecimento do vocabulário, estimulação da memória, criatividade, capacidade de comunicação e, finalmente, um melhor relacionamento entre todas as formas de expressão. 3 Ação D Texto e contexto: Uma aproximação ao mundo bíblico à luz da história das civilizações Formador: Hans Vogel Destinatários: Professores dos grupos: 200, 290, 400 e 420 Local: Escola Secundária Mem Martins Descrição: Esta ação destina-se essencialmente ao aprofundamento e atualização do mundo bíblico, aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise de textos bíblicos e articulação com os conteúdos de outras disciplinares. PND Assistentes operacionais Ação PND Recreios Escolares e Prevenção da Violência Formadora: Inês Monteiro e Sónia Sousa Destinatários: Assistentes Operacionais Local: Escola Secundária Leal da Câmara Descrição: Nas últimas décadas, a problemática da violência escolar tem inclusive sido objeto de diversos intervenientes mais diretos da comunidade escolar, como docentes, alunos, funcionários, passando até pela comunidade em geral. É do conhecimento geral que as nossas crianças passam grande parte do seu dia na escola, onde as relações com os colegas, com os adultos e com o espaço envolvente são fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento. Muitas das atividades lúdicas e de lazer são experienciadas na escola, particularmente no espaço e tempo de recreio. É também nos recreios que as relações com os colegas são mais livres e espontâneas, mas é também aí que se verificam mais conflitos entre pares. Estudos envolvidos confirmam que as situações de violência escolar são mais frequentes nos recreios do que em qualquer outro espaço escolar. Pelo exposto, e devido à influência que os recreios exercem no desenvolvimento dos nossos alunos, tornase imperioso refletirmos e intervirmos neste espaço das nossas escolas, tornando-os cada vez mais locais aprazíveis, de qualidade, harmoniosos e seguros.

4 Assistentes técnicos Ação D POC Educação Formador: Marco Pinho Destinatários: Assistentes Técnicos Descrição: Compreender os conceitos fundamentais e a aplicação às escolas da contabilidade pública/digráfica. Conhecer, através de exercícios práticos, o conteúdo do POCE, a sua aplicação à especificidade das escolas e dos métodos e técnicas necessárias para a elaboração, interpretação e análise das demonstrações financeiras. Habilitar os participantes com noções gerais de contabilidade analítica, por forma a permitir a sua implementação nos serviços, tendo em vista a determinação e análise à avaliação dos resultados de gestão. Desenvolver conhecimentos técnicos especializados nas áreas da gestão financeira, orçamental e patrimonial, que permitam uma eficiente gestão financeira nos serviços públicos, relevando a importância e formas de prestação de contas, de gestão do património, de contratos de aprovisionamentos e de stocks, os sistemas de controlo (interno) e os serviços partilhados. Conhecer o regime de prestação de contas ao Tribunal de Contas e demais entidades públicas. 4 Cofinanciada pela CMS e Rede de Bibliotecas Escolares Pessoal Docente Ação D Aprender com a Biblioteca Escolar: Integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos média e da informação nas aprendizagens Formadora: Fátima Rocha Destinatários: Professores Bibliotecários Descrição: Destina-se promover a reflexão e o conhecimento da biblioteca escolar como um conjunto de standards de aprendizagem, orientações e exemplos definidores da sua ação curricular e formativa no campo da literacias da leitura, dos média e da informação. Pessoal Não Docente Ação D Organização e funcionamento da Biblioteca Escolar. Recursos e Serviços Curso: 150 h (Divididas em 3 módulos de 50 horas) Formadora: Fátima Rocha Destinatários: Assistentes Operacionais Descrição: A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondem às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de recursos, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos. Em fase de Acreditação.

