Guia Completo de Produção de Conteúdo - MOT Digital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia Completo de Produção de Conteúdo - MOT Digital"

Transcrição

1

2 Luísa Barwinski é fundadora da MOT Digital, empresa focada em cursos, palestras e projetos de consultoria em marketing digital. Desenvolveu estratégias online para clientes dos mais diversos setores nos últimos 10 anos. Mestranda em marketing, com ênfase no comportamento do consumidor, busca compreender como as marcas podem melhorar o relacionamento com o seu público em meios digitais.

3 ÍNDICE 1. Introdução 2. O que é um bom conteúdo e como fazê-lo? 3. Planejamento de Conteúdo 101 Pesquisar Analisar Documentar 4. Como estudar meu público-alvo? 5. Como escolher os canais nos quais vou publicar? Quais os objetivos de cada canal? Como justificar minha presença nestes canais? 6. Dicas para escrever para qualquer público-alvo 7. Qual linguagem devo utilizar com o meu público-alvo? 8. Como produzir conteúdo para todos os seus canais? Fracionamento de conteúdo Reaproveitamento de conteúdo 9. Conclusão

4 Introdução A produção de conteúdo tem ganhado um papel cada vez mais relevante dentro das atividades de marketing digital. Isso se deve ao fato de que o consumidor nunca esteve tão alerta e curioso sobre as suas novas compras. Segundo o Google Consumer Barometer, que avalia as tendências do consumidor na internet, os principais hábitos pré-compra no Brasil envolvem buscar inspiração ou ideias (23%), descobrir marcas relevantes em um segmento (31%), comparar produtos, preços ou funções (44%) e buscar opiniões, avaliações ou conselhos (26%). Sem conteúdo, seria completamente impossível atender às demandas do consumidor moderno. Por isso, as marcas têm adotado a postura de buscar responder a estas necessidades, ajudando a educar seu mercado e criando boas práticas. Por isso, produzir conteúdo não é só uma moda que logo vai ser esquecida. Cada vez mais vemos empresas entendendo que a produção de conteúdo seja ele para blogs, redes sociais, etc é tão importante quanto o produto ou serviço que elas oferecem. É justamente por existir essa grande necessidade que muitas empresas acabam se sentindo um pouco atordoadas quando chega a hora de dar este grande salto e começar a produzir conteúdos para o seu público-alvo. Pensando nisso, decidimos criar este guia rápido para ajudar na organização do seu planejamento e na própria produção do seu conteúdo.

5 O que é um bom conteúdo e como fazê-lo? Antes de começarmos a colocar a mão na massa e de fato apresentarmos uma metodologia para produção de conteúdo, é hora de falarmos sobre o que é um bom conteúdo e por que todo mundo diz que é preciso ter conteúdo relevante. Em primeiro lugar, sim, você precisa ter conteúdo relevante. Mas o que significa isso, afinal? Você já deve ter cansado de ouvir por aí que conteúdo é rei e que a chave do sucesso é ter bom conteúdo. O fato é pouca gente consegue explicar o que isso significa sem enrolar ou usar termos complicados. Por isso, trouxemos esta definição para facilitar a sua vida: Um bom conteúdo ou um conteúdo relevante nada mais é do que dar informações importantes para o seu futuro cliente no momento em que ele buscar por elas. É mostrar para ele que você entendeu de fato as necessidades e problemas pelos quais ele está passando e que encontrou uma forma de ajudá-lo a tomar decisões melhores.

6 O que é um bom conteúdo e como fazê-lo? Por isso, um bom conteúdo é aquele que tem foco total no seu público-alvo. Um bom conteúdo é sobre o público-alvo e não sobre a sua empresa. Estamos entendidos? Tendo isso claro, você já tem o ponto de partida para colocar a mão na massa e criar o famoso conteúdo relevante. Nos próximos tópicos vamos falar sobre o planejamento e a produção propriamente dita deste conteúdo.

7 Planejamento de Conteúdo 101 Como falamos agora há pouco, um bom conteúdo precisa ter planejamento. Para que este planejamento funcione, é necessário passar por três etapas muito importantes: pesquisa, análise e documentação. Sem isso, você estará gastando seu tempo e o seu português à toa, sem saber exatamente para quem e para que o seu conteúdo servirá. Vamos entender melhor cada uma destas fases e o que deve ser feito nelas.

8 Pesquisar Começamos nosso planejamento por uma pesquisa completa do que está acontecendo no seu segmento de mercado. Para isso, precisamos observar os seguintes pontos: Quem são os seus concorrentes? Quem é o seu público-alvo em potencial? Quais são os principais canais para o seu mercado? Quais são os principais assuntos tratados pelo público nestes canais?

9 Pesquisar Para fazer esta pesquisa você precisará de algumas ferramentas que podem ser encontradas quase que de graça. São elas: Google Redes sociais (páginas, grupos, fóruns etc) Editor de texto para anotar o que você encontrar Editor de slides para apresentar a sua pesquisa Papel e caneta Nesta etapa você precisará exercitar bastante a sua curiosidade e seu senso de investigação. É importante saber que por enquanto você está apenas fazendo uma lista bem completa de referências importantes para o andamento das próximas fases.

10 Analisar Anotadas as primeiras referências, é hora de fazer uma análise completa das informações que foram reunidas. É bem provável que você passe mais tempo nesta fase, se compararmos às outras, porque é preciso mergulhar um pouco mais no que você encontrou em um primeiro momento.

11 Análise SWOT O primeiro passo é fazer uma Análise SWOT do seu segmento de mercado e da sua empresa. Em bom português, a análise SWOT envolve conhecer as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Apesar de não ser nada revolucionário, este tipo de análise pode trazer boas observações para o seu planejamento. Assim, você irá encontrar pontos que devem ser melhorados e outros que devem ser mantidos. Além disso, fica fácil identificar novas oportunidades para agir e posicionar sua marca e produtos, bem como o seu conteúdo.

12 Auditoria de Conteúdo Outra etapa importante da sua análise é a auditoria de conteúdo. Muitas vezes os projetos de marketing digital começam e ninguém sequer se lembra de que a auditoria de conteúdo existe e precisa ser feita. Este passo é importante porque permite que seja possível: Identificar páginas que podem ter seu conteúdo melhorado; Determinar quais conteúdos sobre o mesmo tópico podem ser consolidados; Encontrar quais páginas estão aparecendo para quais palavras-chave; Descobrir quais são as páginas mais fortes do seu site e criar estratégias com elas; Criar um mapa completo do site;

13 Auditoria de Conteúdo Para fazer a sua auditoria de conteúdo, você precisará seguir algumas recomendações. Listamos o passo a passo para que tudo corra bem :) 1) Reúna as URLs (links) do seu site - Use um crawler como o Screaming Frog ou Import.io para isso e exporte uma planilha com os dados referentes aos campos URL, H1 e HTTP Status. 2) Importe a planilha de URLs no URL Profiler - A ferramenta oferece 14 dias gratuitos para teste e você pode observar informações relevantes sobre os links e seus respectivos desempenhos no Google e também nas redes sociais. 3) Analise a planilha resultante - Tanto a planilha resultante do Screaming Frog e do URL Profiler entregarão informações nas quais você pode agir rapidamente. Uma delas é verificar se as páginas estão carregando corretamente. Para verificar este ponto basta observar a coluna HTTP Status e procurar pelas páginas que obtiveram o código 404.

