sexuais, alterações do equilíbrio, alterações da coordenação, dificuldades cognitivas e alterações de humor (Paty & Ebers, 1997).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "sexuais, alterações do equilíbrio, alterações da coordenação, dificuldades cognitivas e alterações de humor (Paty & Ebers, 1997)."

Transcrição

1 Referência: Pedro, L., & Pais-Ribeiro,J. (2006). Revisão de instrumentos de qualidade de vida na esclerose múltipla. In: I.Leal, J. Pais-Ribeiro & S.Neves, (Edts.). Actas do 6º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (pp ). Lisboa: ISPA REVISÃO DE INSTRUMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA NA ESCLEROSE MÚLTIPLA Luísa Pedro & J.Pais-Ribeiro Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação- U.Porto A esclerose múltipla é uma doença crónica do foro neurológico que tende a aparecer em indivíduos entre os 15 e os 40 anos, do sexo feminino (relação de 3 mulheres para 2 homens). O maior número de casos diagnosticados desta doença encontra-se nos países da Europa, América do Norte e Austrália, ou seja, nos países temperados, em indivíduos de raça caucasiana. Não existe evidência científica de um factor responsável por esta doença. Crê-se cada vez mais, que a esclerose múltipla seja causada por uma combinação de factores, entre factores hereditários que na presença de factores ambientais desconhecidos mas facilitadores da doença e em situações emocionais adversas, favoreçam a activação do sistema imunológico no sentido deste não reconhecer os seus próprios tecidos e activar um processo inflamatório na substância branca do sistema nervoso central (reacção auto imune), deste modo, iniciar o processo da esclerose múltipla (Moreira, Felipe, Mendes & Tiibery, 2000). Sintomatologicamente há grandes variações de sinais e sintomas desta doença, consoante a zona cerebral que é mais afectada pela desmielinização. Alguns dos sintomas encontrados com mais frequências nos portadores de esclerose múltipla são: astenia e fadiga sem sinais objectivos, mais objectivamente aparece com grande incidência, a inflamação do nervo óptico e perda de força muscular que pode ocorrer não só em surtos temporários, mas também, nos surtos recorrentes ou num processo gradual e progressivo. Posteriormente, é frequente aparecer fadiga intensa, rigidez dos membros, espasticidade, distonia, acinesia paróxistica, tremor Parkinsónico, dismetria, ataxia, desartria, dor, descontrole dos músculos da bexiga e intestinos, disfunções

2 sexuais, alterações do equilíbrio, alterações da coordenação, dificuldades cognitivas e alterações de humor (Paty & Ebers, 1997). A progressão da esclerose múltipla, depende da gravidade da inflamação e do ritmo da desmielinização. Segundo Ebers, (2003) a multiplicidade de sintomas que podem emergir como resultado da esclerose múltipla, significa que as consequências físicas, cognitivas e psicossociais desta doença são, frequentemente, muito abrangentes, variáveis e complexas. No processo de reabilitação não basta restabelecer os danos causados pela doença (através de medicação) ou submeter o indivíduo a um programa de manutenção físico-funcional no sentido deste não perder determinadas capacidades funcionais. As necessidades cognitivas e emocionais dos doentes e seus familiares são fundamentais no processo de reabilitação, bem como, as suas preferências pessoais, os factores relacionados com o seu estilo de vida, o seu trabalho, as relações familiares e a sua participação no tecido social. Leóni, Morales, Navarro e Mitchell (2003) defendem que para haver uma avaliação correcta do estado de saúde dos doentes com esclerose múltipla, ela não poderá reduzir-se somente a critérios de incapacidade e deficiência: existe uma forte correlação entre saúde e qualidade de vida, que é necessário aprofundar. O conceito de qualidade de vida começou a ser referido pelo President Eisenhower s Commission on National Goals referindo-se à qualidade de vida do povo americano, como um construto multidimensional e abrangente, incluindo as variações sociais e todos os seus factores envolventes, a educação, interesses individuais, desenvolvimento económico, saúde e bem-estar, defesa e liberdade em todo o mundo. O primeiro grande estudo realizado sob este tema é publicado em 1976 e focaliza as experiências de vida enquanto mecanismo que pode contribuir para condicionar a vida de um indivíduo (Ribeiro, 2004). Segundo Ribeiro (2004) as características multidimensionais do conceito de qualidade de vida, abrange várias dimensões, cujo número depende da natureza dos conceitos teóricos e empíricos que estão associados ao tema a estudar. Deste modo os instrumentos que avaliam a qualidade de vida específica para uma condição ou doença, terão de conter, não só, os aspectos que caracterizam a doença como também, todos os outros factores determinantes na qualidade de vida de qualquer indivíduo. Segundo (Leóni, et al 2003) o interesse da qualidade de vida na esclerose múltipla é recente. Durante muitos anos, a avaliação do impacto desta doença era limitado às