5 5 Cofinanciada pela CMS e Agrupamento de Escolas Algueirão Pessoal Docente Ação D - Introdução à Folha de Cálculo Excel Ferramentas Indispensáveis na Perspectiva do Professor/Utilizador Agrupamento de Escolas Algueirão Formador: Fernando Faria Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas Algueirão Local: Escola Básica 2, 3 Mestre Domingues Saraiva Descrição: Esta ação destina-se a fornecer aos professores um conjunto de competências que lhes permita a utilização de uma das mais usadas folhas de cálculo, na elaboração de documentos de apoio às atividades letivas Ação D Congresso A Indisciplina e sucesso escolar Agrupamento de Escolas Algueirão Curso: 15 h Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas Algueirão Local: Escola Básica 2, 3 Mestre Domingues Saraiva Em fase de acreditação. Ação D - A autoavaliação nas organizações escolares. Como atuar? Agrupamento de Escolas Algueirão Curso: 15 h Formadora: Melissa Marmelo Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas do Algueirão Local: Escola Básica 2, 3 Mestre Domingues Saraiva Descrição: Fomentar a reflexão participada sobre o desempenho da organização escolar. Incentivar o trabalho em equipa no âmbito da autoavaliação. Contribuir para a difusão dos conhecimentos e competências adquiridas.

6 6 Pessoal Não Docente Agrupamento de Escolas Algueirão Ação D O Assistente Operacional e as TIC no apoio ao processo de ensino aprendizagem Workshop: 6 h Formador: Fernando Faria Destinatários: Assistentes Operacionais Local: Escola Básica 2, 3 Mestre Domingues Saraiva Cofinanciada pela CMS, Agrupamento de Escolas de Mem Martins e Escola Superior de Saúde do Alcoitão Pessoal Não Docente Agrupamento de Escolas Mem Martins Ação D Sensibilização às problemáticas da Educação Especial Workshop: 3 h Formadores: Departamento de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Alcoitão Destinatários: Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mem Martins e Outros interessados Local: Escola Secundária Mem Martins Cofinanciada pela CMS e Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha Ação D Turma A e B - A indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha Formadora: Isabel Mesquita Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha Local: Escola Básica 2, 3 Visconde de Juromenha Descrição: Os problemas da indisciplina em sala de aula têm, desde os tempos imemoriais, importunado professores e administradores escolares. Os professores referem-se a este problema como um dos aspetos mais difíceis e perturbadores para quem leciona. O professor pode encontrar-se ansioso e frequentemente stressado com a necessidade de manter a disciplina e controlar os alunos, podendo mesmo, em casos mais graves, temer diariamente pela sua integridade moral e física. Ligados diretamente à autoridade do professor, os problemas de indisciplina surgem muitas vezes associados ao campo da relação pedagógica. Quando o professor tem a perceção de que esta relação não é bem conseguida poderá viver momentos de permanente ansiedade e insatisfação.

7 7 Cofinanciada pela CMS e Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro Ação D Liderança em Ambiente Escolar Responsáveis Intermédios Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro Formador: José Miguel Oliveira Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas do Ferreira de Castro Local: Escola Básica 2, 3 Ferreira de Castro Descrição: Problematizar as dimensões associadas à liderança nas escolas, identificando o papel dos responsáveis intermédios na implementação do projeto educativo. Desenvolver competências associadas à gestão, motivação e envolvimento de grupos e equipas. Em fase de Acreditação. Cofinanciada pela Direção-Geral de Educação Equipa de Educação Artística-Teatro, CMS e Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos Ação D O Desenvolvimento Curricular em Artes Metodologias e Práticas Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos Oficina: 50 h Formadora: Elisa Marques Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas do Escultor Francisco dos Santos Local: Escola Básica 2, 3 Escultor Francisco dos Santos Descrição: Constata-se que a formação inicial de professores e educadores é muito incipiente na área das artes, visto a maioria dos docentes não ter conjunto organizado de capacidades e saberes que lhes permitam organizar a sua prática letiva nestas áreas. Assinala-se, ainda, que a formação inicial reforça essencialmente os aspetos do fazer nas diferentes áreas, existindo uma ausência dos processos interpretativos e reflexivos no domínio das artes. Assinala-se também que, o facto de haver em muitos AE a coadjuvação no 1º CEB, se torna benéfico que os profissionais que fazem a referida coadjuvação usufruam desta formação e da integração no PEEA, sendo esta uma aspiração dos Diretores de Agrupamentos. A decorrer. Workshop - Geo Leitura O Smarthphone e a leitura Destinatários: Educadores e Professores Formador: Nuno Ratão Duração: 4h Descrição:

