COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR"

Transcrição

1

2 COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

3 INTRODUÇÃO Para que uma rede de computadores exista precisamos preencher alguns requisitos tais como: 1 Devem existir 2 ou mais computadores ou então não seria necessária uma rede não é mesmo? 2 Estes computadores devem estar fisicamente ligados entre si, através de um MEIO FÍSICO (cabos de par trançado, fibra óptica) ou sem fio (wireless). 3 Para que estes computadores possam trocar informações e compartilhar recursos entre si precisam falar a mesma língua. Este trabalho é feito pelo Protocolo de Comunicação. Ex.: TCP/IP. PROTOCOLO TCP/IP O protocolo TCP/IP é o protocolo padrão para comunicação de computadores em uma rede de qualquer tamanho (LAN, MAN, WAN Internet) criado pela ISO. Não entraremos em detalhes pois esse assunto será abordado no componente curricular RCD. Vamos nos concentrar no endereço IP que é o que necessitamos configurar para que os computadores se comuniquem:

4 PROTOCOLO IP O protocolo IP versão 4 (IPv4) é constituído da seguinte forma: 1 Octeto 2 Octeto 3 Octeto 4 Octeto Endereço da Rede Endereço do Host O endereço IP é composto por 4 octetos variando de (255 endereços possíveis). Do 1 ao 3 octeto corresponde ao endereço da rede (classe de IP neste caso classe C) e o último octeto serve para identificar o host (máquina ou computador). Ou seja, numa rede classe C posso configurar até 254 máquinas por rede, pois o 0 (zero) e o 255 não podem ser utilizados pois são reservados para outros fins.

5 PREPARANDO O TERRENO Antes de mais nada, como estamos trabalhando com máquinas virtuais, precisamos alterar uma configuração que fará toda a diferença na confecção da nossa rede. Esta configuração trata-se de configurar as placas de redes das máquinas virtuais para trabalhar em modo somente local (Local Only). Isto se deve ao fato de que uma máquina virtual sempre herda as características de sua máquina hospedeira (física) e, neste caso, as duas máquinas virtuais estão herdando a mesma placa de rede, que por sua vez também é utilizada na máquina física ao mesmo tempo. Por este motivo não conseguiríamos fazer com que as nossas duas máquinas virtuais comunicassem-se única e exclusivamente entre si, atrapalhando o objetivo do nosso trabalho.

6 PREPARANDO O TERRENO Vou mostrar como fazer a configuração na máquina cliente. Esta configuração é exatamente igual para a máquina virtual servidor. Inicie o Microsoft Virtual PC. Tenha certeza que a máquina virtual está desligada (Not Running). Selecione a máquina virtual cliente e clique no botão Settings. Clique agora na opção Networking. No lado direito em Number of network adapters selecione a opção 1. Clique em Adapter 1 e selecione a opção Local only e depois clique no botão OK. Repita este procedimento para a máquina Servidor.

7 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO CLIENTE Este procedimento serve para qualquer sistema operacional Microsoft a partir do Windows Ligue a máquina virtual e logue com o usuário user. Esta mensagem que aparece ao lado significa que não existe nenhum endereço de IP configurado para a placa de rede (conexão local). Para tanto basta clicar no menu iniciar painel de controle conexões de rede e de internet conexões de rede. Depois clique com o botão direito e depois em propriedades.

8 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO CLIENTE Selecione a opção Mostrar ícone na área de notificação quando conectado para que o ícone da placa de rede (conexão local) apareça perto do relógio na barra de tarefas. Selecione agora o Protocolo TCP-IP e depois clique no botão Propriedades. Digite o endereço IP e a máscara de sub-rede conforme a figura ao lado e clique no botão OK. Clique novamente no botão OK na tela da figura acima que aparecerá. Você pode agora notar que o ícone da placa de rede ao lado na barra de tarefas não aparece mais com a mensagem de que não há conectividade.

