C E N T R O D E E M P R E G O E F O R M A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L D E BRA G A N Ç A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "C E N T R O D E E M P R E G O E F O R M A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L D E BRA G A N Ç A"

Transcrição

1 CURSOS DE APRENDIZAGEM Formação Inicial com Certificação Escolar e Profissional Estes cursos preparam jovens e adultos para o desempenho de profissões qualificadas, de forma a favorecer a entrada na vida ativa. Desenvolvemse em alternância, entre um Serviço de Formação Profissional e uma empresa, onde se realizam a formação sóciocultural e científicotecnológica e a formação prática em contexto real de trabalho, respetivamente. Candidatos ao primeiro emprego (preferencialmente) e desempregados (m/f) Idade inferior a 25 anos Exceção: candidatos com idade igual ou superior a 25 anos Habilitação igual ou superior ao 3º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente Condições específicas exigidas para a respetiva saída profissional Certificado de Formação Profissional de nível 4 da União Europeia Equivalência escolar ao 12º ano de escolaridade Técnico de Mecatrónica Automóvel MACEDO DE CAVALEIROS Técnico de Apoio Familiar e à Comunidade Técnico Auxiliar de Saúde Esteticista Técnico de Geriatria Técnico de Restaurante / Bar Técnico de Restaurante / Bar Técnico de Cozinha / Pastelaria Técnico de Geriatria Técnico de Informática (Sistemas) Esteticista Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica MACEDO DE CAVALEIROS MOGADOURO MIRANDELA MIRANDELA MIRANDELA BRAGANÇA BRAGANÇA BRAGANÇA BRAGANÇA BRAGANÇA BRAGANÇA Bolsa para material de estudo (1º Escalão do Abono: 163,00 / 2º Escalão do Abono: 81,50 ); Bolsa de Profissionalização (10% do IAS 41,92 /mês); Subsídio de Transporte (até ao limite de 10% do IAS 41,92 ou despesa de transporte (Públicos Colectivos); Subsídio de Refeição (4,27 / dia) ou em espécie; Despesas de Acolhimento (até 50% do IAS); Subsídio de alojamento a título excecional até ao limite máximo de 30% do IAS 125,76 CONTACTOS Av. 22 de Maio Bairro Forte S. João de Deus BRAGANÇA Tel Fax sfp.braganca@iefp.pt Web:

2 EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (EFA Nível Secundário) Formação Profissional com Certificação Escolar e Profissional Estes cursos preparam adultos, não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de (re)integração no mercado de trabalho. Idade igual ou superior a 18 anos em regime nocturno; Idade igual ou superior a 18 anos em regime diurno desde que encaminhado de um processo RVCC. Idade igual ou superior a 23 anos; Tipologia A (TA) Habilitações escolares: 9º ano de escolaridade Condições específicas exigidas para a respectiva saída profissional Certificado de Formação Profissional de nível 4 da União Europeia Equivalência escolar ao 12º ano de escolaridade Técnico de Geriatria Técnico de Vendas Técnico de Informática Sistemas Técnico Vitivinícola Técnico Auxiliar de Saúde Técnico de Logística Técnico de Cozinha / Pastelaria Esteticista Técnico de Apoio Familiar e à Comunidade Técnico de Apoio à Gestão Miranda do Douro Mirandela Mirandela Vila Flor Mirandela Bragança Bragança Macedo de Cavaleiros Alfândega da Fé Mogadouro Bolsa de Formação (35% do IAS 146,73 /mês); valor pago em função do nº horas de formação assistidas. Subsídio de Transporte (até ao limite de 10% do IAS 41,92 ou despesa de transporte (Públicos Colectivos); Subsídio de Refeição (4,27 / dia) ou em espécie; Despesas de Acolhimento (até 50% do IAS); O valor total dos Apoios Sociais não pode ultrapassar 70% do IAS Subsídio de alojamento a título excecional até ao limite máximo de 30% do IAS 125,76 CONTACTOS Av. 22 de Maio Bairro Forte S. João de Deus BRAGANÇA Tel Fax sfp.braganca@iefp.pt Web:

3 EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (EFA Nível Básico) Formação Profissional com Certificação Escolar e Profissional Estes cursos preparam adultos, não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de (re)integração no mercado de trabalho. Idade igual ou superior a 18 anos (preferencialmente). Podem ainda frequentar os formandos com idade inferior a 18 anos à data de início da formação desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho e mediante autorização da Delegação Regional. Habilitações escolares: inferiores ao 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade Condições específicas exigidas para a respetiva saída profissional Certificado de Formação Profissional de nível 1 ou 2 da União Europeia Equivalência escolar ao 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade Operador Apícola 03 (B3) Vinhais Cabeleireiro/a Unissexo 01 (B3) Bragança ManicuraPedicura 01 (B3) Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade 11 (B3) Operador de Prep. e Transformação de Produtos Cárneos 01 (B3) Bragança Mirandela Macedo de Cavaleiros Costureira/o Modista 09 (B3) Alfândega da Fé Pasteleiro/a Padeiro/a 01 (B3) Mogadouro Agente em Geriatria 16 (B2+B3) Miranda do Douro Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade 12 (B2+B3) Vimioso Oleiro/a 02 (B2+B3) Bragança Operador de Jardinagem 26 (B2+B3) Bragança Operador Florestal 02 (B2+B3) Vila Flor Operador Agrícola 08 (B2) Alfândega da Fé Operador Florestal 03 (B2) Mogadouro Um ano de formação tem uma duração aproximada de a horas. Bolsa de Formação (35% do IAS 146,73 /mês); valor pago em função do nº de horas de formação assistidas. Subsídio de Transporte (até ao limite de 10% do IAS 41,92 ou despesa de transporte (Públicos Coletivos); Subsídio de Refeição (4,27 / dia) ou em espécie; Despesas de Acolhimento (até 50% do IAS); O valor total dos Apoios Sociais não pode ultrapassar 70% do IAS Subsídio de alojamento a título excecional até ao limite máximo de 30% do IAS 125,76 CONTACTOS Av. 22 de Maio Bairro Forte S. João de Deus BRAGANÇA Tel Fax sfp.braganca@iefp.pt Web:

