Magnífica Reitora da Universidade de São Paulo, Professora Doutora Suely Vilela;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Magnífica Reitora da Universidade de São Paulo, Professora Doutora Suely Vilela;"

Transcrição

1 Discurso proferido pelo Professor Antonio Roque Dechen na cerimônia de posse como Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 16 de janeiro de Magnífica Reitora da Universidade de São Paulo, Professora Doutora Suely Vilela; Excelentíssimo Senhor Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Doutor João de Almeida Sampaio Filho; Excelentíssimo Senhor Secretário Municipal do Meio Ambiente, Rogério Vidal e Silva representando o Prefeito Municipal de Piracicaba, Senhor Barjas Negri; Excelentíssimo Senhor Diretor da ESALQ, da gestão que ora se finda, Professor Doutor José Roberto Postali Parra; Excelentíssima Senhora Renata Teixeira dos Reis, Secretária Geral substituta da Universidade de São Paulo; Excelentíssimo Senhor Doutor Elias de Freitas Junior, representando o Doutor Luis Carlos Guedes Pinto, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Excelentíssima Senhora Professora Doutora Margarida Lopes Rodrigues de Aguiar Perencim, Decana da ESALQ, em nome de quem saúdo a Douta Congregação e o corpo Docente da ESALQ; Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Roberto Moraes, meu conterrâneo de recreio; Excelentíssimo Professor Doutor Raul Machado Neto, Vice-Diretor da ESALQ, da turma de 1973, em nome do qual saúdo todos os meus colegas de turma; Excelentíssimo Senhor Doutor Roberto Rodrigues, o sempre Ministro da Agricultura, em cujo nome saúdo a turma de 1965, que me acolheu como membro honorário; Excelentíssimo Senhor Doutor Fernando Penteado Cardoso da turma de 1963 e aluno da ESALQ, quando esta passou a integrar a Universidade de São Paulo, em nome de quem saúdo todos os ex-alunos da ESALQ; Excelentíssimo Senhor Engenheiro Agrônomo José Levy Pereira Montebello, representante dos ex-alunos na Congregação da ESALQ; Excelentíssimo Senhor Arlei Arnaldo Madeira, Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo;

2 Acadêmico Renato Morgado, Presidente do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, em nome de quem saúdo os ex-presidentes do CALQ e todo o Corpo Discente da ESALQ; Autoridades Presentes, já nominadas; Representantes da imprensa escrita e falada; Professores e funcionários aposentados; Meus familiares; Senhoras e Senhores: Sou formado na turma de 1973, uma turma numerosa, pois na época a ESALQ passava por uma reestruturação curricular, com o curso passando de cinco para quatro anos, de tal forma que em 1973 tivemos uma turma de formandos em julho com quatro anos e meio e uma turma de formandos em dezembro, com quatro anos. Posteriormente, fui acolhido como membro honorário pela turma de 1965, capitaneada pelo colega Roberto Rodrigues. Sinto-me privilegiado por ter tantos amigos que me dispensam tanta atenção e que são muito queridos. Iniciei minhas atividades profissionais na Seção de Fertilidade do Solo do Instituto Agronômico em 1975 onde permaneci até 1981, lá aprendi o sentido de equipe e hoje estou muito contente com a presença de meus amigos do Instituto Agronômico. Tenho a honra de contar com um grupo grande de pessoas que me acompanham na minha trajetória de vida. Meus familiares são especiais, não tenho como agradecer o apoio e a luta para transpor os obstáculos que sempre enfrentamos juntos, em especial meus irmãos Nilva, Valquiria e Otacílio e a minha esposa Sonia, presentes em todos os momentos. A professora que me alfabetizou, Dona Judith Capranico, que foi dos primeiros cumprimentos que recebi e que me dá a honra da presença. O professor Eurípides Malavolta que era diretor quando ingressei na ESALQ. Meus colegas da turma de 1973 e da turma de O Dr. Bernardo Van Raij, meu chefe e colega de trabalho no Instituto Agronômico.

3 O professor Aristeu Mendes Peixoto, o diretor que me acolheu quando vim para a ESALQ. Os meus colegas e chefes do departamento de química Otto Crocomo, Luiz Eduardo Gutierrez, Valdomiro Bittencourt, José Carlos Alcarde. Os amigos do meu atual departamento de Ciência do Solo, em especial os professores Quirino Augusto Camargo Carmello e Francisco Antonio Monteiro com os quais compartilho a disciplina Nutrição Mineral de Plantas. Meus amigos da ADEALQ. Os meus colegas da FEALQ: Vidal Pedroso de Faria, Rubens Angulo Filho, Urgel de Almeida Lima, Justo Moretti Filho, Evaristo Marzabal Neves e todos os do Conselho Curador. Os meus amigos Fernando Penteado Cardoso, Fernando Penteado Cardoso Filho e Ondino Cleante Bataglia, que tem me proporcionado grande aprendizado. Os professores José Roberto Postali Parra e Raul Machado Neto que possibilitaram todas as facilidades nesse processo de transição de Diretoria. Os amigos Gilberto Diniz Oliveira e Henrique Paulo Haag, que o destino encurtou o nosso convívio. Essas pessoas me ensinaram caminhos e acompanham meus passos. Sou muito grato a todos. Grandes coisas fez o senhor por nós, por isso estamos alegres. (Salmo 126) Sinto-me HONRADO Com o apoio da comunidade esalqueana, professores, alunos e funcionários que me delegaram seus votos para a composição da lista tríplice. HONRADO Com a deferência da Magnífica Reitora pela indicação de meu nome para dirigir a ESALQ nos próximos quatro anos. ALEGRE Por sentir a alegria dos meus amigos pela minha indicação. FELIZ Pela felicidade dos meus familiares. TRISTE Pela ausência de meus pais, que me ensinaram o caminho do trabalho e da responsabilidade.

4 PREOCUPADO Com as responsabilidades assumidas e em corresponder aos anseios de tantos. TEMPO Frei Antônio das Chagas Meados do Século 19 Deus pede estrita conta do meu tempo e eu vou do meu tempo dar-lhe conta, mas como dar, sem tempo, tanta conta, eu que gastei, sem conta, tanto tempo? Para ter minha conta feita a tempo, o tempo me foi dado e não fiz conta, não quis, sobrando tempo, fazer conta; hoje quero acertar conta e não há tempo. Ó vós que tendes tempo sem ter conta, não gasteis vosso tempo em passatempo. Cuidai, enquanto é tempo, de vossa conta, pois aqueles que sem conta gastam o tempo, quando o tempo chegar de prestar contas, chorarão, o não ter tempo. REMEMORAR É PENSAR O FUTURO QUE JÁ PASSOU. ESALQ UMA ESCOLA EMPREENDEDORA E COMPROMETIDA COM A SOCIEDADE. Não vou historiar a vida de Luiz Vicente de Souza Queiroz e nem vou relatar os resultados de sua obra, pois sua história é bastante conhecida e de sua obra muito dos senhores participaram e continuam participando. No entanto, gostaria de partilhar uma reflexão sobre a LUIZ DE QUEIROZ. Nos idos de 1892, quando certamente Piracicaba era o confim do mundo, esta Escola foi o ideal de Luiz de Queiroz. Seu caráter, dedicação, persistência e trabalho tornaram esse ideal física e funcionalmente realidade, realidade esta que o destino, em 11 de junho de 1898 o impediu de ver realizado e que foi formalmente implantado em 3 de junho de O INICIO Que emocionante deve ter sido para o Doutor Ricardo Ernesto Ferreira de Carvalho, primeiro diretor da Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz, iniciar as atividades! Que difícil deve ter sido para o Doutor Ricardo planejar, vislumbrar o futuro, acreditar no empreendimento!

5 A PRIMEIRA REALIZAÇÃO Qual teria sido a expectativa do diretor Doutor Luciano José de Almeida, ao diplomar, em 1903, Cândido Magalhães Duarte, João do Amaral Mello, José Batista Carmo Lopes, José Maria de Paula, Luiz Eugênio Nogueira, Otaviano de Moraes Sampaio e Odilon Ribeiro Nogueira. Eram as primeiras sete sementes lançadas! Germinariam? Seriam vigorosas, Dariam frutos? Seriam testemunhos de um ideal que consolidaria o nome de Luiz de Queiroz na área do ensino, da pesquisa e da extensão agronômica em Piracicaba, no Brasil e no mundo? Boas sementes, Boas plantas, Bons frutos!! Em 1925, a Escola Prática foi elevada ao nível universitário, o que possibilitou que, em 1934, fosse uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo, tendo sido o primeiro secretario do Conselho Universitário o professor Salvador de Toledo Pizza Junior, um ícone nesta Escola. Isso consolidou a Luiz de Queiroz. Descortinaram-se novos desafios e mais responsabilidades. Não podemos deixar de lembrar do quanto esta Escola cresceu nas décadas de 30 e 40, quão importante foi para a ESALQ a contribuição do Engenheiro Agrônomo Fernando de Souza Costa, formado na turma de 1907 e que foi Secretário da Agricultura, Ministro da Agricultura e Governador do Estado de São Paulo, contribuição tão importante que sua foto ocupa lugar de destaque ao lado de Luiz de Queiroz na sala da diretoria da ESALQ. As décadas foram se sucedendo e muitos fatos novos também aconteceram: novos cursos, como Economia Doméstica e Engenharia Florestal, implantação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, novos Centros, novas Estações Experimentais (Anhembi, Anhumas e Itatinga), o pioneirismo nos cursos de pós-graduação, a efetiva participação da ESALQ na formação de professores e pesquisadores. E chegamos, em 1985, à implantação do campus Luiz de Queiroz, marco divisório no desenvolvimento da ESALQ, fruto da visão de futuro e do trabalho do professor doutor Joaquim José de Camargo Engler.

6 Chegam a informática, a criação do Centro de Informática na Agricultura (CIAGRI), os avanços da biotecnologia, os cursos de Ciências Econômicas, de Ciências dos Alimentos, de Ciências Biológicas e de Gestão Ambiental, a Estação Experimental Hildegard Georgina Von Pritzelwitz e o Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti. As realizações e sucessos foram tantos que o governador Geraldo Alckmin, na solenidade comemorativa do centenário da ESALQ, a ela referiu-se como a melhor semente plantada no solo paulista. QUAL É A UNIVERSIDADE DO TEMPO FUTURO? Nunca em tempo algum, observaram-se tamanhas mudanças na sociedade como no período em que vivemos. As transformações são tais, que as convicções de ontem já não valem mais para hoje. Temos que fortalecer o elo da Universidade com a sociedade, a sociedade deve encontrar na universidade talentos capazes de resolver questões difíceis, e, ao mesmo tempo, a universidade deve estar atenta à realidade da sociedade e cooperar na solução de seus problemas. OS DESAFIOS AUMENTARAM O crescimento populacional e a necessidade de maior produção de alimentos aumentaram os desafios para os profissionais das Ciências Agrárias. Esses desafios foram superados, o Brasil conquistou com pesquisa os cerrados, tornou-se modelo no cultivo com o sistema plantio direto, estabeleceu, com sucesso, a integração Lavoura X Pecuária. Hoje a sustentabilidade da produção agrícola e a adequação ambiental são rotineiras. Novos avanços tivemos com o desenvolvimento da biotecnologia e da informática. A globalização tornou o mundo pequeno. A integração da Universidade com as instituições de pesquisa e de extensão expandiu e as parcerias com instituições privadas cresceram. A ESALQ tem hoje grandes parcerias com a iniciativa privada. Tem também grandes parcerias na área acadêmica, com a Federação das Escolas Superiores de Agronomia da França, com a Universidade de Ohio, com a Rutgers University, possibilitando a dupla diplomação dos estudantes de graduação, e estamos prestes a estabelecer o mesmo convênio com a Universidade de Wageningen da Holanda. Na Pós-Graduação já existe o convênio com a Universidade de Ohio. São novos tempos, novas demandas e novos ajustes às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação é o momento de se proceder as reformulações curriculares.

7 O Agronegócio Brasileiro tem-se expandido de forma surpreendente. Este foi o sexto ano consecutivo de recorde de produção. O Brasil exportou produtos agrícolas para 221 países. O agronegócio responde por 93 % do saldo comercial brasileiro, e já se projeta um aumento de 10 a 15% nas exportações para este ano. Nos congressos da ABAG dos quais participei, é notória a angústia do setor produtivo na definição e implementação de estratégias para que sejamos competitivos no mercado internacional. Hoje o Brasil é um grande produtor em um mercado de incógnitas e incertezas. Somos signatários de regras e acordos internacionais e em muitos casos produzimos sem a preocupação com a qualidade e com as normas de certificação exigidas internacionalmente, ficamos muito vulneráveis. São imprescindíveis a definição e implantação do conceito de qualidade, das Normas de Certificação e da implantação das boas práticas agrícolas. Este é um trabalho de todos nós, das Universidades, dos Institutos de Pesquisas, das entidades de Extensão e das empresas envolvidas com o agronegócio. Temos que definir os marcos regulatórios das cadeias produtivas. A sustentabilidade da produção agrícola e a adequação ambiental são exigências irreversíveis. A demanda por energia e alimentos seguirá com forte expansão nos próximos anos. A ESALQ como sede do Pólo Nacional de Biocombustíveis terá grande participação nesse segmento, e deveremos juntos, com a comunidade piracicabana, pleitear a implantação de um Pólo tecnológico em Piracicaba. E, como Universidade, deveremos primar pela formação de profissionais capazes, empreendedores e arrojados, buscando a qualidade e excelência em todas as áreas de formação e implantar, na ESALQ, um núcleo de excelência em gestão por qualidade, com a meta de consolidar a posição da ESALQ no cenário nacional e internacional do agronegócio, com responsabilidade sócio-ambiental, com o envolvimento de todos os cursos de nossa Unidade. Com a intenção de atingir estes objetivos é que como diretor me sentirei muito honrado em graduar no próximo dia 19, 204 novos profissionais e de receber no dia 13 de fevereiro, 390 novos ingressantes nesta escola. Não tenho a angustia do Diretor Ernesto Pereira de Carvalho que iniciou os trabalhos desta escola. Não tenho a expectativa sobre o desempenho dos primeiros profissionais formados que teve o Diretor Luciano José de Almeida. Mas tenho a responsabilidade de continuar o eficiente trabalho realizado pelo corpo docente e diretores desta casa nestes 105 anos de contribuição efetiva no desempenho da agricultura brasileira. Enorme a responsabilidade de suceder a eficiente administração do Professor Parra.

8 A visão e empreendedorismo de Luiz de Queiroz levaram à construção de uma grande Escola. Por ocasião do translado dos restos mortais de Luiz de Queiroz e de sua esposa para este Campus, uma frase foi colocada na lápide: LUIZ VICENTE DE SOUZA QUEIROZ O TEU MONUMENTO É A TUA ESCOLA. A Escola hoje somos nós. Este é o nosso tempo. E é nosso, o compromisso da construção do futuro e de contribuir para com a sociedade Para que, quando chegar o tempo de prestar contas, não choremos o não ter tempo, mas que possamos dizer com Samuel... até aqui nos ajudou o Senhor. Muito obrigado Antonio Roque Dechen - Piracicaba,

Sinto-me honrada por estar na Escola Superior de. Agricultura Luiz de Queiroz nesse momento festivo, de posse

Sinto-me honrada por estar na Escola Superior de. Agricultura Luiz de Queiroz nesse momento festivo, de posse Discurso da Profa. Dra. Suely Vilela na Posse do Prof. Dr. Antonio Roque Dechen, na função de Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) Sinto-me honrada por estar na Escola Superior

Leia mais

Agricultura Sustentável

Agricultura Sustentável I Encontro Paulista de Ciência do Solo: Mutidisciplinaridade e Métricas da Produção Sustentável Agricultura Sustentável Antonio Roque Dechen ESALQ USP PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO AGRISUS MEMBRO DO CONSELHO

Leia mais

SENADO DE SÃO PAULO 1891 REPÚBLICA VELHA 1892 REPÚBLICA VELHA

SENADO DE SÃO PAULO 1891 REPÚBLICA VELHA 1892 REPÚBLICA VELHA SENADO DE SÃO PAULO 1891 REPÚBLICA VELHA ANTÔNIO CARLOS DE ARRUDA BOTELHO (CONDE DO PINHAL) PRP 24606 ANTÔNIO DE SOUZA CAMPOS PRP 25009 ANTÔNIO PINHEIRO DE ULHÔA CINTRA (BARÃO DE JAGUARA) PRP 25468 AUGUSTO

Leia mais

A lei da semeadura. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

A lei da semeadura. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 A lei da semeadura Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 Plantar e colher. COLHEITA. 1. Só semeia quem tem sonho, quem tem visão.

Leia mais

XII CONGRESSO PAULISTA DE AGRONOMIA

XII CONGRESSO PAULISTA DE AGRONOMIA XII CONGRESSO PAULISTA DE AGRONOMIA REALIZAÇÃO PROMOÇÃO 1 XII CONGRESSO PAULISTA DE AGRONOMIA Período: de 20 a 22 de setembro de 2016 Local: Teatro do SESI - Itapetininga Endereços: SESI Itapetininga/SP

Leia mais

Hortaliças Leguminosas

Hortaliças Leguminosas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Hortaliças Leguminosas Warley Marcos Nascimento Editor Técnico Embrapa Brasília, DF 2016

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 08 de janeiro Cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo A solenidade realizada

Leia mais

Discurso de posse na diretoria da Faculdade de Medicina

Discurso de posse na diretoria da Faculdade de Medicina Discurso de posse na diretoria da Faculdade de Medicina Hoje é um dia muito importante para mim e para o Prof. Humberto José Alves, pois estamos assumindo a direção da Faculdade de Medicina, que completou

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO. Nome do Grupo: ESALQ Júnior Consultoria Ano de Criação: 1991

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO. Nome do Grupo: ESALQ Júnior Consultoria Ano de Criação: 1991 RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO Nome do Grupo: ESALQ Júnior Consultoria Ano de Criação: 1991 Sigla: EJC Professor (es) Responsável (eis): Antonio Roque Dechen Departamento de Ciência dos Solo

Leia mais

Debates terão como focos principais a responsabilidade fiscal; a gestão de políticas sociais como saúde e educação; e sustentabilidade e governança

Debates terão como focos principais a responsabilidade fiscal; a gestão de políticas sociais como saúde e educação; e sustentabilidade e governança Debates terão como focos principais a responsabilidade fiscal; a gestão de políticas sociais como saúde e educação; e sustentabilidade e governança Com a presença do presidente nacional do PSDB, senador

Leia mais

Relatório. II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado. 20, 21 e 22 de julho de 2016

Relatório. II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado. 20, 21 e 22 de julho de 2016 Relatório II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado 20, 21 e 22 de julho de 2016 Promoção: Organização: Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Projeto

Leia mais

SEMINÁRIO BIODIESEL: FONTE DE ENERGIA DAS OLEAGINOSAS EM PERNAMBUCO

SEMINÁRIO BIODIESEL: FONTE DE ENERGIA DAS OLEAGINOSAS EM PERNAMBUCO SEMINÁRIO BIODIESEL: FONTE DE ENERGIA DAS OLEAGINOSAS EM PERNAMBUCO 12, 13 e 14 de Outubro de 2008 Mar Hotel Recife Rua Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem - Recife - PE - Brasil Realização: Parceria:

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS LISTA DE HORÁRIOS

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS LISTA DE HORÁRIOS DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS JUIZ DE FORA IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 / - Fábrica Sala Auditório do Bloco A LISTA DE HORÁRIOS Edital 056/2017 - Campus Juiz de Fora

Leia mais

1) GRUPOS DE PESQUISAS NO CNPq CERTIFICADOS EM ABRIL DE 2015

1) GRUPOS DE PESQUISAS NO CNPq CERTIFICADOS EM ABRIL DE 2015 1) GRUPOS DE PESQUISAS NO CNPq CERTIFICADOS EM ABRIL DE 2015 Nome do grupo Agricultura Conservacionista Adelar Jose Fabian Agronomia 22/11/2014 22/11/2014 Agroecologia Daniel Rufino Amaral Agronomia 05/12/2014

Leia mais

Maria Helena Kol de Carvalho Santos Almeida de Melo Rodrigues Arnaldo Lobo Moreira Pego

Maria Helena Kol de Carvalho Santos Almeida de Melo Rodrigues Arnaldo Lobo Moreira Pego Para cumprimento do Art. 58.º, n.º 2, do Estatuto e dos Arts. 33.º, n.º 1, e 34.º do Regulamento de Eleições e Referendos, em face dos resultados apurados na Assembleia Eleitoral realizada na Região Sul,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS BÁSICAS. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Vida Universitária e Cidadania

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS BÁSICAS. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Vida Universitária e Cidadania A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS BÁSICAS Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 0110130 Vida Universitária e Cidadania - Agradecimentos - Cumprimentos - Apresentação Sônia Maria De Stefano Piedade

Leia mais

IV REUNIÃO TÉCNICA DE PESQUISAS EM MARACUJAZEIRO. Trabalhos apresentados

IV REUNIÃO TÉCNICA DE PESQUISAS EM MARACUJAZEIRO. Trabalhos apresentados IV REUNIÃO TÉCNICA DE PESQUISAS EM MARACUJAZEIRO Trabalhos apresentados Comissão organizadora Coordenador Geral Fábio Gelape Faleiro Equipe Técnico-Científica Fábio Gelape Faleiro (Coordenador) Nilton

Leia mais

Apresentação da. ARI GITZ Presidente

Apresentação da. ARI GITZ Presidente Apresentação da ARI GITZ Presidente Workshop - Vantagens do Registro de Produtos Biológicos de Controle de Pragas 18 e 19 de junho de 2009 - Jaguariúna / SP Fundação: Formação: 07 de Novembro de 2007 Reunião

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS Cursos de Graduação - ESALQ Enga.. Agronômica: 1093 (1901) Enga.. Florestal: 229 (1971) Ciências

Leia mais

DISCURSO DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINEPE ES

DISCURSO DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINEPE ES DISCURSO DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO SINEPE ES Cumprimento: Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, que nos honra com sua presença nesta solenidade, demonstrando

Leia mais

Alunos para o Quadro de Honra. Menção Honrosa

Alunos para o Quadro de Honra. Menção Honrosa Alunos para o Quadro de Honra 2016-2017 4º ano Afonso Maia Barbosa Vieira Veloso André Wang Zhang Dinis Vicente Martins 4A-BA Fabiana Vieira Henriques Luís Pedro Magalhães Ribeiro Rodrigo Alexandre Teles

Leia mais

Acácio da Cunha Carvalho. Adriano de Lima Freitas. Alberto António M. Caldas Afonso. Alexandre de Freitas Peixoto Dias. Alexandre Dias de Freitas

Acácio da Cunha Carvalho. Adriano de Lima Freitas. Alberto António M. Caldas Afonso. Alexandre de Freitas Peixoto Dias. Alexandre Dias de Freitas Acácio da Cunha Carvalho Adriano de Lima Freitas Alberto António M. Caldas Afonso Alexandre de Freitas Peixoto Dias Alexandre Dias de Freitas Alfredo de Sousa Ribeiro Alípio Germano do Couto B. Barbosa

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Soja Plus chega às fazendas de Minas Gerais e Bahia

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Soja Plus chega às fazendas de Minas Gerais e Bahia Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Nº 76/2014 abril Informativo digital sobre temas da cadeia produtiva da soja Soja Plus chega às fazendas de Minas Gerais e Bahia O Programa Soja Plus,

Leia mais

PLANTIO DIRETO DE MANDIOCA NO VALE DO PARAÍBA-SP

PLANTIO DIRETO DE MANDIOCA NO VALE DO PARAÍBA-SP GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS PÓLO REGIONAL DO VALE DO PARAÍBA PLANTIO DIRETO DE MANDIOCA NO VALE DO PARAÍBA-SP

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Marconi Ferreira Perillo Júnior Governador. José Eliton de Figuerêdo Júnior Vice Governador

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Marconi Ferreira Perillo Júnior Governador. José Eliton de Figuerêdo Júnior Vice Governador GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Marconi Ferreira Perillo Júnior Governador José Eliton de Figuerêdo Júnior Vice Governador Mauro Netto Faiad Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás UNIVERSIDADE

Leia mais

TIRO ÀS FAN32 - CAMPEONATO DE PORTUGAL 2018 CLASSIFICAÇÃO GERAL E ESCALÕES

TIRO ÀS FAN32 - CAMPEONATO DE PORTUGAL 2018 CLASSIFICAÇÃO GERAL E ESCALÕES GERAL TIRO ÀS FAN32 - CAMPEONATO DE PORTUGAL 2018 CLAS. LICENÇA APELIDO NOME ESCALÃO CLUBE PORTO PEVIDÉM MATOS. ELVAS BRAGA OVAR TOTAL 1 0933 Leite Pedro SEN C.I. Pevidém 17 19 36 2 0934 Magalhães Alcino

Leia mais

NOME DISCIPLINAS OPÇÃO

NOME DISCIPLINAS OPÇÃO 10CT1 1 Ana Claúdia Macedo Rodrigues BGG/FQA 2 Ana Margarida Ribeiro Silva BGG/FQA 3 Ana Raquel Oliveira Ribeiro BGG/FQA 4 André Filipe Ferreira Lobo Pinheiro de Melo BGG/FQA 5 António José da Silva Oliveira

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA

DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA Neves, M. C.; Corrales, F. M.; Moriconi, W.; Canuto, J. C., Ramos Filho, L. O.; Queiroga, J. L.; Malagoli-Braga,

Leia mais

Responsável: Vitorino Ferreira Telefone(1): Telefone(2):

Responsável: Vitorino Ferreira Telefone(1): Telefone(2): GRUPO DESPORTIVO DIAS FERREIRA III Local dos jogos em casa: Rua Conde Alto Mearim, nº. 385 Telefone: 229383440 Fax: E-mail: gddiasferreira@hotmail.com Responsável: Vitorino Ferreira Telefone(1): 229383440

Leia mais

ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PROCESSO Nº 4471/ICNF

ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PROCESSO Nº 4471/ICNF ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PROCESSO Nº 4471/ICNF Época Venatória 2017/2018 Caça à Rola / Pombos Lista de candidatos contemplados com jornadas de caça 1. ANTERO ARMANDO MESQUITA 2. FERNANDO

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Discurso de posse do Prof. Dr. Sebastião de Sousa Almeida, na função de Diretor da FFCLRP-USP - 18/08/2008 Profa. Dra. Suely Vilela, Magnífica Reitora da Universidade de São Paulo, em nome de quem cumprimento

Leia mais

ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Nome do Grupo: Enactus ESALQ Ano de Criação: 2013 Professor (es) Responsável: Prof. Dr. Luciano Mendes Departamento: Economia,

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GESTÃO / 9 Reitor ViceReitor PróReitora de Graduação PróReitor de PósGraduação PróReitor de Pesquisa PróReitor de Cultura e Extensão Universitária Profa.

Leia mais

LISTAS ANO LECTIVO 09/10 JI - SALA A

LISTAS ANO LECTIVO 09/10 JI - SALA A JI - SALA A AFONSO PEREIRA GOMES ANA BEATRIZ SILVA MONTEIRO ANA CAROLINA BRANCO FREITAS ANA FRANCISCA CARVALHO MACEDO CAROLINA PEREIRA GOMES CRISTIANA FERREIRA SILVA FRANCISCO VAZ PINHEIRO NUNES GABRIELA

Leia mais

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEPTO DE CIÊNCIA DO SOLO E ENG. AGRÍCOLA Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros Prof. Dr. Adriel F. da Fonseca Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

TIRO ÀS FAN 32 - CAMPEONATO DE PORTUGAL CLASSIFICAÇÃO GERAL

TIRO ÀS FAN 32 - CAMPEONATO DE PORTUGAL CLASSIFICAÇÃO GERAL TIRO ÀS FAN 32 - CAMPEONATO DE PORTUGAL POS. LICENÇA APELIDO NOME ESC CLUBE PORTO PEVIDÉM BRAGA MATOS. BEJA RATES TOTAL TOTAL -1 1 0933 Leite Pedro SEN C.I. Pevidém 17 19 16 52 16 2 1031 Dores João SEN

Leia mais

BANCO DO BRASIL RELAÇÃO DOS PRESIDENTES (DESDE 1853)

BANCO DO BRASIL RELAÇÃO DOS PRESIDENTES (DESDE 1853) BANCO DO BRASIL RELAÇÃO DOS PRESIDENTES (DESDE 1853) Extraída do livro História do Banco do Brasil de 1906 a 2011 de Fernando Pinheiro; e implementada pela AAPBB. PERÍODO DE GESTÃO ORDEM CRON. NOME COMPLETO

Leia mais

LISTAS CANDIDATAS AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO

LISTAS CANDIDATAS AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO Jorge Manuel de Oliveira Fernandes PRESIDENTE António Manuel Pedroso Leal DIREÇÃO Vice- Joaquim Sérgio Pina Vice- Luís Maria Reis Noronha Tesoureiro Manuel Cândido de Sousa Pinto Tesoureiro Rui Pedro Ferreira

Leia mais

LIVRO DE MATRÍCULAS NOME

LIVRO DE MATRÍCULAS NOME LIVRO DE MATRÍCULAS - 1838-1877 NOME COTA - 20 - PERSPECTIVA/ORDINÁRIOS Nºs Páginas Abdon Ribeiro de Figueiredo 5 10 Adolfo Cirilo de Sousa Carneiro 93 Adolfo Nunes 99v 102 Albano Cordeiro Cascão 89 91v

Leia mais

Seleção da Holanda. Categoria livre/veterano

Seleção da Holanda. Categoria livre/veterano Seleção da Holanda Ederson José Manfredini Guimaraes Rafael Carlos Pedro Eder Tobias de Sousa Napoleão de Moura Melo Emilson de Almeida Júnior Márcio do Carmo Sales Deusimar Gonçalves Barbosa Alex Alexandre

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 26 de julho de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 26 de julho de 2017. Clipping de notícias Recife, 26 de julho de 2017. SECRETÁRIO NILTON MOTA RECEBE DEPUTADO E DEBATEM SOBRE LIBERAÇÃO DA ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO PARA A BARRAGEM DA BARRA DO JUÁ EM FLORESTA Por Junior Finfa em

Leia mais

Quadro de Valor e Excelência

Quadro de Valor e Excelência Quadro de Valor e Excelência O Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches tem a honra de tornar público o reconhecimento dos alunos, que revelaram grandes capacidades e excelentes resultados escolares, bem

Leia mais

UECE recebe Deputados Estaduais para café e debate Qua, 19 de Novembro de :01

UECE recebe Deputados Estaduais para café e debate Qua, 19 de Novembro de :01 O reitor, Jackson Sampaio, e o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntos com pró-reitores, diretores administrativos, coordenadores de órgãos da administração

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO MESTRADO ACADÊMICO LISTA DE APROVADOS ALUNO ESPECIAIS 1º SEMESTRE DE 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO MESTRADO ACADÊMICO LISTA DE APROVADOS ALUNO ESPECIAIS 1º SEMESTRE DE 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO MESTRADO ACADÊMICO LISTA DE APROVADOS ALUNO ESPECIAIS 1º SEMESTRE DE 2016 Disciplina: Análise de Dados Multivariada Aplicada à Pesquisa Professor: Antonio

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: segunda, 18 de junho às 14:00 h Sala: 4 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO 1 14581488 ADRIANA RAQUEL BARBOSA SOUSA 2 14172404 ADRIANA SILVA DE CARVALHO 3 14557115 ALDA DANIELA SILVA

Leia mais

Tempo de Serviço antes da profissionaliz ação. Tempo de Serviço após Classificação da Profissional profissionali zação

Tempo de Serviço antes da profissionaliz ação. Tempo de Serviço após Classificação da Profissional profissionali zação Nome da Escola : Data final da candidatura : 2017-10-16 Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Porto Nº Escola : 152950 Nº Horário : 50 Grupo de Recrutamento: 510 - Física e Química Nº Horas: 7 Ficheiro

Leia mais

Programa Curricular ideiaia s s

Programa Curricular ideiaia s s Programa Curricular ideias ias Bem-vindo à Academia de Vendas Conheça a Trilha de Desenvolvimento. Nas próximas páginas você vai saber mais sobre o conteúdo dessa jornada. Aproveite ao máximo este importante

Leia mais

Época 2018/2019. Coelho Bravo, Pombo Bravo, Saca Rabos, Raposa, Pato Real e Perdiz Vermelha de Salto

Época 2018/2019. Coelho Bravo, Pombo Bravo, Saca Rabos, Raposa, Pato Real e Perdiz Vermelha de Salto 1 Márcio André Gomes Faustino 704068 A X X X X 2 Gonçalo Monteiro Carlos Guedes 371656 A X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 3 João Carlos Ribeiro Guedes 608350 A X X X X X X X X

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14147292 ADRIANA NAIR FERREIRA RIBEIRO Sim 12 Faltou ---------------- ------- 14466539 ADRIANO ANDRÉ DA CUNHA DA COSTA Sim 11 040 04 09 (nove) 14363783 AGOSTINHO JORGE PIMENTA TEIXEIRA Sim 13 109 11 12

Leia mais

BOLETIM DE FÉRIAS CAMPUS ARAÇUAÍ

BOLETIM DE FÉRIAS CAMPUS ARAÇUAÍ BOLETIM DE FÉRIAS CAMPUS ARAÇUAÍ Boletim de Férias Exercício/2014 Pag. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

Leia mais

MEI 2011/12 EEng - UMinho nome ACS

MEI 2011/12 EEng - UMinho nome ACS ACS Bio CG Adão Carlos Fernandes Rodrigues Ana Isabel Sampaio André António dos Santos da Silva André Couto da Silva André Pimenta Ribeiro Andreia Patrícia Matias da Silva Bruno Miguel Almeida Santos Carlos

Leia mais

CONSELHO GERAL. Caderno Eleitoral. Ato Eleitoral de 27 de setembro de Abílio António Soares de Oliveira. Alexandra Sofia Gonçalves Costa Santos

CONSELHO GERAL. Caderno Eleitoral. Ato Eleitoral de 27 de setembro de Abílio António Soares de Oliveira. Alexandra Sofia Gonçalves Costa Santos CONSELHO GERAL Caderno Eleitoral Ato Eleitoral de 27 de setembro de 2018 Nome Voto Abílio António Soares de Oliveira Alexandra Sofia Gonçalves Costa Santos Alice Manuela Dias Oliveira Bastos Alice Manuela

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 14445 ANTÓNIO MANUEL PINHEIRO FERNANDES 1 14446 CARLOS ALBERTO LOPES JANEIRO 1 14447 JOAQUIM CARDOSO DA SILVA 1 14448 MANUEL CARDOSO DA SILVA 1 14449 JOÃO MANUEL MARTINS

Leia mais

Acta nº 75 da AG de 05Abr Auto de Posse de 05Abr1991

Acta nº 75 da AG de 05Abr Auto de Posse de 05Abr1991 57 1990 Acta nº 74 da AG de 06Abr1990 - Auto de Posse de 06Abr1990 Vice-Presidente 19410031 Jaime Fernando Borrego Linhã Oliveira Leite 2º Secretário 19430203 Armando Albino de Oliveira Soares Substituto

Leia mais

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES Dr. José Ricardo Peixoto Professor Titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária FAV Universidade de Brasília -

Leia mais

BANCO DO BRASIL 02/2013 Data: 27/03/2014. Página: 1

BANCO DO BRASIL 02/2013 Data: 27/03/2014. Página: 1 Página: 1 AGUILAI VILELA RABELO 051001399-6 76,5 15 101 268 70,00 ALAN PACIFICO LIMA TELES 051001419-4 69,5 81 571 1431 60,00 ALESSANDRA APARECIDA DE ARAUJO CAPANEMA 051001438-0 71,5 48 365 905 90,00 ALESSANDRA

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES Grupo de Recrutamento 500 - Matemática ANO ESCOLAR DE 2016/2017 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CANDIDATOS À CONTRATAÇÃO INICIAL 32 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO 26/05/2017 Página 1

Leia mais

Contribuindo com um resgate histórico. O Horto Florestal de Rio Claro e a minha opção silvicultural

Contribuindo com um resgate histórico. O Horto Florestal de Rio Claro e a minha opção silvicultural Contribuindo com um resgate histórico O Horto Florestal de Rio Claro e a minha opção silvicultural Por Celso Foelkel Nos anos 60 s, o Horto Florestal de Rio Claro constituía-se em uma estação de pesquisas

Leia mais

Nome do Evento: 8º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo

Nome do Evento: 8º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo RELATÓRIO DE AUXÍLIO DE EVENTO Projeto Agrisus No: 1331/14 Nome do Evento: 8º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo Interessado: Marcos Roberto da Silva Instituição: CCAAB UFRB Campus

Leia mais

- PRÊMIOS DA ESALQ. Com o objetivo de dar maior divulgação à existência de Prêmios, transcrevemos abaixo as normas em vigor. ENGENHARIA AGRONÔMICA

- PRÊMIOS DA ESALQ. Com o objetivo de dar maior divulgação à existência de Prêmios, transcrevemos abaixo as normas em vigor. ENGENHARIA AGRONÔMICA - PRÊMIOS DA ESALQ Os prêmios instituídos por ex-professores e por intuições ligadas às disciplinas e respectivas atividades profissionais são outorgados na Sessão Solene de Colação de Grau, aos formandos

Leia mais

I Simpósio de Cultivo do Milho em Plantio Direto: Estratégias e Desafios do Sistema

I Simpósio de Cultivo do Milho em Plantio Direto: Estratégias e Desafios do Sistema Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz I Simpósio de Cultivo do Milho em Plantio Direto: Estratégias e Desafios do Sistema Ano internacional dos solos Simpósio de cultivo do milho no plantio direto

Leia mais

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO 5º almoço de confraternização de Aposentados e Pensionistas do Sindifisco Nacional DS Salvador presta HOMENAGEM AO CENTENÁRIO do Auditor Fiscal Augusto Lopes de Almeida Filho Presidente e vice-presidente

Leia mais

1 25, Nelson da Silva Auxiliar. 2 24, Paula Cristina Faria Mota. 3 23, Branca Alexandra Pereira Moreira

1 25, Nelson da Silva Auxiliar. 2 24, Paula Cristina Faria Mota. 3 23, Branca Alexandra Pereira Moreira 1 25,126 4183473004 Nelson da Silva Auxiliar 2 24,505 6341243405 Paula Cristina Faria Mota 3 23,947 6473060774 Branca Alexandra Pereira Moreira 4 22,952 9500355248 José Ricardo da Silva Alves 5 22,412

Leia mais

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( )

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( ) PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA (1943 - ) Nasceu em Lisboa, a 06 de fevereiro de 1943. Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Agregação em Ciências Agronómicas, Instituto

Leia mais

- PRÊMIOS DA ESALQ. Com o objetivo de dar maior divulgação à existência de Prêmios, transcrevemos abaixo as normas em vigor. ENGENHARIA AGRONÔMICA

- PRÊMIOS DA ESALQ. Com o objetivo de dar maior divulgação à existência de Prêmios, transcrevemos abaixo as normas em vigor. ENGENHARIA AGRONÔMICA - PRÊMIOS DA ESALQ Os prêmios instituídos por ex-professores e por intuições ligadas às disciplinas e respectivas atividades profissionais são outorgados na Sessão Solene de Colação de Grau, aos formandos

Leia mais

Palestra Institucional

Palestra Institucional Palestra Institucional VictorFerreira Ferreirade desouza Souza Victor A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO Não -------- 053 05 05 (cinco) 14832779 ANA CARINA FERREIRA LOPES Sim 16 078 08 14 (catorze) Aprovado 14296519 ANA CATARINA CARVALHO CUNHA Sim 13 085 09 12 (doze)

Leia mais

NOTA OBJ NOTA RED INSCRIÇÃO

NOTA OBJ NOTA RED INSCRIÇÃO Página: 1 AGUILAI VILELA RABELO 051001399-6 76,5 70,00 15 101 265 CLASSIFICADO ALAN PACIFICO LIMA TELES 051001419-4 69,5 60,00 81 -- -- NÃO CLASSIFICADO ALESSANDRA APARECIDA DE ARAUJO CAPANEMA 051001438-0

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO - 2017 - Nome do Grupo: Empresa Júnior de Economia e Administração Sigla: EJEA Ano de Criação: 2003 Professor (es) Responsável (eis): Departamento de Economia, Administração

Leia mais

Chapa - OAB de Verdade - Composição

Chapa - OAB de Verdade - Composição Chapa - OAB de Verdade - Composição Diretoria Presidente: José Julio da Ponte Neto Vice-Presidente: Renan Martins Viana Secretário-Geral: Roberto Wagner Vitorino do Amaral Secretário-Geral Adjunto: Isabel

Leia mais

Mauricio Mendes São Paulo,19 de Agosto de 2013

Mauricio Mendes São Paulo,19 de Agosto de 2013 Mauricio Mendes São Paulo,19 de Agosto de 2013 ABMR&A ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio Proposta de valor Criar sinergias e relacionamentos, no sentido de gerar oportunidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Camilo Castelo Branco E.B. 2,3 Júlio Brandão

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Camilo Castelo Branco E.B. 2,3 Júlio Brandão AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Camilo Castelo Branco E.B. 2,3 Júlio Brandão QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA 2011/2012 Quadros de Valor ESCOLA E. B. 2,3 JÚLIO BRANDÃO FOTOGRAFIA Nº NOME TURMA Motivo da candidatura

Leia mais

HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: IMPORTÂNCIA E IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS LOCAIS

HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: IMPORTÂNCIA E IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS LOCAIS HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: IMPORTÂNCIA E IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS AGENTES ECONÔMICOS LOCAIS ALIVINIO DE ALMEIDA Tese apresentada à Escola Superior de Agricultura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ACRE - CREA-AC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ACRE - CREA-AC 001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020 021 022 023 024 025 026 027 028 029 030 031 032 033 034 035 036 037 038 039 041 042 043 044 045 046 047 048 049 050 051 052

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE : ENGENHARIA Deptº/Serviço/Faculdade: ENGªCIVIL E ARQUITECTURA Albino de Ascensão dos Santos Alves Célia Maria Alves Machado Saraiva Filipe Miguel Nunes Santos João Daniel dos Santos Rodrigues

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO. Nome do Grupo: ESALQ Júnior Consultoria Ano de Criação: 1991

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO. Nome do Grupo: ESALQ Júnior Consultoria Ano de Criação: 1991 RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO Nome do Grupo: ESALQ Júnior Consultoria Ano de Criação: 1991 Sigla: EJC Professor (es) Responsável (eis): Antonio Roque Dechen Departamento de Ciência dos Solo

Leia mais

Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Educação, Ensino de Química e Ciências da Natureza Áreas Temáticas:

Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Educação, Ensino de Química e Ciências da Natureza Áreas Temáticas: ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Nome do Grupo: Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza Sigla: CRECIN Ano de Criação: 2013 Professora Responsável:

Leia mais

Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas

Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas Discurso do Director Geral Exmo. Sr. Baltazar Miguel na Cerimónia de Outorga de Diplomas Sua Excelência Senhora Secretária de Estado do Ministério do Ensino Superior, Sra. Augusta Martins; Sua Excelência

Leia mais

LISTAS ANO LECTIVO 09/10 CRECHE - BERÇÁRIO

LISTAS ANO LECTIVO 09/10 CRECHE - BERÇÁRIO CRECHE - BERÇÁRIO AFONSO MIGUEL MOTA BESSA ANA BEATRIZ DA COSTA RIBEIRO BRUNO FILIPE ERNANDES JACINTO CAROLINA BEATRIZ VAZ OLIVEIRA FRANCISCO DIAS ALVES FRANCISCO S. ABREU FERNANDES GONÇALO DINIS AZEVEDO

Leia mais

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado

Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DA FCA DATA HORA EVENTO LOCAL 1 02/10 a 11/11/2014 - Realização do concurso de fotografias da FCA Fotos da Fazenda Lageado 09/10/2014 20h00 Abertura da programação

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE REGISTRO DE CHAPA

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE REGISTRO DE CHAPA TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE REGISTRO DE CHAPA Aos 17 dias do mês de agosto de dois mil e dezoito, na sede do Sindicato dos Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal do Estado

Leia mais

ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PROCESSO Nº 4471/ICNF

ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PROCESSO Nº 4471/ICNF ZONA DE CAÇA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PROCESSO Nº 4471/ICNF 1. CAROLINO AUGUSTO MORAIS MAGALHAES 2. MANUEL PEREIRA DOS RAMOS 3. JOSE AFONSO PINTO 4. ANTONIO FIRMINO LOPES 5. MANUEL DOS SANTOS

Leia mais

RESUMO DO CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES - GRAVATÁ-PE 26 A 28 DE MARÇO DE 2014

RESUMO DO CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES - GRAVATÁ-PE 26 A 28 DE MARÇO DE 2014 RESUMO DO CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES - GRAVATÁ-PE 26 A 28 DE MARÇO DE 2014 A cidade de Gravatá sediou o Congresso Estadual de Vereadores, realizado pela União dos Vereadores de Pernambuco, no período

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARÁ-CREA/PA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARÁ-CREA/PA 1 SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO PARÁ SENGE TITULAR : Engenheiro Sanitarista AUGUSTO ALVES ORDONEZ SUPLENTE : Engenheiro Civil Tulipan de Jesus dos Prazeres Campos MANDATO : 17/01/2013 a 31/12/2015

Leia mais

O PAPEL DA ENGENHARIA e AGRONOMIA PARA A INOVAÇÃO. BENEDITO G. AGUIAR NETO Reitor da UPM Presidente do CRUB

O PAPEL DA ENGENHARIA e AGRONOMIA PARA A INOVAÇÃO. BENEDITO G. AGUIAR NETO Reitor da UPM Presidente do CRUB O PAPEL DA ENGENHARIA e AGRONOMIA PARA A INOVAÇÃO BENEDITO G. AGUIAR NETO Reitor da UPM Presidente do CRUB O PAPEL ESTRATÉGICO DA ENGENHARIA E AGRONOMIA São fundamentais para o desenvolvimento social e

Leia mais

ENGENHEIRO AGRÔNOMO: ATRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO, PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

ENGENHEIRO AGRÔNOMO: ATRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO, PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO ENGENHEIRO AGRÔNOMO: ATRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO, PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO 0110113 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AGRONÔMICA PIRACICABA 22/02/2016 ATRIBUIÇÕES Biológicas (23%) 1. Biologia Geral 2.

Leia mais

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM FÍSICA

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM FÍSICA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM FÍSICA Norberto F. Rauch Reitor 28.04.2003 Sinto-me feliz e honrado em saudar o Excelentíssimo Senhor Vice-Governador Antonio Hohlfeldt, representante

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Relatório de Atividades - 2014 Apresentação: O Relatório Anual do Programa Profissões na ESALQ apresenta informações sobre as ações desenvolvidas em 2014, bem como propostas para aprimorar e inovar o desempenho

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 31523 MÁRIO MIGUEL DA SILVA MOTA 1 31524 PAULO JORGE MENDES PRAZERES FIALHO 1 31525 LUÍS MIGUEL DE MATOS BARATA 1 31526 DUARTE NUNO FREITAS SÁ SOTTO MAYOR PIZARRO 1

Leia mais

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Fundado em 15 de novembro de 1895

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Fundado em 15 de novembro de 1895 CONSELHO DELIBERATIVO 12ª REUNIÃO 17/11/2015 Ordem do dia: Comemorativa do 120º aniversário do Clube de Regatas do Flamengo e em homenagem aos sócios que completaram 50 anos de vida associativa; funcionários

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA DENTÁRIA 09/10 2º ANO I SEMESTRE DISCIPLINA: IMUNOLOGIA I TURMA 1

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA DENTÁRIA 09/10 2º ANO I SEMESTRE DISCIPLINA: IMUNOLOGIA I TURMA 1 2º ANO I SEMESTRE TURMA 1 Adriana do Sameiro Goncalves Moreira Agostinho Paulo Ribeiro Martins dos Santos Ana Alexandra Sousa Valente Ana Catarina Bastos Oliveira Ana Catarina dos Santos Fernandes Carvalho

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG EDITAL 056/ CONCURSO PÚBLICO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG EDITAL 056/ CONCURSO PÚBLICO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA Contador - Belo Horizonte - Reitoria 1 38354 CREIDE MARIA RIBEIRO SILVA 24/06/1964 64 CLASSIFICADO 2 36311 JULIANA ALVES DE MOURA 28/11/1981 60 CLASSIFICADO 3 36339 LUANA VOGEL ENCARNACAO 26/10/1986 58

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA TÉCNICOS ESPECIALIZADOS TE 01 (HORÁRIO 4) - CANDIDATOS EXCLUÍDOS RETIFICAÇÃO

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA TÉCNICOS ESPECIALIZADOS TE 01 (HORÁRIO 4) - CANDIDATOS EXCLUÍDOS RETIFICAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE VIRIATO 402977 Número de Candidato CONTRATAÇÃO DE ESCOLA TÉCNICOS ESPECIALIZADOS TE 01 (HORÁRIO 4) - CANDIDATOS EXCLUÍDOS RETIFICAÇÃO Nome Motivo de exclusão 6126251733 Marta Filipa

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 37065 ANTÓNIO MANUEL CARRAÇA 1 37066 JOÃO MANUEL CHIBANTE LOURENÇO 1 37067 JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO DE OLIVEIRA 1 37068 MANUEL FERNANDO DA SILVA 1 37069 CARLOS MANUEL BERTOLO

Leia mais

6.º Ano de Escolaridade Turma A

6.º Ano de Escolaridade Turma A Ano Escolar 0 / 0 Turma A 00 Escola Básica Bernardino Machado 066 ANA MARGARIDA BARROS MARQUES 07808 ANA OLIVEIRA GONÇALVES 70 ANDRÉ AZEVEDO ABREU 0860 ANDRÉ FILIPE DA SILVA COSTA 698 BERNARDO FERREIRA

Leia mais

RESOLUÇÃO CFA Nº 46 DE 30 DE OUTUBRO DE 1968

RESOLUÇÃO CFA Nº 46 DE 30 DE OUTUBRO DE 1968 Publicação D.O.U. 04/12/68 Seção 1 Fls. 2740/2741 RESOLUÇÃO CFA Nº 46 DE 30 DE OUTUBRO DE 1968 Dispõe sobre o registro e homologação para o exercício da profissão dos Técnicos de Administração que indica.

Leia mais

4ª Reunião de Ministros de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário do BRICS. DISCURSO DA MINISTRA KÁTIA ABREU Brasília, 13 de março de 2015

4ª Reunião de Ministros de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário do BRICS. DISCURSO DA MINISTRA KÁTIA ABREU Brasília, 13 de março de 2015 4ª Reunião de Ministros de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário do BRICS DISCURSO DA MINISTRA KÁTIA ABREU Brasília, 13 de março de 2015 Excelentíssimo Senhor Ilya Shestakov, Vice-Ministro da Agricultura

Leia mais

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO PARÁ SENGE

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO PARÁ SENGE 1 SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO PARÁ SENGE Engenheiro Sanitarista AUGUSTO ALVES ORDONEZ SUPLENTE : Engenheiro Civil Tulipan de Jesus dos Prazeres Campos MANDATO : 17/01/2013 a 31/12/2015 Engenheiro

Leia mais