AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DA POLPAÇÃO DA PALHA DE MILHO UTILIZANDO O PROCESSO ORGANOSSOLVE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DA POLPAÇÃO DA PALHA DE MILHO UTILIZANDO O PROCESSO ORGANOSSOLVE"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DA POLPAÇÃO DA PALHA DE MILHO UTILIZANDO O PROCESSO ORGANOSSOLVE C. S. DETTOGNI 1, F. P. PUGET 2, J. R. C. MEIRELES 1, L. P. L. FABRIS 1 e V. P. PAIXÃO 1 1 Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ/FSJB), Centro de Engenharia Química 2 Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)/Campus Aracruz para contato: carolinedettogni@hotmail.com RESUMO Devido a grande geração de palha de milho e a escassez de métodos eficientes que aproveitem esse resíduo de modo a removê-lo do meio ambiente, propõe-se neste trabalho realizar a polpação etanol-soda deste material. Os cozimentos foram realizados a temperatura de 155 C e concentração de NaOH de 10% em relação à massa de matéria-prima seca. Empregando o DCCR foi obtido um total de 17 experimentos para que se pudesse observar a influência da relação solvente/palha (4/1 a 8/1L/kg), concentração de etanol no licor de cozimento (20 a 50% v/v) e tempo de reação (30 a 180 minutos) no processo de polpação. Os resultados encontrados mostraram que, nos intervalos investigados, para se obter altos rendimentos (em torno de 62%), deve-se manter a relação solvente/palha baixa (4/1 a 6/1 L/kg), concentração de etanol alta (35 a 50%) e tempo de reação baixo (35 a 105 min). 1. INTRODUÇÃO Nos últimos anos a produção de milho vem crescendo consideravelmente. Em 2014 o Brasil produziu aproximadamente 78,7 milhões de toneladas de milho (IBGE, 2015). Durante a colheita do milho uma grande quantidade de palha de milho é gerada, sendo que esta geração corresponde a 14% do peso dos grãos (BOSE & MARTINS FILHO, 1984 apud PAULA, 2010). Tomando por base esta percentagem e a produção total de milho no Brasil no ano de 2014, pode-se obter um uma produção total de palha de milho de aproximadamente 11 milhões de toneladas. Apesar de sua grande disponibilidade, a palha de milho, em sua maior parte, é incinerada ou utilizada como cama de animais, sendo que sua aplicação em meios que podem gerar renda e evitar o seu descarte é limitada (PAES et al., 2008). A palha de milho é um material lignocelulósico que possui teor de holocelulose (celulose e

2 hemicelulose) entre 69,4% a 78,2%, teor de lignina total entre 2,3% e 23,8% e teor de extrativos entre 6,7% e 18,9% (SALAZAR et al., 2005; BIANCHI, 1995; MENDES, 2014). Em virtude do teor apreciável de holocelulose presente neste material, ele pode ser utilizado para produção de polpa de celulose. Para realizar a produção da polpa de celulose é necessário fazer a separação da holocelulose, substância esta responsável pelo rendimento do processo, das demais substâncias encontradas nas fibras vegetais (lignina e extrativos). Este processo de separação é conhecido como processo de polpação ou cozimento (CARVALHO, 2012; MARANESI, 2010). Dentre os processos de polpação, o processo Kraft merece destaque, pois, através dele, cerca de 60% da celulose mundial é produzida. Através deste processo se obtém uma polpa de qualidade, se consegue uma melhor recuperação de reagentes e uma maior eficiência energética. Entretanto, as desvantagens apresentadas por este processo, principalmente relacionadas a questões ambientais, tais como, formação de compostos de enxofre gerando mau cheiro e poluição do ar e a alta coloração dos efluentes hídricos, são de elevada significância (CARVALHO, 2012; MAMBRIM FILHO, 1989, RUZENE, 2005). Uma alternativa ao processo Kraft é o processo organossolve. O processo organossolve pode apresentar rendimento superior ao processo Kraft e requer um menor investimento para a construção de uma planta. Além disso, resulta em um menor impacto ambiental, pois, não usa enxofre como em outros processos e os solventes utilizados são facilmente recuperados (BIANCHI, 1995; CARVALHO, 2012; MAMBRIM FILHO, 1989). Dentre os processos organossolve existentes, o processo de polpação etanol-soda se destaca. Por ser um álcool primário de cadeia curta, o etanol, além da baixa toxidade, promove uma elevada razão de deslignificação, é facilmente recuperado via destilação simples e o custo de aquisição é baixo. Além disso, quando o etanol é utilizado em meio básico, uma maior seletividade e rendimento em relação ao processo Kraft são obtidos (CARVALHO, 2012; MAMBRIM FILHO, 1989). Este trabalho tem como objetivo averiguar o rendimento da polpa de celulose produzida através do processo etanol-soda em diferentes condições operacionais utilizando como matériaprima a palha de milho. 2. MATERIAIS E MÉTODOS A palha de milho verde foi fornecida por um comerciante autônomo do município de Aracruz ES. Esta foi cortada a um tamanho aproximado de 2 x 2 cm com uma tesoura e posteriormente colocada ao sol por 7 dias para secar.

3 2.1. Planejamento Experimental Para a otimização dos ensaios de polpação, foi aplicado o Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) para três variáveis. O modelo contém dezessete ensaios procedentes da Equação 1 (CARVALHO, 2012, p.77), sendo estes com oito pontos fatoriais (níveis ± 1), seis pontos axiais (níveis ± α) e três pontos centrais. O nível α assegura a rotabilidade do delineamento e é calculado através da Equação 2 (CAMORIM, 2008, p.81). Onde n é o número de ensaios a serem feitos, K é o número de variáveis independentes aplicadas, nc é o número de vezes que o ponto central foi repetido e α é a distância do centro do delineamento até o nível axial. Se K < 5; p=0; e Se K 5; p=1. A Tabela 1 contém os valores empregados no planejamento que avaliou a influência das variáveis independentes: relação entre solvente e palha (x 1 ), concentração de etanol no licor de cozimento (x 2 ) e a tempo de reação (x 3 ). Tabela 1 Valores empregados no DCCR para três variáveis Variáveis Independentes Níveis Código -α* α* Solvente/palha (L/kg) SP 4/1 5/1 6/1 7/1 8/1 Concentração etanol no licor de cozimento (%) C Tempo de reação (min) t α* = ±1,68 para K = 3 A realização dos ensaios de polpação foi executada de modo aleatório objetivando a minimização dos efeitos incompreensíveis das variáveis respostas. Tabela 2 - Valores codificados das variáveis independentes no DCCR Ensaios x ,68 1, x ,68 1, x ,68 1, (1) (2)

4 2.2 Processo de Polpação As polpações foram realizadas de acordo com o DCCR apresentado, sendo executadas no Centro de Tecnologia da Fibria Celulose S.A. Unidade Aracruz. Para cada cozimento foram adicionadas nas cápsulas da autoclave (CRS autoclave 2.0): 100 g base seca de palha de milho; mistura etanol-água, com concentração de etanol variando de 20 a 50 v/v; relação solvente/palha variando de 4/1 a 8/1 e 10% NaOH com base na matéria seca (palha seca). Os cozimentos foram realizados a temperatura de 155±5 C em um tempo de cozimento variando de 30 a 180 minutos. Após os cozimentos as polpas foram lavadas em um funil de Büchner com água desmineralizada a 60 C. Na sequência as polpas foram desagregadas em desagregador de polpa (Lorentzen & Wettre Pulp Disintegrator - Code 260), e drenadas em funil de Büchner. O rendimento bruto da polpa foi calculado a partir da Equação 3. (3) Onde m c é a massa de polpa após a polpação e m pc é a massa de palha de milho seca no início do cozimento. 2. RESULTADOS E DISCUSSÕES Os resultados apresentados neste trabalho, foram analisados estatisticamente e realizada uma comparação dos resultados obtidos com uma referência do relatório CT Fibria (2014) de cozimento Kraft de eucalipto Rendimento Realizou-se a análise de variância (ANOVA) utilizando o software Action 2.5 para os dados referentes ao rendimento bruto. Adotando um nível de confiança de 90%, representado pelo critério estatístico p-valor menor que 0,1, pode-se assegurar que as três variáveis influenciaram de alguma forma o rendimento bruto. Observou-se a influência da concentração na sua forma linear e quadrática, a influência da relação solvente/palha na sua forma quadrática e a influência das interações existentes entre estas três variáveis, mais especificamente, entre concentração e relação solvente/palha, assim como entre tempo e relação solvente/palha e entre as três variáveis independentes. Pode-se afirmar que as demais interações não foram significantes dentro da faixa estabelecida para as três variáveis resposta.

5 Estabelecido quais as variáveis que influenciaram no rendimento bruto, realizou-se uma nova análise de variância apenas com as interações relevantes. Tabela 3 - Análise de variância para os efeitos exclusivos no rendimento Fatores Grau de Soma de Quadrado Estat. F p-valor Liberdade Quadrados Médio C 1 32, , ,2610 0,0150 I(SP^2) 1 19, ,6473 6,1755 0,0419 I(C^2) 1 17, ,4476 5,4841 0,0517 C:SP 1 30, ,8607 9,7001 0,0170 SP:t 1 54, , ,1162 0,0044 C:SP:t 1 31, ,1299 9,7848 0,0167 Residuais 7 22,2703 3,1815 % variação aplicada (R 2 ) = 90,06 F tab. = F 0,1;6;7 = 2,83 Através do coeficiente de rendimento e dos valores de F calculado e F tabelado pode-se validar a análise de variância. Com um coeficiente de regressão (R 2 ) de 90% e um F calculado vinte vezes maior que o F tabelado, pode-se afirmar que o modelo se enquadra aos dados experimentais. Sendo F calculado estimado pelo somatório de Estat. F. Por meio de regressão, foram estimados os coeficientes para o modelo matemático codificado. O rendimento bruto é representado pela Equação 11 calculada pelo modelo em função das variáveis codificadas. A partir da Equação 11, pode-se calcular o rendimento para os 17 experimentos. O rendimento calculado possibilitou o cálculo do erro relativo pela Equação 12. Para este estudo, o erro relativo foi baixo, tendo maior erro relativo de 7,17%, apontando a eficácia do modelo obtido no cálculo do rendimento. (1) (12)

6 Figura 1 - Curva de contorno e superfície de resposta para um rendimento (%) em função da relação solvente/palha e da concentração de etanol no licor de cozimento a) e b), da relação solvente/palha e do tempo de reação c) e d) e da concentração de etanol no licor de cozimento e do tempo de reação e) e f).

7 Através do Figura 1, pode-se observar a obtenção de um maior rendimento quando a relação solvente/palha tende a ser baixa, a concentração de etanol no licor de cozimento tende a ser alta e quando o tempo tende a ser baixo dentro da faixa estudada. Na Figura 2 estão representado os redimentos obtidos em cada cozimento. Figura 2 - Rendimento bruto da polpação etanol-soda. A Figura 2, apresenta os resultados das polpações etanol soda, apresentando rendimentos bruto de 53,8 a 69,7%. O cozimento referência Fibria apresentam rendimento bruto de 52,2%, comprovando o que descreve Bianchi (1995), Carvalho (2012) e Mambrim Filho (1989), sobre o rendimento em processos organossolve serem superiores aos do processo Kraft. 4. CONCLUSÃO Os melhores resultados para rendimento foram obtidos na faixa experimental com uma concentração de etanol no licor de cozimento entre 35% a 50% v/v, relação solvente/palha de milho entre 4/1 e 6/1 (L/kg) e tempo de reação de 30 a 105 minutos, sendo que a temperatura e o álcali efetivo foram fixados em 155 C e 10% base matéria seca, respectivamente. Os resultados encontrados mostraram que, nos intervalos investigados, foram obtidos altos rendimentos, em torno de 62%. 6. REFERÊNCIAS BIANCHI, M. L. Polpação de palha de milho utilizando-se diferentes processos Organosolv. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas - SP, 1995.

8 CAMORIM, J. E. V. Estudo comparativo das aproximações baseadas no método de decomposição paramétrico para avaliar rede de filas de manufatura utilizando planejamento de experimentos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos UFSCar, CARVALHO, D. M. Caracterização físico-química e polpação etanol/soda do bagaço e da palha de cana-de-açúcar. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa - MG, FIBRIA CELULOSE S.A. Relatório interno - Cozimento em laboratório: Processo Kraft. Aracruz/ES IBGE, <ftp://ftp.ibge.gov.br/producao_agricola/fasciculo_indicadores_ibge/estprod Agr_ pdf>, acessado em maio de MAMBRIM FILHO, O. Processo híbrido de polpação etanol-soda de madeira de eucalipto com baixo teor alcoólico. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas - SP, MARANESI, G. L. Influência de variáveis do processo de produção industrial na qualidade da polpa Kraft de eucalipto. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa - MG, MENDES, C. A. C. Caracterização e utilização do resíduo de palha de milho para obtenção de nanocelulose. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro - RJ, PAES, M. C. D.; TEIXEIRA, F. F.; MARTINS, I. S. Composição química da palha de milho com qualidade para artesanato Disponível em: < Acesso em maio de PAULA, L. E. R. Produção e avaliação de briquetes de resíduos lignocelulósicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras UFLA, Lavras - MG, RUZENE, D. S. Obtenção de polpas de dissolução por processo organosolv a partir de palha ou bagaço de cana de açúcar. Tese de Doutorado. Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Lorena - SP, SALAZAR, R. F. S., SILVA, G. L. P., SILVA, M. L. C. P. Estudo da composição da palha de milho para posterior utilização como suporte na preparação de compósitos. VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2005.

Aspectos da conversão de biomassas vegetais em Etanol 2G. Prof. Dr. Bruno Chaboli Gambarato

Aspectos da conversão de biomassas vegetais em Etanol 2G. Prof. Dr. Bruno Chaboli Gambarato Aspectos da conversão de biomassas vegetais em Etanol 2G Prof. Dr. Bruno Chaboli Gambarato Lorena 2016 Oferta Interna de Energia no Brasil (2014-2015) Fonte: Ministério de Minas e Energia (2016) Uso de

Leia mais

USO DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL PARA A ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE ADSORÇÃO COM BASE NA PRODUÇÃO E ENSAIO DE ADSORÇÃO DO CARVÃO ATIVADO

USO DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL PARA A ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE ADSORÇÃO COM BASE NA PRODUÇÃO E ENSAIO DE ADSORÇÃO DO CARVÃO ATIVADO USO DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL PARA A ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE ADSORÇÃO COM BASE NA PRODUÇÃO E ENSAIO DE ADSORÇÃO DO CARVÃO ATIVADO Bruno Capiche Ladeira (brunocapiche@hotmail.com) Aluno de graduação

Leia mais

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA Ref. básica para estudo: Capítulos 5 (revisão) e 6: Ek M, Gellerstedt G, Henriksson G. Pulping Chemistry and Technology (Volume 2). Berlin, Walter de Gruyter, 2009 Polpação

Leia mais

Bibliografia Recomendada.

Bibliografia Recomendada. Bibliografia Recomendada http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ebona Bibliografia Recomendada Montgomery, D. C. Design and Analysis of Experiments. Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.;

Leia mais

Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 12 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 2017

Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 12 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 2017 Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 2 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 207 SUMÁRIO - BREVE DESCRIÇÃO, FUNDAMENTOS, CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS,

Leia mais

ESTUDO DA CRISTALIZAÇÃO DA LACTOSE A PARTIR DA ADIÇÃO DE ETANOL RESUMO

ESTUDO DA CRISTALIZAÇÃO DA LACTOSE A PARTIR DA ADIÇÃO DE ETANOL RESUMO ESTUDO DA CRISTALIZAÇÃO DA LACTOSE A PARTIR DA ADIÇÃO DE ETANOL G. R. OLIVEIRA 1, M. S. SANTOS 1, A. L. BALIEIRO 1, O. L. S. ALSINA 1*, A. S. LIMA 1, C. M. F. SOARES 1 1 Universidade Tiradentes, ITP/ENGENHARIA

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO

ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO B. K. S. A. ANDRADE 1, J. I. SOLETTI 1, S. H. V. de CARVALHO 1 1 Universidade Federal de Alagoas,

Leia mais

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO

ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO ANÁLISE ESTATÍSTICA E CURVA DE SUPERFÍCIE DOS RENDIMENTOS DA EXTRAÇÃO POR SOLVENTE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO B. K. S. A. ANDRADE 1, J. I. SOLETTI 1, S. H. V. de CARVALHO 1 1 Universidade Federal de Alagoas,

Leia mais

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planeamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE AMÊNDOAS DE CUMARU POR PRENSAGEM (DIPTERYX ODORATA)

EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE AMÊNDOAS DE CUMARU POR PRENSAGEM (DIPTERYX ODORATA) EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE AMÊNDOAS DE CUMARU POR PRENSAGEM (DIPTERYX ODORATA) 1.INTRODUÇÃO Dipteryx odorata(cumaru) é uma espécie de leguminosa encontrada no território brasileiro, principalmente na região norte

Leia mais

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA

POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA e QUÍMICA Ref. básica para estudo: Capítulos 5 (revisão) e 6: Ek M, Gellerstedt G, Henriksson G. Pulping Chemistry and Technology (Volume 2). Berlin, Walter de Gruyter, 2009 Polpação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA NA HIDRÓLISE DO BAGAÇO DE JABUTICABA

UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA NA HIDRÓLISE DO BAGAÇO DE JABUTICABA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA NA HIDRÓLISE DO BAGAÇO DE JABUTICABA Janaína Kimura Galbiati 1 ; Diego Palmiro Ramirez Ascheri 2 1 Voluntária Iniciação Científica PVIC/UEG 2 Pesquisador

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DA LAMA DE ACIARIA LD PARA A PRODUÇÃO DE CLORETO FÉRRICO

ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DA LAMA DE ACIARIA LD PARA A PRODUÇÃO DE CLORETO FÉRRICO ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DA LAMA DE ACIARIA LD PARA A PRODUÇÃO DE CLORETO FÉRRICO F.P.PUGET 1, E. de S. OLIVEIRA 2, K. M. FOLLI 2, T.N.SOEIRO 2 1 Instituto Federal do Espírito Santo Campus Aracruz

Leia mais

AVALIAÇÃO DA POLPAÇÃO SODA DE PINUS TAEDA COM ADIÇÃO DE ANTRAQUINONA

AVALIAÇÃO DA POLPAÇÃO SODA DE PINUS TAEDA COM ADIÇÃO DE ANTRAQUINONA AVALIAÇÃO DA POLPAÇÃO SODA DE PINUS TAEDA COM ADIÇÃO DE ANTRAQUINONA Débora Goelzer Fraga 1, Francides Gomes da Silva Júnior 2, Joaquim Carlos Gonçalez 3 1 Brasil. Universidade de Brasília. Tel (61) 326-0706

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. ANOVA. Aula 05

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL. ANOVA. Aula 05 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL ANOVA. Aula 05 Introdução A ANOVA ou Análise de Variância é um procedimento usado para comparar a distribuição de três ou mais grupos em amostras independentes. A análise de variância

Leia mais

O objetivo de um estudo é testar a hipótese das médias de um atributo X, a um

O objetivo de um estudo é testar a hipótese das médias de um atributo X, a um 01. 02. 03. 04. O objetivo de um estudo é testar a hipótese das médias de um atributo X, a um determinado nível de significância α, correspondente a 3 grupos I, II e II, independentes, cada um contendo

Leia mais

Soluções usadas em escala industrial ou escala ampliada

Soluções usadas em escala industrial ou escala ampliada Soluções usadas em escala industrial ou escala ampliada Produção de açúcar e álcool (e eletricidade) (produz açúcar estocado nas células de parênquima da planta, além de etanol por fermentação de sacarose.

Leia mais

POLPAÇÃO ALCALINA Principais processos: Soda e Sulfato (ou kraft)

POLPAÇÃO ALCALINA Principais processos: Soda e Sulfato (ou kraft) POLPAÇÃO ALCALINA Principais processos: Soda e Sulfato (ou kraft) O processo kraft é o mais importante processo alcalino de polpação Nos dois processos, o agente principal é o hidróxido de sódio, porém

Leia mais

Capítulo 3 Celulose Propriedades da Celulose Conceito da Celulose Grau de Polimerização da Celulose (GP)...

Capítulo 3 Celulose Propriedades da Celulose Conceito da Celulose Grau de Polimerização da Celulose (GP)... Sumário Capítulo 1 Estereoquímica... 1 1.1 Isomeria Óptica... 1 1.2 Estereoisômeros... 2 1.2.1 Misturas de Enantiômeros e Misturas Racêmicas... 2 1.2.2 Isomeria Óptica em Compostos Cíclicos... 5 1.3 Rotação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM DELINEAMENTO COMPOSTO CENTRAL ROTACIONAL PARA AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ PASTEURIZADAS

UTILIZAÇÃO DE UM DELINEAMENTO COMPOSTO CENTRAL ROTACIONAL PARA AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ PASTEURIZADAS UTILIZAÇÃO DE UM DELINEAMENTO COMPOSTO CENTRAL ROTACIONAL PARA AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ PASTEURIZADAS R. A. MATTIETTO 1, V. M. MATTA 2 1 Embrapa Amazônia Oriental 2 Embrapa Agroindústria

Leia mais

1 o Workshop sobre o Estado da Arte da Tecnologia de Produção de Etanol: de Olho na Segunda Geração

1 o Workshop sobre o Estado da Arte da Tecnologia de Produção de Etanol: de Olho na Segunda Geração 1 o Workshop sobre o Estado da Arte da Tecnologia de Produção de Etanol: de Olho na Segunda Geração Campinas 17-18/11/2015 A integração do Pré-tratamento na Biorrefinaria da Cana-de-açúcar Prof. Dr. Antonio

Leia mais

USO DE PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL NA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS TEMPERAURA E CONCENTRAÇÃO DE SOLVENTES NO ESTUDO DA SOLUBILIDADE DA UREIA

USO DE PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL NA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS TEMPERAURA E CONCENTRAÇÃO DE SOLVENTES NO ESTUDO DA SOLUBILIDADE DA UREIA USO DE PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL NA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS TEMPERAURA E CONCENTRAÇÃO DE SOLVENTES NO ESTUDO DA SOLUBILIDADE DA UREIA F. M. A. S. COSTA 1, A. P. SILVA 1, M. R. FRANCO JÚNIOR 1 e R.

Leia mais

Utilização de planejamento experimental no estudo de absorção de água de cerâmica incorporada com lama vermelha

Utilização de planejamento experimental no estudo de absorção de água de cerâmica incorporada com lama vermelha Utilização de planejamento experimental no estudo de absorção de água de cerâmica incorporada com lama vermelha Introdução Lama vermelha Denominação e produção A lama vermelha é a denominação genérica

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E FRACIONAMENTO DA LIGNINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS

ESTUDO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E FRACIONAMENTO DA LIGNINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS ESTUDO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E FRACIONAMENTO DA LIGNINA PROVENIENTE DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS A.A. MORANDIM-GIANNETTI 1, J.M. SILVA 1, I.A. PEREIRA 1 1 Centro Universitário do FEI - Departamento

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM André Luís Duarte Goneli 1, Paulo César Corrêa 1, Osvaldo Resende 2, Fernando Mendes Botelho 1 1 Universidade Federal de Viçosa, andregoneli@vicosa.ufv.br,

Leia mais

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose Celso Foelkel Celso Foelkel Características de fábricas modernas Alta capacidade de utilização da capacidade e com produção estável

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA EFICIÊNCIA DO RECOBRIMENTO DE UREIA EM LEITO DE JORRO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA EFICIÊNCIA DO RECOBRIMENTO DE UREIA EM LEITO DE JORRO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA EFICIÊNCIA DO RECOBRIMENTO DE UREIA EM LEITO DE JORRO G. F.WESTPHALEN 1, F. DALLA NORA 1, B. ZORZI 1,E. ECHEVARRIA 1 T. P. da COSTA 1 e G. S. ROSA 1 1

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE GOMA XANTANA À PARTIR DE SORO DE LEITE

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE GOMA XANTANA À PARTIR DE SORO DE LEITE 1 a 4 de setembro de 215 OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE GOMA XANTANA À PARTIR DE SORO DE LEITE Wisnner M. D. Conceição 1 e Enio N. Oliveira Junior 2 1 Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ/CAP, graduando

Leia mais

Diagrama simplificado do processo kraft

Diagrama simplificado do processo kraft Diagrama simplificado do processo kraft Ref. básica para estudo: Capítulos 6: Ek M, Gellerstedt G, Henriksson G. Pulping Chemistry and Technology (Volume 2). Berlin, Walter de Gruyter, 2009 https://www.youtube.com/watch?v=2uh3xiadm1a

Leia mais

Valorização de subprodutos do processamento da Cana-de-açúcar

Valorização de subprodutos do processamento da Cana-de-açúcar Valorização de subprodutos do processamento da Cana-de-açúcar Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo Instítuto de Química de São Carlos - USP Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol

Leia mais

4 Parte experimental Desenvolvimento do Método

4 Parte experimental Desenvolvimento do Método 35 4 Parte experimental Desenvolvimento do Método O vanádio por suas características e baixos níveis no soro levou os experimentos a condições extremas. Conseqüentemente, foram obtidos resultados com maiores

Leia mais

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores.

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 a AVALIAÇÃO PROFESSOR: ROBERTO QUEIROGA Questão 1: Faça um croqui (disposição

Leia mais

Característica principal: tratamento químico seguido de desfibramento/refino em um refinador de disco

Característica principal: tratamento químico seguido de desfibramento/refino em um refinador de disco POLPAÇÃO SEMI-QUÍMICA (ou quimiomecânica) Característica principal: tratamento químico seguido de desfibramento/refino em um refinador de disco >> O processo semiquímico mais desenvolvido é o NSSC (Neutral

Leia mais

APLICAÇÃO DE QUITOSANA MODIFICADA COMO CATALISADOR HETEROGÊNEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ESTERIFICAÇÃO

APLICAÇÃO DE QUITOSANA MODIFICADA COMO CATALISADOR HETEROGÊNEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ESTERIFICAÇÃO APLICAÇÃO DE QUITOSANA MODIFICADA COMO CATALISADOR HETEROGÊNEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ESTERIFICAÇÃO D. GURGEL 1, A. L. FREIRE 1, B. J. P. COSTA 1, I. L. LUCENA 1 e Z. M. dos SANTOS 1 1 Universidade

Leia mais

VALIDAÇÃO, PELO MÉTODO ESTATÍSTICO, DA PRODUÇÃO E ALCANCE DA GRADUAÇÃO DE ETANOL (ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO) CARBURANTE, SOB

VALIDAÇÃO, PELO MÉTODO ESTATÍSTICO, DA PRODUÇÃO E ALCANCE DA GRADUAÇÃO DE ETANOL (ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO) CARBURANTE, SOB VALIDAÇÃO, PELO MÉTODO ESTATÍSTICO, DA PRODUÇÃO E ALCANCE DA GRADUAÇÃO DE ETANOL (ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO) CARBURANTE, SOB O ENFOQUE DAS MICRODESTILARIAS EM PROCESSO DE BATELADA Dr. RONALDO HOFFMANN.

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES Louise A. Kuhl 1*, Gustavo O. Gugelmin 2, Adriana E.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO

UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO A. L. FREIRE 1, B. J. P. COSTA 1, Z. M. SANTOS 2, A. D. T. PINHEIRO 2 e I. L. LUCENA 2 1 Universidade Federal

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos Métodos de Superfície de Resposta

Planejamento e Otimização de Experimentos Métodos de Superfície de Resposta Planejamento e Otimização de Experimentos Métodos de Superfície de Resposta Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira www.quimica.ufg.br/docentes/anselmo elcana@quimica.ufg.br Visão geral técnicas matemáticas estatísticas

Leia mais

TÍTULO: FERMENTAÇÃO DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA VERDE POR BACTÉRIAS PROBIÓTICAS

TÍTULO: FERMENTAÇÃO DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA VERDE POR BACTÉRIAS PROBIÓTICAS TÍTULO: FERMENTAÇÃO DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA VERDE POR BACTÉRIAS PROBIÓTICAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE LIXIVIAÇÃO DAS CINZAS DE CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA

ANÁLISE DO PROCESSO DE LIXIVIAÇÃO DAS CINZAS DE CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA ANÁLISE DO PROCESSO DE LIXIVIAÇÃO DAS CINZAS DE CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA T. M. FREITAS, P.S.S PORTO, T. S. de LIRA e M. S. BACELOS Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte

Leia mais

INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL UFPR - SCA - DETF. Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel. Prof.

INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL UFPR - SCA - DETF. Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel. Prof. INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL UFPR - SCA - DETF Polpa e Papel Tecnologia de produção de polpa celulósica e papel Prof. Umberto Klock Objetivo Informar as energias utilizadas para os processos

Leia mais

Figura Leito de secagem do lodo de esgoto sanitário doméstico.

Figura Leito de secagem do lodo de esgoto sanitário doméstico. Figura 3.1 - ETE da Região Oeste do município de Cascavel PR, vista Aérea. Fonte: GOOGLE MAPS, 2011. Foram coletadas 20 amostras do lodo de esgoto sanitário de diferentes pontos da lagoa de decantação

Leia mais

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES 18 aula META Fazer com que o aluno seja capaz de realizar os procedimentos existentes para a avaliação da qualidade dos ajustes aos modelos. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS DA PALHA DE MILHO COM POLÍMERO BIODEGRADÁVEL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS

PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS DA PALHA DE MILHO COM POLÍMERO BIODEGRADÁVEL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS DA PALHA DE MILHO COM POLÍMERO BIODEGRADÁVEL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS A.A. MORANDIM-GIANNETTI 1, B.M. VIGILATO 1, C.A.Y.J. ALVES 1, C. MIZUSAKI 1, T. MORIHAMA 1, B.C.

Leia mais

Tópicos Extras 1ª parte. Testes Não Paramétricos, Análise Multivariada, Outras Técnicas

Tópicos Extras 1ª parte. Testes Não Paramétricos, Análise Multivariada, Outras Técnicas Tópicos Extras 1ª parte Testes Não Paramétricos, Análise Multivariada, Outras Técnicas 1 2 Técnicas de dependência 3 4 Situações Comparar 3 tipos de rede de computadores, C1, C2 e C3, em termos do tempo

Leia mais

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO ENQUALAB 8 - Congresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP 9 a de junho de 8, São Paulo, Brasil INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR

Leia mais

Produção de etanol a partir de resíduos celulósicos. II GERA - Workshop de Gestão de Energia e Resíduos na Agroindústria Sucroalcooleira 13/06/2007

Produção de etanol a partir de resíduos celulósicos. II GERA - Workshop de Gestão de Energia e Resíduos na Agroindústria Sucroalcooleira 13/06/2007 Produção de etanol a partir de resíduos celulósicos II GERA - Workshop de Gestão de Energia e Resíduos na Agroindústria Sucroalcooleira 13/06/2007 Fermentação Energia (ATP) Etanol Açucares Glicose Frutose

Leia mais

Estudo do efeito de antraquinona e de surfactante na polpação soda

Estudo do efeito de antraquinona e de surfactante na polpação soda Estudo do efeito de antraquinona e de surfactante na polpação soda Diego Pierre de Almeida 1, José Lívio Gomide 1 1 Universidade Federal de Viçosa, Brasil Resumo O processo de polpação consiste na individualização

Leia mais

Etanol Lignocelulósico

Etanol Lignocelulósico Etanol Lignocelulósico A Importância do Etanol Lignocelulósico O etanol é uma alternativa para diminuir, em escala mundial, problemas ambientais e energéticos em razão da escassez e alta dos preços dos

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL Dr Sivaldo Leite Correia CONCEITOS E DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS Muitos experimentos são realizados visando

Leia mais

RSM MÉTODO DA SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

RSM MÉTODO DA SUPERFÍCIE DE RESPOSTA RSM MÉTODO DA SUPERFÍCIE DE RESPOSTA É UMA TÉCNICA ESTATÍSTICA MUITO ÚTIL PARA A MODELAÇÃO E ANÁLISE DE PROBLEMAS NOS QUAIS A (S) RESPOSTA (S) É INFLUENCIADA POR VÁRIAS VARIÁVEIS (FACTORES) E O GRANDE

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Aluno(a): Tarcísio de Miranda Villela, Gediane da Silva Oliveira, João de Souza Araujo, Jussara Vieira Teixeira, Maísa da Silva Santos. Orientador: Henrique de Araujo Sobreira, Renato Pereira Silva. PROPOSTA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA PALHA DE CANA DE AÇÚCAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA PALHA DE CANA DE AÇÚCAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA PALHA DE CANA DE AÇÚCAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA M. M. SANTOS 1, T. T. FRANCO 1 e M. D. BERNI 2 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química 2

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 4

Delineamento e Análise Experimental Aula 4 Aula 4 Castro Soares de Oliveira ANOVA Significativa Quando a aplicação da análise de variância conduz à rejeição da hipótese nula, temos evidência de que existem diferenças entre as médias populacionais.

Leia mais

constantes em suas características físicas (diâmetro, e comprimento), sendo sujeitas à degradação biológica, mas ainda assim fornecem bons

constantes em suas características físicas (diâmetro, e comprimento), sendo sujeitas à degradação biológica, mas ainda assim fornecem bons 1 INTRODUÇÃO Os solos são materiais complexos e apresentam comportamentos distintos entre si, ou seja, cada solo tem um comportamento próprio. Portanto, é normal que não atendam inicialmente as necessidades

Leia mais

Edenir Rodrigues Pereira Filho

Edenir Rodrigues Pereira Filho Edenir Rodrigues Pereira Filho Professor Adjunto DQ-UFSCar Contatos 27/03/13 e-mail: erpf@uol.com.br ou erpf@ufscar.br Home page: http://www.ufscar.br/dq-gaia Experiência Profissional (1) Espectroanálise

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos

Planejamento e Otimização de Experimentos Planejamento e Otimização de Experimentos Metodologia de Superfície de Resposta e Simplex Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com Visão geral técnicas matemáticas

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo Programa do curso: Semana Conteúdo 1 Apresentação da disciplina. Princípios de modelos lineares

Leia mais

BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL

BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL BROTAÇÃO DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS CONDIÇÕES DE CERRADO DO BRASIL-CENTRAL Adeliano Cargnin 1, João Augusto Müller 1, Fernando Daminelli Araújo Mello 1, Cláudia Martellet Fogaça 1 ( 1 Embrapa

Leia mais

Mais Informações sobre Itens do Relatório

Mais Informações sobre Itens do Relatório Mais Informações sobre Itens do Relatório Amostra Tabela contendo os valores amostrados a serem utilizados pelo método comparativo (estatística descritiva ou inferencial) Modelos Pesquisados Tabela contendo

Leia mais

5 Parte experimental Validação analítica

5 Parte experimental Validação analítica 58 5 Parte experimental Validação analítica A validação analítica busca, por meio de evidências objetivas, demonstrar que um método produz resultados confiáveis e adequados ao uso pretendido 40. Para isso,

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 176 JANEIRO UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus

CIRCULAR TÉCNICA N o 176 JANEIRO UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus ISSN -45 CIRCULAR TÉCNICA N o 76 JANEIRO 99 UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus Introdução Frederico Pimentel Gomes * Carlos Henrique Garcia ** Os ensaios fatoriais apresentam, em

Leia mais

DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM

DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 20 Introdução à otimização experimental e experimentos de um fator DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM TÓPICOS DESTA AULA Projetos de Experimentos

Leia mais

Bibliografia Recomendada. Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures.

Bibliografia Recomendada. Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures. Bibliografia Recomendada Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures. Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.; Bruns, R. E. Como Fazer Experimentos. Bibliografia Recomendada

Leia mais

Bibliografia Recomendada

Bibliografia Recomendada Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.; Bruns, R. E. Como Fazer Experimentos. Montgomery, D. C. Design and Analysis of Experiments. Box, G. E. P.; Hunter, J. S.; Hunter, W. G. Statistics

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DO BAGAÇO: O PROCESSO DHR DEDINI HIDRÓLISE RÁPIDA

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DO BAGAÇO: O PROCESSO DHR DEDINI HIDRÓLISE RÁPIDA INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS PAINEL Novas Tecnologias para Bioenergia PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DO BAGAÇO: O PROCESSO DHR DEDINI HIDRÓLISE RÁPIDA 20 de Março de 2007 PIRACICABA SP BRASIL JOSÉ LUIZ

Leia mais

PRODUÇÃO DE CELULASE POR PENICILLIUM SP. UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

PRODUÇÃO DE CELULASE POR PENICILLIUM SP. UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO PRODUÇÃO DE CELULASE POR PENICILLIUM SP. UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO N. A. DARONCH 1, J. ZENI 1, L. N. SALAZAR 1, G. TONIAZZO 1, R. L. CANSIAN 1, N. L. D. NYARI 1,

Leia mais

ETANOL CELULÓSICO Obtenção do álcool de madeira

ETANOL CELULÓSICO Obtenção do álcool de madeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DISCIPLINA: Seminários PROF: Leonardo Monteiro e José Antonio D. Barbosa Filho ETANOL CELULÓSICO Obtenção do álcool de madeira

Leia mais

Capitulo 4 Validação Experimental do Modelo Matemático do Trocador de Calor

Capitulo 4 Validação Experimental do Modelo Matemático do Trocador de Calor Capitulo 4 Validação Experimental do Modelo Matemático do Trocador de Calor Esse capítulo apresenta uma das contribuições importantes do presente trabalho. NOVAZZI (2006) em sua tese de doutorado desenvolveu

Leia mais

ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DE CAVACOS PARA REMOÇÃO DE METAIS ANTES DO COZIMENTO KRAFT E SEUS EFEITOS NO PROCESSO

ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DE CAVACOS PARA REMOÇÃO DE METAIS ANTES DO COZIMENTO KRAFT E SEUS EFEITOS NO PROCESSO 3 rd ICEP International Colloquium on Eucalyptus Pulp ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DE CAVACOS PARA REMOÇÃO DE METAIS ANTES DO COZIMENTO KRAFT E SEUS EFEITOS NO PROCESSO Erica Moreira Nalco do Brasil Jorge

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CÁLCULOS DE TEORES DE METABÓLITOS VEGETAIS BIB0315 METABÓLITOS VEGETAIS ANTONIO SALATINO 22/09/2016

PROCEDIMENTOS PARA CÁLCULOS DE TEORES DE METABÓLITOS VEGETAIS BIB0315 METABÓLITOS VEGETAIS ANTONIO SALATINO 22/09/2016 PROCEDIMENTOS PARA CÁLCULOS DE TEORES DE METABÓLITOS VEGETAIS BIB0315 METABÓLITOS VEGETAIS ANTONIO SALATINO 22/09/2016 UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS 1. g L -1 mg L -1 µg L -1 2. mg g -1 µg g

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo Programa do curso: Semana Conteúdo 1 Apresentação da disciplina. Princípios de modelos lineares

Leia mais

Projeto de Experimentos

Projeto de Experimentos Projeto de Experimentos O uso de Projeto de Experimentos conduz a uma seqüência estruturada de ensaios, que assegura o máximo de informação com um gasto mínimo de tempo/dinheiro. Entrada Processo Saída

Leia mais

Processo produtivo do etanol de segunda geração usando bagaço de cana-de-açúcar

Processo produtivo do etanol de segunda geração usando bagaço de cana-de-açúcar Processo produtivo do etanol de segunda geração usando bagaço de cana-de-açúcar Luana Saemi N. A. Murakami, (EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão) saemiluana_@hotmail.com Gustavo A. Bombana, (EPA, UNESPAR/Campus

Leia mais

ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE BÁSICO AZUL DE METILENO POR CASCAS DE Eucalyptus grandis LIXIVIADAS

ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE BÁSICO AZUL DE METILENO POR CASCAS DE Eucalyptus grandis LIXIVIADAS ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE BÁSICO AZUL DE METILENO POR CASCAS DE Eucalyptus grandis LIXIVIADAS H. F. DE MARCHI 1, T. N. SOEIRO 1 e M. R. T. HALASZ 1 1 Faculdades Integradas de Aracruz, Departamento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE REVESTIMENTO CONTENDO TOMATE EM PÓ PARA APLICAÇÃO EM MASSAS CONGELADAS

DESENVOLVIMENTO DE REVESTIMENTO CONTENDO TOMATE EM PÓ PARA APLICAÇÃO EM MASSAS CONGELADAS Universidade Federal do Ceará Curso de Engenharia de Alimentos DESENVOLVIMENTO DE REVESTIMENTO CONTENDO TOMATE EM PÓ PARA APLICAÇÃO EM MASSAS CONGELADAS Autores: Rafael Audino Zambelli Nathan Hargreaves

Leia mais

VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE

VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE Adriana de Souza COSTA 1, Glaucia Amorim FARIA 2, Ana Patricia Bastos PEIXOTO 1 1 Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB,

Leia mais

EM MICROBIOLOGIA. Lavras, maio de 2012

EM MICROBIOLOGIA. Lavras, maio de 2012 PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL EM MICROBIOLOGIA Prof. Dr. Whasley Ferreira Duarte Lavras, maio de 2012 1 8 4 < 0,5 8 4 SUMÁRIO Planejamento experimental Definição de bioestatística O que são as técnicas de

Leia mais

Considerações. Planejamento. Planejamento. 3.3 Análise de Variância ANOVA. 3.3 Análise de Variância ANOVA. Estatística II

Considerações. Planejamento. Planejamento. 3.3 Análise de Variância ANOVA. 3.3 Análise de Variância ANOVA. Estatística II UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Estatística II Aula 8 Profa. Renata G. Aguiar Considerações Coleta de dados no dia 18.05.2010. Aula extra

Leia mais

PRODUÇÃO DE XILANASE POR PENICILLIUM SP. UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

PRODUÇÃO DE XILANASE POR PENICILLIUM SP. UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO PRODUÇÃO DE XILANASE POR PENICILLIUM SP. UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO N. A. DARONCH 1, J. ZENI 1, L. N. SALAZAR 1, G. TONIAZZO 1, R. L. CANSIAN 1, N. L. D. NYARI 1,

Leia mais

Produção de Açúcar. Processos Químicos Industriais II

Produção de Açúcar. Processos Químicos Industriais II Produção de Açúcar Processos Químicos Industriais II Energia Brasil Moagem de cana de açúcar da safra 2013/2014 acumulada até 01/06/2013 somou aproximadamente 105 milhões de toneladas. Ainda de acordo

Leia mais

Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13)

Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13) Esse material foi extraído de Barbetta (2007 cap 13) - Predizer valores de uma variável dependente (Y) em função de uma variável independente (X). - Conhecer o quanto variações de X podem afetar Y. Exemplos

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PH E TEMPERATURA NA ATIVIDADE ENZIMÁTICA

INFLUÊNCIA DO PH E TEMPERATURA NA ATIVIDADE ENZIMÁTICA INFLUÊNCIA DO PH E TEMPERATURA NA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA ENZIMA ALFA-ACETOLACTATO DECARBOXILASE: DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÕES ÓTIMAS UTILIZANDO PLANEJAMENTO EXEPRIMENTAL J. B. M. ROCHA NETO 1, A. S. PEREIRA

Leia mais

HIDRÓLISE ÁCIDA DA PALMA FORRAGEIRA VISANDO A PRODUÇÃO DE LICOR GLICOSÍDICO

HIDRÓLISE ÁCIDA DA PALMA FORRAGEIRA VISANDO A PRODUÇÃO DE LICOR GLICOSÍDICO HIDRÓLISE ÁCIDA DA PALMA FORRAGEIRA VISANDO A PRODUÇÃO DE LICOR GLICOSÍDICO José Mariano da Silva Neto; Alberto Brandão Torres Neto; Líbia de Sousa Conrado Oliveira; Universidade Federal de Campina Grande,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari

EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA. Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari EXPERIMENTAÇÃO ZOOTÉCNICA Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Caracterização o O delineamento inteiramente casualizado (DIC) é o mais simples de todos os delineamentos

Leia mais

Diagrama simplificado do processo kraft. Branqueamento

Diagrama simplificado do processo kraft. Branqueamento Diagrama simplificado do processo kraft Branqueamento Branqueamento de polpas celulósicas Dois tipos básicos: a) eliminação de material responsável pela cor - usado em polpas químicas b) transformação

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE SEQUESTRO DE SULFETO DE HIDROGÊNIO (H 2 S) DE UMA CORRENTE DE GÁS NATURAL

ESTUDO DO PROCESSO DE SEQUESTRO DE SULFETO DE HIDROGÊNIO (H 2 S) DE UMA CORRENTE DE GÁS NATURAL ESTUDO DO PROCESSO DE SEQUESTRO DE SULFETO DE HIDROGÊNIO (H 2 S) DE UMA CORRENTE DE GÁS NATURAL SANTANA, T. S. 1 FERRAZ, C. 1 1 Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A DIATOMITA E VERMICULITA NO PROCESSO DE ADSORÇÃO VISANDO APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS PRODUZIDAS

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A DIATOMITA E VERMICULITA NO PROCESSO DE ADSORÇÃO VISANDO APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS PRODUZIDAS ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A DIATOMITA E VERMICULITA NO PROCESSO DE ADSORÇÃO VISANDO APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS PRODUZIDAS André Luís Novais Mota; Antônio Kennedy da Silveira Brito; Amyllys Layanny

Leia mais

Otimização de extração de aditivos de óleo lubrificante a partir de solventes polares

Otimização de extração de aditivos de óleo lubrificante a partir de solventes polares Otimização de extração de aditivos de óleo lubrificante a partir de solventes polares Felipe Oliveira Souza (felipeosq@gmail.com) 1, Luar Santana (luarsantana@hotmail.com) 1, Wellington Luis Silva de Oliveira

Leia mais

Método dos Mínimos Quadrados

Método dos Mínimos Quadrados Método dos Mínimos Quadrados Laura Goulart UESB 4 de Abril de 2019 Laura Goulart (UESB) Método dos Mínimos Quadrados 4 de Abril de 2019 1 / 22 Objetivos O Método dos Mínimos Quadrados (MMQ) é uma técnica

Leia mais

PRODUÇÃO DE BARRAS DE CEREAL A PARTIR DO SUBPRODUTO DE ABACAXI

PRODUÇÃO DE BARRAS DE CEREAL A PARTIR DO SUBPRODUTO DE ABACAXI PRODUÇÃO DE BARRAS DE CEREAL A PARTIR DO SUBPRODUTO DE ABACAXI Adeilton Padre de Paz; Érica Lúcia da Silva Maciel; Severina de Sousa; Verônica Evagelista de Lima; Antonio Augusto Pereira de Sousa; Djane

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 8 PROJETOS DE EXPERIMENTOS - ANOVA

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 8 PROJETOS DE EXPERIMENTOS - ANOVA ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 8 PROJETOS DE EXPERIMENTOS - ANOVA PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN Tópicos desta aula Projetos de Experimentos Terminologia Passos de implementação Princípios

Leia mais

01- (UFRRJ 2001) O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a

01- (UFRRJ 2001) O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a 01- (UFRRJ 2001) O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a fabricação de graxas lubrificantes a partir de óleos, é obtido pela reação do carbonato de lítio (Li COƒ) com o

Leia mais

Diagrama simplificado do processo kraft. Branqueamento

Diagrama simplificado do processo kraft. Branqueamento Diagrama simplificado do processo kraft Branqueamento A figura abaixo mostra como o rendimento é afetado no final do processo de polpação kraft. Se você necessitasse preparar polpas com número kappa =

Leia mais