PUBERDADE PRECOCE E TARDIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PUBERDADE PRECOCE E TARDIA"

Transcrição

1 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED-UNIOESTE RESIDÊNCIA MÉDICA DE PEDIATRIA PUBERDADE PRECOCE E TARDIA Acadêmico Matheus Santana Schwaab Cascavel-PR, Julho de 2015

2 PUBERDADE PRECOCE É definida como o aparecimento de qualquer característica sexual secundária antes dos 8 anos em meninas e 9 anos em meninos. Pode ser classificada em: 1- Puberdade Precoce Central (verdadeira). 2- Puberdade Precoce Periférica. Em ambas as formas de puberdade precoce, ocorre um aumento na velocidade de crescimento, do desenvolvimento somático, avanço da idade óssea e perda da estatura final.

3 PUBERDADE PRECOCE CENTRAL(PPC) Ela é dependente de Hormônio liberador das Gonadotrofina(GnRH). Aparecimento de características secundarias à hipotalâmico-hipofisária. Nas meninas cerca de 90% dos casos de PPC é de etiologia indeterminada, já nos meninos essa porcentagem é inferior a 50%.

4 PUBERDADE PRECOCE CENTRAL(PPC) Etiologias da PPC. - Tumores hipotalâmicos: hamartomas. - Hidrocefalias. - Trauma cranioencenfálico. - Quimioterapia/Radioterapia do SNC. - Síndromes convulsivas.

5 PUBERDADE PRECOCE CENTRAL(PPC) Diagnóstico: - Observação do aparecimento de características sexuais secundárias. - Dosagem de Gonadotrofinas: Aumento de LH PPC. - Ressonância Magnética.

6 PUBERDADE PRECOCE CENTRAL(PPC) Tratamento da PPC: - Drogas análogas-agonistas-hiperativos do GnRH(GnRHa). - Associação de GnRHa + GH.

7 PUBERDADE PRECOCE PERIFÉRICA(PPP) Independente de GnRH. Sem ativação do eixo hipotalâmico-hipofisário. Maioria das vezes possuem etiologia definida. Etiologias: Síndrome de McCune-Albright. -Mutação somática ativadora do gene que codifica a subunidade da proteína G. - Cetoconazol.

8 Testoxicose. - Aumento peniano e do volume testicular bilateralmente. - Cetoconazol. Cisto folicular ovariano autônomo. - Cisto produz estradiol em excesso. - Acetato de medroxiprogesterona.

9 PUBERDADE TARDIA (RETARDO PUBERAL)

10 DEFINIÇÃO Define-se como retardo puberal nas meninas, a ausência de desenvolvimento das mamas após os 13 anos de idade. Enquanto que nos meninos, a ausência do aumento testicular após os 14 anos.

11 A puberdade tardia pode ser classificada em três grupos: Retardo Puberal: patologias com atraso puberal temporário; Hipogonadismo hipogonadotrófico: patologias que resultam na deficiência das gonadotrofinas hipofisárias (LH e FSH); Hipogonadismo hipergonadotrófico: patologias que resultam na deficiência de feedback negativo dos esteróides sexuais a nível hipotalâmico e/ou hipofisário e níveis elevados de gonadotrofinas.

12 RETARDO PUBERAL RETARDO CONSTITICIONAL DO CRESCIMENTO E DA PUBERDADE (RCCP): É a causa mais frequente de retardo puberal. Os adolescentes nessas condições apresentam estatura inadequada para idade cronológica, porém, compatíveis com a idade óssea;

13 DOENÇAS CRÔNICAS: Doença intestinal, inflamatória, insuficiência renal crônica, doença cardíaca, pulmonar (fibrose cística, asma), hematológica (anemia hemolítica ou falciforme), e doenças hepáticas. Essas patologias se caracterizam pela limitação na disponibilidade de substratos energéticos, o que comprometem o desenvolvimento e o crescimento dos indivíduos.

14 ENDOCRINOPATIAS: Diabetes mellitus com controle inadequado. Hipotireoidismo adquirido. Hiperprolactinemia. Síndrome de Cushing. Deficiência isolada do hormônio do crescimento (GH).

15 HIPERGONADISMO HIPOGONADOTRÓFICO Patologias que resultam na deficiência de LH e FSH, podendo ser causadas por fatores genéticos, ou após lesões cranianas. SINDROME DE KALLMANN: Associada à hipoplasia ou aplasia dos lobos olfatórios. Ocorre um defeito na migração dos neurônios produtores de GnRH do placódio olfatório. Causa alterações no olfato, além de criptorquidia, micropênis, palato fendido, malformação renal e até retardo mental.

16 DEFICIÊNCIA ISOLADA DE LH: Defeitos nos genes que codificam as subunidades das gonadotrofinas, com isso é produzido LH sem atividade biológica. Na ausência de LH é causada a síndrome do eunuco fértil, com testosterona diminuída e espermatogênese preservada. TUMORES HIPOTALÂMICOS HIPOFISÁRIOS: Afetam a secreção de gonadotrofinas.

17 Outras doenças do SNC, como doenças inflamatórias, infecciosas, infiltrativas, traumas cranianos e radiação também pode acarretar, hipogonadismo hipogonadotrófico.

18 HIPOGONADISMO HIPERGONADOTRÓFICO Pacientes que apresentam ausência de desenvolvimento puberal, com níveis baixos de testosterona ou estrógenos, porém com níveis elevados de LH e FSH. As formas mais comuns estão associadas às alterações dos cromossomos sexuais. SÍNDROME DE KLINEFELTER: Cariótipo mais comum 47, XXY. Espermatogênese ausente, micropênis, ginecomastia, capacidade intelectual afetada.

19 SÍNDROME DE TURNER: Cariótipo mais comum é 45, X0. Apresenta baixa estatura, pescoço curto e alado, anormidades renais e cardíacas. SÍNDROME DE NOONAN: Ocorre em ambos os sexos. Com sintomas similares à síndrome de Turner. CAUSA CONGÊNITA DE FALÊNCIA GONADAL: Aplasia congênita das células de Leydig, o que causa defeitos na síntese de testosterona.

20 DISGENIA GONADAL: Genótipo 46 XX ou 46 XY ou mosaicismo 45 X0 / 46 XY. Quando o fenótipo é feminino há ausência do tecido ovariano. Menstruação e desenvolvimento puberal não ocorre. DEFICIÊNCIA DE 17-β- HIDROXISTERÓIDE-DESIDROGENASE: Quando ocorre em indivíduos geneticamente masculinos propicia desenvolvimento de genitálias externas femininas. Em mulheres causa hirsutismo, amenorreia e voz grossa.

21 DEFICIÊNCIA DE 17-HIDROXILASE: Hiperpalsia adrenal congênita. No sexo masculino causa deficiência de testosterona, não permitindo evolução normal da puberdade. No sexo feminino não permite o desenvolvimento das genitálias na puberdade. INSENSIBILIDADE À ANDROGENIA DA FORMA COMPLETA: Indivíduos geneticamente masculinos possuem desenvolvimento das mamas e ausência dos pelos corporais.

22 CONDUTA NO ATRASO PUBERAL Avaliação inicial deve ser precedida de uma história completa do paciente, a fim de detectar a existência de doenças sistêmicas crônicas. Deve-se pesquisar antecedentes familiares e padrão de desenvolvimento puberal dos pais. Análise cuidadosa dos dados antropométricos.

23 A presença de pelos pubianos não é garantia de início da puberdade. Exames complementares Idade óssea; concentrações séricas de FSH e LH, testosterona e estradiol. De acordo com a hipótese diagnosticada podem ser realizados exames como: Tomografia Computadorizada (TC) ou Ressonância Magnética (RM), e análise do cariótipo do paciente.

24 TRATAMENTO RCCP não necessita tratamento medicamentoso. A indução da puberdade nos meninos pode ser feita após os 14 anos de idade com cripionato ou enantato de testosterona em doses baixas : 30 a 50 mg/mês durante três a seis meses. Em caso de hipogonadismo, depois que o estirão puberal estiver bem estabelecido as doses podem ser aumentadas para 250 mg em intervalos de duas a três semanas

25 Nos casos em que a repercussão emocional exigir, em meninas com mais de 13 anos podem-se administrar doses baixas de estrógeno (etinilestradiol) de 5 a 10 μg/dia, por via oral, durante seis meses.

26 OBRIGADO

ATRASO PUBERAL. Sonir R. Antonini Endocrinologia da Criança e do Adolescente Departamento de Puericultura e Pediatria

ATRASO PUBERAL. Sonir R. Antonini Endocrinologia da Criança e do Adolescente Departamento de Puericultura e Pediatria ATRASO PUBERAL Sonir R. Antonini Endocrinologia da Criança e do Adolescente Departamento de Puericultura e Pediatria ATRASO PUBERAL Introdução Classificação etiológica Investigação clínica Investigação

Leia mais

Problemas de Crescimento BAIXA ESTATURA. Viviane Cunha Cardoso Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP-USP

Problemas de Crescimento BAIXA ESTATURA. Viviane Cunha Cardoso Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP-USP Problemas de Crescimento BAIXA ESTATURA Viviane Cunha Cardoso Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP-USP Problemas de Crescimento Crescimento é um indicador bastante sensível para medidas de saúde

Leia mais

Amenorréia. Amenorréia Secundária: Ausência de menstruação por três ciclos menstruais normais ou por seis meses (em mulher que já menstruou)

Amenorréia. Amenorréia Secundária: Ausência de menstruação por três ciclos menstruais normais ou por seis meses (em mulher que já menstruou) Amenorréia Amenorréia Definição: Amenorréia Primária: Ausência de menstruação aos 14 anos de idade sem características sexuais visíveis, ou aos 16 anos de idade na presença de características secundárias

Leia mais

Distúrbios menstruais na adolescência

Distúrbios menstruais na adolescência Distúrbios menstruais na adolescência Cláudia Braga Monteiro Abadesso Cardoso Maria Alice Neves Bordallo Irregularidades menstruais - definição e classificação. Anovulação crônica. Amenorréia primária

Leia mais

Cromossomos sexuais e suas anomalias

Cromossomos sexuais e suas anomalias Cromossomos sexuais e suas anomalias Síndrome de Turner ou Monossomia do cromossomo X A Síndrome de Turner, descrita na década de 40, é característica do sexo feminino e ocorre numa proporção de 1:2500

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Departamento de Puericultura e Pediatria Endocrinologia da Criança e do Adolescente ATRASO PUBERAL * Dra. MÔNICA F. STECCHINI & PROF. SONIR

Leia mais

Aspectos Genéticos da Determinação e da Diferenciação Sexuais

Aspectos Genéticos da Determinação e da Diferenciação Sexuais Aspectos Genéticos da Determinação e da Diferenciação Sexuais Profa. Dra. Ester Silveira Ramos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo esramos@fmrp.usp.br Sexo genético Sexo gonadal

Leia mais

Determinação e Diferenciação Sexuais

Determinação e Diferenciação Sexuais Determinação e Diferenciação Sexuais Profa. Dra. Ester Silveira Ramos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo esramos@rge.fmrp.usp.br Sexo genético Sexo gonadal Genitália interna

Leia mais

PUBERDADE PRECOCE. Sonir R. R. Antonini

PUBERDADE PRECOCE. Sonir R. R. Antonini PUBERDADE PRECOCE Sonir R. R. Antonini antonini@fmrp.usp.br Endocrinologia da Criança e do Adolescente Departamento de Puericultura e Pediatria FMRP / USP PRINCIPAIS EVENTOS PUBERAIS GONADARCA (Ativação

Leia mais

A FIGURA 1 apresenta alterações cutâneas potencialmente associadas a anormalidades endócrinas.

A FIGURA 1 apresenta alterações cutâneas potencialmente associadas a anormalidades endócrinas. Questão 1 A FIGURA 1 apresenta alterações cutâneas potencialmente associadas a anormalidades endócrinas. Escolha a alternativa que indica o conjunto de associações mais adequado aos quadros apontados nos

Leia mais

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS Ensino Médio Biologia Professor João CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS O que são mutações? Qualquer alteração permanente no DNA é chamada de mutação; Podem ocorrer em qualquer célula, tanto nas somáticas

Leia mais

AMENORRÉIA PRIMÁRIA: FLUXOGRAMA DE INVESTIGAÇÃO

AMENORRÉIA PRIMÁRIA: FLUXOGRAMA DE INVESTIGAÇÃO UNITERMOS AMENORRÉIA PRIMÁRIA: FLUXOGRAMA DE INVESTIGAÇÃO AMENORREIA. Maria Rita Ronchetti Maicon Cigolini Betina Bojunga Carvalho Sara Kvitko de Moura Mariangela Badalotti KEYWORDS AMENORREIA. SUMÁRIO

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento

Crescimento e Desenvolvimento Crescimento e Desenvolvimento Crescimento O crescimento corresponde ao aumento em número (hiperplasia) e em tamanho (hipertrofia) das células corporais. Fatores relacionados ao crescimento: A avaliação

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas Prof. Daniele Duó - As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, em alguns casos, podem ainda ser letais, ou ainda

Leia mais

Saúde reprodutiva das adolescentes - Amenorreias

Saúde reprodutiva das adolescentes - Amenorreias Saúde reprodutiva das adolescentes - Amenorreias Helena Solheiro Coimbra, 17 Novembro de 2017 WORKSHOP - SAÚDE REPRODUTIVA DAS ADOLESCENTES NÚCLEO DE GINECOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DA SPG 17 de

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos 3.2 Mutações cromossômicas (Anomalias ou aberrações cromossômicas): Alterações na estrutura de apenas um cromossomo ou no número

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

PROFESSORA ELYKA FERNANDA

PROFESSORA ELYKA FERNANDA PROFESSORA ELYKA FERNANDA ESPÉCIE HUMANA: Células Somáticas: 46 cromossomos 23 cromossomos de origem paterna 23 cromossomos de origem materna Mulheres XX Homogaméticos Homens XY - Heterogamético Herança

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino

Fisiologia do Sistema Endócrino Fisiologia do Sistema Endócrino Hormônios hipofisários anteriores Hormônios hipotalâmicos: Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) Hormônio liberador de tireotrofina (TRH) Hormônio liberador de corticotrofina

Leia mais

Ciclo Reprodutivo Feminino Parte I. Embriogênese do aparelho reprodutor feminino e desenvolvimento puberal

Ciclo Reprodutivo Feminino Parte I. Embriogênese do aparelho reprodutor feminino e desenvolvimento puberal Ciclo Reprodutivo Feminino Parte I. Embriogênese do aparelho reprodutor feminino e desenvolvimento puberal Disciplina de Reprodução Humana Departamento de Ginecologia e Obstetrícia FMRP - USP Profa Dra

Leia mais

AMEnORRéIA PRIMáRIA. COMpARTIMENTO I: DISTúRBIOS DO TRATO DE SAÍDA OU órgão-alvo UTERINO

AMEnORRéIA PRIMáRIA. COMpARTIMENTO I: DISTúRBIOS DO TRATO DE SAÍDA OU órgão-alvo UTERINO Unidade 1 - Adolescência Amenorréia Primária CAPÍTULO 2 AMEnORRéIA PRIMáRIA DEfINIçãO Amenorréia primária é a ausência de menstruação até os 14 anos de idade, na ausência de crescimento ou desenvolvimento

Leia mais

Nutrição na Adolescência. Profa. Msc. Milena Maia

Nutrição na Adolescência. Profa. Msc. Milena Maia Nutrição na Adolescência Profa. Msc. Milena Maia ADOLESCÊNCIA Segundo a OMS é o período da vida que se inicia aos 10 anos de idade e prolonga-se até os 19 anos, caracterizado por intensas modificações

Leia mais

BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO SÍNDROMES. Profª. LUCIANA ARAUJO

BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO SÍNDROMES. Profª. LUCIANA ARAUJO BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO SÍNDROMES Profª. LUCIANA ARAUJO SÍNDROMES Down Patau Edwards Klinefelter Turner Triplo X Duplo Y SÍNDROME DE DOWN - CARIÓTIPO Fonte: http://www.dreamstime.com/ SÍNDROME

Leia mais

Caso Clínico. ID: Itamara da Silva Santos, 8anos e 2meses, melanoderma, estudante, natural de Juazeiro, procedente de Candeias-BA.

Caso Clínico. ID: Itamara da Silva Santos, 8anos e 2meses, melanoderma, estudante, natural de Juazeiro, procedente de Candeias-BA. Puberdade Precoce Ambulatório de Pediatria Geral Internos: Edval Santos Emerson Prisco Fábio Marques Gustavo Barros Luiz Castro Coordenadora: Dra. Vanda Miranda. Orientador: Dr. Crésio Alves. Debatedor:

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento Puberal

Crescimento e Desenvolvimento Puberal Crescimento e Desenvolvimento Puberal Evelyn Eisenstein Karla Coelho A adolescência é uma fase dinâmica e complexa merecedora de atenção especial no sistema de saúde, uma vez que esta etapa do desenvolvimento

Leia mais

Anovulação. Profª. Keyla Ruzi

Anovulação. Profª. Keyla Ruzi Anovulação Profª. Keyla Ruzi Síndrome da Anovulação Crônica Caracteriza-se pela ausência persistente de ovulação. 15 a 20% da população feminina em idade fértil. Pode ocorrer em condições fisiológicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DISCIPLINA: RFM Fisiologia Humana

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DISCIPLINA: RFM Fisiologia Humana UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DISCIPLINA: RFM 0006 - Fisiologia Humana Docente responsável: Profa Dra Lucila L K Elias Bibliografia: BERNE. Fisiologia. GUYTON, A.C.

Leia mais

GD ENDÓCRINO Hiperplasia Adrenal Congênita. Aluna: Sarah Santos Maciel Nº61

GD ENDÓCRINO Hiperplasia Adrenal Congênita. Aluna: Sarah Santos Maciel Nº61 GD ENDÓCRINO Hiperplasia Adrenal Congênita Aluna: Sarah Santos Maciel Nº61 H A C É uma síndrome que compreende o conjunto dos erros inatos do metabolismo esteróide. São anomalias da síntese dos esteróides

Leia mais

As principais manifestações Puberdade (Marshall e Tanner) Crescimento rápido: aceleração seguida de desaceleração do esqueleto e órgãos internos;

As principais manifestações Puberdade (Marshall e Tanner) Crescimento rápido: aceleração seguida de desaceleração do esqueleto e órgãos internos; As principais manifestações Puberdade (Marshall e Tanner) Crescimento rápido: aceleração seguida de desaceleração do esqueleto e órgãos internos; Desenvolvimento das gônadas; Desenvolvimento dos órgãos

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO. Elisângela Mirapalheta Madeira Medica Veterinária, MC

ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO. Elisângela Mirapalheta Madeira Medica Veterinária, MC ENDOCRINOLOGIA DA REPRODUÇÃO Elisângela Mirapalheta Madeira Medica Veterinária, MC Introdução Glândulas Endócrinas Hipotálamo Hipófise Gônadas Glândula pineal Glândulas Endócrinas Hipotálamo Glândulas

Leia mais

Perfil clínico epidemiológico dos pacientes atendidos em ambulatório de endocrinologia pediátrica em hospital universitário

Perfil clínico epidemiológico dos pacientes atendidos em ambulatório de endocrinologia pediátrica em hospital universitário UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Monografia Perfil clínico epidemiológico dos pacientes atendidos em ambulatório de endocrinologia pediátrica

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: Sistema Endócrino Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Hormônios: Substâncias informacionais distribuídas pelo sangue. Eles modificam o funcionamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA EPILEPSIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA EPILEPSIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA EPILEPSIA Ac IVO ANTONIO SASSO JÚNIOR 1º ANO- MEDICINA CASCAVEL-PR JANEIRO/2016 CONCEITOS

Leia mais

INFERTILIDADE ENDÓCRINA

INFERTILIDADE ENDÓCRINA INFERTILIDADE ENDÓCRINA JOANA SIMÕES PEREIRA SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA, IPOLFG 27.JAN.2017 DEFINIÇÃO DE INFERTILIDADE E INDICAÇÕES PARA ESTUDO Infertilidade envolve o casal e não apenas um dos parceiros.

Leia mais

TERCEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2014 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRITÉ MG

TERCEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2014 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRITÉ MG TERCEIRO TERMO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2014 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRITÉ MG 1. A Prefeitura Municipal de Ibirité MG no uso de suas atribuições legais, torna público o terceiro Termo

Leia mais

Infertilidade e Perda Fetal. Caracterização da Contribuição dos Distúrbios Genéticos

Infertilidade e Perda Fetal. Caracterização da Contribuição dos Distúrbios Genéticos Infertilidade e Perda Fetal Caracterização da Contribuição dos Distúrbios Genéticos Esterilidade e Infertilidade 1.Conceitos: Esterilidade casais que mantêm relações sem proteção durante no mínimo um ano(antes

Leia mais

15 minutos de... BAIXA ESTATURA

15 minutos de... BAIXA ESTATURA 15 minutos de... BAIXA ESTATURA Definição de baixa estatura = conceito gráfico Avaliação do crescimento depende de outros fatores... Dois irmãos adolescentes procuram o pediatra para saber porque a altura

Leia mais

MATURAÇÃO SEXUAL SAIR OBJETIVAS. Peso por idade Aumentar estatura Crescimento Sindrome turner INTRODUÇÃO

MATURAÇÃO SEXUAL SAIR OBJETIVAS. Peso por idade Aumentar estatura Crescimento Sindrome turner INTRODUÇÃO MATURAÇÃO SEXUAL SAIR OBJETIVAS Anúncios Google Peso por idade Aumentar estatura Crescimento Sindrome turner INTRODUÇÃO Podemos definir adolescência como uma fase lenta de transição que ocupa o período

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ 2ª parte CAPÍTULO 6 - p. 86

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais

AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS

AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS Incidência global de anormalidades cromossômicas em recém-nascidos = 1 em 160 nascimentos. Frequência total de anormalidades cromossômicas em abortos espontâneos =

Leia mais

Prevenção. Prevenção primária. Prevenção secundária. Prevenção terciária. pré-concepcional. pré-natal. pós-natal

Prevenção. Prevenção primária. Prevenção secundária. Prevenção terciária. pré-concepcional. pré-natal. pós-natal TRIAGEM NEONATAL Prevenção Prevenção primária pré-concepcional Prevenção secundária pré-natal Prevenção terciária pós-natal OBJETIVOS DA TRIAGEM NEONATAL Modificar a história natural de doenças progressivamente

Leia mais

Audiência Pública Castração química

Audiência Pública Castração química Audiência Pública Castração química Data: 06/07/2016 Rodolfo Costa Souza Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados Área XVI Saúde Pública e Sanitarismo Introdução O comportamento sexual complexidade

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE CARIÓTIPO E ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS. Questões Objetivas

EXERCÍCIOS SOBRE CARIÓTIPO E ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS. Questões Objetivas EXERCÍCIOS SOBRE CARIÓTIPO E ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS Questões Objetivas 1) (UNIRIO mod.) A figura ao lado representa os diferentes tipos de cromossomos humanos. Os autossomos estão numerados de 1 a 22,

Leia mais

Fisiologia do crescimento. Distúrbios do crescimento. Glucocorticóides. Hormônio tireoidiano. Esteróides sexuais. GH e IGF-I

Fisiologia do crescimento. Distúrbios do crescimento. Glucocorticóides. Hormônio tireoidiano. Esteróides sexuais. GH e IGF-I 1 Distúrbios do Paulo Ferrez Collett-Solberg Fisiologia do Fatores genéticos Altura de familiares (principalmente pais) Alvo genético Meninas = média da (altura do pai - 13 cm) + altura da mãe Meninos

Leia mais

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA RELAÇÃO DE PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia 1. Pré-natal de risco habitual; 2. Assistência ao parto eutócico; 3. Doença hipertensiva

Leia mais

Tratamento das Anomalias da Diferenciação Sexual e Opção de Sexo de Criação

Tratamento das Anomalias da Diferenciação Sexual e Opção de Sexo de Criação Tratamento das Anomalias da Diferenciação Sexual e Opção de Sexo de Criação Manual SPSP Durval Damiani A partir da constatação de uma anomalia da diferenciação sexual, com graus variados de ambigüidade

Leia mais

PUBERDADE PRECOCE: COMO CONDUZIR?

PUBERDADE PRECOCE: COMO CONDUZIR? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO PUBERDADE PRECOCE: COMO CONDUZIR? Luiz Philippe Jorge de Nazareth RIO DE JANEIRO 2013 Orientadora:

Leia mais

ADRENAL INTRODUÇÃO AO ASSUNTO

ADRENAL INTRODUÇÃO AO ASSUNTO ADRENAL INTRODUÇÃO AO ASSUNTO ADRENAIS ADRENAIS CORTEX ADRENAL AÇÕES DO CORTISOL CORTEX ADRENAL CORTISOL É CATABÓLICO Carboidratos: glicemia, insulinemia Proteínas: catabolismo Tecido adiposo: remodelamento

Leia mais

O que precisa saber acerca do hipogonadismo hipogonadotrófico congénito (HHC) e do síndrome de Kallmann (SK)

O que precisa saber acerca do hipogonadismo hipogonadotrófico congénito (HHC) e do síndrome de Kallmann (SK) O que precisa saber acerca do hipogonadismo hipogonadotrófico congénito (HHC) e do síndrome de Kallmann (SK) O que é o HHC? O HHC é uma doença causada por uma deficiência da hormona GnRH (gonadotropin

Leia mais

HERANÇA MULTIFATORIAL

HERANÇA MULTIFATORIAL HERANÇA MULTIFATORIAL Resulta de uma combinação de PEQUENAS VARIAÇÕES nos genes que juntas podem produzir ou predispor a um grave defeito, em geral EM CONJUNTO COM FATORES AMBIENTAIS. Tendem a recorrer

Leia mais

Glândulas exócrinas e endócrinas

Glândulas exócrinas e endócrinas Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...

