Usando Modificadores para manipular Malhas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Usando Modificadores para manipular Malhas"

Transcrição

1 Usando Modificadores para manipular Malhas Antes de mudarmos a forma das malhas e transformá-las em outras formas, devemos tornarnos confortáveis em criar, movimentar, rotacionar e o escalonar malhas. Os três principais comandos manipuladores utilizados em Blender (em objeto Modo) são os seguintes: "G" teclado possibilita o movimento do objeto com o mouse; "S" teclado possibilita escalonar o objeto em todas as direções com o mouse, aumentando ou diminuindo o objeto; "R" teclado possibilita girar o objeto. Se você gostaria de fazer qualquer uma dessas operações por meio de um número exato, digite a tecla "N" para abrir o Menu Transform do lado direito da sua tela (ou clique no pequeno "+" no canto superior direito). Você também pode bloquear números. Usando os manipuladores de transformação: Ao invés de digitar R, S ou G para manipular um objeto, você pode ligar o widget correspondente e simplesmente pegar o eixo que você deseja alterar. Usando o manipulador de movimentação você pode deslocar o objeto na direção X, Y ou Z. Basta clicar na seta do eixo e segurar o botão esquerdo do mouse. Ao deslocar o mouse se movimenta o objeto na direção selecionada. Com o manipulador de rotação conseguimos rotacionar o objeto em torno do eixo X, Y ou Z. Para rotacionar em torno do eixo X, por exemplo, clique no círculo vermelho (cor do eixo X) e segurando o botão do mouse, desloque o mouse na direção desejada. Para escalonarmos o objeto numa direção, após selecionar o manipulador, clicamos na seta da direção desejada e deslocamos o mouse sempre segurando o botão esquerdo. Exemplo: O colosso de Rodes Reinicie o Blender. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y: 4.000; Z: 0,000. Em Scale faça X: 2,000; Y: 1.000; Z: 1,000. Adicione um novo Cube. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y: 4.000; Z: 0,000. Em Scale faça X: 2,000; Y: 1.000; Z: 1,000. Adicione um novo Cylinder. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y: 4.000; Z: 2,000. Em Scale faça X: 0,500; Y: 0.500; Z: 1,000. Adicione um novo Cylinder. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y: 4.000; Z: 2,000. Em Scale faça X: 0,500; Y: 0.500; Z: 1,000. Adicione um novo Cylinder. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y: 3.300; Z: - 3,500. Em Scale faça X: 0,500; Y: 0.500; Z: 1,000. Em Rotation faça X: 0,000; Y: ; Z: 0,000. Adicione um novo Cylinder. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y: 3.300; Z: 3,500. Em Scale faça X: 0,500; Y: 0.500; Z: 1,000. Em Rotation faça X: 0,000; Y: ; Z: 0,000. Adicione um novo Cube. Tecle N para acessar o Menu Transform. Em Location faça X: 0,000; Y:

2 0.000; Z: 4,800. Em Scale faça X: 1,000; Y: 3.000; Z: 1,000. Adicione um novo Cylinder com Radius 2: 2.000; Radius 1: No Menu Transform faça Location faça X: 0,000; Y: 0.000; Z: 6,800. Adicione uma UV Sphere com Size: 2,000 e Location X: 0,000; Y: 0.000; Z: 9,600. No Menu Transform em Display desabilite Grid Floor. Edit Mode Edição de malha Depois de ter criado uma malha, você pode entrar em Modo de Edição (Edit Mode), teclando Tab ou usando o Menu Object Mode, e mudar a sua forma (1). No modo de edição, você pode trabalhar com vértices individuais para criar a forma que você deseja. Você sabe que está no modo de edição quando você vê rosa ou pontos amarelos no objeto selecionado. Pontos-de-rosa são vértices não selecionados enquanto pontos amarelos são vértices selecionados (2). Seleção de vértices: Enquanto no modo de edição, para selecionar um único vértice, clique com o botão direito do mouse RMB no vértice. Para selecionar múltiplos vértices, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto clica com RMB sobre eles. Para selecionar com uma janela em torno dos vértices, tecle "B" (Border Select) e arraste a janela para selecionar (3 e 4). Digitando a tecla "C" (Circle Select) irá trazer uma ferramenta de seleção circular que pode ser dimensionada pressionando a tecla "+ ou -" no teclado numérico. Rolar a roda central do mouse irá fazer o mesmo que as teclas "+ e -" (3 e 5). Para selecionar vértices no modo Circle Select, mantenha o botão esquerdo LMB. Para cancelar a seleção de vértices, segure a roda do mouse. Pressionando "Esc" vai desabilitar a ferramenta de seleção circular. Para selecionar todos os vértices ou desmarcar os selecionados no momento, use a tecla "A" (para todos) uma vez ou duas vezes.

3 Viewport Shading Dependendo da velocidade do seu computador, a complexidade de sua cena, e do tipo de trabalho que você está fazendo, você pode alternar entre os vários modos de desenho: Rendered Imagem UV Displays de modelos texturizados com iluminação OpenGL. Nem texturas processuais ou texturas não mapeadas-uv serão mostradas. Texture Aproxima todas as texturas e iluminação em cada vértice, e as misturas de um para o outro. Muito menos preciso do que usando o mecanismo de renderização para verificar texturas, mas muito mais rápido. Note que se você não tem iluminação em sua cena, tudo permanecerá preto. Solid Este é o modo de desenho padrão em que as superfícies são desenhados como cores sólidas, com iluminação embutida OpenGL. Este modo de desenho não é dependente de fontes de luz e pode ser configurado no grupo de luzes OpenGL sólido de controles da guia System & OpenGL da janela de Preferências do usuário. Wireframe Objetos são desenhados como linhas que fazem a sua forma reconhecível (por exemplo, as bordas das malhas ou superfícies...). Bounding Box (Caixa delimitadora) Os objetos não são desenhados em tudo. Em vez disso, este modo mostra apenas as caixas retangulares que correspondem ao tamanho e forma de cada objeto. Você pode alternar entre estes modos empate por: Usando o tipo de menu lista suspensa no cabeçalho da vista 3D. Pressionando os comandos com a tecla Z, conforme detalhado abaixo: Z Alterna entre Wireframe e sólidos modos de desenhar. Shift Z Alterna entre Wireframe e sombreados modos de desenhar. Alt Z Alterna entre sólidos e textura modos de desenhar. Modos de seleção no Edit Mode (Edit Mode Selection Options) Há muitas maneiras de selecionar elementos, e isso depende em qual Mesh Select Mode você está e que conjunto de ferramentas estão disponíveis para a seleção. Primeiro vamos passar por estes modos e depois olhar para as ferramentas de seleção básicas. Modo de edição (Edit Mode)

4 No modo de edição, há três modos de seleção diferentes. Você pode inserir os diferentes modos, selecionando um dos três botões na barra de ferramentas. Vértices Vértices selecionados são desenhados em laranja, vértices não selecionados em preto, e o último vértice selecionado fica ativado em branco. Edges Neste modo, os vértices não são desenhados. Em vez disso, as arestas selecionadas são desenhados em laranja, bordas não selecionados preto, e a última borda selecionada ativa em branco. Faces Neste modo, as faces são desenhados com um ponto de seleção no meio que é usado para selecionar uma face. As faces selecionadas e seu ponto de seleção são desenhados em laranja, faces não selecionadas são desenhadas em preto, e a face selecionada ativa ou última selecionada é destacada em branco. Quase todas as ferramentas de modificação estão disponíveis em todos os três modos de seleção de malha. Assim, você pode girar, escalonar, extrudar, etc, em todos os modos. Claro que rotacionar e escalonar um único vértice não vai fazer nada de útil sem definir o ponto de pivô para outro local, por isso algumas ferramentas são mais ou menos aplicáveis em todos os modos. Estando no Modo de Edição (Edit mode) a seleção de Vértices, Arestas ou Faces pode ser feita mediante o comando Ctrl Tab no Menu Mesh Select Mode. Selecionando Vértices Pressione Ctrl Tab e selecione Vértices no menu, ou pressione Ctrl Tab 1. Selecionando Edges Pressione Ctrl Tab e selecione Edges a partir do menu, ou pressione Ctrl Tab 2. Selecionando Faces Pressione Ctrl Tab e selecione Faces no menu, ou pressione Ctrl Tab 3. Ao alternar os modos de uma forma "ascendente" (ou seja, de mais simples até o mais complexo), a partir de Vértices para Edges e de Edges para Faces, as partes selecionadas ainda serão selecionadas sem formar um elemento completo no novo modo. Por exemplo, se todas as quatro bordas de um rosto são selecionadas, a mudança de modo Edges a modo Faces manterá a face selecionada. Todas as peças selecionadas que não formam um conjunto completo no novo modo será desmarcada. Assim, a mudança de uma forma "descendente" (ou seja, a partir do mais complexo para o mais simples), todos os elementos que definem o elemento "de alto nível" (como uma cara) serão seleccionados (os quatro vértices ou arestas de um quadrilátero, por exemplo). Segurando a tecla Ctrl ao selecionar um modo de seleção superior, todos os elementos que tocam a seleção atual serão adicionados, mesmo que a seleção não constitua um elemento superior completo. Veja ( Vértices exemplo do modo ), ( Edges exemplo do modo ), ( Faces exemplo do modo ) e ( exemplo modo misto ) para exemplos de diferentes modos. Ferramentas de seleção O menu de seleção no modo de edição contém ferramentas para a seleção dos componentes. Estes são descritos em mais detalhe nas páginas seguintes. Border Select (B) Permite uma região retangular para a seleção Circle Select (C)

5 Permite uma região em forma circular para a seleção (De)select All (A) Selecionar todos ou nenhum dos componentes da malha. Inverse Ctrl I Seleciona todos os componentes que não são selecionados, e desmarca os componentes selecionados. Using the Shading Smooth (Blender001A) Como visto nas seções anteriores, os polígonos são fundamentais para o Blender. A maioria dos objetos são representados por polígonos e objetos verdadeiramente curvos são muitas vezes aproximadas por malhas de polígonos. Ao renderizar imagens, você pode notar que estes polígonos aparecem como uma série de faces planas, pequenas. Às vezes isso é um efeito desejável, mas geralmente nós queremos que nossos objetos possibilitem uma visão agradável e suave. Esta seção mostra como visualmente suavizar um objeto, e como aplicar o filtro Auto Smooth para combinar de forma rápida e facil polígonos lisos e facetados no mesmo objeto. Sombreamento Suave (Painel Mesh Tools > Smooth) A maneira mais fácil é definir um objeto inteiro como suave ou facetado, selecionando um objeto de malha, e em Object Mode, clicar na ferramenta Smooth do Painel Mesh Tools. Este botão não fica pressionado; ele força a atribuição do atributo "suavização" para cada face na malha, inclusive quando você adicionar ou excluir geometrias. Observe que o contorno do objeto ainda é fortemente facetado. Ativando os recursos de suavização, na verdade não modifica a geometria do objeto; só altera o modo como o sombreado é calculado através das superfícies, dando a ilusão de uma superfície lisa. Clique no botão Flat na ferramenta Shading do Painel Mesh Tools para reverter o sombreamento de volta para aquele mostrado na primeira imagem a seguir. Suavização por partes de uma malha Alternativamente, você pode escolher quais bordas para suavizar inserindo no modo de Edição (Edit Mode), em seguida, selecionando algumas faces e clicando no botão Smooth. As arestas selecionadas são marcadas a amarelo. Quando a malha está no modo de edição, apenas as arestas selecionadas receberão o atributo "alisamento". Você pode definir como bordas planas (retirando o atributo "suavização"), da mesma forma, selecionando arestas e clicando no botão Flat. Auto Smooth (Painel de Propriedades > Data Object) A Auto Suavização pode ser ativada no painel de Propriedades em Object Data. Os ângulos no modelo que são menores do que o ângulo especificado no botão ângulo serão alisados quando essa parte da malha é definida como suave. Valores mais altos produzem faces mais suaves, enquanto a configuração mais baixa vai ficar idêntica a uma malha que foi definida completamente sólida. Note que algumas malhas, ou quaisquer faces que foram definidas como planos, não vão mudar a sua sombra quando Auto Smooth for ativado: isso permite que você controle quais serão suavizadas e quais não vão substituir as decisões tomadas pelo algoritmo do Auto Smooth.

6 Com o Modifier Subdivision Surface (Subsurf) temos um resultado semelhante ao Auto Smooth. Você pode aplicar uma das seguintes opções no modo de edição: Smooth Isto relaxa os componentes selecionados, resultando em uma malha suave. Laplacian Smooth (Modifiesrs > Add Modifier) Suaviza a geometria por controles para melhor preservar detalhes maiores. Subdivision Surface (Modifiesrs > Add Modifier) Ajustar o bom parâmetro depois de usar os resultados da ferramenta (Modifiesrs > Add Modifier > Subdivision Surface) em uma forma mais orgânica. Bevel (Modifiesrs > Add Modifier) Bevels seleciona gumes, causando bordas afiadas para serewm achatadas. Modificadores Alternativamente, você pode suavizar a malha com um ou vários dos seguintes modificadores: Modificador Smooth Funciona como uma suave ferramenta em modo de edição; pode ser aplicada a partes específicas da malha utilizando grupos de vértices. Modificador Laplactian Smooth Funciona como uma ferramenta Laplacian Smooth em modo de edição; pode ser aplicada a partes específicas da malha utilizando grupos de vértices. Bevel Modifier Funciona como a ferramenta Bevel em modo de edição; Bevel pode ser configurado para trabalhar em um limite de ângulo, ou em valores de peso de ponta. Extruding Shapes (E ou Alt E)

7 Uma ferramenta de extrema importancia para o trabalho com malhas é a ferramenta Extrude. Ela permite que voce crie paralelepipedos de retangulos e cilindros de circulos, bem como criar facilmente coisas como galhos de árvores. Extrude é uma das ferramentas de modelagem mais utilizadas no Blender. É simples e facil de usar, mas muito poderosa. A seleçao é extrudida ao longo da normal comum das faces selecionadas. Em todos os outros casos a extrusao pode ser limitada a um unico eixo, indicando um eixo (por exemplo X para limitar ao eixo X ou Shift X para o plano YZ. Quando a extrusao é ao longo da face normal, limitando o movimento para o eixo Z, exige pressionamento de Z duas vezes, uma vez para desativar o eixo Z como normal, e uma vez para permitir que a direção do eixo Z seja habilitada. Painel: Mesh Tools > Extrude Individual (Alt E) Extrude Individual permite expulsar uma selecao de multiplas faces, individualmente, e não como uma regiao. As faces sao extrudadas ao longo de suas proprias normais, ao invés de sua media. Isto tem varias consequencias: primeiro, arestas"internas" (ou seja, as bordas entre duas faces selecionadas) não são mais excluidas (as faces são originais). As formas podem ser alongadas, selecionadas em um grupo de vértices e então extrudadas pressionando-se a tecla "E". Você vai fazer uma cópia desses vértices. Elas podem então ser "G" (deslocadas), "S" (escalonadas), e "R" (giradas). Quanto a extrusão de uma face, ela vai extrudir numa direção bloqueada, perpendicular à face. Quanto a extrusão dos vértices conectados apenas, será de movimento livre. Se você usar o "Extrude Individual " como ferramenta, ele irá expulsar apenas os vértices e nenhuma face (ele não será visível em 3D). Sinta-se livre para experimentá-los. The Tool Shelf Se você estiver familiarizado com as versões mais antigas do Blender, esta é uma grande mudança no modo de edição, se você fosse capaz de acessar vários comandos de edição com os "W" (Specials Menu). Você ainda pode, mas a maioria dessas opções estão agora no Menu de ferramentas também. Há também comandos que antes eram agrupadas em botões de edição no Menu de ferramentas. Aqui está o que você pode encontrar lá e algumas descrições do que precisamos: Ferramentas do Menu Tools Transform (Object Mode): Transform: Ao invés de teclar G, R, ou S, você pode clicar nas opções do Menu Tools Transform. Set origin: Usado para re-centrar a geometria do objeto e ponto de centro. Object: Duplicar, Duplicar ligando, Apagar ou Unir malhas selecionadas. Duplicate (Shift D): Isto irá criar uma cópia idêntica do objeto selecionado. A cópia é criada na mesma posição que o objeto original e você é automaticamente colocado em Grab modo. Referência: (Exemplo Duplicate) para as discussoes abaixo.

8 Essa cópia é um novo objeto, que partilha alguns blocos de dados com o objeto original (por padrao, todos os materiais, texturas, e IPOs), mas que copia outros, como a malha, por exemplo. É por isso que esta forma de duplicacao é as vezes chamada de "ligacao superficial", porque nem todos os blocos de dados são compartilhados. Note que você pode escolher quais tipos de bloco de dados serão ligados ou copiados durante a duplicacao (Preferencias do usuario). Duplicate Linked (Alt D): Você também tem a opção de criar um Duplicate Linked ao invés de um Duplicate; isso é chamado de uma ligação profunda. Isto irá criar um novo objeto com todos os seus dados vinculados ao objeto original. Se você modificar um dos objetos ligados em modo de edição, todas as cópias ligadas são modificadas. Transformar propriedades (blocos de dados de objetos) ainda permanecem cópias, não links, assim você ainda pode girar, redimensionar e mover livremente sem afetar a outra cópia. Shading: Muda entre sombreamento plano e sombreamento liso (funciona melhor com Auto-Smooth) Quadros-chave (Insert Keyframe Menu): O mesmo que apertar o botão "I" para o quadro chave na animação. Repeat: Repetir a última operação ou uma lista de operações passadas. Ferramentas do Menu Tools Transform (Edit Mode): Transform: Igual ao Object Mode de objeto, mas para vértices, arestas e faces selecionados. Add: Extrude - mesmo que teclar "E" com vértices, arestas ou faces selecionadas (visto acima). Shift E Extrude Region Alt E Extrude Individual

9 Subdivide subdivide as faces selecionadas. Em Number of Cuts se define o número de cortes a serem realizados. Loop Cut and Slide controla a divisão posicionando o corte na posição desejada. Duplicate Duplica os vértices, as arestas ou as faces selecionadas. Shift D duplica em qualquer direção. Shift D X duplica na direção X. Shift D Y duplica na direção Y. Shift D Z duplica na direção Z. Remove: Opções de exclusão, fusão de vértices, e remoção de vértices duplos. Proportional Editing A Edição proporcional é utilizado para criar um fluxo em forma durante a edição de vértices. Para ativar a edição proporcional, digite a tecla "O", enquanto no modo de edição ou selecione o pequeno círculo no Menu da Área de Trabalho. A edição proporcional também funciona no Object Mode! Ao selecionar o comando de edição proporcional em modo de objeto, os objetos ao redor do objeto selecionado serão movidos proporcionalmente com com ele. Você tem várias opções para manipular vértices em edição proporcional. Normalmente, usamos Sharp ou Smooth, mas fique à vontade para experimentar com as outras opções. Os exemplos a seguir são apenas com um vértice.

10 Abra o Blender. Elimine o cupo e adicione um plano (Add > Mesh > Plane). Precisamos colocar algumas divisões no plano. Pra isso, precisamos passar para o modo de edição (Edit Mode). Em Mesh Tools > Add clique em Subdivide. Aumente Number of Cuts até 10 (o máximo). Clique de novo em Subdivide. E em Number of Cuts mude para 3 ou 4. Tecle A para desselecionar tudo. Verifique se Vertex Select está selecionado. Tecle no Círculo de Proportional Editing Mode e habilite (Enable) a Edição Proporcional se não estiver habilitada. No Menu Proportional Editing Falloff selecione Smooth. Selecione a seguir um vértice do plano e com a ferramenta de movimentação (Transformation manipulator), desloque o vértice para cima ou para baixo. Quando você está movimentando o vértice, aparece um círculo que pode ser alterado, aumentando ou diminuindo o seu raio. Para isso, basta você teclar G e a seguir girar a esfera do mouse. Faça o mesmo com outros vértices e observe a transformação ocorrida no plano. Experimente as outras opções: Sphere, Root, Sharp, Linear, etc. A direção da movimentação dos vértices pode ser obtida teclando G e a seguir X, Y ou Z. Proportional Editing Falloff Vamos mudar para o Object Mode. Adicionemos um modificador Subsurf (Subdivision Surface) com View = 3 e Render = 3. A seguir adicione um Smooth. Adicione também um material com R: 1.000; G: e B: Renderize a cena e veja o resultado. Plano após Edição Proporcional Vamos iniciar com um novo arquivo (File > New). Delete o cubo. Delete a câmera e delete a lãmpada. Agora adicione um cilindro aberto (Add Cylinder > Cap Fill Type > Nothing). Vamos alongá-lo um pouco com o Manipulador Scale (Manipulator Scale). A seguir apliquemos algumas subdivisões, senão não funciona (Subdivide), após passar para o Edit Mode. Habilite o botão do Limit Selection to Visible. Disselecione o cilindro (teclando A) e a seguir utilize a ferramenta de seleção Border Select para selecionar uma parte do tubo. Em Proportional Editing Falloff selecione Smooth. Tecle G e aumente o círculo da ferramenta de Edição Proporcional. Deslocando o mouse para a direita ou para a esquerda você consegue uma Cilindro após Edição Proporcional

11 deformação do tubo. Adicione um novo cilindro e repita o processo com Proportional Editing Falloff selecionando Sphere. Knife/Cut Tools: A ferramenta Faca permite subdividir arestas e faces interceptadas por uma linha "Knife (faca)" desenhada pelo usuário. A ferramenta é interativa, e trabalha nas bordas primárias, selecionadas de forma implícita. Por exemplo, se você quiser cortar um buraco na face de um cubo, você desenha uma poligonal fechada sobre esta face com o mouse. Uso da ferramenta Knife: Abra um arquivo novo no Blender. Passe para o Edit Mode. Tecle A para tirar todos os elementos da seleção. Cortando uma face: Tecle K para ativar a ferramenta Knife. Com o botão esquerdo do mouse marque o ponto inicial, desloque o mouse para o ponto seguinte da poligonal e confirme com o botão esquerdo. Repita o processo até fechar a poligonal. Após marcar o ponto final, tecle Enter para finalisar. O corte foi realizado. Cortando uma aresta: Tecle A para tirar qualquer vértice da seleção. Tecle K para ativar a ferramenta Knife. Selecione o ponto inicial e confirme com o botão esquerdo do mouse. Selecione o ponto final e confirme com o botão esquerdo do mouse. Observe que a linha que une os dois pontos deve cortar a aresta, determinado o ponto de corte. Cortando uma face de aresta a aresta: Tecle A para tirar qualquer vértice da seleção. Tecle K para ativar a ferramenta Knife. Selecione o ponto inicial e confirme com o botão esquerdo do mouse. Selecione o ponto final e confirme com o botão esquerdo do mouse. Observe que a linha que une os dois pontos deve cortar a face, determinado a linha de corte. Shift K desfaz a marcação realizada. Cortando uma face Cortando uma aresta Usando Subdivide e Proportional Editing para criar contornos de terrenos Você pode usar edição proporcional para criar paisagem fluindo facilmente. A primeira coisa que você precisa fazer é criar um plano em vista superior (tecla 7 Home). Delete o cubo (X Delete) e adcione um plano (Add > Mesh > Plane). Mude para Edit Mode e no modo de edição, verifique se todos os vértices são selecionados (vértices são amarelos). Você pode usar a tecla "A" para selecionar todos eles. No Menu Mesh Tools, selecione a ferramenta "Subdivide". Faça Number of Cuts = 10. Tecle mais uma vez em "Subdivide" e faça Number of Cuts = 2. Selecione um único vértice em algum lugar perto do centro. Em seguida, mude para a vista frontal (tecla 1 End) e habilite a edição proporcional (Proportional Editing > Enable). Selecione em Proportional Editing Falloff, Smooth. Digite "G" para mover o vértice. Use a roda de rolagem do mouse para alterar o tamanho do círculo da seleção. Selecione outros vértices e recuos para mais colinas e

12 formas. Para ver como está ficando o seu trabalho, tecle Tab para sair do modo de edição e, com o objeto selecionado, selecione Smooth a partir de Shelf Tool. Isso irá suavizar a malha no visor e saída final. Para maximizar a área de trabalho, você pode fechar e abrir o Menu Tools e os painéis de menus. Para reabri-los, clique no "+". Tecle "N" para acessar o painel Transform. Este plano será usado para modelar a nossa terra. Nosso próximo passo é aumentá-lo um pouco. Para fazer isso, precisamente, vamos usar o painel Transform com o plano selecionado e no Object Mode. Pressione "N" para abrir o Painel Transform. Altere a Scale X, Y, e Z para e feche o Painel Transform. Pode ser necessário diminuir o zoom para ver o plano inteiro. Em seguida, mude para Edit Mode (TAB) e certifique-se de que todos os vértices estão selecionados (tecla "A"). Desmarque todos os vértices usando "A" e pressione "C" para selecionar a ferramenta de seleção circular. Pressionando o botão esquerdo do mouse (LMB), selecione metade dos vértices, como mostrado. Mantenha a borda aleatória similar ao que é mostrado, para que pareça uma linha costeira áspera. Se selecionar muitos vértices, lembre-se que, mantendo pressionada a roda do mouse, você pode desmarcar os vértices. Agora mude para a vista frontal (teclando 1 End). Digite "G" para mover os vértices selecionados. Mova-os cerca de 2 grades de blocos Blender. Você pode digitar "Z" para manter o movimento travado para o eixo vertical. Agora é hora de fazer alguns ajustes finos a malha para tornar a borda do penhasco um pouco mais aleatória. Ligue o botão de edição proporcional. Selecione vértices individuais, "G" para agarrar e role a roda do mouse para mudar as áreas afetadas durante o movimento. Antes de efetuar o movimento, digite "Z" para travar ao eixo z. Agora é hora de configurar a câmera. Vamos começar adicionando um objeto vazio na vista superior (tecle 7 Home). Um objeto vazio é utilizado basicamente para fins de segmentação e não aparece como um objeto visível. Pressione Shift "A" Add - Empty. Agora, clique com o botão direito (RMB) na câmera para selecioná-la. Nós vamos adicionar um rastreador à câmara para que ela sempre aponte para o objeto Vazio. Com a câmera selecionada em primeiro lugar, mantenha pressionada a tecla Shift e clique com o botão direito (RMB) do mouse no vazio. Ambos os objetos serão serão realçados. Pressione Ctrl-T e adicione um "Track To Constraint". A linha pontilhada indica o link. É hora de colocar a câmera e vazio em bons locais de renderização. Parece que você está visualizando a linha da costa a partir de um barco. Coloque o vazio na linha do penhasco. Use a imagem abaixo para enquadrar o seu ponto de vista. Você não quer ver todas as bordas em sua apresentação. Use a tecla "F12" para renderizar uma imagem. Aqui está a renderização final. Nós ainda estamos em falta de água, texturas e algumas outras coisas, mas é um bom começo. Sinta-se livre para desenvolver e refinar o contorno da paisagem da maneira que você desejar. Quanto mais tempo você passar com ele, mais rápido você vai se sentir confortável com o programa e o mais realista se tornará. Salve a cena e inicie um novo arquivo Blender (File > New). Terminamos com a paisagem por enquanto. Agora vamos começar a desenvolver o farol como uma cena separada, que vamos adicionar à paisagem em um momento posterior. Salve este novo Arquivo Blender como "Farol" pag 36 Agora é hora de começar a moldar o farol usando os comandos de Extrusão e Escala. Comece eliminando o cubo padrão e adicione um círculo (Shift "A" Add Mesh - Circle) no Top Ortho View (tecla

13 7 Home, tecla 5). Use a definição padrão de 32 vértices, raio de e selecione Fill Type Ngon. Agora, devemos mudar para a vista frontal (tecla 1) para que o círculo apareça como uma linha. Mude para o Edit Mode e certifique-se se todos os vértices estão selecionados (amarelo). Pressione "E" para extrudar. Se você se esqueceu de marcar o botão "Fill" ao fazer o círculo, você precisará pressionar a tecla "Z", para que a extrusão ocorra no eixo Z. Se encheu o círculo, vai extrudir sobre o eixo Z automaticamente. Faça a extrusão do farol a 3 quadras da grade na direção Z e clique com LMB para colocá-la. Tecle "S" para escalá-la ligeiramente. Agora é hora de fazer uma pequena passarela ao redor do topo. Pressione "E" para extrudar novamente e clique com o botão direito do mouse (RMB). Isto irá colocar os novos vértices extrudados bem em cima dos antigos. Em seguida, "S" para escalonar. Puxe o seu mouse para fora do farol e dimensione a mudança como desejado. Clique LMB quando você tiver um bom tamanho. Lembre-se, você sempre pode desfazer com (Ctrl-Z) se a mudança não foi boa. Extrude novamente e desloque o mouse para dar passagem a alguma altura. Você vai então extrudir de novo e executar a escala novamente para reduzir o tamanho de volta para dentro. Continue com a extrusão e a moldagem para obter a área de luz e o telhado a ponto do telhado ter realmente 32 vértices que você poderia escalonar muito pequeno para que ele pareça ser um um único ponto, mas vamos usar uma ferramenta para corrigir isso. Vá para o painel Mesh Tools, selecione a opção "Merge" e "At Center ". Você vai ver que 31 vértices estão sendo removidos, deixando apenas um no centro. Saia do Modo de Edição para o farol, então selecione e mova a câmera para um local que mostre bem o farol, e pressione "F12" para renderizar e veja a imagem. O farol parece bom, mas angular. Será preciso aplicar um Shading Smooth para deixá-lo com uma boa aparência. Selecione o farol novamente. No painel Mesh Tools, selecione o botão Smooth sob Shading. Renderize (F12) para ver o resultado. Algumas coisas precisam aparecer mais lisas. Este efeito pode ser obtido com o uso do Auto Smooth. Vá para os botões de dados do objeto e procure o botão "Auto Smooth". Você vai notar um ângulo de grau abaixo do botão Auto Smooth. Deixálo num padrão de 30 graus deve trabalhar bem, mas sinta-se a vontade para experimentar com outra configuração. Basicamente, essa configuração determina quais faces são suavizadas e quais são mantidas afiadas. Finalmente, pressione "F12" para renderizar uma imagem e verifique os seus resultados. Se você não salvou o seu arquivo, faça-o agora e lembre-se de estar sempre salvando. Estamos terminando com nosso farol por enquanto. Se você tem tempo, sinta-se a vontade para modifica-lo, mudar o estilo, adicionar mais recursos, etc. Juntando, Separando Malhas e Operações Booleanas

14 Agora que você tem alguma experiência com edição básica, aqui vai mais algumas opções: Juntando Malhas Para juntar duas ou mais malhas em conjunto, mantenha pressionada a tecla "Shift" para selecioná-las, em seguida, pressione "Ctrl" e "J" para se junta-las. Esta ferramenta vai manter todos os materiais que você colocou, como um único objeto. Também disponível no Painel Tools Edit. Separando Malhas A fim de separar uma malha, você precisa estar no modo de edição (tecle Tab) e selecione os vértices, as arestas ou as faces que deseja separar do resto da malha. Com os vértices, as arestas ou as faces selecionados, digite a tecla "P" (Eu gosto de pensar nisso como partição) e seleccione a sua opção. Você também tem uma opção para separar todas as peças soltas. Excluindo vértices, arestas e faces Se você quiser fazer um buraco em uma malha, selecione os vértices, arestas, ou as faces que você deseja remover, em seguida, pressione a tecla "Delete" (Tools > Mesh Tools > Delete). Selecione a opção do que você deseja excluir. Adicionando Faces Às vezes, você precisa preencher buracos em uma malha, criando o seu modelo próprio. Para fazer isso, vá para o modo de edição e selecione os vértices que deseja juntar (você está limitado a 4 vértices por grupo). Com os vértices selecionados, pressione a tecla "F". A face será formada. Aqui está um exemplo de dois cubos com um espaço que precisa ser preenchido entre eles. Abra um arquivo Blender novo. Mude para o Edit Mode. Selecione todos os vértices do objeto. Vá em Tools > Mesh Tools > Add > Duplicate para duplicar o cubo, a seguir tecle Y e desloque o objeto duplicado. Selecione os quatro vértices (segure a tecla Shift e clique direto sobre eles), em seguida, digite F. Uma face será criada. Ctrl - F dará um menu Especial de opções que permitem um maior conjunto de vértices fechados para ser confrontado com opções adicionais. Construindo um logotipo Como exercício, você estará criando um logotipo 3D para um time favorito, uma empresa ou escola. Você estará usando muitas das técnicas discutidas anterioriormente. Seu primeiro passo é ir para a internet e procurar uma imagem que você deseja usar como plano de fundo para modelar. Eu vou estar usando uma Logo Blender para o meu exemplo. Salve a imagem no seu computador, em seguida, em Blender, apague o cubo inicial e abra o Painel Transform se já não estiver aberto no lado direito da janela (tecle "N" ou o pequeno "+" no canto superior direito da janela). Role a lista e encontre o painel "Imagens de Fundo" (Background Images). Marque a caixa e abra o painel. Você verá um botão "Open" que permitirá que você carregue a sua imagem. Coloque sua imagem que deveria mostrar-se no fundo da janela 3D.

15 A imagem só será exibida em uma das principais vistas orto (tecla 7 Home, tecla 1 End ou tecla 5). Você vai notar que você pode controlar o que vê, se você quiser exibir um filme ou imagem como uma imagem de fundo, a transparência das imagens, o tamanho e as coordenadas X, Y do deslocamento. Certifique-se que você está na visão Top Ortho.Crie um plano a partir do menu Add > Mesh > Plane. Mude para Wireframe View (tecla "Z") e Edit Mode (tecla Tab). Excluir 1 vértice, então tudo que você tem são três vértices. Seu próximo passo é mover os 3 vértices existentes para a borda da forma em que você deseja iniciar. Selecione um vértice final, pressione "E" para extrudar e continuar delineando sua forma. Quanto mais você tomar cuidado na formulação, melhor o logotipo vai ficar. Continue em torno da forma até que você volte para o início. Para ligar os dois pontos finais, mantenha os dois pontos selecionados (mantendo pressionada a tecla Shift), e pressione a tecla "F". Isto irá ligar os dois pontos terminando a forma. O próximo passo é o de criar a borda interna da forma. Para fazer isso, você precisa copiar um vértice para a borda interna (Shift "D"). A partir daí, continuar a extrudar e fechar a borda interna, como você fez com a borda exterior. Observe que o logotipo Blender também tem um círculo interno azul. Também vamos copiar e extrudir um círculo em torno do anel. Se tem outros detalhes para adicionar, fazer isso neste momento. Antes de enfrentar a malha, teremos de separar os vértices em diferentes malhas que receberão diferentes materiais. Selecione os vértices utilizando o "B" (Border Select) ou comandos "C" (Circle Select) e clique em "P" para particiona-los ou separa-los da malha principal. Para o meu exemplo, eu vou selecionar o anel interno que vai ter um material azul. Depois de separar todos os vértices, volte para Object Mode. Agora é hora de passarmos para face a malha. Vamos selecionar 3 ou 4 vértices de cada vez e teclar "F" para uni-los, embora demore um pouco! Mas é mais preciso. Faça isso para todas as malhas, em seguida, mudar para a vista frontal e Extrude as malhas para uma espessura desejada, como você fez com o farol.

Dicas Básicas sobre Blender

Dicas Básicas sobre Blender Dicas Básicas sobre Blender Para criar um modelo veja o tutorial de criação de modelo de nave. Aqui seguem muitas das teclas de atalho que usei e mais algumas, que podem ser úteis. Seleção o botão direito

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 5.5

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006 MINICURSO: Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D. Introdução Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender 3D: 3D:

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 4.1

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Pino de Bowling. 0. Inicie uma nova sessão no modelador Blender Selecione a vista de frente: Ctrl N. View / Front ou NumPad 1

Pino de Bowling. 0. Inicie uma nova sessão no modelador Blender Selecione a vista de frente: Ctrl N. View / Front ou NumPad 1 Pino de Bowling 0. Inicie uma nova sessão no modelador Blender. Ctrl N 1. 1.1. Selecione a vista de frente: View / Front ou NumPad 1 1.2. Desloque o cubo para cima de forma a que este fique assente no

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 2.1 Navegando

Leia mais

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 1. Inicie com uma linha traçada horizontalmente na vista superior. Essa linha servirá

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Personagens no Maya. maya

Personagens no Maya. maya maya por Dean Yvatchkovitch Personagens no Maya Atendendo a muitos pedidos estou passando um tutorial de como criar um personagem no Maya. Este mês estamos começando um tutorial bem detalhado, composto

Leia mais

Tutorial da modelagem do Produto de Projeto I Sapateira

Tutorial da modelagem do Produto de Projeto I Sapateira Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Curso de Design Computação Gráfica I Professores Marcus Lamb e Sérgio dos Santos Matheus Kuhn Tutorial da modelagem do Produto de Projeto

Leia mais

Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha

Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha http://www.coreldraw.com/br/pages/items/14300092.html Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha A ferramenta Preenchimento de malha é um dos recursos mais potentes do CorelDRAW. Ela permite

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

4. Edição de objetos. Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno.

4. Edição de objetos.  Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno. 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info www.damasceno.info- -damasceno12@hotmail.com damasceno12@hotmail.com

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Drawing Formato_PTC Creo 3.0 1) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Digite o nome do formato (exemplo): Formato_A Clique

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2017 Versão 1.0 05/2017 Versão 1.0 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 3) Ferramenta Snap... 5 4) Selecionar geometrias... 6 5) Editar uma geometria...

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Leandro Oliveira Para criar uma maquete eletrônica, é sempre bom atentar para uma coisa muito importante: organização. Para modelar a maquete

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso A b r a o a r q u i v o arquivoaberto.3dm, que contém todas as curvas inicias para começar a modelar. Desligue todas as layers, clicando na lâmpada, e deixe

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac

Atalhos do Atalhos do Keynote for Mac Atalhos do Keynote for Mac Português É possível utilizar os atalhos de teclado para realizar várias tarefas rapidamente no Keynote. Para utilizar um atalho de teclado, pressione todas as teclas do atalho

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi Tutorial Fusca UFRGS - CG1- Camila Civardi Fusca Você receberá um arquivo com as linhas necessárias para começar seu Fusca. Este tutorial fornecerá os passos para que você construa a estrutura principal,

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Execute o Bentley topograph e, na caixa de diálogo Abrir Arquivo, selecione o arquivo Criar MDT.dgn que acompanha esse tutorial.

Execute o Bentley topograph e, na caixa de diálogo Abrir Arquivo, selecione o arquivo Criar MDT.dgn que acompanha esse tutorial. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Nesse tutorial você verá as várias maneiras de criar um MDT e aprenderá todas as ferramentas disponibilizadas pelo Bentley topograph para

Leia mais

SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Simulação da Fundição

SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Simulação da Fundição SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica Prof. Marcelo Falcão de Oliveira Aula Prática Simulação da Fundição Objetivo: Projetar um molde para fundição utilizando simulação numérica. Procedimento: 1)

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2 Atividade 2 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la no Moodle. 1. A primeira tarefa a efectuar depois de abrir um novo livro

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory).

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). RODA_passo_a_passo (Versão completa não revisada: Colaborações ou duvidas...crespo@pucrs.br) Fornece as informações passo a passo para construir a Roda.prt. As dimensões da Roda são fornecidas nos desenhos

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da lição... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 16 2 1. Objetivos da lição Nesta lição, iremos utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo das lições para

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS Vamos criar uma ilustração com uma cena do espaço parecida com a dos desenhos animados usando formas vetoriais simplificadas e cores sólidas. Veja como ilustrações

Leia mais

São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer uma planilha bem feita.

São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer uma planilha bem feita. Se você já usou ou usa o Excel, sabe que ele tem uma infinidade de funcionalidades. São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 Barra Modificar Comando Aparar/Trim (Corta objetos)

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução O que é Blender? Blender é uma suite de criação 3D multiplataforma (Windows, Linux, Mac OSX,

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do Bentley topograph. Existem duas formas de calcular volumes no Bentley topograph: por seções transversais e por

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha D, c 3 lique em MakePolimesh3D Tool,

1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha D, c 3 lique em MakePolimesh3D Tool, 1- Abra uma forma qualquer. Sphere3D, por exemplo: 3- Para transformar o objeto numa malha D, c 3 lique em MakePolimesh3D Tool, 2- Clique e arraste na área de trabalho para adicionar a forma. Ative Edit

Leia mais

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado.

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado. Primeiro, abra o editor neste caso estou usando a versão 2.4.1; Agora, vá na parte de cima, perto do topo da janela onde ficam os menus e um pouco à esquerda, clique no menu Título. Nesta menu que abriu,

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece

14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece 14 truques escondidos no Mac que você possivelmente não conhece O nosso Mac tem vários segredos escondidos que muitas vezes desconhecemos. Com o passar do tempo, acabamos por encontrar alguns deles, mas

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a blender M a n

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

Tutorial Joia Headband

Tutorial Joia Headband Tutorial Joia Headband Trabalho Final para a cadeira de Computação Gráfica I Curso Design de Produtos Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014/01 Aluna Manoela Moog Sautchuck 1. Abra o arquivo Headband

Leia mais

Blender: Modelagem 3D

Blender: Modelagem 3D http://www.blender.org Luiz Gonzaga Damasceno O Blender 3D é o programa livre de Modelagem e Animação É uma suite de criação 3D multiplataforma (Windows, Linux, Mac, Solaris,...) É um software livre mantido

Leia mais

Tutorial Vintage Film Movie Camera

Tutorial Vintage Film Movie Camera Tutorial Vintage Film Movie Camera Para facilitar o trabalho, as curvas iniciais estão agrupadas em layer e sublayers de cada parte da câmera e é assim que vamos modelar a câmera (não se assuste, são várias).

Leia mais

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO Como posso ligar o tablet: O botão power está localizado na borda do tablet, o botão está identificado por este símbolo Pressione e segure o botão power até que a tela

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

CRIAÇÃO RÁPIDA DE PROGRAMAS (SHOWS)

CRIAÇÃO RÁPIDA DE PROGRAMAS (SHOWS) TUTORIAL Nº 001 CRIAÇÃO RÁPIDA DE PROGRAMAS (SHOWS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma rápida e simples,

Leia mais

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Tutorial FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Computação Gráfica I - 2016/1 Professor Gustavo Demarchi Abra o arquivo CURVAS INICIAIS Como trocar de LAYER? Clique com o botão esquerdo para abrir a aba EDIT

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais