Exemplo No. 1 Câmbios. Taxas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exemplo No. 1 Câmbios. Taxas."

Transcrição

1 Exemplo No. 1 Câmbios. Taxas. Descrição breve A edição em papel do jornal inglês FINANCIAL TIMES (FT) tem várias páginas com informação sobre taxas de câmbio, sobre taxas de juro do mercado interbancário, sobre preços das principais dívidas soberanas mundiais, e sobre preços de mercadorias. A maior parte desta informação está disponível também na edição online do jornal que inclui ainda uma secção de arquivo extensa com o histórico das principais taxas e preços. CÂMBIOS A informação do FT sobre as taxas de câmbios referem-se aos valores praticados naquela que é a maior praça cambial do Mundo: Londres. A edição em papel do jornal inclui uma secção denominada CURRENCIES, que está em geral localizada na página Market Data do segundo caderno do jornal COMPANIES & MARKETS. A edição em papel inclui ainda um comentário, intitulado CURRENCIES, que está em geral na página Markets & Investing do segundo caderno. As cotações dos câmbios reportam às 16h00 do dia útil anterior, que é entendida como a hora do fecho ( closing ) do mercado em Londres. Os valores são determinados pela companhia WM/Reuters, a parceria entre a WM Company (do grupo bancário State Street) e a Thomson Reuters. A edição on-line do jornal inclui a página Currencies dedicada em exclusivo à informação continuamente atualizadae ao histórico dos mercados cambiais. URL: A página Currencies tem quatro secções: os gráficos da evolução recente dos maiores pares cambiais (Currency performance); as notícias mais recentes com implicações cambiais (Currencies news); o quadro que mostra os principais câmbios cruzados (Currencies cross rates); e, ainda a secção Data archive (Downloand the latest data tables from our printed edition) que interessa aqui particularmente. Para ter acesso aos vários quadros sobre taxas de câmbio, há que confirmar primeiro a «categoria» do mercado: Currencies. Depois, há que escolher o quadro ou relatório que se procura (Select a report). A informação da edição on-line sobre taxas de câmbio, a publicar na edição em papel do dia seguinte, está disponível a partir das 21h00 TMG do próprio dia. Há 12 quadros ou relatórios disponíveis.

2 [ 2 ] O quadro Currencies Summary O quadro intitulado Currencies Summary é impresso diariamente no jornal em papel. Tem as principais moedas do Mundo e as cotações a contado ou à vista ( spot ) respetivas em termos de cada dólar dos EUA (USD), de cada euro (EUR), e de cada libra esterlina (GBP). O quadro mostra ainda as cotações a prazo ( forward ) para os prazos de 1, 3 e 12 meses do iene japonês (JPY), da libra esterlina, do dólar dos EUA, e do euro. Para cada moeda é apresentada o preço intermédio (Closing mid) do fecho do dia, e a variação diária (Day s change) com relação ao dia útil anterior. N.B. Os preços do euro estão separados dos restantes e encontram-se no lado direito em baixo do quadro. Aí estão as cotações a contado e a prazo de cada euro em termos de dólares e de cada libra em termos de euros. É a quantia em dólares de cada euro e a quantia em euros de cada libra. Os preços da libra esterlina são as cotações a contado e a prazo de cada libra em termos de dólares e em termos de euros. É a quantia em dólares de cada libra, e, a quantia em euros de cada libra. O quadro Dollar Spot Forward O quadro intitulado Dollar Spot Forward é o mais usado nas sessões de aula e para o qual deve ser dirigida a maior atenção. O quadro inclui as moedas mais usadas no Mundo e as cotações a contado e a prazo respetivas usando o dólar dos EUA como moeda-base. As cotações a prazo referem-se aos prazos de 1, 3 e 12 meses. O quadro seguinte reproduz parcialmente a apresentação usual, e refere-se ao dia 5 de Março de DOLLAR SPOT FORWARD AGAINST THE DOLLAR Closing Change Bid/offer Day s mid One month Three month One year Mar 5 mid- point on day Spread High Low Rate % PA Rate % PA Rate % PA Europe Czech Rep. (Koruna) Denmark (Danish Krone) Hungary (Forint) Norway (Nor. Krone) Poland (Zloty) Russia (Rouble) Sweden (Krona) Switzerland (Fr) Turkey (New Lira) UK ( ) Euro (Euro) Americas Argentina (Peso) Brazil (Real) Canada (Canadian $) Mexico (Mexican Peso) Peru (New Sol) USA (US $)

3 [ 3 ] A primeira coluna do quadro indica o nome do país e da moeda respectiva em parêntesis; os países indicados estão divididos em três zonas geográficas. A segunda coluna (Closing midpoint) mostra o preço intermédio do fecho do dólar em termos de cada moeda, e.g. o preço intermédio do fecho da moeda russa foi de 29,3050 rublos por cada dólar. N.B. (1) As cotações da libra esterlina ( Pound sterling ou ) e do euro ( Euro ou ) são apresentadas sob a forma de pares onde a libra e o euro respectivamente são as moedasbase: representam o preço intermédio do fecho de cada libra e de cada euro em termos de dólares. O preço intermédio do fecho da moeda britânica foi de 1,5016 dólares por cada libra. O preço intermédio do fecho da moeda europeia foi de 1,3528 dólares por cada euro. Todas as outras cotações além da libra e do euro são apresentadas sob a forma de pares onde o dólar é a moeda-base i.e. o preço de cada dólar dos EUA é dado em termos da moeda em questão. N.B. (2) O comportamento mais recente em 2011 e 2012 dos dólares do Canadá (CAD), Austrália (AUD), e Nova Zelândia (NZD), tem resultado em oscilações à volta do nível das paridades contra o dólar dos EUA. Isto requer cuidado especial no acompanhamento das cotações para poder reconhecer quando se trata duma cotação em que o dólar dos EUA se mantém como moeda-base. A terceira coluna mostra a variação diária (Change on day) do preço intermédio i.e. a diferença entre o preço intermédio do fecho do próprio dia (5 de Março) e o preço intermédio do fecho do dia útil anterior. Por exemplo, no dia 5 de Março o preço intermédio do fecho da moeda russa foi de 29,3050 rublos por cada dólar e teve uma variação diária de -0,0130 rublos por cada dólar; logo, o preço intermédio do fecho da moeda russa do dia útil anterior foi de 29,3050 0,0130 = 29,2920 rublos por cada dólar. A quarta coluna mostra a margem (Bid/offer spread) entre os preços a que o dólar dos EUA é comprado ( bid ) e vendido ( offer ) contra a referida moeda. A compra faz-se ao preço indicado à esquerda e a venda ao preço indicado à direita. N.B. Na quarta coluna, só estão indicados os 3 últimos dígitos dos preços de compra e de venda. Recorde-se novamente o preço intermédio do fecho no dia 5 de Março da moeda russa que foi de 29,3050 rublos por dólar. Confirme que a margem de compra/venda foi Então, o preço para a compra da moeda russa foi de 29,3015 rublos por dólar, e o preço para a venda da moeda russa foi de 29,3085 rublos por dólar. Com efeito, tem-se: 29,3050 = 29, , A quinta coluna e a sexta coluna mostram o preço intermédio mais alto (High) e o mais baixo (Low) do dólar dos EUA em termos de cada moeda respetivamente ao longo do dia (5 de

4 [ 4 ] Março) enquanto o mercado esteve aberto. No caso do mercado cambial, as horas de abertura do mercado contam-se a partir do fecho dia útil anterior até à hora do fecho do dia. Por exemplo, o preço intermédio mais alto da moeda russa foi de 29,3395 rublos por cada dólar e o mais baixo foi de 29,2350 rublos por cada dólar. A sétima coluna e a oitava coluna referem-se à cotação para o prazo de um mês (One month) do dólar dos EUA em termos de cada moeda. A sétima coluna mostra o preço intermédio do câmbio a um mês (Rate); e a oitava coluna mostra o prémio (+) ou o desconto ( ) deste câmbio a prazo calculado como uma taxa anual (% PA) com relação ao preço a contado respectivo. Por exemplo, o preço intermédio ao prazo de um mês da moeda russa foi de 29,3915 rublos por cada dólar. Este preço a um mês deve ser comparado com o preço a contado de 29,3050 rublos por dólar. São precisos daqui a um mês mais rublos por cada dólar; o valor a um mês do dólar em termos de rublos está a prémio. Do mesmo modo daqui a um mês, são precisos menos cêntimos de um dólar por cada rublo; o valor a um mês do rublo em dólares está a desconto. Calcula-se então o valor do desconto anualizado do rublo contra os dólares. Isto é: 3,5 por cento, por ano. 29, , , = 0,0354. A nona coluna e a décima coluna referem-se à cotação para o prazo de três meses (Three month) do dólar em termos de cada moeda. A décima primeira coluna e a décima segunda coluna referem-se à cotação para o prazo de um ano (One year) do dólar em termos de cada moeda. O quadro FT Guide to World Currencies O quadro intitulado FT Guide to World Currencies é impresso na edição em papel de Sábado. Inclui todas as moedas do Mundo e as cotações respetivas usando o dólar dos EUA (USD), o euro (EUR), a libra esterlina (GBP), e o iene japonês (JPY), como moedas-base. São hoje um total de 158 moedas diferentes. TESTE RÁPIDO: O preço intermédio do fecho no dia 5 de Março da moeda húngara foi de 195,114 forints por dólar. A margem de compra/venda foi 741/536. Verifique que o preço no fecho do mercado para a compra da moeda húngara foi de 194,741 forints por cada dólar, e o preço para a venda da moeda húngara foi de 195,536 forints por cada dólar.

5 [ 5 ] Outros quadros O quadro intitulado Euro Spot Forward inclui as mesmas moedas mais usadas no Mundo e as cotações a contado e a prazo respetivas em termos de cada euro. O quadro intitulado Pound Spot Forward inclui as mesmas moedas e as cotações a contado e a prazo respetivas em termos de cada libra esterlina. Tal como no quadro anterior, as cotações a prazo referemse aos prazos de um, três e doze meses. Os restantes quadros referem-se a instrumentos derivados sobre pares cambiais i.e. contratos futuros e contratos de opções. Serão referidos a seu devido tempo. TAXAS O FT tem várias páginas com informação sobre taxas dos mercados interbancários de dinheiro. As taxas de juro dos indexantes referem-se à hora da sua publicação pelas entidades respetivas, em geral as 11h00 locais. Os preços e as taxas de juro dos mercados referem-se em princípio às 16h00 de Londres que é entendida como a hora do fecho ( closing ) do mercado em Londres; estes valores são obtidos a partir de informação divulgada pelas grandes corretoras do interbancário (ICAP, Tradition) ou pelas agências de informação (Bloomberg, Markit). A edição em papel do jornal inclui uma secção, denominada INTEREST RATES, que está em geral localizada na página Market Data do segundo caderno do jornal COMPANIES & MARKETS. A edição em papel mostra sempre os preços e as taxas do fecho do dia útil anterior. A edição on-line do jornal inclui a página Bonds & Rates dedicada em exclusivo à informação e ao histórico dos mercados de taxa de juro: URL: A informação atualizada sobre preços de obrigações e taxas de juro do interbancário está disponível nesta página continuamente. A página Bonds & Rates tem quatro secções com acesso no topo através do «click» apropriado: o resumo diário (Bonds Overview); os indicadores do risco de crédito (Credit Indices); os diferenciais de taxa das dívidas soberanas (Government Bond Spreads); e, as taxas de juro do interbancário (Interest Rates). A página Bonds & Rates inclui ainda a secção Data archive (Downloand the latest data tables from our printed edition) que interessa aqui particularmente. Para ter acesso aos vários quadros ou relatórios sobre taxas de câmbio, há que confirmar primeiro a «categoria» do mercado: Bonds & Rates. Depois, há que escolher o quadro ou relatório que se procura

6 [ 6 ] (Select a report). Os quadros com informação relativa ao fecho do dia, e que são publicados na edição em papel do dia seguinte, estão disponíveis a partir das 21h00 TMG do próprio dia. Há 30 quadros disponíveis. O quadro Markets Interest Summary O quadro intitulado Markets Interest Summary é o mais usado nas sessões de aula e para o qual deve ser dirigida a maior atenção. O quadro está também incluído na secção INTEREST RATES, da página Market Data, da edição diária em papel. O quadro inclui as taxas mais relevantes dos mercados interbancários do dinheiro, nas principais moedas do Mundo, com prazos até um ano. O quadro seguinte reproduz parcialmente a apresentação usual, e refere-se ao dia 19 de Agosto de INTEREST RATES - MARKET Over Change One Three Six One Aug 19 night Day Week Month month month month year US$ Libor * Euro Libor * Libor * Swiss Fr Libor * Yen Libor * Canada Libor * Euro Euribor Sterling CDs US$ CDs Euro CDs US o night repo Fed Funds eff US 3m Bills SDR int rate EONIA EURONIA RONIA SONIA * Libor rates come from BBA (see and are fixed at 11am UK time. Other data sources: US$, Euro & CDs: dealers; SDR int rate: IMF; EONIA: ECB; EURONIA, RONIA & SONIA: WMBA. LA 7 days notice: Tradition (UK). N.B. Todas as taxas estão indicadas em percentagem. A indicação quer significar 0,14167 por cento ou 0, em decimal. A primeira coluna do quadro mostra o nome dos instrumentos dos vários mercados monetários interbancários. A segunda coluna (Overnight) indica o valor da taxa em percentagem relativa à tomada de fundos a um dia (24h) ou overnight. As três colunas seguintes mostram a variação diária, semanal, e mensal da taxa a um dia. As quatro últimas colunas indicam os valores das taxas em percentagem relativas à tomada de fundos a um mês (One month), e a três (Three month), seis (Six month), e doze meses (One year), respetivamente.

7 [ 7 ] Vamos agora caminhar de cima para baixo. As seis primeiras linhas são as taxas do interbancário em Londres para o dinheiro em dólares dos EUA, euros, libras esterlinas, francos suíços, ienes japoneses, e dólares canadianos. As taxas LIBOR (London Interbank Offer Rates) são publicadas em Londres pela BBA-British Bankers Association às 11h00 TMG, todos os dias úteis. N.B. (1) As taxas LIBOR são publicadas em percentagem com cinco (5) casas decimais. N.B. (2) As taxas LIBOR em euros na segunda linha (Euro Libor) devem ser ignoradas porque não representam volume de mercado significativo. A sétima linha (Euro Euribor) é a taxa do interbancário em euros, em Frankfurt. As taxas EURIBOR (Euro Interbank Offer Rates) são publicadas em Frankfurt pela EBF-European Banking Federation às 11h00 ECT, todos os dias úteis. N.B. As taxas EURIBOR na sétima linha estão erradas porque deviam estar indicadas em percentagem com três (3) casas decimais. Para obter as taxas EURIBOR, vamos a outra fonte. As três linhas seguintes dizem respeito a Certificados de Depósito ou CDs denominados respetivamente em libras esterlinas, dólares dos EUA, e euros. A 11ª linha (US o night repo) é a taxa para contratos de venda a um dia (24h) de obrigações do tesouro dos EUA (T-bonds) em dólares com acordo de recompra. A taxa efectiva na 12ª linha (Fed Funds eff) é a média ponderada das taxas relativas às tomadas de fundos em dólares a um dia (24h) conseguidas através das principais corretoras e liquidadas através do sistema Fed Wire. A taxa efectiva é a média das taxas ponderadas pelos volumes transacionados, e é calculada em Nova Iorque pela Reserva Federal Distrital. A taxa efectiva é usada pela Reserva Federal como referencial para a condução da política monetária norte-americana; o objetivo da política monetária norte-americana desde 16 de Dezembro de 2008 é manter esta taxa efectiva no intervalo entre 0 e ¼ por cento. A taxa indicada na 13ª linha (US 3m Bills) é a taxa em mercado secundário dos bilhetes do tesouro dos EUA (T-bills) com um prazo residual de cerca de 3 meses. A taxa é calculada e publicada em Nova Iorque pela Reserva Federal Distrital com base em informação das corretoras do interbancário. A taxa indicada na 14ª linha (SDR int rate) é a taxa administrativa calculada semanalmente pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para fundos a um prazo médio de três meses, denominados no cabaz de quatro moedas (dólares dos EUA, euros, libras esterlinas, e ienes japoneses), que representam os chamados Direitos de Saque Especiais ou SDR (Special Drawing Rights).

8 [ 8 ] As quatro últimas linhas representam taxas médias para tomadas de fundos a um dia (24h) em várias moedas, e semelhantes no cálculo à taxa efectiva dos Fed Funds em dólares indicada na 12ª linha. A taxa na linha 15 (EONIA) representa tomadas de fundos em euros, em Frankfurt (Euro Overnight Index Average); a taxa na linha 16 (EURONIA) tomadas de fundos em contratos de recompra em euros, em Londres (Euro Repurchase Overnight Index Average); a taxa na linha 17 (RONIA) representa tomadas de fundos em contratos de recompra em libras esterlinas, em Londres (Repurchase Overnight Index Average); e, a taxa na linha 18 (SONIA) representa tomadas de fundos em libras esterlinas, em Londres (Sterling Overnight Index Average). Outras fontes de informação Banco Central Europeu. URL: British Bankers Association. URL: European Banking Federation. URL: FRB of New York. URL: Wholesale Market Brokers Association. URL: Referências WM/REUTERS. Spot & Forward Rates: Methodology Guide (London: 2010) The WM Company LTD. URL: Primeira versão: 25 de Março Copyright (c) 2014 Francisco J. Comprido.

Preçário. CECABANK, S.A. - Sucursal em Portugal SUCURSAL. Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO. Data de Entrada em vigor: 01-jun-2019

Preçário. CECABANK, S.A. - Sucursal em Portugal SUCURSAL. Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO. Data de Entrada em vigor: 01-jun-2019 Preçário SUCURSAL Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de Entrada em vigor: 01-jun-2019 O Preçário completo do Cecabank, S.A. - Sucursal em Portugal, contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora

Leia mais

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short term Indicators

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short term Indicators Produção e Volume de Negócios / Production and Turnover Índice de Produção Industrial Industrial Production Index vh y o y 1,5 1,9 4,4 5,7 6,3 3,8 0,1 2,1 9,2 x 4,2 4,4 5,0 x Indústria Transformadora vh

Leia mais

Custos de Financiamento

Custos de Financiamento Custos de Financiamento CFDs sobre Acções e Índices No final de cada dia de negociação (17h00 de Nova Iorque), as posições abertas podem estar sujeitas a custos de financiamento, uma vez que a negociação

Leia mais

Se faz favor INCLUIR AQUI: Figura 13-1 Juro simples.

Se faz favor INCLUIR AQUI: Figura 13-1 Juro simples. Apontamento 2013-13 JURO SIMPLES E JURO COMPOSTO Juro Juro simples Juro composto Descrição breve O juro é a retribuição devida a quem cede temporariamente um capital O juro calculado com base no método

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Setembro 2013

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Setembro 2013 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Setembro 2013 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de setembro de 2013 para a apuração dos

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2011

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2011 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2011 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de maio de 2011 para a apuração dos preços

Leia mais

Mercados Financeiros Mercado Monetário Crise fin. Investimentos. António M. R. G. Barbosa. Dia 2: 03/Fev/12

Mercados Financeiros Mercado Monetário Crise fin. Investimentos. António M. R. G. Barbosa. Dia 2: 03/Fev/12 Investimentos António M. R. G. Barbosa Dia 2: 03/Fev/12 António Barbosa (IBS) Investimentos Dia 2: 03/Fev/12 1 / 19 Sumário 1 Mercados Financeiros Classificação 2 Mercado Monetário Bilhetes do Tesouro

Leia mais

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short term Indicators

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short term Indicators PORTUGAL ndicadores de Conjuntura Produção e Volume de Negócios / Production and Turnover Índice de Produção ndustrial ndustrial Production nde vh y o y 1,5 1,9 1,6 1,9 4,4 5,6 7,0 4,7 7,4 3,1 3,4 3,8

Leia mais

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short term Indicators

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short term Indicators PORTUGAL ndicadores de Conjuntura Produção e Volume de Negócios / Production and Turnover Índice de Produção ndustrial ndustrial Production nde 1,5 1,9 1,6 1,9 4,4 6,2 5,7 7,2 5,8 2,4 3,2 3,5 ndústria

Leia mais

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short-term Indicators

PORTUGAL Indicadores de Conjuntura Economic Short-term Indicators Economic Short-term ndicators Julho / July 2010 Produção e Volume de Negócios / Production and Turnover Índice de Produção ndustrial ndustrial Production nde vh y-o-y 1,5-1,9-1,9-4,4-5,7-4,8-7,4-6,7-3,4-3,8-4,4

Leia mais

Conteúdo. Participante 2

Conteúdo. Participante 2 Versão: 22/08/2011 Conteúdo 1 - Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio... 3 1.1 - DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis... 3 1.2 - Recibo de Registro de Contrato de Opção Flexível... 10 2

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Ibovespa frustra expectativas Com movimento não aguardado pelo mercado, o Ibovespa reduziu 4,0% na semana dos dias 13 a 20 de maio. A forte elevação nos preços dos alimentos e remédios exerceu pressão

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Seguindo os ventos externos A projeção do IPCA para os próximos 12 meses voltou a apresentar queda, contudo mesmo a estimativa para 2017 está ainda distante do centro da meta. Apesar das incertezas locais,

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros Setembro Banco de Cabo Verde

Indicadores Económicos & Financeiros Setembro Banco de Cabo Verde Indicadores Económicos & Financeiros Setembro 2011 Banco de Cabo Verde BANCO DE CABO VERDE Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas Avenida Amílcar Cabral, 27 CP 7600-101 - Praia - Cabo Verde

Leia mais

COMUNICADO SISTEMA DE CONTRATOS A TERMO Nº001/01. Ref.: Contratos a Termo de Moeda Sem Entrega Física.

COMUNICADO SISTEMA DE CONTRATOS A TERMO Nº001/01. Ref.: Contratos a Termo de Moeda Sem Entrega Física. COMUNICADO SISTEMA DE CONTRATOS A TERMO Nº001/01 Aos Participantes do Sistema de Contratos a Termo Ref.: Contratos a Termo de Moeda Sem Entrega Física. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros Abril Banco de Cabo Verde

Indicadores Económicos & Financeiros Abril Banco de Cabo Verde Indicadores Económicos & Financeiros Abril 2011 Banco de Cabo Verde BANCO DE CABO VERDE Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas Avenida Amílcar Cabral, 27 CP 7600-101 - Praia - Cabo Verde Tel:

Leia mais

Taxa de câmbio Tipologia. Antony P. Mueller

Taxa de câmbio Tipologia. Antony P. Mueller Taxa de câmbio Tipologia Antony P. Mueller www.continentaleconomics.com antonymueller@yahoo.com Tipologia Taxa de câmbio bilateral multilateral (efetivo) nominal real nominal real Taxa de câmbio é uma

Leia mais

1º TESTE INTERMÉDIO DE INTRODUÇÃO AOS MERCADOS FINANCEIROS

1º TESTE INTERMÉDIO DE INTRODUÇÃO AOS MERCADOS FINANCEIROS INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO BANCÁRIA 1º TESTE INTERMÉDIO DE INTRODUÇÃO AOS MERCADOS FINANCEIROS ANO LECTIVO 2008/2009 ÉPOCA NORMAL Duração: 1,5 horas Já com a tolerância Atenção: Não se esqueça de indicar

Leia mais

MANUAL INTRODUÇÃO. Breve explicação do Mercado Cambial FOREX

MANUAL INTRODUÇÃO. Breve explicação do Mercado Cambial FOREX MANUAL INTRODUÇÃO Breve explicação do Mercado Cambial FOREX +ÍNDICE + O que é o FOREX? + Características do Mercado FOREX + Riscos do Mercado FOREX + Negociações em Forex + Principais indicadores económicos

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Expectativas inflacionárias mantêm-se em queda Na semana entre os dias 22 e 29 de abril, ainda que com menor intensidade, as expectativas inflacionárias voltaram a se reduzir. O comportamento da taxa de

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros Outubro Banco de Cabo Verde

Indicadores Económicos & Financeiros Outubro Banco de Cabo Verde Indicadores Económicos & Financeiros Outubro 2012 Banco de Cabo Verde Departamento de Estatísticas e Estudos Económicos Banco de Cabo Verde Indicadores Económicos & Financeiros Outubro / 2012 BANCO DE

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Ancoragem das expectativas inflacionárias Por motivos internos e externos, na semana de 08 a 15 de abril, o prêmio de risco soberano brasileiro reduziu-se em 48 pontos básicos. A expectativa de um eventual

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros Julho Banco de Cabo Verde

Indicadores Económicos & Financeiros Julho Banco de Cabo Verde Indicadores Económicos & Financeiros Julho 2012 Banco de Cabo Verde BANCO DE CABO VERDE Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas Avenida Amílcar Cabral, 27 CP 7600-101 - Praia - Cabo Verde Tel:

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO De olho no BREXIT A semana do dia 03 ao 10 de junho ficou marcada pelos impactos na volatilidade dos mercados de risco de uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia (BREXIT). A manutenção da Selic

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Readequação nos juros de curto prazo Expectativas de inflação Na semana do dia 24 de junho ao 01 de julho, as incertezas quanto aos prováveis desdobramentos do Brexit não foram capazes de afetar negativamente

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Redução lenta nas expectativas inflacionárias Aliadas ao cenário doméstico repleto de incertezas, as condições da economia global sofreram, na semana do dia 01 a 08 de abril, alguma deterioração nas cotações

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Efeitos limitados do BREXIT O comportamento das variáveis de mercado entre os dias 17 e 24 de junho foi fundamentalmente influenciado pelos sentimentos acerca do BREXIT. Com os prováveis desdobramentos

Leia mais

Brasil: Respostas à Crise Financeira. Mario Torós. Março de 2009

Brasil: Respostas à Crise Financeira. Mario Torós. Março de 2009 Brasil: Respostas à Crise Financeira Mario Torós Março de 2009 1 I. Cenário da crise global 2 Comparação entre crises financeiras 3 US$ trilhão Mercado acionário global (capitalização) 65 60 55 50 45 40

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO jan/15 fev/15 Ligeira deterioração nos principais indicadores Com o feriado da Semana Santa, os principais indicadores para a semana de 18 a 24 de março apresentaram relativa estabilidade, com os mercados

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Juros reais em baixa No período entre os dias 06 e 13 de maio, o IPCA projetado para os próximos 12 meses apresentou queda, da mesma forma a estimativa para o fechamento de 2017. A estrutura a termo da

Leia mais

Em activos financeiros (por exemplo, em obrigações do Tesouro) ou em activos reais (por exemplo, na aquisição de um equipamento fabril).

Em activos financeiros (por exemplo, em obrigações do Tesouro) ou em activos reais (por exemplo, na aquisição de um equipamento fabril). 0. MERCADOS FINANCEIROS Investir, em quê? Em activos financeiros (por exemplo, em obrigações do Tesouro) ou em activos reais (por exemplo, na aquisição de um equipamento fabril). Onde investir em activos

Leia mais

Documento de informação sobre comissões

Documento de informação sobre comissões s Documento de informação sobre comissões Nome do fornecedor da conta: PayPal (Europe) S.à r.l. et Cie, S.C.A. ("PayPal") Designação da conta: Conta PayPal Pessoal (Portugal) Data: 12 de dezembro de 2018

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Menor aversão ao risco, mesmo com incertezas domésticas A semana do dia 24 de março a primeiro de abril ficou marcada por movimentos favoráveis no mercado de câmbio e de juros, nas expectativas inflacionárias

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Redução da Selic no segundo semestre? A semana do dia 15 ao 22 de abril trouxe nova revisão nas projeções de inflação, favorecida pelo forte desaquecimento da economia e pela recente apreciação cambial.

Leia mais

PROFESSIONAL CFD s Instrumentos Financeiros Spread Variável de Execução ao Mercado

PROFESSIONAL CFD s Instrumentos Financeiros Spread Variável de Execução ao Mercado PROFESSIONAL CFD s Instrumentos Financeiros Spread Variável de Execução ao Mercado Símbolo Instrumento Descrição Valor nominal de um lote Tamanho de um pip Variação minima da cotação (em pontos) Comissão

Leia mais

Introdução às Finanças

Introdução às Finanças Introdução às Finanças Aula Teórica 4 Esta informação é restrita ou confidencial, não podendo ser duplicada, publicada ou fornecida total ou parcialmente a terceiros sem o prévio consentimento dos autores.

Leia mais

Orientações finais. Orientações revistas sobre a especificação adicional dos indicadores de importância sistémica global e sua divulgação

Orientações finais. Orientações revistas sobre a especificação adicional dos indicadores de importância sistémica global e sua divulgação EBA/GL/2016/01 13 de janeiro de 2016 Orientações finais Orientações revistas sobre a especificação adicional dos indicadores de importância sistémica global e sua divulgação Natureza das presentes Orientações

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO fev/15 FED sinaliza ritmo mais lento para a alta dos juros Ainda que cercada de incertezas originadas por eventos não econômicos, a semana de 11 a 18 de março sinalizou moderação do processo de normalização

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Real mais valorizado Durante a semana do dia 22 a 29 de julho, o mercado ficou à espera da ata do Copom que confirmou a intenção do Banco Central em trazer a inflação para o centro da meta, praticamente

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO jan/15 jan/15 Acomodação com o cenário externo A semana de 19 a 26 de fevereiro apresentou movimentos moderados nas principais variáveis de mercado. A despeito do resultado negativo para o IPCA-15 de fevereiro,

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Liquidez internacional e prêmios de risco A semana encerrada em 05 de agosto continuou a mostrar os reflexos do elevado grau de liquidez no mercado financeiro internacional com efeitos nos mercados de

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros

Indicadores Económicos & Financeiros Departamento de Estatísticas e Estudos Económicos Indicadores Económicos & Financeiros mestre de 20 INDICADORES ECONÓMICOS E FINANCEIROS ÍNDICE Indicadores Internacionais Área do Euro 1 EUA 3 Economia

Leia mais

X(20) 7-26 Nome Simplificado da Entidade que gerou o arquivo. Data X(8) Formato AAAAMMDD Filler X(1022)

X(20) 7-26 Nome Simplificado da Entidade que gerou o arquivo. Data X(8) Formato AAAAMMDD Filler X(1022) 1 Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Nome do Arquivo Tamanho do Registro DPOSICAO Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Caracteres 1056 Header Campo Formato Posição Descrição/conteúdo ID do Sistema

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros

Indicadores Económicos & Financeiros Indicadores Económicos & Financeiros Banco de Cabo Verde BANCO DE CABO VERDE Indicadores Económicos & Financeiros Março 2001 INDICADORES ECONÓMICOS E FINANCEIROS ÍNDICE Indicadores Internacionais Área

Leia mais

Indicadores Económicos & Financeiros

Indicadores Económicos & Financeiros Indicadores Económicos & Financeiros Banco de Cabo Verde BANCO DE CABO VERDE Indicadores Económicos & Financeiros Maio 2001 INDICADORES ECONÓMICOS E FINANCEIROS ÍNDICE Indicadores Internacionais Área do

Leia mais

Instruções para o Preenchimento da Planilha de Opções de Empréstimo (Atualizada em 04/05/2018)

Instruções para o Preenchimento da Planilha de Opções de Empréstimo (Atualizada em 04/05/2018) . Informação sobre o Empréstimo a. Nome do país: É o nome oficial do país no qual está localizado o projeto ou programa. b. Nome do projeto ou programa: É o nome completo do projeto ou programa, conforme

Leia mais

Boletim de Estatísticas Mensal Junho Banco de Cabo Verde

Boletim de Estatísticas Mensal Junho Banco de Cabo Verde Junho 2011 Banco de Cabo Verde Boletim de Estatísticas Mensal Junho 2011 Banco de Cabo Verde 2011 1 Índice Sector Monetário 1.1 Síntese da Situação Monetária 5 1.2 Composição da Massa monetária (M2) 6

Leia mais

MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES

MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES MOEDAS, JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS E COMMODITIES 1 16/06/09 16/07/09 16/08/09 16/09/09 16/10/09 16/11/09 16/12/09 16/01/10 16/02/10 16/03/10 16/04/10 16/05/10 16/06/10 16/07/10 16/08/10 16/09/10 16/10/10

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F. Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio.

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F. Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio. 23 de dezembro de 2009 081/2009-DP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio. Comunicamos que, a

Leia mais

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 11 de abril de 2018

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 11 de abril de 2018 Jornal Oficial C 128 da União Europeia 61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 11 de abril de 2018 Índice II Comunicações COMUNICAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA

Leia mais

BANCO CENTRAL EUROPEU

BANCO CENTRAL EUROPEU L 202/54 Jornal Oficial da União Europeia 4.8.2009 BANCO CENTRAL EUROPEU DECISÃO DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 17 de Julho de 2009 que altera a Decisão BCE/2006/17 relativa às contas anuais do Banco Central

Leia mais

Oscilação Diária de Negociação

Oscilação Diária de Negociação Futuro de Açúcar Cristal com Liquidação Financeira (6) Futuro de Base de Preço de Milho Futuro de Boi Gordo com Liquidação Financeira (6) Futuro de Café Arábica Tipo 4/5 Futuro de Café Arábica Tipo 6/7

Leia mais

Preçário de Valores Mobiliários. Banco de Investimento Global, SA

Preçário de Valores Mobiliários. Banco de Investimento Global, SA Preçário de Valores Mobiliários Banco de Investimento Global, SA Data de Entrada em vigor: 1-Janeiro-2014 COMISSÕES SOBRE VALORES MOBILIÁRIOS 21 OPERAÇÕES SOBRE VALORES MOBILIÁRIOS 21.1. Acções, Warrants,

Leia mais

Overview. Resumo. dossiers. State and Government. Estado e Governo. Estado e Governo. State and Government Overview / Estado e Governo Resumo

Overview. Resumo. dossiers. State and Government. Estado e Governo. Estado e Governo. State and Government Overview / Estado e Governo Resumo dossiers State and Government Estado e State and Government Overview / Estado e Resumo State and Government Overview Estado e Resumo Last Update Última Actualização: 27/08/2015 Portugal Economy Probe (PE

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Julho de 2009 As correções baixistas de preços observadas em junho prosseguiram na primeira metade de julho, mas na segunda metade houve

Leia mais

60. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 29 de novembro de 2017

60. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 29 de novembro de 2017 Jornal Oficial C 404 da União Europeia 60. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 29 de novembro de 2017 Índice IV Informações INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA

Leia mais

1 Receber Arquivos. Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Nome do Arquivo 1.1 DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis

1 Receber Arquivos. Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Nome do Arquivo 1.1 DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis 1 Sumário 1 Receber Arquivos... 3 1.1 DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis... 3 1.2 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER)... 9 2 Enviar Arquivos...17 2.1 Registro da Operação de Renda Fixa - Box de

Leia mais

MBA/CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE FINANCEIRA FINANÇAS INTERNACIONAIS FINANÇAS INTERNACIONAIS

MBA/CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE FINANCEIRA FINANÇAS INTERNACIONAIS FINANÇAS INTERNACIONAIS MBA/CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE FINANCEIRA FINANÇAS INTERNACIONAIS MÓDULO II ISEG/UTL Objectivo Os Mercados Cambiais As Taxas de Câmbio Determinantes Cambiais 1 Arbitragem FINANÇAS INTERNACIONAIS

Leia mais

EUA: Investimentos seguem firmes Europa: Alguns sinais melhores para o 3T Argentina: Forte ajuste na moeda

EUA: Investimentos seguem firmes Europa: Alguns sinais melhores para o 3T Argentina: Forte ajuste na moeda Agosto 2018 EUA: Investimentos seguem firmes Europa: Alguns sinais melhores para o 3T Argentina: Forte ajuste na moeda 03 04 05 Atividade: PIB do 2T Câmbio: BC volta a ofertar swaps 06 07 Bolsa Renda Fixa

Leia mais

O mercado de câmbio Mercado de câmbio

O mercado de câmbio Mercado de câmbio Investimentos O mercado de câmbio Mercado de câmbio mais de uma moeda no mundo Propósito : transferência do poder de compra de uma moeda para outra = troca de uma moeda por outra Mercados Pronto (spot)

Leia mais

SISTEMA DE RISCO DO SEGMENTO BM&F SUBSISTEMA DE MARGEM PARA ATIVOS LÍQUIDOS ANEXO III FUTUROS DE MOEDAS E AGROPECUÁRIOS COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA

SISTEMA DE RISCO DO SEGMENTO BM&F SUBSISTEMA DE MARGEM PARA ATIVOS LÍQUIDOS ANEXO III FUTUROS DE MOEDAS E AGROPECUÁRIOS COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA 1/2011 Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros SISTEMA DE RISCO DO SEGMENTO BM&F SUBSISTEMA DE MARGEM PARA ATIVOS LÍQUIDOS ANEXO III FUTUROS DE MOEDAS E AGROPECUÁRIOS COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA Neste anexo,

Leia mais

Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 01-out-2016

Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 01-out-2016 Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 01-out-2016 Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de O Preçário completo do Banco

Leia mais

BANCO DE CABO VERDE DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ECONÓMICOS E ESTATISTICAS. Boletim de Indicadores Económicos e Financeiros

BANCO DE CABO VERDE DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ECONÓMICOS E ESTATISTICAS. Boletim de Indicadores Económicos e Financeiros BANCO DE CABO VERDE DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ECONÓMICOS E ESTATISTICAS Boletim de Indicadores Económicos e Financeiros Setembro 2013 BANCO DE CABO VERDE Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Outubro 2011

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Outubro 2011 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Outubro 2011 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de outubro de 2011 para a apuração dos

Leia mais

Portugal Exportador. aicep Portugal Global Marta Jorge 14 de novembro 2018

Portugal Exportador. aicep Portugal Global Marta Jorge 14 de novembro 2018 Portugal Exportador aicep Portugal Global Marta Jorge 14 de novembro 2018 Dados prospetivos indicam que o e- commerce mundial valerá aproximadamente 4.878 biliões de US dollars em 2021. (fonte Statista)

Leia mais

5. GESTÃO DE RISCO 5.1. CARATERIZAÇÃO DA CARTEIRA DE DÍVIDA E INDICADORES DE CUSTO. Custo marked-to-market

5. GESTÃO DE RISCO 5.1. CARATERIZAÇÃO DA CARTEIRA DE DÍVIDA E INDICADORES DE CUSTO. Custo marked-to-market 5. GESTÃO DE RISCO 5.1. CARATERIZAÇÃO DA CARTEIRA DE DÍVIDA E INDICADORES DE CUSTO Em 31 de dezembro de 2014, o valor da carteira total de dívida direta do Estado 16, avaliada a preços de mercado 17, era

Leia mais

PROSPETO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo

PROSPETO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Caixa GBP Down junho 2017_PFC Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito indexado não mobilizável antecipadamente, pelo

Leia mais

Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 04-jan-2018

Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 04-jan-2018 Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de Entrada em vigor: 22-jan-2018 O Preçário completo do Banco

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS

INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS Tipo de Prova: Mini-Teste I Data de realização: 21 de março de 2015 Duração:75 minutos Nome: Nº de aluno: Turma: CLASSIFICAÇÃO GRUPO 1 GRUPO 2 TOTAL Atente nas seguintes indicações:

Leia mais

PROSPETO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo

PROSPETO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo Designação Classificação Taxa USD Mix III abril 2018_PFC Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado O Taxa USD Mix III abril 2018 é um depósito indexado não mobilizável antecipadamente, pelo prazo de

Leia mais

ANO XXVI ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015

ANO XXVI ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015 ANO XXVI - 2015-1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA TAXAS DE CÂMBIO PARA ATUALIZAÇÃO DOS CRÉDITOS E OBRIGAÇÕES EM MOEDA ESTRANGEIRA ATUALIZAÇÃO EM

Leia mais

CUSTOS DE FINANCIAMENTO

CUSTOS DE FINANCIAMENTO CUSTOS DE FINANCIAMENTO CFD's SOBRE ACÇÕES BALANÇO EM CFD's FINANCIAMENTO COBRADO/PAGO EM POSIÇÕES ABERTAS OVERNIGHT EM CFD's SOBRE ACÇÕES POSIÇÃO VALOR DE REFERÊNCIA 1 (VR1) VALOR DE REFERÊNCIA 2 (VR2)

Leia mais

Módulo 8. Estratégias de Investimento com Swaps

Módulo 8. Estratégias de Investimento com Swaps Módulo 8 Estratégias de Investimento com Swaps Módulo 8 1.1 - Introdução ao Mercado de Swaps O que são Swaps? Exemplos Swaps & Forwards Intervenientes e Organização do Mercado de Swaps 1.2 - Swaps de Taxa

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Real em recuperação Expectativas. O real manteve sua trajetória de recuperação frente ao dólar, com a moeda norte-americana fechando a semana com uma depreciação de 1,56%, cotada a R$ 3,78. O desempenho

Leia mais

Contratos Derivativos Futuro de Taxa de Câmbio

Contratos Derivativos Futuro de Taxa de Câmbio Opções Sobre Futuro de Milho Contratos Derivativos Proteção contra variação de taxa de câmbio de moedas estrangeiras ante o real. O produto Os contratos futuros de taxa de ca mbio sa o instrumentos derivativos

Leia mais

Índice Geral. Capítulo II - Mercados Financeiros Internacionais 2.0. Introdução Mercado de Câmbios...75

Índice Geral. Capítulo II - Mercados Financeiros Internacionais 2.0. Introdução Mercado de Câmbios...75 Índice Geral Capítulo I - Introdução às Finanças Internacionais 1.0. Introdução...23 1.1. Visão geral das Finanças Internacionais...23 1.2. A Globalização dos Mercados...27 1.2.1. Os Grandes Blocos do

Leia mais

ENQUADRAMENTO DA ECONOMIA PORTUGUESA INDICADORES MONETÁRIOS E FINANCEIROS

ENQUADRAMENTO DA ECONOMIA PORTUGUESA INDICADORES MONETÁRIOS E FINANCEIROS ENQUADRAMENTO DA ECONOMIA PORTUGUESA INDICADORES DE ATIVIDADE, MERCADO DE TRABALHO E INFLAÇÃO PRODUTO INTERNO BRUTO TAXA DE VARIAÇÃO HOMÓLOGA TAXA DE DESEMPREGO 9 6 8 6 - - -6-8 - - China Área do euro

Leia mais

Taxa Anual Nominal Bruta (TANB)

Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) 19.1. Depósitos à ordem Tipo de Conta Conta Cliente de Solicitador: O titular é o Solicitador; montante mínimo de abertura: n.a. Conta Cliente de Solicitador < 30.000 0,000% 30.000 a 50.000 0,0625% > 50.000

Leia mais

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 5 de setembro de 2018

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 5 de setembro de 2018 Jornal Oficial C 313 da União Europeia 61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 5 de setembro de 2018 Índice IV Informações INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA

Leia mais

Fee Information Document

Fee Information Document des Zahl u n g s- dienstleisters Fee Information Document Name of the account provider: PayPal (Europe) S.à r.l. et Cie, S.C.A. ( PayPal ) Account name: PayPal Personal Account (Portugal) Date: 12 December

Leia mais

POR QUE O CLIENTE SEMPRE DEVE INFORMAR O IBAN?

POR QUE O CLIENTE SEMPRE DEVE INFORMAR O IBAN? Sempre informar o IBAN (International Bank Account Number), um número internacional de conta bancária, quando for receber uma Ordem de Pagamento do Exterior. POR QUE O CLIENTE SEMPRE DEVE INFORMAR O IBAN?

Leia mais

Prospecto Informativo - ATLANTICO GBPUSD Série I

Prospecto Informativo - ATLANTICO GBPUSD Série I Designação Classificação Caracterização do Produto ATLANTICO GBPUSD Série I Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito não mobilizável antecipadamente, pelo prazo de 3 meses, denominado em

Leia mais

Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 06-dez-2017

Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS. Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Entrada em vigor: 06-dez-2017 Preçário BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, S.A. BANCOS Consulte o FOLHETO DE COMISSÕES E DESPESAS Data de Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de O Preçário completo do Banco Comercial Português, S.A., contém

Leia mais

Prof. Maria Antonieta Del Tedesco Lins IRI-USP. O que nós temos a ver com isso?

Prof. Maria Antonieta Del Tedesco Lins IRI-USP. O que nós temos a ver com isso? AULA 1 REVISÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS: BALANÇO DE PAGAMENTOS E MERCADO DE CÂMBIO Fevereiro 2017 Prof. Maria Antonieta Del Tedesco Lins IRI-USP Plano da aula 2 Estrutura do BP Contas nacionais e o BP Equilíbrio

Leia mais

Relatório mensal sobre o mercado de café Março de 2015 Mercado de café recua, mas demanda continua vigorosa

Relatório mensal sobre o mercado de café Março de 2015 Mercado de café recua, mas demanda continua vigorosa P Relatório mensal sobre o mercado de café Março de 2015 Mercado de café recua, mas demanda continua vigorosa Em março de 2015 o mercado cafeeiro apresentou queda pelo quinto mês consecutivo, enquanto

Leia mais

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 4 de setembro de 2018

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 4 de setembro de 2018 Jornal Oficial C 312 da União Europeia 61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 4 de setembro de 2018 Índice II Comunicações COMUNICAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA

Leia mais

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES) - FOLHETO DE TAXAS DE JURO Linhas de Crédito e Contas Correntes

20. OPERAÇÕES DE CRÉDITO (OUTROS CLIENTES) - FOLHETO DE TAXAS DE JURO Linhas de Crédito e Contas Correntes 20.1. Linhas de Crédito e Contas Correntes Entrada em vigor: 07-Julho-2016 Empréstimos a taxa variável Taxa Anual Nominal (TAN) (TAE) Crédito de Curto Prazo em Conta Corrente Crédito de Curto Prazo / Cheques

Leia mais

Tipo de custo Situação Condições Unidade Notas

Tipo de custo Situação Condições Unidade Notas Comissão de custódia Gratuito A tramitação de eventos corporativos, quer sejam voluntários ou obrigatórios Gratuito Conversão cambial 2,5% % de mark-up sobre o par cambial utilizado na conversão dos ganhos

Leia mais

Relatório Econômico Mensal Julho de Turim Family Office & Investment Management

Relatório Econômico Mensal Julho de Turim Family Office & Investment Management Relatório Econômico Mensal Julho de 2016 Turim Family Office & Investment Management ESTADOS UNIDOS TÓPICOS ECONOMIA GLOBAL Economia Global: EUA: Após maio fraco, geração de empregos volta a acelerar...

Leia mais

TERMO DE MOEDAS SEM GARANTIA. Especificações. Paridade Objeto de negociação do contrato, quando a relação for estabelecida em:

TERMO DE MOEDAS SEM GARANTIA. Especificações. Paridade Objeto de negociação do contrato, quando a relação for estabelecida em: TERMO DE MOEDAS SEM GARANTIA Especificações 1. Definições Taxa de câmbio Objeto de negociação do contrato quando a relação for estabelecida em quantidade de reais por unidade de moeda estrangeira (Ex.:

Leia mais

MERCADO INTERNACIONAL

MERCADO INTERNACIONAL MERCADO INTERNACIONAL JUROS TAXA DE JUROS DO TÍTULO DE 10 ANOS DO TESOURO AMERICANO 2006-2013. Fonte: Bloomberg ESTADOS UNIDOS: TAXAS DE JUROS DE 10 ANOS (% a.a.) 15/08/14 05/09/14 26/09/14 17/10/14 07/11/14

Leia mais

TEXTO consolidado CONSLEG: 2000D /01/2004. produzido pelo sistema CONSLEG. do Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias

TEXTO consolidado CONSLEG: 2000D /01/2004. produzido pelo sistema CONSLEG. do Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias PT TEXTO consolidado produzido pelo sistema CONSLEG do Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias CONSLEG: 2000D0014 01/01/2004 Número de páginas: 6 < Serviço das Publicações Oficiais das

Leia mais

DECISÃO (UE) 2015/1196 DO BANCO CENTRAL EUROPEU

DECISÃO (UE) 2015/1196 DO BANCO CENTRAL EUROPEU L 193/134 DECISÃO (UE) 2015/1196 DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 2 de julho de 2015 que altera a Decisão BCE/2010/21 relativa às contas anuais do Banco Central Europeu (BCE/2015/26) O CONSELHO DO BANCO CENTRAL

Leia mais

JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS, MOEDAS E COMMODITIES

JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS, MOEDAS E COMMODITIES JUROS, BOLSAS INTERNACIONAIS, MOEDAS E COMMODITIES JUROS TAXA DE JUROS DO TÍTULO DE 10 ANOS DO TESOURO AMERICANO 2006-2013. Fonte: Bloomberg ESTADOS UNIDOS: TAXAS DE JUROS DE 10 ANOS (% a.a.) 03/04/14

Leia mais

Boletim de Estatísticas Mensal Setembro Banco de Cabo Verde

Boletim de Estatísticas Mensal Setembro Banco de Cabo Verde Setembro 2011 Banco de Cabo Verde Boletim de Estatísticas Mensal Setembro 2011 Banco de Cabo Verde 2011 1 Índice Sector Monetário 1.1 Síntese da Situação Monetária 5 1.2 Composição da Massa monetária (M2)

Leia mais

MCM Consultores Associados

MCM Consultores Associados MCM Consultores Associados Junho - 2008 Economia Mundial Menos crescimento e mais inflação Inflação e Política Monetária em países que adotam regime de metas - I Países Índice Meta Banda CPI Mês Juros

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Manutenção do ritmo de queda da Selic A divulgação dos dados de inflação e varejo dos EUA mais fracos que os esperados levaram à queda da moeda norte-americana (-3,1%), com o mercado precificando uma desaceleração

Leia mais