AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS Guilherme Krause Alves - guilhermealv@gmail.com Rogério da Silva Nunes - rogerio.sn@ufsc.br Luciane Stallivieri - lustalliv@gmail.com

2 Introdução Internacionalização ocorre desde a Idade Média. Declaração da UNESCO, Declaração de Bolonha, final do século XX. IES percebem a importância da internacionalização.

3 Internacionalização da Educação Superior Conceito amplo, abrangente, que envolve a cooperação internacional, mas refere-se a mudanças que ocorrem dentro das IES. (UNESCO, 2003) Processo de integração das dimensões internacional, intercultural ou global para atingir as metas, funções e entrega de educação. (KNIGHT, 2015, p. 2) Não deve ser um fim, mas um meio para alcançar objetivos acadêmicos. (HUDZIK, 2015, p. 24)

4 Internacionalização da Educação Superior Declaração de Bolonha (1999) Busca introduzir um sistema de graus acadêmicos, promover a mobilidade, assegurar a qualidade. UNESCO (Paris+5, Paris +11) Fatores que têm incrementado a internacionalização importância do conhecimento, uso das tecnologias da informação, necessidade de formação dentro de um contexto internacional, estímulo à mobilidade, etc.

5 Internacionalização da Educação Superior Hudzik (2015) Formas mais estratégicas e abrangentes de execução e a expansão da capacidade de pesquisa e ensino, que contribuem para o aumento da internacionalização. Beelen (2015) Foco excessivo nos meios, desconsiderando indicadores de qualidade. Falta de clareza dos conceitos relacionados à internacionalização. Silva (2007) Cooperação internacional é a melhor forma para alcançar objetivos comuns no mundo globalizado compartilhamento de custos, acesso à experiência, tecnologia, instalações.

6 Internacionalização da Educação Superior Como ocorre o processo de Internacionalização, através da formalização de acordos de cooperação internacional entre IES?

7 Internacionalização da Educação Superior Rudzki (1998) Etapas do processo de Internacionalização: Avaliação do contexto Histórico, cultura, prioridades, missão, percepção Razões para prosseguir no processo Ações/dimensões/atividades: 4 dimensões Revisão das práticas Ajustes

8 Internacionalização da Educação Superior Figura 1: Modelo de internacionalização Fonte: RUDZKI (1998, p. 220).

9 Avaliação e Indicadores ANDIFES colocou metas quantitativas no Plano Nacional de Educação (PNE) do período 2011/2020. A internacionalização é um dos norteadores do plano de expansão da educação brasileira. Deve ser avaliada através de: convênios guarda-chuva, adesão oficial das instituições, projetos específicos de intercâmbio, contrapartidas financeiras e estruturais, intercâmbio de equipes, períodos de intercâmbio compatíveis, compromisso de continuidade e atenção aos processos preparatórios.

10 Avaliação e Indicadores Divisão dos indicadores de avaliação da internacionalização em universidades em três grupos (VEIGA, 2011): Indicadores de ensino-aprendizagem Indicadores de investigação Indicadores de cooperação

11 Indicadores de ensino-aprendizagem Indicadores de Investigação Investigadores de cooperação Nº de docentes outgoing/nº total de docentes Nº de docentes incoming/nº total de docentes Nº de estudantes outgoing/nº total de estudantes Nº de estudantes incoming/nº total de estudantes Nº de funcionários não docentes outgoing/nº total de funcionários não docentes Nº de funcionários não docentes incoming/nº total de funcionários não docentes Montante de fundos atribuídos para mobilidade no ano em análise/orçamento total da IES no mesmo ano. Nº de funcionários alocados no gabinete de mobilidade/nº total de funcionários não docentes % de cursos que contemplam pelo menos uma disciplina em inglês Nº de disciplinas lecionadas em inglês/nº de cursos Nº de estrangeiros docentes/nº total de docentes Nº de estudantes estrangeiros/ nº total de estudantes Sítio na internet em inglês A IES tem em funcionamento o EILC (Erasmus Intensive Language Course) Nº de doutorados por IES internacionais/nº de doutorados Nº de publicações em revistas científicas internacionais com afiliação nas IES Nº de investigadores bolsistas em unidades de investigação da IES Nº de patentes registradas internacionalmente Nº de reuniões científicas internacionais realizadas Nº de projetos de investigação científica realizadas em consórcio com IES Nº de projetos de investigação financiados internacionalmente/nº de projetos) Nº de parceiros para mobilidade (Erasmus) Nº de graduações conjuntas com IES internacionais Participação na EUA (European University Association) Participação na LERU (League of European Research University)

12 Aspectos Metodológicos Quadro teórico, contextualizando o tema no Brasil; Coleta dos dados; Contraposição ao modelo de Rudzki (1998); Mapeamento do processo; Construção do fluxograma; Análise do processo.

13 Aspectos Metodológicos Estudo de caso descritivo. Abordagem dedutiva na análise dos dados. Limitações do estudo: escopo reduzido a uma parte da organização, nem todas as informações podem estar disponíveis nas fontes consultadas e a pesquisa contemplou a realidade de um período específico.

14 Mapeamento de Processos e Formalização de Acordos de Cooperação A Universidade Federal de Santa Catarina: é uma autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Educação, uma instituição de educação superior e pesquisa, com sede em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, os acordos de cooperação internacional são conduzidos pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

15 Mapeamento de Processos e Formalização de Acordos de Cooperação Viabilizou intercâmbio de aproximadamente 1400 estudantes no segundo semestre de Recebeu 450 estudantes estrangeiros, no mesmo período. Em 2014 possuía 403 convênios firmados. Participa de diversos programas de mobilidade acadêmica internacional como o Ciência sem Fronteiras, Erasmus, Escala AUGM, PEC-G e PEC-PG, Pró-Haiti, USAC, entre outros.

16 Mapeamento de Processos e Formalização de Acordos de Cooperação Figura 2: Distribuição dos convênios por continente Fonte: UFSC (2015b).

17 Figura 3: Fluxograma de formalização de convênio com IES estrangeira Fonte: Adaptado de UFSC (2015).

18 Mapeamento de Processos e Formalização de Acordos de Cooperação A SINTER verifica se as propostas apresentam interesse institucional e se não contrariam a política de internacionalização da UFSC. Comparando com o modelo de Rudzki (1998), a SINTER executa o processo de internacionalização de maneira similar até o terceiro estágio. Demonstra um direcionamento à quarta etapa do modelo.

19 Considerações Finais A instituição estudada ainda carece de informações sobre os investimentos no monitoramento e na avaliação dos resultados da cooperação. Os dados coletados apresentaram um significativo número de convênios firmados e um processo de formalização que acompanha em grande parte o modelo proposto por Rudzki. Não havia informações disponíveis para verificar se existe monitoramento da materialização dos convênios firmados.

20 Considerações Finais Existe uma sequência definida na formalização dos acordos de cooperação internacional, conforme fluxograma. Proposta para próximos trabalhos: aprofundamento do estudo com entrevistas com os gestores e participantes do processo. Elaboração de indicadores de internacionalização aplicados ao modelo de internacionalização que está sendo seguido pelas IES brasileiras.

21 Obrigado! Guilherme Krause Alves - guilhermealv@gmail.com Rogério da Silva Nunes - rogerio.sn@ufsc.br Luciane Stallivieri - lustalliv@gmail.com

AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS

AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INDICADORES E MAPEAMENTO DE PROCESSOS Guilherme Krause Alves, Rogério da Silva Nunes, Luciane Stallivieri Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL. Palavras chave: Avaliação; Internacionalização; Gestão Universitária.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL. Palavras chave: Avaliação; Internacionalização; Gestão Universitária. A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL FILIPE JOSÉ DIAS Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fjdias05@gmail.com ROGÉRIO DA SILVA NUNES Universidade Federal de Santa

Leia mais

Avaliação da internacionalização da educação superior: proposição de indicadores e mapeamento de processos

Avaliação da internacionalização da educação superior: proposição de indicadores e mapeamento de processos Recebido em 04/04/2017. Aprovado em 01/07/2017. Avaliado pelo sistema double blind peer review. Publicado conforme normas da ABNT. http://dx.doi.org/10.22279/navus.2017.v7n4.p63-76.549 Avaliação da internacionalização

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DIFERENCIAL NA AVALIAÇÃO DAS IES

A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DIFERENCIAL NA AVALIAÇÃO DAS IES A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E DIFERENCIAL NA AVALIAÇÃO DAS IES Alberto Costa Senior Assessment Manager Americas Nós somos Cambridge Assessment English. Parte da

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)

PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): O CASO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) FAORO, Daiane Thaise de Oliveira 1 ; DALLA NORA, Cleci 2 ; DAL-SOTO, Fábio 3 Palavras-chave:

Leia mais

Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da USP. Holmer Savastano Junior

Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da USP. Holmer Savastano Junior Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da USP Holmer Savastano Junior Setembro de 2013 Ações da PRPG Novo Regimento da Pós-Graduação transferência de atribuições das Câmaras (CaA, CaC

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O O Processo de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior: Um Estudo Sobre as Ações de Internacionalização nos Departamentos de Ensino da Universidade

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras e Cooperação Internacional

Programa Ciência sem Fronteiras e Cooperação Internacional Programa Ciência sem Fronteiras e Cooperação Internacional José Celso Freire Junior Presidente da FAUBAI Assessor de Relações Externas da UNESP E-mail: jcfreire@reitoria.unesp.br FAUBAI Associação Brasileira

Leia mais

REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES Art. 1º O presente

Leia mais

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018 Política de Inovação 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho 16 de maio de 2018 Calendário Dia Mês Atividade do GT Política de Inovação (art. 14 decreto 9.283/2018) CONSU 18 Abril 2017 Extensão tecnológica e prestação

Leia mais

PRÁTICAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E RESULTADOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO

PRÁTICAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E RESULTADOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PRÁTICAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E RESULTADOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PMDA Universidade Positivo Débora Andrea Liessem Vigorena Orientador: Profº Dr. João

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Engenharia Cerâmica e do Vidro Profª Doutora Margarida Almeida Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (9154) 2º Ciclo 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Recrutamento de estudantes. Luísa Capitão, 25 setembro 2014

Recrutamento de estudantes. Luísa Capitão, 25 setembro 2014 Recrutamento de estudantes Luísa Capitão, 25 setembro 2014 "If you always do what you have always done, you will always get what you have always got." Henry Ford (1863-1947) TRENDS 2010 SURVEY EUA- European

Leia mais

Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Belo Horizonte, 2018

Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Belo Horizonte, 2018 Diretoria de Relações Internacionais da UFMG Belo Horizonte, 2018 Diretoria de Relações Internacionais (DRI) Prof. Aziz Saliba Diretor de Relações Internacionais Prof. Dawisson Lopes Diretor Adjunto de

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE COIMBRA 31 REGULAMENTO ENQUADRAMENTO Nos termos do disposto no Regulamento do programa ERASMUS+ Mobilidade de Estudantes/Docentes/Funcionários não docentes do

Leia mais

Oficina de Dupla Titulação Pró Reitoria de Pós-Graduação

Oficina de Dupla Titulação Pró Reitoria de Pós-Graduação Oficina de Dupla Titulação Pró Reitoria de Pós-Graduação Prof. Dr. Niels Olsen Profª Drª Kavita Miadaira Hamza Daniella Rodrigues Marcos Rogério Soares Moreira São Paulo, 26 de março de 2019 Oficina de

Leia mais

Prof. Leandro R. Tessler Unicamp 'Semana da Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão - FEI

Prof. Leandro R. Tessler Unicamp 'Semana da Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão - FEI Prof. Leandro R. Tessler Unicamp tessler@reitoria.unicamp.br 30/01/2013 1 Educação superior Formação Abertura Diversidade Graduação Mundo globalizado Experiência internacional Multiculturalismo Pesquisa

Leia mais

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS

CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS CAPÍTULO 10 RELAÇÕES EXTERNAS 10.1 RELAÇÕES E PARCERIAS COM A COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS Para o cumprimento da missão institucional, o IFSC empreende esforços para fortalecer e ampliar suas relações

Leia mais

PORTARIA R. N o 084/2018.

PORTARIA R. N o 084/2018. ANEXO DA PORTARIA R. Nº 084/2018. FL. 0 DE 08 PORTARIA R. N o 084/2018. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando os termos do expediente

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Identificação

Leia mais

Seminário Aberto Projeto Erasmus+ SUCTI. Systemic Change Towards Internationalisation

Seminário Aberto Projeto Erasmus+ SUCTI. Systemic Change Towards Internationalisation Seminário Aberto Projeto Erasmus+ SUCTI Systemic Change Towards Internationalisation Boas-vindas Professora Maria de Lurdes Fernandes, Vice-Reitora para a Formação e Organização Académica e Relações Internacionais

Leia mais

Os desafios da criação do Internacional Office do Centro Paula Souza

Os desafios da criação do Internacional Office do Centro Paula Souza Os desafios da criação do Internacional Office do Centro Paula Souza Session Moderator s Name, Session Moderator s Institution Marta Iglesis, Centro Paula Souza Camila Bueno, Centro Paula Souza Quem somos

Leia mais

Monitorando a Mobilidade Internacional das IES Brasileiras: uma experiência pioneira. Renée Zicman FAUBAI, Brasil

Monitorando a Mobilidade Internacional das IES Brasileiras: uma experiência pioneira. Renée Zicman FAUBAI, Brasil Monitorando a Mobilidade Internacional das IES Brasileiras: uma experiência pioneira Renée Zicman FAUBAI, Brasil Rio de Janeiro, 18/04/2018 Brasil possui o maior sistema de educação superior da América

Leia mais

FORPLAD Recife, março 2017 INTERNATIONAL AFFAIRS OFFICE

FORPLAD Recife, março 2017 INTERNATIONAL AFFAIRS OFFICE FORPLAD Recife, março 2017 INTERNATIONAL AFFAIRS OFFICE Internacionalização do Ensino Superior Aspectos do debate >> Universidade casa de produção do conhecimento a Universidade e o conhecimento não tem

Leia mais

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CNPq

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CNPq INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO OPORTUNIDADES INTERNACIONAL DE NO AMBITO DO CNPq COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CNPq Reunião das Sociedades e Associações de Física da América Latina 2 de fevereiro de

Leia mais

Ronan Xavier Corrêa (Assessor de Relações Internacionais) ;

Ronan Xavier Corrêa (Assessor de Relações Internacionais) ; Ronan Xavier Corrêa (Assessor de Relações Internacionais) arint@uesc.br ; ronanxc@uesc.br Conteúdo Contexto atual e definições Componentes de internacionalização da UESC Sugestões ao estudante Perspectivas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

4. Inovações e interações institucionais

4. Inovações e interações institucionais UFSC - Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2014 92 4. Inovações e interações institucionais Este capítulo final do PDI trata das perspectivas tanto das inovações geradas dentro da UFSC como de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho SANDRO ROBERTO VALENTINI REITOR JOÃO LIMA SANTA ANNA ANNA NETO PRÓ-REITOR REITOR DE PÓS P S GRADUAÇÃO ANA CECILIA GAZZOLA QUERIQUELLO PROJETOS ESPECIAIS

Leia mais

REGULAMENTO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

REGULAMENTO DE MOBILIDADE ACADÊMICA REGULAMENTO DE MOBILIDADE ACADÊMICA 1. MOBILIDADE ACADÊMICA O processo de mudança socioeconômico, cultural e tecnológico em desenvolvimento, nas últimas décadas em todo o planeta, criou novas necessidades

Leia mais

ECTS e Bolonha. Bárbara Costa

ECTS e Bolonha. Bárbara Costa ECTS e Bolonha Bárbara Costa O que é o Processo de Bolonha? Princípios fundamentais: Organização do ensino superior em três ciclos de estudos: 1º, 2º e 3º ciclo Sistema de graus académicos compatível Atrair

Leia mais

Internacionalização e a UNESP. Internacionalização e a UNESP José Celso Freire Junior Assessor Chefe de Relações Externas

Internacionalização e a UNESP. Internacionalização e a UNESP José Celso Freire Junior Assessor Chefe de Relações Externas Internacionalização e a UNESP José Celso Freire Junior Assessor Chefe de Relações Externas Equipe AREX Assessores: Prof. Marcelo Pereira e Prof. Renato Leonardo Secretária: Regina Couto Passagens: Erikson

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N. EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N.º 01/2018-PROPP A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), considerando - as competências

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

ANEXO 1 Modelo Estruturado para Apresentação da Proposta Institucional. 1. Instituição de Origem

ANEXO 1 Modelo Estruturado para Apresentação da Proposta Institucional. 1. Instituição de Origem ANEXO 1 Modelo Estruturado para Apresentação da Proposta Institucional 1. Instituição de Origem 1.1 Dados de cadastro 1.1.1 Nome da IES ou ICT 1.1.2 Endereço completo 1.1.3 Telefone 1.1.4 Percentual de

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018

XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018 XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018 Mesa Redonda: Internacionalização na Pós- Graduação: Oportunidades de Convênios e Acordos de Cooperação Internacional para Pesquisa Prof. Luís

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Licenciatura em Engenharia Informática) Escola Superior de Tecnologia e Gestão

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Licenciatura em Engenharia Informática) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Relatório Anual de Curso (Público) RELATÓRIO ANUAL DE CURSO 2017/18 (Curso Licenciatura em Engenharia Informática) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Índice 1. Estudantes e ambiente de ensino e aprendizagem...

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Ipam - Instituto Português De Administração De Marketing De

Leia mais

Projeto de Internacionalização UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA

Projeto de Internacionalização UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA Projeto de Internacionalização UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Etensão Coordenação de Relações Internacionais São Paulo 2018 I. INTRODUÇÃO A evolução da internacionalização

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL SANTANDER PRPG/2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade de São Paulo (USP) tem primado pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Brasília, 14 de dezembro de 2017

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Brasília, 14 de dezembro de 2017 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR Brasília, 14 de dezembro de 2017 Etapas da Agenda 2030 Etapa da INTERNALIZAÇÃO (em andamento) Os atores-chave na implementação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior. Proposta Orçamentária 2015, CENSO 2014 e Programação de Docentes e Técnicos

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior. Proposta Orçamentária 2015, CENSO 2014 e Programação de Docentes e Técnicos Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Proposta Orçamentária 2015, CENSO 2014 e Programação de Docentes e Técnicos Novembro/2014 Foram adotados os seguintes critérios para a elaboração

Leia mais

ERASMUS+ OPÇÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. E d u c a ç ã o e F o r m a ç ã o

ERASMUS+ OPÇÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. E d u c a ç ã o e F o r m a ç ã o ERASMUS+ E d u c a ç ã o e F o r m a ç ã o OPÇÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO SEMINÁRIO DESAFIO PORTUGAL 2020 EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO: IMPACTO NA ECONOMIA PORTUGUESA

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

CONSIDERANDO a importância da internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN;

CONSIDERANDO a importância da internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 189/2017-CONSEPE, de 20 de novembro de 2017. Dispõe sobre a Política de Internacionalização da Universidade Federal do Rio

Leia mais

PROGRAMA ESCALA POSGRADO

PROGRAMA ESCALA POSGRADO EDITAL CONJUNTO N.º 01/2018/SINTER/ PROPG, DE 29 DE AGOSTO DE 2018 PROGRAMA ESCALA POSGRADO 2019 O SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), no uso de suas

Leia mais

E S C O L A S U P E R I O R D E C I Ê N C I A S E M P R E S A R I A I S 7 d e m a r ç o d e VA L E N Ç A

E S C O L A S U P E R I O R D E C I Ê N C I A S E M P R E S A R I A I S 7 d e m a r ç o d e VA L E N Ç A D e s a f i o s E u r o p e u s & C o o p e ra ç ã o Te r r i to r i a l : B a l a n ç o 2014-2020 Pe r s p e t i va s & P r o p o s ta s d e A ç ã o Alto M i n h o 2 0 3 0 A g ê n c i a N a c i o n a

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA Representing SUSTENTABILIDADE

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA Representing SUSTENTABILIDADE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA Representing E TECNOLÓGICA: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE INTERNATIONALIZATION PATHS FOR THE SUSTAINABILITY

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Página 1 de 6 INFORMAÇÕES GERAIS O Programa ERASMUS+ permite aos docentes e funcionários usufruir de uma experiência internacional que o valorizará não só, ao nível profissional e científico, como também

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais. Preâmbulo. Artigo 1º - Objeto. Artigo 2º - Competências Gerais do Serviço de Relações Externas

Capítulo I Disposições Gerais. Preâmbulo. Artigo 1º - Objeto. Artigo 2º - Competências Gerais do Serviço de Relações Externas Capítulo I Disposições Gerais Preâmbulo De acordo com os estatutos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), e tal como referenciado no nº5 do Artigo 82º, os Serviços de Relações Externas, doravante designados

Leia mais

Conhecimento produzindo cidadania

Conhecimento produzindo cidadania Conhecimento produzindo cidadania Conhecimento produzindo cidadania Missão Produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação

Leia mais

Instruções para formalização de convênios e contratos

Instruções para formalização de convênios e contratos Instruções para formalização de convênios e contratos Primeiramente, verificar qual é o tipo de documento que está sendo proposto: convênio (acordo) ou contrato. O convênio é um instrumento que disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para as Atividades Complementares do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Normas Complementares para Atividades Complementares do Bacharelado Interdisciplinar em

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018 Seleção de Projetos Temáticos para o Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt (Edital no. 41/2017)

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GARANTIA DA QUALIDADE

SISTEMA INTEGRADO DE GARANTIA DA QUALIDADE SISTEMA INTEGRADO DE GARANTIA DA QUALIDADE PLANO DA QUALIDADE, VERSÃO 1.0 PT Código: MQ-03 Data: 20/12/2016 1 OBJETIVO O Plano da Qualidade da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de

Leia mais

Universidades Comunitárias

Universidades Comunitárias Universidades Comunitárias Vocação para Internacionais ou Internacionalizadas? Uma reflexão sobre Planos de Internacionalização e o edital de fomento PRINT/CAPES, na experiência da UCS Internacionalização

Leia mais

ACEF/1314/22807 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1314/22807 Relatório preliminar da CAE ACEF/1314/22807 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Leia mais

PORTUGAL 4/3/2016 VISÃO GERAL

PORTUGAL 4/3/2016 VISÃO GERAL PORTUGAL 2015 VISÃO GERAL Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é uma prestigiada instituição de ensino e investigação científica portuguesa, classificada entre as 100-150 melhores

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO 8: Trabalho, Migração e Tráfico de Pessoas

GRUPO DE TRABALHO 8: Trabalho, Migração e Tráfico de Pessoas PEC-G: ANÁLISE HISTÓRICA E LEGISLATIVA DO FLUXO DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFMS DE 2012 A 2017 1 Marisa Ferreira Neves Zephyr 2 marisazephyr@gmail.com Ini Maria João Cá 3 inirzi@hotmail.com Ana Paula

Leia mais

Internacionalização da Educação sob a ótica da avaliação da qualidade. Brasília-DF Agosto 2015

Internacionalização da Educação sob a ótica da avaliação da qualidade. Brasília-DF Agosto 2015 Internacionalização da Educação sob a ótica da avaliação da qualidade Brasília-DF Agosto 2015 POR QUE PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO? Conhecer as ações em desenvolvimento na educação superior; Promover

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Ir. Evilázio Teixeira Out/2016

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Ir. Evilázio Teixeira Out/2016 A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS Ir. Evilázio Teixeira Out/2016 Introdução O ensino superior sofreu grande expansão no passado recente. O emprego crescente, oportunidades e

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO. Natasha Schmitt Caccia Salinas Assessora de Relações Internacionais da Prograd

INTERNACIONALIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO. Natasha Schmitt Caccia Salinas Assessora de Relações Internacionais da Prograd INTERNACIONALIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO Natasha Schmitt Caccia Salinas Assessora de Relações Internacionais da Prograd INTERNACIONALIZAÇÃO NA GRADUAÇÃO 1. Mobilidade; 2. Ingresso de alunos estrangeiros no sistema

Leia mais

Comissão de Cooperação Internacional

Comissão de Cooperação Internacional Comissão de Cooperação Internacional Membros Prof. Denis Vinícius Coury - Presidente Prof. Sergio Proença Prof. Fábio Guerrini Prof. Marcelo Trindade Bruno Sevciuc - Analista Ana Almagro - Estagiária Portaria

Leia mais

ACEF/1516/16042 Relatório final da CAE

ACEF/1516/16042 Relatório final da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Universitário Militar A.1.a. Outras Instituições de Ensino Superior / Entidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas PLANEJAMENTO INTERNO DE CAPACITAÇÃO Nome da Unidade Estratégica: de Relações Internacionais Listagem de servidores técnico-administrativos em educação por setor: Ana Rachel Macedo Mendes (Coordenação de

Leia mais

Conferência FAUBAI 2018 reúne mais de 770 participantes para discutir internacionalização da educação superior

Conferência FAUBAI 2018 reúne mais de 770 participantes para discutir internacionalização da educação superior Conferência FAUBAI 2018 reúne mais de 770 participantes para discutir internacionalização da educação superior Encontro internacional realizado no Rio de Janeiro promove workshops, palestras e apresentações

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS. 07 de maio de 2010

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS. 07 de maio de 2010 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS 07 de maio de 2010 1 2 1. APRESENTAÇÃO Este documento contém o resultado do trabalho efetuado durante o encontro do Secretaria

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Prof. Renato Fernandes E S C O L A S U P E R I O R D E D E S P O R T O D E R I O M A I O R

PLANO DE AÇÃO. Prof. Renato Fernandes E S C O L A S U P E R I O R D E D E S P O R T O D E R I O M A I O R PLANO DE AÇÃO Gabinete de Mobilidade Internacional Prof. Renato Fernandes E S C O L A S U P E R I O R D E D E S P O R T O D E R I O M A I O R 1. Â MBITO O Gabinete de Mobilidade Internacional (GMI) é o

Leia mais

Regulamentos NORMAS GERAIS PARA O ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLOS. Aprovado por despacho reitoral GR de 16 de junho de 2011 PREÂMBULO

Regulamentos NORMAS GERAIS PARA O ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLOS. Aprovado por despacho reitoral GR de 16 de junho de 2011 PREÂMBULO IL Regulamentos NORMAS GERAIS PARA O ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLOS Aprovado por despacho reitoral GR.01.06.2011 de 16 de junho de 2011 PREÂMBULO Os regulamentos da Universidade do Porto que contemplam

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

CANDIDATURA AO PROGRAMA ERASMUS + DOCENTES E FUNCIONÁRIOS INSTRUÇÕES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Página 1 de 5 INFORMAÇÕES GERAIS O Programa ERASMUS+ permite aos docentes e funcionários usufruir de uma experiência internacional que o valorizará não só, ao nível profissional e científico, como também

Leia mais

Política de Inovação. 16 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 02 de maio de 2018

Política de Inovação. 16 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 02 de maio de 2018 Política de Inovação 16 ª. Reunião Grupo de Trabalho 02 de maio de 2018 INFORMES 1. Tramitação portaria de propriedade intelectual: processo com minuta atualizada sairá do NIT em 02/05 para Gabinete para

Leia mais

Centros de Excelência Jean Monnet

Centros de Excelência Jean Monnet Centros de Excelência Jean Monnet O que é um Centro de Excelência Jean Monnet? Um Centro de Excelência Jean Monnet é um ponto central de competências e conhecimentos relacionados com matérias da União

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 07/CUn/2010, de 26 de outubro de 2010

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 07/CUn/2010, de 26 de outubro de 2010 RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 07/CUn/2010, de 26 de outubro de 2010 Dispõe sobre as normas que regulamentam a concessão de Bolsas de Pesquisa para discentes na Universidade Federal de Santa Catarina. O PRESIDENTE

Leia mais

O IIIUC como promotor da actividade interdisciplinar

O IIIUC como promotor da actividade interdisciplinar O IIIUC como promotor da actividade interdisciplinar 11 de Maio de 2011 agm Mais do que uma casa Plano O IIIUC hoje Como se assume no contexto da UC Missão Visão Fins e objectivos Caminho percorrido Instalação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEPT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SEPT AVALIAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (Resumo) ARNAUD FRANCIS

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) Versão de 17 de maio de 2012 1 CARACTERIZAÇÃO DO CICLO DE ESTUDOS A.1. Instituição

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

Considerações e Contribuições do Fórum Permanente de Pós-graduação em Farmacologia para o Processo de Avaliação da Pós-graduação pela Capes

Considerações e Contribuições do Fórum Permanente de Pós-graduação em Farmacologia para o Processo de Avaliação da Pós-graduação pela Capes Considerações e Contribuições do Fórum Permanente de Pós-graduação em Farmacologia para o Processo de Avaliação da Pós-graduação pela Capes O Fórum Permanente de Pós-graduação em Farmacologia da Sociedade

Leia mais

REGULAMENTO DE INVESTIGAÇÃO - ESCS. Artigo 1º. Missão

REGULAMENTO DE INVESTIGAÇÃO - ESCS. Artigo 1º. Missão REGULAMENTO DE INVESTIGAÇÃO - ESCS Artigo 1º Missão Os grupos de investigação têm como objetivo a promoção e desenvolvimento de atividades de investigação & desenvolvimento no âmbito das áreas científicas

Leia mais

Sessão de divulgação Programa Erasmus+ Candidaturas Erasmus+ e Apoio IST

Sessão de divulgação Programa Erasmus+ Candidaturas Erasmus+ e Apoio IST Sessão de divulgação Programa Erasmus+ Candidaturas 2019 Erasmus+ e Apoio AAI @ IST Instituto Superior Técnico, 3 Dezembro 2018 Programa Erasmus + O Erasmus+ é o programa da União Europeia (UE) nos domínios

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CO-ORIENTAÇÃO DE TESES DE DOUTORADO OU MESTRADO VISANDO À MÚLTIPLA / DUPLA-TITULAÇÃO A Universidade de São Paulo pode estabelecer parceria com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para a co-orientação

Leia mais

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO 2019-2022 26 de fevereiro de 2019 ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA O objetivo estratégico desta candidatura é contribuir

Leia mais

É um estabelecimento público, criado em 2010 e cotutelado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa

É um estabelecimento público, criado em 2010 e cotutelado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa ESTUDE NA FRANÇA Campus France Cursos e Diploma Candidatura Morar e Estudar O Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, pelo acolhimento e pela mobilidade

Leia mais

Edital Programa de Apoio a Projetos de Internacionalização da UFF PIUFF - Edição 2013

Edital Programa de Apoio a Projetos de Internacionalização da UFF PIUFF - Edição 2013 Edital Programa de Apoio a Projetos de Internacionalização da UFF PIUFF - Edição 2013 Dispõe sobre auxílio financeiro aos Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação Stricto Sensu com vistas a fomentar

Leia mais

Ofício-Circular nº 14/2016/ISF/SESU/SESU-MEC Brasília, 10 de maio de 2016.

Ofício-Circular nº 14/2016/ISF/SESU/SESU-MEC Brasília, 10 de maio de 2016. Esplanada dos Ministérios Bloco L, Edifício Sede - 3º Andar, Brasília/DF, CEP 70047-900 Telefone: 2022-8014 e Fax: 2022-8135 - http://www.mec.gov.br Ofício-Circular nº 14/2016/ISF/SESU/SESU-MEC Brasília,

Leia mais

PORTUGUESE LANGUAGE FOR FOREIGNERS : INSTRUCTION AND HOST LANGUAGE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS: ENSINO E LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

PORTUGUESE LANGUAGE FOR FOREIGNERS : INSTRUCTION AND HOST LANGUAGE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS: ENSINO E LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PORTUGUESE LANGUAGE FOR FOREIGNERS : INSTRUCTION AND HOST LANGUAGE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS: ENSINO E LÍNGUA DE ACOLHIMENTO Marlúcia Dias Lopes Alves - CEFET/MG Júnia Moreira da Cruz - CEFET/MG

Leia mais

EDITAL N 0 01/PPGBQA/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS À SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES).

EDITAL N 0 01/PPGBQA/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS À SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES). EDITAL N 0 01/PPGBQA/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS À SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES). O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBQA) do Centro de

Leia mais

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome:

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome: Desempenho Docente - ANUAL Ano: 2012 Nome: 1. Dimensão Graduação I-Aulas ministradas Lançar a carga horária efetivamente ministrada no ano II Atividade de formação de estudantes de graduação 1. PET 2.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Pro-Reitoria de Pós Graduação Pro-Reitoria de Pesquisa. ANÁLISE SOBRE o Edital Capes Print Edital 41/

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Pro-Reitoria de Pós Graduação Pro-Reitoria de Pesquisa. ANÁLISE SOBRE o Edital Capes Print Edital 41/ UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Pro-Reitoria de Pós Graduação Pro-Reitoria de Pesquisa ANÁLISE SOBRE o Edital Capes Print Edital 41/2017 20.02.2018 INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS GRADUAÇÃO DA UNESP 2017

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS GRADUAÇÃO DA UNESP 2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO DA UNESP 2017 Apresentação Plano de Metas para Programas de Pós-graduação Jaqueline Halicki

Leia mais