4 EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (EFA Nível Básico) Continuação Formação Profissional com Certificação Escolar e Profissional Estes cursos preparam adultos, não qualificados ou sem qualificação adequada, para efeitos de (re)integração no mercado de trabalho. Idade igual ou superior a 18 anos (preferencialmente). Podem ainda frequentar os formandos com idade inferior a 18 anos à data de início da formação desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho e mediante autorização da Delegação Regional. Habilitações escolares: inferiores ao 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade Condições específicas exigidas para a respetiva saída profissional Certificado de Formação Profissional de nível 1 ou 2 da União Europeia Equivalência escolar ao 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade Operador de Distribuição 01 (B1+B2) Macedo de Cavaleiros Pintor/a de Construção Civil 01 (B1+B2) Bragança Operador Florestal 01 (B1+B2) Penhas Juntas (Vinhais) Pedreiro/a 01 (B1+B2) Bragança Operador de Jardinagem 25 (B1+B2) Mirandela Um ano de formação tem uma duração aproximada de a horas. Bolsa de Formação (35% do IAS 146,73 /mês); valor pago em função do nº de horas de formação assistidas. Subsídio de Transporte (até ao limite de 10% do IAS 41,92 ou despesa de transporte (Públicos Coletivos); Subsídio de Refeição (4,27 / dia) ou em espécie; Despesas de Acolhimento (até 50% do IAS); O valor total dos Apoios Sociais não pode ultrapassar 70% do IAS Subsídio de alojamento a título excecional até ao limite máximo de 30% do IAS 125,76 CONTACTOS Av. 22 de Maio Bairro Forte S. João de Deus BRAGANÇA Tel Fax sfp.braganca@iefp.pt Web:

5 PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM COMPETÊNCIAS BÁSICAS Este programa tem como objectivo dotar os adultos de um conjunto de competências básicas consideradas necessárias para uma posterior integração em percursos formativos, na modalidade de cursos de educação e formação para adultos (EFA), ou em processos de RVCC. Idade igual ou superior a 18 anos (a título excepcional, os jovens com idade inferior a 18 anos que reunião as condições de acesso); Sem frequência do 1º ciclo do Ensino Básico ou equivalente; Frequência, sem Conclusão, do 1º ciclo do Ensino Básico ou equivalente; Frequência com conclusão do 1º ciclo do ensino básico ou equivalente mas que demonstrem não possuir as competências básicas de leitura, escrita e cálculo. Certificado de Qualificações em Competências Básicas; Formação em Competências Básicas (300h) Macedo de Cavaleiros Formação em Competências Básicas (300h) Mirandela Bolsa de Formação (35% do IAS 146,73 /mês); valor pago em função do nº horas de formação assistidas. Subsídio de Transporte (até ao limite de 10% do IAS 41,92 ou despesa de transporte (Públicos Colectivos); Subsídio de Refeição (4,27 / dia) ou em espécie; Despesas de Acolhimento (até 50% do IAS (209,61 ); Subsídio de alojamento a título excecional até ao limite máximo de 30% do IAS 125,76 CONTACTOS Av. 22 de Maio Bairro Forte S. João de Deus BRAGANÇA Tel Fax sfp.braganca@iefp.pt Web:

6 PROGRAMA DE FORMAÇÃO PPT PORTUGUÊS PARA TODOS (Língua Portuguesa Para Estrangeiros) Este programa visa contribuir para o acolhimento e inserção socioprofissional de imigrantes legalizados e tem como objectivo desenvolver um conjunto de acções de formação em língua portuguesa e português técnico. Cidadãos imigrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, activos empregados ou desempregados, com diferentes estatutos, desde que, observados os requisitos previstos no ponto 4 da CN nº 28/2010, de 02/12/2010. Os candidatos devem ser detentores dos títulos de permanência e residência legalmente instituídos para o efeito, nos termos do ponto 4 da Circular Normativa nº 25/2009, de 11 de Agosto. Certificado de Qualificações de Português para Falantes de outras Línguas ano mês dia ano mês dia LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS 150 MIRANDELA Regime PósLaboral 2 a 3 dias (interpolados) por semana com 3horas/dia (ex.:20:00h às 23:00 h) Aos formandos Empregados: Subsídio de Transporte (até ao limite de 10% do IAS 41,92 ou despesa de transporte (Públicos Colectivos); Subsídio de Refeição (4,27 / dia) ou em espécie, nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a 3 horas; CONTACTOS Av. 22 de Maio Bairro Forte S. João de Deus BRAGANÇA Tel Fax sfp.braganca@iefp.pt Web:

7 C E N T R O D E E M P R E G O E F O R M A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L D E

CENTRO DE C EFORMAÇÃO N T R O D E PROFISSIONAL

CENTRO DE C EFORMAÇÃO N T R O D E PROFISSIONAL CURSOS DE APRENDIZAGEM Formação Inicial com Certificação Escolar e Profissional Estes cursos preparam jovens e adultos para o desempenho de profissões qualificadas, de forma a favorecer a entrada na vida

Leia mais

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BARLAVENTO. 1ºQuadrimestre

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BARLAVENTO. 1ºQuadrimestre INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BARLAVENTO 1ºQuadrimestre CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DESTINA-SE A CANDIDATOS COM O 12.º ANO DE

Leia mais

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BARLAVENTO. 2ºQuadrimestre

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BARLAVENTO. 2ºQuadrimestre INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BARLAVENTO 2ºQuadrimestre S DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS TIPO B1 ADULTOS A PARTIR DOS 18 ANOS DE IDADE

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2010 Previsional

PLANO DE FORMAÇÃO 2010 Previsional Profissional de Instituto do Emprego e Profissional, I.P. SISTEMA DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA APRENDIZAGEM Jovens com idades inferiores a 25 anos SAÍDA CONDIÇÕES DE ACESSO COMÉRCIO VENDAS I TÉCNICO( DE

Leia mais

CURSOS DE APRENDIZAGEM

CURSOS DE APRENDIZAGEM Técnico/a de Multimédia out-16 mar-19 VRSA CURSOS DE APRENDIZAGEM Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em Regime de Alternância, dirigidos a jovens com menos de 25 anos,

Leia mais

Plano de formação do IEFP. 2007

Plano de formação do IEFP. 2007 APRENDIZAGEM Formação Inicial com Certificação Escolar e Profissional Estes cursos, com duração aproximada de 3 anos, desenvolvem-se em alternância, entre um Centro de Formação Profissional e uma empresa,

Leia mais

Curso Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva

Curso Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva Informação sobre os 2 cursos do sistema da aprendizagem a promover pela Sporting Clube de Portugal, Futebol, SA Curso Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva ÍNDICE A. Enquadramento B. Benefícios C. Perfil

Leia mais

VILA NOVA DE FAMALICÃO. Mais qualificação, melhor emprego. contacte-nos tel vilanovadefamalicao.org

VILA NOVA DE FAMALICÃO. Mais qualificação, melhor emprego. contacte-nos tel vilanovadefamalicao.org VILA NOVA DE FAMALICÃO Mais qualificação, melhor emprego. contacte-nos tel 252 320 931 centroqualifica@ vilanovadefamalicao.org Agarre em si e invista no seu futuro. Não precisa de começar do zero. O que

Leia mais

Boletín de Empleo para Mujeres Rurales Mayores de 50 años SEMANA DE 19/03 A 23/03 DE 2019

Boletín de Empleo para Mujeres Rurales Mayores de 50 años SEMANA DE 19/03 A 23/03 DE 2019 Boletín de Empleo para Mujeres Rurales Mayores de 50 años SEMANA DE 19/03 A 23/03 DE 2019 Sapador Florestal (M/F) Sem termo Vimioso Data Limite: 2018-12-26 Tarefas inerentes às funções de Sapador Florestal,

Leia mais

EFA NS - PROFISSIONAL

EFA NS - PROFISSIONAL EFA NS - PROFISSIONAL CONDIÇÕES DE ACESSO: Idade igual ou superior a 23 anos, 12º ano de escolaridade ou superior SAÍDA PROFISSIONAL PROGRAMADOR/A DE INFORMÁTICA TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE TÉCNICO/A DE

Leia mais

INSCRIÇÕES GABINETE DE INGRESSO:

INSCRIÇÕES GABINETE DE INGRESSO: INSCRIÇÕES GABINETE DE INGRESSO: Rua Central de Gandra, 1317 4585-116 Gandra - Paredes T.: 224 157 100. T: 224 157 171 GPS: 41.183509,-8.445928 Formulário de pré-inscrição em: https://www.cespu.pt/formacao-profissional/cursos-de-aprendizagem/

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PLANO DE FORMAÇÃO 2019

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PLANO DE FORMAÇÃO 2019 CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PLANO DE FORMAÇÃO 2019 Nº Data Data Nº Curso/Ação Local CURSOS DE APRENDIZAGEM - Habilitações Escolares de acesso > = 9º ano (ATRIBUI NIVEL QUALIFICAÇÃO 4/12º

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DO PICO (E.P.P) Secção de Inserção e Orientação Profissional INQUÉRITO DIPLOMADOS / FORMANDOS PÓS-FORMAÇÃO CURSOS CONCLUÍDOS

ESCOLA PROFISSIONAL DO PICO (E.P.P) Secção de Inserção e Orientação Profissional INQUÉRITO DIPLOMADOS / FORMANDOS PÓS-FORMAÇÃO CURSOS CONCLUÍDOS Morada: Rua D. Jaime Garcia Goulart, 1. 9950-361 Madalena do Pico. Telefone: 292623661. Fax: 292623666. Contribuinte: 512051534. Web: www.ep-pico.com. E-mail: epp.diplomados@gmail.com ESCOLA PROFISSIONAL

Leia mais

ENCONTRO SUCESSO NA DIFERENÇA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CIDADÃOS INADAPTADOS DE CASCAIS

ENCONTRO SUCESSO NA DIFERENÇA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CIDADÃOS INADAPTADOS DE CASCAIS ENCONTRO SUCESSO NA DIFERENÇA 15-03-2012 COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CIDADÃOS INADAPTADOS DE CASCAIS PERCURSOS DE INSERÇÃO MISSÃO A CERCICA existe para promover, de forma sustentada e num

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DO PICO (E.P.P) Secção de Inserção e Orientação Profissional INQUÉRITO DIPLOMADOS / FORMANDOS PÓS-FORMAÇÃO CURSOS CONCLUÍDOS