Leia mais

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING USO CLÍNICO (TERAPÊUTICO) 1. Reposição hormonal Hipogonadismo masculino (doença hipofisária ou testicular) Hipossexualidade feminina (após ovariectomia)

Leia mais

Hormônios hipotalâmicos e hipofisários. (somatostatin)

Hormônios hipotalâmicos e hipofisários. (somatostatin) Anatomia Localiza-se na base do crânio sela túrcica Hipófise anterior: derivada da bolsa de Rathke Hipófise posterior: origem neural, formada por axônios e terminções nervosas dos neurônios hipotalâmicos

Leia mais

Problemas de Crescimento

Problemas de Crescimento O período de crescimento das crianças não é muito prolongado... A época certa para identificar problemas de crescimento ou potencial de altura final pode ser mais cedo do que os pais imaginam! Problemas

Leia mais

VISÕES GERAIS DO HEPATOBLASTOMA PEDIÁTRICO

VISÕES GERAIS DO HEPATOBLASTOMA PEDIÁTRICO VISÕES GERAIS DO HEPATOBLASTOMA PEDIÁTRICO Layslla Caroline Araujo Almeida¹, Elâine Barbosa Da Silva Gomes¹, Mônica Nayara Batista Barbosa¹, Natália Feitosa Laurentino¹, Cristiane Miranda Furtado² Faculdade

Leia mais

Anovulação Crônica. Rui Alberto Ferriani Setor de Reprodução Humana Departamento de Ginecologia e Obstetrícia FMRP USP

Anovulação Crônica. Rui Alberto Ferriani Setor de Reprodução Humana Departamento de Ginecologia e Obstetrícia FMRP USP Anovulação Crônica Rui Alberto Ferriani Setor de Reprodução Humana Departamento de Ginecologia e Obstetrícia FMRP USP Hipotálamo Pico de LH Ovulação 28 dias Níveis Sanguíneos de Gonadotrofinas Ovulação

Leia mais

Diabetes Mellitus Tipo 1 Cetoacidose diabética

Diabetes Mellitus Tipo 1 Cetoacidose diabética HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED - UNIOESTE RESIDÊNCIA MÉDICA DE PEDIATRIA Diabetes Mellitus Tipo 1 Cetoacidose

Leia mais

MENINAS = [ ALTURA MÃE + (ALTURA PAI

MENINAS = [ ALTURA MÃE + (ALTURA PAI Compartilhe conhecimento: A endocrinopediatra Mariana Zorron traz um conteúdo especial sobre um dos temas mais frequentes no consultório: a baixa estatura. Entenda a questão e atualize-se sobre diagnósticos

Leia mais

Sistema Reprodutor 1

Sistema Reprodutor 1 Sistema Reprodutor 1 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO 2 Funções Reprodutivas Espermatogênese: formação do esperma Regulação das funções sexuais masculinas pelos diversos hormônios Ato sexual masculino 3 Anatomia

Leia mais

PUBERDADE. Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual

PUBERDADE. Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual Puberdade PUBERDADE Transição entre a infância e a vida adulta Transformações físicas e psíquicas complexas Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual Desenvolvimento

Leia mais

PRECOCIOUS PUBERTY IN GIRLS: ASSESSMENT AND MANAGEMENT PUBERDADE PRECOCE NA MENINA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO

PRECOCIOUS PUBERTY IN GIRLS: ASSESSMENT AND MANAGEMENT PUBERDADE PRECOCE NA MENINA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO PRECOCIOUS PUBERTY IN GIRLS: ASSESSMENT AND MANAGEMENT PUBERDADE PRECOCE NA MENINA: INVESTIGAÇÃO E MANEJO UNITERMOS PUBERDADE PRECOCE; PRECOCIDADE PUBERAL. Martina Wagner Shandi Prill Mariangela Badalotti

Leia mais

Indicac o es, me todos e complicac o es da terapeûtica de reposic a o de testosterona

Indicac o es, me todos e complicac o es da terapeûtica de reposic a o de testosterona Indicac o es, me todos e complicac o es da terapeûtica de reposic a o de testosterona Alberto Silva; Serviço de Urologia - Prof. Doutor Fernando Fonseca Hospital; Amadora Etiologia - Hipogonadismo Masculino

Leia mais

T AT A A T M A E M NT N O

T AT A A T M A E M NT N O Interpretação de exames laboratoriais em RHA Técnicas de Reprodução Assistida Dr. Pedro Augusto Araujo Monteleone pedro@monteleone.med.br 24 de fevereiro de 2012 exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO

Leia mais

Hiperplasia Congênita da Supra-renal

Hiperplasia Congênita da Supra-renal Hiperplasia Congênita da Supra-renal Aspectos Clínicos e Diagnóstico Precoce Dra. Ivani Novato Silva Divisão de Endocrinologia Pediátrica HC-UFMG - NUPAD 05/2014 Hiperplasia Congênita da Supra-renal Doença

Leia mais

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Do grego: Hormon = estimular Hormônios são substâncias químicas produzidas por um grupo de células

Leia mais

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas Gônadas masculinas Os hormônios do sistema genital masculino são produzidos nas gônadas masculinas, muito conhecidas como testículos. São os hormônios que determinam as características sexuais secundárias,

Leia mais

SECONDARY AMENORRHEA: INITIAL INVESTIGATION AMENORREIA SECUNDÁRIA: ABORDAGEM DIAGNÓSTICA INICIAL

SECONDARY AMENORRHEA: INITIAL INVESTIGATION AMENORREIA SECUNDÁRIA: ABORDAGEM DIAGNÓSTICA INICIAL SECONDARY AMENORRHEA: INITIAL INVESTIGATION AMENORREIA SECUNDÁRIA: ABORDAGEM DIAGNÓSTICA INICIAL UNITERMOS AMENORREIA; AMENORREIA SECUNDÁRIA Rita Guidotti Feio Marília Maia de Gonçalves Pedro Paes Mariangela

Leia mais

exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO PROGNÓSTICO SEGUIMENTO RESULTADO

exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO PROGNÓSTICO SEGUIMENTO RESULTADO Interpretação de exames laboratoriais em RHA Técnicas de Reprodução Assistida exames laboratoriais em RHA DIAGNÓSTICO TRATAMENTO PROGNÓSTICO SEGUIMENTO RESULTADO Esquema Prático de Avaliação do Casal Infértil

Leia mais

EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DE PUBERDADE PRECOCE

EXAMES PARA DIAGNÓSTICO DE PUBERDADE PRECOCE Data: 04/12/2013 NOTA TÉCNICA 242 /2013 Solicitante: Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade Número do processo: 1.0433.13.017726-7/001 Medicamento Material Procedimento Cobertura X EXAMES PARA DIAGNÓSTICO

Leia mais

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail:

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: andrea@salesiano-ata.br 1 A Obesidade Definida como doença crônica caracterizada pelo excesso de peso corporal Decorre na maior parte dos casos de um desequilíbrio

Leia mais

o tamanho do pênis aumenta, assim como surgem pelos faciais e a voz atinge timbre mais grave. Os espermatozoides

o tamanho do pênis aumenta, assim como surgem pelos faciais e a voz atinge timbre mais grave. Os espermatozoides Puberdade Precoce Resumo A puberdade é uma fase de desenvolvimento físico, mental e social extremamente sensível para meninas e meninos. O conhecimento do seu curso é necessário já que qualquer desvio

Leia mais

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º 2013

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º 2013 PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º 2013 Dia Data Hora Professor Sala Conteúdo Módulo 08:00 Tiago 104 D Principais neoplasias ginecológicas e lesões precursoras SEGUNDA 6/5/2013 08:50

Leia mais

DEFICIENCIA INTELECTUAL

DEFICIENCIA INTELECTUAL DEFICIENCIA INTELECTUAL IMPORTÂNCIA DA CAUSA GENÉTICA NA INVESTIGAÇÃO VICTOR E. FARIA FERRAZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA estado de redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 86 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ 4 OUTROS TIPOS DE HERANÇA

Leia mais

CITOGENÉTICA HUMANA Anomalias Cromossômicas. Professor Ronnie

CITOGENÉTICA HUMANA Anomalias Cromossômicas. Professor Ronnie CITOGENÉTICA HUMANA Anomalias Cromossômicas Professor Ronnie Principais INDICAÇÕES para CARIÓTIPO 1. Alterações de Crescimento e Desenvolvimento: Atraso no DNPM Facies dismórfica Malformações Baixa Estatura

Leia mais

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara.

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. 1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. I Dê as razões para que essa doença tenha ou não tenha herança: a ligada ao X dominante. Não é esse o padrão de herança,

Leia mais

PUBERDADE NORMAL E ANORMAL

PUBERDADE NORMAL E ANORMAL PUBERDADE NORMAL E ANORMAL José María Aragüés Serviço de Endocrinologia, Hospital Santa Maria. Hospital CUF Infante Santo, Lisboa Abril de 2009 PUBERDADE MASCULINA Conjunto de modificações que levam a

Leia mais

ANA PAULA FRANCHETTI SILVA PUBERDADE PRECOCE CENTRAL IDIOPÁTICA EM MENINAS: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E LABORATORIAIS

ANA PAULA FRANCHETTI SILVA PUBERDADE PRECOCE CENTRAL IDIOPÁTICA EM MENINAS: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E LABORATORIAIS ANA PAULA FRANCHETTI SILVA PUBERDADE PRECOCE CENTRAL IDIOPÁTICA EM MENINAS: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E LABORATORIAIS Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão da especialização em Endocrinologia

Leia mais

Determinação do sexo

Determinação do sexo Determinação do sexo No reino animal sexo é um dos fenótipos mais visíveis John Wiley & Sons, Inc. Esse dimorfismo, as vezes é determinado por fatores ambientais John Wiley & Sons, Inc. Exemplo Em uma

Leia mais

Deficiência Intelectual. RCG441 Genética Médica 2016

Deficiência Intelectual. RCG441 Genética Médica 2016 Deficiência Intelectual RCG441 Genética Médica 2016 Epidemiologia do ADNPM/DI 2 a 3% da população nos países desenvolvidos IBGE 2000: 1,2% da população brasileira 60 a 70% da clientela de serviços de genética

Leia mais

SOPROS CARDÍACOS NA INFÂNCIA

SOPROS CARDÍACOS NA INFÂNCIA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED-UNIOESTE RESIDÊNCIA MÉDICA DE PEDIATRIA SOPROS CARDÍACOS NA INFÂNCIA ACADÊMICO:

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 6

ORGANIZADOR. Página 1 de 6 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 PEDIATRIA (R) / ( 4) PROVA DISCURSIVA Página de 6 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 PEDIATRIA (R) / ( 4) PROVA DISCURSIVA PEDIATRIA ) Menina de oito anos apresenta, há dois dias, febre

Leia mais

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo Michele - GAD Anatomia e

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo Michele - GAD Anatomia e Página 1 PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA MÉDICA IV 1º 2018 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo Aula inaugural: Apresentação da UC, Plano de Ensino e Critérios de Avaliação Principais

Leia mais

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo Michele - GAD Anatomia e

PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA PRÁTICA MÉDICA IV 1º Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo Michele - GAD Anatomia e Página 1 PLANILHA GERAL - BASES BIOLÓGICAS DA MÉDICA IV 1º 2018 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo Aula inaugural: Apresentação da UC, Plano de Ensino e Critérios de Avaliação Principais

Leia mais

EBERSON JOSÉ DE SOUSA PUBERDADE PRECOCE CENTRAL : ALTURA FINAL EM 56 PACIENTES DE UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

EBERSON JOSÉ DE SOUSA PUBERDADE PRECOCE CENTRAL : ALTURA FINAL EM 56 PACIENTES DE UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA EBERSON JOSÉ DE SOUSA PUBERDADE PRECOCE CENTRAL : ALTURA FINAL EM 56 PACIENTES DE UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA Trabalho apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, como

Leia mais

Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso?

Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso? Abordagem diagnóstica de um nódulo hepático o que o cirurgião deve saber? Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso? Maria Fernanda Arruda Almeida Radiologia

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 2 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: o o o o o o o Hipófise; Hipotálamo; Tireóide; Paratireóide;

Leia mais

CRESCIMENTO NORMAL E BAIXA ESTATURA Izabel Calland Ricarte Beserra CRESCIMENTO NORMAL

CRESCIMENTO NORMAL E BAIXA ESTATURA Izabel Calland Ricarte Beserra CRESCIMENTO NORMAL CRESCIMENTO NORMAL E BAIXA ESTATURA Izabel Calland Ricarte Beserra CRESCIMENTO NORMAL O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho da célula, expresso pelo aumento do tamanho

Leia mais

EXAMES LABORATORIAIS PROF. DR. CARLOS CEZAR I. S. OVALLE

EXAMES LABORATORIAIS PROF. DR. CARLOS CEZAR I. S. OVALLE EXAMES LABORATORIAIS PROF. DR. CARLOS CEZAR I. S. OVALLE EXAMES LABORATORIAIS Coerências das solicitações; Associar a fisiopatologia; Correlacionar os diversos tipos de exames; A clínica é a observação

Leia mais

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS emocionais eram acompanhadas por Os transtornos psicossomáticos receberam mais ênfase quando percebeu-se que as respostas manifestações fisiológicas. Durante muito

Leia mais

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO RESUMO SEPSE PARA SOCESP 2014 1.INTRODUÇÃO Caracterizada pela presença de infecção associada a manifestações sistêmicas, a sepse é uma resposta inflamatória sistêmica à infecção, sendo causa freqüente

Leia mais

Mutação Cromossômica Numérica

Mutação Cromossômica Numérica Mutação Cromossômica Numérica As euploidias são mutações que alteram um conjunto inteiro de cromossomos, ocorrendo no momento em que os cromossomos são duplicados e a célula não se divide. Ex: no trigo

Leia mais

O MELHOR JEITO DE ESTUDAR É O SEU. Pediatria 2018

O MELHOR JEITO DE ESTUDAR É O SEU. Pediatria 2018 O MELHOR JEITO DE ESTUDAR É O SEU 2018 Foco na atuação prática do dia a dia médico, abordando as sintomatologias e dados clí nicos, o aluno é estimulado a buscar hipó teses diagnó sticas que comprovem

Leia mais

Infecção do Trato Urinário na Infância

Infecção do Trato Urinário na Infância Universidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas Curso de Medicina Hospital Universitário do Oeste do Paraná HUOP Liga Médico-Acadêmica de Pediatria (LIPED) Infecção

Leia mais