3 incapacidades e deficiências. Na revisão da literatura dos artigos disponíveis da Medline database, realizada em Julho e 2005, utilizando as palavras chave quality of life mais multiple sclerosis, apareceram 521 artigos, sendo o primeiro artigo publicado em 1978 e o último em Junho de Entre 1978 e 1992, existem poucos artigos, a partir desta altura aparecem muitos artigos sobre o tema. Dado que esta doença afecta a integridade psicológica e funcional de muitas áreas incluindo as funções neurológicas, psicológicos, sociais e outras (mobilidade e fadiga), em pessoas muito jovens; e porque existe uma sensação de insegurança face ao futuro, por esta doença não ter cura e ter um prognóstico reservado quanto à probabilidade de grandes limitações a médio prazo; medir a qualidade de vida implica que as características do instrumento consiga abranger todos os aspectos que a doença comporta, bem como, do impacto destes aspectos no dia a dia da pessoa (Nortvedt & Riise, 2003). Gruenewald, Higginson, Vivat, Edmonds e Burman (2004) numa revisão realizada aos instrumentos de qualidade de vida na esclerose múltipla, no sentido de encontrar qual seria aquele que melhor avaliava os construtos pretendidos, definiram 15 domínios importantes nas pessoas com esta doença, são eles (saúde mental, papel das limitações, vida familiar, alterações das funções sociais, intimidade, sintomas de esclerose múltipla, funções físicas, curso da doença, controlo/ autonomia, suporte dado pelos outros, perda de dignidade, desejo de ficar na própria casa, acomodação e aceitação, importância da actividade diária, necessidade de acesso aos cuidados). Neste estudo os autores concluíram que o Functional Assessment Multiple Sclerosis (FAMS), o Multiple Sclerosis Quality of Life-54 (MSQol-54) e o Multiple Sclerosis Quality of Life Inventory (MSQLI) são os instrumentos que medem de uma forma mais abrangente a qualidade de vida na esclerose múltipla. Numa avaliação realizada na Medline e em outras bases de dados, concluiu-se que os instrumentos mais utilizados pelos investigadores e cujos critérios de validação são mais aceitáveis são: FAMS, Hamburg Quality of Life Questionnaire in Multile Sclerosis (HAQUAMS), MSQol-54, MSQLI e o RAYS Scale. No quadro 1 exibem-se os instrumentos, domínios e a duração da sua aplicação, e no quadro 2 a sua validação e fidelidade.

4 Quadro 1- Instrumentos Específicos de Qualidade De Vida na Esclerose Múltipla Nome do instrumento N.º itens Domínios existentes Tempo Aplicação Functional Assessment Multiple Sclerosis (FAMS) 59 referidos acima 20m. Hamburg Quality of Life Questionnaire in Multile Sclerosis (HAQUAMS) 38 referidos acima 25m Multiple Sclerosis Quality of Life-54 (MSQol-54) 54 referidos acima 15m Multiple Sclerosis Quality of Life Todos os Domínios, Inventory (MSQLI) 81 expt a comunicação 45m. RAYS Scale 50 30m. referidos acima. Quadro 2- Validação e Fidelidade dos instrumentos Nome do Instrumento Validação Fidelidade Functional Assessment Validação de conteúdo, Alfa (0,82 e 0,96) expt na Multiple Sclerosis (FAMS) construto e critério. Tem mobilidade (0,78 e 0,39) correlação com o MSIS-29 O teste-retest (0,85 e 0,91) Hamburg Quality of Life Questionnaire in Multile Sclerosis (HAQUAMS) Multiple Sclerosis Quality of Life-54 (MSQol-54) Multiple Sclerosis Quality of Life Inventory (MSQLI) e o SF-36. É construído base o FAMS e o SF-36. Tem correlação com o EDSS, HADS, MSFC e FAMS. É constituído SF itens específicos para a doença, incluindo uma subescala de função sexual. Validação de conteúdo, construto e critério. RAYS Scale Validação de conteúdo, construto e critério. Alfas (0,85 e 0,92) expt na função social (0,68) O teste-retest (0,75 e 0,94) Alfas (0,75 e 0,96) expecto na função social (0,68) O teste-retest acima de 0,70, expto percepção saúde (0,69 Alfas (0,67 e 0,97) O teste-reteste (0,75 e 0,94) Alfas (0,84 e 0,89) nas três subescalas. REFERÊCIAS Ebers, G. (2003). Blue Books of Pratical Neurology Multiple Sclerosis-2. W. McDonald and J. Noseworthy (Ed.), Natural History of Multiple Sclerosis (pp ). Butterworth-Heinemann (USA).

5 Gruenewald, D., Higginson, I., Vivat, B., Edmonds, P. & Burman, R. (2004). Quality of life measures for the palliative care of people severely affected by multiple eclerosis: a systematic review. Multiple Sclerosis, 10, León, J., Morales, J., Navarro,J. & Mitchell, A. (2003). A review about the impact of multiple sclerosis on health-related quality of life. Disability and Rehabilitation, 25 (23), Moreira, M., Felipe, E., Mendes, M., & Tilbery, C. (2000). Esclerose Multipla. Estudo descritivo de suas formas clínicas em 302 casos. Arquivos de Neuro- Psiquiatria, 58, Nortvedt, M., & Riise, T. (2003). The use of quality of life measures in multiple sclerosis resaerch. Multiple Sclerosis, 9, Paty, D., & Ebers, G. (1997). Multiple Sclerosis. Philadelphia: Davis Company Ribeiro, J. (2004). Quality of Life is a primary end-point in clinical settings. Clinical Nutrition, 23 (1),

Implicações da situação profissional na qualidade de vida em indivíduos com esclerose múltipla

Implicações da situação profissional na qualidade de vida em indivíduos com esclerose múltipla 1286 Implicações da situação profissional na qualidade de vida em indivíduos com esclerose múltipla Luísa Pedro 1 e José Luís Pais Ribeiro 2 1 Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Politécnico

Leia mais

Luísa Maria Reis Pedro 1, José Luís Pais-Ribeiro 2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. APRESENTAÇÃO abr ACEITO PARA PUBLICAÇÃO set.

Luísa Maria Reis Pedro 1, José Luís Pais-Ribeiro 2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. APRESENTAÇÃO abr ACEITO PARA PUBLICAÇÃO set. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.3, p.309-14, jul./set. 2008 ISSN 1809-2950 Características psicométricas dos instrumentos usados para avaliar a qualidade de vida na esclerose múltipla: uma

Leia mais

ICS EDUCATIONAL COURSE

ICS EDUCATIONAL COURSE ICS EDUCATIONAL COURSE URINARY AND ANAL INCONTINENCE: CHALLENGES AND PERSPECTIVES Sexuality of People with Neurologic Problems CURSO EDUCACIONAL ICS INCONTINÊNCIA ANAL E URINÁRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Leia mais

Exercício Físico na Esclerose Múltipla

Exercício Físico na Esclerose Múltipla Exercício Físico na Esclerose Múltipla Pedro, L. 1, Pais Ribeiro, J. 2, Pascoa Pinheiro, J. 3 1 Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Politécnico de Lisboa 2 Faculdade Psicologia Ciências Educação

Leia mais

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens.

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens. CLAUDIA WITZEL A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (sistema nervoso central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens. De causa ainda desconhecida, foi descrita inicialmente em

Leia mais

Luísa Pedro 1 ; J. Pais-Ribeiro 2 ; J. Páscoa Pinheiro 3 ESTESL-IPL ; 2 FPCE-UP/UIPES; 3 FMUC/CHUC

Luísa Pedro 1 ; J. Pais-Ribeiro 2 ; J. Páscoa Pinheiro 3 ESTESL-IPL ; 2 FPCE-UP/UIPES; 3 FMUC/CHUC Luísa Pedro 1 ; J. Pais-Ribeiro 2 ; J. Páscoa Pinheiro 3 1 ESTESL-IPL ; 2 FPCE-UP/UIPES; 3 FMUC/CHUC Doença neurodegenerativa Auto-imune Sem cura Sintomas variados Evolução indeterminada Progressivamente

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Dissertação

Leia mais

Idosos Ativos, Idosos Saudáveis

Idosos Ativos, Idosos Saudáveis INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA Idosos Ativos, Idosos Saudáveis nº693206/10 Orientador: Profª. Doutora Luísa Pedro Prof.ª Adjunta da Escola Superior de

Leia mais

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA EM GOIÂNIA, GO, BRASIL.

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA EM GOIÂNIA, GO, BRASIL. Introdução: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, progressiva, crônica que atinge o sistema nervoso central. Essa desmielinização afeta as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE FADIGA E QUALIDADE DE VIDA EM SUJEITOS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

RELAÇÃO ENTRE FADIGA E QUALIDADE DE VIDA EM SUJEITOS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA RELAÇÃO ENTRE FADIGA E QUALIDADE DE VIDA EM SUJEITOS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA Nadiesca T. Filippin 1, Bianca Borba Ribeiro 2, Luana Silva Pereira 2 1 Docente do Curso de Fisioterapia - Centro Universitário

Leia mais

Índice. 1. Introdução Envelhecimento bem sucedido. 10. Bem-estar subjectivo Coping Estilos de vida.. 42

Índice. 1. Introdução Envelhecimento bem sucedido. 10. Bem-estar subjectivo Coping Estilos de vida.. 42 Índice 1. Introdução... 8 2. Enquadramento teórico Envelhecimento bem sucedido. 10 Bem-estar subjectivo.. 20 Coping... 33 Estilos de vida.. 42 3. Objectivos gerais e questões de investigação. 52 4. Método

Leia mais

Em publicamos dez mitos sobre a Esclerose Múltipla - EM que foram esclarecidos Lisa Emrich, do MS HealthCentral.

Em publicamos dez mitos sobre a Esclerose Múltipla - EM que foram esclarecidos Lisa Emrich, do MS HealthCentral. Em 18.01.2013 publicamos dez mitos sobre a Esclerose Múltipla - EM que foram esclarecidos pela Dra. Lisa Emrich, do MS HealthCentral. Agora, no mês nacional de conscientização sobre a EM publicamos outros

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

MIF - Medida de Independência Funcional. Jorge Laíns

MIF - Medida de Independência Funcional. Jorge Laíns MIF - Medida de Independência Funcional Jorge Laíns Saúde (OMS) Completo bem estar físico, psíquico e social, não apenas a ausência de doença Saúde (OMS): Completo bem estar físico, psíquico e social e

Leia mais

EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS. EPILEPSIA: o que é?

EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS. EPILEPSIA: o que é? EPILEPSIA ALGUMAS PERGUNTAS ALGUMAS RESPOSTAS EPILEPSIA: o que é? Não é uma doença a mental Uma das doenças neurológicas mais comuns Afecta 0,5-1% da população Tem múltiplas m causas, nem sempre conhecidas

Leia mais

Critérios de Admissão e Alta Revisão 02

Critérios de Admissão e Alta Revisão 02 Revisão n.º Data Objecto da Revisão 00 Abril/2007 Primeira versão do documento 01 27-04-2011 02 15-09-2016 Especificação dos graus de prioridade e revisão dos objectivos Especificação dos critérios de

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: REVISÃO DE LITERATURA

QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: REVISÃO DE LITERATURA 1 CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA (CEAFI) XVI TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA TALYTTA DE MATTOS LOPES QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: REVISÃO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL CONTRA A FIBROMIALGIA E SÍNDROME DEFADIGACRÓNICA (MYOS) APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES NOTAS DE UMA PARCERIA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL CONTRA A FIBROMIALGIA E SÍNDROME DEFADIGACRÓNICA (MYOS) APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES NOTAS DE UMA PARCERIA ASSOCIAÇÃO NACIONAL CONTRA A FIBROMIALGIA E SÍNDROME DEFADIGACRÓNICA (MYOS) APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES V 4 APIFARMA / ASSOCIAÇÕES DE DOENTES b) Âmbito da Associação A Myos Associação Nacional

Leia mais

Modelos explicativos do stresse e a relação com a ocorrência de LMELT. Carlos Fujão Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO)

Modelos explicativos do stresse e a relação com a ocorrência de LMELT. Carlos Fujão Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO) Modelos explicativos do stresse e a relação com a ocorrência de LMELT Estado da arte A compreensão do papel dos factores psicossociais relacionados com o trabalho no desenvolvimento de LMELT ainda é superficial,

Leia mais

VIVER COM. Narcolepsia. Sintomas Diagnóstico Tratamento ISTEL

VIVER COM. Narcolepsia. Sintomas Diagnóstico Tratamento ISTEL VIVER COM Narcolepsia Sintomas Diagnóstico Tratamento O que é a Narcolepsia? É uma perturbação intrínseca do sono, crónica, de origem neurológica e em que existem alterações na ciclicidade e estabilidade

Leia mais

Rua do Platão nº. 147 Zambujal São Domingos de Rana Tel Fax

Rua do Platão nº. 147 Zambujal São Domingos de Rana Tel Fax Rua do Platão nº. 147 Zambujal 2785 698 São Domingos de Rana Tel. 214 549 200 Fax. 214 549 208 E-mail: anea@anea.org.pt PONTO DE VISTA DE UMA ASSOCIAÇÃO DE DOENTES A ESPONDILITE ANQUILOSANTE, O QUE É?

Leia mais

Cuidados Paliativos no AVC em fase aguda

Cuidados Paliativos no AVC em fase aguda Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina de Lisboa Cuidados Paliativos no AVC em fase aguda Maria João da Silva Duarte Mestrado de Cuidados Paliativos (6ª Edição) Lisboa 2011 A impressão desta dissertação

Leia mais

O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS

O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS Rui Pedro Gomes Pereira Universidade do Minho Escola Superior de Enfermagem ruipereira@ese.uminho.pt Fundação Dr. António Cupertino de Miranda Porto, 16 de Abril

Leia mais

Envelhecimento e Doenças Reumáticas

Envelhecimento e Doenças Reumáticas Envelhecimento e Doenças Reumáticas Armando Malcata CHUC XVII Forum de Apoio ao Doente Reumático Envelhecimento e Doenças Reumáticas Variações demográficas e sociais. Impacto crescente; multidimensional.

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM AO PORTADOR DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: EM BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA 1

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM AO PORTADOR DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: EM BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA 1 ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM AO PORTADOR DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: EM BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA 1 Souza, M. H. T. 2 ; Toaldo. G. 3, Dalcin, C. B. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Enf. Ms. Docente do curso de

Leia mais

Autores: Sousa RD ¹*, Almeida NDF ², da Silva HFF ³ Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

Autores: Sousa RD ¹*, Almeida NDF ², da Silva HFF ³ Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. INTRODUÇÃO A epilepsia é um distúrbio crônico caracterizado pela presença de crises epilépticas recorrentes, resultantes de descargas excessivas de neurônios em determinadas topografias do encéfalo. É

Leia mais

DOENÇAS DESMIELINIZANTES

DOENÇAS DESMIELINIZANTES 1ª Jornada de Neurociências da PUC DOENÇAS DESMIELINIZANTES MIRELLA FAZZITO Neurologista Hospital Sírio Libanês Bainha de mielina : conjunto de células que envolvem o axônio. Tem por função a proteção

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Graduação Curso Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO E INTERESSE: DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DE EDUCACAO FÍSICA E A INCLUSÃO DE PACIENTES DE ESCLEROSE

Leia mais

Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36)

Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36) Rozana M. Ciconelli, Marcos B. Ferraz, Wilton Santos, Ivone Meinão, Marina R. Quaresma. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil

Leia mais

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MONTEIRO, B. C.; RODRIGUES-JUNIOR, G. M. RESUMO Este estudo tem como objetivo identificar os fatores causadores de fadiga nos pacientes oncológicos

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância Magnética (RM)

Imagem da Semana: Ressonância Magnética (RM) Imagem da Semana: Ressonância Magnética (RM) Imagem 01. Ressonância magnética (RM) de crânio ponderada em FLAIR, corte sagital. Imagem 02. RM de crânio ponderada em T1, corte axial. Imagem 03. RM de crânio

Leia mais

1º CURSO PARA CUIDADORES DE PESSOAS COM TRAUMATISMO FTDFVPLASNKNSB CRÂNIO ENCEFÁLICO

1º CURSO PARA CUIDADORES DE PESSOAS COM TRAUMATISMO FTDFVPLASNKNSB CRÂNIO ENCEFÁLICO Uma lesão num dos membros de uma família afecta todo o sistema familiar e aqueles que lhe estão próximos. Se a lesão é permanente, os papéis familiares regulares, as rotinas e responsabilidades poderão

Leia mais

XVIII Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalazen.

XVIII Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalazen. XVIII Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalazen www.digimaxdiagnostico.com.br Caso Clínico Identificação: J.S.O. Paciente do sexo feminino. 24 anos. Caso Clínico Quadro Clínico: -HDA: - Cervicodorsalgia

Leia mais

Gestão de Riscos Psicossociais

Gestão de Riscos Psicossociais Gestão de Riscos Psicossociais Lisboa, 04 de Julho de 2013 Lúcia Simões Costa Centro de Psicologia da Universidade do Porto; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Ao contrário de outros tipos

Leia mais

FUNCIONAMENTO SEXUAL E SAÚDE MENTAL EM SEIS DOENÇAS CRÓNICAS: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

FUNCIONAMENTO SEXUAL E SAÚDE MENTAL EM SEIS DOENÇAS CRÓNICAS: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS Citação: Meneses, R., Pais-Ribeiro, J., Silva, I., Pedro, L., Cardoso, H., Mendonça, D., Vilhena, E., Martins, A., & Martins-da-Silva, A. (2013). Funcionamento sexual e saúde mental em seis doenças crónicas:

Leia mais

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Departamento de Ciências Neurológicas Waldir Antonio Maluf Tognola

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Departamento de Ciências Neurológicas Waldir Antonio Maluf Tognola Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Departamento de Ciências Neurológicas Waldir Antonio Maluf Tognola Definição Doença crônica, inflamatória e degenerativa do Sistema Nervoso Central, com destruição

Leia mais

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, como parte

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, como parte Rogério de Rizo Morales AVALIAÇÃO TRANSVERSAL DA QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO GENÉRICO (SF-36) Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto ESCLEROSE MÚLTIPLA: EXPERIÊNCIA CLÍNICA DO CENTRO DE REFERÊNCIA DO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSE DO RIO PRETO, SÃO PAULO Waldir Antonio Maluf Tognola Definição

Leia mais

Da avaliação à prevenção da reincidência em comportamentos criminais e violentos: o contributo da Psicologia Forense

Da avaliação à prevenção da reincidência em comportamentos criminais e violentos: o contributo da Psicologia Forense Da avaliação à prevenção da reincidência em comportamentos criminais e violentos: o contributo da Psicologia Forense Ana Cristina Neves ISCSEM DGRSP Congresso FIAP/OPP Lisboa, 13 de setembro de 2014 Em

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 84/XI. Altera o Decreto-Lei n.º 173/2003, de 1 de Agosto, isentando do pagamento das taxas moderadoras os portadores de Epilepsia

PROJECTO DE LEI N.º 84/XI. Altera o Decreto-Lei n.º 173/2003, de 1 de Agosto, isentando do pagamento das taxas moderadoras os portadores de Epilepsia Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 84/XI Altera o Decreto-Lei n.º 173/2003, de 1 de Agosto, isentando do pagamento das taxas moderadoras os portadores de Epilepsia Exposição de Motivos A epilepsia,

Leia mais

V FORUM DE MEDICINA DO TRABALHO CFM Conselheiro ALBERTO CARVALHO DE ALMEIDA

V FORUM DE MEDICINA DO TRABALHO CFM Conselheiro ALBERTO CARVALHO DE ALMEIDA V FORUM DE MEDICINA DO TRABALHO CFM - 1917 Conselheiro ALBERTO CARVALHO DE ALMEIDA USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E APTIDÃO AO TRABALHO INTEGRAÇÃO DE MEDICINA DO TRABALHO E PSIQUIATRIA Substâncias Psicoativas

Leia mais

DESPORTO E SAÚDE. Um encontro com Adultos do processo RVCC

DESPORTO E SAÚDE. Um encontro com Adultos do processo RVCC ESCOLA SECUNDÁRIA CACILHAS-TEJO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO E SAÚDE Um encontro com Adultos do processo RVCC 17/11/2011 . SAÚDE EDUCAÇÃO ESPECTÁCULO TURISMO DESPORTO CIÊNCIA ECONOMIA INDÚSTRIA SAÚDE

Leia mais

Doenças Adquiridas do Neurônio Motor. Msc. Roberpaulo Anacleto

Doenças Adquiridas do Neurônio Motor. Msc. Roberpaulo Anacleto Doenças Adquiridas do Neurônio Motor Msc. Roberpaulo Anacleto ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA Unidade motora: Esclerose Lateral Amiotrófica Doença degenerativa e progressiva, afetando os neurônios motores

Leia mais

Título do Trabalho: Ansiedade e Depressão em Pacientes com Esclerose Múltipla em Brasília Autores: Tauil CB; Dias RM; Sousa ACJ; Valencia CEU; Campos

Título do Trabalho: Ansiedade e Depressão em Pacientes com Esclerose Múltipla em Brasília Autores: Tauil CB; Dias RM; Sousa ACJ; Valencia CEU; Campos Introdução Esclerose Múltipla (EM) é desordem crônica, autoimune e desmielinizante do sistema nervoso central 1. Áreas de desmielinização levam a incapacidade e espectro heterogêneo de evoluções. Prognóstico

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA Arq Neuropsiquiatr 2007;65(2-B):5-60 QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA Rogério de Rizo Morales 1, Nívea de Macedo Oliveira Morales 2, Fernando Coronetti Gomes da Rocha 3, Sheila Bernardino

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398)

Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) 1. o Ano - 1. o Semestre DES10220 Fisiologia do Exercício Motricidade 3 Semestral 78 DES10221

Leia mais

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Prevenção das lesões músculo-esqueléticas (LME) O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Os objectivos comunitários no âmbito da Estratégia de Lisboa prevêem a criação de empregos

Leia mais

4.2. Psicologia social da música Preferência musical, motivação e emoção Preferência musical e personalidade...

4.2. Psicologia social da música Preferência musical, motivação e emoção Preferência musical e personalidade... Índice Dedicatória.1 Adradecimentos.2 Resumo...3 Abstract.5 Epígrafe.8 Introdução..9 Parte I FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 18 Capítulo I: Doente operado como indivíduo em contexto de vulnerabilidade psicosocial.......19

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado

Leia mais

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família O Impacto Psicossocial do Cancro na Família Maria de Jesus Moura Psicóloga Clínica Unidade de Psicologia IPO Lisboa ATÉ MEADOS DO SEC.XIX Cancro=Morte PROGRESSOS DA MEDICINA CURA ALTERAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

A pilot study in the effects of Gigong and Tai Chi Chuan exercises in patients with Multiple Sclerosis

A pilot study in the effects of Gigong and Tai Chi Chuan exercises in patients with Multiple Sclerosis A pilot study in the effects of Gigong and Tai Chi Chuan exercises in patients with Multiple Sclerosis Estudo piloto sobre os efeitos do exercícios de Gigong e Tai Chi Chuan em pacientes com Esclerose

Leia mais

ESCLEROSE MÚLTIPLA E DIAGNÓSTICO

ESCLEROSE MÚLTIPLA E DIAGNÓSTICO 1 ESCLEROSE MÚLTIPLA E DIAGNÓSTICO CONHEÇA OS SINTOMAS E AS CAUSAS SAIBA O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS Nota de abertura FICHA TÉCNICA Coordenadora do Projeto Sónia Coutinho soniacoutinho@newsengage.pt Coordenadora

Leia mais

O IMPACTO DA DOENÇA NEUROLÓGICA PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

O IMPACTO DA DOENÇA NEUROLÓGICA PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO O IMPACTO DA DOENÇA NEUROLÓGICA PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO KACIE LETICIA RIBAS MACHADO LEMES. 1 ; RUAS, EDUARDO AUGUSTO. 2 RESUMO O objetivo foi avaliar o impacto na qualidade de vida pós-ave. Foi

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

Fatores de risco de queda na pessoa idosa residente na comunidade: Revisão Integrativa da Literatura

Fatores de risco de queda na pessoa idosa residente na comunidade: Revisão Integrativa da Literatura Fatores de risco de queda na pessoa idosa residente na comunidade: Revisão Integrativa da Literatura Luís Sousa Nilza Nogueira de Caldevilla Cristina Dias Henriques Sandy Severino Isabel Ferreira Porto,

Leia mais

Maria Mafalda Lopes Martins Canais Araújo. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em. Medicina. (Ciclo de estudos integrado)

Maria Mafalda Lopes Martins Canais Araújo. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em. Medicina. (Ciclo de estudos integrado) UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Ciências da Saúde Avaliação da Qualidade de Vida em Doentes com Esclerose Múltipla através da Adaptação do Questionário Multiple Sclerosis Quality of Life - 54 para Língua

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015. INSTITUI A SEMANA ESTADUAL DE LUTA CONTRA A ATAXIA ESPINOCEREBELAR TIPO 3, CONHECIDA COMO DOENÇA DE MACHADO-JOSEPH E OUTRAS ATAXIAS HEREDITÁRIAS. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

Lesão Medular Traumática. Sexualidade

Lesão Medular Traumática. Sexualidade Lesão Medular Traumática Sexualidade Helena Pantaroto 03-11-2015 Sexualidade Humana Afetividade Parte integral da personalidade, envolve o ser humano como um todo, e inclui: Desejos, fantasias e prazer

Leia mais

PREVENIR OU REMEDIAR

PREVENIR OU REMEDIAR "'O... o PREVENIR OU REMEDIAR Os custos sociais e económicos da violência contra as mulheres «o UJ Manuel Lisboa (coord.) Isabel do Carmo Luísa Branco Vicente António Nóvoa Pedro Pita Barros Ana Roque

Leia mais

Afasia na vida das PCA

Afasia na vida das PCA Viver com afasia Implicações na qualidade de vida Autores: Luís Jesus, University of Aveiro Madeline Cruice, City University London Palestrante: Terapeuta da Fala Docente na Escola Superior de Tecnologia

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

Qualidade de vida na esclerose múltipla. Casuística do Centro Hospitalar Cova da Beira

Qualidade de vida na esclerose múltipla. Casuística do Centro Hospitalar Cova da Beira UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Ciências da Saúde Qualidade de vida na esclerose múltipla. Casuística do Centro Hospitalar Cova da Beira Rosa Margarete Amaral Costa Dissertação para obtenção do Grau de

Leia mais

Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a

Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a criação de práticas, para a formação e desenvolvimento

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO PSICOMÉTRICO E ESTRUTURAL DA ESCALA DE ESPERANÇA (DE FUTURO) J. Pais Ribeiro, Luisa Pedro e Susana Marques

CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO PSICOMÉTRICO E ESTRUTURAL DA ESCALA DE ESPERANÇA (DE FUTURO) J. Pais Ribeiro, Luisa Pedro e Susana Marques Referência: Pais Ribeiro, J., Pedro, L., & Marques, S, (2006).Contribuição para o estudo psicométrico e estrutural da escala de esperança (de futuro). In: I.Leal, J. Pais-Ribeiro & S.Neves, (Edts.). Actas

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR)

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Parecer da OPP # Categoria # Autoria # Documento Pareceres Gabinete de Estudos OPP Fevereiro 2018 Lisboa Parecer da OPP Eye Movement Desensitization

Leia mais

Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação. Subtema "Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável"

Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação. Subtema Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação Subtema "Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável" Coimbra, 26 Junho, 2018 Dementia Prevention A Life Cycle Approach

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE DISFAGIA EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA Amaral, IJL; Guimarães, VC Diniz, DS; Oliveira, TP Universidade Federal de Goiás

AVALIAÇÃO DO RISCO DE DISFAGIA EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA Amaral, IJL; Guimarães, VC Diniz, DS; Oliveira, TP Universidade Federal de Goiás Introdução A deglutição é uma complexa ação neuromuscular e tem como função conduzir a passagem do alimento (saliva, líquido ou medicamentos da cavidade bucal) para o estômago. Esta ação depende da integridade

Leia mais

OSTEOPOROSE: PREVENIR É POSSÍVEL!

OSTEOPOROSE: PREVENIR É POSSÍVEL! OSTEOPOROSE: PREVENIR É POSSÍVEL! 17 de Outubro a 2 de Novembro Exposição promovida pelo Serviço de Ginecologia do HNSR EPE OSTEOPOROSE: O QUE É? Osteoporose significa "osso poroso". É uma doença que se

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA

DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA 1. A situação 2. O que é a Alfa1 3. Como se herda 4. O diagnóstico 5. O tratamento 6. Doentes Alfa 7. A associação A situação A Deficiência de alfa1 antitripsina (Alfa1)

Leia mais

DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS

DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS Maykon Wanderley Leite Alves da Silva 1, José Victor de Mendonça Silva 2, Nycolas Emanuel

Leia mais

A Doença Cardiovascular e a Evidência da Consulta de Enfermagem

A Doença Cardiovascular e a Evidência da Consulta de Enfermagem A Doença Cardiovascular e a Evidência da Consulta de Enfermagem XXXII Congresso Português de Cardiologia Enf.ª Patrícia Alves UCIC CHVNGaia/Espinho,Epe Abril 2011 PATOLOGIA CARDIOVASCULAR Principal causa

Leia mais

Os riscos psicossociais, o stress laboral e as doenças em contexto de trabalho.

Os riscos psicossociais, o stress laboral e as doenças em contexto de trabalho. Os riscos psicossociais, o stress laboral e as doenças em contexto de trabalho. Hoje em dia, está cientificamente comprovado que, a influência das condições psicológicas e sociais na contracção de problemas

Leia mais

Câmara Municipal de Braga. ! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social

Câmara Municipal de Braga. ! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social Câmara Municipal de Braga Grupo de Trabalho:! Cooperativa de Solidariedade Social Sempre a Crescer, entidade coordenadora! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social! Casa de Saúde do Bom Jesus

Leia mais

Dentre os modelos de saúde para a compreensão do comportamento em saúde temos:

Dentre os modelos de saúde para a compreensão do comportamento em saúde temos: REFERENCIAL TEÓRICO 32 Na década passada, vários trabalhos teóricos e pesquisas empíricas buscaram elaborar modelos específicos para explicar comportamentos em saúde de indivíduos que acreditavam estar

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

DADOS DA PESSOA AVALIADA

DADOS DA PESSOA AVALIADA DADOS DA PESSOA AVALIADA (adultos com idade igual ou superior a 18 anos) Número de Identificação: Data de aplicação: / / Data de nascimento: / / Idade cronológica: Nome: Sexo: Masculino Feminino Morada:

Leia mais

A Senilidade e suas consequências

A Senilidade e suas consequências A Senilidade e suas consequências Eduardo Ferriolli Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP O T 6T O PILOTO DO T 6T Como e quando a funcionalidade é interrompida?

Leia mais

INTRODUÇÃO A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica com etiologia desconhecida, para a qual não está disponível um tratamento curativo.

INTRODUÇÃO A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica com etiologia desconhecida, para a qual não está disponível um tratamento curativo. TI: Qualidade de Vida em Doentes com Esclerose Múltipla: estudo da influência da vulnerabilidade e da resiliência ao stress na sua avaliação AU: Sofia Cruz 1 ; Ana Almeida 2 ; Sara Ferreira 3 ; Aida Cruz

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39 PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS NA FASE INICIAL E INTERMEDIÁRIA DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39 Raissa Carla Paulino Silva e Moreira. Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail:

Leia mais

Checklist (por referência à CIF)

Checklist (por referência à CIF) Checklist (por referência à CIF) I Perfil de Funcionalidade Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os

Leia mais

Com o apoio científico da Secção Regional do Norte da ORDEM DOS MÉDICOS. Compreender a Enxaqueca. e outras Cefaleias. Anne MacGregor.

Com o apoio científico da Secção Regional do Norte da ORDEM DOS MÉDICOS. Compreender a Enxaqueca. e outras Cefaleias. Anne MacGregor. Com o apoio científico da Secção Regional do Norte da ORDEM DOS MÉDICOS Compreender a Enxaqueca e outras Cefaleias Anne MacGregor Oo Guia de Saúde Introdução às cefaleias comuns Apercentagem da população

Leia mais

SOCIOLOGIA DO AMBIENTE 2013/2014. Instituto Superior Técnico engenharia do ambiente

SOCIOLOGIA DO AMBIENTE 2013/2014. Instituto Superior Técnico engenharia do ambiente SOCIOLOGIA DO AMBIENTE 2013/2014 Instituto Superior Técnico engenharia do ambiente Caso prático: Computer Aided Rehabilitation Networks (CARE-S) Construção de um sistema de suporte às entidades gestoras

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

STRESS NO TRABALHO Anabela M. Sousa Pereira

STRESS NO TRABALHO Anabela M. Sousa Pereira STRESS NO TRABALHO Anabela M. Sousa Pereira anabelapereira@ua.pt Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN/EU-OSHA) Healthy Workplaces Managing Stress 2015/2016 Trabalho Saudável em qualquer

Leia mais

O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA CRIANÇA EM UMA UNIDADE DE REABILITAÇÃO FÍSICA 1

O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA CRIANÇA EM UMA UNIDADE DE REABILITAÇÃO FÍSICA 1 O PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA CRIANÇA EM UMA UNIDADE DE REABILITAÇÃO FÍSICA 1 Andreza Cristina Larentis Bielski 2, Gabriele Weber Fuhrmann ³ 3, Priscila Prestes

Leia mais

Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2011

Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2011 Dias Abertos no CNC Semana da Ciência e da Tecnologia 2011 Universidade de Coimbra Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 21 a 27 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas,

Leia mais

FISIOTERAPIA. na Doença de Parkinson. APDPk Fisioterapia. Fisioterapeuta Josefa Domingos

FISIOTERAPIA. na Doença de Parkinson. APDPk Fisioterapia. Fisioterapeuta Josefa Domingos APDPk Fisioterapia FISIOTERAPIA na Doença de Parkinson Fisioterapeuta Josefa Domingos Fisioterapeuta Coordenadora da APDPk Licenciada em Fisioterapia Membro da Association of Physiotherapist in Parkinson

Leia mais

A FISIOTERAPIA E OS ESTILOS DE VIDA. cuidados de saúde

A FISIOTERAPIA E OS ESTILOS DE VIDA. cuidados de saúde A FISIOTERAPIA E OS ESTILOS DE VIDA cuidados de saúde Prof. Teresa Tomás Prof. Luísa Pedro Estilos de vida e a Actividade Física Declaração de Alma-Ata (1978) 1º declaração sobre princípios dos cuidados

Leia mais

SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE

SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE SINDROME DE GILLES DE LA TOURETTE Ana Rebelo Email: acd.rebelo@gmail.com RESUMO Neste trabalho, procura-se explicar a Síndrome de Gilles de la Tourette sob o ponto de vista psicopatológico. Relativamente

Leia mais

DISTONIA FOCAL DO MÚSICO. RosylaneNascimento das Mercês Rocha; Joyce Pessoa Ferro; Denise Alves Souto; ThaysRettoreOrlando Cabral ZocrattoGomes.

DISTONIA FOCAL DO MÚSICO. RosylaneNascimento das Mercês Rocha; Joyce Pessoa Ferro; Denise Alves Souto; ThaysRettoreOrlando Cabral ZocrattoGomes. DISTONIA FOCAL DO MÚSICO RosylaneNascimento das Mercês Rocha; Joyce Pessoa Ferro; Denise Alves Souto; ThaysRettoreOrlando Cabral ZocrattoGomes. Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Administração

Leia mais

FATORES PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO COPSOQ II versão Portuguesa. Carlos Fernandes, PhD Universidade de Aveiro

FATORES PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO COPSOQ II versão Portuguesa. Carlos Fernandes, PhD Universidade de Aveiro FATORES PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO COPSOQ II versão Portuguesa Carlos Fernandes, PhD Universidade de Aveiro csilva@ua.pt Sísifo Nas últimas décadas alterações drásticas nas condições e exigências no trabalho

Leia mais

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

1 SIMPÓSIO DE OFTALMOLOGIA NEUROMIELITE ÓPTICA NA PERSPECTIVA DA NEUROLOGIA

1 SIMPÓSIO DE OFTALMOLOGIA NEUROMIELITE ÓPTICA NA PERSPECTIVA DA NEUROLOGIA 1 SIMPÓSIO DE OFTALMOLOGIA NEUROMIELITE ÓPTICA NA PERSPECTIVA DA NEUROLOGIA Walter Diogo Neurologista Luanda Novembro, 2017 APRESENTAÇÃO SEM CONFLITOS DE INTERESSE OBJECTIVO GERAL OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Psicologia do Adulto e do Idoso 2

Psicologia do Adulto e do Idoso 2 Psicologia do Adulto e do Idoso EDUCAÇÃO SOCIAL 1º Ano, 2º Semestre 2014/2015 SUMÁRIO: Aspectos psicofisiológicos do envelhecimento ASPECTOS GLOBAIS ALTERAÇÕES FÍSICAS E FISIOLÓGICAS ALTERAÇÕES PSICOLÓGICAS

Leia mais

Cuidados Paliativos em Pediatria

Cuidados Paliativos em Pediatria Cuidados Paliativos em Pediatria O que são Cuidados Paliativos? Cuidados Paliativos é o tratamento que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares diante dos problemas associados

Leia mais