Imagem: Livro Zalmino Zimmermann. Cleto Brutes Apresentação disponível em

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Imagem: Livro Zalmino Zimmermann. Cleto Brutes Apresentação disponível em"

Transcrição

1 Imagem: Livro Zalmino Zimmermann Cleto Brutes Apresentação disponível em

2 O CORPO MENTAL Corpo Mental Perispírito Espírito ou Alma

3 O complexo humano RIE

4 PERISPÍRITO: CONCEITO O termo foi empregado pela primeira vez por Allan Kardec. Etimologicamente a palavra vem do grego peri em torno, e do latim spiritus alma, espírito, designando o envoltório sutil e perene do Espírito, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico. É a forma preexistente e sobrevivente do ser humano, sobre o qual se modela o envoltório carnal, como uma veste dupla invisível constituída de matéria quintenssenciada.

5 PERISPÍRITO: NATUREZA Retirado do Fluído Cósmico Universal (modificado) de cada globo. O perispírito ou corpo fluídico dos Espíritos (encarnados e desencarnados) é um dos mais importantes produtos do FCU. É uma condensação desse fluido em torno do Princípio Inteligente Individualizado.

6 Funções do Perispírito: Instrumental; Individualizadora; Organizadora; Sustentadora; Sede dos centros de força.

7 Propriedades do Perispírito: Plasticidade; Expansibilidade; Irradiação; Penetrabilidade; Absorvente; Densidade / ponderabilidade; Luminosidade; Visibilidade / Tangibilidade.

8 Visibilidade - tangibilidade Em alguns casos e sob certas circunstâncias, o Espírito pode tornar-se visível. Os desencarnados menos evoluídos percebem o perispírito dos seus pares e dos Espíritos que lhe são inferiores.

9 Visibilidade - tangibilidade A tangibilidade pode se tornar real, ou seja, se pode tocar, apalpar e sentir a mesma resistência e o mesmo calor que parte de um corpo vivo.

10 Médium Peixotinho Revista Reformador Setembro de 2005 páginas 26 á 28

11 Sensibilidade Global Propriedade de perceber sensações, sentimentos e emoções. Estas percepções não são captadas por meio de órgãos específicos, mas em todo o corpo perispiritual.

12 Unicidade Significa dizer que cada pessoa traz no próprio perispírito a soma das suas conquistas evolutivas. Não há, portanto, dois perispíritos iguais.

13 Unicidade Estudos afirmam que as impressões digitais não mudam de uma encarnação para outra. Sendo o perispírito o responsável pelo genótipo, ou parte externa do corpo somático, tudo indica que as impressões digitais jamais se extraviam enquanto o Espírito necessitar reencarnar na Terra.

14 Unicidade As pesquisas feitas por Dr. João Alberto Fiorine, Delegado de Polícia do Paraná, especialista em impressão digital. Em busca da comprovação científica da reencarnação vem trabalhando em suas pesquisas com os seguintes dados: impressão digital, exame grafotécnico, prosopográfico e marcas de nascença. impressão digital, do mesmo padrão.

15 Perenidade O corpo espiritual é indestrutível como a própria alma. Somente a vontade o pode modificar, não porém, mudando-lhe a substância.

16 Perispírito x mortes violentas Com a morte, a situação do perispírito depende menos da forma como ela se deu do que da situação espiritual da pessoa que desencarna, exceto nos casos de suicídio. (...) uma bomba, ou um desastre fazem menos mal ao perispírito do que uma consciência culpada ou uma ligação obsessiva grave. (Revista Espírita Allan Kardec. Ano X. n. 40. out-dez p.5)

17 Perispírito x mortes violentas O que ocorre dentro de nós é muito mais importante do que o que acontece fora de nós. (Revista Espírita Allan Kardec. Ano X. n. 40. outdez p.5)

18 Perenidade Cena palestra Quem tem medo da morte? Simonetti

19 Perenidade Cena palestra Quem tem medo da morte? Simonetti

20 Perenidade Cena palestra Quem tem medo da morte? Simonetti

21 Mutabilidade É a propriedade que permite mudanças no perispírito em decorrência do processo evolutivo. A mutabilidade ocorre não no que se refere à substância, mas em relação à sua forma e estrutura.

22 Desmaterialização do PERISPÍRITO com a evolução. O Perispírito dos Espíritos mais inferiores é tão grosseiro, que eles o confundem com o corpo carnal, razão por que continuam a crer-se vivos. (A Gênese Cap. XIV, item 9) SENTIDO DA EVOLUÇÃO Destinação no Mundo Espiritual

23 Capacidade Refletora O perispírito reflete contínua e instantaneamente os estados mentais. A atividade mental nos marca o perispírito, identificando nossa real posição evolutiva.

24 PERISPÍRITO X AURA

25 Perispírito x Aura Aura: Irradiação luminosa da individualidade espiritual (ser integral), refletindo as irradiações do corpo perispiritual, do corpo físico, da identidade eterna, formando um conjunto que chamamos aura. Estado físico + pensamento + vontade + sentimentos + emoções = AURA

26 Jorge Andréa (Presença Espírita mar-abr/07 p ) FLUXO ENERGÉTIVO: Campos vibratórios com as suas variadas dimensões valores nto e m a Pens Vontade Hábitos sentim ento afetividade AURA: espelha Espírito, perispírito, duplo etéreo, corpo físico.

27 Perispírito x Aura A aura revela as condições de saúde física, estado do Espírito, nível mental e o caráter das pessoas. Diferença: O perispírito é mais estável. A aura é mais vulnerável, pois reflete o momento. Lembrar: Nosso ambiente mental definirá a camada fluídica que rodeia e que de nós emana, favorável ou contra o próximo.

28 PERISPÍRITO X ANESTESIA

29 Perispírito x Anestesia (...) dada a profunda interação entre o sistema nervoso e a estrutura perispirítica que lhe corresponde, sob o comando do centro coronário, a ação química no primeiro reflete-se imediatamente na segunda. Zalmino Zimmermann Perispírito cap. XVI. P

30 Perispírito x Anestesia Nos casos de anestesia local ou parcial, surge à evidência que ela ocorre não só em função do entorpecimento de áreas do sistema nervoso, como e fundamentalmente do bloqueio da ação perispirítica a elas correspondente. Zalmino Zimmermann Perispírito cap. XVI. P

31 PERISPÍRITO X DESENCARNAÇÃO

32 Desencarnação passo a passo Dr. Ricardo Di Bernardi - Revivência mnemônica no suicida Fisiopatologia Extrafísica RIE Julho 2006 P

33 Desencarnação Desencarnação: RIE

34 1) Morte Biológica: A ausência do metabolismo físico determina uma reflexa redução do metabolismo no corpo espiritual, conseqüentemente, uma retração ou contração das moléculas perispirituais;

35 2) Histólise perispiritual: A decomposição de alguns componentes do tecido perispiritual que estavam presos à estrutura física;

36 3) Reciclagem da energia vital: Durante a contração perispiritual, decorrente da energia cinética das moléculas extrafísicas, o perispírito absorve uma parte das energias vitais do corpo biológico; energias estas que serão recicladas no corpo espiritual para sua adaptação ao novo meio (o mundo espiritual).

37 4) Reconstrução do perispírito (histogênese espiritual): Analogamente a uma mola comprimida, em reação à contração perispiritual ocorrida, logo há uma expansão perispiritual. As moléculas aumentam sua vibração ao integrarem as energias vitais recém-captadas do corpo físico.

38 5) Revivência Mnemônica: A consciência passa a reagir, acentuando sua expressão energética, expandindo-se. Nesse momento de expansão, passa a recapitular rapidamente, toda a experiência vivida na matéria. Isso ocorre para que os tecidos extrafísicos fixem as experiências adquiridas e gerem, automaticamente, a programação corretiva.

39 6) Sono reparador: Após esta rápida expansão, advém nova contração molecular levando o desencarnante a um sono reparador. Despertará para a nova realidade na atmosfera espiritual.

40 7) Tempo de duração desse processo: Minutos, horas, meses ou anos, conforme o nível ético e evolutivo da entidade desencarnante.

41 8) Suicidas: A consciência reduz muito sua expressividade como reflexo da negação em existir, ocorrendo uma contração perispiritual prolongada. A reciclagem da energia vital através do cordão de prata (laço fluídico) ocorre de uma forma mais lenta.

42 8) Suicidas: Pela quantidade de energia vital que se encontrava aderida a estrutura biológica, existente em volume adequado à programação maior de tempo de vida. Essa energia não desaparece, permanece viva e vibrante, cumprindo, automaticamente, sua função de fixar o corpo espiritual ao corpo físico.

43 8) Suicidas: Conforme o gênero do autocídio cometido, há o desenvolvimento de uma patologia perispiritual (lesões) específica, relacionada ao processo traumático a que o corpo foi submetido no ato suicida.

44 8) Suicidas: Mesmo quando os Espíritos de Luz conseguem desatar os laços fluídicos, a reconstituição do perispírito estaciona e a revivência mnemônica se fixa de forma intensa, no momento da morte. Esta revivência passa a repetir-se, sendo assistida e vivenciada inúmeras vezes pelo suicida.

45 PERISPÍRITO E MEMÓRIA Imagem:

46 PERISPÍRITO E MEMÓRIA Quanto à sede da memória, não há na literatura espírita uma unanimidade de pensamento. 1) Há uma tendência que aponta o espírito como sede, pois é a alma que pensa e que, por conseguinte, guarda e lembra as impressões das experiências vividas em sua peregrinação evolutiva.

47 PERISPÍRITO E MEMÓRIA No entanto, ela imprescinde do perispírito como seu indestrutível, indissociável agente de manifestação. Dentro dessa idéia a memória apenas se expressa por via do perispírito.

48 PERISPÍRITO E MEMÓRIA 2) Banco de dados: O corpo espiritual é banco de dados do Espírito. As inúmeras experiências vivenciadas pelo Espírito são captadas e arquivadas (registro) no seu perispírito.

49 PERISPÍRITO E MEMÓRIA Apesar dos arquivos mentais guardarem as lembranças integrais, a memória funciona de forma seletiva e interpretativa. Poucas lembranças pretéritas assomam à nossa consciência. No entanto, elas se refletem na nossa maneira de ser, na forma de nos relacionar com o semelhante e nas diretrizes utilizadas para nos conduzir na vida.

50 PERISPÍRITO X CENTROS DE FORÇA

51 PERISPÍRITO E CENTROS DE FORÇA - Localizam-se no perispírito; - Acumuladores e distribuidores de energia; - Transitam por eles os fluidos energéticos, de um para outro e a todo organismo; - Controlam a aparelhagem fisiológica e psicológica.

52 PERISPÍRITO E CENTROS DE FORÇA Discos energéticos (chacras) controladores das correntes de energias centrífugas (do Espírito para a matéria) ou centrípetas (da matéria para o Espírito), que aí se instalam como manifestações da própria vida.

53 CORONÁRIO FRONTAL Cerebral LARÍNGEO CENTROS CARDÍACO ESPLÊNICO DE GÁSTRICO FORÇA BÁSICO / Genésico

54 PERISPÍRITO E CENTROS DE FORÇA São como funis que giram num determinado sentido, formando mini-furacões, mini-redemoínhos com a boca desses funis direcionados ao espaço etéreo.

55 Físico x perispiritual. RIE 10/00 Interação com os sistemas, glândulas e plexos.

56 7) Coronário: Situa-se na parte central do cérebro e é referido como a sede da mente, centro vital regente, nele se assenta a ligação com a mente. Esse centro recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando os demais, vibrando, todavia, com eles em justo regime de interdependência.

57 7) Coronário: Dele emanam as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões, sendo o responsável pela alimentação das células do pensamento e provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à estabilidade orgânica. É, por isso, o grande energias solares e espiritualidade superior dimensão espiritual). assimilador das dos raios da (ligação com a

58 6) Frontal ou cerebral: Localizado no nível do lobo frontal. É próximo ao centro coronário, controlando sensações e impressões do mundo sensório. Responsável pelo controle da inteligência, dos sentidos e das glândulas endócrinas, via hipófise. 6

59 5) Laríngeo: Localizado na garganta física. Preside a fonação, a audição, a respiração e as glândulas tireóide, paratireóide e o timo. 5

60 4) Cardíaco: Responde pelas energias que se desenvolvem em todo o aparelho circulatório. É responsável pela atividade pulmonar, cardíaca e circulatória. Regula as emoções e os sentimentos. 4

61 3) Esplênico: Localiza-se na região esplênica, correspondendo ao baço (esquerda do abdômen). É responsável pela regulação das reservas sanguíneas, a composição dos seus elementos e ainda é vitalizador das defesas orgânicas. 3

62 2) Solar, Umbilical ou Gástrico: É responsável pela absorção de alimentos, seu metabolismo e a liberação de suas respectivas energias (somatização e assimilação da energia dos alimentos). 2 Também assimila as energias negativas.

63 1) Genésio / básico: Localizado na região hipogástrica, correspondendo à bexiga. Responsável pelo amparo do setor sexual, não só na modelagem de novos corpos, como também nos estímulos das realizações e criações entre os seres. 1

64 REFERÊNCIAS - ZIMMERMANN, Zalmino. Perispírito; - KARDEC, Allan. A Gênese; - KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 1º; - Dirigente de Grupo Mediúnico. FERGS; - Moreira, Fernando. A Fisiologia da Alma. RIE. Outubro de 2000; - Funções do Perispírito. Apresentação PPT FEB.

65 JESUS em nossas vidas Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Mt. 11,28-30). Imagem: Revista Internacional de Espiritismo

66 JESUS em nossas vidas Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (Mt. 11,28-30). Imagem: Revista Internacional de Espiritismo

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE 1 2 3 4 DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE ESTÁ NO ESPÍRITO 2- A BASE DOS FENÔMENOS MEDIUNICOS

Leia mais

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 1 ENCONTRO 03/08/14 PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS ... Indispensável se faz o estudo prévio da teoria para todo aquele que queira evitar os

Leia mais

ROTEIRO DE AULA AULA 02

ROTEIRO DE AULA AULA 02 DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 02 PERÍSPIRITO E PRINCÍPIO VITAL Objetivos: Relacionar as principais características,

Leia mais

Pensamentos viciados implicam em desarmonias nos centros de força e conseqüentemente no corpo físico;

Pensamentos viciados implicam em desarmonias nos centros de força e conseqüentemente no corpo físico; Módulo II - Aula 06 Centro de Força - 2 semestre Objetivos: Localizar os centros e suas respectivas funções de captarem e metabolizarem as energias cósmicas, destacando a importância da ligação dos plexos

Leia mais

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO IV Existência e sobrevivência do Espírito ROTEIRO 1 Perispírito: conceito Objetivo específico Conceituar perispírito. Conteúdo básico Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma;

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

O ser humano multidimensional. Estudo da Aura, Chacras e Corpos sutis

O ser humano multidimensional. Estudo da Aura, Chacras e Corpos sutis O ser humano multidimensional Estudo da Aura, Chacras e Corpos sutis ! A morte não é o fim de tudo. Ela não é senão o fim de uma coisa e o começo de outra. Na morte o homem acaba, e a alma começa. Victor

Leia mais

O Livro dos. Livro Segundo Cap. II - Espíritos. Da alma q. 143 a 146.

O Livro dos. Livro Segundo Cap. II - Espíritos. Da alma q. 143 a 146. O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. II - Espíritos Da alma q. 143 a 146. Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? PERISPÍRITO Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? Compreensão dual da realidade - espírito - matéria Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Qual o equívoco da

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

Sexualidade Responsável. GESM PREPARAÇÃO PARA A VIDA A DOIS Apresentação disponível em

Sexualidade Responsável. GESM PREPARAÇÃO PARA A VIDA A DOIS Apresentação disponível em Sexualidade Responsável GESM PREPARAÇÃO PARA A VIDA A DOIS Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br Vá e não peques mais! Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra! (Imagem do filme The

Leia mais

Fé, Saúde e a Cura do Ser Espiritual. Rodrigo Bassi

Fé, Saúde e a Cura do Ser Espiritual. Rodrigo Bassi Fé, Saúde e a Cura do Ser Espiritual Rodrigo Bassi E tu, que fazeis de especial? A Doutrina Espírita tem contribuído, verdadeiramente, para a construção da minha Saúde Espiritual? DEFINIÇÃO DE SAÚDE um

Leia mais

O Perispírito é o principio de todas as manifestações (Livro dos Médiuns cap. 6)

O Perispírito é o principio de todas as manifestações (Livro dos Médiuns cap. 6) Módulo II - Aula 09 - Fluidos, Perispírito e Mediunidade - 2 semestre. Objetivo: Apresentar o fluído cósmico universal como matéria elementar do universo em seus diferentes estados, esclarecendo a ação

Leia mais

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA. GRATIDÃO

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA.  GRATIDÃO ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO ENERGIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO CAPÍTULOS 1. EXISTEM CHAKRAS? 2. OS CHAKRAS E AS SUAS FUNÇÕES PSÍQUICAS E ESPIRITUAIS 3. A GRATIDÃO

Leia mais

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas CEI Simpósio / Outubro/2017 Conteúdo do Programa: 1. Esclarecimentos sobre o Tema; 2. Reflexão sobre a definição e as ações dos Passes;

Leia mais

Fluido Universal Espírito - Matéria. (LE)Questão 27 Há então dois elementos gerais no universo: a matéria e o espírito?

Fluido Universal Espírito - Matéria. (LE)Questão 27 Há então dois elementos gerais no universo: a matéria e o espírito? Aula 03 - Fluidos - 2 semestre - Módulo II Objetivos: Identificar fluido cósmico universal, como matéria elementar da criação Divina, compreendendo seus estados distintos e a ação do pensamento na manipulação

Leia mais

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 Tipos de Espíritos comunicantes 1 Facilitadores Paulo

Leia mais

A emancipação da alma

A emancipação da alma F E D E R A Ç Ã O E S P Í R I T A B R A S I L E I R A M E D I U N I D A D E : E S T U D O E P R Á T I C A P R O G R A M A 1 M Ó D U L O I F U N D A M E N T O S A O E S T U D O D A M E D I U N I D A D E

Leia mais

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração:

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração: Estudando a Fluidoterapia Elaboração: www.searadomestre.com.br Fluido Fase não sólida da matéria; o que corre ou se expande à maneira de um líquido ou gás. Dicionário Aurélio Corpos cujas moléculas cedem

Leia mais

Passe magnético HISTORICO DO PASSE

Passe magnético HISTORICO DO PASSE O PASSE MAGNÉTICO Passe magnético HISTORICO DO PASSE O CONCEITO DO PASSE SEMPRE ESTEVE RELACIONADO AO CONCEITO DE CURA POR TRANSMISSÃO DE ENERGIAS MAGNÉTICAS AO DOENTE OU NECESSITADO DE AUXILIO OMS SAUDE

Leia mais

Corpos Espirituais e Nossa Evolução

Corpos Espirituais e Nossa Evolução Corpos Espirituais e Nossa Evolução São vários os corpos que nos acompanham em uma vida, que efetivamente é uma jornada de aprendizado. Cada corpo esta sintonizado em uma faixa vibratória possuindo assim

Leia mais

GRUPO ESPÍRITA CASA DE GUARÁ ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE

GRUPO ESPÍRITA CASA DE GUARÁ ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE GRUPO ESPÍRITA CASA DE GUARÁ ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE Programa I Módulo 1 FEB Roteiro 3 O PASSE ESPÍRITA Ary Quadros Teixeira - Organizador Seminário: Terapia pelos Passes 4 A respeito das técnicas

Leia mais

Classificação dos Centros Vitais:

Classificação dos Centros Vitais: Os Centros Vitais Podem ser considerados como terminais ou poros perispiríticos, através dos quais o corpo respira os fluidos do mundo espiritual e por eles leva àqueles campos sutis as energias e informações

Leia mais

Palestrante: Tânia D. Dirigente: Ademar COMO MINISTRAR A ENERGIA ETÉREA CORRETAMENTE?

Palestrante: Tânia D. Dirigente: Ademar COMO MINISTRAR A ENERGIA ETÉREA CORRETAMENTE? Palestrante: Tânia D. Dirigente: Ademar COMO MINISTRAR A ENERGIA ETÉREA CORRETAMENTE? Gênese Cap. VI, item 10: Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é o éter ou matéria

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE Em nossa vídeo-aula anterior vimos que o passe se fundamenta nas qualidades do fluido

Leia mais

O Céu e o Inferno Parte II O Passamento

O Céu e o Inferno Parte II O Passamento O Céu e o Inferno Parte II O Passamento Ser Humano - tríplice aspecto: + + espírito corpo perispírito O Fluido Vital É um fluido mais ou menos grosseiro, encontrado apenas nos seres orgânicos. É o responsável

Leia mais

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA Segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita

Leia mais

Atendimento Espiritual pela IRRADIAÇÃO.

Atendimento Espiritual pela IRRADIAÇÃO. Atendimento Espiritual pela IRRADIAÇÃO. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28) Objetivo: Conhecer as as atividades do Atendimento Espiritual, com foco

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

Os espíritos errantes

Os espíritos errantes FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo IV A vida no Plano Espiritual Os espíritos errantes Tema 2 Qual o significado de errante? Allan Kardec cunhou a expressão Espíritos

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

O PASSE NUMA SUCINTA ANOTAÇÃO ESPÍRITA

O PASSE NUMA SUCINTA ANOTAÇÃO ESPÍRITA 8 DE NOVEMBRO DE 2011 O PASSE NUMA SUCINTA ANOTAÇÃO ESPÍRITA O biólogo Ricardo Monezi, mestre em fisiopatologia experimental pela Faculdade de Medicina da USP e pesquisador da unidade de Medicina Comportamental

Leia mais

MÓDULO 2 COMO SE DOA?

MÓDULO 2 COMO SE DOA? CURSO : O PASSE COMO CURA MAGNÉTICA MÓDULO 2 COMO SE DOA? Capítulo 9 do livro OPCCM 25.05.2017 Perispírito: Corpo Causal e Aura 25 de maio de 2017 Corpo Causal...Imagine que cada um de nós, renascendo

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

Fluido e Princípio Vital

Fluido e Princípio Vital Fluido e Princípio Vital Objetivo Refletir sobre o conceito, natureza e propriedades. Emerson &Fernanda Alencar 25 O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são

Leia mais

AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE. Conceito do dicionário

AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE. Conceito do dicionário AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE Conceito do dicionário Prece (s.f.) pedido que se dirige a uma divindade;oração, reza. Reza (s.f.) Prece Rezar (v) Dizer em voz baixa ou para si (oração ou suplica religiosa);

Leia mais

Chakra Frontal - 3º olho 3ª visão

Chakra Frontal - 3º olho 3ª visão Chakra Frontal - 3º olho 3ª visão Características Localização: fronte, entre os olhos Cor: Varia entre o anil ou índigo Lótus de 96 pétalas ou raios 1 Chakra Frontal Plexo correspondente: Plexo Carotídeo

Leia mais

Mecanismos da Comunicação Mediúnica

Mecanismos da Comunicação Mediúnica Mecanismos da Comunicação Mediúnica Alex Olegário Fernanda Alencar OBJETIVO Compreender como acontece a comunicação mediúnica. 1 Assuntos Relacionados Fluidos Pineal Perispírito Centros de força Prece,

Leia mais

Hierarquização dos Processos Mentais

Hierarquização dos Processos Mentais Hierarquização dos Processos Mentais Processos Mentais e Pensamento www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento dos processos mediúnicos e a participação do médium. Pontos a debater: 1) Distinção

Leia mais

EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE

EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE Denise e Vania Holanda EMANCIPAÇÃO DA ALMA SONO E SONHO 1ª PARTE Denise e Vania Holanda 1 COMPOSIÇÃO HUMANA CONCEITO EMANCIPAÇÃO ( DIC) Tornar-se independente;

Leia mais

CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO.

CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO. CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO O Evangelho de Jesus é profundamente terapêutico. Nele, encontramos vários convites à autotransformação. Não são convites quaisquer, especialmente aqueles que começam

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL Elaborado por: Maria da Paz Corrêa de Santana Patrícia Santana FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA AV. JOÂO DE BARROS, 1629 ENCRUZILHADA

Leia mais

O Livro dos Espíritos. Perispírito (q. 93 a 95)

O Livro dos Espíritos. Perispírito (q. 93 a 95) O Livro dos Espíritos Perispírito (q. 93 a 95) Se existe um corpo animal, também existe um corpo espiritual. (Paulo de Tarso, em 1Coríntios 15,44) Em O Livro dos Médiuns, cap. XXXII Vocabulário Espírita,

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II FUNDAMENTAÇÃO DUPLO ETÉRICO

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II FUNDAMENTAÇÃO DUPLO ETÉRICO Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II FUNDAMENTAÇÃO DUPLO ETÉRICO O Duplo Etérico, também denominado corpo vital, duplo, corpo etéreo,

Leia mais

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO Monitores: Alice Akemi, Franciene Briand e Marlene Barros 02 e 03/11/2014 OBJETIVO Compreender o processo da irradiação e a sua importância nas diversas atividades na Casa Espírita.

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO Revisando Alguns Conceitos - MESAS GIRANTES: OFICIALIZAM A ORIGEM DA DECODIFICAÇÃO DE KARDEK ILUMINAR/CHAMAR

Leia mais

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun Aula 5 Dos Médiuns 1. Breve resumo histórico da Mediunidade (Livro Mediunidade Edgard Armond, Cap 3, pg 19) 2. Métodos das 5 Fases a. Percepção de Fluidos b. Aproximação c. Contato d. Envolvimento e. Manifestação

Leia mais

Desobsessão: recursos espíritas

Desobsessão: recursos espíritas Desobsessão: recursos espíritas Tema 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão Recursos desobsessivos espíritas A prece Aprimoramento

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer. [ ]. (Eclesiastes 3,1-2) Gênese 2,16-17:

Leia mais

Anatomia do Corpo Físico

Anatomia do Corpo Físico Anatomia do Corpo Físico Célula Animal DNA Formação do Corpo Humano célula tecido órgão sistema indivíduo Funções Vitais Funções de vida vegetativa ou nutrição: compreendem a digestão, respiração, circulação

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1)

(André Luiz Evolução em Dois Mundos - Cap. 1) 1 2 É o plasma Divino, hausto do Criador, força nervosa do Todo Sábio. Neste elemento primordial vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes num oceano. (André Luiz Evolução em Dois

Leia mais

C & Q. No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria

C & Q. No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria C & Q matéria. Nesta versão da teoria do duplo aspecto, tanto mente quanto m a t é r i a s u r g e m d e a l g o m a i s fundamental, que

Leia mais

Coragem na doença. Adriana Pizzutti dos Santos

Coragem na doença. Adriana Pizzutti dos Santos Adriana Pizzutti dos Santos Minha experiência de quase morte! Por que isso comigo? Não era a taturana! dos ro os v i O L spírit E n Alla c e Kard Josué Psicografado em 17.08.12 Mesmo o mais forte e saudável

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES 04/09/2013 MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES FACILITADORAS: CLÁUDIA SALES, DENISE LUIZA E SORAIA CRISTINA MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES OBJETIVOS: Citar as principais

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico

Desenvolvimento Mediúnico Desenvolvimento Mediúnico AULA 5 O Despertar da Visão - Mediunidade da Vidência Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 30-Junho-2012 1 Parte I - Teórica 1.Recapitulando... 2.Reflexões

Leia mais

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia Fisiologia Humana Sistema Nervoso 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia ! Função: processamento e integração das informações.! Faz a integração do animal ao meio ambiente! Juntamente com

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

21/08/2014. Facilitador(a): Alex, Islanita e Paulo OBJETIVO. Entender a função duplo etérico

21/08/2014. Facilitador(a): Alex, Islanita e Paulo OBJETIVO. Entender a função duplo etérico Duplo Etérico Facilitador(a): Alex, Islanita e Paulo OBJETIVO Entender a função duplo etérico 1 O Homem e seus Corpos CORPOS SUTIS São veículos de manifestação do nosso espírito/consciência, que se subdividem

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

O poder da fluidoterapia: o passe

O poder da fluidoterapia: o passe Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de pacientes O poder da fluidoterapia: o passe Entendendo o Tratamento Espiritual As curas de Jesus Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

C & Q CURA & QUÂNTICA - 2. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q CURA & QUÂNTICA - 2. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q CURA & QUÂNTICA - 2 Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Claudio C. Conti www.ccconti.com CURA & QUÂNTICA - 2 ESTUDO 2 - LIBERAÇÃO DAS CAMADAS DO PERISPÍRITO

Leia mais

Chacras. Harmonização,magnetismo, consciência e percepção

Chacras. Harmonização,magnetismo, consciência e percepção Chacras Harmonização,magnetismo, consciência e percepção - Sânscrito: Roda Vórtice de energia/ consciência localizado nocorpo Etérico - Ser humano análogo e semelhante ao Universo: Planetas, estrelas e

Leia mais

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6 Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria Objetivo: Conceituar fenômeno de emancipação da alma e diferenciar o fenômeno anímico do mediúnico. FENÔMENO ESPÍRITA: Os fenômenos espíritas

Leia mais

C & Q. Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas

C & Q. Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas C & Q construções do mundo físico e age diretamente em todos os corpos, às vezes alterando-lhes a constituição. Joanna de Ângelis Dias

Leia mais

ING RL A T S

ING RL A T S A CHAVE DO CONHECIMENTO, A CHAVE DO MAIOR PODER QUE EXISTE É O CONTROLE, O EQUILÍBRIO E A MANIPULAÇÃO DAS ENERGIAS. (URANDIR 26/07/12 FAZENDA PP) ENERGIA TAQUIÔNICA ENERGIA DE MAIOR FREQUÊNCIA E VIBRAÇÃO

Leia mais

6º ENCONTRO: OS CHKRAS DO PERISPÍRITO E A SUA FUNÇÃO NA SAÚDE MENTAL

6º ENCONTRO: OS CHKRAS DO PERISPÍRITO E A SUA FUNÇÃO NA SAÚDE MENTAL 6º ENCONTRO: OS CHKRAS DO PERISPÍRITO E A SUA FUNÇÃO NA SAÚDE MENTAL 6º ENCONTRO: OS CHKRAS DO PERISPÍRITO E A SUA FUNÇÃO NA SAÚDE MENTAL Objetivo refletir sobre o funcionamento moral dos chakras do perispírito

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico. AULA 9 Reencarnação, Vidas Passadas e Psicometria Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 27-Outubro-2012

Desenvolvimento Mediúnico. AULA 9 Reencarnação, Vidas Passadas e Psicometria Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 27-Outubro-2012 Desenvolvimento Mediúnico AULA 9 Reencarnação, Vidas Passadas e Psicometria Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 27-Outubro-2012 Parte I - Teórica 1.Recapitulando 2.Reencarnação 3.Psicometria

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO

Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO Escola de Médiuns do NENL CAPC Núcleo Espírita Nosso Lar e Centro de Apoio Pacientes com Câncer MEDIUNIDADE II (FUNDAMENTAÇÃO) PERISPÍRITO Palavra que deriva do grego peri, em torno e do latim spirus,

Leia mais

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 30/09/2017 MENSAGEM Compadece-te dos fracos. Dá-lhes mão amiga em qualquer situação. Além da fragilidade orgânica, são

Leia mais

PROBEM MÓDULO AVANÇADO

PROBEM MÓDULO AVANÇADO PROBEM MÓDULO AVANÇADO Aula: 19-03-2018 Hamilton José Câmara José Henrique Valêncio Centro Espírita Bênção de Paz Henrique Valêncio NOÇÕES PRELIMINARES DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE

Leia mais

O processo de DESENCARNAÇÃO

O processo de DESENCARNAÇÃO O processo de DESENCARNAÇÃO Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Instante da morte: é chegada a hora S Algumas pessoas só escapam de um perigo mortal para cair em outro.

Leia mais

26 DE JULHO DE 2009 A MENTE NÃO PERTENCE AO CÉREBRO E O CÉREBRO NÃO EXPLICA A MENTE

26 DE JULHO DE 2009 A MENTE NÃO PERTENCE AO CÉREBRO E O CÉREBRO NÃO EXPLICA A MENTE 26 DE JULHO DE 2009 A MENTE NÃO PERTENCE AO CÉREBRO E O CÉREBRO NÃO EXPLICA A MENTE Nos últimos anos, a neurociência sofreu uma explosão no campo da pesquisa. A cada dia, surgem novas técnicas, como mapeamentos

Leia mais

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções

PERISPÍRITO. Conceitos. Propriedades. Funções PERISPÍRITO: noções PERISPÍRITO Conceitos Propriedades Funções ESPÍRITO ENCARNADO Há no homem três partes essenciais: 1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio

Leia mais

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES UNIDADE 4 FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES AULA 21-a Psicofonia 1 2 Psicofonia é a comunicação mediúnica por meio da fala 3 Vantagens e desvantagens 4 Vantagens 5 Permite o diálogo direto, vivo e dinâmico

Leia mais

Porque desenvolver minhas faculdades Parapsíquicas

Porque desenvolver minhas faculdades Parapsíquicas Porque desenvolver minhas faculdades Parapsíquicas Faculdades Parapsíquicas ou Faculdades Mediúnicas? Mediunidade O Livro dos Médiuns Cap. 14 Os Médiuns 159. Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos,

Leia mais

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS Objetivos: Identificar

Leia mais

A PRÁTICA DO PASSE. Edgard Armond passes e Radiações

A PRÁTICA DO PASSE. Edgard Armond passes e Radiações A PRÁTICA DO PASSE O Espiritismo, para atendimento do povo sofredor, age aplicando processos que lhe são próprios, por meio de médiuns dotados de faculdades curadoras: capacidade espontânea de doação de

Leia mais

DESCANSADOS & ALIVIADOS

DESCANSADOS & ALIVIADOS oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso VINDE A MIM, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão.

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão. 1. Sintonia obsessiva 2. Infecções fluídicas 3. Obsessão e mediunidade O processo obsessivo

Leia mais

Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre

Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre Cronograma de Aulas - Ano II - Módulo 3-17 aulas - 3 semestre - 2018 Aula 1 Integração 2 e 9 Março Promover o acolhimento e a integração dos alunos; Apresentação do programa; Informar o calendário e as

Leia mais

Fernando A. Moreira DESENCARNAÇÃO; PROCESSO DE TRANSIÇÃO

Fernando A. Moreira DESENCARNAÇÃO; PROCESSO DE TRANSIÇÃO Fernando A. Moreira DESENCARNAÇÃO; PROCESSO DE TRANSIÇÃO (Trabalho publicado na Revista. Internacional de Espiritismo - Maio 2001) Morte é a cessação da vida orgânica; desencarnação é a libertação do Espírito

Leia mais

TEMPLO DE UMBANDA CABOCLO TUPINAMBÁ PAI DAMIÃO MEDIUNIDADE JULHO TUCATUPADA - Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá e Pai Damião

TEMPLO DE UMBANDA CABOCLO TUPINAMBÁ PAI DAMIÃO MEDIUNIDADE JULHO TUCATUPADA - Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá e Pai Damião 1 TEMPLO DE UMBANDA CABOCLO TUPINAMBÁ E PAI DAMIÃO MEDIUNIDADE JULHO 2014 2 MEDIUNIDADE CONCEITO A mediunidade é a capacidade que todos nós temos, em maior ou menor grau e diferentes tipos de servirmos

Leia mais

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX)

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) Fenômeno Magnético da Vida Humana hipnotizador hipnotizado indução À maneira de alguém que recebe esse ou aquele tipo de educação em estado de sonolência, o espírito

Leia mais