9 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO CLIENTE Clique na aba Suporte onde poderemos ver algumas informações básicas do endereço de IP que acabamos de definir para o computador. Podemos ver que aparece a opção Configurado manualmente, o endereço de IP e a Máscara de sub-rede. Para obter informações mais detalhadas clique no botão Detalhes... Podemos notar que as informações sobre Gateway padrão, Servidor DNS e Servidor WINS aparecem em branco. Isso acontece porque nós não a configuramos, e nem iremos configurar por enquanto. Para sair clique no botão Fechar desta tela e da anterior.

10 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO SERVIDOR Os passos para a configuração de endereço de IP são idênticos aos da máquina cliente mostrada anteriormente. Ao lado temos a tela final do servidor com a configuração finalizada. Deixe com as seguintes configurações: Endereço IP: Máscara de sub-rede: Se tiver dúvidas reveja os passos na configuração para a máquina cliente e os repita da mesma maneira na máquina servidor.

11 TESTANDO A COMUNICAÇÃO (CONECTIVIDADE) Agora que já configuramos o endereço de rede para as duas máquinas (cliente e servidor), devemos realizar testes para saber se estas estão conseguindo comunicar-se através da rede. Para isto usaremos o comando PING, que envia 4 pacotes de uma máquina para a outra através da rede e, quando a máquina para qual foi disparado o PING recebe os pacotes corretamente, envia uma mensagem de confirmação para a máquina a partir da qual originou-se o comando. Vamos realizar o comando PING a partir da máquina cliente para a máquina servidor. Para isto basta acessar o Prompt de comando através do menu iniciar executar e digitar o comando cmd.

12 TESTANDO A COMUNICAÇÃO (CONECTIVIDADE) Como estamos pingando da máquina cliente para a máquina servidor devemos digitar o comando ping e o endereço IP da máquina servidor (figura). Você pode notar que os 4 pacotes enviados a partir da máquina cliente para a máquina servidor foram recebidos com sucesso. Isso significa que as duas máquinas estão comunicando-se através da rede. Poderíamos fazer também o caminho inverso a partir do servidor só que os pacotes não seriam enviados pois o Windows XP vêm com o firewall ativado por padrão (o que não acontece no Windows Server 2003), devendo este ser desabilitado para que a operação fosse realizada com sucesso. Como não precisaremos acessar a máquina cliente, somente o servidor não há problema algum. Nossa rede esta completa e em funcionamento.

13 That's all Folks Fontes: Prof. Robson Escotiel

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows XP

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows XP 5.0 6.3.2.9 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá configurar uma placa de rede Ethernet para usar

Leia mais

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda

Leia mais

Desenvolvimento de softwares e aplicações web

Desenvolvimento de softwares e aplicações web Desenvolvimento de softwares e aplicações web Home Empresa Softwares Downloads Contato Pedido Online Nós temos 2 visitantes online Visitantes Hoje 54 Esta semana 54 Este mês 1095 Último mês 2131 Artigos

Leia mais

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows Vista

Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows Vista 5.0 6.3.2.8 Lab - Configurando uma placa de rede para usar DHCP no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá configurar uma placa de rede Ethernet para usar

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

Procedimentos para configuração de WDS With AP

Procedimentos para configuração de WDS With AP Procedimentos para configuração de WDS With AP No modo WDS with AP, o DWL-2100AP se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet.

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet. 1- No modo Bridge with AP, o DAP-1360 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1360 com o outro DAP-1360

Leia mais

Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL

Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL - CONFIGURAÇÃO DA REDE LOCAL Para que o Técnico possa efetuar a configuração de rede, terá que seguir os seguintes procedimentos.

Leia mais

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Laboratório 1.1.6 Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Objetivo Identificar as ferramentas utilizadas para descobrir a configuração de redes do computador com vários sistemas operacionais. Coletar

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Lab - Conectando um Roteador Pela Primeira Vez

Lab - Conectando um Roteador Pela Primeira Vez 5.0 6.8.3.5 Lab - Conectando um Roteador Pela Primeira Vez Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar as definições básicas no Linksys E2500. Equipamento Recomendado

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

STK - Setup da DR800 ETH na rede do cliente

STK - Setup da DR800 ETH na rede do cliente STK - Setup da DR800 ETH na rede do cliente Neste Escovando Bits vamos falar um pouco sobre as características da DR800 ETH e mostrar como fazer a configuração, comunicação e alguns testes mais direcionados

Leia mais

Utilizando IP na iluminação Cênica

Utilizando IP na iluminação Cênica Utilizando IP na iluminação Cênica (Conectando software DOT2 on PC e interface LUMIKIT) Por Marco Gonçalves IP (Internet Protocol) O que é IP (Internet Protocol) ou o Protocolo da Internet, a máscara de

Leia mais

Redes Credenciados Detran Manual de configuração e testes

Redes Credenciados Detran Manual de configuração e testes Manual SAC Redes Credenciados Detran Manual de configuração e testes Última atualização em: 23/10/2016 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC: (51)3210-3995

Leia mais

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado).

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Este problema geralmente ocorre em um computador Estação, quando há problemas

Leia mais

Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista

Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista IT Essentials 5.0 6.8.3.9 Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Verificador Slimterm TCP-IP

Verificador Slimterm TCP-IP Verificador Slimterm TCP-IP 1 Acessando a Configuração 1. Ao ligar o equipamento será exibido a tela de inicialização. 2. Indica que não localizou o cabo de rede. 3. Indica que está iniciando o modulo

Leia mais

ACESSANDO AS CÂMERAS IP NO CELULAR SEM O DVR SE180, SE181, SE182, SE183

ACESSANDO AS CÂMERAS IP NO CELULAR SEM O DVR SE180, SE181, SE182, SE183 ACESSANDO AS CÂMERAS IP NO CELULAR SEM O DVR SE180, SE181, SE182, SE183 Vá no computador em que deseja configurar a câmera e aperte as teclas ao mesmo tempo Windows + R Irá abrir uma janela, digite cmd

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR Antes de iniciar o procedimento, recomendamos que o administrador da rede seja consultado. No site www.linear-hcs.com.br, vá na aba Softwares HCS e selecione a opção Software Guarita IP : Clique em baixar:

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point 1 Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-G700AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Nesse Manual

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio

Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Laboratório Exibição de informações da placa de rede com e sem fio Objetivos Parte 1: Identificar e trabalhar com placas de rede do PC Parte 2: Identificar e usar os ícones rede da bandeja do sistema Histórico/cenário

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1 Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640T

Leia mais

Lab - Configurando um Roteador sem fio no Windows 7

Lab - Configurando um Roteador sem fio no Windows 7 IT Essentials 5.0 6.8.3.8 Lab - Configurando um Roteador sem fio no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Diagrama de Topologia Rede Peer-to-Peer Objetivos Rede Comutada Com a conclusão deste laboratório, você será capaz de: Identificar

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Passo 1: Para permitir que computadores acessem instâncias do SQL Server em outra máquina, a primeira coisa a ser feita é uma configuração na instância

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão:

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão: CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G Roteadores Versão: 080429 CONECTANDO O PONTO DE ACESSO 1. Primeiro, conecte o cabo de força no painel traseiro do TL-WA501G.

Leia mais

Aula pratica 5 Testar Conexões TCP/IP em Redes Industrias Usando os comandos Ping (2.a Parte)

Aula pratica 5 Testar Conexões TCP/IP em Redes Industrias Usando os comandos Ping (2.a Parte) 1 Aula pratica 5 Testar Conexões TCP/IP em Redes Industrias Usando os comandos Ping (2.a Parte) Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como testar a conectividade de uma rede industrial

Leia mais

Manual Técnico para Parceiros

Manual Técnico para Parceiros Manual Técnico para Parceiros Apresentação O serviço VPN SW GSURFNET está em produção no mercado desde 2006, conduzindo o tráfego das operações TEF sobre IP através de qualquer meio de acesso à Internet

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto Modem ADSL W-M2100g Nº. 002/2010 Referência Configuração do modem C3Tech Responsável Leandro Martins Data 18. Janeiro. 2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do modem

Leia mais

Montando uma Rede Simples. Cabeamento

Montando uma Rede Simples. Cabeamento Montando uma Rede Simples Uma rede de computadores permite o compartilhamento de arquivos, equipamentos (impressora, digitalizador ou escâner), internet e vários outros recursos. Agora vou mostrar como

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora Vono

Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora Vono 1 Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora Vono Neste Manual vamos apresentar a seguinte topologia: Para que possamos realizar a topologia acima devemos seguir as etapas abaixo: Obs.:

Leia mais

CONFIGURANDO O ROTEADOR

CONFIGURANDO O ROTEADOR CONFIGURANDO O ROTEADOR Preparando seu roteador Antes de iniciar a configuração do roteador através de um computador, siga os passos abaixo para preparar o roteador. 1. Ligue o equipamento na energia.

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

CONFIGURANDO O ROTEADOR

CONFIGURANDO O ROTEADOR CONFIGURANDO O ROTEADOR Preparando seu roteador Antes de iniciar a configuração do roteador através de um computador, siga os passos abaixo para preparar o roteador. 1. Ligue o equipamento na energia.

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº2 Configuração de TCP/IP numa rede computadores Utilização do Ping e Tracert 1 Objectivo

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE CONFIGURAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE CONFIGURAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇO DE CONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE Professor Carlos Muniz Objetivos Vamos ver como Instalar e Configurar no DHCP no Windows. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)

Leia mais

Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora UOL

Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora UOL 1 Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora UOL Neste manual vamos apresentar a seguinte topologia: Para que possamos realizar a topologia acima devemos seguir as etapas abaixo: Obs.:

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP

Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP Laboratório - Uso do Wireshark para observar o handshake triplo do TCP Topologia Objetivos Parte 1: Preparar o Wireshark para capturar pacotes Selecionar uma interface apropriada da placa de rede para

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Repeater

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Repeater Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Repeater No modo * Repeater o DWL-G700AP vai repetir o sinal Wireless do DI-524. * O DWL-G700AP somente apresenta a função Repeater a partir da versão

Leia mais

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater Neste manual explicaremos como utilizar o EVO-W54ARv2 em modo repetidor utilizando o sistema Universal Repeater, facilitando assim uma ampliação do

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2016 Índice Sumário Rede VPN UFBA... 1 2016... 1 Introdução... 2 Windows

Leia mais

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo AP

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo AP Configuração do Evo-W54ARv2 em modo AP Para começar com a configuração do EVO-W54ARv2 conectaremos um cabo de rede desde a porta 1 do EVO-W54ARv2 até a placa de rede de seu equipamento. Agora começaremos

Leia mais

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping.

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. 1 Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como testar a conectividade de uma rede

Leia mais

INSTALAÇÃO DE REDE BANDA LARGA

INSTALAÇÃO DE REDE BANDA LARGA INSTALAÇÃO DE REDE BANDA LARGA Roteador TP-Link Conectando os Cabos ao Roteador 1.1. Conecte seu PC (desktop e notebook) na porta n 1 (LAN 1) do roteador usando um cabo de rede; 1.2. Conecte o MODEM ADSL/Cable-Modem

Leia mais

Configurar IPv4 e IPv6 em um ponto de acesso Wireless

Configurar IPv4 e IPv6 em um ponto de acesso Wireless Configurar IPv4 e IPv6 em um ponto de acesso Wireless Objetivo A versão 4 do protocolo de internet (IPv4) é o formulário de uso geral do endereçamento de IP usado para identificar anfitriões em uma rede

Leia mais

Diego Alvarenga Parreira

Diego Alvarenga Parreira O A u t o r Diego Alvarenga Parreira Engenheiro Eletricista na modalidade eletrônica com ênfase em Telecomunicações. A e m p r e s a (35) 3473 3100 contato@vivavox.com.br 2 de 12 S U M Á R I O I. INTRODUÇÃO

Leia mais

DSL-500G Generation II Telefonica Configurações para o modo Router(router IPoA sem NAT)

DSL-500G Generation II Telefonica Configurações para o modo Router(router IPoA sem NAT) DSL-500G Generation II Telefonica Configurações para o modo Router(router IPoA sem NAT) 1. Acesse as configurações do modem através do navegador de Internet: Na barra de endereços do navegador digite:

Leia mais

Ponto de Acesso Sem Fio

Ponto de Acesso Sem Fio Ponto de Acesso Sem Fio Guia do Usuário Versão: 1.1.0 Obrigado por escolher o Ponto de Acesso (AP) sem fio 54M. Como um produto rentável, este Ponto de Acesso sem fio fornece solução dedicada para pequenos

Leia mais

Conexões e endereço IP

Conexões e endereço IP Este tópico inclui: "Configuração da impressora" na página 3-2 "Configuração da conexão" na página 3-6 Configuração da impressora As informações desta seção estão também armazenadas na impressora como

Leia mais

Procedimentos para Redirecionamento de portas

Procedimentos para Redirecionamento de portas Procedimentos para Redirecionamento de portas 1- Para realizar a configuração de Redirecionamento de portas no modem, o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2730B,

Leia mais

Serviço de Informática

Serviço de Informática GUIA DE CONFIGURAÇÃO REDE SEM FIOS EDUROAM PARA WINDOWS XP Versão 2 Serviço de Informática abril 2018 IDENTIFICAÇÃO Título do Documento GUIA DE CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIOS EDUROAM PARA WINDOWS XP Instituição

Leia mais

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT Manual de Ativação Sumário Introdução 3 Conteúdo da Embalagem 3 Requisitos para Instalação 3 Guia de Configuração Rápida 3 Acessando o 4 Para acessar a interface de configuração do : 4 Configurações avançadas

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA Pontos de Acesso do Ruckus Wireless ZoneFlex 2925 Este Guia de Configuração Rápida descreve passo-a-passo como configurar um Ponto de Acesso (PA) do Ruckus Wireless ZoneFlex

Leia mais

IMPORTANTE: é fundamental que o IP das câmeras esteja dentro da faixa da sua rede, senão a comunicação não será possível.

IMPORTANTE: é fundamental que o IP das câmeras esteja dentro da faixa da sua rede, senão a comunicação não será possível. Instalando e configurando câmeras IP Wanscam séries JW e AJ Todas as câmeras IP funcionam por meio de rede de comunicação do tipo ethernet, que é o padrão mundial de rede de computadores. Esta rede pode

Leia mais

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS

Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Laboratório - Uso do Wireshark para examinar uma captura UDP DNS Topologia Objetivos Parte 1: Registrar as informações de configuração IP de um PC Parte 2: Usar o Wireshark para capturar consultas e respostas

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES MNUL DE CONFIGURÇÃO DE ES , O QUE É? Roteador é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores. Em residências, é comumente usado para fornecer sinal WiFi (sem fio) para dispositivos

Leia mais

CWR-901 Guia de Instalação Rápida

CWR-901 Guia de Instalação Rápida CWR-901 Guia de Instalação Rápida CWR901 Roteador para SMB Wireless-G 54Mbps Introdução Instalando o Roteador Wireless Requisitos do Sistema -Um computador (de mesa ou notebook) com interface Ethernet

Leia mais

W-R2000nL v1.3 Guia de instalação

W-R2000nL v1.3 Guia de instalação W-R2000nL v1.3 Guia de instalação Sumário Instalação...3 Configurando seu computador...4 Acessando a tela de configurações...5 Configuração de Roteamento...6 Alterando senha da rede sem fio...11 Repetição

Leia mais

Passos para a instalação

Passos para a instalação Manual de Instalação da Comanda Eletrônica Arquivos para instalação no computador.net Framework 3.5 ActiveSync (programa que vem junto com o Pocket que faz a integração do aparelho com o computador do

Leia mais

Aprenda a usar o VMware Parte 1

Aprenda a usar o VMware Parte 1 Materiais de Apoio Curso: Hardware Descrição/Objetivo: Instalação de maquina virtual. Aula: Elaborador: Bruno A, Gonçalves Unidade: Nova Granada SP. Data: Aprenda a usar o VMware Parte 1 Imagine você,

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

Projeto de Redes (Individual)

Projeto de Redes (Individual) Projeto de Redes (Individual) Aluno: Data: 15/10/2018 Insira na área de trabalho: Um PC e um Laptop; Conectar uma placa wireless no notebook - Desligue o notebook - Conecte a placa WPC300N - Religue o

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como entroncar no servidor e Configurar Gateway Synway SMG 4008 Olá pessoal! Neste tutorial vamos apresentar e configurar, mais uma novidade que a Lojamundi trouxe para o Brasil, os gateways de telefonia

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação SL-D300N Guia Rápido de Instalação Roteador Wireless SL-D300N Conteúdo do Pacote Um Modem Roteador Wireless SL-D300N Um Adaptador de Energia Um cabo Rj45 Dois Cabos Rj11 Guia

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO

GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO ROTEADORES WIRELESS 802.11G TL-WR340G TL-WR340GD TL-WR541G TL-WR542G TL-WR641G TL-WR642G Rev1.0.0 090129 ÍNDICE Informações importantes 1. Conexões físicas do Roteador

Leia mais

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você explorará o Firewall do Windows e definirá algumas configurações avançadas. Equipamentos Recomendados Dois computadores conectados diretamente ou através de uma rede

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

ENGENIUS GOLD. Roteador 11N Wireless. Manual de Usuário. (IEEE b/g/n)

ENGENIUS GOLD. Roteador 11N Wireless. Manual de Usuário. (IEEE b/g/n) ENGENIUS GOLD Roteador 11N Wireless (IEEE 802.11 b/g/n) Manual de Usuário 1 Configuração LAN, WAN Conexão LAN: Conecte o cabo Ethernet na porta LAN do seu PC/Notebook e em uma das 4 portas LAN disponíveis

Leia mais

Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10

Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Elaborado por: César Murilo da Silva Júnior (Setor de Informática da Biblioteca Central do UNIPAM) Colaboração: CRS Coordenação de Redes e Segurança

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Passo Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul).

Passo Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul). Passo 1 1. Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul). 2. Ligue o adaptador à encaminhadora e insira a ficha na tomada. 3. Ligue-se à rede sem

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas Guia do Wi-Fi Direct Configuração fácil usando Wi-Fi Direct Solução de problemas Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade... 2 1. Configuração fácil

Leia mais

Guia para Acesso Remoto

Guia para Acesso Remoto Termostato Web Controlador de Temperatura com Acesso Remoto Modelos CTR-101 e CTR-102 Guia para Acesso Remoto Versão 1.0 Julho/2016 1 1- Descrição O Termostato Web é um controlador digital de temperatura

Leia mais

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação da USB do D-SAT, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Objetivo do Documento Nesse documento está especificado o procedimento que deve ser adotado para realizar a instalação e configuração dos Componentes

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de 8 I/Os Ethernet suporte@cerne-tec.com.br www.cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo o Kit 03 2. Reconhecendo a Placa de I/O Ethernet 04 3. Entradas

Leia mais

Comunicação IHMs Beijer Electronics com CLPs Altus

Comunicação IHMs Beijer Electronics com CLPs Altus Nota de Aplicação Comunicação IHMs Beijer Electronics com CLPs Altus Altus Sistemas de Informática S.A. Página: 1 Sumário 1 Descrição... 3 2 Introdução... 3 3 Definição da Arquitetura de Referência...

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de no Mesmo Perfil do Outlook

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de  no Mesmo Perfil do Outlook Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de E-mail no Mesmo Perfil do Outlook Página 1 de 7 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Repeater

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Repeater Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Repeater No modo Repeater o DWL-2100AP vai repetir o sinal do DI-624 pela rede Wireless. Neste manual vamos apresentar a seguinte topologia: A posição

Leia mais