8 8 Workshop - Acesso à informação em dispositivos móveis Riscos, oportunidades e desafios Destinatários: Educadores e Professores Formador: A designar Duração: 4h Conferência - Que fazer com esta escola? A Escola Pública da crise, ou crise da Escola Pública? Destinatários: Educadores e Professores Duração: 6h Local: Auditório da Escola Secundária de Santa Maria Conferência - Ser professor no século XXI. A condição e a razão. Destinatários: Educadores e Professores Duração: 6h Local: Auditório da Escola Secundária de Santa Maria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra Inscrições até dia 18 de fevereiro Pessoal Docente 02.2016D 03.2016D A emergência da escrita no pré-escolar. Uma abordagem à escrita em contexto pré-escolar. Práticas Musicais: técnicas de execução instrumental

Leia mais

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra 02.2015D 03.2015D A indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação (a) Alcançar resultados desejáveis. Os desafios da escola. Papel do Professor. Ensinos Básico e Secundário Educadores de Infância

Leia mais

Plano de Formação para 2014

Plano de Formação para 2014 1 Plano de Formação para 2014 1ª Fase Ação 02.2014D - A indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação Formadora: Isabel Mesquita Destinatários: Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário

Leia mais

Actividade Formação

Actividade Formação Centro de da Associ de Escolas de Sintra Avali Externa da Dimensão Científica-Pedagógica Coorden Condição Avalia Avaliadores Supervisão e Coorden Total de professores de professores envolvi 42 40 12 94

Leia mais

Plano de formação e atividades ª fase Ações financiadas pela C.M. Sintra

Plano de formação e atividades ª fase Ações financiadas pela C.M. Sintra 1 Plano de formação e atividades 2016 1ª fase Ações financiadas pela C.M. Sintra - A emergência da escrita no pré-escolar. Uma abordagem à escrita em contexto pré-escolar Formadora: Manuela Guedes Destinatários:

Leia mais

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra 1ª Fase Pessoal Docente 02.2014D A indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação do Ensino Básico e 25 1 Isabel Mesquita Fevereiro: 3, 5, 10, 12, 17 (18:30-21.30) 19, 26 (18:00-21.30) 03.2014D Criação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO. Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. Ano letivo 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes. (Paulo Freire) Índice Introdução... 2 Objetivos... 3 Destinatários do Plano de Formação... 4 Etapas de Concretização

Leia mais

Actividade Formação

Actividade Formação Centro de Form da Associ de Escolas de Sintra Actividade 2014 Avali Externa da Dimensão Científica-Pedagógica Coorden Condição Avalia Avaliadores Supervisão e Coorden Total de professores de professores

Leia mais

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra Formação 2014 Gratuita - 2ª Fase (Incrições 28/04 a 05/05/2014) Pessoal Docente Nº Acção Mod. Destinatários Nº horas Nº Créd Formador Local Calendarização 11.2014D Interdisciplinaridade didática e inovação

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS 1 Medidas a implementar: Projeto PEDAGOGIA (Pedagogia e Comportamento) Projeto PARES (Pais de Alto Rendimento EScolar)

Leia mais

Plano de Formação

Plano de Formação Plano de Formação 2015-2017 Índice NOTA INTRODUTÓRIA... 2 PÚBLICO-ALVO... 2 OBJETIVOS GERAIS... 2 EXPLICITAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES... 3 ÁREAS PRIORITÁRIAS DE FORMAÇÃO... 4 ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO...

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AVERT PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AVERT PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AVERT PLANO DE MELHORIA DO AGRUPAMENTO 1 Introdução Um Plano de Melhoria é um instrumento fundamental para potenciar o desempenho académico dos alunos e a qualidade

Leia mais

PLANO DE MELHORIA QUADRIÉNIO 2014/2018

PLANO DE MELHORIA  QUADRIÉNIO 2014/2018 PLANO DE MELHORIA QUADRIÉNIO 2014/2018 Índice Nota Introdutória... 1 1. Resultados da Avaliação Externa... 2 2. Plano de de Melhoria... 4 3. Acompanhamento e divulgação... 6 Nota Introdutória O presente

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2015/2016

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2015/2016 PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO A formação e atualização dos percursos profissionais surge como um imperativo da sociedade moderna em todos os seus sectores e em particular

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2014/2015 Plano de Formação do Agrupamento 2 INTRODUÇÃO A formação e atualização dos percursos profissionais surgem como um imperativo da sociedade moderna

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREAMUNDE. Plano de Formação do Agrupamento 2015/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREAMUNDE. Plano de Formação do Agrupamento 2015/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREAMUNDE Plano de Formação do Agrupamento 2015/2017 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento do Plano de Formação... 4 3. Recursos Humanos e Físicos... 6 4. Objetivos Gerais...

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Secundária Henrique Medina 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Secundária Henrique Medina

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE

PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE 2015-2017 Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. NECESSIDADES DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO... 4 2.1 Pessoal Docente... 4 2.2 Pessoal Não Docente... 11

Leia mais

Agrupamento de Escolas nº4 de Évora Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia 1. ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Agrupamento de Escolas nº4 de Évora Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia 1. ÁREAS DE INTERVENÇÃO 1. ÁREAS DE INTERVENÇÃO 1.1. IMPLEMENTAR A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR - Aprimorar ação educativa. Otimizar o desempenho de funções de coordenação. Valorizar a centralidade da escola e do

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Ourique

Agrupamento de Escolas de Ourique Agrupamento de Escolas de Ourique Plano de Melhoria Ano Letivo 2014-2015 1 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 PLANO DE MELHORIA 3 PRIORIDADES 3.1 PRIORIDADE A APROVEITAMENTO DOS ALUNOS 3.2 PRIORIDADE B ARTICULAÇÃO

Leia mais

REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PROGRAMA TEIP3 REFERENCIAL PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO setembro de 2017 DGE / EPIPSE Programa TEIP3 Página 1 de 5 A Direção-Geral da Educação, através da EPIPSE, pretende apoiar os

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL REGULAMENTO INTERNO 2014 PARTE IV BIBLIOTECA ESCOLAR/CENTRO DE RECURSOS (BE/CR) Índice Artigo 1º - Constituição... 3 Artigo 2º - Definição... 3 Artigo 3º - Enquadramento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA Plano de Formação do Agrupamento 2015/2018 Índice 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento do Plano de Formação... 4 3. Diagnóstico... 6 4. Objetivos Gerais...

Leia mais

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais Registo de Acreditação: CCPFC/ENT-AE-1201/14 Plano 2014/15

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais Registo de Acreditação: CCPFC/ENT-AE-1201/14 Plano 2014/15 Plano Formação - 2014/15 Centro Formação Escolas do Concelho Cascais Registo Acreditação: CCPFC/ENT-AE-1201/14 Escola Se: Escola Secundária S. João do - Rua Brito Camacho, S. João do 2769-501 ; Formador

Leia mais

Registo nº CCPFC/ACC-85073/15 Validade: dom,

Registo nº CCPFC/ACC-85073/15 Validade: dom, Promoção de Competências Psicossociais e de Hábitos de Vida Saudáveis no 3ºciclo Destinatários: Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico Registo nº CCPFC/ACC-88231/16 Validade: qui, 2019-10-10 PASSE-Programa

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE FORMAÇÃO CFAES / DGE / AML

PROPOSTA DE PLANO DE FORMAÇÃO CFAES / DGE / AML Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra CCPFC/ENT AE 1288/17 PROPOSTA DE PLANO DE FORMAÇÃO - 2019 1- Autonomia e Flexibilidade Curricular aprendizagem baseada em metodologia de projecto Registo:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Código 160635 [2016/2018] (DGE) PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA ÍNDICE 1. Identificação do Agrupamento de Escolas Viseu Norte... 2 2. Compromisso social do Agrupamento / Histórico e metas de sucesso... 2 3.

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CFAE BEIRA MAR JUNHO DE 2013

PLANO DE AÇÃO DO CFAE BEIRA MAR JUNHO DE 2013 11.2 7.2 (só para educadores ou professores da Unidade Orgânica assinalada). Esta formação pode ser contratualizada [com custos diretos para os formandos ou U.O.] ou Pro Bono por parte do formador [sem

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 O projeto TEIPII, no qual este agrupamento está integrado, tem por grandes metas melhorar os índices de sucesso escolar, reduzir o abandono escolar precoce sem a escolaridade

Leia mais

Índice 1. Introdução. 2. Explicitação das necessidades diagnosticadas Objetivos a atingir.

Índice 1. Introdução. 2. Explicitação das necessidades diagnosticadas Objetivos a atingir. Índice 1. Introdução. 3 2. Explicitação das necessidades diagnosticadas... 4 3. Objetivos a atingir. 5 4. Identificação das áreas de a desenvolver 6 4.1 Pessoal Docente... 7 4.1.1 Departamento do Pré-escolar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Apresentação do Projecto Educativo 2010-2013 O que é um Projecto Educativo? Um Projecto Educativo é um documento que contém as orientações para a organização do

Leia mais

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor António de Jesus Seixas Recondução de Diretor QUERER MAIS E MELHOR, CAMINHANDO JUNTOS, POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE RUMO À EXCELÊNCIA. A minha filosofia de gestão participada assenta numa liderança partilhada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE PLANO DE FORMAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE PLANO DE FORMAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE PLANO DE FORMAÇÃO 2015-2016 Secção de Formação Dezembro de 2015 Índice Introdução -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Autoavaliação Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

Autoavaliação Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra JI do Cacém n.º 2 EB1 de Mira Sintra n.º 1 EB1 de Mira Sintra n.º 2 EB1 de Lopas EB1 de Meleças EB1 Dr. António Torrado EB2,3 D. Domingos Jardo ES Matias Aires

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC SETEMBRO DE 2013 FUNDAMENTOS DO PLANO DE MELHORIA 2013/2015 O Agrupamento assume-se como construtor de uma visão

Leia mais

Plano de Melhoria 2016/2019

Plano de Melhoria 2016/2019 Plano de Melhoria 20162019 Outubro 2016 20162017 Índice INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 4 ÁREAS DE MELHORIA... 4 IMPLEMENTAÇÃO E MONITORIZAÇÃO... 5 PLANO DE MELHORIA... 6 CONCLUSÃO... 18 ANEXOS... 19 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Plano de Ação Estratégica

Plano de Ação Estratégica Plano de Ação Estratégica Maio/Junho - 2016 Formadora: Maria de Lurdes Freitas Costa Formandos: Artur Manuel Freire Abreu Carlos Jorge Mamede Carvalheira Almeida Fernanda Paula Magalhães Vale Marques Isabel

Leia mais

PLANO DE MELHORIAS EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA

PLANO DE MELHORIAS EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA PLANO DE MELHORIAS EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA ABRIL DE 2016 Índice NOTA INTRODUTÓRIA... 4 FICHA DE AÇÃO DE MELHORIA Nº1... 6 FICHA DE AÇÃO DE MELHORIA Nº2... 8 FICHA DE AÇÃO DE MELHORIA Nº3... 9 FICHA

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 3ª INTERVENÇÃO. Início 21 de junho de Fim 23 de junho de 2016

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 3ª INTERVENÇÃO. Início 21 de junho de Fim 23 de junho de 2016 RELATÓRIO DA 3ª INTERVENÇÃO Área territorial da IGEC SUL Agrupamento ou Escola Data da intervenção Código 170574 Designação AE Vale Aveiras Início 21 de junho de 2016 Fim 23 de junho de 2016 PLANEAMENTO

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Promoção de Obras e Autores Livro da semana na Biblioteca de Apresentação de autores convidados: Fernanda Santos - "O rapaz que ouvia o acordar das águas" (3 de novembro de 06) Beatriz Lamas Oliveira -

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria

Plano de Ações de Melhoria Plano de Ações de Escola Básica Elias Garcia Escola Básica Miquelina Pombo J. I. da Sobreda 2014/2015 1 INTRODUÇÃO O presente plano de ações de melhoria 2014/15 - resulta da avaliação do plano de ações

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA

AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA SETEMBRO 2014 Enquadramento O presente documento surge na sequência do processo de Avaliação Externa realizada ao Agrupamento de Escolas Santos Simões

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas

Leia mais

Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola Básica 2/3 de Tortosendo. Escola Básica N.º 2 de Paul EB1 Montes Hermínios. EB1 Largo da Feira

Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola Básica 2/3 de Tortosendo. Escola Básica N.º 2 de Paul EB1 Montes Hermínios. EB1 Largo da Feira Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola Básica 2/3 de Tortosendo Escola Básica N.º 2 de Paul EB1 Montes Hermínios EB1 Largo da Feira Ano letivo: 2015/2017 Regulamento das Bibliotecas Escolares / Centro

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro Idanha-a-Nova

Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro Idanha-a-Nova Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro Idanha-a-Nova Plano Plurianual de Atividades Documento de planeamento que define, em função do projeto educativo, os objetivos, as formas de organização e

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

Plano de Formação Agrupamento de Escolas N.º2 de Rio Tinto 2013/2014

Plano de Formação Agrupamento de Escolas N.º2 de Rio Tinto 2013/2014 Plano de Formação Agrupamento de Escolas N.º2 de Rio Tinto 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE RIO TINTO, GONDOMAR INTRODUÇÃO No cumprimento do estipulado no Estatuto da Carreira Docente e procurando

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Final

Plano de Ações de Melhoria Final Plano de Ações de Melhoria Final PAM Final 2016/2017 Setembro de 2017 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação e

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico 2011 Planeamento Estratégico Autoavaliação 2017/2018 Melissa Dezembro de 2017 [Escrever o nome da empresa] 01-01-2011 1 MMA 2011 Índice 1. Enquadramento estratégico da autoavaliação... Erro! Marcador não

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria 2016 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas

Leia mais

AÇÃO ESTRATÉGICA Reformulação para o ano letivo 2016/2017 PLANO PLURIANUAL DE MELHORIA

AÇÃO ESTRATÉGICA Reformulação para o ano letivo 2016/2017 PLANO PLURIANUAL DE MELHORIA AÇÃO ESTRATÉGICA Reformulação para o ano letivo 2016/2017 PLANO PLURIANUAL DE MELHORIA (2014/2017) Avis, julho de 2016 6. Ação Estratégica 2016/2017 Eixo 1 Apoio à melhoria das aprendizagens Ação: MSE

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Miguel Torga 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas Miguel

Leia mais

CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. MANDATO de 2017 a Mandato de 2017 a

CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. MANDATO de 2017 a Mandato de 2017 a CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO MANDATO de 2017 a 2021 1 Nome do Diretor: Manuel Soares Amorim Escalão: 8º Grupo de recrutamento: 240 Período de avaliação: 01/09/2017

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA/ATIVIDADES

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA/ATIVIDADES PLANO DE ESTRATÉGICA/ATIVIDADES DIRETOR ORGANIZ PEDAGÓGICA Otimizar a ação educativa. Otimizar o desempenho de funções de coordenação. Elaborar um Plano Anual de Atividades que contemple: Atividades curriculares;

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE VIANA DO CASTELO. Ana Isabel Soares - Diretora do CFCVC

CENTRO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE VIANA DO CASTELO. Ana Isabel Soares - Diretora do CFCVC DE VIANA DO CASTELO Ana Isabel Soares - Diretora do CFCVC PLANO DE FORMAÇÃO 205-206 PESSOAL DOCENTE Período de Destinatários Formador(es) Horas A Prática Letiva Ligada a Crianças e Jovens com Deficiência

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas da Abrigada Distrito de Lisboa Concelho de Alenquer Data da intervenção: de 08-05-2018 a 15-05-2018

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora 2016 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO 2014/2017 ÍNDICE Página 1. Nota introdutória.. 2. Destinatários. 3. Guião operacional do Plano de Formação e de atualização 3.1. Pessoal docente e técnicos especializados.

Leia mais

PLANO DE MELHORIA

PLANO DE MELHORIA Agrupamento de Escolas D. Sancho I PLANO DE MELHORIA 2016-2018 Elaborado nos termos previstos na Recomendação nº 1/2011 da IGEC Áreas de melhoria apontadas na Externa concluída em 20/01/2016. Uma escola

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Vale D'Este 2016 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas Vale D'Este

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO () Ano letivo 2014/ O plano de ação do que se segue foi elaborado tendo por base o Plano Estratégico do Agrupamento, emanando dos seus quatro objetivos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho. Plano de Formação 2016/ /2018

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho. Plano de Formação 2016/ /2018 Agrupamento Escolas Álvaro Velho Plano 2016/2017 2017/2018 Plano Ação Estratégico (2016-2018) * e) Gestão Conflitos em contextos escolar Supervisão Pedagógica e Prática Docente Desenvolver competências

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Página 1 Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico 2011 Planeamento Estratégico Autoavaliação 2016/2017 Melissa [Escrever o nome da empresa] Janeiro de 2017 01-01-2011 1 MMA 2011 Índice 1. Enquadramento Estratégico da Autoavaliação... 3 1.1. Introdução...

Leia mais

Representante dos Pais/Encarregados de Educação (Pais/EE) Ana Bela Urbano

Representante dos Pais/Encarregados de Educação (Pais/EE) Ana Bela Urbano novembro 2014 Coordenadora Paula Isabel Almeida Costa Representantes do Pessoal Docente Ana Luísa Sousa Mendes Alves Cátia Hedviges Rosa Marques Cecília Maria Araújo Afonso Isabel Mª Candeias Serralheiro

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Daniel Faria Distrito do Porto Concelho de Paredes Data da intervenção: de 15-05-2018 a 22-05-2018

Leia mais

Plano de Formação Interna 2015/2017

Plano de Formação Interna 2015/2017 Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora 135562 Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia Plano de Formação Interna 2015/2017 outubro 2015 Introdução Este plano surge da necessidade demonstrada pelos

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 O Projeto de ações de melhoria 15/16 resulta da triangulação de diferentes fontes de informação: Relatório de Diagnóstico Organizacional (2015), Relatório

Leia mais

PLANO FORMAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

PLANO FORMAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA 2015-2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO FORMAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA Índice ENQUADRAMENTO LEGAL... 2 CONTEXTO ECOLÓGICO DO AGRUPAMENTO... 2 Breve Caracterização...

Leia mais

Escrito por Administrador Quinta, 05 Fevereiro :48 - Actualizado em Terça, 10 Novembro :11

Escrito por Administrador Quinta, 05 Fevereiro :48 - Actualizado em Terça, 10 Novembro :11 Plano de Ação e Plano Estratégico do Agrupamento 1.Plano de Ação Para dar consecução à missão e aos valores, pretende o Agrupamento desenvolver uma ação educativa alicerçada num conjunto de princípios

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ESCOLAR [2016/2018]

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ESCOLAR [2016/2018] PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ESCOLAR [2016/2018] Aprovado em Conselho Pedagógico 29 de junho de 2016 Aprovado em Conselho Geral 08 de julho de 2016 Agrupamento de Escolas Professor Armando

Leia mais

Plano de Melhoria. Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito

Plano de Melhoria. Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito 2015 2017 Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito Na sequência da Avaliação Externa ao Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, em abril de 2015 e com a auditoria realizada em março de 2015 no

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Intermédio

Plano de Ações de Melhoria Intermédio Plano de Ações de Melhoria Intermédio PAM Intermédio 2018/2019 Março de 2019 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE

PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE 2017-2019 Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. NECESSIDADES DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO... 4 2.1 Pessoal Docente... 4 2.2 Pessoal Não Docente... 8

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Carvalhos. PLANO DE MELHORIA a

Agrupamento de Escolas de Carvalhos. PLANO DE MELHORIA a PLANO DE MELHORIA 2015-2016 a 2018-2019 Autoavaliação Plano de Melhoria 2015-2016 a 2018-2019 Índice Introdução... 3 Resultados da Avaliação... 4 Plano de Melhoria da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIA 15/16 O Projeto de ações de melhoria 15/16 resulta da triangulação de diferentes fontes de informação: Relatório de Diagnóstico Organizacional (2015), Relatório

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO DE MELHORIAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO DE MELHORIAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO DE MELHORIAS 2016-2017 JULHO 2016 SUMÁRIO Sumário... 2 Enquadramento... 3 Diagnóstico... 4 Pontos fortes... 4 Áreas de melhoria... 4 Áreas de Melhoria enquadradas

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2016-2018 Aprovado pelo Conselho Pedagógico em 06 de julho de 2016-07-08, para emissão de parecer pelo Conselho Geral O Presidente do Conselho Pedagógico Renato Jorge Cruz Carneiro

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE AÇÃO ESTATÉGICA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE AÇÃO ESTATÉGICA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE AÇÃO ESTATÉGICA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Guimarães, 21 de novembro de 2018 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. MEDIDA 1 Melhor ensino, melhor

Leia mais

Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria. Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação

Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria. Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação Enquadramento Equipa de autoavaliação Representantes do PD José Bentes Guerreiro

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Básica

Leia mais

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2013/2015

PLANO DE MELHORIA  ANO LETIVO 2013/2015 PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2013/2015 Introdução Numa primeira fase o plano inicial resultou do processo de avaliação externa de que o Agrupamento foi objeto no período de 16 a 18 de março de 2011 e assenta

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA Leça da Palmeira, Julho 2012 0 INDICE Introdução. Relatório da avaliação externa..

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 2ª INTERVENÇÃO

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 2ª INTERVENÇÃO ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA RELATÓRIO DA 2ª INTERVENÇÃO Área territorial da IGEC SUL Agrupamento ou Escola Código 171591 Designação Agrupamento de Escolas do Algueirão Data da intervenção Início 18.01.2017

Leia mais

Matriz Modelo (a que se refere o n.º5 do artigo 3.º) Plano de Ação Estratégica. 1. Identificação do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada:

Matriz Modelo (a que se refere o n.º5 do artigo 3.º) Plano de Ação Estratégica. 1. Identificação do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada: Matriz Modelo (a que se refere o n.º5 do artigo 3.º) Plano de Ação Estratégica 1. Identificação do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada: Agrupamento de Escolas de Benavente 2. Compromisso social

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas de

Leia mais

Equipa Coordenadora da autoavaliação do Agrupamento. Autoavaliação 2014/2017

Equipa Coordenadora da autoavaliação do Agrupamento. Autoavaliação 2014/2017 Equipa Coordenadora da autoavaliação do Agrupamento Autoavaliação 2014/2017 Equipa Coordenadora da autoavaliação do Agrupamento Avaliar uma escola não é uma questão de medir ou hierarquizar variáveis a

Leia mais

2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO

2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3. LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES 4. S DE FORMAÇÃO 4.1. PESSOAL DOCENTE 4.2. PESSOAL NÃO DOCENTE ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS 4.3. PESSOAL NÃO

Leia mais

Plano de Melhoria. Avaliação Externa IGEC. 13 a 16 de abril 2015

Plano de Melhoria. Avaliação Externa IGEC. 13 a 16 de abril 2015 Plano de Melhoria Avaliação Externa IGEC 13 a 16 de abril 2015 Agosto de 2015 1 ÍNDICE Introdução 3 Metodologia usada 3 Pontos fortes e áreas de melhoria. 3 Plano de melhoria 6 Nota relativa a crédito

Leia mais

2017/2018 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

2017/2018 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento 2017/2018 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento Plano de Ação de Melhoria ÍNDICE 1- Introdução 2 2- Estrutura do Plano de Melhoria 2 3- Visão Global do Plano 3 4- Fichas de Ação de Melhoria 4

Leia mais

2 - Encaminhar e apoiar em terapia da fala ou psicoterapia, em caso de necessidade;

2 - Encaminhar e apoiar em terapia da fala ou psicoterapia, em caso de necessidade; Construir para aprender 1.º ano, 2.º ano, Sucesso deficitário no 1º e 2º ano de escolaridade (24%). Elevado número de alunos com: - imaturidade (dificuldade no controlo de impulsos, na atenção/concentração,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Secundária de Viriato 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Secundária de Viriato Concelho

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico 2011 Planeamento Estratégico Autoavaliação 2012/2013 e 2013/2014 Melissa [Escrever o nome da empresa] 4 de fevereiro de 2013 01-01-2011 1 MMA 2011 Índice 1. Enquadramento estratégico da... 3 1.1. Introdução...

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico 2011 Planeamento Estratégico Autoavaliação 2014/2015 e 2015/2016 Melissa [Escrever o nome da empresa] 01-01-2011 Maio 2015 1 MMA 2011 Índice 1. Enquadramento estratégico da autoavaliação... 3 1.1. Introdução...

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 ÍNDICE 1. 2. 3. 4. Introdução Caracterização do contexto geral de desenvolvimento do plano Caracterização do contexto específico de desenvolvimento do plano Guião operacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANO DE MELHORIA 1. Contextualização do processo De acordo com a recomendação n.º 1/2011 do Conselho Nacional de Educação apresenta-se o Plano de Melhoria da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel Estremoz.

Leia mais

Carta de Missão. Página 1 de 6

Carta de Missão. Página 1 de 6 Carta de Missão Ministério: Ministério da Educação Serviço: Direção-Geral da Educação (DGE) Cargo e Titular: Subdiretor-Geral Período da Comissão de Serviço: 5 anos 1. Missão da DGE: A DGE tem por missão

Leia mais