14 Auditoria de Conteúdo 4) Quais conteúdos fizeram mais sucesso? Isso pode ser respondido facilmente criando gráficos no Excel para encontrar os conteúdos que obtiveram mais compartilhamentos e curtidas, por exemplo. A mesma lógica vale para as categorias mais compartilhadas no seu site ou blog. 5) Encontre lacunas - Você pode repetir este mesmo procedimento com os blogs dos seus concorrentes e entender qual estrutura de conteúdo eles estão utilizando. Com base nisso, você poderá encontrar oportunidades ainda inexploradas para serem aproveitadas no seu blog. É uma boa dica, viu?

15 Auditoria de Conteúdo Depois destas etapas, recomendamos fazer a documentação de todo o processo e dos seus resultados. Afinal, você vai precisar fazer isso com alguma frequência daqui para frente pelo menos a cada seis meses. O ideal seria criar uma terceira planilha para organizar melhor as informações obtidas nas duas primeiras. Porém, se você preferir ou se adaptar melhor, pode fazer suas anotações na própria planilha do URL Profiler. Caso queira trabalhar em uma terceira planilha, preparamos um modelo para ajudar no seu trabalho. Clique aqui para baixar a sua planilha!

16 Oportunidades de geração de leads Depois de ter uma boa auditoria de conteúdo, você já pode visualizar com mais facilidade quais são as suas oportunidades para gerar leads e movimentar o seu negócio a partir do conteúdo do seu blog e mídias sociais. Se você está chegando agora no marketing digital, vale ressaltar que gerar leads significa criar uma lista com os s das pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Para isso, você precisará oferecer materiais e outros estímulos para que elas queiram deixar um contato. Saber quais materiais oferecer exige que você tenha um bom conhecimento do seu público-alvo (vamos falar disso daqui a pouco) e também que você tenha uma boa visão do seu mercado. É muito importante que você consiga visualizar o que os seus concorrentes não oferecem ou se estão falhando ao oferecer algum tipo de material.

17 Oportunidades de geração de leads Outra forma de encontrar oportunidades de gerar leads envolve saber onde colocar seus call to action (CTAs). Um call to action nada mais é do que dizer para o seu leitor o que você espera que ele faça em seguida. Deixar indicações como Baixe seu e-book, Assista ao vídeo ou Cadastre-se em lugares estratégicos da sua página pode trazer melhores resultados. Para isso, é extremamente recomendável usar ferramentas que medem as áreas mais quentes do seu site ou blog. No nosso artigo sobre ferramentas de marketing digital deixamos algumas indicações interessantes, mas não custa relembrar. O Hotjar e o CrazyEgg são ferramentas incríveis e bastante úteis que produzem mapas de calor das páginas do seu site com uma precisão incrível. Feita esta análise, você já saberá quais são as áreas mais clicadas e/ou visualizadas do seu site ou blog. Agora, sua missão é colocar banners, links ou botões que levem as pessoas às conversões que você quer otimizar.

18 Canais mais relevantes Você já fez uma lista durante a sua pesquisa, mas agora é hora de ver se de fato estes canais têm potencial de trazer resultados para a sua estratégia de conteúdo. O grande desafio, agora, é hora de validar suas hipóteses. Para encontrar os canais que têm mais potencial para trazer bons resultados você pode adotar dois caminhos: observar os resultados da sua concorrência (benchmark) em redes sociais, ou então fazer uma boa varredura nas fontes de tráfego do seu site, no Google Analytics. Qual dos dois recomendamos? Os dois eles são complementares. Existem algumas ferramentas que podem ajudar neste processo. Uma delas é o Buzzsumo, do qual já falamos no nosso artigo sobre as ferramentas de marketing digital. É só usar os links do seu concorrente (ou os seus próprios) que você capturou usando o Screaming Frog e colar um a um no campo de busca do Buzzsumo.

19 Canais mais relevantes Você verá a repercussão dos conteúdos em diferentes mídias sociais. Isso deverá servir como um primeiro indicador de desempenho possível nestes canais. Contudo, vale lembrar que você deve colocar seu toque especial e fazer com que o seu conteúdo alcance resultados melhores. Entretanto, vale destacar que o Buzzsumo não analisa o desempenho no Instagram, visto que ele se baseia nos resultados de uma URL específica. Como o modelo de publicação do Instagram é diferente e não permite links, não há como fazer este tipo de análise. Por isso, esta avaliação deverá ser feita em separado. Observar os seus próprios dados, no Google Analytics também pode ajudar a entender quais canais trazem mais resultado. Além de conhecer quais são os principais canais que trazem tráfego para o seu site, você também pode fazer esta mesma análise com as suas campanhas. Para isso, você pode utilizar o URL Builder, do próprio Google.

20 Canais mais relevantes Com o URL Builder você nomeia as campanhas, meios e termos específicos para depois poder analisar o resultado de cada um deles. Para visualizar estas informações, basta acessar Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas. IMPORTANTE! Ainda que os números apontem um caminho aparentemente promissor, nada substitui uma boa rodada de análise do comportamento do seu público-alvo nos canais de seu interesse.

21 Distribuição para a equipe Se você trabalha em uma agência ou existem mais pessoas no seu departamento que são responsáveis pela produção do conteúdo, esta parte do planejamento é importante para você. Um dos maiores desafios de um bom planejamento é fazer uma boa distribuição de tarefas. É muito comum ver todo mundo tentando dar conta de tudo. Porém, isso não é garantia de que o resultado será adequado. Conhecer as especialidades de cada redator ajuda a ter um conteúdo mais atrativo. Com isso, você já pode distribuir os temas para cada redator usando a ferramenta de gestão de projetos que preferir. Algumas opções bem interessantes são o Trello, Pipefy e MeisterTask. Desta forma você pode acompanhar o andamento de cada conteúdo sem dificuldades.

22 Documentar Nós já falamos algumas vezes sobre a importância de documentar as suas estratégias. Não será diferente desta vez. Talvez, quando chegar a hora de documentar o seu planejamento, você fique em dúvida sobre o que escrever por lá não é? Por isso, decidimos ajudar neste ponto. Entenda a seguir o que deve estar listado na sua documentação. Referências e benchmark; Personas (público-alvo); Metas; Descrição da identidade verbal da marca; Calendário editorial. Um bom planejamento é construído com boas referências. Por isso, nunca deixe de colocar quais foram as suas inspirações para sugerir a estratégia a ser adotada. Não tem problema se as suas referências forem de outro segmento de mercado. Se o conceito é aplicável, a sua equipe irá entender sem causar confusão.

23 Documentar Especificar quais são os seus objetivos e quais as metas que devem ser atingidas é crucial para que o seu planejamento possa ser entendido e colocado em prática. Não se esqueça do que Lewis Carroll escreveu em Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Você não quer qualquer caminho, quer o melhor caminho, então seja claro ao definir onde quer chegar. Descrever como será a voz da sua marca é essencial para ter um bom conteúdo. Chegar a esta definição não é tão complicado como parece. Comece imaginando como a sua marca seria se fosse uma pessoa. Este é o primeiro passo para criar a sua identidade verbal. Não se esqueça de que esta voz deverá estar presente em absolutamente todos os seus canais tanto os digitais quanto os tradicionais. Escolha com sabedoria!

24 Documentar Por fim e não menos importante, é preciso estruturar um calendário editorial realista. Quem trabalha com conteúdo precisa saber quando as coisas entrarão no ar e como estão relacionadas. É neste ponto que o calendário editorial ajuda imensamente. Entenda, ele não deve ser uma prisão ou obrigação. O calendário editorial serve para fazer com que você e a sua equipe consigam se programar e alcançar as metas propostas. Se estiver em dúvida sobre como montar um desses, nós temos uma sugestão de modelo de calendário para você! O resultado desta documentação é um arquivo ao qual você pode e deve recorrer sempre que houver alguma dúvida ou então precisar explicar algo para a sua equipe. Além disso, é este documento que irá auxiliar na hora de produzir os seus relatórios. Caso você precise de ajuda para pensar sobre isso, nós temos um artigo completo sobre relatórios de marketing digital.

25 Como estudar meu público-alvo? Chegou a hora de falarmos sobre um dos tópicos mais importantes em um planejamento de marketing digital: o seu público-alvo. Você já pode ter lido sobre avatar, persona e uma dezena de outros nomes. Todos eles fazem referência à sua audiência, ou seja, o seu público-alvo. Como você já deve ter notado, por aqui nós gostamos de usar o termo persona. Existem algumas formas de estudar o seu público-alvo. Nós até já mencionamos algumas delas durante este artigo. Porém, existe uma sequência de passos que ajuda imensamente a encontrar as suas personas. Veja abaixo: 1) Analise suas redes sociais, seu CRM, lista de e outros canais; 2) Procure por padrões de comportamento, linguagem e interesses; 3) Liste os padrões que forem encontrados em um arquivo à parte; 4) Busque pesquisas e estudos para complementar estas informações; 5) Prepare um roteiro de entrevista ou de observação; 6) Encontre um grupo (pode ser no Facebook) para observar OU entreviste pessoas que correspondam aos padrões que você encontrou. 7) Faça um resumo dos pontos principais e dê um nome e um rosto para a sua persona!

26 Como estudar meu público-alvo? Ao final deste processo você terá uma base para começar a produzir seus conteúdos com um propósito, um destinatário. Porém, precisamos avisar que este NÃO É UM PROCESSO RÁPIDO! O estudo do seu público-alvo é algo que deve ser feito com calma e com bastante atenção. Reserve o tempo de duas semanas a um mês para esta atividade. Você deverá tentar responder às seguintes perguntas: Quais são os hábitos desse público? Quem são seus principais influenciadores? Em quais canais eles estão? Como utilizam estes canais? Quais são os seus principais problemas? Quais são as suas principais aspirações? Como seria um dia na vida desse público? Quais desculpas eles dariam para não comprar seu produto/serviço? Quanto tempo eles levam para tomar uma decisão de compra?

27 Como estudar meu público-alvo? É claro que estas perguntas são apenas um aquecimento ao longo da sua pesquisa você deverá encontrar outros questionamentos a serem feitos e respondidos tanto por você (enquanto pesquisador) quanto pelos seus entrevistados. IMPORTANTE! Você deve refazer e atualizar o seu estudo de personas pelo menos uma vez por ano, dependendo do seu segmento de mercado!

28 Como escolher os canais nos quais vou publicar? Se você é um bom observador, percebeu que acabamos de falar sobre os canais no item anterior, não é mesmo? Bom, como você já pode imaginar, a resposta sobre a escolha de canais para publicar o seu conteúdo vem de um lugar muito especial Adivinhe! Do seu estudo de personas! Entender como o seu público utiliza Google, redes sociais, marketing e até mesmo como eles costumam assistir aos vídeos no YouTube ajuda muito a formatar a escolha dos canais que você irá utilizar. Além disso, esta é uma forma interessante de definir quais objetivos cada canal deverá ajudar a cumprir! Determinar o objetivo de um canal é algo que, primeiro, exige entender as características deste canal. Parece algo muito óbvio, não é? Mas você ficaria surpreso em ver quanta gente acaba escolhendo o canal errado para o objetivo errado. A tabela a seguir resume o que estamos dizendo:

29 Canal Características Objetivo Guia Completo de Produção de Conteúdo - MOT Digital Facebook (orgânico) Facebook Ads Blog Força na construção de relacionamento e comunidade de marca. Uso passivo: a informação vai até o usuário. Segmentação detalhada e possibilidade de testes constantes de conteúdo. Uso passivo: a informação vai até o usuário. Permite publicar sobre os mais variados assuntos para a sua audiência. Cria autoridade e relevância. Atração e manutenção da sua audiência. Gerar tráfego para o seu blog. Atração de novos visitantes para o seu site. Remarketing. Gerar tráfego. Atração e manutenção da sua audiência. Site (institucional) Foco na sua marca, produto ou serviço. Conteúdo comercial. Sinaliza visitantes com possível interesse em fechar negócio. YouTube Instagram Twitter marketing Newsletter Google Criar empatia com o seu público, falar sobre os assuntos mais cotidianos e importantes para eles. Usa imagens para inspirar e motivar a sua audiência. Também funciona muito bem para conteúdos no estilo bastidores. Promover discussões e tópicos em tempo real. Textos curtos e imagens que permitem a captura da mensagem de forma rápida. Grandes níveis de envolvimento com a sua marca e/ou produto. Chances igualmente grandes de conversão. Semelhante ao marketing, porém com níveis maiores de envolvimento pela característica de envio constante de mensagens. Uso ativo: a pessoa declara sua intenção para encontrar o conteúdo. Atração e fidelização da audiência. Relacionamento com a sua comunidade de marca. Atrair e fidelizar sua audiência. Gerar tráfego para o seu site/blog. Criar relacionamento e gerar conversões (ou vendas) importantes. Criar relacionamento e gerar tráfego para o seu site/blog. Atrair sua audiência. Gerar tráfego para o seu site/blog.

30 Como escolher os canais nos quais vou publicar? É claro que estas funções podem variar de acordo com a sua estratégia. Porém, na média dos casos, os canais que listamos seguem esta linha de objetivos e características de uso. Se você já fez algo diferente usando estes ou outros canais, conte para a gente nos comentários do nosso blog!

31 Como justificar minha presença nestes canais? Não é raro ver que muitas marcas não entenderam muito bem o potencial dos canais que estão utilizando e, por isso, acabam não gerando resultados. A falta de resultados pode ser causada por diversos fatores. Entretanto, existe um deles que pode ser crucial para determinar o sucesso de uma estratégia: a presença do público-alvo. Você deve estar onde o seu público está. Deve se comunicar com o seu público do jeito que é mais claro e adequado a ele. Imagine que a sua marca tem uma personalidade mais séria, voltada a executivos de empresas de grande porte. De repente, você decide criar uma página no Facebook para publicar dicas de negócios fazendo piadas. Seria algo um tanto estranho, não seria? A sua presença deve estar condicionada à necessidade de comunicação e interesse geral do seu público-alvo. Lembre-se do seu estudo de personas! Se o seu público está presente em um canal e você pode acrescentar algo relevante a eles neste canal, sua justificativa está aí.

32 Dicas para escrever para qualquer público-alvo É neste momento em que muita gente trava. Não foram poucas as vezes em que ouvi muita gente realmente boa nos seus respectivos nichos contarem sobre suas inseguranças sobre escrever. Para escrever para o seu público você precisa ter duas coisas muito importantes em mente: tente ensinar algo novo ao seu público e seja simples. Com isso em mente, você já pode começar a praticar. Esses dois pontos são extremamente importantes porque mexem exatamente com dois dos maiores medos de quem está começando a produzir conteúdo. O primeiro deles é o medo de não saber o que escrever, também conhecido como não sei qual assunto abordar. Quando você se dispõe a ensinar algo para alguém, além de aprender ainda mais sobre o assunto, a própria forma de organizar as informações faz com que você levante uma lista bastante razoável de tópicos sobre os quais você pode escrever. Funciona assim:

33 Dicas para escrever para qualquer público-alvo 1) Crie uma lista de todas as etapas deste assunto (ex.: Como produzir conteúdo? ) 2) Identifique as etapas principais deste processo e faça sub-listas dessas etapas; 3) Explique cada um dos itens das etapas. Ao seguir estes três passos você não só já criou um roteiro para o seu conteúdo como também pode analisar se vale a pena dividir estes tópicos em uma série de artigos ou juntá-los em um conteúdo mais denso. Quando conseguimos dividir algo em tarefas menores, percebemos que logo as coisas ficam mais simples. Aproveitando este gancho da simplicidade, é hora de falarmos sobre outro grande medo de quem começa a produzir conteúdo: não sei escrever bonito. Agora me diga O que é escrever bonito? Ter um bom vocabulário é algo importante para qualquer pessoa que precise trabalhar. Porém, você não precisa usar palavras complicadas para conversar com o seu público.

34 Dicas para escrever para qualquer público-alvo Para ser bem honesta, quanto mais simples for a sua mensagem e o seu texto, mais forte será a conexão das pessoas com o que você está dizendo. Um texto simples, direto e sincero é a sua melhor arma para se aproximar do seu público-alvo e atingir bons resultados.

35 Qual linguagem devo utilizar com o meu público-alvo? Antes de pensarmos na linguagem propriamente dita, é preciso estabelecermos dois conceitos muito importantes: a linha editorial e a personalidade (voz) da sua marca. Agora há pouco você leu sobre a importância da personalidade da marca, lembra-se do caso sobre o público de executivos? Para chegar a um ponto de transmitir a personalidade da sua marca e ter uma linha editorial bem construída, é necessário que você consiga posicionar bem a sua marca no mercado. Tente responder as perguntas abaixo: O seu produto é acessível a qualquer pessoa (em termos de preço)? Quem são as pessoas que consomem o seu produto (de fato)? Se a sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Quem ela NÃO seria de maneira alguma? Qual causa social a sua marca defenderia publicamente sem ficar desconfortável?

36 Qual linguagem devo utilizar com o meu público-alvo? Estas perguntas ajudam a entender um pouco melhor qual é a promessa que a sua marca fará/faz para o seu público. Com base nisso, você poderá definir a sua personalidade e linha editorial. A sua linha editorial levará em consideração o seu posicionamento, os seus objetivos de negócio e principalmente os objetivos do seu público-alvo. Com isso, você terá um importante referencial de quais assuntos devem ou não devem entrar na sua programação de conteúdos. Isso é bastante comum nos grandes veículos de comunicação como jornais impressos, revistas e telejornais quando o assunto é política ou economia. Aplique esta mesma lógica para os canais de conteúdo da sua marca!

37 Qual linguagem devo utilizar com o meu público-alvo? Uma vez tendo posicionado a sua marca e, com isso determinado a sua linha editorial e personalidade podemos usar alguns elementos de linguagem que tornam o seu texto muito mais atraente e efetivo. Veja a seguir: 1) Simplicidade: Use palavras curtas 2) Brevidade: Use sentenças curtas 3) Credibilidade: Seja sincero em todos os momentos 4) Consistência: Recorrência da mensagem 5) Novidade: Ofereça algo diferente 6) Sonoridade e Textura: Crie recursos para memorização 7) Seja aspiracional: personalize, humanize e emocione 8) Visualização: Faça a imaginação funcionar 9) Pergunte: Use a retórica a seu favor 10) Contexto e Relevância: Prove o valor da sua mensagem Você não precisa tentar usar todos estes elementos de uma só vez nos seus textos. Nem sempre será possível coordenar e combinar todos eles. Portanto, não se preocupe! Use-os como um guia que pode se adequar às mais variadas situações.

38 Como produzir conteúdo para todos os seus canais? Manter os seus canais sempre abastecidos com conteúdo de qualidade pode se tornar uma tarefa complicada se você não souber fracionar e reaproveitar o conteúdo que está produzindo. Falaremos agora sobre o que americanos chamam de slice and dice, ou seja, fatiar e picar. Uma boa ideia de conteúdo pode render artigos, vídeos, posts em redes sociais e também episódios de podcast. Por que, então, alguém dispensaria uma possibilidade tão grande de fidelizar sua audiência e atrair novas pessoas com um tema tão interessante? Entenda melhor o que cada parte do slice and dice pode fazer pela sua estratégia de conteúdo.

39 Fracionamento de conteúdo Construir a sua autoridade usando canais de marketing digital pode ser algo extremamente complicado se você não souber como coordenar seus canais e apostar todas as suas fichas em apenas um deles. Saber como tratar seu conteúdo em diferentes canais demonstra não só que você domina o assunto do qual está falando, como também que sabe como se posicionar nos seus canais. Gosto bastante de usar a analogia de um frango assado ou de um peru de Natal para explicar o que veremos a seguir. Imagine que o seu tema central é um frango assado ou um peru de Natal e que você precisa cortá-lo em pedaços e distribuir para os seus convidados. Cada um dos seus convidados tem pratos de tamanhos diferentes. Nesta analogia, os seus convidados são os canais em que você deve distribuir o seu conteúdo e o tamanho dos pratos representa a quantidade de conteúdo que cada um deles permite que você publique.

40 Fracionamento de conteúdo Lembre-se de que independente do pedaço que o convidado receber, ele saberá que aquilo é um frango assado. A única coisa que varia é o corte que você serviu. Entenda o corte servido como o formato em que o seu conteúdo foi apresentado. Sendo assim, apenas dois dos seus convidados receberão pedaços grandes, como as coxas ou pequenos, como as asas. Desta forma, você já cria um planejamento de distribuição de conteúdo que preveja diferentes abordagens, permitindo que cada canal receba este tema no tamanho e formato adequado a ele. Mais alguém ficou com fome depois deste exemplo?

41 Reaproveitamento de conteúdo Não é raro percebermos que um conteúdo acabou criando diversas outras oportunidades de formatos para adaptar. Nem sempre conseguiremos planejar esta interação, já que muitas vezes é a reação do público que acaba determinando estas adaptações. Por isso, é muito importante observar o seu conteúdo depois de pronto e ouvir as sugestões e dúvidas do seu público-alvo. Chamamos este tipo de monitoramento de governança de conteúdo e é isso que ajuda a manter seus canais sempre vivos. Uma forma bastante recorrente de reaproveitar conteúdos é observar quais são os seus artigos mais populares e transformá-los em vídeos ou episódios de podcast, por exemplo. Assim você pode abordar o assunto com recursos diferentes e ainda complementar (ou até mesmo atualizar) as informações que que foram trabalhadas inicialmente.

42 Reaproveitamento de conteúdo Já que tocamos no tópico atualização, não se esqueça de fazer uma varredura nos seus conteúdos (ou até uma auditoria, como falamos anteriormente) para tentar enxergar oportunidades de melhoria e adequação dos seus melhores artigos. Sempre que possível use imagens e vídeos para torná-lo mais atraente e facilitar a leitura do seu visitante. Outra dica importante é consolidar artigos que abordem um assunto em específico do seu blog em um artigo maior, redirecionando os menores para este novo mais completo ou então transformá-los em um e-book.

43 Conclusão Você acabou de ver que produzir conteúdo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Ao seguir as dicas e recomendações que fizemos, temos certeza de que logo você terá um bom resultado construindo a sua audiência e sua autoridade dentro do seu nicho de mercado. Portanto, não se esqueça de continuar a olhar para o seu público-alvo e sempre buscar novas informações e detalhes sobre as suas personas. Este é o principal combustível para garantir o sucesso de qualquer direcionamento de conteúdo que você venha a dar para os materiais que produz para a sua marca. Ainda assim, de nada adianta você ter baixado e lido tudo isso se não for colocar todas essas informações e dicas em prática, não é mesmo? Então chegou a hora de você arregaçar as mangas, pegar seu bloco de notas, mapa mental ou qualquer outra ferramenta que você utilize e colocar a mão na massa! Não se esqueça de compartilhar conosco os seus resultados! Estou ansiosa para saber do seu sucesso!

Divulgação Massiva De Qualidade

Divulgação Massiva De Qualidade Divulgação Massiva De Qualidade IDEIAS TESTADAS E APROVADAS PARA ALCANÇAR MAIS PESSOAS (SEM FAZER SPAM) Você tem um blog, site negócio online, ou empresa e gostaria de conhecer um modelo testado e aprovado

Leia mais

Porque devo criar conteúdo para meu site?

Porque devo criar conteúdo para meu site? Porque devo criar conteúdo para meu site? Você já deve ter reparado a infinidade de sites presentes na internet. Reparando isso, talvez você se pergunte: qual a vantagem de investir tanto em manter um

Leia mais

CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO

CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO Índice Introdução Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 03 04 06 09 15 2 Introdução Você sabe falar sobre algum assunto específico? Tem alguma habilidade

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

E se você está aqui, eu acredito que já tenha percebido de que é de suma importância utilizar a internet de forma estratégica para vender.

E se você está aqui, eu acredito que já tenha percebido de que é de suma importância utilizar a internet de forma estratégica para vender. Apesar do marketing digital existir há um bom tempo, nos últimos anos ele tem ganhado força e se popularizado entre as empresas, profissionais liberais e autônomos de todas categorias. Seu sucesso está

Leia mais

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?!

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! Avisos legais Redistribuição Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte

Leia mais

5 Maneiras Top Para Ganhar Dinheiro com Marketing Digital

5 Maneiras Top Para Ganhar Dinheiro com Marketing Digital 5 Maneiras Top Para Ganhar Dinheiro com Marketing Digital Introdução Este ebook foi criado com intenção de ajudar todos que estão iniciando no marketing digital, é 100% gratuito e não pode ser vendido

Leia mais

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital.

Graciela Barbieri. Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Graciela Barbieri Fundou o Blog Conquista Digital em 2013 com a missão de transformar vidas através do empreendedorismo digital. Em 2016 o Conquista Digital foi eleito por juri popular no Afiliados Brasil,

Leia mais

[ 1 ] Introdução. [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia. [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos

[ 1 ] Introdução. [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia. [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos [ 1 ] Introdução [ 2 ] Dica 1 - Tenha claro seu objetivo, crie uma estratégia [ 3 ] Dica 2 Apresente a empresa e seus contatos [ 4 ] Dica 3 Garanta sua presença. Crie conteúdos com frequência [ 5 ] Dica

Leia mais

Como montar um planejamento de conteúdo que realmente funciona? Luísa Barwinski

Como montar um planejamento de conteúdo que realmente funciona? Luísa Barwinski Como montar um planejamento de conteúdo que realmente funciona? Luísa Barwinski HEY! EU SOU A LUÍSA! o/ LUíSA BARWINSKI luisa@motdigital.com O QUE É PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO? LUíSA BARWINSKI luisa@motdigital.com

Leia mais

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK.

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. Marketing Digital: Redes Sociais POR QUE VOCÊ ESTÁ PARADO? Se todos estão na montanha, é lá que você deve estar. Se o que você quer é ser visto, não faz sentido

Leia mais

ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING

ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING Introdução...3 O planejamento...5 Elaboração das metas...8 Definição das personas...12 Produção de conteúdos...17 Escolha dos canais...22 Análise de métricas...26

Leia mais

Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn. 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn

Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn. 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn Como Montar Um Perfil Campeão No LinkedIn 10 dicas para melhorar (e muito) a visibilidade do seu perfil no LinkedIn Por que usar o LinkedIn? O LinkedIn é uma importante rede social profissional. Ela ajuda

Leia mais

MARKETING DIGITAL DE POSICIONAMENTO NA INTERNET COMO POSICIONAR SUA EMPRESA NA INTERNET E GERAR VENDAS TODOS OS DIAS

MARKETING DIGITAL DE POSICIONAMENTO NA INTERNET COMO POSICIONAR SUA EMPRESA NA INTERNET E GERAR VENDAS TODOS OS DIAS MARKETING DIGITAL DE POSICIONAMENTO NA INTERNET COMO POSICIONAR SUA EMPRESA NA INTERNET E GERAR VENDAS TODOS OS DIAS SOBRE MIM Olá, meu nome é Luís Eduardo A. Passos, sou Consultor de Marketing Digital

Leia mais

4 relatórios essenciais do Google Analytics para alavancar a estratégia de crescimento seu blog. VIVER DE BLOG Página 1

4 relatórios essenciais do Google Analytics para alavancar a estratégia de crescimento seu blog. VIVER DE BLOG Página 1 4 relatórios essenciais do Google Analytics para alavancar a estratégia de crescimento seu blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Nem todo produtor de conteúdo gosta ou se preocupa em medir os resultados

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

Trabalhe em casa Formula Negócio Online

Trabalhe em casa Formula Negócio Online ÍNDICE SUMARIO Como impulsionar seu blog ecommer... 3 1. Conhecer seu público... 4 2. Conteúdo foco nas necessidades de seus clientes... 5 3. A consistência é crítica... 6 4. Rede... 7 5. Promover o seu

Leia mais

[WEBINAR 22/06/2017] Como obter sucesso nas redes sociais? Yan Caetano

[WEBINAR 22/06/2017] Como obter sucesso nas redes sociais? Yan Caetano [WEBINAR 22/06/2017] Como obter sucesso nas redes sociais? Yan Caetano contato@yancaetano.com.br yan.caetano@cursostransforma.com.br 1 COMO APROVEITAR BEM O WEBINAR? Interaja no chat, compartilhe suas

Leia mais

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING Automação de Marketing tem o poder de simplificar e ao mesmo tempo qualificar todo o processo, que vai desde a área de marketing até a de vendas ou comercial.

Leia mais

Aprenda hoje algumas dicas de Seo para vídeos no Youtube, fique ligado!

Aprenda hoje algumas dicas de Seo para vídeos no Youtube, fique ligado! Aprenda hoje algumas dicas de Seo para vídeos no Youtube, fique ligado! Imagina seu canal bombando com milhares de inscritos! Com milhares de visualizações, curtidas e comentários! Muito bom, né mesmo?

Leia mais

Como criar a minha base de contactos?

Como criar a minha base de contactos? Como criar a minha base de contactos? Introdução Quando se fala em geração de leads, existe uma dúvida que é: Como construir a minha base de contactos? O objetivo deste ebook é mostrar-lhe estratégias

Leia mais

6 dicas rápidas para ter um site profissional e gerar resultados imediatos!

6 dicas rápidas para ter um site profissional e gerar resultados imediatos! 6 dicas rápidas para ter um site profissional e gerar resultados imediatos! Por: Douglas H. Sousa http://www.agenciabusca.com.br Sumário página.03.. Introdução página.04.. Objetivo deste ebook página.05..

Leia mais

Entendendo o processo de vendas como um todo

Entendendo o processo de vendas como um todo Entendendo o processo de vendas como um todo Se você quer fazer uma consultoria em funil de vendas, o primeiro passo é entender todas as etapas pelas quais os clientes do negócio no qual você atuará passam

Leia mais

Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube

Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube Com certeza você já notou que criar vídeos é uma das melhores formas de fazer a divulgação dos seus projetos online e ter uma boa apresentação, organização,

Leia mais

Use o SMS para atrair e fidelizar seus clientes SMS

Use o SMS para atrair e fidelizar seus clientes SMS Use o SMS para atrair e fidelizar seus clientes SMS NOSSO PERCURSO Quem é seu público-alvo Criando interação e engajamento Desenvolvendo uma campanha efetiva Efeito Surpresa Não esqueça do básico Qual

Leia mais

2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta

2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta Teste 2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta chamada google adsense. Se você ainda não conhece

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas:

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas: Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1 Recentemente eu realizei uma pesquisa com a minha lista e perguntei o seguinte: Se você pudesse fazer qualquer pergunta para um especialista

Leia mais

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 Indíce Sumário Indice... 1 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 2) Gerar relacionamento / lista de emails... 5 Exemplo... 6 3)Faça a oferta... 7 Exemplo...

Leia mais

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER:

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER: Neste e-book não irei abordar sobre dicas, macetes ou conteúdos simplesmente teóricos. Quero te mostrar um processo de 5 etapas para aumentar o seu tráfego e consequentemente aumentar seu número de leads,

Leia mais

Rotinas e dinâmicas de atualização de canais digitais ASSOCIAÇÃO CONSELHOS PROFISSIONAIS JUNHO DE 2017

Rotinas e dinâmicas de atualização de canais digitais ASSOCIAÇÃO CONSELHOS PROFISSIONAIS JUNHO DE 2017 Rotinas e dinâmicas de atualização de canais digitais ASSOCIAÇÃO CONSELHOS PROFISSIONAIS JUNHO DE 2017 Objetivo Objetivo Apresentar boas práticas na gestão de conteúdo de canais digitais. Roteiro dia 29

Leia mais

Pedro Soares é Fundador da Unikonsultoria, Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online e Dedica se em Ajudar Empresários que Buscam

Pedro Soares é Fundador da Unikonsultoria, Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online e Dedica se em Ajudar Empresários que Buscam Pedro Soares é Fundador da Unikonsultoria, Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online e Dedica se em Ajudar Empresários que Buscam Aumentar os Resultados dos Negócios com a Ajuda da

Leia mais

POSSUI ACESSO A INTERNET.

POSSUI ACESSO A INTERNET. 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUI ACESSO A INTERNET. 150 milhões de clientes em todo Brasil A SUA PROCURA Principais Serviços Nossa satisfação é ver nosso cliente surpreendido com a qualidade dos nossos

Leia mais

guia básico COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa

guia básico COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa guia básico COMO pequenas empresas podem fazer GRANDES NEGÓCIOS com o Facebook? Por Claudia Gasparini, Eliseu Barreira Junior e Thiago Costa Das grandes multinacionais aos pequenos negócios... início início

Leia mais

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE Faz sentido, certo?... Para vender um produto ou serviço, a primeira coisa que você deve fazer é ter clareza sobre QUEM é seu cliente ideal, onde ele está e quais são seus

Leia mais

Veja alguns exemplos onde você pode utilizar a análise SWOT de forma direta:

Veja alguns exemplos onde você pode utilizar a análise SWOT de forma direta: Nesse artigo falaremos sobre: Uso da SWOT para estratégias específicas Importância dos planos de ação Exemplo 1 Lançamento de uma linha nova de produtos ou serviços Exemplo 2 Expansão da empresa Transforme

Leia mais

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1 Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação VIVER DE BLOG Página 1 Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog, o site especializado em Marketing

Leia mais

Por que usar Funil de Vendas

Por que usar Funil de Vendas Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série Por que usar Funil de Vendas Ao contrário do que muitos vendedores ou gestores possam falar, vender não é fazer mágica ou ter uma

Leia mais

Como usar o. Para Transformar ANÚNICIOS em LUCROS

Como usar o. Para Transformar ANÚNICIOS em LUCROS Como usar o Para Transformar ANÚNICIOS em LUCROS Aqui não vou compartilhar dicas, grandes sacadas ou simplismente conteúdos teóricos... Vou apresentar a você 5 ETAPAS De um processo completo de um profissional

Leia mais

Consultoria em Vendas Online Do Home Office ao seu Primeiro Escritório e Equipe

Consultoria em Vendas Online Do Home Office ao seu Primeiro Escritório e Equipe Consultoria em Vendas Online Do Home Office ao seu Primeiro Escritório e Equipe Alerta: Vamos falar sobre EMPRESA não sobre ganhar dinheiro online Metas para esse treinamento: 01 - Apresentar o melhor

Leia mais

Como criar uma isca digital de alta conversão para seu projeto online (ainda hoje)

Como criar uma isca digital de alta conversão para seu projeto online (ainda hoje) Como criar uma isca digital de alta conversão para seu projeto online (ainda hoje) Você esta se sentindo frustrado e perdido? Sim, é assim que você se sente após começar a trabalhar com marketing digital,

Leia mais

COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE. Juliano Abrahão - Gestor de Afiliados e Consultor em Marketing Digital

COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE. Juliano Abrahão - Gestor de Afiliados e Consultor em Marketing Digital COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE Pra Quem é Este Curso? Afiliados que estão lutando para realizar vendas mas estão batendo na trave; Afiliados que querem comprar tráfego para acelerar

Leia mais

Como Gerar 1 Me s de Vendas Em 7 Dias

Como Gerar 1 Me s de Vendas Em 7 Dias Como Gerar 1 Me s de Vendas Em 7 Dias Eu sei que o seu tempo, assim como o meu, é bem corrido. Então vou ser bem direto para quem sem perca de tempo já comece a entender como que eu fiz para conseguir

Leia mais

Além disso, um bom planejamento evita falhas, economiza tempo e, certamente vai fazer um projeto muito melhor finalizado.

Além disso, um bom planejamento evita falhas, economiza tempo e, certamente vai fazer um projeto muito melhor finalizado. Se você está lançando ou pensando em lançar um novo projeto em WordPress, seja ele, um Blog ou um Site, saiba que você precisa checar muita coisa antes de fazer o lançamento para não ter nada errado ou

Leia mais

Como Fazer Sua Primeira Venda

Como Fazer Sua Primeira Venda Por Tiago Bastos 1 Como Fazer Sua Primeira Venda Direto Da Mesa Do Tiago Bastos, Rio De Janeiro Este é sem dúvidas, o seu grande desejo: fazer sua primeira venda Estou certo? Neste guia eu vou lhe entregar

Leia mais

Vantagens gerais de se fazer slide online

Vantagens gerais de se fazer slide online Eu já falei em outros posts como você pode usar o Power Point para fazer todos os tipos de slides, desde apresentações de produtos até apresentações de resultados. Cheguei a mostrar também os 10 modelos

Leia mais

IMPORTANTE. Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes.

IMPORTANTE. Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes. IMPORTANTE Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes. Este e-book tem por objetivo, fornecer uma visão geral, de como dar os primeiros passos e abordar

Leia mais

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA?

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA? TESTE DE MARCA PESSOAL NUM DIA BOM Vamos encarar os fatos: ser um empreendedor e tocar o seu próprio negócio nem sempre é divertido e glamouroso como deveria ser. Poder ser desafiador, estressante e extremamente

Leia mais

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico Mostrando o passo a passo para montar uma estrutura de negócio online de sucesso. Autor: Daniel Souza Como montar uma estrutura funcional voltada

Leia mais

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet

Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet Como Aumentar Sua Renda Vendendo Seus Serviços Elétricos Através da Internet VOCÊ SABIA QUE COM A AJUDA DA INTERNET É POSSÍVEL MELHORAR SEUS RESULTADOS COM SEUS SERVIÇOS ELÉTRICOS E COM ISSO DOBRAR SEU

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

Guia para aproveitar todo o potencial das redes sociais em seu negócio, site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1

Guia para aproveitar todo o potencial das redes sociais em seu negócio, site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1 Guia para aproveitar todo o potencial das redes sociais em seu negócio, site ou blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Eu sempre gosto de deixar clara a minha opinião sobre as redes sociais. Apesar de

Leia mais

Instagram View Como usar o Instagram para promover seu negócio

Instagram View Como usar o Instagram para promover seu negócio Mais de 130 milhões de usuários ativos postam milhares de fotos e vídeos todos os dias no Instagram. 130 milhões de usuários A rede social de compartilhamento de imagens, que tem um brasileiro entre seus

Leia mais

Introdução.

Introdução. Introdução Introdução Olá, seja bem vindo ao SacadasExpress. Estou muito feliz por ter escolhido meu ebook e aproveitar algumas dicas e sacadas do Marketing Digital. Eu espero que você goste dessa jornada

Leia mais

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso?

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Do escritório de Natanael Oliveira São Caetano do Sul São Paulo Julho

Leia mais

15 elementos de Copywriting para turbinar suas vendas

15 elementos de Copywriting para turbinar suas vendas 15 elementos de Copywriting para turbinar suas vendas INTRODUÇÃO Vender na internet pode ser mais difícil para quem não sabe usar as técnicas de Copywriting. Escolher as palavras certas para se comunicar

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1

19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1 19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quer atrair mais tráfego para o seu site ou blog? Então produza um conteúdo

Leia mais

PREZADO DENTISTA, Talles Quinderé

PREZADO DENTISTA, Talles Quinderé PREZADO DENTISTA, Todos sabem que o Facebook é uma ótima oportunidade para aproximar empresas de possíveis e atuais clientes. Por causa disso, é compreensível que uma chuva de marcas que buscam freneticamente

Leia mais

MARKETING DE CONTEÚDO. Como conquistar e encantar clientes

MARKETING DE CONTEÚDO. Como conquistar e encantar clientes MARKETING DE CONTEÚDO Como conquistar e encantar clientes Introdução Muito obrigada pelo seu interesse em ler meu ebook! Meu objetivo ao criar esse material foi capacitar empresários e profissionais liberais

Leia mais

PLANO NEGÓCIO ONLINE: E-BOOK...

PLANO NEGÓCIO ONLINE: E-BOOK... PLANO NEGÓCIO ONLINE: E-BOOK... Autor dos Livros: Aumente a Produtividade... Salto Para Liberdade e Os 6 Passos Da Criação Empreendedor desde os 14 Anos Uma Pessoa Buscando o seu Melhor para melhorar a

Leia mais

Blog do Convidar Convidar.Net

Blog do Convidar Convidar.Net Bem vind@! Queremos ajudá-lo a colocar seu anuncio no ar :) Por isso, preparamos este guia com dicas e sugestões para você. Vamos começar? Estes serão os temas abordados para você planejar, montar e executar

Leia mais

Entendendo + sobre Funil de Vendas. Ideias para Negócios IPN Estratégia em Vendas Online Pós-Vendas Marketing

Entendendo + sobre Funil de Vendas. Ideias para Negócios IPN Estratégia em Vendas Online Pós-Vendas Marketing @IDEIASPARANEGOCIOS @IDEIASPARANEGOCIOSBR Entendendo + sobre Funil de Vendas @IDEIASPARANEGOCIOS @IDEIASPARANEGOCIOSBR Entender sobre as Vantagens do Funil de Vendas é crucial para quem aplica o modelo

Leia mais

T O P COMENTÁRIOS UM GUIA PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUMENTAR A SUA AUDIÊNCIA COM UM SIMPLES E CRIATIVO MÉTODO.

T O P COMENTÁRIOS UM GUIA PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUMENTAR A SUA AUDIÊNCIA COM UM SIMPLES E CRIATIVO MÉTODO. T O P COMENTÁRIOS UM GUIA PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUMENTAR A SUA AUDIÊNCIA COM UM SIMPLES E CRIATIVO MÉTODO www.vicentesampaio.com.br INTRODUÇÃO PARA AUMENTAR OS INSCRITOS NO SEU CANAL DO YOUTUBE OU PARA

Leia mais

GERAÇÃO INTERATIVA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL

GERAÇÃO INTERATIVA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL GERAÇÃO INTERATIVA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL Somos uma agência de marketing digital especializada em vendas pela internet. Fundada em novembro de 2010 nossa agência sempre manteve o foco no mercado

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing Planejamento de Marketing Sua Conta Nome da Conta de Instagram: @ O Nome está adequado com seu negócio? É fácil de lembrar e escrever? Este nome está presente nas suas outras redes sociais? Ex. twitter,

Leia mais

Gerar leads qualificados para sua loja virtual SMS

Gerar leads qualificados para sua loja virtual SMS Gerar leads qualificados para sua loja virtual SMS Muito Prazer! Sou João Ribeiro Paulistano Casado Tenho 3 filhas 45 anos Ariano Vivo tecnologia 24hs por dia Sou Psicólogo de formação 15 atuando na área

Leia mais

CONQUISTAR NOVAS. OportunidadeS NEGÓCIOS. através do RODRIGO MOUBAR

CONQUISTAR NOVAS. OportunidadeS NEGÓCIOS. através do RODRIGO MOUBAR COMO CONQUISTAR NOVAS OportunidadeS NEGÓCIOS através do RODRIGO MOUBAR Sumário INTRODUÇÃO... 03 OBJETIVO PRIMÁRIO... 04 SUA FOTO... 05 TÍTULO PROFISSIONAL ATRAENTE... 05 URL PERSONALIZADA... 05 INFORMAÇÕES

Leia mais

Instagram A rede social que mais cresce nos últimos tempos

Instagram A rede social que mais cresce nos últimos tempos Instagram A rede social que mais cresce nos últimos tempos O G1 recentemente disse que 40 milhões de brasileiros utilizam o Instagram mensalmente. E quando eu vejo uma massa de pessoas tão grande, automaticamente

Leia mais

Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes

Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes Aprenda na prática, como o Agendor pode ajudar na sua rotina de follow up e ainda fazer com que você não esqueça de potenciais clientes 2 O follow

Leia mais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais Marketing Digital Administração de Redes Sociais A empresa EXCLUSIVKEY é uma das maiores empresas portuguesas no setor de Integração de Sistemas de Controlo de Acessos e Bilhética para as áreas de Desporto

Leia mais

O site da minha empresa precisa ser atualizado?

O site da minha empresa precisa ser atualizado? O site da minha empresa precisa ser atualizado? Já sabemos a alguns anos que a presença digital é realidade e que vem crescendo cada vez mais. Neste cenário estar bem posicionado na web é obrigação das

Leia mais

ebook Estratégia Imobiliária Online

ebook Estratégia Imobiliária Online ebook Estratégia Imobiliária Online Estratégia Imobiliária Online Introdução Numa altura em que o digital já não é o futuro, o sucesso de uma imobiliária depende, cada vez mais, do que fazemos - ou não

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO.

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO. 4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO www.canvasacademy.com.br VAMOS COMEÇAR? De 0 a 10, quão comprometido você está HOJE? O resultado final deste conteúdo depende realmente de quem? ANIMADOS? O que

Leia mais

30 passos para ganhar seguidores no Instagram, a estratégia infalível para gerar valor para seu blog. VIVER DE BLOG Página 1

30 passos para ganhar seguidores no Instagram, a estratégia infalível para gerar valor para seu blog. VIVER DE BLOG Página 1 30 passos para ganhar seguidores no Instagram, a estratégia infalível para gerar valor para seu blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Você, dono de um site ou blog, certamente já possui uma conta no Instagram.

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

Orientação e Sugestão para Palestras

Orientação e Sugestão para Palestras Orientação e Sugestão para Palestras O que devo falar em minha palestra? R: Nosso objetivo principal é inspirar fotógrafos iniciantes e intermediários a explorarem seus talentos e potencialidades para

Leia mais

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H Plano de Ação 5W2H Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H SOBRE ESTE MANUAL Para facilitar o uso da sua planilha, desenvolvemos um manual ilustrado para auxiliar na navegação e no preenchimento

Leia mais

MARKETING: LAYOUT E DESIGN. Beatriz Costa

MARKETING: LAYOUT E DESIGN. Beatriz Costa E-MAIL MARKETING: LAYOUT E DESIGN Beatriz Costa O QUE FAZ UM E-MAIL MARKETING DAR CERTO? CONJUNTO DE FATORES: Qualidade do mailing Planejamento Conteúdo Design PLANEJAMENTO 1) QUEM É SEU PÚBLICO-ALVO?

Leia mais

Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo

Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo Muito além de curtidas, compartilhamentos ou visitas, o marketing de conteúdo precisa ser um apoio importante na geração de leads juntamente com uma

Leia mais

5 Dicas Quentes para Divulgar seu salão de beleza.

5 Dicas Quentes para Divulgar seu salão de beleza. 5 Dicas Quentes para Divulgar seu salão de beleza. 5 Dicas quentes que vão transformar o movimento do seu salão através de 5 passos você irá lotar a sua agenda e irá cansar de trabalhar. 5 dicas para divulgar

Leia mais

introdução Essas dicas funcionam pra mim, mais, o mais importante e você descobrir, o que realmente funciona pra você. Vamos lá então..

introdução Essas dicas funcionam pra mim, mais, o mais importante e você descobrir, o que realmente funciona pra você. Vamos lá então.. 1 Sumário 1º Defina o Tema e a palavra chave que será trabalhada.... 4 2º Planejamento (estrutura do texto)... 7 Algumas dicas:... 9 1 quebre seu texto em pedaços.... 9 2 De atenção ao numero de... 9 3º

Leia mais

Impé rio Digital. Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet

Impé rio Digital. Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet Impé rio Digital Como Construir Um Império Trabalhando Pela Internet Nesse E-book você vai descobrir como pessoas comuns estão construindo um verdadeiro Império trabalhando na internet. Você vai entender

Leia mais

MARKETING DIGITAL COMO APOIO À CAPTAÇÃO DE RECURSOS

MARKETING DIGITAL COMO APOIO À CAPTAÇÃO DE RECURSOS MARKETING DIGITAL COMO APOIO À CAPTAÇÃO DE RECURSOS COM AMANDA RIESEMBERG bit.ly/tudo-sobre-captacao-de-recursos UMA AGÊNCIA DE MARKETING COM IMPACTO SOCIAL PARA ORGANIZAÇÕES QUE POSSUEM OU BUSCAM UM PROPÓSITO

Leia mais

BEM-VINDO AO E-BOOK DE BUSINESS MODEL CANVAS DA CANVAS ACADEMY! A LEI SUPREMA DOS MODELOS DE NEGÓCIOS Uau! Fascinante este título não acha?! O que é a lei suprema de modelos de negócios, e, mais importante

Leia mais

Crescimento é ESTRATÉGICO. por

Crescimento é ESTRATÉGICO. por Crescimento é ESTRATÉGICO por Se você fez o download desse e-book, tenho certeza que você quer buscar formas de potencializar seu negócio. Então eu peço que você venha com a mente aberta para absorver

Leia mais

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias 5 milhões são administradores

Leia mais

1. Defina a lista de palavras-chave, que serão trabalhadas na estratégia de SEO, e justifique o porquê da escolha das mesmas.

1. Defina a lista de palavras-chave, que serão trabalhadas na estratégia de SEO, e justifique o porquê da escolha das mesmas. 1ª ETAPA - SEO 1. Defina a lista de palavras-chave, que serão trabalhadas na estratégia de SEO, e justifique o porquê da escolha das mesmas. a. As palavras apresentadas foram escolhidas pela relação direta

Leia mais

Principais etapas de um plano de negócio

Principais etapas de um plano de negócio Apesar de parecer complexo de se fazer, um plano de negócios é a ferramenta que mais vai ajudar a manter o empreendedor com o pé no chão e focado na hora de abrir um novo negócio. É o plano de negócios

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

12 simples otimizações para você gerar mais leads. VIVER DE BLOG Página 1

12 simples otimizações para você gerar mais leads. VIVER DE BLOG Página 1 12 simples otimizações para você gerar mais leads VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO A missão de todo o negócio é conquistar clientes. Porém, uma pessoa não vira um comprador de uma hora para outra. Você

Leia mais

NO QUE ACREDITAMOS. O esporte é uma forma de criar e contar histórias.

NO QUE ACREDITAMOS. O esporte é uma forma de criar e contar histórias. Quem Somos NO QUE ACREDITAMOS O esporte é uma forma de criar e contar histórias. Uma boa história é composta por personagens interessantes, situações envolventes e um relato que se espalha, multiplica.

Leia mais

1. Processo de venda. 7 Regras para Fazer Prospecção de Clientes. Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série

1. Processo de venda. 7 Regras para Fazer Prospecção de Clientes. Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série O que é: a prospecção pode ser vista como o processo de conquista de novos clientes. Está estritamente ligada ao crescimento e

Leia mais

Marcos Cordeiro. O vídeo tutorial está na àrea de membros do Hotmart Club!

Marcos Cordeiro. O vídeo tutorial está na àrea de membros do Hotmart Club! Marcos Cordeiro O vídeo tutorial está na àrea de membros do Hotmart Club! 1 Índice Introdução O que é um E book Quantas páginas precisa ter um e book Como encontrar tema para o e book Como Criar Capa para

Leia mais

Marketing de Conteúdo na prática!

Marketing de Conteúdo na prática! Marketing de Conteúdo na prática! 1. Não sou parente do outro Greco que mora em BH 2. Sou noiva, e falar de casamento é a minha maior alegria 3. Gosto mais de gatos do que de cachorros 4. Minha santa de

Leia mais

O guia passo a passo para uma estratégia de posicionamento que o tornará inabalável em seu mercado. VIVER DE BLOG Página 1

O guia passo a passo para uma estratégia de posicionamento que o tornará inabalável em seu mercado. VIVER DE BLOG Página 1 O guia passo a passo para uma estratégia de posicionamento que o tornará inabalável em seu mercado VIVER DE BLOG Página 1 Se posicionar no seu mercado para ser lembrado, para ser memorável, é uma obrigação

Leia mais

Remarketing para Conversão no Facebook

Remarketing para Conversão no Facebook Remarketing para Conversão no Facebook O problema a se resolver com este ebook... Vamos começar refletindo sobre algo importante e ignorado pela maioria das pessoas, principalmente quando estão começando

Leia mais

PRESENÇA ONLINE: MOSTRE A SUA MARCA PARA O PÚBLICO CERTO NO MOMENTO CERTO PARTE 2

PRESENÇA ONLINE: MOSTRE A SUA MARCA PARA O PÚBLICO CERTO NO MOMENTO CERTO PARTE 2 PRESENÇA ONLINE: MOSTRE A SUA MARCA PARA O PÚBLICO CERTO NO MOMENTO CERTO PARTE 2 SUMÁRIO Introdução... 3 Redes sociais... 6 Mídia online... 12 E-mail marketing... 18 Atualização de conteúdos antigos...

Leia mais