FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Actavis 1 g Pó para solução injectável Ceftriaxona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outras pessoas; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Ceftriaxona Actavis e para que é utilizada 2. Antes de utilizar Ceftriaxona Actavis 3. Como utilizar Ceftriaxona Actavis 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Ceftriaxona Actavis 6. Outras informações 1. O QUE É CEFTRIAXONA ACTAVIS E PARA QUE É UTILIZADA Ceftriaxona Actavis é um antibiótico. Pertence a um grupo de antibióticos denominados cefalosporinas. Este tipo de antibióticos são semelhantes às penicilinas. A ceftriaxona actua contra as bactérias e pode ser utilizada em vários tipos de infecções. Tal como todos os antibióticos, a ceftriaxona é apenas efectiva em alguns tipos de bactérias. Assim, só é adequada para tratar alguns tipos de infecção. Cefriaxona Actavis é utilizada no tratamento de: Infecção das membranas que rodeiam o cérebro e espinal medula (meningite) Infecção dos pulmões e vias respiratórias. 2. ANTES DE UTILIZAR CEFTRIAXONA ACTAVIS Não lhe deverá ser administrado Ceftriaxona Actavis - se tem alergia (hipersensibilidade) à ceftriaxona, a qualquer um dos excipientes de Ceftriaxona Actavis ou a antibióticos da classe das cefalosporinas. - se é alérgico a qualquer antibiótico de penicilina, - recém-nascidos prematuros,

2 - recém-nascidos de termo (até 28 dias de idade) com icterícia (amarelecimento da pele ou olhos) ou com problemas no sangue ou em que haja necessidade de tratamento com cálcio endovenoso, - por injecção intramuscular - em crianças menores de 2 anos de idade, - e durante a gravidez ou amamentação. Caso tenha dúvidas pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Tome especial cuidado com Ceftriaxona Actavis Antes de iniciar o tratamento informe o seu enfermeiro ou médico se: - sofre de asma ou de outras alergias, - tem problemas de fígado e rins em simultâneo, - alguma vez tiver tido uma inflamação do intestino, chamada colite, ou qualquer outra doença grave que tivesse afectado o seu intestino. Durante ou após o tratamento assegure-se que informa imediatamente o seu enfermeiro ou médico se: - tiver diarreia, especialmente se for grave e conter sangue, - tiver dor na área do estômago ou peito (pode ser um sinal de inflamação da vesícula biliar ou pâncreas), - se sentir cansado ou parecer pálido (pode ser um sinal de anemia), - pensa que tem sinais de início de uma outra infecção. Ceftriaxona pode também causar algumas alterações laboratoriais tais como: - no teste de Coombs (teste efectuado antes de uma transfusão sanguínea), - no teste para detecção de açúcar na sua urina (teste efectuado para verificar a diabetes). Ao utilizar Ceftriaxona Actavis com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, outros medicamentos, incluindo vacinas e medicamentos obtidos sem receita médica. Informe o seu médico ou farmacêutico se tiver a utilizar particularmente: - outros antibióticos para o tratamento de infecções tais como aminoglicosídeos, - a pílula para controlo da gravidez (contraceptivos orais). A pílula pode não funcionar tão bem pelo que deverá utilizar precauções extra tais como preservativos ou diafragma, - outros medicamentos utilizados para o tratamento da gota, tais como o probenecida.. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. -Está grávida ou pensa que pode estar grávida? Embora este medicamento não seja conhecido por causar dano ao seu feto, deve apenas ser administrado a uma mulher grávida se realmente necessário.

3 -Está a amamentar? Este medicamento não deve ser dado a mulheres que estejam a amamentar. Isto deve-se ao facto de pequenas quantidades do medicamento passarem para o leite materno e como tal para o lactente a amamentar. Condução de veículos e utilização de máquinas Poderá ficar com tonturas quando tomar este medicamento. Isso pode afectar sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Se isso acontecer, não conduza ou utilize máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Ceftriaxona Actavis Este medicamento contém 3,6 mmol (ou 82,8 mg) de sódio por 1 g de dose. Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio. 3. COMO UTILIZAR CEFTRIAXONA ACTAVIS Ceftriaxona é normalmente administrado por um médico ou enfermeiro - é administrado como uma injecção. - a injecção é administrada lentamente numa veia ou profundamente num músculo grande. A dose que o seu médico lhe administra depende do tipo de infecção e da gravidade da infecção. Também depende do seu peso e de como funcionam os seus rins. O seu médico explicar-lhe-á isto. A dose habitual é: Adultos, pessoas idosas e crianças com 12 anos de idade ou que pesem mais de 50 Kg: -1 a 2 g ao dia, -em infecções graves, pode ser aumentado para 4 g ao dia, injectado numa veia. Recém-nascidos (até 14 dias de idade): -20 a 50 mg por cada Kg de peso corporal uma vez ao dia, injectado numa veia, -não deve ser administrado mais de 50 mg por Kg, mesmo no caso de infecções graves. Crianças entre os 15 dias e os 12 anos de idade: -20 a 80 mg por Kg de peso corporal uma vez ao dia, injectado numa veia, -não deve ser administrado mais de 80 mg por Kg, mesmo no caso de infecções graves excepto no caso de meningite (infecção das membranas que envolvem o cérebro e espinal medula). Informação especial sobre a dose: -Para a infecção das membranas que envolvem o cérebro e espinal medula (meningite) a dose inicial é de 100 mg por Kg uma vez ao dia (mas não mais de 4 g ao dia). Em recémnascidos, não deve ser administrado mais de 50 mg/kg. -Em pessoas com problemas renais não é necessário reduzir a dose se a função do fígado está normal. Se a função renal está muito fraca (depuração de creatinina <10 ml/min), a dose diária de ceftriaxona não deve exceder as 2 g em doentes adultos.

4 -Pessoas com problemas no fígado não necessitam de redução da dose a não ser que tenham também problemas nos rins. -Se quer a função do fígado quer a dos rins estejam comprometidas, as concentrações de ceftriaxona no sangue devem ser monitorizadas regularmente e a dose ajustada de forma apropriada quer nas crianças quer nos adultos. A ceftriaxona é habitualmente administrada uma vez ao dia. -A duração do tratamento é habitualmente, pelo menos, de 2 dias após a normalização da temperatura corporal, -pode continuar por um total de 7 a 14 dias. Se o doente é uma criança menor de 2 anos de idade ou uma mulher grávida ou a amamentar, a ceftriaxona deve apenas ser administrada por injecção lenta numa veia. Se receber mais Ceftriaxona Actavis do que deveria Este medicamento é normalmente administrado por um médico ou enfermeiro. Se pensa que falhou uma dose, informe o seu médico ou enfermeiro. Se parar de utilizar Ceftriaxona Actavis É importante que realize todo o tratamento que o seu médico lhe prescreveu, mesmo que comece a sentir-se melhor. Se o tratamento for interrompido demasiado cedo, a infecção pode voltar novamente. Se não se sentir bem no final do tratamento ou mesmo se sentir pior durante o tratamento, fale com o seu médico. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, a Ceftriaxona Actavis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Se algum dos seguintes efeitos secundários graves ocorrer, pare de utilizar este medicamento e informe o seu médico de imediato ou dirija-se ao serviço de urgências do hospital mais próximo. Os seguintes efeitos secundários são raros (afectam menos de 1 em 1000 utilizadores) - Reacções alérgicas, tais como asma súbita e dificuldade em respirar, inchaço das pálpebras, face ou lábios, erupção grave da pele que pode formar vesículas e podem envolver os olhos, boca e garganta e órgãos genitais, perda de consciência (desmaios) Os seguintes efeitos secundários são muito raros (afectam menos de 1 em utilizadores)

5 - Diarreia grave, durante um período prolongado ou com sangue, com dor de estômago ou febre. Esta situação pode ser um sinal de uma inflamação grave no intestino (denominada por colite pseudomembranosa ), a qual pode ocorrer após a administração de antibióticos. Efeitos secundários muito frequentes (afectam mais de 1 em 10 utilizadores): -Pedras na vesícula em crianças. Efeitos secundários frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em 100): -Reacções alérgicas (erupções na pele, comichão, urticária, inchaço da pele e articulações). -Alterações dos testes do sangue que verificam a forma como o seu fígado está a funcionar. -Dor e rigidez quando injectado num músculo. -Dor e vermelhidão quando injectado numa veia. Efeitos secundários pouco frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em pessoas): -Náuseas, vómitos, dor de estômago, diarreia. -Aftas, inflamação da língua, perda de apetite. -Dor de cabeça, tonturas. -Infecções: Estando a efectuar um tratamento com ceftriaxona pode temporariamente aumentar a possibilidade de adquirir infecções causadas por outros microrganismos. Por exemplo, podem ocorrer aftas. - Alterações da função renal e produção de urina reduzida ou outros problemas nos rins. Efeitos secundários raros (afectam 1 a 10 utilizadores em pessoas): - Cãibras abdominais graves (causado pela inflamação do pâncreas) - Pedras na vesícula em adultos. - Redução dos números de glóbulos brancos (algumas vezes graves com risco aumentado de infecção grave). - Pedras nos rins em crianças. Efeitos secundários muito raros (afectam menos de 1 em utilizadores): -Células sanguíneas reduzidas ou danificadas (aumento da possibilidade de hemorragias, nódoas negras ou infecções). -Tipo de anemia que pode ser grave e é causada por falta de glóbulos vermelhos. Se, por algum motivo, tiver de efectuar análises ao sangue, informe a pessoa que estiver a recolher a amostra de sangue de que se encontra a utilizar este medicamento, uma vez que este pode afectar os resultados. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR CEFTRIAXONA ACTAVIS

6 Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Ceftriaxona Actavis após o prazo de validade impresso na embalagem exterior após Val. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. O medicamento não necessita de qualquer temperatura especial de conservação. Conservar na embalagem de origem para proteger da luz. Frasco aberto e após reconstituição: A estabilidade química e física foi demonstrada durante 6 horas a 25ºC e 24 horas de 2ºC a 8ºC. De um ponto de vista microbiológico, o medicamento deverá ser utilizada imediatamente. Se não for utilizado imediatamente, os tempos e as condições de conservação durante a utilização são da responsabilidade do utilizador e não devem ultrapassar as 24 horas de 2ºC a 8ºC a não ser que a reconstituição seja efectuada em ambiente controlado e com condições assépticas controladas e validadas. A solução reconstituída é transparente, de amarelo pálido a âmbar. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Ceftriaxona Actavis A substância activa é a ceftriaxona sódica equivalente a 1 g de ceftriaxona. Não existem outros componentes. Qual o aspecto de Ceftriaxona Actavis e o conteúdo da embalagem Pó cristalino amarelado a esbranquiçado, ligeiramente higroscópico. 1 g Pó para solução injectável: Frasco para injectáveis de 20 ml de vidro tipo I transparente, fechado com uma borracha de bromobutilo siliconada, cinzenta com um selo azul com patilha de abertura. Tamanho das embalagens: 1, 2, 4 e 5 Frascos para injectáveis É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado Actavis Group PTC ehf Reykjavikurvegur 76 78

7 220 Hafnarfjordur Islândia Fabricante Orchid Europe Ltd Building 3, Chiswick Park 566 Chiswick High Road Chiswick, London, W4 5YA Reino Unido Esta especialidade farmacêutica está autorizada nos Estados-Membros do EEE com as seguintes designações: Finlândia Ceftriaxon Actavis Islândia Ceftriaxon Actavis Noruega Ceftriaxon Actavis Polónia Ceftriaxone Actavis Roménia Ceftriaxonă Actavis 1 g, 2 g pulbere pentru soluţie injectabilă/ perfuzabilă Suécia Ceftriaxon Actavis Reino Ceftriaxone 1g; 2g Powder for solution for injection or infusion Unido Este folheto foi aprovado pela última vez em A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais dos cuidados de saúde: Instruções para utilização e manuseamento Quando reconstituído para injecção intramuscular ou intravenosa, o pó cristalino amarelado a esbranquiçado, ligeiramente higroscópico dá origem a uma solução transparente, de amarelo pálido a âmbar. A solução reconstituída deve ser inspecionada visualmente. Apenas soluções transparentes livres de partículas visíveis devem ser utilizadas. O medicamento reconstituído é apenas para uma utilização única e qualquer solução não utilizada deve ser eliminada. A ceftriaxona não deve ser misturada na seringa com qualquer outro produto que não seja a solução de cloridrato de lidocaína a 1 % (apenas para injecções intramusculares). Injecção intravenosa Ceftriaxona Actavis 1 g Pó para solução injectável deve ser dissolvida em 10 ml de água para preparações injectáveis.

8 A injecção deve ser administrada ao longo de pelo menos 2 a 4 minutos directamente na veia (ver secção 4.2). Injecção intramuscular Ceftriaxona Actavis 1 g Pó para solução injectável deve ser dissolvida em 3,5 ml de 1% de solução injectável de cloridrato de lidocaína. A solução deve ser administrada por injecção intramuscular profunda. Doses superiores a 1 g devem ser divididas e injectadas em mais do que um local (ver secção 4.2) As soluções em lidocaína não devem ser administradas intravenosamente. Perfusão intravenosa Para a perfusão intravenosa encontra-se disponível a Ceftriaxona Actavis 2 g Pó para solução para perfusão. Incompatibilidades Ceftriaxona Actavis 1 g não deve nunca ser misturado com as seguintes soluções: -soluções contendo cálcio tais como a solução de Hartmann e Ringer, devido à possibilidade de se formar precipitado. Ceftriaxona Actavis não deve ser misturada ou administrada em simultâneo com soluções contendo cálcio. -aminoglicosídeos (quando são necessárias simultaneamente, estas preparações devem ser administradas separadamente). -a Ceftriaxona Actavis 1 g não deve ser administrada na mesma seringa com outros antibióticos ou outros agentes bactericidas. -a intolerância química da ceftriaxona também tem sido notificada com amsacrina (agente antitumoral), vancomicina (antibiótico) e fluconazol (fungicida). Posologia A dosagem e o modo de administração devem ser determinados pela gravidade e local da infecção, sensibilidade ao microrganismo causador e à condição clínica do doente e sua idade. A informação relativa à posologia habitual encontra-se no Resumo das Características do Medicamento. Frasco aberto e após reconstituição: A estabilidade química e física foi demonstrada durante 6 horas a 25ºC e 24 horas de 2ºC a 8ºC. De um ponto de vista microbiológico, o medicamento deverá ser utilizada imediatamente. Se não for utilizado imediatamente, os tempos e as condições de conservação durante a utilização são da responsabilidade do utilizador e não devem ultrapassar as 24 horas de 2ºC a 8ºC a não ser que a reconstituição seja efectuada em ambiente controlado e com condições assépticas controladas e validadas.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Mesporin 250 mg Pó e solvente para solução injectável I.M. 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Mesporin 500 mg Pó

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Mesporin 250 mg Pó e solvente para solução injectável I.V. 250 mg/5 ml pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Mesporin 500 mg Pó

Leia mais

Betasporina 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Betasporina 1000 mg/3,5 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona

Betasporina 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Betasporina 1000 mg/3,5 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Folheto informativo: Informação para o utilizador Betasporina 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Betasporina 1000 mg/3,5 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Leia com atenção

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. BETASPORINA1000 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. BETASPORINA1000 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR BETASPORINA1000 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Leia mais

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Actavis 1 mg comprimidos revestidos por película Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película Granissetrom Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Poliovaccine SSI Solução injectável, seringa pré-cheia Vacina da Poliomielite (inactivada) Leia atentamente este folheto antes de ser vacinado. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Ceftriaxona Labesfal 500 mg/5 ml Pó e Solvente para Solução Injectável (IV) Ceftriaxona Labesfal 1000 mg/10 ml Pó e Solvente para Solução Injectável

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Kemudin 500 mg I.M. 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Kemudin 500 mg I.M. 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Kemudin 500 mg I.M. 500 mg/2 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZADITEN 0,25 mg/ml, colírio, solução em unidoses Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Mylan 250 mg comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meropenem Green Avet 500 mg Pó para solução injectável Meropenem Green Avet 1000 mg Pó para solução injectável Meropenem (sob a forma tri-hidratada) APROVADO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Kemudin 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Ceftriaxona

Kemudin 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Ceftriaxona Folheto informativo: Informação para o doente Kemudin 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Ceftriaxona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftazim 500 mg/1,5 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftazim 1000 mg/3 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftazidima Leia atentamente este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

CEFTRIAXONA HIKMA 250 mg Pó e Solvente para solução injectável 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável

CEFTRIAXONA HIKMA 250 mg Pó e Solvente para solução injectável 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CEFTRIAXONA HIKMA 250 mg Pó e Solvente para solução injectável 250 mg/2 ml pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima Actavis 250 mg Pó para solução injectável Cefuroxima Actavis 750 mg Pó para solução injectável Cefuroxima Actavis 1500 mg Pó para solução injectável

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido Fólico Actavis 5 mg comprimidos. ácido fólico anidro Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Kemudin 1 g I.V mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Kemudin 1 g I.V mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Kemudin 1 g I.V. 1000 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Ceftriaxona Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Tzanolp 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

Antadar 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Cefotaxima

Antadar 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Cefotaxima Folheto informativo: Informação para o utilizador Antadar 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Cefotaxima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Winthrop 12,5 mg Comprimidos Losartan potássico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Generis 10 mg/ml Solução para perfusão Leia atentamente este folheto. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Peditrace, associação, concentrado para solução para perfusão Associação APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento.

Leia mais

Também pode ser utilizado para tratar uma sobredosagem destes medicamentos.

Também pode ser utilizado para tratar uma sobredosagem destes medicamentos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folinovo 10 mg/ml solução injetável Ácido folínico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Ceftriaxona é um antibiótico. Pertence ao grupo de antibióticos denominados cefalosporinas. Este tipo de antibióticos é similar à penicilina.

Ceftriaxona é um antibiótico. Pertence ao grupo de antibióticos denominados cefalosporinas. Este tipo de antibióticos é similar à penicilina. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CEFTRIAXONA HIKMA 1 g Pó para Solução para perfusão 1000 mg pó para solução para perfusão CEFTRIAXONA HIKMA 2 g Pó para Solução para perfusão 2000 mg pó

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spinefe, 30 mg /ml, Solução injectável Cloridrato de Efedrina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Betamox 500 mg/10 ml + 50 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Betamox 1000 mg/20 ml mg/20 ml Pó e solvente para solução injectável

Betamox 500 mg/10 ml + 50 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Betamox 1000 mg/20 ml mg/20 ml Pó e solvente para solução injectável FOLHETO INFORMATIVO Betamox 500 mg/10 ml + 50 mg/10 ml Pó e solvente para solução injectável Betamox 1000 mg/20 ml + 200 mg/20 ml Pó e solvente para solução injectável (Amoxicilina + Ácido clavulânico)

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Folheto informativo: Informação para o utilizador Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Água para Preparações Injectáveis Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desmopressina Actavis 0,1 mg comprimidos Desmopressina Actavis 0,2 mg comprimidos Acetato de desmopressina Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SICCAFLUID 2,5 mg/g gel oftálmico Carbómero 974P APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

1. O que é Noradrenalina Labesfal e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Noradrenalina Labesfal

1. O que é Noradrenalina Labesfal e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Noradrenalina Labesfal Folheto informativo: Informação para o utilizador Noradrenalina-Labesfal 1 mg/ml solução injetável Noradrenalina, tartarato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de sódio Noridem 9 mg/ml Solução injectável Cloreto de sódio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Aciclovir Sandoz 50mg/g creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo.

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo. Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg/10 ml solução oral Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nicorandilo Generis 10mg comprimidos Nicorandilo Generis 20mg comprimidos Nicorandilo $3529$'2(0 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Hikma 500 mg Pó e Solvente para Solução Injetável IV 500 mg/5 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona Hikma 1000 mg Pó e Solvente

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina e benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

A solução injectável destina-se a utilização em adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.

A solução injectável destina-se a utilização em adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Kytril 1 mg/1 ml solução injectável Kytril 3 mg/3 ml solução injectável Granissetrom Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Leia mais

Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão

Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão Folheto informativo: Informação para o utilizador Aciclovir Generis 250 mg pó para solução para perfusão Aciclovir sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Cefotaxima Sandoz 0,5 g Pó para Solução Injectável/Perfusão, 0,5 g Pó para solução injectável Cefotaxima Sandoz 1 g Pó para Solução Injectável/Perfusão,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Betamox 1000 mg + 100 mg Pó para solução para perfusão Betamox 2000 mg + 200 mg Pó para solução para perfusão (Amoxicilina + Ácido clavulânico) APROVADO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ditebooster Suspensão injectável, seringa pré-cheia Vacina para difteria e tétano (adsorvida, reduzido conteúdo antigénico) Leia atentamente este folheto

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tomudex 2 mg pó para solução injectável Raltitrexedo

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tomudex 2 mg pó para solução injectável Raltitrexedo Folheto informativo: Informação para o utilizador Tomudex 2 mg pó para solução injectável Raltitrexedo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de lhe ser administrado APROKAM

2. O que precisa de saber antes de lhe ser administrado APROKAM Folheto informativo: Informação para o utilizador APROKAM 50 mg pó para solução injetável Cefuroxima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Nicorandilo Dexcel Pharma 10 mg Comprimidos Nicorandilo Dexcel Pharma 20 mg Comprimidos Nicorandilo

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Nicorandilo Dexcel Pharma 10 mg Comprimidos Nicorandilo Dexcel Pharma 20 mg Comprimidos Nicorandilo FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nicorandilo Dexcel Pharma 10 mg Comprimidos Nicorandilo Dexcel Pharma 20 mg Comprimidos Nicorandilo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Sodiofolin 50 mg/ml, solução injectável ou para perfusão Ácido folínico (como folinato dissódico) Leia atentamente este folheto antes de utilizar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão Associação Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zinforo 600 mg pó para concentrado para solução para perfusão Ceftarolina fosamilo

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zinforo 600 mg pó para concentrado para solução para perfusão Ceftarolina fosamilo Folheto informativo: Informação para o utilizador Zinforo 600 mg pó para concentrado para solução para perfusão Ceftarolina fosamilo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada (lidocaína) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Detolpro 2 mg/g Solução para pulverização cutânea Cloreto de benzalcónio APENAS PARA USO EXTERNO Informação importante sobre os componentes de Detolpro

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Água para Injectáveis Fresenius, solvente para uso parentérico. APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR LISOPAN Pó para solução oral a 125 mg, 250 mg e 500 mg Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima Folheto informativo: Informação para o utilizador Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Se algumas das situações referidas se aplica a si ou se não tem a certeza fale com o

Se algumas das situações referidas se aplica a si ou se não tem a certeza fale com o Folheto Informativo: Informação para o utilizador Topotecano Generis 1 mg Pó para solução para perfusão Topotecano Generis 4 mg Pó para solução para perfusão Topotecano Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Siga cuidadosamente as instruções dadas pelo seu médico. Elas podem diferir da informação contida neste folheto.

Siga cuidadosamente as instruções dadas pelo seu médico. Elas podem diferir da informação contida neste folheto. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Navoban, 5 mg, cápsulas Navoban, 5 mg/5ml, solução injectável Tropissetrom, cloridrato Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. -

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Dexametasona + Tobramicina Tubilux 1 mg/ml + 3 mg/ml colírio, suspensão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Dexametasona + Tobramicina Tubilux 1 mg/ml + 3 mg/ml colírio, suspensão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Dexametasona + Tobramicina Tubilux 1 mg/ml + 3 mg/ml colírio, suspensão Dexametasona + Tobramicina Leia atentamente este folheto antes de utlizar este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Molaxole Pó para solução oral Macrogol 3350 Cloreto de sódio Bicarbonato de sódio Cloreto de potássio Este folheto contém informações importantes para

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Casodex 150 mg Comprimidos revestidos por película bicalutamida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Aurovitas Não tome Riluzol Aurovitas: - Se tem alergia ao riluzol ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Aurovitas Não tome Riluzol Aurovitas: - Se tem alergia ao riluzol ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Folheto Informativo: Informação para o utilizador Riluzol 50 mg Comprimidos Revestidos por Película Riluzol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão. Alfacalcidol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ETALPHA, 2µg/ml, solução para perfusão Alfacalcidol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. Latanoprost Generis 0,05 mg/ml Colírio, solução

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO. Latanoprost Generis 0,05 mg/ml Colírio, solução FOLHETO INFORMATIVO Latanoprost Generis 0,05 mg/ml Colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso ainda

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Augmentin 1000/100 mg, pó para solução para perfusão Augmentin 2000/200 mg, pó para solução para perfusão Amoxicilina/Ácido clavulânico Leia atentamente

Leia mais

Meropenem NTC 500 mg pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem NTC 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão

Meropenem NTC 500 mg pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem NTC 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Folheto informativo: Informação para o utilizador Meropenem NTC 500 mg pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem NTC 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Leia com atenção todo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ropinirol Generis 2 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 4 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 8 mg Comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Hiperbiótico Retard 50 mg/3 ml + 200 mg/3 ml Pó e veículo para suspensão injectável Hiperbiótico Retard 100 mg/4 ml + 400 mg/4 ml Pó e veículo para suspensão

Leia mais