ESCOLA PROFISSIONAL DO PICO (E.P.P) Secção de Inserção e Orientação Profissional INQUÉRITO DIPLOMADOS / FORMANDOS PÓS-FORMAÇÃO CURSOS CONCLUÍDOS INFO NET Morada: Rua D. Jaime Garcia Goulart, 1. 9950 361 Madalena do Pico. Telefones: 292 623661/3. Fax: 292 623666. Contribuinte: 512051534. Web: www.ep-pico.com. E-mail: epp@ep-pico.com ESCOLA PROFISSIONAL

Leia mais

ESTATÍSTICAS AMBIENTAIS DO DISTRITO DE BRAGANÇA. Co-Financiamento:

ESTATÍSTICAS AMBIENTAIS DO DISTRITO DE BRAGANÇA. Co-Financiamento: ESTATÍSTICAS AMBIENTAIS DO DISTRITO DE BRAGANÇA Co-Financiamento: Índice 1. Introdução... 2 2. Registo de resíduos sólidos urbanos por municípios em 2008... 3 3. Quantidade de RSU recolhido por município

Leia mais

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior MECÂNICA INDUSTRIAL TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS Frequentei o curso de Engenharia Mecânica na Universidade do Porto e, face à exigência atual do mercado

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA PLANO DE FORMAÇÃO 2019

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA PLANO DE FORMAÇÃO 2019 1 CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA PLANO DE FORMAÇÃO 2019 CURSOS DE APRENDIZAGEM - Habilitações Escolares de acesso > = 9º ano (ATRIBUI NIVEL QUALIFICAÇÃO 4/12º ANO DE ESCOLARIDADE) 1

Leia mais

Técnico/a de Programador/a de Informática

Técnico/a de Programador/a de Informática Técnico/a de Programador/a de Informática O que faz? Efetua a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolve aplicações e procede à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2018

PLANO DE FORMAÇÃO 2018 MODALIDADE DE FORMAÇÃO / DESIGNAÇÃO DA AÇÃO Nº FORMANDOS LOCAL INÍCIO REQUISITOS DE ACESSO ESCOLARIDADE IDADE SAÍDA PROFISSIONAL / CERTIFICAÇÃO ESCOLAR APRENDIZAGEM - APZ Técnico/a Assistente Dentário

Leia mais

Contrato termo certo / 6 meses / licenciatura economia ou gestão / conhecimento do programa primavera

Contrato termo certo / 6 meses / licenciatura economia ou gestão / conhecimento do programa primavera As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no

Leia mais

** As inscrições também decorrem no Centro Multicultural R. José Augusto Seabra, n.º 19-D Benfica (junto à estação CP) tel.

** As inscrições também decorrem no Centro Multicultural R. José Augusto Seabra, n.º 19-D Benfica (junto à estação CP) tel. INSTITUIÇÃO CURSOS TIPO CONDIÇÕES DE ACESSO 15 /24 Anos (comum a todos) **Centro de Educação e Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel Av. dos Combatentes Albarraque Tel: 219 155 900 www.scml.pt

Leia mais

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Setúbal CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Informações Gerais Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos

Leia mais

CURSOS DE APRENDIZAGEM - Habilitações Escolares de acesso > = 9º ano (ATRIBUI NIVEL QUALIFICAÇÃO 4/12º ANO DE ESCOLARIDADE)

CURSOS DE APRENDIZAGEM - Habilitações Escolares de acesso > = 9º ano (ATRIBUI NIVEL QUALIFICAÇÃO 4/12º ANO DE ESCOLARIDADE) CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA PLANO DE FORMAÇÃO 2019 Nº Curso/Ação Local CURSOS DE APRENDIZAGEM - Habilitações Escolares de acesso > = 9º ano (ATRIBUI NIVEL QUALIFICAÇÃO 4/12º ANO

Leia mais

Deliberação n.º 5/2018. Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos. Cursos de Educação e Formação de Jovens

Deliberação n.º 5/2018. Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos. Cursos de Educação e Formação de Jovens Deliberação n.º 5/2018 Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Jovens Através da Deliberação n.º 2-E/2017, de 9 de maio, da Comissão Interministerial

Leia mais

CHEQUE-FORMAÇÃO OBJECTIVOS:

CHEQUE-FORMAÇÃO OBJECTIVOS: CHEQUE-FORMAÇÃO OBJECTIVOS: O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à qualificação profissional, procurando, nomeadamente:

Leia mais

POPH Programa Operacional Potencial Humano

POPH Programa Operacional Potencial Humano POPH Programa Operacional Potencial Humano Destinatários: Pessoas com deficiências / incapacidades,com idade igual ou superior a 15 anos, à data do início da formação, sem qualificação adequada para o

Leia mais

Deliberação n.º 2-E/2017. Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos. Cursos de Educação e Formação de Jovens

Deliberação n.º 2-E/2017. Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos. Cursos de Educação e Formação de Jovens Deliberação n.º 2-E/2017 Metodologia de aplicação de custos simplificados no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Jovens Pela Deliberação n.º 2-H/2016, de 20 de abril, da Comissão Interministerial

Leia mais

Para chegar a propostas concretas de encaminhamento, deverá percorrer o seguinte itinerário:

Para chegar a propostas concretas de encaminhamento, deverá percorrer o seguinte itinerário: Ficha 10 PERFIS-TIPO 7 para ENCAMINHAMENTO PREFERENCIAL O presente documento é um instrumento de apoio à etapa de Encaminhamento e tem como objectivo facilitar a tomada de decisão do/a Técnico/a de Diagnóstico

Leia mais

15 Anos a FORMAR PARA DESENVOLVER

15 Anos a FORMAR PARA DESENVOLVER 15 Anos a FORMAR PARA DESENVOLVER Missão Valores Desenvolver ações que promovam o aumento das competências pessoais, escolares, profissionais e sociais dos Recursos Humanos, de forma a contribuir para

Leia mais

Técnico/a de Eletrónica, Médica

Técnico/a de Eletrónica, Médica Técnico/a de Eletrónica, Médica O que faz? Efetua a instalação, manutenção e reparação de equipamentos eletrónicos aplicados em medicina, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior INFORMÁTICA TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS Até entrar para a ATEC era um profissional de Recursos Humanos sem grandes perspetivas de realização profissional.

Leia mais

REDE SOCIAL L DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte VI.3: Equipamentos de resposta à toxicodependência

REDE SOCIAL L DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte VI.3: Equipamentos de resposta à toxicodependência REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte VI.3: Equipamentos de resposta à toxicodependência Parte 6.3 Equipamentos de resposta à toxicodependência Distrito de Bragança UNIDADE DE PREVENÇÃO DE BRAGANÇA

Leia mais

A sua aprendizagem poderá ser reconhecida como conhecimento... Será um ponto de partida e não um ponto de chegada!

A sua aprendizagem poderá ser reconhecida como conhecimento... Será um ponto de partida e não um ponto de chegada! A sua aprendizagem poderá ser reconhecida como conhecimento... Será um ponto de partida e não um ponto de chegada! Iniciativa Novas Oportunidades Objectivos: Elevar o nível de qualificação da população

Leia mais

Técnico/a de Mecatrónica

Técnico/a de Mecatrónica Técnico/a de Mecatrónica O que faz? Efetua a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica assegurando

Leia mais

Cursos de Dupla Certificação - A Experiência do Cinform/Cercilei. ESECS - Leiria

Cursos de Dupla Certificação - A Experiência do Cinform/Cercilei. ESECS - Leiria Cursos de Dupla Certificação - A Experiência do Cinform/Cercilei ESECS - Leiria 1 de Abril de 2017 Apresentação será dividida em 3 momentos: 1º - Enquadramento legal e Cronologia 2º - Modalidade de Formação

Leia mais

Erasmus+ (KA1) - Ação-Chave 1. mobilidade para a aprendizagem - uma ponte para o futuro -

Erasmus+ (KA1) - Ação-Chave 1. mobilidade para a aprendizagem - uma ponte para o futuro - Erasmus+ (KA1) - Ação-Chave 1 mobilidade para a aprendizagem - uma ponte para o futuro - 1. O que é o Erasmus+? É o programa adotado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior MECATRÓNICA AUTOMÓVEL TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS A ATEC foi uma grande influência na minha vida, começou com um sonho, tornou-se numa ideia e hoje

Leia mais

Centro de Emprego Profissão Nº Oferta Indicação das Condições-Regime Trabalho

Centro de Emprego Profissão Nº Oferta Indicação das Condições-Regime Trabalho As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2011

PLANO DE FORMAÇÃO 2011 SSTEMA DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCA APRENDZAGEM Jovens com idades inferiores a 25 anos NÍVEL HABLTAÇÕES/ CONDÇÕES DE ACESSO Ciências nformáticas NSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES NFORMÁTCAS V TÉCNCO/A DE NFORMÁTCA

Leia mais

Orientação Técnica nº 2/2010. Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos

Orientação Técnica nº 2/2010. Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos Orientação Técnica nº 2/2010 Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos Orientações e Procedimentos a adoptar - Maio de 2010 - A. Enquadramento

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO Frequência Gratuita FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA A Formação Modular Certificada, que tem por base as Unidades de Formação de Curta Duração de 25 ou 50 horas constantes do Catálogo Nacional de Qualificações,

Leia mais

CUSTOS ELEGÍVEIS NO ÂMBITO DO FSE Tabela Comparativa Atualizada ( )

CUSTOS ELEGÍVEIS NO ÂMBITO DO FSE Tabela Comparativa Atualizada ( ) Página1 A presente tabela pretende constituir um auxiliar na aplicação do novo regime relativo à natureza e limites máximos de custos no âmbito do FSE, instituído pelo (1), identificando os aspetos essenciais

Leia mais

Agenda 21 Agricultura e Floresta. Seminário Temático O FUTURO DA AGRICULTURA, FLORESTA E DESPOVOAMENTO DA REGIÃO. Nordeste 21 PRÓXIMOS SEMINÁRIOS

Agenda 21 Agricultura e Floresta. Seminário Temático O FUTURO DA AGRICULTURA, FLORESTA E DESPOVOAMENTO DA REGIÃO. Nordeste 21 PRÓXIMOS SEMINÁRIOS PRÓXIMOS SEMINÁRIOS 23 de Maio - ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE ÁGUA e RESÍDUOS, em Macedo de Cavaleiros Seminário Temático O FUTURO DA AGRICULTURA, FLORESTA E DESPOVOAMENTO DA REGIÃO Agenda 21 Local do Helena

Leia mais

Designação Local Início Fim Horas

Designação Local Início Fim Horas Acções de Formação Designação Local Início Fim Horas TIC Básico I Casa do Povo da Agualva 28 de Maio 6 de Junho 16 TIC Básico I Junta de Freguesia de Santa Cruz 7 de Junho 16 de Junho 16 TIC Básico II

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior ELETRÓNICA E AUTOMAÇÃO 13 12 TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS A ATEC foi uma oportunidade de seguir aquilo que gosto! O percurso de formação correu bem,

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior ELETRÓNICA E AUTOMAÇÃO TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS A ATEC foi uma oportunidade de seguir aquilo que gosto! O percurso de formação correu bem, aprendendo

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior INFORMÁTICA TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS Até entrar para a ATEC era um profissional de Recursos Humanos sem grandes perspetivas de realização profissional.

Leia mais

Guia de Oferta Formativa 2017/18

Guia de Oferta Formativa 2017/18 Guia de Oferta Formativa 2017/18 GLOSSÁRIO Formação CEF Para quem tem entre 15 e 25 anos, e está numa situação de risco de abandono/absentismo escolar, pretendendo recuperar défices de qualificação escolar

Leia mais

Além da presente oferta formativa, realizamos também formação à medida das necessidades específicas de cada instituição.

Além da presente oferta formativa, realizamos também formação à medida das necessidades específicas de cada instituição. FITI Federação das Instituições de Terceira Idade Lisboa, 2010 Tel. 21 797 45 88 Fax 21 795 98 73 Email: fiti.mail@gmail.com Página 1 1. Oferta formativa Além da presente oferta formativa, realizamos também

Leia mais

Parcerias com Instituições de Ensino Superior

Parcerias com Instituições de Ensino Superior www.atec.pt Parcerias com Instituições de Ensino Superior INFORMÁTICA TESTEMUNHOS EX-FORMANDOS Até entrar para a ATEC era um profissional de Recursos Humanos sem grandes perspetivas de realização profissional.

Leia mais

PLANOS de ESTUDO. Ensino Diurno. Rua Doutor Manuel de Arriaga Faro Telefone: ; Fax:

PLANOS de ESTUDO. Ensino Diurno. Rua Doutor Manuel de Arriaga Faro Telefone: ; Fax: PLANOS de ESTUDO Ensino Diurno Rua Doutor Manuel de Arriaga 8000-334 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 tomascabreira@mail.telepac.pt http://www.estc.pt.vu/ CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS (aguarda-se

Leia mais

MEDIDA VIDA ATIVA. Objetivos, destinatários e operacionalização

MEDIDA VIDA ATIVA. Objetivos, destinatários e operacionalização Objetivos, destinatários e operacionalização Objetivos - consolidar, integrar e aperfeiçoar um conjunto de intervenções orientadas para a ativação dos desempregados, favorecendo a aprendizagem ao longo

Leia mais

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário?

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário? Oferta Educativa no Ensino Secundário Que opções tenho para o secundário? Ela bora do por Lisboa fev 2014 Índice 1 Que tipo de cursos existem?... 3 A. Cursos Científico-humanísticos... 3 Curso de Ciências

Leia mais

Oferta Formativa 2017

Oferta Formativa 2017 Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação Oferta Formativa 2017 A Tecnologia e o Futuro num só Centro Inscrições abertas em www.cinel.pt

Leia mais

ANEXO III. Artigo 3º O concurso tem início no dia 1 de fevereiro de 2013 e termina no dia 30 de junho de Artigo 4º

ANEXO III. Artigo 3º O concurso tem início no dia 1 de fevereiro de 2013 e termina no dia 30 de junho de Artigo 4º ANEXO III CONCURSO DE RECOLHA SELETIVA DE PILHAS NAS ESCOLAS - 2013 A Empresa Intermunicipal, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos na área geográfica dos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança,

Leia mais

Oferta Formativa. Cursos de Educação e Formação CEF. Temos o curso à tua medida Inscreve-te! Ano letivo 2015/2016

Oferta Formativa. Cursos de Educação e Formação CEF. Temos o curso à tua medida Inscreve-te! Ano letivo 2015/2016 Oferta Formativa Cursos de Educação e Formação CEF Ano letivo 2015/2016 Temos o curso à tua medida Inscreve-te! Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poder concluir a escolaridade

Leia mais

Oferta Formativa 2012/2013

Oferta Formativa 2012/2013 Oferta Formativa 2012/2013 A Escola A Escola Técnica Profissional da Moita pretende formar profissionais competentes, oferecendo aos seus alunos uma integração gradual orientada para o mundo do trabalho,

Leia mais

Conselho Pedagógico de 18/03/2015. Minuta da Ata nº 17

Conselho Pedagógico de 18/03/2015. Minuta da Ata nº 17 Conselho Pedagógico de 18/03/2015 Minuta da Ata nº 17 Aos dezoito dias do mês de março de dois mil e quinze, pelas dezasseis horas, na sala de reuniões, sob a presidência do Dr. António Pereira Pinto,

Leia mais

A dinâmica de Reforma no Sistema de Educação e Formação

A dinâmica de Reforma no Sistema de Educação e Formação A dinâmica de Reforma no Sistema de Educação e Formação INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO FELICIANO Vice-Presidente do Conselho Diretivo 2016.11.11 Principais Tópicos da Apresentação 3.

Leia mais

CURSOS DE APRENDIZAGEM Ficha auxiliar de atribuição de apoios sociais a formandos cf. Despacho normativo n.º 12/2012, de 21 de maio

CURSOS DE APRENDIZAGEM Ficha auxiliar de atribuição de apoios sociais a formandos cf. Despacho normativo n.º 12/2012, de 21 de maio CURSOS DE APRENDIZAGEM Ficha auxiliar de atribuição de apoios sociais a formandos cf. Despacho normativo n.º 12/2012, de 21 de maio Para efeitos de atribuição dos apoios, a aferição das condições do formando

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2017-2018 Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA Dupla Certificação Nível Básico + Alentejo Alentejo Central Alentejo Central Évora Évora AE n.º 2 de Évora 1 1 0 Eletromecânico/a

Leia mais

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um Oferta formativa O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao

Leia mais

TECNOSISTEMAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS

TECNOSISTEMAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS TECNOSISTEMAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS O que é um resíduo (DL 178/2006)? Qualquer substância ou objecto que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os identificados

Leia mais

Formação 2015 v

Formação 2015 v Formação 2015 v. 26.12.2014 Cursos de Aprendizagem Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando mar-15 jan-18 Faro Aprendizagem >=9º e < 12º 12º ano (n4) < 25 Técnico/a de Multimédia abr-15 out-17 Faro

Leia mais

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando O que faz? Efetua a instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos, eletromecânicos e de automação e comando, assegurando a otimização do seu

Leia mais

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax:

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax: Iniciativa Novas Oportunidades Julho de 2010 1 Índice A. Iniciativa Novas Oportunidades...3 B. A rede nacional de Centros Novas Oportunidades...4 C. Protocolos de cooperação no âmbito da Iniciativa Novas

Leia mais

Técnico/a de Refrigeração e Climatização

Técnico/a de Refrigeração e Climatização Técnico/a de Refrigeração e Climatização O que faz? Programa, organiza e coordena a execução da instalação e da manutenção de sistemas comerciais e industriais de refrigeração ou de sistemas domésticos,

Leia mais

9º Ano Concluído. E agora?

9º Ano Concluído. E agora? 9º Ano Concluído E agora? Ensino Secundário Cursos científicos humanísticos Cursos profissionais Cursos científicos humanísticos Prosseguimentos estudos para o ensino superior Cursos Profissionais Vida

Leia mais

O Catálogo Nacional de Qualificações

O Catálogo Nacional de Qualificações Divisão de Gestão do Catálogo Nacional de Qualificações Vanina Marcelino 27-10-2016 Agenda 1. Dinâmica do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) 2. Organização do CNQ e cobertura 3. Vias de obtenção

Leia mais

OFERTAS DE EMPREGO CLDS 3G VIANA SUL SELECCIONE A SUA ÁREA DE INTERESSE

OFERTAS DE EMPREGO CLDS 3G VIANA SUL SELECCIONE A SUA ÁREA DE INTERESSE OFERTAS DE EMPREGO SELECCIONE A SUA ÁREA DE INTERESSE >ADVOGADOS (0) >AGRICULTURA E ÁREAS AFINS (1) >ARQUITETURA E DESENHO TÉCNICO (0) >BIÓLOGOS, BOTÂNICOS, ZOÓLOGOS E ESPECIALISTAS RELACIONADOS (0) >CARPINTEIROS,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais EFA Educação e Formação de Adultos (Ensino Noturno) Oferta Formativa 2017/18 Entrada da escola Exterior Bloco C Claustro

Leia mais

GARANTIA JOVEM PORTUGAL

GARANTIA JOVEM PORTUGAL GARANTIA JOVEM EM PORTUGAL CONTENIDO GARANTIA JOVEM EM PORTUGAL... 3 EDUCAÇÃO... 4 ESTÁGIOS... 9 CONCLUSÃO... 12 GARANTIA JOVEM EM PORTUGAL A União Europeia ao deparar-se com uma elevada taxa de desemprego

Leia mais

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher?

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? O Ensino Secundário concretiza-se num ciclo de três anos de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º anos), tal como é definido na Lei de Bases do Sistema

Leia mais

Serviço de Emprego de Faro Rua Drº Cândido Guerreiro, 41 r/c, FARO Tel.:

Serviço de Emprego de Faro Rua Drº Cândido Guerreiro, 41 r/c, FARO Tel.: As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no

Leia mais

Oferta Formativa 2018

Oferta Formativa 2018 Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação Oferta Formativa 2018 A Tecnologia e o Futuro num só Centro Inscrições abertas em www.cinel.pt

Leia mais

CHAVE DO FUTURO. Formativa 2016/17. Oferta. está nas tuas mãos. Ensino Secundário Recorrente. Cursos. Educação e Formação de Adultos.

CHAVE DO FUTURO. Formativa 2016/17. Oferta. está nas tuas mãos. Ensino Secundário Recorrente. Cursos. Educação e Formação de Adultos. A CHAVE DO FUTURO está nas tuas mãos Ensino Secundário Recorrente Cursos Educação e Formação de Adultos Cursos Profissionais Cursos Científico-Humanísticos Orientar Saberes, Desenvolver Aptidões, Preparar

Leia mais

Almada. o teu futuro passa por aqui. Oferta Formativa. a iniciar Ano Lectivo 2009/2010. Suplemento do Boletim Municipal Nº 149 Maio 2009

Almada. o teu futuro passa por aqui. Oferta Formativa. a iniciar Ano Lectivo 2009/2010. Suplemento do Boletim Municipal Nº 149 Maio 2009 Suplemento do Boletim Municipal Nº 149 Maio 2009 Oferta Formativa a iniciar Ano Lectivo 2009/2010 Almada o teu futuro passa por aqui Almada o teu futuro passa por aqui Almada Escolas Para a Vida Pelo terceiro

Leia mais

Oferta Formativa 2019

Oferta Formativa 2019 Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação Oferta Formativa 2019 A Tecnologia e o Futuro num só Centro Inscrições abertas em www.cinel.pt

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa Cidadania e Desenvolvimento g) Ciências e Tecnologias Ensino Secundário Cursos Científico-Humanísticos (DL 55/2018 de 6 de julho, Portaria 226-A/2018 de 7 de agosto) Componente de formação GERAL Disciplinas

Leia mais

O Emprego e as Qualificações

O Emprego e as Qualificações Sistema de Antecipação de Necessidades de O Emprego e as 5322 - Apoio à familia e cuidados pessoas (5322+5329) Agente em Geriatria (N.2) A- A+ 10 6210 - Trabalhadores qualificados da floresta e Sapador/a

Leia mais

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. Alunos do 8º e 9º ano Formandos do CEF

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. Alunos do 8º e 9º ano Formandos do CEF ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Alunos do 8º e 9º ano Formandos do CEF 1 O QUE QUERO SER? Projeto de vida Projeto profissional - Que profissão pretendo vir a ter? - Tenho condições para fazer o percurso escolar

Leia mais

Prioridade IEFP. Áreas de educação e formação e saídas profissionais prioritárias. Saídas profissionais Nível 2, 4 e 5

Prioridade IEFP. Áreas de educação e formação e saídas profissionais prioritárias. Saídas profissionais Nível 2, 4 e 5 213. Audiovisuais e Produção dos Media 215. Artesanato Operador/a de Fotografia Operador/a de Impressão Operador/a de Pré-Impressão Operador/a Gráfico/a de Acabamentos Técnico/a de Desenho Gráfico Técnico/a

Leia mais

REGULAMENTO DA MEDIDA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS PARA JOVENS PORTUGUESES E LUSO-DESCENDENTES RESIDENTES NO ESTRANGEIRO

REGULAMENTO DA MEDIDA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS PARA JOVENS PORTUGUESES E LUSO-DESCENDENTES RESIDENTES NO ESTRANGEIRO REGULAMENTO DA MEDIDA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS PARA JOVENS PORTUGUESES E LUSO-DESCENDENTES RESIDENTES NO ESTRANGEIRO 1. FINALIDADE DA MEDIDA A Medida Estágios Profissionais para Jovens Portugueses e Luso-Descendentes

Leia mais

Perfil do Docente 2007/08

Perfil do Docente 2007/08 Perfil do Docente 2007/08 93 PERFIL DO DOCENTE 2009/2010 1 Índice FICHA TÉCNICA Título Perfil do Docente 2009/2010 Autoria Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) Direcção de Serviços

Leia mais

Plano de Formação 2009

Plano de Formação 2009 Vicentina- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste Plano de Formação 2009 Formações Modulares Certificadas Quer elevar as suas qualificações? Temos a formação ideal para si 812- Turismo e Lazer Qualidade

Leia mais

Porto, 15 de Julho de 2016

Porto, 15 de Julho de 2016 Porto, 15 de Julho de 2016 Elevar o nível de qualificação da população adulta balanço 2007-2013 A intervenção do QREN com vista à qualificação de adultos consubstanciou-se num investimento sem precedentes

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS 2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS 2011 Fe RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM Agosto de 2011 Resíduos do Nordeste, EIM 1. INTRODUÇÃO A Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste,

Leia mais

Oferta formativa 2019/2020. Agrupamento de Escolas de Alvalade Lisboa

Oferta formativa 2019/2020. Agrupamento de Escolas de Alvalade Lisboa Oferta formativa 2019/2020 Agrupamento de Escolas de Alvalade Lisboa Cursos Profissionais Gestão de Equipamentos Informáticos Cursos Científico-humanísticos Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1. Preâmbulo Face ao actual modelo de profissionalização e aos imperativos de modernização organizacional, técnica e tecnológica,

Leia mais

FITI Federação das Instituições de Terceira Idade. Apresentação

FITI Federação das Instituições de Terceira Idade. Apresentação FITI Federação das Instituições de Terceira Idade Lisboa, 2010 Tel. 21 797 45 88 Fax 21 795 98 73 Email: fiti.mail@gmail.com Página 1 Apresentação A FITI- Federação das Instituições de Terceira Idade é

Leia mais

II - PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

II - PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES EXAMES / PROVAS EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA BÁSICO 2017 (EXTRATO DA NORMA01) II - PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO 1. As provas finais de Português/PLNM/PL2 e de

Leia mais

Volta de Apoio ao Emprego 2016 MEDIDAS ATIVAS DE EMPREGO

Volta de Apoio ao Emprego 2016 MEDIDAS ATIVAS DE EMPREGO Volta de Apoio ao Emprego 2016 MEDIDAS ATIVAS DE EMPREGO Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão 15 de Junho de 2016 Objetivo Contexto: - O que é o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.

Leia mais

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, pretendam o prosseguimento de superior. estudos para o ensino 3 anos letivos, correspondentes

Leia mais

Centro Social de Santa Maria de Sardoura

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Ano Cursos Duração (horas) Nº formandos Abrangidos Público-Alvo Pedagogia diferenciada: estratégias de sucesso 50 h (2 ações x 25 h ) Contributos para a melhoria das práticas educativas com alunos com

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 3 de junho de Série. Número 67

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 3 de junho de Série. Número 67 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Portaria n.º 35-A/2013 Regula a medida de apoio à qualificação das pessoas

Leia mais

Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte

Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte Sinopse da formação contínua Realizada em 2016/2017 Diretora do CFAE: Maria Elisete Conde Pereira Afonso Escola Sede: Agrupamento de Escolas Abade

Leia mais

Assunto: Agenda Europeia para as Migrações - medidas a implementar no sistema educativo

Assunto: Agenda Europeia para as Migrações - medidas a implementar no sistema educativo C/C CIREP IGEC IGEF DGAE DGEEC DGEstE Exmo.(a) Senhor(a) Diretor(a)/Presidente da CAP Sua referência: Nossa referência: S-DGE/2016/725 DSDC Data de Expedição: Assunto: Agenda Europeia para as Migrações

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais