COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR"

Transcrição

1

2 COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

3 INTRODUÇÃO Para que uma rede de computadores exista precisamos preencher alguns requisitos tais como: 1 Devem existir 2 ou mais computadores ou então não seria necessária uma rede não é mesmo? 2 Estes computadores devem estar fisicamente ligados entre si, através de um MEIO FÍSICO (cabos de par trançado, fibra óptica) ou sem fio (wireless). 3 Para que estes computadores possam trocar informações e compartilhar recursos entre si precisam falar a mesma língua. Este trabalho é feito pelo Protocolo de Comunicação. Ex.: TCP/IP. PROTOCOLO TCP/IP O protocolo TCP/IP é o protocolo padrão para comunicação de computadores em uma rede de qualquer tamanho (LAN, MAN, WAN Internet) criado pela ISO. Não entraremos em detalhes pois esse assunto será abordado no componente curricular RCD. Vamos nos concentrar no endereço IP que é o que necessitamos configurar para que os computadores se comuniquem:

4 PROTOCOLO IP O protocolo IP versão 4 (IPv4) é constituído da seguinte forma: 1 Octeto 2 Octeto 3 Octeto 4 Octeto Endereço da Rede Endereço do Host O endereço IP é composto por 4 octetos variando de (255 endereços possíveis). Do 1 ao 3 octeto corresponde ao endereço da rede (classe de IP neste caso classe C) e o último octeto serve para identificar o host (máquina ou computador). Ou seja, numa rede classe C posso configurar até 254 máquinas por rede, pois o 0 (zero) e o 255 não podem ser utilizados pois são reservados para outros fins.

5 PREPARANDO O TERRENO Antes de mais nada, como estamos trabalhando com máquinas virtuais, precisamos alterar uma configuração que fará toda a diferença na confecção da nossa rede. Esta configuração trata-se de configurar as placas de redes das máquinas virtuais para trabalhar em modo somente local (Local Only). Isto se deve ao fato de que uma máquina virtual sempre herda as características de sua máquina hospedeira (física) e, neste caso, as duas máquinas virtuais estão herdando a mesma placa de rede, que por sua vez também é utilizada na máquina física ao mesmo tempo. Por este motivo não conseguiríamos fazer com que as nossas duas máquinas virtuais comunicassem-se única e exclusivamente entre si, atrapalhando o objetivo do nosso trabalho.

6 PREPARANDO O TERRENO Vou mostrar como fazer a configuração na máquina cliente. Esta configuração é exatamente igual para a máquina virtual servidor. Inicie o Microsoft Virtual PC. Tenha certeza que a máquina virtual está desligada (Not Running). Selecione a máquina virtual cliente e clique no botão Settings. Clique agora na opção Networking. No lado direito em Number of network adapters selecione a opção 1. Clique em Adapter 1 e selecione a opção Local only e depois clique no botão OK. Repita este procedimento para a máquina Servidor.

7 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO CLIENTE Este procedimento serve para qualquer sistema operacional Microsoft a partir do Windows Ligue a máquina virtual e logue com o usuário user. Esta mensagem que aparece ao lado significa que não existe nenhum endereço de IP configurado para a placa de rede (conexão local). Para tanto basta clicar no menu iniciar painel de controle conexões de rede e de internet conexões de rede. Depois clique com o botão direito e depois em propriedades.

8 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO CLIENTE Selecione a opção Mostrar ícone na área de notificação quando conectado para que o ícone da placa de rede (conexão local) apareça perto do relógio na barra de tarefas. Selecione agora o Protocolo TCP-IP e depois clique no botão Propriedades. Digite o endereço IP e a máscara de sub-rede conforme a figura ao lado e clique no botão OK. Clique novamente no botão OK na tela da figura acima que aparecerá. Você pode agora notar que o ícone da placa de rede ao lado na barra de tarefas não aparece mais com a mensagem de que não há conectividade.

9 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO CLIENTE Clique na aba Suporte onde poderemos ver algumas informações básicas do endereço de IP que acabamos de definir para o computador. Podemos ver que aparece a opção Configurado manualmente, o endereço de IP e a Máscara de sub-rede. Para obter informações mais detalhadas clique no botão Detalhes... Podemos notar que as informações sobre Gateway padrão, Servidor DNS e Servidor WINS aparecem em branco. Isso acontece porque nós não a configuramos, e nem iremos configurar por enquanto. Para sair clique no botão Fechar desta tela e da anterior.

10 CONFIGURANDO ENDEREÇO DE IP NO SERVIDOR Os passos para a configuração de endereço de IP são idênticos aos da máquina cliente mostrada anteriormente. Ao lado temos a tela final do servidor com a configuração finalizada. Deixe com as seguintes configurações: Endereço IP: Máscara de sub-rede: Se tiver dúvidas reveja os passos na configuração para a máquina cliente e os repita da mesma maneira na máquina servidor.

11 TESTANDO A COMUNICAÇÃO (CONECTIVIDADE) Agora que já configuramos o endereço de rede para as duas máquinas (cliente e servidor), devemos realizar testes para saber se estas estão conseguindo comunicar-se através da rede. Para isto usaremos o comando PING, que envia 4 pacotes de uma máquina para a outra através da rede e, quando a máquina para qual foi disparado o PING recebe os pacotes corretamente, envia uma mensagem de confirmação para a máquina a partir da qual originou-se o comando. Vamos realizar o comando PING a partir da máquina cliente para a máquina servidor. Para isto basta acessar o Prompt de comando através do menu iniciar executar e digitar o comando cmd.

12 TESTANDO A COMUNICAÇÃO (CONECTIVIDADE) Como estamos pingando da máquina cliente para a máquina servidor devemos digitar o comando ping e o endereço IP da máquina servidor (figura). Você pode notar que os 4 pacotes enviados a partir da máquina cliente para a máquina servidor foram recebidos com sucesso. Isso significa que as duas máquinas estão comunicando-se através da rede. Poderíamos fazer também o caminho inverso a partir do servidor só que os pacotes não seriam enviados pois o Windows XP vêm com o firewall ativado por padrão (o que não acontece no Windows Server 2003), devendo este ser desabilitado para que a operação fosse realizada com sucesso. Como não precisaremos acessar a máquina cliente, somente o servidor não há problema algum. Nossa rede esta completa e em funcionamento.

13 That's all Folks Fontes: Prof. Robson Escotiel

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Procedimentos para configuração de WDS With AP

Procedimentos para configuração de WDS With AP Procedimentos para configuração de WDS With AP No modo WDS with AP, o DWL-2100AP se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP

Procedimentos para configuração em modo WDS with AP Procedimentos para configuração em modo WDS with AP 1- No modo WDS with AP, o DAP-1353 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System)

Leia mais

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet.

Para realizar o procedimento de configuração de Bridge with AP, será necessário que os DAP-1360 estejam ligados ao computador por um cabo Ethernet. 1- No modo Bridge with AP, o DAP-1360 se conecta a várias redes, embora ainda funcionando como um Access Point wireless. WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1360 com o outro DAP-1360

Leia mais

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs

Laboratório Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Laboratório 1.1.6 Configuração do TCP/IP em uma Rede de PCs Objetivo Identificar as ferramentas utilizadas para descobrir a configuração de redes do computador com vários sistemas operacionais. Coletar

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point 1 Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-G700AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Nesse Manual

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão:

CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G. Roteadores Versão: CONFIGURAÇÃO DOS ACCESS POINT EM MODO AP REPEATE (REPETIDOR) TL-WA501G E TL-WA601G Roteadores Versão: 080429 CONECTANDO O PONTO DE ACESSO 1. Primeiro, conecte o cabo de força no painel traseiro do TL-WA501G.

Leia mais

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Passo 1: Para permitir que computadores acessem instâncias do SQL Server em outra máquina, a primeira coisa a ser feita é uma configuração na instância

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto Modem ADSL W-M2100g Nº. 002/2010 Referência Configuração do modem C3Tech Responsável Leandro Martins Data 18. Janeiro. 2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do modem

Leia mais

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede

Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Laboratório 2.6.1: Orientação de Topologia e Construção de uma Pequena Rede Diagrama de Topologia Rede Peer-to-Peer Objetivos Rede Comutada Com a conclusão deste laboratório, você será capaz de: Identificar

Leia mais

Verificador Slimterm TCP-IP

Verificador Slimterm TCP-IP Verificador Slimterm TCP-IP 1 Acessando a Configuração 1. Ao ligar o equipamento será exibido a tela de inicialização. 2. Indica que não localizou o cabo de rede. 3. Indica que está iniciando o modulo

Leia mais

Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora Vono

Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora Vono 1 Procedimentos para configuração do DVG-2001S para operadora Vono Neste Manual vamos apresentar a seguinte topologia: Para que possamos realizar a topologia acima devemos seguir as etapas abaixo: Obs.:

Leia mais

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater Neste manual explicaremos como utilizar o EVO-W54ARv2 em modo repetidor utilizando o sistema Universal Repeater, facilitando assim uma ampliação do

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº2 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº2 Configuração de TCP/IP numa rede computadores Utilização do Ping e Tracert 1 Objectivo

Leia mais

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo AP

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo AP Configuração do Evo-W54ARv2 em modo AP Para começar com a configuração do EVO-W54ARv2 conectaremos um cabo de rede desde a porta 1 do EVO-W54ARv2 até a placa de rede de seu equipamento. Agora começaremos

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO.

COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. COMPARTILHAMENTO DO DISCO E PERMISSÕES DE REDE PÚBLICAS E DE GRUPOS DE TRABALHO. 1. Compartilhar a máquina servidor clicando com o botão direito do mouse em disco local e no menu de contexto não pção Propriedades.

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2016 Índice Sumário Rede VPN UFBA... 1 2016... 1 Introdução... 2 Windows

Leia mais

Diego Alvarenga Parreira

Diego Alvarenga Parreira O A u t o r Diego Alvarenga Parreira Engenheiro Eletricista na modalidade eletrônica com ênfase em Telecomunicações. A e m p r e s a (35) 3473 3100 contato@vivavox.com.br 2 de 12 S U M Á R I O I. INTRODUÇÃO

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa de 8 I/Os Ethernet suporte@cerne-tec.com.br www.cerne-tec.com.br Sumário 1. Reconhecendo o Kit 03 2. Reconhecendo a Placa de I/O Ethernet 04 3. Entradas

Leia mais

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping.

Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. 1 Configurar endereçamento de IHM e testar conexões TCP/IP em redes industrias usando os comandos Ping. Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como testar a conectividade de uma rede

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

Manual de Configuração.

Manual de Configuração. O NX WiFi é um conversor de Serial e Ethernet para WiFi, com isso eliminando o cabeamento em suas instalações e deixando-os equipamentos com mais mobilidade. NX WiFi Modo STA Modo STA Neste modo o NXWiFi

Leia mais

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação

Guia Rápido de Instalação SL-D300N. Guia Rápido de Instalação Guia Rápido de Instalação SL-D300N Guia Rápido de Instalação Roteador Wireless SL-D300N Conteúdo do Pacote Um Modem Roteador Wireless SL-D300N Um Adaptador de Energia Um cabo Rj45 Dois Cabos Rj11 Guia

Leia mais

Procedimentos para Redirecionamento de portas

Procedimentos para Redirecionamento de portas Procedimentos para Redirecionamento de portas 1- Para realizar a configuração de Redirecionamento de portas no modem, o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2730B,

Leia mais

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas

Guia do Wi-Fi Direct. Configuração fácil usando Wi-Fi Direct. Solução de problemas Guia do Wi-Fi Direct Configuração fácil usando Wi-Fi Direct Solução de problemas Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade... 2 1. Configuração fácil

Leia mais

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT

Manual de Ativação AhF01 Fog IoT Manual de Ativação Sumário Introdução 3 Conteúdo da Embalagem 3 Requisitos para Instalação 3 Guia de Configuração Rápida 3 Acessando o 4 Para acessar a interface de configuração do : 4 Configurações avançadas

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES MNUL DE CONFIGURÇÃO DE ES , O QUE É? Roteador é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores. Em residências, é comumente usado para fornecer sinal WiFi (sem fio) para dispositivos

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como entroncar no servidor e Configurar Gateway Synway SMG 4008 Olá pessoal! Neste tutorial vamos apresentar e configurar, mais uma novidade que a Lojamundi trouxe para o Brasil, os gateways de telefonia

Leia mais

Passos para a instalação

Passos para a instalação Manual de Instalação da Comanda Eletrônica Arquivos para instalação no computador.net Framework 3.5 ActiveSync (programa que vem junto com o Pocket que faz a integração do aparelho com o computador do

Leia mais

Guia para Acesso Remoto

Guia para Acesso Remoto Termostato Web Controlador de Temperatura com Acesso Remoto Modelos CTR-101 e CTR-102 Guia para Acesso Remoto Versão 1.0 Julho/2016 1 1- Descrição O Termostato Web é um controlador digital de temperatura

Leia mais

Passo Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul).

Passo Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul). Passo 1 1. Ligue o cabo do modem à porta da encaminhadora (router) dedicada para a ligação do modem (a porta azul). 2. Ligue o adaptador à encaminhadora e insira a ficha na tomada. 3. Ligue-se à rede sem

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Como Permitir a Navegação Usando o NetBIOS Over IP

Como Permitir a Navegação Usando o NetBIOS Over IP Como Permitir a Navegação Usando o NetBIOS Over IP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Ajuste o nome do grupo de trabalho para ser o Domain

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula Pratica 3 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge

Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge Procedimento para Configuração de Internet em modo Bridge 1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Bridge o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2640B

Leia mais

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2000 APRESENTAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto Leucotron, construído sob as normas ISO 9001 com tecnologia de ponta, aprovado de acordo com as normas de telecomunicações vigentes. Este Manual

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração

Manual de Instalação e Configuração Manual de Instalação e Configuração MICROTERMINAL Versão: 2.1 Índice 1 CONFIGURANDO O MICROTERMINAL... 3 1.1 CONFIGURAÇÃO DO IP MANUAL DO MICROTERMINAL... 5 1.2 CONFIGURANDO O EASYASSIST PARA MICROTERMINAIS

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração EAMICROTERMINAL

Manual de Instalação e Configuração EAMICROTERMINAL Manual de Instalação e Configuração EAMICROTERMINAL 1 Configurando o microterminal Para navegar entre as opções, utilize as seguintes teclas de funções: Retorna um item; Seleciona as

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Cliente

Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Cliente Configuração do Evo-W54ARv2 em modo Cliente Para começar com a configuração do EVO-W54ARv2 conectaremos um cabo de rede desde a porta 1 do EVO-W54ARv2 até a placa de rede de seu equipamento. Agora começaremos

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN

Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN Laboratório 4.2.9d Fluke LinkRunner Testes de LAN Objetivo Familiarizar-se com as capacidades do Fluke LinkRunner Determinar se um cabo de acesso está ativo Identificar a velocidade, capacidades duplex

Leia mais

DSL-500B Configuração modo Router IPoA com NAT

DSL-500B Configuração modo Router IPoA com NAT DSL-500B Configuração modo Router IPoA com NAT 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO ROTEADOR DLINK DIR-615

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO ROTEADOR DLINK DIR-615 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO ROTEADOR DLINK DIR-615 AVISO IMPORTANTE 2 CARO CLIENTE, A NAXI FIBRA disponibiliza em sua residência/empresa, por padrão, dois equipamentos: ONU (Modem Óptico / Dispositivo Branco);

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Para

Leia mais

Sub-Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sub-Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Sub-Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Exercícios 8- Descubra se os ips de origem e destino se encontram na mesma rede: a) IP Origem: 10.200.150.4 IP Destino: 10.200.150.5 Máscara de rede: 255.255.255.0

Leia mais

Configuração em modo Bridge

Configuração em modo Bridge Configuração em modo Bridge 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE GLOBUS NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO

CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE GLOBUS NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO Revisão: 17/jun/2009 Página: 1 de 28 CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE GLOBUS NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO BgmRodotec Tecnologia e Inteligência para o Transporte Revisão: 17/jun/2009 Página: 2 de 28 ÍNDICE Instalação

Leia mais

AULA 6: SERVIDOR DNS EM WINDOWS SERVER

AULA 6: SERVIDOR DNS EM WINDOWS SERVER AULA 6: SERVIDOR DNS EM WINDOWS SERVER Objetivo: Instalar e detalhar o funcionamento de um Servidor de DNS (Domain Name System) no sistema operacional Microsoft Windows 2003 Server. Ferramentas: - ISO

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA IMPORTANTES

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA IMPORTANTES INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA IMPORTANTES Nunca abra ou desmonte a fonte de energia para reparos, o suporte deve ser feito por técnicos da Alphasys. Existe perigo de choque. Durante fortes tempestades deixe

Leia mais

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 NTI Núcleo Técnico de Informações Março/2012 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos

Leia mais

Pesquisando defeitos a vizinhança de rede Microsoft após ter estabelecido um túnel VPN com o Cisco VPN Client

Pesquisando defeitos a vizinhança de rede Microsoft após ter estabelecido um túnel VPN com o Cisco VPN Client Pesquisando defeitos a vizinhança de rede Microsoft após ter estabelecido um túnel VPN com o Cisco VPN Client Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problemas da

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

Procedimentos para Configuração DMZ

Procedimentos para Configuração DMZ Procedimentos para Configuração DMZ 1- Para realizar a configuração de DMZ no modem, o computador deve estar conectado via cabo Ethernet em uma das portas LAN do DSL-2730B, e o cabo de telefone conectado

Leia mais

1. Operações iniciais Configuração do endereço IP do PC

1. Operações iniciais Configuração do endereço IP do PC SENTRON PAC3200/4200 Comunicação do SENTRON PAC3200/4200 com o PC Rodrigo Peres - 27/01/2014 Objetivo: Estabelecer comunicação com o PAC3200/4200 com o Software Powerconfig Aviso: Este documento apresenta

Leia mais

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico)

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Este documento é baseado no Guia Foca Linux, que pode ser encontrado em: http://focalinux.cipsga.org.br/. Introdução O SAMBA é um servidor e conjunto de

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Resolução de nomes no Windows Server

Resolução de nomes no Windows Server Resolução de nomes no Windows Server João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 / 27 Resolução de Nomes Resolução de Nomes Instalação do DNS Aponte o servidor DNS para si mesmo Criando uma zona de resolução

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama:

Se você possui uma tomada de telefone no padrão TeleBrás siga este diagrama: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Guia de Configuração Rápida da Rede

Guia de Configuração Rápida da Rede Guia de Configuração Rápida da Rede WorkCentre M123/M128 WorkCentre Pro 123/128 701P42078_pt-BR 2004. Todos os direitos reservados. A proteção de copyright aqui reclamada inclui todas as formas e assuntos

Leia mais

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS.

Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. Este guia irá auxilia-lo a configuração do PIN para conexão WPS. IMPORTANTE: Para primeira instalação é necessário o uso de Internet via cabo para configurar. O uso de Internet sem fio (wireless) impossibilitará

Leia mais

Procedimentos para Suporte Técnico

Procedimentos para Suporte Técnico GPON DSL-2750B Speedy Fibra Wi-Fi (Fibra - Cliente GPON DSL-2750B Speedy Fibra Wi-Fi) Descrição Ponto de Atenção! DSL-2750B Speedy Fibra Wi-Fi Descrição Visão Geral do Produto Descrição do Equipamento

Leia mais

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40 Guia Rápido Roteador RE041 quickguide_rv1.indd 1 21/09/2012 14:42:40 quickguide_rv1.indd 2 21/09/2012 14:42:40 3 Sumário Sumário...3 1. Conectando o roteador...4 2. Login no roteador...6 3. Conectando

Leia mais

Nome do software: Freestyler

Nome do software: Freestyler LBC8 - Configuração das interfaces Lumikit em software de terceiros Autor: Gabriel Klabunde Neste documento apresentamos um passo a passo explicando como configurar as interfaces Lumikit em softwares de

Leia mais

I CICLO CIENTÍFICO FAPAN

I CICLO CIENTÍFICO FAPAN I CICLO CIENTÍFICO FAPAN Instalação e configuração de Redes Locais LAN, em ambientes Microsoft Windows e GNU/Linux Ademar Alves Trindade Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres-MT, 4 a 6 de maio de 2011.

Leia mais

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização.

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Imagem ilustrativa Manual de ativação 1-Visão Geral... 2 1- Primeiro acesso ao DMI... 2 2 - Ativação

Leia mais

MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000

MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000 MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000 1. Introdução Eventualmente, caso o WOM 5000 seja desligado no meio de uma atualização de firmware ou restauração de backup (mesmo

Leia mais

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo:

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada de telefone no padrão Americano siga

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS)

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) A primeira coisa a se fazer é escolher o micro Servidor, pois é neste micro que o banco de dados ficará. Para isso, baixe o

Leia mais

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização.

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Imagem ilustrativa Manual de ativação 1-Visão Geral... 2 1- Primeiro acesso ao DMI... 2 2 - Ativação

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Linux Para esta configuração foi utilizado o Linux Ubuntu 12.04 mas o comando é o mesmo para todas as distribuições de Linux. Descompacte o arquivo patch_panel_evolution.gz na pasta home.informação. Digitar

Leia mais

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1)

Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Impressora a laser em cores Phaser 6200 Rede EtherTalk Macintosh (MacOS 8.x/9.x/X, versão 10.1) Esta seção fornece as etapas de instalação e solução de problemas para Macintosh (MacOS 8 até X, versão 10.1):

Leia mais

Montagem de um ponto de acesso de um provedor de Internet utilizando a tecnologia 5.8 GHz.

Montagem de um ponto de acesso de um provedor de Internet utilizando a tecnologia 5.8 GHz. ATIVIDADE AVALIADA Equipe: Adélcio Magalhães Milhorini 10282037 José Carlos Guimarães Junior 10282052 Pedro Henrique Botelho de Melo 10281028 Montagem de um ponto de acesso de um provedor de Internet utilizando

Leia mais

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router)

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router) 1 1 2 2 Índice 1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem 3 2 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação via Software no Computador 5 3 Instalando o Discador RASPPPoE 7

Leia mais

SAP Business One 8.8. How to Connect Mobile App to B1 Demo System

SAP Business One 8.8. How to Connect Mobile App to B1 Demo System SAP Business One 8.8 How to Connect Mobile App to B1 Demo System Alexandre Castro Channel Enablement & Solution Expert SAP Business One Ecosystem & Channel Readiness SAP Brasil Março 2011 SAP Business

Leia mais

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura.

Network Camera. Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 4-441-095-71 (1) Network Camera Guia do SNC easy IP setup Versão de software 1.0 Antes de operar o aparelho, leia todo este manual e guarde-o para referência futura. 2012 Sony Corporation Índice Salvar

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Outros métodos de instalação" na página 3-33 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia SDF

Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia SDF Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia SDF Manual Sistema de Dimensionamento Cabos e Energia... 1 Inicialização Automática do SDF... 2 Configurações Internet Explorer... 2 Passo 1 - Abra Opções

Leia mais

Configuração de acesso remoto - PowerSystem Antes de iniciar o trabalho, convém ter à mão o nome dos usuários que farão uso do acesso remoto.

Configuração de acesso remoto - PowerSystem Antes de iniciar o trabalho, convém ter à mão o nome dos usuários que farão uso do acesso remoto. Configuração de acesso remoto - PowerSystem Antes de iniciar o trabalho, convém ter à mão o nome dos usuários que farão uso do acesso remoto. No servidor Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, clique

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01

Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Guia de Instalação Rápida TEW-639GR 2.01 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Instalação de Hardware 2 3. Configurando o Roteador Wireless 3 Troubleshooting 5 Version 03.04.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

USANDO CLIENT OWNCLOUD

USANDO CLIENT OWNCLOUD 1 USANDO CLIENT OWNCLOUD Como sincronizar a nuvem da UTFPR Sincronizando sua conta institucional e usando de forma offline Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando owncloud Client... 2 2.1 Fazendo download

Leia mais

Manual Aplicativo. Visonic Go

Manual Aplicativo. Visonic Go Manual Aplicativo Visonic Go 1 Índice Instalação do Aplicativo... 3 Configuração do Aplicativo... 5 Alteração de Dados do Painel... 8 Excluir Cadastro de Painel... 9 Conexão com o Painel... 10 Funcionamento

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais